Sou bi e não acredito que todo mundo seja bi. Porém acredito que muito mais pessoas se descobririam bissexuais se não houvesse essa castração e repressão social da sexualidade alheia, mesmo o desejo estando ali as pessoas se sentem reprimidas e não se permitem a explorar suas próprias sexualidades.
Exatamente. Foi o que ocorreu comigo. Somente depois que comecei a olhar com naturalidade para o assunto que eu comecei a me permitir imaginar a situação de estar com uma mulher. Depois de imaginar, vc pode chegar à conclusão de que realmente não curte, e tudo bem. Mas, no meu caso, descobri que estava reprimindo isso. Meu primeiro beijo tinha sido numa menina, na infância, já tinha sentido atração, mas ficava em negação. Hoje, sou super de boa com esse assunto.
A sexualidade é fluída, porém as diversas sociedades, de acordo com a moralidade de cada uma, impõem barreiras sobre nossos desejos e preferências. Então é impossível dizer que todos são bissexuais ou que nem todos são bissexuais. Somos seres racionais e, talvez por isso, criamos fronteiras no sentido de nos limitar.
Acho sim que todos podem ser bi porém cada um vive sua sexualidade da forma que quiser eu realmente acho que aqueles caras que dizem que a homossexualidade é uma escolha acho que eles são bissexuais que escolheram uma vida hetero pra viver mais confortável parente a sociedade.
As pessoas complicam muito a sexualidade. A vida seria muito mais legal se cada um vivesse sua sexualidade segundo seus desejos genuínos. Não acredito que só a sociedade que nos classifica. As pessoas sentem a necessidade de serem aceitas em um grupo e se rotulam e cedem a esse grupo esses desejos genuínos. Tá afim de beijar, beija. Tá afim de ficar,fica. Tá afim de transar, transa. E ninguém precisa saber.
O ruim é quando a gente cede a uma pressão social mas aquilo não é o que realmente queremos, é uma das piores sensações. Em primeiro lugar devemos nos respeitar e dizer não quero isso, independente do que os outros vão pensar.
Eu sempre me defini como gay, sempre fui passivo e já tive relação com mulher e gostei. Assim como também já tive relação com homem que a única relação com outro foi comigo. Se limitar é perder o pouco tempo que dura a vida do ser humano. Sempre pensei "Vou fazer o que tenho vontade agora pra não me arrepender quando chegar numa idade que não de mais para fazer.".
Gostei muito do vídeo. De vez em quando digo aos outros que sou bi, mas na realidade não me sinto tão encaixado na maior parte dos termos que falam de sexualidade. Não sei, gosto de homem, gosto de mulher, mas ao mesmo tempo tem momentos que acho que gosto somente de um, momentos que acho que gosto somente de outro. Além disso, a forma de que gosto de cada pessoa, independentemente do sexo, já é mto diferente por si só. E sla, eu sinto (isso é somente oq eu sinto) que as vezes dizer "sou gay", "sou bi", "Sou hétero", etcetc diz mto mais respeito a necessidade de se encaixar em um determinado grupo do que do interesse por determinado sexo por si só. Enfim, é isso.
Porque existem Heterossexuais, Homossexuais e Bissexuais? Qual o propósito da natureza para estas variantes nas orientações sexuais? Na natureza tudo há um propósito, nada é gratuito. O propósito da heterossexualidade é a perpetuação da espécie, e isto todo mundo sabe. Por mais que os poetas cantem o amor, a natureza nada mais quer que um homem e uma mulher se desejem, ou se apaixonem, vão para a cama façam muito sexo e que disto resultem filhos, gerando sucessivas gerações e perpetuando a espécie. Então qual o propósito da homossexualidade se não resulta em filhos para a perpetuação da espécie? Ora, ora....a homossexualidade é o contrário, é um controle demográfico previsto na natureza para que a espécie não se multiplique desmesuradamente. E as provas estão na nossa frente, não as vemos devido a religiosidade na nossa cultura. Vamos a estas provas: Primeiro: O número de homossexuais masculinos é estatisticamente comprovado como sendo de 3 a 4 vezes maior do que a homossexualidade feminina. E porquê? Porque os homens estão TODOS OS DIAS prontos a fecundar uma mulher, e a mulher ovula apenas UM DIA no mês. Não sei se vocês sabem - e se não sabiam fiquem sabendo-, que o maior sonho de um jovem heterossexual na faixa dos vinte anos é fazer sexo todos os dias com uma mulher diferente. Já pensaram se o número de homossexuais masculinos não fosse mais expressivo? O mundo já teria explodido de tanta gente e os recursos naturais do planeta já teriam se exaurido. Segundo: O climatério da mulher. A mulher em torno dos 45 anos deixa de ser fértil. E o homem? Pelo que sei, os homens podem ser férteis até os 70, 80 anos. Charlie Chaplin e Picasso tiveram filhos com mais de 70 anos, e recentemente o cantor Mick Jaegger foi pai aos 73 anos, Desta forma, a natureza - sábia e caprichosa, aumentou o número de homossexuais masculinos como forma de controle demográfico. Estas provas estão na nossa frente, não as vemos devido ao enorme preconceito imposto pelas religiões que estabelecem padrões de comportamento e geram pressões sociais sem atentar aos propósitos da natureza. A natureza não tem religião, só tem propósitos e princípios que são implacáveis e irreversíveis. O desejo, a paixão, o amor, são os vetores da natureza para as espécies se perpetuarem ou para o controle demográfico. Nada mais do que isto. E para sermos felizes temos que aceitar porque nada podemos fazer para mudar, já que nossa sexualidade é inata e imutável. Para terminar duas ponderações de dois notáveis: “É triste pensar que a natureza fala e o gênero humano não a ouve.” Victor Hugo, em Os Miseráveis. “A natureza não vos pede licença; ela não tem nada a ver com vossos desejos nem com o fato de que as suas leis vos agradem ou não. Deveis aceitá-la tal como ela é e, consequentemente, também todos os seus resultados.” Dostoiévski em Memórias do Subsolo.” Abraço a todos
Tem o ponto também dos homossexuais cuidarem dos filhos abandonados por heterossexuais sendo que a maioria dos outros heteros sexuais estão ocupados cuidando dos proprios filhos.
Não acho que todo mundo seja bi, mas acredito que todos nós somos capazes de amar homens ou mulher, entende? Nem eu sei se me entendo, mas acho que qualquer um está sujeito a se apaixonar por uma outra pessoa, independente do sexo. Eu sou um homem gay, não tenho interesse em me relacionar com mulher, mas não descarto a possibilidade de um dia eu me apaixonar por uma mulher, até pq no final do dia o relacionamento é mais que sexo.
Então você é homossexual birômantico? eu sou bissexual homorômantico pois orientação sexual é diferente de orientação afetiva/romântica ou seja amor e sexo são coisas diferentes.
Caramba que vídeo maravilhoso, eu pensava exatamente o mesmo mas acabava falando da maneira simplista mesmo pro falta de referencial, estudei foucault mas muito pouco e mais focado no cuidado de si e achei maravilhoso ver esse pensamento tao bem explicado e argumentado, com simplicidade mas sem esquecer a complexidade das relações, j a compartilhei com todo mundo. E acho incrível como ele gera as reações de "nao nem todo mundo é bi" nos coments , como se algumas pessoas nem conseguissem perceber a estrutura de construlçao do desejo que existe nessa afirmação, quase como uma reação. Eu sempre falei que a "natureza humana é bi" , mas que baseado na construção social não é só chegar e dizer "sou bi" q a gnt consegue, mas ver vc argumentar sobre também a estrutura da construção do desejo (e não só da castração dele) me deu uma clareza muito boa. Parabéns pelo canal, já me inscrevi.
Eu sempre tive esse pensamento de que somos neutros , a medida que interagimos com o mundo o fruto dessa interação vai produzindo idéias q vão se refinando e mudando com o tempo , dessa forma depois de um tempo podemos sofrer alterações tanto de ideias e concepções externas como de ideias q se internalizaram anteriormente, acho q sim a sexualidade ela é construída , assim como nossa personalidade e tudo mais por essa interação em sociedade ... Exatamente disse tudo o Ser Humano é o q é , é um ser mutável social , curioso.
A gente fica nos enfiando em caixinhas e não satisfeitos com isso enfiamos os outros também. Vivam as suas próprias sexualidades sem tentar rotular os outros.
Gostei e concordo! Tudo está inserido em um contexto cultural. Impossível separar esse contexto de nossos desejos, já que, de certa forma, esse meio cultural nos faz desejar. Eu sou bissexual, mas sou noiva de um hétero, e a cada dia me descubro diferente (nos meus desejos) e tá tudo bem! Diálogo sempre é a melhor saída. Vamos conversar mais sobre esse tema, expor e externizar. Beijo grande Manu!
Comecei a ler "como ler foucault" para me ajudar na introdução. Bom tema, tenho vontade de me relacionar com vários perfis, mas sempre penso que seria "errado" aí nem abro caminho.... Essa construção social está em níveis estratosféricos mesmo.
@@sanchesfofano é óbvio quem vive disso vão querer que vc faça o msm, qto mais gente pensar como ele menos ele vai se sentir estranho aos outros. Não caia nessa é uma cilada.
excelente explicação!! extrapolou de maneira muito didática a limitação de certos conceitos científicos e ficou super claro!! me ajudou a colocar cereja que faltava nesse bolo!! muito obrigado! vídeo atemporal!!!
Assunto importante é tão pouco discutido. Já vi vídeos de bissexuais dizendo sofrer preconceito tanto de gays como de heterossexuais,fora como são muitas vezes tido omo promíscuos daí talvez venha a autorepressao. Acho que no momento não estamos preparados pra lidar com esse assunto. Sempre terá os corajosos pra quebrar as regras do dito normal Quem sabe no futuro. Bom dia!
Acho que essa afirmação "Todo mundo é bi" acho que é porque todo mundo associa ao Bisexual o maior nível de liberdade possível. Mas tenho a impressão que isso também nos limita! Nos limita menos, é como se fosse uma caixa bem maior agora! Mas é uma Caixa! Esse tema da muito pano pra manga! Um deles seria a heterossexualidade compulsória! Com a quantidade de pessoas da midia entrando em relacionamento homoafetivo as pessoas estão sendo obrigadas a repensar isso! Fala disso também!
Vdd. Não sei se é só com vc. Mas as pessoas ao descobrirem a sua bissexualidade elas começam te sexualizar MUITO,pois pensa que tu transa todo dia e com qualquer pessoa. Sem contar que pensam que vc é um especialista ou sabe mais pois deita com os dois sexo.(oq não deixa de ser um pouco vdd dependendo kkkk)
@@thiagosousa6 É que nem mulher que fala abertamente sobre sexo e sexualidade. Os caras idealizam que ela deve ser pura magia e sedução, saber o Kama Sutra todinho kkkkkkkk Mas na verdade ela só não tem o tabu de falar sobre isso
Ainda bem que tocou nesse assunto , não me sinto gay , não me sinto bi , não consigo me sentir bem com um rotulo qualquer que seja . Eu me sinto mutável sabe , acho que os rótulos nos obrigam a manter algo que as vezes com o passar dos anos já não nos define mais . Rotular nos limita .
@@fanatticos acho que minha heterosexualidade tem uma certa flexibilidade. Nao consigo me encaixar em Bisexual pq nao sinto atracao por homens. É apenas fantasias com Femboys ou um cara androgino bem afeminado.
Todo mundo merecia te ouvir. Vc diz coisas tão inteligentes. Adorei a parte de que a sociedade também produz o desejo na gente. Eu sou a prova disso. Eu acha que ficar com mulher era algo sem graça, porque sempre havia um estímulo externo ao desejo hetero, em filmes, livros, músicas... Só depois que comecei a me permitir fantasiar come mulheres é que eu fui perceber que isso me atrai. E não foi rápido, logo de início. Enfim, somos únicos, independente de gênero podemos nos apaixonar por qualquer pessoa e nos surpreender com isso.
Muito interessante a visão de que considerar que todos temos a mesma sexualidade em potencial é reducionista. Eu concordo totalmente. Aliás, essa visão me parecer ser uma tentativa de fornecer um pilar "normalidade" na qual o comportamento homossexual possa se assentar. Já que estamos tentando aceitá-lo, dizer que todos o possuem de maneira latente é uma forma de validação. Eu sou um homem gay e não me sinto NEM UM POUCO bissexual.
Um tema espinhoso, mostrado de forma clara e sem paixonites. Gostei! Sou homossexual, de bem com a minha sexualidade. Sempre estive, apesar da sociedade tentar me envenenar com questões mal resolvidas dela mesma [ a sociedade ]. Torço para que mais pessoas se descubram e vivam sua liberdade.
Manu do céu, que canal é esse!! Já tenho meu analista!! Hahaha Sério, descobri o canal a pouco após o ytb sugerir e já gostei de cara. Você é inteligentissimo e sabe como organizar ideias e conduzir o assunto de cada vídeo. Além de ser bonito pra caramba!! Parabéns! Excelente conteúdo! Ps: já estou maratonando. A tempo, sou bi!
O estudo do polêmico Alfred Kinsey é muito massa... A escala Kinsey vai de 1 a 6. Existem quem é predominante 1 (hetero) outros predominantemente 6 (homo). O restante está entre os dois extremos. Rs... Há um filme "Vamos falar sobre sexo", acho que a tradução é essa, que explica muito bem como iniciou seus estudos. Gostei do vídeo.
Estava conversando sobre isso com minha irmã e esse vídeo reapareceu no meu feed do UA-cam. É muito estranho porque já havia assistido, mas é sempre bom rever seus vídeos e isso me deu uma saudade danada dos seus vídeos Dose Diária. Adoro seu trabalho e me engrandece muito lhe ouvir! Muito obrigada! 🥰
Eu acredito que cada indivíduo é unico, cada um pode sentir e desejar de formas diferentes. A sexualidade é ilimitada, existem mil formas de se relacionar, de desejar. Quem se rotula se limita.
somos seres racionais. temos sim que seguir regras, leis, isso que nos organiza. O sentido de liberdade não é viver o queremos na hora que bem entendermos. nossas atitudes sempre vêm acompanhadas de consequências. A sexualidade, creio eu, não é uma escolha, mas se sairmos por aí transando simplesmente pelo instinto do prazer sabemos que acabaremos num infinito sem sentido. O sexo como muitas outras coisas pode se tornar um vício, e sabemos onde os vícios nos levam. Uma eterna procura e no final nenhuma satisfação.
Parabéns, quando alguém fala algo coerente como vc poucos curtem...a sociedade transloucada e alucinada pela "liberdade" irá diretamente afundar com os que seguem o despropósito comum...
Perfeito!!!único comentário realmente digno.Por isso o mundo ta perdido porque não tem regras.Já ja o povo vai sair por ai matando pra ver se dá prazer.
Minha fala é baseada no meu microespaço, até mesmo porque não conheço para além da minha bolha. Eu vejo que heterossexualidade estrita e homossexualidade estrita são raras. E o termo bissexual não requer um 50/50, mas todas as variações entre os dois estremos do que é estrito. E o fato de um homem/mulher ter um desejo 90/10, por exemplo, não significa que o 10% seja alimentado, ao mesmo tempo que reprimir o 90% é mais difícil e sofrido. Quero aprender mais sobre esse contexto e me desculpe se minha fala afetou alguém de forma negativa.
Creio q faltou comentar melhor componente biológico. Deixou transparecer q é puramente uma construção social. No meu caso, convivi na infância sem presenciar homexualidade e por isso tive q reprimir, e só após os 30 tive coragem de enfrentar a situação. Conheço colegas na mesma situação. Nesses casos creio q o fator biológico foi preponderante. E essa possibilidade não foi explorada p vc. Creio q ela tbm é um fator importante, até mais q o social.
Quem diz que todo mundo é bi está pensando apenas no universo heterossexual. Sou homo e nunca senti atração por mulheres, mesmo tendo vivendo em uma sociedade absurdamente heteronormativa. Nunca houve repressão nesse sentido, apenas não acontece. Acho a bissexualidade maravilhosa, só que não é para todos, infelizmente.
Mentira, sente sim, mas você não quer permitir, muitos gays são sexista, e não querem sentir atração por mulheres, faz em de tudo pra repelir esse desejo, por se acharem superiores.
@@podecrer4883 Comentário típico de quem se acha o dono da verdade. Você não me conhece, não tem a menor ideia de quem eu sou. Por ter uma visão rasa e limitada sobre essa questão, prefere rotular de misógino qualquer um que pense diferente de você. No fundo, isso é um comportamento intolerante, que nega a diversidade da sexualidade humana, não muito diferente de heterossexuais que acham que a homossexualidade não existe, é só um desvio de caráter. Acho a bissexualidade linda, só não é para todo mundo. O comentário do Lucas Henrique deixado aqui, que guarda uma semelhança com o teu, é muito mais sensato e inteligente, além de mais educado. Opinião todos têm a sua, mas bons argumentos são raros. Existem pessoas sérias que estudam o assunto há muito tempo. isso pode acrescentar muito a você.
Nossa, amei as considerações! Eu sou lésbica e, por muitos anos, tive que me reprimir, me esconder, tentar fugir disso. Depois que eu me aceitei, sempre tive que sair escondida, como se fosse algo errado. E não é! Sofri com o preconceito dentro da minha casa, minha mãe quando descobriu em 2019 me mandou embora. Não aceitou. Hoje moro sozinha e sou mais livre nessa questão, trago em minha casa, saio, me divirto sendo o que sou e me aceito. Mas ainda tem a sociedade heteronormativa e acabamos que temos que omitir de algumas pessoas.
Apesar de eu ser BI, discordo completamente dessa afirmação que "todo mundo é BI". Pra mim essa afirmação vem do mesmo lugar de generalização de quem diz que "todo mundo é hétero, e ser gay é doença ou safadeza" e outras cagações de regra. Acredito que no futuro MUITO distante (infelizmente não estarei vivo pra isso) , a sexualidade não será uma variável relevante.
Nós temos tendências a se relacionar com dois ou mais gêneros, porque sempre fomos e somos seres comunicativos, isso estava pré-escrito na nossa história basicamente, alguns de nós iriam relacionar-se com todos, acho que foi isso que ele quis dizer com "Todo mundo é bi". Biologicamente é provável!
@Mel Lua Depende... algumas mulheres se atraem por homens sexualmente e romanticamente e ou pela sua proteção. Quantos anos você tem...? Não pergunto pejorativamente.
As questões de se pensar a construção da eteronormatividade, é uma questão que passa pelo autoconhecimento também ao pensar que algumas pessoas encontram sua real sexualidade já na vida adulta, mesmo que em algum momento da vida tenha expressado algo oposto, do que a sociedade nos formata.
Sou uma mulher lésbica, e junca tive nenhum desejo ou atração, tanto romântica ou sexual por homens, então eu acho que isso apaga muito pessoas que sentem atração apenas por um genero igual As pessoas sempre tão querendo nos apagar
Sou Bissexual e pelo o contrário que todos pensam, não é tem tão legal assim. Tipo assim; Não consigo me identificar no mundo Gay e nem Hétero, muitas vezes pensei comigo "Oh Deus porque não me vissetes Gay, daqueles que lutam pelos os direitos LGBTQ+, como diz o ditado popular (Coloca a cara no Sol mona) ou Hétero, daqueles hiper decididos que nunca cogitaria fazer sexo com uma pessoa do seu mesmo sexo, ser daqueles homens que só pensam em bucetaaa 24h por dia"??? Essa pergunta paira na minha cabeça, pois como eu disse, sinto se eu não estivesse espaço no universo.
Vejo muito café envolvido. Haha. Amei o video! Me identifiquei nessa ideia de que somos formados por tudo o que nos rodeia e permeia, em especial nossos desejos essenciais.
Acredito que gênero não vai te impedir quando você encontrar a pessoa certa. Os humanos ainda estão muito para trás, discussão sobre gênero e sexualidade são coisas que nós nem deveríamos discutir kkkkk Temos que aprender a ter respeito, independente dos gostos da pessoa(só se for coisas duvidosas)
Manu, achei interessante sua opinião, mas também complicada. Vemos tantas pessoas criadas em ambientes extremamente heteronormativos como evangelicos, mulçumanos, bolsominions, e que mesmo assim são homo ou bi, ou whatever. Se o desejo fosse influenciado apenas pela cultura, ambiente, estímulos, haveria tanto essa quebra na normatividade imposta? Acho perigoso afirmar isso, porque pensa num pai que prefere ver o filho morto que gay, que faz de tudo para selecionar os estímulos para garantir que o menino nunca nem pinte com o lapis de cor rosa, então oq ele faz dá certo? Ele pode “impedir” que o filho se torne gay fazendo isso? Complicado né
Existe um estudo que pode nos levar a conclusão que muitas pessoas são bissexuais, só que tem um traço maior para a heterossexualidade do que homossexualidade. Não seria uma guerra mas tem esse nível do quanto você se aproxima da heterossexualidade. Mas nem todos nós somos bi. Existe os assexuais que não é muito popular, mas, diferente de todos, não sentem atração sexual por nenhum sexo. É incrível mas esse pessoal também sofre, tanto que já encontrei um assexual com depressão por causa da sua diferença que ele sente com as pessoas e por mais alguns motivos pessoais. É a vida.
Eu acho justamente o contrário: pra mimos bissexuais que tem preferência pelo mesmo gênero estão em maior quantidade, só conheci uma bissexual com preferência por homens até hoje.
assexuais sofrem pressão da sociedade de todos os lados, pois parece que ninguém tolera ver um indivíduo solteiro que já quer empurrar pra alguém ou não sabe fazer outra coisa senão cobrar que esteja num relacionamento. Eles não são compreendidos e rapidamente chegam os tititis das pessoas já os rotulando de homossexuais etc. Eles têm dificuldade de ter uma vida romântica, pois sentem vontade de terem um parceiro, mas como não curtem sexo as relações normalmente não se sustentam. Outros sequer gostam de ter uma vida a dois e vivem solitários até que a morte os retiram do palco da vida.
Sinto dificuldade em acreditar que sexualidade deriva de uma construção social, mas sim o comportamento humano é todo um produto de uma construção social . Em minha concepção a sexualidade nada mais é que uma caracteristica genetica tal como a cor dos seus olhos.
Olha aqui gente, se tu é bi, ok, é tua vida. Mas para de falar que a sexualidade é fluida, a SUA pode ser, para de cagar regra na vida dos outros. Sabe pq? Falar que sexualidade é fluida implica que não existem pessoas homossexuais de fato, no meu caso, que eu não seria lésbica, pq tem aquele 1% que pode gostar de homem.... Ah, véi, minha sexualidade é muito bem definida, sou lésbica e não, eu não "pego homem de vez em quando".
@@matheusmacedo4909 Cara mas tu está demais. Para de dar pitaco na sexualidade alheia. Mulheres podem ser heteros, assim como homens pode ser bi. A vida não é um filme porno.
Vídeo incrível. Ao invés de ser taxativo, questiona - e muito, abrindo sempre novas possibilidades. Amei. PS: Manu é a personificação daquela frase "inteligência é afrodisíaco". Só acho, rs..
Manu, eu entendi a questão como: “Nascemos neutros, sem a influência social seríamos todos bi.” Acho que você falou mais dos fatos, da realidade que vivemos, mas o posto era mais subjetivo, era anterior a isso, mais sobre a capacidade a partir do nada, do que sobre as coisas como são. Uma parte 2 da discussão, será que rola? 🙏🏼😅😂
Mano eu msm sou Bii pois sinto desejos por mulheres mais sim se eu conhecer um cara legal e me faça bem eu ficaria de boa então eu não sou assumido pra família mais se quiser ficar comigo se for do meu chetiche pq não 🤷🏾♂️😅
Não acho. Tenho uma memória muito boa da minha infância, dos meus sentimentos e desejos e pensamentos. Nunca desejei sexualmente ou emocionalmente uma menina/mulher.
Eu gosto muito dos teus vídeos, e acho que os temas que fala são super importantes . Manu você já foi o meu crush hahaha . Bom fim de semana para vocês .
A minha sexualidade e imperativo da minha vontade. Se tiver vontade de uma mulher, ok, de um homem ok tbm. Pensando agora em um relacionamento duradouro, prefiro homem(s)? relacionamento aberto ta ai pra isso, sei lá só vou indo, e por incrivel que pareça meus relacionamento no auge dos meus 27 anos não são ruins.
Você é tão cauteloso para tocar nos temas, e acho isso muito legal. Mas penso q os desejos não são produzidos, o que é produzido durante o crescimento é um punhado de supostos padrões a serem seguidos. Eu, mesmo, cresci com todas as referências e padrões heterossexuais possíveis, nem por isso sou hétero. Desde pequeno nunca me vi querendo me relacionar com mulheres, pelo contrário, com homens. Portanto, os desejos não podem ser produzidos, ao meu ver.
Eu acho que a palavra atração e desejo a "quase define". Ou seja, podemos sentir atração/desejo por alguém do mesmo sexo, porquê ambos não é controlado pelo nosso centro de controle, é algo que vem, que surge naturalmente. Agora, temos controle se realmente queremos viver esse desejo ou não. Então, até o mais pintao dos homens pode sentir desejo ou atração por outro, mas pode não querer viver esse desejo. Mais de qualquer maneira sentiu. Tendeu? O que vem naturalmente, nós seres humanos não comandamos. Somos seres imperfeitos, a perfeição não é do nosso terreno! 😀
Se colocar seu comentário de forma reversa fica inconclusiva. Exemplo: Um homem gay, homossexual que não sente o mínimo de atração por uma mulher, ele não tem motivo nenhum para se sentir envergonhado, não tem por que se reprimir, fica claro que ele não é bissexual.
Todos os nossos pensamentos e emoções e desejos são regidos pela a natureza, presentes em todas as espécies de seres vivos, pois a natureza é relativa e diversa, porque é a sua característica, a heterossexuais, bissexuais e homossexuais são condições naturais, sem motivos próprios para acontecer... Pois a natureza é assim e acabou, não existe mundo gay ou hétero, somos todos do mesmo... O que vale não é o que sentimos e somos, pois isso não é nem um detalhe, é o que temos que oferecer como seres vivos a contribur para o progresso da humanidade, do que simplesmente contribuir com as suas contas no final do mês, lembre-se que assim que a natureza tem carácteriscas, hétero, bis ou gay, o AMOR É UNIVERSAL e não tem sexo, cheiro ou cor e pode ser sentido de formas mutáveis.
Emanuel, gosto muito do conteúdo do canal! Parabéns a você e e também à Flor! Mais ou menos aos 7:00 minutos do vídeo você falar sobre como o social também produz o desejo na subjetividade sexual do individuo. Isso pode ir de encontro com o argumento de alguns conservadores de que a exposição infantil a conteúdos LGBTQs influenciariam na sexualidade dessas crianças? Isso muitas vezes é rebatido por formadores de opinião do meio LGBTQ de forma irônica, como se a orientação sexual do individuo nada tivesse a ver com esse tipo de exposição. Qual sua opinião sobre isso?
Daniel Costa, não sou o Emanuel e talvez ele possa esclarecer melhor, mas também fiquei pensando sobre isso e acredito que, na verdade, a sexualidade já estava ali, essa “produção de desejo” que o meio social realiza seria apenas um estímulo a algo que já existia no indivíduo, mas que estava reprimido (provavelmente também pelo meio social, num contexto diferente). Assim, pessoas diferentes expostas a esses mesmos estímulos “criadores de desejos” reagem de formas distintas e podem manifestar formas diferentes de sexualidade. Enfim, é apenas uma sugestão de interpretação e o questionamento que você trouxe é super válido!
Então @@caroline3925 , pensei também nessa possibilidade! Obrigado pela sua contribuição! Coincidência ou não, no dia seguinte que eu fiz essa pergunta, estourou aquela bomba envolvendo a censura dos livros LGBTQs na bienal. Pois é agora que eu fiquei mais curioso ainda pra saber a respostas do Emanuel e quem sabe tbm da Flor. Vamos ver o que vem nos próximos vídeos!
Tomem cuidado com a necessidade de reduzir a sexualidade a uma única representação, o fato de existir educação sexual nas escolas não define orientação sexual pelo fato de que isso é uma variável muito pequena perto da ampla Gama de vivência de cada indivíduo, não chega nem a 1% das historias e experiências desse ser humano. A orientação sexual não diz respeito a uma única variável, inclusive essa forma de dizer "tal modelo está sendo imposto e por isso provavelmente tal pessoa terá tal orientação sexual" é bem comportamentalista, bem diferente do que a psicanalise aborda. Além disso, os bons psicólogos, mesmo que comportamentalistas não reduziriam a orientação sexual a uma única variável. Algo muito importante a ser colocado é que cada pessoa faz a sua própria representação do meio que está inserido e das relações que possui e isso sim é uma variável muito maior para levar em consideração o avaliar questões sobre orientação sexual. Então isso explica o fato de dois gêmeos terem orientações sexuais diferentes, as relações deles com o meio foi diferente. A cultura, a sociedade, a genética, tudo isso são fatores que podem sim ser considerados quando o tema é orientação sexual e o que foi debatido no vídeo é apenas um pequeno recorte de uma possibilidade dentre várias outras que podem ser consideradas também. Ah, algo a ser levado em conta é que boa parte das questões do indivíduo já estão instaladas na idade que a educação sexual começa a ser abordada e também para que tenhamos capacidade de compreender o assunto..
Eu indicaria a leitura de alguma abordagem psicológica sobre o tema, porque assim você vai entender melhor como isso se configura na vida de cada pessoa. Assistir vídeos no UA-cam não é suficiente para ter entendimento e definir a linha na qual você se encaixa e identifica mais. Ah, bom frisar que somos seres humanos e não temos necessidade de ter resposta para tudo, e que tá tudo bem ter dúvida e discordâncias internas de pensamentos que geram conflito. Dica de canal no UA-cam que também tras um olhar interessante sobre alguns desses assuntos que englobam sexualidade é o do Fred Mattos
@@caroline3925 a sexualidade sempre esteve presente na vida do indivíduo, desde que ele nasce.. A orientacso sexual já é algo diferente e se configura ao longo do desenvolvimento, o primeiro objeto de desejo tende a ser o seio materno. A psicanalise também leva em conta que as duas figuras (materna e paterna), podem ser alvo de desejo da criança e são moldes dessas relações que acabam sendo repetidas quando abre a interação desse individuo ao meio social. Ou seja, não nascemos com uma orientação sexual pré estabelecida, a orientação sexual depende sim do meio, mesmo que tenham fatores genéticos que possam estar envolvidos, a forma que nos portamos so é possível devido às nossas experiências individuais.
Não acredito que todos sejam bissexuais. Eu sou gay e já fiquei com mulheres. E isso não me fez me caracterizar como bissexual. Assim como já fiquei com homens que eram héteros... Tudo é uma questão de se permitir experimentar e ver se ali é algo que vc levaria para uma vida ou algo apenas passageiro. Eu tenho a sexualidade algo como uma comida... não é pq eu vou experimentar comer saladas que eu vou virar um vegetariano... A sexualidade pra mim transcende o sexo pelo sexo mas sim idealizar construir uma vida a dois com a outra pessoa (seja de que sexo for)
Então vc não é gay amigo. Um gay de verdade jamais se deitaria com uma mulher. A msm coisa eu falo de um hetero. isso só dar ênfase pros homofóbicos acharem que ser gay é uma escolha.
Sou homem livre, livre de pensamentos religiosos, filosóficos, não tenho vinculo nenhum com nada imposto socialmente falando, e afirmo que não sinto atração por homens, e não foi uma escolha, eu nasci assim. Mas não fico preocupado em rótulos Heterossexuais, homossexuais, bissexuais e etc., por que não vejo necessidade de se encaixar em um grupo.
Discordo em alguns aspectos, mas respeito seu ponto de vista. A sexualidade digo a definição de cada um não vem pela assimilação do meio, mas da natureza de cada um, algum gene ainda não descoberto ou combinações gênicas. Se o meio definisse alguém não teria homossexuais em meios heteronormativos e vice-versa. Outro ponto é, mesmo que um heterossexual transe com um gay não irá se transformar nunca em gay e o contrário também, pois, essa característica está ligada a sua natureza, a sequência de genes que é única.
Qual seria sua interpretação qdo se fala de: orientação sexual? Pode-se então, ligar a algo inerente ao ser? Onde se dá ou se estrutura o desejo para sermos: bi, homo ou heteronormativo? É somente a questão cultural que rege ou regula a heteronormatividade? Fiquei muito pensativo!!!
Tem àquela predisposição de todos serem bissexuais, se interessarem pela essência. Achei um baita absurdo uma pesquisa dizer que todas as mulheres são bissexuais. Em uma sociedade sexualizada, soa como algo sexual. Homens tem muita predisposição para se atraírem por outros também.
Não sei se entendi muito bem, mas pelo que consegui compreender, assistindo meio que fazendo outras coisas ao mesmo tempo, vou deixar um questionamento que me veio a mente: se o humano é muita cosa além (mais do que hétero ou bi ou qualquer outra coisa), mas ao mesmo tempo somos resultado do contexto social em que estamos ingressados, então que "muita coisa" é essa que somos além desse contexto? Mesmo os nossos desejos sendo construídos por fatores externos e internos, esses fatores querendo ou não vem das nossas interpretações e vontades advindas das coisas inseridas nesse contexto. Entendo perfeitamente que estamos sendo produzidos como seres desejantes pelas nossas relações, mas não deixamos de ser produto do que nossas interpretações inconscientes e conscientes faz do meio em que vivemos. Dito isso, volto ao meu questionamento: o que somos, como somos, pq somos além do que o nosso contexto nos provém?
Os aspectos discursivos que constituem o indivíduo diante dos tempos, espaços e contextos sociais são muito relevantes, sim. Entretanto, você está tratando induções (e em muitos casos imposições da sexualidade) como construções, e isso projeta um equívoco conceitual muito grande para se pensar identidade humana. Nós temos, sim, discursos internamente persuasivos de ordem social. Mas, como nenhum indivíduo é necessariamente determinado, também pode se constituir conforme as forças centrípetas e centrifugas que o cercam. Existem interpretações culturais para a sexualidade humana, e as categorias identitárias se fazem necessárias em muitos contextos. Apesar disso, não se exclui o fato de que existem pessoas que puderam refletir mais sobre a própria identidade.
Acho um tanto perigoso dizer que depende do contexto em que o indivíduo está inserido para definir a sexualidade porque a gente cai na lorota religiosa de que sexualidade é contagiosa por conta da influência. Acredito que a sexualidade altera de acordo com a abertura que a pessoa tem para receber esses estímulos sexuais e afetivos. Se fosse simplesmente pelo contexto que a pessoa está, diriam que todos os filhos de pais gays também seriam gays, o que não ocorre, assim como ter pais heteros não quer dizer que os filhos assim serão.
Acredito que a afirmação de que todos são Bi vai muito além, afirmar que todos são Bi também pode significar que todos nós obviamente levando em consideração a formulação dos desejos fabricados pela sociedade possa me levar a sentir atração por mulheres como tbm pode me levar a sentir atração por homens. Portanto a depender da sociedade nós podemos sentir atração pelos dois sem nenhuma amarra.
Muito bem lembrado por este vídeo: a sexualidade é estrutura subjetiva de cada um, o sujeito sendo hetero ou bissexual. Além disso, muito bem lembrado também, a ideia de que o fazer sexo tem como objetivo a reprodução já foi descontruída (há muito tempo, diga-se).
não precisa ter relação sexual para ser bi ou homo ou hetero. ja viu aquelas amizades com pessoas do mesmo sexo . aqueles amigos inseparáveis eles gostam da muié mas gostam de ficar sempre com aquele amigo . não tem relação entre eles mas no fundo se amam
Hmmm mas e as crianças que são trans, por exemplo? Elas já quebram com tudo antes mesmo de terem contato com tudo. Ou não só as trans, mas as que já se identificam com brincadeiras que não são “””feitas para o seu gênero”””, enfim, existem muitas crianças que já quebram com o “esperado” delas antes mesmo de entenderem o que é o esperado.
na minha opinião, a essa altura - mesmo nos primeiros anos - já existe uma enorme carga de expectativas e modelos do desejo funcionando sobre elas ou com elas. E se você pensar que os primeiros funcionamentos do desejo se estrutura no triangulo edipiano na primeira infância, então aí é que já existe muita coisa mesmo nos primeiros anos... faz sentido?
mano, eu sou hetero, sinto atração por mulheres e tipo, eu acho q a homossexualidade ou até mesmo a bissesualidade dependem de como a pessoapensa no assunto
É engraçado né. Como ele disse,mesmo dentro do hetero, há várias variações. Eu prefiro homens não tão fortes ou magros, sem pelos, cabelo bonito, sensíveis... Meu hetero é bem diferente do seu. Muito interessante isso.
Eu concordo que não podemos ser reducionista nessa questão. No entanto, acho muito frágil a teoria que a sexualidade é construída em cima da norma instituída pela sociedade ou pelo contexto particular. A título de exemplo, não necessariamente um menina criada por uma mãe solteira lésbica irá se 'tornar' lésbica ou bissexual. Não sei a resposta para tal questionamento, porém sempre tento dissociar sexualidade e comportamento sexual. Abraço
Bom dia Manu! Sempre bom acordar já tendo um dose diária disponível :) Não sei se já tem um vídeo sobre esse tópico, mas você poderia falar sobre essa relação de “ódio e amor” ao mesmo tempo. Tenho vivido isso diversas vezes e não sei muito bem como lidar ou entender essa mudança de sentimento tão drástica. Tenho 16 e nunca estive em um relacionamento amoroso com ninguém, fico com medo q isso atrapalhe a relação. Aliás, como saber que realmente amo?
Ódio e Amor com você mesmo ?Seus sentimentos ? Ou em relação ao outro ? Você tem 16 cara ....é NORMAL estar confuso e isso passa pra maioria. Pra sua idade ...deve ser uma paixonite.
Deve ser os seus hormônios, a sua cabeça tá a mil , ansiedade a mil, pressão, confusão, escola, faculdade, trabalho, vida social, família, insegurança com o próprio corpo , com a vida. Como saber se você realmente ama ? R: Se você sente algum sentimento bom em meio ao ódio que você tá sentindo nesse momento.
Acredito que um hetero pode ter desejos sutis homoxesuais mas não abre esse campo de energia e foca essa energia toda para os relacionamentos heteros, pensando assim talvez na essencia possamos em grande medida sermos bi, mas cada um é um universo.
Exato, cada um é cada um... eu vivo em um meio com muitas mulheres homo, tenho várias amigas, etc.. mas eu sou hétero, nunca me envolvi com uma mulher. Com toda certeza porque não tenho um pingo de atração por mulheres e sou muito feliz gostando apenas de homens.
Não concordo. As pessoas homossexuais não estão “quebrando as regras da sociedade” ao desejar mesmo sexo, e pessoas hétero não desejam para seguir as regras, pq “assim é ou está a sociedade”. Desejo é inerente à pessoa. Acontece, assim como dor de barriga. É natural, espontâneo, hormonal e emocional. Não é racional, consciente. Se eu vivesse em uma sociedade cujo padrão fosse a homossexualidade, talvez teria um relacionamento com uma mulher para atender ao padrão, mas sem ser apaixonada sexualmente por ela, sem sentir desejo. Digo pq nunca tive qq desejo por mulher
@@diegobsb100 pra quem vive no Brasil? Oq você quer dizer com isso? Que quem vive no Brasil não é evoluído? Fale por você né amigão, se você se acha menos evoluído que alguém de outro país azar né...
Justamente porque vivemos em um país onde a educação não é tratada como prioridade, o Emanuel é um homem muito inteligente e também se aperfeiçoou através da leitura, mas eu, você e as outras pessoas também podemos aprender mais.
Parece bem estranho agente ouvir isso de um homem hetero!!! Mais ao mesmo tempo é muito legal, isso mostra uma visibilidade de alguém que não se encaixa dentro da bissexualidade. Mais tbm achei interessante o que vc falou, "o sujeito pode está bissexual" depende tbm né?!! Mais achei ótimo essa colocação da sua parte.
Sou bi e não acredito que todo mundo seja bi. Porém acredito que muito mais pessoas se descobririam bissexuais se não houvesse essa castração e repressão social da sexualidade alheia, mesmo o desejo estando ali as pessoas se sentem reprimidas e não se permitem a explorar suas próprias sexualidades.
Exatamente. Foi o que ocorreu comigo. Somente depois que comecei a olhar com naturalidade para o assunto que eu comecei a me permitir imaginar a situação de estar com uma mulher. Depois de imaginar, vc pode chegar à conclusão de que realmente não curte, e tudo bem. Mas, no meu caso, descobri que estava reprimindo isso. Meu primeiro beijo tinha sido numa menina, na infância, já tinha sentido atração, mas ficava em negação. Hoje, sou super de boa com esse assunto.
A sexualidade é fluída, porém as diversas sociedades, de acordo com a moralidade de cada uma, impõem barreiras sobre nossos desejos e preferências. Então é impossível dizer que todos são bissexuais ou que nem todos são bissexuais. Somos seres racionais e, talvez por isso, criamos fronteiras no sentido de nos limitar.
Todos somos propícios a ser bi
Só isso
@@jonnysilva4472 concordo !
Acho sim que todos podem ser bi porém cada um vive sua sexualidade da forma que quiser eu realmente acho que aqueles caras que dizem que a homossexualidade é uma escolha acho que eles são bissexuais que escolheram uma vida hetero pra viver mais confortável parente a sociedade.
As pessoas complicam muito a sexualidade. A vida seria muito mais legal se cada um vivesse sua sexualidade segundo seus desejos genuínos. Não acredito que só a sociedade que nos classifica. As pessoas sentem a necessidade de serem aceitas em um grupo e se rotulam e cedem a esse grupo esses desejos genuínos. Tá afim de beijar, beija. Tá afim de ficar,fica. Tá afim de transar, transa. E ninguém precisa saber.
Kkkkkkkkkkk
Beatriz Pantaleão sempre fui relaxada em isso sempre fiquei com dimensões e mulheres acho norma algumas vez quero outra não sigo minha biologia
O ruim é quando a gente cede a uma pressão social mas aquilo não é o que realmente queremos, é uma das piores sensações. Em primeiro lugar devemos nos respeitar e dizer não quero isso, independente do que os outros vão pensar.
Amei o comentario penso exatamente assim
vai trabalhar q vc ganha mais, ta falando bobeira demais
Eu sempre me defini como gay, sempre fui passivo e já tive relação com mulher e gostei. Assim como também já tive relação com homem que a única relação com outro foi comigo. Se limitar é perder o pouco tempo que dura a vida do ser humano. Sempre pensei "Vou fazer o que tenho vontade agora pra não me arrepender quando chegar numa idade que não de mais para fazer.".
Então você é pan
Dizer que todo mundo é bi é o mesmo que dizer que todo mundo gosta de sexo.
Gostei muito do vídeo. De vez em quando digo aos outros que sou bi, mas na realidade não me sinto tão encaixado na maior parte dos termos que falam de sexualidade. Não sei, gosto de homem, gosto de mulher, mas ao mesmo tempo tem momentos que acho que gosto somente de um, momentos que acho que gosto somente de outro. Além disso, a forma de que gosto de cada pessoa, independentemente do sexo, já é mto diferente por si só. E sla, eu sinto (isso é somente oq eu sinto) que as vezes dizer "sou gay", "sou bi", "Sou hétero", etcetc diz mto mais respeito a necessidade de se encaixar em um determinado grupo do que do interesse por determinado sexo por si só. Enfim, é isso.
gênio
Porque existem Heterossexuais, Homossexuais e Bissexuais?
Qual o propósito da natureza para estas variantes nas orientações sexuais?
Na natureza tudo há um propósito, nada é gratuito.
O propósito da heterossexualidade é a perpetuação da espécie, e isto todo mundo sabe.
Por mais que os poetas cantem o amor, a natureza nada mais quer que um homem e uma mulher se desejem, ou se apaixonem, vão para a cama façam muito sexo e que disto resultem filhos, gerando sucessivas gerações e perpetuando a espécie.
Então qual o propósito da homossexualidade se não resulta em filhos para a perpetuação da espécie?
Ora, ora....a homossexualidade é o contrário, é um controle demográfico previsto na natureza para que a espécie não se multiplique desmesuradamente.
E as provas estão na nossa frente, não as vemos devido a religiosidade na nossa cultura.
Vamos a estas provas:
Primeiro: O número de homossexuais masculinos é estatisticamente comprovado como sendo de 3 a 4 vezes maior do que a homossexualidade feminina.
E porquê?
Porque os homens estão TODOS OS DIAS prontos a fecundar uma mulher, e a mulher ovula apenas UM DIA no mês.
Não sei se vocês sabem - e se não sabiam fiquem sabendo-, que o maior sonho de um jovem heterossexual na faixa dos vinte anos é fazer sexo todos os dias com uma mulher diferente.
Já pensaram se o número de homossexuais masculinos não fosse mais expressivo?
O mundo já teria explodido de tanta gente e os recursos naturais do planeta já teriam se exaurido.
Segundo: O climatério da mulher. A mulher em torno dos 45 anos deixa de ser fértil.
E o homem?
Pelo que sei, os homens podem ser férteis até os 70, 80 anos.
Charlie Chaplin e Picasso tiveram filhos com mais de 70 anos, e recentemente o cantor Mick Jaegger foi pai aos 73 anos,
Desta forma, a natureza - sábia e caprichosa, aumentou o número de homossexuais masculinos como forma de controle demográfico.
Estas provas estão na nossa frente, não as vemos devido ao enorme preconceito imposto pelas religiões que estabelecem padrões de comportamento e geram pressões sociais sem atentar aos propósitos da natureza.
A natureza não tem religião, só tem propósitos e princípios que são implacáveis e irreversíveis.
O desejo, a paixão, o amor, são os vetores da natureza para as espécies se perpetuarem ou para o controle demográfico. Nada mais do que isto.
E para sermos felizes temos que aceitar porque nada podemos fazer para mudar, já que nossa sexualidade é inata e imutável.
Para terminar duas ponderações de dois notáveis:
“É triste pensar que a natureza fala e o gênero humano não a ouve.”
Victor Hugo, em Os Miseráveis.
“A natureza não vos pede licença; ela não tem nada a ver com vossos desejos nem com o fato de que as suas leis vos agradem ou não. Deveis aceitá-la tal como ela é e, consequentemente, também todos os seus resultados.”
Dostoiévski em Memórias do Subsolo.”
Abraço a todos
Muito interessante seu ponto de vista a respeito Mauricio. Palmas!!
Já havia pensado nisso, e é legal ver algo escrito com tantos detalhes sobre uma reflexão que já tivemos
Gostei. Parabéns pelo pensamento filosófico.
Cara, isso faz muito sentido!
Tem o ponto também dos homossexuais cuidarem dos filhos abandonados por heterossexuais sendo que a maioria dos outros heteros sexuais estão ocupados cuidando dos proprios filhos.
Caraka mano você é um homem heterossexual tão legal q não dá nem p acreditar 😱🙏 obrigado por ser tão inteligente e compreensível
Que?
@@xkivogd 🤷🏻♂️
Uai, mas desde quando heterossexuais não poderiam ser legais?
@@lolok4Desde quando, grande parte, se porta com falas e ações não compassivas, extremamente restritas e reducionistas quanto à orientações sexuais.
@@messiasalmeida4477 Não inventa. De onde você tirou isso? Qual estudo? Qual pesquisa? Quantas pessoas tinham na sua amostra? Dados!
Não acho que todo mundo seja bi, mas acredito que todos nós somos capazes de amar homens ou mulher, entende? Nem eu sei se me entendo, mas acho que qualquer um está sujeito a se apaixonar por uma outra pessoa, independente do sexo. Eu sou um homem gay, não tenho interesse em me relacionar com mulher, mas não descarto a possibilidade de um dia eu me apaixonar por uma mulher, até pq no final do dia o relacionamento é mais que sexo.
Então você é homossexual birômantico? eu sou bissexual homorômantico pois orientação sexual é diferente de orientação afetiva/romântica ou seja amor e sexo são coisas diferentes.
Quê ?
@@abraaocorreavieira9683 e se eu amar uma mulher mas querer fzr aquilo com um homem? :/
@@--_16 Você pode ser bissexual heteroromântico, você ama apenas mulheres mas tem atração sexual por ambos os sexos.
Eu tbm penso assim
Caramba que vídeo maravilhoso, eu pensava exatamente o mesmo mas acabava falando da maneira simplista mesmo pro falta de referencial, estudei foucault mas muito pouco e mais focado no cuidado de si e achei maravilhoso ver esse pensamento tao bem explicado e argumentado, com simplicidade mas sem esquecer a complexidade das relações, j a compartilhei com todo mundo. E acho incrível como ele gera as reações de "nao nem todo mundo é bi" nos coments , como se algumas pessoas nem conseguissem perceber a estrutura de construlçao do desejo que existe nessa afirmação, quase como uma reação. Eu sempre falei que a "natureza humana é bi" , mas que baseado na construção social não é só chegar e dizer "sou bi" q a gnt consegue, mas ver vc argumentar sobre também a estrutura da construção do desejo (e não só da castração dele) me deu uma clareza muito boa. Parabéns pelo canal, já me inscrevi.
Eu sempre tive esse pensamento de que somos neutros , a medida que interagimos com o mundo o fruto dessa interação vai produzindo idéias q vão se refinando e mudando com o tempo , dessa forma depois de um tempo podemos sofrer alterações tanto de ideias e concepções externas como de ideias q se internalizaram anteriormente, acho q sim a sexualidade ela é construída , assim como nossa personalidade e tudo mais por essa interação em sociedade ... Exatamente disse tudo o Ser Humano é o q é , é um ser mutável social , curioso.
A gente fica nos enfiando em caixinhas e não satisfeitos com isso enfiamos os outros também. Vivam as suas próprias sexualidades sem tentar rotular os outros.
Gostei e concordo! Tudo está inserido em um contexto cultural. Impossível separar esse contexto de nossos desejos, já que, de certa forma, esse meio cultural nos faz desejar. Eu sou bissexual, mas sou noiva de um hétero, e a cada dia me descubro diferente (nos meus desejos) e tá tudo bem! Diálogo sempre é a melhor saída. Vamos conversar mais sobre esse tema, expor e externizar. Beijo grande Manu!
Casou com ele?
Resumindo, não seja fiscal do sexo de ninguém.
Comecei a ler "como ler foucault" para me ajudar na introdução.
Bom tema, tenho vontade de me relacionar com vários perfis, mas sempre penso que seria "errado" aí nem abro caminho....
Essa construção social está em níveis estratosféricos mesmo.
Errado é deixar a vida passar sem tentar se autoconhecer ou buscar sua felicidade por causa dos outros
Foucault tem ótimas lições mas é complexo e poucos entendem.
@@sanchesfofano é óbvio quem vive disso vão querer que vc faça o msm, qto mais gente pensar como ele menos ele vai se sentir estranho aos outros. Não caia nessa é uma cilada.
excelente explicação!! extrapolou de maneira muito didática a limitação de certos conceitos científicos e ficou super claro!! me ajudou a colocar cereja que faltava nesse bolo!! muito obrigado! vídeo atemporal!!!
Essa foi a coisa mais sensata que já vi sobre este tema. EVER! Parabéns lindão. Ganharam um inscrito!
Assunto importante é tão pouco discutido.
Já vi vídeos de bissexuais dizendo sofrer preconceito tanto de gays como de heterossexuais,fora como são muitas vezes tido omo promíscuos daí talvez venha a autorepressao.
Acho que no momento não estamos preparados pra lidar com esse assunto.
Sempre terá os corajosos pra quebrar as regras do dito normal
Quem sabe no futuro.
Bom dia!
Agora dizer que todo mundo é bisexual é pior ainda
Acho que essa afirmação "Todo mundo é bi" acho que é porque todo mundo associa ao Bisexual o maior nível de liberdade possível. Mas tenho a impressão que isso também nos limita! Nos limita menos, é como se fosse uma caixa bem maior agora! Mas é uma Caixa! Esse tema da muito pano pra manga! Um deles seria a heterossexualidade compulsória! Com a quantidade de pessoas da midia entrando em relacionamento homoafetivo as pessoas estão sendo obrigadas a repensar isso! Fala disso também!
Vdd. Não sei se é só com vc. Mas as pessoas ao descobrirem a sua bissexualidade elas começam te sexualizar MUITO,pois pensa que tu transa todo dia e com qualquer pessoa. Sem contar que pensam que vc é um especialista ou sabe mais pois deita com os dois sexo.(oq não deixa de ser um pouco vdd dependendo kkkk)
@@thiagosousa6 É que nem mulher que fala abertamente sobre sexo e sexualidade. Os caras idealizam que ela deve ser pura magia e sedução, saber o Kama Sutra todinho kkkkkkkk Mas na verdade ela só não tem o tabu de falar sobre isso
Ainda bem que tocou nesse assunto , não me sinto gay , não me sinto bi , não consigo me sentir bem com um rotulo qualquer que seja . Eu me sinto mutável sabe , acho que os rótulos nos obrigam a manter algo que as vezes com o passar dos anos já não nos define mais . Rotular nos limita .
@@fanatticos acho que minha heterosexualidade tem uma certa flexibilidade. Nao consigo me encaixar em Bisexual pq nao sinto atracao por homens. É apenas fantasias com Femboys ou um cara androgino bem afeminado.
@@bluesky3785 rotulos são complicados!!!
Todo mundo merecia te ouvir. Vc diz coisas tão inteligentes. Adorei a parte de que a sociedade também produz o desejo na gente. Eu sou a prova disso. Eu acha que ficar com mulher era algo sem graça, porque sempre havia um estímulo externo ao desejo hetero, em filmes, livros, músicas... Só depois que comecei a me permitir fantasiar come mulheres é que eu fui perceber que isso me atrai. E não foi rápido, logo de início. Enfim, somos únicos, independente de gênero podemos nos apaixonar por qualquer pessoa e nos surpreender com isso.
Caraca quando eu estava casado com mulher eu costumava dizer que estava hétero, mas que nada me impedia de ter experiências com outro homem.
Olá ! Sou casado e Bissexual ! curto muito ! É muito fluido para Mim , nesses 2 mundos ! Tenho 2 filhos e percebo q eles são bissexuais ! Acredita
todo mundo é bi é o caramba. Nunca gostei de homens, nem consigo sentir atração. Da até aflição...
Penso a mesma coisa. Só de imaginar atração por mulher,sinto nojo .
Muito interessante a visão de que considerar que todos temos a mesma sexualidade em potencial é reducionista. Eu concordo totalmente.
Aliás, essa visão me parecer ser uma tentativa de fornecer um pilar "normalidade" na qual o comportamento homossexual possa se assentar. Já que estamos tentando aceitá-lo, dizer que todos o possuem de maneira latente é uma forma de validação.
Eu sou um homem gay e não me sinto NEM UM POUCO bissexual.
Tbm não, nunca me senti atraído por mulheres.
e eu não me sinto nem um pouco homosexual.
Sou mulher hétero e nunca senti atração por mulher.
Cada um tem sua Sexualidade.
Perfeito!
Não dá pra puxar pra nenhum dos lados sem ser injusto, levando em consideração que cada indivíduo realmente é único.
Parabéns pela lucidez.
Um tema espinhoso, mostrado de forma clara e sem paixonites. Gostei! Sou homossexual, de bem com a minha sexualidade. Sempre estive, apesar da sociedade tentar me envenenar com questões mal resolvidas dela mesma [ a sociedade ]. Torço para que mais pessoas se descubram e vivam sua liberdade.
Manu do céu, que canal é esse!! Já tenho meu analista!! Hahaha
Sério, descobri o canal a pouco após o ytb sugerir e já gostei de cara. Você é inteligentissimo e sabe como organizar ideias e conduzir o assunto de cada vídeo. Além de ser bonito pra caramba!! Parabéns! Excelente conteúdo!
Ps: já estou maratonando. A tempo, sou bi!
O estudo do polêmico Alfred Kinsey é muito massa... A escala Kinsey vai de 1 a 6. Existem quem é predominante 1 (hetero) outros predominantemente 6 (homo). O restante está entre os dois extremos. Rs... Há um filme "Vamos falar sobre sexo", acho que a tradução é essa, que explica muito bem como iniciou seus estudos. Gostei do vídeo.
Não acredito que todo mundo seja bi, e não vejo sentido nenhum em quem acredita.
Todos não, mas a maioria da população é
Estava conversando sobre isso com minha irmã e esse vídeo reapareceu no meu feed do UA-cam. É muito estranho porque já havia assistido, mas é sempre bom rever seus vídeos e isso me deu uma saudade danada dos seus vídeos Dose Diária. Adoro seu trabalho e me engrandece muito lhe ouvir! Muito obrigada! 🥰
Eu acredito que cada indivíduo é unico, cada um pode sentir e desejar de formas diferentes. A sexualidade é ilimitada, existem mil formas de se relacionar, de desejar. Quem se rotula se limita.
Bem legal! Parei aqui por acaso, achei interessante o conteúdo.
somos seres racionais. temos sim que seguir regras, leis, isso que nos organiza. O sentido de liberdade não é viver o queremos na hora que bem entendermos. nossas atitudes sempre vêm acompanhadas de consequências. A sexualidade, creio eu, não é uma escolha, mas se sairmos por aí transando simplesmente pelo instinto do prazer sabemos que acabaremos num infinito sem sentido. O sexo como muitas outras coisas pode se tornar um vício, e sabemos onde os vícios nos levam. Uma eterna procura e no final nenhuma satisfação.
Parabéns, quando alguém fala algo coerente como vc poucos curtem...a sociedade transloucada e alucinada pela "liberdade" irá diretamente afundar com os que seguem o despropósito comum...
Perfeito!!!único comentário realmente digno.Por isso o mundo ta perdido porque não tem regras.Já ja o povo vai sair por ai matando pra ver se dá prazer.
Engraçado! O que trouxe vocês a esse vídeo mesmo??
Ver os vídeos desse cara me dá vontade de trancar minha facul de jornalismo e fazer psicologia
Minha fala é baseada no meu microespaço, até mesmo porque não conheço para além da minha bolha. Eu vejo que heterossexualidade estrita e homossexualidade estrita são raras. E o termo bissexual não requer um 50/50, mas todas as variações entre os dois estremos do que é estrito. E o fato de um homem/mulher ter um desejo 90/10, por exemplo, não significa que o 10% seja alimentado, ao mesmo tempo que reprimir o 90% é mais difícil e sofrido. Quero aprender mais sobre esse contexto e me desculpe se minha fala afetou alguém de forma negativa.
eu nunca fui bi , sou trans que senti atraçao apenas por homem.
Creio q faltou comentar melhor componente biológico. Deixou transparecer q é puramente uma construção social. No meu caso, convivi na infância sem presenciar homexualidade e por isso tive q reprimir, e só após os 30 tive coragem de enfrentar a situação. Conheço colegas na mesma situação. Nesses casos creio q o fator biológico foi preponderante. E essa possibilidade não foi explorada p vc. Creio q ela tbm é um fator importante, até mais q o social.
Quem diz que todo mundo é bi está pensando apenas no universo heterossexual. Sou homo e nunca senti atração por mulheres, mesmo tendo vivendo em uma sociedade absurdamente heteronormativa. Nunca houve repressão nesse sentido, apenas não acontece. Acho a bissexualidade maravilhosa, só que não é para todos, infelizmente.
Mentira, sente sim, mas você não quer permitir, muitos gays são sexista, e não querem sentir atração por mulheres, faz em de tudo pra repelir esse desejo, por se acharem superiores.
@@podecrer4883 Comentário típico de quem se acha o dono da verdade. Você não me conhece, não tem a menor ideia de quem eu sou. Por ter uma visão rasa e limitada sobre essa questão, prefere rotular de misógino qualquer um que pense diferente de você. No fundo, isso é um comportamento intolerante, que nega a diversidade da sexualidade humana, não muito diferente de heterossexuais que acham que a homossexualidade não existe, é só um desvio de caráter. Acho a bissexualidade linda, só não é para todo mundo. O comentário do Lucas Henrique deixado aqui, que guarda uma semelhança com o teu, é muito mais sensato e inteligente, além de mais educado. Opinião todos têm a sua, mas bons argumentos são raros. Existem pessoas sérias que estudam o assunto há muito tempo. isso pode acrescentar muito a você.
@@claudinei9874 admitir jamais, kkkkkkkkkkkkkkkk
Nossa, amei as considerações! Eu sou lésbica e, por muitos anos, tive que me reprimir, me esconder, tentar fugir disso. Depois que eu me aceitei, sempre tive que sair escondida, como se fosse algo errado. E não é! Sofri com o preconceito dentro da minha casa, minha mãe quando descobriu em 2019 me mandou embora. Não aceitou.
Hoje moro sozinha e sou mais livre nessa questão, trago em minha casa, saio, me divirto sendo o que sou e me aceito. Mas ainda tem a sociedade heteronormativa e acabamos que temos que omitir de algumas pessoas.
Apesar de eu ser BI, discordo completamente dessa afirmação que "todo mundo é BI". Pra mim essa afirmação vem do mesmo lugar de generalização de quem diz que "todo mundo é hétero, e ser gay é doença ou safadeza" e outras cagações de regra.
Acredito que no futuro MUITO distante (infelizmente não estarei vivo pra isso) , a sexualidade não será uma variável relevante.
@Sincero acorda Alice
@Sincero na sua casa então né?!
Exatamente. Até que enfim um sensato por aqui!
@Sincero 😂😂incentivado
@Sincero papo furado. Ou vc nasce assim ou vc não é
Nós temos tendências a se relacionar com dois ou mais gêneros, porque sempre fomos e somos seres comunicativos, isso estava pré-escrito na nossa história basicamente, alguns de nós iriam relacionar-se com todos, acho que foi isso que ele quis dizer com "Todo mundo é bi". Biologicamente é provável!
@Mel Lua Toda mulher e nem todo homem é bissexual... há apenas uma probabilidade que sejamos. Ainda existem mulher hetéros e lésbicas.
@Mel Lua Lua... acho que não funciona bem assim. Acredito que algumas mulheres realmente se atraem por homens e igualmente para homens.
@Mel Lua Depende... algumas mulheres se atraem por homens sexualmente e romanticamente e ou pela sua proteção. Quantos anos você tem...? Não pergunto pejorativamente.
@Mel Lua Eu sou panssexual, quase um bissexual e sou homem. Eu diria que gosto? Kkkk sei lá... já tô rindo.
As questões de se pensar a construção da eteronormatividade, é uma questão que passa pelo autoconhecimento também ao pensar que algumas pessoas encontram sua real sexualidade já na vida adulta, mesmo que em algum momento da vida tenha expressado algo oposto, do que a sociedade nos formata.
Exatamente o que aconteceu comigo.
Sou uma mulher lésbica, e junca tive nenhum desejo ou atração, tanto romântica ou sexual por homens, então eu acho que isso apaga muito pessoas que sentem atração apenas por um genero igual
As pessoas sempre tão querendo nos apagar
Sou Bissexual e pelo o contrário que todos pensam, não é tem tão legal assim. Tipo assim; Não consigo me identificar no mundo Gay e nem Hétero, muitas vezes pensei comigo "Oh Deus porque não me vissetes Gay, daqueles que lutam pelos os direitos LGBTQ+, como diz o ditado popular (Coloca a cara no Sol mona) ou Hétero, daqueles hiper decididos que nunca cogitaria fazer sexo com uma pessoa do seu mesmo sexo, ser daqueles homens que só pensam em bucetaaa 24h por dia"???
Essa pergunta paira na minha cabeça, pois como eu disse, sinto se eu não estivesse espaço no universo.
Thiago TGT ... ;)
ahhhahahahhahahahahah meu deus. Eu super entendo
mds resumo da minha vida
Eu tmb, e nunca tinha visto alguém falar disso hahahahh
inclusive me sinto pessoalmente excluída pelas lésbicas, mas as hétero me vêem como lésbica.
@@catherinehonorato8718 N existe mulher hetero, são tudo bi
Vejo muito café envolvido. Haha. Amei o video! Me identifiquei nessa ideia de que somos formados por tudo o que nos rodeia e permeia, em especial nossos desejos essenciais.
Acredito que gênero não vai te impedir quando você encontrar a pessoa certa. Os humanos ainda estão muito para trás, discussão sobre gênero e sexualidade são coisas que nós nem deveríamos discutir kkkkk Temos que aprender a ter respeito, independente dos gostos da pessoa(só se for coisas duvidosas)
Manu, achei interessante sua opinião, mas também complicada. Vemos tantas pessoas criadas em ambientes extremamente heteronormativos como evangelicos, mulçumanos, bolsominions, e que mesmo assim são homo ou bi, ou whatever. Se o desejo fosse influenciado apenas pela cultura, ambiente, estímulos, haveria tanto essa quebra na normatividade imposta? Acho perigoso afirmar isso, porque pensa num pai que prefere ver o filho morto que gay, que faz de tudo para selecionar os estímulos para garantir que o menino nunca nem pinte com o lapis de cor rosa, então oq ele faz dá certo? Ele pode “impedir” que o filho se torne gay fazendo isso?
Complicado né
Existe um estudo que pode nos levar a conclusão que muitas pessoas são bissexuais, só que tem um traço maior para a heterossexualidade do que homossexualidade. Não seria uma guerra mas tem esse nível do quanto você se aproxima da heterossexualidade.
Mas nem todos nós somos bi. Existe os assexuais que não é muito popular, mas, diferente de todos, não sentem atração sexual por nenhum sexo. É incrível mas esse pessoal também sofre, tanto que já encontrei um assexual com depressão por causa da sua diferença que ele sente com as pessoas e por mais alguns motivos pessoais. É a vida.
Eu acho justamente o contrário: pra mimos bissexuais que tem preferência pelo mesmo gênero estão em maior quantidade, só conheci uma bissexual com preferência por homens até hoje.
assexuais sofrem pressão da sociedade de todos os lados, pois parece que ninguém tolera ver um indivíduo solteiro que já quer empurrar pra alguém ou não sabe fazer outra coisa senão cobrar que esteja num relacionamento.
Eles não são compreendidos e rapidamente chegam os tititis das pessoas já os rotulando de homossexuais etc.
Eles têm dificuldade de ter uma vida romântica, pois sentem vontade de terem um parceiro, mas como não curtem sexo as relações normalmente não se sustentam.
Outros sequer gostam de ter uma vida a dois e vivem solitários até que a morte os retiram do palco da vida.
Temos 6 bilhões de pessoas no mundo então temos 6 bilhões de sexualidades no mundo.
Melhor resposta!
Cada pessoa é unica logo cada um tem sua própria sexualidade.
Já ouvi dizer mais de 7.000.000.000
Outro tipo de reducionista.
Exagerando para mais outro para menos.
Sinto dificuldade em acreditar que sexualidade deriva de uma construção social, mas sim o comportamento humano é todo um produto de uma construção social . Em minha concepção a sexualidade nada mais é que uma caracteristica genetica tal como a cor dos seus olhos.
Olha aqui gente, se tu é bi, ok, é tua vida. Mas para de falar que a sexualidade é fluida, a SUA pode ser, para de cagar regra na vida dos outros. Sabe pq? Falar que sexualidade é fluida implica que não existem pessoas homossexuais de fato, no meu caso, que eu não seria lésbica, pq tem aquele 1% que pode gostar de homem....
Ah, véi, minha sexualidade é muito bem definida, sou lésbica e não, eu não "pego homem de vez em quando".
Mulher ou é bi ou e homo, mas a grande maioria é bi, então pras mulheres sim, podemos dizer que a maioria tem a sexualidade fluida, mas os homens não!
@@matheusmacedo4909 Cara mas tu está demais. Para de dar pitaco na sexualidade alheia. Mulheres podem ser heteros, assim como homens pode ser bi. A vida não é um filme porno.
@@pedrocarecato6108 Não é o que elas demonstram, não tem nada haver com pronografia!
Eu vejo que as pessoas só precisam de um incentivo certo
Você é muito esclarecido, adoraria ter um amigo como você com um papo tão cabeça.
Vídeo incrível. Ao invés de ser taxativo, questiona - e muito, abrindo sempre novas possibilidades. Amei.
PS: Manu é a personificação daquela frase "inteligência é afrodisíaco". Só acho, rs..
Manu, eu entendi a questão como:
“Nascemos neutros, sem a influência social seríamos todos bi.”
Acho que você falou mais dos fatos, da realidade que vivemos, mas o posto era mais subjetivo, era anterior a isso, mais sobre a capacidade a partir do nada, do que sobre as coisas como são.
Uma parte 2 da discussão, será que rola? 🙏🏼😅😂
Issooo. Queria essa dimensão mais subjetiva mesmo, mas foi pro social, que tb faz o total sentido
Mano eu msm sou Bii pois sinto desejos por mulheres mais sim se eu conhecer um cara legal e me faça bem eu ficaria de boa então eu não sou assumido pra família mais se quiser ficar comigo se for do meu chetiche pq não 🤷🏾♂️😅
Não acho. Tenho uma memória muito boa da minha infância, dos meus sentimentos e desejos e pensamentos. Nunca desejei sexualmente ou emocionalmente uma menina/mulher.
Não faz sentido, pq se fosse assim os gays gostariam só de mulher, são constantemente dito q eles tem q gostar de mulher
Também acho que uma parte dois seria muito relevante.
O meu reducionismo favorito é aquele meme: Se a gente pudesse escolher ninguém gostava de homem.
Tenho uma am8ga que diz que sexualudade é igula impressão digital cada um tem a sua. Achei genial!
Eu gosto muito dos teus vídeos, e acho que os temas que fala são super importantes .
Manu você já foi o meu crush hahaha .
Bom fim de semana para vocês .
bom fim de semana também!
Disee muita merda e nao disse nada...
João Miguel ;)
Amo ver os vídeos de vcs e pensar sobre essas coisas que eu penso sozinha, porém, não sei nomear. ☺️❤️
A minha sexualidade e imperativo da minha vontade. Se tiver vontade de uma mulher, ok, de um homem ok tbm. Pensando agora em um relacionamento duradouro, prefiro homem(s)? relacionamento aberto ta ai pra isso, sei lá só vou indo, e por incrivel que pareça meus relacionamento no auge dos meus 27 anos não são ruins.
Você é tão cauteloso para tocar nos temas, e acho isso muito legal. Mas penso q os desejos não são produzidos, o que é produzido durante o crescimento é um punhado de supostos padrões a serem seguidos. Eu, mesmo, cresci com todas as referências e padrões heterossexuais possíveis, nem por isso sou hétero. Desde pequeno nunca me vi querendo me relacionar com mulheres, pelo contrário, com homens. Portanto, os desejos não podem ser produzidos, ao meu ver.
Eu acredito em uma sexualidade fluida, desprendida do binarismo de gênero. Obg pelo posicionamento :)
Todos estamos ...sujeitos a tudo ...é cada um cuidar da sua vida e respeitar o próximo e pronto.....tão simples.
Eu acho que a palavra atração e desejo a "quase define". Ou seja, podemos sentir atração/desejo por alguém do mesmo sexo, porquê ambos não é controlado pelo nosso centro de controle, é algo que vem, que surge naturalmente. Agora, temos controle se realmente queremos viver esse desejo ou não. Então, até o mais pintao dos homens pode sentir desejo ou atração por outro, mas pode não querer viver esse desejo. Mais de qualquer maneira sentiu. Tendeu?
O que vem naturalmente, nós seres humanos não comandamos. Somos seres imperfeitos, a perfeição não é do nosso terreno!
😀
Rodrigo Alves Valença ;)
Se colocar seu comentário de forma reversa fica inconclusiva. Exemplo: Um homem gay, homossexual que não sente o mínimo de atração por uma mulher, ele não tem motivo nenhum para se sentir envergonhado, não tem por que se reprimir, fica claro que ele não é bissexual.
Todos os nossos pensamentos e emoções e desejos são regidos pela a natureza, presentes em todas as espécies de seres vivos, pois a natureza é relativa e diversa, porque é a sua característica, a heterossexuais, bissexuais e homossexuais são condições naturais, sem motivos próprios para acontecer... Pois a natureza é assim e acabou, não existe mundo gay ou hétero, somos todos do mesmo... O que vale não é o que sentimos e somos, pois isso não é nem um detalhe, é o que temos que oferecer como seres vivos a contribur para o progresso da humanidade, do que simplesmente contribuir com as suas contas no final do mês, lembre-se que assim que a natureza tem carácteriscas, hétero, bis ou gay, o AMOR É UNIVERSAL e não tem sexo, cheiro ou cor e pode ser sentido de formas mutáveis.
Gostei muito do vídeo, vc conseguiu explicar bem o que pensa. E eu penso como você sobre esse tema. Parabéns e poste mais vídeos
Emanuel, gosto muito do conteúdo do canal! Parabéns a você e e também à Flor!
Mais ou menos aos 7:00 minutos do vídeo você falar sobre como o social também produz o desejo na subjetividade sexual do individuo. Isso pode ir de encontro com o argumento de alguns conservadores de que a exposição infantil a conteúdos LGBTQs influenciariam na sexualidade dessas crianças? Isso muitas vezes é rebatido por formadores de opinião do meio LGBTQ de forma irônica, como se a orientação sexual do individuo nada tivesse a ver com esse tipo de exposição. Qual sua opinião sobre isso?
Daniel Costa, não sou o Emanuel e talvez ele possa esclarecer melhor, mas também fiquei pensando sobre isso e acredito que, na verdade, a sexualidade já estava ali, essa “produção de desejo” que o meio social realiza seria apenas um estímulo a algo que já existia no indivíduo, mas que estava reprimido (provavelmente também pelo meio social, num contexto diferente). Assim, pessoas diferentes expostas a esses mesmos estímulos “criadores de desejos” reagem de formas distintas e podem manifestar formas diferentes de sexualidade. Enfim, é apenas uma sugestão de interpretação e o questionamento que você trouxe é super válido!
Então @@caroline3925 , pensei também nessa possibilidade! Obrigado pela sua contribuição!
Coincidência ou não, no dia seguinte que eu fiz essa pergunta, estourou aquela bomba envolvendo a censura dos livros LGBTQs na bienal. Pois é agora que eu fiquei mais curioso ainda pra saber a respostas do Emanuel e quem sabe tbm da Flor. Vamos ver o que vem nos próximos vídeos!
Tomem cuidado com a necessidade de reduzir a sexualidade a uma única representação, o fato de existir educação sexual nas escolas não define orientação sexual pelo fato de que isso é uma variável muito pequena perto da ampla Gama de vivência de cada indivíduo, não chega nem a 1% das historias e experiências desse ser humano. A orientação sexual não diz respeito a uma única variável, inclusive essa forma de dizer "tal modelo está sendo imposto e por isso provavelmente tal pessoa terá tal orientação sexual" é bem comportamentalista, bem diferente do que a psicanalise aborda. Além disso, os bons psicólogos, mesmo que comportamentalistas não reduziriam a orientação sexual a uma única variável. Algo muito importante a ser colocado é que cada pessoa faz a sua própria representação do meio que está inserido e das relações que possui e isso sim é uma variável muito maior para levar em consideração o avaliar questões sobre orientação sexual. Então isso explica o fato de dois gêmeos terem orientações sexuais diferentes, as relações deles com o meio foi diferente. A cultura, a sociedade, a genética, tudo isso são fatores que podem sim ser considerados quando o tema é orientação sexual e o que foi debatido no vídeo é apenas um pequeno recorte de uma possibilidade dentre várias outras que podem ser consideradas também. Ah, algo a ser levado em conta é que boa parte das questões do indivíduo já estão instaladas na idade que a educação sexual começa a ser abordada e também para que tenhamos capacidade de compreender o assunto..
Eu indicaria a leitura de alguma abordagem psicológica sobre o tema, porque assim você vai entender melhor como isso se configura na vida de cada pessoa. Assistir vídeos no UA-cam não é suficiente para ter entendimento e definir a linha na qual você se encaixa e identifica mais. Ah, bom frisar que somos seres humanos e não temos necessidade de ter resposta para tudo, e que tá tudo bem ter dúvida e discordâncias internas de pensamentos que geram conflito.
Dica de canal no UA-cam que também tras um olhar interessante sobre alguns desses assuntos que englobam sexualidade é o do Fred Mattos
@@caroline3925 a sexualidade sempre esteve presente na vida do indivíduo, desde que ele nasce.. A orientacso sexual já é algo diferente e se configura ao longo do desenvolvimento, o primeiro objeto de desejo tende a ser o seio materno. A psicanalise também leva em conta que as duas figuras (materna e paterna), podem ser alvo de desejo da criança e são moldes dessas relações que acabam sendo repetidas quando abre a interação desse individuo ao meio social. Ou seja, não nascemos com uma orientação sexual pré estabelecida, a orientação sexual depende sim do meio, mesmo que tenham fatores genéticos que possam estar envolvidos, a forma que nos portamos so é possível devido às nossas experiências individuais.
Não acredito que todos sejam bissexuais. Eu sou gay e já fiquei com mulheres. E isso não me fez me caracterizar como bissexual. Assim como já fiquei com homens que eram héteros... Tudo é uma questão de se permitir experimentar e ver se ali é algo que vc levaria para uma vida ou algo apenas passageiro. Eu tenho a sexualidade algo como uma comida... não é pq eu vou experimentar comer saladas que eu vou virar um vegetariano... A sexualidade pra mim transcende o sexo pelo sexo mas sim idealizar construir uma vida a dois com a outra pessoa (seja de que sexo for)
Então vc não é gay amigo. Um gay de verdade jamais se deitaria com uma mulher. A msm coisa eu falo de um hetero. isso só dar ênfase pros homofóbicos acharem que ser gay é uma escolha.
Sou homem livre, livre de pensamentos religiosos, filosóficos, não tenho vinculo nenhum com nada imposto socialmente falando, e afirmo que não sinto atração por homens, e não foi uma escolha, eu nasci assim. Mas não fico preocupado em rótulos Heterossexuais, homossexuais, bissexuais e etc., por que não vejo necessidade de se encaixar em um grupo.
Ameei o tema! Qual é o texto? Super apoio voltar nesse assunto.
E deu pra entender siim!
história da sexualidade - foucault
volume 1
Hetero, homo, bi e assexualidade é determinada epigeneticamente. Não é escolha, sequer orientação, mas condição imutável.
Fim.
Mas a pessoa pode escolher o que quer ser fim.
@@seazxsd8440 não é uma escolha. É condição. Biologicamente herdada e determinada. Fatos científicos que em qualquer site sério se comprova.
Discordo em alguns aspectos, mas respeito seu ponto de vista. A sexualidade digo a definição de cada um não vem pela assimilação do meio, mas da natureza de cada um, algum gene ainda não descoberto ou combinações gênicas. Se o meio definisse alguém não teria homossexuais em meios heteronormativos e vice-versa. Outro ponto é, mesmo que um heterossexual transe com um gay não irá se transformar nunca em gay e o contrário também, pois, essa característica está ligada a sua natureza, a sequência de genes que é única.
Qual seria sua interpretação qdo se fala de: orientação sexual? Pode-se então, ligar a algo inerente ao ser? Onde se dá ou se estrutura o desejo para sermos: bi, homo ou heteronormativo? É somente a questão cultural que rege ou regula a heteronormatividade? Fiquei muito pensativo!!!
Tem àquela predisposição de todos serem bissexuais, se interessarem pela essência. Achei um baita absurdo uma pesquisa dizer que todas as mulheres são bissexuais. Em uma sociedade sexualizada, soa como algo sexual. Homens tem muita predisposição para se atraírem por outros também.
Muito boa a colocação! P variar né Emmanuel! Abrindo as nossas mentes obrigada
Não sei se entendi muito bem, mas pelo que consegui compreender, assistindo meio que fazendo outras coisas ao mesmo tempo, vou deixar um questionamento que me veio a mente: se o humano é muita cosa além (mais do que hétero ou bi ou qualquer outra coisa), mas ao mesmo tempo somos resultado do contexto social em que estamos ingressados, então que "muita coisa" é essa que somos além desse contexto? Mesmo os nossos desejos sendo construídos por fatores externos e internos, esses fatores querendo ou não vem das nossas interpretações e vontades advindas das coisas inseridas nesse contexto. Entendo perfeitamente que estamos sendo produzidos como seres desejantes pelas nossas relações, mas não deixamos de ser produto do que nossas interpretações inconscientes e conscientes faz do meio em que vivemos. Dito isso, volto ao meu questionamento: o que somos, como somos, pq somos além do que o nosso contexto nos provém?
Eu não acho que todo mundo é, eu acho que a maioria é
Os aspectos discursivos que constituem o indivíduo diante dos tempos, espaços e contextos sociais são muito relevantes, sim. Entretanto, você está tratando induções (e em muitos casos imposições da sexualidade) como construções, e isso projeta um equívoco conceitual muito grande para se pensar identidade humana.
Nós temos, sim, discursos internamente persuasivos de ordem social. Mas, como nenhum indivíduo é necessariamente determinado, também pode se constituir conforme as forças centrípetas e centrifugas que o cercam.
Existem interpretações culturais para a sexualidade humana, e as categorias identitárias se fazem necessárias em muitos contextos. Apesar disso, não se exclui o fato de que existem pessoas que puderam refletir mais sobre a própria identidade.
Acho um tanto perigoso dizer que depende do contexto em que o indivíduo está inserido para definir a sexualidade porque a gente cai na lorota religiosa de que sexualidade é contagiosa por conta da influência. Acredito que a sexualidade altera de acordo com a abertura que a pessoa tem para receber esses estímulos sexuais e afetivos. Se fosse simplesmente pelo contexto que a pessoa está, diriam que todos os filhos de pais gays também seriam gays, o que não ocorre, assim como ter pais heteros não quer dizer que os filhos assim serão.
Nem Floyd explica, cada um é cada um, tudo depende do momento, a cabeça do ser humano é uma cx de surpresas, existem várias formas de amor e sexo.
Acredito que a afirmação de que todos são Bi vai muito além, afirmar que todos são Bi também pode significar que todos nós obviamente levando em consideração a formulação dos desejos fabricados pela sociedade possa me levar a sentir atração por mulheres como tbm pode me levar a sentir atração por homens. Portanto a depender da sociedade nós podemos sentir atração pelos dois sem nenhuma amarra.
Muito bem lembrado por este vídeo: a sexualidade é estrutura subjetiva de cada um, o sujeito sendo hetero ou bissexual. Além disso, muito bem lembrado também, a ideia de que o fazer sexo tem como objetivo a reprodução já foi descontruída (há muito tempo, diga-se).
não precisa ter relação sexual para ser bi ou homo ou hetero. ja viu aquelas amizades com pessoas do mesmo sexo . aqueles amigos inseparáveis eles gostam da muié mas gostam de ficar sempre com aquele amigo . não tem relação entre eles mas no fundo se amam
eu me vejo como hetero, se eu ver uma menina bonita beijaria ela, mas se eu visse um homem bonito não, agr n sei se eu visse um hom
Hmmm mas e as crianças que são trans, por exemplo? Elas já quebram com tudo antes mesmo de terem contato com tudo. Ou não só as trans, mas as que já se identificam com brincadeiras que não são “””feitas para o seu gênero”””, enfim, existem muitas crianças que já quebram com o “esperado” delas antes mesmo de entenderem o que é o esperado.
na minha opinião, a essa altura - mesmo nos primeiros anos - já existe uma enorme carga de expectativas e modelos do desejo funcionando sobre elas ou com elas. E se você pensar que os primeiros funcionamentos do desejo se estrutura no triangulo edipiano na primeira infância, então aí é que já existe muita coisa mesmo nos primeiros anos... faz sentido?
Mas transexualidade não é a mesma coisa que orientação sexual. Tem a ver com identidade de gênero e não pelo o quê te atrai.
mano, eu sou hetero, sinto atração por mulheres e tipo, eu acho q a homossexualidade ou até mesmo a bissesualidade dependem de como a pessoapensa no assunto
Que bom que todo mundo pode ser BI!!!
O principal motivo disso é a influência da pornografia.
Top, simplesmente isso. Sem teoria nem nada, apenas top.
Eu acredito muito na ideia de sexualidade fluída.
Vdd cada um com seus desejos... Eu dou preferência aos nórdicos, lenhador, macho alfa! Kkk
mkkkkkkkkkkkkk
É engraçado né. Como ele disse,mesmo dentro do hetero, há várias variações.
Eu prefiro homens não tão fortes ou magros, sem pelos, cabelo bonito, sensíveis... Meu hetero é bem diferente do seu.
Muito interessante isso.
o cara está tão confuso que não sabe mais exatamente o que é
Eu concordo que não podemos ser reducionista nessa questão. No entanto, acho muito frágil a teoria que a sexualidade é construída em cima da norma instituída pela sociedade ou pelo contexto particular. A título de exemplo, não necessariamente um menina criada por uma mãe solteira lésbica irá se 'tornar' lésbica ou bissexual.
Não sei a resposta para tal questionamento, porém sempre tento dissociar sexualidade e comportamento sexual.
Abraço
A safadeza é transcendental e historico
Bom dia Manu! Sempre bom acordar já tendo um dose diária disponível :)
Não sei se já tem um vídeo sobre esse tópico, mas você poderia falar sobre essa relação de “ódio e amor” ao mesmo tempo. Tenho vivido isso diversas vezes e não sei muito bem como lidar ou entender essa mudança de sentimento tão drástica.
Tenho 16 e nunca estive em um relacionamento amoroso com ninguém, fico com medo q isso atrapalhe a relação. Aliás, como saber que realmente amo?
Ódio e Amor com você mesmo ?Seus sentimentos ? Ou em relação ao outro ? Você tem 16 cara ....é NORMAL estar confuso e isso passa pra maioria. Pra sua idade ...deve ser uma paixonite.
Deve ser os seus hormônios, a sua cabeça tá a mil , ansiedade a mil, pressão, confusão, escola, faculdade, trabalho, vida social, família, insegurança com o próprio corpo , com a vida.
Como saber se você realmente ama ?
R: Se você sente algum sentimento bom em meio ao ódio que você tá sentindo nesse momento.
"Não sou não". 😂
Acredito que um hetero pode ter desejos sutis homoxesuais mas não abre esse campo de energia e foca essa energia toda para os relacionamentos heteros, pensando assim talvez na essencia possamos em grande medida sermos bi, mas cada um é um universo.
Exato, cada um é cada um... eu vivo em um meio com muitas mulheres homo, tenho várias amigas, etc.. mas eu sou hétero, nunca me envolvi com uma mulher. Com toda certeza porque não tenho um pingo de atração por mulheres e sou muito feliz gostando apenas de homens.
Não concordo. As pessoas homossexuais não estão “quebrando as regras da sociedade” ao desejar mesmo sexo, e pessoas hétero não desejam para seguir as regras, pq “assim é ou está a sociedade”. Desejo é inerente à pessoa. Acontece, assim como dor de barriga. É natural, espontâneo, hormonal e emocional. Não é racional, consciente. Se eu vivesse em uma sociedade cujo padrão fosse a homossexualidade, talvez teria um relacionamento com uma mulher para atender ao padrão, mas sem ser apaixonada sexualmente por ela, sem sentir desejo. Digo pq nunca tive qq desejo por mulher
Nossa... foi muito mais longe que eu esperava... (que eu tinha capacidade de ver).
Huauuhuahu ele quer ver mais ele
Vc é um ser muito evoluídos para quem vive no BR . 👏👏👏👏👏👏
Hmmmm complexo de vira-lata
Gustavo Rigueira sim? Quem ? Porque ?
@@diegobsb100 pra quem vive no Brasil? Oq você quer dizer com isso? Que quem vive no Brasil não é evoluído? Fale por você né amigão, se você se acha menos evoluído que alguém de outro país azar né...
Ele leu e compreendeu Foucault.
Justamente porque vivemos em um país onde a educação não é tratada como prioridade, o Emanuel é um homem muito inteligente e também se aperfeiçoou através da leitura, mas eu, você e as outras pessoas também podemos aprender mais.
Concordo plenamente com você.
Sociedade complicou o mundo!
Parece bem estranho agente ouvir isso de um homem hetero!!! Mais ao mesmo tempo é muito legal, isso mostra uma visibilidade de alguém que não se encaixa dentro da bissexualidade. Mais tbm achei interessante o que vc falou, "o sujeito pode está bissexual" depende tbm né?!! Mais achei ótimo essa colocação da sua parte.