Boa tarde, esse carro era meu. Vendi para o Luciano de SP. Ele veio buscar em Brasília/DF e foi andando nele para SP. O apelido do carro era doce de leite mesmo(risos). Devo ter sido o 3º ou 4º dono depois que ele foi leiloado. Esse carro foi do exército e "serviu" ao quartel do extinto Centro Integrado de Guerra Eletrônica (CIGE). Ele fica próximo a Academia da polícia federal em Brasília/DF. Ele era utilizado para trasportar o comandante do quartel. O motivo para os bancos serem baixos era para que a guarda pudesse identificar quando o comandante estava sendo transportado e eles entrarem em formação para recebê-lo. Se procurar na internet, vão encontrar quando foi o leilão. Entreguei alguns documentos para o Luciano. OBS: Cheguei aqui porque um amigo (Março Aurélio) compartilhou e perguntou se eu tinha um carro parecido com esse do vídeo . Informei a ele que, por coincidência, era o meu. OBS1: Você vai encontrar um pequeno detalhe para funilaria no túnel onde fica o câmbio. Algum recruta que não sabia como mexer deve ter feito dois buracos para poder acessar os alguns parafusos. Tire o console que vive vera um furinho de cada lado. OBS2: Fiquei muito feliz que ele tenha ido parar com o dono do Museu do Dodge. Sou fã dos carros e da forma como você os trata. Só vendi esse carro por ter que liberar espaço, tenho um Opala SS 76 e uma Caravan SS 79. Fique com Deus e cuide bem do Doce de Leite.
Eu servi nesse mesmo quartel em 2001. O carro já estava encostado. Por isso é tão conservado. Deu até um frio na barriga ver esse carro novamente. Quando o comprei, por intermédio de um amigo (Léo Araújo), o carro estava faltando muito mais detalhes: tapetes, volante, frisos e etc. Esses parafusos já estavam nele (mais obras de recrutas creio eu)
Sabia que era o seu kkkkk, lembro que fomos com ele em um encontro de carros antigos no parque da cidade. Ainda bem que o carro foi parar nas mãos de alguém que gosta de preservar a história dos carros.
Trabalhei na Fundação Habitacional do Exército na década de 90. Havia vários Opalas com essa configuração: seis cilindros a gasolina e cores sólidas. Essa cor bege era a mais comum. Esses carros transportavam oficiais de alta patente, normalmente coronéis e generais. As placas JFO, JFP e JFQ eram exclusivas de carros oficias (os conhecidos chapas brancas), não só do Exército. Parabéns por ter resgatado essa raridade!
Já assisti vídeos de proprietários de Omega CD 1998 (cor preto) que tem nas placas as letras: "JFO..." onde informam que eram carros do senado. Por outro lado, é muito interessante saber que todas essas sequências foram reservadas pelo Detran para estes veículos oficiais. Obrigado por compartilhar estas informações. Abraço.
Fui militar por 9 anos , trabalhei em uma garagem no QGEX em brasília que tinha 7 opalas , todos bege, mas foram pintadas de azul metalico, todos comodoro 6 cc , sem encosto de cabeça , com coldre para armas e cirene , esse aí tenho quase certeza que aí era do estado maior do exército, os bancos eram marrons no padrão do comodoro da época , não era esse padrão aí, eram usados pra atendimento de oficiais generais ...esse tenho quase certeza ser do EME ,porque não pintaram os carros , mantiveram originais , já na nossa garagem o coronel preferiu padronizar ...
Servi o exército em 88 Cia de comando da 5 RM/ DE fui motorista do general comandante da região pilotava um Comodoro 85 azul claro tinha uns 30 mil km na época, com dir hid e ar cond. Sem trio elétrico Detalhe tinha uma sirene no cofre do motor !!!!!!! No final do ano fui a São Paulo com um sargento da garagem buscar um Comodoro 88 okm para uso na casa do general........ Que tempo bom .....saudades!!!! Hoje tenho um diplomata 84 250 S , cupê, automátic........ Pra passear nos domingos de sol ....rssss
Badolato, os Comodoros do Exército tinham um coldre, que vinham de fábrica, na lateral interior dianteira esquerda, onde tem a alavanca de abertura do capuz. Lembro disso claramente, eu trabalha como auxiliar de vendas na Ricavel em Osasco e era o responsável por conferir o recebimento dos carros, fazer a revisão de entrega, deceramento, lavagem e entrega. Vários itens como: vidro verde, para-brisa degradê, banco reclinável, apoio de cabeça dianteiro, apoio de cabeça traseiro, retrovisor direito, faróis halógenos, desembaçador traseiro, ar quente, vidro elétrico, espelho elétrico, trava elétrica, alarme, e etc eram opcionais e precisavam ser inseridos nos pedidos de produção pela concessionária. De certo a Chevrolet comercializou estes Comodoros com o Ministério do Exército com apenas alguns opcionais, e para atender ao contrato os carros foram produzidos dentro da especificação negociada. Daí a configuração 'bizarra'. Rsrs... Por isto também que existem carros como o Comodoro preto apenas com retrovisor elétrico. Bastava esquecer de datilografar um código no pedido que o carro seria produzido sem aquele opcional. Acho que você sabe, mas o aplique entre as lanternas está fora do gabarito. Deve ser preto no Comodoro. Seu Comodoro amarelo, seria a cor do Kadett GS de 1990... Obrigado. Saudações.
Tinha outros opalas 86 e 87 dessa cor e tbm marrom escuro, e tinha um galáxia 500 verde metálico blindado, mas com chapa e não com manta, muito pesado.
Ricardo, servi em 88, tb. Motorista do Cel, vivia no CMSE e lembro de alguns Opalas mais novos e a maioria era tudo chapa "fria", não? O meu era branca. Um 73 preto.
Que lindo, meu avô teve opalas de 1970 a 2008, ano de seu falecimento, trocava de modelo a cada dois anos, seu modelo era sempre o comodoro 4 cilindros 2 portas, em 1990 migrou pro 4 portas e entendi aqui o porquê. Comprou um comodoro em 1992 e disse que aquele seria seu último carro, e foi. Lamento não poder ter comprado nenhum desses. Aprendi aqui que o carro pode ter a cor que for, quando é bonito como o opala qualquer cor é bonita.
Meu avô era motorista da presidência na antiga CIBRAZEM, órgão do ministério da agricultura, me recordo dos Opalas chapa branca, que ele vinha para casa. Saudosas lembranças.
Meu pai foi gerente da Cibrazém em Goías entre final 69 / 72,um dia fui a Brasilia e ví chegar o Presidente da Cibrazém ,senhor Manoel José de Medeiros,homem probo que tive o privilégio de conhecer,em um Opala azul metalico oficial , seria seu avô o motorista. Meu pai tinha para seu uso uma Chevrolet Veraneio verde com placas brancas numero GA-1035.
@@yuridilurrawi5558 Que maravilhoso! Possivelmente, meu avô foi transferido do Rio para Brasília em definitivo em 1965, mas desde 1959 ele fazia o trajeto Rio/Brasília em uma Bandeirantes, levando arquivos e materiais de escritório. Nos 5 primeiros anos da nova capital, muita coisa ainda ficou concentrada aqui no Rio, os principais armazéns e o frigorífico continuavam aqui, na Av Rodrigues Alves. A partir de 65, até 78 meu avô foi o motorista da presidência na nova capital. Os Opalas eram azul metálico, e posteriormente preto com o banco inteiriço, o modelo que mais me marcou, câmbio na coluna e as 4 lanternas traseiras. Espero que seu pai esteja bem, meu avô soma hoje 84 anos, lúcido, e com maravilhosas histórias desse tempo, e dessas viagens pelo Brasil.
Só uma contribuição.... A Prefeitura de Araras-SP tem em Uso um Santana 2002, azul (cor da Aeronáutica), foi uma encomenda do Prefeito na Época para frota do Poder Executivo, e tudo indica que veio azul, por ter sido cancelada a compra por parte da AFA de Pirassununga. Placa dele é CZA 0500 Santana 2.0 completo de tudo, com rodas, farol de neblina e bancos de veludo. Já participou de investigações da Polícia, em seus dias de glória, recentemente estava sendo utilizado para transporte dos garis, e agora está para uso interno dos eletricistas. Ele tem Mais de 427.000 km rodados e por incrível que pareça está relativamente conservado.
Cara... kkk... inacreditável que teve dois "deslikes"... kkk... isso enquanto estou escrevendo esse texto que é exatamente 30 minutos antes de começar o vídeo e a pessoa já está anunciando que não gostou do mesmo... fala a verdade?! É pra acabar mesmo não?! Se a pessoa está no Canal é porque não gosta do assunto? Bom, cada um é cada um e vamos respeitar... mas é curioso e engraçado... kkkk. Abraços!
Quem deu deslike deve andar de ônibus, morrendo de inveja daquele tio que passa acelerando uma dessas banheiras que urram feito o godzilla, enchendo seu condutor de um misto de prazer e orgulho.
Aqui na Prefeitura de Caxias do Sul temos uma Caravan Comodoro 89 branca, 4 cilindros a gasolina somente com direção hidráulica, em atividade, bem cuidada pelo pessoal da manutenção, em estado bem razoável. Tem menos de 250.000km.
Que combinação linda de cor externa e padrão interno ! Mas realmente esses bancos foram forrados. O tecido original segue fielmente o que adorna os painéis de porta. Excelente aquisição para a coleção. Valeu Badolato !
bom dia, servi o exercito em 1991 em canoas, rio grande do sul e tinha um opala nessa configuração, sem encosto nos bancos, sem vidros eletricos e com ar condicionado. era o famoso opala do coronel comandante do batalhão. parabens pelos videos!
boa tarde, o 18 BMITZ era em Porto alegre ao lado da PUC, em Sapucaia era o DSAP que pertência ao 3 BSUP de canoas, fiquei 3 meses em Canoas e nove meses em Sapucaia
Gosto muito dos carros com interior monocromático marrom. Saudades do Monza saia/blusa marrom e dourado com interior marrom que minha Mãe teve. Valeu pelo vídeo Alexandre. Abraço. 👏🏼👏🏼👏🏼
Bom dia Badola! Servi no BGP em em Brasília, em 1989. No BGP o Opala do Coronel era um Opala 1976 6 cilindros preto...posteriormente passei a dirigir para um General, e na quadra onde eles moravam tinham só opalas de todas as configurações possíveis imagináveis...eu dirigia um Comodoro SLE prata com interior cinza completo a gasolina.
Os Opalas do exército desde 1985, sempre foram Comodoro, 6 cilindros a gasolina, neste tom de marrom ou azul sólido, mesma cor dos antigos táxis especiais cariocas. Todos eles vinham sem encostos de cabeça, sendo que alguns ainda tinham coldres fixados nas portas do motorista. Estes carros atendiam os generais e comandantes da época. No meu tempo de exército, tive a oportunidade de dirigir e cuidar de alguns destes carros, pois a minha seção era de manutenção de viaturas. 111 cia. de apoio mat. bélico, Rio de Janeiro.
Lindo Opala. Quando eu servi o Exército aqui em Ctba no 27BLog o soldado que era o motorista do nosso Comandante bateu a lateral direita traseira e porta e recuperamos a lateral e porta. Puxa deu saudades
No centro do Rio, até uns anos atras pelo menos, tinha na Aeronáutica um desses. Trabalhava perto e sempre via ele estacionado e as vezes rodando por la. Acredito que era um Sx 1.8. Correto?
Kkk eu servi entre 2013 e 2017 e dirigia estes mareas aqui no RJ... Tinha os azuis e alguns de cor preta que tinha plaquetinha de algum órgão do Estado de MG. Até que era carros acertados tinha manutenção em dia e um puta motor.. Esticava bonito! Sdds
Moro no interior do RS na grande Porto Alegre, servi como motorista por 4 anos no Exército, em um Quartel de Artilharia que fica aqui na cidade. Tinha na época, 2 Opalas que faziam parte da frota administrativa de veículos: O Comodoro 1987, 4 portas, Azul escuro e interior cinza, que ficava a disposição de oficiais do Estado Maior do Regimento, enquanto o Comodoro 1981, Bege Saara, 4 portas, câmbio longo de 3 marchas na coluna, este com interior marrom, ficava a disposição exclusiva do Comandante do Quartel (Coronel). Ambos tinham 2 motoristas oficias formados por Cabos e Soldados, mas infelizmente, eu não fazia parte deles. Também tinham vários outros carros interessantes na frota, inclusive, uma Veraneio Ambulância, verde oliva, ano 1975 eu acho. A partir de 2001, ela se tornou a ambulância reserva, pois chegou na Unidade uma Toyota Bandeirante 0km, que passou a ser a ambulância oficial. Bons tempos cara...
Badolato, eu servi em 88 e fui motorista. Já era fã de Opala na época e lembro que fui no 22 BLOG perto de Barueri e fiquei louco quando vi vários destes Comodoros num galpão . Todos nesta configuração. 6cil mas com banco sem encosto de cabeça. Cores variadas. Lote exclusivo pedido pelo EB. Eles iriam entrar ainda em serviço. PS. A viatura que eu dirigia era um Opala 73 preto cadilac 6cil com câmbio em cima, já raro na época. Era muito bonito, pois foi reformado e eu deixava ele sempre "em forma", kkk
Muito legal sou militar do 8° batalhão de polícia do exército, tenho um opala Comodoro 88 desconfio dele ter sido de frota pois saiu com ar condicionado sem ter vidros nem retrovisor elétrico
A guarda morre, mas não se rende! Partiu salvamento da história do automóvel no Brasil. Muito bom, exército realmente cuida muito bem dos seus carros. Um doce de leite! Vi a explicação noutro comentário, para facilitar a vida dos recrutas e identificar a autoridade chegando. Ouvi uma história que trocaram a cor da luz da viatura do comandante de uma força policial, pois As viaturas eram no mesmo padrão e precisavam estar em forma quando o comandante chegava, coisas de Brasil.
Carro espetacular, parabéns ! E a gente que pensa que conhece todas as configurações, certeza que você vai encontrar mais alguma outra joia por ai ainda! Agora, Doce de leite Viçosa foi demais, Badola sempre único nos comentários! Abraço!
Boa tarde opaleiros e amantes dos antigos! Deu saudade do "Chicao" agora, depois que vi esse 88 bege arpoador. O meu ganhou esse apelido carinhoso pq minha cidade é pequena, e dos 3 ou 4 opalas da cidade, o meu era raríssimo, o famoso último coupé, e com interior marrom monocromático, e posso afirmar que esses bancos com certeza foram recondicionados, pq seguem o padrão dos forros das portas, e os bancos do meu ex eram exatamente como os forros desse carro do vídeo. Se tivesse como eu enviaria uma foto do meu ex 88 coupé. Parabéns pelo trabalho agbadolato! Abraços a todos!
Meu pai é sub-oficial do exército aposentado. Me recordo que na época que ele estava na ativa, os únicos carros com cor diferente de verde eram os Opalas que transportavam os oficiais de alta patente. Então, o que vc comentou @Marcus Vinicius está correto! Nunca andei num desses (naquela época), por motivos óbvios... Mas eu ficava babando nesses opalas!
@@joaoleite7734 SS6 já é extremamente raro, sendo um 1975 se torna ainda mais interessante o veículo, tenho grande gosto pelas faixas tigradas deste ano em questão
BOA TARDE ALEXANDRE, PRA MIM, COM TODA SINCERIDADE, ESSE OPALA É PERFEITO, LINDÍSSIMO, BELÍSSIMO COMODORO DOCE DE LEITE 1988!! É SÓ ARRUMAR ALGUNS DETALHES QUE FALTAM NELE, E DE RESTO, SÓ ALEGRIA!! O MAIS LEGAL DE TUDO, ESSE OPALA É MUITO EXCLUSIVO!! ADOREI, AMEI ESSE VÍDEO!!
Já assisti vídeos de proprietários de Omega CD 1998 (cor preto) que tem nas placas as letras: "JFO..." onde informam que eram carros do senado. Obrigado por compartilhar estas informações. Abraço.
Badolatto, estava fuçando umas fotos de opalas do exército e o padrão do interior é o da porta e os bancos devem ter sido refeitos por um dono anterior.
Que legal manoo... Pow, se der, envia cópias dessas fotos pro Badola pra ele colocar junto a história do carro e poder mostrar em um próximo vídeo. Abrass...
Ah, encontrei, confirmo, o padrão da tapeçaria é o das portas. E se encontra, o enchimento tbem pode ser encontrado, injetado novo, este ja esta mole, deformado, ta feio, mas e simples e barato resolver.
É isso mesmo. Moro em Brasília e sempre vi esses carros por aqui. Eles não tinham encosto mesmo. Alguns tinham sirene e porta arma. Eram viaturas para transporte de comandante de batalhão e oficiais generais.
Só pra informar galera. As placas indiciadas em JFO, eram até bem pouco tempo, as placas para todo carro oficial em Brasília, não só pra carros do exército, como é o casa do OPALA acima, do Badollato.
Badola mais uma vez nos presenteando com seus belíssimos conteúdos. Badola você é sensacional. Sem falar dessa memória kkk lembra cada coisa. Abraço amigo te cuida.
Quando servi o Exército ví muitos Opalas de configurações diferentes. Exemplos: - Opala 2.5 SL 90 4 portas com ar, direção; - Comodoro 4.1 88 4 portas igual a esse só que com bancos altos e completo; - Comodoro 4.1 84 4 portas com bancos baixos, ar condicionado e sem direção hidráulica; - Comodoro 4.1 82 4 portas, bancos individuais baixos, três marchas na coluna, ar condicionado e sem direção hidráulica.
@@alvarogarigliosoares6114 De acordo com os manuais dos carros, parece que saiu 3 marchas na coluna até 1987, se não estiver enganado. Mas tirando esses explares que citei, já vi uma Caravan Ambulância 81 3 marchas e um Opala 85 3 marchas, sendo esse último pela internet. As configurações de opcionais dos Opala são muito curiosas. Eu mesmo tive um Comodoro 4.1 Automático de 3 marchas sem ar condicionado e ar quente, o restante completo.
Eu pensava que o câmbio na coluna de direção tinha sido "aposentado" quando começaram a usar alavanca de marcha. Eu tô perguntando pq meu colega tem um opala dessa época e o câmbio já é na alavanca. Mas seria muito interessante ter na coleção um opala coupê nessa cor diferenciada e com câmbio na coluna de direção. A cor parece muito com a cor da farda da polícia militar, se vc reparar. Muito legal. Fico curioso para saber se na plaqueta do carro faz alguma alusão à cor ou série diferenciada.
Que legal! A variação de carros oficiais é grande mesmo! Os bancos individuais no 82 devem ter sido instalados depois, pois com o câmbio na coluna obrigatoriamente vinha com banco inteiriço. Mesmo sendo uma encomenda para o Exército, é pouco provável que já tenha saído de fábrica assim.
@@alvarogarigliosoares6114 Álvaro, sim... painel moderno com câmbio na coluna é bem raro, mas existem alguns. Como o Márcio adiantou, aparentemente essa opção foi oferecida até 87 (o 3 marchas mais novo que conheci foi um 86). Em 81 e 82 ainda saíram em razoável quantidade, já vi alguns. Após 83 são muito raros. Eu mesmo tive um 84, do Exército também. Olha um exemplo, esse 82 aqui: ua-cam.com/video/sv_SPSIq_8c/v-deo.html
Fico imaginando o que passa na cabeça de uma pessoa que nem assistiu o vídeo e já dá indica que não gostou ... Cara se não é o tipo de vídeo que vc gosta ... Não veja o vídeo ... Maldita mania do tal ser humano de sempre querer prejudicar o próximo ...
CARA, QUER VER EU FICAR FERRADO, É VER ALGUM NERD DE INTERNET, QUE MAL SAIU DAS FRAUDAS, DANDO DE ENTENDIDO, COMENTANDO QUE ESSES CARROS NÃO ERAM SEGUROS, QUE OS DE HOJE SÃO MELHORES, COISA DO TIPO. QUE SE DANE OS CARROS ATUAS, CAROS E DESCARTÁVEIS, OS CARROS ANTIGOS SÃO SUPERIORES E MELHORES, FIM DE PAPO!!
@@fabiomaia7472 entendo a tecnologia e comodidade atual ... Mas não troco meusdois xr3 89 conversível , caravan 80 , variant 74 Landau 79 por nenhum carro novo ...
Em 1984 vi um opala desses! Eu fiquei impressionado, pois foi o primeiro opala que vi com câmbio na coluna e que tinha o painel moderno! Na mesma época vi uma Del Rey Scala com câmbio automático!
Atualizando (10/2021): Depois que assisti esse vídeo, fiquei com vontade de adquirir o Opala de novo... pois eis que em setembro passado ele apareceu à venda, e acabei comprando ele novamente... Puxei o histórico dele junto ao Detran, e ao contrário do que eu pensava, ele não havia pertencido ao Exército, mas sim à Aeronáutica. Ao que tudo indica, foi o carro de transporte do comandante da Base Aérea de Santa Maria/RS, até o começo dos anos 90.
Boa noite, Badolato, ótimo vídeo mostrando as peculiaridades das configurações inusitadas da linha Opala!!! A propósito, vc sabe quando precisamente saiu os últimos Opalas e Caravans com o câmbio (manual, é claro, porque o último automático na coluna foi na linha 79) de 3 marchas na coluna?? Vi uma vez na internet um anúncio de um Opala L 1985 com banco inteiriço e câmbio na coluna. Saiu algum depois desse ano?
Badola, eu tenho um primo que é kadet do exército, o guarde dele é em Santana SP eu pedi pra ele mostrar esse vídeos para o seus superiores kkk quem sabe vamos saber o desenrolar dessa história kkk
Mais ou menos em 1989 ou 90 morava um senhor em frente de casa que tinha um Opala Comodoro Coupê marrom dourado metálico. Era lindo, nunca esqueço o ronco do bicho. Esse senhor era motorista de ônibus da extinta empresa de ônibus aqui de SP, CMTC, e ele voltava do trabalho com uma camisa azul da CMTC e os vizinhos chamavam ele de Chofer da CMTC. O tiozinho ficava doido e pegava ar KKKKKKKK Bons tempos!
Eu estava no Exército essa placa JFO eram dos carros de Brasilia. No quartel tinha Opala nessa mesma cor era câmbio no volante. Andei bastante nesses veículos.
Muito bons esses vídeos Badola. Passa o tempo no isolamento. Falta o vídeo do último Dodge Dart, o 93.008. Sou aquele membro chato, que sempre pede. 😂🤣😃😄😅😆😀
Top demais! Diferente e muito bonito. Bom, sou suspeito de falar porque sou fã de carros antigos e estou postando alguns vídeos no meu canal tb. Essa alavanca de seta parece da D20 antiga. Parabéns pelas máquinas!! Estamos ansiosos pra ver o resultado final! 👍👍
Show de Bola Badola! Eu tenho um Chevette também "doce de leite" 1989 e achei os tecidos carijó bege dele no Brás na AV Rangel Pestana tem muita coisa rara por lá quando comprei já comprei pra dois carros por garantia.
Os bancos da frente eram normalmente sem os encostos de cabeça para não dificultar a comunicação do General com o seu motorista (um tenente ou capitão). E também tinha a visão de dentro do carro pela autoridade. Na grade da frente tinha uma sirene com a ponta de fora. Esse aí não tem ou tiraram. Mas muito bom o carro. Parabéns!
Fala Badola ! com relação aos encostos de cabeça, creio que todos os opalas do exército eram assim pois morei em vila militar durante muitos anos aqui em Brasilia e na minha adolescência curtia muito carro e isso me incomodava muito kkkk eu morava enfrente ao HGB (hospital geral de Brasilia ) que ficava na entrada da vila dos oficiais e dava acesso a maioria dos os quarteies e a vila dos sargentos, era uma rua muito movimentada daí passavam diversos opalas levando coronéis e generais pra lá e pra cá e eram todos assim, sem encosto de cabeça, grande abraço.
Boa tarde, esse carro era meu. Vendi para o Luciano de SP. Ele veio buscar em Brasília/DF e foi andando nele para SP. O apelido do carro era doce de leite mesmo(risos). Devo ter sido o 3º ou 4º dono depois que ele foi leiloado.
Esse carro foi do exército e "serviu" ao quartel do extinto Centro Integrado de Guerra Eletrônica (CIGE). Ele fica próximo a Academia da polícia federal em Brasília/DF.
Ele era utilizado para trasportar o comandante do quartel. O motivo para os bancos serem baixos era para que a guarda pudesse identificar quando o comandante estava sendo transportado e eles entrarem em formação para recebê-lo.
Se procurar na internet, vão encontrar quando foi o leilão. Entreguei alguns documentos para o Luciano.
OBS: Cheguei aqui porque um amigo (Março Aurélio) compartilhou e perguntou se eu tinha um carro parecido com esse do vídeo . Informei a ele que, por coincidência, era o meu.
OBS1: Você vai encontrar um pequeno detalhe para funilaria no túnel onde fica o câmbio. Algum recruta que não sabia como mexer deve ter feito dois buracos para poder acessar os alguns parafusos. Tire o console que vive vera um furinho de cada lado.
OBS2: Fiquei muito feliz que ele tenha ido parar com o dono do Museu do Dodge. Sou fã dos carros e da forma como você os trata. Só vendi esse carro por ter que liberar espaço, tenho um Opala SS 76 e uma Caravan SS 79.
Fique com Deus e cuide bem do Doce de Leite.
Eu servi nesse mesmo quartel em 2001. O carro já estava encostado. Por isso é tão conservado. Deu até um frio na barriga ver esse carro novamente.
Quando o comprei, por intermédio de um amigo (Léo Araújo), o carro estava faltando muito mais detalhes: tapetes, volante, frisos e etc. Esses parafusos já estavam nele (mais obras de recrutas creio eu)
Caso queira saber mais alguma informação, o Luciano ainda deve ter meu contato.
Sabia que era o seu kkkkk, lembro que fomos com ele em um encontro de carros antigos no parque da cidade. Ainda bem que o carro foi parar nas mãos de alguém que gosta de preservar a história dos carros.
Eviston Borges quando servi no EB falavam que Recrutas tinham mão sexual...porque tudo que tocavam eles acabavam fodendo kkkk
Incrivel vc pode reever o carro e contribuir com a história do carro 👏👏👏
Trabalhei na Fundação Habitacional do Exército na década de 90. Havia vários Opalas com essa configuração: seis cilindros a gasolina e cores sólidas. Essa cor bege era a mais comum. Esses carros transportavam oficiais de alta patente, normalmente coronéis e generais.
As placas JFO, JFP e JFQ eram exclusivas de carros oficias (os conhecidos chapas brancas), não só do Exército.
Parabéns por ter resgatado essa raridade!
Já assisti vídeos de proprietários de Omega CD 1998 (cor preto) que tem nas placas as letras: "JFO..." onde informam que eram carros do senado. Por outro lado, é muito interessante saber que todas essas sequências foram reservadas pelo Detran para estes veículos oficiais. Obrigado por compartilhar estas informações. Abraço.
Olhar os carros ex-DF que rodam aqui.
Muito interessante a historia das placas exclusivas. Tenho um chevette placa "JFB...", sera que tem alguma historia semelhante?? kkk
JFQ saiu em carros não oficiais tbm, já JFO e JFP só vi em carros oficiais
Fui militar por 9 anos , trabalhei em uma garagem no QGEX em brasília que tinha 7 opalas , todos bege, mas foram pintadas de azul metalico, todos comodoro 6 cc , sem encosto de cabeça , com coldre para armas e cirene , esse aí tenho quase certeza que aí era do estado maior do exército, os bancos eram marrons no padrão do comodoro da época , não era esse padrão aí, eram usados pra atendimento de oficiais generais ...esse tenho quase certeza ser do EME ,porque não pintaram os carros , mantiveram originais , já na nossa garagem o coronel preferiu padronizar ...
Servi o exército em 88
Cia de comando da 5 RM/ DE
fui motorista do general comandante da região pilotava um Comodoro 85 azul claro tinha uns 30 mil km na época, com dir hid e ar cond. Sem trio elétrico
Detalhe tinha uma sirene no cofre do motor !!!!!!!
No final do ano fui a São Paulo com um sargento da garagem buscar um Comodoro 88 okm para uso na casa do general........
Que tempo bom .....saudades!!!!
Hoje tenho um diplomata 84 250 S , cupê, automátic........
Pra passear nos domingos de sol ....rssss
Badolato, os Comodoros do Exército tinham um coldre, que vinham de fábrica, na lateral interior dianteira esquerda, onde tem a alavanca de abertura do capuz. Lembro disso claramente, eu trabalha como auxiliar de vendas na Ricavel em Osasco e era o responsável por conferir o recebimento dos carros, fazer a revisão de entrega, deceramento, lavagem e entrega.
Vários itens como: vidro verde, para-brisa degradê, banco reclinável, apoio de cabeça dianteiro, apoio de cabeça traseiro, retrovisor direito, faróis halógenos, desembaçador traseiro, ar quente, vidro elétrico, espelho elétrico, trava elétrica, alarme, e etc eram opcionais e precisavam ser inseridos nos pedidos de produção pela concessionária.
De certo a Chevrolet comercializou estes Comodoros com o Ministério do Exército com apenas alguns opcionais, e para atender ao contrato os carros foram produzidos dentro da especificação negociada. Daí a configuração 'bizarra'. Rsrs...
Por isto também que existem carros como o Comodoro preto apenas com retrovisor elétrico. Bastava esquecer de datilografar um código no pedido que o carro seria produzido sem aquele opcional.
Acho que você sabe, mas o aplique entre as lanternas está fora do gabarito. Deve ser preto no Comodoro.
Seu Comodoro amarelo, seria a cor do Kadett GS de 1990...
Obrigado.
Saudações.
Servi o exército em 88, e no QG, no Ibirapuera, tinha um exatamente igual a esse, que era usado pelo general 4 estrelas.
Tinha outros opalas 86 e 87 dessa cor e tbm marrom escuro, e tinha um galáxia 500 verde metálico blindado, mas com chapa e não com manta, muito pesado.
General Jonas
Muito legal pego serviço no QG no Ibirapuera , sou do 8°Batalhao de polícia do exército no Ibirapuera
Ricardo, servi em 88, tb. Motorista do Cel, vivia no CMSE e lembro de alguns Opalas mais novos e a maioria era tudo chapa "fria", não? O meu era branca. Um 73 preto.
@@ricardoavar2331 Eu fazia manutenção desse 500 e dos opalas lá na Cia em 88
Sou apaixonado por esse modelo de opala muito bonito
Que lindo, meu avô teve opalas de 1970 a 2008, ano de seu falecimento, trocava de modelo a cada dois anos, seu modelo era sempre o comodoro 4 cilindros 2 portas, em 1990 migrou pro 4 portas e entendi aqui o porquê. Comprou um comodoro em 1992 e disse que aquele seria seu último carro, e foi. Lamento não poder ter comprado nenhum desses. Aprendi aqui que o carro pode ter a cor que for, quando é bonito como o opala qualquer cor é bonita.
Meu avô era motorista da presidência na antiga CIBRAZEM, órgão do ministério da agricultura, me recordo dos Opalas chapa branca, que ele vinha para casa. Saudosas lembranças.
Meu pai foi gerente da Cibrazém em Goías entre final 69 / 72,um dia fui a Brasilia e ví chegar o Presidente da Cibrazém ,senhor Manoel José de Medeiros,homem probo que tive o privilégio de conhecer,em um Opala azul metalico oficial , seria seu avô o motorista. Meu pai tinha para seu uso uma Chevrolet Veraneio verde com placas brancas numero GA-1035.
@@yuridilurrawi5558 Que maravilhoso! Possivelmente, meu avô foi transferido do Rio para Brasília em definitivo em 1965, mas desde 1959 ele fazia o trajeto Rio/Brasília em uma Bandeirantes, levando arquivos e materiais de escritório. Nos 5 primeiros anos da nova capital, muita coisa ainda ficou concentrada aqui no Rio, os principais armazéns e o frigorífico continuavam aqui, na Av Rodrigues Alves. A partir de 65, até 78 meu avô foi o motorista da presidência na nova capital. Os Opalas eram azul metálico, e posteriormente preto com o banco inteiriço, o modelo que mais me marcou, câmbio na coluna e as 4 lanternas traseiras. Espero que seu pai esteja bem, meu avô soma hoje 84 anos, lúcido, e com maravilhosas histórias desse tempo, e dessas viagens pelo Brasil.
@@00002507 av rodrigues alves?ANTIGA PERIMETRAL?jamais vou esquecer essa época de infância lembro de admirar a paisagem de cima da perimetral
@@amopastorcanadense muito legal ver vocês contando um pouco da nossa história...
@@amopastorcanadense Exatamente.
12:36 abraço Badola ,que honra muito obrigado!!!
Gostei muito !!!
Só uma contribuição.... A Prefeitura de Araras-SP tem em Uso um Santana 2002, azul (cor da Aeronáutica), foi uma encomenda do Prefeito na Época para frota do Poder Executivo, e tudo indica que veio azul, por ter sido cancelada a compra por parte da AFA de Pirassununga. Placa dele é CZA 0500
Santana 2.0 completo de tudo, com rodas, farol de neblina e bancos de veludo.
Já participou de investigações da Polícia, em seus dias de glória, recentemente estava sendo utilizado para transporte dos garis, e agora está para uso interno dos eletricistas. Ele tem Mais de 427.000 km rodados e por incrível que pareça está relativamente conservado.
A AFA de Pirassununga tambem usava Fiats Marea 1.6 cor azul, ate pouco tempo atras.
Meu pai usou um idêntico aqui em Brasília entre 1994 e 1996 quando era General de Brigada. Vou ver tem alguma foto para conferir a placa. Abs
16/04: há exatos 28 anos, o Opala encerrava seu vitorioso ciclo e entrava para a história
EU ME LEMBRO DESSE DIA, FOI MUITO COMENTADO...
O carro que fez muito homem chorar na despedida.
Até onde se sabe , o único carro que teve protesto na porta da fábrica , queriam a continuidade do Opala , mesmo que fosse só o Diplomata.
Décio Pinto JR junior Não seria o Fusca também???
@@adraacg OPALA É OPALA, AMO, ADORO!!
Boa noite Badola ! Muito bonito esse Comodoro...essa cor ficou "diferente"...mas achei legal ! Abraço ! Henrique (RJ) 😎👍
Cara... kkk... inacreditável que teve dois "deslikes"... kkk... isso enquanto estou escrevendo esse texto que é exatamente 30 minutos antes de começar o vídeo e a pessoa já está anunciando que não gostou do mesmo... fala a verdade?! É pra acabar mesmo não?! Se a pessoa está no Canal é porque não gosta do assunto? Bom, cada um é cada um e vamos respeitar... mas é curioso e engraçado... kkkk. Abraços!
Absurdo alguém dar deslike, inveja só pode!
Concordo! Que relíquia. Belíssimo carro.
Os dois deslikes foram dos caras que meteram os parafusos no painel.
Quem deu deslike deve andar de ônibus, morrendo de inveja daquele tio que passa acelerando uma dessas banheiras que urram feito o godzilla, enchendo seu condutor de um misto de prazer e orgulho.
@@mucioluizmartinsjr.2334 boaaaaa kkkkkkkk
O Badola coleciona carros ou histórias? Pra mim ele une as duas coisas muito bem! É um poeta automotivo 😅
Não vejo a hora de ver esse vídeo
Sou apaixonado por opalas ,sou militar do exército ,e tenho um Comodoro 88 😁
Bela história deste opala parabéns forte abraço Ribeirão Preto SP tamo junto
a prefeitura de araraquara tem um 92 em atividade ainda
Leandro Gouveia que cor ?
@@agbadolato azul
Que legal
photos.app.goo.gl/URtAwsMGbprbkTSj8
foram as fotos que consegui fazer por trás da grade
Aqui na Prefeitura de Caxias do Sul temos uma Caravan Comodoro 89 branca, 4 cilindros a gasolina somente com direção hidráulica, em atividade, bem cuidada pelo pessoal da manutenção, em estado bem razoável. Tem menos de 250.000km.
Que combinação linda de cor externa e padrão interno ! Mas realmente esses bancos foram forrados. O tecido original segue fielmente o que adorna os painéis de porta. Excelente aquisição para a coleção. Valeu Badolato !
bom dia, servi o exercito em 1991 em canoas, rio grande do sul e tinha um opala nessa configuração, sem encosto nos bancos, sem vidros eletricos e com ar condicionado. era o famoso opala do coronel comandante do batalhão. parabens pelos videos!
sidnei sid no 18 BMITZ de Sapucaia onde servi em 2004 tinha um Opala SL 4 Cilindros Azul escuro que era de uso deles.
boa tarde, o 18 BMITZ era em Porto alegre ao lado da PUC, em Sapucaia era o DSAP que pertência ao 3 BSUP de canoas, fiquei 3 meses em Canoas e nove meses em Sapucaia
No vídeo anterior em que ele apareceu, o rapaz postou toda a história dele, incluso uma foto de quando ele estava em leilão
Manda o link ?
Mario Gustavo verdade, estamos esperando ele se manifestar novamente
@@felipeassump ja se manifestou aqui
A cor é simplesmente fantástica! Gostei!
Esse é um dos opalas mais lindos que vai fazer parte do seu acervo!!cuide bem do doce de leite!!😀😀😀😀
Lindo demais parabens pela aquisicao ! Esses carros sao de um conforto incrivel.
Gosto muito dos carros com interior monocromático marrom. Saudades do Monza saia/blusa marrom e dourado com interior marrom que minha Mãe teve.
Valeu pelo vídeo Alexandre. Abraço. 👏🏼👏🏼👏🏼
Lindo opalao e que cor top
Bom dia Badola! Servi no BGP em em Brasília, em 1989. No BGP o Opala do Coronel era um Opala 1976 6 cilindros preto...posteriormente passei a dirigir para um General, e na quadra onde eles moravam tinham só opalas de todas as configurações possíveis imagináveis...eu dirigia um Comodoro SLE prata com interior cinza completo a gasolina.
Os Opalas do exército desde 1985, sempre foram Comodoro, 6 cilindros a gasolina, neste tom de marrom ou azul sólido, mesma cor dos antigos táxis especiais cariocas. Todos eles vinham sem encostos de cabeça, sendo que alguns ainda tinham coldres fixados nas portas do motorista. Estes carros atendiam os generais e comandantes da época. No meu tempo de exército, tive a oportunidade de dirigir e cuidar de alguns destes carros, pois a minha seção era de manutenção de viaturas. 111 cia. de apoio mat. bélico, Rio de Janeiro.
Lindo Opala. Quando eu servi o Exército aqui em Ctba no 27BLog o soldado que era o motorista do nosso Comandante bateu a lateral direita traseira e porta e recuperamos a lateral e porta. Puxa deu saudades
Viatura linda . Nosso vizinho de frente na época tinha uma Caravan mesma cor . Linda de morrer.
tenho um fiat marea 2007 que pertenceu a academia da força aerea,ex viatura FAB,ele tem um tom exclusivo,chama azul extratosferico
Bomba
Era usado pra lançar no inimigo kkk
@@edvanioalexandre311 HAHAHAHAHAHAHHAHHAHAHHAH
No centro do Rio, até uns anos atras pelo menos, tinha na Aeronáutica um desses. Trabalhava perto e sempre via ele estacionado e as vezes rodando por la. Acredito que era um Sx 1.8. Correto?
Kkk eu servi entre 2013 e 2017 e dirigia estes mareas aqui no RJ... Tinha os azuis e alguns de cor preta que tinha plaquetinha de algum órgão do Estado de MG. Até que era carros acertados tinha manutenção em dia e um puta motor.. Esticava bonito! Sdds
Moro no interior do RS na grande Porto Alegre, servi como motorista por 4 anos no Exército, em um Quartel de Artilharia que fica aqui na cidade. Tinha na época, 2 Opalas que faziam parte da frota administrativa de veículos: O Comodoro 1987, 4 portas, Azul escuro e interior cinza, que ficava a disposição de oficiais do Estado Maior do Regimento, enquanto o Comodoro 1981, Bege Saara, 4 portas, câmbio longo de 3 marchas na coluna, este com interior marrom, ficava a disposição exclusiva do Comandante do Quartel (Coronel). Ambos tinham 2 motoristas oficias formados por Cabos e Soldados, mas infelizmente, eu não fazia parte deles. Também tinham vários outros carros interessantes na frota, inclusive, uma Veraneio Ambulância, verde oliva, ano 1975 eu acho. A partir de 2001, ela se tornou a ambulância reserva, pois chegou na Unidade uma Toyota Bandeirante 0km, que passou a ser a ambulância oficial. Bons tempos cara...
Ebaaa, vídeo do opala Viçosa!
Com sua configuração pitoresca.
Badolato, eu servi em 88 e fui motorista. Já era fã de Opala na época e lembro que fui no 22 BLOG perto de Barueri e fiquei louco quando vi vários destes Comodoros num galpão . Todos nesta configuração. 6cil mas com banco sem encosto de cabeça. Cores variadas. Lote exclusivo pedido pelo EB.
Eles iriam entrar ainda em serviço.
PS. A viatura que eu dirigia era um Opala 73 preto cadilac 6cil com câmbio em cima, já raro na época. Era muito bonito, pois foi reformado e eu deixava ele sempre "em forma", kkk
DOCE DE LEITE LINDO, ESSE OPALÃO COMODORO 1988!!
Parabéns por mais um opala na coleção lindo opala
Opala qdo é mantido mas pra original ñ tem um feio, esse ta muito bonito msm como todos os outros parabéns 👏👏👏👏
E badolato como eu gosto dos seus vidios viu e sensacional agente volta aos anos 80 e 90
Muito legal sou militar do 8° batalhão de polícia do exército, tenho um opala Comodoro 88 desconfio dele ter sido de frota pois saiu com ar condicionado sem ter vidros nem retrovisor elétrico
Carros do exército nunca fica sujo sempre esta limpíssimo " PARABÉNS EXÉRCITO BRASILEIROS."
Não curto muito esse modelo do Opala, mas seus vídeos são sensacionais!
Bom dia a todos só no aguardo de mais uma aula sobre estes veículos que marcaram gerações. Obrigado badola.
Esse Opala é sensacional!!!
Lindo demais!!!
História maravilhosa!!!
Um grande abraço Badolato, e parabéns pelo carro e vídeo!!!
Valew .....
Valeu por mais um vídeo muito bom...as vezes deixo o PC passando seus vídeos no automático...vou fazendo as coisas em casa ouvindo as suas histórias.
A guarda morre, mas não se rende! Partiu salvamento da história do automóvel no Brasil. Muito bom, exército realmente cuida muito bem dos seus carros. Um doce de leite! Vi a explicação noutro comentário, para facilitar a vida dos recrutas e identificar a autoridade chegando. Ouvi uma história que trocaram a cor da luz da viatura do comandante de uma força policial, pois As viaturas eram no mesmo padrão e precisavam estar em forma quando o comandante chegava, coisas de Brasil.
Carro espetacular, parabéns ! E a gente que pensa que conhece todas as configurações, certeza que você vai encontrar mais alguma outra joia por ai ainda! Agora, Doce de leite Viçosa foi demais, Badola sempre único nos comentários! Abraço!
Boa tarde opaleiros e amantes dos antigos! Deu saudade do "Chicao" agora, depois que vi esse 88 bege arpoador. O meu ganhou esse apelido carinhoso pq minha cidade é pequena, e dos 3 ou 4 opalas da cidade, o meu era raríssimo, o famoso último coupé, e com interior marrom monocromático, e posso afirmar que esses bancos com certeza foram recondicionados, pq seguem o padrão dos forros das portas, e os bancos do meu ex eram exatamente como os forros desse carro do vídeo. Se tivesse como eu enviaria uma foto do meu ex 88 coupé.
Parabéns pelo trabalho agbadolato! Abraços a todos!
Esse Sedan levava os oficiais de alta patente do exército.
Meu pai é sub-oficial do exército aposentado. Me recordo que na época que ele estava na ativa, os únicos carros com cor diferente de verde eram os Opalas que transportavam os oficiais de alta patente. Então, o que vc comentou @Marcus Vinicius está correto!
Nunca andei num desses (naquela época), por motivos óbvios... Mas eu ficava babando nesses opalas!
@Kirk Wolfe então tem muita gente lá dentro que ia querer um carro cor de rosa.... uiiii
Agora está em boas mãos! Está impecável
Boa noite amigo Alexandre Badolato.
Tenho um Opala SS6 1975 para restauração.
Parabéns pela dedicação ao antigomobilismo...
Vai vender amigo?
é massa cara se pudesse tinha um também cara é show
@@Joao9004 não amigo no momento tenho o interesse na restauração do veículo
@@joaoleite7734 SS6 já é extremamente raro, sendo um 1975 se torna ainda mais interessante o veículo, tenho grande gosto pelas faixas tigradas deste ano em questão
Esse Comodoro tá sensacional, esse painel marrom é muito bonito!
BOA TARDE ALEXANDRE, PRA MIM, COM TODA SINCERIDADE, ESSE OPALA É PERFEITO, LINDÍSSIMO, BELÍSSIMO COMODORO DOCE DE LEITE 1988!! É SÓ ARRUMAR ALGUNS DETALHES QUE FALTAM NELE, E DE RESTO, SÓ ALEGRIA!! O MAIS LEGAL DE TUDO, ESSE OPALA É MUITO EXCLUSIVO!! ADOREI, AMEI ESSE VÍDEO!!
Meu amigo comprou em 2012 , 2 Opalas de leilão muito bons , 1 Era do exército e outro da presidência da República ..
Já assisti vídeos de proprietários de Omega CD 1998 (cor preto) que tem nas placas as letras: "JFO..." onde informam que eram carros do senado. Obrigado por compartilhar estas informações. Abraço.
Sr badola jamais imaginei em ver um opala café com leite e pode acreditar é bonito o meninao👍sou suspeito em falar da linha opala é amor total
Já dei meu 👍 8 horas antes do vídeo ir pro ar porque sei vem coisa boa por aí.
Lindo demais Badola, Parabéns
Melhor passatempo pra o home office, trabalhar assistindo Badolato!! rsrs
Parabéns mais uma vez por conseguir manter nossa memória automotiva eternizada!
Que combinação de cor e interior linda
Badolatto, estava fuçando umas fotos de opalas do exército e o padrão do interior é o da porta e os bancos devem ter sido refeitos por um dono anterior.
Que legal manoo...
Pow, se der, envia cópias dessas fotos pro Badola pra ele colocar junto a história do carro e poder mostrar em um próximo vídeo.
Abrass...
Se der, envia pro Badola! Abraços
Ah, encontrei, confirmo, o padrão da tapeçaria é o das portas. E se encontra, o enchimento tbem pode ser encontrado, injetado novo, este ja esta mole, deformado, ta feio, mas e simples e barato resolver.
Badola, obrigado por enriquecer nossa quarentena com essas historias...um abraço!!
É isso mesmo. Moro em Brasília e sempre vi esses carros por aqui. Eles não tinham encosto mesmo. Alguns tinham sirene e porta arma. Eram viaturas para transporte de comandante de batalhão e oficiais generais.
Só pra informar galera. As placas indiciadas em JFO, eram até bem pouco tempo, as placas para todo carro oficial em Brasília, não só pra carros do exército, como é o casa do OPALA acima, do Badollato.
Marcos Antonio Pessoa o pai de um ex colega tem uma Kawasaki Police que foi da PRF e tem essa placa JFO, pensa numa moto Pitoresca kkk
Que saudade do Comodoro 90 , porque que eu fui vender aquele carro . Ainda vou ter outro se Deus quiser .
Boa tarde amigos do canal, tudo de bom para os senhores, abraços!
Quantas histórias legais a gente ouve sobre esses carros, vivendo e sempre aprendendo.
Eu gostei da cor externa e do interior dele.
O interior não está com a fazenda dos bancos originais.
Bom dia !!! Uma dúvida, na porta traseira esquerda tem um esfumaçado de tinta ??? Ou foi só uma impressão ????
Parabéns badola por mais essa história da indústria automobilística brasileira abraço
Badola mais uma vez nos presenteando com seus belíssimos conteúdos. Badola você é sensacional. Sem falar dessa memória kkk lembra cada coisa. Abraço amigo te cuida.
LÁ FORA, NOS EUA, EUROPA E AUSTRÁLIA, ELE SERIA SUPER FAMOSO SE APRESENTASSE PROGRAMAS AUTOMOTIVOS DAQUELES LOCAIS, MANJA MUITO!!
Eu gostei dessa cor, caiu muito bem no opala! Pena que não foi utilizado em série. O carro ta muito bem mesmo, parabéns pela aquisição!
Que opala maravilhoso, merece ficar com quem gosta e tem cuidado.
Quando servi o Exército ví muitos Opalas de configurações diferentes. Exemplos:
- Opala 2.5 SL 90 4 portas com ar, direção;
- Comodoro 4.1 88 4 portas igual a esse só que com bancos altos e completo;
- Comodoro 4.1 84 4 portas com bancos baixos, ar condicionado e sem direção hidráulica;
- Comodoro 4.1 82 4 portas, bancos individuais baixos, três marchas na coluna, ar condicionado e sem direção hidráulica.
Em 82 com câmbio na coluna de direção?
@@alvarogarigliosoares6114 De acordo com os manuais dos carros, parece que saiu 3 marchas na coluna até 1987, se não estiver enganado. Mas tirando esses explares que citei, já vi uma Caravan Ambulância 81 3 marchas e um Opala 85 3 marchas, sendo esse último pela internet. As configurações de opcionais dos Opala são muito curiosas. Eu mesmo tive um Comodoro 4.1 Automático de 3 marchas sem ar condicionado e ar quente, o restante completo.
Eu pensava que o câmbio na coluna de direção tinha sido "aposentado" quando começaram a usar alavanca de marcha. Eu tô perguntando pq meu colega tem um opala dessa época e o câmbio já é na alavanca. Mas seria muito interessante ter na coleção um opala coupê nessa cor diferenciada e com câmbio na coluna de direção. A cor parece muito com a cor da farda da polícia militar, se vc reparar. Muito legal. Fico curioso para saber se na plaqueta do carro faz alguma alusão à cor ou série diferenciada.
Que legal! A variação de carros oficiais é grande mesmo! Os bancos individuais no 82 devem ter sido instalados depois, pois com o câmbio na coluna obrigatoriamente vinha com banco inteiriço. Mesmo sendo uma encomenda para o Exército, é pouco provável que já tenha saído de fábrica assim.
@@alvarogarigliosoares6114 Álvaro, sim... painel moderno com câmbio na coluna é bem raro, mas existem alguns. Como o Márcio adiantou, aparentemente essa opção foi oferecida até 87 (o 3 marchas mais novo que conheci foi um 86). Em 81 e 82 ainda saíram em razoável quantidade, já vi alguns. Após 83 são muito raros. Eu mesmo tive um 84, do Exército também.
Olha um exemplo, esse 82 aqui: ua-cam.com/video/sv_SPSIq_8c/v-deo.html
Fico imaginando o que passa na cabeça de uma pessoa que nem assistiu o vídeo e já dá indica que não gostou ...
Cara se não é o tipo de vídeo que vc gosta ...
Não veja o vídeo ...
Maldita mania do tal ser humano de sempre querer prejudicar o próximo ...
CARA, QUER VER EU FICAR FERRADO, É VER ALGUM NERD DE INTERNET, QUE MAL SAIU DAS FRAUDAS, DANDO DE ENTENDIDO, COMENTANDO QUE ESSES CARROS NÃO ERAM SEGUROS, QUE OS DE HOJE SÃO MELHORES, COISA DO TIPO. QUE SE DANE OS CARROS ATUAS, CAROS E DESCARTÁVEIS, OS CARROS ANTIGOS SÃO SUPERIORES E MELHORES, FIM DE PAPO!!
@@fabiomaia7472 entendo a tecnologia e comodidade atual ...
Mas não troco meusdois xr3 89 conversível , caravan 80 , variant 74 Landau 79 por nenhum carro novo ...
Essa cor é muito bonita! Gostei bastante.
Show! Meu primeiro carro foi um Opala 1984 que era do Exército também, mas era um standard preto com câmbio de 3 marchas na coluna de direção!
Em 1984 vi um opala desses! Eu fiquei impressionado, pois foi o primeiro opala que vi com câmbio na coluna e que tinha o painel moderno! Na mesma época vi uma Del Rey Scala com câmbio automático!
Sim, tinham dois assim no quartel que servi em 83.
Atualizando (10/2021): Depois que assisti esse vídeo, fiquei com vontade de adquirir o Opala de novo... pois eis que em setembro passado ele apareceu à venda, e acabei comprando ele novamente... Puxei o histórico dele junto ao Detran, e ao contrário do que eu pensava, ele não havia pertencido ao Exército, mas sim à Aeronáutica. Ao que tudo indica, foi o carro de transporte do comandante da Base Aérea de Santa Maria/RS, até o começo dos anos 90.
Boa noite, Badolato, ótimo vídeo mostrando as peculiaridades das configurações inusitadas da linha Opala!!! A propósito, vc sabe quando precisamente saiu os últimos Opalas e Caravans com o câmbio (manual, é claro, porque o último automático na coluna foi na linha 79) de 3 marchas na coluna?? Vi uma vez na internet um anúncio de um Opala L 1985 com banco inteiriço e câmbio na coluna. Saiu algum depois desse ano?
Lindo opala e linda cor tb
Joia rara, parabéns pela aquisição
Coisa linda mais uma História Top .
Show Opalao top demais esse monocromatico é demais!!! c ta doido!!!
Gostei do vídeo, foi filmado na minha cidade Nova Odessa! Achei o máximo!
Badola, eu tenho um primo que é kadet do exército, o guarde dele é em Santana SP eu pedi pra ele mostrar esse vídeos para o seus superiores kkk quem sabe vamos saber o desenrolar dessa história kkk
Ex dono ja se manifestou aqui, Tbm qdo era do exército e explicaram o motivo da falta dos encostos de cabeça
Começo dos ano 90, 8:05 /13:33
Parabéns Alexandre melhor canal de carros !!
Mais ou menos em 1989 ou 90 morava um senhor em frente de casa que tinha um Opala Comodoro Coupê marrom dourado metálico. Era lindo, nunca esqueço o ronco do bicho.
Esse senhor era motorista de ônibus da extinta empresa de ônibus aqui de SP, CMTC, e ele voltava do trabalho com uma camisa azul da CMTC e os vizinhos chamavam ele de Chofer da CMTC.
O tiozinho ficava doido e pegava ar KKKKKKKK
Bons tempos!
opalas lindíssimos desse modelo carro show deve ser maximo dirigir um opala
Eu estava no Exército essa placa JFO eram dos carros de Brasilia. No quartel tinha Opala nessa mesma cor era câmbio no volante. Andei bastante nesses veículos.
Lindissimo Comodoro que tom de cor maravilhoso parabéns 👍
Mais um Opala aí nois treme as pernas q é isso maravilhoso...
Que carro em. Esses opalas comodoro 88 são muito legais.
Que topppppppp !!!. Gente é cada história estes carros .
Muito bons esses vídeos Badola. Passa o tempo no isolamento.
Falta o vídeo do último Dodge Dart, o 93.008. Sou aquele membro chato, que sempre pede.
😂🤣😃😄😅😆😀
Top demais! Diferente e muito bonito. Bom, sou suspeito de falar porque sou fã de carros antigos e estou postando alguns vídeos no meu canal tb. Essa alavanca de seta parece da D20 antiga. Parabéns pelas máquinas!! Estamos ansiosos pra ver o resultado final! 👍👍
Show de Bola Badola! Eu tenho um Chevette também "doce de leite" 1989 e achei os tecidos carijó bege dele no Brás na AV Rangel Pestana tem muita coisa rara por lá quando comprei já comprei pra dois carros por garantia.
Imagina quanta história esse carro tem! Uma jóia resgatada!!
Parabéns
Os bancos da frente eram normalmente sem os encostos de cabeça para não dificultar a comunicação do General com o seu motorista (um tenente ou capitão). E também tinha a visão de dentro do carro pela autoridade. Na grade da frente tinha uma sirene com a ponta de fora. Esse aí não tem ou tiraram. Mas muito bom o carro. Parabéns!
Parabéns pela raridade...
Já comprei o queijo para acompanhar esse doce de leite...
Fala Badola ! com relação aos encostos de cabeça, creio que todos os opalas do exército eram assim pois morei em vila militar durante muitos anos aqui em Brasilia e na minha adolescência curtia muito carro e isso me incomodava muito kkkk eu morava enfrente ao HGB (hospital geral de Brasilia ) que ficava na entrada da vila dos oficiais e dava acesso a maioria dos os quarteies e a vila dos sargentos, era uma rua muito movimentada daí passavam diversos opalas levando coronéis e generais pra lá e pra cá e eram todos assim, sem encosto de cabeça, grande abraço.