É difícil viver e não compartilhar tudo. Mas sinceramente, eu me policio em compartilhar e cada vez menos compartilho. Seja pra família, amigos ou colegas de trabalho. Pq no final, essas coisas só são importante pra nós mesmos. Ao meu ver, todos se importam consigo e suas histórias, mas é raro, que alguém queira de fato saber sobre outro. E cansa, não ter em quem confiar
@@julietsousaEu também estou nesse grupo e sinto a fadiga. Essa abertura faz com que as pessoas não conversem, mas despejam monólogos de si e minha energia escorre pelo ralo. Me afasto e sigo. Repetidas vezes as pessoas que conheço e que vamos ali descobrindo uma possível amizade, agem dessa forma. Então eu já me questionei se sou eu quem faz algo para atrair pessoas assim, sou apenas eu existindo. Não encontro alguém que goste de escutar igual.
As pessoas estão muito certas da “imagem” que elas criam das outras, muitas vezes com base em redes sociais e aplicativos, não existem mais lugar para a surpresa, para o inesperado!
Tem vídeos que parecem foram feitos para gente. Como pessoa apaixonada que sou, dentro meus vários objetos de desejo, lidar com a falta ou ausência da troca me frustar muito. Talvez eu seja fetichista algumas vezes.
Obrigada, Maria! Gostei muito de ouvir suas últimas palavras "vamos". Eu ando me esquivando desses encontros por medo de me perder, de ser dominada pelo outro, de sofrer se não houver reciprocidade. Mas quando ouço você falar sobre a humanidade em todos nós, enquanto seres falíveis e "comuns" parece que não preciso ser um objeto hiper, mega, blaster especial para o outro se interessar por mim. Portanto, dá pra ter relações mais "ordinárias" e não preciso ficar esperando o encantado. Obrigada!
Amor é ausência de ansiedade. Mas eu não acredito que, numa sociedade capitalista, somos todos comuns. Existem muitas diferenças entre as pessoas. Diferenças de caráter quase "hierárquico". É muito difícil se deslocar das nossas posições e conseguir olhar o que nos une.
nossos relacionamentos são políticos. o amor é político. a maneira que as pessoas amam e se relacionam é atravessada por classe social, raça e gênero, idade. a postura ética que a gente assume, fala pro mundo sobre quem somos. o amor é muito mais sobre uma ética de vida do que sobre sentimento romantizado nas relações. não dá nunca pra esquecer disso. e esse vídeo ficou muito bacana!
Sempre quis encontrar um afeto verdadeiro, uma troca e toda essa parte que a Maria falou. Eu sempre fui "afetado" pelo amor, mas nunca tive de volta. Me sinto frustrado na maioria das vezes... e obvio que dentro de mim existe o encantamento, o fantástico da coisa de se apaixonar, o excesso, o querer ser dependente e isso não é bom, eu sei. Mas é algo que gostaria de viver entre duas pessoas, sempre achei esse tipo de conexão entre duas pessoas lindas!
Um bom caminho pra o destino em direção a dependência afetiva. Romantizacao demais para a realidade dar conta...afinal, o tempo da caminhada com o outro é volta e meia se perder desse objeto que tanto nos alegra quando nos satisfaz. Volta e meia tendo que lidar com esse espaço desolador que é cada um viver seu romances sem companhia.
Boa noite Dra Maria. Tive tantos problemas com paixões,digo paixões, porque nunca amei.Agora,tem tempos que não quero nada com ninguém,estou me sentindo bem,foi o que sempre quis. Silêncio quando se conhece. Shalom.
Mas emoções liberam hormônios e hormônios geram sensações mentais😉longe de extremos, vivenciar sentimentos de forma lúcida, com discernimento mas com entrega e abertura da vulnerabilidade, só assim o encontro ocorre💞🥰💗
...essa peça adornando seu pescoço é incrivel...o cadeado pode ou nao estar fechado!!!! o que importa : a chave esta ao lado... gosto muito de ouvi_la ....
Com precisão Maria estoura a bolha de ilusões que criamos. Depois ouvimos uma canção, lemos um poema que recita o amor e a dor que acompanham a humanidade desde sempre....e ...volta-se a sonhar...pairando outra vez numa esfera onde a felicidade e a infelicidade vão juntas. Valeu Maria!!
Uma observação sobre a razão, são as bases, os fundamentos , em que essa razão foi construída. É comum muitos terem certeza de muita coisa, mas baseadas em quais experiências ? Dependendo do caso a razão pode fazer mais estrago que o pathos.
Negar os afetos é livrar um ser q n existe de vir pra esse mundo de sofrimento, mas por outro lado é complicado travar uma briga contra a natureza, a natureza sempre vence. As únicas opções é 1. ceder as vontades/afeto 2. negar as vontades num imenso esforço de colocar a razão sobre os afetos 3. morrer, pois morrendo a natureza não vai encher o saco e ainda vou tá livrando meu filho (que não existe) de vir pra existência e sofrer lidando com esses dilemas da vida. Num país neoliberal era pro meus pais perceber isso, e serem mais logos do quê pathos, o afeto deles terminou me afetando.
O despertar aqui foi que são simples seres humanos e que nos fetichizamos aquilo que não é real, isso sim é o que nos dá medo, mas quando nós conectamos com algo real ela disse não tenha medo. Estou atenta! obrigada Maria te amo.
Um homem no auge do gozo na sua existência contempla, sua imagem projetada em teus braço, perfeita, inigualável, comovente e esperançosa. Ao decorrer do tempo com um pulso firme e rígido o homem cultiva sua imagem a regando com regras, preservando-a como um bem inestimável. Com medo, o homem de modo algum deixava sua imagem conhecer a própria imagem. Certo dia a ceder seus desejos primários a imagem do homem se desvincula por um momento de seu cuidador, o homem como um tirano despeitado a repreende, condena e subjulga. Desnorteado e amedrontado a imagem do homem foge para longe, sem rumo, chega a um lago límpido de tal forma que sua superfície se apresenta como um espelho, ao se debruçar se vê, não mais como a imagem do homem, mas como um novo homem, encantado consigo mesmo se joga no lago a encontro de sua própria imagem, a fio, o novo homem nada atrás de sua imagem, seu fôlego desfalece, seus olhos serram, um brilho distante surge e de subto o novo homem no auge do gozo na sua existência contempla sua, imagem projetada em teus braços.
Tá faltando um pouco de Neurociência afetiva na parada. A necessidade de controle não é um erro em si, na vdd faz parte ou ocupa o lugar de um dos afetos humanos que é a necessidade de dominância. De fato, o lugar do desejo é o lugar do afeto, porém o desejo é uma complexidade que envolve, ou pode envolver, uma certa maneira específica de atendimento da necessidade que é o desejo. Pode, por exemplo, envolver a necessidade de dominância, o controle, a razão. Em outros o perder-se pode estar mais em jogo. Então jamais se trata de um antagonismo entre razão e afeto. Sobre o masculino e feminino, pondo à parte a discussão sobre a fixidez de tais elementos através da cultura do patriarcado, é interessante a divisão masculino- feminino sim, pois isso é marcação de lugar também do desejo. Hoje há uma predominância do masculino no universo feminino, e é interessante fazer essa associação uma vez que o masculino é associado ao poder historicamente. Tem havido uma tentativa de alternância dessa polaridade pelas mulheres. De certo modo, acho que o que mais marca a posição feminina hoje é a afirmação do masculino. Porém isso não pode se dar sem problemas, pois o universo masculino continua marcado por uma vontade de poder, e se sabe também que, na vdd, grande parte das mulheres continua esperando um certo comportamento masculino baseado na razão, no controle, na iniciativa. Enfim, o mundo hoje é uma miscelânea nesse sentido. Mas não se deve cair na ilusão de que há um antagonismo entre razão e afeto. Argumentarão, alguns, em defesa política de uma causa, que o masculino e o feminino estiveram, historicamente, desequilibrados, mas isso não é verdade absoluta. Isso é verdade do ponto de vista de certo pensamento de hoje, do nosso tempo. E as forças estão em constante busca de equilíbrio, ou até mesmo em guerra, não caminhando o mundo para um objetivo único e progressista, como gostariam alguns.
Que aula! Filosoficamente também é uma explicação do Porque a monogamia não dá certo. A exclusividade, que censura, oprime o que é da natureza humana não aparenta em si ser um sistema que consiga se sustentar.
Sem palavras. O lado bom das mídias é proporcionar a fala de pessoas incríveis como a doutora Maria.
"Infinitamente pior que o medo de não ser amado é o medo de amar" - Clarice Lispector. Eu tenho medo 🥲
Da onde é essa citação?
@@tubarine tbm nao encontrei
Kkkkkkk foi Clarice que falou não, sô
1qa01
😊😊😊
"Dentro de uma troca dos territórios de dois seres comuns, que vai montar uma ponte e um outro território comum, possível de conversa." aulas !
Quando ela falou "vamos" eu quis ir com ela.. eu te amo Maria! ♥️
simmmm😀
Tb tô fácil p ela
nossaaa. eu também! já fui colocando minha roupa de sair e tava indo junto. hahaha
Você não ama ela, você ama a idealização que você faz dela, brincadeira eu também admiro o trabalho dela.
Me senti na terapia, é sobre absolutamente tudo que vivo.
É difícil viver e não compartilhar tudo. Mas sinceramente, eu me policio em compartilhar e cada vez menos compartilho. Seja pra família, amigos ou colegas de trabalho. Pq no final, essas coisas só são importante pra nós mesmos. Ao meu ver, todos se importam consigo e suas histórias, mas é raro, que alguém queira de fato saber sobre outro. E cansa, não ter em quem confiar
Verdade. Muito individualismo
Eu ainda permaneço no grupo dos que querem realmente ESCUTAR o que o outro tem a dizer! Mas, tem me cansado às vezes isso...
@@julietsousaEu também estou nesse grupo e sinto a fadiga. Essa abertura faz com que as pessoas não conversem, mas despejam monólogos de si e minha energia escorre pelo ralo. Me afasto e sigo. Repetidas vezes as pessoas que conheço e que vamos ali descobrindo uma possível amizade, agem dessa forma. Então eu já me questionei se sou eu quem faz algo para atrair pessoas assim, sou apenas eu existindo. Não encontro alguém que goste de escutar igual.
"Vamos, dá para ir"! Resgate da nossa "humanidade ", que está "sufocada " pelo controle do ego, do excesso de racionalidade. Gratidão!
Controle é ilusão
As pessoas estão muito certas da “imagem” que elas criam das outras, muitas vezes com base em redes sociais e aplicativos, não existem mais lugar para a surpresa, para o inesperado!
Tem vídeos que parecem foram feitos para gente. Como pessoa apaixonada que sou, dentro meus vários objetos de desejo, lidar com a falta ou ausência da troca me frustar muito. Talvez eu seja fetichista algumas vezes.
Obrigada, Maria! Gostei muito de ouvir suas últimas palavras "vamos". Eu ando me esquivando desses encontros por medo de me perder, de ser dominada pelo outro, de sofrer se não houver reciprocidade. Mas quando ouço você falar sobre a humanidade em todos nós, enquanto seres falíveis e "comuns" parece que não preciso ser um objeto hiper, mega, blaster especial para o outro se interessar por mim. Portanto, dá pra ter relações mais "ordinárias" e não preciso ficar esperando o encantado. Obrigada!
Amor é ausência de ansiedade. Mas eu não acredito que, numa sociedade capitalista, somos todos comuns. Existem muitas diferenças entre as pessoas. Diferenças de caráter quase "hierárquico". É muito difícil se deslocar das nossas posições e conseguir olhar o que nos une.
Ta aí um único comentário inteligente e crítico. Parabéns.
Amor é desapego.
entender o conceito de 'príncipe encantado' foi uma explosão na minha cabeça
Muito bom, aterrar e desiludir-se, para então poder gozar da banalidade do amor. O mais difícil tem sido, encontrar pessoas possíveis para trocar.
nossos relacionamentos são políticos. o amor é político. a maneira que as pessoas amam e se relacionam é atravessada por classe social, raça e gênero, idade. a postura ética que a gente assume, fala pro mundo sobre quem somos.
o amor é muito mais sobre uma ética de vida do que sobre sentimento romantizado nas relações. não dá nunca pra esquecer disso. e esse vídeo ficou muito bacana!
Ótimo comentário e visão dos relacionamentos/relacionar! Muito real! ⚡️
Exato
Maria é sempre um oásis no meio do caminho da aridez da Internet. Um bálsamo sempre .
Sempre quis encontrar um afeto verdadeiro, uma troca e toda essa parte que a Maria falou. Eu sempre fui "afetado" pelo amor, mas nunca tive de volta. Me sinto frustrado na maioria das vezes... e obvio que dentro de mim existe o encantamento, o fantástico da coisa de se apaixonar, o excesso, o querer ser dependente e isso não é bom, eu sei. Mas é algo que gostaria de viver entre duas pessoas, sempre achei esse tipo de conexão entre duas pessoas lindas!
Um bom caminho pra o destino em direção a dependência afetiva. Romantizacao demais para a realidade dar conta...afinal, o tempo da caminhada com o outro é volta e meia se perder desse objeto que tanto nos alegra quando nos satisfaz. Volta e meia tendo que lidar com esse espaço desolador que é cada um viver seu romances sem companhia.
Sou viúva há dez anos e desde então sinto medo de amar outro homem, medo de afeto .
Este vídeo me ajudou muito !
Obrigada, querida Maria Homem !!!
❤❤❤
Se eu fosse vc ficaria longe de homem eles sao uns bixo nojento vc n sabe é de nada, eles nem gosta de mulher é tudo por interesse
O afeto é um dos antídotos do dia a dia. Coisa boa!
ADMIRAÇÃO !!! SIM !!!! É O Q SINTO POR VC : Dr. MARIA HOMEM !!!! DEUS TE ABENÇOE!!!!!!
Boa noite Dra Maria. Tive tantos problemas com paixões,digo paixões, porque nunca amei.Agora,tem tempos que não quero nada com ninguém,estou me sentindo bem,foi o que sempre quis. Silêncio quando se conhece. Shalom.
Eu aqui apaixonada por alguém que eu não poderia, ouvindo quase como um pedido de socorro até chegar minha próxima análise kkkkkkkkkkkkkkk
Certeza
que essa sua gargalhada
Foi de puro DESESPERO
Hahaha
Estou vivendo situação parecida...
Mas emoções liberam hormônios e hormônios geram sensações mentais😉longe de extremos, vivenciar sentimentos de forma lúcida, com discernimento mas com entrega e abertura da vulnerabilidade, só assim o encontro ocorre💞🥰💗
É exatamente isso, Maria. Sofremos do medo de "deixarmos afetar por.." !
Como sempre, maravilhosa. Ouvir Maria faz a gente querer ser alguma coisa a mais do que nos é imposto. Obrigado!
orgulho de ter encontrado maria homem. ela elabora e fecha o pensamento. sensacial
Maria Homem é Apaixonante!!! Mas isso não é fantasia! Isso é real! Quanta sabedoria em explicar o humano...
👏👏👏👏👏🌹🌺🌹🌺🌹❤️❤️❤️❤️😘
Muito obrigada pelas suas reflexões muita Luz 🕯️🕊️🌻 Paz gratidão
Seu recado de hoje me fez lembrar da fábula do "Imperador e o rouxinol"!
Maria, digo, não é feitiço, é admiração, é... ainda bem que há um ser que me representa. Obrigada!
Maria não larga nós!!! por favor
Por esse pode se encantar. Eu precisava ouvir isso.
...essa peça adornando seu pescoço é incrivel...o cadeado pode ou nao estar fechado!!!! o que importa : a chave esta ao lado...
gosto muito de ouvi_la ....
Maria suas lives são maravilhosas! A reflexão inteligente, culta, e sensível, a tonalidade da voz acolhedora, calma. É realmente um prazer te ouvir.
Com precisão Maria estoura a bolha de ilusões que criamos.
Depois ouvimos uma canção, lemos um poema que recita o amor e a dor que acompanham a humanidade desde sempre....e ...volta-se a sonhar...pairando outra vez numa esfera onde a felicidade e a infelicidade vão juntas.
Valeu Maria!!
Eu só ofereço aquilo que tenho dentro de mim. Ter afeto hoje em dia é revolucionário. ❤
Sou enfeitiçado por essa mulher porque ela se joga e mergulha na Psicanálise, e eu apaixonado pela psicanálise como não me apaixonar 🔥❤️🔥❤️🔥❤️
"Vamos! Dá pra ir!" 🤝
"vamos, dá pra ir... " foi como um mantra pra mim 😍 que incrível é essa mulher!! Vídeo maravilhoso tb 🥰
Esse canal começou 2023 muito bem.
Maria, eu te amo!!! Gratidão sempre🙏🏻
A capacidade de em algo super complexo, potente ser anunciado com essa leveza, essa calmaria na fala de Maria é algo que me enfeitiça. Sensacional!
Você é uma espécie de mentora, gratidão
Essa mulher! ❤
Excelente reflexão! Clara, simples e profunda ao mesmo tempo.
Reaprendendo a utilizar o UA-cam que fala linda, obrigada por tanto.
vc tem que ficar com a gente pra sempre ❤
Dá pra ir? Será?... as vezes num dá pra ir não...
Indico um livro, chamado El precio de la paixão, do psicanalista Gabriel Rolon, argentino
Uma observação sobre a razão, são as bases, os fundamentos , em que essa razão foi construída. É comum muitos terem certeza de muita coisa, mas baseadas em quais experiências ? Dependendo do caso a razão pode fazer mais estrago que o pathos.
“aterra, vamo? dá pra ir” ❤
Muito poderosa as falas dessa mulher
já nos primeiros 22 seg de video seu mundo já se esvai e outros tantos se abrem... obrigada 🌼
Maravilhosa, fico feliz de poder te acompanhar e te acesso facil aqui no seu canal.
Acho q é isso q está acontecendo entre mim e meu terapeuta, !!! afeto e cumplicidade, perdi o medo e me permitir ser feliz ❤🙌🔥
Senhora Dona Maria Homem; como é gostoso ouví-la!
Ela só precisa de 12min eu fico chocado
Negar os afetos é livrar um ser q n existe de vir pra esse mundo de sofrimento, mas por outro lado é complicado travar uma briga contra a natureza, a natureza sempre vence. As únicas opções é 1. ceder as vontades/afeto 2. negar as vontades num imenso esforço de colocar a razão sobre os afetos 3. morrer, pois morrendo a natureza não vai encher o saco e ainda vou tá livrando meu filho (que não existe) de vir pra existência e sofrer lidando com esses dilemas da vida. Num país neoliberal era pro meus pais perceber isso, e serem mais logos do quê pathos, o afeto deles terminou me afetando.
Que bárbaro!!!! ... Adorei.... Perfeita análise e completamente compreensível...👏🏽👏🏽👏🏽
O despertar aqui foi que são simples seres humanos e que nos fetichizamos aquilo que não é real, isso sim é o que nos dá medo, mas quando nós conectamos com algo real ela disse não tenha medo. Estou atenta! obrigada Maria te amo.
...como faz bem ser afetada por esta fala. Adoraria ser sua amiga, Maria. 👐
Ca-ra-ca. Encaixou ! Precisa nas palavras.
Parabéns Maria, que vídeo maravilhoso. que possamos nos afetar cada vez mais e nos deixarmos ser afetados 💜
A fragilidade dos humanos e da vida em geral
Sem palavras para a Dra. Maria Homem! Deve ser um pouco intimidador ser alguém muito íntimo dela kaka
simplesmente perfeita essa reflexão, viva o pathos!
vamos, da pra ir
Cê é linda com seu conhecimento profundo, sua ética, sua capacidade de me ajudar. Obrigado!
Ótimo.! Como é bom o feto e o encantamento.....
Amooo...tanta lucidez..😍
Obrigado pela aula pela ajuda
Será o encantamento ou a necessidade e desejo do mesmo, uma fuga da realidade do que é propriamente amar?!
Acabei de me inscrever aqui. Gosto de conversas profundas, que mexem em algo dentro de mim. 🌷 Obrigada!
Maria sempre me afetando...
Coisa boa ser afetado pelo seus conteúdos, 😘
Maria ,mais " aquele video" que nos encanta humanamente.
Ahhh, que ótimo ver/ouvir decupado esse fluxo de sensações/ações inconscientes dos nossos veios dos rios. Obrigada.
Esta mulher é hipnotizante
Um homem no auge do gozo na sua existência contempla, sua imagem projetada em teus braço, perfeita, inigualável, comovente e esperançosa. Ao decorrer do tempo com um pulso firme e rígido o homem cultiva sua imagem a regando com regras, preservando-a como um bem inestimável. Com medo, o homem de modo algum deixava sua imagem conhecer a própria imagem. Certo dia a ceder seus desejos primários a imagem do homem se desvincula por um momento de seu cuidador, o homem como um tirano despeitado a repreende, condena e subjulga. Desnorteado e amedrontado a imagem do homem foge para longe, sem rumo, chega a um lago límpido de tal forma que sua superfície se apresenta como um espelho, ao se debruçar se vê, não mais como a imagem do homem, mas como um novo homem, encantado consigo mesmo se joga no lago a encontro de sua própria imagem, a fio, o novo homem nada atrás de sua imagem, seu fôlego desfalece, seus olhos serram, um brilho distante surge e de subto o novo homem no auge do gozo na sua existência contempla sua, imagem projetada em teus braços.
Eu me encanto com o alcance dela 😍
Maria, obrigada por este vídeo! Vc é maravilhosa!
Maria obg por vc existir ❤
Tá faltando um pouco de Neurociência afetiva na parada. A necessidade de controle não é um erro em si, na vdd faz parte ou ocupa o lugar de um dos afetos humanos que é a necessidade de dominância. De fato, o lugar do desejo é o lugar do afeto, porém o desejo é uma complexidade que envolve, ou pode envolver, uma certa maneira específica de atendimento da necessidade que é o desejo. Pode, por exemplo, envolver a necessidade de dominância, o controle, a razão. Em outros o perder-se pode estar mais em jogo. Então jamais se trata de um antagonismo entre razão e afeto. Sobre o masculino e feminino, pondo à parte a discussão sobre a fixidez de tais elementos através da cultura do patriarcado, é interessante a divisão masculino- feminino sim, pois isso é marcação de lugar também do desejo. Hoje há uma predominância do masculino no universo feminino, e é interessante fazer essa associação uma vez que o masculino é associado ao poder historicamente. Tem havido uma tentativa de alternância dessa polaridade pelas mulheres. De certo modo, acho que o que mais marca a posição feminina hoje é a afirmação do masculino. Porém isso não pode se dar sem problemas, pois o universo masculino continua marcado por uma vontade de poder, e se sabe também que, na vdd, grande parte das mulheres continua esperando um certo comportamento masculino baseado na razão, no controle, na iniciativa. Enfim, o mundo hoje é uma miscelânea nesse sentido. Mas não se deve cair na ilusão de que há um antagonismo entre razão e afeto. Argumentarão, alguns, em defesa política de uma causa, que o masculino e o feminino estiveram, historicamente, desequilibrados, mas isso não é verdade absoluta. Isso é verdade do ponto de vista de certo pensamento de hoje, do nosso tempo. E as forças estão em constante busca de equilíbrio, ou até mesmo em guerra, não caminhando o mundo para um objetivo único e progressista, como gostariam alguns.
me faz muito bem te ouvir
Q maravilha.. só vamo MH
Oi Maria. Obrigado pelas considerações.
Binárias ou triádicas? Maria Homem, vc tem meu afeto e respeito
carnaval chegando, hora de ficar pela terra, nada de encantamentos 🙌
mas ela é incrivel, e não tenho medo de demonstrar esse afeto (talvez encantado, sim, mas só talvez)
Que aula! Filosoficamente também é uma explicação do Porque a monogamia não dá certo. A exclusividade, que censura, oprime o que é da natureza humana não aparenta em si ser um sistema que consiga se sustentar.
Depende de cada caso e do nível de suportabilidade dos envolvidos.
Ja dizia Heraclito: tudo fui nada permanece. Vamos ser responsaveis com.a razao e vivenciar viver com responsabilidades.
Isso me lembra Bauman
Gratidão ❤️👏
Excelente, sempre trazendo ótimas reflexões.
Ótimo vídeo! Obrigada, Maria!
Essa mulher é tudo
Estou encantada por esse vídeo. Você é uma pessoa muito especial 😍
Incrível, esse vídeo foi como um abraço.
Obrigada, Maria. Você tem me ajudado muito.😘
Muito bom, Maria!😍
Incrível!
MARAVILHOSAAAAAA
Perfeito!!❤