Em 7:30 há algo errado, não é por motivo religioso que a transmutação humana é proibida, mas sim por motivos militares. O "Cientista pai do Ira", explica no final da obra que isso é para evitar que alguém crie seu próprio exército de humanos. O que foi o caso que o próprio governo fez, hahaha!
A razão pela qual o Al perde o corpo na transmutação da mãe deles, é justamente pelo fato de ser a troca de um corpo pelo outro, mas junto disso o Ed perde a perna, tal qual é a base dele, cujo o objetivo era trazer a "base" dele de volta, ou seja, a Mãe. E para trazer o Irmão de volta, ele tem que dar algo do mesmo "valor", ou seja, o seu "braço direito".
Exatamente, todo o custo exigido pela transmutação humana possuem um significado, algo que está ligado ao que o personagem mais tem de importante em sua vida. Isso fica mais evidente à medida que a história avança. (Vou me conter aqui para evitar spoilers caso alguém tenha interesse em conhecer essa bela obra) =]
A história de Shou Tucker também faz refletir sobre a pressão imposta aos pesquisadores pelo modelo de produtividade acadêmica em que estamos inseridos. Muita gente sacrifica a si (do ponto de vista de saúde mental) e a sua família (do ponto de vista de convivência/relacionamento) para conseguir publicar em revistas de elevado fator de impacto/qualis. Tudo isso para ter uma produção acadêmica no Lattes que, no fim das contas, vale por no máximo cinco anos.
Pior que parando para pensar agora, faz todo sentido inveja começar assim, por que ele tenta disfarçar toda a inveja dele com um falso orgulho, a autora pensou nisso desde o começo.
Só uma curiosidade: Em química é comum sim o uso da palavra "sacrifício". Usa-se o termo "metal de sacrifício" para qualquer metal utilizado para oxidar no lugar de outro que se encontra em algum uso que o fará ser oxidado muito rápido ou até para "tirar" a ferrugem de algum outro objeto. Por exemplo, se você tem uma chave de fenda que está muito enferrujada e que restaurá-la, você pode mergulhar ela em uma solução de água e sal, junto com uma outra peça de algum outro metal que servirá de "sacrifício". Depois você liga uma diferença de potencial entre uma e outra (com uma bateria ou uma fonte de corrente direta qualquer) e essa "ferrugem" vai se depositar no metal de sacrifício. (estou simplificando ao máximo, tá?) Só para citar que o termo também é usado na química.
@@israelbeckman1846 Não... Esse processo que eu citei se chama oxi-redução. No caso, um metal vai oxidar (o metal de sacrifício) enquanto outro irá reduzir. Na galvanização, você está aplicando uma camada de Zinco para proteger o metal de corrosão. Mas é sim um tanto parecido... Os dois usam eletricidade.
Os nomes de vários personagens dessa série são tirados de ocultistas famosos. Edward é nome de batismo do Crowley e Alphonse do Eliphas Levi. Tem mais um monte.
Me lembro quando vi a cena da Nina pela primeira vez, tinha me apegado a como ela interagia com os irmãos, e então, quando vi o cachorro cabeludo fiquei repetindo "não" na minha cabeça, e então quando o cachorro disse "Eduard" aí me quebrou de vez, não tinha mais como negar o que ocorreu, então eu percebi que a autora não tem dó nem piedade do seu publico. Normalmente é meio obvio saber que personagem vai morrer e qual vai sobreviver numa obra, o autor nos faz apegar até certo ponto e depois tira o personagem daquele mundo, com a empatia sentimos a perda mesmo sendo de um personagem, normalmente há um limite até que ponto geram essa empatia, quando é muito menos ou muito mais vem uma certa certeza que o personagem não morrerá, porém essa autora passa o limite, faz o personagem parecer ou dispensável demais que não teria por que morrer ou indispensável demais, de um jeito que não deu para eu e boa parte dos fãs se prepararem para o caso da Nina. Sempre que penso em Fullmetal Alchemist lembro de uma nota da autora onde ela diz que pretendia escrever a obra como um filme B, algo de baixo orçamento com roteiro tosco que as pessoas se perguntassem "pera aí isso não faz sentido,, isso aqui é mesmo sobre alquimia?", e para mim o resultado foi uma das melhores obras de seu tipo.
Muito bom vídeo! Só um detalhe e peço desculpas desde já pela chatice, mas acho bom salientar: em 3:07 não é a Arakawa Hiromu mas sim a dubladora japonesa do Edward, Romi Park. Às vezes ela aparece em eventos para representar a mangaká, mas a autora mesmo nunca mostrou o rosto publicamente (ela se apresenta como uma vaquinha nos mangás dela).
Conheci FMA quando tinha 13 anos, e disse pra mim que tatuaria o símbolo dos Homunculos assim que pudesse. Anos depois fiz e até hoje não me arrependo. O que aprendi com essa obra me norteou na fase que mais precisei, sou eternamente grato.
A ideia do Inveja ser um transformo foi muito interessante, especialmente por conta da verdadeira forma dele ser a que ele não gosta: ele quer ser o outro.
@@manfriniaguiar6766 tem dois protagonistas brancos dos olhos azul vai pensando que só militante de direta cancela esse anime sem fala na crítica a ciência.
@@herrisouza isso não tem nada a ver. Representatividade é importante, mas, em algumas obras, o mais importante é como essas questões políticas são acordadas. Os irmãos Elric são pessoas que não acreditam em superioridade de raças, tanto que um se casa com uma asiática e eles sempre se mostraram contrários ao genocídio de Ishval. Não é pq o protagonista é branco que a obra não levanta a bandeira da diversidade.( Eles não têm olhos azuis)
O inveja é o meu homúnculo favorito justamente por ser algo não tão óbvio logo no início. Pra vários dos outros tu bate o olho e já sabe, eles são bem caricatos (especialmente a Luxúria e o Gula). Quando são reveladas as verdadeiras formas não humanas dele, que se distanciam muito de seu objeto de inveja, tudo faz ainda mais sentido. Parece a princípio que ele 'não sente tanta inveja assim' porque ele faz de tudo para espelhar o ser humano, reflexo da própria característica do pai, que era uma figura contraditória em si: se orgulhava de sua superioridade ao mesmo tempo que era extremamente solitário (e por isso também, cria os homúnculos). Quando eu penso até mesmo no poder do Inveja, é como um castigo, uma eterna lembrança de que ele pode imitar corpos humanos, mas não a alma. O inveja tem provavelmente o final menos honroso, extremamente condizente com o seu pecado.
@@leticiamelo4152 Inveja é o caso do único homúnculo que ficou bom em ambas as duas adaptações, tanto esse do Brotherhood quanto aquele do clássico que era ainda mais insano por conta do ódio que tinha do Hoenheinn e dos humanos
Quem diria, o nosso Zelda gostou dessa bagaça, e ainda trouxe de pitaco um assunto que é esquecido do balaio de Fullmetal; a doutrina em suas diferentes faces. Maravilhoso panorama, e uma ótima apresentação para quem não conhece ou tem ranço (de tanta gente ficar enchendo o saco dizendo que é um dos "melhores mangás já feitos" e coisa do tipo). Fui apresentado a essa obra desde pequenino e de tempos em tempos revisto só pra ver uma nova interpretação ou referência.
Eu não li o mangá, mas quando assisti a primeira vez o anime, eu chorei muito com esse arco da Nina, só de ver esse vídeo já traz lágrimas. E eu acho que depois que me tornei pai, bate ainda mais forte. E outra percepção que eu tive, que na primeira versão do anime, o arco de desenvolvimento da família Tucker foi mais longo que no segundo anime.
Sim, o Fullmetal clássico eu considero melhor do que o brotherhood até mais ou menos a metade porque a progressão é mais bem evoluída, no fmab eles partiram do pressuposto de que todo mundo viu o primeiro então apressaram muito o que já tinha sido posto com fidelidade no primeiro. Por isso costumo recomendar a quem tem paciência e tempo para isso, que assista o clássico inteiro e depois o brotherhood inteiro, se não for possível, tem lugar na internet que diz onde acaba a fidelidade do clássico e a partir de onde continuar no brotherhood.
Sou apaixonado pelas histórias d FM. Foi uma das únicas coisas capazes d me aproximar do meu irmão mais novo. Realmente espero q este vídeo tenha o engajamento necessário para cobrir os outros arcos. Acho as críticas e comentários do canal muito pertinentes, mas acho ainda mais satisfatório assistir sobre algo q me comove muito até os dias d hj
"Fullmetal Alchemist", um dos meus cinco animes prediletos, saga riquíssima em informações sobre ética, filosofia, religião e, claro, ciência. A cena mais aterradora de todos os animes (o horror que acontece com Nina e Alex) também pode ser visto como uma referência à ciência nazista, em que se faziam experiências utilizando humanos como cobaias. E há inúmeras outras referências, como a questão de Ishval, que faz paralelo com diversas guerras étnicas ao redor do planeta, muitas delas que tem a religião como pano de fundo e como desculpa pra maiores atrocidades já cometidas. Enfim, uma senhora produção que só não é mais sombria pelo formato shounen que foi usado. E sim, "Os alquimistas estão chegando os alquimistas", de Jorge Ben, seria o tema mais adequado pra abertura de "Fullmetal Alchemist", assim como "Hermes Trismegisto e sua celeste Tábua de Esmeralda", tratado alquímico de Fulcanelli musicado por Jorge, poderia ser o tema de fechamento. Pena que os japoneses não conhecem a obra do Babulina... Abraço fraterno brother! Salaam aleikum!!!
Bom ler que alguém vai além da obra de ficção. Os russos e americanos pegaram partes dos esforços nazistas nestes assuntos ao final da segunda guerra mundial e fizeram suas próprias pesquisas nem tão éticas assim, apesar que sempre justificadas pelo "bem maior" ou "segurança nacional".
POR FAVOR!!! FAÇA MAIS!!! Inclusive, você vai entender bem maisno inveja com o passar do mangá. Os omunculos de fato não são tão desesenvolvidos no começo.
o inveja fica mais claro o papel dele entre os 7 pecados mais pro final de brotherhood, se não erro muito os detalhes é Inveja porque ele toma a forma de outras pessoas, e se ressente por ele mesmo não ter sua forma original como ele gostaria que fosse
Você gostou desse anime porque simplesmente É O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS! Sério, já foi até considerado por uma revista... Eu já assisti 11x e quero assistir mais! Ele é completo, é complexo, é redondo, é humano, é emocionante, é motivador, é inspirador. Ou seja, é perfeito (ou quase) Você criticou de não ter dimensão do preço que eles têm que pagar quando perdem (parte de) seus corpos, mas na próxima temporada já explica essa sua indagação... Por isso ele é redondinho... Também dá pra aprofundar bastante sobre o "Portal da Verdade" que eles abrem e sobre a sua imagem que se encontram a frente passando por ele. Sou um líder religioso e arremete muito sobre "Deus e a Vida".
Fullmetal foi meu primeiro contato com animes fora do circuito "mainstream". Eu tinha uns 13 anos e fiquei completamente impressionado. Hoje vom 28 anos já voltei alfumas vezes pra revisitar e sempre pego um detalhe novo. Se tornou o meu mangá preferido. Espero que você traga a review dos próximos arcos.
Ansioso pelos próximos vídeos! É interessante como a alquimia e Amestris tem essa perspectiva religiosa sobre as coisas, e em contraponto, temos um protagonista ateu, que já teve um encontro com o sobrenatural (a figura da porta).
O começo de FMA é execelente, inúmeras questões nos são apresentadas, de forma tão tocante. E claro, a continuidade não deixa a desejar, dando o desfecho adequado para cada tema. Me desperta algo só de lembrar. É, acho que preciso rever o meu anime preferido. Abraço, Linckera!
Aliás, esse vídeo me esclareceu ainda mais sobre como começar a minha história. A autora conseguiu equilibrar tão bem tantas questões referentes à ciência que eu quero fazer igual! Entendi que preciso primeiro de uma questão essencial (no caso de FMA, de maneira geral, a ética na ciência) e a partir disso ramificar várias discussões que acabam provando o porquê que esse debate é tão complexo e tão necessário de ser pensado. Ótimo vídeo, Linck!
Fullmetal é um anime/mangá muito especial para mim. Foi um dos primeiros que acompanhei com afinco e trouxe reflexões muito importantes sobre vários temas. Tem um lugar muito especial no meu coração.
Química, Alquimia, Thomas Khun e Fullmetal Alchemist tudo no mesmo vídeo. Essa mistura é de encantar um professor de Química que mexe com história da ciência e adora esse anime. Valeu demais, Linck, o vídeo ficou muito foda!
Só uma leve correção em 8:10 . Na química/física há sim o uso do termo "sacrifício". No processo para tirar ferrugem de um material por eletrólise, é usado um outro ferro, chamado de material de sacrifício, que é pra onde a ferrugem vai se deslocar. A ferrugem sai de um ferro e vai para o material de sacrifício. Bem na pegada de alquimia mesmo kkk
14:49 essa aqui é o divisor de águas e é logo no início de tudo pra já dar o tom traumático do resto da série. eu assisti primeiro ao anime e lembro de ter ficado umas boas semanas bem traumatizado até conseguir voltar (na verdade, sou traumatizado até hoje)
Linck analisando mangas é sempre um deleite. Espero que algum dia rolem tbm análises de Hunter X Hunter, Yu Yu Hakusho, Blade of the Immortal e clássicos do Clamp como X/1999, Tokyo Babylon e Clover
O título na thumb do vídeo "Mangá de milico místico" é excelente. No próprio universo de Fullmetal os alquimistas federais são chamados de "cães do exército," tanto pela população, quanto por outros alquimistas. Já que os alquimistas federais se rebaixam a servir ao estado, recebem uma posição no exército amestrino, e são usados como arma humana(tanto os pesquisadores, como tbm os alquimistas que vão às linhas de frente.) Que vídeo excelente, Alê, fale mais do nosso Alquimista Todo de Aço.
Eu adoro FullMetal, mas a primeira vez que assisti, eu era muito nova, e muita coisa passou batido. Fui assistir recentemente e várias passagens foram um soco no estômago que eu não lembrava de maneira alguma. A história da Quimera é de arrancar o coração, eu me acabei de chorar!
Eu adoro ver como o inveja foi retratado como alguém "esquecível" nesse início, pra mais na frente é mostrado que ele é muito invejoso, mas é imperceptível, pois a sua inveja não faz sentido para nós humanos, daí um ser que como vai ser mostrado imbuído de tanta inveja, é o que ele é mostrado mais pra frente, então esse personagem é muito interessante e adoro essa coisa "genérica" dele pois genérico ele não tem nada
Me animei no início por assitir um vídeo do Linck sobre fullmetal e ainda mais no fim, por saber que vai ter 20th century boys no canal! Esse episódio do shou tucke com a filha e o cachorro foi um dos maiores traumas que tive vendo um anime... mas isso comprova como full metal é tão competente em mexer com nossas emoções.
Vim aqui dar aquela reforçada no desejo de muitos por mais vídeos comentando esse mangá f0da, a partir dos volumes que ainda não foram contemplados pela sua crítica, Link. Torcendo!😊
Eu gosto muito de full metal... Não li muitos mangas dos começo ao fim, acho que uns 15 só, mas esse é um desses e gostei muito. Como o Linck disse a leitura é muito gostosa: muito bem humorada e com desenvolvimento muito fluido. Particularmente, eu gostei muito quando eu li pq eu tava enjoado da repetição da mesma história em shonens: poder da amizade, esforço máximo e superação. Óbvio que o manga ainda valoriza isso, mas consegue fazer com personalidade própria. Além disso, eu acho que traz outras reflexões e valores, que dão mais camadas de mensagens do que " se você se esforçar muito e valorizar o coletivo, vai ter sucesso". Por exemplo, o Ed, não quer ser o maior alquimista do mundo,na vdd ele já começa meio se achando que é hehe. E já é extremamente respeitado, por ter virado major tão cedo. A missão dele é em razão da culpa, pelo que aconteceu com o irmão dele, ele como irmão mais velho, sente responsabilidade. Então é uma missão de solucionar um problema externo ( trazer o corpo do irmão de volta) mas tbm encontrar uma paz interna ( ter que lhe dar com tudo que aconteceu ). Ao longo do manga, acho que tem muitos personagens que estão tentando superar questões internas, inclusive pela mensagem pacifista do manga, em relação a traumas de guerra, tanto pelas vítimas quanto pelos "heróis de guerra". Eu acho que ele consegue manter a energia e leveza do que torna os shonens tão legais, mas fazer isso com tempero próprio e avançar pra além de uma repetição simples de formulas ( apesar de não ser uma negação de formulas, mas tenta ir mais além, na parte de dilemas de personagens. )
Os Ishval também são uma alegoria para os Ainu (povo indígena de Hokkaido, norte do Japão, terra natal de Arakawa) onde, nesse caso, Amestris também representa o governo militar japonês
Calma Alê, o Inveja se tornará (na minha opinião) o mais complexo e interessante dos pecados (ao lado do 2ndo Ganância e do Ira, sem spoilers claro). Então continue lendo que só melhora.
Fullmetal realmente é muito bom. Acredito que é o melhor Shounen que já assisti, talvez justamente por usar os elementos Shounen só como meios de entrar em outros tópicos mais complexos.
Legal de ver você fazendo a análise dos arcos é ver você especulando sobre coisas que vão ser explicadas mais na frente e ver que vc não está longe da resposta certa. Tem mais um monte de plot twist que vale a pena mais vídeos com toda certeza
Tenho pena que não tenha gostado de Envy. Acho que é dos meus personagens favoritos de FMA, percebo que no início possa parecer apenas uma personagem sacana um tanto genérica - mas é um personagem que cresce ao longo da história. Espero que continue a série, e que goste desta série. Deixando apenas uma sugestão - gostaria muito que conseguisse explorar Persépolix de Marjane Satrapi.
mas calma, aparentemente ele só chegou no cap 16 e nesse ponto o inveja ainda não apareceu tanto, acho que o inveja só passa a mostrar mais de seu personagem quando eles entram no portão do gula
@@sebemmelembro2172 estou calmo ahah, eu próprio disse que é compreensível não haver grande atracção inicial por esse homunculo. Eu acho que o personagem começa a destacar-se um pouco antes disso num certo evento traumático
Mais um maravilhoso vídeo, que venha a parte 2 e 3 e quantas forem Necessárias... Eu acho q é o braço q é sacrificado porque ele está ligado a criação/produção o braço e essencial para execução da alquimia por isso ele e muito caro para o alquimista, mas provavelmente foi uma escolha estética, afinal por que o corpo do irmão e a perna dele para trazer a mãe!
"Eu sou aquilo que você chama de Mundo, ou talvez Universo, ou talvez Deus, ou talvez Verdade, ou talvez Tudo, ou talvez Um, e por fim eu sou Você... Bem-vindo tolo ignorante que não conhece seu proprio lugar" - A Verdade
Salve Linck, video foda! Fullmetal é considerado por muitos um dos melhores animes/mangás já criados. Se eu pudesse te dar uma recomendação, seria Made in Abyss, que fala muito de lavagem cerebral infantil e traumas bem pesados da infância que podem ser carregados para o futuro. Uma das minhas obras favoritas de todos os tempos Grande abraço mano, amo seus videos de paixão, não perco um
Como química e super fã de FMA vc já ganhou mais uma inscrita e um pedido pra continuar com os próximos arcos. Sua análise desses primeiros foi incrível!
OK. Sensacional. Por mim, tudo bem, continuar com a leitura desta obra. A gente vive se queixando dos tempos que correm, não sem certa razão porque o futuro nos decepcionou pra valer e as legiões de seres humanos desvalidos pelas ruas deste mundo de "Inteligências Artificiais" estão aí para argumentar neste sentido. Mas que a nossa época também é repleta de encantamentos (pelo menos para aqueles de nós que ainda podem pagar), é, sim. Entra dia e sai dia tem assunto bacana pra conversar..
Fullmetal Alchemist junto com o anime (FMA Brotherhood) é uma das minhas produções estilo mangá/anime preferidas, talvez a que mais gosto. Teve um. período que eu assistia uma vez por ano. Obrigado pelo vídeo!
Não conhecia o canal. O algoritmo do UA-cam recomendou o vídeo e que ótimo que isso aconteceu! Adorei o vídeo e já vou seguir o canal. Faça mais vídeos de Fullmetal, achei a análise muito pertinente. Esses dias eu estava tendo uma discussão sobre ética na pesquisa e nem sequer passou isso pela minha cabeça, muito obrigado por enriquecer o debate! Não olhei outros vídeos ainda, mas acredito que outro anime onde podemos relacionar um pouco de ética, é Deadman Wonderland (acho que era assim).
Link, fale sobre o anime "Serial Experience Len". É uma mistura de Akira com Ghost in the Shell, so que sem os robôs. A obra traz questões bem interessantes sobre o que é o "eu" e a realidade. Também tem um pouco de conspirações do governo com experimentos em crianças e toda uma trama sobre a internet e como isso despersonifica as crianças
Eu conheci FMA com a animação Brotherhood. Cara, eu parei para pensar diversas vezes, principalmente no final. É incrível acompanhar o amadurecimento dos personagens.
A análise mais certeira que já vi neste YT, a parte que mais me pega no mangá de Fullmetal depois da Nina é do Hughes e consequentemente do Mustang com o seu dilema moral mais para o final do mangá. Indico facilmente e sem peso na consciência o mangá de HXH, porém indico ler Yu Yu Hakusho antes, ver a evolução do Togashi na criação do seu mundo, história dos personagens e objetivos para qual eles dariam LITERALMENTE as suas vidas .
Faço uma menção honrosa ao Life is Strange, um game com estilo cartoon, que aborda a vida de jovens adultos que estão saindo da adolescência (muitas das vezes conturbada) para a vida adulta, tem uma história bem amarrada, com pitadas de arte bonita, filosofia barata e muita DR "pré-adulto" ( não tenho termo melhor ).
Nossa, perfeito! Essa obra tem muita profundida. Surpreendente como é bom em tantos aspectos e traz tantas reflexões! Continue comentando o resto, por favor!
Eu dava um dinheiro bom pra ver esse homem fazendo a critica completa de fullmetal. O tanto de plot twist que acontece, a razao da guerra de ishibal.. nossa, ele não sabe o que ta perdendo
Essa foi a melhor crítica sobre FMA que vi no UA-cam até o momento. Olha, tem um anime chamado Psycho-Pass que é interessante. É uma obra multi-gênero, com muitas referências de obras consagradas da cultura Pop.
Fala de Wich Hat Atelier. O mangá também trata dos limites da ciência e da religião, mas além disso também tem uma questão de como o acesso ao conhecimento é negado às pessoas.
2:48 é complicado pacas. O que o Edward viu nem era a mãe deles e sim a alma do irmão dele em carne podre (já que o ângulo que ele viu era o da suposta mãe)
Essa é uma obra maravilhosa, sua crítica deu um gosto de quero mais. É que na verdade, há tanta coisa para se falar de Fullmetal, que parece que você não falou nem a metade. Se possível, faça uma parte 2. Obrigado por compartilhar conosco seu dom e trazer uma reflexão.
Cara sobre a troca do braço, é uma sutileza da autora. O irmão dele era como seu "braço direito" no sentido metafórico, então daí o sacrifício do sem "braço direito" literal pra trazer sua alma de volta. São esses detalhes que cativam na obra!
Cara, seria muito tu falar sobre Ghost in the Shell e Monster. Sobre o seu video, sensacional, mas não sei se tu sabe tem um anime que saiu primeiro, junto do mangá e depois saiu o Brotherhood que é o anime seguindo a história do manga. Esse primeiro é MUITO mais pesado e vai para um caminho completamente diferente. Acho que vale comentar sobre.
Amei, já estou ansioso para futuros vídeos sobre próximos volumes. Indico aqui a primeira temporada de Psycho Pass e Madoka Mágica ambos animes escrito pelo mesmo autor Gen Urobuchi.
reassisti o brotherhood umas 5/6 vezes ao longo de vários anos, minha percepção de coisas da obra mudaram muuuito, até detalhes que não tinha pegado antes, e incrível como continua sendo uma dos meus animes favoritos até hj.
Espero que faça a continuação. E sobre o ouro: ele é importante porque não oxida e a sua quantidade na Terra é a mesma desde a criação. E isso é válido em nosso mundo também.
APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
Em 7:30 há algo errado, não é por motivo religioso que a transmutação humana é proibida, mas sim por motivos militares. O "Cientista pai do Ira", explica no final da obra que isso é para evitar que alguém crie seu próprio exército de humanos. O que foi o caso que o próprio governo fez, hahaha!
MUSHOKU TENSEI o pai dos mangas de reencarnação.
Na religião e ciências algo que não pode ser diferente é a ética independente deve ter.
Bom demaaaais
Veja/leia até o fim e entenderá o Inveja e talvez mude de opinião sobre ele.
PS: Parabéns, excelente análise.
A razão pela qual o Al perde o corpo na transmutação da mãe deles, é justamente pelo fato de ser a troca de um corpo pelo outro, mas junto disso o Ed perde a perna, tal qual é a base dele, cujo o objetivo era trazer a "base" dele de volta, ou seja, a Mãe. E para trazer o Irmão de volta, ele tem que dar algo do mesmo "valor", ou seja, o seu "braço direito".
Caralho
Aí sim!
@AntonioNCabralPorque ele tinha a visão no futuro e sem a visão não veria o futuro que ele sonhava
Exatamente, todo o custo exigido pela transmutação humana possuem um significado, algo que está ligado ao que o personagem mais tem de importante em sua vida. Isso fica mais evidente à medida que a história avança. (Vou me conter aqui para evitar spoilers caso alguém tenha interesse em conhecer essa bela obra) =]
Jesus que foda
A história de Shou Tucker também faz refletir sobre a pressão imposta aos pesquisadores pelo modelo de produtividade acadêmica em que estamos inseridos. Muita gente sacrifica a si (do ponto de vista de saúde mental) e a sua família (do ponto de vista de convivência/relacionamento) para conseguir publicar em revistas de elevado fator de impacto/qualis. Tudo isso para ter uma produção acadêmica no Lattes que, no fim das contas, vale por no máximo cinco anos.
Alphonse e Edward é uma das poucas relações saudáveis e fortes entre irmãos retratadas em animes.
E isso me deixa PUT4 devia ter muito mais relações de irmãos assim, chega de irmão tentando se matar, já basta a vida real💀💀💀
Termine o mangá, vale muito a pena.
PS: Mae Hughes é um grande homem.
De repente começou a chover...
@@ajfribe sim....começou...
Trabalhou para os caras errados infelizmente.
Tá chovendo e quem disser que não é mentiroso
Você vê que o mangá é do caralho mesmo quando até o Linck elogia.
O Inveja começa meio qualquer coisa mas termina como o Homúnculo mais profundo! Essa autora é maravilhosa!!!
Pior que parando para pensar agora, faz todo sentido inveja começar assim, por que ele tenta disfarçar toda a inveja dele com um falso orgulho, a autora pensou nisso desde o começo.
Nenhum invejoso inveja de forma a deixar transparecer isso, mas sempre se exaltando ou odiando quem ele inveja.
Tbm tem o fato de ele poder se transformar em outras pessoas, faz todo sentido.
@@bw_valentim9622 pois é, até por isso ele tem essa aparência humana, pois ele tem inveja dos humanos
Só uma curiosidade: Em química é comum sim o uso da palavra "sacrifício". Usa-se o termo "metal de sacrifício" para qualquer metal utilizado para oxidar no lugar de outro que se encontra em algum uso que o fará ser oxidado muito rápido ou até para "tirar" a ferrugem de algum outro objeto.
Por exemplo, se você tem uma chave de fenda que está muito enferrujada e que restaurá-la, você pode mergulhar ela em uma solução de água e sal, junto com uma outra peça de algum outro metal que servirá de "sacrifício". Depois você liga uma diferença de potencial entre uma e outra (com uma bateria ou uma fonte de corrente direta qualquer) e essa "ferrugem" vai se depositar no metal de sacrifício. (estou simplificando ao máximo, tá?) Só para citar que o termo também é usado na química.
Só por curiosidade, seria esse o processo de galvanização? Há um processo similar a esse onde eu trabalho
@@israelbeckman1846
Não... Esse processo que eu citei se chama oxi-redução. No caso, um metal vai oxidar (o metal de sacrifício) enquanto outro irá reduzir.
Na galvanização, você está aplicando uma camada de Zinco para proteger o metal de corrosão. Mas é sim um tanto parecido... Os dois usam eletricidade.
Tem um personagem de Yugioh que tem um baralho baseado nisso
Lembro que esse episódio da Nina na primeira versão do anime foi eleito o melhor episódio dentre todos os animes do ano de 2003 no Japão.
Eu acho até mais pesada que no Brotherhood.
@@giulyanoviniciussanssilva2947 no brotherhood esse começo é mais rushado justamente pq toda essa parte já havia sido apresentada na primeira versão
Finalmente, o meu crítico favorito criticando a minha obra favorita ❤
Digo o mesmo! Faz tempo que espero ele falar de FMA!
Up
Meu sonho ver ele falando de tokyo ghoul
Tá feia a coisa então pra vc
Eu estava justamente assistindo um dia desse, já estou no episódio 23
Os nomes de vários personagens dessa série são tirados de ocultistas famosos. Edward é nome de batismo do Crowley e Alphonse do Eliphas Levi. Tem mais um monte.
Também tem referências a veículos militares: Mustang, Havoc, Hawkeye...
Holhenhein, pai do Ed tb é de um alquimista famoso
van Hohenheim
Fala mais, tô interessado
Fonte?
Essa parte da história em particular é de partir o coração...
Pode comentar o resto!
Me lembro quando vi a cena da Nina pela primeira vez, tinha me apegado a como ela interagia com os irmãos, e então, quando vi o cachorro cabeludo fiquei repetindo "não" na minha cabeça, e então quando o cachorro disse "Eduard" aí me quebrou de vez, não tinha mais como negar o que ocorreu, então eu percebi que a autora não tem dó nem piedade do seu publico.
Normalmente é meio obvio saber que personagem vai morrer e qual vai sobreviver numa obra, o autor nos faz apegar até certo ponto e depois tira o personagem daquele mundo, com a empatia sentimos a perda mesmo sendo de um personagem, normalmente há um limite até que ponto geram essa empatia, quando é muito menos ou muito mais vem uma certa certeza que o personagem não morrerá, porém essa autora passa o limite, faz o personagem parecer ou dispensável demais que não teria por que morrer ou indispensável demais, de um jeito que não deu para eu e boa parte dos fãs se prepararem para o caso da Nina.
Sempre que penso em Fullmetal Alchemist lembro de uma nota da autora onde ela diz que pretendia escrever a obra como um filme B, algo de baixo orçamento com roteiro tosco que as pessoas se perguntassem "pera aí isso não faz sentido,, isso aqui é mesmo sobre alquimia?", e para mim o resultado foi uma das melhores obras de seu tipo.
Para de ser tchola
Por favor, continue comentando os próximos arcos!
Fullmetal é incrível, só de lembrar das cenas mais marcantes já me dá vontade de ver tudo de novo. Por favor comente o resto da série!
Muito bom vídeo! Só um detalhe e peço desculpas desde já pela chatice, mas acho bom salientar: em 3:07 não é a Arakawa Hiromu mas sim a dubladora japonesa do Edward, Romi Park. Às vezes ela aparece em eventos para representar a mangaká, mas a autora mesmo nunca mostrou o rosto publicamente (ela se apresenta como uma vaquinha nos mangás dela).
Além de que, o nome mesmo é "Hiromi" por um motivo bem simples...
O governo japonês quer acabar com isso de anonimato quer q os autores digam seus nomes segundo eles pra questão de imposto e evitar fraudes
@@vitoriacamila9586ou ghost writers kkk.
Caramba! Pensava q era ela, tem até no Google essa imagem referindo autora, até vários sites de anime mostrou essa imagem.
Conheci FMA quando tinha 13 anos, e disse pra mim que tatuaria o símbolo dos Homunculos assim que pudesse. Anos depois fiz e até hoje não me arrependo. O que aprendi com essa obra me norteou na fase que mais precisei, sou eternamente grato.
Tbm tenho a tatuagem de ouroboros, fiz no mesmo lugar que a Luxúria.
Daqui a 5 anos os caras vão inventar que isso é símbolo de neonazi e você vai ser preso kkkk
Nos peitos???@@raphaellucas1069
minha primeira tatoo foi do dois, 8 horas de sofrimento que valeu muito a pena kkk
Eu tenho a verdade tatuada no braço
A ideia do Inveja ser um transformo foi muito interessante, especialmente por conta da verdadeira forma dele ser a que ele não gosta: ele quer ser o outro.
Acho que esse vídeo vai bombar. Fullmetal tem um fandom absurdo
Ñ tem na verdade em um dos animes mais cancelado pelo militante de Twitter
@@herrisouza anime que escrotiza milicos e nazis, que discute o uso político da ciência e da religião, só pode ser cancelado por militante de direita.
@@manfriniaguiar6766 tem dois protagonistas brancos dos olhos azul vai pensando que só militante de direta cancela esse anime sem fala na crítica a ciência.
@@gabykitsune os protagonistas são brancos dos olhos azul 🤷♂️
@@herrisouza isso não tem nada a ver. Representatividade é importante, mas, em algumas obras, o mais importante é como essas questões políticas são acordadas. Os irmãos Elric são pessoas que não acreditam em superioridade de raças, tanto que um se casa com uma asiática e eles sempre se mostraram contrários ao genocídio de Ishval. Não é pq o protagonista é branco que a obra não levanta a bandeira da diversidade.( Eles não têm olhos azuis)
O inveja é o meu homúnculo favorito justamente por ser algo não tão óbvio logo no início. Pra vários dos outros tu bate o olho e já sabe, eles são bem caricatos (especialmente a Luxúria e o Gula). Quando são reveladas as verdadeiras formas não humanas dele, que se distanciam muito de seu objeto de inveja, tudo faz ainda mais sentido. Parece a princípio que ele 'não sente tanta inveja assim' porque ele faz de tudo para espelhar o ser humano, reflexo da própria característica do pai, que era uma figura contraditória em si: se orgulhava de sua superioridade ao mesmo tempo que era extremamente solitário (e por isso também, cria os homúnculos). Quando eu penso até mesmo no poder do Inveja, é como um castigo, uma eterna lembrança de que ele pode imitar corpos humanos, mas não a alma. O inveja tem provavelmente o final menos honroso, extremamente condizente com o seu pecado.
Inclusive a morte do Inveja está ligada exatamente a isto.
@@kenyaaixadasilvadamasceno3037 exato!
@@leticiamelo4152 Inveja é o caso do único homúnculo que ficou bom em ambas as duas adaptações, tanto esse do Brotherhood quanto aquele do clássico que era ainda mais insano por conta do ódio que tinha do Hoenheinn e dos humanos
Churrasquinho de calango
O melhor pra mim é o ganância
Quem diria, o nosso Zelda gostou dessa bagaça, e ainda trouxe de pitaco um assunto que é esquecido do balaio de Fullmetal; a doutrina em suas diferentes faces.
Maravilhoso panorama, e uma ótima apresentação para quem não conhece ou tem ranço (de tanta gente ficar enchendo o saco dizendo que é um dos "melhores mangás já feitos" e coisa do tipo).
Fui apresentado a essa obra desde pequenino e de tempos em tempos revisto só pra ver uma nova interpretação ou referência.
Eu não li o mangá, mas quando assisti a primeira vez o anime, eu chorei muito com esse arco da Nina, só de ver esse vídeo já traz lágrimas. E eu acho que depois que me tornei pai, bate ainda mais forte. E outra percepção que eu tive, que na primeira versão do anime, o arco de desenvolvimento da família Tucker foi mais longo que no segundo anime.
Sim, o Fullmetal clássico eu considero melhor do que o brotherhood até mais ou menos a metade porque a progressão é mais bem evoluída, no fmab eles partiram do pressuposto de que todo mundo viu o primeiro então apressaram muito o que já tinha sido posto com fidelidade no primeiro. Por isso costumo recomendar a quem tem paciência e tempo para isso, que assista o clássico inteiro e depois o brotherhood inteiro, se não for possível, tem lugar na internet que diz onde acaba a fidelidade do clássico e a partir de onde continuar no brotherhood.
@@41.4DExatamente, irmão. Sempre recomendo a quem quer começar a assistir que parta do clássico. O impacto dos primeiros eventos é muitíssimo maior
Sou apaixonado pelas histórias d FM. Foi uma das únicas coisas capazes d me aproximar do meu irmão mais novo. Realmente espero q este vídeo tenha o engajamento necessário para cobrir os outros arcos. Acho as críticas e comentários do canal muito pertinentes, mas acho ainda mais satisfatório assistir sobre algo q me comove muito até os dias d hj
"Fullmetal Alchemist", um dos meus cinco animes prediletos, saga riquíssima em informações sobre ética, filosofia, religião e, claro, ciência.
A cena mais aterradora de todos os animes (o horror que acontece com Nina e Alex) também pode ser visto como uma referência à ciência nazista, em que se faziam experiências utilizando humanos como cobaias.
E há inúmeras outras referências, como a questão de Ishval, que faz paralelo com diversas guerras étnicas ao redor do planeta, muitas delas que tem a religião como pano de fundo e como desculpa pra maiores atrocidades já cometidas.
Enfim, uma senhora produção que só não é mais sombria pelo formato shounen que foi usado.
E sim, "Os alquimistas estão chegando os alquimistas", de Jorge Ben, seria o tema mais adequado pra abertura de "Fullmetal Alchemist", assim como "Hermes Trismegisto e sua celeste Tábua de Esmeralda", tratado alquímico de Fulcanelli musicado por Jorge, poderia ser o tema de fechamento. Pena que os japoneses não conhecem a obra do Babulina...
Abraço fraterno brother! Salaam aleikum!!!
Bom ler que alguém vai além da obra de ficção. Os russos e americanos pegaram partes dos esforços nazistas nestes assuntos ao final da segunda guerra mundial e fizeram suas próprias pesquisas nem tão éticas assim, apesar que sempre justificadas pelo "bem maior" ou "segurança nacional".
POR FAVOR!!! FAÇA MAIS!!! Inclusive, você vai entender bem maisno inveja com o passar do mangá. Os omunculos de fato não são tão desesenvolvidos no começo.
o inveja fica mais claro o papel dele entre os 7 pecados mais pro final de brotherhood, se não erro muito os detalhes é Inveja porque ele toma a forma de outras pessoas, e se ressente por ele mesmo não ter sua forma original como ele gostaria que fosse
Você gostou desse anime porque simplesmente É O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS! Sério, já foi até considerado por uma revista...
Eu já assisti 11x e quero assistir mais! Ele é completo, é complexo, é redondo, é humano, é emocionante, é motivador, é inspirador. Ou seja, é perfeito (ou quase)
Você criticou de não ter dimensão do preço que eles têm que pagar quando perdem (parte de) seus corpos, mas na próxima temporada já explica essa sua indagação... Por isso ele é redondinho...
Também dá pra aprofundar bastante sobre o "Portal da Verdade" que eles abrem e sobre a sua imagem que se encontram a frente passando por ele. Sou um líder religioso e arremete muito sobre "Deus e a Vida".
Fullmetal foi meu primeiro contato com animes fora do circuito "mainstream". Eu tinha uns 13 anos e fiquei completamente impressionado. Hoje vom 28 anos já voltei alfumas vezes pra revisitar e sempre pego um detalhe novo. Se tornou o meu mangá preferido. Espero que você traga a review dos próximos arcos.
Ansioso pelos próximos vídeos! É interessante como a alquimia e Amestris tem essa perspectiva religiosa sobre as coisas, e em contraponto, temos um protagonista ateu, que já teve um encontro com o sobrenatural (a figura da porta).
O começo de FMA é execelente, inúmeras questões nos são apresentadas, de forma tão tocante. E claro, a continuidade não deixa a desejar, dando o desfecho adequado para cada tema. Me desperta algo só de lembrar. É, acho que preciso rever o meu anime preferido.
Abraço, Linckera!
É muito redondo, tudo bem q é curto, mas é MT boa a história, tudo se encaixa
Cara, vc PRECISA ler até o final e trazer video pra gente. Sério. Vc não vai se arrepender de terminar tudo.
Aliás, esse vídeo me esclareceu ainda mais sobre como começar a minha história. A autora conseguiu equilibrar tão bem tantas questões referentes à ciência que eu quero fazer igual! Entendi que preciso primeiro de uma questão essencial (no caso de FMA, de maneira geral, a ética na ciência) e a partir disso ramificar várias discussões que acabam provando o porquê que esse debate é tão complexo e tão necessário de ser pensado.
Ótimo vídeo, Linck!
Já cheguei dando o like porque ver o Linck comentando sobre FMA é um sonho realizado.
O foda é que a resposta, pra pergunta que se faz desde o começo do anime e só é respondida no final, tava na nossa cara o tempo todo. Sem exceção.
Fullmetal é um anime/mangá muito especial para mim. Foi um dos primeiros que acompanhei com afinco e trouxe reflexões muito importantes sobre vários temas. Tem um lugar muito especial no meu coração.
Valeu! Uma das melhores analises dessa obra que amo tanto que até fiz a tatto do Scar
Trás mais por favor :D
Química, Alquimia, Thomas Khun e Fullmetal Alchemist tudo no mesmo vídeo. Essa mistura é de encantar um professor de Química que mexe com história da ciência e adora esse anime. Valeu demais, Linck, o vídeo ficou muito foda!
14:19 ele criticando o Envy 🤣. Quando chegar no climax dele volta aqui pra me contar como foi.
Ganhei meu dia só de ver o tema do vídeo! 😃
Só uma leve correção em 8:10 . Na química/física há sim o uso do termo "sacrifício". No processo para tirar ferrugem de um material por eletrólise, é usado um outro ferro, chamado de material de sacrifício, que é pra onde a ferrugem vai se deslocar. A ferrugem sai de um ferro e vai para o material de sacrifício. Bem na pegada de alquimia mesmo kkk
14:49 essa aqui é o divisor de águas e é logo no início de tudo pra já dar o tom traumático do resto da série. eu assisti primeiro ao anime e lembro de ter ficado umas boas semanas bem traumatizado até conseguir voltar (na verdade, sou traumatizado até hoje)
Linck analisando mangas é sempre um deleite.
Espero que algum dia rolem tbm análises de Hunter X Hunter, Yu Yu Hakusho, Blade of the Immortal e clássicos do Clamp como X/1999, Tokyo Babylon e Clover
O título na thumb do vídeo "Mangá de milico místico" é excelente. No próprio universo de Fullmetal os alquimistas federais são chamados de "cães do exército," tanto pela população, quanto por outros alquimistas. Já que os alquimistas federais se rebaixam a servir ao estado, recebem uma posição no exército amestrino, e são usados como arma humana(tanto os pesquisadores, como tbm os alquimistas que vão às linhas de frente.) Que vídeo excelente, Alê, fale mais do nosso Alquimista Todo de Aço.
Depois de muito tempo sem contato com mangás e animes, Fullmetal foi uma ótima surpresa. Por favor, professor continue!
14:20 o Inveja lá pro final se torna um dos melhores pecados capitais junto com a ganância, mt foda!
Opa, finalmente aconteceu!! Queremos uma análise da obra por completo, em quantos episódios forem necessários.
Apoio !
Eu adoro FullMetal, mas a primeira vez que assisti, eu era muito nova, e muita coisa passou batido. Fui assistir recentemente e várias passagens foram um soco no estômago que eu não lembrava de maneira alguma. A história da Quimera é de arrancar o coração, eu me acabei de chorar!
As coisas só vão ficando ainda mais profundas principalmente qnd se descobre do pq o país ter essa forma circular ou quem é o Pai
Eu adoro ver como o inveja foi retratado como alguém "esquecível" nesse início, pra mais na frente é mostrado que ele é muito invejoso, mas é imperceptível, pois a sua inveja não faz sentido para nós humanos, daí um ser que como vai ser mostrado imbuído de tanta inveja, é o que ele é mostrado mais pra frente, então esse personagem é muito interessante e adoro essa coisa "genérica" dele pois genérico ele não tem nada
O INVEJA É UM DOS HOMUNCULOS MAIS RICOS, ele vai ganhar seu espaço no último arco e vai se mostrar bem interessante, você vai curtir
Me animei no início por assitir um vídeo do Linck sobre fullmetal e ainda mais no fim, por saber que vai ter 20th century boys no canal!
Esse episódio do shou tucke com a filha e o cachorro foi um dos maiores traumas que tive vendo um anime... mas isso comprova como full metal é tão competente em mexer com nossas emoções.
Ficou bom, faz mais de Fullmetal!
Vim aqui dar aquela reforçada no desejo de muitos por mais vídeos comentando esse mangá f0da, a partir dos volumes que ainda não foram contemplados pela sua crítica, Link. Torcendo!😊
Eu gosto muito de full metal... Não li muitos mangas dos começo ao fim, acho que uns 15 só, mas esse é um desses e gostei muito.
Como o Linck disse a leitura é muito gostosa: muito bem humorada e com desenvolvimento muito fluido.
Particularmente, eu gostei muito quando eu li pq eu tava enjoado da repetição da mesma história em shonens: poder da amizade, esforço máximo e superação. Óbvio que o manga ainda valoriza isso, mas consegue fazer com personalidade própria. Além disso, eu acho que traz outras reflexões e valores, que dão mais camadas de mensagens do que " se você se esforçar muito e valorizar o coletivo, vai ter sucesso".
Por exemplo, o Ed, não quer ser o maior alquimista do mundo,na vdd ele já começa meio se achando que é hehe. E já é extremamente respeitado, por ter virado major tão cedo. A missão dele é em razão da culpa, pelo que aconteceu com o irmão dele, ele como irmão mais velho, sente responsabilidade. Então é uma missão de solucionar um problema externo ( trazer o corpo do irmão de volta) mas tbm encontrar uma paz interna ( ter que lhe dar com tudo que aconteceu ).
Ao longo do manga, acho que tem muitos personagens que estão tentando superar questões internas, inclusive pela mensagem pacifista do manga, em relação a traumas de guerra, tanto pelas vítimas quanto pelos "heróis de guerra".
Eu acho que ele consegue manter a energia e leveza do que torna os shonens tão legais, mas fazer isso com tempero próprio e avançar pra além de uma repetição simples de formulas ( apesar de não ser uma negação de formulas, mas tenta ir mais além, na parte de dilemas de personagens. )
Os Ishval também são uma alegoria para os Ainu (povo indígena de Hokkaido, norte do Japão, terra natal de Arakawa) onde, nesse caso, Amestris também representa o governo militar japonês
Calma Alê, o Inveja se tornará (na minha opinião) o mais complexo e interessante dos pecados (ao lado do 2ndo Ganância e do Ira, sem spoilers claro). Então continue lendo que só melhora.
Continue, essas questões do militarismo e do impacto da guerra será tratado com muito primor nos próximos volumes
Tava esperando por isso ❤ você é o cara!
Minha sugestão fica com Slam Dunk e como o amor ao esporte pode mudar vidas
Fullmetal realmente é muito bom. Acredito que é o melhor Shounen que já assisti, talvez justamente por usar os elementos Shounen só como meios de entrar em outros tópicos mais complexos.
Por favor continuaaaa ❤
Legal de ver você fazendo a análise dos arcos é ver você especulando sobre coisas que vão ser explicadas mais na frente e ver que vc não está longe da resposta certa. Tem mais um monte de plot twist que vale a pena mais vídeos com toda certeza
Tenho pena que não tenha gostado de Envy. Acho que é dos meus personagens favoritos de FMA, percebo que no início possa parecer apenas uma personagem sacana um tanto genérica - mas é um personagem que cresce ao longo da história. Espero que continue a série, e que goste desta série.
Deixando apenas uma sugestão - gostaria muito que conseguisse explorar Persépolix de Marjane Satrapi.
mas calma, aparentemente ele só chegou no cap 16 e nesse ponto o inveja ainda não apareceu tanto, acho que o inveja só passa a mostrar mais de seu personagem quando eles entram no portão do gula
@@sebemmelembro2172 estou calmo ahah, eu próprio disse que é compreensível não haver grande atracção inicial por esse homunculo. Eu acho que o personagem começa a destacar-se um pouco antes disso num certo evento traumático
Mais um maravilhoso vídeo, que venha a parte 2 e 3 e quantas forem Necessárias...
Eu acho q é o braço q é sacrificado porque ele está ligado a criação/produção o braço e essencial para execução da alquimia por isso ele e muito caro para o alquimista, mas provavelmente foi uma escolha estética, afinal por que o corpo do irmão e a perna dele para trazer a mãe!
"Eu sou aquilo que você chama de Mundo, ou talvez Universo, ou talvez Deus, ou talvez Verdade, ou talvez Tudo, ou talvez Um, e por fim eu sou Você... Bem-vindo tolo ignorante que não conhece seu proprio lugar"
- A Verdade
Cara, quando assisti pela primeira vez esse episódio eu fiquei toda arrepiada e completamente aterrorizada 😅 ainda hoje fico
@@tapioca_medieval Me arrepia mais hoje em dia que eu entendo o que ele quis dizer do que mais novo kkkk
@@lurianbruno compreensível, mas quando assisti, já era grandinha
@@tapioca_medieval eu li pela primeira vez com 12 anos então muita coisa me passou batido.
Ministério etrom
Salve Linck, video foda! Fullmetal é considerado por muitos um dos melhores animes/mangás já criados.
Se eu pudesse te dar uma recomendação, seria Made in Abyss, que fala muito de lavagem cerebral infantil e traumas bem pesados da infância que podem ser carregados para o futuro. Uma das minhas obras favoritas de todos os tempos
Grande abraço mano, amo seus videos de paixão, não perco um
cara esse e meu anime favorito, ver alguém falando dele, me deixa muito feliz
Como química e super fã de FMA vc já ganhou mais uma inscrita e um pedido pra continuar com os próximos arcos. Sua análise desses primeiros foi incrível!
OK. Sensacional. Por mim, tudo bem, continuar com a leitura desta obra. A gente vive se queixando dos tempos que correm, não sem certa razão porque o futuro nos decepcionou pra valer e as legiões de seres humanos desvalidos pelas ruas deste mundo de "Inteligências Artificiais" estão aí para argumentar neste sentido. Mas que a nossa época também é repleta de encantamentos (pelo menos para aqueles de nós que ainda podem pagar), é, sim. Entra dia e sai dia tem assunto bacana pra conversar..
Finalmente! Por favor, faça da história toda, de todos os volumes.
Eu adoraria ver você falar mais de Fullmetal. É meu mangá preferido e se tu cavar bem, tem uma carrada de subtemas incríveis nesse bagulho
Fullmetal Alchemist junto com o anime (FMA Brotherhood) é uma das minhas produções estilo mangá/anime preferidas, talvez a que mais gosto. Teve um. período que eu assistia uma vez por ano.
Obrigado pelo vídeo!
Pare n rapaz, vc é um dos poucos carecas q eu confio, falando de uma das minhas obras favoritas. Por favor, continue e.e
8:31
Ed sacrifica seu braço direito por seu irmão, ele basicamente troca um braço direito por outro.
Poxa aí você me conquistou de vez, Calvão da massa❤😅
Tenho todos os volumes da primeira edição foi a única coleção de mangás da qual não me desfiz.
Continue falando sobre FMA!! Fiquei supreso quando soube que começaria a ler e quero ver a análise dos outros arcos!
Deixando minha vontade da continuidade desses comentários sobre essa obra obg e fico no aguardo
Não conhecia o canal.
O algoritmo do UA-cam recomendou o vídeo e que ótimo que isso aconteceu!
Adorei o vídeo e já vou seguir o canal. Faça mais vídeos de Fullmetal, achei a análise muito pertinente. Esses dias eu estava tendo uma discussão sobre ética na pesquisa e nem sequer passou isso pela minha cabeça, muito obrigado por enriquecer o debate!
Não olhei outros vídeos ainda, mas acredito que outro anime onde podemos relacionar um pouco de ética, é Deadman Wonderland (acho que era assim).
Link, fale sobre o anime "Serial Experience Len". É uma mistura de Akira com Ghost in the Shell, so que sem os robôs. A obra traz questões bem interessantes sobre o que é o "eu" e a realidade. Também tem um pouco de conspirações do governo com experimentos em crianças e toda uma trama sobre a internet e como isso despersonifica as crianças
Cara, faz os próximos arcos!!! Pleaaaaase. O Inveja vai desenvolver bem daora! A obra fecha lindona. Vale a pena.
Eu conheci FMA com a animação Brotherhood. Cara, eu parei para pensar diversas vezes, principalmente no final. É incrível acompanhar o amadurecimento dos personagens.
A análise mais certeira que já vi neste YT, a parte que mais me pega no mangá de Fullmetal depois da Nina é do Hughes e consequentemente do Mustang com o seu dilema moral mais para o final do mangá. Indico facilmente e sem peso na consciência o mangá de HXH, porém indico ler Yu Yu Hakusho antes, ver a evolução do Togashi na criação do seu mundo, história dos personagens e objetivos para qual eles dariam LITERALMENTE as suas vidas .
Faço uma menção honrosa ao Life is Strange, um game com estilo cartoon, que aborda a vida de jovens adultos que estão saindo da adolescência (muitas das vezes conturbada) para a vida adulta, tem uma história bem amarrada, com pitadas de arte bonita, filosofia barata e muita DR "pré-adulto" ( não tenho termo melhor ).
Nossa, perfeito! Essa obra tem muita profundida. Surpreendente como é bom em tantos aspectos e traz tantas reflexões! Continue comentando o resto, por favor!
Eu dava um dinheiro bom pra ver esse homem fazendo a critica completa de fullmetal. O tanto de plot twist que acontece, a razao da guerra de ishibal.. nossa, ele não sabe o que ta perdendo
Essa foi a melhor crítica sobre FMA que vi no UA-cam até o momento. Olha, tem um anime chamado Psycho-Pass que é interessante. É uma obra multi-gênero, com muitas referências de obras consagradas da cultura Pop.
Fala de Wich Hat Atelier. O mangá também trata dos limites da ciência e da religião, mas além disso também tem uma questão de como o acesso ao conhecimento é negado às pessoas.
2:48 é complicado pacas. O que o Edward viu nem era a mãe deles e sim a alma do irmão dele em carne podre (já que o ângulo que ele viu era o da suposta mãe)
Valeu!
Essa é uma obra maravilhosa, sua crítica deu um gosto de quero mais. É que na verdade, há tanta coisa para se falar de Fullmetal, que parece que você não falou nem a metade. Se possível, faça uma parte 2. Obrigado por compartilhar conosco seu dom e trazer uma reflexão.
Esse é o melhor anime que já vi, assisti com meus filhos e ficamos muito chocados com a história da nina, meus meninos choraram muito
Pensava esses dias em perguntar se ja havia vídeo sobre, que bom que saiu um agora, espero que continue.
Cara sobre a troca do braço, é uma sutileza da autora. O irmão dele era como seu "braço direito" no sentido metafórico, então daí o sacrifício do sem "braço direito" literal pra trazer sua alma de volta. São esses detalhes que cativam na obra!
Meu anime favorito de todos os tempos!! Por favor faça mais vídeos sobre essa obra
Cara, seria muito tu falar sobre Ghost in the Shell e Monster. Sobre o seu video, sensacional, mas não sei se tu sabe tem um anime que saiu primeiro, junto do mangá e depois saiu o Brotherhood que é o anime seguindo a história do manga. Esse primeiro é MUITO mais pesado e vai para um caminho completamente diferente. Acho que vale comentar sobre.
Amei, já estou ansioso para futuros vídeos sobre próximos volumes.
Indico aqui a primeira temporada de Psycho Pass e Madoka Mágica ambos animes escrito pelo mesmo autor Gen Urobuchi.
Essa o obra é magnífica, vale continuar os próximos arcos. FMA e monster foram as obras que mais curti na minha época de mangazero.
Excelentes comentários. Continue na obra que você ainda vai encontrar muitos outros contextos igualmente ricos
Eu adorei te ver analisando essa obra maravilhosa!!! Por favor continue até o final ❤
reassisti o brotherhood umas 5/6 vezes ao longo de vários anos, minha percepção de coisas da obra mudaram muuuito, até detalhes que não tinha pegado antes, e incrível como continua sendo uma dos meus animes favoritos até hj.
Espero que faça a continuação.
E sobre o ouro: ele é importante porque não oxida e a sua quantidade na Terra é a mesma desde a criação. E isso é válido em nosso mundo também.
O vídeo que o Brasil estava esperando
Esse foi um dos primeiros animes que assisti completo, e até hoje é o meu favorito! Precisamos da continuação! 🎉