Divulgação científica de excelente qualidade! Um serviço mais que urgente em tempos de tanto desconhecimento e preconceitos direcionados ao saber científico. Parabéns à Natália e à Casa do Saber!
Parabéns, Natalia sua visão sobre Biotecnologia e sua capacidade de explicar o assunto com simplicidade foi notável, continue trazendo esses assuntos, através da Casa do Saber.
@@joaovillareal9424 como é a área de atuação aqui no Brasil? Estou com medo de ter dificuldades para encontrar oportunidades e ingressar no mercado de trabalho. (estou na fase de prestar vestibular ainda)
Olá doutora, muito boa explicação. Gostaria de saber por que algumas pessoas temem os resultados que vem do consumo de transgênicos, se existe, como falado no vídeo, um controle rigoroso nos resultados das mutações das sementes. É possível que nos causem danos nocivos à saúde? Obrigado por sua colaboração nesse canal. Estávamos precisando retornar a esse tema dos transgênicos. Um abraço.
Davi, ela deu um exemplo de uma batata que adotou a simples técnica antiga de hibridização que chegou a causar dores de estômago, e teve de ser retirada do mercado. Hoje, com a engenharia genética, as pesquisas e testes são muito mais exigentes e, por ter como alvo genes bem específicos, é uma técnica extremamente segura. Veja bem, os carboidratos que vc consome em uma planta genéticamente modificada são os mesmos que a planta “original”. Açúcares são açúcares, independentemente da tecnologia usada para criar a planta.
Aí a biotecnologia é de exclusividade das grandes corporações, que respondem à demanda do mercado, que só tem como objetivo a lucratividade, o que é bem diferente das dinâmicas dos processos naturais. Troca 6 por meia dúzia.
@@thomasgRKA só que depois a patente é comprada pelas empresas, que a colocam no mercado. E isso no caso da pesquisa no Brasil. Faço Doutorado e sei bem que as empresas de biotecnologia estrangeiras tem laboratórios próprios e muito investimento em pesquisa e inovação.
Sustentabilidade também trata dos sentidos e significados e é preciso selecionar aqueles que não contém os traços daquilo que nos trouxe aos modelo insustentavel, inclusive o termo "ser humano" que representa melhor a humanidade do que o termo "homem".
V conhece o IDEC? Instituto de Defesa do Consumidor. Uma ONG bem séria. Uma de suas principais lutas é contra os transgênicos. Eles não lutariam contra isso se fosse uma coisa inofensiva. Que tal procurar o IDEC e trocar ideias com eles? Acrescentaria alguns elementos que faltam no seu ponto de vista.
Olá, Dra.! Parabéns pela brilhante exposição. Minha dúvida é com relação ao fato das sementes advindas de plantas transgênicas não germinarem. Isso não nos coloca em risco?
Isso não ocorre somente com transgênicos. Inclusive muitas plantas desenvolvidas antes da engenharia genética moderna eram patenteadas. E isso era justo - de nada adianta investir milhões em pesquisa e testes, para depois não ter retorno para pagar esse investimento. Patentes não duram mais que 20 anos.
@@thomasgRKA Olá, Thomas! Eu não sou contrária que eles vendam as suas sementes, sou contrária ao fato de estarmos eliminando as plantas cujas sementes germinam e assim no futuro não teremos outra opção que não seja comprar a semente deles. Mas sou leiga no assunto, só estou expondo um medo que tenho e não sei se é fundado.
Além de tudo isso, há a preocupação social também. A produção em massa existe mas a fome não foi erradicada ainda nem do Brasil que é o "país do agronegócio" ou da agricultora. Muitos produtos agrícolas são jogados no lixo e a distribuição deles não existe de forma a abarcar à parcela da população que passa fome todos os dias. Por que será que essa distribuição não existe? A propriedade privada é uma das respostas que satisfazem essa indagação.
Sei não, esse vídeo me deu uma sensação de que "tudo bem se a gente destruir o planeta a gente já vem fazendo isso mesmo" existe grande diferença da seleção praticada a mil anos atrás onde se escolhia por ser mais bonita/gostosa bla bla. E de escolher atualmente o que pode te dar um câncer ou uma bactéria estomacal. Sei não.
Só que ela é formada no assunto. Em nenhum lugar ela diz que é aceitável destruir a natureza. Pelo contrário, essas tecnologias podem nos ajudar a salvá-la.
Então.... Viva a BIOTECNOLOGIA!!! Gostei muito de ouvir sobre carne artificial, porque os animais não precisarão passar pela agonia de uma morte imposta.
Senhora bom dia! Tenho uma dúvida pq qdo eu era criança esquecia o doce aberto as formigas atacavam, e o mesmo doce hoje aberto elas nem chegam perto. Se me permite eu perguntei ao um amigo engenheiro de alimentos, com toda essa modificações genética que estão sofrendo os alimentos, quais as possibilidades de termos alguma doença ou antecipação da mesma em nossos corpos, ele me disse não tem como saber somente os anos dirão. Nesse ponto é que solicito o esclarecimento, se somos o que comemos para onde iremos, quais doenças virão?
A Dra deu um exemplo de uma batata que adotou a simples técnica antiga de hibridização que chegou a causar dores de estômago, e teve de ser retirada do mercado. Hoje, com a engenharia genética, as pesquisas e testes são muito mais exigentes e, por ter como alvo genes bem específicos, é uma técnica extremamente segura. Veja bem, os carboidratos que vc consome em uma planta genéticamente modificada são os mesmos que a planta “original”. Açúcares são açúcares, independentemente da tecnologia usa
5 років тому+1
Substâncias oncogenicas estão em vários alimentos. A responsabilidade de cada um é ler rótulos e evitar. A resposta é sim. No caso do câncer, por exemplo, (meu objeto de estudo), cerca de apenas 8% dos casos são hereditários. Os demais são hábitos de alimentacao/sedentarismo etc
Já é perfeito? Olha para nós, olhe quantas doenças genéticas nós temos, olhe quantas complicações e enfermidades são caudas por nossas mutações genéticas, que ocorrem a todo segundo, simplesmente por nossas células de multiplicarem... Como por exemplo, o próprio câncer. Ou a ansiedade, que é um problema de Savana, um mecanismo de fuga, que nos causa milhares de problemas ainda hoje. A evolução não foi perfeita para ninguém, a engenharia genética é a única forma de corrigir e melhorar nosso genoma, para que futuras gerações possam serem mais saudáveis e viverem com maior bem-estar físico e por mais tempo.
O que não entendo é: o índio vive no meio da mata e se alimenta muito bem e com qualidade pois tudo está em harmonia com a natureza, e noto que não faltaria alimentação para a população, o que veio foi a devastação do ecossistema para plantação da monocultura "milho, trigo,soja,etc" para a alimentação do gado além do espaço que o gado ocupa, a quantidade de variedades de alimentos que poderiam ser produzidos junto com a mata nativa é enorme, nisto diminuiria as pragas pois o ecossistema próprio se cura, não escaparemos da biotecnologia, pois sempre ficará na memória celular das plantas, se não fosse assim o glúten não faria o estrago que está fazendo com a população hoje em dia, no fundo estas modificações são para os produtores que não podem perder dinheiro com seus produtos estocados até a venda, onde o capitalismo entra o ser humano se torna cobaia, o ser humano está cada vez mais doente, a biotecnologia deveria nos deixar mais sadios com os alimentos melhores mas o que notamos é o contrário, sobrevivemos por causa dos remédios. Se realmente fosse tudo de bom, os orgânicos não teriam força no mercado. O que parece é que os cientistas e pesquisadores só vão saber todo o protocolo depois de matar alguns de suas cobaias, nós. Assim como falavam que a gordura era ruim o bom era carboidratos agora carboidratos são os vilões e a gordura é boa. Somos marionetes de um sistema e não temos como fugir.
Cara, totalmente errado. No mundo só é possível a sobrevivência de 7 bilhões de pessoas, Graças ao desenvolvimento dessas biotecnologias pra alimentação. Pesquisa um pouco como era o mundo Antes da tecnologia e a média de vida da população. Um dos principais fatores, é a parte da alimentação e saúde. As pessoas passavam fome antigamente por qualquer coisa! Em diversos países. E tô falando de mais que metade de uma população, não como hoje.
Vilder, não é bem assim. Primeiro, os índios também interferem no ecossistema ao seu redor - óbvio, como são poucos indígenas, não notamos as influências. Assista novamente o trecho onde ela fala do ser humano de antigamente, a 10 mil anos todos eram indígenas. Seu comentário quanto a alimentos transgênicos fazerem mal à saúde não está correto.
Cara, quando ela falou 10.000 anos atrás, até doeu o meu ouvido, porque a teoria do Design Inteligente já demonstrou que a terra não é tão velha e que o darwinismo é uma teoria muito falha.
@@leonardoaugusto8770 eu sei o que é. Só queria saber se o design viabilizaria uma terra plana ou oval. Qual design você acharia mais inteligente? As fêmeas de muitas espécies também têm um alto senso estético e desenvolveram ao longo do tempo uma espécie de design inteligente ao escolher seus parceiros sexuais. Os pássaros desenvolveram esse senso estético bastante aguçado através de um variado estilo de cantos e plumagens. É lindo de ver! Acho que homens também têm algum senso estético, pois as fêmeas humanas são muito formosas e talvez as únicas que têm glândulas mamárias bastante desenvolvidas sem que para isso estejam amamentando, como as fêmeas de outras espécies de mamíferos.
To aqui pela aula de biologia.. e essa mulher tem uma visão ampla da evolução e modernidade 👏
Natália Pasternak é esplêndida!!! Capacidade de comunicação de alto nível.... obrigada Dra. Natália!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Divulgação científica de excelente qualidade! Um serviço mais que urgente em tempos de tanto desconhecimento e preconceitos direcionados ao saber científico. Parabéns à Natália e à Casa do Saber!
Fiquei muito feliz em encontrar esse vídeo, onde pensamento imposto está em plena ressonância com o que escrevi no meu livro SUSTENTABILIDADE 4.0 !!!
Encantada com a visão incrível da modernidade que essa mulher nos passou!
Slc maravilhosa ❤
Parabéns Casa do Saber, Biotecnologia é um ferramenta incrível de mudança !
Gratidão Sempre 🙌😘❤️😍🌞🌻🦋🌷🙏
Uma leveza e simplicidade na fala ao abordar esse tema tão cotidiano, parabéns!
Parabéns, Natalia sua visão sobre Biotecnologia e sua capacidade de explicar o assunto com simplicidade foi notável, continue trazendo esses assuntos, através da Casa do Saber.
Parabéns professora. Suas falas me remetem ao pensamento de Carl Sagan.
Esse canal merece estar no science vlogs Brasil
Nossa, maravilhosa
ótima visão real sem aquela fala cênica só para aparecer. PARABÉNS AMO ESTE CANAL
dra natalia eh genial
Excelente vídeo.
Excelente e iluminada ideia de divulgar a ciencia o sonho de Carl Sagan se tornando real parabens a Cientista NATALIA PASTERNAK
Visão realista da nossa situação, gostei!
Visão da ideologia dela
Essa mulher é meu tudo
Nossa, quando eu crescer quero ser asism.
Parabéns
Excelente explanação!
Perfeito. Final chave de ouro.
To aqui por causa da minha professora de Biologia! Mas alguem ta aqui por esse motivo tambem ?
Kkkkkkkkkkkk Rt
Tamo junto, irmão.
Show
Sou formada em Biotecnologia e concordo plenamente com esse vídeo.
Ixi! AH QUE FANTÁSTICO! Estou muito interessada em fazer biotech na faculdade aqui no BR. vc fez aqui? pode me contar um pouco da experiência?
@@rafaelario6084 é o melhor curso!
@@joaovillareal9424 como é a área de atuação aqui no Brasil? Estou com medo de ter dificuldades para encontrar oportunidades e ingressar no mercado de trabalho. (estou na fase de prestar vestibular ainda)
Olá doutora, muito boa explicação.
Gostaria de saber por que algumas pessoas temem os resultados que vem do consumo de transgênicos, se existe, como falado no vídeo, um controle rigoroso nos resultados das mutações das sementes.
É possível que nos causem danos nocivos à saúde?
Obrigado por sua colaboração nesse canal. Estávamos precisando retornar a esse tema dos transgênicos.
Um abraço.
Olá, deixo como sugestão um documentário que pode ser encontrado aqui no UA-cam "o mundo segundo a Monsanto"
@@angelicacavalheiro7950
Obrigado pela dica.
Um abraço.
Davi, ela deu um exemplo de uma batata que adotou a simples técnica antiga de hibridização que chegou a causar dores de estômago, e teve de ser retirada do mercado. Hoje, com a engenharia genética, as pesquisas e testes são muito mais exigentes e, por ter como alvo genes bem específicos, é uma técnica extremamente segura. Veja bem, os carboidratos que vc consome em uma planta genéticamente modificada são os mesmos que a planta “original”. Açúcares são açúcares, independentemente da tecnologia usada para criar a planta.
Melhor vídeo que assisti sobre esse assunto 👏👏👏
Todo mundo quer preservação, desde que seja por parte do outro. Abrir mão do conforto proporcionado pelas mudanças promovidas pelo homem ninguém quer.
Aí a biotecnologia é de exclusividade das grandes corporações, que respondem à demanda do mercado, que só tem como objetivo a lucratividade, o que é bem diferente das dinâmicas dos processos naturais. Troca 6 por meia dúzia.
Só que isso não é verdade. A biotecnologia é feita por muitas universidades e laboratórios independentes.
@@thomasgRKA só que depois a patente é comprada pelas empresas, que a colocam no mercado. E isso no caso da pesquisa no Brasil. Faço Doutorado e sei bem que as empresas de biotecnologia estrangeiras tem laboratórios próprios e muito investimento em pesquisa e inovação.
Só li verdade
Aaaaa meu curso de graduação 💙💙💙💙
Sustentabilidade também trata dos sentidos e significados e é preciso selecionar aqueles que não contém os traços daquilo que nos trouxe aos modelo insustentavel, inclusive o termo "ser humano" que representa melhor a humanidade do que o termo "homem".
O ser humano é naturalmente não natural. Mas ainda continua sendo natural. É e não é ao mesmo tempo :)
V conhece o IDEC? Instituto de Defesa do Consumidor. Uma ONG bem séria. Uma de suas principais lutas é contra os transgênicos. Eles não lutariam contra isso se fosse uma coisa inofensiva. Que tal procurar o IDEC e trocar ideias com eles? Acrescentaria alguns elementos que faltam no seu ponto de vista.
Claríssimo. Excelente.
Só to aqui pq a professora pediu.
mei o video
Olá, Dra.! Parabéns pela brilhante exposição. Minha dúvida é com relação ao fato das sementes advindas de plantas transgênicas não germinarem. Isso não nos coloca em risco?
Isso não ocorre somente com transgênicos. Inclusive muitas plantas desenvolvidas antes da engenharia genética moderna eram patenteadas. E isso era justo - de nada adianta investir milhões em pesquisa e testes, para depois não ter retorno para pagar esse investimento. Patentes não duram mais que 20 anos.
@@thomasgRKA Olá, Thomas!
Eu não sou contrária que eles vendam as suas sementes, sou contrária ao fato de estarmos eliminando as plantas cujas sementes germinam e assim no futuro não teremos outra opção que não seja comprar a semente deles. Mas sou leiga no assunto, só estou expondo um medo que tenho e não sei se é fundado.
Além de tudo isso, há a preocupação social também. A produção em massa existe mas a fome não foi erradicada ainda nem do Brasil que é o "país do agronegócio" ou da agricultora. Muitos produtos agrícolas são jogados no lixo e a distribuição deles não existe de forma a abarcar à parcela da população que passa fome todos os dias. Por que será que essa distribuição não existe? A propriedade privada é uma das respostas que satisfazem essa indagação.
Biotecnologia sem ética é danoso sim! BIOÉTICA!
Big up
Claro que sim
4:43 Não se as Ovelhas fossem pretas.
Fafá de Belém? Hahah
Melhor vídeo sobre sustentabilidade que já vi.
Muito bom!
Muito bem.🙂
Sei não, esse vídeo me deu uma sensação de que "tudo bem se a gente destruir o planeta a gente já vem fazendo isso mesmo" existe grande diferença da seleção praticada a mil anos atrás onde se escolhia por ser mais bonita/gostosa bla bla. E de escolher atualmente o que pode te dar um câncer ou uma bactéria estomacal. Sei não.
Só que ela é formada no assunto. Em nenhum lugar ela diz que é aceitável destruir a natureza. Pelo contrário, essas tecnologias podem nos ajudar a salvá-la.
Maravilhosaaaaaaa
Então....
Viva a BIOTECNOLOGIA!!!
Gostei muito de ouvir sobre carne artificial, porque os animais não precisarão passar pela agonia de uma morte imposta.
Senhora bom dia!
Tenho uma dúvida pq qdo eu era criança esquecia o doce aberto as formigas atacavam, e o mesmo doce hoje aberto elas nem chegam perto.
Se me permite eu perguntei ao um amigo engenheiro de alimentos, com toda essa modificações genética que estão sofrendo os alimentos, quais as possibilidades de termos alguma doença ou antecipação da mesma em nossos corpos, ele me disse não tem como saber somente os anos dirão.
Nesse ponto é que solicito o esclarecimento, se somos o que comemos para onde iremos, quais doenças virão?
A Dra deu um exemplo de uma batata que adotou a simples técnica antiga de hibridização que chegou a causar dores de estômago, e teve de ser retirada do mercado. Hoje, com a engenharia genética, as pesquisas e testes são muito mais exigentes e, por ter como alvo genes bem específicos, é uma técnica extremamente segura. Veja bem, os carboidratos que vc consome em uma planta genéticamente modificada são os mesmos que a planta “original”. Açúcares são açúcares, independentemente da tecnologia usa
Substâncias oncogenicas estão em vários alimentos. A responsabilidade de cada um é ler rótulos e evitar. A resposta é sim. No caso do câncer, por exemplo, (meu objeto de estudo), cerca de apenas 8% dos casos são hereditários. Os demais são hábitos de alimentacao/sedentarismo etc
O planeta é auto-sustentável!
Nos não somos muitos e nem somos pragas pragas são os que destrói construindo fábricas e etc Deus nos deu este lugar para morar
Não somos muitos ( + de 7 bilhões)
E Ainda Tem pessoas que moram na rua, no Mato.
E sua concepção de fé e meio exagerada mas respeito sua opinião.
Demais!!!
Pra quê tanta transformação daquilo que já é perfeito, mas que não respeitamos?
Já é perfeito? No mundo só sobrevivem 7 bilhões de pessoas por causa da biotecnologia. Caso contrário nem alimento teria pra todos. Isso é básico
Em 1300 após a grande fome a população era de NEM 400 MILHOES. Em 2100, está previsto 11 bilhões.
Você nem taria aqui pra tá comentando
Já é perfeito? Olha para nós, olhe quantas doenças genéticas nós temos, olhe quantas complicações e enfermidades são caudas por nossas mutações genéticas, que ocorrem a todo segundo, simplesmente por nossas células de multiplicarem... Como por exemplo, o próprio câncer. Ou a ansiedade, que é um problema de Savana, um mecanismo de fuga, que nos causa milhares de problemas ainda hoje. A evolução não foi perfeita para ninguém, a engenharia genética é a única forma de corrigir e melhorar nosso genoma, para que futuras gerações possam serem mais saudáveis e viverem com maior bem-estar físico e por mais tempo.
Defina “perfeito”.
❤😊❤
só achei que faltou citar a questão ética nisso tudo.
Oxe, a fafa de Belém ta com a voz zoada ? O q houve?
O que não entendo é: o índio vive no meio da mata e se alimenta muito bem e com qualidade pois tudo está em harmonia com a natureza, e noto que não faltaria alimentação para a população, o que veio foi a devastação do ecossistema para plantação da monocultura "milho, trigo,soja,etc" para a alimentação do gado além do espaço que o gado ocupa, a quantidade de variedades de alimentos que poderiam ser produzidos junto com a mata nativa é enorme, nisto diminuiria as pragas pois o ecossistema próprio se cura, não escaparemos da biotecnologia, pois sempre ficará na memória celular das plantas, se não fosse assim o glúten não faria o estrago que está fazendo com a população hoje em dia, no fundo estas modificações são para os produtores que não podem perder dinheiro com seus produtos estocados até a venda, onde o capitalismo entra o ser humano se torna cobaia, o ser humano está cada vez mais doente, a biotecnologia deveria nos deixar mais sadios com os alimentos melhores mas o que notamos é o contrário, sobrevivemos por causa dos remédios. Se realmente fosse tudo de bom, os orgânicos não teriam força no mercado. O que parece é que os cientistas e pesquisadores só vão saber todo o protocolo depois de matar alguns de suas cobaias, nós. Assim como falavam que a gordura era ruim o bom era carboidratos agora carboidratos são os vilões e a gordura é boa. Somos marionetes de um sistema e não temos como fugir.
Cara, totalmente errado. No mundo só é possível a sobrevivência de 7 bilhões de pessoas, Graças ao desenvolvimento dessas biotecnologias pra alimentação. Pesquisa um pouco como era o mundo Antes da tecnologia e a média de vida da população. Um dos principais fatores, é a parte da alimentação e saúde. As pessoas passavam fome antigamente por qualquer coisa! Em diversos países. E tô falando de mais que metade de uma população, não como hoje.
Vilder, não é bem assim. Primeiro, os índios também interferem no ecossistema ao seu redor - óbvio, como são poucos indígenas, não notamos as influências. Assista novamente o trecho onde ela fala do ser humano de antigamente, a 10 mil anos todos eram indígenas.
Seu comentário quanto a alimentos transgênicos fazerem mal à saúde não está correto.
4:45
RACISTA!!!
"Ps.: É só uma zoeira..."
Cara, quando ela falou 10.000 anos atrás, até doeu o meu ouvido, porque a teoria do Design Inteligente já demonstrou que a terra não é tão velha e que o darwinismo é uma teoria muito falha.
E plana também?
@@cabradasrockas pesquisa sobre Design Inteligente.
@@leonardoaugusto8770 eu sei o que é. Só queria saber se o design viabilizaria uma terra plana ou oval. Qual design você acharia mais inteligente?
As fêmeas de muitas espécies também têm um alto senso estético e desenvolveram ao longo do tempo uma espécie de design inteligente ao escolher seus parceiros sexuais. Os pássaros desenvolveram esse senso estético bastante aguçado através de um variado estilo de cantos e plumagens. É lindo de ver!
Acho que homens também têm algum senso estético, pois as fêmeas humanas são muito formosas e talvez as únicas que têm glândulas mamárias bastante desenvolvidas sem que para isso estejam amamentando, como as fêmeas de outras espécies de mamíferos.
Defina a palavra “demonstrou”
@@leonardoaugusto8770 amor pra inicio de conversa a terra nem existe, isso foi o Faustão que colocou na cabeça do povo!!!
Muito bom!
Excelente colocação Dra