Por que artesanato vale menos?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 жов 2024
  • Neste vídeo Renata traça o contexto histórico responsável pela depreciação do artesanato hoje em dia. Vamos juntos fazer o movimento contrário e valorizar o trabalho do artesão?
    Aprenda a bordar do zero, entre no nosso curso de iniciantes:
    oclubedobordad...
    ♥ Confira o que está rolando no Clube do Bordado: linktr.ee/club...
    Música de abertura: Renan Isao

КОМЕНТАРІ • 382

  • @alinetakei4196
    @alinetakei4196 7 років тому +134

    Obrigada pelo vídeo! Ontem, eu e minha sócia participamos de um bazar (temos uma marca de acessórios costurados por nós). Duas clientes se interessaram muito por alguns produtos, mas ficaram pechinchando o tempo todo. Uma foi até mal educada. "Nossa, mas vocês não diminuem nem um real? Vou comprar porque até gostei da estampa, mas está bem caro isso aqui." A questão é: elas pechinchariam em uma loja de shopping? Provavelmente, não. Ficou claro que elas estavam pedindo "descontinhos" por pensarem desta maneira depreciativa: ah, não é um produto de marca, é só o pano de prato bordado da dona Maria. Precisamos mudar isso. Eu e minha amiga mantivemos o preço, não diminuímos nem 50 centavos.

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 років тому +2

      é isso aí. Acho que o movimento é de resistência, mesmo!

    • @praycegomes25
      @praycegomes25 7 років тому +7

      Aline Takei parabéns! eu tenho comigo uma regra quando o assunto são produtos artesanais eu não peço desconto de forma alguma. Acho uma falta de respeito para com uma arte feita a mão, onde tem tanta energia e dedicação da pessoas envolvidas.

    • @valeriamorais8117
      @valeriamorais8117 3 роки тому +3

      As vezes os "clientes" nos tratam como se precisassemos muito de ajuda, então "abaixa seu preço pq estou te ajudando" e não pq realmente valorizam o trabalho artesanal. Lamentável!

  • @lepetitpaysan
    @lepetitpaysan 7 років тому +45

    Sou historiadora e bordadeira e esse debate me interessa muito. Essa é uma grande discussão dentro da sociologia. E estudos na sociologia da arte são bem interessantes para entender essas questões. Fiz uma disciplina dessa na faculdade de história e foi bem legal. Muitos sociológicos negam a diferença entre arte e artesanato. No senso comum, arte seria aquilo que é feito puramente pela estética e com consciência (a "arte pela arte") e artesanato é aquilo que teria um objetivo funcional (fabricar utensílios, p. ex.). Outros binarismo também fazem parte dessa definição senso comum: liberdade de criação X trabalho repetitivo /conhecimento científico X conhecimento técnico / público consumidor seletivo X público consumidor anônimo / produz sem se preocupar com a demanda X produz preocupado com a demanda / aptidão inata X aptidão aprendida, etc. No século XIX que esse tipo de distinção começou a ser elaborada e tem muita relação com isso que vcs falaram, da Rev. Industrial, e da ascensão da burguesia. Há uma questão de classe forte neste binarismo. Tem um texto do sociólogo Bourdieu chamado "Gosto de classe e estilos de vida" - que foi um soco no meu estômago quando li a primeira vez rsrs - que fala um pouco sobre isso. Além de Bourdieu, vou te sugerir dois sociólogos bem legais. Norbert Elias - no livro "Mozart: a sociologia de um gênio" tem um capítulo chamado "arte de artesão e arte de artistas" e é fantástico! (tem o pdf do livro na íntegra na internet). A outra pessoa que sugiro é a socióloga Lígia Dabul, que produz muita coisa sobre isso (com ela que diz a disciplina de Sociologia da Arte na facul). Vou colar aqui o lattes dela, daí vc pode consultar os vários artigos que ela tem publicado sobre o tema.
    buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700196A7
    esse artigo dela é beeeem legal:
    www.scielo.br/pdf/sant/v4n1/2238-3875-sant-04-01-0163.pdf

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  7 років тому +3

      Uau, Ingrid, amei todo esse conteúdo! Já vou passar suas sugestões pras meninas. Muito obrigada!!

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 років тому +3

      Caramba, Ingrid! Quanto generosidade nesse comentário! Muito obrigada pelos livros e artigos compartilhados. Vou ler tudo, pode estar certa e passar para nossas colegas também!

  • @nanan123456
    @nanan123456 7 років тому +57

    Rê, esse vídeo me fez pensar bastante na forma que enxergo meu trabalho. Desde pequena sempre adorei artesanato, fazia meus cadernos escolares, decoração, pinturas... sempre gostei do fato de poder ter a capacidade de produzir do início ao fim. Pooooorém, quando chegava na questão de vender esses produtos sempre ficava com um pé atrás, eu acabava desvalorizando meu próprio trabalho. Nunca consegui por um preço no que eu fazia, e cara, esse trabalho foi um tapa na minha cara. Por quê eu desvalorizo o meu trabalho manual? Pq eu acho que ele vale menos do que um trabalho que vejo em uma vitrine??? São questões que os vídeos do clube me ajudam bastante a resolver, e é um processo bem trabalhoso tirar essa ideia e começar a valorizar oq faço... enfim, adorei o vídeo, muuuuito útil. Quero mais vídeos nesse formato!!

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  7 років тому +7

      Que bom que te tocou, juntas somos muito mais fortes

    • @julianagomes2626
      @julianagomes2626 7 років тому +2

      amanda gouveia acho q o artesanato é associado ao que e feito em casa para a família, sem valor comercial, pois inicialmente as mulheres produziam o enxoval dos filhos e tudo mais... e já a arte e algo direcionado para o outro, com valor comercial. amooo os vídeos de vcs!

    • @ali-js2sf
      @ali-js2sf 7 років тому +3

      amanda gouveia eu acabei de me sentir super representada por este comentário. faz pouco tempo que aprendi a bordar e desde pequena, assim como você, fui uma artesã. pintura, roupas para as minhas bonecas, encadernação e tutoriais de revistinhas infantis. abandonei muita atividade artesanal como essas e agora, com 19, depois de conhecer o bordado, passo metade do tempo pensando em adquirir uma renda com eles, mas a minha insegurança e medo de me frustrar acaba por ser maior... este vídeo me ajudou muuuito e seu comentário me fez ver que não estou sozinha e que posso sim arriscar. obg ❤️

  • @maglioni3517
    @maglioni3517 7 років тому +2

    Que abordagem engrandecedora! Fez florir no coração! Como artesã me sinto lisonjeada!! Palmas a todas Dona Maria que somos!!💚

  • @ns.solare
    @ns.solare 7 років тому +10

    gostei...eu vi na Renner um cachecol de tear a $70 e seu pesso $25 no meu tá muito caro

  • @UmaChuvaDeAmorporBruna
    @UmaChuvaDeAmorporBruna 7 років тому +52

    Adorei o vídeo, meninas! Acredito que os motivos para a desvalorização do artesanato sejam inúmeros, no meu caso, sinto que se dá muito pelo fato do meu cliente pensar somente no valor do material. Fazem uma conta rápida, "pô com um novelo de 24,00 reais ela faz mais de um bichinho e quer cobrar isso pelo produto final?!" É simplesmente ignoram o fato de que não adianta ter um novelo e agulha na mão e não saber a técnica, não estar em constante aprendizado, investir em conhecimento, qualidade e acabamento. Ainda que trabalhe em casa, de pijama, eu invisto dinheiro, tempo e muita energia no meu trabalho. E ainda preferem pagar o triplo por um bichinho de pelúcia feito na China com condições de trabalho abusivas e sem a metade de qualidade de um produto artesanal. Vá entender, é difícil valorizar o trabalho do próximo!

  • @desichristine
    @desichristine 7 років тому +50

    Vídeo mais que necessário! Sou Designer de Moda e quando falo que estou trabalhando com trabalho artesanal, noto o olhar de preconceito por parte de algumas pessoas. Eu sempre fui apaixonada pelos fazeres manuais, mas percebi que quando comecei a executá-los, entendi bem os processos envolvidos e passei a valorizar ainda mais. Meu olhar se tornou mais apurado pros detalhes que antes passavam quase despercebidos. Acho que é um caminho longo, mas com a ascensão de conceitos como o slow fashion, consumo consciente e tudo mais, tenho a esperança de que esse cenário de desvalorização esteja mudando. Sempre que posso tento explicar pras pessoas o quão lindo é o trabalho manual não só pelo visual, mas por tudo o que ele envolve

  • @vithoriaednere4759
    @vithoriaednere4759 7 років тому +19

    eu amo muito vocês, e comecei a bordar vendo os vídeos de vocês. trabalho em um museu de arte popular e esse debate sobre arte e artesanato é muito presente. MUITO OBRIGADA POR ESSE VIDEO!! E por favor continuem com vídeos assim pq as conversas são muito boas. 💙💙

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  7 років тому +3

      Ebaa! Que bom que gostou

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 років тому

      oi, Vithoria! Fico feliz que tenha gostado! em qeu museu você trabalha? em que cidade?

  • @laisdsp
    @laisdsp 7 років тому +31

    In Brazilian portuguese we say faca e queijo na mão and I think that is beautiful

  • @laurahartmann792
    @laurahartmann792 7 років тому +5

    Na faculdade de Artes Visuais (bacharelado) que cursei, era muito forte o preconceito em relação ao artesanato, tanto de alunos quanto dos professores. Muito bom o questionamento do vídeo.

  • @marinagarcia9199
    @marinagarcia9199 7 років тому +11

    Oi meninas! Essa questão da valorização é muito séria mesmo. O artesanato carrega a arte no seu nome e no seu conceito e acho que as pessoas não pensam muito nisso. Quando digo que trabalho com artesanato, ou a pessoa se empolga e quer saber sobre o trabalho ou ela faz uma carinha de pena. É nessa segunda situação que percebo o quanto o artesanato ainda é desvalorizado. Pode ser que isso acontece pela falta de conhecimento dos processos. Por isso, acho também que é importante que nós, enquanto artesãs e artesãos (ou artistas), expliquemos para as pessoas como o trabalho foi feito. Acredito que ter um pouco de conhecimento pode ser fundamental para as pessoas conseguirem entender o real valor do artesanato. Além disso, acho que a onda do "feito a mão" e do "slow fashion" vem contribuindo pra mostrar para nós, enquanto consumidores, como e por quê uma peça de artesanato ou obra de arte tem aquele determinado valor. Gostei muito do formato do vídeo!!! 👏🏼👏🏼

  • @wanessa5921
    @wanessa5921 7 років тому +2

    amei o formato do vídeo ... fatos sobre fatos !!!! continuem meninas !!!! #simvaleouro

  • @digassim
    @digassim 7 років тому +1

    Eu âmei bordar e ouvir e aprender tudo isso! Quero mais vídeos!

  • @marivmedeiros
    @marivmedeiros 7 років тому +10

    Que delicia de video e chegando no final eu só consegui pensar em: Podcast clube do bordado!!! Pra ouvir e bordar com história, bate papo, informação...assim bem do jeito delícia de vocês

  • @brunalucena2271
    @brunalucena2271 5 років тому

    Meninas! Muita saudade desse tipo de conteúdo! Trazendo história e explicando mais sobre a história. :) Queremos mais!!

  • @gncarreiro
    @gncarreiro 7 років тому +1

    ai quero mais vídeos assim ♡ que maravilha de encadeamento de conhecimento! feliz em bordar e ouvir isso tudo! e nada melhor do que ver a compreensão critico-social dos processos criativos, que são históricos e socialmente (des)construídos! bj e quero mais

  • @andreaferro8216
    @andreaferro8216 3 роки тому +1

    amei! estou justamente bordando e ouvindo... ;)

  • @amandaakemiamamado6418
    @amandaakemiamamado6418 7 років тому +2

    Adorei, é bem aquela expressão que povo usa de "estar se prostituindo" quando a gente desvaloriza o nosso trabalho. Vejo isso acontecer muito entre designers, fotógrafos... enfim qualquer profissional autônomo. Um monte de gente cobrando barato pq o povo não valoriza, mas cobrar a baixo da margem já é a própria desvalorização do trabalho né.
    Graças a Deus não tenho ouvido " tá muito caro isso", mas sim que no momento não cabe no orçamento da pessoa. E isso é super ok.
    Adorei esse formato de vídeo maiorzinho em que vocês só estão falando. É ótimo pra bordar. Podem fazer mais. rsrs
    Bjos meninas

  • @rosicostacosta8214
    @rosicostacosta8214 7 років тому

    Amei! Já bordei muito, fiz crochê, bijuterias, hoje sou Costureira sob medida, amo o que faço, mas as pessoas não valorizam. muiro bom o vídeo, faz mais.

  • @nilvalongo4749
    @nilvalongo4749 7 років тому +2

    Amo todos os vídeos, fã total!

  • @Voltandoparachacara
    @Voltandoparachacara 7 років тому +6

    olá bom dia meninas muito bom esse vídeo,acho que é uma forma de conceitizarmos a nós valorizarmos nosso trabalhos também,😘😘😘😘😘

  • @lilila19
    @lilila19 7 років тому +71

    Que vídeo maravilhoso, eu estava refletindo sobre esse assunto tb, pois assim como vc, gosto que meu trabalho seja chamado de arte, não artesanato, mas pq né?
    Uma coisa que acabei associando com o vídeo foi o ato de cozinhar, quando surgiram refeições prontas e congeladas era chique não preparar a própria refeição, demonstrava status social, e isso continua até hoje, não só pelo status mas pq tb é chique a pessoa "não ter tempo pra nada", afinal, ela trabalha muito pra ganhar muito dinheiro, o que permite a ela se dar ao luxo de consumir tudo pronto. Quem está fora do sistema e garante o próprio sustento fazendo as coisas que a "massa trabalhadora" não tem tempo de fazer acaba tendo menos prestígio, afinal, ficar horas no fogão, ou no mantra bordando e ouvindo música é coisa de "vagabundo" que não quer trabalhar, que não gosta de acordar cedo, trabalho trabaaaaaalho mesmo é aquilo que te tira mega cedo da cama, que consome sua autonomia, mas principalmente, aquilo que não te da prazer, é até meio medieval esse pensamento, mas pro trabalho ser verdadeiro na nossa sociedade e ter valor, vc tem que dar uma sofridinha, se ta curtindo fazer, então é lazer, e lazer que da dinheiro é coisa de vagabundo.

    • @lilila19
      @lilila19 7 років тому +13

      Ah, outra coisa, esse lance de arte e artesanato. Eu sempre vi o artesanato como sendo algo feito a mão, que cumpria uma funcionalidade de forma estética, tipo uma bolsa, um cachecol, saca? Já a arte não tem necessidade de ser funcional ou estética, o papel dela é causar no espectador sensações e questionamentos, algo mais filosófico, daí a diferença entre um quadro do Romero Brito e um quadro do Picasso, um prioriza a decoração, sem abordar temas complexos, apenas uma explosão de cores bonitas, o outro não se importa de pintar uma imagem feia ou chocante, o importante ali é passar uma mensagem, abordar algum tema polêmico, questionar e causar reflexões e sensações.
      Hoje nós estamos usando técnicas de artesanato pra fazer arte, não é arte de galeria, não é produto de feirinha, é algo novo que mistura essas duas linguagens, tipo o yarnbombing do crochê ou os bordados de vcs, a linha é tênue que separa uma coisa da outra, e é difícil compreender completamente pois estamos fazendo algo novo!

    • @vanessaisrael6743
      @vanessaisrael6743 7 років тому +8

      Camila Visentainer não vou conseguir responder, pois estou usando minhas mãos pra aplaudir. Quanta sensatez, obrigada por compartilhar 🖤

    • @lilila19
      @lilila19 7 років тому +2

      Obrigada vcs por sempre trazerem um conteúdo de qualidade pra nós, aprendo e reflito muito com os vídeos (e me divirto tb, pq vcs são lindas, maravilhosas e irreverentes, hihi).

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 років тому +3

      CAMILAAAA seu comentário foi citado por várias outras pessoas por aqui. Não por menos! Amei tudo o que pontuou. Obrigada pela contribuição na conversa. Beijos

    • @mairagadelha8904
      @mairagadelha8904 7 років тому

      Com certeza, muito interessante esse ponto de vista ! Obrigada por postar por aqui, isso aumenta nosso espectro de filosofia ! Obrigada por opstar isso aqui❣

  • @AffonsoMalagutti
    @AffonsoMalagutti 7 років тому +17

    Eu achei o vídeo interessantíssimo e empoderador. É muito complicado perceber o quanto essa negatividade que gira em torno dos trabalhos manuais nos afeta. A mim, sobretudo, no momento de precificar meus produtos, sempre fica aquela pergunta: Mas será que as pessoas vão pagar o que eu cobro? Será que não vão achar caro o meu produto por ser artesanal? Enquanto na verdade o que faz o meu produto ter ainda mais valor é justamente o fato dele ser exclusivo, muitas vezes até repensado ou remodelado para que fique exatamente como x cliente gostaria.
    Acredito que vídeos como este deveriam se perpetuar e seria ainda melhor se vocês continuassem produzindo esse conteúdo pra motivar nós artesão a valorizarmos ainda mais nosso trabalho e colocá-lo no lugar que ele merece!

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  7 років тому +2

      Pois é, Affonso, a gente sabe que o nosso trabalho tem valor, mas na hora de oferecer para o outro é que as dúvidas acometem, né? Vamos espalhar a palavra, juntos somos mais fortes

  • @Maripitanga
    @Maripitanga 7 років тому +2

    arretado o vídeo, o formato o conteúdo as nossas maozinha de ouros, tudo demais.

  • @carolinafurquimleite3177
    @carolinafurquimleite3177 7 років тому +3

    Amei o vídeo! Façam mais desse estilo! Muito legal mesmo! Feminismo + história + cultura + empoderamento = S2

  • @jessicamorais6977
    @jessicamorais6977 5 років тому

    Vídeo maravilhoso e os comentários tbm! fiquei até emocionada. Grataaa

  • @duduchi1
    @duduchi1 7 років тому +2

    Adorei o vídeo!

  • @agnes.roberta
    @agnes.roberta 7 років тому +14

    Acredito que o fato do trabalho manual estar vinculado as mulheres é um fator que o desvaloriza perante a sociedade tb. Quando não havia máquinas e tudo era produzido a mão, os homens que se destacavam como artesãos eram considerados importantes na sociedade, porém mulheres sempre executaram trabalhos manuais, principalmente os mais delicados e nunca obtiveram destaque nem valorização. O papel menos importante sempre foi dado a mulher desde que o homem descobriu que usando a violência ele conseguiria o que quer já que mulheres em sua maioria se negam a ferir, enganar. A religião também pode ser um fator pois sabemos o quanto nossas irmãs sofreram na mão de certas igrejas e quanto o patriarcado foi nutrido por conta disso. De um modo geral somos consideradas inferiores e isso reflete em tudo o que fazemos. Não é a toa que quando um homem se mete a fazer artesanato, limpar a casa, ser maquiador ou executar qualquer tarefa considerada feminina ele é visto como o bonzão e quando nós mulheres queremos executar uma tarefa considerada masculina somos criticadas.
    A tecnologia tb é supervalorizada então aos olhos dos outros é muito mais legal ver uma impressora 3D fazendo uma escultura do que ver um artesão esculpindo com suas próprias mãos a mesma escultura, além da tecnologia poder proporcionar uma quantidade grande de produtos em pouco tempo e gastando menos. O que as pessoas não compreendem é que um produto feito por mãos humanas é único, contém amor e carinho, foi feito exclusivamente pro cliente e humanos cansam, tem sentimentos, gastam com estudo e deslocamento e usam pouca obra prima pois produzem em menor número. A tecnologia utilizada da maneira errada como é feito hoje, banaliza a produção, deixa desempregados por aí todos os dias, além de utilizar trabalho escravo e materiais de procedência duvidosa para redução de custos, polui, desmata, mata.
    Aqui no Brasil além de tudo isso tem o péssimo pensamento de que tudo o que vem de outro país é melhor, mais bonito e então vale a pena pagar horrores no produto gringo. E o fato de ter havido escravidão aqui tb deve ser um fator na desvalorização do artesanato aqui pois os produtos artesanais eram feitos por escravos e escravos tb utilizavam produtos artesanais já que não tinham dinheiro pra comprar suas próprias coisas.
    Enfim, se eu buscar motivos na história acharei milhares e todos eles são carregados de preconceitos, machismo e racismo.

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  7 років тому +1

      Precisamente, Agnes, não poderia concordar mais.

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 років тому

      posso copiar o comentário da Vanessa, qeu falou pelo Clube? hehe. Muito bem colocados todos os seus argumentos! obrigada!

  • @lucimaraalves5120
    @lucimaraalves5120 4 роки тому

    Nossos artesanatos tem coisa mais valiosa do que ouro, tem saúde, tempo, dedicação, amor e conhecimento.

  • @camillafacundo
    @camillafacundo 7 років тому +14

    Que vídeo excelente com conteúdo relevante e discussão de qualidade! Dá até vontade de fazer um textão! O assunto "arte X alguma coisa" sempre me rodeou profissionalmente. E quanto mais eu caminho, "mais me afasto da arte". Antes era a arquitetura (que ora é arte, ora é engenharia e não é nada disso e tudo isso), agora é o artesanato e todo o mundo colorido e cheio de miudezas que me rodeia diariamente (como artesã, bordadeira e sócia da minha mãe em um armarinho). Mas pulando da parte do desabafo para o assunto de fato! Acredito que na atual -linda- onda feminista, estamos tirando das maletas de nossas avós (mães, bisa, amigas ou quem quer que seja nossa inspiração) aquele artesanato que faz parte da nossa formação como mulheres. E junto com eles, estamos trazendo nossa história, pessoal e coletiva, e estamos dando a ele o lugar de honra que sempre mereceu. Por isso a importância de levantarmos esse assunto (Clube lindo e maravilhoso!). Trazer à tona essa questão é o primeiro passo para conscientização tanto de artesãs quanto de consumidores em relação ao que aquela peça exclusiva é. Ela é cheia de amor e rebelde por si só. Ela traz a habilidade de quem produziu, traz seu conhecimento, sua história. Ela traz esperança, ela sustenta vidas, ela é a manifestação de todas as facetas femininas. Saber disso, ver no seu produto tudo aquilo, nos ajuda a balizar o valor dele. Para quem faz e para quem compra. É uma corrente forte! Desculpa o textão de todo jeito! Hahaha! Ansiosa para as próximas cenas! PS.: talvez em algum momento seja legal tratar da questão da "assinatura" do trabalho. Uma das "diferenças" que podemos perceber entre o artesanato e a arte é o pertencimento do produto. Na arte, uma peça produzida e assinada por um artista pertence a ele e todas as outras que derivem dela serão sempre cópias. No artesanato, existiria esse lugar? Como lidar com direitos autorais X artesanato? Será que isso não entre em conflito com a característica de "sempre ser passado a diante" que é tão peculiar ao artesanato? Mas é justo com quem criou o risco, por exemplo? Só levantando a bola para próximas discussões! 😊 vcs são lindas, fodas, maravilhosas! Sou muito fã! ❤

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  7 років тому +2

      Ahhh que comentário lindo, até marejei aqui (Vanessa).
      Adorei as sugestões de próximos vídeos inclusive gostaríamos de encontrar uma advogada pra falar de direitos autorais com mais propriedade. Estamos na busca ;)

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 років тому +1

      Ai, Camilla! Que comentário maravilhosooooo! Muito obrigada pelas lindas palavras! Eeee, amei a sugestão para os próximos vídeos

  • @agatha1276
    @agatha1276 7 років тому +2

    nossa que amei demais esse video, façam mais assim.

  • @marinalara9097
    @marinalara9097 7 років тому +2

    Amei amei

  • @tricereja
    @tricereja 7 років тому +5

    Que vídeo maravilhoso! Amei a discussão levantada! Sou da área de moda, Modelista pra ser mais exata, e as vezes pego peças sob medida pra fazer. E também odeio quando as pessoas questionam o preço de uma peça sob medida, mas vai na loja de fast Fashion e não tem dó de pagar R$200 num casaquinho feito em Bangladesh que deve ter custado MUITO barato para aquela marca, afinal mão de obra escrava né?!?
    Acho que as pessoas também deveriam aprender a distinguir o que realmente é um produto caro, daquilo que as vezes a gente só não tem como pagar naquele momento mas de fato vale o que está custando! É a boa história do "porque existem camisetas de dez reais e camisetas de cem reais?!?"
    Adorei o formato do vídeo e podem continuar fazendo pq é muito bom ouvir discussões enriquecedoras enquanto trabalha! ;)

  • @Biblioconto
    @Biblioconto 7 років тому +1

    MUITO legal o vídeo! É um assunto tão grande que a gente nem sente o tempo passar. Sobre isso das mulheres entrarem no mercado de trabalho a partir da segunda guerra, é uma narrativa que vale bem pra Europa e EUA, né, mas aqui não sei como fica isso. A questão da valorização do produto também parece ser um processo historicamente diferente no Brasil e países centrais da revolução industrial (a própria Inglaterra). Apesar de recentemente ter havido (pelo menos me parece) uma revalorização do feito à mão, aqui o produto manufaturado/industrializado chega com duas características fortes: a ideia do moderno e do importado. É interessante pensar isso porque o manufaturado seria a princípio mais barato, já que se produz em maior quantidade, há exploração de mão de obra (Marx manda beijos lá do XIX! hahaahha!), e isso vai tornando vários produtos mais acessíveis, né. Por outro lado, aqui no Brasil as coisas chegam extremamente caras e, ironia das ironias, elas vendem mesmo assim! Aqui chega como símbolo de status e blablabla. Mas acho que temos visto isso mudar, o que você acha? Eu sei que o vídeo é sobre desvalorização do artesanal, mas eu tenho percebido uma mudança, ainda que lenta. Acho que a padronização é tão grande (já que é produzido em quantidade, todo mundo tem a mesma coisa) que as pessoas ficam buscando modos de individualizar a coisa. Vide a febre do DIY (que ok, tb padroniza em certa medida) e a febre do próprio bordado e outras artes manuais (costura, pintura... aqui em BH tem uma feirinha mensal so de artistas gráficos independentes, olha so!). Quanto a discussao sobre arte... Nosso deus, definir arte já é uma mega dificuldade, né? Do pouco contato que tive, não parece haver consenso.
    Mas enfim, mensagem giga, mas é que dá vontade de ficar conversando sobre o assunto. ADOREI o formato do vídeo, acho que dá pra desdobrar esse vídeo aqui em muitos mais PARA NOSSA ALEGRIA! Hahahaha!
    Abraços!
    Olivia

  • @marialuizagoodgrovesdesame4246
    @marialuizagoodgrovesdesame4246 7 років тому +12

    Meninas, essa fundamentação teórica da panos pra mangas e cabem em muitos fóruns! Eu artesã desde os 9 anos e terapeuta ocupacional desde os 22 posso dizer que a "arte" em serie anula o processo criativo, explora a mão de obra pq barateia o produto em detrimento da capacidade de quem cria.A produção industrial anulou a projeção artística do criador no produto. "A necessidade da Arte" de Fisher fala muito desse processo.Parabens por "cuturarem" a opinião pública e abrirem os leques para a discussão!

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  7 років тому +2

      Oi, Maria Luiza! Que legal que você é terapeuta ocupacional, profissão linda! Na semana que vem publicaremos um vídeo sobre o "fazer para ser", vai ser ótimo ouvir sua opinião. Muito obrigada pela indicação do livro, vamos pesquisar.

    • @marialuizagoodgrovesdesame4246
      @marialuizagoodgrovesdesame4246 7 років тому +1

      Clube do Bordado terei o maior prazer de opinar Quem me indicou o clube do Bordado foi meu filho, Murilo Sá que conhece o trabalho de vcs Sucesso Beijão

  • @Jack-bh5id
    @Jack-bh5id 7 років тому +6

    E além disso, aqui no Brasil, os produtos de artesanato em geral em certas cidades (ou em quase todas, mas digo, por exemplo, da minha cidade) onde os produtos para fazer artesanato são caríssimos. E isso querendo ou não, encarece o produto. E as pessoas não pensam nisso. Além, é claro, do trabalho que dá fazer com carinho os produtos.

  • @consueloalves2876
    @consueloalves2876 7 років тому

    Adorei o vídeo, o papo... Muito importante, o embasamento histórico,...que venham outros.
    Veja se estou certa...
    Entendo a arte como linguagem, que expressa, comunica, por meios sensíveis.
    O artesanato se serve da linguagem da arte, e se faz como mensagem.
    Entao artesanato é arte.
    Bjos,
    Consuelo

  • @tamyrezpires2584
    @tamyrezpires2584 7 років тому +1

    Vocês fizeram recorte racial!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! SOCORRO MARAVILHOSAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! mas confesso q sempre senti falta de uma miga negra no clube

  • @BruPerosa
    @BruPerosa 7 років тому +2

    Meninas, ótima discussão e reflexão! Quero mais vídeos assim :D

  • @funbeh
    @funbeh 7 років тому +2

    Ótimo assunto nesse vídeo. Agora aguardo o próximo da Simone de Beauvoir.
    Bjs

  • @Franciscat.7108
    @Franciscat.7108 7 років тому +2

    Muito bom! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @ianaspessoa
    @ianaspessoa 7 років тому +2

    Excelente vídeo, parabéns meninas! É engraçado quando alguém fala que nosso trabalho é arte a gente se sente mais valorizada mesmo. Amei, amei, amei.... por favor façam mais vídeos assim. Muito obrigada pela aula de História, beijos.

  • @stelasokolnik3154
    @stelasokolnik3154 7 років тому +2

    Olá Gente, tudo bem? Esse vídeo foi MA RA VI LHO SO e quero mais vídeos assim. Acontece que não vou conseguir dormir enquanto vocês não me falarem mais sobre "as tristezas do trabalho manual" da Simone que a Vanessa cita!! Gostaria muito de saber!!

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  7 років тому

      Pode deixar com a gente ;)

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 років тому

      aff! vamos começar o vídeo lendo o trecho do livro em que ela fala sobre o o artesanato

  • @funbeh
    @funbeh 7 років тому +2

    Fico triste ao comércio local q antes vendiam paninhos de prato ou crochê feitos de forma manual e passaram aquelas imitações industrializadas. É sempre alguma artesã q deixou de ganhar seu sustento e teve seu trabalho desvalorizado.

  • @josienevieira6122
    @josienevieira6122 7 років тому +2

    Amei o vídeo e é interessante também para o próprio artesão valorizar o seu trabalho, pois de tanto ouvir que é caro que não vale tudo isso, pode acabar internalizando esta inverdade.
    Quero ver os vídeos que vocês comentaram aí hihi.

  • @tonycmcn
    @tonycmcn 7 років тому +3

    Até mesmo dentro do ambiente acadêmico isso fica cada vez mais claro. Faço faculdade de Design de Moda e faz parte do meu repertório o trabalho manual, já tive professores interessados em adquirir peças minhas e que desistiram depois de eu passar o valor (que foi muito justo diga-se de passagem). Se nem os próprios docentes conseguem enxergar o valor no trabalho do aprendiz, como que esse tipo de valorização pode ser passada pra frente? Muito triste tudo isso, mas continuamos aí né.
    Beijos meninas e parabéns pelo video!!

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  7 років тому

      Poooxa, justamente de onde tinha que vir o apoio, né?
      Mas juntos somos mais fortes e esse cenário vai mudar ♥

  • @gabrielribeirodasilva4688
    @gabrielribeirodasilva4688 6 років тому

    Perfeito!

  • @AmandaGilBeleza
    @AmandaGilBeleza 7 років тому +3

    Tenho exatamente essa sensação de que quando dizem que meu trabalho é Arte, estão valorizando o que faço, e quando dizem artesanato, ele está sendo depreciado, algumas pessoas no meu ciclo, valorizam muito artesanato, então quando elas falam eu sei que elas estão valorizando, mas o restante não. Adorei o vídeo, façam sempre por favor

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  7 років тому +1

      Podemos fazer um vídeo falando sobre bibliografia ;)

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 років тому +1

      oi, Amanda! em muita gente pedindo indicação de bibliografia. Vamos programar um vídeo sobre isso

    • @AmandaGilBeleza
      @AmandaGilBeleza 7 років тому

  • @jaquelinealmeida7025
    @jaquelinealmeida7025 7 років тому +4

    Adorei o vídeo, adorei o tema, ouviria por horas. Falem mais de tudo, onda do feminismo, o papel da mulher no mercado de trabalho, assunto não falta. Acho que em meio a quem produz artesanato já há algum tempo existe essa consciência do valor do seu produto e do seu trabalho, mas quem compra muitas vezes ainda valoriza o artesão. Não consigo conceber uma pessoa preferir comprar um produto inferior por um preço que muitas vezes nem é tão diferente e achar que é o melhor negócio do mundo.

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 років тому

      oi, jaqueeeee! obrigada! ficamos felizes que tenha gostado! sempre presente por aqui

  • @lorainenogueiracardoso6844
    @lorainenogueiracardoso6844 7 років тому +3

    Querem saber q q é arte? Aham, esse vídeo! Hahaha Estava adorando a contextualização do artesanato na história, orarei por mais vídeos assim. Indico a leitura do livro O Artífice, do autor Richard Sennett. Usei esse livro como base bibliográfica para o meu trabalho final na faculdade e foi um aprendizado incrível sobre a história inicial e atual do artesanato nesse mundão! Engraçado, eu estudei arquitetura e quando cheguei com o meu tema para a elaboração de um projeto para um centro cultural de ensino de atividades manuais, um amigo me falou para tirar o "cultural" do título pois poderia confundir com um museu ou um teatro, e que no caso meu trabalho seria mais parecido com uma escola ????? pois aí fiz questão de estudar e embasar meu trabalho VALORIZANDO pra carai o trabalho manual, colocando em diálogo cultural e contribuinte desenvolvedor de ARTE. Lógico que para um trabalho de arquitetura todo mundo espantou, porque não fazer um shopping né? Haha Mas foi bem legal a experiência e adorei o estudo, fiquei um pouco desligada do assunto depois que me formei mas agora que retornei para o meu artesanato amado adorei a puxada de assunto de vocês, façam mais please! Ah uma outra coisinha, eu adoro quando chamam meu produto de artesanato, é tudo o que eu sempre quis fazer da vida mesmo HAHAHA não podemos associar a palavra com desvalorização pois aí estamos dando murro em ponta de faca. VIDA LONGA A ESSE ASSUNTO. Ah outra coisinha mais kkkk se tiverem indicações de leituras e vídeos sobre o assunto iria amar receber de alguma forma. Beijos lindonas.

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 років тому +2

      Oi, Loraine! Nossa é cada comentário maravilhoso nesse vídeo que to passada! Muito obrigada pela sua contribuição. Você não sabe que ESSA SEMANA comecei a ler o Sennett! Foi indicação da Amanda, do Clube, que tb está fazendo mestrado esse ano :)

  • @nilvalongo4749
    @nilvalongo4749 7 років тому +3

    Imagina o que sinto a mais de 30 anos. Tenho "amigas" que curtem demais o meus trabalhos, (lembrando faço tudo para uso caseiro, costurinhas, bordadinho, tricô, Crochet, etc) mas na hora de comprar, necas... elas querem de presente, afinal (segundo elas) não me custa nada, além de tempo, justifico dizendo que, demoro muiiiito para fazer e quando o dia da encomenda/entrega chega eu ainda nem comecei. Kkkkk erro meu, será?

    • @vanessaisrael6743
      @vanessaisrael6743 7 років тому +1

      Nilva Longo também acho muito difícil cumprir as datas

  • @taiscampos5831
    @taiscampos5831 7 років тому +3

    meninas, acho que a desvalorização também passa pela mídia, propagandas e afins. Os industrializados investem fortunas para nos fazer acreditar que aqueles produtos são bons e necessários. Artesãos não possuem esse tipo de divulgação. Infelizmente o artesanato ainda é visto como alguma coisa que a mulher faz por não ter a oportunidade de ter um trabalho formal (vai entender esse tipo de raciocínio 😒) quando na verdade é um trabalho maravilhoso e primeira opção pra muitxs. Eu só consegui perceber como esse tipo de raciocínio estava entranhado em mim e na minha casa após muita reflexão e conversa com meu esposo (meu maior incentivador). Sempre trabalhei em grande empresas com salários razoáveis e muita dedicação, o artesanato veio pra mim de forma muito natural, meio como dom meio como herança de família. Tive que parar de trabalhar fora e o artesanato veio com ainda mais força pra minha vida. O problema tem sido encará-lo como profissão! Isso é bizarro! me vejo constantemente planejando voltar pra um emprego do qual eu não tenho nenhuma saudade apenas pela idéia de que um emprego formal e tradicional é necessário. NÃO É! Artesanato é meu amor e minha vocação mas ainda não entendi (ou aceitei?) como fazer dele minha fonte de renda. Amei o vídeo e quero muito mais! Desculpem o textão 😬. amo vocês 😘

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 років тому

      concordo com seus argumentos! tá sendo ótimo ler os comentários e ver essas reflexões todas

  • @beatrizalquati7173
    @beatrizalquati7173 7 років тому +4

    Olar meninas!
    Renata, estou estudando artesanato para meu TCC (fui eu quem entrevistou as meninas em Curitiba) e dentro dessa pesquisa caí no meio dessa treta de conceituações de arte, artesanato, trabalho manual, etc, etc, etc, e percebi que no final das contas os pontos de vista expostos em artigos, teses e debates são muito atrelados a valores pessoais, ou seja, uma grande batalha de egos, e por conta disso e outros N fatores fica bem difícil escrever sobre o assunto. Se tiver interesse, posso te passar os artigos que já li e gostaria muito se você pudesse me passar mais referências sobre o assunto!
    PS.: ótima iniciativa de propor esse debate!

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 років тому

      ô, Beatriz! Vem cá, vem! hahaha! vou adorar fazer essa troca de bibliografias! Me manda um email para conversarmos por lá, por favor? renata@oclubedobordado.com.br

    • @andreasartorialvares2610
      @andreasartorialvares2610 5 років тому

      @@rendafiada Rê, talvez fosse interessante fazer um video só com um compilado sobre leituras que vocês aconselham sobre o assunto, é sempre bom agente se embasar! :) E esse assunto é muito interessante!

  • @QuelzitaB
    @QuelzitaB 7 років тому +3

    Meninas do Clube, muito obrigada pelo vídeo esclarecedor e inspirador. Precisamos falar mais sobre isso.
    Percebo que o artesanato ganha o status de arte quando ele é reconhecido por outro.Nós artesãos não nos valorizamos.Precisamos reconhecer o nosso papel de artista/consumidor e valorizar esta potência.
    Beijo grande!

  • @fernnandapinho7276
    @fernnandapinho7276 7 років тому +2

    Adorei! Na minha familia todas as mulheres fazem artesanato e esse video foi mt importante pra entender que o que produzimos é sim uma arte que deve ser muito mais valorizada do que realmente é! ❤️

  • @pricilaaraujo
    @pricilaaraujo 7 років тому +3

    Muito bom o vídeo. Sou artesã e escuto muito "nossa mais tem ouro nisso aí". É algo que me corrói por dentro, toda vez que penso em criar algo novo, como vou cobrar! ninguém vai querer pagar esse preço, vai ficar aí encostado, material parado. Uma desmotivação​ total, mas quando aparece aquela pessoa que fala que o que vc faz é arte, brota não sei de onde a vontade de continuar.
    E a forma que nós mesmas artesãs olhamos para o trabalho do outro tem que mudar, pq já vi muitas desvalorizando o trabalho alheio por achar que vc é capaz de fazer é que vc faria por menos e tals. ninguém consegue fazer de tudo nessa vida então vamos colaborar tbm com os colegas, fica a dica. continuem com esse tipo de conteúdo meninas. 😘

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  7 років тому +1

      Siiim, muito pertinente sua observação, Pricila! A mudança tem que começar na forma que nós mesmas vemos os trabalhos das colegas.

  • @thaisfariasrocha5777
    @thaisfariasrocha5777 7 років тому +3

    Minaaaas tive que comentar, sigo vocês já tem bastante tempo faço vários tipos de artesanato tentando achar um lugar, mas sempre que esculto essa frase "tem ouro ai?" acabo desistindo do que faço ou desvalorizando o meu produto para poder concorrer com os industriais ou made in China. Esse vídeo foi um tapa na cara do bem. Obrigada e continuem por favor. I Love cêis tudo. 😂😘

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 років тому

      ebaaa! obrigada pelo comentário! sempre bom ver a opinião de vocês :). Só agrega para o canal e para as discussões

  • @lauravidal4803
    @lauravidal4803 3 роки тому +1

    vídeo extremamente necessário!!

  • @ericalima5365
    @ericalima5365 7 років тому +2

    Ótimo vídeo, hein!

  • @linesandshadows
    @linesandshadows 7 років тому +7

    Amei meninas! Continuem com os vídeos. Conheço algumas artesãs que estão sempre questionando sobre o porquê da desvalorização de seus trabalhos, feitos com tanta dedicação e esforço. Vou compartilhar seu vídeo pra que esse assunto seja beeem discutido. 😘

  • @socorropedrosa3083
    @socorropedrosa3083 7 років тому +2

    Amei o vídeo e o assunto.

  • @matheuslino3430
    @matheuslino3430 7 років тому +4

    Muito foda o vídeo, só discutindo sobre essa desvalorização que se pode mudar esses critérios retrógrados da demanda de mercado, muito obrigado por disseminarem esse conteúdo.
    Meu TCC em engenharia de produção é sobre manufatura artesanal de papel, e eu também estou em fase de pesquisa, mas tá bem osso, principalmente porque o artesanato é conhecimento popular, que muitos autores da academia denominam "vulgar", e, claro, não é reconhecido como empírico, consequentemente a gama de pesquisadores no assunto é bem menor.
    Renata se puder me ajudar com algumas referências sobre o assunto eu agradeço muito mesmo, ou qualquer outra pessoa que as tenha. A Vanessa tem meu contato. Vlw e parabéns sempre pelos​ vídeos​ e pelo Clube.

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  7 років тому +1

      Eba! Valeu, Matheus! Acho que vamos fazer um vídeo com a bibliografia ;)

    • @matheuslino3430
      @matheuslino3430 7 років тому

      Aeeeee, vlw vocês !!

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 років тому

      Oi, Matheus! São tantos os comentários por aqui pedindo refs de bibliografia que vamos fazer um vídeo sobre isso para todo mundo ter acesso e trocar figurinha :)

  • @anamariademedeiros5400
    @anamariademedeiros5400 7 років тому +2

    Por quê então a pintura é arte e o bordado não é?

  • @AnaPaulaBatistaUX
    @AnaPaulaBatistaUX 7 років тому +1

    Maravilhosa! Obrigada pelo compartilhamento desse tt de informação ❤️

  • @elasantlira
    @elasantlira 7 років тому +2

    video maravilhoso

  • @elieteprimeira
    @elieteprimeira 7 років тому +4

    Adorei o vídeo. O tema é bastante complexo. Gostaria de lembrar que em países onde existiu a escravidão (e no Brasil foram quase 400 anos!!!!) o trabalho artesanal é muito desvalorizado, porque trabalho manual é para quem é escravo, trabalho intelectual é para quem é rico- dono do escravo. 400 anos fizeram com que estes valores estivessem muito presentes na nossa cultura. E a forma com que foi extinta a escravidão no Brasil também contribuiu muito para isso. Tanto que os italianos que vieram substituir a mão de obra escrava também sofreram preconceito (e sofrem até hoje, a Devechiati aqui sabe bem disso). Sou adm de empresas e quando fiz GV trabalhei no depto de sociologia, este tema já discuti muito. Meus mais de 30 anos administrando uma fabrica, sendo artesã como hobby me fazem estudar e questionar o tema sempre. Estou tentando formar grupos de artesãs para compartilhar meu conhecimento sobre gestão, o que inclui o valor do trabalho manual para formação do preço... bom se deixar fico aqui escrevendo... rsss Mas adorei abordarem o tema, beijos meninas! (tenho muitas amigas com a idade de vocês e discutimos estes assuntos também)
    Estive recentemente conversando com a Bete Barcelar, superintendente da Sutaco, também a esse respeito...
    (Querem vir para Atibaia tomar um chá comigo e conversar sobre o tema? rsss Iria adorar bordar com vocês, sou fã!!! aproveitem e deem um curso aqui...bjs)

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  7 років тому

      Siiim! Definitivamente nosso histórico escravagista tem tudo a ver com o tema. Bora agilizar esse chá

    • @elieteprimeira
      @elieteprimeira 7 років тому +2

      Que delicia, vocês virem pra ca´seria um sonho...
      Quem sabe posso trocar experiências com vocês, bjsss

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 років тому +1

      Muuuuito relevantes os aspectos que voc6e levantou também, Eliete! Quero chaááá e conversaaaaa

    • @elieteprimeira
      @elieteprimeira 7 років тому

      Renata, há muito eu penso na diferença entre arte e artesanato... Me considero uma artesã e não uma artista, sabe porque?... Eu foco na técnica.... meu barato é a execução da peça... o objetivo é que fique bonita aos olhos e aqueça o coração, só isso, nem sempre penso numa mensagem, num impacto a causar...Nem sempre crio, as vezes copio dando um toque do meu estilo.
      O que me faz ter sempre algum trabalho nas mãos é o prazer de fazer... enquanto estou executando fujo dos meus monstrinhos internos (e são muitos... sou a ansiedade em pessoa...rssss o trabalho manual me dá paz )
      Por isso andei pensando que a diferença entre o artista e o artesão pode ser o "barato" de cada um. Para o artista é criar e impactar o observador do produto final, e para o artesão é o prazer na execução da peça, se preocupando apenas com a beleza, com a estética, por isso muitas vezes o artesanato é voltado para a decoração e não para uma galeria de arte...
      Sei lá... queria compartilhar com vocês esses pensamentos...rsss
      To esperando vocês para o chá!!!! bjs

  • @artesanatofacilesustentavel
    @artesanatofacilesustentavel 5 років тому

    Adorei o vídeo! Pode continuar... rsrs... Sempre fiquei aborrecida com as pessoas que ficavam penchinchando o meu trabalho e consequentemente desvalorizando. Penso que a primeira pessoa que tem que valorizar o artesanato é o próprio artesão. Conheço muitos que dizem que se não venderem barato, não venderão nada...boa parte das pessoas que não fazem artesanato ou arte, não tem idéia do processo, do custo, do tempo, da criatividade do artesão. Justamente por não ser industrializado, um "caminhão de japonês" é que ele é especial, é único. Acredito que somos nós que devemos conscientizar a sociedade da nossa importância e não desvalorizar o que fazemos. Se o valor é justo, se nós sabemos o quanto é justo, deveremos nos manter firmes. Afinal, sempre tem gente que valoriza.

  • @luanasofiati6203
    @luanasofiati6203 6 років тому

    Renata, fala do seu mestrado!!!! eu já tinha visto parte do vídeo quando cês lançaram, mas só hoje terminei de ver. o que você tem lido? pergunto pq tô começando mestrado tb e meu projeto tem a ver com esse rolê contemporâneo de revalorização das práticas manuais.

  • @MLima0608
    @MLima0608 7 років тому +2

    A M E I!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • @LyseCombet
    @LyseCombet 3 роки тому +2

    Que riqueza de conteúdo histórico e social neste canal, além do bordado apaixonante! Meu bordado é minha arte!
    Ah, a tesourinha é uma cegonha, a garça tem a cabeça maior e seu corpinho também. Obrigada, adorei o vídeo! Lyse Combet, bjs da França 💋💋

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  3 роки тому +1

      Olá, Lyse! Que bom que gostou, ficamos felizes 🥰🥰🥰

  • @PatriciaCardosoCosturas
    @PatriciaCardosoCosturas 7 років тому

    Rê esse vídeo é essencial e muito importante, obrigada.
    Eu ia gravar um assunto paralelo à esse que é "dá pra ganhar dinheiro com costura" pq esse assunto vive nos comentários dos meus videos e no dia que ia gravar (ainda na NZ) tive um acidente onde caiu cândida no meu computador (tu lembra disso? não sei se viu) e fiquei mega bodeada e nunca mais consegui gravar. Ate tentei outras vezes, mas preciso superar essa barra que é a cândida no meu computador (nunca mais foi o mesmo hahaha)
    Bom, to aqui digitando pra dizer que agora vou repensar nesse video e vou indicar este aqui dentro dele porque o assunto é realmente importante.
    E, enquanto te ouvia tinha tantas coisas pra comentar.. Vou assistir de novo e volto aqui, porque minha cabeça está fervendo rs.
    Obrigada pelo papo e faça mais videos como este.
    beijo meninas :)

  • @mariaritaab
    @mariaritaab 7 років тому +3

    Cheguei ao canal de vcs por indicação da Fernanda Hertel, esse é o primeiro vídeo que assisto, gostei bastante dessa abordagem histórica :)

  • @anandakoja8474
    @anandakoja8474 7 років тому +3

    Amei essa discussão que vocês trouxeram, acho que tem super a ver...mas também sinto que a palavra artesanato foi sendo associada, aqui no Brasil pelo menos, à ideia de suvenir barato. Algo feito à mão, mas que não traz nenhuma peculiaridade do artesão ou novidade estética e que é vendido em feirinhas de lugares turísticos. Por isso quem faz trabalhos manuais está adotando termos como "feito à mão" ou "produto artesanal".
    Acho que uma peça de arte, pode ser feita artesanalmente...mas nem todo artesanato é arte...e a diferença está nessa peça ter algo de inovador ou mais valorizado em termos de técnicas, conteúdo etc.
    Mas sei lá...bem complexo isso. Falei só impressões bem pessoais e generalizadas que tenho sobre o assunto.

    • @ClubedoBordado
      @ClubedoBordado  7 років тому +3

      Concordo totalmente, inclusive com as alternativas que a gente acaba encontrando nas expressões "feito à mão" ou "produto artesanal" pra se desvencilhar do termo artesanato. Muito louco tudo isso, né? Precisamos conversar mais.

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 років тому

      concordo também, Ananda. Muito bons seus argumentos! =*

  • @leticialisi3125
    @leticialisi3125 7 років тому +1

    pausei o vídeo só pra falar: VOCÊS PRECISAM FAZER ESSAS SUGESTÕES DE OUTROS VIDEOS, por favor.

  • @saudecomafabi
    @saudecomafabi 7 років тому +2

    Eu percebo que a desvalorização do trabalho manual no Brasil está muito ligada aquele velho pensamento repetido por anos e anos chamado a lei de gerson, aqui a definição:
    "A Lei da Vantagem ou Lei de Gérson é um princípio em que determinada pessoa ou empresa brasileira deve obter vantagens de forma indiscriminada, sem se importar com questões éticas ou morais. A "Lei de Gérson" acabou sendo usada para exprimir traços bastante característicos e pouco lisonjeiros do caráter nacional, que passa a ser interpretado como caráter da população, associados à disseminação da corrupção e ao desrespeito a regras de convívio para a obtenção de vantagens."
    Quando o indivíduo que aplica a lei de gerson como verdade em sua vida quer consumir algo, ele procura onde pode ter mais vantagem e normalmente isso acontece explorando quem mais precisa, ou seja, quem não tem renda fixa, estabilidade financeira e pessoas mais vulneráveis como mulheres chefes de família, mas vejo também tentarem aplicar a lei em homens e mulheres prestadores de serviço. É regatear o preço que o encanador cobrou, ou o da faxineira, ou o da bordadeira, e da costureira...
    Penso que nosso problema é muito maior e não se restringe somente a desvalorização do produto manual, mas sim da mão de obra, do ser humano que está por trás daquele trabalho tentado levar a vida de forma digna.
    Falta ver o outro como alguém tão especial como a si mesmo, que se cansa, que precisa viver e não só sobreviver. Essa falta de empatia leva a pior desvalorização de todas a do ser humano.
    Beijocas

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 років тому

      que comentário maravilindo, Fabiana! muito obrigada. To aqui toda feliz com os comentários todos

  • @jessicathepaula
    @jessicathepaula 7 років тому +2

    Esse assunto é muito importante pra mim e mexe demais com as minhas emoções kkkkkkk. Minha mãe é artesã(ela faz bordados em patch aplique e bonecos de feltro, além do ponto cruz, mas q ela já tá deixando de lado) e ela tem dificuldade em precificar as coisas dela. Quando a cliente faz uma encomenda grande, já rola a pressão por desconto, mas aí ok. E aí quando a encomenda não é grande, fica uma coisa tipo assim: 10 reais é barato demais; 20 é ok; mas nossa, 30 é caro demais(o preço do produto fica como se fosse o custo + aquilo que as clientes iriam aceitar pagar, sabe?) Um pouco disso, é pq as clientes dela são, em sua maioria, assalariadas e não tem mta grana sobrando pra artesanato, que no caso das clientes da minha mãe, encomendam coisas pra festinha de criança. O artesanato é desejado pelos clientes, quando bem feito e criativo, mas não cabe no bolso da maioria das pessoas. As artesãs, precisando trabalhar, e amando o que fazem, aceitam a desvalorização, mesmo que se sintam um pouco frustradas com isso. É difícil demais equilibrar esses fatores. Obs.: escrever no yt no celular é mto difícil. Perdoem os erros de português. Tô exausta de digitar kkkkkk

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 років тому

      mostra esse vídeo para sua mãe, Jéssica. Quem sabe ela se anima mais. Eu sei que a realidade é bem diferente do que gostaríamos, mas às vezes o vídeo pode dar um respiro para ela :)

  • @deborahmdc
    @deborahmdc 7 років тому +2

    Tema muito relevante parabéns meninas! entrei para o Clube ontem por indicação da Fernanda Herthel outra linda! estou amando a linguagem de vocês espero aprender muito. Bjs sucesso!

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 років тому

      adoro o canal da Fernanda Herthel! Acompanho faz tempo também! seja bem vinda por aqui!

  • @isabellachaaves
    @isabellachaaves 7 років тому +2

    que otimo! acabei de fazer um trabalho sobre isso na faculdade. adorei, me identifiquei❤

    • @isabellachaaves
      @isabellachaaves 7 років тому +2

      continuem enriquecendo os argumentos em buscado do nosso reconhecimento ❤

  • @jingaRaquelmonteiro
    @jingaRaquelmonteiro 7 років тому

    Reflito enquanto bordo... Desde 1900 e caixinha , quando comecei o fazer manual, escuto esse negócio... Já entrei em crise com isso e posso afirmar que melhorou o olhar de quem executa o fazer "artesanal" e de quem adquire( não gosto da palavra consumo). Há um tempo atraz o artesanato era sinônimo de "mal feito" , mas hoje estamos caminhando com mais certeza e foco. Quanto mais orgânico melhor...
    Karl Marx, aquele mesmo de " O Capital... só para jogar um pouco de luz no entendimento das relações de trabalho

  • @Tchella86
    @Tchella86 7 років тому +1

    Migas do Clube e todas da comunidade: olar :)
    Eu sofro com isso porque eu mesma me desvalorizo. Fiz facu de Letras, fiz mestrado fora, fiz a porra toda e abri mão disso pra ser artesã e viver da Pé de Feltro. Ainda dou algumas aulas, mas o foco é o artesanato - e quero que eu consiga pagar minhas contas com isso sem morrer antes (com todas as dores do mundo: ciático, ombro, lombar, cervical etc). Como conseguir quando eu me sinto "menor" que os outros porque "costura o dia inteiro"?
    "aaai, mas você faz coisas tããão lindas!" - Uhun. Só que ninguém me vê como uma microempresária - dona de uma UMpresa - que rala o dia inteiro pra pagar os boleto tudo. Só vêem alguém que "não precisa pegar ônibus pra ir pro trabalho todo dia, AINDA BEM, NÉ?". E eu caio nessa armadilha. Falho miseravelmente em valorizar meu trampo e me achar foda nessa batalha inglória. :(
    Obrigada pela força aí do vídeo. Mesmo que vcs não saibam, ajuda a dar um quentinho no coração.

  • @cindyvalli3986
    @cindyvalli3986 4 роки тому

    Amei esse vídeo! !!!

  • @mairagadelha8904
    @mairagadelha8904 7 років тому +1

    P.S.: Nosso artesanato é fruto de nossa mente, reflexão, e decisão: uma marca só nossa, que também será (só) do outro - o que comprar. Portanto, produto personalizado.

  • @suelenmarques6167
    @suelenmarques6167 7 років тому +1

    Cada dia mais apaixonada pelo trabalho de vcs! Necessito de mais vídeos desses! Trabalho com moda sustentável, Ecojoias. Até hj esbarramos com essa desvalorização msm o produto sendo de qualidade, com designer diferente peças únicas... Quando vc fala feito a mão, artesanato vem a tona a os olhares pejorativos e os pedidos de pechincha. Essa infelizmente é a atual realidade mas acredito que com movimentos como este é outros o público que valoriza o artesanato está crescendo bastante. Vou continuar com. Minhas aulas de bordado agora! Vcs são top demais!
    Formato dos vídeos são ótimos!
    Aprendendo mt com vcs!
    Bordado com embasamento!!!💖💖💖

  • @TheJorgeaSanches
    @TheJorgeaSanches 7 років тому +1

    Que vídeo maravilhoso, ótimo para pensar para o meu rumo como artista e futura modelista. Sempre fui incentivada a produzir arte à mão desde pequena. Sou nova no bordado (quero aprender crochê para fazer panos de prato) e vejo a diferença na reação das pessoas quando eu mostro minhas pinturas e os meus bordados. Confesso que o artesanato me encantava mas eu n via o valor até eu e minha mãe (que segue firme aprendendo o crochê) procurarmos saber sobre a origem e a história do trabalho manual brasileiro. Aqui no Rio de Janeiro tem o Centro de Tradições Nordestinas (Norte tbm) onde conheci pessoalmente a história de vários trabalhos. Com isso eu deixei de ver artesanato com "coisa de velha" e passei a usar o bordado do meu jeito (rende uns likes), criando meus riscos. Também tinha essa coisa de que costura era desvalorizada mas morria de inveja com a minha vó fazendo roupas que marcaram a minha vida. Esse ano que decidi seguir o caminho da moda e da arte, percebi que o trabalho da costureira é INCRIVELMENTE IMPORTANTE, já que sofro na aulas de modelagem sem as noções de costureira que não tive por preconceito ou de que só uma carreira "séria", "concurso público" valiam. Esse ano eu vou ser a detentora dos meus conhecimentos, fazer mais artesanato e fazer moda. Me redescobri também graças aos tutoriais do clube, e sou muito grata! Beijos!

  • @danielleduarte7239
    @danielleduarte7239 7 років тому +1

    Meninas adorei o vídeo, valoriza atividade do bordado, permitindo um aprofundamento e conhecimento técnico além das linhas e agulhas. quero mais '!

  • @mariainalvaferreira1558
    @mariainalvaferreira1558 7 років тому +1

    Parabéns Renata muito bom o vídeo! ?!

  • @gabrielaprados
    @gabrielaprados 7 років тому +1

    Muito legal o video galere! Esse formato é muito bacana porque abre o canal pro diálogo, e é só no diálogo que nossas ideias fazem sentido, crescem, se desenvolvem e se transformam (pelo menos pra mim, rs). Alguém deixou a dica do Bourdieu, e vou deixar aqui outra sugestão: é um livrão mas vale a pena, a distinção. É uma sociologia dos gostos, e acho que faz muito sentido nessa discussão. A arte é fetichizada, é a representação de uma classe social e politica específica, e é feita por ela e para ela. O artesanato não, extrapola essa espaço, é popular e utilitário. Claro, isso são duas caixinhas que sabemos que na prática são bem menos fechadas do que isso, mas isso é o clichezao senso comum. Por isso arte é elogio, representa um "gosto refinado" ou elitizado. Enfim, essa discussão dá pano pra manga, e pra mim especificamente pegou num ponto em especial: a valorização do artesanato passa por eleva-lo a categoria de arte? Acho que não, e acho também que isso passa pelos elementos que valorizamos nos nossos processos de produção. Sei la se o artesanato é utilitário (não qie precise ser, e um exemplo), porque não exaltar esse como uma característica incrível? Ou a maior proximidade entre o produtor e o consumidor, ou a maior possibilidade de acesso (muitas vezes por causa do preço), ou a possibilidade de negociação e intercâmbio maior com o produtor. Talvez (provavlemente) esteja falando bobagem, hahahaha, mas não sei.. acho que ser acessível é uma das coisas mais incríveis do artesanato: não precisa ser rico pra consumir, não precisa ser acadêmico pra produzir, não precisa ser um tipo de conhecimento que tambem valorizamos de um jeito diferente (como o artístico). Acho que o artesanato tem o potencial de mobilizar outras formas e consumo e se relação com produtos, e isso é incrível. Enfim, espero ter feito algum sentido e sorry pelo textão :)
    E seguimos aprendendo!!

  • @vaitamara
    @vaitamara 7 років тому +2

    que vídeo incrivel, plmdds! por favor, continue com essa série

    • @rendafiada
      @rendafiada 7 років тому +2

      ah, que demais! pode falar comigo que a gente troca figurinha :). Como muitas pessoas pediram indicações bibliográficas, vou organizar um post sobre isso :)

  • @anapaularodrigues5450
    @anapaularodrigues5450 7 років тому +1

    Parabéns pelo conteúdo desse vídeo!! Todos os pontos ditos "...isso pode ser assunto para outro vídeo ..." realmente podem mesmo!! Acredito que, para ampliar essa reflexão, é muito importante continuar discutindo os diversos fatores que geram a grande realidade da desvalorização do artesanato!! Obrigada por iniciar essa conversa!

  • @mairagadelha8904
    @mairagadelha8904 7 років тому +1

    REnata, e Clube do Bordado, admiro muito vocês. Sou grata por postarem vários assuntos interessantes por aqui, como esse que convida à reflexão, e os próprios tutoriais em um fundo bonito! Vou consumir todos !

  • @pedagomoderadora
    @pedagomoderadora 7 років тому +1

    Assunto meeega pertinente e adorei o cuidado com várias questões, principalmente das mulheres negras!
    Gostei muito do vídeo e do contexto histórico dado! Sempre acho que isso faz muita diferença quando a gente pensa as coisas de forma mais aprofundada, quando se fala de conceito e, mais importante, quando se fala de cultura.
    Gosto desse tom de conversa que vocês impregam nos vídeos e, assim, com as várias "participações" da Vanessa, acho que valeria a pena ela ter efetivamente participado do vídeo (apesar de perceber que a Renata que está mais por dentro do assunto por estar estudando sobre). Além de ser ruim de ouvi-la, acho que a pegada seria diferente e mais parecida com a dos outros vídeos que vocês fazem.
    Não acho o tamanho do vídeo um grande problema, mas talvez desse para falar de tudo em menos tempo (sem tirar a naturalidade do papo de vocês que é um diferencial, claro) ou mesmo ter cortado em dois, de repente (mas não sei como, sorry, só pitaco).
    Questão minha só: eu sou muito visual. Achei que o assunto estava tranquilo de acompanhar, mas pela quantidade de conteúdo eu senti falta de mais informação visual, de repente mais palavras-chaves na tela. Enfim! Não sei se o ideal, mas foi algo que me fez falta.
    Desculpa o textão, não guento, mas de novo, gostei muito do vídeo e espero os próximos lindos e maravilhosos que vocês irão fazer!

  • @TheJorgeaSanches
    @TheJorgeaSanches 7 років тому +1

    Outra coisa que eu queria falar como eu como artesã ainda estou aprendendo a dar valor ao que eu faço. Talvez pq eu ache mt prazeroso fazer eu fique com dó de aumentar o preço, aquela coisa... A gente tem que se valorizar e não ter medo de dar o valor justo à nossa produção
    ps: desculpa o textão abaixo, mil beijos
    ps2: vi vcs sendo citadas num tcc de Design de Moda no senai/cetiqt RJ e morri de orgulho

  • @PontinhosdeMinas
    @PontinhosdeMinas 7 років тому +3

    Ei Renata! Ameeeiii o vídeo, o tema e a forma reflexiva que vc abordou.
    Já passou da hora de resgatarmos todo este potencial que o artesanato nos proporciona e nos liberta.
    É super chato qdo chega alguém que desvaloriza, procuro pensar que não é meu cliente, para não deixar me contaminar pela depreciação.
    Estou aguardando ansiosa o próximo vídeo reflexivo!!! 😘

  • @92073155
    @92073155 3 роки тому +1

    Eu também tenho essa sensação. Por isso deixei de vender, pois as pessoas comparavam o preço do meu trabalho com um industrializado. Então achavam caro. Então agora, só bordo para mim.

  • @tmsandyfisio
    @tmsandyfisio 7 років тому +1

    Fenomenal!! Abrindo minha mente para o movimento feminista...Incrível como o artesanato está atrelado à história da mulher, não havia pensado nisso.
    Obrigada Renata, por falar disso de maneira tão séria e ao mesmo tempo tão linda! ❤

  • @cristinaguimaraes348
    @cristinaguimaraes348 7 років тому +1

    Curiosamente a descrição de artesanato começa com a palavra arte! Na minha percepção, arte é usar a criatividade junto com todo tipo de objeto e assim criar beleza.
    Pode ser: madeira + tecido + tinta = quadro; madeira + tecido + linha = bordado, torno + barro = escultura... bolos, sapatos, grafite, jardins... entre tantos outros. Para mim... tudo arte. Adorei o vídeo e o conteúdo. Apesar de estar no meu segundo bordado estou adorando bordar e aprendendo muito com o Clube. Por favor voltem a Brasília.

  • @pamelacardosorosa
    @pamelacardosorosa 7 років тому +1

    Incrível esse formato de vídeo de vocês! Vocês são mulheres sensacionais!! Levar esse tipo de discussão é essencial pra refletirmos como estamos pensando a respeito do artesanato atualmente. Dá um amor no coração saber que tem pessoas como vocês no mundo! Sou designer de produto, estou cursando mestrado na mesma área, e tentando investigar exatamente isso. Foi um ótimo conteúdo de inspiração!! To louca pra escutar um próximo!

  • @jessicarodriguezgarcia3279
    @jessicarodriguezgarcia3279 7 років тому +1

    Achei bem legal a proposta e gostaria e contribuir com a parte que você menciona sobre a divisão do trabalho do produto entre vários individuos fragmentando o conhecimento e dominio da confecção daquele item por uma única pessoa, o Foucault em As Palavras e as Coisas que trata sobre os limites da representação traz a visão do empresário no século XVIII, periodo anterior ao tratado por você no video, e que afirma que a partir da segmentação do trabalho de um único objeto entre vários operários acaba permitindo que seja produzido muito mais do que um único operário fabricar um objeto, acompanhando o processo inicial até o final. Te recomendo ler o capitulo justamente para complementar a tua bibliografia já que fala muito sobre a representação e troca.

  • @luisalima8668
    @luisalima8668 3 роки тому +1

    Bordando e ouvindo e interiorizando a valorização do meu trabalho :) dá até um quentinho no coração

  • @zildaalves3964
    @zildaalves3964 7 років тому +1

    Amei o vídeo, faço bordados e amo os bordados da vovó que minha mãe bordava, então estou diversificando os meus e pela Fernanda cheguei ao seus e sabe de uma coisa eu nunca me achei fazendo artesanato e levo mais como artes mesmo não frequentando uma faculdade, faço minhas modelagens, costuro eu construo projetos gosto mais...pois tudo o que se faz com amor e muito suor é uma arte...Renata já me inscrevi...estou muito feliz pois aprendi mais um ponto que almejava fazer o ponto anjour...parabéns meninas.