Muito legal ver o Felipe falando sobre o Japão, pois é exatamente como ele descreveu. Moro aqui há alguns anos, meus filhos estudam na escola japonesa e todos os dias eles fazem a limpeza da sala de aula, banheiro, corredores e escadas. Aprendem atividades domésticas (desde culinária, costura, limpeza), fora as matérias normais do dia a dia… e o mais incrível e o que me encanta: aula de educação moral desde a creche!!!!! Não é fácil viver aqui com a correria do trabalho, adaptação com idioma, cuidar da casa e das crianças. Às vezes a solidão e tristeza bate na porta por saudade deste abraço, da conversa na fila da padaria, o pegar uma fruta da árvore do vizinho😁😋… mas não troco estas coisas pela educação e bem estar dos meus filhos!!! Um grande abraço da Terra do Sol Nascente, meninas!😘🇯🇵🇧🇷
Para os brasileiros pode parecer exagero, mas desde o preparo do alimento, ou de qualquer outro produto que será apresentado ou entregue à outra pessoa, os processos, o zelo e o cuidado significa valorização do que é passado e da pessoa que está recebendo.
Verdade, uma amiga japonesa da minha mãe comprou uma chácara e plantou mandioca e na primeira safra ela deu umas pra minha mãe toda descascada e embalada,bem bonitinho! kkkkkkkkk capricho só!
@@GuilhermeTraduçõesTranslations kkk se você não sabe tudo reciclado. É lá as coisas funcionam, você tem uma visão de quem não conhece. Papelão é plástico tudo reciclável. Como eu disse, apenas conhece indo. O cara que nunca foi e diz isso... Ocidental é raso em si mesmo... Lamentável...
Tenho orgulho de ser descendente, meu pai nasceu no Japão e tive oportunidade de viver por 30 anos, foi uma experiência muito boa, o japonês preza muito pela disciplina, creio que é o que falta aqui no Brasil, tudo isso que o Felipe disse é verdade, que bom poder ouvir dele essas palavras sobre o Japão. Quem tiver oportunidade de conhecer o Japão não se arrependerá.
Oq falta no Brasil tem em excesso no Japão, comprometimento, o japonês é tão determinado, tão esforçado e é mesmo, mas por causa disso acaba não vivendo, e o brasileiro mesmo esforçado dá os seus jeitinhos para deixar tudo encima da hora, mas na hora de curtir a criação de Deus, somos os melhores
@@corvo4097 para com essa babação meu irmão, se brasileiro não é esforçado vivendo em um país em frangalhos como esse, nenhum povo de nenhum outro país é, o ditado: "Brasileiro não desiste nunca" não vem por acaso, o esforço que nós fazemos aqui não é metade do que um japonês ou americano faz, e não é achismo não, é relato mesmo de gente que vive no Japão e nos EUA e dizem que muitos brasileiros lá fora acabam se destacando muito em certas profissões pois estão acostumados a trabalhar sempre no 110% enquanto a maioria dos gringos são todos relaxados, preguiçosos, mal se esforçam pra fazer o básico, se o povo brasileiro, um povo tão sofrido e batalhador é preguiçoso na sua concepção então o resto do mundo simplesmente tá em estado vegetativo.
Morei no japao dos 3 aos 9 anos, foi essencial para o desenvolvimento de quem eu sou. É incrível como a disciplina que aprendi e vivi me acompanha até hoje. O Japão é um excelente lugar para se viver.
@@inuyasha7588 Contei só os pontos positivos.. lá morei em kitnets com meus pais, tinhamos pouco pra viver e eles se separaram.. vivi 3 dos 6 anos só com meu pai. Minha família só ligava em datas comemorativas por ser muito caro e na época não existia celular como hoje muito menos ligação em vídeo.. foi um período mt difícil pra nós.. mas graças a Deus, Jesus sempre esteve conosco
O Japão é maravilhoso, vim para ficar três anos e já se passaram vinte e seis. Um aprendizado único de civismo e humanidade e respeito ao semelhante. Aqui seu direito começa quando termina o do outro.
Sim, isso é reflexo de uma sociedade coletivista, diferente do Brasil que é individualista e as pessoas não estão nem aí pros direitos dos outros, é som alto até tarde da noite, é lixo espalhado na frente da sua casa, enfim.
@@camila_costa12 Falou pouco e falou merda ... o Japão é o reflexo de uma sociedade individualista, tanto isso é vdd que até na hora de cumprimentar eles nem apertam a mão um do outro com sinal de respeito ao espaço pessoal do próximo ... característica marcante do individualismo. Não confunda individualismo com egocentrismo ou egoísmo. Não fale do que não sabe. O Brasil é um país essencialmente coletivista e é por isso que estamos nesse eterno atraso.
@@clecioribeiro8256 vc entende muito pouco do assunto e quer ensinar alguém com argumentos esdrúxulos? Ou vc nunca saiu do seu bairro e se julga conhecedor do mundo. Acorda capiau!
Prestar o vestibular e não ser aprovado na primeira tentativa é muito mal visto pela sociedade japonesa, mas eles podem tentar a aprovação quantas vezes quiserem.
@@everardosousa2085 não estava falando besteira. Você pode tentar várias vezes o vestibular, mas se não passar de primeira, socialmente, essa pessoa já é fracassada e vai ser visto assim por toda sociedade. E acredite, a sociedade vai tratar como lixo mesmo. Por isso que os japoneses estudam muito para passar de primeira.
@@Bryan_Kenji_Watanabe ah, isso eu já ouvi falar mesmo, mas o que ele passa o entender ai, é que não da para tentar outras vezes, pelo menos foi isso o que entendi assistindo, e por isso que eu digo que parece que ele tá falando besteira
@@everardosousa2085 basicamente, quase ninguém tenta no Japão. A cultura obriga que passe de primeira. Se não passar, meio que não adianta passar de segunda ou terceira, já que o mercado de trabalho há vai enxergar como um fracassado. Por isso que muitos jovens que não passam de primeira se suicidam. O suicídio meio que apaga a vergonha da família. É uma sociedade louca.
No Japão as crianças desde pequeninas aprendem elas mesma a limparem a escolas, aqui no Brasil se fizerem isso o estatuto da criança e do adolescente vão interferir dizer que é trabalho infantil, isso é um atraso para nosso país!
Evidentemente vc não sabe o q é trabalho infantil, ngm reclama de criança q arruma a própria cama, aqui nós temos problema com criança q vende bala no farol no sol quente
@@yarasoares3379 tenho 54 anos, trabalhei dos 12 anos até os 25 na roça, na maioria das vezes não tinha nem domingo nem feriado, de sol a sol, não morri, ao contrário foi um ótimo aprendizado, hoje em dia muito mi-mi-mi
Nada haver meu querido, na escola onde eu estágio eu peço pro alunos arrumarem as cadeiras e eles arrumam viu ? Então antes de Você falar merda reflita
O problema nao eh so a escola. Sao os pais. Minha irma eh professora infantil e dia de brincadeira no parque ela deixa as criancas a vontade e muitas maes questionam porque seus filhos estão tão sujos! … aqui no Japão tem um periodo que as criancas vao de de bota p a roça plantar arroz e eh no meio da “lama” pois o arroz aqui eh plantado na agua. E nesse periodo tem bastante insetos e pererecas … as criancas se divertem!! Aprendem a conviver com a natureza! Nada que um bom banho nao resolva
O japonês é criado desde pequeno para ser uma pessoa forte, dedicada e competitiva porque o seu povo, mais o que de qualquer país, sabe da efemeridade da vida diante de tantos desastres naturais e que eles não podem perder tempo. É claro que nem todos conseguem se encaixar nessa engrenagem, mas é o mesmo que ocorre em maior ou menor grau em todos os países.
@@Alessandro-1708 , muito doentio pra você que vive num país desorganizado, corrupto, com inflação altíssima, onde o QI da população é baixíssimo, onde existe uma classe tão pobre que vive de renda do governo, onde a criança nasce e a mãe já vai pedir benefício assistencial no INSS porque acredita que a criança é autista. Enfim. Bom é o Brasil, né, amigo. Nada de doentio.
Moro aqui há 8 anos, os japoneses tem um padrão de vida mesmo! O atendimento no comércio deveria ser copiado por outros países, eu acho a escola interessante mas tenham muito cuidado e deixar seus filhos na mão da escola, há uma robotização das mentes, escolha bem sua região também, há regiões muito preconceitosas com estrangeiros, muitas imobiliários não alugam apartamento pra estrangeiros, tem coisa que só quem vive aqui saberá, mas aqui tem quase tudo, segurança, a cidade é limpa, veja se você se adapta.
Oq é verdade mesmo éq muitos não querem ter mais filho!!! isso atrapalha a vida profissional, muitos empresários bem sucedidos adotam um adulto para doar oq possui depois q morrer, a população está envelhecendo e pra economia é complicado!!! cidades irão ficar abandonadas...
Vi um ministério documentário pra isso, as pessoas não tem nem mais tempo pra elas mesmas, pra que ter um filho se nem o tempo de sono eles conseguem ter?
Isso de só poder prestar vestibular uma única vez é mito. Meu filho passou no vestibular e posso dizer que é possível prestar vestibular quantas vezes forem necessárias,ele deve estar se referindo ao Kokou,que é um vestibulinho para o segundo grau que determina o nível da instituição que irá frequentar. O castelo que ele visitou em Kyoto é o de Tokugawa,que o templo tem os três guardiões no subsolo,a representação da vida,morte e eternidade. O templo de ouro!
ouvi dizer que a universidade de Tóquio é a de maior prestígio e quem é aluno tem emprego garantido nas melhores empresas. Então quer dizer que o japonês pode tentar quantas vezes quiser até conseguir ser aprovado na universidade de tóquio? Pq se for assim não faz sentido eles irem pra universidades menos renomadas
@@alphonsealset4780 ,a maior parte das universidades já encaminham seus alunos,nem precisa ser a faculdade os próprios semongaku que são cursos de especialização já o fazem. Como disse,até onde sei não há limites para prestar o vestibular,o que pode ocorrer e o limite ao crédito estudantil,já que os custos costumam ser bem altos. Pra se ter uma ideia a última palestra que fui,constava que para se formar em odontologia por exemplo se gastaria cerca de 28 a 32 milhões de ienes o equivalente a 250 mil dólares,um curso de especialização pode custar o equivalente a uma faculdade básico o equivalente a 6 milhões de ienes ou 60 mil dólares. Sem o crédito estudantil é quase invisível a menos que seja muito rico ou organizado ao ponto de fazer um seguro assim que a criança nasça.
@@alphonsealset4780 Faz sentido sim, vc pode fazer a mesma comparação no Brasil, a USP é considerada uma das melhores universidades do país, as chances são maiores de conseguir sucesso profissional estudando lá do que em outra faculdade menos conhecida ou renomada e nem por isso as pessoas ficam a vida inteira tentando passar no vestibular...
@@VivianMukotakaPhoto Não dá pra fazer essa comparação pq o contexto social é completamente diferente entre os 2 países. O povo japonês dá uma importância muito maior a hierarquia por exemplo. Eu já li relato de um gringo que trabalhou numa multinacional japonesa dizendo que mesmo um funcionário com anos de experiência e mais conhecimento tinha que abaixar a cabeça pra um colega mais novo, na mesma função, só pq ele tinha diploma de tóquio, que era muito superior em termos de status. Ou seja, parece que que esse status te acompanha durante a vida toda e define sua 'casta' na sociedade. Como não vivo no japão não posso afirmar que isso seja verdade, mas consumo muito da cultura deles e por tudo que já vi eu não duvido que as coisas sejam assim de fato.
Sim, concordo. Esse ator foge da regra. Aqui no Br só atrocidade. Temos casos de ex ator pornô que vira deputado fácil. Atrizes que de vendem iguais prostitutas que no fim de carreiras viram "santas" e youTubers. Sem querer falar mal, mas convenhamos que essa classe artística no BR tem a moral bem baixa, e crítico porque as pessoas comuns, muitas delas, acabam reproduzindo o comportamento. É influência social né.
@@clara2forever951 graças ao meu "veneno" não caio em arapucas de gente mal intencionada. Se vc acha que vive em um mundo que só tem gente boa, vc está se enganando. Às vezes a pessoa mais próxima de vc e quem confia é quem não quer o teu bem ou até quer ver o seu bem, mas não melhor do que ela. Só dei um exemplo.
@@RafaelHenrique-oy2pl Não acho que no mundo só tem gente boa como não acho que no mundo só tem gente má. E não gosto de, com a desculpa de criticar, jogar todo mundo no mesmo saco como você fez: "Aqui no Br só atrocidade." "essa classe artística no BR tem a moral bem baixa".
Oiee eu moro aqui no japao e ja viajei para alguns lugares e posso afirmar aqui que tudo que ele disse é desse jeito mesmo…. As vezes comento com meu marido que a gente ate fica constrangido com tanta educação que eles tem pelo cliente !! Isso é foda de mais
Pode prestar quantas vezes quiser o vestibular. O atual primeiro ministro bombou na Tokyo Daigaku duas vezes e passou depois na Waseda, porque ele achou que era fácil, a família toda dele é formada lá...
E é isso mesmo que ele disse. Japão é realmente um país, onde as pessoas se matam de trabalhar, e se matam (suicídio) por conta de excesso de trabalho. Inclusive existe a floresta Aokigahara (floresta do suicídio) onde várias pessoas vão lá, pra tirar a vida. E é triste isso. Eu digo isso por experiência própria, por eu morar aqui no Japão. Além do mais, a população japonesa são bem depressivos (até mesmo eu sou, e muitas vezes penso tirar minha própria vida) é complicado de se viver aqui, pq vc mais vive de trabalho, do que ter vida social. Fora que muitos lugares de trabalho, forçam as pessoas fazerem hora extra, caso contrário, é mandado embora. Fora a exploração que os japoneses tem com nós, estrangeiros (racistas)
Se vc soubesse quanta bobagem ele falou. Só pra começar -No Japão vc presta vestibular quantas vezes quiser - o maior índice de suicídio não é do Japão e sim na Coreia do Sul Entre outras bobagens...
Aqui no Japão dificilmente as pessoas andam comendo pelas ruas. Elas compram pra comer em casa ou dentro do estabelecimento quando há lugar para isso. Até mesmo nos shoppings as pessoas se sentam na praça de alimentação nem que seja para tomar uma casquinha. Eles não vêm com bons olhos as pessoas que andam comendo,principalmente em locais mais sofisticados.
EU MORO NO JAPÃO HÁ 25 ANOS E AS LEIS TRABALHISTAS MUDARAM MUITO! ANTIGAMENTE NÓS FAZÍAMOS 150 HORAS DE TRABALHO E HOJE EM DIA POR LEI E OBRIGATÓRIA SÃO DE 40/60 HORAS
@@jl.castellobranco Creio que este numero seja somente horas extras no mês. Antigamente fazia 5-6 horas extras por dia, mas com mudanças na legislação, no máximo pode ser de 3h/dia na média..
Moro no Japão a 2 anos, e tudo que ele disse é verdade. Você compra um bolo, elas embalam e colocam gelo seco pra não esquentar seu bolo e estragar 💕 adoro essa preocupação que eles tem com o cliente.
Detalhe sobre o que eu reparava tb qdo trabalhava no japão: 70% do tempo no trabalho (trabalho de escritório) eles não estão trabalhando... estão só fingindo, olhando pra tela do PC sem fazer nada. Mesmo pq, é IMPOSSÍVEL ser produtivo trabalhando tantas horas por dia.
@@gabrielepoetisa7849 Se você não for descendente de até quarto grau e nem casada com um descendente (lembrando: de até quarto grau) ou com um japonês. Só te resta ser contrata por uma empresa, ou pode ir como professora de inglês e a ultima é: Pegar um visto de estudante, terá que adiantar 6 meses na faculdade, ter um extrato bancário de até 1.000.000.00 de yenes = 40,000 reais, também terá que mostrar a tua renda, se não tiver, precisa de um fiador. Estudando, poderá (se não me engano) trabalhar 20/40hrs por semana. Lembrando que eles não "gostam" muito de estrangeiros e tudo se torna mais difícil para quem não tem descendência.
Aqui no Japão têm brasileiros que também se suicidam =/ é tão triste. Faz dois meses que um senhor brasileiro se suicidou . Ele pulou de um prédio . . É triste eu me pergunto o que sera que aconteceu com ele . Essa depressão que corrroi por dentro.
Deus me free de não poder sair de casa e não saber se vou morrer de acidente de carro, tiro de assalto da padaria ou pq alguém soltou uma fake news me relacionando a pedofia. Pior ainda, deixar meus filhos sairem p balada e nem saber se vão voltar.
Sempre fui louco com a cultura japonesa, desde criança, por causa dos desenhos e jogos. Recentemente que, lendo relatos de japoneses e pessoas que se mudaram pra lá, percebi o verdadeiro valor do Brasil! Japão, só pra visitar, mesmo.
Da uma.olhada no.comentario.da Eliane Maeda. Pessoas que falam isso nao sentiram a injustica desse pais.. Existe um fake dq Brasil eh bom. So eh pq eh nossa casa e por ter um clima maravilhoso... O resto eh uma bosta...
Que cara bacana! Fala com simplicidade, sem correria, com uma reverencia à cultura e apreço ao diferente, lindo de ser ver. Obrigada Felipe e essas entrevistadoras educadíssimas! Um prazer ouvir e ver!
A escola japonesa é maravilhosa, mas como nada é perfeito, tem muitos casos de discriminação com estrangeiros, bulling, suicídios, os professores são muito rígidos...coisas que poderiam melhorar 😓
Professor ser rígido não é defeito. É algo que o Brasil perdeu a oportunidade de manter e se criou um bando de pncuzinho mimado achando que pode dar na cara de professor. Fora isso tem tudo isso aqui tbm, se vc desconsiderar a maquiagem politizada que essa galerinha dá antes das eleições.
@@mrcubitcho4586 eu n disse que os professores são rígidos, eu disse "MUITO RÍGIDOS" com certeza temos muitos problemas no Brasil, e por N motivos que estou morando fora.O foco do meu comentário são os problemas daqui da escola japonesa assunto do vídeo. N desmerecendo a cultura japonesa no geral é claro!
Estive no Japão e onde estava em Tsu também fui tratada muito bem, de fato existe essa preocupação com a estética, tudo é muito bonito. São muito educados e muitos estavam dispostos em te ajudar, mesmo eu fazendo somente mimica porque não falava nada do idioma e onde fiquei quase ninguém falava inglês. No meu caso foi uma experiência muito enriquecedora.
Essa questão de suicídios no Japão, escutei pela primeira vez em 2010, através de um depoimento de um pastor em uma igreja que eu estava, ele visitou o Japão anos antes e escutou testemunhos sobre essa questão.
JAPONÊS : Se você pode fazer então eu também consigo fazer, ou até melhor. . BRASILEIRO : Se você pode fazer, eu não estou nem aí, você já está fazendo por mim.
Na verdade a realidade no japão é outra Os japoneses por achar que vc é estrangeiro vc tem que trabalhar mais que eles , ou seja se vc é mais novo , pra que eu vou fazer ? É bem assim o pensamento deles . Então só quem moro e viveu lá sabe das coisas que se passa .🙂
@@paah6995 japonês é namakemono mesmo 😂 eu sou japonês de Toyohashi-Shi . Minha mãe é brasileira e meu pai japonês. Senpai não funciona com brasileiros
Esse cara deveria ter um canal de podcast com artistas, tanto de TV, quadrinhos e também as aventuras como essa do Japão....o cara é gente boa demais !! Vi o cara na CCXP, também sou nerd, o cara é mais educado que japonês !!! hehehehe
Vivo no Japão a 30 anos, o acabamento e os detalhes de tudo aqui no Japão e perfeito do jeito que ele falou, a organização no transporte público e a limpeza dos banheiros e impecável ! Você não vê muita gente falando alto na rua, nos transportes públicos ou na vizinhança! Atrás de tudo isso existe um país que é bem exigente para tudo dar certo e organizado, e muitas pessoas não aguentam a pressão que tem que dar certo e muitas vezes agente não tem essa opção, Que PODE dar errado e muitos japoneses acabam tirando a vida ! Conto casos do Japão ! Um abraço a todos e um ótimo Final de Semana. Adoro o Vênus !
Meu primo Fabiano Hasegawa Fregonezi e seu fã Felipe Folgosi ele é professor de Jujitsu lá em São Carlos interior de SP arigato banzai kampai ok pessoal Christian Hassegawa 👍👍👍🙏👏👏👏😀😀🇧🇷🇯🇵⛩
@@aryssobral Tu sabe que Brasileiro com estrangeiro é desse jeito tbm né?Na vdd, nem precisa ser estrangeiro, basta ser do Norte/Nordeste morando no meio pra baixo do Brasil. Falo isso por experiência própria. E por experiência própria, digo com tranquilidade que é melhor ser um Norte/Nodestino Na Ásia, Europa ou América do Norte do que no sul/sudeste do Brasil.
@@mrcubitcho4586 Eu sou do sul e todos os nordestinos gostam daqui. Nunca vi preconceito. Você é que deve ser simpatizante do Ciro Gomes para falar merda dizendo que o nazismo aqui é muito forte. Só um detalhe: aqui o povo trabalha...
@@CheloPpK Não somos frios e mente fechada. Se nunca morou ou se morou pouco tempo não pode falar isso... é justo eu dizer que todo carioca é traficante? É que aqui meu amigo, as pessoas trabalham de domingo a domingo, aqui um não cuida da vida do outro, é cada um na sua casa. Se isso for ser mente fechada...
Trabalho com programação. Meu chefe é um Japonês, é impossível alguém trabalhar mais do que ele e, principalmente com tanta velocidade. São 12, 15 horas de puro trabalho...
O japao na visao de um turista e totalmente diferente o tratamento nao e igual....... Agora fala e faz tudo para ficar para voce ver como sera tratado! Eu moro aqui 25 anos e quem falar que e facil e porque sequer entende o que eles falam! Acabei de me mudar para um lugar que eu pensei ah estao acostumados com estrangeiros cidade turística naooooo....... Morar e invadir o espaço deles e o pior... Minha filha odeia a escola ja passou por umas 5 sempre a tristeza e a frustração mas pelo menos tem esperança de ir para outro pais quando puder mesmo nascida aqui e domina a língua e escrita...limpar por ai e facil quero ver a casa deles sao acumuladores, barata voadora por todo lado isso ninguém fala ne... Os ratos na rua em Osaka e Tokyo anda ate passando farol verde ja kkkkkk
Exatamente Myans !!! Como turista e tudo de bom… morando já muda para outro cenário !!! Mas aí e algo que cada deve descobrir se tiver oportunidade como tivemos e você ainda desfruta !!! Abs
@@renanfernandesbaroni4209 mas lembre-se que político não é uma classe diferenciada, são cidadãos normais ou seja se o cidadão for ruim o político tbm sera
@@AndréLuiz-n2b Acertos não anulam as falhas. Infelizmente nesse caso, os acertos não são suficientes, pois são "adornos", nosso problema é o "alicerce". É enraizado.
Muitas verdades! Bem isso mesmo, eles andam quadras para te levar em algum lugar solicitado por vc. Parece que eles vivem em um mundo à parte e com estilo próprio. Vivo aqui e tbm admiro muito a educação e cultura deles.
Nunca morei ou se quer visitei o Japão, eu os vejo através da TV e agora internet. Pelo que eu percebi eles são muitos perfeccionistas em relação a educação ao estudo a moralidade ao trabalho e a cultura , saber qual é o seu papel na sociedade.
Eu moro aqui há 12 anos ! Eh tudo isso ae que vc falou. Aqui tem o lado bom e o lado ruim tbm. Enfim nem tudo eh mostrado. Enfim pra morar pra mim está sendo bom.
O povo romantiza muito o estilo de ensino e trabalho de países asiáticos como China,Coréia do Sul e Japão. Mal sabe eles a pressão que é, muita gnt com o psicológico ferrado,muito suicídio(principalmente entre os jovens). Pra piorar,a questão da saúde mental ainda é um tabu.
Acho que não é romantizar ana, ele deixou bem claro ali que esses países tem tantos os lados positivos quanto negativos da cultura. É importante enaltecer esses traços culturais que são exemplos de moral e educação
@@jwksfp3454 sim, mas n me referia a ele em si, foi apenas um tópico do assunto :). Por exemplo, já ouvi muitas pessoas (inclusive professores) que falam de todo esse assunto com um brilho... que mal sabe elas o que tem por trás, só olham o méritos da superfície, mas não sabem a dimensão do iceberg por baixo.
@@Ana-cl9wd bem colocado, está longe de ser um mar de rosas. O que vc pensa a respeito? O que cê acredita que leva a ter um indice tao grande de depressão e suicidios?
@@jwksfp3454 Eu penso que poderia manter o trabalho duro(tanto pra trabalho ou estudo) e o bom desempenho, mas de uma maneira mais leve. Saúde mental é um tabu ainda pra eles, eles receberam pressão de todos os lados, até estético. Infelizmente, tem muito bullying nas escolas(um dos principais fatores do suicídio), já ouvi relatos de pessoas nativas desses lugares, que o seu amigo acaba virando seu “inimigo/concorrente”, eles vivem disputando para ser o melhor e pelo 1º lugar em tudo. Eu não acho isso uma maneira saudável de levar as coisas. Tem muito mais coisas, porém ficaria gigante o texto kkkk.
@@Ana-cl9wd pô, te falar que em relação ao trabalho eu já penso que é um dos maiores causadores desses transtornos. eu acho que essa carga horária deles mto exagerada, em outros lugares do mundo as empresas estão optando por trabalhar menos e distribuindo as horas pelo dia. tipo: trabalham de seg a quinta e entram cedo, param no almoço, fecham e vão pra casa e voltam a tarde la pelas 14/ 15hrs e vão ate a noite. os estudos comprovam que esse metodo de carga horária distribuída e menos dias da semana fizeram com que aumentasse o desempenho e o humor/ qualidade de vida dos funcionários
a numeração do lugares lá é diferente mesmo, são 3 números formados por número do quadrante, número do bloco e número da casa em si, me perdi várias vezes kkk
Tirando a parte em que ele fala que as pessoas morrem por excesso de trabalho e que aqui só se presta o vestibular por uma única vez, concordo com praticamente tudo. O vestibular pode sim ser prestado por mais de uma vez! As novas leis trabalhistas limitam a quantidade de horas extras e faz com que as pessoas possam ter mais tempo para descanso e lazer. Antigamente não havia esta limitação, as pessoas faziam muito mais horas extras continuamente, hoje é limitado de 40 horas por mês durante seis meses ao ano. Pelo menos no estado em que eu moro, é bem tranquilo e as empresas costumam seguir as leis trabalhista justamente para não ficarem vulneráveis a processos. Tirando estes dois fatores, está muito bem representado pela experiência que ele e todos nós brasileiros vivenciamos e vivemos aqui! Eu amo muito este país ❤️
Sair depois do trabalho pra beber,na verdade e uma obrigacao para com chefes ou colegas. Nao pode recusar .so morando mais tempo pra entender a cultura.mas qquer experiencia pessoal e unica.
Moro aqui a 21 anos, no trabalho não tem dessa errou e tudo bem! Especialmente para quem faz inspeção ( kensa) eu mesma trabalhei por 4 anos numa fábrica, que se errasse, o cliente viajava por 4 horas até nós só para ver o que e como aconteceu, uma pressão total! E eles chamam a sua atenção de uma forma que você se sente a pior pessoa do mundo! Fiquei trabalhando por 4 anos, e sai com síndrome do pânico. Mas amo esse país! A cultura é incrível!
Tudo em excesso traz pontos negativos. O Japão é um país disciplinado e perfeccionista até de mais; as altas expectativas cobradas por parte dos cidadãos, acaba gerando frustrações. Em contra partida, segurança, educação são bem evidenciadas por lá por causa desse "perfeccionismo". O problema do Brasil é o inverso, embora aqui tenha altos índices de patologias mentais, os brasileiros são conhecido por serem um povinho alegre e prestativo, que mesmo em meio a muitos problemas sempre arrumamos jeitinhos de "esquecer"essas dores de cabeça; no geral a maioria não tá nem aí. Em contra partida, esse relaxamento excessivo colabora com os maiores problemas socioculturais que o país enfrenta: a gente chegou num ponto que literalmente ninguém liga pra um assalto de esquina, pq se transformou em algo normal no cotidiano brasileiro. Corrupção então, pro brasileiro se tornou algo normal ou complexo ["mas veja bem..."]. Enfim, ambos os países tem seus pontos altos e baixos que são refletidos em uma mesma balança.
Fato, vejo tanta gente se desfazer do Brasil, do próprio país, lamentável…como se aqui não existisse corrupção, e nem baixarias na política tbm…o último caso mais grave contra nossa comunidade estrangeira aqui no Japão foi de um ex-político dizendo q nao era certo estrangeiros receberem ajuda de custos do governo por causa da Covid, um absurdo, pagamos impostos altíssimos aqui para não sermos reconhecidos como parte da sociedade…
@@ericaueharaeu1900 sério? Mds, que coisa absurda! O Japão tem muitos pontos altos mas muitos pontos baixos tbm, e xenofobia e desconsideração é um desses. Já conheci um japonês (na verdade ele é Brasileiro nato, os pais deles são nativos do Japão), e ele disse que no Japão as pessoas são educadas mas não são gentis (algo assim) e que os japoneses até recebem bem estrangeiros que vão pra turismo, mas não os estrangeiros imigrantes.
Quem já viveu no Japão diz que o japonês mais velho tem vergonha do que eles fizeram na guerra. Eu digo que eles tem vergonha de terem perdido a guerra. Imagina a cultura deles espalhada pelo mundo igual é feito com a cultura da América.
Sair do seu seu país e passar um tempo e outro é sempre uma experiência positiva. Muda a sua percepção sobre tudo. É legal ver uma celebridade falando de temas mais abrangentes, ao invés de fama e vaidade.
Sim tem muita coisa boa mas nem tudo são flores. Tem o grande problema com Bullying, Xenofobia, Machismo fora o que foi apontado sobre a jornada de trabalho e suicídio porém as taxas são altas porém não a maior
O japonês quase não demonstra afeição e carinho, tem dificuldade de demonstrar isto até mesmo dentro da própria família, isto é normal numa sociedade baseada na disciplina moral e social. Toda a sociedade japonesa é muito disciplinada, até os recém nascidos parecem que tem hora e local pra chorar, é uma disciplina genética, realmente incrível, mas ao mesmo tempo é uma disciplina sufocante, ela oprime, então eles bebem ao ponto de não terem mais as travas morais e sociais da disciplina, mas só os homens, poucas mulheres se atrevem a beber tanto, quando fazem muitas vezes são taxadas de vagabundas, etc. É ainda uma sociedade extremamente machista e hipócrita, como é nas sociedades orientais em geral. Vai demorar várias décadas para isto diminuir, depende muito das novas gerações. Quem vai até Tóquio e ao Monte Fuji, não pode deixar de visitar a Floresta Aokigahara também conhecida como "Florestal dos Suicídios", lá os ditos "fracassados" de Tóquio e cidades vizinhas vão para acampar e cometer suicídio, a floresta é tão assustadora que nem os pássaros cantam no meio dela. O Japão é a beleza da paz e harmonia oriental, mas também mostra seu terror moral e social.
@@josemendes7810 tolerância racial, religiosa, em relação à nacionalidade, opção sexual, o Brasil é isso. Em compensação vai perguntar o que os coreanos, chineses, pensam dos japoneses...
Pelo meu leve conhecimento de Japão baseado em animes, você faz um vestibular no fundamental e esse vestibular meio que decide o vestibular que vc vai fazer pra entrar na faculdade. Isso no Japão eles dão muita importância, tanto que existe ranking de melhores alunos e tals, então se vc n consegue uma boa colocação nesse primeiro vestibular vc está fadado ao fracasso....coisa que é besteira de se pensar. Se alguém tiver uma definição mais formal do que eu tentei explicar eu gostaria de saber. Obrigada
"Japão tem a maior taxa de suícidio do mundo" Lesotho, Guyana, Eswatini, Coréia do Sul, Kiribati, Micronésia, Lituânia, Suriname, Rússia e África do Sul: Somos uma piada pra você?
ótima entrevista, mas sobre o vestibular de só poder fazer apenas uma vez não é verdade. vocês pode fazer quantas vezes quiser, o problema é que se você reprova a primeira vez você é muito criticado pelos amigos, família e sociedade em geral justamente por essa cobrança que há sobre a população japonesa e com isso aumenta as taxas de suicídio por lá.
Tenho amigos que moram no Japão desde os anos 90 e afirmam todas essas belezas destacada no vídeo e também os pontos negativos. A questão do pré-conceito que alguns falam é algo que tem em todo país. Olha no Brasil quando a população ve um venezuelano e boliviano, quantas vezes não reclamaram de chinês aceitando trabalhar ganhando muito menos. Assim como no Brasil acontece coisas ruíns la tb, mas abafam assim como o Brasil faz. Tenho amigos na Europa que queriam ir para o RJ, quando expliquei como era o lugar, mostrei vídeos e notícias a pessoa ficou assustada, porque é isso. O turista tem uma imagem diferente do que realmente é. Meu amigo do Japão diz que o único ponto negativo se comparado ao Brasil é a questão do calor humano, porque eles são reservados e isso é cultural, de resto a educação, respeito com o próximo é outro nivel. Em questão de trabalho se a pessoa não for preparada para trabalhar vai se ferrar porque não tem as leis trabalhistas do Brasil. Esse meu amigo diz que em todos esses anos viu muitos brasileiros irem para o Japão e o Brasil não sai dessas pessoas, fazem corpo mole, tentam passar a perna nos outros e isso é muito explorado na midia de la e difundido entre eles, seja brasileiro ou latinos.
O problema é ter que trabalhar 12 horas todo dia e , muita horas extra nas fabricas !Os relatos dos videos falam de se não fizer horas extras e demitido.
Fui para a Finlândia e consegui ver no primeiro dia. Segundo o guia ele classificou entre as 3 mais bizarras aurora que ele viu. A movimentação das luzes, elas dançando... bizarro! Sempre achei que fosse mentira. Coisa mais fantástica que vi na vida!
Muito legal ver o Felipe falando sobre o Japão, pois é exatamente como ele descreveu. Moro aqui há alguns anos, meus filhos estudam na escola japonesa e todos os dias eles fazem a limpeza da sala de aula, banheiro, corredores e escadas. Aprendem atividades domésticas (desde culinária, costura, limpeza), fora as matérias normais do dia a dia… e o mais incrível e o que me encanta: aula de educação moral desde a creche!!!!!
Não é fácil viver aqui com a correria do trabalho, adaptação com idioma, cuidar da casa e das crianças. Às vezes a solidão e tristeza bate na porta por saudade deste abraço, da conversa na fila da padaria, o pegar uma fruta da árvore do vizinho😁😋… mas não troco estas coisas pela educação e bem estar dos meus filhos!!!
Um grande abraço da Terra do Sol Nascente, meninas!😘🇯🇵🇧🇷
Já morei no Jp morro de saudade
Imagino que não seja fácil pra vc, viver num outro país, outra cultura... Admiro quem consegue, bjos
Eu voltei daí ha uns meses. Saudades 😢
@@brendamariellebm obrigada por pensar assim… pessoas assim que faz a diferença neste mundo!
@@elainemaeda3210 imagina, 😘😘
Para os brasileiros pode parecer exagero, mas desde o preparo do alimento, ou de qualquer outro produto que será apresentado ou entregue à outra pessoa, os processos, o zelo e o cuidado significa valorização do que é passado e da pessoa que está recebendo.
sim, porém, ali no caso era um grande desperdício de matéria prima, que gera lixo sem necessidade.
Verdade, uma amiga japonesa da minha mãe comprou uma chácara e plantou mandioca e na primeira safra ela deu umas pra minha mãe toda descascada e embalada,bem bonitinho! kkkkkkkkk capricho só!
É tanto preparo no alimento que não perdem tempo cozinhando
@@YuunachanNanchan felicidades ao casal
@@GuilhermeTraduçõesTranslations kkk se você não sabe tudo reciclado. É lá as coisas funcionam, você tem uma visão de quem não conhece. Papelão é plástico tudo reciclável.
Como eu disse, apenas conhece indo.
O cara que nunca foi e diz isso...
Ocidental é raso em si mesmo...
Lamentável...
Tenho orgulho de ser descendente, meu pai nasceu no Japão e tive oportunidade de viver por 30 anos, foi uma experiência muito boa, o japonês preza muito pela disciplina, creio que é o que falta aqui no Brasil, tudo isso que o Felipe disse é verdade, que bom poder ouvir dele essas palavras sobre o Japão. Quem tiver oportunidade de conhecer o Japão não se arrependerá.
Passo longe
@@CachosPistache kkkkkkkkkkkk
Oq falta no Brasil tem em excesso no Japão, comprometimento, o japonês é tão determinado, tão esforçado e é mesmo, mas por causa disso acaba não vivendo, e o brasileiro mesmo esforçado dá os seus jeitinhos para deixar tudo encima da hora, mas na hora de curtir a criação de Deus, somos os melhores
@@corvo4097 para com essa babação meu irmão, se brasileiro não é esforçado vivendo em um país em frangalhos como esse, nenhum povo de nenhum outro país é, o ditado: "Brasileiro não desiste nunca" não vem por acaso, o esforço que nós fazemos aqui não é metade do que um japonês ou americano faz, e não é achismo não, é relato mesmo de gente que vive no Japão e nos EUA e dizem que muitos brasileiros lá fora acabam se destacando muito em certas profissões pois estão acostumados a trabalhar sempre no 110% enquanto a maioria dos gringos são todos relaxados, preguiçosos, mal se esforçam pra fazer o básico, se o povo brasileiro, um povo tão sofrido e batalhador é preguiçoso na sua concepção então o resto do mundo simplesmente tá em estado vegetativo.
@@morales1006 meu nobre no Brasil se o cara morrer de trabalhar com certeza não foi por vontade própria.
Morei no japao dos 3 aos 9 anos, foi essencial para o desenvolvimento de quem eu sou. É incrível como a disciplina que aprendi e vivi me acompanha até hoje. O Japão é um excelente lugar para se viver.
Oi tudo bem? Tenho um canal sobre o Japão, Caso se interesse.
Que sorte a sua
Que sorte a sua.
@@inuyasha7588 Contei só os pontos positivos.. lá morei em kitnets com meus pais, tinhamos pouco pra viver e eles se separaram.. vivi 3 dos 6 anos só com meu pai. Minha família só ligava em datas comemorativas por ser muito caro e na época não existia celular como hoje muito menos ligação em vídeo.. foi um período mt difícil pra nós.. mas graças a Deus, Jesus sempre esteve conosco
O Japão é maravilhoso, vim para ficar três anos e já se passaram vinte e seis. Um aprendizado único de civismo e humanidade e respeito ao semelhante. Aqui seu direito começa quando termina o do outro.
Sim, isso é reflexo de uma sociedade coletivista, diferente do Brasil que é individualista e as pessoas não estão nem aí pros direitos dos outros, é som alto até tarde da noite, é lixo espalhado na frente da sua casa, enfim.
@@camila_costa12 falou pouco mas falou tudo
Respeito só ao semelhante em tudo mesmo. Um dos países mais preconceituosos do mundo.
@@camila_costa12 Falou pouco e falou merda ... o Japão é o reflexo de uma sociedade individualista, tanto isso é vdd que até na hora de cumprimentar eles nem apertam a mão um do outro com sinal de respeito ao espaço pessoal do próximo ... característica marcante do individualismo.
Não confunda individualismo com egocentrismo ou egoísmo. Não fale do que não sabe. O Brasil é um país essencialmente coletivista e é por isso que estamos nesse eterno atraso.
@@clecioribeiro8256 vc entende muito pouco do assunto e quer ensinar alguém com argumentos esdrúxulos? Ou vc nunca saiu do seu bairro e se julga conhecedor do mundo. Acorda capiau!
Que cara cheio de cultura e informação, deve ser incrível bater um papo com ele .
Oi tudo bem? Tenho um canal sobre o Japão, Caso se interesse.
Morei no na década de 90, trabalhei duro na fábrica de alimentos, o que sinto saudade é da segurança.....
No Japão muitas coisas são peculiares, eu destaco 2 : Eles são extremamente EDUCADOS e tem um senso de HONRA muito FORTE , AMO essa NAÇÃO !
Oi tudo bem? Tenho um canal sobre o Japão, Caso se interesse.
Prestar o vestibular e não ser aprovado na primeira tentativa é muito mal visto pela sociedade japonesa, mas eles podem tentar a aprovação quantas vezes quiserem.
pesquisei aqui, e não vi nada confirmando isso que esse cara falou, parece que ele tá falando besteira mesmo
@@everardosousa2085 Estava msm...
@@everardosousa2085 não estava falando besteira. Você pode tentar várias vezes o vestibular, mas se não passar de primeira, socialmente, essa pessoa já é fracassada e vai ser visto assim por toda sociedade. E acredite, a sociedade vai tratar como lixo mesmo. Por isso que os japoneses estudam muito para passar de primeira.
@@Bryan_Kenji_Watanabe ah, isso eu já ouvi falar mesmo, mas o que ele passa o entender ai, é que não da para tentar outras vezes, pelo menos foi isso o que entendi assistindo, e por isso que eu digo que parece que ele tá falando besteira
@@everardosousa2085 basicamente, quase ninguém tenta no Japão. A cultura obriga que passe de primeira. Se não passar, meio que não adianta passar de segunda ou terceira, já que o mercado de trabalho há vai enxergar como um fracassado. Por isso que muitos jovens que não passam de primeira se suicidam. O suicídio meio que apaga a vergonha da família. É uma sociedade louca.
No Japão as crianças desde pequeninas aprendem elas mesma a limparem a escolas, aqui no Brasil se fizerem isso o estatuto da criança e do adolescente vão interferir dizer que é trabalho infantil, isso é um atraso para nosso país!
Evidentemente vc não sabe o q é trabalho infantil, ngm reclama de criança q arruma a própria cama, aqui nós temos problema com criança q vende bala no farol no sol quente
@@yarasoares3379 tenho 54 anos, trabalhei dos 12 anos até os 25 na roça, na maioria das vezes não tinha nem domingo nem feriado, de sol a sol, não morri, ao contrário foi um ótimo aprendizado, hoje em dia muito mi-mi-mi
Nada haver meu querido, na escola onde eu estágio eu peço pro alunos arrumarem as cadeiras e eles arrumam viu ? Então antes de Você falar merda reflita
@@CachosPistache kkkkk arrumar cadeira, no Japão ele limpam salas lavam banheiros, você acha que arrumar cadeiras é grande coisa 😂🤣
O problema nao eh so a escola. Sao os pais. Minha irma eh professora infantil e dia de brincadeira no parque ela deixa as criancas a vontade e muitas maes questionam porque seus filhos estão tão sujos! … aqui no Japão tem um periodo que as criancas vao de de bota p a roça plantar arroz e eh no meio da “lama” pois o arroz aqui eh plantado na agua. E nesse periodo tem bastante insetos e pererecas … as criancas se divertem!! Aprendem a conviver com a natureza! Nada que um bom banho nao resolva
O japonês é criado desde pequeno para ser uma pessoa forte, dedicada e competitiva porque o seu povo, mais o que de qualquer país, sabe da efemeridade da vida diante de tantos desastres naturais e que eles não podem perder tempo. É claro que nem todos conseguem se encaixar nessa engrenagem, mas é o mesmo que ocorre em maior ou menor grau em todos os países.
Mundo doentio.
@@Alessandro-1708 , muito doentio pra você que vive num país desorganizado, corrupto, com inflação altíssima, onde o QI da população é baixíssimo, onde existe uma classe tão pobre que vive de renda do governo, onde a criança nasce e a mãe já vai pedir benefício assistencial no INSS porque acredita que a criança é autista. Enfim. Bom é o Brasil, né, amigo. Nada de doentio.
@@s.o.7174 E por acaso eu disse que aqui é país de algodão doce, porra?! Olha lá o que eu disse. Mundo! Mundo!!
@@Alessandro-1708 sim, isso tb fode com o social da pessoa, por isso q lá os homens estão se casando com bonecas
Oi tudo bem? Tenho um canal sobre o Japão, Caso se interesse.
Moro aqui há 8 anos, os japoneses tem um padrão de vida mesmo! O atendimento no comércio deveria ser copiado por outros países, eu acho a escola interessante mas tenham muito cuidado e deixar seus filhos na mão da escola, há uma robotização das mentes, escolha bem sua região também, há regiões muito preconceitosas com estrangeiros, muitas imobiliários não alugam apartamento pra estrangeiros, tem coisa que só quem vive aqui saberá, mas aqui tem quase tudo, segurança, a cidade é limpa, veja se você se adapta.
Imagina um pretao aí no Japão kkkkk os china ia travar no racismo
@@aryssobral "os china"? O racismo já tá em vc!
@@erisonbianchi se os caras vem da chinas eles vão ser o que? Brazucas? É china mesmo.
@@erisonbianchi racismo kkkkk
É as escolas são boas mas não adianta o lugar as escolas não vão ensinar a verdadeira história do mundo só doutrinação
Oq é verdade mesmo éq muitos não querem ter mais filho!!! isso atrapalha a vida profissional, muitos empresários bem sucedidos adotam um adulto para doar oq possui depois q morrer, a população está envelhecendo e pra economia é complicado!!! cidades irão ficar abandonadas...
Kkkk
Bomba demográfica japonesa é algo sem volta
É bom para imigrantes
Vi um ministério documentário pra isso, as pessoas não tem nem mais tempo pra elas mesmas, pra que ter um filho se nem o tempo de sono eles conseguem ter?
Isso de só poder prestar vestibular uma única vez é mito.
Meu filho passou no vestibular e posso dizer que é possível prestar vestibular quantas vezes forem necessárias,ele deve estar se referindo ao Kokou,que é um vestibulinho para o segundo grau que determina o nível da instituição que irá frequentar.
O castelo que ele visitou em Kyoto é o de Tokugawa,que o templo tem os três guardiões no subsolo,a representação da vida,morte e eternidade.
O templo de ouro!
Vdd
ouvi dizer que a universidade de Tóquio é a de maior prestígio e quem é aluno tem emprego garantido nas melhores empresas. Então quer dizer que o japonês pode tentar quantas vezes quiser até conseguir ser aprovado na universidade de tóquio? Pq se for assim não faz sentido eles irem pra universidades menos renomadas
@@alphonsealset4780 ,a maior parte das universidades já encaminham seus alunos,nem precisa ser a faculdade os próprios semongaku que são cursos de especialização já o fazem.
Como disse,até onde sei não há limites para prestar o vestibular,o que pode ocorrer e o limite ao crédito estudantil,já que os custos costumam ser bem altos.
Pra se ter uma ideia a última palestra que fui,constava que para se formar em odontologia por exemplo se gastaria cerca de 28 a 32 milhões de ienes o equivalente a 250 mil dólares,um curso de especialização pode custar o equivalente a uma faculdade básico o equivalente a 6 milhões de ienes ou 60 mil dólares.
Sem o crédito estudantil é quase invisível a menos que seja muito rico ou organizado ao ponto de fazer um seguro assim que a criança nasça.
@@alphonsealset4780 Faz sentido sim, vc pode fazer a mesma comparação no Brasil, a USP é considerada uma das melhores universidades do país, as chances são maiores de conseguir sucesso profissional estudando lá do que em outra faculdade menos conhecida ou renomada e nem por isso as pessoas ficam a vida inteira tentando passar no vestibular...
@@VivianMukotakaPhoto Não dá pra fazer essa comparação pq o contexto social é completamente diferente entre os 2 países. O povo japonês dá uma importância muito maior a hierarquia por exemplo. Eu já li relato de um gringo que trabalhou numa multinacional japonesa dizendo que mesmo um funcionário com anos de experiência e mais conhecimento tinha que abaixar a cabeça pra um colega mais novo, na mesma função, só pq ele tinha diploma de tóquio, que era muito superior em termos de status. Ou seja, parece que que esse status te acompanha durante a vida toda e define sua 'casta' na sociedade. Como não vivo no japão não posso afirmar que isso seja verdade, mas consumo muito da cultura deles e por tudo que já vi eu não duvido que as coisas sejam assim de fato.
Gosto muito deste ator!! Culto e inteligente, é um tipo raro entre os artistas brasileiros!!
Sim, concordo.
Esse ator foge da regra. Aqui no Br só atrocidade. Temos casos de ex ator pornô que vira deputado fácil. Atrizes que de vendem iguais prostitutas que no fim de carreiras viram "santas" e youTubers. Sem querer falar mal, mas convenhamos que essa classe artística no BR tem a moral bem baixa, e crítico porque as pessoas comuns, muitas delas, acabam reproduzindo o comportamento. É influência social né.
@@RafaelHenrique-oy2pl Eita que o veneno está sobrando..rs
@@clara2forever951 graças ao meu "veneno" não caio em arapucas de gente mal intencionada.
Se vc acha que vive em um mundo que só tem gente boa, vc está se enganando. Às vezes a pessoa mais próxima de vc e quem confia é quem não quer o teu bem ou até quer ver o seu bem, mas não melhor do que ela. Só dei um exemplo.
@@RafaelHenrique-oy2pl Não acho que no mundo só tem gente boa como não acho que no mundo só tem gente má. E não gosto de, com a desculpa de criticar, jogar todo mundo no mesmo saco como você fez: "Aqui no Br só atrocidade." "essa classe artística no BR tem a moral bem baixa".
Oiee eu moro aqui no japao e ja viajei para alguns lugares e posso afirmar aqui que tudo que ele disse é desse jeito mesmo…. As vezes comento com meu marido que a gente ate fica constrangido com tanta educação que eles tem pelo cliente !! Isso é foda de mais
São educados só aí, porq aq nem na cara da gente eles olham.
Oi tudo bem? Tenho um canal sobre o Japão, Caso se interesse.
Pode prestar quantas vezes quiser o vestibular. O atual primeiro ministro bombou na Tokyo Daigaku duas vezes e passou depois na Waseda, porque ele achou que era fácil, a família toda dele é formada lá...
Eu Amo o Japão é as pessoas..ka tive uma patroa japonesa é foi uma das melhores pessoas que conheci na minha vida....Viva o JAPÃO 👏👏😁🇯🇵
E é isso mesmo que ele disse. Japão é realmente um país, onde as pessoas se matam de trabalhar, e se matam (suicídio) por conta de excesso de trabalho. Inclusive existe a floresta Aokigahara (floresta do suicídio) onde várias pessoas vão lá, pra tirar a vida. E é triste isso. Eu digo isso por experiência própria, por eu morar aqui no Japão. Além do mais, a população japonesa são bem depressivos (até mesmo eu sou, e muitas vezes penso tirar minha própria vida) é complicado de se viver aqui, pq vc mais vive de trabalho, do que ter vida social. Fora que muitos lugares de trabalho, forçam as pessoas fazerem hora extra, caso contrário, é mandado embora. Fora a exploração que os japoneses tem com nós, estrangeiros (racistas)
So uma correção é mais Xenofobia do que racismo, mas o comentário/depoimento tá excelente
Eu leio os comentários e não vejo falarem muito desse problemas do Japão
pq tu mora aí então?
@@vitohw porquê ele gosta.
Os mangakás que o digam
Exatamente isso que o Felipe falou sim, moro aqui cerca de 30 anos . Amo esse país !!
Sou apaixonada pelo Japão. Moro aqui a dois anos e sempre fui bem tratada por todos. Um povo muito especial ❤️🇯🇵
Oi tudo bem? Tenho um canal sobre o Japão, Caso se interesse.
O que o Felipe tem de bonito, tem de culto! Muito bom!
Se vc soubesse quanta bobagem ele falou.
Só pra começar
-No Japão vc presta vestibular quantas vezes quiser
- o maior índice de suicídio não é do Japão e sim na Coreia do Sul
Entre outras bobagens...
Ele é retrogrado é bozoloide
@@abranco4523 "camada" eletromagnética da Terra foi de doer tbm
Aqui no Japão dificilmente as pessoas andam comendo pelas ruas. Elas compram pra comer em casa ou dentro do estabelecimento quando há lugar para isso. Até mesmo nos shoppings as pessoas se sentam na praça de alimentação nem que seja para tomar uma casquinha. Eles não vêm com bons olhos as pessoas que andam comendo,principalmente em locais mais sofisticados.
Oi tudo bem? Tenho um canal sobre o Japão, Caso se interesse.
Ou come dentro so carro rsrsrs
Eu tenho vergonha de comer andando rs,não acho natural😊
Eu vi a aurora boreal da janela do meu quarto aqui na Suécia. E semana passada consegui ver em um parque aqui perto de casa. Sensacional.
Suécia! Amo esse país. Um sonho a ser realizado.
Esse moço era gato demais! Amava ver ele na Tv!
❤️❤️ Moro aqui no Japão desde 1992… amo esse lugarzinho lindo! aprendo MUITO COM OS JAPONESES!
Eu morei em Hokkaido 5 anos e realmente o japonês é muito educado com nós turistas mais entre eles são pedradas kkkkk
EU MORO NO JAPÃO HÁ 25 ANOS E AS LEIS TRABALHISTAS MUDARAM MUITO! ANTIGAMENTE NÓS FAZÍAMOS 150 HORAS DE TRABALHO E HOJE EM DIA POR LEI E OBRIGATÓRIA SÃO DE 40/60 HORAS
Sempre tem uma forma de burlar. Eu voltei mas tenho amigos que continuam passando das 100 horas.
Mas ainda sim tem empresas que burlam isso, infelizmente e obrigam seus funcionários a seguir esse cronograma
Amigo, 150/7 dá aproximadamente 21 horas e meia de trabalho por dia todos os dias. Será mesmo?
@@jl.castellobranco 150?
@@jl.castellobranco Creio que este numero seja somente horas extras no mês. Antigamente fazia 5-6 horas extras por dia, mas com mudanças na legislação, no máximo pode ser de 3h/dia na média..
Moro no Japão a 2 anos, e tudo que ele disse é verdade. Você compra um bolo, elas embalam e colocam gelo seco pra não esquentar seu bolo e estragar 💕 adoro essa preocupação que eles tem com o cliente.
Oi tudo bem? Tenho um canal sobre o Japão, Caso se interesse.
Que simpático esse rapaz. Continua um gato, não imaginava
o quão carismático ele é.
🥰
Morei no Japão por quase 20 anos e é exatamente isso... sinto muitas saudades de lá, pelo próprio país e pelos amigos e familiares que ficaram por lá.
Oi tudo bem? Tenho um canal sobre o Japão, Caso se interesse.
@@Hidekinjapa Legal, de que lugar do Japão você é?
Detalhe sobre o que eu reparava tb qdo trabalhava no japão: 70% do tempo no trabalho (trabalho de escritório) eles não estão trabalhando... estão só fingindo, olhando pra tela do PC sem fazer nada.
Mesmo pq, é IMPOSSÍVEL ser produtivo trabalhando tantas horas por dia.
Cmo vc foi pra lá? Passou quanto tempo? Qual sua profissão?
@@gabrielepoetisa7849 Se você não for descendente de até quarto grau e nem casada com um descendente (lembrando: de até quarto grau) ou com um japonês. Só te resta ser contrata por uma empresa, ou pode ir como professora de inglês e a ultima é: Pegar um visto de estudante, terá que adiantar 6 meses na faculdade, ter um extrato bancário de até 1.000.000.00 de yenes = 40,000 reais, também terá que mostrar a tua renda, se não tiver, precisa de um fiador. Estudando, poderá (se não me engano) trabalhar 20/40hrs por semana. Lembrando que eles não "gostam" muito de estrangeiros e tudo se torna mais difícil para quem não tem descendência.
@@sainntth cimo soube dessas informações?
@@gleisonferres Pesquise homi;-;
Moro aqui no Japão há 25 anos , e é bem assim mesmo a vida aqui !!!!
Aqui no Japão têm brasileiros que também se suicidam =/ é tão triste. Faz dois meses que um senhor brasileiro se suicidou . Ele pulou de um prédio . . É triste eu me pergunto o que sera que aconteceu com ele . Essa depressão que corrroi por dentro.
Acho que tem a ver com visão social
@@henry6569 o mundo é assustador quando também paramos pra analisar tenso . .
Parabéns Felipe pela sua educação e inteligência Deus abençoe sua vida
Sinceramente, não troco meu Brasil por nenhum país do mundo, é uma vida difícil, temos nossos problemas mas nosso Brasil é maravilhoso...
Eu tb não trocaria. É um país com desafios únicos.
Deus me free de não poder sair de casa e não saber se vou morrer de acidente de carro, tiro de assalto da padaria ou pq alguém soltou uma fake news me relacionando a pedofia.
Pior ainda, deixar meus filhos sairem p balada e nem saber se vão voltar.
Eu também. Já fui visitar alguns países e acho que ser mulher no Brasil não tem igual
Sempre fui louco com a cultura japonesa, desde criança, por causa dos desenhos e jogos. Recentemente que, lendo relatos de japoneses e pessoas que se mudaram pra lá, percebi o verdadeiro valor do Brasil! Japão, só pra visitar, mesmo.
Da uma.olhada no.comentario.da Eliane Maeda. Pessoas que falam isso nao sentiram a injustica desse pais.. Existe um fake dq Brasil eh bom. So eh pq eh nossa casa e por ter um clima maravilhoso... O resto eh uma bosta...
Moro e trabalho ha 30 anos no Japao, amo demais esse país,
Que cara bacana! Fala com simplicidade, sem correria, com uma reverencia à cultura e apreço ao diferente, lindo de ser ver. Obrigada Felipe e essas entrevistadoras educadíssimas! Um prazer ouvir e ver!
Olá,tenho um canal sobre a cultura do japão. fiz este video ua-cam.com/video/-vDWIymHvx4/v-deo.html a beleza dos dentes pretos.
A escola japonesa é maravilhosa, mas como nada é perfeito, tem muitos casos de discriminação com estrangeiros, bulling, suicídios, os professores são muito rígidos...coisas que poderiam melhorar 😓
Kkkk não confunda disciplina bullying e discriminação,turma do Mimimi do caralho....
@@paulocarvalho9671 Sei exatamente diferenciar 👍 eduquei meus filhos no Japão e moro aqui a muitos anos .
@@paulocarvalho9671 leva teu filho para estudar lá ou vai morar lá pra ver
Professor ser rígido não é defeito. É algo que o Brasil perdeu a oportunidade de manter e se criou um bando de pncuzinho mimado achando que pode dar na cara de professor. Fora isso tem tudo isso aqui tbm, se vc desconsiderar a maquiagem politizada que essa galerinha dá antes das eleições.
@@mrcubitcho4586 eu n disse que os professores são rígidos, eu disse "MUITO RÍGIDOS" com certeza temos muitos problemas no Brasil, e por N motivos que estou morando fora.O foco do meu comentário são os problemas daqui da escola japonesa assunto do vídeo. N desmerecendo a cultura japonesa no geral é claro!
Estive no Japão e onde estava em Tsu também fui tratada muito bem, de fato existe essa preocupação com a estética, tudo é muito bonito. São muito educados e muitos estavam dispostos em te ajudar, mesmo eu fazendo somente mimica porque não falava nada do idioma e onde fiquei quase ninguém falava inglês. No meu caso foi uma experiência muito enriquecedora.
Essa questão de suicídios no Japão, escutei pela primeira vez em 2010, através de um depoimento de um pastor em uma igreja que eu estava, ele visitou o Japão anos antes e escutou testemunhos sobre essa questão.
Que legal ouvir o Felipe, uma delicia de entrevista!
JAPONÊS : Se você pode fazer então eu também consigo fazer, ou até melhor. .
BRASILEIRO : Se você pode fazer, eu não estou nem aí, você já está fazendo por mim.
😂 😂 É o contrário 😆 japonês só de ouvir a palavra zangyo sai correndo 😂
Na verdade a realidade no japão é outra
Os japoneses por achar que vc é estrangeiro vc tem que trabalhar mais que eles , ou seja se vc é mais novo , pra que eu vou fazer ? É bem assim o pensamento deles .
Então só quem moro e viveu lá sabe das coisas que se passa .🙂
@@paah6995 japonês é namakemono mesmo 😂 eu sou japonês de Toyohashi-Shi . Minha mãe é brasileira e meu pai japonês. Senpai não funciona com brasileiros
🤣🤣🤣🤣🤣
@@arcovoltaicoX muitos brasileiros também não tem pai e vivem normalmente
Fui em Yokohama em 1994 cara e muito surreal e tudo fantástico, todos educados outro nível.
Que beleza escutar tanta cultura. Esqueci o sobrenome dele. Estou encantada com este viajante tão especial.
Felipe Folgosi.
Procure o canal dele no UA-cam, é o nome dele mesmo, muito conhecimento e também religiosidade.
O Felipe fazia novela na globo eu me lembro continua bonito Deus abençoe ele Felipe ❤👶❤
Esse cara deveria ter um canal de podcast com artistas, tanto de TV, quadrinhos e também as aventuras como essa do Japão....o cara é gente boa demais !!
Vi o cara na CCXP, também sou nerd, o cara é mais educado que japonês !!! hehehehe
Vivo no Japão a 30 anos, o acabamento e os detalhes de tudo aqui no Japão e perfeito do jeito que ele falou, a organização no transporte público e a limpeza dos banheiros e impecável !
Você não vê muita gente falando alto na rua, nos transportes públicos ou na vizinhança!
Atrás de tudo isso existe um país que é bem exigente para tudo dar certo e organizado, e muitas pessoas não aguentam a pressão que tem que dar certo e muitas vezes agente não tem essa opção, Que PODE dar errado e muitos japoneses acabam tirando a vida !
Conto casos do Japão !
Um abraço a todos e um ótimo Final de Semana.
Adoro o Vênus !
Verdade nos somos muito amorosos mas também somos descansado .
Legal Felipe Folgosi parabéns você é um excelente cara admirador da cultura japonesa arigato banzai kampai ok galera 👏👏👏🙏👍👍👍😁😁😀
🇧🇷🇯🇵⛩
Meu primo Fabiano Hasegawa Fregonezi e seu fã Felipe Folgosi ele é professor de Jujitsu lá em São Carlos interior de SP arigato banzai kampai ok pessoal Christian Hassegawa 👍👍👍🙏👏👏👏😀😀🇧🇷🇯🇵⛩
Ótimo vídeo, o Felipe é incrível mesmo. Abraços
Moro no Japão 4 anos e algumas coisas eu discordo do convidado, mas relevo pq um mês é muito pouco pra falar da cultura e o dia a dia do povo .
São uns amores mesmo, tirando a xenofobia, o racismo, o assédio. 😭
@@aryssobral Tu sabe que Brasileiro com estrangeiro é desse jeito tbm né?Na vdd, nem precisa ser estrangeiro, basta ser do Norte/Nordeste morando no meio pra baixo do Brasil. Falo isso por experiência própria. E por experiência própria, digo com tranquilidade que é melhor ser um Norte/Nodestino Na Ásia, Europa ou América do Norte do que no sul/sudeste do Brasil.
@@mrcubitcho4586 Eu sou do sul e todos os nordestinos gostam daqui. Nunca vi preconceito. Você é que deve ser simpatizante do Ciro Gomes para falar merda dizendo que o nazismo aqui é muito forte. Só um detalhe: aqui o povo trabalha...
@@laertesantos7597 o povo do Sul, de longe são os mais frios e mente fechada que resto do país.
@@CheloPpK Não somos frios e mente fechada. Se nunca morou ou se morou pouco tempo não pode falar isso... é justo eu dizer que todo carioca é traficante?
É que aqui meu amigo, as pessoas trabalham de domingo a domingo, aqui um não cuida da vida do outro, é cada um na sua casa. Se isso for ser mente fechada...
Gosto das entrevistas do Felipe tem bastante histórias pra contar em especial a respeito das escrituras
Trabalho com programação. Meu chefe é um Japonês, é impossível alguém trabalhar mais do que ele e, principalmente com tanta velocidade. São 12, 15 horas de puro trabalho...
Seu chefe está doente. Alguém precisa conversar com ele.
Que homem lindo e inteligente meu Deus.
O japao na visao de um turista e totalmente diferente o tratamento nao e igual....... Agora fala e faz tudo para ficar para voce ver como sera tratado! Eu moro aqui 25 anos e quem falar que e facil e porque sequer entende o que eles falam! Acabei de me mudar para um lugar que eu pensei ah estao acostumados com estrangeiros cidade turística naooooo....... Morar e invadir o espaço deles e o pior... Minha filha odeia a escola ja passou por umas 5 sempre a tristeza e a frustração mas pelo menos tem esperança de ir para outro pais quando puder mesmo nascida aqui e domina a língua e escrita...limpar por ai e facil quero ver a casa deles sao acumuladores, barata voadora por todo lado isso ninguém fala ne... Os ratos na rua em Osaka e Tokyo anda ate passando farol verde ja kkkkkk
Exatamente Myans !!! Como turista e tudo de bom… morando já muda para outro cenário !!! Mas aí e algo que cada deve descobrir se tiver oportunidade como tivemos e você ainda desfruta !!! Abs
Mas se é tão ruim, por que você mora aí a tanto tempo?
Eles são muitos cabeça fechada
@@mariadasgracasspbr que pergunta mais inocente, só pq ele destacou pontos negativos não significa que ele vai deixar de morar em um certo lugar.
@@mrcubitcho4586 Essa fic tá boa em Mlk
Tambem ele faz parte de um clip de musica reggae me desculpe se eu estive errado mas acho que e a banda ponto de equilibrio reggae
Um exemplo é o Brasil, onde se reclama dos políticos, mas esquecem que são o espelho da nossa sociedade, que é uma merda.
Político sempre vai ser ladrão, democracia foi feita para não dar certo
Fato.
@@renanfernandesbaroni4209 mas lembre-se que político não é uma classe diferenciada, são cidadãos normais ou seja se o cidadão for ruim o político tbm sera
Você chama de merda uma das sociedades mais tolerantes do mundo em relação à raça, religião, opção sexual?
@@AndréLuiz-n2b Acertos não anulam as falhas. Infelizmente nesse caso, os acertos não são suficientes, pois são "adornos", nosso problema é o "alicerce". É enraizado.
Muitas verdades! Bem isso mesmo, eles andam quadras para te levar em algum lugar solicitado por vc.
Parece que eles vivem em um mundo à parte e com estilo próprio.
Vivo aqui e tbm admiro muito a educação e cultura deles.
Nunca morei ou se quer visitei o Japão, eu os vejo através da TV e agora internet.
Pelo que eu percebi eles são muitos perfeccionistas em relação a educação ao estudo a moralidade ao trabalho e a cultura , saber qual é o seu papel na sociedade.
Eu moro aqui há 12 anos ! Eh tudo isso ae que vc falou. Aqui tem o lado bom e o lado ruim tbm. Enfim nem tudo eh mostrado. Enfim pra morar pra mim está sendo bom.
@@marianahayasaka1641 , eles são xenofóbicos?
@@karlinhaalvarez615 Apenas pelo fato de terem estabelecimentos somente para nativos já diz muito.
@@karlinhaalvarez615 Sim
Se eu pudesse iria pra lá, com toda certeza. O trabalho dignifica o homem!
O povo romantiza muito o estilo de ensino e trabalho de países asiáticos como China,Coréia do Sul e Japão. Mal sabe eles a pressão que é, muita gnt com o psicológico ferrado,muito suicídio(principalmente entre os jovens). Pra piorar,a questão da saúde mental ainda é um tabu.
Acho que não é romantizar ana, ele deixou bem claro ali que esses países tem tantos os lados positivos quanto negativos da cultura. É importante enaltecer esses traços culturais que são exemplos de moral e educação
@@jwksfp3454 sim, mas n me referia a ele em si, foi apenas um tópico do assunto :). Por exemplo, já ouvi muitas pessoas (inclusive professores) que falam de todo esse assunto com um brilho... que mal sabe elas o que tem por trás, só olham o méritos da superfície, mas não sabem a dimensão do iceberg por baixo.
@@Ana-cl9wd bem colocado, está longe de ser um mar de rosas. O que vc pensa a respeito? O que cê acredita que leva a ter um indice tao grande de depressão e suicidios?
@@jwksfp3454 Eu penso que poderia manter o trabalho duro(tanto pra trabalho ou estudo) e o bom desempenho, mas de uma maneira mais leve. Saúde mental é um tabu ainda pra eles, eles receberam pressão de todos os lados, até estético. Infelizmente, tem muito bullying nas escolas(um dos principais fatores do suicídio), já ouvi relatos de pessoas nativas desses lugares, que o seu amigo acaba virando seu “inimigo/concorrente”, eles vivem disputando para ser o melhor e pelo 1º lugar em tudo. Eu não acho isso uma maneira saudável de levar as coisas. Tem muito mais coisas, porém ficaria gigante o texto kkkk.
@@Ana-cl9wd pô, te falar que em relação ao trabalho eu já penso que é um dos maiores causadores desses transtornos. eu acho que essa carga horária deles mto exagerada, em outros lugares do mundo as empresas estão optando por trabalhar menos e distribuindo as horas pelo dia. tipo: trabalham de seg a quinta e entram cedo, param no almoço, fecham e vão pra casa e voltam a tarde la pelas 14/ 15hrs e vão ate a noite. os estudos comprovam que esse metodo de carga horária distribuída e menos dias da semana fizeram com que aumentasse o desempenho e o humor/ qualidade de vida dos funcionários
Vai para Trusa siga a Noruega e eu. A lindeza que tem esse canal mostra sempre as Auroras na cidade dela sempre tem.
a numeração do lugares lá é diferente mesmo, são 3 números formados por número do quadrante, número do bloco e número da casa em si, me perdi várias vezes kkk
Tirando a parte em que ele fala que as pessoas morrem por excesso de trabalho e que aqui só se presta o vestibular por uma única vez, concordo com praticamente tudo.
O vestibular pode sim ser prestado por mais de uma vez!
As novas leis trabalhistas limitam a quantidade de horas extras e faz com que as pessoas possam ter mais tempo para descanso e lazer.
Antigamente não havia esta limitação, as pessoas faziam muito mais horas extras continuamente, hoje é limitado de 40 horas por mês durante seis meses ao ano.
Pelo menos no estado em que eu moro, é bem tranquilo e as empresas costumam seguir as leis trabalhista justamente para não ficarem vulneráveis a processos.
Tirando estes dois fatores, está muito bem representado pela experiência que ele e todos nós brasileiros vivenciamos e vivemos aqui!
Eu amo muito este país ❤️
Sair depois do trabalho pra beber,na verdade e uma obrigacao para com chefes ou colegas. Nao pode recusar .so morando mais tempo pra entender a cultura.mas qquer experiencia pessoal e unica.
Moro. Em Fukui e ele descreveu exatamente como aqui!
Cara a Cris Paiva tá muita linda, mano essa mulher tá resplandecente tô apaixonado por ti Crisssssssss 💕💓❣️
Moro aqui a 21 anos, no trabalho não tem dessa errou e tudo bem! Especialmente para quem faz inspeção ( kensa) eu mesma trabalhei por 4 anos numa fábrica, que se errasse, o cliente viajava por 4 horas até nós só para ver o que e como aconteceu, uma pressão total! E eles chamam a sua atenção de uma forma que você se sente a pior pessoa do mundo! Fiquei trabalhando por 4 anos, e sai com síndrome do pânico. Mas amo esse país! A cultura é incrível!
Tudo em excesso traz pontos negativos. O Japão é um país disciplinado e perfeccionista até de mais; as altas expectativas cobradas por parte dos cidadãos, acaba gerando frustrações. Em contra partida, segurança, educação são bem evidenciadas por lá por causa desse "perfeccionismo".
O problema do Brasil é o inverso, embora aqui tenha altos índices de patologias mentais, os brasileiros são conhecido por serem um povinho alegre e prestativo, que mesmo em meio a muitos problemas sempre arrumamos jeitinhos de "esquecer"essas dores de cabeça; no geral a maioria não tá nem aí. Em contra partida, esse relaxamento excessivo colabora com os maiores problemas socioculturais que o país enfrenta: a gente chegou num ponto que literalmente ninguém liga pra um assalto de esquina, pq se transformou em algo normal no cotidiano brasileiro. Corrupção então, pro brasileiro se tornou algo normal ou complexo ["mas veja bem..."].
Enfim, ambos os países tem seus pontos altos e baixos que são refletidos em uma mesma balança.
Exatamente!
Copiou meu comentário, mau caráter!
Fato, vejo tanta gente se desfazer do Brasil, do próprio país, lamentável…como se aqui não existisse corrupção, e nem baixarias na política tbm…o último caso mais grave contra nossa comunidade estrangeira aqui no Japão foi de um ex-político dizendo q nao era certo estrangeiros receberem ajuda de custos do governo por causa da Covid, um absurdo, pagamos impostos altíssimos aqui para não sermos reconhecidos como parte da sociedade…
@@zs1032 ??? Que comentário irmão???
@@ericaueharaeu1900 sério? Mds, que coisa absurda! O Japão tem muitos pontos altos mas muitos pontos baixos tbm, e xenofobia e desconsideração é um desses. Já conheci um japonês (na verdade ele é Brasileiro nato, os pais deles são nativos do Japão), e ele disse que no Japão as pessoas são educadas mas não são gentis (algo assim) e que os japoneses até recebem bem estrangeiros que vão pra turismo, mas não os estrangeiros imigrantes.
Cris...tem as mãos lindas....muito bem cuidadas, esmalte na cor certa....parabéns....
Quem já viveu no Japão diz que o japonês mais velho tem vergonha do que eles fizeram na guerra. Eu digo que eles tem vergonha de terem perdido a guerra. Imagina a cultura deles espalhada pelo mundo igual é feito com a cultura da América.
Seria uma merda. É só ler o que foi que os japoneses fizeram na China.
Sair do seu seu país e passar um tempo e outro é sempre uma experiência positiva. Muda a sua percepção sobre tudo. É legal ver uma celebridade falando de temas mais abrangentes, ao invés de fama e vaidade.
Muito fofo ele...
Que lindo! Eu também estudei no CEFAM.❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️😘
Sim tem muita coisa boa mas nem tudo são flores.
Tem o grande problema com Bullying, Xenofobia, Machismo fora o que foi apontado sobre a jornada de trabalho e suicídio porém as taxas são altas porém não a maior
Machismo?
@@cuidedasuasaudeantesquesej8967 sim, japoneses tratam mulher como um animal.
@@AndréLuiz-n2b eita, sério?
Realmente a cultura é muito diferente, viver aqui é muito bom
Br Japan 👈👀😃
O japonês quase não demonstra afeição e carinho, tem dificuldade de demonstrar isto até mesmo dentro da própria família, isto é normal numa sociedade baseada na disciplina moral e social. Toda a sociedade japonesa é muito disciplinada, até os recém nascidos parecem que tem hora e local pra chorar, é uma disciplina genética, realmente incrível, mas ao mesmo tempo é uma disciplina sufocante, ela oprime, então eles bebem ao ponto de não terem mais as travas morais e sociais da disciplina, mas só os homens, poucas mulheres se atrevem a beber tanto, quando fazem muitas vezes são taxadas de vagabundas, etc. É ainda uma sociedade extremamente machista e hipócrita, como é nas sociedades orientais em geral. Vai demorar várias décadas para isto diminuir, depende muito das novas gerações.
Quem vai até Tóquio e ao Monte Fuji, não pode deixar de visitar a Floresta Aokigahara também conhecida como "Florestal dos Suicídios", lá os ditos "fracassados" de Tóquio e cidades vizinhas vão para acampar e cometer suicídio, a floresta é tão assustadora que nem os pássaros cantam no meio dela. O Japão é a beleza da paz e harmonia oriental, mas também mostra seu terror moral e social.
Prefiro assim do que uma pessoa calorosa e fingida ...
Felipe é uma pessoa bonita de corpo e alma.👍
Quando falamos dessa cultura e ficamos com boca aberta, é de se perceber que estamos muito atrasados
Não dá pra comparar nações milenares ao Brasil ,esses povos tem como objetivo de vida deixar legado aos seus sucessores .
Atrasado? No que? a sociedade brasileira é uma das mais tolerantes do mundo. Pergunta pros chineses, coreanos, o que eles acham dos japoneses.
@@AndréLuiz-n2b a é sim, percebi a tolerância, cheguei do Japão anteontem,Brasileiro uma "educação" de invejar
Rasparam meu cadeado e tentaram roubar, minha mala
@@josemendes7810 tolerância racial, religiosa, em relação à nacionalidade, opção sexual, o Brasil é isso. Em compensação vai perguntar o que os coreanos, chineses, pensam dos japoneses...
Mew que cara inteligente, da vontade de ouvir ele falar.
EU. LEMBRO NA COPA DO MUNDO NO BRASIL. ELES RECOLHERÃO O LIXO QUE OS BRASILEIROS. JOGARÃO NO CHÃO. QUE VERGONHA. PRA NOS
Discordo. Já havia pessoal contratado exclusivamente para a limpeza. (recolheram, jogaram)
Cris eu tb fiz Cefam aqui em Rio Preto e tb fiquei em sala emprestada!
Mas japonês é assim ,eles não criam quase nada ,mas aperfeiçoam como poucos! Eu respeito a cultura japonesa!
Pelo meu leve conhecimento de Japão baseado em animes, você faz um vestibular no fundamental e esse vestibular meio que decide o vestibular que vc vai fazer pra entrar na faculdade. Isso no Japão eles dão muita importância, tanto que existe ranking de melhores alunos e tals, então se vc n consegue uma boa colocação nesse primeiro vestibular vc está fadado ao fracasso....coisa que é besteira de se pensar.
Se alguém tiver uma definição mais formal do que eu tentei explicar eu gostaria de saber. Obrigada
O cara falando da Aurora boreal e eu jurei que era a cantora Aurora
Quem dera
😂😂
Kkkkk
Golpe do Hyoga o Cavaleiro de Cisne 🦢
não conhecia ele, parece muito gente boa
Olá,tenho um canal sobre a cultura do japão. fiz este video ua-cam.com/video/-vDWIymHvx4/v-deo.html a beleza dos dentes pretos.
"Japão tem a maior taxa de suícidio do mundo"
Lesotho, Guyana, Eswatini, Coréia do Sul, Kiribati, Micronésia, Lituânia, Suriname, Rússia e África do Sul: Somos uma piada pra você?
Esse papo demonstra como viajar é bacana.😀
Olá,tenho um canal sobre a cultura do japão. fiz este video ua-cam.com/video/-vDWIymHvx4/v-deo.html a beleza dos dentes pretos.
O cara e um almanaque, massa.
Aprendo muito com este conteúdo, obrigada
O brasileiro já não está tão caloroso mais não.
nao está mais por conta das leis, pois hoje se der um bom dia já é assedio e da cadeia.
Q papo bom q ele tem. Dá gosto de assistir.😍👏👏👏
esse ator eé demais
O clima ajuda na aproximação ou no isololamento no inverno nos países frios
ótima entrevista, mas sobre o vestibular de só poder fazer apenas uma vez não é verdade. vocês pode fazer quantas vezes quiser, o problema é que se você reprova a primeira vez você é muito criticado pelos amigos, família e sociedade em geral justamente por essa cobrança que há sobre a população japonesa e com isso aumenta as taxas de suicídio por lá.
tinha muita vontade de conhecer o Japão na minha adolescência
Tenho amigos que moram no Japão desde os anos 90 e afirmam todas essas belezas destacada no vídeo e também os pontos negativos. A questão do pré-conceito que alguns falam é algo que tem em todo país. Olha no Brasil quando a população ve um venezuelano e boliviano, quantas vezes não reclamaram de chinês aceitando trabalhar ganhando muito menos. Assim como no Brasil acontece coisas ruíns la tb, mas abafam assim como o Brasil faz. Tenho amigos na Europa que queriam ir para o RJ, quando expliquei como era o lugar, mostrei vídeos e notícias a pessoa ficou assustada, porque é isso. O turista tem uma imagem diferente do que realmente é. Meu amigo do Japão diz que o único ponto negativo se comparado ao Brasil é a questão do calor humano, porque eles são reservados e isso é cultural, de resto a educação, respeito com o próximo é outro nivel. Em questão de trabalho se a pessoa não for preparada para trabalhar vai se ferrar porque não tem as leis trabalhistas do Brasil. Esse meu amigo diz que em todos esses anos viu muitos brasileiros irem para o Japão e o Brasil não sai dessas pessoas, fazem corpo mole, tentam passar a perna nos outros e isso é muito explorado na midia de la e difundido entre eles, seja brasileiro ou latinos.
O problema é ter que trabalhar 12 horas todo dia e , muita horas extra nas fabricas !Os relatos dos videos falam de se não fizer horas extras e demitido.
Fui para a Finlândia e consegui ver no primeiro dia. Segundo o guia ele classificou entre as 3 mais bizarras aurora que ele viu. A movimentação das luzes, elas dançando... bizarro!
Sempre achei que fosse mentira. Coisa mais fantástica que vi na vida!
Imagino, que sorte vc teve
Eu gosto mesmo é do Brasil.
Dois , brasileiro não aprende nunca a parar de babar ovo no que é dos outros , amor próprio e auto estima zero !!!!
Imagine gostar do Varzil
@@vivianamalachias Famoso complexo de vira-lata. O espirito de patriotismo do brasileiro tá indo por água abaixo
@@souigorleite brasileiro vagabundo nunca foi patriota
@@vivianamalachias o brasil é uma merda comparado ao japão em muitos aspectos... isso é fato
Lugar que eu quero ainda conhecer é o Japão e a Coreia do Sul... ❤