Gnt, não dá pra crer!!! Um conteúdo tão top!!! Com mais de mil visualizações até agora e apenas 300 curtidas!?! Depois o povo reclama que não tem conteúdo católico de qualidade... mais o povo consome e não faz o minimo!!! Chocada!!! mais um podcast top!!!! obrigada como sempre!!
Sensacional! Estão de parabéns! Lucca é sábio demais, já aprendi muito com ele! Peço a Deus que ilumine seus passos para fazer a a diferença na educação do Brasil. É uma pena não poder curtir mais de uma vez!
Mais um cara que eu não conhecia e é fera! Já que se falou muito de lógica em defesa da fé hoje. Tragam um dia o Peter Martins do "Cooperadores da verdade".
58:25 Assunto do Fédon, Mênon, República e outros também. Interessante como a filosofia passa a delinear essas concepcoes. Platão, claro, acredita na imortalidade da alma, com uma demonstração que não é de agradar muito; as perguntas, porém, encaminham para verdades mais sofisticadas.
Rapaz vocês podem colocar assim podcast nível hard para pessoas com intelecto avançado, hahaha vou ter que assistir umas 5x com caderno e caneta com pausa e pesquisa kkkk 😅
Todas as pessoas que, a partir da revelação, não tiverem um encontro pessoal, ou seja, quando a fé nao se torna um relaiconamento pessoal baseado na Verdade com a própria Verdade, precisariam questionar e examinar a sua fé, a maturidade dela. Da mesma forma que uma pessoa que teve uma experiência emocional mas não construir seu relacionamento pessoal sobre a Rocha da verdade precisa examinar o que chama de fé, mas não passa de sentimentalismo. Bento XVI dizia que o cristianismo não é um sistema de ideias, mas o encontro com uma Pessoa. O problema dos carismáticos é separar a Pessoa de Sua doutrina/Verdade, e dos tradicionais ou dos que têm um viés mais "intelectuailista" de não transcender a dimensão das ideias o suficiente para um relacionamento vivo com uma Pessoa, o Verbo encarnado. O grande problema está na cisão Pessoa/Doutrina, porque eles são inseparáveis.
🤠 Comentário para tranquilizar os abalados: É importante frisar que a Igreja contempla tanto a visão Tomista quanto a Molinista, que é um modelo que tenta conciliar o livre arbítrio com a predestinação. Também, santos e doutores não são infalíveis. Todos podem e cometeram erros, mas isso não é estranho, na verdade é esperado visto que não temos o atributo da onisciência. Enquanto uma ciência investigativa, a filosofia permite a demolição de algum conceito em razão de um novo desenvolvimento, isto posto, a posição de São Tomás ainda não foi satisfatoriamente contraposta, portanto, ainda é uma descrição muito válida do que é a predestinação. Finalmente, Teologia e Metafísica não devem ser discutidas por quem não domina o minino de lógica, pois esse nível de dilatação conceitual só foi possível porque os próprios autores que se debruçaram sobre o tema eram muito ativos espiritualmente, não a toa muitos são santos, e também tinham uma lógica extremamente aguda. Portanto, uma pessoa mais emocionada vai se chocar com o argumento que foi, brilhantemente, exposto pelo Lucca. Lembro-me de quando me deparei com essas perguntas e com os argumentos, tanto os de Aquino quanto os de Molina, fiquei em crise por semanas até conseguir processar tudo. Compreender a Divina Providência é algo, provavelmente, impossível e qualquer tentativa de explicitar isso é chocante e aterrorizante, porque, de fato, Deus sempre faz o melhor, mas Ele é inescrutável e explicar como Ele faz o Bem é mais complexo do que parece, ainda mais quando a nossa mente está cheia de pecados, por isso, retorne três casas e vá tentar se manter, pelo menos, na primeira morada espiritual. É isso, um abraço.
Então sobre uma caminhada vocacional por exemplo, Deus já me predestinou com uma determinada vocação, dessa forma não tem como eu "escolher" outra? De qualquer modo eu vou eu vou viver a vocação que Deus traçou pra mim desde quando me criou, certo?
Obrigado pela sugestão Vanessa. Pelo nome do convidado tem uma galera que já conhece, sobro o assunto nem sempre tratamos apenas de uma questão, mas a sugestão é boa.
A ideia de soberania, ainda, soa ao modo calvinista, como se Deus quisesse a salvação de uns e a perdição de outros. Parece flertar com o calvinismo e o jansenismo.
O desconhecimento de outros sistemas de pensamento sobre predestinação é espantoso. Não é errado defender uma tese possível, mas dizer que qualquer outra opinião teológica admitida e não condenada pela Igreja é "ridículo" é fazer com que outros teológos de capacidade, e até santos doutores, sejam completamente desconsiderados do assunto em questão.
Sobre predestinação, o entrevistado deveria deixar claro, se ele tem ciência disso, que *o que ele defende não é uma doutrinha católica, mas uma posição teológica possível*. No interior do tomismo, mesmo, de onde surge essa posição teológica, há discordâncias quanto a elas. A posição defendida pelo entrevistado é defendida pelo Pe. Garrigou LaGrange, mas criticada pelo Pe. Marin-Sola, ambos tomistas. E ainda há posições divergentes do tomismo, como a defendida por Santo Afonso de Ligório, São Roberto Belarmino, todos doutores da Igreja. Abordar aquele que talvez é um dos temas mais espinhosos da teologia sem fazer essa distinção é, no mínimo, equivocado. Eu, particularmente, acredito que a posição que deriva de Santo Agostinho em parte de sua obra é meio distorcida, e ele carrega as tintas para poder debater com os pelagianos. A resposta dele e dos tomistas nunca responde de fato a pergunta: se Deus podeira produzir atos infalíveis para a salvação daquela alma e não os produz, e se sem estes atos ela não consegue de forma alguma a salvação, como ela é responsável porum perder uma condição que ela é absolutamente incapaz de alcançar. Mesmo o argumento do pecado original e da massa de perdição que vem dela não é suficiente. Se Deus deixa que ele siga o curso do "tobogã" em que nasceu, isso não resolve ainda a questão anterior. Por isso, a Igreja nunca bateu o martelo sobre como se dá verdadeiramente a predestinação, e quando se defende uma visão teológica, isso precisa sr deixado claro como opinião, e não como doutrina!
Ele tem 3 aulas sobre Predestinação no canal do Instituto Cultural Cristo Rei, de quase 2h cada uma delas. Salvo engano, o assunto será tema de seu Trabalho de Conclusão no TAC.
Muito inteligente esse menino, só não concordo sobre o que ele falou de predestinação, que Deus não dá as graças para os que ele ja sabe que vão se condenar. Por Jesus somos todos salvos e predestinados para o céu, mas o ser humano é livre pra aceitar ou não, Jesus nos ama ate o fim até aqueles que infelizmente vão pro inferno, se não fosse assim para que rezar para conversão de alguem ou rezar pelas almas do purgatório?
Gnt, não dá pra crer!!! Um conteúdo tão top!!! Com mais de mil visualizações até agora e apenas 300 curtidas!?! Depois o povo reclama que não tem conteúdo católico de qualidade... mais o povo consome e não faz o minimo!!! Chocada!!! mais um podcast top!!!! obrigada como sempre!!
Pois é
Lamentável.
O filhos das trevas são mais espertos que os filhos da luz.
Sensacional! Estão de parabéns! Lucca é sábio demais, já aprendi muito com ele! Peço a Deus que ilumine seus passos para fazer a a diferença na educação do Brasil. É uma pena não poder curtir mais de uma vez!
Vou assistir mais umas 3x, com um caderno, papel e caneta como aluna e não como expectadora. Brilhante.
Vocês aí preocupados com o tempo, e nós aqui sem ver o tempo passar...
Gente do céu, que conteúdo rico, Deus seja louvado 🙏
Acertaram demais no convidado. Parabéns pelo Pod!
Que bom que gostou Giliane, esse episódio está muito bom, não deixe de compartilhar.
O brabo, precisa passar por mais podcasts!!!
Deus abençoe essa missão e o sr. Lucca!
É os guri 🫡 se esse cara fica 5h falando eu fico 5h escutando feliz da vida
Mais um cara que eu não conhecia e é fera!
Já que se falou muito de lógica em defesa da fé hoje.
Tragam um dia o Peter Martins do "Cooperadores da verdade".
Já cogitamos o nome dele para estar aqui conosco, ele é muito bom faz um trabalho sensacional, queremos ele nessa mesa um dia.
Um podcast com o Petter Martins seria muito bom mesmo.
Grande Lucca!!!
DEUS SEJA LOUVADO
É us guri 💥 É sempre bom estar em contato com a inteligência do Lucca.
58:25 Assunto do Fédon, Mênon, República e outros também. Interessante como a filosofia passa a delinear essas concepcoes. Platão, claro, acredita na imortalidade da alma, com uma demonstração que não é de agradar muito; as perguntas, porém, encaminham para verdades mais sofisticadas.
Que conteúdo maravilhoso, preciso assistir novamente pra anotar pq dessa vez não estava preparada com material de anotação.
Bizarra a qualidade desse podcast. O lucca é mto brabo
É os guri 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
É os guri! 🔥 baita aula hein....
Que aula!!🔥
neurônios em intensa operação kkkk
É os guri❤️🔥
Meninos estou amando essa sabedoria do convidado
Lucca é uma benção
Muito bom
Nosso amigo Lucca, fundador do ICCR.
Excelente podcast
Muito conteúdo, compartilha essa aula!
Rapaz vocês podem colocar assim podcast nível hard para pessoas com intelecto avançado, hahaha vou ter que assistir umas 5x com caderno e caneta com pausa e pesquisa kkkk 😅
O Lucca é um homem muito sábio! Que Deus continue abençoando a sua vida!
O conhecimento e chave que nos abre a porta pra verdade assim como a ignorância e a tranca que nos prendem a mentira
Quando escuto o Lucca, surge uma vontade de estudar!
É os guri
Todas as pessoas que, a partir da revelação, não tiverem um encontro pessoal, ou seja, quando a fé nao se torna um relaiconamento pessoal baseado na Verdade com a própria Verdade, precisariam questionar e examinar a sua fé, a maturidade dela. Da mesma forma que uma pessoa que teve uma experiência emocional mas não construir seu relacionamento pessoal sobre a Rocha da verdade precisa examinar o que chama de fé, mas não passa de sentimentalismo. Bento XVI dizia que o cristianismo não é um sistema de ideias, mas o encontro com uma Pessoa. O problema dos carismáticos é separar a Pessoa de Sua doutrina/Verdade, e dos tradicionais ou dos que têm um viés mais "intelectuailista" de não transcender a dimensão das ideias o suficiente para um relacionamento vivo com uma Pessoa, o Verbo encarnado. O grande problema está na cisão Pessoa/Doutrina, porque eles são inseparáveis.
assinamos embaixo essa síntese ! muito bom Danilão
Muito bom. Viva Cristo Rei!
Viva Cristo Rei 🙌🏼
O brabooo
Brabo mesmo !
Top 🔝,consegui terminar de ver ,e preciso rever. Ótima entrevista, Lucca vc é demais!
É os guri ❤🔥
Boa! É preciso de um mestre para progredir no início. Acredito que os meus mestres são os melhores possíveis
1.35 Predestinação
que aula
De fato, foi uma aula esse episódio.
Sempre muito bom ouvir o Lucca.
Jovem com muito conhecimento, tá demais o episódio.
Por mais conteúdo assim!!! Fera muito fera
Top top top
É os guri 😅
O terror da CNBB kkkkkkkk é us guri
É us guri! Parabéns aos envolvidos, foi uma baita aula.
🤯 muito top
Topppppp
😢😢😢😢nossa fiquei no ar.
Um pouco difícil de compreender.
Penso e sinto a simplicidade de DEUS.
Assista mais vezes que assim fica o conteúdo!
❤❤❤❤
👏👏👏👏
Incrível ❤️🔥
Muito bom 🙏
1 corintios 10 12-31 Leiam e aprendam.
Onde dá pra eu achar essa resposta do Dave Armstrong ao frankle brunno?
🔥🔥🔥🔥
🤠 Comentário para tranquilizar os abalados:
É importante frisar que a Igreja contempla tanto a visão Tomista quanto a Molinista, que é um modelo que tenta conciliar o livre arbítrio com a predestinação.
Também, santos e doutores não são infalíveis. Todos podem e cometeram erros, mas isso não é estranho, na verdade é esperado visto que não temos o atributo da onisciência. Enquanto uma ciência investigativa, a filosofia permite a demolição de algum conceito em razão de um novo desenvolvimento, isto posto, a posição de São Tomás ainda não foi satisfatoriamente contraposta, portanto, ainda é uma descrição muito válida do que é a predestinação.
Finalmente, Teologia e Metafísica não devem ser discutidas por quem não domina o minino de lógica, pois esse nível de dilatação conceitual só foi possível porque os próprios autores que se debruçaram sobre o tema eram muito ativos espiritualmente, não a toa muitos são santos, e também tinham uma lógica extremamente aguda. Portanto, uma pessoa mais emocionada vai se chocar com o argumento que foi, brilhantemente, exposto pelo Lucca.
Lembro-me de quando me deparei com essas perguntas e com os argumentos, tanto os de Aquino quanto os de Molina, fiquei em crise por semanas até conseguir processar tudo.
Compreender a Divina Providência é algo, provavelmente, impossível e qualquer tentativa de explicitar isso é chocante e aterrorizante, porque, de fato, Deus sempre faz o melhor, mas Ele é inescrutável e explicar como Ele faz o Bem é mais complexo do que parece, ainda mais quando a nossa mente está cheia de pecados, por isso, retorne três casas e vá tentar se manter, pelo menos, na primeira morada espiritual.
É isso, um abraço.
Então sobre uma caminhada vocacional por exemplo, Deus já me predestinou com uma determinada vocação, dessa forma não tem como eu "escolher" outra? De qualquer modo eu vou eu vou viver a vocação que Deus traçou pra mim desde quando me criou, certo?
Ja me escreve gabi operadora do mercadoooo
Sugiro que coloquem de onde é o convidado ou o q ele faz pra gte saber antes de assistir.
Obrigado pela sugestão Vanessa.
Pelo nome do convidado tem uma galera que já conhece, sobro o assunto nem sempre tratamos apenas de uma questão, mas a sugestão é boa.
Quem mais tava no guia de estudos e sabe da loucura que tava aquele grupo? 😂
Vai ficar salvo ?
certamente, a disposição, compartilhe
A ideia de soberania, ainda, soa ao modo calvinista, como se Deus quisesse a salvação de uns e a perdição de outros. Parece flertar com o calvinismo e o jansenismo.
Você será respondido publicamente no meu perfil. Suas acusações são extremamente capciosas, mas não são novidade.
O desconhecimento de outros sistemas de pensamento sobre predestinação é espantoso. Não é errado defender uma tese possível, mas dizer que qualquer outra opinião teológica admitida e não condenada pela Igreja é "ridículo" é fazer com que outros teológos de capacidade, e até santos doutores, sejam completamente desconsiderados do assunto em questão.
Sobre predestinação, o entrevistado deveria deixar claro, se ele tem ciência disso, que *o que ele defende não é uma doutrinha católica, mas uma posição teológica possível*. No interior do tomismo, mesmo, de onde surge essa posição teológica, há discordâncias quanto a elas. A posição defendida pelo entrevistado é defendida pelo Pe. Garrigou LaGrange, mas criticada pelo Pe. Marin-Sola, ambos tomistas. E ainda há posições divergentes do tomismo, como a defendida por Santo Afonso de Ligório, São Roberto Belarmino, todos doutores da Igreja.
Abordar aquele que talvez é um dos temas mais espinhosos da teologia sem fazer essa distinção é, no mínimo, equivocado. Eu, particularmente, acredito que a posição que deriva de Santo Agostinho em parte de sua obra é meio distorcida, e ele carrega as tintas para poder debater com os pelagianos. A resposta dele e dos tomistas nunca responde de fato a pergunta: se Deus podeira produzir atos infalíveis para a salvação daquela alma e não os produz, e se sem estes atos ela não consegue de forma alguma a salvação, como ela é responsável porum perder uma condição que ela é absolutamente incapaz de alcançar. Mesmo o argumento do pecado original e da massa de perdição que vem dela não é suficiente. Se Deus deixa que ele siga o curso do "tobogã" em que nasceu, isso não resolve ainda a questão anterior.
Por isso, a Igreja nunca bateu o martelo sobre como se dá verdadeiramente a predestinação, e quando se defende uma visão teológica, isso precisa sr deixado claro como opinião, e não como doutrina!
Ele tem 3 aulas sobre Predestinação no canal do Instituto Cultural Cristo Rei, de quase 2h cada uma delas. Salvo engano, o assunto será tema de seu Trabalho de Conclusão no TAC.
O entrevistador precisa fazer aulas de dicção .
Muito inteligente esse menino, só não concordo sobre o que ele falou de predestinação, que Deus não dá as graças para os que ele ja sabe que vão se condenar. Por Jesus somos todos salvos e predestinados para o céu, mas o ser humano é livre pra aceitar ou não, Jesus nos ama ate o fim até aqueles que infelizmente vão pro inferno, se não fosse assim para que rezar para conversão de alguem ou rezar pelas almas do purgatório?
Mas se Ele não soubesse quem ja vai ser condenado, teriamos problema com a a oniciencia Dele.
É os guri🔥
🔥🔥