Radar Lidiano (

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 25

  • @marcelinodelimaandrade6358
    @marcelinodelimaandrade6358 2 дні тому +1

    Um dos Melhores canais para aprender música é aqui com Marcelo Amazonas.

  • @MichaelMachadoProf
    @MichaelMachadoProf 2 дні тому +4

    Começando 2025 da melhor forma!!! Grande abraço, Marcelo!

    • @marceloamazonas2518
      @marceloamazonas2518  2 дні тому +3

      @@MichaelMachadoProf é isso meu amigo, a gente sabe que basta expor direitinho, bem explicado que a coisa vai por ela mesmo. Que nem dizia o próprio Russell: "Você quer discutir/se opor a gravidade? Então pule pela janela para ver o que acontece."
      Rsrs
      Abração Michael!
      #Gravidade Tonal

    • @MichaelMachadoProf
      @MichaelMachadoProf День тому

      @@marceloamazonas2518 kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • @marcostavares2801
    @marcostavares2801 2 дні тому +1

    😂 muito bom

    • @marceloamazonas2518
      @marceloamazonas2518  2 дні тому

      @@marcostavares2801 Fala meu querido, sdd. Vamos avançando, ano a ano...
      Grande abraço

  • @raphaelpotiguar
    @raphaelpotiguar 3 дні тому +2

    Saudações lidianas desde Alicante na Espanha, mestre! ❤ Gratidão por mais esse vídeo! Teria várias reflexões e consultas sobre esse tema maravilhoso... tentando ser breve: quando vamos colocando cromatismos acrescentando as outras ordens tonais chegamos às estruturas de escalas que chamava antes de natural, menor melódicas e maior hamônica... onde encontramos o mixo b9/b13 e as sonoridades características da menor hamônica? Obrigado de antemão! Seria fantástico ter um conteúdo assim em língua espanhola! Abração, maestro! ❤

    • @MichaelMachadoProf
      @MichaelMachadoProf 2 дні тому

      Fala Raphael, tudo bem? Escala Menor Harmônica é uma Escala Oficial da Escala Lídia Cromática.
      Se pegarmos Am harmônico temos: A B C D E F G# A, certo?
      Observe que temos F Lídio #9 ou (#2), Verticalmente temos F Lídio 9 T.O.
      Já o mixo b9/b13 é F Lídio 9 T.O. começando pelo VII grau, ou seja, modo VII.Basta ver que a tônica lídia (F) é o b9.
      Contudo, todavida, entretanto, Lá menor, a escala, é uma escala horizontal de C Lídio Cromático, logo Lá menor harmônico é simplesmente uma escala horizontal de C Lídio Cromático.
      Experimenta improvisar com E menor harmônico na tradicional progressão C7M Am7 Dm7 G7, porém finalizando a sua frase no G7 e não no C7M.
      Grande abraço!

    • @marceloamazonas2518
      @marceloamazonas2518  2 дні тому

      @@raphaelpotiguar Oi Raphael, isso mesmo, e já temos todas as qualidades de acorde da música ocidental (tradicional) dentro das primeiras esferas. As demais são auxiliares, vão "complexificando", acrescentando cores às de base.
      Quanto ao espanhol, logo, logo o próprio UA-cam vai conseguir traduzir/dublar tudo para os idiomas mais falados. Independente disso, creio que o português é extremamente próximo do espanhol. Quando estive por aí fazendo uns cursos não senti grandes dificuldades...
      Grande abraço para você também!
      Até mais

    • @raphaelpotiguar
      @raphaelpotiguar 2 дні тому +1

      @@marceloamazonas2518 Verdade, mestre! Em relação à consulta sobre o Mixo b9/b13, não sei se estou buscando errado mas no Modo II do Lídio Aumentado está o X7 9/#11/13, no Lídio Diminuto o X7 b9/13 e no Lídio b7 o X7/9/b13. Seria necesario buscar no Modo #V do Lídio Aumentado para conseguir um acorde b9/b13 com outro tipo de escala? Ou poderíamos conseguir a sonoridade da escala menor harmônica na 9° ordem tonal quando entra o Ab? No caso de F Lídio, por exemplo, se vemos o Ab como G# e conservamos o A e não o G, teríamos a sonoridade do Am harmônico? Gratidão por plantar reflexoes reverberando no mundo dos sons!

    • @marceloamazonas2518
      @marceloamazonas2518  День тому +1

      ​@@raphaelpotiguarOi Rapha, está no Lídio b7 (e sua auxiliar). Assumindo que já estamos no Lídio b7, já teríamos o diminuto, que pertence a uma ordem tonal anterior. A gente não "tem que" excluir uma para usar a outra.
      Por exemplo, o lídio b7 gera o mixob13 mas também a escala de tons inteiros, que tem o #5 ;)
      No começo eu também procurava um pouco, e isso é super normal mas logo a gente se acostuma.
      Logo, logo teremos bate papo ao vivo e aberto a participações!
      Grande abraço meu caro

    • @raphaelpotiguar
      @raphaelpotiguar День тому +1

      ​@@marceloamazonas2518 Muito obrigado, mestre! É seguir com os estudos que tem muito pano pra manga mesmo. Essa maneira de organizar os sons tem sido libertadora na minha prática e até mesmo na hora de ampliar o meu critério pra escutar as outras músicas (guitarra flamenca, por exemplo). Espero ansioso pelas próximas entregas do canal! Grande abraço!

  • @LearnCompositionOnline
    @LearnCompositionOnline 3 дні тому +1

    Como é uma cadencia lidia em modo lidio usando esse esquema com tetrades?

    • @bethmirian4600
      @bethmirian4600 3 дні тому +3

      Se toda nota(12 notas do sistema temperado) é tônica “gerada” pela tétrade maior (o acorde maior)com 7M(#11),então vc tem 12 acordes maiores dessa classificação que citei acima e seus gêneros disseminados pelo mesmo pra criar a progressão que vc achar mais adequada de acordo com seu julgamento estético e contextual para sua música e com o mais importante,a GRAVIDADE TONAL ao seu dispor e toda qualidade de acordes possíveis disponíveis para vc fazer o que vc quiser.
      A partir do momento que vc define a sua organização central Lídia(tônica Lídia)o tom da sua música vamos dizer assim,vc tem mais 11 tônicas Lídias para vc gravitar(harmonizar,colorir) sua tônica preestabelecida,isso no plano horizontal,plano vertical seria outra forma de improviso.
      Em fim,o mestre Marcelo pode melhorar essa minha explicação de mero mortal 🙌
      Obs: isso é apenas a ponta do imenso iceberg,rusticamente é assim que vc cria uma progressão(cadência ) usando a Escala Lídia(não modo Lídio).
      Ainda existe muito mais acordes fora esses mostrados no vídeo pelo mestre Nelson,que é denominado de nível supra-vertical.
      Em resumo: Não tem como criar uma progressão,cadência,movimento apenas com uma escala Lídia e seus gêneros,isso acontece por causa da unidade da escala Lídia e o acorde maior (parado,estático).
      Para cadenciar, é preciso GRAVITAR entre as outras tônicas Lídias e seus respectivos desdobramentos e ressonâncias,pra realmente criar a dualidade e consequentemente a movimentação harmônica desejada.

    • @marceloamazonas2518
      @marceloamazonas2518  3 дні тому +3

      ​@@LearnCompositionOnline Primeiramente, olá...
      Não sei se entendi a sua pergunta mas vou "arriscar" uma resposta.
      A primeira coisa que é preciso entender - e isso é fundamental - é que não estamos falando de modo lídio (como no sistema tradicional) e sim ESCALA Lídia. Uma escala Lidia (e seus afastamentos/cromatismos) gera todos os acordes possíveis na música ocidental, logo, uma "cadência Lídia" é simplesmente um movimento de uma tônica Lídia para outra.
      Ex.: Dm7 - G7 (que são gêneros modais de F lídio) e resolve em C (lídio).
      No final do segundo vídeo chamado "A escala Lidia Cromática" eu apresento várias cadências...

    • @marceloamazonas2518
      @marceloamazonas2518  3 дні тому +4

      @@bethmirian4600 agradeço a participação e a bela (e útil) resposta. Mais completa do que a minha ;)
      Por vezes tenho a impressão (baseado na minha experiência de aprendizado) de que o conceito é "tão simples" e abrangente que no começo até confunde... Talvez seja um bom exemplo da expressão "pensar fora da caixa".
      Abraço!

  • @viniciusmaganha559
    @viniciusmaganha559 3 дні тому +1

    Marcelo, desculpa a ignorância. Não conheço muito sobre esse conceito do Lídio cromático mas baseado nas explicações do grande Nelson Faria, eu achei muito próximo ao conceito de "Conversão para menor" do Pat Martino. Ele (Pat) pensa qualquer qualidade de acorde como menor, por exemplo Gm7 = C7 = Em7b5 = Bb = F#7alt

    • @marceloamazonas2518
      @marceloamazonas2518  3 дні тому +2

      @@viniciusmaganha559 Oi Vinícius, boa noite. Isso mesmo. O Nelson já deve ter estudado tudo isso e muito mais... O Barry Harris também falava (e tem aqui no UA-cam) que para ele não existia ii-V, que havia "movimentos" de uma tônica para outra, que Dm para ele era F6 etc.
      Russell postula o contrário do Pat, que o menor é que "é maior" porque na origem - série harmônica e seus desdobramentos - temos o acorde maior.
      Perceba que no caso que vc citou do Pat tudo ainda está calcado nas relações funcionais: similaridade por nota comum/inversão, acréscimo ou omissão de uma nota, por isso que você "só" tem esses acordes do exemplo que vc deu.
      Abraço

    • @viniciusmaganha559
      @viniciusmaganha559 2 дні тому +1

      @marceloamazonas2518 obrigado pela atenção. Vou começar a estudar esse assunto. Achei bem interessante.

    • @MichaelMachadoProf
      @MichaelMachadoProf 2 дні тому

      @@viniciusmaganha559 Fala Vinicius! Perceba que Gm7 = C7 = Em7b5 = Bb = F#7alt todos estes acordes possuem uma nota comum e esta nota é Bb, tudo isso que você escreveu são Gêneros Modais de Bb Lídio Cromático. F#7alt é o modo #V de Bb Lídio Aumentado.

  • @ValdeciFaganioli
    @ValdeciFaganioli 2 дні тому

    Grande Marcelo...Hj você já falou que toda nota pode ser uma tonica............rsrsrs...........falta pouco para o golpe de misericórdia no sistema...( que o Schoenberg já deu )...rsrsrs

  • @bethmirian4600
    @bethmirian4600 3 дні тому +1

    Então essa aula do Nelsão ele quis passar que todos esses acordes são uma coisa só?
    Só que explicado pela teoria tradicional é muito arrodeio😂
    Acho que ele ainda não foi picado pelo bichinho ainda não rss.
    Quando se toma conhecimento da gravidade tonal tudo começa a fazer sentido.
    #LidianismoLiberdade👐🏼

    • @marceloamazonas2518
      @marceloamazonas2518  3 дні тому +4

      @@bethmirian4600 sim, e eu, depois de assistir o vídeo ainda senti uma necessidade de uma explicação/demonstração do que fazer com isso, como empregar em uma situação harmônica.
      Como - segundo a harmonia funcional - um acorde de primeiro grau (tônico), por exemplo, o F6, pode ser substituído por um de função dominante, G7?! Como alguém, na qualidade de estudante de harmonia funcional, pode chegar a esse raciocínio antagônico?
      É isso, Russell (e seu conceito) rompe com os paradigmas.
      Muito lindo tudo isso.
      #Lidianismo
      #Gravidade Tonal

    • @ClaudioPallone
      @ClaudioPallone 2 дні тому +1

      Olá, que aula é essa? Você poderia me passar o link?

    • @marceloamazonas2518
      @marceloamazonas2518  5 годин тому

      ​@@ClaudioPallone
      Aos 48:45...
      ua-cam.com/video/u3m3vnd_CYU/v-deo.htmlsi=hHcJmnkZzwQLy9cu