Uma vez uma parente que sempre me provocava e me depreciava, fez isso num velório. Então tomei a decisão de nunca mais permitir que aquela pessoa me falte com o respeito, ela já fez de tudo pra me atrair pra crescer em cima de mim. Mas aprendi que sem platéia o palhaço não dá show.
Nossa @Franfigueiredo1838 isso aconteceu comigo 😢 uma certa pessoa q se diz ser parente deu um show no velório da mha mãe até hj não consigo entender oq aconteceu Mas sei que conseguiu envenenar várias pessoas da família contra mim 😢 Mas amém entreguei mas mãos de Deus Lei da semeadura p ela .
@@meireadriana5297infelizmente existem essas criaturas que não respeita as pessoas nem em um momento tão delicado que é um velório. Vamos esperar a lei do retorno.
@@gislainebatista6684 Sei bem do que você está falando. Tenho um primo de 12 anos que não me respeita e nem respeita meu filho que é primo dele mais novo, os pais dele tbm não me respeita e nem respeita a minha mãe que é tia avó dele. Muito mal educado e pirracento, aprendeu com os pais porque os próprios encentiva a criança ser assim.
Se me permite o comentário, percebi ao longo da vida por todos os provocadores que tive no meu encalço, e foram e SÃO muitos, eles são invejosos. Muito invejosos. Tem algo na gente, que pode ser nossa alegria, pode ser beleza em alguns, pode ser segurança em outros, pode ser até a coragem de demonstrar nossa dor e fraqueza, que causa nessas pessoas muita inveja, por não possuírem isso, e se tomam de ódio por nós. Elas querem tomar de nós o que consideram que temos de melhor, seja o que for. Pela minha experiência, se for possível fugir da pessoa assim e nunca mais ver, é a melhor coisa! Mas se não tiver jeito, as vezes o silêncio total e uma cara de espanto, causa muito desconforto no provocador. Humor sem dúvida, é espetacular. Não consigo não levar pro lado pessoal, fico com horror da pessoa.
@ferdfv sou como você, também passei a vida lidando com gente assim, o que me dá ideia de que são muitos mesmo. A solução é não ter mais contato com a pessoa, mas nem sempre isso pode ser feito imediatamente, porque as vezes a pessoa é do trabalho ou da família etc. Mas de qualquer maneira tem que continuar batalhando pra sair de perto.
O pior é qndo algum parente q vc percebe q se ficar convivendo vai sair briga. Daí vc se afasta e conversa o mínimo possível. Só q seu afastamento desperta raiva nela. Resultado: começam as provocações, sinais e risinhos sarcásticos pelas suas costas. O pior de tudo é q outras pessoas começam a mudar tbm c vc, envolvidas por fofocas com seu nome, viralizadas por aquele parente q vc se afastou p não brigar...😮 É difícil, viu?
Se tiver de sentir raiva, respire fundo e sentir vontade de chora, nao chore em casa e pessa a Deus e chora orando na igreja e um bom lugar bem longe e pessa proteção para afastar o mau olhado inveja e possiveis de quem quer ser seu inimigo
Não julguemos as pessoas sem saber o que se passou com elas. O que a dra fala é que o provocador sofreu algum tipo de processo destrutivo, não é vítima apenas, é uma pessoa frágil que não sabe lidar com a dor que lhe foi imposta. Entretanto, vc ciente que a pessoa é um provocador não reagindo na mesma vibração, vai mostrar a ele que precisa procurar ajuda psicológica. Se vc tiver compaixão vai agir com amor e ajudar uma pessoa a se curar. Já vivi essa situação, sei como ajuda o Outro a se curar. ❤
Esse vídeo defende mais o provocador, que as vítimas deles. Eu me afasto desse tipo de pessoas provocadoras, excluo da minha vida, pois minha paz de espírito vale ouro !
Concordo,eu gosto de paz ,trabalho na atrás da limpeza,faço tudo pra trabalhar em paz,mas sempre tem alguém pra tirar a paz ,se depender de mim tudo fica na paz.e a paz vale ouro
Exatamente o que faço, ele que enlouqueça sozinho, eu não abaixo a cabeça, apenas digo a ele que não precisa me rebaixar para se sentir melhor consigo mesmo e saio de perto,comigo não!
"Mas você tem que entender..." Não. Certas pessoas eu não tenho que entender, não quero e nem preciso entender. Se o outro não enxerga a dor que me causa, é dele que deve partir qualquer entendimento. Eu me afasto e ponto.
Ou você ignora e ganha paz, ou confronta e corre riscos por cair na pilha dos provocadores. O que resulta em contendas, agressões físicas e até mesmo casos fatais.
Esse assunto é complicado, existem vários tipos de provocação e graus. Mas o que é fato é que provocadores são covardes. Você não verá um homem de 1,80 e forte reclamando disso. Então eles provocam quem sabem que não tem como se defender ou realmente não vão revidar. Mas ser um completo passivo é dar o lombo pra baterem e não vejo dignidade nisso. Existem algumas posturas. Primeiro, o provocador quer te abalar, não demonstre isso. Eles se levam a sério, tire sarro do que eles dizem. O maior medo deles e serem feitos de chacota e a assim que devem ser vistos, como uma. Geralmente se fazem de bonzinhos, então se vc puder desmascara Los pra alguém, o faça. Repita para os outros as coisas que ele fala. Você vai ver que as pessoas tbm não vão concordar com isso e por consequência tbm irão se afastar dele. Essa lesão social é o calcanhar de Aquiles de todo mundo. Se faça de sonso, diga "não sei pq fulano me disse isso" e repita o que eles dizem. É muito mais chance de ficarem do seu lado e aos poucos esses covardes vão tendo só prejuízo não só com vc, mas com todos.
Ganhar paz dando o lombo pra pancada? Tô fora! 😡 Há que se saber se defender, ser assertivo é o caminho. Dizia um político americano, Abraham Lincoln: Fale baixo, mas leve um porrete.(ele foi morto em 1865 por um obscuro ator separatista, qdo estava no seu 2° mandato como presidente). Como está história demonstra, contra o obscurantismo e a covardia, não há prevenção infalível. PS: talvez este seja o mais infeliz e equivocado texto desta psicóloga, uma nódoa no seu bom trabalho, um misto de divulgação e comercialização da psicologia.
Eu era sempre o alvo de uma parente mais velha com piadinhas que ofendiam, mas por conta do parentesco e da idade dela nunca respondi, até que um dia ela fez uma piadinha comigo e eu fiquei quieta, mas algumas pessoas riram junto com ela, então ela passou para outra vítima com piadinha e a pessoa fez uma piadinha humilhante também de volta, nooossaaaa, ela caiu em prantos, caiu sentada de tanto chorar, aí a pessoa perguntou pra ela: ué, você vive fazendo piada com todo mundo e não aguenta uma brincadeirinha?😂 Desde esse dia acho que o melhor a fazer é humilhar o provocador de volta pra eles sentirem na pele como é essa sensação. Nunca devolvi a humilhação para ninguém, mas se percebo um provocador, prefiro me afastar o mais longe possível.
Tens que enfrentar o inimigo, depois de lhe aquecer,lhe ignora,si estás perto dele põe fones no ouvido,se é no whatsap logo que ela escreve não lê apaga.ela vai ficar a falar sozinha
@@Silvia-jg3qr sim amiga, tens razão, mas o fim dessa pessoa está sendo tão triste que dá até pena, e eu me mantenho distante para não dar mais oportunidades.
A maneira mais eficaz de responder à um provocador é ficar em silêncio com o semblante sereno e uma postura firme altiva e se for o caso se retirar com elegância estratégica !Rs.V.Aires
Verdade ,um semblante sereno é a melhor coisa 🎉🎉E um sorriso sereno ,como se ela não estivesse falando de vc ,ou q vc nem entendeu oq foi lhe dito,p mesmo ver q vc tem muitas coisas a fazer ,,,viajar,ler ....Faz cara de paisagem, ❤❤E pense em algo lindo.
Essa postura funciona bem com alguém que fez uma provocação eventual, não um provocador. Um provocador vai no mínimo zombar dessa postura, tenha certeza !
Provocadores existem aos montes na faculdade e em locais de trabalho como você citou. Realmente eles tentam desestabilizar as vítimas, minando a sua autoconfiança ou, seja eles tentam acabar com a autoestima do alvo. Já passei por isso e já tive que enfrentar isso, e não fazer o jogo deles é a melhor estratégia. Em resumo o provocador tem o ego inflável.
Concordo em partes Existem sim provocadores em ambientes de trabalho. Porém é um ambiente que se faz mais amigos. Pelo menos se tenta naquele momento. Eu sofri mais com vizinhança do que em ambientes assim ( mais formal) Mas existe também provocação das amizades dos colegas..
@@camileandrade8433vc teve sorte nos em encontrar boas pessoas no ambiente de trabalho, pq caso contrário, vc ia ver o infern0 que é. "Amigos" de fora é só se afastar. Já no trabalho é difícil manter a distância pq há na cultura brasileira que tem q ser amiguinhos ou ficará mal vista pela panela (pré) existente. De um modo geral, lamentavelmente, é um problema cultural.
@@carlapassos1090Provocadores são psicopatas. Quem gosta de provocar o outro ou constranger tem doses de psicopatia. Ou seja, é um psicopata. Melhor remédio pra psicopata é o caixão.
Prefiro me afastar ! Hoje em dia há tantos doentes emocionais que pra vivermos em paz ,precisamos é fazer psicologia pra não ficarmos doentes e reféns!!😊❤
Eu acho realmente que alguém que perde tempo perturbando outra pessoa para se sentir bem, é narcisista também, tem que ser deixada de lado, nós nos conhecemos e sabemos o que nossas atitudes causam nos outros, se ela continua é pq quer, tem que ser isolada de pessoas normais.
Minha infância foi com muita agressividade, pai violento, mamãe eu e duas irmãs, éramos espancadas, tínhamos muito medo dele, eu a mais velha, orientava minhas irmãs, nós não vamos ser ruins, nós somos educadas, isso na roça em MG, os parentes viam , fingiam não ver, ninguém se metia, aí ele veio para RJ, que alívio, mas quando eu fiz 13 anos viemos para RJ , começou tudo de novo, prá completar ele morava com outra mulher! Marisa foi a pior coisa que aconteceu, era muita maldade, acho o agressor um covarde, mamãe morreu com câncer, me casei ia completar 18; anos, fui muito humilhada no casamento, mas com orientação de uma psicóloga e uma médica, tratamento gratuito, descobri que o homem que me casei se sentia inferior a mim, aí descobri que eu existia, com 38 anos, conheci meu atual marido, conheci a felicidade , hoje com 76 anos, continuo sendo feliz, sou educada, me amo,sou respeitada, tenho DPOC enfisema pulmonar, sou limitada, mas , sempre com muita fé em Deus ,sou feliz! Desejo que todas as pessoas sejam muito felizes sempre 🙏🙏🙏! Gratidão!
Tem provocadores que descontam as próprias frustrações em quem não tem culpa nenhuma... Eu era "invisível" para as coisas boas, nos momentos bons, mas nos momentos ruins eu era o saco de pancadas do provocador...
Eu tive um problema grave com isso. Tem gente mais sensível. Eu sou. O provocador é mestre em criar a atmosfera perfeita de destruir outra pessoa, caso vc vacile em comprar a narrativa e tentar lutar de forma a convencer que ele está errado é uma luta sem fim. Perceba o ambiente e tente não ser daquele lugar. Essa é a dica.
Sim, o melhor é nem tentar conviver mas, em muitos casos, isso não é possível, pelo menos a curto/médio prazo. Infelizmente, pessoas sensíveis têm dificuldade em traçar alguma estratégia para lidar com gente desse tipo, pq vai contra sua essência. Mas, se pensarmos que essa mesma sensibilidade pode nos ajudar a descobrir como agir nas situações, aí é pôr em prática e tentar se blindar
Muito bom seu comentário. Eles fazem de tudo para iniciar uma provocação. O bom é evitar. Ou sair do ambiente quando puder. As vezes o provocador é da família. E frequenta os ambientes familiares. E fica difícil sair .pois acabar dando problemas com outras pessoas. Temos que aprender e desenvolver domínio próprio. A Bíblia nosso manual de vida. A pessoa acaba ficando sem graça. E acaba percebendo que está fazendo show de graça. E vê que as pessoas não estão n aí para elas. Eu penso desse jeito. Mas quando for possível suja. Abraços
Meu marido é narcisista, e faz questão de tentar chamar a atencao pra cima de mim, na frente dos outros. Deixo ele exposto ficando quieta, faço terapia há anos. E ja fiz análise, aprendi cedo que o problema é dele, nao meu. Até agora com cancer, nao aprendeu. Continuo na minha. Eu aprendi a me amar nao preciso ser agressiva. 😊
Estou chegando a conclusão que meu marido tbm é narcisista,já tentei entender e tirar todas as conclusões, mas nunca cheguei na resposta certa...ultimamente estou conseguindo enquadrar ele no narcisismo mesmo,inclusive ele tbm é um grande provocador....entre outras coisas que só quem convive sabe
Muitas vezes nos afastamos de pessoas de convívio comum, parentes para se livrar de comportamentos toxicos, sem fazer alarde, sem dar explicações. Eu aprendi a ser assim, me afasto, não quero contato e se me trouxerem notícias já pergunto de volta se eu pedi pra saber da vida de alguém? Quem está de fora não entende, já falaram que não posso ser assim, que ninguém é perfeito e blá blá blá. Não quero, não me interesssa, eu não tenho paciência e muito menos educação pra aturar esse tipo de gente, acabo sendo extremamente grosseira, é um traço tóxico q tenho, então eu sei que pego pesado se for responder as provocações e não me arrependo. Por isso prefiro me afastar, não é fácil mas é o melhor pra mim. Estou certa? Não sei! Mas sigo assim
Sou assim também. Se eu for reagir eu pego pesadíssimo. Então prefiro me afastar. Pode ser quem for, parente, "amiga", ... eu me afasto. Os ignorantes entendem o contrário, eles acham a "brincadeira" normal e eu quem sou errada. Fala sério viu !!! É cada uma.
Infelizmente existe esse costume da sociedade de romantizar família só por se tratarem de indivíduos que somente compartilham parte do teu sangue. Obviamente que há familiares que apoiam-se entre si, mas na grande maioria doa casos, dá pra contar mas mãos (o mesmo vale para amizades). Até Michael Corleone encontrou traíras na própria família, porque na vida real seria diferente pra nós? A ficção imita a realidade apenas.
@@camileandrade8433isso mesmo o desprezo é a melhor resposta com pessoa implacável cruel e egoísta. Já aconteceu comigo fiquei em silêncio até porque não ia perder tempo e energia boa com energia ruim.
Exatooo. Fiquei uns 4 anos nessa de fazer a Egípcia, ignorando toda essa baboseira. E nada do covarde me respeitar. Quase fiquei doente. Quando comecei a comentar as coisas que eu ouvia com tom de deboche as coisas foram mudando. Esses caras provocam oq sabem que vão te abalar e como vc disse, na realidade são uns fracos que não aguentam nada. A intenção da pessoa era tentar me diminuir, quando mostrei que não adianta a e ainda por cima comecei a responder com piada, deboche e superioridade aí sim eu desmontei a criatura que teve seu feitiço voltado para si. Com gente ruim a gente deve ser implacável. Não tô dizendo pra ninguém sair por aí discutindo e tal. Mas tem várias posturas que podemos adotar. Esse negócio de ignorar só serve pra algo esporádico. Provocação diária de gente sem respeito tem que ter uma ação assertiva. À não ser que você não queira ser respeitado nunca.
Provocadores não sabem lidar com o desprezo. Outra coisa importante provocadores geralmente gostam de atuar na frente de outras pessoas, então evite ficar com essa pessoa no meio de outras. Isso já paralisar as ações do provocador. ❤❤
Provocadores querem que você se sinta como ele. Ele se sente inferior, menor, coitado ... Quando ele te ofende ou se fingir / sentir superior e te diminuir você vai demonstrar o oposto. Não caia no jogo deles. Eles se levam a sério então a maior derrota deles e ser chacota. E assim devem ser. Não reaja na hora nem enfrente diretamente. Mas quando tiver oportunidade comente algo que eles disseram com alguém demonstrando que não se importa ou até tirando sarro, de forma que eles ouçam. Dêem risada daquela provocação que eles juravam que ia de deixar pra baixo. Deixe eles sem armas. Eles fazem isso pq acham que te atinge então se treine a vê-los como aquilo que são, inferiores e os tratem dessa maneira. Sem desconsiderar a Marisa, mas se vc não for Psicológico, não é seu papel ser tão compreensivo assim. Essa gente se tiver poder te deixa doente, de cama. Eles não tem compaixão e você não é santo.
Perfeito! Qdo se está na situação e com o sentimento ferido, por causa das provocações insanas, cada um precisa analisar "seu provocador pontual" e adaptar reações, com base no comportamento usual da infeliz criatura. Até pq, a falta de reação nos deixa com a sensação de vencidos, por isso é fundamental estudar como reagir, com estratégia, pra desarmar os seres malignos
Bom dia . Muito edificante seu comentário. Na teoria .na prática é outra. Gosto do ensino dessa psicóloga. Mas nem todos somos psicólogos para termos que compreender alguns doidos que aparecem na frente da gente. Eu já passei por isso durante muitos anos. Com uma pessoa muito próxima. Eu tentei fazer com que ela entendesse que não gostava. E essa pessoa vai no psicólogo a muito tempo. O comportamento dela continua. Achei melhor coisa. Eu mudei . Eu dou espaço para ela. Converso o necessário do necessário. Porque a maioria dos provocadores são invejosos. Cheio de traumas. E querem descontar nos outros. E querem ajudar ok. Eu apoio. Não querem. Suja .porque senão vc adoece. Saúde mental é tudo. Boa sorte Abraços Mas
Eu às vezes ficava braba e devolvia, ou então ficava quieta pra ter paz. Agora acordei e digo pra pessoa: Não fale assim comigo, não te dou esse direito, não aceito!! E a pessoa em questão fica quieta! Vale a pena se impor com firmeza, sem gritar ou agredir!
Se a pessoa for provocadora realmente não vai parar, pode parar naquele momento mas vai voltar a provocar. Pq a intenção é provocar incômodo na outra pessoa e ela sabe que é ofensivo e a outra pessoa não gosta. Então isso não funciona sempre. Eu prefiro fazer de conta que não me atingiu as vezes até dou risada junto, aí perde a graça. Tanto que nunca pegou nenhum apelido em mim pq eu ria junto.
@@sveta2463 vc tem razão! Meu pai é assim. Já disse que as provocações dele me magoam e ele não tá nem aí. Não muda! Não me respeita! Vou tentar ignorar as ofensas através do silêncio e fingir demência. Não vejo outra alternativa! Ele está velhinho. Não dá pra eu ficar brigando. Brigamos feio nesse FDS, porém preciso aprender a não ser tão reativa.
Eu já percebi que se tratar o provocador melhor ele melhora. Mas é só por um tempo, depois fica insuportável de novo. Eu não sou tão zen, prefiro me afastar
O provocador geralmente é algúem invejoso arrogante e sobero aprendi a ignorar..p n mexer nas minhas emocões não permito mais me desestabilizar e tirar minha paz..tem gente que a essencia é ruim e nunca aceitaram tratamentos .eu adoeci por conviver com gente assim manchas roxas uma tristeza sem motivos e quando sabia que ia p o ambiente meu coração acelerava...decidi não adoecer por causa de ninguém me afasto e ignoro
@@am-ma2hise afasta, fuja ...vizinho melhor ainda ...dá desculpas ...oh vizinha vou sair ohhh vizinha vou estudar oh vizinha o celular tá tocando e saia ....
Minha irmã tem esse perfil e nos meus 64 anos usei no mínimo 40 tentando despertar o lado carente dela, sem nenhum sucesso, embora eu tenha usado muitas técnicas diferentes. Agora consegui pelo menos ela se calar, sendo calma, acertiva, usei humor e tbm grosseria. De tudo um pouco, dependendo do meu humor. Mas depois de tanto tempo e aos 67 anos, sei que ela não mudará mais...
CUIDE-SE, AME-SE, FAÇA COISAS BOAS PARA SI, ESSA INVEJA É UMA DOENÇA NA CABEÇA DELA, NÃO NA SUA, ELA SE ACOSTUMOU A SER ALGUÉM IMPORTANTE NA SUA VIDA, ALGUÉM QUE MERECIA CUIDADOS, TÁ NA HORA DE SABER QUE VC VEM EM PRIMEIRO LUGAR
Sempre fui vitíma de provocador😢 Graças aos estudos e autoconhecimento, hoje me sinto fortalecida. A última, foi um desprezo vindo de uma que acreditava que era amiga do peito etcc desprezou meus presentes diante dos primos, fiquei calada mas chateada e após umas semanas veio falar comigo como se nada fosse, è ainda estranhando a minha reação. Fui educada etcc mas sempre reatraída. Depois à enviei uma msg longa tirando pra fora tudo o sucedido e o que tinha guardado.... No final, como todo ingrato, soltou: Eu nao te pedi😅. À história é mais profunda, mas me serviu de lição. Já que viajei, deixei de levar coisas imortant3s p mim, carreguei tudo so p dar presentes ... e no final a pessoa achar pouco e despreza os chamandos de lixo com maior naturalidade.( depois, falou com alguem que tava era precisando de uma geladeira, sendo que nao sou a filha, nao devo nada à ela, e tenho minha mae, uma irmã com uma filha doente tetraplegica e na altura meu pai estava quase doente terminal e a pessoa so pela Nossa amizade queria exclusividade).
Tiro de minha vida…🤷🏻♀️as vezes com dores, mas um dia vai passar de vez. Tirei de vez,algumas pessoas de minha vida, por serem provocadores ativos e passivos.
Eu me afasto o máximo que posso, se eu poder abandonar essa pessoa é isso que faço, tenho um vizinho aqui assim,se um dia conseguir sair daqui quero apagar esse cara da minha história 👍
Minha dica lidar com provocadores é fone de ouvido , e cara de paisagem e tipo "nao é comigo" o problema é dela que está está quereendo se reafimar atraves das minhas brechas,: NÃO DOU BRECHAS..Qdo eu percebo ignoro as provocações, e permaneço educada, com os monossilabos , e o de praxe Bom dia, boa tarde, boa noite , obrigada, com licença, ate mais.." e tipo estou sempre precisando fazer algo que nao dar pra ficar de papo , sei la, preciso ir no toilette, lembrei que tenho 30 minutos e preciso ir na boticário comprar o presente da festa que vou logo mais, ou me retiro na primeira oportunidade sem explicar dando a entender, que preciso correr que o tempo ruge..ate aqui deu certo , kkkkkkkk 😅
Para as vítimas é muito difícil ter sentimento acolhedor com o provocador. Uma ou outra vez até da. Mas muitas vezes cansa. Ignorar é o máximo que consigo mas ajudar o provocador a se sentir melhor ou brincar com a situação não dá 😅
Meu pai era provocador. Ele provocava minha mãe até minha mãe não aguentar, reagir e virar discussão. E também tinha o hábito de provocar com brincadeiras até irritar a pessoa. O resultado é que as pessoas foram se afastando. Ele sempre estragava o prazer em um passeio pq aquilo que era para ser divertido virava briga e cara feia entre todo mundo.
Passo por isso,e estou fazendo assim,me afasto sempre que possível para mim está dando certo,pois são três pessoas dentro da minha casa, ainda bem que eles moram na parte debaixo,tipo sobrado eu fico na parte de cima,mais são terríveis.Hoje me sinto melhor encarando eles,parece que se sentem mal e vão embora aborrecidos.
Eu concordo contigo porque a minha irmã provocadora me irritava mas eu via a baixa auto estima e carencia de atenção, não me atingia, eu dizia o quanto era ruim ela ser assim, mas ela ria e dizia (narcisista) que era melhor ser má do que ser fraca como eu. Eu desprezava ela, mas não adiantava, ela nao melhorava, só me dava pena.
Eu estudei mais do que a comadre e minha irma, trabalhei de empregada domestica, mas tb em empresas, como empregada domestica aprendi a servir mesa a francesa, e tb boas maneiras. Gosto de ler, e estou satisfeita com o que consegui na vida, nao fiquei rica, mas tenho o meu ape, minhas duas filhas sao trabalhadeiras e nao teem vicios. Estou realizada.
Sabe Marisa, penso que a melhor forma de enfrentar o provocador, e' apontar uma pistola de verdade, junto com o papel de autorizaçao, e olhar nos olhos e falar repita.
Cuidado! Ser compreensivo demais, autoriza ao outro te dearespeitar ao maximo, até te esgotar. Se não te cabe, se ausente, se retire, neutralize e pronto. Se custa sua paz, custa muuto viu!
Minha cunhada sempre fez almoços para família por vontade própria, e um dia veio me cobrar na frente de todo mundo que eu deveria cozinhar para a familia. Eu com filha pequena, cansada, com sono, sem ajuda de nenhum parente para cuidar da menina, respondi: façam uma creche da familia que então eu posso cozinhar. Ela fez cara feia e não disse nada. Outra cunhada com filha pequena na mesma situação que eu disse: vamos para o restaurante.
Hoje mesmo , em um colégio na zona norte de São Paulo, um adolescente de 16anos matou a tiros a colega de 17 anos por motivo de provocações e ainda feriu outras duas . Isso é muito serio ! Provocação é falta de respeito.
Não sou a favor, prefiro me afastar dos provocadores. Porém não é tão fácil e tão simples. Por isso que entendo essas atitudes e confesso que as vezes passa pela minha cabeça comprar uma metralhadora p disparar em geral. Mas luto contra esses pensamentos. Porque no fim eu quem sairei como a errada, a monstra. Quando que na verdade monstros são o provocadores que tiram nossa ingenuidade, felicidade e tudo que há de bom na gente.
A sociedade ainda não entedeu que violência psicológica é devastadora e que, a provocação é uma violência e chega um momento onde a vítima vai se defender depois de tanto aguentar sem nada ter feito; aí o provocador, que normalmente é manipulador, se sai como o bonzinho.
@@tmilk1605 A sociedade brasileira é bem ignorante e chama tudo de mimimi. O brasileiro com essa cultura de ser "zueiro" pratica muita violência psicológica
A senhora foi muito positiva. Quando a sede de contato humano está beeemmm la no fundo, que nem dá pra ver, é mais provavel que ela nem exista. Algumas pessoas agem como se não tivessem humanidade, e o que está no fundo pouco importa. Pois interagimos é com o que se vê.
Eu sempre sofria provocações na escola e meus irmãos falavam que se ficar bravo é pior, e falavam pra fazer de conta que não tava nem aí ou dar risada junto que perde a graça. E realmente os alvos eram sempre os que ficavam bravos, comigo mexiam um pouco mas logo perdia a graça pq eu não demonstrava raiva, as vezes eu ria junto ou ignorava. Nunca tive apelidos pq não pegava. Sem falar que eu sofria provocações dentro de casa com meu irmão mais velho então já era acostumada a ignorar. E uma vez um colega de trabalho me falou que não tinha graça mexer comigo pq eu não ficava brava. Eu disfarço bem 😂😂
Verdade, às vezes, parecem aquelas personagens de novelinha infantil, tipo a menininha rica que provoca a menina pobre e tem uma maldade desproporcional pra idade. E demoram pra descobrir
Estou sendo perseguida ga um ano no trabalho ,por um homem, que se faz de vitima ,mas que me viu e odiou do nada! Eu não aceito NADA que venha desse ser, por mim que se lasque!
Pensa em um vídeo necessário hoje em dia é o que mais tem na minha humilde opinião os provocadores são também é folgados é preciso ter cuidado Parabéns pelo assunto viu Dra Marisa... sempre um aprendizado 🌹🌹
Verdade! Os abusadores na verdade eles são pessoas ignorantes e não sabem pedir desculpas pelo exagero da sua aspereza. Eles sabem gritar e desvalorizar e amedrontar a vítima. Mas, eu sei de uma coisa. Você precisa crescer e colocar medo nele e com isso. Chama a polícia. Se for uma mulher sendo vítima. Ligue para o 190. E peça ajuda. E faça B.O. Isso sim vai fazer eles afastarem de vc. Possa ser qualquer pessoa. Não deixa ela crescer perto de você. Se não será seu fim.
Lido com uma pessoa bem próxima que é assim. É muito doloroso. No meu caso, percebo que, pelo fato de eu ter depressão com certa recorrência, este tipo de ataque parece ainda mais frequente e acaba se extendendo para outras áreas da vida. Recentemente tive uma crise depressiva e de alta sensibilidade, chorando muito, mas, de certa forma, reconheci uma pessoa forte em mim mesma, que tem princípios e qualidades e que é capaz de sentir o mundo ao meu redor. Desenvolvi mais ainda a fé de que Deus tudo vê e que a providência divina é uma promessa (para quem acredita), que virá, invariavelmente, a nosso auxílio. Agora, é fortalecendo cada vez mais e, com tantas quedas, saber melhor o que fazer consigo mesmo para ficar de pé mais um dia.
Interessante essa visão, que de uma maneira consciente eu ainda não tinha percebido, que é uma projeção do agente provocador das próprias inseguranças sobre a “vítima”, desviando a atenção de si, reagindo de forma negativa, agredindo/provocando o(a) outro(a). Aprendi muito com tais provocadores; levou tempo, mas foi libertador, pois retomei as rédeas das minhas emoções (me permitir sentir a dor e me atentar sobre a razão do porquê alguns gatilhos eram acionados). Com o passar do tempo, meu comportamento foi sendo “refinado”; em uma certa medida, os provocadores inconscientemente alimentaram minha empatia. Por ter sofrido e me recuperado, adquiri a consciência do quanto tal comportamento é nocivo. Felizmente, estou aqui para atestar que transcendi comportamentos alheios que agora não me atingem mais; mas podem ser deletérios para pessoas mais fragilizadas. Portanto a importância que a Marisa muito bem colocou em não deixar que isso se perpetue, recorrendo mesmo às leis de proteção aos indivíduos (algo que também fiz por diversas ocasiões, passando por mim até às pessoas em situações de vulnerabilidade). Gratidão, Marisa, por abordar um tópico tão delicado e que frequentemente passa despercebido.
Isole a merda do provocador, minha mãe conseguiu ficar inimiga de todos os irmãos no ano passado, só uma irmã e a mãe dela que continuou do lado dela, este ano, quem se desentendeu de vez com ela fui eu, não quero mais nem contato com ela. Ela se diz vítima de todos, mas coloca todos contra os outros.
Tenho um irmã q criar td tipo de confusões desde quando éramos crianças e ate hoje ela não para de provovar com insultos desprezos ironias piadinhas deboches e pior ela levanta falsos e nega descaradamente o q diz e faz...
Linda blusa hj!!! E seu conteúdo, maravilhoso como sempre! ❤ Mas devo dizer q tem gt provocadora simplesmente pq gosta de espalhar discordia, nao quer ver ng feliz.
Eu tenho uma vantagem na família, minha mãe é a brava então ser filha dela já afasta as piadinhas, porém ficam distante até de mim , hoje em dia vejo que foi bom lkkkķ Geralmente confronto a pessoa quando está sozinha é vou pra resolver Aí a chance de se tornar amigo ou afastar de vez
Eu gostei muito de um conteúdo do Canal "Prévias do Partner", sobre Coisas gravíssimas, que ele sofreu em Portugal. Simplesmente achei um exemplo adequado, na prática.
Eu sou provocado e depreciado o tempo todo por ser tímido e sozinho, até pessoas idosas pessoas que estão no bico do corvo, murmuram provocações se achando superior a mim
Dra : A Dra , É muito abençoada por Deus ,eu me sinto ,muito instruído para eu sobreviver dia após dia !!! Parabéns ; E Deus lhe abençoe ,abundantemente !!!
Muito legal quando a gente ,alcança um pouco do seu alto conhecimento..a pessoa tem dificuldade de alcançar os objetivos de provocar ...seus vídeos são maravilhosos..
Tem adulto que age pior que a criança, acha que a criança aprende por si só , age grosseiro sempre , não firme, sempre com grosseria e ofensa à criança
Lidar com provocadores é o de menos, agora tem a moda de campanha de difamação, que vc fica sem saída e se passa por louca. Pessoas que era "amigas" agindo igual o inimigo. É difícil colher provas e saí arrumando confusão é pior ainda...
Provocadores são desnecessários, inconvenientes e eu os quero bem longe de mim. As vezes o fato de vc estar ali só existindo já é motivo para virem te tirar a paz, trato bem por educação e não retribuo as provocações. Me tira do sério eu me afasto e o bendito do provocador muitas das vezes continua escaneando aguardando um momento para provocar novamente (eis que dou razão para o personagem; para o Curinga do filme do Batman)
Essa gente têm inveja de quem é quieto e fica provocando pra ver até onde conseguimos manter o controle, o melhor é vazar pra bem longe dessa gente,orai e vigiai🙏
Que vídeo libertador!Eu aprendi a me conhecer a tal ponto, onde as pessoas que tentam me provocar eu deixo no vácuo e sigo plena ,penso comigo mesma não é sobre mim é sobre ele(a).Resultado: Com a minha postura em meio a situação eu percebo que o ser humano se desmontar,com a minha atitude faço entender que nas minhas emoções eu gerêncio.
Amo seus videos Dra Marisa, concordo, penso que tem provocadores que provocam para tirar vantangens de alguma forma, e depois passa por vitima, chega a ser doentil Eu nem choro mais Dra Marisa a senhora tem mesmo super poderes Acho que decobrir porque que as pessoas que convivi desde criança são provocadores, deve ser porque não tiveram ou não acataram referências, mas eu Sim Eles se defendiam com raiva, eu me defendia pedindo ajuda aos adultos, penso que é isto, Gratidão 😌😯😢💐💖
Geralmente eu confronto o provocador em público, logo após ele me dar a provocada. Eu digo: qual o seu problema comigo? Ou então: você é o tipo de pessoa implicante não é? tá ganhando quanto para me infernizar? aí o provocador fica sem jeito, geralmente se recolhe à sua insignificância. As pessoas fazem conosco aquilo que nós permitimos, se não colocamos limites, elas não tem motivo para ter noção. Já tive uma colega que reparava em tudo na minha aparência, parecia elogio mas era provocação, até o dia que eu perguntei bem alto: quer namorar comigo é? Pena, já sou casada. NUNCA mais ela comentou kkkk. Outra, já idosa, implicava comigo na hora do almoço pq eu não gosto de conversar enquanto eu como. Para esta eu disse: pare de me infernizar, eu lhe respeitava mas com essa sua mediocridade, o respeito acabou. Ela me pediu desculpas...Como eu não tenho problemas em ser vista como grossa ou antipática, eu rebato a ofensa/provocação na hora e sempre funciona.
Se a negligência e más referências na infância do provocador foi muito + fator genético, passa a ser transtorno de personalidade. Daí é um caminho sem volta. A vítima só se machuca mais tentando resolver o problema. Fora que é não aceitar a realidade. Acho que faz parte da maturidade aceitar que é irreversível e se tratar pra co seguir se defender e afastar emocionalmente, não perder a calma... E conseguir viver no mesmo espaço, caso não tenha opção de deixar o lugar. É muito sério isso. Se a pessoa ficar se desgastando tentando salvar enquanto "apanha" a pessoa pode até chegar a entrar em depressão. Por mais que esse seja o primeiro vídeo que eu discordo em partes, esse canal é essa comunidade me ajudam muito. Ah! Um outro alerta é se existe mais de um provocador te perseguindo, como em famílias disfuncionais. Por um outro lado, eu desconfio que psicólogos muitas vezes não pode falar abertamente da irreversibilidade de transtornos de personalidade, ainda mais na Internet, ainda mais por tratarem essas pessoas também. Me parece uma mãe que têm que mediar as coisas entre filhos. Obs.: Eu concordo que é melhor não bater de frente, pq muitas vezes o provocador quer que a vítima seja vista como desestabilizadas e virem pessoas sem credibilidade. Acredito na prática nas estratégias da Marisa + rever a distancia segura
O provocador provoca pq é um frustrado na vida, infeliz, que não se conhece e morre de inveja de quem é autêntico e feliz.
minha fla kkkk easim
Diise tudo
Não poderia definir melhor.
👏🏻👏🏻👏🏻
Isso aí!❤
Uma vez uma parente que sempre me provocava e me depreciava, fez isso num velório. Então tomei a decisão de nunca mais permitir que aquela pessoa me falte com o respeito, ela já fez de tudo pra me atrair pra crescer em cima de mim.
Mas aprendi que sem platéia o palhaço não dá show.
Exatamente
Nossa @Franfigueiredo1838 isso aconteceu comigo 😢 uma certa pessoa q se diz ser parente deu um show no velório da mha mãe até hj não consigo entender oq aconteceu
Mas sei que conseguiu envenenar várias pessoas da família contra mim 😢
Mas amém entreguei mas mãos de Deus
Lei da semeadura p ela .
@@meireadriana5297infelizmente existem essas criaturas que não respeita as pessoas nem em um momento tão delicado que é um velório. Vamos esperar a lei do retorno.
Sem plateia o palhaço não da. Show
Eu já imaginei o palhaço sozinho fazendo palhaçada consigo mesmo... Tipo um monólogo... 😂✌️🇺🇸🤡
Odeio gente desse tipo. Gente que não tem paz e não quer que ninguém tenha.
Duro quando o Adulto manda os filhos fazer provocação. Pq não dá pra processar criança.
@@gislainebatista6684Misericórdia 😮
@@gislainebatista6684minha mãe estimulava meu irmão a me provocar. Até apelido pra ele me chamar ela sugeria
@@gislainebatista6684 Sei bem do que você está falando. Tenho um primo de 12 anos que não me respeita e nem respeita meu filho que é primo dele mais novo, os pais dele tbm não me respeita e nem respeita a minha mãe que é tia avó dele. Muito mal educado e pirracento, aprendeu com os pais porque os próprios encentiva a criança ser assim.
Gente frustrada e infeliz.
Se me permite o comentário, percebi ao longo da vida por todos os provocadores que tive no meu encalço, e foram e SÃO muitos, eles são invejosos. Muito invejosos. Tem algo na gente, que pode ser nossa alegria, pode ser beleza em alguns, pode ser segurança em outros, pode ser até a coragem de demonstrar nossa dor e fraqueza, que causa nessas pessoas muita inveja, por não possuírem isso, e se tomam de ódio por nós. Elas querem tomar de nós o que consideram que temos de melhor, seja o que for. Pela minha experiência, se for possível fugir da pessoa assim e nunca mais ver, é a melhor coisa! Mas se não tiver jeito, as vezes o silêncio total e uma cara de espanto, causa muito desconforto no provocador. Humor sem dúvida, é espetacular. Não consigo não levar pro lado pessoal, fico com horror da pessoa.
Vc está certíssima!
Verdade!
@ferdfv sou como você, também passei a vida lidando com gente assim, o que me dá ideia de que são muitos mesmo. A solução é não ter mais contato com a pessoa, mas nem sempre isso pode ser feito imediatamente, porque as vezes a pessoa é do trabalho ou da família etc. Mas de qualquer maneira tem que continuar batalhando pra sair de perto.
No meu caso,são colegas de trabalho,oque faço?
O melhor é romper o contato. A paz mental é uma joia preciosa nossa.
❤❤amei a veia dos gato😅
@@Eusoufelizz 😆
O pior é qndo algum parente q vc percebe q se ficar convivendo vai sair briga. Daí vc se afasta e conversa o mínimo possível. Só q seu afastamento desperta raiva nela. Resultado: começam as provocações, sinais e risinhos sarcásticos pelas suas costas. O pior de tudo é q outras pessoas começam a mudar tbm c vc, envolvidas por fofocas com seu nome, viralizadas por aquele parente q vc se afastou p não brigar...😮 É difícil, viu?
Se tiver de sentir raiva, respire fundo e sentir vontade de chora, nao chore em casa e pessa a Deus e chora orando na igreja e um bom lugar bem longe e pessa proteção para afastar o mau olhado inveja e possiveis de quem quer ser seu inimigo
Verdade...temos que nos proteger.
Odeio quando pessoas ruins são taxadas como doentes!!! Doentes somos nós que penamos nas mãos desses seres!!!
Concordo. Doentes são os que estão se tratando pra tolerar os insuportáveis.
Endosso.Aqui ela fala que precisamos compreender o conflito interno do provocador.O algoz se torna vítima.
Não julguemos as pessoas sem saber o que se passou com elas. O que a dra fala é que o provocador sofreu algum tipo de processo destrutivo, não é vítima apenas, é uma pessoa frágil que não sabe lidar com a dor que lhe foi imposta.
Entretanto, vc ciente que a pessoa é um provocador não reagindo na mesma vibração, vai mostrar a ele que precisa procurar ajuda psicológica.
Se vc tiver compaixão vai agir com amor e ajudar uma pessoa a se curar.
Já vivi essa situação, sei como ajuda o Outro a se curar. ❤
Mais ela não falou de pessoas ruins não...e sim de pessoas provocadoras,talvez esse vídeo não seja o mais apropriado pra sua situação.
Concordo,tem gente ruim sim.
Tem pessoas que se alimenta da nossa tristeza, triste realidade 😢
Esse vídeo defende mais o provocador, que as vítimas deles. Eu me afasto desse tipo de pessoas provocadoras, excluo da minha vida, pois minha paz de espírito vale ouro !
Eita!!! Eu também percebi isso, ela diz que são ( frágeis 🤨😡 ) pessoa Frágil 😊não importuna ninguém não. 😌
Esse áudio é para quem está desarmado e não acha que tudo é contra si. É sim respeitar e saber que existem caminhos suaves para se relacionar.
@@Fasol735Também acho!👍🏾
Concordo,eu gosto de paz ,trabalho na atrás da limpeza,faço tudo pra trabalhar em paz,mas sempre tem alguém pra tirar a paz ,se depender de mim tudo fica na paz.e a paz vale ouro
Nem sempre dá pra excluir a pessoa da vida. As vezes tem que aprender a lidar e deixar de ser o alvo. Ela falou sobre isso.
Já dizia Leandro karnal "não bata tambor pra maluco ver "❤❤❤
😂😂😂😂😂
Lindo na teoria.. ate a pessoa passar por cima de vc e destruir sua vida..
Uma coisa que resolve pra provocador é você dá uma de doido, porque o melhor remédio pra doido é outro batendo na porta.
Concordo , mas as vezes pode dar ruim.
Há que saber dosar as "batidas". Sonso e debochado
kkkkkkk eu n consigo ficar doida com os provocadores. prefiro ficar em silencio acho q asim deicha elis com mais raiva kkkkkk
Exatamente o que faço, ele que enlouqueça sozinho, eu não abaixo a cabeça, apenas digo a ele que não precisa me rebaixar para se sentir melhor consigo mesmo e saio de perto,comigo não!
Fiz isso com um parente nunca mais veio na minha porta fazer barraco.
O provocador é uma pessoa frustrada! daí usa outra pessoa pra humilhar pra ele se sentir superior.
Amei esse comentário
Pura verdade
Verdade!
vdde..
👏🏻👏🏻👏🏻
"Mas você tem que entender..."
Não. Certas pessoas eu não tenho que entender, não quero e nem preciso entender. Se o outro não enxerga a dor que me causa, é dele que deve partir qualquer entendimento. Eu me afasto e ponto.
Melhor não dar palco a provocadores q estão tentando disputar espaço social com os supostos "oponentes".
Ou você ignora e ganha paz, ou confronta e corre riscos por cair na pilha dos provocadores. O que resulta em contendas, agressões físicas e até mesmo casos fatais.
E verdade mas é difícil ignorar agente acaba batendo de frente e resulta em tudo q vc falou
Vivo com um desse tipo.
Esse assunto é complicado, existem vários tipos de provocação e graus. Mas o que é fato é que provocadores são covardes. Você não verá um homem de 1,80 e forte reclamando disso. Então eles provocam quem sabem que não tem como se defender ou realmente não vão revidar. Mas ser um completo passivo é dar o lombo pra baterem e não vejo dignidade nisso. Existem algumas posturas. Primeiro, o provocador quer te abalar, não demonstre isso. Eles se levam a sério, tire sarro do que eles dizem. O maior medo deles e serem feitos de chacota e a assim que devem ser vistos, como uma. Geralmente se fazem de bonzinhos, então se vc puder desmascara Los pra alguém, o faça. Repita para os outros as coisas que ele fala. Você vai ver que as pessoas tbm não vão concordar com isso e por consequência tbm irão se afastar dele. Essa lesão social é o calcanhar de Aquiles de todo mundo. Se faça de sonso, diga "não sei pq fulano me disse isso" e repita o que eles dizem. É muito mais chance de ficarem do seu lado e aos poucos esses covardes vão tendo só prejuízo não só com vc, mas com todos.
quando for provocado , mande eles provocarem o mike tyson, cade que eles vao?
Ganhar paz dando o lombo pra pancada? Tô fora! 😡 Há que se saber se defender, ser assertivo é o caminho. Dizia um político americano, Abraham Lincoln: Fale baixo, mas leve um porrete.(ele foi morto em 1865 por um obscuro ator separatista, qdo estava no seu 2° mandato como presidente). Como está história demonstra, contra o obscurantismo e a covardia, não há prevenção infalível. PS: talvez este seja o mais infeliz e equivocado texto desta psicóloga, uma nódoa no seu bom trabalho, um misto de divulgação e comercialização da psicologia.
Eu era sempre o alvo de uma parente mais velha com piadinhas que ofendiam, mas por conta do parentesco e da idade dela nunca respondi, até que um dia ela fez uma piadinha comigo e eu fiquei quieta, mas algumas pessoas riram junto com ela, então ela passou para outra vítima com piadinha e a pessoa fez uma piadinha humilhante também de volta, nooossaaaa, ela caiu em prantos, caiu sentada de tanto chorar, aí a pessoa perguntou pra ela: ué, você vive fazendo piada com todo mundo e não aguenta uma brincadeirinha?😂
Desde esse dia acho que o melhor a fazer é humilhar o provocador de volta pra eles sentirem na pele como é essa sensação.
Nunca devolvi a humilhação para ninguém, mas se percebo um provocador, prefiro me afastar o mais longe possível.
Tens que enfrentar o inimigo, depois de lhe aquecer,lhe ignora,si estás perto dele põe fones no ouvido,se é no whatsap logo que ela escreve não lê apaga.ela vai ficar a falar sozinha
@@Silvia-jg3qr sim amiga, tens razão, mas o fim dessa pessoa está sendo tão triste que dá até pena, e eu me mantenho distante para não dar mais oportunidades.
@@lizperfummake3177 O que a vítima falou pra ela?
Pois eu devolvo a humilhação com juros e nem precisa ser comigo
Isso que se faz
A maneira mais eficaz de responder à um provocador é ficar em silêncio com o semblante sereno e uma postura firme altiva e se for o caso se retirar com elegância estratégica !Rs.V.Aires
Verdade ,um semblante sereno é a melhor coisa 🎉🎉E um sorriso sereno ,como se ela não estivesse falando de vc ,ou q vc nem entendeu oq foi lhe dito,p mesmo ver q vc tem muitas coisas a fazer ,,,viajar,ler ....Faz cara de paisagem, ❤❤E pense em algo lindo.
Essa postura funciona bem com alguém que fez uma provocação eventual, não um provocador. Um provocador vai no mínimo zombar dessa postura, tenha certeza !
À ,provocadores(as)A arrogância q. Leva algum idivíduo q. É superior aos outros ,tem na origem o medo de serem infariores!V.AiresRS.
Provocadores existem aos montes na faculdade e em locais de trabalho como você citou. Realmente eles tentam desestabilizar as vítimas, minando a sua autoconfiança ou, seja eles tentam acabar com a autoestima do alvo. Já passei por isso e já tive que enfrentar isso, e não fazer o jogo deles é a melhor estratégia. Em resumo o provocador tem o ego inflável.
Sim, amada, ixi como tem. Que bom que você soube agir da forma certa e enfrentou esses deliquentes.
Concordo em partes
Existem sim provocadores em ambientes de trabalho. Porém é um ambiente que se faz mais amigos. Pelo menos se tenta naquele momento. Eu sofri mais com vizinhança do que em ambientes assim ( mais formal) Mas existe também provocação das amizades dos colegas..
@@camileandrade8433vc teve sorte nos em encontrar boas pessoas no ambiente de trabalho, pq caso contrário, vc ia ver o infern0 que é. "Amigos" de fora é só se afastar. Já no trabalho é difícil manter a distância pq há na cultura brasileira que tem q ser amiguinhos ou ficará mal vista pela panela (pré) existente. De um modo geral, lamentavelmente, é um problema cultural.
@@PhoenixLatinaBrasileiraAng5602Graças a Deus meu trabalho é uma benção. Fiz grandes amigos no meu ambiente de trabalho. Sou muito feliz!🙏
Pamela, como vc conseguiu?
Provoca porque é mal carácter, mal carácter não muda nunca!Os próprios médicos falam isso.
Vc ta falando do psicopata
@@carlapassos1090Provocadores são psicopatas. Quem gosta de provocar o outro ou constranger tem doses de psicopatia. Ou seja, é um psicopata. Melhor remédio pra psicopata é o caixão.
Todo provocador (ar)é fraco inseguro e desprovido de auto -estima!
Prefiro me afastar ! Hoje em dia há tantos doentes emocionais que pra vivermos em paz ,precisamos é fazer psicologia pra não ficarmos doentes e reféns!!😊❤
Eu acho realmente que alguém que perde tempo perturbando outra pessoa para se sentir bem, é narcisista também, tem que ser deixada de lado, nós nos conhecemos e sabemos o que nossas atitudes causam nos outros, se ela continua é pq quer, tem que ser isolada de pessoas normais.
Minha infância foi com muita agressividade, pai violento, mamãe eu e duas irmãs, éramos espancadas, tínhamos muito medo dele, eu a mais velha, orientava minhas irmãs, nós não vamos ser ruins, nós somos educadas, isso na roça em MG, os parentes viam , fingiam não ver, ninguém se metia, aí ele veio para RJ, que alívio, mas quando eu fiz 13 anos viemos para RJ , começou tudo de novo, prá completar ele morava com outra mulher! Marisa foi a pior coisa que aconteceu, era muita maldade, acho o agressor um covarde, mamãe morreu com câncer, me casei ia completar 18; anos, fui muito humilhada no casamento, mas com orientação de uma psicóloga e uma médica, tratamento gratuito, descobri que o homem que me casei se sentia inferior a mim, aí descobri que eu existia, com 38 anos, conheci meu atual marido, conheci a felicidade , hoje com 76 anos, continuo sendo feliz, sou educada, me amo,sou respeitada, tenho DPOC enfisema pulmonar, sou limitada, mas , sempre com muita fé em Deus ,sou feliz! Desejo que todas as pessoas sejam muito felizes sempre 🙏🙏🙏! Gratidão!
Tem provocadores que descontam as próprias frustrações em quem não tem culpa nenhuma... Eu era "invisível" para as coisas boas, nos momentos bons, mas nos momentos ruins eu era o saco de pancadas do provocador...
Desculpe, Marisa, às vezes os provocadores são ovos podres sim. É necessário respeitar as pessoas!
concordo plenamente
Eu tbm acho, pessoas provocadoras tem que isolar. Pedra cinza ou contato zero.
Respeito é fundamental!!!!! Você até não gostar da pessoa mas tem que respeitar!!!!
N@rc!s!st@z
Concordo. Se pode se afastar.... Se afaste.
Eu tive um problema grave com isso. Tem gente mais sensível. Eu sou. O provocador é mestre em criar a atmosfera perfeita de destruir outra pessoa, caso vc vacile em comprar a narrativa e tentar lutar de forma a convencer que ele está errado é uma luta sem fim. Perceba o ambiente e tente não ser daquele lugar. Essa é a dica.
Sim, o melhor é nem tentar conviver mas, em muitos casos, isso não é possível, pelo menos a curto/médio prazo. Infelizmente, pessoas sensíveis têm dificuldade em traçar alguma estratégia para lidar com gente desse tipo, pq vai contra sua essência. Mas, se pensarmos que essa mesma sensibilidade pode nos ajudar a descobrir como agir nas situações, aí é pôr em prática e tentar se blindar
Muito bom seu comentário.
Eles fazem de tudo para iniciar uma provocação.
O bom é evitar.
Ou sair do ambiente quando puder.
As vezes o provocador é da família.
E frequenta os ambientes familiares.
E fica difícil sair .pois acabar dando problemas com outras pessoas.
Temos que aprender e desenvolver domínio próprio.
A Bíblia nosso manual de vida.
A pessoa acaba ficando sem graça.
E acaba percebendo que está fazendo show de graça.
E vê que as pessoas não estão n aí para elas.
Eu penso desse jeito.
Mas quando for possível suja.
Abraços
Provocador não é vítima, é uma pessoa ruim mesmo....então devenos colocá-lo no lugar e se impor
Meu marido é narcisista, e faz questão de tentar chamar a atencao pra cima de mim, na frente dos outros. Deixo ele exposto ficando quieta, faço terapia há anos. E ja fiz análise, aprendi cedo que o problema é dele, nao meu. Até agora com cancer, nao aprendeu. Continuo na minha. Eu aprendi a me amar nao preciso ser agressiva. 😊
E te faz bem se manter casada com alguém assim?
Estou chegando a conclusão que meu marido tbm é narcisista,já tentei entender e tirar todas as conclusões, mas nunca cheguei na resposta certa...ultimamente estou conseguindo enquadrar ele no narcisismo mesmo,inclusive ele tbm é um grande provocador....entre outras coisas que só quem convive sabe
Meu bem, larga esse idiota😢
VC faz terapia para aguentar ele?
O meu passou 14 anos, até que um dia criei coragem e chutei, foi uma cura para mim❤
Sabe o divórcio? Então...
Deus me livre de conviver com narcisista ainda mais marido . Por que vc não chuta esse embuste pra longe ?
Muitas vezes nos afastamos de pessoas de convívio comum, parentes para se livrar de comportamentos toxicos, sem fazer alarde, sem dar explicações. Eu aprendi a ser assim, me afasto, não quero contato e se me trouxerem notícias já pergunto de volta se eu pedi pra saber da vida de alguém?
Quem está de fora não entende, já falaram que não posso ser assim, que ninguém é perfeito e blá blá blá.
Não quero, não me interesssa, eu não tenho paciência e muito menos educação pra aturar esse tipo de gente, acabo sendo extremamente grosseira, é um traço tóxico q tenho, então eu sei que pego pesado se for responder as provocações e não me arrependo. Por isso prefiro me afastar, não é fácil mas é o melhor pra mim. Estou certa? Não sei! Mas sigo assim
Sou assim também. Se eu for reagir eu pego pesadíssimo.
Então prefiro me afastar.
Pode ser quem for, parente, "amiga", ... eu me afasto.
Os ignorantes entendem o contrário, eles acham a "brincadeira" normal e eu quem sou errada. Fala sério viu !!! É cada uma.
Está certa sim,queria eu ser assim👏👏👏
Infelizmente existe esse costume da sociedade de romantizar família só por se tratarem de indivíduos que somente compartilham parte do teu sangue.
Obviamente que há familiares que apoiam-se entre si, mas na grande maioria doa casos, dá pra contar mas mãos (o mesmo vale para amizades). Até Michael Corleone encontrou traíras na própria família, porque na vida real seria diferente pra nós? A ficção imita a realidade apenas.
O que achamos do outro fala muito mais sobre nós. É a resposta que devemos dar a eles .
Rompa com o que tira a sua paz.
O silêncio melhor coisa ficar longe
Eu acho que o melhor é cutucar de volta na base do deboche. 😂 Provocadores não aguentam nada!
Geralmente são pessoas que não querem nada com você, o ideal é se afastar e aceitar que aquilo não é pra ti. Dar o desprezo.
@@camileandrade8433Boa!
@@camileandrade8433isso mesmo o desprezo é a melhor resposta com pessoa implacável cruel e egoísta.
Já aconteceu comigo fiquei em silêncio até porque não ia perder tempo e energia boa com energia ruim.
Exatooo. Fiquei uns 4 anos nessa de fazer a Egípcia, ignorando toda essa baboseira. E nada do covarde me respeitar. Quase fiquei doente. Quando comecei a comentar as coisas que eu ouvia com tom de deboche as coisas foram mudando. Esses caras provocam oq sabem que vão te abalar e como vc disse, na realidade são uns fracos que não aguentam nada. A intenção da pessoa era tentar me diminuir, quando mostrei que não adianta a e ainda por cima comecei a responder com piada, deboche e superioridade aí sim eu desmontei a criatura que teve seu feitiço voltado para si. Com gente ruim a gente deve ser implacável. Não tô dizendo pra ninguém sair por aí discutindo e tal. Mas tem várias posturas que podemos adotar. Esse negócio de ignorar só serve pra algo esporádico. Provocação diária de gente sem respeito tem que ter uma ação assertiva. À não ser que você não queira ser respeitado nunca.
Provocadores não sabem lidar com o desprezo. Outra coisa importante provocadores geralmente gostam de atuar na frente de outras pessoas, então evite ficar com essa pessoa no meio de outras. Isso já paralisar as ações do provocador. ❤❤
Provocadores querem que você se sinta como ele. Ele se sente inferior, menor, coitado ... Quando ele te ofende ou se fingir / sentir superior e te diminuir você vai demonstrar o oposto. Não caia no jogo deles. Eles se levam a sério então a maior derrota deles e ser chacota. E assim devem ser. Não reaja na hora nem enfrente diretamente. Mas quando tiver oportunidade comente algo que eles disseram com alguém demonstrando que não se importa ou até tirando sarro, de forma que eles ouçam. Dêem risada daquela provocação que eles juravam que ia de deixar pra baixo. Deixe eles sem armas. Eles fazem isso pq acham que te atinge então se treine a vê-los como aquilo que são, inferiores e os tratem dessa maneira. Sem desconsiderar a Marisa, mas se vc não for Psicológico, não é seu papel ser tão compreensivo assim. Essa gente se tiver poder te deixa doente, de cama. Eles não tem compaixão e você não é santo.
Perfeito! Qdo se está na situação e com o sentimento ferido, por causa das provocações insanas, cada um precisa analisar "seu provocador pontual" e adaptar reações, com base no comportamento usual da infeliz criatura. Até pq, a falta de reação nos deixa com a sensação de vencidos, por isso é fundamental estudar como reagir, com estratégia, pra desarmar os seres malignos
Bom dia .
Muito edificante seu comentário.
Na teoria .na prática é outra.
Gosto do ensino dessa psicóloga.
Mas nem todos somos psicólogos para termos que compreender alguns doidos que aparecem na frente da gente.
Eu já passei por isso durante muitos anos.
Com uma pessoa muito próxima.
Eu tentei fazer com que ela entendesse que não gostava.
E essa pessoa vai no psicólogo a muito tempo.
O comportamento dela continua.
Achei melhor coisa.
Eu mudei .
Eu dou espaço para ela.
Converso o necessário do necessário.
Porque a maioria dos provocadores são invejosos.
Cheio de traumas.
E querem descontar nos outros.
E querem ajudar ok.
Eu apoio.
Não querem.
Suja .porque senão vc adoece.
Saúde mental é tudo.
Boa sorte
Abraços
Mas
@@ElizabethSoares-e4u Verdade, não é fácil. Exige coragem.
Nessas horas eu me lembro de um ditado famoso e que minha psicóloga usava bem: "os cães ladram e a caravana passa"
Eu às vezes ficava braba e devolvia, ou então ficava quieta pra ter paz. Agora acordei e digo pra pessoa: Não fale assim comigo, não te dou esse direito, não aceito!! E a pessoa em questão fica quieta! Vale a pena se impor com firmeza, sem gritar ou agredir!
Se a pessoa for provocadora realmente não vai parar, pode parar naquele momento mas vai voltar a provocar. Pq a intenção é provocar incômodo na outra pessoa e ela sabe que é ofensivo e a outra pessoa não gosta. Então isso não funciona sempre. Eu prefiro fazer de conta que não me atingiu as vezes até dou risada junto, aí perde a graça. Tanto que nunca pegou nenhum apelido em mim pq eu ria junto.
@@sveta2463 vc tem razão! Meu pai é assim. Já disse que as provocações dele me magoam e ele não tá nem aí. Não muda! Não me respeita! Vou tentar ignorar as ofensas através do silêncio e fingir demência. Não vejo outra alternativa! Ele está velhinho. Não dá pra eu ficar brigando. Brigamos feio nesse FDS, porém preciso aprender a não ser tão reativa.
Eu já percebi que se tratar o provocador melhor ele melhora. Mas é só por um tempo, depois fica insuportável de novo. Eu não sou tão zen, prefiro me afastar
O provocador geralmente é algúem invejoso arrogante e sobero aprendi a ignorar..p n mexer nas minhas emocões não permito mais me desestabilizar e tirar minha paz..tem gente que a essencia é ruim e nunca aceitaram tratamentos .eu adoeci por conviver com gente assim manchas roxas uma tristeza sem motivos e quando sabia que ia p o ambiente meu coração acelerava...decidi não adoecer por causa de ninguém me afasto e ignoro
Pior quando é vizinho Q faz isso 😢
@@am-ma2hise afasta, fuja ...vizinho melhor ainda ...dá desculpas ...oh vizinha vou sair ohhh vizinha vou estudar oh vizinha o celular tá tocando e saia ....
Minha irmã tem esse perfil e nos meus 64 anos usei no mínimo 40 tentando despertar o lado carente dela, sem nenhum sucesso, embora eu tenha usado muitas técnicas diferentes. Agora consegui pelo menos ela se calar, sendo calma, acertiva, usei humor e tbm grosseria. De tudo um pouco, dependendo do meu humor. Mas depois de tanto tempo e aos 67 anos, sei que ela não mudará mais...
Deixa ela falar 😠
Eu já parei de falar com a minha irmã, não tem condição, se eu volto a falar com ela nao paro de ser atacada
*assertiva
@@jrpage10 jura? Vou olhar no pai dos burros kkkk o significado pois pensei que viesse de ACERTO...
CUIDE-SE, AME-SE, FAÇA COISAS BOAS PARA SI, ESSA INVEJA É UMA DOENÇA NA CABEÇA DELA, NÃO NA SUA, ELA SE ACOSTUMOU A SER ALGUÉM IMPORTANTE NA SUA VIDA, ALGUÉM QUE MERECIA CUIDADOS, TÁ NA HORA DE SABER QUE VC VEM EM PRIMEIRO LUGAR
Sempre fui vitíma de provocador😢
Graças aos estudos e autoconhecimento, hoje me sinto fortalecida.
A última, foi um desprezo vindo de uma que acreditava que era amiga do peito etcc desprezou meus presentes diante dos primos, fiquei calada mas chateada e após umas semanas veio falar comigo como se nada fosse, è ainda estranhando a minha reação. Fui educada etcc mas sempre reatraída.
Depois à enviei uma msg longa tirando pra fora tudo o sucedido e o que tinha guardado....
No final, como todo ingrato, soltou: Eu nao te pedi😅.
À história é mais profunda, mas me serviu de lição. Já que viajei, deixei de levar coisas imortant3s p mim, carreguei tudo so p dar presentes ... e no final a pessoa achar pouco e despreza os chamandos de lixo com maior naturalidade.( depois, falou com alguem que tava era precisando de uma geladeira, sendo que nao sou a filha, nao devo nada à ela, e tenho minha mae, uma irmã com uma filha doente tetraplegica e na altura meu pai estava quase doente terminal e a pessoa so pela Nossa amizade queria exclusividade).
Não dou nem ousadia. Falo o mínimo possível. Ponto!
Tiro de minha vida…🤷🏻♀️as vezes com dores, mas um dia vai passar de vez. Tirei de vez,algumas pessoas de minha vida, por serem provocadores ativos e passivos.
Os passivos são os mais cruéis
@@damiannaborgescomo é a provocação passiva?
Eu me afasto o máximo que posso, se eu poder abandonar essa pessoa é isso que faço, tenho um vizinho aqui assim,se um dia conseguir sair daqui quero apagar esse cara da minha história 👍
Minha dica lidar com provocadores é fone de ouvido , e cara de paisagem e tipo "nao é comigo" o problema é dela que está está quereendo se reafimar atraves das minhas brechas,: NÃO DOU BRECHAS..Qdo eu percebo ignoro as provocações, e permaneço educada, com os monossilabos , e o de praxe Bom dia, boa tarde, boa noite , obrigada, com licença, ate mais.." e tipo estou sempre precisando fazer algo que nao dar pra ficar de papo , sei la, preciso ir no toilette, lembrei que tenho 30 minutos e preciso ir na boticário comprar o presente da festa que vou logo mais, ou me retiro na primeira oportunidade sem explicar dando a entender, que preciso correr que o tempo ruge..ate aqui deu certo , kkkkkkkk 😅
Para as vítimas é muito difícil ter sentimento acolhedor com o provocador. Uma ou outra vez até da. Mas muitas vezes cansa. Ignorar é o máximo que consigo mas ajudar o provocador a se sentir melhor ou brincar com a situação não dá 😅
Meu pai era provocador. Ele provocava minha mãe até minha mãe não aguentar, reagir e virar discussão. E também tinha o hábito de provocar com brincadeiras até irritar a pessoa. O resultado é que as pessoas foram se afastando. Ele sempre estragava o prazer em um passeio pq aquilo que era para ser divertido virava briga e cara feia entre todo mundo.
Passo por isso,e estou fazendo assim,me afasto sempre que possível para mim está dando certo,pois são três pessoas dentro da minha casa, ainda bem que eles moram na parte debaixo,tipo sobrado eu fico na parte de cima,mais são terríveis.Hoje me sinto melhor encarando eles,parece que se sentem mal e vão embora aborrecidos.
@@marialeite7280 não é fácil mesmo.
Descreveu meu pai narcisista,ele é assim.
@@nataliasouzadelima4852 pensei nisso, mas meu pai tinha muito empatia pelas pessoas, ajudava todo mundo, era muito emotivo. Será 🤔🤔🤔?
Eu concordo contigo porque a minha irmã provocadora me irritava mas eu via a baixa auto estima e carencia de atenção, não me atingia, eu dizia o quanto era ruim ela ser assim, mas ela ria e dizia (narcisista) que era melhor ser má do que ser fraca como eu. Eu desprezava ela, mas não adiantava, ela nao melhorava, só me dava pena.
Verdade. São máquina que brinca com sentimentos das pessoas do bem
Eu estudei mais do que a comadre e minha irma, trabalhei de empregada domestica, mas tb em empresas, como empregada domestica aprendi a servir mesa a francesa, e tb boas maneiras. Gosto de ler, e estou satisfeita com o que consegui na vida, nao fiquei rica, mas tenho o meu ape, minhas duas filhas sao trabalhadeiras e nao teem vicios. Estou realizada.
Sabe Marisa, penso que a melhor forma de enfrentar o provocador, e' apontar uma pistola de verdade, junto com o papel de autorizaçao, e olhar nos olhos e falar repita.
Fiquei até mais leve agora! Adorei o vídeo! O jeito é ignorar. Pq a pessoa é muito insegura.
Uma pessoas provocadora pode nos levar a atitudes impensadas...Essencial saber como defender-se dessa gente perversa.
Cuidado!
Ser compreensivo demais, autoriza ao outro te dearespeitar ao maximo, até te esgotar.
Se não te cabe, se ausente, se retire, neutralize e pronto. Se custa sua paz, custa muuto viu!
Minha cunhada sempre fez almoços para família por vontade própria, e um dia veio me cobrar na frente de todo mundo que eu deveria cozinhar para a familia. Eu com filha pequena, cansada, com sono, sem ajuda de nenhum parente para cuidar da menina, respondi: façam uma creche da familia que então eu posso cozinhar. Ela fez cara feia e não disse nada. Outra cunhada com filha pequena na mesma situação que eu disse: vamos para o restaurante.
Provocador não é vítima, eles fazem isso porque querem . Ele quer ter o controle as reações dos outros, isso da prazer . Lado bondoso kkk ai
NUNCA VI TANTOS PANOS QUENTES PRA PROVOCADOR NUM VÍDEO SÓ!
@@GUSTAVODESTRO747 pois é. Eles são santinhos 👹 a provocação é para alimentar o ego do" reizinho "
Concordo. A Essência destas criaturas é má. O joio "humano".✋️🚫..."destes,aparta-te".
Eu acho q independente da história de vida de cada um ou o que levou ele a se tornar assim , o provocador é sim uma pessoa má ruim !
Ignorar .😂 Melhor coisa.
Não tem sucesso.
Em alguns casos infelizmente o melhor é se afastar mesmo para proteger nosso emocional e não adoecer ou se curar.
Tomei essas atitudes recentemente no meu trabalho consegui afastar dois colegas de trabalho e hoje me sinto mais forte leve...❤❤❤
Hoje mesmo , em um colégio na zona norte de São Paulo, um adolescente de 16anos matou a tiros a colega de 17 anos por motivo de provocações e ainda feriu outras duas . Isso é muito serio ! Provocação é falta de respeito.
Achou afinal o que procurava 😢
Não sou a favor, prefiro me afastar dos provocadores.
Porém não é tão fácil e tão simples.
Por isso que entendo essas atitudes e confesso que as vezes passa pela minha cabeça comprar uma metralhadora p disparar em geral. Mas luto contra esses pensamentos. Porque no fim eu quem sairei como a errada, a monstra. Quando que na verdade monstros são o provocadores que tiram nossa ingenuidade, felicidade e tudo que há de bom na gente.
A sociedade ainda não entedeu que violência psicológica é devastadora e que, a provocação é uma violência e chega um momento onde a vítima vai se defender depois de tanto aguentar sem nada ter feito; aí o provocador, que normalmente é manipulador, se sai como o bonzinho.
@@tmilk1605 A sociedade brasileira é bem ignorante e chama tudo de mimimi. O brasileiro com essa cultura de ser "zueiro" pratica muita violência psicológica
A senhora foi muito positiva. Quando a sede de contato humano está beeemmm la no fundo, que nem dá pra ver, é mais provavel que ela nem exista. Algumas pessoas agem como se não tivessem humanidade, e o que está no fundo pouco importa. Pois interagimos é com o que se vê.
Pra mim essa pessoas precisam cuidar da vida delas e esquecer as outras pessoas, não temos culpa dos traumas de ninguém.
Melhor comentário, se ela tem traumas que vá se tratar e não encha o saco de ninguém
Eu sempre sofria provocações na escola e meus irmãos falavam que se ficar bravo é pior, e falavam pra fazer de conta que não tava nem aí ou dar risada junto que perde a graça. E realmente os alvos eram sempre os que ficavam bravos, comigo mexiam um pouco mas logo perdia a graça pq eu não demonstrava raiva, as vezes eu ria junto ou ignorava. Nunca tive apelidos pq não pegava. Sem falar que eu sofria provocações dentro de casa com meu irmão mais velho então já era acostumada a ignorar. E uma vez um colega de trabalho me falou que não tinha graça mexer comigo pq eu não ficava brava. Eu disfarço bem 😂😂
Alguns são por pura maldade mesmo
Verdade, às vezes, parecem aquelas personagens de novelinha infantil, tipo a menininha rica que provoca a menina pobre e tem uma maldade desproporcional pra idade. E demoram pra descobrir
Estou sendo perseguida ga um ano no trabalho ,por um homem, que se faz de vitima ,mas que me viu e odiou do nada! Eu não aceito NADA que venha desse ser, por mim que se lasque!
Eu particularmente eu ignoro , mas não é fácil 😂
Pensa em um vídeo necessário hoje em dia é o que mais tem na minha humilde opinião os provocadores são também é folgados é preciso ter cuidado
Parabéns pelo assunto viu Dra Marisa... sempre um aprendizado 🌹🌹
Verdade! Os abusadores na verdade eles são pessoas ignorantes e não sabem pedir desculpas pelo exagero da sua aspereza. Eles sabem gritar e desvalorizar e amedrontar a vítima. Mas, eu sei de uma coisa. Você precisa crescer e colocar medo nele e com isso. Chama a polícia. Se for uma mulher sendo vítima. Ligue para o 190. E peça ajuda. E faça B.O. Isso sim vai fazer eles afastarem de vc. Possa ser qualquer pessoa. Não deixa ela crescer perto de você. Se não será seu fim.
Lido com uma pessoa bem próxima que é assim. É muito doloroso.
No meu caso, percebo que, pelo fato de eu ter depressão com certa recorrência, este tipo de ataque parece ainda mais frequente e acaba se extendendo para outras áreas da vida. Recentemente tive uma crise depressiva e de alta sensibilidade, chorando muito, mas, de certa forma, reconheci uma pessoa forte em mim mesma, que tem princípios e qualidades e que é capaz de sentir o mundo ao meu redor.
Desenvolvi mais ainda a fé de que Deus tudo vê e que a providência divina é uma promessa (para quem acredita), que virá, invariavelmente, a nosso auxílio.
Agora, é fortalecendo cada vez mais e, com tantas quedas, saber melhor o que fazer consigo mesmo para ficar de pé mais um dia.
Já tratei bem gente que me tratava muito mal, mas não adiantou
Vamos ver o conceito de tratar bem!
Interessante essa visão, que de uma maneira consciente eu ainda não tinha percebido, que é uma projeção do agente provocador das próprias inseguranças sobre a “vítima”, desviando a atenção de si, reagindo de forma negativa, agredindo/provocando o(a) outro(a). Aprendi muito com tais provocadores; levou tempo, mas foi libertador, pois retomei as rédeas das minhas emoções (me permitir sentir a dor e me atentar sobre a razão do porquê alguns gatilhos eram acionados). Com o passar do tempo, meu comportamento foi sendo “refinado”; em uma certa medida, os provocadores inconscientemente alimentaram minha empatia. Por ter sofrido e me recuperado, adquiri a consciência do quanto tal comportamento é nocivo. Felizmente, estou aqui para atestar que transcendi comportamentos alheios que agora não me atingem mais; mas podem ser deletérios para pessoas mais fragilizadas. Portanto a importância que a Marisa muito bem colocou em não deixar que isso se perpetue, recorrendo mesmo às leis de proteção aos indivíduos (algo que também fiz por diversas ocasiões, passando por mim até às pessoas em situações de vulnerabilidade). Gratidão, Marisa, por abordar um tópico tão delicado e que frequentemente passa despercebido.
Fulano falou mal de você. É TANTA FOFOCA EM EMPRESA,VOCÊ FICA DESANIMADO E SEM ESTÍMULO
Só a força pra gerenciar os sentimentos só Jesus
Olha penso que muitas e muitas vezes o provocador é uma caixa de ovos podres. Existe gente ruim sim por um motivo ou outro, mais existe sim.
A raiva que promovem é grande
Nossa vc tá falando pra o que eu tô vivendo hj😮
Isole a merda do provocador, minha mãe conseguiu ficar inimiga de todos os irmãos no ano passado, só uma irmã e a mãe dela que continuou do lado dela, este ano, quem se desentendeu de vez com ela fui eu, não quero mais nem contato com ela.
Ela se diz vítima de todos, mas coloca todos contra os outros.
Tenho um irmã q criar td tipo de confusões desde quando éramos crianças e ate hoje ela não para de provovar com insultos desprezos ironias piadinhas deboches e pior ela levanta falsos e nega descaradamente o q diz e faz...
Pense quê profissional quê se garante na sua profissão ela está de parabéns
Linda blusa hj!!! E seu conteúdo, maravilhoso como sempre! ❤ Mas devo dizer q tem gt provocadora simplesmente pq gosta de espalhar discordia, nao quer ver ng feliz.
Adorei, estou aprendendo a lidar com provocadores, tem que fingir que não notou a provocação 😅
Eu vivo com um pessoa provocadora ele não tem nada de fragilidade ao contrário ele mau por natureza tem prazer em pisar e ferir nas pessoas
Quanto mais eu aprendo a me amar, me colocar no meu lugar, me sentir bem e em paz, menos eu ligo pra esse tipo de gente. Ignoro e sigo. 🙏🏽
Eu tenho uma vantagem na família, minha mãe é a brava então ser filha dela já afasta as piadinhas, porém ficam distante até de mim , hoje em dia vejo que foi bom lkkkķ
Geralmente confronto a pessoa quando está sozinha é vou pra resolver
Aí a chance de se tornar amigo ou afastar de vez
O silêncio desmonta qualquer pessoa. Tratar o provocador com silêncio e indiferença acaba com ele e te poupa do estresse. Excelente vídeo!
Eu gostei muito de um conteúdo do Canal "Prévias do Partner", sobre Coisas gravíssimas, que ele sofreu em Portugal. Simplesmente achei um exemplo adequado, na prática.
Eu sou provocado e depreciado o tempo todo por ser tímido e sozinho, até pessoas idosas pessoas que estão no bico do corvo, murmuram provocações se achando superior a mim
Dra : A Dra , É muito abençoada por Deus ,eu me sinto ,muito instruído para eu sobreviver dia após dia !!! Parabéns ; E Deus lhe abençoe ,abundantemente !!!
Muito legal quando a gente ,alcança um pouco do seu alto conhecimento..a pessoa tem dificuldade de alcançar os objetivos de provocar ...seus vídeos são maravilhosos..
*autoconhecimento
Tem adulto que age pior que a criança, acha que a criança aprende por si só , age grosseiro sempre , não firme, sempre com grosseria e ofensa à criança
Baixa autoestima, narcisismo, frustração, etc... E estes tbm tem apoiadores é incrível
Marisa você e incrível. Quanto conhecimento. Meu Deus. Quanta realidade. Quanta verdade tudo isso que vc falou.
Lidar com provocadores é o de menos, agora tem a moda de campanha de difamação, que vc fica sem saída e se passa por louca. Pessoas que era "amigas" agindo igual o inimigo. É difícil colher provas e saí arrumando confusão é pior ainda...
Difícil isso. Eu entendo você.
É sobre isso Concordo plenamente com esse comentário!
Provocadores são desnecessários, inconvenientes e eu os quero bem longe de mim. As vezes o fato de vc estar ali só existindo já é motivo para virem te tirar a paz, trato bem por educação e não retribuo as provocações. Me tira do sério eu me afasto e o bendito do provocador muitas das vezes continua escaneando aguardando um momento para provocar novamente (eis que dou razão para o personagem; para o Curinga do filme do Batman)
Perfeita explicação tou passando por algumas dessas situações e o provocador tá desesperado por quê não conseguiu o resultado que almejava
o comportamento e práticas de bullyng e provocação deviam ser perseguidos como o dos pedofilos e traficantes de drogas
Essa gente têm inveja de quem é quieto e fica provocando pra ver até onde conseguimos manter o controle, o melhor é vazar pra bem longe dessa gente,orai e vigiai🙏
Que vídeo libertador!Eu aprendi a me conhecer a tal ponto, onde as pessoas que tentam me provocar eu deixo no vácuo e sigo plena ,penso comigo mesma não é sobre mim é sobre ele(a).Resultado:
Com a minha postura em meio a situação eu percebo que o ser humano se desmontar,com a minha atitude faço entender que nas minhas emoções eu gerêncio.
Conforme o que caracteriza o provocador, que é a insegurança, como tem inseguros na realidade diária social.
Esses vídeos ,são muito esclarecedores,obrigada por seu trabalho, eu passei por isso com meu marido ,eu não entendia
Amo seus videos Dra Marisa, concordo, penso que tem provocadores que provocam para tirar vantangens de alguma forma, e depois passa por vitima, chega a ser doentil
Eu nem choro mais
Dra Marisa a senhora tem mesmo super poderes
Acho que decobrir porque que as pessoas que convivi desde criança são provocadores, deve ser porque não tiveram ou não
acataram referências, mas eu
Sim
Eles se defendiam com raiva, eu me defendia pedindo ajuda aos adultos, penso que é isto, Gratidão 😌😯😢💐💖
Geralmente eu confronto o provocador em público, logo após ele me dar a provocada. Eu digo: qual o seu problema comigo? Ou então: você é o tipo de pessoa implicante não é? tá ganhando quanto para me infernizar? aí o provocador fica sem jeito, geralmente se recolhe à sua insignificância. As pessoas fazem conosco aquilo que nós permitimos, se não colocamos limites, elas não tem motivo para ter noção. Já tive uma colega que reparava em tudo na minha aparência, parecia elogio mas era provocação, até o dia que eu perguntei bem alto: quer namorar comigo é? Pena, já sou casada. NUNCA mais ela comentou kkkk. Outra, já idosa, implicava comigo na hora do almoço pq eu não gosto de conversar enquanto eu como. Para esta eu disse: pare de me infernizar, eu lhe respeitava mas com essa sua mediocridade, o respeito acabou. Ela me pediu desculpas...Como eu não tenho problemas em ser vista como grossa ou antipática, eu rebato a ofensa/provocação na hora e sempre funciona.
Se a negligência e más referências na infância do provocador foi muito + fator genético, passa a ser transtorno de personalidade. Daí é um caminho sem volta. A vítima só se machuca mais tentando resolver o problema. Fora que é não aceitar a realidade. Acho que faz parte da maturidade aceitar que é irreversível e se tratar pra co seguir se defender e afastar emocionalmente, não perder a calma... E conseguir viver no mesmo espaço, caso não tenha opção de deixar o lugar.
É muito sério isso. Se a pessoa ficar se desgastando tentando salvar enquanto "apanha" a pessoa pode até chegar a entrar em depressão. Por mais que esse seja o primeiro vídeo que eu discordo em partes, esse canal é essa comunidade me ajudam muito.
Ah! Um outro alerta é se existe mais de um provocador te perseguindo, como em famílias disfuncionais.
Por um outro lado, eu desconfio que psicólogos muitas vezes não pode falar abertamente da irreversibilidade de transtornos de personalidade, ainda mais na Internet, ainda mais por tratarem essas pessoas também. Me parece uma mãe que têm que mediar as coisas entre filhos.
Obs.: Eu concordo que é melhor não bater de frente, pq muitas vezes o provocador quer que a vítima seja vista como desestabilizadas e virem pessoas sem credibilidade. Acredito na prática nas estratégias da Marisa + rever a distancia segura