Eu confesso que eu estou encantada com a oportunidade de poder assistir um material produzido e sobre um nativo que não nega a descendência. Desejo tudo de bom e pode crer que eu vou compartilhar bastante para que outros também tenham a oportunidade de conhecê-lo. ^.^
Eu que fico muito feliz em saber que tem pessoas que assistem e gostam do conteúdo que eu produzo, pode deixar que sempre tentarei me superar a cada vídeo trazendo o mei melhor pras pessoas que assistem espero que continue acompanhando, obrigado ^o^
Para quem veio da aldeia para cidade tudo é novidade, até a questão do preconceito. Isso aconteceu comigo depois que vim da aldeia estudar na cidade, valeu mano por fazer um vídeo explicando essa questão .
Olá Maykon Krikati, eu que agradeço o comentário! São coisas que se dão por grande desinformação das pessoas em relação ao indígena... pra uma criança ou adolescente escutar certas coisas e complicado lidar, mas estamos ai lutando contra isso parente!
Eu até os meus 11 anos eu morava na aldeia aí hoje eu moro na cidade em BH Minas Gerais, e quando eu sair da Aldeia vim para a cidade muitas pessoas me pararam nas ruas e me perguntaram porque que eu estava vestida? Falaram que os índios têm que andar nú, falaram que os índios tem que morar na floresta dentro de uma oca, mas o povo Branco fica com isso na cabeça que os índios anda nu que os índios têm que morar na Oca que os índios têm que viver no mato que a obrigação de índio e só caçar, eles tem que saber que nós indígenas do Brasil somos diferentes dos índios americanos😑 e todos os direitos que os povos branco tem Nós também temos a única diferença que nós temos as culturas diferentes
@@meenapataxo9934 mas não é motivo pra deixar sua cultura se perder no mundo da teoria enquanto você veste roupa, usa celular e mora em casa normal. Se não construírem mais ocas, se os povos indígenas forem todos trabalhar em comércio ou indústria vão desaprender a cuidar da terra como vinham cuidando desde sempre. Nada contra a modernidade chegar na cultura indígena, mas a modernidade não pode substituí-la nem destruí-la e só vocês podem salvar esse tesouro cultural, praticando-o e passando adiante pras novas gerações.
Muito obrigada pelo vídeo! Sou professora e tenho muita dificuldade de mostrar mais claramente para os meus alunos a questão indígena, porque temos muito material de não-indígenas falando de questões indígenas. Acredito que não há melhor pessoa pra falar sobre si do que ela mesma. OBRIGADA PELA CONTRIBUIÇÃO!
Minha bisavó era indígena, não a conheci pessoalmente, mas me sinto tão conectada a cultura indígena, aos conhecimentos, aos princípios, ao respeito ancestral e a sabedoria dos povos originários.
OLHA, EU SÓ GOSTARIA DE AGRADECER PROFUNDAMENTE EM NOME DE TODA A NAÇÃO BRASILEIRA PELA SUA EXISTÊNCIA E OCUPAÇÃO DESSE ESPAÇO QUE TANTO NECESSITA DE REPRESENTAÇÃO INDÍGENA. MUITÍSSIMO O OBRIGADO PELA PRODUÇÃO DESSE CONTEÚDO QUE ALÉM DE INFORMAR, INCENTIVA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA NACIONAL. POR FAVOR NÃO SUMA, AGORA ESSA É NOSSA MISSÃO!!! ❤️
Oi, Sou Cristina , professora de História. Assim como muitos, sempre tive muita dificuldades para encontrar matérias atuais para trabalhar a questão indígena em sala de aula ou com outros profissionais, como coordenadora pedagógica na área de Ciências Humanas . Nas férias, sempre ia nas aldeias conhecer um pouco da cultura. Nessas viagens descobrimos que cada cultura e única e muito rica. Acredito que precisamos nos aprofundar muito para conhecer e entender a cultura indígena. Espero que outros também sigam seu exemplo,se posicionem pois estamos cansados de ouvir apenas um lado dessa história. Parabéns pelo vídeo, estou replicando.
Foi um grande prazer conhecer o vídeo e fiquei encantada com a sua exposição. O Brasil necessita como nunca antes rever a sua história e toda a diversidade indígena é uma riqueza que deve ser conhecida, valorada e resgatada para a compreensão da verdadeira importancia que todos os povos originários, no mundo todo, têm para o futuro da humanidade. Obrigada por estar ai, obrigada por resistir.
Aaaaah! Muito bom mesmo, tava ansiosa pelo próximo vídeo. Uma coisa que acredito ser interessante é vc falar da sua posição sobre o uso de "fantasia de índio" nas festas. Ex. Carnaval, Halloween etc. Bjooo! 😚
Cristian, você está de parabéns, e seus pais também, sou extremamente urbanizado, porém nos mostra que está politizado, ambientizado e seus pais com uma visão que muitos pais da "cidade" não tem, vislumbrar que nos estudos está grande parte do seu sucesso, também em apoiar seu filhos para o que eles desejam, muito bom mesmo, Um grande abraço e sucesso, você merece, pela perceverança que você demostrar o céu é seu limite, uma grande aula aqui de motivação, superação e inteligencia aplicada. Grande Abraço!!!
Meus parabéns Cristian Wariú, este seu canal é perfeito, não fere as tradições minenares (como muitos querem fazer crer) dos povos indígenas. Simplesmente você teve a grande idéia de utilizar dos meios atuais para sim, divulgar mais amplamente essa cultura maravilhosa repleta de tradições que fazem parte das nossa raízes. Eu mesmo sou bisneto de índio (com muito orgulho) e achei seu canal sensacional. Que o grande pai o abençoe e ilumine para continuar sempre, o resto é resto. abraços
Nossa oq você está fazendo é muito importante!!! Por favor não pare, eu já busquei muita informação sobre os povos indígenas é muito difícil encontrar, não podemos perder toda a sabedoria que vocês têm a compartilhar principalmente sobre a natureza.
Obrigado querida irmã Patrícia! Contamos com você e todos os nossos irmãos brancos e negros, para defender a causa do povo indígena, para que possamos viver um pouco mais, neste belo país, chamado Brasil! Que nhanderú a proteja, sempre!
É esse o discurso que deve ser reconhecido na antropologia, na política e na sociedade brasileira de um modo geral. Parabéns pelo vídeo. Eu virei fã de uma forma instantânea nos primeiros segundos. Continue produzindo vídeos de real valor como este para que a internet possa se enriquecer com valores humanos. Parabéns, parabéns, parabéns.
Só tenho poucas palavras de grandes significados: Muito obrigada por existires enquanto Brasileiro !!! Gratidão por existires como representante de nossos nativos...donos da terra !!! Parabéns!!!
Não desista de continuar produzindo e fazendo este conteúdo pois já faz bastante tempo esse vídeo, é muito importante as pessoas terem a mente aberta para este tipo de assunto, é de utilidade pública.
Saber dos povos originários através de um indígena é um sonho realizado. Sempre quis ter acesso a material como esse. muito bom teu canal! Continue, ganhou uma fã hoje!
Wariu te parabenizo pela iniciativa de postar esse vídeo e de nos mostrar o quanto somos mesquinhos e preconceitiosos quando não entendemos ou não buscamos as informações corretas sobre o assunto e acabamos criando pré conceitos errôneos sobre o que seria na verdade a cultura indígena. Pena que só tive acesso ao seu canal agora mas antes tarde do que nunca. Já me inscrevi e vou buscar os outros vídeos seus. Continue nos surpreendendo. Sucesso nessa luta contra o preconceito. Grande abraço.
Fico feliz em ter toda essa tecnologia à sua disposição e ao alcance de muitos para que possamos conhecer seu povo e entender mais sobre os nativos brasileiros. Volte a fazer vídeos. Por favor.
Acabo de descobri seu canal e estou encantada. Ele irá compor parte da minha aula de história para o ensino fundamenta, afinal acredito que só um indígena pode definir o que é ser indígena! Todo apoio a resistência indígena!
Cristian não sabe quanto estou feliz em conhecer seu canal. Tbm nasci em Campinápolis e me lembro de vc bem pequeno. Me lembro muito de seu pai e de seu avô. Parabéns pelo seu canal! Tenho orgulho de nossa terra e nosso povo xavante! Um abração pra vc!
Surpreendente seu ponto de vista. Pois o que eu supunha saber sobre a cultura indígena era Xingu , trabalhos antropológicos dos irmãos Villa e histórias de Marechal Rondon. Ganhou mais um escrito.
Estou amando os canais produzidos por indígenas vcs tem que vim a público mesmo expor a realidade da vivencia que sofre preconceito e ingnorancia da sociedade não nativa do🇧🇷🇧🇷🇧🇷♥️🤗
Conhecer a cultura de povos indígenas diretamente de uma pessoa indígena é algo enriquecedor. Em Maricá, RJ, Brasil, costumo frequentar a Aldeia Mata Verde Bonita, pois me encanta o artesanato. Também tive a oportunidade de um diálogo com a diretora da Escola Municipal (indígena), que se encontra dentro da aldeia e para a aldeia. Cada palavra, frase trocada me dava o sentimento de curiosidade, de saber e aprender mais. Creio, como professor, que seja muito importante sabermos as diversas culturas, neste caso, da indígena, para melhorarmos a nossa prática pedagógica. Na minha vida pessoal, me importa o conhecimento indígena, assim como de diversos povos (asiáticos, árabes, africanos, Americanos, Europeus etc. ... ) para agregar vivências, saberes, não somente para fins de sabedoria, mas, também, para que eu possa, na minha prática diária, selecionar as partes que possam trazer melhorias na qualidade de vida! ❤️
Acabei de conhecer o canal por meio do seu vídeo com a Sabrina, no /teseonze . Antes de tudo, parabéns e toda força para as lutas, especialmente de 2019 em diante, por ser um espaço de abrir a mente de muitas pessoas que desconhecem suas lutas. Temos muito a aprender com você, assim como todas e todos os indígenas que estão formando vozes nas redes sociais e produção de conteúdo. Obrigado Cristian
Estou muito feliz de poder assisitir um video, que tem a intenção, de tirar de vez o estereótipo de muitos, continue assim, mesmo não podendo passar a mensagem a todos, você pelo menos fez sua parte, parabéns virei seu fã 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻
Olá! Sou Ariel Kuaray, sou da etnia Guarani-Mbya. Quero parabenizar pelo canal, é realmente necessário esse tipo de trabalho nesse país, um país ignorante e preconceituoso.
Li o texto no Brasil de Fato (ARTISTAS, EDUCADORES, UA-camRS: A LUTA DA JUVENTUDE INDÍGENA EM MÚLTIPLAS EXPRESSÕES) e vim conhecer seu canal. Parabéns! Sou índio-descendente e reconheço minha ancestralidade, reconheço e me orgulho muito. Estou na torcida irmão
O mais importante é passar todas as tradições adiante para as novas gerações: a língua acima de tudo, mas também a cultura, os costumes, dança, música, culinária, arquitetura, religião, tudo isso não pode se perder no mundo digital. Mas não adianta registrar a riqueza cultural apenas em livros, vídeos ou páginas na internet. Ela tem que ser vivida. A harmonia com a natureza que os povos indígenas sempre viveram de maneira natural só existe na prática. As ocas, os apetrechos, as ferramentas, as vestimentas, a pintura do corpo, os rituais, tudo isso tem que continuar sendo construído e vivido, e não colocado em museu.
Todos nós temos sangue indígena. É muito bom poder se reconectar com as nossas origens e criarmos a nossa identidade que nos foi tirada. Obrigada por criar esse canal.
Cristian, seus vídeos estão me ajudando demais nas minhas aulas de antropologia a decolonizar o pensamento dos estudantes!! Sempre faço questão de pegar vídeos de indígenas falando sobre ser indígena no Brasil, e seu canal é um recurso didático excelente! Sou grata demais pelo seu trabalho! :DD
Cara, que incrível! Tô divulgando teu canal, acho muito importante você fazer o que faz, ensinar às pessoas isso tudo. A negligência governamental e escolar em relação aos indígenas é de dar nojo! Você é maravilhosoooooo
Por favor, fale mais sobre idéias e como inserir melhor a cultura indígena na nossa sociedade, e conscientizar mais a população sobre a importância dos povos no Brasil. adorei, e acompanharei sempre, obrigado!!
Descobri você agora, e estou me inscrevendo! Que Nhanderú o proteja Wariu e lhe dê forças para prosseguir na defesa de nosso povo indígena!(outubro 2021). Sul do Brasil.
Usando o vídeo com meus alunos. Esclarecer a questão indígena com os jovens que tanto a desconhecem é também nossa missão. Especialmente, quando é o próprio indígena que a esclarece de maneira tão clara.
Falou muito bonito!! Quase chorei aqui!! N tenho descendência indígena (apesar q desde criança queria ter hahah) mas estou junto com vcs nessa luta contra o preconceito!! Amei o vídeo
Eu sempre quis ser de sangue indígena também e estou muito feliz de conhecer o canal e descobrir e desvenda varias coisa sobre as etnias de vc Observação: estou como celular da minha mãe não o meu Kkkkkk
Ah! Minha irmã, eu também chorei com esse seu desejo, que é um verdadeiro ato de amor! O sentimento está acima da materialidade! Sinta-se amada por nós! Que Nhanderú a proteja sempre, sempre, sempre!
Wariu, meus parabéns! Do jeito que as coisas andam para os povos indígenas, é de extrema relevância e importância que vocês, jovens índios, se unam para mostrar para o Brasil a cultura dos verdadeiros donos dessa terra, vocês. Com o seu trabalho as pessoas vão tomar consciência do quão importantes vocês são e das atrocidades que esse novo governo, e os últimos, estão fazendo. Boa sorte!
Que preciosidade achar seu canal, parente! Me emocionei com esse vídeo. Obrigado por existir! É por tudo isso que cê falou que eu tenho orgulho de ser indígena! Ayaya!
Temos que ter orgulho mesmo, somo os únicos que podem bater no peito e contar nossas lutas nosso trajeto e ter algo originário então esse sentimento deve ser comum em todos nós, obrigado pelo comentário e continue acompanhando o canal!
Que coisa boa! Vai ser um prazer acompanhar seu trabalho e aprender mais sobre sua cultura. Desejo que você tenha muito sucesso nessa iniciativa. Vou espalhar suas histórias por aí com esperança de que um dia o preconceito acabe . Um forte abraço!
Que maravilhosoooooooooo um canal que nos mostra mais sobre a cultura indígena. Sempre tive muita curiosidade em aprender e quero um dia ter a oportunidade de conhecer de perto uma aldeia e seus habitantes. Parabéns, Wariu, pelo canal. Maravilhoso!
Que sonho esse canal! Parabéns Cristian Wariu! Se existirem mais canais assim, divulgue, por favor! Sou apaixonado pela cultura indígena! Ah e se possível, faz vídeos ensinando sua língua, esse conteúdo precisa existir para manter vivas as culturas indígenas!
Vim graças a Ellora e a Katú. Adorei o vídeo, é muito importante conteúdos como esse serem compartilhados para alcançar o máximo de pessoas possível e ajudar a desconstruir tantos preconceitos. Muito obrigada pelo vídeo, seu trabalho possibilita muitas mudanças.
Eu tenho descendencia indígena, mas está muito distante, minha mãe não ficou muito tempo com a mãe dela, que era filha de índia e só esse ano reencontrou a família, ela só tinha contato com a irmã mais velha e sabia da existencia de outro irmão, os outros são mais novos e so esse ano tivemos contato com eles e com tios da minha mãe. Esse ano vimos que nem eles tiveram muita ligação indígena, o que é triste.
Parabéns parente, por esclarecer essa questão. É algo que muitos questionam, porém a cultura indígena deve ser dinâmica e é muito importante que todos os povos tem acesso a tecnologia, a informação para que possamos preservar e passar para as futuras gerações.
Te conheci so agor, atravez do Tese Onze.... e já adorei!!!! PARABENS pelo seu trabalho, vc eh vital, nao só para os indígenas, mas para o Brasil, que o seu canal cresça muito, pq ele é essencial!!!! :)
Obrigada por produzir esse material, precisamos mais desse protagonismo indígena nos meios de comunicação. Estou amando aprender um pouco mais, os povos nativos devereriam ser sagrados, não perseguidos.
Eu estou chocada com esse vídeo. Agora percebo o tanto de preconceito que a gente carrega e nem mesmo sabe q é preconceito. Obrigada por trazer tanto conhecimento, tanta riqueza. Obrigada por abrir minha mente e a de tantas outras pessoas por meio desse vídeo ❤️
Muito bom, cara. Sou professor de História e estava buscando relatos de indígenas falando sobre eles mesmos, para mostrar que a visão que ainda temos na sociedade se parece muito mais com a visão da colonização do século XVI do que com a realidade. Seu canal vai me ajudar muito! Continue o bom trabalho. Abraços.
Parabéns pela iniciativa! Vai ser muito bom conhecer a Cultura de vocês mais de perto para respeitá-los cada vez mais. Conte com o meu apoio e com toda a minha admiração e respeito. Um grande abraço. Vou compartilhar com certeza.
Com a tecnologia, os indígenas podem mostrar como eles vivem pessoalmente, e assim poderão mostrar para as pessoas que eles podem sim mudar e desenvolver de acordo com o tempo. Os indígenas não são obrigados a viver na mata, se eles morarem nas cidades ainda serão indígenas, não muda, podem ter antepassados, a nova geração também terá sangue indígena e assim por diante. - Adorei o vídeo, você explica muito bem, minha professora de Português recomendou a minha turma a assistir o seu vídeo e foi ótimo. Estou aqui graças a ela e dou os meus parabéns pela sua explicação e importância na sua própria cultura, continue assim.
Que alegria descobrir este canal. E como vc fala bem rapaz! E se me permite dizer, vc é muito bonito.
6 років тому+2
Parabéns pela Iniciativa Cristian! E que continue sempre viva a sua força para lidar com a ignorância e o preconceito que ainda resiste em existir; que seu caminho seja sempre pacifico e produtivo! Como brasileira, sou pertencente a este nosso Brasil miscigenado índio - afro - europeu. E que através de atitudes como a sua, me faz saber um pouco mais da minha raiz indio! Obrigada!
Emocionante! (senti vontade de chorar de emoção...) E assisti por causa da minha aula mas mesmo assim amei. Me senti encantado! Vou conhecer o seu canal. Eu já me inscrevi no seu canal, dei like e ativei o sininho das notificações.
Não sou índio mas tenho um pouco de sangue de índio, a minha tataravó era índia pura. Gostei do que foi falado no vídeo, eu não sabia que índios sofriam com isso.
Obrigado, Madd! Ajude a defender a causa indígena, para que possamos viver um pouco mais neste belo país! Sua avozinha ficará feliz com isso! Que Nhanderú o proteja, sempre!
Meu professor pediu pra eu e meus colegas assistir esse vídeo e fazer um texto falando o que entendeu do vídeo, sua explicação abriu muito mais a minha mente em relação ao assunto fiz praticamente um texto deveria ser só um resumo 😂 parabéns pela sua cultura ❤
Fico realmente feliz de conhecer seu canal. Infelizmente somos ensinados de forma completamente errada na escola e com isso só propagamos a desinformação e o preconceito
'aquela vó pega no laço'.... arrepiei aqui, mt bom seu video. Eu sei que tenho ascendentes indígenas, queria mais informações sobre esse passado, da mesma forma que minha família fala da parte italiana da família, sabe... nunca me senti branca, me entristeço mt por não conseguir acessar essa parte da historia da minha familia
O Tupi deveria ser a nossa língua mãe ou pelo menos a nossa segunda língua. Eu fico triste por terem nos retirado este direito, mas fico feliz em poder ter este contato com as profundezas das nossas origens. Obrigada pelo conteúdo!
Olá, Cristian!! Que canal maravilhoso, parabéns pela iniciativa! Sou Professora de Língua Portuguesa e trabalho com as questões indígenas em minhas pesquisas acadêmicas desde a graduação. Agora, finalizando o Doutorado, abordo justamente tópicos como o que você discutiu neste vídeo: globalização, etnicidade, nacionalidade, tecnologias e transculturalidade. Sem dúvidas, compartilharei seu canal e seus vídeos. Siga firme e forte!!
Vim através do canal Etnia Brasileira, da Lívia Zaruty. Atualmente ( 7 anos ) vivo no Equador, e com isso tenho MUITO contato com indígenas e a cultura deles tb! Muito feliz de ter encontrado seu canal! Eu chorei de emoção , pq é tão importante manter essa cultura viva!
Eu confesso que eu estou encantada com a oportunidade de poder assistir um material produzido e sobre um nativo que não nega a descendência. Desejo tudo de bom e pode crer que eu vou compartilhar bastante para que outros também tenham a oportunidade de conhecê-lo. ^.^
Eu que fico muito feliz em saber que tem pessoas que assistem e gostam do conteúdo que eu produzo, pode deixar que sempre tentarei me superar a cada vídeo trazendo o mei melhor pras pessoas que assistem espero que continue acompanhando, obrigado ^o^
Que lindo... vai Brasil!!!
Não nega a ascendência, que é a ancestralidade.
A descendência seriam os filhos dele 😊
Também me senti privilegiada! Quanta riqueza de cultura nas palavras ditas aqui... muito obrigada!
@@Vaniapsyche cadê o indígena com cultura indigena ?
Para quem veio da aldeia para cidade tudo é novidade, até a questão do preconceito. Isso aconteceu comigo depois que vim da aldeia estudar na cidade, valeu mano por fazer um vídeo explicando essa questão .
Olá Maykon Krikati, eu que agradeço o comentário! São coisas que se dão por grande desinformação das pessoas em relação ao indígena... pra uma criança ou adolescente escutar certas coisas e complicado lidar, mas estamos ai lutando contra isso parente!
Por favor, ouça a música Michel Ohgata da banda Dead Fish. É uma música muito boa que acredito se tratar disso
Que legal que voce posta vídeos também :)
Eu até os meus 11 anos eu morava na aldeia aí hoje eu moro na cidade em BH Minas Gerais, e quando eu sair da Aldeia vim para a cidade muitas pessoas me pararam nas ruas e me perguntaram porque que eu estava vestida? Falaram que os índios têm que andar nú, falaram que os índios tem que morar na floresta dentro de uma oca, mas o povo Branco fica com isso na cabeça que os índios anda nu que os índios têm que morar na Oca que os índios têm que viver no mato que a obrigação de índio e só caçar, eles tem que saber que nós indígenas do Brasil somos diferentes dos índios americanos😑 e todos os direitos que os povos branco tem Nós também temos a única diferença que nós temos as culturas diferentes
@@meenapataxo9934 mas não é motivo pra deixar sua cultura se perder no mundo da teoria enquanto você veste roupa, usa celular e mora em casa normal. Se não construírem mais ocas, se os povos indígenas forem todos trabalhar em comércio ou indústria vão desaprender a cuidar da terra como vinham cuidando desde sempre. Nada contra a modernidade chegar na cultura indígena, mas a modernidade não pode substituí-la nem destruí-la e só vocês podem salvar esse tesouro cultural, praticando-o e passando adiante pras novas gerações.
Muito obrigada pelo vídeo! Sou professora e tenho muita dificuldade de mostrar mais claramente para os meus alunos a questão indígena, porque temos muito material de não-indígenas falando de questões indígenas. Acredito que não há melhor pessoa pra falar sobre si do que ela mesma. OBRIGADA PELA CONTRIBUIÇÃO!
Gabriela Silva - Concordo plenamente.
gersonalberto495@gmail.com
Legal seu comentário
Obrigada por isso, professora!!! "Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda." (Paulo Freire)
Legal seu comentário😋😋😋😝😝😋😋😋😋😋😋😋😋😋😋😋😋😋😋
Minha bisavó era indígena, não a conheci pessoalmente, mas me sinto tão conectada a cultura indígena, aos conhecimentos, aos princípios, ao respeito ancestral e a sabedoria dos povos originários.
Gostei de sua fala! Sua avozinha , por certo, está muito contente contigo! Que Nhanderú te proteja sempre!
Utilizar a tecnologia para mostrar mais sua cultura é ser mais índio por estar mostrando mais e mais sua cultura e batalhando no mundo virtual.
OLHA, EU SÓ GOSTARIA DE AGRADECER PROFUNDAMENTE EM NOME DE TODA A NAÇÃO BRASILEIRA PELA SUA EXISTÊNCIA E OCUPAÇÃO DESSE ESPAÇO QUE TANTO NECESSITA DE REPRESENTAÇÃO INDÍGENA. MUITÍSSIMO O OBRIGADO PELA PRODUÇÃO DESSE CONTEÚDO QUE ALÉM DE INFORMAR, INCENTIVA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA NACIONAL. POR FAVOR NÃO SUMA, AGORA ESSA É NOSSA MISSÃO!!! ❤️
Top de mais beijos😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘
Oi, Sou Cristina , professora de História. Assim como muitos, sempre tive muita dificuldades para encontrar matérias atuais para trabalhar a questão indígena em sala de aula ou com outros profissionais, como coordenadora pedagógica na área de Ciências Humanas . Nas férias, sempre ia nas aldeias conhecer um pouco da cultura. Nessas viagens descobrimos que cada cultura e única e muito rica. Acredito que precisamos nos aprofundar muito para conhecer e entender a cultura indígena. Espero que outros também sigam seu exemplo,se posicionem pois estamos cansados de ouvir apenas um lado dessa história. Parabéns pelo vídeo, estou replicando.
Foi um grande prazer conhecer o vídeo e fiquei encantada com a sua exposição. O Brasil necessita como nunca antes rever a sua história e toda a diversidade indígena é uma riqueza que deve ser conhecida, valorada e resgatada para a compreensão da verdadeira importancia que todos os povos originários, no mundo todo, têm para o futuro da humanidade. Obrigada por estar ai, obrigada por resistir.
Aaaaah! Muito bom mesmo, tava ansiosa pelo próximo vídeo. Uma coisa que acredito ser interessante é vc falar da sua posição sobre o uso de "fantasia de índio" nas festas. Ex. Carnaval, Halloween etc. Bjooo! 😚
Nossa que bom que gostou kkk, eita assunto complicado, um dia devo abordar, até anotar aqui ^^ obg
eu tô tão, tão feliz de conhecer esse canal!!!!!!
Eu estou feliz de saber que vc acompanha o meu conteúdo na internet ^-^
Q sorte q wario te respondeo
Wariu*
@@wariu amo seu canal sinceramente obrigada por nos trazer tanto conteúdo maravilhoso! Obrigada Wariu
Depoimento fantástico,meu bisavô era indígena e me sinto muito feliz de ver um canal que supre as dúvidas sobre os povos originais do Brasil.
Continue assim parente, as pessoas precisam entender e conhecer o que é ser povo originário!
Cristian, você está de parabéns, e seus pais também, sou extremamente urbanizado, porém nos mostra que está politizado, ambientizado e seus pais com uma visão que muitos pais da "cidade" não tem, vislumbrar que nos estudos está grande parte do seu sucesso, também em apoiar seu filhos para o que eles desejam, muito bom mesmo, Um grande abraço e sucesso, você merece, pela perceverança que você demostrar o céu é seu limite, uma grande aula aqui de motivação, superação e inteligencia aplicada. Grande Abraço!!!
Meus parabéns Cristian Wariú, este seu canal é perfeito, não fere as tradições minenares (como muitos querem fazer crer) dos povos indígenas.
Simplesmente você teve a grande idéia de utilizar dos meios atuais para sim, divulgar mais amplamente essa cultura maravilhosa repleta de tradições que fazem parte das nossa raízes.
Eu mesmo sou bisneto de índio (com muito orgulho) e achei seu canal sensacional.
Que o grande pai o abençoe e ilumine para continuar sempre, o resto é resto. abraços
Nossa oq você está fazendo é muito importante!!! Por favor não pare, eu já busquei muita informação sobre os povos indígenas é muito difícil encontrar, não podemos perder toda a sabedoria que vocês têm a compartilhar principalmente sobre a natureza.
Obrigado querida irmã Patrícia! Contamos com você e todos os nossos irmãos brancos e negros, para defender a causa do povo indígena, para que possamos viver um pouco mais, neste belo país, chamado Brasil! Que nhanderú a proteja, sempre!
É esse o discurso que deve ser reconhecido na antropologia, na política e na sociedade brasileira de um modo geral. Parabéns pelo vídeo. Eu virei fã de uma forma instantânea nos primeiros segundos. Continue produzindo vídeos de real valor como este para que a internet possa se enriquecer com valores humanos. Parabéns, parabéns, parabéns.
Só tenho poucas palavras de grandes significados: Muito obrigada por existires enquanto Brasileiro !!! Gratidão por existires como representante de nossos nativos...donos da terra !!! Parabéns!!!
Não desista de continuar produzindo e fazendo este conteúdo pois já faz bastante tempo esse vídeo, é muito importante as pessoas terem a mente aberta para este tipo de assunto, é de utilidade pública.
Estou encantada com o teu canal, com a clareza dos teus vídeos, com a tua ousadia. Sou grata à você e aos meus antepassados indígenas!
OK vamos concordar que as 96 pessoas que deram deslike deram sem querer ne?
pq esse video é perfeito
Saber dos povos originários através de um indígena é um sonho realizado. Sempre quis ter acesso a material como esse. muito bom teu canal! Continue, ganhou uma fã hoje!
Wariu te parabenizo pela iniciativa de postar esse vídeo e de nos mostrar o quanto somos mesquinhos e preconceitiosos quando não entendemos ou não buscamos as informações corretas sobre o assunto e acabamos criando pré conceitos errôneos sobre o que seria na verdade a cultura indígena. Pena que só tive acesso ao seu canal agora mas antes tarde do que nunca. Já me inscrevi e vou buscar os outros vídeos seus. Continue nos surpreendendo. Sucesso nessa luta contra o preconceito. Grande abraço.
Fico feliz em ter toda essa tecnologia à sua disposição e ao alcance de muitos para que possamos conhecer seu povo e entender mais sobre os nativos brasileiros. Volte a fazer vídeos. Por favor.
Ganhou mais uma inscrita. Parabéns, continue assim defendendo seu povo. Todos absolutamente TODOS nós merecemos respeito e nosso lugar na sociedade!!!
Ser Indígena! E ser! A acima de tudo! Humano, pessoa e cidadão! Salvem às Nações indígenas! Salvem o Índio!!! 💚💙💛💟💓💙
Acabo de descobri seu canal e estou encantada. Ele irá compor parte da minha aula de história para o ensino fundamenta, afinal acredito que só um indígena pode definir o que é ser indígena!
Todo apoio a resistência indígena!
To apaixonada pelo seu canal. Fiquei emocionada. Belíssimo trabalho!
Pessoas como você que salvam o Brasil
fico muito feliz em ver que tem nativos produzindo conteúdo e usando sua voz pra falar no UA-cam, desejo muito sucesso a você
Cristian não sabe quanto estou feliz em conhecer seu canal. Tbm nasci em Campinápolis e me lembro de vc bem pequeno. Me lembro muito de seu pai e de seu avô. Parabéns pelo seu canal! Tenho orgulho de nossa terra e nosso povo xavante! Um abração pra vc!
Surpreendente seu ponto de vista. Pois o que eu supunha saber sobre a cultura indígena era Xingu , trabalhos antropológicos dos irmãos Villa e histórias de Marechal Rondon. Ganhou mais um escrito.
obrigado pela inscrição!
Estou amando os canais produzidos por indígenas vcs tem que vim a público mesmo expor a realidade da vivencia que sofre preconceito e ingnorancia da sociedade não nativa do🇧🇷🇧🇷🇧🇷♥️🤗
Parabéns Cristian! Esse canal é de grande importância para todos nós. Principalmente por não negarmos nossa descendência.
Conhecer a cultura de povos indígenas diretamente de uma pessoa indígena é algo enriquecedor. Em Maricá, RJ, Brasil, costumo frequentar a Aldeia Mata Verde Bonita, pois me encanta o artesanato. Também tive a oportunidade de um diálogo com a diretora da Escola Municipal (indígena), que se encontra dentro da aldeia e para a aldeia. Cada palavra, frase trocada me dava o sentimento de curiosidade, de saber e aprender mais. Creio, como professor, que seja muito importante sabermos as diversas culturas, neste caso, da indígena, para melhorarmos a nossa prática pedagógica. Na minha vida pessoal, me importa o conhecimento indígena, assim como de diversos povos (asiáticos, árabes, africanos, Americanos, Europeus etc. ... ) para agregar vivências, saberes, não somente para fins de sabedoria, mas, também, para que eu possa, na minha prática diária, selecionar as partes que possam trazer melhorias na qualidade de vida! ❤️
Acabei de conhecer o canal por meio do seu vídeo com a Sabrina, no /teseonze . Antes de tudo, parabéns e toda força para as lutas, especialmente de 2019 em diante, por ser um espaço de abrir a mente de muitas pessoas que desconhecem suas lutas. Temos muito a aprender com você, assim como todas e todos os indígenas que estão formando vozes nas redes sociais e produção de conteúdo. Obrigado Cristian
Eu estou muito emocionado pela existência essa pessoa. A gente necessidade tanto!!! Como estou grato. Torço muito por esse canal!
Que vídeo incrível! Fiquei emocionada com a sua fala. Obrigada pelo contato e pelo esclarecimento que você tá oferecendo.
Estou muito feliz de poder assisitir um video, que tem a intenção, de tirar de vez o estereótipo de muitos, continue assim, mesmo não podendo passar a mensagem a todos, você pelo menos fez sua parte, parabéns virei seu fã 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻
Olá! Sou Ariel Kuaray, sou da etnia Guarani-Mbya. Quero parabenizar pelo canal, é realmente necessário esse tipo de trabalho nesse país, um país ignorante e preconceituoso.
Muito legal o vídeo! Que bom que voce ta aqui! Discussão muito didática é importante!
Parabéns ao IV projeto UA-cam aprovado. Continue sendo o que você sempre foi, abração parente.
Li o texto no Brasil de Fato (ARTISTAS, EDUCADORES, UA-camRS: A LUTA DA JUVENTUDE INDÍGENA EM MÚLTIPLAS EXPRESSÕES) e vim conhecer seu canal. Parabéns!
Sou índio-descendente e reconheço minha ancestralidade, reconheço e me orgulho muito. Estou na torcida irmão
O mais importante é passar todas as tradições adiante para as novas gerações: a língua acima de tudo, mas também a cultura, os costumes, dança, música, culinária, arquitetura, religião, tudo isso não pode se perder no mundo digital. Mas não adianta registrar a riqueza cultural apenas em livros, vídeos ou páginas na internet. Ela tem que ser vivida. A harmonia com a natureza que os povos indígenas sempre viveram de maneira natural só existe na prática. As ocas, os apetrechos, as ferramentas, as vestimentas, a pintura do corpo, os rituais, tudo isso tem que continuar sendo construído e vivido, e não colocado em museu.
acabei de achar seu canal, e já estou inscrita, o que fala neste video é tão pertinente que deveria ser visto pelo máximo de pessoas...tudo de bom
Parabéns pela iniciativa! E compartilhei o link do canal com amigos! (y)
Todos nós temos sangue indígena. É muito bom poder se reconectar com as nossas origens e criarmos a nossa identidade que nos foi tirada. Obrigada por criar esse canal.
Ana! gostei de sua fala! Que nhanderú a proteja, sempre,sempre,sempre!
Obrigada pelo serviço a todos nós! Gratidão por ter uma fonte de informação tão fiel e autêntica!
Orgulhosa desse vídeo estou, me sentir muito bem representada. Parabéns e obrigada por esse vídeo 💚
Cristian, seus vídeos estão me ajudando demais nas minhas aulas de antropologia a decolonizar o pensamento dos estudantes!! Sempre faço questão de pegar vídeos de indígenas falando sobre ser indígena no Brasil, e seu canal é um recurso didático excelente! Sou grata demais pelo seu trabalho! :DD
Incrível como vc consegue responder a mtos que comentaram. Parabéns por mostrar tanto, por lutar tanto.
Cara, que incrível! Tô divulgando teu canal, acho muito importante você fazer o que faz, ensinar às pessoas isso tudo. A negligência governamental e escolar em relação aos indígenas é de dar nojo! Você é maravilhosoooooo
Por favor, fale mais sobre idéias e como inserir melhor a cultura indígena na nossa sociedade, e conscientizar mais a população sobre a importância dos povos no Brasil. adorei, e acompanharei sempre, obrigado!!
Descobri você agora, e estou me inscrevendo! Que Nhanderú o proteja Wariu e lhe dê forças para prosseguir na defesa de nosso povo indígena!(outubro 2021). Sul do Brasil.
Usando o vídeo com meus alunos. Esclarecer a questão indígena com os jovens que tanto a desconhecem é também nossa missão. Especialmente, quando é o próprio indígena que a esclarece de maneira tão clara.
Grato por você existir e resistir !
Falou muito bonito!! Quase chorei aqui!! N tenho descendência indígena (apesar q desde criança queria ter hahah) mas estou junto com vcs nessa luta contra o preconceito!! Amei o vídeo
Eu sempre quis ser de sangue indígena também e estou muito feliz de conhecer o canal e descobrir e desvenda varias coisa sobre as etnias de vc
Observação: estou como celular da minha mãe não o meu
Kkkkkk
Chorem de inveja eu tenho kkkkkkkkkkkkkkk, mas não sou indígena
@@lyacosta929 Tmb tenho, a mãe da minha vó era India muahahahahaha
Ah! Minha irmã, eu também chorei com esse seu desejo, que é um verdadeiro ato de amor! O sentimento está acima da materialidade! Sinta-se amada por nós! Que Nhanderú a proteja sempre, sempre, sempre!
Eu sou grata por ter encontrado a preciosidade que é esse canal!
Wariu, meus parabéns! Do jeito que as coisas andam para os povos indígenas, é de extrema relevância e importância que vocês, jovens índios, se unam para mostrar para o Brasil a cultura dos verdadeiros donos dessa terra, vocês. Com o seu trabalho as pessoas vão tomar consciência do quão importantes vocês são e das atrocidades que esse novo governo, e os últimos, estão fazendo. Boa sorte!
Sabrina! muito obrigado pelo seu apoio à causa indígena! Que Nhanderú a proteja sempre!
Obrigada por existir WARIU e por explicar isso de maneira tão clara!
obrigado por esse comentário!
Estou encantado Cristian Wariu! PArabéns pela iniciativa e continue forte aqui com seu canal! Estarei na confluência.
Muito feliz de ver um canal feito por indígena pra falar da sua cultura, de seu povo. Gratidão. Estamos juntos.
Adorei o seu canal. Estava procurando a realidade indigena contada por um nativo
Que preciosidade achar seu canal, parente! Me emocionei com esse vídeo. Obrigado por existir! É por tudo isso que cê falou que eu tenho orgulho de ser indígena! Ayaya!
Temos que ter orgulho mesmo, somo os únicos que podem bater no peito e contar nossas lutas nosso trajeto e ter algo originário então esse sentimento deve ser comum em todos nós, obrigado pelo comentário e continue acompanhando o canal!
Que coisa boa! Vai ser um prazer acompanhar seu trabalho e aprender mais sobre sua cultura. Desejo que você tenha muito sucesso nessa iniciativa. Vou espalhar suas histórias por aí com esperança de que um dia o preconceito acabe . Um forte abraço!
Que maravilhosoooooooooo um canal que nos mostra mais sobre a cultura indígena. Sempre tive muita curiosidade em aprender e quero um dia ter a oportunidade de conhecer de perto uma aldeia e seus habitantes. Parabéns, Wariu, pelo canal. Maravilhoso!
O
Muito bom rapaz. Parabéns pelo canal. Divulgar os costumes e tradições indígenas me fez pensar de forma diferente sobre vocês. Aguardo novos vídeos.
Que sonho esse canal! Parabéns Cristian Wariu! Se existirem mais canais assim, divulgue, por favor! Sou apaixonado pela cultura indígena! Ah e se possível, faz vídeos ensinando sua língua, esse conteúdo precisa existir para manter vivas as culturas indígenas!
Vim graças a Ellora e a Katú. Adorei o vídeo, é muito importante conteúdos como esse serem compartilhados para alcançar o máximo de pessoas possível e ajudar a desconstruir tantos preconceitos. Muito obrigada pelo vídeo, seu trabalho possibilita muitas mudanças.
Sim eu vi que ela me mencionou no vídeo, fiquei muito feliz nisso, eu que agradeço o comentário!
Conheci o seu canal agora. Muito didático e objetivo, amei. Não pare com os vídeos
Ah, nossa. que riquezas e privilégio. Muita gratidão!
Eu tenho descendencia indígena, mas está muito distante, minha mãe não ficou muito tempo com a mãe dela, que era filha de índia e só esse ano reencontrou a família, ela só tinha contato com a irmã mais velha e sabia da existencia de outro irmão, os outros são mais novos e so esse ano tivemos contato com eles e com tios da minha mãe. Esse ano vimos que nem eles tiveram muita ligação indígena, o que é triste.
Parabéns parente, por esclarecer essa questão. É algo que muitos questionam, porém a cultura indígena deve ser dinâmica e é muito importante que todos os povos tem acesso a tecnologia, a informação para que possamos preservar e passar para as futuras gerações.
Parabéns pelo vídeo e essa bela iniciativa em prol dos seus, gratidão e admiração por nosso povo indígena nativo brasileiro e sua cultura incrível!
Voces nao estao sozinhos , voces nao deveriam lutar sozinhos. Voces sao luta , resistencia e amor ❤️❤️
Excelente apresentação. Eu gosto de aprender e compartilhar culturas de outras pessoas. Eu também posso usar as legendas para aprender português.
Te conheci so agor, atravez do Tese Onze.... e já adorei!!!! PARABENS pelo seu trabalho, vc eh vital, nao só para os indígenas, mas para o Brasil, que o seu canal cresça muito, pq ele é essencial!!!! :)
Parabéns pela iniciativa. Confesso que mesmo tendo nome e descendência indígena, pouco sei sobre a cultura dos povos nativos. Vida longa, Wariu!
Obrigada por produzir esse material, precisamos mais desse protagonismo indígena nos meios de comunicação. Estou amando aprender um pouco mais, os povos nativos devereriam ser sagrados, não perseguidos.
Que lindeza!!! Parabéns pela pauta! Debate muito importante em todos os tempos...sobretudo, na atualidade 👏👏♥️
Meus parabéns pela iniciativa massa de compartilhar conosco o seu conhecimento acerca dos povos indígenas. Estou adorando os seus vídeos 👏👏👏👏👏👏.
Eu estou chocada com esse vídeo. Agora percebo o tanto de preconceito que a gente carrega e nem mesmo sabe q é preconceito. Obrigada por trazer tanto conhecimento, tanta riqueza. Obrigada por abrir minha mente e a de tantas outras pessoas por meio desse vídeo ❤️
Muito bom, cara. Sou professor de História e estava buscando relatos de indígenas falando sobre eles mesmos, para mostrar que a visão que ainda temos na sociedade se parece muito mais com a visão da colonização do século XVI do que com a realidade. Seu canal vai me ajudar muito! Continue o bom trabalho. Abraços.
Que baita trabalho, parabéns! Espero que continues, sem dúvida a melhor novidade recente do UA-cam!
Adorei, minha bisavó era indígena, do Equador, é tão bom ver alguém falando sobre os indígenas, finalmente.
Parabéns pela iniciativa! Vai ser muito bom conhecer a Cultura de vocês mais de perto para respeitá-los cada vez mais. Conte com o meu apoio e com toda a minha admiração e respeito. Um grande abraço. Vou compartilhar com certeza.
Com a tecnologia, os indígenas podem mostrar como eles vivem pessoalmente, e assim poderão mostrar para as pessoas que eles podem sim mudar e desenvolver de acordo com o tempo. Os indígenas não são obrigados a viver na mata, se eles morarem nas cidades ainda serão indígenas, não muda, podem ter antepassados, a nova geração também terá sangue indígena e assim por diante.
- Adorei o vídeo, você explica muito bem, minha professora de Português recomendou a minha turma a assistir o seu vídeo e foi ótimo. Estou aqui graças a ela e dou os meus parabéns pela sua explicação e importância na sua própria cultura, continue assim.
Que alegria descobrir este canal. E como vc fala bem rapaz! E se me permite dizer, vc é muito bonito.
Parabéns pela Iniciativa Cristian! E que continue sempre viva a sua força para lidar com a ignorância e o preconceito que ainda resiste em existir; que seu caminho seja sempre pacifico e produtivo! Como brasileira, sou pertencente a este nosso Brasil miscigenado índio - afro - europeu. E que através de atitudes como a sua, me faz saber um pouco mais da minha raiz indio! Obrigada!
Emocionante! (senti vontade de chorar de emoção...)
E assisti por causa da minha aula mas mesmo assim amei.
Me senti encantado!
Vou conhecer o seu canal.
Eu já me inscrevi no seu canal, dei like e ativei o sininho das notificações.
Aaaaaah que eu to muuuito feliz por achar esse canal. ❤ finalmente. Obrigada Ellora.
Não sou índio mas tenho um pouco de sangue de índio, a minha tataravó era índia pura. Gostei do que foi falado no vídeo, eu não sabia que índios sofriam com isso.
Obrigado, Madd! Ajude a defender a causa indígena, para que possamos viver um pouco mais neste belo país! Sua avozinha ficará feliz com isso! Que Nhanderú o proteja, sempre!
Meu professor pediu pra eu e meus colegas assistir esse vídeo e fazer um texto falando o que entendeu do vídeo, sua explicação abriu muito mais a minha mente em relação ao assunto fiz praticamente um texto deveria ser só um resumo 😂 parabéns pela sua cultura ❤
Adoreeeei
Fico realmente feliz de conhecer seu canal. Infelizmente somos ensinados de forma completamente errada na escola e com isso só propagamos a desinformação e o preconceito
'aquela vó pega no laço'.... arrepiei aqui, mt bom seu video. Eu sei que tenho ascendentes indígenas, queria mais informações sobre esse passado, da mesma forma que minha família fala da parte italiana da família, sabe... nunca me senti branca, me entristeço mt por não conseguir acessar essa parte da historia da minha familia
O Tupi deveria ser a nossa língua mãe ou pelo menos a nossa segunda língua. Eu fico triste por terem nos retirado este direito, mas fico feliz em poder ter este contato com as profundezas das nossas origens. Obrigada pelo conteúdo!
- Marina, que Nhanderú a proteja, sempre!
Parabéns pelo vídeo ! Adorei a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura indígena brasileira.
Olá, Cristian!! Que canal maravilhoso, parabéns pela iniciativa! Sou Professora de Língua Portuguesa e trabalho com as questões indígenas em minhas pesquisas acadêmicas desde a graduação. Agora, finalizando o Doutorado, abordo justamente tópicos como o que você discutiu neste vídeo: globalização, etnicidade, nacionalidade, tecnologias e transculturalidade. Sem dúvidas, compartilharei seu canal e seus vídeos. Siga firme e forte!!
Estou usando seus vídeos em minhas aulas. Maravilhoso. Parabéns!
Vim através do canal Etnia Brasileira, da Lívia Zaruty.
Atualmente ( 7 anos ) vivo no Equador, e com isso tenho MUITO contato com indígenas e a cultura deles tb!
Muito feliz de ter encontrado seu canal! Eu chorei de emoção , pq é tão importante manter essa cultura viva!