Desculpe, TOD é um termo que médicos e psicólogos utilizam para o "Transtorno Opositor Desafiador". Crianças e adolescentes portadores de TOD são muito difíceis de lidar. Normalmente tem um fundo genético e, as vezes, problemas familiares. Em casa somos uma familia bem estruturada mas, o menino nos dá muito trabalho desde os seis anos e nenhum psicólogo conseguiu melhora-lo, nem mesmo a medicação do psiquiatra. Ele está crescendo e tenho medo do que poderá ser daqui a dois ou três anos. Obrigado por responder.
Dr° Clay, sou mãe, professora e pedagoga estou há quase seis anos tentando um diagnóstico para minha filha. Entre várias buscas por ajuda: neurologistas, psicólogos e estudos, finalmente consegui essa luz no escuro que foi sua live. Como você mesmo explicou as mães sofrem muito, e carrego comigo toda essa carga: em casa, na escola, pois trabalho na escola que ela estuda e principalmente na família onde o julgamento é muito grande. Hoje me sinto mais confiante para ajudá-la junto dos demais profissionais que já nos orienta, muito obrigada. Se fosse possível queria saber um pouco sobre o sono para as crianças com TOD. Abraços e muito obrigada!
Meu Deus!!! Que vídeo útil é esse? Até derramei lágrimas no final do vídeo. Pois é mesmo assim que eu me sinto muitas vezes. Você é sua esposa são grandes profissionais pois parecia até vocês conhecem minha história. Deus abençoe grandemente a vida de vocês. E tragam mais vídeos como esse.. Abraços aqui da Europa...
Nossa! Eu sou professora e estou buscando conhecer sobre o TOD e outros transtornos. Vi aqui no UA-cam essa live e adorei a forma simples e objetiva de explicar. Sinto muito que uma pessoa tão inteligente e dedicada seja arrebatada tão cedo. O mundo fica mais vazio de humanos que são realmente humanos. Obrigada!!
Eu perdia noites de sono e totalmente desgastada mentalmente tentando entender o "porquê" da minha filha ser assim. Mas 14 anos atrás, ninguém falava sobre isso, e somente agora as coisas ficaram mais difíceis, até ela ser diagnosticada pela psicóloga durante as consultas. Confesso que ainda não é fácil, talvez seja até pior que antes já que a fase da adolescência por si só já é complicada. Mas Deus vai dando paciência e sabedoria para seguir.
Sou pedagoga, trabalhei com educação infantil por volta de dezenove anos, no curso de pedagogia não houve uma disciplina que tratasse vários distúrbios na infância. Há anos atrás diríamos que uma criança com estas características, seria uma criança mal educada. Educo bem meu filho e ele tem noventa por cento dessas características que o senhor citou. A psicóloga dele não alegou, nem me alertou nada, sobre estas características dele, dentro de um quadro de TOD. Assisti seu vídeo no intuito de ajudar minha cunhada com filho autista, resolvi assistir todos e graças a Deus agora posso ajudar meu filho, nunca pensei que isso fosse deveras um distúrbio neurológico e sim uma teimosia.
Olá bom dia, eu sou mãe de uma crinça com TDAH, meu filho está fazendo tratamento com psicóloga e psiquiatra, à pouco tempo eu comecei notar uma mudança no comportamento dele, conversei com a psicóloga e contei pra ela o que estava acontecendo... hoje ela me ligou e falou que meu filho tbm desenvolveu TOD, eu estava pesquisando e encontrei seu vídeo, gostei muito. Confesso que eu estou apavorada porque eu já estava tendo muita dificuldade antes e agora sei que será um desafio um pouco maior.
Olá trabalho em sala de recursos de manhã e em sala de aula regular em escola pública de Itaboraí. moro em Rio Bonito. Amei encontrar este canal onde aprendo e tiro minhas dúvidas. A cada dia sou grata a Deus por colocar vcs em meu caminho.
Bom dia!! Meu é diagnosticado com TDAH. O médico disse que eles apresenta sinais de TOD. Ao assistir sua aula. Vi parte de minha vida. Chorei quando você falou das mães, dos relacionamentos familiares deteriorados ou destruídos. Já tive vontade de ficar o mais distante possível de parentes. Sofro por ele e por mim.
Eu entendo o seu sofrimento minha querida, pois eu também sofro muito com minha filha de 11 anos. Só Deus sabe quantas lágrimas tenho derramado em meu silêncio e as pessoas só me julgam pedras dizendo que eu dou muita moleza e que eu deveria ser mais dura. Mas quero te dizer uma coisa Deus está cuidando de cada detalhe Ele vê o nosso sofrimento e creia que vamos vencer essa batalha no nome de Jesus. Deus te abençoe e te ilumine sempre...
Boa noite infelizmente eu vim a saber que o meu filho tinha este diagnóstico e quando eu comecei a procurar e entender isso poderia levá-lo a morte eu passei a buscar conhecimento e aprender como lidar foi muito difícil já tinha um monte não nas suas palavras e perdi ele ao 17 anos foi para o tráfico e achou que lá seria As Aventuras do que queria viver mas o Tod o que levou a ele a morte por isso é importante buscar conhecimento e passar a entender hoje Estou buscando conhecimento para ajudar pessoas e famílias um abraço a todos
Eu também tem um filho dianogostiado com TTAH e descobri na escola qui ele também tem TOD porque ele tem muito dado trabalho não só em casa como também na escola não sei mais o qui fazer
Meu filho tem 11 anos. É uma criança muito difícil. Já passou por diversos psicólogos. Mas sem um diagnóstico preciso. Quando ouvi sua live definindo TOD ouvi toda a história de comportamento do meu filho!
@@fabianagomes8794 vc conseguiu o tratamento adequado? Meu filho tem 6 anos e o tod descreve o meu filho porém a psicóloga não deu esse diagnóstico, aliás ela não fala nada. Vc levou em psiquiatra?
Tenho um neto que já está com quase 16 anos, já passou por vários psicólogos tbm, a até hj não descobriram qual o problema do menino. Mas, aí ouvir esses esclarecimentos desse casal pude vê q está descrevendo passo a passo a situação do meu neto. E assim cada dia mais me convenço de que ele tem TOD... infelizmente não tenho condições financeiras pra pagar um bom profissional pra me ajudar e ajudar ele e se recuperar dessa maldição...
Moro em Rio Grande, sou professora e estou me especializando em Educação Inclusiva. Estou amando as aulas, são maravilhosas, e têm me ajudado muito na minha capacitação.
Chegando aqui hoje, estou muito impressionada, descreveu a situação completa! Meu filho tem 9 anos, desse jeito do video, eu sofrendo horrores, pois tenho q lidar com o filho e com o pai! Obrigada Dr Clai, vou procurar o vídeo sobre o tratamento
Seu filho tem TDAH ? Estamos investigando meu filho de 3 anos e meu esposo ele tem algum tipo de transtorno ( Autismo ou TDHA) é muito difícil ter que lidar com o meu filho e o pai, meu casamento perdeu a graça, não sinto mais prazer, mas agora entendo que meu esposo tem algum distúrbio, mas ele está resistindo a investigar Ele tem 47 anos é totalmente distraido, desatento, esquecido, muito meninão, tenho que está sempre direcionando ele a fazer algo, como se fosse uma criança, isso é cansativo e estressante para mim.
@@roselysantosdasilva6047 Mesmo nao conhecendo o seu esposo, acredito que ele nao tenha TDAH, por mais que vc tenha respaldado relatado os sintomas.. - A maioria das pessoas que possuem essas características, costumam de fato acreditar que possuem TDAH. - Porem na maioria dos casos, quase 90% dos casos; após uma analise muito minuciosa por um psicólogo: - tem se revelado que essas características são consequência do meio, ou seja, habito de vida e principalmente de trabalho. Este ultimo, O mercado de Trabalho atual , por conta do strees e demandas p/ que as pessoas façam as coisas cada vez mais rapidas tem trazido efeitos colaterais nas pessoas.. -->> Levando as pessoas a pensar e raciocinar cada vez menos, por conta do pensamento automatico que é um habito do ambiente de trabalho. Consequentemente em casa, as pessoas comete certos erros ou esquecimentos. Como por exemplo nao lembrar de onde deixou um objeto a 30 min atras, entre outros... - Sugiro que Converse com ele abertamente, numa boa.. E diga a ele p/ ele pensar mais quando estiver fazendo tarefas cotidianas.. AOS POUCOS isso vai melhorar a memoria e a PROCRASTINAÇÃO.
Boa tarde Dr., Quero agradecer por disponibilizar do seu tempo para nos ajudar com nossas crianças e adolescentes através de vídeos, digo isso porque estou passando tudo isso dentro da minha casa com meu filho adolescente, de 11anos, que chegou a um ponto tão crítico que nós, pais, ficamos desesperados, de modo a não saber mais como agir, falar, e pensamos estar no caminho errado e que tínhamos fracassado como pais. Mas por meio dessa aula maravilhosa pude perceber que há solução e que tenho que pedir ajuda para profissionais especializados sobre o assunto. Muito obrigada.
Dr. Clay maravilhoso ter pessoas com conhecimento assim e passando pra nós mães q sofremos sem saber o que acontece com nossos filhos. Mto obrigada parabéns!!!!
Dr. Amamos suas lives e somos gratos a Deus por sua vida e por podermos tê-lo como médico d Abner. Por fv, faz uma live falando das angústias da criança por ter o transtorno. Por exemplo, o Abner é extremamente "irresponsável e insensível" no momento da "crise", porém extremamente sensível qdo está sob efeito do metilfenidato, chegando a angústia profunda, como o senhor já sabe. Esse tema talvez traria um pouco mais de empatia por parte da escola e outras pessoas que convivem com os desafios comportamentais do TOD, já que essas crianças acabam gerando uma "imagem negativa" e passa a ser tratada tratada como ruim somente. Mas a criança não é os comportamentos disrruptivos, ela TEM esses comportamentos. Ou seja, o quero dizer, é que as características TODDI são totalmente presentes, porém nos momentos de "calma" a criança sofre muuuuuuito com a autoimagem negativa q acaba criando. Obrigada
Sou recém, formada em pedagogia e estou cursando uma pós em psicopedagogia, não atuo ainda, mas estou adorando! Tem sido muito importante, estar com vocês. Porém não consegui as atividades, tenho acessado no UA-cam, mas mesmo assim tem colabora com meus estudos. Obrigada!
Gostaria de saber as diferenças no comportamento de um Tod é um Asperger. Meu filho tem o diagnóstico de Altas habilidades e Asperger, mas, às vezes, fico na dúvida se não é Tod.
Bom dia Gislene me chamo Mariana e sou graduanda de pedagogia, estou fazendo um trabalho sobre TOD e gostaria de saber se você pode responder algumas perguntas? 32 998393582 meu telefone
Olá! Meu nome é Rebéca Noronha, sou de Curitiba PR Sou estagiária de um aluno autista, e faz pouco tempo que descobri que ele tem esse transtorno! Não tinha a minima noção do que era, mas com esse vídeo, aprendi o que é! Obrigada pelo vídeo! Me ajudou bastante!
sou do Rio de Janeiro Terapeuta Ocupacional. tenho assistido as aulas e acho muito proveitoso. trabalho com adultos que necessitam "brincar" para continuar sendo ou voltar ser Feliz.'
Muito bom sua palestra,eu venho de um lar horrível minha mãe é esquizofrênica destruíu seu lar meu pai costumava dizer que ela era do contra.Hoje vejo minha filha sofrer com meu neto que o senhor descreveu ele em tudo,ele tem 8anos tem tudo de bom em seu lar e é muito triste o q minha filha passa em seu lar. Esteve esse ano q passou em uma séria depressão terrível a situação. Eu tô d mãos atadas.
Sou estudante de psicologia e tenho muitas dúvidas deste transtorno se a criança apresenta comportamento arredio só na escola em casa se comporta normal pode ser tdo
Sou Professora de Música e mãe de 2 Filhas, a de 11 anos, tenho certeza absoluta, após assistir seus vídeos que tem o TDO. Consegui agendar consulta com o senhor. Muita esperança que o senhor possa me ajudar. Sou de Pedreira - SP
Obrigada por nos transmitir conhecimentos tão importantes, estou aprendendo muito com vcs. Gostaria de tirar uma dúvida sobre T.O.D. As características do T.O.D. são semelhantes as do Transtorno de Personalidade Anti Social ou psicopatia, então queria saber qual a relação entre os dois. Seria o mesmo transtorno? Seria correto afirmar que toda criança com Transtorno de Personalidade Anti Social tem T.O.D. , porém nem toda criança T.O.D. seria uma psicopata? porque os filmes indicados para esse contexto são, geralmente, com crianças psicopatas. Obrigada.
Oi isso pode ocorrer com a criança só em casa????? Na escola ou na sociedade é um amor de criança , totalmente insegura , faz tudo q os outros querem, não tem opnião própria. Só em casa , principalmente com a mãe que é assim
Ola, Nao. esse transtorno acontece em qualquer ambiente. Se a crianca esta tendo esse comportamento opositivo e hostil, somente em casa. Cabe aos pais um bom dialogo e regras, punicoes como colocar para pensar, e conversar a respeito do comportamento.
muito bom! fico no aguardo da aula sobre tratamento. Você a medida que explicava me lembrava as características do transtorno bipolar numa fase maníaca. . como poderia diferenciar ambas, TOD cm esta fase bipolar? sou Terapeuta Ocupacional de Paragominas- Pará. abraços queridos! 🌼🍃
Vídeo maravilhoso. O senhor é muito feliz em suas falas, diretas, simples e fáceis de qualquer um que assiste, compreender...quanto ao comentário que fizeram em relação a mulher que acompanha, achei excelente as interrupções, pois foram bem pertinentes. .. Sou Professora e Inspetora Educacional e no momento fazendo NEUROPSICOLOGIA, a realidade das crianças e das famílias envolvidas nas escolas, são bem tristes e sofridas. Essas mães são de dá dó. Obrigada por essa riqueza de material que deixa aqui pra nós. PARABÉNS 👏👏👏👏
Parabéns pela bela e clara explicação. Vou passar a segui-los. Meu nome é Anazita Lopes, sou carioca mas moro e trabalho em Boa Vista, Roraima. Sou professora de Libras no Instituto Federal de Roraima - IFRR. Ministro aulas para alunos Surdos e ouvintes. Já tive um aluno surdo que tinha o diagnóstico de hiperatividade. O pior, ele ainda estava sendo alfabetizado em sua L1 - Libras. Foi muito difícil, mas, em parceria com a mãe conseguimos fazer um ótimo trabalho.
Eu sou Clotilde Martins Mendes. Do lar.cuido de um Neto de oito anos que tem transtorno opositor... Essas aulas me ajuda bastante. Aprender como cuidar e ajudar ele. Moro na sona rural.mas ainda bem que tenho um celular e posso assistir e aprender sempre.
Olá. Boa tarde . Meu nome é Verônica S Cardoso . Estudei em Buenos Aires fiz Pós Doutorado . E Doutorado em uma Província na Argentina. Rosário. Minha linha de pesquisa é A Prática Docente na Inclusão. Este assunto eu aprecio muito. E gosto de ouvir coisas a respeito. Gostei muito da sua fala . Parabéns. Obrigada. Você só veio somar . É muito importante essas divulgações.
Descobri hoje que minha filha tem TOD😢. Tem sido difícil, aos 5 anos ela começou a mudar muito na escola, desde então é 1 escola por ano. As pessoas tem dificuldade de lidar com crianças com TOD. Associam logo a birras e falta de educação. Os pais também sofrem preconceito por isso.
Desculpa a sinceridade, mas achei que na sua abordagem sobre TOD você praticamente CONDENA as pessoas com essa síndrome à marginalidade. Faltou tato para abordar o tema, e SIM, existem grandes e boas perpectivas porque essa síndrome é absolutamente tratável com terapias. Vcs passam mais de 10 minutos pedindo "like" e compartilhamento e esquecem de ter empatia e sensibilidade com o sofrimento de quem passa por isso.
Desculpa Janaína, mas assiste o vídeo até o final e não consegui ver o que colocou, talvez seja o seu ponto de vista, lembrando que ele não é psicólogo e sim um neurologista que vê pela ótica da ciência e da medicina, não vi ele defendendo abordagens que nesse caso pra ele isso é irrelevante, porém apenas citou sobre regras de conduta familiar.
Alguém comentou q as intervenções da pedagoga atrapalham; acho o contrário: pra mim, só acrescentam! O que atrapalha são as introduções intermináveis, prolongando muito esse bate papo inicial com os internautas antes de entrar no tema em si. E as interrupções a toda hora p pedir likes, essas sim, só atrapalham. Como alguém bem disse num dos comentarios: "mais foco no tema( que, diga-se de passagem , está muito bem explicado) , q o resto é consequência".
A minha filha tem 4 anos... mas apresenta características de Tod desde os 2 aninhos... e a neuro disse que só pode dar o laudo com 5 anos... minha filha tem hiperatividade também
Bom dia. Só hoje achei esse vídeo do Sr. Meu neto tem 11 anos e fi diagnosticado com TOD. Não estamos encontrando profissionais, dentro da UNIMED, para atendê-lo. Nem Psiquiatras e nem Psicólogos. Os que encontramos, eu e a mãe dele são particulares e como é difícil pagar uma consulta sem ser ressarcido. Tá difícil! E assistindo o vídeo do Sr, ficou mais fácil entender o que acontece com ele! Só faço chorar!
Uma de minhas irmãs adotou duas meninas que são irmãs, uma delas tem o comportamento agressivo, desafiador... enfim, aprsebta algumas características que vocês colocaram e, foi ela, minha irmã que me passou vários vídeo. Vou levá-los ao conhecimento dos meus gestores, coordenadores e colegas de trabalho. Já ouvi algumas histórias de comportamentos inedequados de alguns alunos. Quem sabe não estamos diante de algum aluno com o TOD? Obrigada por nos ajudar! As famílias, comunidade escolar e a Sociedade agradece! 👏👏👏👏👏👏👏👏
O céu está em festa ao recebe lo. E aqui na terra ficamos saudosos da sua partida . Descanse em paz.
Como assim? Dr Clay faleceu ? O que aconteceu? Estou em choque!😢
O queeee? Ele morreu?😢😢😢😢😢
Ele teve um mal súbito. Grande perda..
Que perda lastimável...😮
Nossaaa que tristeza!
Inicia a definição de TOD aos 11:50 minutos.
Que demora,ainda bem q vc avisou
Desculpe, TOD é um termo que médicos e psicólogos utilizam para o "Transtorno Opositor Desafiador".
Crianças e adolescentes portadores de TOD são muito difíceis de lidar. Normalmente tem um fundo genético e, as vezes, problemas familiares. Em casa somos uma familia bem estruturada mas, o menino nos dá muito trabalho desde os seis anos e nenhum psicólogo conseguiu melhora-lo, nem mesmo a medicação do psiquiatra. Ele está crescendo e tenho medo do que poderá ser daqui a dois ou três anos. Obrigado por responder.
Obrigada por avisar, quanta enrolação para começar a live.
Obrigada Raquel
@@lourdessantos9717 De nada, Lourdes!
😢 Agora que soube do falecimento deste homem de grande sabedoria.😢 Meus sentimentos .
@@claudiaandrade23 morreu de quer esse Dr tão novo cheio de saúde meu Deus
Que casal que tinha uma sintonia maravilhosa, que Deus abençoe sua família e luz para alma do Dr.
Concordo Valquíria
Dr° Clay, sou mãe, professora e pedagoga estou há quase seis anos tentando um diagnóstico para minha filha. Entre várias buscas por ajuda: neurologistas, psicólogos e estudos, finalmente consegui essa luz no escuro que foi sua live. Como você mesmo explicou as mães sofrem muito, e carrego comigo toda essa carga: em casa, na escola, pois trabalho na escola que ela estuda e principalmente na família onde o julgamento é muito grande. Hoje me sinto mais confiante para ajudá-la junto dos demais profissionais que já nos orienta, muito obrigada. Se fosse possível queria saber um pouco sobre o sono para as crianças com TOD. Abraços e muito obrigada!
Estou vendo agora 2022, como é importante as informações pra nós leigos,tenho um neto com TDAH,TOD, Asperger
Meu Deus!!! Que vídeo útil é esse? Até derramei lágrimas no final do vídeo. Pois é mesmo assim que eu me sinto muitas vezes. Você é sua esposa são grandes profissionais pois parecia até vocês conhecem minha história. Deus abençoe grandemente a vida de vocês. E tragam mais vídeos como esse.. Abraços aqui da Europa...
Nossa! Eu sou professora e estou buscando conhecer sobre o TOD e outros transtornos. Vi aqui no UA-cam essa live e adorei a forma simples e objetiva de explicar. Sinto muito que uma pessoa tão inteligente e dedicada seja arrebatada tão cedo. O mundo fica mais vazio de humanos que são realmente humanos. Obrigada!!
Sou professora,mãe e avó. Essas orientações me ajudam bastante!! Muito obrigada ao casal 10!!
poxa agora que descobrir o mestre e ele não está mas entre nós, que triste um ótimo professor e repassador de ensinamento
Eu perdia noites de sono e totalmente desgastada mentalmente tentando entender o "porquê" da minha filha ser assim. Mas 14 anos atrás, ninguém falava sobre isso, e somente agora as coisas ficaram mais difíceis, até ela ser diagnosticada pela psicóloga durante as consultas. Confesso que ainda não é fácil, talvez seja até pior que antes já que a fase da adolescência por si só já é complicada. Mas Deus vai dando paciência e sabedoria para seguir.
Tenho um neto que tem TOD
Doutor vc descansa em paz tratou meu filho de quatro meses,hoje ele era bem graças Deus e vc🙏🙏
Sou pedagoga, trabalhei com educação infantil por volta de dezenove anos, no curso de pedagogia não houve uma disciplina que tratasse vários distúrbios na infância. Há anos atrás diríamos que uma criança com estas características, seria uma criança mal educada. Educo bem meu filho e ele tem noventa por cento dessas características que o senhor citou. A psicóloga dele não alegou, nem me alertou nada, sobre estas características dele, dentro de um quadro de TOD.
Assisti seu vídeo no intuito de ajudar minha cunhada com filho autista, resolvi assistir todos e graças a Deus agora posso ajudar meu filho, nunca pensei que isso fosse deveras um distúrbio neurológico e sim uma teimosia.
Agora que tô vendo, nossa que explicação maravilhosa.. parabéns, já vou seguir !
SOU MARCIA DIRETORA DA CRECHE EM GOIANIA.. SEUS VIDEOS TEM ME AJUDADO MUITO.
Ah Dr Clay, o que será de muitos sem vc, esteja com Deus, que sua família seja consolada em Deus.
Vou sentir muita saudades desse médico de milhões 😔 Virou estrelinha no céu!❤
Lidiane ele faleceu de quê?
Infarto
Sou a Rosangela. Marins, Adb. Trabalho em creche. Rj. Caxias. ❤. FICO EMOCIONADA COM QUE VEJO.
Olá bom dia, eu sou mãe de uma crinça com TDAH, meu filho está fazendo tratamento com psicóloga e psiquiatra, à pouco tempo eu comecei notar uma mudança no comportamento dele, conversei com a psicóloga e contei pra ela o que estava acontecendo... hoje ela me ligou e falou que meu filho tbm desenvolveu TOD, eu estava pesquisando e encontrei seu vídeo, gostei muito. Confesso que eu estou apavorada porque eu já estava tendo muita dificuldade antes e agora sei que será um desafio um pouco maior.
TDAH não existe
@@みタでロ porque?
@@Guilherme_676 foi descoberto que é uma farsa
@@みタでロ Fontes? 😏
Olá trabalho em sala de recursos de manhã e em sala de aula regular em escola pública de Itaboraí. moro em Rio Bonito. Amei encontrar este canal onde aprendo e tiro minhas dúvidas. A cada dia sou grata a Deus por colocar vcs em meu caminho.
Acho p somos parentes dos raposo.
Meu filho é TOD é Autista leve .vcs são uma luz na minha vida
Oi. Gostaria de está conversando com vc. Pois meu filho é autista "leve" tbm e temos desconfiança que ele tenha o tod tbm.
Louriene Psicopedagoga de Manaus
Minha neta e TDH
O Que fazer com adolescente com TDH
Meu nome é Saulo, trabalho em uma escola, apoio um pré-adolescente com TOD na região de João Pessoa PB.
Excelente , Equipe e aulas do Neuro Saber....Aguardamos em Recife, Pernambuco!
Eu Sueli de Franca meu filho tem 14anos ele é Imperativo estou gostando muito da informação
Bom dia!! Meu é diagnosticado com TDAH. O médico disse que eles apresenta sinais de TOD. Ao assistir sua aula. Vi parte de minha vida. Chorei quando você falou das mães, dos relacionamentos familiares deteriorados ou destruídos. Já tive vontade de ficar o mais distante possível de parentes. Sofro por ele e por mim.
Eu entendo o seu sofrimento minha querida, pois eu também sofro muito com minha filha de 11 anos. Só Deus sabe quantas lágrimas tenho derramado em meu silêncio e as pessoas só me julgam pedras dizendo que eu dou muita moleza e que eu deveria ser mais dura. Mas quero te dizer uma coisa Deus está cuidando de cada detalhe Ele vê o nosso sofrimento e creia que vamos vencer essa batalha no nome de Jesus. Deus te abençoe e te ilumine sempre...
Boa noite infelizmente eu vim a saber que o meu filho tinha este diagnóstico e quando eu comecei a procurar e entender isso poderia levá-lo a morte eu passei a buscar conhecimento e aprender como lidar foi muito difícil já tinha um monte não nas suas palavras e perdi ele ao 17 anos foi para o tráfico e achou que lá seria As Aventuras do que queria viver mas o Tod o que levou a ele a morte por isso é importante buscar conhecimento e passar a entender hoje Estou buscando conhecimento para ajudar pessoas e famílias um abraço a todos
Vi meu marido e meu filho, gente é surreal
👍
As mães sofre muito com isso , minha irmã faz de tudo por ele ela sofre com isso
Que tristeza como é triste saber que ele não vai poder ensinar mais agente sempre assisti as aulas dele, saudades
Estou pasma! Meu filho tem 18
Anos e parece que vcs estudaram Tudo sobre ele!! Quero todas as informações!
Eu também tem um filho dianogostiado com TTAH e descobri na escola qui ele também tem TOD porque ele tem muito dado trabalho não só em casa como também na escola não sei mais o qui fazer
Minha filha é TEA, mais tem tido comportamentos difícil,.
Boa noite!
Pra mim está ótima a letra!
Olá. Sou pedagoga e trabalho com anos iniciais. Seus vídeos ajudam muuuuito. Obrigada por disponibilizar seus conhecimentos e tempo.
Sou da área da enfermagem estou atenta já sou avós e trabalho com jovens sou de Curitiba parabéns para sua equipe.
Meu filho tem TDAH e TOD ta muito difícil ele vivi fugindo pra usar drogas e desafia a gente em tudo não sei mais oq fazer pelo amor de Deus me ajuda
Meu filho tem 11 anos. É uma criança muito difícil. Já passou por diversos psicólogos. Mas sem um diagnóstico preciso. Quando ouvi sua live definindo TOD ouvi toda a história de comportamento do meu filho!
Marilene como vai seu filho hj ? Sou mãe de uma criança de 11 anos e também já passei por alguns profissionais.
@@fabianagomes8794 vc conseguiu o tratamento adequado? Meu filho tem 6 anos e o tod descreve o meu filho porém a psicóloga não deu esse diagnóstico, aliás ela não fala nada. Vc levou em psiquiatra?
Tenho um neto que já está com quase 16 anos, já passou por vários psicólogos tbm, a até hj não descobriram qual o problema do menino. Mas, aí ouvir esses esclarecimentos desse casal pude vê q está descrevendo passo a passo a situação do meu neto. E assim cada dia mais me convenço de que ele tem TOD... infelizmente não tenho condições financeiras pra pagar um bom profissional pra me ajudar e ajudar ele e se recuperar dessa maldição...
Nesse caso, procurar um Neurologista.
Não. Normal
Olá, sou de Salvador, estou muito satisfeita com esta aula, pois, consigo identificar, comportamento do meu filho em vários aspectos.
Eu estou chorando muito,tenho um filho de 9 anos que tem TOD,eu sofro muito,muito mesmo.Estou esgotada.
Moro em Rio Grande, sou professora e estou me especializando em Educação Inclusiva. Estou amando as aulas, são maravilhosas, e têm me ajudado muito na minha capacitação.
Gosto muito das Live
Sim estão Espelhado
Está certo
Agora está certo
Qta saudades desse profissional e ser humano especial. Aprendi muito e aprendo sempre com suas lives.
O que aconteceu com o médico tão bom
Chegando aqui hoje, estou muito impressionada, descreveu a situação completa! Meu filho tem 9 anos, desse jeito do video, eu sofrendo horrores, pois tenho q lidar com o filho e com o pai! Obrigada Dr Clai, vou procurar o vídeo sobre o tratamento
Seu filho tem TDAH ?
Estamos investigando meu filho de 3 anos e meu esposo ele tem algum tipo de transtorno ( Autismo ou TDHA) é muito difícil ter que lidar com o meu filho e o pai, meu casamento perdeu a graça, não sinto mais prazer, mas agora entendo que meu esposo tem algum distúrbio, mas ele está resistindo a investigar
Ele tem 47 anos é totalmente distraido, desatento, esquecido, muito meninão, tenho que está sempre direcionando ele a fazer algo, como se fosse uma criança, isso é cansativo e estressante para mim.
O meu filho parece ter TDAH 😢😢 vou levar ele no neurologista
@@roselysantosdasilva6047 Mesmo nao conhecendo o seu esposo, acredito que ele nao tenha TDAH, por mais que vc tenha respaldado relatado os sintomas.. - A maioria das pessoas que possuem essas características, costumam de fato acreditar que possuem TDAH. - Porem na maioria dos casos, quase 90% dos casos; após uma analise muito minuciosa por um psicólogo: - tem se revelado que essas características são consequência do meio, ou seja, habito de vida e principalmente de trabalho. Este ultimo, O mercado de Trabalho atual , por conta do strees e demandas p/ que as pessoas façam as coisas cada vez mais rapidas tem trazido efeitos colaterais nas pessoas.. -->> Levando as pessoas a pensar e raciocinar cada vez menos, por conta do pensamento automatico que é um habito do ambiente de trabalho. Consequentemente em casa, as pessoas comete certos erros ou esquecimentos. Como por exemplo nao lembrar de onde deixou um objeto a 30 min atras, entre outros... - Sugiro que Converse com ele abertamente, numa boa.. E diga a ele p/ ele pensar mais quando estiver fazendo tarefas cotidianas.. AOS POUCOS isso vai melhorar a memoria e a PROCRASTINAÇÃO.
Boa tarde Dr.,
Quero agradecer por disponibilizar do seu tempo para nos ajudar com nossas crianças e adolescentes através de vídeos, digo isso porque estou passando tudo isso dentro da minha casa com meu filho adolescente, de 11anos, que chegou a um ponto tão crítico que nós, pais, ficamos desesperados, de modo a não saber mais como agir, falar, e pensamos estar no caminho errado e que tínhamos fracassado como pais. Mas por meio dessa aula maravilhosa pude perceber que há solução e que tenho que pedir ajuda para profissionais especializados sobre o assunto.
Muito obrigada.
Sou avó estou estudando com vocês por causa de uma neta.vó Izabel
Dr. Clay maravilhoso ter pessoas com conhecimento assim e passando pra nós mães q sofremos sem saber o que acontece com nossos filhos. Mto obrigada parabéns!!!!
Espelhado.
Assisto pelo UA-cam
Sempre depois.
Maravilhoso. Uma ponta de esperança para mim mãe de criança com TOD
Dr. Amamos suas lives e somos gratos a Deus por sua vida e por podermos tê-lo como médico d Abner. Por fv, faz uma live falando das angústias da criança por ter o transtorno. Por exemplo, o Abner é extremamente "irresponsável e insensível" no momento da "crise", porém extremamente sensível qdo está sob efeito do metilfenidato, chegando a angústia profunda, como o senhor já sabe. Esse tema talvez traria um pouco mais de empatia por parte da escola e outras pessoas que convivem com os desafios comportamentais do TOD, já que essas crianças acabam gerando uma "imagem negativa" e passa a ser tratada tratada como ruim somente. Mas a criança não é os comportamentos disrruptivos, ela TEM esses comportamentos. Ou seja, o quero dizer, é que as características TODDI são totalmente presentes, porém nos momentos de "calma" a criança sofre muuuuuuito com a autoimagem negativa q acaba criando. Obrigada
Olá eu tem um filho que tem tod já fiz tomografia e não deu nada mas queria saber mais sobre isso
Sou Professora desde 1987,Sou Maranhense e moro em Manaus. ESTOU ADORANDO
Olá. Sou professora, sou formada em Ciências Sociais e moro em Bacabal- Ma.
Santo Deus quanta falta faz um doutor Cley aqui em Parnaíba Pi
E quando não e filho biológico, e sim do coração
Sou recém, formada em pedagogia e estou cursando uma pós em psicopedagogia, não atuo ainda, mas estou adorando!
Tem sido muito importante, estar com vocês.
Porém não consegui as atividades, tenho acessado no UA-cam, mas mesmo assim tem colabora com meus estudos. Obrigada!
Boa tarde. Para ajudá-la indico artigos sobre TOD- Transtorno Opositor Desafiador, Esquizofrenia Paranóica, Síndrome de Asperget.
Olá pessoal, bom dia.
A aula começa em 11:45.
Obrigada.
obrigada
Parabéns por essa iniciativa. Amoo Educação Especial!!!!!!!
Meu nome é Rosa Saraiva Sombrasou psicopedagogia parabéns pelo tema.Como diferenciar do TDAH
Boa noite estou em Jaboatão dos Guararapes
Gostaria de saber as diferenças no comportamento de um Tod é um Asperger. Meu filho tem o diagnóstico de Altas habilidades e Asperger, mas, às vezes, fico na dúvida se não é Tod.
Conseguiu sua resposta? Me indique onde
Parabéns por repassar com tanta propriedade todos esses conteúdos
Eu tenho um filho diagnosticado em TOD e TDAH esse vídeo foi essencial pra nós... Preciso muito marcar uma consulta com o Dr Clay
Bom dia Gislene me chamo Mariana e sou graduanda de pedagogia, estou fazendo um trabalho sobre TOD e gostaria de saber se você pode responder algumas perguntas? 32 998393582 meu telefone
Olá!
Meu nome é Rebéca Noronha, sou de Curitiba PR
Sou estagiária de um aluno autista, e faz pouco tempo que descobri que ele tem esse transtorno!
Não tinha a minima noção do que era, mas com esse vídeo, aprendi o que é!
Obrigada pelo vídeo!
Me ajudou bastante!
Gostaria se possível de referência bibliográfica. Obrigado
❤
@@glinxs542 A aula está Top.
👍👏👏👏
❤
Meu filho tem 4 anos e ele é desse jeito, e o Neurologista me deu o diagnóstico de autista!
E está estudando ele, pois desconfia que ele tem tod tbm!
QDO.NÃO É INDETIFICADO QDO.CRIANÇA, DEPOIS DE ADULTO TEM ESSE COMPORTAMENTO, É POSSIVEL SER TOD?
Simone , me formei em pedagogia e procuro sempre saber mais sobre diversos assuntos para quando eu estiver atuando na minha profissão
sou do Rio de Janeiro Terapeuta Ocupacional. tenho assistido as aulas e acho muito proveitoso. trabalho com adultos que necessitam "brincar" para continuar sendo ou voltar ser Feliz.'
Maravilha bom mesmo uma live só de tratamento vai ajudar muito agradeço
Oi. Sou Enfermeira de saúde mental. O TOD pode estar associado ao TDAH
Excelente vídeo!
Tenho um filho que tem tod e TDAH e causa transtornos na escola e ainda não acertou a medicação adequada
Oi e ai seu filho melhorou?
Muito bom sua palestra,eu venho de um lar horrível minha mãe é esquizofrênica destruíu seu lar meu pai costumava dizer que ela era do contra.Hoje vejo minha filha sofrer com meu neto que o senhor descreveu ele em tudo,ele tem 8anos tem tudo de bom em seu lar e é muito triste o q minha filha passa em seu lar.
Esteve esse ano q passou em uma séria depressão terrível a situação.
Eu tô d mãos atadas.
Sou estudante de psicologia e tenho muitas dúvidas deste transtorno se a criança apresenta comportamento arredio só na escola em casa se comporta normal pode ser tdo
Estou com um caso assim ,na escola da trabalho e em outros ambientes é normal .
Sou Professora de Música e mãe de 2 Filhas, a de 11 anos, tenho certeza absoluta, após assistir seus vídeos que tem o TDO. Consegui agendar consulta com o senhor. Muita esperança que o senhor possa me ajudar. Sou de Pedreira - SP
Obrigada por nos transmitir conhecimentos tão importantes, estou aprendendo muito com vcs. Gostaria de tirar uma dúvida sobre T.O.D. As características do T.O.D. são semelhantes as do Transtorno de Personalidade Anti Social ou psicopatia, então queria saber qual a relação entre os dois. Seria o mesmo transtorno? Seria correto afirmar que toda criança com Transtorno de Personalidade Anti Social tem T.O.D. , porém nem toda criança T.O.D. seria uma psicopata? porque os filmes indicados para esse contexto são, geralmente, com crianças psicopatas. Obrigada.
Não existe criança psicopata, o diagnóstico de transtorno de personalidade só apartir dos 18 anos
Me responde Me responde faz um vídeo falando desse problema
Procure não demorar para começar as Live.
Cansa as pessoas que desejam ouvir . Seja como um Requerimento. Claro e Objetivo
Deixa de ser ingrata e chata!
Vcs foram incríveis na explicação,a NaeuroSaber foi incrível na ajuda com meu TCC
Oi
isso pode ocorrer com a criança só em casa????? Na escola ou na sociedade é um amor de criança , totalmente insegura , faz tudo q os outros querem, não tem opnião própria. Só em casa , principalmente com a mãe que é assim
Ola, Nao. esse transtorno acontece em qualquer ambiente. Se a crianca esta tendo esse comportamento opositivo e hostil, somente em casa. Cabe aos pais um bom dialogo e regras, punicoes como colocar para pensar, e conversar a respeito do comportamento.
Boa pergunta, minha filha foi diagnosticada com. TOD mas ela. Escolhe onde tetos sintomas bem estranho isso
Tô amando esse tema
Sou professora. Boa Vista do Ramos AM
muito bom! fico no aguardo da aula sobre tratamento. Você a medida que explicava me lembrava as características do transtorno bipolar numa fase maníaca. . como poderia diferenciar ambas, TOD cm esta fase bipolar?
sou Terapeuta Ocupacional de Paragominas- Pará. abraços queridos! 🌼🍃
Parabéns, vc e muito articulado. Sou do RJ , Educadora.
Oi meu nome é Lúcia tenho um sobrinho que é Tod,descobrimos agora essas informações é muito boa.
Tudo que está sendo falado faz lembrar do meu esposo que tem 45 anos.
Vídeo maravilhoso. O senhor é muito feliz em suas falas, diretas, simples e fáceis de qualquer um que assiste, compreender...quanto ao comentário que fizeram em relação a mulher que acompanha, achei excelente as interrupções, pois foram bem pertinentes. .. Sou Professora e Inspetora Educacional e no momento fazendo NEUROPSICOLOGIA, a realidade das crianças e das famílias envolvidas nas escolas, são bem tristes e sofridas. Essas mães são de dá dó. Obrigada por essa riqueza de material que deixa aqui pra nós. PARABÉNS 👏👏👏👏
Tem como uma criança ter um transtorno desse é ter o comportamento só em casa ?
Depende do caso.
Analice Almeida
?
De acordo com o DSM V, sim, pode
o meu filho é assim. Desafia muito, mas em casa. É bastante complicado. Fico exausta.
Parabéns pela bela e clara explicação. Vou passar a segui-los. Meu nome é Anazita Lopes, sou carioca mas moro e trabalho em Boa Vista, Roraima. Sou professora de Libras no Instituto Federal de Roraima - IFRR. Ministro aulas para alunos Surdos e ouvintes. Já tive um aluno surdo que tinha o diagnóstico de hiperatividade. O pior, ele ainda estava sendo alfabetizado em sua L1 - Libras. Foi muito difícil, mas, em parceria com a mãe conseguimos fazer um ótimo trabalho.
Gostaria de sugerir que vcs captem perguntas eixo pra live, e ter 5 a 10 minutos para os comentários dos participantes; ser vídeo mais compacto!
Cada vez mais fã do Dr.Clay🙏🏻❤❤
cara tu fala demais hoje em dia todo mundo anda correndo vai direto ao assunto!
se vc não tiver tempo para ouvir um assunto que se refere ao seu filho ou familia vc está correndo de mais!!!
Eu sou Clotilde Martins Mendes. Do lar.cuido de um Neto de oito anos que tem transtorno opositor... Essas aulas me ajuda bastante.
Aprender como cuidar e ajudar ele.
Moro na sona rural.mas ainda bem que tenho um celular e posso assistir e aprender sempre.
As crianças que são diagnosticadas com TOD tendem a crescer com sinais de psicopatia?
Olá. Boa tarde . Meu nome é Verônica S Cardoso .
Estudei em Buenos Aires fiz Pós Doutorado . E Doutorado em uma Província na Argentina. Rosário. Minha linha de pesquisa é A Prática Docente na Inclusão.
Este assunto eu aprecio muito. E gosto de ouvir coisas a respeito.
Gostei muito da sua fala . Parabéns.
Obrigada.
Você só veio somar .
É muito importante essas divulgações.
ao contrário
Descobri hoje que minha filha tem TOD😢. Tem sido difícil, aos 5 anos ela começou a mudar muito na escola, desde então é 1 escola por ano. As pessoas tem dificuldade de lidar com crianças com TOD. Associam logo a birras e falta de educação. Os pais também sofrem preconceito por isso.
Nossa que chato demora demais podia ser mais objetivo rápido é claro fala como se tivesse falando com bobo
Vamos tratar sua ansidade?
Muito esclarecedor, tenho uma mãe assim que nunca consegui entender !!!!
Desculpa a sinceridade, mas achei que na sua abordagem sobre TOD você praticamente CONDENA as pessoas com essa síndrome à marginalidade. Faltou tato para abordar o tema, e SIM, existem grandes e boas perpectivas porque essa síndrome é absolutamente tratável com terapias. Vcs passam mais de 10 minutos pedindo "like" e compartilhamento e esquecem de ter empatia e sensibilidade com o sofrimento de quem passa por isso.
Minha filha tem 4 anos e 6 meses. Ela nos desafia, não aceita não, não gosta de dividir. Joga as coisas...não sabemos mais o que fazer.
Esqueçam os likes e foquem no tema, o resto é consequência. As interrupções da pedagoga atrapalham muito.
Desculpa Janaína, mas assiste o vídeo até o final e não consegui ver o que colocou, talvez seja o seu ponto de vista, lembrando que ele não é psicólogo e sim um neurologista que vê pela ótica da ciência e da medicina, não vi ele defendendo abordagens que nesse caso pra ele isso é irrelevante, porém apenas citou sobre regras de conduta familiar.
Alguém comentou q as intervenções da pedagoga atrapalham; acho o contrário: pra mim, só acrescentam! O que atrapalha são as introduções intermináveis, prolongando muito esse bate papo inicial com os internautas antes de entrar no tema em si. E as interrupções a toda hora p pedir likes, essas sim, só atrapalham. Como alguém bem disse num dos comentarios: "mais foco no tema( que, diga-se de passagem , está muito bem explicado) , q o resto é consequência".
Bem bacana as suas orientações!!
Amo Vocês!!!! Muito obrigada!!
Live de 4 anos atrás.Amei o conteúdo, muito útil.
Trabalho em creche / São Bernardo do Campo, pois trabalhamos com inclusões.
Sandra Regina Denoni. Sou de Criciúma, professora e aluna do Curso de Neuro Psicopedagogia Clinica.
Parabéns pela explicação!!!
A minha filha tem 4 anos... mas apresenta características de Tod desde os 2 aninhos... e a neuro disse que só pode dar o laudo com 5 anos... minha filha tem hiperatividade também
Bom dia. Só hoje achei esse vídeo do Sr. Meu neto tem 11 anos e fi diagnosticado com TOD. Não estamos encontrando profissionais, dentro da UNIMED, para atendê-lo. Nem Psiquiatras e nem Psicólogos. Os que encontramos, eu e a mãe dele são particulares e como é difícil pagar uma consulta sem ser ressarcido. Tá difícil! E assistindo o vídeo do Sr, ficou mais fácil entender o que acontece com ele! Só faço chorar!
Começa aos 12:00 minutos
Exelente conteúdo,aprendi muito,continuem assim,sendo esse canal de sabedoria para a humanidade, Deus continue vos abençoando 👍
Uma de minhas irmãs adotou duas meninas que são irmãs, uma delas tem o comportamento agressivo, desafiador... enfim, aprsebta algumas características que vocês colocaram e, foi ela, minha irmã que me passou vários vídeo. Vou levá-los ao conhecimento dos meus gestores, coordenadores e colegas de trabalho. Já ouvi algumas histórias de comportamentos inedequados de alguns alunos. Quem sabe não estamos diante de algum aluno com o TOD?
Obrigada por nos ajudar! As famílias, comunidade escolar e a Sociedade agradece!
👏👏👏👏👏👏👏👏
Maravilhosa live!