Sou mãe de uma criança super inteligente, empática e carinhosa, que tem diagnóstico de TDAH e tod. Estudo bastante sobre o assunto e no meu caso o tod acontece em todos os lugares e com qualquer figura de autoridade em que a criança percebe que estão tentando mandar nela. A minha criança já usou medicação e teve reações terríveis. Resolvemos ficar com as terapias e manejo parental. Ainda temos um caminho longo a percorrer, mas meu desejo é que a minha criança seja vista como quem ela é, e não pelo transtorno que ela tem. Rico aprendizado! Falem muito mais sobre o assunto. Precisamos muito aprender!
Outra coisa ...não dar medicame e um vício das maes ..elas esquecem que seus filhos não podem afetar os outros o tempo todo...e os outros não tem que ser saco de pancadas dele e as mamãe não querem ver..afinal ele bate né não apanha
@@veronicadefatimadacruzbora3009Concordo plenamente contigo, se não querem medicar deveriam morar no meio do mato não em sociedade, pois pessoas assim fazem muito mal a sociedade, causam muita depressão em muitas pessoas, se quando crianças não são controláveis imagina quando se tornam adultos, coitados de quem cruzam seus caminhos!
Vocês não sabem ler? Eu disse que o MEU filho, já usou medicações mas teve REAÇÕES terríveis. Inclusive taquicardia grave. As terapias estão em dia, graças a Deus e nós como pais e cuidadores também estamos sempre em busca do melhor para ele e para todos. Nem todo mundo que tem um diagnóstico, precisa ou consegue usar medicação.
Fica difícil para os professores que são sempre julgados de não ter domínio de sala e didática quando na verdade se está inserido em sala alunos sem nenhum resquício de limites, onde os pais exigem direitos e esquecem que também existem deveres. Os professores são pressionados pelos pais e pela equipe pedagógica que exige do professor a responsabilidade do controle de sala sendo que na verdade professores são as vítimas dessas famílias desestruturadas, desorganizadas e que despejam os filhos no ambiente escolar exigindo que o professor dê conta do recado... O professor é penalizado e responsabilizado onde os alunos são seres intocáveis e cobertos de diretos ... E isso só está levando a profissionais da educação cada dia mais medicados e frustados inclusive desistindo da profissão que tanto sonhou...
Concordo. E isso vem a calhar com a última frase dele. Apresentar um diagnóstico erroneamente para tirar a culpa/ responsabilidade dos pais. Torna-se confortável jogar crianças sem limites para a escola se virar, e se a escola cobrar algo da família, esta justifica com o laudo.
Eu não passo a mão da cabeça do meu não. Entendo e explico das dificuldades dele, mas trabalho junto com a escola para que tenha comportamento mais adequado possível. O manejo parental é fundamental.
O laudo não justifica é o norte para a família buscar o tratamento e a escola buscar fazer sua parte para também garantir o direito da criança que asegura o estado.todos juntos na intervenção resultados melhores.
Eu desisti de ser professor depois de 12 anos de atuação, até 2020. Fiquei por todo esse periodo em uma mesma escola e eles tinham uma sala e programa separados para alunos com Transtornos, menos para TOD, pois ainda consideravam que era mero mal comportamento, então era bem dificil principalmente com a falta de noção de muitos pais.
Bate papo com conteúdo riquíssimo!!! 📚💯 Uma coisa que me preocupa sobre TOD é muitos profissionais simplificarem como "pais que não souberam dar limites (por incompetência)". Quando uma das dificuldades no TOD é dar limites pois "os pais precisam desenvolver habilidades acima da média" nesse contexto, como diz o prof. Thiago no curso dele. Os pais não são a causa, são a solução e precisam de apoio, não só de julgamento. Por mais profissionais como vocês! 👏🏻♾️
Excelente abordagem. As pessoas precisam aceitar os transtornos, pois quanto mais precoce o tratamento, melhor são as respostas. Infelizmente vemos muito pais resistindo em aceitar que o filho(a) precisa de ajuda médica.
Sou professora de AEE EEF João Vicente Alves Quixelo Ceará. É de suma importância assistir live de referência as deficiências ,passamos por muitas incompreensões no nosso profissionalismo,devido muitos sabem que temos que ensinar esses alunos mais muitas vezes fazer a incompreensão dos casos são inguinorados pela a comunidade escolar e social.
Eu creio que meu filho tem o TOD nivel leve , pois desafia somente os pais , em casa e em outros ambientes que estejamos . Na escola, eles elogiam o comportamento dele . Quando ele é contrariado , ele joga objetos e nao quer saber se vai quebrar , enfim.. um desgaste total para nos pais.
Se for TOD não tem amparo legal para tratar via convênio saúde, certo? Tem que ser "do bolso". Tem lei que ampare os não-TEA a conseguir as terapias necessárias? Excelente entrevista aliás, obrigado.
Gratidão pela sua vida Dr. Thiago Lopes! Quero ter oportunidade de agradece-lo pessoalmente. Pois sei da sua competência e seriedade. Assisti todos os seus vídeos, e hoje colho frutos maravilhosos com a minha filha de 5 anos.
Thiago, seu canal é ótimo. Vc é sempre muito generoso em compartilhar conhecimento. Já assistia a alguns vídeos com o Dr Paulo. Ele tbm é um profissional excelente! A conversa com o Thiago foi ótima. Pena q foi muito rápida.
Parabéns pelo conteúdo. Ainda há pouca informação sobre esse assunto e cada vez mais recebemos estudantes com diagnóstico com TOD, mas pais e professores não sabem como agir.
Tenho um aluno na educação infantil que desafia a todos, cospe e bate nos serventes, desfaz das pessoas, inclusive dos pais, as brincadeiras é sempre batendo e falando palavras ofensivas, fazendo bullying com os outros, também quando repreendido começa a se fragelar, chama o professor ou um adulto e começa a se bater e pede para os outras crianças baterem nele. Os pais acham normal, já tem ata na escola falando do seu comportamento desde os 3anos, hoje com 5anos.
@@veraneves8110 É muito triste seu relato. Infelizmente os profissionais da educação não se encontram preparados para essa nova realidade. Acredito que os cursos de licenciatura deveriam ser reformulados e repensados pois a teoria é muito distante da verdadeira realidade...
@@patricialemes4210 Tenho pós em psicopedagogia, psicomotricidade e neuroeducacional, infelizmente alguns pais não aceitam ajuda, preferem dar desculpas para as atitudes dos filhos, embora alertados que os primeiros anos de vida são os mais importante, onde ensinamos valores, empatia, certo e errado, bem e mal, claro que o senso moral vai se estabelecer aos 10, 12 anos, porém são nos primeiros anos que plantamos as sementes.
TODdynhos sabor nutella😄😆😆 Agora sério. Outra perspectiva "antitésica": transtorno desafiador sendo na verdade preservação da identidade e individuação pessoal baseada em simples possibilidades de escolhas. Sem isso, sem identidade, sem vida, reduzidos a autômatos, AUTOmaticos. E consequente abusos e vários problemas. Não é desafio é auto preservação, e todo ser vivo do maior ao menor tem, é instintivo. Isso está além da vontade pessoal, existem situações que independem da vontade do individuo, é tão somente reação, enquanto forma de vida, seres, mesmo minimamente, inteligentes. 🤖Não é inteligência, não é artificial, é simplesmente vida, instintos, perspectivas, gatilhos.🐈⬛
Marquei neuro pro meu filho pq to preocupada com o comportamento dele,anda muito nervoso, nao para quieto e ansioso quer as coisas nas carreiras,da umas crises chuta as portas,armarios e deu pra enfilerar coisas brinquedos, por mao no ouvido nao sei se ele tem algum transtorno...
Gente, alguém conhece algum caso de down? Pode acontecer da criança apresentar características diagnóstica para dos dois? Alguém poderia indicar algum artigo científico?
Ainda não , infelizmente o que vejo é diagnóstico Aparti dos 4 anos . Porém tem que ser muito característica. Como ele falar tem que desafiar em todo lugar . Geralmente você tirar dúvidas quando colocar na escola 🏫🎒
Quer passar a tarde com a minha criança ? Eu por várias vezes imaginava que ele não tem ? Era coisa de médico o menino tá crescendo,estou eu fazendo várias curso de tod e não consigo deixa ele um ano todo na escola 🏫 ele desafiar todo mundo 😢
Foi muito bom as explicações contudo p mim não atendeu porq minha criança autista severo 10anos NÃO VERBAL. Vcs não abordaram nada p estas crianças. Assim que possível faz um programa que atenda TOD E CRIANÇAS NÃO VERBAL
Meu filho tem 19 anos,foi diagnosticado com autismo,aos 16 ficou muito agressivo,e eu comecei a pesquisar sobre o tod,e ele se encaixava em tudo,e tem crises de agressividade,ele tem tdha,e o psiquiatra disse que não separa tod do autismo,porque quem tem tdha,tem esse comportamento de não aceitar disciplina e agressividade,Eu não sei mais o que fazer,porque meu filho tem crises agressivo,e toma medicamentos,não vejo muita melhora,agora foi trocada a medicação,pois estava mais agressivo,gostaria de mais informacoes
Sou bipolar com extrema irritabilidade,e por isso as vezes não consigo controlar minha agressividade vivo a base de remédios. Me pediram neuropsicologico deu autismo e tdha. Essa agressividade é de qual transtorno? Eu não posso ficar sem o lítio é o único q contem essa irritabilidade
Mas que engano! Não foi na Idade media que a Igreja falou q não poderia fazer sexo antes do casamento. Foi quando Deus deu as taboas da Lei a Moisés. Esse mandamento vigora até o fim fos tempos.
Então doutor sejamos sinceros! Quais são os exames q realmente comprovam estes transtornos!? Estamos falando de exames, testes materiais e não observação de comportamento! Quais são os estudos q comprovam estes distúrbios ao longo dos anos!? Todos estes distúrbios surgiram a partir de 20 anos pra cá não é isso!? Sabemos q via de regra o TOD se torna Transtorno de Conduta e por questões legais a partir dos 18 anos psicopatia! Quais são casos reais de sucesso q vcs podem apresentar!? Existem casos onde realmente podemos constatar esta melhora!? Estudos e artigos q comprovem a longo de pelo menos 20 anos a adequação destes transtornos sem trazer danos à sociedade ???
Sou mãe de uma criança super inteligente, empática e carinhosa, que tem diagnóstico de TDAH e tod. Estudo bastante sobre o assunto e no meu caso o tod acontece em todos os lugares e com qualquer figura de autoridade em que a criança percebe que estão tentando mandar nela. A minha criança já usou medicação e teve reações terríveis. Resolvemos ficar com as terapias e manejo parental. Ainda temos um caminho longo a percorrer, mas meu desejo é que a minha criança seja vista como quem ela é, e não pelo transtorno que ela tem. Rico aprendizado! Falem muito mais sobre o assunto. Precisamos muito aprender!
algum grupo de mães
Não combina empático com tod tá,esquisito isso aikk
Outra coisa ...não dar medicame e um vício das maes ..elas esquecem que seus filhos não podem afetar os outros o tempo todo...e os outros não tem que ser saco de pancadas dele e as mamãe não querem ver..afinal ele bate né não apanha
@@veronicadefatimadacruzbora3009Concordo plenamente contigo, se não querem medicar deveriam morar no meio do mato não em sociedade, pois pessoas assim fazem muito mal a sociedade, causam muita depressão em muitas pessoas, se quando crianças não são controláveis imagina quando se tornam adultos, coitados de quem cruzam seus caminhos!
Vocês não sabem ler? Eu disse que o MEU filho, já usou medicações mas teve REAÇÕES terríveis. Inclusive taquicardia grave. As terapias estão em dia, graças a Deus e nós como pais e cuidadores também estamos sempre em busca do melhor para ele e para todos. Nem todo mundo que tem um diagnóstico, precisa ou consegue usar medicação.
Fica difícil para os professores que são sempre julgados de não ter domínio de sala e didática quando na verdade se está inserido em sala alunos sem nenhum resquício de limites, onde os pais exigem direitos e esquecem que também existem deveres. Os professores são pressionados pelos pais e pela equipe pedagógica que exige do professor a responsabilidade do controle de sala sendo que na verdade professores são as vítimas dessas famílias desestruturadas, desorganizadas e que despejam os filhos no ambiente escolar exigindo que o professor dê conta do recado...
O professor é penalizado e responsabilizado onde os alunos são seres intocáveis e cobertos de diretos ...
E isso só está levando a profissionais da educação cada dia mais medicados e frustados inclusive desistindo da profissão que tanto sonhou...
Concordo. E isso vem a calhar com a última frase dele. Apresentar um diagnóstico erroneamente para tirar a culpa/ responsabilidade dos pais. Torna-se confortável jogar crianças sem limites para a escola se virar, e se a escola cobrar algo da família, esta justifica com o laudo.
Eu não passo a mão da cabeça do meu não. Entendo e explico das dificuldades dele, mas trabalho junto com a escola para que tenha comportamento mais adequado possível. O manejo parental é fundamental.
Perfeito!
O laudo não justifica é o norte para a família buscar o tratamento e a escola buscar fazer sua parte para também garantir o direito da criança que asegura o estado.todos juntos na intervenção resultados melhores.
Eu desisti de ser professor depois de 12 anos de atuação, até 2020. Fiquei por todo esse periodo em uma mesma escola e eles tinham uma sala e programa separados para alunos com Transtornos, menos para TOD, pois ainda consideravam que era mero mal comportamento, então era bem dificil principalmente com a falta de noção de muitos pais.
Bate papo com conteúdo riquíssimo!!! 📚💯
Uma coisa que me preocupa sobre TOD é muitos profissionais simplificarem como "pais que não souberam dar limites (por incompetência)". Quando uma das dificuldades no TOD é dar limites pois "os pais precisam desenvolver habilidades acima da média" nesse contexto, como diz o prof. Thiago no curso dele. Os pais não são a causa, são a solução e precisam de apoio, não só de julgamento. Por mais profissionais como vocês! 👏🏻♾️
Pois é... apenas em um ambiente, não é TOD. Não é possível um transtorno neurodesenvolvimental existir apenas mediante três pessoas!
Muito bom esse conteúdo. Acabei de descobrir aqui no final que meu filho não tem TOD.
Excelente abordagem. As pessoas precisam aceitar os transtornos, pois quanto mais precoce o tratamento, melhor são as respostas. Infelizmente vemos muito pais resistindo em aceitar que o filho(a) precisa de ajuda médica.
perfeito!
Gente!!! O que é isso?! Parei com 16 minutos de vídeo pra processar esse tanto de informações fenomenais. Obrigada pelo vídeo.
Terminei de ver. Excelente!
Ótimos profissionais ❤
Excelentes ensinamentos!! 👏🏼👏🏼👏🏼
Sou professora de AEE EEF João Vicente Alves Quixelo Ceará. É de suma importância assistir live de referência as deficiências ,passamos por muitas incompreensões no nosso profissionalismo,devido muitos sabem que temos que ensinar esses alunos mais muitas vezes fazer a incompreensão dos casos são inguinorados pela a comunidade escolar e social.
Muito obrigado por este video esclarecedor, vocês são feras 👏👏👏
Que vídeo hein!!! Maravilhoso!!! Dr. Paulo sempre sensacional
Eu creio que meu filho tem o TOD nivel leve , pois desafia somente os pais , em casa e em outros ambientes que estejamos . Na escola, eles elogiam o comportamento dele . Quando ele é contrariado , ele joga objetos e nao quer saber se vai quebrar , enfim.. um desgaste total para nos pais.
Procura a neurosaber, a Luciana é bem clara e explica quem tem transtorno tem em qualquer lugar com qualquer pessoa
Parece q vc ta falando meu filho😢
Mas o meu Não desafia a mim, a avó, prof. Qualquer um q se coloque como aitoridade p ele😢
Aqui em casa e a mesma coisa, na escola é um bom aluno mas comigo e com o pai e bem difícil
Aqui em casa é exatamente assim. Me sinto exausta. As pessoas só sabem me julgar
Meu filho tem 4 anos e desafia só a nós,os pais; com as outras pessoas ele é muito obediente e comportado.
👀
Se for TOD não tem amparo legal para tratar via convênio saúde, certo? Tem que ser "do bolso". Tem lei que ampare os não-TEA a conseguir as terapias necessárias? Excelente entrevista aliás, obrigado.
Video muito bom!!!!
Gratidão pela sua vida Dr. Thiago Lopes! Quero ter oportunidade de agradece-lo pessoalmente. Pois sei da sua competência e seriedade. Assisti todos os seus vídeos, e hoje colho frutos maravilhosos com a minha filha de 5 anos.
Olá! Poderiam me dizer que materiais do casal Brites e os manuais citados no vídeo? Por favor e obrigada.
Maravilhosa conversa que amplia as possibilidades da nossa intervenção! Obrigada aos dois ícones no assunto! 😊😊
obrigado por tanto carinho
Parceria fenomenal inenarrável a contribuição de MESTRES GENIAIS 🎉
Agradecemos
Thiago, seu canal é ótimo. Vc é sempre muito generoso em compartilhar conhecimento. Já assistia a alguns vídeos com o Dr Paulo. Ele tbm é um profissional excelente! A conversa com o Thiago foi ótima. Pena q foi muito rápida.
Excelente entrevista!
Que preciosas informações! Gratidão aos dois! 👏🏻👏🏻👏🏻
Conteúdo de extrema qualidade, muito bom! 👏🏻
Maravilhosa conversa
Q maravilha de conteúdo!
Que bom que gostou
Gratidão.
Faz pouco tempo que me inscrevi no canal, mas muito contente com o conteúdo.
Parabéns Dr Thiago 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Bom ter você por aqui (:
Parabéns pelo conteúdo. Ainda há pouca informação sobre esse assunto e cada vez mais recebemos estudantes com diagnóstico com TOD, mas pais e professores não sabem como agir.
Realmente, o TOD precisa ser mais abordado
Amei o conteúdo da conversa, esclarecedora!!!
Tenho um aluno na educação infantil que desafia a todos, cospe e bate nos serventes, desfaz das pessoas, inclusive dos pais, as brincadeiras é sempre batendo e falando palavras ofensivas, fazendo bullying com os outros, também quando repreendido começa a se fragelar, chama o professor ou um adulto e começa a se bater e pede para os outras crianças baterem nele. Os pais acham normal, já tem ata na escola falando do seu comportamento desde os 3anos, hoje com 5anos.
@@veraneves8110 É muito triste seu relato. Infelizmente os profissionais da educação não se encontram preparados para essa nova realidade. Acredito que os cursos de licenciatura deveriam ser reformulados e repensados pois a teoria é muito distante da verdadeira realidade...
@@patricialemes4210 Tenho pós em psicopedagogia, psicomotricidade e neuroeducacional, infelizmente alguns pais não aceitam ajuda, preferem dar desculpas para as atitudes dos filhos, embora alertados que os primeiros anos de vida são os mais importante, onde ensinamos valores, empatia, certo e errado, bem e mal, claro que o senso moral vai se estabelecer aos 10, 12 anos, porém são nos primeiros anos que plantamos as sementes.
Show esse Acompanhamento Tiago! Quantos anos esse pacientezinho.?
TODdynhos sabor nutella😄😆😆 Agora sério. Outra perspectiva "antitésica": transtorno desafiador sendo na verdade preservação da identidade e individuação pessoal baseada em simples possibilidades de escolhas. Sem isso, sem identidade, sem vida, reduzidos a autômatos, AUTOmaticos. E consequente abusos e vários problemas. Não é desafio é auto preservação, e todo ser vivo do maior ao menor tem, é instintivo. Isso está além da vontade pessoal, existem situações que independem da vontade do individuo, é tão somente reação, enquanto forma de vida, seres, mesmo minimamente, inteligentes. 🤖Não é inteligência, não é artificial, é simplesmente vida, instintos, perspectivas, gatilhos.🐈⬛
Excelente amei
Video excelente! Mas me deu agonia do dr. Thiago fazendo hum, uhum enquanto dr. Paulo fala. 😂
Que esclarecedor!!! Obrigada dotoures
Eu que agradeço
Maravilhoso Debate😊😊
Obrigado
Gostaria de saber quem deve fazer essas orientações às famílias e escolas?
Obrigado!
Nós que agradecemos!
Bom dia
Amei o vídeo, bem esclarecedor ❤
Fico feliz
Eu tenho TDAH e TOD nível 3 e eu estou tmb com o transtorno de conduta nível 2
Maravilhosos, bela palestra
obrigado (=
Marquei neuro pro meu filho pq to preocupada com o comportamento dele,anda muito nervoso, nao para quieto e ansioso quer as coisas nas carreiras,da umas crises chuta as portas,armarios e deu pra enfilerar coisas brinquedos, por mao no ouvido nao sei se ele tem algum transtorno...
Thiago...convida o Dr Paulo para o congresso Farol 2025
Qual o especialista que dá o diagnóstico do TOD?
Meu neto tem autismo 3 anos, passou por vários neuros, agora vai começar tratar com medicação..respirodona* espero otimo resultado .
Torcendo por ele!
@@DrThiagoLopes obrigada!
Meu caso...Meu filho tem crises horrorosas de birra comigo a irmã, começou a ter na escola, mas nunca teve com o pai...Marquei neuro pra investigar
Gente, alguém conhece algum caso de down? Pode acontecer da criança apresentar características diagnóstica para dos dois? Alguém poderia indicar algum artigo científico?
A partir de qual idade pode ser diagnosticado? Pode ser considerado em crianças de 2 anos e meio?
Ainda não , infelizmente o que vejo é diagnóstico Aparti dos 4 anos .
Porém tem que ser muito característica. Como ele falar tem que desafiar em todo lugar . Geralmente você tirar dúvidas quando colocar na escola 🏫🎒
Até hoje nunca vi uma criança com diagnóstico de TOD VERDADEIRO.
Quer passar a tarde com a minha criança ?
Eu por várias vezes imaginava que ele não tem ? Era coisa de médico o menino tá crescendo,estou eu fazendo várias curso de tod e não consigo deixa ele um ano todo na escola 🏫 ele desafiar todo mundo 😢
Amei
❤️
Foi muito bom as explicações contudo p mim não atendeu porq minha criança autista severo 10anos NÃO VERBAL. Vcs não abordaram nada p estas crianças. Assim que possível faz um programa que atenda TOD E CRIANÇAS NÃO VERBAL
Meu filho tem 19 anos,foi diagnosticado com autismo,aos 16 ficou muito agressivo,e eu comecei a pesquisar sobre o tod,e ele se encaixava em tudo,e tem crises de agressividade,ele tem tdha,e o psiquiatra disse que não separa tod do autismo,porque quem tem tdha,tem esse comportamento de não aceitar disciplina e agressividade,Eu não sei mais o que fazer,porque meu filho tem crises agressivo,e toma medicamentos,não vejo muita melhora,agora foi trocada a medicação,pois estava mais agressivo,gostaria de mais informacoes
O.meu marido e assim e um inferno o tod adulto vira narcisista ?
Basicamente
Muito bom conteúdo!👏
Obrigado 🙌
Então, eu tenho uma filha autista de 4 anos que tem tod, ela vive fazendo isso com nós de casa
Meu neto e desafiador em qualquer lugar
Sou bipolar com extrema irritabilidade,e por isso as vezes não consigo controlar minha agressividade vivo a base de remédios. Me pediram neuropsicologico deu autismo e tdha. Essa agressividade é de qual transtorno? Eu não posso ficar sem o lítio é o único q contem essa irritabilidade
O vídeo é muito bom, assunto é maravilhoso! Já esse hm, hm, hm, do entrevistar é chato!
Kkkkk nescal ou todi kkkk essa foi u ótima
Agora expliquem porque até vocês falam "TOD" sendo que é TDO.
Transtorno opositor desafiador TOD
Mas que engano! Não foi na Idade media que a Igreja falou q não poderia fazer sexo antes do casamento. Foi quando Deus deu as taboas da Lei a Moisés. Esse mandamento vigora até o fim fos tempos.
Palhaçada colocar professor nessa jogada...agora tee que ficar fazendo terapia pra esse monte de crianca que psi e nem.mae ta ai ..
Então doutor sejamos sinceros! Quais são os exames q realmente comprovam estes transtornos!? Estamos falando de exames, testes materiais e não observação de comportamento! Quais são os estudos q comprovam estes distúrbios ao longo dos anos!? Todos estes distúrbios surgiram a partir de 20 anos pra cá não é isso!? Sabemos q via de regra o TOD se torna Transtorno de Conduta e por questões legais a partir dos 18 anos psicopatia! Quais são casos reais de sucesso q vcs podem apresentar!? Existem casos onde realmente podemos constatar esta melhora!? Estudos e artigos q comprovem a longo de pelo menos 20 anos a adequação destes transtornos sem trazer danos à sociedade ???
Vídeo maravilhoso, de muito aprendizado o!