Ótimo vídeo parabéns, sem duvida existe diferença entre os três violões, os maciços entregam mais sonoridade aberta. Tenho um Takamine acústicos Gc1- Nat que dá show em sonoridade, não curto violão com captação gosto do estilo classico.
eu não sei quanto tempo tem esse vídeo mas quero relatar minha boa experiência com tampo laminado. Já tive violão com essa característica que tinha um excelente equilibrio e estabilidade nas notas e a grande vantagem, muito resistente a intempéries. Ja tive violão de luthier, com tampo maçico double top e lateral e fundo prensadas com grande projeção que depois de um tempo soava muito artificial no tocar as notas e ja tive violão todo maciço de uma grande marca nacional série lutheria que simplesmente a madeira não aceitou a construção e o violão simplesmente não cantava. Penso o seguinte, você pode ser feliz tendo uma ferrari ou um fusca, dependendo de onde quer chegar. No meu caso em particular, não toco em orquestra, não toco na noite. Apenas gosto de chegar em casa e tocar num Di Giorgio n 28 1976 com tampo laminado e afogar nele meus sentimentos!
Perfeito seu comentário! Também acho que violão com tampo laminado não é sinônimo de violão ruim, depende que tipo de laminado. Os violões martin com tampo laminado são excelentes, várias outras marcas eu percebo esse equilíbro. Di giorgio antigo é sensacional...
A grande diferença quem faz na verdade é o tocador, ou instrumentista, ou músico ou o violonista. De nada adianta um violão top de linha nas minhas mãos por exemplo. É como jogar pérolas a porcos.
Se o último violão a ser testado é, como me parece, um Di Giorgio modelo Master (provavelmente dos anos 2000), ele não possui laterais e fundo maciços, mas também em laminado. Apenas o tampo é em madeira maciça.
Por que esses violões tem duas aberturas no meio , qual nome das aberturas onde fica a tarraxa e pq os takamine não tem aberturas no meio mas tem o nome escrito ? Por favor alguem me tira essa duvida
A diferença do tampo laminado para o tampo maciço é gritante, o maciço se percebe melhor os graves. Mas de olhos fechados acabei gostando mesmo do di giorgio Master, tenho um de 2013 até. O segundo e terceiro vibram, sendo que o terceiro o som é mais aberto e as notas mais corretas.
Gostei dos três! Cada um soa com uma beleza própria. Às vezes eu penso que a construção do violão influencia mais que os tipos de madeiras em sua sonoridade... Os Takamine e os Yamaha, mesmo laminados, têm um ótimo som.
As pessoas são totalmente suscetíveis à opiniões advindas de uma ideia pré-concebida. Claramente no caso específico desses três violões, a diferença de projeção sonora e frequências sonoras, não são muito grande. Ainda assim o que mais se lê nos comentários, é que o maciço é infinitamente superior, nesse caso é superior, mas não tanto quanto e opinam. Esse laminado tem um som melhor do que alguns strinberg de tampo sólido. Assim como já assisti vídeos em que takamine laminado era Claramente melhor do que um strinberg tampo solodo.
O tampo maciço e o todo maciço não tem tanta diferença de som! Neste vídeo, o todo maciço aparenta ter um som mais aberto que o violão que tem só o tampo maciço, mas o que acontece, é que o violão que tem só o tampo maciço é um violão de sete cordas, ou seja, o tampo é um pouco mais grosso do que um violão de 6 cordas, é feito assim para aguentar a tensão das cordas, e isso segura um pouco o som. Mas ainda assim a diferença entre ele e o laminado é muito grande.
Ótimo vídeo! Lembrando que cordas e regulagem mudam muito o som! Eu comprei um Gianini tampo maciço para estudar, mas sem duvidas o violão todo maciço entrega mais médios, graves e agudos! Novamente parabéns pelo vídeo.
Não tem nem comparação. O segundo violão de 7 só com o tampo maciço tem o som mais encorpado e é tão bom quanto o terceiro, todo maciço. Já o primeiro, todo laminado é fraco demais.
Excelente video. Mesmo!! O laminado esconde o som, e tem resposta neutra, flat. O tampo maciço tem mais grave, o grave é profundo - booming - e nao tight como o laminado. As frequencias tambem estao mais audiveis. O maciço ganha em tudo - maior diferença entre as frequencias, grave booming mas com melhor saida.
Há muitos comentários tosco, Ex: eu tive um lãminado q era melhor q um maciço !!, é o mesmo q dizer,: eu tive uma galinha q batia nos galos do terreiro!!!, sou feliz com o .eu fuska!!, e vc!!! pode ficar com sua ferrari!.
Eu diria wue o terceiro tem um som mais rustico axei melhir
4 роки тому+7
Bom vídeo! Comprova que o tampo é o maior responsável pela sonoridade de um violão. O Rozini 7 cordas já apresenta um lindo som, inclusive com mais graves e médios que o de luthier. Lindo timbre do violão de luthier, que tende a melhorar com o tempo, pois parece ser novo ainda. Abraço.
Não percebi a diferença entre os tampos maciços, mas o tampo laminado realmente perde na ressonância. Talvez ajudasse trocar o verniz do tampo por laca indiana.
parece que a definição do todo maciço nos graves é melhor, tal como a ambiência, não sei se é impressão minha ou se tem a ver com a idade da madeira ou a qualidade das cordas
Olá! Sim, nesse caso a madeira ainda é bem nova, acho que ele ainda vai abrir mais o som, mas realmente ele tem uma definição boa de graves e agudos também. Abraço
Muito mais claro o som a rsposta sonora mais robusta! Do todo maçico 👍🏼 e medios super definidos tenho um de tampo maçico que ja da uma diferença más estou partindo para o Todo maçico
É verdade, a madeira do tampo é muito importante da definição do som.
3 роки тому+2
Interessante: eu achei o seguinte: o laminada, tem um som bom, o que tem o tampo de madeira tem um som melhor e o que é todo de madeira tem o melhor som de todos porém eu acho que você tocou muito forte, ou seja com a mesma intensidade que tocou os anteriores e isso fez que o som ficasse muito alto( é como se colocasse um cantor lírico junto de um microfone ele vai estourar o som.) mas eu gostei muito da comparação.
Eu gosto muito de um Di Giorgio laminado que tenho, mas ainda não tinha visto um laminado com uma sonoridade apaixonante como esse ai! Não sei se a qualidade da madeira ou a cura dela, mas os maciços deixaram a desejar. O segundo é o pior, o primeiro tem um potencial acústico firme e muito gostoso de ouvir. O terceiro tem mais vibração, mas não é firme como o primeiro. Portanto o meu favorito em qualidade sonora: é o laminado.
Engraçado! O que tem só tampo maciço já tinha boa parte da potência do inteiro maciço mas não tem a mesma definição. Bão sei se o motivo é só as laterais ou se o terceiro violão por ser um instrumento mais refinado também não tem um tampo de madeira melhor selecionada e melhor trabalhada. Boa comparação
Sim, a diferença de sonoridade é mais perceptível ao vivo, mas mesmo assim depende muito qual o uso que daremos ao violão...por exemplo, se vou plugar em um aplificador, pouco importa que tipo de tampo. Abraço
Tive vários laminados, com timbres muito bons... Mas depois que passei para os maciços nunca mais voltei!! Inclusive o 7 cordas tive 2 da Rozini...um estudante e, hoje tenho ainda um da linha profissional igual ao do vídeo...e por incrível que pareça, o laminado tinha o timbre mais bonito que o atual com tampo maciço!!! E pra comparar timbre de violão de 6 com o 7 cordas é complicado, pois o 7 cordas já é normalmente construído pra ter graves mais encorpados e definidos, tanto que, até seus valores para compra são absurdamente diferentes!!!
Olha, isso não é simples... talvez um luthier experiente consiga reconhecer com o toque mas, no geral, a melhor forma é procurar as especificações do fabricante. O tampo maciço é possível saber pela abertura (boca) do violão, se vc observar sobreposição de madeiras é laminado, se não, é maciço, agora as laterias e o fundo não tem como saber apenas pela observação.
@@RenatoBeckerGuitar obrigada pela sua atenção. Eu comprei um Takamine série EG220c. Para aprender a tocar. Mas não me ligava nisso. Só sei que o tampo dele é spruce plywood. Obrigada. E parabéns pelo vídeo.
Seria interessante se a construção de ambos fosse a mesma. Mas um laminado seis cordas, um tampo maciço de sete cordas(já muda a construção, estrutura etc), e um todo maciço, mas de outro fabricante (uma terceira construção). Não dá pra ter parâmetro.
Então, realmente, seria ótimo. Se um dia tiver oportunidade vou fazer um vídeo dessa forma... Mas olha só, se a gente pensar que 80% da sonoridade do violão depende da madeira do tampo, já dá pra ter uma ideia sobre as diferenças entre essas madeiras.
Nossa, a diferença é bem grande, com certeza o inteiro maciço é bem melhor, mas tem a questão do preço tb, são muito mais caros, mas o violão só com o tampo maciço e o resto do corpo laminado tem um som muito bom também e tem preços bastante acessíveis.
Parabéns pelo vídeo. Tenho um eagle ch888 com aprox. 27 anos. Sei que o tampo é laminado... e ate pensei em trocar, pois amo o braço desse violao... mas tenho duvidas se o laminado, na idade em que esta, terá upgrade no som... pois pela idade, imagino que um tampo novo, mesmo que solido talvez não traga melhorias...
Que bacana heim! Esses antigos são muitos bons! Realmente eu manteria ele original, talvez mexeria apenas no rastilho e pestana fixa (nut), mas no tampo não, muito arriscado...Eu já toquei com esses antigos, por volta de 2002, vinha na cor verde original, um violão sensacional...
Entre o totalmente laminado e o de tampo maciço pouco se nota a diferença. (aos ouvidos de um leigo). Mas visivelmente o totalmente maciço tem um som superior.
Gostei muito do vídeo, se não falar poucos perceberiam a diferença, mas sem dúvida, esse seu todo maciço tem um som mais "limpo", mas é complexo, eu tenho um violão laminado e um com o tampo maciço, pra solar acho o tampo maciço bom,mas pra uma levada, músicas batidas de acordes, prefiro o laminado, parece que não ter nitidez os acordes ficam mais homogêneos e acompanha melhor outros instrumentos, deve ser o tipo da madeira do tampo maciço que é spruce, talvez um mogno seria melhor os harmonicos, obrigado pelo vídeo
Olá George! Falou tudo, também acho que laminado não é sinônimo de um violão ruim ou inferior, veja os violões da Martin com tampo laminado, são sensacionais. Abraço.
@@RenatoBeckerGuitar isso, uma questão da proposta também, o que muita gente esquece. Uma coisa que vejo também é a resistência, já vi muito violão maciço quebrado,
Olá amigo, acho que são propostas diferentes, já toquei com esse folk da Strinberg, acho o volume de som dele impressionante, mas, acaba perdendo da definição do tagima. Quando plugado a diferença é maior, na minha opinião, o Tagima ganha...
Obrigado pelo vídeo!! Dentre esses do vídeo, prefiro a sonoridade do tampo maciço. Sabe me dizer qual é o tipo daquele da igreja? É um Crafter, se não me engano. Gosto muito da sonoridade dele.
Gostei. O laminado tem uma sonoridade xocha . O tampo maciço sonoridade acima da média. Já o todo maciço a sonanirade é brilhante com acordes perfeitos.
Olá! Então, meu 7 cordas é abeto também, comprei ele há 10 anos, só melhora. Depende de onde vem a madeira, no geral pode crer que ele vai melhorando com o passar dos anos. Abraço
Olá, o concorrente dele seria o rx216, pois é todo maciço, mas daí o preço vai lá nas alturas, nesse caso pegaria o rozini. Comparando com o rx213 ficaria com o di Giorgio com certeza. Abraço
@@RenatoBeckerGuitar obrigado pela resposta! Tem um rozini e um master aqui na cidade, o master usado, tem 10 anos, por 1600 reais, o rozini novo por 1300 vou ficar com o master! Vlw
@@devgalileu Ah entendi, bom, pelas madeiras do Master ele só vai melhorando com o tempo, mas toque nos dois e veja o que agrada mais. Pra mim o que manda mesmo é o som, quando toquei o Master foi o que me mais me agradou. Se estiver em bom estado, sem riscos, sem camada de tinta para encobrir defeitos, braço alinhado, trastes bons, acho que vale à pena...
Ótimo vídeo, parabéns. Sabe me dizer se vale a pena comprar um violão da china todo maciço ou um todo laminado pelo mesmo preço aqui no Brasil? Pois encontrei vários violões na china pelos aplicativos e de marcas desconhecidas aqui no Brasil, todos maciços e parecem que são de boas fábricas. Alguns entre 700 e 1000 reais. O que você acha?
Olá, obrigado! Olha, sobre os violões, fica difícil opinar sem conhecer as marcas. A China tem violões de 7 dólares, totalmente desconhecidos, péssimos na qualidade dos materiais... Sei lá, tenta ver se consegue achar algo sobre as marcas e a fabricação, pois pode ser furada... Abraço
Mil vezes o todo laminado!!!! Otario é quem paga mais caro!!! Todos fazem a mesma coisa! É tudo igual! Kkkkk Brincadeira... Querido as cordas são da mesma marca e a tensão das cordas é a mesma? Os três violões estão com a mesma altura do rastilho? Abs e ótimo vídeo!
4 роки тому+5
Muito bom o vídeo, Renato! Fiz um vídeo parecido, comparando 3 violões (Laminado, tampo sólido e todo sólido). Compartilho aqui o link: ua-cam.com/video/mvLY0jDgvZE/v-deo.html
Vídeo era o que eu estava procurando! Valeu
Opa! Que bom! Abraços
Show de bola mestre, gostei bastante. Vídeo ótimo, justamente o q eu procurava. OBG
Ótimo vídeo parabéns, sem duvida existe diferença entre os três violões, os maciços entregam mais sonoridade aberta. Tenho um Takamine acústicos Gc1- Nat que dá show em sonoridade, não curto violão com captação gosto do estilo classico.
Muito bom o vídeo
1:40 - Tampo laminado - Rozini RX201
2:39 - Tampo maciço - Rozini RX227
3:22 - Inteiro maciço - Di Giorgio Master
eu não sei quanto tempo tem esse vídeo mas quero relatar minha boa experiência com tampo laminado. Já tive violão com essa característica que tinha um excelente equilibrio e estabilidade nas notas e a grande vantagem, muito resistente a intempéries. Ja tive violão de luthier, com tampo maçico double top e lateral e fundo prensadas com grande projeção que depois de um tempo soava muito artificial no tocar as notas e ja tive violão todo maciço de uma grande marca nacional série lutheria que simplesmente a madeira não aceitou a construção e o violão simplesmente não cantava. Penso o seguinte, você pode ser feliz tendo uma ferrari ou um fusca, dependendo de onde quer chegar. No meu caso em particular, não toco em orquestra, não toco na noite. Apenas gosto de chegar em casa e tocar num Di Giorgio n 28 1976 com tampo laminado e afogar nele meus sentimentos!
Perfeito seu comentário! Também acho que violão com tampo laminado não é sinônimo de violão ruim, depende que tipo de laminado. Os violões martin com tampo laminado são excelentes, várias outras marcas eu percebo esse equilíbro. Di giorgio antigo é sensacional...
A grande diferença quem faz na verdade é o tocador, ou instrumentista, ou músico ou o violonista. De nada adianta um violão top de linha nas minhas mãos por exemplo. É como jogar pérolas a porcos.
Pra quem não toca profissionalmente, não precisa melhor mesmo que um Di Giorgio desses antigos. Maravilhosos por sinal.
@@pauloalexandrefonseca664 pior que é ksks
@@zehailtoncompositor qual.modelo no caso ?
Se o último violão a ser testado é, como me parece, um Di Giorgio modelo Master (provavelmente dos anos 2000), ele não possui laterais e fundo maciços, mas também em laminado. Apenas o tampo é em madeira maciça.
Olá, este é o modelo todo maciço... O ano dele é 2017.
Inteiro maciço ganhou.
Esse vídeo é um dos melhores que eu já ví.
Obrigado!!!
Eu achei que entre o tempo maciço e o todo maciço não há muita diferença. Ambos são melhores que o todo laminado.
Por que esses violões tem duas aberturas no meio , qual nome das aberturas onde fica a tarraxa e pq os takamine não tem aberturas no meio mas tem o nome escrito ? Por favor alguem me tira essa duvida
Uma grande diferença cara,o maciço é bem mais encorpado
O Tampo Maciço e o Maciço completo , tem o som bem próximo, porem o todo maciço tem um som mais doce, mais atenuado.
Parabéns pelo comparativo..
Como chama essa música do começo
Gostei mais do só o tampo maciço.
Renato Becker eu não sei a diferença
Prefiro o tampo sólido. Acho equilíbrio nele
O violão todo maciço é muito diferente o som e em segundo lugar o violão só com o tampo maciço.
A diferença do tampo laminado para o tampo maciço é gritante, o maciço se percebe melhor os graves. Mas de olhos fechados acabei gostando mesmo do di giorgio Master, tenho um de 2013 até. O segundo e terceiro vibram, sendo que o terceiro o som é mais aberto e as notas mais corretas.
Inteiro maciço é bem superior, mas vale o custo-benefício? Depende do uso que vai dar e de quem vai tocar. Simples.
Só pegar um da China ali.
Excelente! Ótima iniciativa!
Caramba ...eu gostei muiiiiito mais do segundo violão . Parabéns pelo vídeo !!!
Gostei mais do 'do meio' rs: Laminado com tampo maciço. Vai entender hehe.
👍👍👍
O com tampo maciço é ligeiramente melhor que o laminado, mas o inteiramente maciço tem um timbre e uma projeção muito superior aos outros.
Gostei dos três! Cada um soa com uma beleza própria. Às vezes eu penso que a construção do violão influencia mais que os tipos de madeiras em sua sonoridade... Os Takamine e os Yamaha, mesmo laminados, têm um ótimo som.
As pessoas são totalmente suscetíveis à opiniões advindas de uma ideia pré-concebida.
Claramente no caso específico desses três violões, a diferença de projeção sonora e frequências sonoras, não são muito grande.
Ainda assim o que mais se lê nos comentários, é que o maciço é infinitamente superior, nesse caso é superior, mas não tanto quanto e opinam.
Esse laminado tem um som melhor do que alguns strinberg de tampo sólido. Assim como já assisti vídeos em que takamine laminado era Claramente melhor do que um strinberg tampo solodo.
Todo maciço eu gostei mais
o teste blind seria interessante, pois ficamos com o timbre de preferência pessoal, sem influência sobre a qualidade ou preço.
Verdade!!
Não tem comparação. O maciço possui muito mais sustentação e definição.
Os violões da Rozini são muito bons. Em minha opinião são o melhor custo benefício no mercado.
Violão bom tanto faz ?sempre o mais caro
Ola professor ! O violão maciço e melhor
É o inteiro maciço realmente mostrou melhor som, um som mais limpo, mais brilhante..
O inteiro macisso é mais grave e mais brilhante
Meu Di Giorgio laminda, modelo estudante de 1974 da show em qualquer um desses violões. Eu prefiro o laminado.
Gostei mais do totalmente maciço
O tampo maciço e o todo maciço não tem tanta diferença de som! Neste vídeo, o todo maciço aparenta ter um som mais aberto que o violão que tem só o tampo maciço, mas o que acontece, é que o violão que tem só o tampo maciço é um violão de sete cordas, ou seja, o tampo é um pouco mais grosso do que um violão de 6 cordas, é feito assim para aguentar a tensão das cordas, e isso segura um pouco o som. Mas ainda assim a diferença entre ele e o laminado é muito grande.
Show de bola!!! Parabéns pelo video!!!
E aí meu velho! Blz? Obrigado! Abraços!
@@RenatoBeckerGuitar maravilha companheiro! Meus sinceros parabéns pelo trabalho! Sucesso!
Ótimo vídeo! Lembrando que cordas e regulagem mudam muito o som! Eu comprei um Gianini tampo maciço para estudar, mas sem duvidas o violão todo maciço entrega mais médios, graves e agudos! Novamente parabéns pelo vídeo.
Boa explicação
👍😀
Não tem nem comparação. O segundo violão de 7 só com o tampo maciço tem o som mais encorpado e é tão bom quanto o terceiro, todo maciço. Já o primeiro, todo laminado é fraco demais.
Todo laminado tem o som melhor que o de tampo maciço , e o som do todo maciço mais aberto , mais bonito .
Excelente video. Mesmo!!
O laminado esconde o som, e tem resposta neutra, flat.
O tampo maciço tem mais grave, o grave é profundo - booming - e nao tight como o laminado. As frequencias tambem estao mais audiveis.
O maciço ganha em tudo - maior diferença entre as frequencias, grave booming mas com melhor saida.
Opa, obrigado, ótimo resumo!
Há muitos comentários tosco, Ex: eu tive um lãminado q era melhor q um maciço !!, é o mesmo q dizer,: eu tive uma galinha q batia nos galos do terreiro!!!, sou feliz com o .eu fuska!!, e vc!!! pode ficar com sua ferrari!.
😱😂😂
Todos na sua mão ficaram ótimos ! Qual nome dessa música por gentileza?
Obrigado, parceiro. É um trecho da greensleaves, autor desconhecido, período barroco.
Troquei o tampo pra um maciço, madeira Canadense Sitka Spruce.
Ficou com som mais aberto mas ainda falta grave pois a madeira ainda é nova.
Que bacana,! Uma vez fiz orçamento para trocar tampo mas achei muito caro, era o preço do violão, mas se vale a pena tá ótimo.
Entre os três o maciço tem maior qualidade sonora
maciço é indiscutivelmente superior
Qual madeira desse violão todo maciço?
Fundo e laterais de kaoba maciça
Tampo em spruce canadense maciço
Escala em ébano da Índia
Braço em cedro
@@RenatoBeckerGuitar obrigada!
Eu diria wue o terceiro tem um som mais rustico axei melhir
Bom vídeo! Comprova que o tampo é o maior responsável pela sonoridade de um violão. O Rozini 7 cordas já apresenta um lindo som, inclusive com mais graves e médios que o de luthier. Lindo timbre do violão de luthier, que tende a melhorar com o tempo, pois parece ser novo ainda. Abraço.
Não percebi a diferença entre os tampos maciços, mas o tampo laminado realmente perde na ressonância. Talvez ajudasse trocar o verniz do tampo por laca indiana.
O primeiro tampo laminado👏
parece que a definição do todo maciço nos graves é melhor, tal como a ambiência, não sei se é impressão minha ou se tem a ver com a idade da madeira ou a qualidade das cordas
Olá! Sim, nesse caso a madeira ainda é bem nova, acho que ele ainda vai abrir mais o som, mas realmente ele tem uma definição boa de graves e agudos também. Abraço
Eu achei o som do violão todo sólido um pouco grave agora o de tampo sólido achei melhor porque o som é mais agudo e eu gosto de som mais agudo
@@robertomartins1092 Sim, é um violão com madeira mais aberta mesmo, comprei em 2009
Muito mais claro o som a rsposta sonora mais robusta! Do todo maçico 👍🏼 e medios super definidos tenho um de tampo maçico que ja da uma diferença más estou partindo para o Todo maçico
É verdade, a madeira do tampo é muito importante da definição do som.
Interessante: eu achei o seguinte: o laminada, tem um som bom, o que tem o tampo de madeira tem um som melhor e o que é todo de madeira tem o melhor som de todos porém eu acho que você tocou muito forte, ou seja com a mesma intensidade que tocou os anteriores e isso fez que o som ficasse muito alto( é como se colocasse um cantor lírico junto de um microfone ele vai estourar o som.) mas eu gostei muito da comparação.
Eu gosto muito de um Di Giorgio laminado que tenho, mas ainda não tinha visto um laminado com uma sonoridade apaixonante como esse ai! Não sei se a qualidade da madeira ou a cura dela, mas os maciços deixaram a desejar. O segundo é o pior, o primeiro tem um potencial acústico firme e muito gostoso de ouvir. O terceiro tem mais vibração, mas não é firme como o primeiro. Portanto o meu favorito em qualidade sonora: é o laminado.
Engraçado! O que tem só tampo maciço já tinha boa parte da potência do inteiro maciço mas não tem a mesma definição. Bão sei se o motivo é só as laterais ou se o terceiro violão por ser um instrumento mais refinado também não tem um tampo de madeira melhor selecionada e melhor trabalhada. Boa comparação
Pra mim todos soam bem . sei que a diferença de preço costuma ser gigante e aí vai de cada um.
Sim, a diferença de sonoridade é mais perceptível ao vivo, mas mesmo assim depende muito qual o uso que daremos ao violão...por exemplo, se vou plugar em um aplificador, pouco importa que tipo de tampo. Abraço
Tive vários laminados, com timbres muito bons...
Mas depois que passei para os maciços nunca mais voltei!!
Inclusive o 7 cordas tive 2 da Rozini...um estudante e, hoje tenho ainda um da linha profissional igual ao do vídeo...e por incrível que pareça, o laminado tinha o timbre mais bonito que o atual com tampo maciço!!!
E pra comparar timbre de violão de 6 com o 7 cordas é complicado, pois o 7 cordas já é normalmente construído pra ter graves mais encorpados e definidos, tanto que, até seus valores para compra são absurdamente diferentes!!!
O que acha dos violões da Carvalho lutheria?
Acho sensacional! Mas se fosse comprar com as madeiras que gosto, o valor sobe bastante...
Amigo, entre o Cort mr600, e o takanine gd12, e o novo lançamento da strinberg dublin 50
Qual desses tem a sonoridade melhor? To muito na duvida
Mano não sei qual comprou, mas comprei um takamine gd12 e achei perfeito ta doido
Bom trabalho.
Obrigada pelo vídeo. Mas como identificar o violão maciço e um violão laminado ?
Olha, isso não é simples... talvez um luthier experiente consiga reconhecer com o toque mas, no geral, a melhor forma é procurar as especificações do fabricante. O tampo maciço é possível saber pela abertura (boca) do violão, se vc observar sobreposição de madeiras é laminado, se não, é maciço, agora as laterias e o fundo não tem como saber apenas pela observação.
@@RenatoBeckerGuitar obrigada pela sua atenção. Eu comprei um Takamine série EG220c. Para aprender a tocar. Mas não me ligava nisso. Só sei que o tampo dele é spruce plywood. Obrigada. E parabéns pelo vídeo.
Seria interessante se a construção de ambos fosse a mesma. Mas um laminado seis cordas, um tampo maciço de sete cordas(já muda a construção, estrutura etc), e um todo maciço, mas de outro fabricante (uma terceira construção). Não dá pra ter parâmetro.
Então, realmente, seria ótimo. Se um dia tiver oportunidade vou fazer um vídeo dessa forma... Mas olha só, se a gente pensar que 80% da sonoridade do violão depende da madeira do tampo, já dá pra ter uma ideia sobre as diferenças entre essas madeiras.
Gostei mais do tampo sólido
Maravilha!
O todo maçiso é o melhor
O Master tem tensor?
Olá, tem sim
Nossa como eu quero esse inteiro maciço!!! O laminado as notas saíram mais abafadas e frouxas, já nos maciços as notas saíram mais nítidas e fortes!
👍👍👍🙌
Nossa, a diferença é bem grande, com certeza o inteiro maciço é bem melhor, mas tem a questão do preço tb, são muito mais caros, mas o violão só com o tampo maciço e o resto do corpo laminado tem um som muito bom também e tem preços bastante acessíveis.
Verdade, são mais caros, as vezes , dependendo do uso, um tampo maciço já é o suficiente.
Realmente dá pra sentir diferenças entre cada um deles, é óbvio que prefiro o timbre do violão maciço
Preferi o som do violão com tampo maciço.
Boa! É um violão muito bom, já bastante tocado, isso ajuda muito na sonoridade
Gente, qual a primeira música ele toca no teste dos violões?
Olá! A musica é Greensleeves, autor desconhecido. Abraço
Parabéns pelo vídeo. Tenho um eagle ch888 com aprox. 27 anos. Sei que o tampo é laminado... e ate pensei em trocar, pois amo o braço desse violao... mas tenho duvidas se o laminado, na idade em que esta, terá upgrade no som... pois pela idade, imagino que um tampo novo, mesmo que solido talvez não traga melhorias...
Que bacana heim! Esses antigos são muitos bons! Realmente eu manteria ele original, talvez mexeria apenas no rastilho e pestana fixa (nut), mas no tampo não, muito arriscado...Eu já toquei com esses antigos, por volta de 2002, vinha na cor verde original, um violão sensacional...
agora sim vou poder comprar meu violão
Hehe, legal, isso aí! Que bom que ajudou!
Entre o totalmente laminado e o de tampo maciço pouco se nota a diferença. (aos ouvidos de um leigo).
Mas visivelmente o totalmente maciço tem um som superior.
Obrigado pela comentário, realmente ele é diferenciado... abraço
O de tampo maciço é inferior ao laminado . O maciço vence de largada mesmo kkk.. muito bem equilibrado
Eu senti bem mais diferença do laminado pro de trampo maciço do que do de tampo maciço pro todo maciço
Renato, faz uma análise falando do Di giorgio Master! Valeuu!
Olá, boa ideia!
@@RenatoBeckerGuitar ai sim!!!! Dizem que é um ótimo violão. Estou querendo comprar um.
@@Darkhunter560 Já te adianto que sim! É um ótimo violão!
O som do maciço de fato é diferenciado, mas como estou começando vou optar pelo todo laminado. A propósito, achei esse teu laminado lindo.
Haha, minha esposa que escolheu, bom gosto né minha filha!
Todo maciço bem mais nítido
Verdade! Compartilhe! Abraços
Gostei muito do vídeo, se não falar poucos perceberiam a diferença, mas sem dúvida, esse seu todo maciço tem um som mais "limpo", mas é complexo, eu tenho um violão laminado e um com o tampo maciço, pra solar acho o tampo maciço bom,mas pra uma levada, músicas batidas de acordes, prefiro o laminado, parece que não ter nitidez os acordes ficam mais homogêneos e acompanha melhor outros instrumentos, deve ser o tipo da madeira do tampo maciço que é spruce, talvez um mogno seria melhor os harmonicos, obrigado pelo vídeo
Olá George! Falou tudo, também acho que laminado não é sinônimo de um violão ruim ou inferior, veja os violões da Martin com tampo laminado, são sensacionais. Abraço.
@@RenatoBeckerGuitar isso, uma questão da proposta também, o que muita gente esquece. Uma coisa que vejo também é a resistência, já vi muito violão maciço quebrado,
Que música é essa que você tocou?
greensleeves
amigo esse de tampo maciço é o Rozine Rx 210 ??
Olá, é o Rozini RX 227.
@@RenatoBeckerGuitar ok obrigado
Entre o Tagima Three Grand Concert (maciço) x Strinberg SD200 (laminado), qual melhor?
Olá amigo, acho que são propostas diferentes, já toquei com esse folk da Strinberg, acho o volume de som dele impressionante, mas, acaba perdendo da definição do tagima. Quando plugado a diferença é maior, na minha opinião, o Tagima ganha...
Nossa, a diferença é mto grande
Obrigado pelo vídeo!! Dentre esses do vídeo, prefiro a sonoridade do tampo maciço. Sabe me dizer qual é o tipo daquele da igreja? É um Crafter, se não me engano. Gosto muito da sonoridade dele.
Fala Anibal! Se não me engano ele tem tampo maciço sim e laterais e fundo laminado.
Gostei.
O laminado tem uma sonoridade xocha . O tampo maciço sonoridade acima da média. Já o todo maciço a sonanirade é brilhante com acordes perfeitos.
Oi, quanto tempo vc acha que leva para um tampo sólido em spruce abrir o som.
Olá! Então, meu 7 cordas é abeto também, comprei ele há 10 anos, só melhora. Depende de onde vem a madeira, no geral pode crer que ele vai melhorando com o passar dos anos. Abraço
O que significa "abrir o som"?
@@fflsilva um som mais grave mais encorpado mais brilhante com mais vida, entende. Com o tempo a madeira sólida vai meio que secando.
@@analisesistemas6939 Nos violões laminados também acontece de melhorar o som com o passar dos anos??
@@Jorge_Hofman no laminado acho que não. O laminado só é mais resistente que o sólido, porém o sólido tem essa vantagem do som ser mais definido.
sem dúvidas o todo maciço é melhor mas o tampo maciço também é bom !
Grandes são as diferenças
Isso aí, ao vivo dá p notar melhor, mas que bom que no vídeo também. 👍
Alguém sabe dizer qual o nome da musica que ele usa nos comparativos?
Greens leaves
Amigo,é possível trocar o tampo laminado por um sólido?
Olá! Olha, acho difícil, pois não é só o tampo, mas toda a estrutura interna que faz parte dele... abraço
Entre esse Di DIorgio Master e o Rozini rx 213 e similares, qual você recomenda?
Olá, o concorrente dele seria o rx216, pois é todo maciço, mas daí o preço vai lá nas alturas, nesse caso pegaria o rozini. Comparando com o rx213 ficaria com o di Giorgio com certeza. Abraço
@@RenatoBeckerGuitar obrigado pela resposta! Tem um rozini e um master aqui na cidade, o master usado, tem 10 anos, por 1600 reais, o rozini novo por 1300 vou ficar com o master! Vlw
@@devgalileu Ah entendi, bom, pelas madeiras do Master ele só vai melhorando com o tempo, mas toque nos dois e veja o que agrada mais. Pra mim o que manda mesmo é o som, quando toquei o Master foi o que me mais me agradou. Se estiver em bom estado, sem riscos, sem camada de tinta para encobrir defeitos, braço alinhado, trastes bons, acho que vale à pena...
Maciço com certeza...😅
Ola, td bem? Qual modelo dos violões?
Olá, tudo blz? É o Rozini RX201, Rozini RX227 e Di Giorgio Master. Abraço
Ótimo vídeo, parabéns.
Sabe me dizer se vale a pena comprar um violão da china todo maciço ou um todo laminado pelo mesmo preço aqui no Brasil?
Pois encontrei vários violões na china pelos aplicativos e de marcas desconhecidas aqui no Brasil, todos maciços e parecem que são de boas fábricas. Alguns entre 700 e 1000 reais.
O que você acha?
Olá, obrigado! Olha, sobre os violões, fica difícil opinar sem conhecer as marcas. A China tem violões de 7 dólares, totalmente desconhecidos, péssimos na qualidade dos materiais... Sei lá, tenta ver se consegue achar algo sobre as marcas e a fabricação, pois pode ser furada... Abraço
Qual o nome da música que vc tocou no vídeo? Kkkk
Greensleeves! 👍👊
Mil vezes o todo laminado!!!! Otario é quem paga mais caro!!! Todos fazem a mesma coisa! É tudo igual! Kkkkk
Brincadeira...
Querido as cordas são da mesma marca e a tensão das cordas é a mesma? Os três violões estão com a mesma altura do rastilho?
Abs e ótimo vídeo!
Muito bom o vídeo, Renato! Fiz um vídeo parecido, comparando 3 violões (Laminado, tampo sólido e todo sólido). Compartilho aqui o link: ua-cam.com/video/mvLY0jDgvZE/v-deo.html
Pra mim não tem nenhuma diferença de som