Maria maravilhosa como sempre! Gente, se alguém ler isso aqui e achar útil, observem algumas coisas: - A vida moderna é desgastante, psicopática, artificial e distante do naturalmente humano; todo mundo se f**dendo e achando que é normal, atendendo aos interesses de meia dúzia de espertos e poderosos. Isso estimula a ideia de que viver não é lá grande coisa, não em um mundo assim. - Uma sociedade que se acostuma com o que é ruim dificilmente vai entender ou estimular você a se cuidar e conseguir sair dessa condição pesada. Nem eles se aguentam. - Essa mesma sociedade pega pesado nas exigências: temos que ser perfeitos em tudo, mostrar resultados em tudo, produtividade a mil, sucesso nas redes sociais convencendo aos desavisados (e a nós mesmos) do quão bem de vida estamos. Isso é fardo pesado, e a gente compra a ideia alheia e começa a se cobrar também. A pedra de Sísifo vira um asteroide nas suas costas, até arriar. - Busquem ajuda espiritual em lugares minimamente confiáveis, nunca se sabe o que existe para além da razão humana conhecida; essa postura anti-vida pode ser uma questão espiritual para além de só se conformar rezando pra Deus. A visão materialista moderna só enxerga neurônios, mas você pode sentir o que está acontecendo dentro de você que não seja apenas técnico. Ou seja, vivemos em uma sociedade que não tem estrutura, além de alguns profissionais muito bons e bem intencionados. O restante é com você. Se enxergue (no bom sentido) e se encontre nesse mar sombrio que foi construído artificialmente ao longo dos séculos.
Em síntese, nas palavras de Nunes (2022, posição 432): (DO TRANSE À VERTIGEM: Ensaios sobre bolsonarismo e um mundo em transição) Ao invisibilizar tanto as interdependências que sustentam as trajetórias individuais quanto os constrangimentos estruturais que as limitam, essa gramática individualista esvazia a noção de que haveria um espaço social para além da esfera privada imediata: só há indivíduos e (no máximo) suas famílias, como alguém famosamente já disse. Além de privar as pessoas da linguagem necessária para tratar de injustiças estruturais, isso as induz a interpretar qualquer mudança positiva em seu ambiente econômico como uma conquista individual e a enxergar pautas estruturais como tentativas de pleitear algum tipo de tratamento diferenciado: afinal, “se elas tiveram que batalhar sozinhas a vida toda, todo mundo também deveria”.
@@juliagomes9498isso foi punk. "Eu sofri isso e sobrevivi, por que você não deve sofrer isso?" "Na minha época era assim e olha eu aqui hoje" "tempos atrás era bem pior, pode não estar bom mas agradeça!" Dessas perguntas (ou afirmações) que tem um monte de arrumação diferente, a mensagem é a mesma: individualismo frente a um coletivismo pela inferiorização da dificuldade do outro. É isso que essas frases questionam nas entrelinhas: "porque o outro é supostamente mais especial que eu a ponto de eu ter que me orgulhar de ter sido massacrado (isso sendo uma forma de superação inclusive! Dizer "eu passei isso e estou vivo" ainda que não conte diretamente com a superação saudável nessa informação, conta com uma superação mínima. E geralmente não conta mesmo porque a pessoa superou de uma forma bem lascada e, por conseguinte, tá lotada de traumas e angústias). Quer dizer, "eu passei e tive de me reerguer sozinho e ele nem precisar passar por isso?"
@@lucasgambit7248agora Lucas, se me permite dizer, acho que na verdade o papel mais forte e profundo de uma sustentação daquilo que faz parte de nós não está necessariamente na família. Ou em deus. Ou na pessoa com a qual nos relacionamos ou nos profissionais que você se referiu. Eu vejo que esse papel de auxilio está nas relações puras de amizade Acho que daí sim fora os profissionais, e os amigos, ambos que podem ser escolhidos (família não pode ser escolhida, ela é imposta. Você não escolhe ser filho, você é filho) digo que é só conosco Acredito que a partir desse momento é mais nós do que em qualquer outro
@@Iucas.d Sim, a amizade é muito importante. Mas ela também pode estar presente nas outras relações. Por exemplo, um primo, irmão, parceiro amoroso que também são amigos verdadeiros, apoiam a pessoa de verdade. Amizade não é necessariamente um título dado a alguém, mas uma conduta e até afinidade, eu diria. E a questão espiritual depende da pessoa, como ela se relaciona com isso, se busca autoconhecimento ou apenas consolo a partir disso. A visão sobre espiritualidade anda bem distorcida ultimamente.
Movimento o direito de tirar a própria vida. Ninguém merece viver só no sofrimento e na injustiça que a vida vem a oferecer. Um Deus que dá muito para uns e nada para outros.
Como esse vídeo tá me ajudando, quase me matei ontem com dois "nãos" de entrevista, sem perspectiva de como me alimentar, comprar remédios etc. Hoje mandei mais três currículos
Conheci Maria ha alguns anos depois de ve-la num programa da TV chamado Filosofia Pop e por me identificar comecei a seguir nas redes, e o conteúdo dela foi suporte pra mim em situações muito difíceis. Como mulher trans que ja teve o caminho tao difícil , teve ideias suicidas e tudo que e trazido no video, consegui captar a mensagem literal. Me senti abraçada. É muito bom sentir que nosso caminho é valido e que merecemos todo suporte e apoio que qualquer pessoa merece. Por mais Marias nesse mundo ❤
Eu senti esse desejo tamanha foi a dor que senti com o suicídio do meu filho mais novo .So 18 anos...Hoje estou melhor e penso no meu filho mais velho que e tao importante! Gratidao a voce ! Hoje eu vou na terapia faz um ano...um dia de cada vez!
poxa, sinto muito saber que você passou por isso. Fui voluntário no CVV durante um tempo e lidei com essa situação muitas vezes. Te desejo força pra seguir em frente.
Oii, Maria Homem, boa tarde! EU já tentei o SUICÍDIO TRÊS VEZES. A última foi em JUNHO/2023. EU já não vejo nenhuma, zero perspectiva em minha vida. TUDO EU vejo cinza, sem cor, sem brilho de viver . Desde na infância/adolescência EU já falava dentro de casa. E, hoje, adulta persiste. CHORO O DIA TODO, inclusive neste momento eu estou em prantos Ontem, 10 de SETEMBRO é lembrado o dia mundial ao combate a prevenção ao suicídio. ESTA É A MINHA REALIDADE NAO ESCONDO NEM NEGO A NINGUÉM. ⚠️⚠️⚠️ Obrigada!
passo por situaçao semelhante, minha vontade e dormir e não acordar mais . mas precisamos criar mecanismos para superar essa situação. juntos somos mais fortes, querendo alguem para compartilhar tamo junto fique bem e um dia vamos brindar a vida e sorrir disso tudo. Fique bem sinta se abraçada. 😍
Oi Maria. Poderia por favor falar sobre autossabotagem, pessoas com perfil muito auto punitivo e como "driblar" um super ego implacável e da culpa constante mesmo que o erro muitas vezes nem é real. Obrigada por seus vídeos, ajuda muita gente ❤
Estou carregando arrependimentos, carregando o fato de nao ta exercendo uma profissao que amo e carregando o peso de nao conseguir sair do ponto e dar uma guinada na vida.
Acho que Paulo Arantes é certeiro quando caracteriza como vivemos na sociedade do "pede para sair". A expansão dos dados não deixa dúvidas sobre o caráter estrutural desse modus operandi.
O meu trabalho está tão difícil que as vezes eu queria fechar os olhos e nem abrir mais, mas eu resolvi fazer orientação de carreira, voltei a me exercitar e estou tentando não ficar tão nervosa por poder ser demitida a qualquer momento, mas tem dias que não é fácil, eu precisei chorar para parar se sentir dor nas costas.
Infelizmente acordo todo santo dia pensando que não queria mais estar aqui... Não desse jeito, estragado, entregue a algo que me explora e me leva a exaustão. A terapia ajudou mto a aliviar o peso dos outros (família) e dos meus erros das minhas costas.. Mas é isso, sinto que só um reset daria conta. Infelizmente não estou em um vídeo-game pra ganhar mais uma rodada. Não tenho coragem de tirar minha vida, mas veja nas possibilidades de estar morto, o halibe perfeito. Já tentaram me assaltar algumas vezes, inclusive a mais recente, nesse fim de semana.. E a cara do assaltante sempre é a mesma, que maluco é esse que não reage, não esboça o mínimo medo e ainda me desafia? Infelizmente quando isso acontece, eu já nem estou mais ali
Esqueci de detalhar.. Nas 4 tentativas.. Só uma vez o cara realmente tava armado (com uma faca) nas outras era blefe.. Pedi pra mostrar a arma e os caras até devolveram o celular.. Talvez meu telefone perdure mais que eu rs
Eu cliquei nesse vídeo porque me identifiquei. Sempre digo, se aparecesse um botão na minha frente que clicando eu deixaria de existir imediatamente eu não ia pensar 2 vezes. Se matar implica em causar sofrimento aos outros mas nunca ter existido salva todo mundo de qualquer empecilho.
Sobre os jovens, vejo que numa cultura onde o mais velhos sempre "sabe mais" e por isso merece respeito, também deveriam se responsabilizar mais pela felicidade do jovem, pois só a árvore regada com amor da doces e belos frutos. Que futuro estamos deixando pros Jovens de hoje?
Algumas escolhas estão na ordem do dia, de acordo com a horda que habita em nós. Necessária essa fala. Antes da total desistência, renovar o olhar pro entorno que nos conecta e nos trouxe até aqui. A árvore respira além da copa e vai mais fundo do que a raiz. #gratidão
Eu sinto isso desde criança, desde quando consigo me lembrar, nunca me senti conectada com a vida de verdade... hoje consigo lidar melhor com isso, mas alguns dias são mais difíceis que outros.
O ego é desconexo.O ego é a desconexão. Temos que perseverar .Pois o ego tbm é uma ilusão. Os momentos de conexão desmantelam a egolatria.A identidade egoica . Aquilo que está vivo é desconhecido. Conectar-se ao desconhecido é ter liberdade. É conquistar o inconquistável .
Já cheguei a desejar tanto estar morto que tive uma EQM (experiência de quase morte). Foi difícil e intenso, mas foi fundamental pra um grande renascer. Mas sei que nem todos tem essa força como eu tive. Mas é importante encarar os processos difíceis até o fim para no final ter a possibilidade de superá-lo. Mas não é fácil. Só soube disse depois de passar, na hora só parece que "O melhor era tudo se acabar".🎼🎵🎶
Foi exatamente o que pensei. Ta difícil sentir no Brasil ultimamente. "Burnout" tem aparecido muito no consultório, um queimar fora, sentir pra fora.. não ta tendo mais tanto escape pra algumas emoções. Precisa-se de análise cada vez mais, as palavras sem esse espaço não tão dando conta. Retrato pós pandemia ou tempos de todo mundo ter que ser meio 'influencer'?
A dor da perda de algo amado mas que não conheceu esse amor de alguma forma, interrompido, desfeito pela incompreensão causa uma angústia e um desespero que as vozes que pedem a morte começam a falar.
A medicação que eu tô usando me ajudou muito a vencer esse sentimento. A umbanda também. Eu era medium e não sabia, descobri esse ano. Mas confesso que tenho medo de parar de usar a medicação antidepressiva e voltar tudo.
O fato é que a vontade de viver e o interesse pela vida não são dados automáticos ou naturais. Há inúmeros indivíduos, com neuroses variadas, que sofrem de uma mesma aflição de base: eles parecem viver a vida inteira, por assim dizer, a contragosto, como se a vida fosse, no melhor dos casos, apenas sofrível.
Percebi teus olhos lacrimejarem um pouco ao falar dos ataques... Seguimos e muita pulsão de vida para continuarmos. Teu trabalho é uma resistência, Maria. Obrigada!!
Talvez seja em grande o planejamento urbanístico que prioriza os jovens e consumidores. Descartando aqueles que não se enquadram neste jogo. Daí a sentimento de inutilidade ou estorvo levando em casos extremos a depressão e suicídio. É uma realidade internacional.
ótima discussão Maria!! as aqui tenho uma questão eu deveria querer/desejar viver? se sim por que? entende que o desejo pela não existência venha de um sofrimento, mas desejar viver seria uma obrigação para um individuo saudável? por que eu deveria me agarrar ao meu desejo de viver mesmo que ele seja muitas vezes frágil enfim muitas questões amo seu vídeos!!
Viver não é fácil, mas é possível viver sem carregar a pesada pedra de Sísifo. Ou pelo menos ter momentos de "respiro". A noite escura cai, mas há sempre a possibilidade do dia amanhecer...
@@Bandeira-qg6ei Entendo a sua perspectiva, mas até que a morte chegue, de preferência de forma "natural", é preciso viver... Julgo que percebe. Boa semana!
A pergunta latente pra mim é: como o suicídio não é mais alarmante nesse mundo miserável de tanta crueldade? O que temos dentro de nós tão pulsante que nos possibilita ignorar a dor ao nosso lado e vivermos nossa vida de felicidade (falsa ou não)?
Se pensarmos q estamos demorando mais para amadurecer mentalmente e é na adolescência que se inicia esta estória de odeio tudo, me odeio, quero morrer, será q isso não seria apenas um reflexo? Não que isso refresque alguma coisa. Só uma reflexão.
O problema é quando a maioria goza com a aparente desimportância do desejo da minoria. Isso sabota a vontade dos seres desejantes, tanto de um grupo quanto de outro, tornando ambos insustentáveis - ou, se preferir, desumanos (desalmados). E você? O que acha?
e so eu ou mais alguém acha os videos muito baixo, eu sempre coloco no maximo mas mesmo assim o som 🔊🔊 fica baixo, ja acompanho a algum tempo e essa sensação e recorrente. por que se for so eu tenho que procurar um especialista em ouvido 👂 . no mais reletindo muito sobre esse tema.
Essa frase é muito pesada,intensificou na pandemia,homeopatia, acupuntura e psicólogo, isso tudinho é ótimo, funciona + filosofia e meus remédios neurologia pra epilepsia! Preferia estar morta pq não acredito em melhoras na saúde mental e emocional, tem melhoras, é o " faz parte" infelizmente o número de pessoas com diagnóstico G40 epilepsia e suicídio é grande ,ou machucar fisicamente,emocionalmente com o conflito interno. Maria Homem TEMA saúde mental da pessoa com epilepsia, ex em março tem purple day ou setembro amarelo
Tão forte este fato e necessária a reflexão, como podemos ajudar estas pessoas? Se tem relação com senso de pertencimento, isso passa também pela falta de acolhimento? Precisamos estar atentos. ❤
Obrigada, Maria. Esse tema é tão, tão importante. Que bom ouvir mais palavras que nos ajudam a descrever, entender. Gostei muito da distinção entre as duas situações, estava falando sobre isso com algumas amigas, intuímos a diferença a partir das nossas experiências. Então foi legal ouvir a sua descrição mais clínica.
A alegoria de árvore para subjetividade e pulsões (de morte ou não) já está descrita em Deleuze e Guattari na ideia de rizoma e devires. Me perdi no fio da meada em como isso transborda como atual.
Excelente reflexão! Obrigada pelo vídeo, vou compartilhar com as minhas amigas. Em relação a sua fala no final do vídeo, eu me lembrei da linda música de Gonzaguinha que diz que a vida é bonita e é bonita 🫶🏻
agradeço mas não há qq razão pra isso … a mim a morte parece algo muito melhor que a vida , o verdadeiro descanso do fardo . O próprio corroo é uma prisão que limita o ser humano , ser um espírito flutuando na imensidão parece muito melhor . Sinto pena dos que querem viver vidas medíocres , envelhecendo com dores físicas e existenciais. Aliás , isso é vida ?
Maria maravilhosa como sempre!
Gente, se alguém ler isso aqui e achar útil, observem algumas coisas:
- A vida moderna é desgastante, psicopática, artificial e distante do naturalmente humano; todo mundo se f**dendo e achando que é normal, atendendo aos interesses de meia dúzia de espertos e poderosos. Isso estimula a ideia de que viver não é lá grande coisa, não em um mundo assim.
- Uma sociedade que se acostuma com o que é ruim dificilmente vai entender ou estimular você a se cuidar e conseguir sair dessa condição pesada. Nem eles se aguentam.
- Essa mesma sociedade pega pesado nas exigências: temos que ser perfeitos em tudo, mostrar resultados em tudo, produtividade a mil, sucesso nas redes sociais convencendo aos desavisados (e a nós mesmos) do quão bem de vida estamos. Isso é fardo pesado, e a gente compra a ideia alheia e começa a se cobrar também. A pedra de Sísifo vira um asteroide nas suas costas, até arriar.
- Busquem ajuda espiritual em lugares minimamente confiáveis, nunca se sabe o que existe para além da razão humana conhecida; essa postura anti-vida pode ser uma questão espiritual para além de só se conformar rezando pra Deus. A visão materialista moderna só enxerga neurônios, mas você pode sentir o que está acontecendo dentro de você que não seja apenas técnico.
Ou seja, vivemos em uma sociedade que não tem estrutura, além de alguns profissionais muito bons e bem intencionados. O restante é com você. Se enxergue (no bom sentido) e se encontre nesse mar sombrio que foi construído artificialmente ao longo dos séculos.
Em síntese, nas palavras de Nunes (2022, posição 432): (DO TRANSE À VERTIGEM: Ensaios sobre bolsonarismo e um mundo em transição)
Ao invisibilizar tanto as interdependências que sustentam as trajetórias individuais quanto os constrangimentos estruturais que as limitam, essa gramática individualista esvazia a noção de que haveria um espaço social para além da esfera privada imediata: só há indivíduos e (no máximo) suas famílias, como alguém famosamente já disse. Além de privar as pessoas da linguagem necessária para tratar de injustiças estruturais, isso as induz a interpretar qualquer mudança positiva em seu ambiente econômico como uma conquista individual e a enxergar pautas estruturais como tentativas de pleitear algum tipo de tratamento diferenciado: afinal, “se elas tiveram que batalhar sozinhas a vida toda, todo mundo também deveria”.
@@juliagomes9498 Exatamente Julia!
@@juliagomes9498isso foi punk. "Eu sofri isso e sobrevivi, por que você não deve sofrer isso?" "Na minha época era assim e olha eu aqui hoje" "tempos atrás era bem pior, pode não estar bom mas agradeça!"
Dessas perguntas (ou afirmações) que tem um monte de arrumação diferente, a mensagem é a mesma: individualismo frente a um coletivismo pela inferiorização da dificuldade do outro. É isso que essas frases questionam nas entrelinhas: "porque o outro é supostamente mais especial que eu a ponto de eu ter que me orgulhar de ter sido massacrado (isso sendo uma forma de superação inclusive! Dizer "eu passei isso e estou vivo" ainda que não conte diretamente com a superação saudável nessa informação, conta com uma superação mínima. E geralmente não conta mesmo porque a pessoa superou de uma forma bem lascada e, por conseguinte, tá lotada de traumas e angústias).
Quer dizer, "eu passei e tive de me reerguer sozinho e ele nem precisar passar por isso?"
@@lucasgambit7248agora Lucas, se me permite dizer, acho que na verdade o papel mais forte e profundo de uma sustentação daquilo que faz parte de nós não está necessariamente na família. Ou em deus. Ou na pessoa com a qual nos relacionamos ou nos profissionais que você se referiu. Eu vejo que esse papel de auxilio está nas relações puras de amizade
Acho que daí sim fora os profissionais, e os amigos, ambos que podem ser escolhidos (família não pode ser escolhida, ela é imposta. Você não escolhe ser filho, você é filho) digo que é só conosco
Acredito que a partir desse momento é mais nós do que em qualquer outro
@@Iucas.d Sim, a amizade é muito importante. Mas ela também pode estar presente nas outras relações. Por exemplo, um primo, irmão, parceiro amoroso que também são amigos verdadeiros, apoiam a pessoa de verdade. Amizade não é necessariamente um título dado a alguém, mas uma conduta e até afinidade, eu diria. E a questão espiritual depende da pessoa, como ela se relaciona com isso, se busca autoconhecimento ou apenas consolo a partir disso. A visão sobre espiritualidade anda bem distorcida ultimamente.
Movimento o direito de tirar a própria vida. Ninguém merece viver só no sofrimento e na injustiça que a vida vem a oferecer. Um Deus que dá muito para uns e nada para outros.
Concordo 👏🏽👏🏽👏🏽
Cada vez mais essa fala aparece na clínica: “Eu nunca senti que existi de verdade!”
Me sinto assim
Aquele que pensa no suicídio nem sempre quer morrer. Quer apenas deixar de sofrer. Senti isso. Lindo vídeo. Acolhedor e lúcido ! Gratidão
Não é verdade, amigo. Eu penso em suicídio e quero deixar de viver sim. Esses chavões de setembro amarelo são todos falsos.
Blá-blá-blá! Vou copiar e colar, e vou detonar...Wake up biatch!!
Eu quero morrer mesmo ! Chega !
Como esse vídeo tá me ajudando, quase me matei ontem com dois "nãos" de entrevista, sem perspectiva de como me alimentar, comprar remédios etc. Hoje mandei mais três currículos
Me passa seu pix por favor? Se sinta acolhido!!! ❤ . Forças!!!!
Cuidado.
Meus parabéns por ter te dado outra perspectiva! VIVA E VIBRA!!!!
Oi Guilherme, manda notícias de suas entrevistas, ok? Informe seu pix também por favor. Como você tem se sentido?
@@mdk8912 Desejo muuuuitos anos nesta etapa de vida!!
Tanta porrada. Tanto desgosto. Leva a ausência de desejo. De qualquer querência. Cria - se um muro. Entre a pessoa e a vida. Obrigado Homem
Conheci Maria ha alguns anos depois de ve-la num programa da TV chamado Filosofia Pop e por me identificar comecei a seguir nas redes, e o conteúdo dela foi suporte pra mim em situações muito difíceis.
Como mulher trans que ja teve o caminho tao difícil , teve ideias suicidas e tudo que e trazido no video, consegui captar a mensagem literal. Me senti abraçada. É muito bom sentir que nosso caminho é valido e que merecemos todo suporte e apoio que qualquer pessoa merece. Por mais Marias nesse mundo ❤
Eu senti esse desejo tamanha foi a dor que senti com o suicídio do meu filho mais novo .So 18 anos...Hoje estou melhor e penso no meu filho mais velho que e tao importante! Gratidao a voce !
Hoje eu vou na terapia faz um ano...um dia de cada vez!
poxa, sinto muito saber que você passou por isso.
Fui voluntário no CVV durante um tempo e lidei com essa situação muitas vezes.
Te desejo força pra seguir em frente.
Quero viver !!!
Oii, Maria Homem, boa tarde!
EU já tentei o SUICÍDIO TRÊS VEZES. A última foi em JUNHO/2023.
EU já não vejo nenhuma, zero perspectiva em minha vida. TUDO EU vejo cinza, sem cor, sem brilho de viver .
Desde na infância/adolescência EU já falava dentro de casa. E, hoje, adulta persiste. CHORO O DIA TODO, inclusive neste momento eu estou em prantos
Ontem, 10 de SETEMBRO é lembrado o dia mundial ao combate a prevenção ao suicídio. ESTA É A MINHA REALIDADE NAO ESCONDO NEM NEGO A NINGUÉM. ⚠️⚠️⚠️
Obrigada!
Sinta - se acolhida....
Posso conversar contigo?
passo por situaçao semelhante, minha vontade e dormir e não acordar mais . mas precisamos criar mecanismos para superar essa situação. juntos somos mais fortes, querendo alguem para compartilhar tamo junto fique bem e um dia vamos brindar a vida e sorrir disso tudo.
Fique bem sinta se abraçada.
😍
❤
Te entendo...dormir é o mais próximo que sinto de satisfação, o problema é que tenho insônia.. a vida é vazio sem sentido nenhum
Oi Maria. Poderia por favor falar sobre autossabotagem, pessoas com perfil muito auto punitivo e como "driblar" um super ego implacável e da culpa constante mesmo que o erro muitas vezes nem é real. Obrigada por seus vídeos, ajuda muita gente ❤
simmmm, por favor Maria, faça esse vídeo!!
Estou carregando arrependimentos, carregando o fato de nao ta exercendo uma profissao que amo e carregando o peso de nao conseguir sair do ponto e dar uma guinada na vida.
Acho que Paulo Arantes é certeiro quando caracteriza como vivemos na sociedade do "pede para sair". A expansão dos dados não deixa dúvidas sobre o caráter estrutural desse modus operandi.
Muitos não devem ter tido coragem de dizer sim pra pergunta mas devem ter a mesma vontade.
O meu trabalho está tão difícil que as vezes eu queria fechar os olhos e nem abrir mais, mas eu resolvi fazer orientação de carreira, voltei a me exercitar e estou tentando não ficar tão nervosa por poder ser demitida a qualquer momento, mas tem dias que não é fácil, eu precisei chorar para parar se sentir dor nas costas.
Infelizmente acordo todo santo dia pensando que não queria mais estar aqui... Não desse jeito, estragado, entregue a algo que me explora e me leva a exaustão. A terapia ajudou mto a aliviar o peso dos outros (família) e dos meus erros das minhas costas.. Mas é isso, sinto que só um reset daria conta. Infelizmente não estou em um vídeo-game pra ganhar mais uma rodada. Não tenho coragem de tirar minha vida, mas veja nas possibilidades de estar morto, o halibe perfeito. Já tentaram me assaltar algumas vezes, inclusive a mais recente, nesse fim de semana.. E a cara do assaltante sempre é a mesma, que maluco é esse que não reage, não esboça o mínimo medo e ainda me desafia? Infelizmente quando isso acontece, eu já nem estou mais ali
Esqueci de detalhar.. Nas 4 tentativas.. Só uma vez o cara realmente tava armado (com uma faca) nas outras era blefe.. Pedi pra mostrar a arma e os caras até devolveram o celular.. Talvez meu telefone perdure mais que eu rs
@@Mausmr Não sei se rio ou se choro da sua situação. Estou me sentindo desconectada de tudo. Aff!!!
Finalmente você resolveu falar sobre a Lana Del Rey
“Nunca consegui me conectar com o viver “ É exatamente isso !!
Eu cliquei nesse vídeo porque me identifiquei. Sempre digo, se aparecesse um botão na minha frente que clicando eu deixaria de existir imediatamente eu não ia pensar 2 vezes. Se matar implica em causar sofrimento aos outros mas nunca ter existido salva todo mundo de qualquer empecilho.
Sobre os jovens, vejo que numa cultura onde o mais velhos sempre "sabe mais" e por isso merece respeito, também deveriam se responsabilizar mais pela felicidade do jovem, pois só a árvore regada com amor da doces e belos frutos. Que futuro estamos deixando pros Jovens de hoje?
Que pena tudo isso. Que chocante ouvir esses dados, especialmente entre os jovens. 😢
Linda combinação preto com rosa!!!! Conexão com a vida .
Algumas escolhas estão na ordem do dia, de acordo com a horda que habita em nós. Necessária essa fala.
Antes da total desistência, renovar o olhar pro entorno que nos conecta e nos trouxe até aqui.
A árvore respira além da copa e vai mais fundo do que a raiz.
#gratidão
As construções que você faz Maria, para expor suas idéias, são geniais. Obrigada por tanto.
Pessoal do staff, por gentileza, há como melhorar o áudio da Maria Homem? Se sim, grata. 🤍🙏🏻
Sempre baixo....som
Tá baixo mesmo.
GRATIDÃO
❤GRATIDAO❤
Eu sinto isso desde criança, desde quando consigo me lembrar, nunca me senti conectada com a vida de verdade... hoje consigo lidar melhor com isso, mas alguns dias são mais difíceis que outros.
O ego é desconexo.O ego é a desconexão. Temos que perseverar .Pois o ego tbm é uma ilusão. Os momentos de conexão desmantelam a egolatria.A identidade egoica .
Aquilo que está vivo é desconhecido.
Conectar-se ao desconhecido
é ter liberdade.
É conquistar o inconquistável .
Boa noite Dra Maria.É com consternação, hoje pensei em tirar a vida, está muito difícil ficar. Gratidão.Shalom.
Que assunto triste e muito pertinente.
Amei o colar da logo do Orkut
3:05 Sinto isso frequentemente :( sentir que está enfrentando o mundo sozinho é muito cansativo
Obrigado pelo vídeo, Maria..!!
Sensacional. E bora de "pulsão de vida".
Eu durmo pedindo para morrer e acordo em lágrimas por abrir os olhos mais um dia ...
Oxente, p q?
Eu peço q minha vida seja abreviada todos os dias
Este vídeo entrou para os mais urgentes e importantes já difundidos neste canal. Sublime! Muito obrigado!
Tão plena, calma, culta. Que mulher! Um prazer lhe ouvir, Maria Homem! ❤️
Já cheguei a desejar tanto estar morto que tive uma EQM (experiência de quase morte). Foi difícil e intenso, mas foi fundamental pra um grande renascer. Mas sei que nem todos tem essa força como eu tive. Mas é importante encarar os processos difíceis até o fim para no final ter a possibilidade de superá-lo. Mas não é fácil. Só soube disse depois de passar, na hora só parece que "O melhor era tudo se acabar".🎼🎵🎶
Olha Maria homem tem hora que dá vontade por um ponto final sabe
Já ataquei a Maria várias vezes, mas sempre volto na expectativa dela dar a chave para que nós nos sintamos vivos.
O passado. Autocrítica. Apegos. Mágoas.
Foi exatamente o que pensei. Ta difícil sentir no Brasil ultimamente. "Burnout" tem aparecido muito no consultório, um queimar fora, sentir pra fora.. não ta tendo mais tanto escape pra algumas emoções. Precisa-se de análise cada vez mais, as palavras sem esse espaço não tão dando conta. Retrato pós pandemia ou tempos de todo mundo ter que ser meio 'influencer'?
A dor da perda de algo amado mas que não conheceu esse amor de alguma forma, interrompido, desfeito pela incompreensão causa uma angústia e um desespero que as vozes que pedem a morte começam a falar.
Ah, essas vozes... Elas nunca cessam. Sempre lá disponível para te acolher como ninguém ou nada mais consegue.
Que vídeo necessário.
A medicação que eu tô usando me ajudou muito a vencer esse sentimento. A umbanda também. Eu era medium e não sabia, descobri esse ano. Mas confesso que tenho medo de parar de usar a medicação antidepressiva e voltar tudo.
Os jovens de hoje em dia, são os mais cansados de viver.
Obrigado Maria.
Maria maravilhosa ❤🎉🎉❤😊
O fato é que a vontade de viver e o interesse pela vida não são dados automáticos ou naturais. Há inúmeros indivíduos, com neuroses variadas, que sofrem de uma mesma aflição de base: eles parecem viver a vida inteira, por assim dizer, a contragosto, como se a vida fosse, no melhor dos casos, apenas sofrível.
A vida torna tudo p🌟ssível. Desejar morrer é findar com uma vida insatisfatória, mas a morte não soluciona isto e sim o renasciment🦋❣☀️🌈💝
Percebi teus olhos lacrimejarem um pouco ao falar dos ataques... Seguimos e muita pulsão de vida para continuarmos. Teu trabalho é uma resistência, Maria. Obrigada!!
Isso realmente me atravessou
Reflexão perfeita!!!😍😍😍
Talvez seja em grande o planejamento urbanístico que prioriza os jovens e consumidores.
Descartando aqueles que não se enquadram neste jogo.
Daí a sentimento de inutilidade ou estorvo levando em casos extremos a depressão e suicídio.
É uma realidade internacional.
Mds,este vídeo veio em um momento essencial da minha vida.
ótima discussão Maria!! as aqui tenho uma questão
eu deveria querer/desejar viver? se sim por que?
entende que o desejo pela não existência venha de um sofrimento, mas desejar viver seria uma obrigação para um individuo saudável? por que eu deveria me agarrar ao meu desejo de viver mesmo que ele seja muitas vezes frágil
enfim muitas questões amo seu vídeos!!
Bom, tbm me questionou isso pq a receita de viver parece óbvia mas não e. Viver orientada para que? Fazer o que?
Também não entendo por quê uma pessoa deveria sempre querer viver e, quando não quer, sempre se esforçar pra querer e se manter viva
Viver não é fácil, mas é possível viver sem carregar a pesada pedra de Sísifo. Ou pelo menos ter momentos de "respiro".
A noite escura cai, mas há sempre a possibilidade do dia amanhecer...
@@Bandeira-qg6ei Entendo a sua perspectiva, mas até que a morte chegue, de preferência de forma "natural", é preciso viver... Julgo que percebe. Boa semana!
Parabéns por esse trabalho tão lindo que é falar de psicanalise de maneira tão acessível. Feliz por isso ❤
Vídeo mais que necessário. Sempre bom te ouvir, Maria. As segundas e o sininho toca: Maria Homem
Eu preferia não existir. Morrer agora, não. Mas, podia não precisar viver e lutar o tempo todo.
A pergunta latente pra mim é: como o suicídio não é mais alarmante nesse mundo miserável de tanta crueldade? O que temos dentro de nós tão pulsante que nos possibilita ignorar a dor ao nosso lado e vivermos nossa vida de felicidade (falsa ou não)?
Nem começou o vídeo e já estou pensando nos cortes do acervo mh
KKKKK sim
Lindo o final dessa fala! Obrigada, Maria!
Se pensarmos q estamos demorando mais para amadurecer mentalmente e é na adolescência que se inicia esta estória de odeio tudo, me odeio, quero morrer, será q isso não seria apenas um reflexo? Não que isso refresque alguma coisa. Só uma reflexão.
Obrigado, Maria! Reflexão maravilhosa!
Maria, por favor fala sobre mania e hipomania em outro vídeo? 🙏
O problema da vida é quando o "desejar torto" de muitos é sine qua non para o "desejar reto" de poucos.
Não consegui entender o que vc quis dizer..
O problema é quando a maioria goza com a aparente desimportância do desejo da minoria. Isso sabota a vontade dos seres desejantes, tanto de um grupo quanto de outro, tornando ambos insustentáveis - ou, se preferir, desumanos (desalmados).
E você? O que acha?
e so eu ou mais alguém acha os videos muito baixo, eu sempre coloco no maximo mas mesmo assim o som 🔊🔊 fica baixo, ja acompanho a algum tempo e essa sensação e recorrente. por que se for so eu tenho que procurar um especialista em ouvido 👂 . no mais reletindo muito sobre esse tema.
Objetiva, pedagogica e sempre resolutiva. Amo!
Vídeo corajoso
Obrigada, como sempre!!
maria, você é valiosa!
Você traz reflexões importantíssimas para pensarmos nossa sociedade, Maria. Obrigada ❤
Essa frase é muito pesada,intensificou na pandemia,homeopatia, acupuntura e psicólogo, isso tudinho é ótimo, funciona + filosofia e meus remédios neurologia pra epilepsia! Preferia estar morta pq não acredito em melhoras na saúde mental e emocional, tem melhoras, é o " faz parte" infelizmente o número de pessoas com diagnóstico G40 epilepsia e suicídio é grande ,ou machucar fisicamente,emocionalmente com o conflito interno.
Maria Homem TEMA saúde mental da pessoa com epilepsia, ex em março tem purple day ou setembro amarelo
nossa, eu fiz o caminho de santiago e esse video caiu muito bem. obrigada
❤❤❤ Justamente, todos que estao "num lugar x", se tivesse a postura da M. H, como seria maravilhoso ! Obrigada Maria Homem. Gratidao ❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Você é necessária. Adoraria ouvir você debatendo com os autores sobre aquele livro que não vale a pena publicizar ainda mais com o meu comentário.
Boa
Eu uso como recurso. uma mochila com pedras e coloco nas costas do paciente.. faz ele pensar.
Tão forte este fato e necessária a reflexão, como podemos ajudar estas pessoas? Se tem relação com senso de pertencimento, isso passa também pela falta de acolhimento? Precisamos estar atentos. ❤
Wow! Que video!!!!
Obrigada!
Obrigada, Maria. Esse tema é tão, tão importante. Que bom ouvir mais palavras que nos ajudam a descrever, entender. Gostei muito da distinção entre as duas situações, estava falando sobre isso com algumas amigas, intuímos a diferença a partir das nossas experiências. Então foi legal ouvir a sua descrição mais clínica.
A alegoria de árvore para subjetividade e pulsões (de morte ou não) já está descrita em Deleuze e Guattari na ideia de rizoma e devires. Me perdi no fio da meada em como isso transborda como atual.
obrigada 💛
Excelente reflexão! Obrigada pelo vídeo, vou compartilhar com as minhas amigas. Em relação a sua fala no final do vídeo, eu me lembrei da linda música de Gonzaguinha que diz que a vida é bonita e é bonita 🫶🏻
No caso da segunda hipótese a justificativa não pode ser a mochila, pois o motivo é outro, no caso o não engajamento, a não identificação.
Cola nele - definitivamente uma das melhores sugestões q ouvi ultimamente. Obrigada MH
obrigada! palavras que ajudam
Muito comovido aqui! Obrigado, Maria! ❤
Eu me sinto num metaverso. Morta eu não queria estar; queria era nunca ter nascido mesmo
tenho 44 e a ideia de viver mais 10 anos me machuca muito.
O quê que faz você sentir que viver machuca?
Cada um sabe das suas dores... Um abraço e tenha força para continuar. 🌹
Tbm to cansada.....😢😢
O mesmo que eu. 😢
@@thaislalita4635 posso falar contigo?
Eu não queria nem ter nascido mas depois q enviuvei cada vez mais preferia mil vezes estar morta
Sinta-se abraçada
Que outras buscas lhe cheguem o quanto antes...
Não sei o que lhe dizer..., mas permita-me mandar-lhe um abraço. 🌹
agradeço mas não há qq razão pra isso … a mim a morte parece algo muito melhor que a vida , o verdadeiro descanso do fardo . O próprio corroo é uma prisão que limita o ser humano , ser um espírito flutuando na imensidão parece muito melhor . Sinto pena dos que querem viver vidas medíocres , envelhecendo com dores físicas e existenciais. Aliás , isso é vida ?
O melhor desejo é se livrar da limitação do corpo físico
Tenho 42 anos e desde que me entendo por gente, não queria ter nascido.
Fantástica ❤
ultimamente sim
Bastante elucidativo. ❤
Amor Fati
Maravilhosa ❤ é sempre um prazer assisti-la