Bioética: meio e fim da vida

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 14 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 12

  • @lois6018
    @lois6018 2 роки тому +3

    Essa série de vídeos sobre o tema me ajudaram muito, muito obrigada!

  • @CoisasDeNinja
    @CoisasDeNinja 4 роки тому +5

    A maior questão que o ser humano tem pra resolver consigo mesmo é o quão livre ele é para seguir um percurso de vida com base nos seus próprios propósitos. Pois, o lado negativo da obrigação é tê-la como comando de nossas ações, enquanto um direito opõem-se, sendo algo feito por livre e espontânea vontade, a vida é bem mais uma sucessão de fases mandatórias do que liberais, justamente por estarmos em sociedade. Basta estar só, em devaneio consigo mesmo, para entender o oposto da liberdade e do comando.

  • @annyrafaely1991
    @annyrafaely1991 3 роки тому

    Obrigada pela excelente aula, Mateus! Tenho certeza que vai me ajudar bastante na prova de residência. Deus abençoe!

  • @amandabarros9759
    @amandabarros9759 3 роки тому

    Caramba! Fechou com chave de ouro com essa pergunta!!! Muito obrigada pela aula!

  • @osvaldocapelari4555
    @osvaldocapelari4555 4 роки тому

    Excelente,Mateus. Tema atualíssimo. Quais autores vc se baseou para formular seu pensamento? Há uma miríade de filiósofos e jusfilosófos (falsa dicotomia) que apoia sua brilhante exposição. De socráticos, estóicos a pós positivistas. Muito bom.

  • @HenriqPaulo
    @HenriqPaulo 4 роки тому

    Cheguei agora no teu canal e com certeza vou ver muitos outros vídeos. Clareza e conteúdo de qualidade meus parabéns. Saberia falar sobre a teoria da neotenia humana proposta por Bolk e retomada pelo Dany-Robert Dufour em “A Existência de Deus Comprovada Por Um Filósofo Ateu”? A sua fala sobre a natureza e a nossa ralação com ela me remeteu ao que foi postulado por ele, apontando o homem como um ser sem natureza própria e obrigado a criar a sua segunda natureza (a representação através da cultura, ferramentas protéticas e a gramática). Abraço

  • @paulohenriqueestevaodesouz5312
    @paulohenriqueestevaodesouz5312 4 роки тому

    A natureza deve ser protegida.

  • @anaaocontrario
    @anaaocontrario 2 роки тому

    Nossa! vc parece irmão gêmeo do meu marido rs...

  • @regisrocha4741
    @regisrocha4741 4 роки тому

    Se digo que é direito estaria pedindo algo então assim já viveria, se digo obrigação estaria recebendo algo pra cuidar assim também ja viveria.

  • @joseedilsonbarbosafilho8972
    @joseedilsonbarbosafilho8972 4 роки тому

    Vc assistiria um anime de 12 ou 13 episódios e faria um vídeo comentando? O anime é Babylon, tem a ver com a legalização da lei do suicídio, no sentido amplo, não só coisas como eutanásia

  • @xaves2
    @xaves2 4 роки тому

    Enquanto se pensar em abstracções generalistas/universais, essas questões não vão ser resolvidas. Tanto a vida como a morte, são singulares, ninguém pode morrer a minha morte, tal como não pode viver a minha vida.
    A vida não é um Direito: a noção de dignidade humana é na verdade uma abstracção, ninguém é digno apenas porque sim ou porque uma entidade como o Estado me dá essa dignidade como cidadão. A dignidade começa na selecção natural quando uns são mais dignos que outros para reproduzir, há a noção de eleição, de singularidade. Não existe dignidade por ser autónomo já que é um Outro que me concebe dignidade.
    A vida não é uma obrigação: Que dignidade tem uma vida que vive por obrigação? Quando se vive, vive-se por vontade de viver e isso não exclui a morte de romeu e julieta onde sua morte foi um mártir pela própria vida.
    A dignidade de cada um depende da relação que cada um tem com a vida. É no sentimento da relação individual de cada um para com a vida que se desvela o valor dela. Não há valor objectivo

    • @Pecadodoorgulho0
      @Pecadodoorgulho0 Рік тому

      Essa escolha é literalmente a autonomia, que faz parte da dignidade humana