Without this, you will remain insecure forever | Olavo de Carvalho

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 9 лют 2025

КОМЕНТАРІ • 276

  • @perspecto123
    @perspecto123 5 місяців тому +284

    Não foi uma perda da Direita, foi uma perda da humanidade. Graças a tecnologia conseguimos manter suas ideias e observações vivas,

    • @neodiogoreis
      @neodiogoreis 4 місяці тому

      Olavo cometeu muitos erros e era meio psicopata tanto que matava animais inocentes além de come-los. Se vc quiser conhecimento de verdade estude David Icke.

    • @CriptoMy
      @CriptoMy 4 місяці тому +5

      Sugiro manter cópia.

    • @LucasLima-ct9tv
      @LucasLima-ct9tv 4 місяці тому +3

      Uma perda pra direita e um ganho pra humanidade você quis dizer né

    • @TheWanderley1967
      @TheWanderley1967 4 місяці тому +14

      ​@@LucasLima-ct9tvFique tranquilo o Olavo é muito grande para à sua cabeça e mente baldias.

    • @rosalima195
      @rosalima195 2 місяці тому +1

      Depois de entender razoavelmente o Professor Olavo e ter acesso aos conteúdos. Pode-se ter certeza de que não foi e não será uma perda. O que se consegue aprender pra continuar, fica contido em nós. Nunca se perde. Então ele existe e existirá. Não apenas em livros, vídeos e outros meios. Mas como forma de ver a vida, os seres e nós mesmos. Gratidão ❤

  • @matheushortadinizfiorinoda1613
    @matheushortadinizfiorinoda1613 3 місяці тому +48

    Matricule-se no COF. E assista todas as aulas, mais de uma vez, até o fim. Com paciência e com calma. Tome notas. Mas deixe a realidade falar e prevalecer. Saiam das redes sociais, pelo amor de Deus. E leia os sólidos livros da literatura mundial. Tente efetivamente se tornar um spoudaios. Trabalhe. Ame sua esposa. E estude para sempre. Como fez o Professor.

  • @juniormedeiros384
    @juniormedeiros384 5 місяців тому +166

    Não é uma aula, é um tesouro de conhecimento.

    • @daltonagre
      @daltonagre 5 місяців тому

      O antivacinista do vídeo morreu de covid.

    • @andreiabera
      @andreiabera 5 місяців тому +5

      Não dá nem pra anotar. Vai direto pra alma...

    • @daltonagre
      @daltonagre 4 місяці тому

      Olavo de Carvalho morreu de covid.

    • @edsonalmeidadesouza7266
      @edsonalmeidadesouza7266 4 місяці тому

      Irmãos e Amigos desde de 1500 a humanidade vive a idade das trevas.🚨
      Irmãos e Amigos.
      Der uma olhada nos canais.❤
      Eduardo Faria, Lucas Lancaster, Guilherme Freire, Carlos Nougue, Felipe Aquino, Marcelo Andrade, Ana Paula Barros centro Dom Bosco, padre José Eduardo, padre Paulo Ricardo , tv Canção Nova e áudio livro JMJ.❤️

  • @otaviodellavechia
    @otaviodellavechia 5 місяців тому +105

    Mestre.
    Verdadeiro patrono da educaçao do povo de bem.

  • @guincheiroroqueiro
    @guincheiroroqueiro 4 місяці тому +40

    "A expressão da impressão é o 1° elemento para a compreensão "

  • @estefanoaquino
    @estefanoaquino 5 місяців тому +61

    Olavo sempre esteve a frente do intelecto brasileiro e mundano !!! ❤

  • @AnonymousBR888
    @AnonymousBR888 5 місяців тому +97

    00:00 - 01:27: Introdução sobre o objetivo do curso, que é inspirar a busca individual por conhecimento, com foco na linguagem e na cultura literária. O professor enfatiza a importância do domínio da linguagem para a construção de um pensamento crítico e a compreensão profunda dos conceitos.
    01:27 - 03:18: Ele critica a falta de profundidade no ensino de filosofia, caracterizando o ensino universitário como uma mera troca de palavras, sem conexão com a realidade. O professor critica a falta de questionamento dos professores sobre o significado real dos conceitos e a superficialidade do ensino.
    03:18 - 04:32: O desconstrucionismo é apresentado como um "esforço de justificação teórica da incompreensão dos textos filosóficos". O professor argumenta que essa teoria impede a compreensão profunda dos textos, limitando a interpretação a relações entre outros textos.
    04:32 - 07:29: O professor destaca a importância da linguagem grega antiga para a compreensão da filosofia, exemplificando com a existência de um verbo específico que expressava a percepção de um objeto em seu processo real, além da mera aparência. Ele critica a visão de que conhecemos apenas os fenômenos e não o "númeno" (o que está dentro dos objetos).
    07:29 - 08:48: O professor argumenta que a leitura de textos gregos sem considerar a conexão com a realidade e a experiência vivida leva à incompreensão. Ele compara o desconstrucionismo a um método de "não entender nada".
    08:48 - 10:55: O professor critica o desconstrucionismo por reduzir a comunicação à mera verbalidade, ignorando a comunicação não verbal e a conexão com a realidade. Ele utiliza o exemplo de uma situação física no trânsito para ilustrar a importância da interpretação das intenções por trás das palavras.
    10:55 - 12:09: O desconstrucionismo é comparado a um sintoma psiquiátrico, a "despersonalização epiléptica", que impede a compreensão da realidade e da comunicação. O professor argumenta que o desconstrucionismo é uma "estupidez sistematizada" que se tornou dominante no ensino universitário no Brasil.
    12:09 - 13:37: O professor coloca o dilema: optar por se conformar com a ignorância dominante para ser aceito no meio acadêmico ou buscar a verdadeira compreensão dos textos filosóficos. Ele lamenta a falta de valorização da compreensão profunda dos textos nas universidades.
    13:37 - 15:19: O professor defende a aquisição da cultura literária como um caminho para entender o sentido profundo da linguagem e a importância de aprender com os grandes escritores.
    15:19 - 16:49: O professor usa o exemplo de seu próprio livro para ilustrar como a linguagem literária pode incorporar experiências pessoais em uma tradição histórica.
    16:49 - 18:57: Ele argumenta que a compreensão do singular absoluto depende de analogias e de relacionar a experiência com o contexto histórico. A falta dessa conexão leva à "troca de palavras por outras palavras", sem significado real.
    18:57 - 20:32: O professor destaca a necessidade de reconstruir o caminho desde o conceito até as impressões que o originaram para entender o significado. Ele propõe uma forma de identificar se alguém realmente compreende os conceitos ou apenas os manipula superficialmente.
    20:32 - 21:20: O professor questiona a possibilidade de restaurar a cultura brasileira a partir das universidades, argumentando que o espaço acadêmico está dominado por uma visão ideológica e que a ocupação do espaço universitário, por si só, não garante mudanças significativas.
    21:20 - 23:13: Ele critica o "populismo irracionalista" presente no meio universitário e exemplifica com casos de analfabetismo funcional em figuras importantes do meio acadêmico.
    23:13 - 24:31: O professor critica a ideia de tentar mudar o estado das universidades individualmente, argumentando que a mudança requer uma ação coletiva. Ele descarta a possibilidade de promover um movimento político nesse sentido.
    24:31 - 25:47: O professor destaca a importância de instituições como o Instituto Brasileiro de Filosofia e a Sociedade Brasileira de Filósofos Católicos, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da filosofia brasileira, em contraste com a superficialidade do ensino nas universidades.
    25:47 - 26:28: Ele enfatiza a necessidade de construir estruturas independentes das universidades, sem depender do sistema universitário.
    26:28 - 27:15: O professor critica a ambiguidade da palavra "filosofia" e como essa ambiguidade se manifesta no texto do filósofo espanhol Gustavo Bueno.
    27:15 - 30:28: O professor introduz o texto de Gustavo Bueno sobre "Filosofia Administrada", que aborda a institucionalização da filosofia e sua transformação em um sistema controlado por instituições.
    30:28 - 32:12: O professor discorda da visão de Bueno sobre a Academia Platônica, argumentando que ela não era uma instituição estatal e se assemelhava mais a um grupo de pessoas interessadas em busca do conhecimento. Ele explica o processo de institucionalização da filosofia pela Igreja Católica.
    32:12 - 32:45: O professor deixa a análise do texto de Bueno para a próxima aula.

    • @ennio5596
      @ennio5596 5 місяців тому

      Obrigado 🙏

    • @danielangelo4363
      @danielangelo4363 5 місяців тому

      Olá, você saberia por favor me
      dizer qual aula do Cof é esta? Obrigado!

    • @inmortuae4512
      @inmortuae4512 5 місяців тому +1

      Você escreveu tudo isso mas não entendeu o intuito dele.
      O real assunto do vídeo não está nos meios mas sim no seu fim, o qual seria a transformação da própria conciência para um estado similar ao dos pensadores clássicos.

    • @leonkarlosnunes4135
      @leonkarlosnunes4135 5 місяців тому +3

      @@danielangelo4363 Aula nº 85

    • @danielangelo4363
      @danielangelo4363 5 місяців тому +1

      @@leonkarlosnunes4135 muito obrigado !

  • @talitacdias
    @talitacdias 5 місяців тому +73

    Alguém mais se sente uma pulga diante do conhecimento desse homem?

    • @dra2832
      @dra2832 4 місяці тому +2

      eu

    • @raquelalmiro2750
      @raquelalmiro2750 4 місяці тому

      Eu. O cocô da bactéria da pulga do cavalo do bandido.

    • @Pingoadventure
      @Pingoadventure 4 місяці тому +1

      Ninguém mais, só vcs

    • @TheWanderley1967
      @TheWanderley1967 4 місяці тому +2

      ​@@PingoadventureFique tranquilo o Olavo é muito grande para à sua cabeça e mente baldias.

  • @Emmanuejunior
    @Emmanuejunior 4 місяці тому +16

    Vejo muitos dizendo que Olavo faz falta. Eu não tenho dúvida disso, mas faz muito mais falta pessoas estudando o curso de filosofia do Olavo, que foi a razão da vida dele.

  • @Moises-ln5oy
    @Moises-ln5oy 2 місяці тому +7

    Leio as obras dele e percebo o quão vivo ele continua.

    • @eliabejonata1
      @eliabejonata1 2 місяці тому +2

      É o meu refúgio na Universidade Federal

  • @antoniobarbierineto9999
    @antoniobarbierineto9999 5 місяців тому +69

    Na língua portuguesa posso afirmar que Olavo é único na filosofia destes princípios

    • @daltonagre
      @daltonagre 5 місяців тому

      O antivacinista Olavo de Carvalho morreu de covid e, não vai lhe ler.

    • @neodiogoreis
      @neodiogoreis 4 місяці тому +3

      Isso não é verdade. Os verdadeiros filósofos brasileiros são Henrique Jose de Souza e Trigueirinho. O Olavo era alienado.

    • @SUPERXANDEWSKI
      @SUPERXANDEWSKI 4 місяці тому +9

      ​@@neodiogoreisÉ mais fácil você dizer: "Eu sou burro e não sei o que estou dizendo".

    • @neodiogoreis
      @neodiogoreis 4 місяці тому

      @@SUPERXANDEWSKI eu entendo que o Olavo era inteligente e dizia coisas interessantes. Porem ele tb falava muita merda e precisa ser corrigido. Não podemos cultuar personalidades.

    • @brennobeavis
      @brennobeavis 3 місяці тому +2

      @@neodiogoreisfoda é o Neo

  • @Banatchek
    @Banatchek 5 місяців тому +42

    Não dá para explicar a falta que o Olavo em pessoa faz, mais ainda nesse exato momento com o que estamos vivendo no país.

    • @neodiogoreis
      @neodiogoreis 5 місяців тому +1

      O Olavo era meio perturbado. Ele precisa se regenerar na dimensão astral.

    • @Banatchek
      @Banatchek 5 місяців тому +8

      @@neodiogoreis Pessoas geniais e polêmicas normalmente são ridicularizadas por quem não as compreende.

    • @neodiogoreis
      @neodiogoreis 5 місяців тому

      @@Banatchek eu compreendo o Olavo. Ele era meio perturbado. Tinha muitos problemas para resolver. Ele precisa evoluir muito para compreender o que esta acontecendo.

    • @_raulveiga137
      @_raulveiga137 5 місяців тому +4

      @@neodiogoreis Se tu supõe que compreende completamente alguém, já se enganou.

    • @neodiogoreis
      @neodiogoreis 4 місяці тому +1

      @@_raulveiga137 eu não disse isso. Mas eu compreendia um pouco sim. Ele era perturbado, espiritualmente perdido, precisava de tratamento interno.

  • @robertosa4127
    @robertosa4127 2 місяці тому +5

    _Deus Pai, Filho, Espírito Santo, imploramos por libertação e justiça no Brasil. 🙏🧎‍♂️🇧🇷_

  • @judsonhenrique46
    @judsonhenrique46 5 місяців тому +55

    O professor está muito avançado intelectualmente pro nosso tempo, seria como Eneida carneiro, gente bem a frente em cultura.. seu legado vai durar por séculos..

    • @vaniaferrariramos3707
      @vaniaferrariramos3707 5 місяців тому +1

      Verdade .

    • @Resso_Nancy
      @Resso_Nancy 5 місяців тому

      Quem é eneida? 😂

    • @judsonhenrique46
      @judsonhenrique46 5 місяців тому +2

      @@Resso_Nancy 😂😂😂 Eneias , vc entendeu 😉✔️

    • @technoir-1984
      @technoir-1984 5 місяців тому

      Aquele b0$t4 varguista e nacionalista? Olha a comparação do cara hahahaha

    • @rafaelmenezes2189
      @rafaelmenezes2189 4 місяці тому +1

      Talvez, e só talvez, seja nós que estamos atrasados.

  • @carloscrema4395
    @carloscrema4395 2 місяці тому +5

    Não parar, não precipitar e não retroceder!
    OLAVO TEM RAZÃO 🙏🏼🇺🇸 VOLTAREMOS 💪🏼🇧🇷

  • @Godblessed1000
    @Godblessed1000 5 місяців тому +15

    Que Deus o tenha 🙏 Nenhum filósofo foi tão amado …

  • @JamesSenna-sk2ve
    @JamesSenna-sk2ve 4 місяці тому +12

    Com certeza o professor Olavo faz muita falta.

  • @betoka
    @betoka 5 місяців тому +20

    Olavo ETERNO, conhecimento colossal !

  • @Chapaquentedanoticia
    @Chapaquentedanoticia 5 місяців тому +15

    um legado importante, deixado pra povo brasileiro! mestre! mestre dos mestre.

  • @lucashirochi8729
    @lucashirochi8729 5 місяців тому +22

    Aula 085 - 27/11/2010

  • @veranascimento-n9e
    @veranascimento-n9e 5 місяців тому +8

    Saudade Professor! Esteja em paz 🙏🏻

  • @lekad86
    @lekad86 5 місяців тому +12

    12:20... Ignorância invencível 🤣 grande Olavo!

    • @Tony_Henrique7
      @Tony_Henrique7 4 місяці тому

      Eu ri demais aqui kkkkkkkkkkkkkkkkk🤣
      Expressão perfeita das universidades públicas!

  • @paulorogerio6658
    @paulorogerio6658 4 місяці тому +2

    ..." As muitas letras te fazem delirar" . Pura verdade.

  • @AG-BSB
    @AG-BSB 5 місяців тому +7

    Que absurdo de raciocínio. Obrigado sempre Olavo.❤

  • @vitoritas
    @vitoritas 5 місяців тому +6

    Saudoso e querido professor Olavo, que Deus o tenha ❤

  • @PedroH2038
    @PedroH2038 5 місяців тому +8

    Abençoado Olavo de Carvalho, ensinamentos para auto consciência.

    • @daltonagre
      @daltonagre 5 місяців тому

      Este antivacinista morreu de covid.

  • @mariaaparecidaribeirosalva5709
    @mariaaparecidaribeirosalva5709 5 місяців тому +22

    Hoje temos que conhecer o caráter da pessoa para entender o que ela quer dizer numa frase ambígua, mas, com a cultura do vitimismo isso tende a se tornar impossível.
    Aconteceu comigo e eu demorei para entender.
    Não consigo compreender textos antigos a não ser que alguém os coloque em linguagem simples. Isso é horrível!! A boa literatura é toda ela antiga. Isso para mim que passei dos cinquenta já é um problema enorme então, fico imaginando o que será dos meus netos.😢

    • @guilhermesantos-lf7kk
      @guilhermesantos-lf7kk 4 місяці тому +2

      Nao tenho sua idade mas eu estou com mesmo problema e muitos outros pelo mundo ,mas acho que a biblia é um começo e o mais importante livro , e ver oque a igreja dizia no passado tem muitos pastores antigos e padre que vc ver oque eles falavam aqui na net.

    • @joilsonsantos6614
      @joilsonsantos6614 4 місяці тому

      ​​Os três livros na Bíblia protestante que são a base do Entendimento e Sabedoria são Eclesistes, Salmos e Provérbios. Mas existe mais um livro que está na Bíblia católica que é o livro da Sabedoria . Esse livro da Sabedoria é muito bom.@@guilhermesantos-lf7kk

  • @fonseca_fvp
    @fonseca_fvp 5 місяців тому +2

    Só o tempo trará o reconhecimento devido ao professor Olavo.

  • @samuelsilvestrefaria5677
    @samuelsilvestrefaria5677 2 місяці тому +1

    Vídeo muito necessário nesse momento atual do Brasil

  • @saulopantoja
    @saulopantoja 3 місяці тому +1

    Olavo sempre muito atual!!!

  • @terezaevaristo5868
    @terezaevaristo5868 Місяць тому

    Lamentável que ele já não está entre nós. Excelente maestro!👏

  • @andersonkielinglirio4330
    @andersonkielinglirio4330 4 місяці тому +1

    As palavras sábias dele tiram um peso da alma 😂😂😂😂😂🙏👏👍

  • @edsonportosobrinho9629
    @edsonportosobrinho9629 4 місяці тому +1

    Esta aula será sempre como uma porta abrindo para o "Novo"

  • @RenatoMarques-c9t
    @RenatoMarques-c9t 5 місяців тому +7

    Excelente!

  • @direitagoiana7705
    @direitagoiana7705 21 день тому

    Olavo de Carvalho tem razão!

  • @TiagoFialho.Sr.Fialho.
    @TiagoFialho.Sr.Fialho. Місяць тому

    Eterno professor.

  • @daniloamaralmachado6400
    @daniloamaralmachado6400 3 місяці тому +1

    Lucidez, conhecimento e percepção do real!

  • @acosta72
    @acosta72 4 місяці тому +7

    *SAUDADES* do Professor Olavo de Carvalho !😊❤

  • @l4nskz
    @l4nskz 26 днів тому

    Domínio da linguagem e extensa cultura literária

  • @danielaguimaraes124
    @danielaguimaraes124 4 місяці тому +1

    Que falta ele faz

  • @marcospedro8139
    @marcospedro8139 5 місяців тому +1

    Grande professor, deixou seu legado, temos que estudar muito!!!!

  • @arionaldodemouranascimento6596
    @arionaldodemouranascimento6596 5 місяців тому +2

    Parabéns professor, saudades.

  • @elvisfreitas4279
    @elvisfreitas4279 5 місяців тому +1

    Filosofia... "Amor a Sabedoria". Quanto mais sei, adquiro a sabedoria de que muito pouco sei.

  • @jandecirantoniobarbosa
    @jandecirantoniobarbosa 4 місяці тому +1

    2:38 absurdamente pontual!
    👏👏👏

  • @reginacruz7750
    @reginacruz7750 4 місяці тому +1

    Quanto conhecimento! Quanta lucidez!!!

  • @sergiocordeiro5988
    @sergiocordeiro5988 5 місяців тому +4

    Parabéns

  • @anamariagomesdossa
    @anamariagomesdossa 2 місяці тому

    Quanta falta meu Deus.

  • @augustopuga5216
    @augustopuga5216 2 місяці тому

    Devo respeito

  • @fgafga3092
    @fgafga3092 3 місяці тому +4

    O que faz falta é o povo da direita colocar em prática esses ideiais. É mais fácil abaixar a cabeça e reclamar da opressão do Estado esquerdista.

  • @EmersonFred
    @EmersonFred Місяць тому

    Muito boa explicaçao a visao de mundo desse prof é incrivel para realidade atual que passamos.

  • @waltercarvalho788
    @waltercarvalho788 5 місяців тому +11

    Não tem nada a ver com ideologia direita x esquerda, mas com a questão do apego a alta cultura vs o emburrecimento coletivo. Isto justifica a explosão dos homicídios e da iniquidade humana como um todo

    • @JanettPistol-vi4ox
      @JanettPistol-vi4ox 4 місяці тому

      ESQUERDA E DIREITA NUNCA EXISTIRAM MAS O SER HUMANO BOTA TITULO ERRADO EM TUDO ! EU NUNCA CONCORDEI COM ESSA IDIOTICE DESSES 2 ROTULOS PORQUE NAO EXISTE E GENTE BURRA CRIOU ISSO PRA SEPARAR 2 TIPOS DE GENTE COM IDEOLOGIAS SIMILARES E QUASE IGUAIS PORQ TODO SER HUMANO QUE SE DIZ DE DIREITA TEM PELO MENOS 1 CARACTERISTICA DOS QUE SE DIZEM DE ESQUERDA !! ALGUEM PODE ME EXPLICAR ISSO ??

  • @RobertoSouza-u2v
    @RobertoSouza-u2v 3 місяці тому

    Gente, pelo amor de nosso Deus Pai, esse vídeo tinha que ser obrigatório para todo e qualquer brasileiro.

  • @MargareteNunes-u1z
    @MargareteNunes-u1z 3 місяці тому

    Professor, the great Olavo❤

  • @duanefreire3926
    @duanefreire3926 2 місяці тому

    Falou tudo professor Olavo de Carvalho, acoplar vivência , experiência e não , somente decorebas de textos filosoficos

  • @Academiadosgigantes
    @Academiadosgigantes 2 місяці тому

    muito bom, 2024 relembrando aqui as aulas do mestre Olavo

  • @juanLotus
    @juanLotus 2 місяці тому

    Bom demais. Vamos compartilhar

  • @anamariaamaral1
    @anamariaamaral1 3 місяці тому

    Professor Olavo , te amo. ❤

  • @dassayevluiz7009
    @dassayevluiz7009 3 місяці тому +2

    Ainda bem que o Olavo deixou vários vídeos gravados, porque mesmo assim faz muita falta os seus conhecimentos que levou para o Túmulo...

  • @marcosgoncalodossantos8357
    @marcosgoncalodossantos8357 5 місяців тому +3

    Vdd.

  • @bethwolak1593
    @bethwolak1593 3 місяці тому

    Q falta faz o professor !! Q ele descanse em paz , mas ele morreu sem completar o seu trabalho

  • @liquiviacava1
    @liquiviacava1 3 місяці тому

    Shalom Adonai ❤

  • @wilsoncunha817
    @wilsoncunha817 3 місяці тому

    Grande mestre

  • @giovanniludwig6060
    @giovanniludwig6060 Місяць тому

    Tranquilo no caos . Que título foda.

  • @Bruno32100
    @Bruno32100 8 днів тому

    Olavo é preciso em algumas questões, mas em outras é totalmente impreciso. Os conhecimentos filosóficos no princípio não necessitavam de uma organização para que fossem transmitidos àqueles que tinham interesse pelo simples fato de que não havia tanto conhecimento acumulado como passamos a ter em certo ponto da história, precisando assim de grades curriculares nas escolas. Isso não é óbvio? A medida que a humanidade avança, mais complexa a sociedade se torna devido as suas descobertas e invenções, necessitando de uma ordem para que tudo isso possa ser passado adiante da melhor maneira possível.

  • @guilhermecyrillo_psicologia
    @guilhermecyrillo_psicologia 5 місяців тому +1

    Que saudades 🤩

  • @f_bravo
    @f_bravo 5 місяців тому +2

    Saudade veio

  • @micheleperescoquito9089
    @micheleperescoquito9089 4 місяці тому

    Mestre Olavo de Carvalho

  • @luisaparecidodossantos6766
    @luisaparecidodossantos6766 4 місяці тому

    Gustavo Bueno é muito bom. Tenho alguns livros dele. Sua filosofia é o "materialismo filosófico" . Interessantíssimo.

  • @CriptoMy
    @CriptoMy 4 місяці тому +1

    Sugiro baixarem esses videos, para sua videoteca.

  • @lamarceci
    @lamarceci 5 місяців тому +5

    Considerem conhecer o Prof Louis/ Luiz Jean Lauand, grande professor de Filosofia.

  • @lastkignightanimacoesflipa1506
    @lastkignightanimacoesflipa1506 4 місяці тому +2

    NÃO EXISTE COMO MENSURAR A FALTA QUE ESSE CARA FAZ NA TERRA.
    acho engraçado as pessoas querendo o rotular como "direita, esquerda, centro", como se, "por você falar mal de Lula, automaticamente você é bolsonarísta de direita, e vice versa", quando a propria pessoa falou que não ligava pra isso e que não era nada disso.
    Pessoas como o Olavo, o Sílvio Santos, e o apresentador da tv cultura(catve) ajudam até hoje através dos vídeos deles. É incrível isso.

  • @souleferreira
    @souleferreira 2 місяці тому

    Gratidão. Foi ótimo o vídeo!

  • @multi_leo
    @multi_leo 2 місяці тому

    Ótima essa iniciativa de tornar público parte do ensino (das aulas) do prof. Olavo. Só assim há alguma chance de haver conscientização em maior escala, já que muita gente não tem condições de pagar. Parabéns ao canal! 🎉

  • @egmabarbisanvlogseconteudo3958
    @egmabarbisanvlogseconteudo3958 27 днів тому

    Acredito que o verbo que ele se refere no início é o verbo "Ginosko"no grego ou talvez "epignoses" que seria um conhecimento além, conhecer profundamente.

  • @marleymaia
    @marleymaia 5 місяців тому +5

    Muitos estudam filosofia, outros tem diplomas e até ensinan, mas outros são como Olavo.

  • @guaracam1669
    @guaracam1669 3 місяці тому

    Já vi 9 vezes, em todas as vezes entendi um pouco mais.

  • @josecelestino2633
    @josecelestino2633 4 місяці тому

    Valeu patriota 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷👏👏👏👏🙌🙌🙌🙌🙏🙏🙏

  • @zorzettransportes2177
    @zorzettransportes2177 5 місяців тому

    Grande!!!

  • @veritasluxmea77
    @veritasluxmea77 2 місяці тому +1

    O professor cita o verbo 'γίγνεσθαι' (vir a ser, tornar-se) que na filosofia antiga é oposto ao verbo 'εἰμί' (ser), justamente por um implicar movimento e outro estabilidade, imutabilidade. O verbo tornar-se, em grego, fornece as formas verbais de perfeito e aoristo ao verbo ser, que é defectivo no grego -- ou seja, ele garante uma noção de ação completa, finalizada --. Que eu me lembre, a língua grega possui os verbos γίγνωσκω (conhecer) e οἶδα (saber; forma presente com valo de perfeito, que tem a mesma raíz de ἰδέα, εἰδος e também a homóloga raíz do verbo ver, ὁράω, ou seja, se eu vi, eu sei). Então, talvez o professor estivesse associando o sentido mais valoroso para os gregos (a visão) com a aquisição de conhecimento. Teríamos de ver o texto do Zubiri citado, alguém sabe qual é?

  • @MundoGamesDo
    @MundoGamesDo 5 місяців тому +2

    Como pode um professor tão inteligente atrair tantos analfabetos?

    • @TheWanderley1967
      @TheWanderley1967 4 місяці тому +1

      Tenho certeza de que vc está falando isso de frente ao espelho, mas fique tranquilo, o Olavo é muito grande para à sua cabeça e mente baldias.

  • @BrunoSilva-cw9ks
    @BrunoSilva-cw9ks 4 місяці тому

    Muito bom !!!!!’❤

  • @marlosclsferreira4086
    @marlosclsferreira4086 4 місяці тому

    "A prática da filosofia, segundo Olavo de Carvalho, exige uma iniciativa única e uma inspiração incomum. Seu ponto de partida é a busca pela cultura literária, com o objetivo de dominar os conceitos filosóficos e discernir uma estrutura sólida e permanente para expressá-los de forma clara. Filosofar é relacionar palavras à realidade, conectando-as à experiência vivida. A verdadeira percepção de um objeto só ocorre na experiência direta, sem intermediários. O processo de aprendizagem filosófica é gradual, mas essencial para que o ser humano explore sua capacidade de conhecer profundamente o mundo à sua volta e os objetos que o compõem."

  • @AntonioSouza-zf1ep
    @AntonioSouza-zf1ep 5 місяців тому +233

    Olavo está fazendo falta,a direita perdeu uma grande referência.

    • @Ueriton_00
      @Ueriton_00 5 місяців тому +33

      Um indivíduo como esse, se colocar nessas caixinhas, é pra se depreciar demais, esse cara com certeza ri desse tipo de coisa! Você tá colocando o mlk em algo que ele não está nem aí.

    • @MichaelCosta-m3d
      @MichaelCosta-m3d 5 місяців тому +3

      Olavo era de centro.

    • @jordanantunes2102
      @jordanantunes2102 5 місяців тому +19

      A ''direita'' cuspiu o Olavo e trocou pelo Bolsonaro KKK. Nessa manifestação aí de ontem, quantos citaram ou agradeceram ao velhinho? Algum deles rezou um Pão Nosso ou uma Ave Maria pela alma do velhinho?

    • @Alighieri001
      @Alighieri001 5 місяців тому +6

      ​@@MichaelCosta-m3dde onde você tirou essa informação? Kkkkkkk

    • @MariaCristina-mj1bt
      @MariaCristina-mj1bt 5 місяців тому

      @@MichaelCosta-m3d vc é esquerdista, Olavo de Carvalho era de direita, conservador, deixou um legado maravilhoso para todos, pessoas que lêem e estudam sobre ele, começam a enxergar que a esquerda é nojenta! Vc dizendo que ele era de centro, está usando a narrativa mentirosa que a maldita esquerda ( com suas ideologias nefastas) usa para confundir mentes fracas! A ESQUERDA SÓ SABE MENTIR, ROUBAR E DESTRUIR, E DIABÓLICA!

  • @rblank1234
    @rblank1234 7 днів тому

    Despersonalização epilética- 11:52

  • @pioioloco
    @pioioloco 5 місяців тому +2

    Show

  • @nathan_sr6
    @nathan_sr6 2 місяці тому

    Who is this guy? This is amazing

  • @IraildesSoares-kf5su
    @IraildesSoares-kf5su 3 місяці тому

    Schelling já havia dito isto. A Filosofia parece ser esotérica por sua própria natureza, quer dizer, se faz necessário um direcionamento sincero ao outro, ao não eu, ao eu e a infinitude. É uma espécie de libertação do ego que se direciona à algo que vai além de si mesmo, escapando, portanto, ao narcisismo.

  • @agneloantonio4901
    @agneloantonio4901 4 місяці тому

    MACAPARANA PE BRASIL 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
    🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷☯️😁😁😁😁😁😁😁😁😁😁😁😁😁😁😁⛪

  • @LearnCompositionOnline
    @LearnCompositionOnline 4 місяці тому

    Gignesthai 6:00

  • @euniceaparecidadosanjos8964
    @euniceaparecidadosanjos8964 4 місяці тому

    🙏🙏🙏

  • @juliofreitas8960
    @juliofreitas8960 2 місяці тому

    Fiz escola pública a minha vida toda e posso dizer eles fazem os alunos correr como um rato na rodinha ou seja a pessoa nunca sai do lugar, puro engano 😢

  • @sebastiaostefanuto8130
    @sebastiaostefanuto8130 5 місяців тому +2

    " O Brasil está fadado ao imbecialismo livresco"

  • @coldrenatinho
    @coldrenatinho 2 місяці тому +1

    Ágora eu sei pq a esquerda não gostava do cara

  • @luci8503
    @luci8503 3 місяці тому

    🙌🏻

  • @MarcosAssis-f9z
    @MarcosAssis-f9z Місяць тому

    O oculpamento dos espaços em brancos só será possível ns descentralização, a salvação é individual.

  • @cimonealves301
    @cimonealves301 4 місяці тому

    Eu a- mo esse homem!

  • @retintelect
    @retintelect 17 днів тому +1

    Qual aula do COF é essa?

  • @juniorerivaldo7477
    @juniorerivaldo7477 3 місяці тому +1

    Olavo humilhava com educação 😂😂

  • @soldadojandir3128
    @soldadojandir3128 Місяць тому

    🔝

  • @JoaoPaulo-bt3um
    @JoaoPaulo-bt3um 5 місяців тому +4

    να ξέρεις👈Saber em grego.👉 Nakséris é a pronúncia.