Legal esses VLTs. Felizmente, o Brasil está adotando esse tipo de transporte público. Quem sabe um dia a gente não tenha um desses modelos circulando em algumas cidades brasileiras
Esses VLTs cairiam bem em algumas capitais brasileiras como Curitiba, Florianópolis, Vitória, Goiânia, Belém, Manaus, São Luís, Campo Grande e grandes cidades inerioranas como Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto, Uberlândia, Uberaba, Campina Grande, Londrina, Cascavel, Joinville, Bauru e São José do Rio Preto! O problema é que aqui no Brasil raramente se pensa nisso, fora algumas cidades de algumas regiões metropolitanas interligadas às capitais também!
Uberlandia chegou a ter planos de 2 linhas. Mas o custo estimado de implantação há 10 anos atras era de R$1bi e manutenção mensal de 10mi. O que é bem alto pra um sistemas desses.
Excelente reportagem sobre a visita do Via Trólebus a INNOTRANS 2024. Muitas novidades e obrigado por compartilhar tão depressa. Tem uma coisa que eu noto quando você apresenta e que você as vezes fala de um jeito e na outra de outro jeito. Ex Bonde e VLT e Tram, em geral na Europa o Tram é o bonde também conhecido como Streetcar na América do Norte e Tranvia nos países da América Latina e em geral são veículos leves de um vagão ou articulados que podem circular no meio urbano junto com os carros ou segregados e tem pontos de embarque próximos. Já o VLT não é chamado de Tram nem Streetcar nem Tranvia e sim de LRV na Europa e América do Norte e VLT em português e espanhol. São veículos mais pesados, considerados como pré-metrô e em alguns países como metrô leve. Rodam em vias segregadas e tem estações de embarque bem espaçadas como no sistema metroviário, daí também terem menos força na partida e mais velocidade do que os Trams que tem mais torque inicial e menor velocidade por transitarem no meio urbano com pontos próximos.
Lindos, lindos!!!!! Qualquer um destes será muito bem vindo aqui em São Paulo nos corredores de ônibus, não somente como turismo no centro da cidade!!!!!!
Moro na República Tcheca, tram Skoda, Conecta a cidade inteira. Sou de Campinas-SP, encaixaria perfeitamente em Campinas e região. Falta um investimento sério.
Renato, bom dia!!! Valeu pelo apanhado geral da parte de TRAMs da INNOTRANS! Só para lembrar , os TRAM TRAINS BSTs já tinha em 2017 alguns dos detalhes que você está apontando hoje nos interiores ! Todos os TRAMs hoje seguem um padrão, os BSTs fogem um pouco pois são os únicos do mundo que tem interiores QUICK CHANGE! Mudam o interior em marcha de PAX para CARGO em minutos! Com isso os sistema não depende só da bilhetagem! O contador de PAX já está incorporado ao projeto desde a década passada e faz parte de um sistema de bilhetes WI FI! Sem validados! Obrigado pelos vídeos!!!
Impressionou-me a qualidade construtiva do VLT da Astra. Parece ser bem mais sofisticado do que aquilo sugerido pelo estofamento que veríamos aqui em ônibus e um monte de superfície de material duro. Comparando com carros, é mais ou menos aquela boa sensação que teríamos em um Ford basicão dos tempos pré-Autolatina, em que até o modelo de entrada parecia mais luxuoso do que realmente era Os romenos capricharam na iluminação interna (talvez o difusor sobre as lâmpadas colabore para isso), dando impressão parecida com a de um barco de luxo ou um recinto de casa de bom padrão, ficando bem patente quanto comparamos com os VLTs de Skoda, Alstom e outras marcas. Só mesmo o da Rotem é que consegue ter uma qualidade de iluminação interna parecida.
Estão ampliando a linha de VLTs aqui em Barcelona e a cidade ficará muito melhor conectada, fizeram 5 estações em 1 ano, na Av. Diagonal q é uma das principais vías da cidade, foi muito rápido.
Não é querendo ignorar esses modelos mas até agora a proposta de VLT mais interessante que já vi é um da China em que ele não usa trilhos metálicos e sim faz a leitura de uma faixa de reflexão no asfalto ou por laser ou por infra vermelho e sim é autônomo
Esses VLT's seriam ótimos pra metrópoles de médio menores como Curitiba, Natal, Campinas e algumas linhas em Brasília, Salvador e Fortaleza. No caso eu pensaria em aplicar +- como o VLT de Santos: requalificando as áreas atendidas e entorno, estações fechadas e segregamento viário parcial, ou seja, em alguns trechos sendo mais próximos de um metrô/trem suburbano, totalmente segregado, permitindo assim maior velocidade e em outros trechos totalmente integrado, causando menor velocidade porém com um bom impacto urbanístico. Gosto do VLT e acho q se bem aplicado pode atender bem a finalidade exigida (transporte público sub-troncal ou turístico). Quanto ao VLT do Rio, fizemos o do Centro q deu 100% certo no quesito requalificação da região, o erro foi do planejamento da Prefeitura quanto a atrair pequenos comerciantes pro Boulevard Olímpico. O outro erro do VLT do Rio foi o contrato dele q é ruim (esse é um dos motivos do BRT TransBrasil não chegar até a Candelária), outro ponto é q eu creio q seria mt mais benéfico se as estações fossem TODAS fechadas e ele fosse associado com uma finalidade turística (aí poderiamos pensar em estações "tematizadas" a região em que ela se encontra e harmonizando tb) no trecho dentro do Centro e ganhando mais finalidade de transporte urbano em expansões rumo a Zona Sul e São Cristóvão, além de completar o trecho Praia Formosa x Central (via São Diogo) que estava no projeto original mas infelizmente não foi pra frente.
SE OS PREFEITOS ANTERIORES DE SP, QUE SE JULGAM "DONOS" DOS EQUIPAMENTOS PÚBLICOS PAGOS PELO POVO, NÃO TIVESSEM DESTRUÍDO O SISTEMA DE BONDES DE SP, BASTARIA COMPRAR ESSES NOVOS BONDES (VLT) E COLOCAR EM OPERAÇÃO.
Mas quem acabou com os bondes foi a máfia do ônibus! Enquanto na Europa se envestia nisso, em SP era colocado cada vez mais busão, olha o que virou, na capital da poluição
@@jairchalegra7836não foi a mafia de ônibus mas o pensamento da época que rodovias eram o futuro, a mídia fez um monte de propaganda falando que o ônibus era melhor que bonde, só que os bondes só precisavam que a prefeitura desse uma manutenção adequada ou concedesse para uma empresa de bonde mais competente que a Light
Não sabia que a SKODA fabricava trens. SKODA é uma marca de origem theca que a décadas fábrica carros de baixo custo na Europa, a mesma pertence ao grupo Volkswagen e basicamente fábrica os mesmos modelos porém mais despojados (carros gêmeos da VW). Sensasional.
Imaginemos esses VLTs nas pistas expressas da Marginal Tiete, ao invés de carros, elétrico, sem poluir, sem barulho,. Vamos ver se o Ricardo Nunes vai trazer mesmo esse VLT na região central de SP. Pensar que a cidade tinha mais de 100 km de trilhos dos velhos bondes que foram soterrados por asfalto.
Em São Paulo só se fala em busão, a cidade vive um atraso total em relação a modernização! Agora estão colocando busão elétrico pra amenizar, sem futuro
Nossa qtas opções de vlt dá até pra escolher viu 👀 👀 👀 Ricardo Nunes da PMSP, sqn né prometeu 2 linhas de vlt no centro de São Paulo é até agora nada 😢😢😢😢
@@Emanuel-Araujoaqui no Brasil praticamente todas as capitais tinham sistema de bonde que poderiam ser fácil modernizados como VLT. Mas foram desativados com a desculpa do progresso e substituídos por carros e ônibus
Como os outros países estão anos luzes na frente do Brasil como Brasil atrasado nordeste esquecido desse tipo de transporte público inventário de colocar VLT no nordeste mas na verdade não é é trem movido a álcool à gasolina e são veículos pesados não pode ser considerado VLT nem Pernambuco e nem na Paraíba
O assunto tratado no vídeo é muito interessante, mas peca pela pouca informação ref aos trens, p. e., um único trem que foi informado a velocidade, quantidade de passageiros, preço dos trens não foi informado, etc, até mesmo demorou muito p dizer qual a cidade em que está. Não houve interesse em informar, mas sim de visualizações. É o que me parece... Acredito que o Brasil vai, sim, adotar o uso desses trens nas cidades... acho que lá pelos anos 3000. Até lá Jesus já vai ter voltado, não haverá mais corruptos no Congresso e nem no resto do Brasil, políticos serão honestos, não haverá mais flanelinhas nas ruas do Brasil, poderemos sair de casa sem sermos assaltados ou mortos.... vai ser uma beleza... VIDA O BRASIL!!!
Legal esses VLTs. Felizmente, o Brasil está adotando esse tipo de transporte público. Quem sabe um dia a gente não tenha um desses modelos circulando em algumas cidades brasileiras
Esses VLTs cairiam bem em algumas capitais brasileiras como Curitiba, Florianópolis, Vitória, Goiânia, Belém, Manaus, São Luís, Campo Grande e grandes cidades inerioranas como Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto, Uberlândia, Uberaba, Campina Grande, Londrina, Cascavel, Joinville, Bauru e São José do Rio Preto!
O problema é que aqui no Brasil raramente se pensa nisso, fora algumas cidades de algumas regiões metropolitanas interligadas às capitais também!
Sorocaba está planejando um, agora curitiba é complicado a máfia dos ônibus é foda lá
Sorocaba seria ideal nas zonas que não tem BRT (ou seja, TODAS exceto a ZN) pra mim, qualquer cidade acima de 500 mil deveria ser condição básica.
Uberlandia chegou a ter planos de 2 linhas. Mas o custo estimado de implantação há 10 anos atras era de R$1bi e manutenção mensal de 10mi. O que é bem alto pra um sistemas desses.
@@diegorodrigues883cairia bem em qualquer cidade do Brasil e do mundo e não só nestas que tu nomeou.
Excelente reportagem sobre a visita do Via Trólebus a INNOTRANS 2024. Muitas novidades e obrigado por compartilhar tão depressa.
Tem uma coisa que eu noto quando você apresenta e que você as vezes fala de um jeito e na outra de outro jeito. Ex Bonde e VLT e Tram, em geral na Europa o Tram é o bonde também conhecido como Streetcar na América do Norte e Tranvia nos países da América Latina e em geral são veículos leves de um vagão ou articulados que podem circular no meio urbano junto com os carros ou segregados e tem pontos de embarque próximos.
Já o VLT não é chamado de Tram nem Streetcar nem Tranvia e sim de LRV na Europa e América do Norte e VLT em português e espanhol. São veículos mais pesados, considerados como pré-metrô e em alguns países como metrô leve. Rodam em vias segregadas e tem estações de embarque bem espaçadas como no sistema metroviário, daí também terem menos força na partida e mais velocidade do que os Trams que tem mais torque inicial e menor velocidade por transitarem no meio urbano com pontos próximos.
Lindos, lindos!!!!! Qualquer um destes será muito bem vindo aqui em São Paulo nos corredores de ônibus, não somente como turismo no centro da cidade!!!!!!
Parabéns AMG por esses vídeos gravados fora do Brasil muito top eu gostei essas maratonas e vídeos de transportes diferentes que você gravou
O brasil precisa criar uma indústria própria nesse modelo
Marco Pólo Rail já faz!
Muitos modelos para instalar no Brasil. Parabéns pela matéria
Moro na República Tcheca, tram Skoda, Conecta a cidade inteira. Sou de Campinas-SP, encaixaria perfeitamente em Campinas e região. Falta um investimento sério.
Interessante esses VLT Mais Modernos do Mundo.
Renato, bom dia!!! Valeu pelo apanhado geral da parte de TRAMs da INNOTRANS! Só para lembrar , os TRAM TRAINS BSTs já tinha em 2017 alguns dos detalhes que você está apontando hoje nos interiores ! Todos os TRAMs hoje seguem um padrão, os BSTs fogem um pouco pois são os únicos do mundo que tem interiores QUICK CHANGE! Mudam o interior em marcha de PAX para CARGO em minutos! Com isso os sistema não depende só da bilhetagem! O contador de PAX já está incorporado ao projeto desde a década passada e faz parte de um sistema de bilhetes WI FI! Sem validados! Obrigado pelos vídeos!!!
O Brasil presisa fabricar também
A Marcopolo Rail está trabalhando no desenvolvimento (ou já desenvolveu) um VLT desses 100% elétrico, chamado Prosper Tram.
Marcopolo rail esta fabricando 3 trenes ligeros para chile, por renovación de material antiguo.
a Marcopolo tem projetos do tipo atualmente
super top a matéria jornalística de primeira linha.
Impressionou-me a qualidade construtiva do VLT da Astra. Parece ser bem mais sofisticado do que aquilo sugerido pelo estofamento que veríamos aqui em ônibus e um monte de superfície de material duro. Comparando com carros, é mais ou menos aquela boa sensação que teríamos em um Ford basicão dos tempos pré-Autolatina, em que até o modelo de entrada parecia mais luxuoso do que realmente era
Os romenos capricharam na iluminação interna (talvez o difusor sobre as lâmpadas colabore para isso), dando impressão parecida com a de um barco de luxo ou um recinto de casa de bom padrão, ficando bem patente quanto comparamos com os VLTs de Skoda, Alstom e outras marcas. Só mesmo o da Rotem é que consegue ter uma qualidade de iluminação interna parecida.
Estão ampliando a linha de VLTs aqui em Barcelona e a cidade ficará muito melhor conectada, fizeram 5 estações em 1 ano, na Av. Diagonal q é uma das principais vías da cidade, foi muito rápido.
6:39 esse da Alston foi o que eu mais gostei.
Não é querendo ignorar esses modelos mas até agora a proposta de VLT mais interessante que já vi é um da China em que ele não usa trilhos metálicos e sim faz a leitura de uma faixa de reflexão no asfalto ou por laser ou por infra vermelho e sim é autônomo
Isso se chama BRT. Não tem nada de novo nisso. A Mercedes já tinha um sistema igual no BRT da Holanda faz tempo
Esses VLT's seriam ótimos pra metrópoles de médio menores como Curitiba, Natal, Campinas e algumas linhas em Brasília, Salvador e Fortaleza.
No caso eu pensaria em aplicar +- como o VLT de Santos: requalificando as áreas atendidas e entorno, estações fechadas e segregamento viário parcial, ou seja, em alguns trechos sendo mais próximos de um metrô/trem suburbano, totalmente segregado, permitindo assim maior velocidade e em outros trechos totalmente integrado, causando menor velocidade porém com um bom impacto urbanístico.
Gosto do VLT e acho q se bem aplicado pode atender bem a finalidade exigida (transporte público sub-troncal ou turístico).
Quanto ao VLT do Rio, fizemos o do Centro q deu 100% certo no quesito requalificação da região, o erro foi do planejamento da Prefeitura quanto a atrair pequenos comerciantes pro Boulevard Olímpico. O outro erro do VLT do Rio foi o contrato dele q é ruim (esse é um dos motivos do BRT TransBrasil não chegar até a Candelária), outro ponto é q eu creio q seria mt mais benéfico se as estações fossem TODAS fechadas e ele fosse associado com uma finalidade turística (aí poderiamos pensar em estações "tematizadas" a região em que ela se encontra e harmonizando tb) no trecho dentro do Centro e ganhando mais finalidade de transporte urbano em expansões rumo a Zona Sul e São Cristóvão, além de completar o trecho Praia Formosa x Central (via São Diogo) que estava no projeto original mas infelizmente não foi pra frente.
SE OS PREFEITOS ANTERIORES DE SP, QUE SE JULGAM "DONOS" DOS EQUIPAMENTOS PÚBLICOS PAGOS PELO POVO, NÃO TIVESSEM DESTRUÍDO O SISTEMA DE BONDES DE SP, BASTARIA COMPRAR ESSES NOVOS BONDES (VLT) E COLOCAR EM OPERAÇÃO.
Maior erro que foi feito em sp, ter acabado com bondes, tinha 700 kms de malha
Mas quem acabou com os bondes foi a máfia do ônibus! Enquanto na Europa se envestia nisso, em SP era colocado cada vez mais busão, olha o que virou, na capital da poluição
@@jairchalegra7836não foi a mafia de ônibus mas o pensamento da época que rodovias eram o futuro, a mídia fez um monte de propaganda falando que o ônibus era melhor que bonde, só que os bondes só precisavam que a prefeitura desse uma manutenção adequada ou concedesse para uma empresa de bonde mais competente que a Light
Show Brasil!
6:08 Já tinha percebido o equipamento, mas não sabia a função, agora que estou usando linhas 8 e 9
Cuiabá diz que VLT é do passado BRT é futuro
Uma tristeza isso, eu morava la e hoje moro em Santos. o VLT la ia ser a solucao pro transporte da cidade.
Em São Paulo não é diferente, só se pensa em busão! Deve ser a máfia do ônibus que manipula isso
Show de bola
Não sabia que a SKODA fabricava trens.
SKODA é uma marca de origem theca que a décadas fábrica carros de baixo custo na Europa, a mesma pertence ao grupo Volkswagen e basicamente fábrica os mesmos modelos porém mais despojados (carros gêmeos da VW).
Sensasional.
Imaginemos esses VLTs nas pistas expressas da Marginal Tiete, ao invés de carros, elétrico, sem poluir, sem barulho,. Vamos ver se o Ricardo Nunes vai trazer mesmo esse VLT na região central de SP. Pensar que a cidade tinha mais de 100 km de trilhos dos velhos bondes que foram soterrados por asfalto.
Deveria ter em Curitiba,Florianópolis, BC,em todo Brasil
Bem legal o vídeo.
Fernando Ayres Sobral
Isso daí vai chegar no Brasil la para o ano 3000 😂
dfgdf
Em São Paulo só se fala em busão, a cidade vive um atraso total em relação a modernização! Agora estão colocando busão elétrico pra amenizar, sem futuro
tem dois projetos de VLT na cidade de São Paulo, vamos ver se sai
Nossa qtas opções de vlt dá até pra escolher viu 👀 👀 👀 Ricardo Nunes da PMSP, sqn né prometeu 2 linhas de vlt no centro de São Paulo é até agora nada 😢😢😢😢
Vota nele outra vez😂
Que vídeo top
Muito 👍 bom
Existem várias na Argélia
A Marcopolo Rail participou do evento?
Fiquei curioso pra saber como funciona essa feira, como eles conseguem colocar tantos trens em um só lugar
O vlt do Rio não perde pra nenhum desses
Estes VLTs modernos que estar na InnoTrans 2024 pode operar em Florianópolis. Renato Lobo na InnoTrans 2024.
podem sim, só precisa de interesse da prefeitura ou do governo do estado
VLT supermoderno hein
Quantos passageiros esses VLT's têm capacidade de transportar?
Los mas cortos 200 y los trenes mas largos a 500 pasajeros como el amarillo de Berlín de 9 carros.
👏🏼👏🏼👏🏼
Infelizmente aqui no Brasil é país quase totalmente rodoviário o que é um grande erro! Os governantes não dão prioridade! 🚊🚝🚈👀
Eles não se renderam ao progresso.
????
@@Emanuel-Araujoaqui no Brasil praticamente todas as capitais tinham sistema de bonde que poderiam ser fácil modernizados como VLT. Mas foram desativados com a desculpa do progresso e substituídos por carros e ônibus
Aeromovel esteve nesse evento?
Aeromóvel ñ é VLT
Como os outros países estão anos luzes na frente do Brasil como Brasil atrasado nordeste esquecido desse tipo de transporte público inventário de colocar VLT no nordeste mas na verdade não é é trem movido a álcool à gasolina e são veículos pesados não pode ser considerado VLT nem Pernambuco e nem na Paraíba
Lo mas moderno es la tranvia de skods
O assunto tratado no vídeo é muito interessante, mas peca pela pouca informação ref aos trens, p. e., um único trem que foi informado a velocidade, quantidade de passageiros, preço dos trens não foi informado, etc, até mesmo demorou muito p dizer qual a cidade em que está. Não houve interesse em informar, mas sim de visualizações. É o que me parece...
Acredito que o Brasil vai, sim, adotar o uso desses trens nas cidades... acho que lá pelos anos 3000. Até lá Jesus já vai ter voltado, não haverá mais corruptos no Congresso e nem no resto do Brasil, políticos serão honestos, não haverá mais flanelinhas nas ruas do Brasil, poderemos sair de casa sem sermos assaltados ou mortos.... vai ser uma beleza... VIDA O BRASIL!!!
Renato faz um vídeo com os erros de gravação, garanto que vai agradar o público.
Não sei se daria certo no Brasil não hein... Vai ser atropelamento toda hora, brasileiro é muito bagunceiro.
Isso já existe em várias cidades no Brasil há tempos. Tem no Rio de janeiro, Santos, Cariri. Vai ter um em são Paulo
First
Second
Cara, que áudio horrível, deixa o microfone parado em um lugar só
Que isso…quanta grosseria e falta de empatia 😢