O MITO da BOCA AMARGA & FÍGADO!

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 17 жов 2024
  • Olá meus amigos!
    Nesse vídeo falo à respeito de um dos #mitos mais comuns na área de saúde: a relação entre boca amarga e problemas hepáticos (fígado).
    Diariamente recebo no consultório pacientes que se queixam de boca amarga. Isso é muito comum em portadores de halitose (mau hálito), pois uma das causas mais comuns do mau hálito crônico é a hiposialia (problema na saliva), problema que também causa gosto ruim na boca.
    A boca amarga é o mais comum. Mas muita gente sente outros gostos desagradáveis: podre, azedo, metálico ou salgado. Outros relatam a sensação de que a boca nunca fica limpa. Escova os dentes e, pouco tempo depois, a boca está ruim novamente, incomodando como se não tivesse escovado.
    O problema maior relacionado com a boca amarga é que esse é um sintoma INESPECÍFICO, ou seja, acontece em muitos problemas difererentes: jejum, hérnia de hiato, pedra na vesícula, uso de remédios, gastrite, fumantes etc. Mas, em pessoas saudáveis é muito comum que ocorra por conta de um problema salivar.
    E quando é provocado por má salivação, o gosto ruim na boca tem três características:
    1. Geralmente não ocorre 100% do tempo. Tem momentos que está ruim e momentos que está normal.
    2. Surge espontaneamente: você não precisa comer nada para o gosto ruim aparecer.
    3. Desaparece quando você come. Portanto, você consegue sentir o gosto do alimento que está comendo. Mas depois de um tempo, você escovando os dentes ou não, o gosto ruim volta.
    Geralmente os problemas na saliva demoram para serem diagnosticados, pois não aparecem nos exames convencionais: exame de sangue, urina ou mesmo exames de imagens como radiografias ou tomografias, por exemplo.
    E mesmo os exames específicos para a saliva não são totalmente conclusivos, pois podem mostrar resultados normais em indivíduos com salivação ruim.
    Por que isso acontece? Pelo fato da nossa salivação não ser constante e sofrer influência de vários fatores no dia a dia, como stress, uso de medicamentos, grau de hidratação e até mesmo o horário do dia em que foi feito o exame.
    E o fígado? Vamos lá.
    Estudando as doenças hepáticas mais comuns na população, simplesmente chegamos à conclusão de que nenhuma dessas doenças gera esse sintoma. Mas, como todo mito, é uma informação que ouvimos desde criança e que acaba se consolidando no nosso inconsciente. Nem lembramos a primeira vez que ouvimos isso. E, como ouvimos muitas vezes, simplesmente tomamos isso como verdade.
    É como o mito de que o problema no estômago provoca mau hálito. É só falar em mau hálito que alguém prontamente já fala do estômago, mesmo sendo muito rara a relação entre a halitose e um problema gástrico.
    Espero que você tenha gostado dessas informações, que possam ser úteis para a sua vida.
    Te desejo um dia maravilhoso!
    Dr. Arany Tunes
    www.aranytunes.com
    whatsapp: bit.ly/2yuyr7f
    Livro: HALITOSE - Um guia para a liberdade.
    Já disponível no Brasil, com frete grátis para todo o país. Se tiver interesse em adquirir um exemplar, basta enviar um whatsapp clicando no link acima.
    ;-)
    #fígado #BocaAmarga

КОМЕНТАРІ • 447