Déficit de atenção em adultos | Daniel Barros - CRM/SP 100.674

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 10 лют 2025
  • Como psiquiatra (CRM/SP 100.674), estou sempre refletindo sobre nossa mente e comportamento. No meu Instagram ( danielmbarros) você pode ver algumas reflexões que fazem nosso dia a dia melhor. Dá uma olhada lá e segue pra ficarmos mais próximos.
    Qual a diferença do déficit de atenção em adultos? O Alexandre Teles, inscrito aqui no canal, me escreveu pedindo para explicar essa diferença em relação ao déficit de atenção nas crianças.
    Bem, pra começar, o déficit de atenção não tem início na vida adulta. Já na infância a atenção da pessoa é baixa, sua capacidade de foco é limitada. Esse é um problema que nasceu e vai morrer com ela.
    É normal uma criança ter mais energia e não ficar quieta por muito tempo. O que é anormal é a criança ser extremamente inquieta, derrubar coisas, esquecer coisas... Quando ela entra na escola o problema fica mais claro, porque ela não consegue prestar atenção na aula, sai da cadeira toda hora.
    Na adolescência, o TDAH tende a estabilizar. É uma questão que deixa o sujeito mais impulsivo, com mais risco de uso de drogas. Já quando chega à fase adulta, a pessoa fica menos hiperativa. O problema é que é um adulto que procrastina muito as coisas. No vídeo eu falo sobre a diferença entre a procrastinação normal, que todos nós temos tendência - veja neste vídeo: • APRENDENDO A PROCRASTINAR
    A diferença é que o adulto com Déficit de Atenção procrastina muito mais que o normal. Ele deixa de pagar as contas, esquece de buscar os filhos, vai fazendo o que não tem importância e deixando o importante pra lá. É uma desatenção tão intensa que atrapalha sua performance no trabalho. No trânsito, ele corre mais risco de sofrer acidentes. Não consegue manter muito bem relacionamentos, pois ele sobrecarrega a outra pessoa.
    Buscando ajuda
    Quando ele vê o comportamento no filho e busca tratamento, geralmente descobre que também tem sintomas assim. Metade das crianças que têm déficit de atenção se tornarão adultos com déficit de atenção. Alguns superam esses sintomas com terapias específicas e exercícios. Por isso é importante analisar se você sempre passa por problemas assim. Busque ajuda!
    Tem alguma dúvida? Deixe aqui embaixo!
    Gostou do vídeo? Curta e compartilhe nas suas redes!
    ---------------------------------------------------------------------------------
    Minhas redes sociais:
    -- Facebook: / danielbarrospsiquiatra
    -- Instagram: / danielmbarros
    -- Twitter: / danielmbarros Facebook: Daniel Barros Psiquiatra
    Instagram: @danielmbarros
    Twitter: @danielmbarros
    Daniel Martins de Barros
    RQE 62264
    CRM/SP 100.674

КОМЕНТАРІ • 189