COMPRE O NOVO LIVRO DO EDUARDO BUENO EM PRÉ-VENDA: • Dicionário da Independência - 200 anos em 200 verbetes - Editora Piu bit.ly/BI_DicionarioIndependencia | INSCREVA-SE NO CANAL | bit.ly/YTBuenasIdeias | TORNE-SE MEMBRO PARA TER BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS| bit.ly/membroBI
@@lilo7815 deveria ser lineu 171 como o ídolo dos corruptos.
4 роки тому+29
Esse cara é um mero papagaio tiltado pelo uso excessivo de drogas na juventude. Nem consegue raciocinar ou ver a realidade mais. Bem típico. Fazer propaganda de terrorista como se fosse herói, só faltava essa. E pior ainda citar o nojento Caetano Veloso que casou com uma criança de 13 anos, como se fosse exemplo de sanidade. De resto, só citou uns socialistas gourmet que "apoiavam" esse Mariguella mas conheciam tanto da realidade brasileira quanto artistas de Hollywood protestando pela vida das girafas e pandas da amazônia.
Gosto de vc pra c.! Lembro de um professor que não dava aula de História; Ele contava a História! E nós, alunos, não precisávamos escrever nada! Era só prestar atenção na História que ele contava! Parabéns!
Nada é de graça e militares brasileiros ajudando sempre a alta burguesia e irá ajudar a povão brasileiro pra ter seus dereitos trabalhistas a dereita? Não pode pois tem que ter mão de obra barato e mentira ó verdade !! Pra tomar café ém Paris Alta burguesia brasilera tem que ter mão de obra escrava e mentira ó verdade!!
@@luishermansanny270 e qual é a esquerda caviar? Quem são as pessoas q falam em defender pobre e proletário aqui no Brasil e tira férias em Paris e New York? Quem faz essa demagogia? Qual é o país comunista q não tem milionários amigos dos governantes? Quantos milionários apareceram no outro dia pós queda da URSS? Quem fala q governou p os pobres e transformou seus filhos em mega fazendeiros? O que é a Ditadura do Proletariado? Nem lhe afirmo nada amigo, só faço perguntas...
Falar da história de uma forma lúdica, divertida, confesso a vcs: É o mesmo que encontrar água em um tremendo deserto. Esses explicação faz-me fugir daquela aula infinda posta pelo funcionalismo tradicional. Parabéns pela maneira de proceder.....
@@victsky 1. manual do guerrilheiro urbano, no qual ele incentiva o assassinato de quem pensa diferente e o radicalismo das pessoas, táticas de terror e assassinatos que jamais conseguiriam efetivamente derrubar uma ditadura. No máximo o que isso conseguiria é formar milicias radicais cheio de psicopatas que matariam qualquer um que pensasse diferente. E duvido nada que isso tenha influenciado alguns carteis brasileiros... Olha esse trecho do manual: "Execuções: Aqueles que vão à polícia por sua própria vontade fazer denúncias e acusações, aqueles que suprem a polícia com pistas e informações e apontam a gente, também devem ser executados quando são pegos pela guerrilha." 2. Associação e MILITANCIA com partidos comunistas (e regimes) que por natureza, tem como o maior incentivo a tomada do poder (e sim, destruindo toda a oposição no caminho, e lógico: tb quem pensas diferente) 3- foi um guerrilheiro comunista marxista-leninista brasileiro - na boa, foi realmente necessário uma oposicao desse tipo?! que venerava uma ditadura que resultou justamente em um stalin que matou 700x mais do q a brasileira? (q veja bem, era outro lixo sim, ditaduras sao todas um lixo)
Com 60 anos sou cria da educação dos anos 70. Do OSPB, EMC e demais. Uma época polarizada pela Guerra Fria. O medo do comunismo na América do Sul. No Brasil. Outra época. Outro contexto histórico mundial que muitos hoje não sabem, porque não estudaram, leram ou ouviram. Que não tiveram a curiosidade para saber o que originou este momento na história. Mestre, seu canal traz de forma divertida a história do Brasil e seus personagens. Gostaria de sugerir para incluir o viés e econômico, como motivo, gatilho, deste país ou outro, nos eventos históricos.
@@telmacosta1700 engraçado que meu pai conhece todo sistema político hoje por causa dessas matérias, e hoje às pessoas reclaman da ignorância política😑
Não concordo com muitas das suas opiniões "isentas", mas concordo com outras tantas e isso é incrível. Adoro ouvir e aprender com pontos de vista diferentes. E sua eloquência é fora do comum. Belo trabalho.
@@lohrannbentoferraridossant3976 deixar o canal isento da política, não o torna uma pessoa isenta. É separar seu trabalho de sua opinião e posição pessoal.
@@gabriel-1987 por isso mesmo coloquei entre aspas, pq ele deixa bem claro o lado e a opinião dele, ou seja, não é isento, mas aborda um lado que talvez eu não veria.
Não há "lado certo" na história meu caro, há apenas versões, que são contadas de formas completamente diferentes de acordo com quem a esta contando, e em 90% dos casos pendendo vergonhosamente de forma inclinada para defender os próprios princípios ideológicos de quem as narra. ;)
O nobre professor de história poderia ter lido também alguma passagem do Minimanual do Guerrilheiro Urbano, que é da mesmíssima autoria daquela poesia sobre espelhos, além de muito mais conhecido.
O nobre comentador podia lembrar a todos aqui que os militares possuíam aviões, tanques, metralhadoras, armamento pesado, e toda o equipamento bélico do estado brasileiro, além de treinamento para combate e eliminação do inimigo. Os "terroristas" como Marighella, a muito custo, tinham acesso a fuzis ou pistolas. É por isso que o manual foi escrito, sabe?
@Freezer Quem atuou na África foi Cuba, e não a China. Aliás, vá procurar saber porque o primeiro chefe de estado que Nelson Mandela visitou após sair da prisão foi Fidel Castro.
@Freezer Há tanta coisa errada nesse seu texto que dá até preguiça de responder. Qual guerrilha a China financiou na África? Os "comunas" agiram sim em outros países, especialmente Cuba em Angola.....sabe contra quem? Contra o regime sul-africano do Apartheid. Qual exatamente seria essa guerrilha marxista que se instalaria no Brasil, se os militantes mal tinham acesso a armas?
Marighella é tão importante para a história do Brasil, assim como: Marcola e Fernandinho Beira Mar, ambos com legados que não se pode apagar da história com inegáveis efeitos!! Ah, quanto à inteligência, é uma característica comum aos psicopatas, veja o livro "Ponerologia: psicopatas no poder" já que a luta do citado era pelo poder, independente das consequências!!
Gostei do episódio muito esclarecedor e penso que não vou assistir mais o filme do Marigela, melhor assistir a versão do Professor. Apesar de não ser membro $$$, tenho uma sugestão de que DEVERIA TER UM EPISÓDIO SOBRE A REVOLUÇÃO DOS ESQUECIDOS DE 1924, ONDE MORRERAM MILHARES DE PAULISTANOS e simplesmente colocaram uma pedra nesta época da nossa história. Obrigado pela aula de História 👏👏👏
Mas é lógico, contra fatos não há argumentos, é fato que ele era mulato, nada contra o Seu Jorge interpretar ele no cinema, mas é preciso colocar os pingos nos I's, e não forçar a barra.
Eu não vi ninguém reinvicando a branquitude dele. O que vejo são pessoas dizendo que ele não é retinto como o Seu Jorge. Por mais que algumas pessoas se expressem dizendo "ele não era negro", como o Eduardo no vídeo, fica evidente pelo contexto que a pessoa está dizendo que ele não era retinto, não está dizendo que era branco. O Eduardo segue e diz "era mulato". Sim dá pra discutir muito sobre o uso dessa palavra, dá pra discutir muito o que é ser negro (que não se limita a ser retinto), mas daí a dizer que alguém está reinvicando o branquitude do cara é exagero. Dá pra entender perfeitamente o que as pessoas querem dizer pelo contexto da fala delas.
@@Ncolasg Lembrando ainda que ele era pardo, e existe um grande movimento sobre isso, pois se vc separa as pessoas só entre "Brancas e Negras" você acaba com a parte que une todas as cores que são os miscigenados como a minha familia
Olá, caro historiador, faz um vídeo sobre o manual da guerrilha do Mariguela, com vc explanando será épico! Espero que esse minha idéia seja buena también
O melhor canal de história que existe é o seu Peninha! Não é puxado pra esquerda ou direita, apenas fatos. Ansioso pela continuação da história de Mariguella.
@@thiagohenrique5339 Gosto dele, mas não dá pra negar que ele "ama" o PR, Sempre tem que dar uma cutucada nele e na família. É claro como água que ele sempre puxa pro lado canhoto. Pra começar já da pra ver na lista de amigos do Marighella (silêncio) e dos "inimigos" (que ele faz questão de demonizar).
@@lucasgomes4229 Gostava qdo canal não tinha dor de cotovelo e contava só sobre história. Hj ele se esforça pra dar cutucadas no PR em todos os vídeos.
@@jacksonribeiro8859 melhor então assistir as lives de quinta do seu jair. Aproveita e pergunta por que o queiroz depositou 89 mil na conta da michele.
O que eu gosto desse canal é que mesmo as pessoas que não compartilham da mesma ideia, como eu a respeito do terrorista, ficam entusiasmados com o conteúdo. Ótimo trabalho. Abraços.
Professor Eduardo, analisar também a história do Cláudio Guerra, inclusive tem vários vídeos dele no UA-cam, sobre a casa da morte em Espírito Santo, relato cristalino de uma época de terror, que pensei está longe e enterrada, mas militando pelo direito dos outros, tive que me deparar com o resquício sórdido dessa época!
Sou baiano e pouco se fala na figura de Marighella Infelizmente fazem questão de esconder essa figura da História brasileira, inclusive, vim saber que Marighella era baiano a poucos anos, nos meus 46 anos de idade e pasmem, não sou o único, podem ter certeza disso
@@tReseRRes3R só não era mulato era branco porém de fato filho de uma negra com italiano no filma seu Jorge negro o contracenou porém não tá fiel a história
@@juliocacadorfamiliagamerfa9381 era mulato cara, tu tem daltonismo. Marighella sofreu racismo por um amigo, além de que um mulato pode muito bem ser interpretado por um negro
Tendo em vista o que já tive em vista, irreverência e coisa e tal, não acho anormal. Acho que o jornalista Eduardo Bueno faz uso dessas ferramentas de forma deliberativa. E o faz bem. Né? :)
Acredito que a referência do Mano Brown é na verdade um paralelo. O pai do Mano Brown, ( Pedro Paulo, nome real do Mano Brown ) também era italiano e a mãe dele empregada doméstica.
Muito bom episódio... atualmente as falácias sobre ele são grandes. Fez bom contraponto entre o certo, o que é história e o lado obscuro, vil do Marighela. Esse mesmo balanço deveria ser feito para pessoas que possuem somente um lado, esquerda ou direita prestarem atenção.
@@fabianomellofilho3798 escrever um manual de guerrilha urbana e detalhar como matar militares e civis não soa muito nobre. Pensar... Hitler, Stalin e outros também pensavam e muito bem. Foram Nobres ? Foram Vis.
@@flahott, as coisas não são, em essência, nobres ou vis. É preciso entender o contexto da época e lembrar que vivia-se no período da ditadura militar, ou seja, período marcado pela injustiça e pela tortura, que - como o próprio Marighella diz - deixaria até os nazistas de Auschwitz assustados. Um manual que te insere na luta contra uma brutal ditadura não é vil... Uma frase que virou clichê, mas cabe muito bem à situação: "Não confunda a reação do oprimido com a violência do opressor".
@@GabrielLima-cm7df perfeito. Acho engraçado que essa mesma pessoa que fez esse comentário, com certeza apoiaria um manual de guerrilha detalhando como matar ditadores como os da Coreia do Norte, de Cuba, Venezuela... Sou contra violência, mas consigo entender perfeitamente o desespero dessa gente oprimida.
Fala para nós, da luta armada pela ditadura do proletariado, os atentados no aeroporto dos guararapes, a guerrilha no Araguaia, a expropriação (roubo) de bancos para financiar a guerrilha, o justiçamento(assassinato) de companheiros suspeitos de traição.
@@canaldaheffyrocha9546 mas o nosso caro professor teria coragem de falar sobre o assunto ou vai continuar varrendo para debaixo do tapete. Comunista sempre covarde, agindo com narrativas sem mostrar a realidade.
Luta Armada foi uma resposta a Ditadura, sendo q foi uma porcentagem MUITO PEQUENA da esquerda que aderiu, boa parte da esquerda no Brasil não pegou em armas mas mesmo assim foi torturado neste período, inclusive minha orientadora no curso de Serviço Social, foi torturada no DOPS mesmo sem nunca ter pego em arma
Minha resposta será dada se me explicar sobre os justiçamentos ( Assassinato) dos companheiros considerados traidores. Mas terroristas tem que receber flores? 21 anos de democracia e não ditadura do proletariado.
A questão não é se é “errado” ou “certo” em abstrato considerar o Marighella negro ou mulato (pardo). É uma escolha política. A própria categorização em macrogrupos de “brancos” e “negros” é política (e relativamente recente). E como marxista e mestiço com forte fenótipo negro, discordo da posição do movimento negro brasileiro. Fundamentalmente porque essa posição apaga todo nosso histórico de miscigenação, inclusive com outras populações de cor (como os indígenas). No caso do Marighella isso é ainda pior, já que ele é LITERALMETE fruto de uma brasileira de ascendência africana e um italiano de ascendência européia, Marighella que, inclusive, sempre se entendeu como mulato e (o mais importante) a sociedade brasileira o entendia como mulato (sim, estou defendendo a tese de que a sociedade brasileira possui a categoria de mulato e miscigenado de um modo geral). Nesse debate eu fico com Fanon e Darcy Ribeiro. Infelizmente nosso debate político (inclusive o racial) está por demais americanizado. Nossas contradições são próprias, não são explicadas pela formação histórica estadunidense.
A esquerda brasileira foi capturada e por tudo isso que você expôs quedou-se numa inércia que custará uma década ou mais de avanço social e econômico. Lamentável.
Considero por você trazer Fanon a discussão . É uma demarcação mesmo política , acho que as medidas racializantes que desconsideram a posição em alguns aspectos de privilégio do mulato e os põe em pé de igualdade com os retintos , cria outra distorção histórica, tbm .
Perfeito! Brasil é um caso a parte. A comparação com os Estados Unidos por "afinidade" com os negros de lá é plausível mas não deve ser um norte para nossas questões tão ímpares.
Tem algo que me causa inquietação nesse debate: Sempre tem estatística do tipo "70% dos presos são pretos ou pardos" ("pardos" muitas vezes omitidos, numa ação capiciosa) A população brasileira não é de maioria absoluta de "pretos e pardos"? Tem como definir até onde é pardo e onde começa o branco? Um pardo não é uma mistura de preto com branco, de forma que dizer que um pardo é "quase um preto" não significa ignorar que ele também é "quase um branco"? Sim, eu sei que há muito racismo na sociedade, mas me incomoda como os números são manipulados pra atender a uma narrativa. Daí as pessoas percebem e o tiro sai pela culatra.
Eu estudei na escola Filinto Muller de Diadema SP, existe um projeto de lei pra alterar o nome da escola devido a história dele. A escola tem mais 60 anos
1:40 quando esses caras começavam a conversar e fumar devia sair no ar mais fumaça por metro cúbico em 5 minutos q em 1 dia de trabalho em uma fábrica.
Amei sua explanação! Uma maneira simples e leve de mostrar um assunto tão forte e tão pouco conhecido . Mostrando os dois lados da História, faz cada um tirar suas conclusões . Parabéns professor !
Bem há muita literatura e até no yotube há um filme sobre Marighella .. A verdade é que ele era sim um guerilheiro, comunista.. que escreveu em seu Manual da Guerrilha urbana pérolas como por exemplo .. O GUERILHEIRO NÃO DEVE SE AFASTAR DO TERROR " ...
Parabéns Regina. Não se importe com essa onda contemporânea Neo Facista que se autodenomina de “bem” contra o mal. Marighella Herói nacional!! Contra o Terror e Repressão, a mesma proporcionalidade de medidas JUSTAS!!
@@kbrbs Certíssimo! Medidas justas! Por isso ele acabou morto. A ordem Institucional e Constitucional não acolhiam com normalidade a atividade terrorista como forma de oposição ao regime estabelecido. Não foi injusta! Foi apenas necessária.
É Davi contra Golias, “Fonte da nao sei o que”. Ordem constitucional pra você é isso?? Como o Peninha falou, contra repressão de um governo criminoso, resistência proporcional é o ato JUSTO.
O baiano Carlos Marighella (1911-1969) foi o principal nome da guerrilha comunista no Brasil durante o Regime Militar (1964-1985), tendo sido considerado o inimigo número um do país na segunda metade da década de 1960. A trajetória de Marighella sempre dividiu opiniões entre jornalistas e intelectuais brasileiros, tanto na direita quanto na esquerda política (e inclusive dentro da própria esquerda houve muita oposição às suas propostas revolucionárias).
@@elianefigueiredo9641 Indispensável é a presença de quem entra no fórum pra adjetivar comentaristas no lugar da possibilidade de evoluir nas ideias . Sem vossa participação o fórum seria entediante . Obrigado , volte sempre , tornou minha manha mais alegre 😅.
@elianefigueiredo9641 No lugar de apagar teu comentário deveria continuar participando . Assim quem lê medita no assunto ou ao menos se diverte ! 💕💕💕
@@morettobr O fato é que, como presidente do Congresso Nacional, Moura Andrade garantiu suporte institucional para o golpe de estado e, às 3h45 da madrugada de 2 de abril, acompanhado do presidente do Supremo Tribunal Federal, Álvaro Ribeiro da Costa, deu posse a Mazzilli no terceiro andar do Palácio do Planalto. O novo chefe de Estado ficou no cargo por menos de duas semanas. Em 11 de abril de 1964, o Congresso Nacional, com 361 votos favoráveis e 72 abstenções, elegeu o marechal Castelo Branco presidente da República para completar o mandato que fora de Jânio e Jango. Fonte: Agência Senado
Mariguella foi preso no Golpe do Estado Novo também. Era muito inteligente e todo golpista tem ódio da inteligência alheia. Aqui em Salvador, ajudei a eleger Maria Mariguella, a neta dele e tive a oportunidade de dizer à mesma que estava votando nela na intenção do avô dela: Carlos Mariguella.
Já era esperado que o tal guerrilheiro eria ser exaltado e santidicado. Não matou ninguém, não roubou nada. Santo e poeta!!! Respondeu uma prova com versos. Meu Deus, Gênio!! Morreu de forma catóptrica aos atos de terror que praticou em sua vida.
Ustra torturador e Marighella terrorista. O Brasil só não tem uma guerrilha como as FARC por causa do Governo Militar, então eu fico do lado do Coronel Ustra.
Esse vídeo é uma prova que a história pode ser contada de duas formas diferentes, alguns fatos são poucos falados e outros ressaltados... Imparcial nunca será kkk
@@jarleneoliveiragomes6521 Exato, mas o Wagner Moura tem ideologias enfreada na cabeça dele e interpretou ele como se fosse negro, sendo q tem foto a cores dele
Tenho minha opinião, que pode vir a mudar um dia, até porque estou vivo e tenho por característica própria ouvir mais que falar. Tenho meus heróis e não me permito questionar o herói dos outros.😀
@@Diegoferreira4.0 Era mais fácil ter aceito a ditadura, mas alguns decidiram lutar, e estes que lutaram contra são criminosos pra vc. Graças a estes estamos libertos hoje. Mas vc deve ser um destes que pedem a volta da ditadura.
Curioso citar Jorge Amado que ainda em vida foi CANCELADO pelo PCB, e que em entrevista expõe o que pensava sobre ideologia depois de viver fazendo propaganda pro PCB.
@@andredesouza9767 : se Jorge Amado tivesse nascido num país comunista naquela época, por exemplo, na URSS, Cuba,Alemanha Oriental, etc, ele teria sido FUZILADO pelos “ companheiros” por suas opiniões sobre o partido.Esse é o tipo de “ cancelamento” que os países comunistas fazem até hoje.
Diogo Kalil - A maior parte dos intelectuais de esquerda da época, Sartre em especial, fizeram o que fazem hoje mentindo descaradamente para apoiar suas convicções ideológicas. Repugnante é um termo que define bem essa hipocrisia, caro Peninha!!! Ambos inclusive, J P Sartre e J Amado reconheceram os muitos crimes e genocídios cometidos pelo comunismo próximos da morte. Ou seja, ninguem lutava pela liberdade quanto mais Marighela. Hoje ex terroristas brasileiros, que assassinaram 119 pessoas, as quais não foram reconhecidas como vítimas e não receberam qualquer indenização da Lei da Anistia, ao contrário de seus assassinos, que ainda hoje recebem milhões por seus ''sacrificios'' na luta pela ''''redemocratização'''', o maior escárnio na história da humanidade.
Tudo bem que minha admiração pelo canal Buenas Ideia, não vai mudar a grandeza que é esse canal; mas quero deixar registrado aqui, à minha admiração por este canal incrível 🌞💖🌞 Agora eu sei o que é catóptrica ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Carlos Marighella é autor do Manual do Guerrilheiro Urbano. O documento não pode ser considerado uma ode ao humanismo, muito pelo contrário. Em seu manual, ele faz questão de explicar didaticamente como deve ser cometido um assassinato.
Sobre a questão da palavra negro, acho interessante lembrar que os ativistas negros brasileiros, conscientes da grande miscigenação do país, usam o termo para se referir a pessoas a pretos retintos, mulatos, pardos, enfim. É uma escolha política para criar a consciência de que aqueles que possuem fenótipos típicos dos descendentes de africanos também são vítimas de discriminação e também compartilham o legado da africanidade que muitas vezes tenta-se apagar. Dessa forma não é um erro dizer que Machado ou Marighella eram negros, é a proposição de um significado mais amplo para o termo, levando em conta a história demográfica brasileira.
O problema é que em comissões de cotas, mulatos ou pardos não são admitidos por não serem "pardos o suficiente. Na prática essa tentativa de unificar o movimento, infelizmente só tem criado injustiças e mais racismo.
@@arthguilherme todas as comissões de cotas em concursos que eu já participei aceitavam pessoas pardas como negras. Aliás, os editais costumam ser bem claros: pessoas negras compreendem a classificação do IBGE de pretos e pardos, e as comissões de hétero identificação existem apenas para eliminar eventuais fraudes. Já vi concurso da justiça em SP, inclusive, em que se vc for eliminado pela banca mas julgarem que houve um erro de boa fé você pode continuar participando do concurso. Se há alguma instituição com uma ideia fechada demais do que é ser negro, ela não está a par das principais discussões sobre o assunto e é necessário falar sobre isso com a ouvidoria.
@@arthguilherme nunca ouvi algo assim, mas sim muita gente branca se apropriando do termo pardo para se aproveitar de cotas. Esses termos são discutidos pelo movimento aqui no brasil pq, como ja sabemos, houve/há um projeto de embraquecimento da população, então la no primeiro censo demográfico do país(sec xix), foram criando termos para tentar diminuir a quantidade de pessoas negras no país
@@Sergio1Rodrigues Então o IBGE não coloca Pardos e Pretos numa mesma categoria racial, pq o IBGE não aceitou o Estatuto da Igualdade que na época juntou Pardos e Pretos numa mesma categoria racial, pq a origem do Pardo é multiétnica, que não só remete a mulatos, mais tb a caboclos e cafuzos. Então os movimento negro na época usou como critério político negro para classificar todo brasileiro que era excluído pela sociedade e sofria discriminação racial, pq se usa- se o termo Preto como o IBGE usa, toda a narrativa dos movimentos sociais iria cair por terra pq não pegaria bem uma pessoa uma parda se dizer Preta. Só o que era para unir, criou problemas maiores pq com a chegada do Temer, se criou um tribunal racial, onde não bastaria ter só origem ou ancestralidade africana, para ser reconhecido como negro, mais as características físicas iria contar na bancada avaliadora. Então mesmo que tenha cotas para pardos tb, só que tem pessoas nem pardos eram consideradas pq tinham o fenotipo, mais puxado para o branco e aí muitos eram denunciados por fraudes e respondem a processos. Então tem pessoas Pardas que não tem não nenhuma ancestralidade africana direta, como o caso dos caboclos que são a mistura de branco com índio, inclusive a minha origem racial é muito essa. É colocaram todo mundo no mesmo balaio e hj caboclos, mestiços e indígenas lutam para manter sua identidade e suas etnias tanto que em alguns estados é comemorado o dia do caboclo e o dia do mestiço. O problema não é as cotas raciais, o problema é colocar todos no mesmo balaio e por mais que o Brasil tenha tido infelizmente a escravidão que perdurou por 350 anos e hj está tentando ter a reparação histórica, não muda o fato que o Brasil é uma nação de maioria mestiça, as consequências disso todos nós sabemos. Porém as pessoas que são Pardas de origem mulato, goste ou não vc tem uma origem mista de brancos e negros, e não dá para ignorar quem te gerou, pq muitos estão renegando um pai ou uma mãe branca dentro de casa, sendo que querendo ou não vc vai carregar as características genéticas, fisicas e traços tb da sua família branca e negra tb que não foi gerado por estupro como antigamente era comum e sim por amor. Então esse conceito Birracial dos EUA não funciona numa realidade multirracial como a Brasileira que é diferente. Só tem três coisas que temos em comum com os EUA que é a escravidão, o racismo e o fato que a democracia racial não passa de um mito em ambos os países. Então o Brasil é uma nação mestiça onde a maioria são descendentes de indios, brancos e negros, por mais que muitos não goste ou ignore, mais é a realidade dos fatos e hj as pessoas estão se assumindo mais como Pardas e assumindo sua origem multiétnica.
A melhor e mais construtiva coisa desse vídeo foi a alusão ao livro do maior antropólogo de todos os tempos, Joseph Campbell. Além do livro O Herói de Mil Faces, ele também possui uma coletânea com o título As Máscaras de Deus.
"tem muita gente espalhada por esse Brasil, que vai fazer desse lugar um bom país" 🎵 Admiráveis tantos personagens que você escolhe da história brasileira.
O cara escreveu o "manual do guerrilheiro urbando" e NUNCA ANDOU ARMADO?! ta de sacanagem né... pra quem não sabe a definição de guerrilha: luta armada, empreendida por um movimento revolucionário de índole patriótica ou não, que combate um governo estabelecido ou forças de ocupação com a estratégia de mobilização política da população camponesa e a tática de incursões ofensivas, atos violentos e de surpresa, perpetrados por pequenos grupos ger. recrutados nessa população. FIM
Morreu sem arma SIM!! O objetivo de todos eles era mandar os idiotas armados fazerem terrorismo contra a população e os militares para depois (com toda a segurança) tomar o poder tal qual os militares fizeram
@@edisonelias6797, ele é Jornalista, e não historiador (graças a deus, aliás). Mas de qq jeito se tu não entendeu que ele Não é comunista (como se isso também fosse "macabro" por si só), então macabro é tu, hehe - com o perdão da rudeza.
De bueno ele não tem nada... critica o Bolsonaro por exaltar um torturador, e depois fica santificado outro só porque é da laia dele. Uma vida dedicada a história e olha a bosta que deu!!! rsrss
Como tudo na vida, nada é preto no branco. A ditadura militar e a revolta Armada são coisa profundas e complexas, pelo menos pra mim. E é isso o que eu mais acho interessante nesse período.
@@Pedroks11 sinceramente acredito que qualquer sistema que busque a ditadura é ruim, sendo ele de direita ou esquerda, a ditadura é o radicalismo de qualquer um desses dois lados e o radicalismo é sempre ruim.
Revolucionários nunca mataram, lutavam apenas com palavras e flores, kkkkkkkkkkkk. Mas coitados sempre foram "assassinados" covardemente........Isso parece roteiro de filme da segunda guerra escrito por hollywood , onde sempre os Alemães e os Japoneses são os "cruéis" na guerra. Meu avô foi do Partidão, foi preso várias vezes e depois de conhecer de perto os camaradas da liderança do partido pegou seu chapéu e se foi. Nada lá era diferente dos que estavam no poder só mudava o lado..... - Aquele que vive pela espada, morrerá pela espada. Foi dito a dois mil anos pelo único homem em quem acredito.
Concordo em partes, a canalhice pode vir de ambos os lados, ambos são seres humanos e não existem santos, no entanto não se deve generalizar, existiram de fatos heróis revolucionários na história.
O que vc escreveu me fez lembrar sobre o episódio das eleições de 2002 eu debatendo com meu pai, o meu pai metalúrgico por mais de 22 anos me disse: "Vc acha que não conheço esses caras? Eles nunca viram mel, qdo perceberem que há em abundância vc vai ver o que vai acontecer."
Sempre recheado de muitas informações e bom humor. Aprendo muito aqui, mesmo não concordando com alguns pontos de vista. Destaco a visão romântica e utópica, que imagina que se tivéssemos um comunista íntegro como acredita ter sido o Mariguela, não teríamos os horrores que esse regime produziu no passado. Certamente muitos comunistas “íntegros e bem intencionados” compunham os governos e movimentos comunistas pelo mundo. O que falta perceber dessa análise de Mariguela é que em todos os casos, esses sucumbem com o passar do tempo aos comunistas menos íntegros e sedentos de poder e tudo acaba na ditadura violenta. Sempre aparece um Stalim, um Mao, um Tito, um Pol Pot e assume. Por isso nunca devemos concentrar poder demais no estado, a tirania é sempre questão de tempo. Infelizmente é a natureza humana. Em síntese: mesmo sob o controle de “pessoas de bem”, o comunismo\socialismo vai sempre terminar do mesmo jeito. É como vc imaginar um Nazismo com pessoas íntegras, uma ilusão que chega a ser comovente a ingenuidade e falta de percepção da realidade histórica.
Isso me lembrou que o personagem Alan Grant, no filme Jurassic Park 3, disse sabiamente: "Algumas das maiores atrocidades do mundo foram cometidas 'com a melhor das intenções'."
cara você pensa que o comunismo é ruim. você já viveu uma época de comunismo? e aliás tudo o que falam sobre o comunismo PODE ser mentira. Caso fale que é tudo verdade escute-me. sabe quem conta a história? os capitalistas. então se eles querem falar que o comunismo é uma tentativa de assasinato nós iremos acreditar. porque eles que escreveram a história. Então TALVEZ o comunismo não seja ruim. Você sabe o que o comunismo defende? O fim da fome e pobreza. também quer o fim do dinheiro e sem classes socias. isso é ótimo. você quer que o mundo ainda tenha pobreza? se não então porque fala mal do comunismo?
@@amigosaleatorios2179 Ok. Vamos considerar que o Comunismo não é ruim. Ou melhor, o Socialismo, porque o Comunismo (que seria a etapa seguinte do Socialismo) nunca foi implantado. Dito isto, me responda uma coisa: porque a gente vê tanta gente querendo fugir de Cuba, da Venezuela, da Coreia do Norte para os países capitalistas próximos? Por que tanta gente do leste europeu (portanto, países socialistas) queriam se mandar de lá durante a Guerra Fria? Por que quando caiu o muro de Berlim, havia tantos alemães querendo fugir de Berlim Oriental (Socialista) para Berlim Ocidental (capitalista), mas não o contrário? Me parece muito estranho tanta gente querendo fugir de países socialistas, se a coisa lá é tão boa. 🤔 Ficam aí as perguntas, e aguardo as respostas. 😉😏
@@amigosaleatorios2179 A propósito, o Comunismo defende o fim do dinheiro e das classes sociais? Então ainda bem que o Comunismo não "venceu", porque se isso tivesse acontecido e o dinheiro tivesse sido extinto, teria sido uma das decisões mais estúpidas e idiotas da História da Humanidade. As sociedades entrariam em colapso. Isso simplesmente significaria um retrocesso de pelo menos 7 mil anos. Voltaríamos à Pré-História, onde as negociações eram todas resolvidas com escambo. Não existiriam empreendimentos, a tecnologia acabaria se estagnando, e as negociações se tornariam caóticas, pois existem tantos bens de produção atualmente, que nenhuma instituição seria capaz de regular o "preço" desses bens, afinal não haveria moeda para servir de parâmetro.
@@amigosaleatorios2179 é uma questão de fatos. O Nazismo defendia o fim da pobreza, a saúde e educação gratuitas, a existência de uma única classe social, etc. Uma coisa é o discurso a outra é o resultado prático. É aquela história: de boas intenções o inferno está cheio. A vida das pessoas comuns sob o socialismo se aproxima muito de uma definição de inferno. Isso não é coincidência. O problema do comunismo só para iniciar, é o número de cadáveres, mais de 100 milhões. Se vc somar todas as guerras do século XX não dá número de mortos do comunismo\socialismo. E a história não é contada pelos capitalistas, existem muitos documentos oficiais e relatos pessoais. Um exemplo é o relato de um Bolchevique soldado do exercito vermelho chamado Alexander Soljenítsin no livro Arquipêlago Gulag. Experimente ler esse livro. Hoje se vc defende o comunismo, só restam duas possibilidades: ou vc desconhece todos os fatos históricos do comunismo ou não tem apreço nenhum à vida humana. Como defender um sistema que gera 100 milhões de mortos? O Nazismo é hediondo ao matar 6 milhões de judeus, a ditadura militar brasileira é hedionda ao matar 450 pessoas. O que dizer de um sistema que matou 100 milhões????
"Coitado do tal, não era compreendido, só tinha pessoas nobres que o admirava, e uma causa comum, o bem do povo, o poeta, só queria implantar o belo e moral socialismo a moldes das URSS..."
Bom é sempre que o Brasil tenta dar um passo a frente ,vem os democratico TIO SAM e come o nosso CU!! Claro,para nos proteger do "CUMUNISMU"! I LOVE "CUMUNISMU" ,dá pra usa-lo pra justificar, tudo!!!
@@BuenasIdeias Achei um tanto tendencioso, mas traz alguma luz para o debate público. Em tempo, O Brilhante Ustra nunca foi condenado em última instância, por isso os seus, digamos, defensores dizem que ele não pode ser considerado culpado. Fica aí escancarada uma incongruência, os que gritam "Lula Livre" dizem que ele é inocente até que seja dada a sentença da última instância, e estes mesmos afirmam que o Brilhante Ustra é um condenado. Por outro lado a maioria dos que defendem que o Ustra não pode ser considerado culpado, pois nunca foi condenado em última instância, afirmam que o Lula é um culpado apesar de não ter tido a mesma condenação. Esse é o nosso Brasil...
Já fui chamado de "isentão", e acho que estamos vivendo um extremismo muito chato, onde vc tem que "vestir" uma camisa ideológica, em minha simples e ignorante opinião o Brasil sempre foi "pobre e podre" politicamente, todos os governos ( seja de esquerda ou direita ) cometeram erros terríveis !
@@BuenasIdeias O historiador Peninha diz que Marighella era gente fina e o historiador Marco Villa diz que o Marighella era terrorista. Em quem confiar ?
Ele claramente foi irônico. Não apenas Amado, mas também Graciliano Ramos, Godard e Visconti eram comunistas. Antonio Candido era socialista. Caetano é o único realmente de centro ali. Mano Brown, eu não sei, mas pelas poucas posições políticas dele que eu acompanhei, é de centro-esquerda também. O centro do Brown é mais à esquerda que o de Caetano, certamente, rs.
fica claro o seu lado, mas eu particularmente me interesso muito em ouvir lados contrarios ou mesmos a favor do meu. sempre bom ver as 2 versões e a versão oficial! história é algo mt complexo com "talvez" e "mais ou menos"
Amigo, compartilho da mesma ideia. Ele se posiciona de forma implícita, mas é inevitável negar que ele é bom e contar as histórias. Se eu não tivesse uma formação razoável concordaria com ele e me tornaria um esquerdista de carteria.
Espero que a sua versão seja registrada e tenha argumentos, não apenas achismos, como estamos vendo muito atualmente. Mais do que nunca o conhecimento trás luz para a vida. Espero que vc continue estudando bastante para ver todos os lados e ver a real história. Abraços!
@@janainohist7857 esse livro: "O Minimanual do Guerrilheiro Urbano, publicado em junho de 1969, foi uma das mais divulgadas obras de Carlos Marighella"
Faltou vc pesquisar sobre o contexto histórico que o livro foi escrito. O Brasil vivia uma Ditadura que começa em 1964, mas em 1968 o regime se radicaliza, através do Ato Institucional 5 (AI5). O próprio Mariguella como disse Bueno saiu do PCB e aderiu a luta armada com a organização ALN, pois ele acreditava que não daria para luta contra o regime ilegal, dentro da legalidade. Sobre influência do "maoismo" e da Revolução Cubana em 1959 (que não foi uma revolução comunista) ele aderiu a luta armada como estratégia revolucionária contra da Ditadura. É nesse contexto histórico que ele escreve o Livro "O Manual do Guerrilheiro Urbano."
Ainda sobre a questão do contexto histórico: existe uma linha que depois de cruzada, mesmo o homem mais pacifista (se não for covarde) dispõe-se a pegar em armas. E estamos novamente caminhando em direção à está linha.
É, acho estranho vc falar que ele não andava armado, sendo que no livro manual, ele ensinava a manusear, transportar etc armas! Tenho certeza que vc sabe disso mais do que eu...
Tu não viu o vídeo todo pelo jeito. Porque ao final do vídeo ele conclui a primeira parte falando o porque e quando ele criou o Manual. Até então, ele fora preso injustamente, ILEGALMENTE várias e várias vezes.
Mas é essa a real questão! o fato de que o Marighella não era aquele homem "mal" do manual do guerrilheiro urbano, várias pessoas que conheceram marighella dizem que ele não era assim, que aquilo foi escrito no auge do AI-5, então até hoje Marighella é um mistério para todos nós, conhecido pelas músicas dos Racionais Mc's como "O Homem de Mil Faces". Eu mesmo comecei não gostando de Marighella dps de ler o Manual, (mesmo sabendo o contexto) mas o próprio Eduardo Bueno me despertou a curiosidade de ir atrás e apartir disso soube que a história do mesmo era maior e mais complexa do que um mero manual, ainda outro que não sabia, que Marighella tbm era um intelectual etc etc.
@@LeandroCosta-sz9cl Pois é. As pessoas não procuram saber das coisas. A luta armada por exemplo só aconteceu porque antes disso, muita gente foi perseguida, presa, torturada ou sumiram depois de serem levados pelo dops e outros departamentos da repressão. Isso tudo na ilegalidade. Altas injustiças!
O Eduardo Taddeo tem uma música que menciona o Mariguella ,mesa de autópsia. ""Põe no meu túmulo epitáfio , igual do guerrilheiro ,como o Mariguella não tive tempo pra ter medo""
Porem e contraditório pq o comunismo de Marx e contra a vida, e que Stalin e outros fizeram e tão ruim quanto o nazismo não faz sentido, peninha e um gaúcho como eu porém e doido fala bem e mau do comunismo, eu só falo mau.
Marighella viveu em um regime absolutista. Qualquer regime absolutista é péssimo, se ao invés de ter sido o militar, fosse o comunista, sendo absolutista, seria péssimo de mesmo jeito. Também viveu em uma época onde o comunismo e o socialismo poderia ser uma alternativa boa para as pessoas, mas a história nos mostra que não foi. Ele tem seu mérito em brigar contra o absolutismo militar, mas pelo que eu já li, ele criu e insentivou grupos armados sim, e desses grupos saiu muita morte e roubo. Pode ser que ele, o Marighella, não tenha desferido pessoalmente nenhuma violência, mas Hitler também não matou ninguém com as próprias mãos. Nesse mundo ninguém é santo, tudo depende do lado que estamos. Viva a democracia e o pluralismo político.
Perfeitas colocações! O professor é eloquente, mas gosta de maquiar os malfeitos desse terrorista urbano. Os militares erraram em insistir na permanência do governo do país, mas dentro do contexto da época, se não houvesse repressão, o Brasil sim poderia se tornar uma Cuba da vida. Observem a degradação da Venezuela anos após 64, de um país rico, passou a miserabilidade sob ditadura; vejam também como está a Argentina hoje "democraticamente"... Comunismo nunca deu certo em lugar nenhum e matou mais que até o nazismo, portanto, não era nem pra existir partido comunista, em minha opinião. Uma desgraça toma todo um ambiente, quando tem acesso a uma brecha, que seja.
@@ericyabadabadoo então será que e por isso que o governo Cubano, venezuelano e o brasileiro tirou as armas da população???? Curiosamente, no regime militar não era proibido ter armas....
@@CleitonFerreira_br na Venezuela as armas não foram retiradas da população, tanto que existem milícias populares, que são grupos que se organizam de forma independente sem vínculos partidários. Lembra que houve aquela tentativa de invasão dos americanos pelo canal pluvial, e os militares americanos foram rendidos por populares armados? E qdo houve aquela eleição em que Capriles foi acusado de orquestrar franco-atiradores contra manifestantes, pegaram grupos de oposição ao governo chavista armados tbm. Lá eles tem armas desde 2006 que foi qdo Chaves defendeu o armamento popular.
O criminoso para um criminoso é exatamente o homem justo. Obrigado peninha!Segue livremente fazendo vídeo excelentes sobre a história do Brasil. Sobre quem tu achar melhor. Forte abraço!
Eduardo, eu lembro de uns vídeos em que você falava que toda história tem dois lados, concordo. Concordo também que nenhum personagem deve ser apagado da história de qualquer nação, ruim ou bom, tiveram seu papel, importante ou não. Acho a maior covardia com aqueles que vem chegando ver mudado nomes de ruas, escolas, praças por aqueles que assumem um mandato. Tem espaço pra todo mundo, sempre inauguram novas pontes, viadutos, praças, ruas e avenidas.
Marcos, qual o fundamento em continuar com as homenagens (seja por estátuas, ruas, pontes, viadutos ou avenidas) para pessoas do tipo q representavam o tráfico escravagista, torturadores, ditadores e afins? Personagens históricos não são apagados. Basta abrir os livros. abraços...
@@maiconperes A Revolução dos Bichos do G Orwell é o clássico dessa ideia de reescrever o passado como se isso alterasse o presente. A estupidez de atacar estátuas, queimar livros ou assassinar políticos dos quais discorda é puro fascismo de pretensos progressistas. A questão é saber até que ponto esse movimento é válido numa democracia. No caso do G Orwell, o socialismo faz isso abertamente, sem escrúpulos. Mas numa democracia como fica? A cada governo deveremos queimar estátuas, mudar ruas ou seja lá o que for?? A seguir isso deveremos queimar a estátua de Zumbi? Ele também tinha seus próprios escravos.
@@klebeeerx A estátua de Borba Gato não foi erguida para homenagear um caçador de índios, acusação aliás falsa segundo boa parte dos historiadores. Ou você quer negar a importância que teve na história brasileira??? Ele foi um explorador de riquezas que ajudaram o Brasil em sua formação colonial e a desenvolver regiões então desconhecidas pois só existiam cidades litorâneas. Quanto ao escravocrata Zumbi??? Vamos incendiar sua estátua?????
COMPRE O NOVO LIVRO DO EDUARDO BUENO EM PRÉ-VENDA:
• Dicionário da Independência - 200 anos em 200 verbetes - Editora Piu
bit.ly/BI_DicionarioIndependencia
| INSCREVA-SE NO CANAL |
bit.ly/YTBuenasIdeias
| TORNE-SE MEMBRO PARA TER BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS|
bit.ly/membroBI
Inviesado doutrinado para a esquerda corrupta seria u. Manual de guerrilhas?
Deslike e não te apoio mais e nem te sigo.
@@agenciafinoolhar a direita não é e nunca foi corrupta? O que lhe falta realmente... é um olhar refinado .
Se responderes as perguntas destinadas a sua pessoa quem sabe eu me interesso em comprar.
@@lilo7815 deveria ser lineu 171 como o ídolo dos corruptos.
Esse cara é um mero papagaio tiltado pelo uso excessivo de drogas na juventude. Nem consegue raciocinar ou ver a realidade mais. Bem típico.
Fazer propaganda de terrorista como se fosse herói, só faltava essa. E pior ainda citar o nojento Caetano Veloso que casou com uma criança de 13 anos, como se fosse exemplo de sanidade. De resto, só citou uns socialistas gourmet que "apoiavam" esse Mariguella mas conheciam tanto da realidade brasileira quanto artistas de Hollywood protestando pela vida das girafas e pandas da amazônia.
Gosto de vc pra c.!
Lembro de um professor que não dava aula de História; Ele contava a História!
E nós, alunos, não precisávamos escrever nada! Era só prestar atenção na História que ele contava!
Parabéns!
Pq ao invés de toda essa história, o Peninha não lê pra gente aih o Manual de Guerrilha Urbana? Seria bastante esclarecedor...
Nada é de graça e militares brasileiros ajudando sempre a alta burguesia e irá ajudar a povão brasileiro pra ter seus dereitos trabalhistas a dereita? Não pode pois tem que ter mão de obra barato e mentira ó verdade !! Pra tomar café ém Paris Alta burguesia brasilera tem que ter mão de obra escrava e mentira ó verdade!!
@@luishermansanny270 e qual é a esquerda caviar? Quem são as pessoas q falam em defender pobre e proletário aqui no Brasil e tira férias em Paris e New York? Quem faz essa demagogia? Qual é o país comunista q não tem milionários amigos dos governantes? Quantos milionários apareceram no outro dia pós queda da URSS? Quem fala q governou p os pobres e transformou seus filhos em mega fazendeiros? O que é a Ditadura do Proletariado? Nem lhe afirmo nada amigo, só faço perguntas...
@@brizolao621 falou de comunismo perdeu
Porque não lhe convém, esta parte atrapalharia sua doutrinação.
Vamos lá Peninha! Explique o Manual da guerrilha urbana!
Será que eu li um exemplar fake?
Tô sempre ouvindo vossos comentários, concordando com uns, discordando de outros, absorvendo muitos descartando poucos.
Falar da história de uma forma lúdica, divertida, confesso a vcs: É o mesmo que encontrar água em um tremendo deserto. Esses explicação faz-me fugir daquela aula infinda posta pelo funcionalismo tradicional. Parabéns pela maneira de proceder.....
Camaradas. Nesses assuntos cabeludos não existe 100% de isenção, o melhor a se fazer a ouvir várias versões e tirar a sua PRÓPRIA CONCLUSÃO 🙃
Mas independente da versão, com esses fatos não tem argumentação. Quem apoia tem mente pensante, quem é contra, é monstro ou ignorante.
@@victsky é exatamente esse fla X flu que você propõe que torna o povo idiota. Mariguela lutava contra monstros, mas andava sim com outros monstros...
@@heitorcornelius reveja o vídeo.
@@heitorcornelius fala aí os contras, totalmente aberto a ler suas opiniões.
@@victsky 1. manual do guerrilheiro urbano, no qual ele incentiva o assassinato de quem pensa diferente e o radicalismo das pessoas, táticas de terror e assassinatos que jamais conseguiriam efetivamente derrubar uma ditadura. No máximo o que isso conseguiria é formar milicias radicais cheio de psicopatas que matariam qualquer um que pensasse diferente. E duvido nada que isso tenha influenciado alguns carteis brasileiros... Olha esse trecho do manual: "Execuções: Aqueles que vão à polícia por sua própria vontade fazer denúncias e acusações,
aqueles que suprem a polícia com pistas e informações e apontam a gente, também devem ser executados quando são pegos pela guerrilha."
2. Associação e MILITANCIA com partidos comunistas (e regimes) que por natureza, tem como o maior incentivo a tomada do poder (e sim, destruindo toda a oposição no caminho, e lógico: tb quem pensas diferente)
3- foi um guerrilheiro comunista marxista-leninista brasileiro - na boa, foi realmente necessário uma oposicao desse tipo?! que venerava uma ditadura que resultou justamente em um stalin que matou 700x mais do q a brasileira? (q veja bem, era outro lixo sim, ditaduras sao todas um lixo)
Com 60 anos sou cria da educação dos anos 70. Do OSPB, EMC e demais.
Uma época polarizada pela Guerra Fria. O medo do comunismo na América do Sul. No Brasil. Outra época. Outro contexto histórico mundial que muitos hoje não sabem, porque não estudaram, leram ou ouviram. Que não tiveram a curiosidade para saber o que originou este momento na história.
Mestre, seu canal traz de forma divertida a história do Brasil e seus personagens.
Gostaria de sugerir para incluir o viés e econômico, como motivo, gatilho, deste país ou outro, nos eventos históricos.
Boa 06.
Aula excelente , amo
Sucesso total!!
OSPB, EMC, Hino Nacional pela manhã e aplaudir a OIT. Macabro.
Tenho 53,peguei o fim dessas monstruosidades.
@@telmacosta1700 engraçado que meu pai conhece todo sistema político hoje por causa dessas matérias, e hoje às pessoas reclaman da ignorância política😑
A HISTÓRIA DO BRASIL É INFINITAMENTE MELHOR COM VC. SOU PROFESSORA DE HISTÓRIA TAMBÉM, ME INSPIRO EM VC.🏆
Volte estudar historia então, pq esse vídeo é uma ofensa para os brasileiros. Querer tratar um terrorista como um cidadão exemplar.... vergonha!
@@GURUUUPG Bolsominion detectec 😂😂😂😂😂
Você tentando esclarecer o povo...mas não desista pais vale a pena esse papel difícil. Obrigada.
Como disse Roberto Campos o Brasil é um país que até o passado é incerto, viva as narrativa e o engove para aguenta las
Esqueceu de citar outras obrinhas importantes dele hahaha, não engana ninguém otário....🤮🤮🤮🤮🤮
@@PauloMartins-sh9go viva delegado fleury
Viva a liberdade de idéias.
@@dicitencellovoyais7914 anormal.
@@dicitencellovoyais7914 fleury é minhas bolas
Não concordo com muitas das suas opiniões "isentas", mas concordo com outras tantas e isso é incrível. Adoro ouvir e aprender com pontos de vista diferentes. E sua eloquência é fora do comum. Belo trabalho.
Olá Eduardo, boa tarde! Fiquei com uma curiosidade sobre isso, isentas do que no caso?
Isento como historiador, como pessoa ninguém, nunca , será isento.
Belíssimas considerações!
Que bom que estamos cada vez mais numerosos os que assim pensamos... e agimos!
@@lohrannbentoferraridossant3976 deixar o canal isento da política, não o torna uma pessoa isenta. É separar seu trabalho de sua opinião e posição pessoal.
@@gabriel-1987 por isso mesmo coloquei entre aspas, pq ele deixa bem claro o lado e a opinião dele, ou seja, não é isento, mas aborda um lado que talvez eu não veria.
Mais um episódio simplesmente sensacional!!! Mil faces de um homem leal...
O CANAL BUENAS IDEIAS É ESPETACULAR 😀😀😀😀😀QUALQUER COISA DE EXTRAORDINÁRIO. 🙏🙏🙏🙏 QUE BOM QUE VOCÊS EXISTE!
Grande Historiador, entrando para História, ficando do lado certo dela. Parabéns!
Não há "lado certo" na história meu caro, há apenas versões, que são contadas de formas completamente diferentes de acordo com quem a esta contando, e em 90% dos casos pendendo vergonhosamente de forma inclinada para defender os próprios princípios ideológicos de quem as narra. ;)
Marighela era um santo, o Manual de Guerrilha era apenas um bíblia carinhosa.
Esse canal é isentão.
Partido Comunista é só amor, acreditem !!!!!
Falou tudo 🤣
O nobre professor de história poderia ter lido também alguma passagem do Minimanual do Guerrilheiro Urbano, que é da mesmíssima autoria daquela poesia sobre espelhos, além de muito mais conhecido.
Fabio 555 não esquenta o cu, vai ter mais vídeos sobre o marighella
Ele explicou que vai ter outros vídeos. Ele falou apenas uma parte da vida de Mariguella. Numa época que ele não escreveu o Manual. Calma.
O nobre comentador podia lembrar a todos aqui que os militares possuíam aviões, tanques, metralhadoras, armamento pesado, e toda o equipamento bélico do estado brasileiro, além de treinamento para combate e eliminação do inimigo. Os "terroristas" como Marighella, a muito custo, tinham acesso a fuzis ou pistolas. É por isso que o manual foi escrito, sabe?
@Freezer Quem atuou na África foi Cuba, e não a China. Aliás, vá procurar saber porque o primeiro chefe de estado que Nelson Mandela visitou após sair da prisão foi Fidel Castro.
@Freezer Há tanta coisa errada nesse seu texto que dá até preguiça de responder. Qual guerrilha a China financiou na África?
Os "comunas" agiram sim em outros países, especialmente Cuba em Angola.....sabe contra quem? Contra o regime sul-africano do Apartheid.
Qual exatamente seria essa guerrilha marxista que se instalaria no Brasil, se os militantes mal tinham acesso a armas?
Eduardo Bueno esse sabe explicar a história sem ser cansativo .
Nos prende do começo ao fim!
Sou fã desse jornalista 🤜🤛
Marighella é tão importante para a história do Brasil, assim como: Marcola e Fernandinho Beira Mar, ambos com legados que não se pode apagar da história com inegáveis efeitos!! Ah, quanto à inteligência, é uma característica comum aos psicopatas, veja o livro "Ponerologia: psicopatas no poder" já que a luta do citado era pelo poder, independente das consequências!!
Gostei do episódio muito esclarecedor e penso que não vou assistir mais o filme do Marigela, melhor assistir a versão do Professor. Apesar de não ser membro $$$, tenho uma sugestão de que DEVERIA TER UM EPISÓDIO SOBRE A REVOLUÇÃO DOS ESQUECIDOS DE 1924, ONDE MORRERAM MILHARES DE PAULISTANOS e simplesmente colocaram uma pedra nesta época da nossa história. Obrigado pela aula de História 👏👏👏
Episódio ótimo!
Wagner Moura ja tinha dito que as pessoas "reivindicariam a branquitude de Marighella".
Mas é lógico, contra fatos não há argumentos, é fato que ele era mulato, nada contra o Seu Jorge interpretar ele no cinema, mas é preciso colocar os pingos nos I's, e não forçar a barra.
Cinema. Arte audio visual. Queremos ver como realmente é
Eu não vi ninguém reinvicando a branquitude dele. O que vejo são pessoas dizendo que ele não é retinto como o Seu Jorge. Por mais que algumas pessoas se expressem dizendo "ele não era negro", como o Eduardo no vídeo, fica evidente pelo contexto que a pessoa está dizendo que ele não era retinto, não está dizendo que era branco. O Eduardo segue e diz "era mulato". Sim dá pra discutir muito sobre o uso dessa palavra, dá pra discutir muito o que é ser negro (que não se limita a ser retinto), mas daí a dizer que alguém está reinvicando o branquitude do cara é exagero. Dá pra entender perfeitamente o que as pessoas querem dizer pelo contexto da fala delas.
@@fraufuchs9555 exato ngm falou de branquitude em nenhum sentido
@@Ncolasg Lembrando ainda que ele era pardo, e existe um grande movimento sobre isso, pois se vc separa as pessoas só entre "Brancas e Negras" você acaba com a parte que une todas as cores que são os miscigenados como a minha familia
Olá, caro historiador, faz um vídeo sobre o manual da guerrilha do Mariguela, com vc explanando será épico! Espero que esse minha idéia seja buena también
O melhor canal de história que existe é o seu Peninha! Não é puxado pra esquerda ou direita, apenas fatos. Ansioso pela continuação da história de Mariguella.
Em qual parte ele puxou p algum sentido ideológico? Só p eu saber
Brother, certeza que leu o meu comentário??
@@thiagohenrique5339 Gosto dele, mas não dá pra negar que ele "ama" o PR, Sempre tem que dar uma cutucada nele e na família. É claro como água que ele sempre puxa pro lado canhoto. Pra começar já da pra ver na lista de amigos do Marighella (silêncio) e dos "inimigos" (que ele faz questão de demonizar).
@@lucasgomes4229 Gostava qdo canal não tinha dor de cotovelo e contava só sobre história. Hj ele se esforça pra dar cutucadas no PR em todos os vídeos.
@@jacksonribeiro8859 melhor então assistir as lives de quinta do seu jair. Aproveita e pergunta por que o queiroz depositou 89 mil na conta da michele.
Eu amo esse canal ❤️ quando couber, faz um episódio do nosso querido Castro Alves, abração!
O que eu gosto desse canal é que mesmo as pessoas que não compartilham da mesma ideia, como eu a respeito do terrorista, ficam entusiasmados com o conteúdo. Ótimo trabalho. Abraços.
Gosto e confio no canal.
Sugestão de episódios: DOPS
Professor Eduardo, analisar também a história do Cláudio Guerra, inclusive tem vários vídeos dele no UA-cam, sobre a casa da morte em Espírito Santo, relato cristalino de uma época de terror, que pensei está longe e enterrada, mas militando pelo direito dos outros, tive que me deparar com o resquício sórdido dessa época!
Pedi à todos os santos pra tocar a música dos Racionais na vinheta. Vocês são extremamente foda!
Mil faces de um homem leal
Está no ar a rádio libertadora
É a mesma música do documentário do Carlos Marighella apresentado pelo Lázaro Ramos.
Muito inspirado Mano Brown ao compor a música.
Já assisti o documentário várias vezes.
Essa foto do Raul no tempo da CBS/Sociedade Kavernista, já valeu o like no comentário.
Marighella era um poeta, escreveu o lindo Manual do Guerrilheiro Urbano, um verdadeiro tratado de paz e democracia.
Espero que suas palavras sejam uma ironia.
@@fabianoespindola728 sim,são,democracia e uma das palavras que nunca e sitada
Sabe o que eu faria ? Faria o Marighela, tomar a vachina do Dória.
o melhor comentário KKKKKKKKKKKKKKKk
Quando a democracia sai da mesa e o autoritarismo toma conta da ceia, não há mais espaço para diálogo
Excelente!
Sou baiano e pouco se fala na figura de Marighella
Infelizmente fazem questão de esconder essa figura da História brasileira, inclusive, vim saber que Marighella era baiano a poucos anos, nos meus 46 anos de idade e pasmem, não sou o único, podem ter certeza disso
@o Pintor ☑️ , eu nem sabia que ele era baiano, imagine!!!
Valeu!!!
''Um mulato baiano,
Muito alto e mulato
Filho de um italiano
E de uma preta uçá''
Um Comunista - Caetano Veloso
@@tReseRRes3R só não era mulato era branco porém de fato filho de uma negra com italiano no filma seu Jorge negro o contracenou porém não tá fiel a história
@@juliocacadorfamiliagamerfa9381 era mulato cara, tu tem daltonismo. Marighella sofreu racismo por um amigo, além de que um mulato pode muito bem ser interpretado por um negro
@@juliocacadorfamiliagamerfa9381 , oxi!
Mulato vem da mistura entre branco e preto. Pai italiano branco e mãe africana.
Mano, Buenas ideias com intro de Racionais é algo que eu nunca imaginaria, nem no meu sonho mais louco. Mas ficou foooooooda
Tendo em vista o que já tive em vista, irreverência e coisa e tal, não acho anormal. Acho que o jornalista Eduardo Bueno faz uso dessas ferramentas de forma deliberativa. E o faz bem. Né? :)
Acredito que a referência do Mano Brown é na verdade um paralelo. O pai do Mano Brown, ( Pedro Paulo, nome real do Mano Brown ) também era italiano e a mãe dele empregada doméstica.
😆😆😆😆
Muito bom episódio... atualmente as falácias sobre ele são grandes. Fez bom contraponto entre o certo, o que é história e o lado obscuro, vil do Marighela. Esse mesmo balanço deveria ser feito para pessoas que possuem somente um lado, esquerda ou direita prestarem atenção.
Mas qual foi o lado vil do Marighella? Pensar?
@@fabianomellofilho3798 escrever um manual de guerrilha urbana e detalhar como matar militares e civis não soa muito nobre. Pensar... Hitler, Stalin e outros também pensavam e muito bem. Foram Nobres ? Foram Vis.
@@flahott, as coisas não são, em essência, nobres ou vis. É preciso entender o contexto da época e lembrar que vivia-se no período da ditadura militar, ou seja, período marcado pela injustiça e pela tortura, que - como o próprio Marighella diz - deixaria até os nazistas de Auschwitz assustados. Um manual que te insere na luta contra uma brutal ditadura não é vil... Uma frase que virou clichê, mas cabe muito bem à situação: "Não confunda a reação do oprimido com a violência do opressor".
@@GabrielLima-cm7df perfeito. Acho engraçado que essa mesma pessoa que fez esse comentário, com certeza apoiaria um manual de guerrilha detalhando como matar ditadores como os da Coreia do Norte, de Cuba, Venezuela... Sou contra violência, mas consigo entender perfeitamente o desespero dessa gente oprimida.
@@rogeriasouza5976 ditador é ditador, não importa o lado.
👏🏼Buenas Ideias, berço maior de conhecimento histórico brasileiro na Internet.👏🏼
Fala para nós, da luta armada pela ditadura do proletariado, os atentados no aeroporto dos guararapes, a guerrilha no Araguaia, a expropriação (roubo) de bancos para financiar a guerrilha, o justiçamento(assassinato) de companheiros suspeitos de traição.
Muito simples meu caro LEIA OS LIVROS: COMBATE NAS TREVAS , BATISMO DE SANGUE , BRASIL NUNCA MAIS .
@@canaldaheffyrocha9546 mas o nosso caro professor teria coragem de falar sobre o assunto ou vai continuar varrendo para debaixo do tapete. Comunista sempre covarde, agindo com narrativas sem mostrar a realidade.
Fala pra nós dos 21 anos de ditadura e tortura dos milicos,
Luta Armada foi uma resposta a Ditadura, sendo q foi uma porcentagem MUITO PEQUENA da esquerda que aderiu, boa parte da esquerda no Brasil não pegou em armas mas mesmo assim foi torturado neste período, inclusive minha orientadora no curso de Serviço Social, foi torturada no DOPS mesmo sem nunca ter pego em arma
Minha resposta será dada se me explicar sobre os justiçamentos ( Assassinato) dos companheiros considerados traidores. Mas terroristas tem que receber flores? 21 anos de democracia e não ditadura do proletariado.
A questão não é se é “errado” ou “certo” em abstrato considerar o Marighella negro ou mulato (pardo). É uma escolha política. A própria categorização em macrogrupos de “brancos” e “negros” é política (e relativamente recente). E como marxista e mestiço com forte fenótipo negro, discordo da posição do movimento negro brasileiro. Fundamentalmente porque essa posição apaga todo nosso histórico de miscigenação, inclusive com outras populações de cor (como os indígenas). No caso do Marighella isso é ainda pior, já que ele é LITERALMETE fruto de uma brasileira de ascendência africana e um italiano de ascendência européia, Marighella que, inclusive, sempre se entendeu como mulato e (o mais importante) a sociedade brasileira o entendia como mulato (sim, estou defendendo a tese de que a sociedade brasileira possui a categoria de mulato e miscigenado de um modo geral).
Nesse debate eu fico com Fanon e Darcy Ribeiro. Infelizmente nosso debate político (inclusive o racial) está por demais americanizado. Nossas contradições são próprias, não são explicadas pela formação histórica estadunidense.
Retórica dos sentimentos...
A esquerda brasileira foi capturada e por tudo isso que você expôs quedou-se numa inércia que custará uma década ou mais de avanço social e econômico. Lamentável.
Considero por você trazer Fanon a discussão . É uma demarcação mesmo política , acho que as medidas racializantes que desconsideram a posição em alguns aspectos de privilégio do mulato e os põe em pé de igualdade com os retintos , cria outra distorção histórica, tbm .
Perfeito! Brasil é um caso a parte. A comparação com os Estados Unidos por "afinidade" com os negros de lá é plausível mas não deve ser um norte para nossas questões tão ímpares.
Tem algo que me causa inquietação nesse debate:
Sempre tem estatística do tipo "70% dos presos são pretos ou pardos" ("pardos" muitas vezes omitidos, numa ação capiciosa)
A população brasileira não é de maioria absoluta de "pretos e pardos"?
Tem como definir até onde é pardo e onde começa o branco?
Um pardo não é uma mistura de preto com branco, de forma que dizer que um pardo é "quase um preto" não significa ignorar que ele também é "quase um branco"?
Sim, eu sei que há muito racismo na sociedade, mas me incomoda como os números são manipulados pra atender a uma narrativa. Daí as pessoas percebem e o tiro sai pela culatra.
Eu estudei na escola Filinto Muller de Diadema SP, existe um projeto de lei pra alterar o nome da escola devido a história dele. A escola tem mais 60 anos
Coloca Osama Bin Laden.
Meu caro historiador como pode um cara com este nível de conhecimento e ser tercedor p um time de segunda
"Fosco Ostra" foi sensacional !!
1:40 quando esses caras começavam a conversar e fumar devia sair no ar mais fumaça por metro cúbico em 5 minutos q em 1 dia de trabalho em uma fábrica.
Amei sua explanação! Uma maneira simples e leve de mostrar um assunto tão forte e tão pouco conhecido . Mostrando os dois lados da História, faz cada um tirar suas conclusões . Parabéns professor !
Babando a esquerda deve ser comissionado. Era muito bom antes de se vender...
Meus agradecimentos e um abraço
Muito esclarecedor. Sou de 1954, e tinha outra ideia do Mariguela. Aguardando o segundo episódio.
Bem há muita literatura e até no yotube há um filme sobre Marighella .. A verdade é que ele era sim um guerilheiro, comunista.. que escreveu em seu Manual da Guerrilha urbana pérolas como por exemplo .. O GUERILHEIRO NÃO DEVE SE AFASTAR DO TERROR " ...
@@marconibranco Exatamente! Não vejo glamur num mero terrorista! O delegado Fleury é o reflexo no espero de Marighela...
Parabéns Regina. Não se importe com essa onda contemporânea Neo Facista que se autodenomina de “bem” contra o mal. Marighella Herói nacional!! Contra o Terror e Repressão, a mesma proporcionalidade de medidas JUSTAS!!
@@kbrbs Certíssimo! Medidas justas! Por isso ele acabou morto. A ordem Institucional e Constitucional não acolhiam com normalidade a atividade terrorista como forma de oposição ao regime estabelecido. Não foi injusta! Foi apenas necessária.
É Davi contra Golias, “Fonte da nao sei o que”. Ordem constitucional pra você é isso?? Como o Peninha falou, contra repressão de um governo criminoso, resistência proporcional é o ato JUSTO.
O baiano Carlos Marighella (1911-1969) foi o principal nome da guerrilha comunista no Brasil durante o Regime Militar (1964-1985), tendo sido considerado o inimigo número um do país na segunda metade da década de 1960. A trajetória de Marighella sempre dividiu opiniões entre jornalistas e intelectuais brasileiros, tanto na direita quanto na esquerda política (e inclusive dentro da própria esquerda houve muita oposição às suas propostas revolucionárias).
Você é o tipo de professor oposto ao Peninha:chato.
O que escrevestes é dispensavel depois da aula do Peninha.
@@elianefigueiredo9641 Indispensável é a presença de quem entra no fórum pra
adjetivar comentaristas no lugar da possibilidade de evoluir nas ideias . Sem vossa participação o fórum seria entediante . Obrigado , volte sempre , tornou minha manha mais alegre 😅.
Tem um erro no seu comentário. Não era Regime Militar, era Ditadura Militar...
@elianefigueiredo9641 No lugar de apagar teu comentário deveria continuar participando . Assim quem lê medita no assunto ou ao menos se diverte ! 💕💕💕
@@morettobr O fato é que, como presidente do Congresso Nacional, Moura Andrade garantiu suporte institucional para o golpe de estado e, às 3h45 da madrugada de 2 de abril, acompanhado do presidente do Supremo Tribunal Federal, Álvaro Ribeiro da Costa, deu posse a Mazzilli no terceiro andar do Palácio do Planalto.
O novo chefe de Estado ficou no cargo por menos de duas semanas. Em 11 de abril de 1964, o Congresso Nacional, com 361 votos favoráveis e 72 abstenções, elegeu o marechal Castelo Branco presidente da República para completar o mandato que fora de Jânio e Jango.
Fonte: Agência Senado
De “Isentão” não tem nada ! O cara quase tem um orgasmo falando do Marighela. 😂😂
Exatamente!!!
OU APENAS NÃO DIZ O QUE VOCE DESEJA OUVIR ?
se quiser ouvir falar do bozo e sua trupe, é la no canal do gengivudo! Aqui só te a verdade!
@@joaquimjosetiradentes5980 hauahuahaua
@@joaquimjosetiradentes5980 não é isso, só acho q ele deveria ser imparcial, já que ele mesmo se diz “isentão” .
Mariguella foi preso no Golpe do Estado Novo também. Era muito inteligente e todo golpista tem ódio da inteligência alheia. Aqui em Salvador, ajudei a eleger Maria Mariguella, a neta dele e tive a oportunidade de dizer à mesma que estava votando nela na intenção do avô dela: Carlos Mariguella.
Já era esperado que o tal guerrilheiro eria ser exaltado e santidicado. Não matou ninguém, não roubou nada. Santo e poeta!!! Respondeu uma prova com versos. Meu Deus, Gênio!! Morreu de forma catóptrica aos atos de terror que praticou em sua vida.
Faz aí contando o outro lado pra gente assistir.
herói mesmo foi o ostra
gado , muuuuuuuuuuuuuuu
abre a porteira do curral que ta indo mais um boi kkkkk
@@keniaMG21 excelente resposta!!
Fosco Ostra! Hahahaha! Perfeito! E foi ótima a escolha em não pronunciar o nome desse assassino!
Eu demorei para entender. Foi graças ao seu comentário, haha. Obrigado!
O terrorista e o Torturador muda muito não
Ustra torturador e Marighella terrorista. O Brasil só não tem uma guerrilha como as FARC por causa do Governo Militar, então eu fico do lado do Coronel Ustra.
Entre a cruz e a espada
O pessoal aqui poderia compartilhar alguns dos atos terroristas do Marighela?
Esse vídeo é uma prova que a história pode ser contada de duas formas diferentes, alguns fatos são poucos falados e outros ressaltados... Imparcial nunca será kkk
Excelente vídeo! Associa história, fatos, humor, hermenêutica, ironia e criatividade kkkkkkkkkkkkk
Segundo o Wagner Moura, o Marighela era pra ser feito pelo Mano Brown, que recusou o convite.
O mano Brown é um bom ator?
Recusou pois havia uma vasta agenda com Racionais. Ele não iria conseguir conciliar as gravações do filme com a banda.
o marighella não era um mulato de pele clara?
@@jarleneoliveiragomes6521 Exato, mas o Wagner Moura tem ideologias enfreada na cabeça dele e interpretou ele como se fosse negro, sendo q tem foto a cores dele
Pronto, chegou a galera reivindicando a branquetude de marighella. No fundo seis são tudo uns racistas.
Tenho minha opinião, que pode vir a mudar um dia, até porque estou vivo e tenho por característica própria ouvir mais que falar.
Tenho meus heróis e não me permito questionar o herói dos outros.😀
Mais um criminoso herói.. lixo.
@@Diegoferreira4.0 Quem seria o tal "criminoso herói" citado por vossa senhoria?
@@Diegoferreira4.0 Era mais fácil ter aceito a ditadura, mas alguns decidiram lutar, e estes que lutaram contra são criminosos pra vc. Graças a estes estamos libertos hoje. Mas vc deve ser um destes que pedem a volta da ditadura.
@@jhonatasilva750 o rapaz a ditadura já tai o STF tudo oque a pessoa falar eles controlam isso é ditadura.
O rapaz herói e o nosso senhor Jesus Cristo que morreu por nois na cruz pra que nois tivéssemos vida em abundância não esse lixo comuna.
Curioso citar Jorge Amado que ainda em vida foi CANCELADO pelo PCB, e que em entrevista expõe o que pensava sobre ideologia depois de viver fazendo propaganda pro PCB.
ninguem quer comentar seu comentario ????
Sera porque ????????? 😂😂😂😂😂
O q q tem a ver? Marighela era o cara. Aceita q doi menos
@@andredesouza9767 : se Jorge Amado tivesse nascido num país comunista naquela época, por exemplo, na URSS, Cuba,Alemanha Oriental, etc, ele teria sido FUZILADO pelos “ companheiros” por suas opiniões sobre o partido.Esse é o tipo de “ cancelamento” que os países comunistas fazem até hoje.
Muito triste a falta do Debate !!!!! e a troca de poderes Legima !!!!!!!
Diogo Kalil - A maior parte dos intelectuais de esquerda da época, Sartre em especial, fizeram o que fazem hoje mentindo descaradamente para apoiar suas convicções ideológicas. Repugnante é um termo que define bem essa hipocrisia, caro Peninha!!! Ambos inclusive, J P Sartre e J Amado reconheceram os muitos crimes e genocídios cometidos pelo comunismo próximos da morte.
Ou seja, ninguem lutava pela liberdade quanto mais Marighela.
Hoje ex terroristas brasileiros, que assassinaram 119 pessoas, as quais não foram reconhecidas como vítimas e não receberam qualquer indenização da Lei da Anistia, ao contrário de seus assassinos, que ainda hoje recebem milhões por seus ''sacrificios'' na luta pela ''''redemocratização'''', o maior escárnio na história da humanidade.
Tudo bem que minha admiração pelo canal Buenas Ideia, não vai mudar a grandeza que é esse canal; mas quero deixar registrado aqui, à minha admiração por este canal incrível 🌞💖🌞 Agora eu sei o que é catóptrica ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Buenas Idéias é enfático! & histórico! Por isso estamos aqui! Meu xará tá a cara dum Cacique Apache. (😅)
"(...) e que eu por ti, se torturado for,
possa feliz, indiferente à dor,
morrer sorrindo a murmurar teu nome"
:((
Cara, como ouvir história é bom e como dá pra ver o ciclo se renovando.
Rsss !! Comunista se entrega sempre !! "Escutar é bom" ler mesmo que é bom...! Nada haver
@@carlinhosdesigner10👌
@@carlinhosdesigner10 Deve ser aquele critico especialista de um livro só? Tô sabendo danadinho kkkkkkk
@@dialetoartesvisuais504 Superestimas a cultura do bolsominion médio. Esse aí nunca leu nada que não fosse foto com legenda de fake news no zap zap
Também acho ,um prazer danado.
Carlos Marighella é autor do Manual do Guerrilheiro Urbano. O documento não pode ser considerado uma ode ao humanismo, muito pelo contrário. Em seu manual, ele faz questão de explicar didaticamente como deve ser cometido um assassinato.
Manual do GUERRILHEIRO urbano!
Auto-explicativo, não!?
Se for pra assasinar Bolsonaro eu apoio totalmente!!!!
Pelo jeito o vagabundo Marighela é apoiado pelo canal Mario, não adianta explicar o óbvio pra gente doida. Tem gente que precisa errar pra aprender.
@@se77e_antinazi86 O famoso ódio do bem kkkk
Gostei........... Gostaria de fazer uma sugestão....... faça um episódio sobre a Guerrilha do Araguaia/ Cap.Lamarca.......?!!!!!
Boa, me passou essa mesma ideia enquanto assistia o vídeo!
Show 👏👏👏👏👏
Se falar sobre os soldados que o o traidor matou de forma covarde, pode ser...
Sobre a questão da palavra negro, acho interessante lembrar que os ativistas negros brasileiros, conscientes da grande miscigenação do país, usam o termo para se referir a pessoas a pretos retintos, mulatos, pardos, enfim. É uma escolha política para criar a consciência de que aqueles que possuem fenótipos típicos dos descendentes de africanos também são vítimas de discriminação e também compartilham o legado da africanidade que muitas vezes tenta-se apagar. Dessa forma não é um erro dizer que Machado ou Marighella eram negros, é a proposição de um significado mais amplo para o termo, levando em conta a história demográfica brasileira.
Exatamente, vim comentar isso.
O problema é que em comissões de cotas, mulatos ou pardos não são admitidos por não serem "pardos o suficiente. Na prática essa tentativa de unificar o movimento, infelizmente só tem criado injustiças e mais racismo.
@@arthguilherme todas as comissões de cotas em concursos que eu já participei aceitavam pessoas pardas como negras. Aliás, os editais costumam ser bem claros: pessoas negras compreendem a classificação do IBGE de pretos e pardos, e as comissões de hétero identificação existem apenas para eliminar eventuais fraudes. Já vi concurso da justiça em SP, inclusive, em que se vc for eliminado pela banca mas julgarem que houve um erro de boa fé você pode continuar participando do concurso. Se há alguma instituição com uma ideia fechada demais do que é ser negro, ela não está a par das principais discussões sobre o assunto e é necessário falar sobre isso com a ouvidoria.
@@arthguilherme nunca ouvi algo assim, mas sim muita gente branca se apropriando do termo pardo para se aproveitar de cotas. Esses termos são discutidos pelo movimento aqui no brasil pq, como ja sabemos, houve/há um projeto de embraquecimento da população, então la no primeiro censo demográfico do país(sec xix), foram criando termos para tentar diminuir a quantidade de pessoas negras no país
@@Sergio1Rodrigues Então o IBGE não coloca Pardos e Pretos numa mesma categoria racial, pq o IBGE não aceitou o Estatuto da Igualdade que na época juntou Pardos e Pretos numa mesma categoria racial, pq a origem do Pardo é multiétnica, que não só remete a mulatos, mais tb a caboclos e cafuzos. Então os movimento negro na época usou como critério político negro para classificar todo brasileiro que era excluído pela sociedade e sofria discriminação racial, pq se usa- se o termo Preto como o IBGE usa, toda a narrativa dos movimentos sociais iria cair por terra pq não pegaria bem uma pessoa uma parda se dizer Preta. Só o que era para unir, criou problemas maiores pq com a chegada do Temer, se criou um tribunal racial, onde não bastaria ter só origem ou ancestralidade africana, para ser reconhecido como negro, mais as características físicas iria contar na bancada avaliadora. Então mesmo que tenha cotas para pardos tb, só que tem pessoas nem pardos eram consideradas pq tinham o fenotipo, mais puxado para o branco e aí muitos eram denunciados por fraudes e respondem a processos. Então tem pessoas Pardas que não tem não nenhuma ancestralidade africana direta, como o caso dos caboclos que são a mistura de branco com índio, inclusive a minha origem racial é muito essa. É colocaram todo mundo no mesmo balaio e hj caboclos, mestiços e indígenas lutam para manter sua identidade e suas etnias tanto que em alguns estados é comemorado o dia do caboclo e o dia do mestiço. O problema não é as cotas raciais, o problema é colocar todos no mesmo balaio e por mais que o Brasil tenha tido infelizmente a escravidão que perdurou por 350 anos e hj está tentando ter a reparação histórica, não muda o fato que o Brasil é uma nação de maioria mestiça, as consequências disso todos nós sabemos. Porém as pessoas que são Pardas de origem mulato, goste ou não vc tem uma origem mista de brancos e negros, e não dá para ignorar quem te gerou, pq muitos estão renegando um pai ou uma mãe branca dentro de casa, sendo que querendo ou não vc vai carregar as características genéticas, fisicas e traços tb da sua família branca e negra tb que não foi gerado por estupro como antigamente era comum e sim por amor. Então esse conceito Birracial dos EUA não funciona numa realidade multirracial como a Brasileira que é diferente. Só tem três coisas que temos em comum com os EUA que é a escravidão, o racismo e o fato que a democracia racial não passa de um mito em ambos os países. Então o Brasil é uma nação mestiça onde a maioria são descendentes de indios, brancos e negros, por mais que muitos não goste ou ignore, mais é a realidade dos fatos e hj as pessoas estão se assumindo mais como Pardas e assumindo sua origem multiétnica.
Geometria Descritiva é realmente um horror...não sei como venci essa matéria...Deus guarde o Professor Príncipe Júnior....
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
INTRODUÇÃO ESPETACULAR!
FOSCO ULTRA
HAHAHHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHAHHAHAHHAHAHAHAHHAHAHAHHAJAJAHAHHAHAHAJJA
putz, entendi quem era só depois do teu comentário. HAHAHAHHA
@@lucassalomaorodrigues2630 hahahhahahhaha sensacional
A melhor e mais construtiva coisa desse vídeo foi a alusão ao livro do maior antropólogo de todos os tempos, Joseph Campbell. Além do livro O Herói de Mil Faces, ele também possui uma coletânea com o título As Máscaras de Deus.
Nunca foi e nunca será o maior antropólogo.
"tem muita gente espalhada por esse Brasil, que vai fazer desse lugar um bom país" 🎵 Admiráveis tantos personagens que você escolhe da história brasileira.
Muito legal e esclarecedor !
Teve um deputado/senador que foi preso pelo pensamento também e tu adorou, achou o máximo . 🤔
Pqp…assiste a porra do video e aprende
Quem pede Ai-5, toma Ai-5
O cara escreveu o "manual do guerrilheiro urbando" e NUNCA ANDOU ARMADO?! ta de sacanagem né... pra quem não sabe a definição de guerrilha: luta armada, empreendida por um movimento revolucionário de índole patriótica ou não, que combate um governo estabelecido ou forças de ocupação com a estratégia de mobilização política da população camponesa e a tática de incursões ofensivas, atos violentos e de surpresa, perpetrados por pequenos grupos ger. recrutados nessa população. FIM
Morreu sem arma SIM!!
O objetivo de todos eles era mandar os idiotas armados fazerem terrorismo contra a população e os militares para depois (com toda a segurança) tomar o poder tal qual os militares fizeram
Uma lástima esse grande historiador e um modo único de comunicar,cm essa ideologia macabra
.
@@gmoura6095 tú estavas lá, prá afirmar o que você está dizendo?
Ele preferia colocar armas nas mãos de adolecentes
@@edisonelias6797, ele é Jornalista, e não historiador (graças a deus, aliás). Mas de qq jeito se tu não entendeu que ele Não é comunista (como se isso também fosse "macabro" por si só), então macabro é tu, hehe - com o perdão da rudeza.
Estou em itaipuaçú, Maricá no Rj na avrnida Carlos Marighella. Com muito orgulho
Sabe muito 👏👏👏👏
Esperando o ep 2! Obrigado Bueno!
De bueno ele não tem nada... critica o Bolsonaro por exaltar um torturador, e depois fica santificado outro só porque é da laia dele. Uma vida dedicada a história e olha a bosta que deu!!! rsrss
hahaha"as três excrecências que são filhos dele" foi ótimo
Já aguardo o próximo episódio, professor!!
O Brasil se diz tão democrático mas não autoriza o filme por aqui, aff...
Seu canal é o melhor canal que já assisti. Ensina e informa de forma total.Já li vários livros seus e babo com tanta cultura. Meus parabéns!
Como tudo na vida, nada é preto no branco. A ditadura militar e a revolta Armada são coisa profundas e complexas, pelo menos pra mim. E é isso o que eu mais acho interessante nesse período.
Depois do filme, nem o Marighella é preto ou branco!!!
@@veladekseigmann kkkkkkk
Admiro sim Mariguela, por sua posição diante da ditadura, não o tenho como herói nem como martiri mas reconheço sua luta
Lutando contra uma,apoiando outra.
@@dudarj37 olha o fantasma do comunismo: "buuuuu"
@@Pedroks11 sinceramente acredito que qualquer sistema que busque a ditadura é ruim, sendo ele de direita ou esquerda, a ditadura é o radicalismo de qualquer um desses dois lados e o radicalismo é sempre ruim.
@@Pedroks11 O fantasma que ainda vive? Coréia,Venezuela,Cuba e China.
@@dudarj37 vdd, manja mto vc
Revolucionários nunca mataram, lutavam apenas com palavras e flores, kkkkkkkkkkkk. Mas coitados sempre foram "assassinados" covardemente........Isso parece roteiro de filme da segunda guerra escrito por hollywood , onde sempre os Alemães e os Japoneses são os "cruéis" na guerra.
Meu avô foi do Partidão, foi preso várias vezes e depois de conhecer de perto os camaradas da liderança do partido pegou seu chapéu e se foi. Nada lá era diferente dos que estavam no poder só mudava o lado.....
- Aquele que vive pela espada, morrerá pela espada. Foi dito a dois mil anos pelo único homem em quem acredito.
Perfeitooo!!!
Concordo em partes, a canalhice pode vir de ambos os lados, ambos são seres humanos e não existem santos, no entanto não se deve generalizar, existiram de fatos heróis revolucionários na história.
Se Marighela era BOM e estava do lado dos comunistas era, no minimo, INGÊNUO!
O que vc escreveu me fez lembrar sobre o episódio das eleições de 2002 eu debatendo com meu pai, o meu pai metalúrgico por mais de 22 anos me disse: "Vc acha que não conheço esses caras? Eles nunca viram mel, qdo perceberem que há em abundância vc vai ver o que vai acontecer."
Marighela tem muitas faces, mas nenhuma dele ele se encaixa como um herói mítico.
Sempre recheado de muitas informações e bom humor. Aprendo muito aqui, mesmo não concordando com alguns pontos de vista. Destaco a visão romântica e utópica, que imagina que se tivéssemos um comunista íntegro como acredita ter sido o Mariguela, não teríamos os horrores que esse regime produziu no passado. Certamente muitos comunistas “íntegros e bem intencionados” compunham os governos e movimentos comunistas pelo mundo. O que falta perceber dessa análise de Mariguela é que em todos os casos, esses sucumbem com o passar do tempo aos comunistas menos íntegros e sedentos de poder e tudo acaba na ditadura violenta. Sempre aparece um Stalim, um Mao, um Tito, um Pol Pot e assume. Por isso nunca devemos concentrar poder demais no estado, a tirania é sempre questão de tempo. Infelizmente é a natureza humana. Em síntese: mesmo sob o controle de “pessoas de bem”, o comunismo\socialismo vai sempre terminar do mesmo jeito. É como vc imaginar um Nazismo com pessoas íntegras, uma ilusão que chega a ser comovente a ingenuidade e falta de percepção da realidade histórica.
Isso me lembrou que o personagem Alan Grant, no filme Jurassic Park 3, disse sabiamente: "Algumas das maiores atrocidades do mundo foram cometidas 'com a melhor das intenções'."
cara você pensa que o comunismo é ruim. você já viveu uma época de comunismo? e aliás tudo o que falam sobre o comunismo PODE ser mentira. Caso fale que é tudo verdade escute-me. sabe quem conta a história? os capitalistas. então se eles querem falar que o comunismo é uma tentativa de assasinato nós iremos acreditar. porque eles que escreveram a história. Então TALVEZ o comunismo não seja ruim. Você sabe o que o comunismo defende? O fim da fome e pobreza. também quer o fim do dinheiro e sem classes socias. isso é ótimo. você quer que o mundo ainda tenha pobreza? se não então porque fala mal do comunismo?
@@amigosaleatorios2179 Ok. Vamos considerar que o Comunismo não é ruim. Ou melhor, o Socialismo, porque o Comunismo (que seria a etapa seguinte do Socialismo) nunca foi implantado. Dito isto, me responda uma coisa: porque a gente vê tanta gente querendo fugir de Cuba, da Venezuela, da Coreia do Norte para os países capitalistas próximos? Por que tanta gente do leste europeu (portanto, países socialistas) queriam se mandar de lá durante a Guerra Fria? Por que quando caiu o muro de Berlim, havia tantos alemães querendo fugir de Berlim Oriental (Socialista) para Berlim Ocidental (capitalista), mas não o contrário? Me parece muito estranho tanta gente querendo fugir de países socialistas, se a coisa lá é tão boa. 🤔 Ficam aí as perguntas, e aguardo as respostas. 😉😏
@@amigosaleatorios2179 A propósito, o Comunismo defende o fim do dinheiro e das classes sociais? Então ainda bem que o Comunismo não "venceu", porque se isso tivesse acontecido e o dinheiro tivesse sido extinto, teria sido uma das decisões mais estúpidas e idiotas da História da Humanidade. As sociedades entrariam em colapso. Isso simplesmente significaria um retrocesso de pelo menos 7 mil anos. Voltaríamos à Pré-História, onde as negociações eram todas resolvidas com escambo. Não existiriam empreendimentos, a tecnologia acabaria se estagnando, e as negociações se tornariam caóticas, pois existem tantos bens de produção atualmente, que nenhuma instituição seria capaz de regular o "preço" desses bens, afinal não haveria moeda para servir de parâmetro.
@@amigosaleatorios2179 é uma questão de fatos. O Nazismo defendia o fim da pobreza, a saúde e educação gratuitas, a existência de uma única classe social, etc. Uma coisa é o discurso a outra é o resultado prático. É aquela história: de boas intenções o inferno está cheio. A vida das pessoas comuns sob o socialismo se aproxima muito de uma definição de inferno. Isso não é coincidência. O problema do comunismo só para iniciar, é o número de cadáveres, mais de 100 milhões. Se vc somar todas as guerras do século XX não dá número de mortos do comunismo\socialismo. E a história não é contada pelos capitalistas, existem muitos documentos oficiais e relatos pessoais. Um exemplo é o relato de um Bolchevique soldado do exercito vermelho chamado Alexander Soljenítsin no livro Arquipêlago Gulag. Experimente ler esse livro. Hoje se vc defende o comunismo, só restam duas possibilidades: ou vc desconhece todos os fatos históricos do comunismo ou não tem apreço nenhum à vida humana. Como defender um sistema que gera 100 milhões de mortos? O Nazismo é hediondo ao matar 6 milhões de judeus, a ditadura militar brasileira é hedionda ao matar 450 pessoas. O que dizer de um sistema que matou 100 milhões????
"Coitado do tal, não era compreendido, só tinha pessoas nobres que o admirava, e uma causa comum, o bem do povo, o poeta, só queria implantar o belo e moral socialismo a moldes das URSS..."
Salve Carlos Marighella.
@Albert o ...... você entendeu minha colocação?
@Albert o entendi, falha minha.
seus bostas
Bom é sempre que o Brasil tenta dar um passo a frente ,vem os democratico TIO SAM e come o nosso CU!! Claro,para nos proteger do "CUMUNISMU"!
I LOVE "CUMUNISMU" ,dá pra usa-lo pra justificar, tudo!!!
Aguardando os próximos episódios com ansiedade! SHOW!
Show de bola
Suas definições de "isentão" foram atualizadas com sucesso
Eduardo Bueno trabalha duro para não ter sua carteirinha de isentão confiscada. Ufa! Atenciosamente, equipe Buenas Ideias.
@@BuenasIdeias Achei um tanto tendencioso, mas traz alguma luz para o debate público.
Em tempo, O Brilhante Ustra nunca foi condenado em última instância, por isso os seus, digamos, defensores dizem que ele não pode ser considerado culpado.
Fica aí escancarada uma incongruência, os que gritam "Lula Livre" dizem que ele é inocente até que seja dada a sentença da última instância, e estes mesmos afirmam que o Brilhante Ustra é um condenado. Por outro lado a maioria dos que defendem que o Ustra não pode ser considerado culpado, pois nunca foi condenado em última instância, afirmam que o Lula é um culpado apesar de não ter tido a mesma condenação.
Esse é o nosso Brasil...
@@MrDanieltambasco Talvez seja pq ele morreu antes né
Já fui chamado de "isentão", e acho que estamos vivendo um extremismo muito chato, onde vc tem que "vestir" uma camisa ideológica, em minha simples e ignorante opinião o Brasil sempre foi "pobre e podre" politicamente, todos os governos ( seja de esquerda ou direita ) cometeram erros terríveis !
@@BuenasIdeias O historiador Peninha diz que Marighella era gente fina e o historiador Marco Villa diz que o Marighella era terrorista. Em quem confiar ?
Claro, claro, Jorge Amado era de Centro.
Ele claramente foi irônico. Não apenas Amado, mas também Graciliano Ramos, Godard e Visconti eram comunistas. Antonio Candido era socialista. Caetano é o único realmente de centro ali. Mano Brown, eu não sei, mas pelas poucas posições políticas dele que eu acompanhei, é de centro-esquerda também. O centro do Brown é mais à esquerda que o de Caetano, certamente, rs.
@@joaopedrosilvadossantos1498 Ironia é um conceito pra poucos, amigo hahahahha. Eu até ri desta parte, pela brincadeira que ele fez. É isso mesmo.
Do centro do meu coração
@@joaopedrosilvadossantos1498 Caetano não é de centro, é de esquerda. Só não é comunista.
Precisa melhorar a interpretação, ou ler mais mesmo.
Sou professor de física, quando li essa parte do livro, amei!
Espetacular !
Faltou apenas uma informação: Augusto marighella, pai do marighella era anarquista!
Verdade vagabundo
@@lucianofigueiredo4877 Legal fera, pela internet fica fácil, mas tenho certeza que se fosse na minha frente tu te cagava!
@@netolinto calado.
Verdade, mas os imbecis apoiadores de ditadura não têm nem inteligência pra saber o que é ser anarquista
Ele falou no início, se não me engano
Que episódio maravilhoso! Ansioso pela segunda parte.
fica claro o seu lado, mas eu particularmente me interesso muito em ouvir lados contrarios ou mesmos a favor do meu. sempre bom ver as 2 versões e a versão oficial! história é algo mt complexo com "talvez" e "mais ou menos"
Amigo, compartilho da mesma ideia. Ele se posiciona de forma implícita, mas é inevitável negar que ele é bom e contar as histórias. Se eu não tivesse uma formação razoável concordaria com ele e me tornaria um esquerdista de carteria.
@@alexsandrosandro6715 cruzes
@@alexsandrosandro6715 você foi cirúrgico na tua opinião, compartilho do mesmo pensamento.
Espero que a sua versão seja registrada e tenha argumentos, não apenas achismos, como estamos vendo muito atualmente. Mais do que nunca o conhecimento trás luz para a vida. Espero que vc continue estudando bastante para ver todos os lados e ver a real história. Abraços!
@@alexsandrosandro6715sua formação deve ser do tipo Brasil paralelo imagino ..kkkk
PENINHA PARABÉNS .PARABÉNS,ÉS UM PROFESSOR DUCA
Professor Eduardo você é brabo, foda, parabéns pelas aulas que me faz conhecer cada vez mais. Gratidão eterna
Professor vc diz que ele não andava armado e era pacifista, logo após ver o vídeo fui ler o manual do guerrilheiro. Só fala de armas e guerra 🤷♀️
Quando foi que ele escreveu o manual? Antes de ler um livro pesquise sobre o autor e o contexto que a obra foi escrita.
@@janainohist7857 esse livro: "O Minimanual do Guerrilheiro Urbano, publicado em junho de 1969, foi uma das mais divulgadas obras de Carlos Marighella"
Faltou vc pesquisar sobre o contexto histórico que o livro foi escrito. O Brasil vivia uma Ditadura que começa em 1964, mas em 1968 o regime se radicaliza, através do Ato Institucional 5 (AI5). O próprio Mariguella como disse Bueno saiu do PCB e aderiu a luta armada com a organização ALN, pois ele acreditava que não daria para luta contra o regime ilegal, dentro da legalidade. Sobre influência do "maoismo" e da Revolução Cubana em 1959 (que não foi uma revolução comunista) ele aderiu a luta armada como estratégia revolucionária contra da Ditadura. É nesse contexto histórico que ele escreve o Livro "O Manual do Guerrilheiro Urbano."
Ainda sobre a questão do contexto histórico: existe uma linha que depois de cruzada, mesmo o homem mais pacifista (se não for covarde) dispõe-se a pegar em armas. E estamos novamente caminhando em direção à está linha.
Professor???
É, acho estranho vc falar que ele não andava armado, sendo que no livro manual, ele ensinava a manusear, transportar etc armas! Tenho certeza que vc sabe disso mais do que eu...
Foi ironia
@@lamparinaatomica será?
Tu não viu o vídeo todo pelo jeito. Porque ao final do vídeo ele conclui a primeira parte falando o porque e quando ele criou o Manual. Até então, ele fora preso injustamente, ILEGALMENTE várias e várias vezes.
Mas é essa a real questão! o fato de que o Marighella não era aquele homem "mal" do manual do guerrilheiro urbano, várias pessoas que conheceram marighella dizem que ele não era assim, que aquilo foi escrito no auge do AI-5, então até hoje Marighella é um mistério para todos nós, conhecido pelas músicas dos Racionais Mc's como "O Homem de Mil Faces". Eu mesmo comecei não gostando de Marighella dps de ler o Manual, (mesmo sabendo o contexto) mas o próprio Eduardo Bueno me despertou a curiosidade de ir atrás e apartir disso soube que a história do mesmo era maior e mais complexa do que um mero manual, ainda outro que não sabia, que Marighella tbm era um intelectual etc etc.
@@LeandroCosta-sz9cl Pois é. As pessoas não procuram saber das coisas. A luta armada por exemplo só aconteceu porque antes disso, muita gente foi perseguida, presa, torturada ou sumiram depois de serem levados pelo dops e outros departamentos da repressão. Isso tudo na ilegalidade. Altas injustiças!
O Eduardo Taddeo tem uma música que menciona o Mariguella ,mesa de autópsia.
""Põe no meu túmulo epitáfio , igual do guerrilheiro ,como o Mariguella não tive tempo pra ter medo""
Você poderia fazer um vídeo sobre o Anarquismo no Brasil?
No começo do Século 20 o anarquismo era dominante nas esquerdas e levou o povo a lutar e conseguir seus direitos.
@@arturstudart649 Greve geral de 1917, ele já fez um video sobre?
Colonia Cecília
@@sabinasabino141 Ainda não. Nem citou... Acho.
Uma boa msm, mas n querendo dizer nd, mas leninismo é o papo, só p caso de vc ser anarquista (sou chato msm, foi mal kk).
O Mariguella foi o MILITANTE da BONDADE, da LIBERDADE, por ser um homem de CORAÇÃO PURO.
Porem e contraditório pq o comunismo de Marx e contra a vida, e que Stalin e outros fizeram e tão ruim quanto o nazismo não faz sentido, peninha e um gaúcho como eu porém e doido fala bem e mau do comunismo, eu só falo mau.
MAS, ENGRAÇADO...ELE MESMO SE DENOMINAVA UM TERRORISTA. E AÍ ?
@@cristianooliveira5897 A ditadura era um estado terrorista, ele estava respondendo na mesma moeda
Marighella viveu em um regime absolutista. Qualquer regime absolutista é péssimo, se ao invés de ter sido o militar, fosse o comunista, sendo absolutista, seria péssimo de mesmo jeito.
Também viveu em uma época onde o comunismo e o socialismo poderia ser uma alternativa boa para as pessoas, mas a história nos mostra que não foi.
Ele tem seu mérito em brigar contra o absolutismo militar, mas pelo que eu já li, ele criu e insentivou grupos armados sim, e desses grupos saiu muita morte e roubo. Pode ser que ele, o Marighella, não tenha desferido pessoalmente nenhuma violência, mas Hitler também não matou ninguém com as próprias mãos.
Nesse mundo ninguém é santo, tudo depende do lado que estamos.
Viva a democracia e o pluralismo político.
Perfeitas colocações! O professor é eloquente, mas gosta de maquiar os malfeitos desse terrorista urbano. Os militares erraram em insistir na permanência do governo do país, mas dentro do contexto da época, se não houvesse repressão, o Brasil sim poderia se tornar uma Cuba da vida. Observem a degradação da Venezuela anos após 64, de um país rico, passou a miserabilidade sob ditadura; vejam também como está a Argentina hoje "democraticamente"... Comunismo nunca deu certo em lugar nenhum e matou mais que até o nazismo, portanto, não era nem pra existir partido comunista, em minha opinião. Uma desgraça toma todo um ambiente, quando tem acesso a uma brecha, que seja.
Ta viajando amigo. Contra regimes autoritarios nao existe dialogo, somente a luta armada resolve.
@@ericyabadabadoo então será que e por isso que o governo Cubano, venezuelano e o brasileiro tirou as armas da população???? Curiosamente, no regime militar não era proibido ter armas....
@@CleitonFerreira_br não proibia as as armas mas , repremia a população.....
@@CleitonFerreira_br na Venezuela as armas não foram retiradas da população, tanto que existem milícias populares, que são grupos que se organizam de forma independente sem vínculos partidários. Lembra que houve aquela tentativa de invasão dos americanos pelo canal pluvial, e os militares americanos foram rendidos por populares armados? E qdo houve aquela eleição em que Capriles foi acusado de orquestrar franco-atiradores contra manifestantes, pegaram grupos de oposição ao governo chavista armados tbm. Lá eles tem armas desde 2006 que foi qdo Chaves defendeu o armamento popular.
Adoro seu sotaque! Além dos ótimos vídeos! ❤👏👏👏
O criminoso para um criminoso é exatamente o homem justo. Obrigado peninha!Segue livremente fazendo vídeo excelentes sobre a história do Brasil. Sobre quem tu achar melhor. Forte abraço!
bela esposa
@@gustavo1064 dá pra ver a sua BURRICE pelas suas inscrições no UA-cam. Na internet é fácil falar da família dos outros né?? COVARDE
Eduardo, eu lembro de uns vídeos em que você falava que toda história tem dois lados, concordo. Concordo também que nenhum personagem deve ser apagado da história de qualquer nação, ruim ou bom, tiveram seu papel, importante ou não. Acho a maior covardia com aqueles que vem chegando ver mudado nomes de ruas, escolas, praças por aqueles que assumem um mandato. Tem espaço pra todo mundo, sempre inauguram novas pontes, viadutos, praças, ruas e avenidas.
Marcos, qual o fundamento em continuar com as homenagens (seja por estátuas, ruas, pontes, viadutos ou avenidas) para pessoas do tipo q representavam o tráfico escravagista, torturadores, ditadores e afins?
Personagens históricos não são apagados. Basta abrir os livros.
abraços...
@@maiconperes A Revolução dos Bichos do G Orwell é o clássico dessa ideia de reescrever o passado como se isso alterasse o presente. A estupidez de atacar estátuas, queimar livros ou assassinar políticos dos quais discorda é puro fascismo de pretensos progressistas. A questão é saber até que ponto esse movimento é válido numa democracia. No caso do G Orwell, o socialismo faz isso abertamente, sem escrúpulos. Mas numa democracia como fica? A cada governo deveremos queimar estátuas, mudar ruas ou seja lá o que for??
A seguir isso deveremos queimar a estátua de Zumbi? Ele também tinha seus próprios escravos.
@@jotajota6997 Mas a ideia não é apagar da história, é apenas deixar de exaltar figuras comprovadamente terríveis.
@@klebeeerx A estátua de Borba Gato não foi erguida para homenagear um caçador de índios, acusação aliás falsa segundo boa parte dos historiadores. Ou você quer negar a importância que teve na história brasileira??? Ele foi um explorador de riquezas que ajudaram o Brasil em sua formação colonial e a desenvolver regiões então desconhecidas pois só existiam cidades litorâneas.
Quanto ao escravocrata Zumbi??? Vamos incendiar sua estátua?????
E esse Dodge Dart aí?!
Que beleza!!!
Vou esperar mais vídeos sobre o tema, pois até agora achei meio tendencioso, mas vou esperar...