Resumo de aula de história? Não desmereça sua análise mais ampla Linck, foi muito boa. Poderia acrescentar que, segundo Eric Hobsbawm, nos capítulos 7 e 12 do livro organizado por Robin Blackburn "Depois da queda", o neoliberalismo ganhou peso no ocidente devido ao suposto "fim das utopias", com o encerramento da experiência socialista na URSS e no leste europeu, ou seja, o medo dos capitalistas sobre uma revolução mundial acabou e assim eles resolveram abandonar o Estado do Bem-estar social no estilo estabelecido por Keynes. Ou seja, não foi a falência do Estado que levou ao fim desse modelo econômico e sim o fim do medo dos capitalistas sobre uma revolução comunista mundial. A própria "morte do super-homem" nos quadrinhos, seria também um reflexo desse mundo, mais complexo sob o ponto de vista de convencimento das massas. Ou seja, o velho inimigo ideológico não existe mais, portanto, não precisamos mais das velhas armas de convencimento do estilo americano de vida como o melhor do planeta. Assim, naturalmente, com a morte da velha dicotomia, o super-homem perdeu espaço para novos e antigos heróis que não são tão branco e preto, bem e mal. Incluindo em todo esse processo uma releitura do próprio super-homem, para torná-lo mais atual e menos datado.
Muito interessante esse teu comentário, é por isso que hoje em dia esses liberais vivem com esses argumentos de "não existe alternativa", "tem que aceitar as coisas do jeito que são" e etc. Já nem vendem mais ultopia liberal, é o fim da história e todo mundo tem que se adaptar às novas dificuldades.
Na verdade a base do capitalismo no século XX n foi keynesiana. O Estado de "bem-estar" nesse período foi mais próximo da economia fascista mesmo. Keynes era bem mais """""liberal""""" do que pintam ele.
@@lucianosilva-oz6vh exatamente isso, os liberais partem do princípio de que não existe alternativa viável ao seu sistema, que é apresentado como uma força da natureza, e que qualquer intervenção é nefasta, pois seria artificial. Ou seja, é o tal do "pensamento único" ou "consenso de Washington". Nesse sentido, ou você se adapta ou morre! Claro que sabemos que isso é totalmente falso, as regras do liberalismo ou neoliberalismo, foram inventadas como todas as regras de qualquer sistema econômico, o problema é que o neoliberalismo não é só o pior tipo de sistema, como também é o pior tipo de capitalismo que existe, porém ele é ótimo para os milionários capitalistas.
@@lhama1187 o "kenesianismo" surgiu depois da crise de 1929 nos EUA como uma crítica ao liberalismo, observado por todos como a causa fundamental dessa crise. O próprio Marx já havia indicado as "crises cíclicas de superprodução do capitalismo", onde ele estudava somente o que conheceu, o capitalismo liberal do final do século XIX. Como uma alternativa a revolução comunista os próprias capitalistas abraçam o Estado do Bem-estar social, onde essas crises são amenizadas, exatamente porque a capacidade de consumo dos trabalhadores é da classe média são minimamente mantidas, as custas inclusive de intervenção Estatal nas relações entre patrões e empregados, como por exemplo as leis trabalhistas. Não é atoa que no governo bolsonaro só falavam de reforma trabalhista, com um ataque a CLT, por exemplo. Nos EUA o Estado do Bem-estar criou a "era de ouro do capitalismo", nos anos 50, com uma classe média bem forte, incluindo operários que conseguiam inclusive comprar carros zero quilômetros, casas e todo tipo de eletrodomésticos, mantendo uma alta taxa de consumo e uma economia em franca expansão, inclusive as crises dos anos 60 foram reflexo da incorporação de segmentos sociais antes excluídos, como negros e mulheres, coisa que os reacionários não aceitavam. Já o fascismo prega uma economia de dominação, onde as "raças" naturalmente superioras devem dominar e explorar as "raças" inferiores, nesse sentido, o fascismo seria economicamente pautado no imperialismo, o que é diferente das ideias de Keynes, mais voltadas ao mercado interno como foco de manutenção do sistema. Lembrando ainda que Hitler recuperou economicamente a Alemanha porque PILHOU, SAQUEOU, ROUBOU, boa parte dos alemães que eram judeus, ciganos, homossexuais e opositores políticos. Os oficiais da SS tomavam as casas dos judeus alemães para morar, por exemplo. Então, concluindo, as ideias de Keynes realmente não foram a base de todo o capitalismo no século XX, pois elas teriam prosperado entre 1930 e 1980, quando passaram a serem questionadas pelos liberais, além disso, essas ideias realmente ficaram mais restritas ao oeste europeu da reconstrução pós-guerra e aos EUA, porém, a economia fascista não tem nada haver com as ideias de Keynes, são coisas bem diferentes.
Cara! Que satisfação ver algo do Superman por aqui. O Azulão é meu personagem de gibi favorito, de longe, e é bem legal vê-lo numa análise sob ótica política - que eu sempre defendi, diga-se de passagem. Enfim, recomendo um gibi recente dele "Superman Esmaga a Klan" de Glen Luen Yang, baseado num arco de histórias do programa de rádio. Acho que caberia uma análise dessa história. É o tipo de gibi que eu queria comprar uns 10 e sair distribuindo, porque todo mundo deveria ler!
O canal tem 99,5 mil inscritos, vcs tem noção que o clipe do linck do "Baba Baby" vai finalmente sair???? (ATUALIZAÇÃO) 99,9. QUASE LA, PESSOAL. OREMOS!!!!
a arte do Rags Morales nos novos 52 é muito foda! tem muita influencia de Will Eysner! talvez por essa semelhança que ele foi convidado pra fazer Action Comics!
Ah, falando que as primeiras histórias não eram apenas para crianças, é interessante dizer também que a ideia inicial do Siegel e Shuster era lançar o Superman como tiras de jornal. Nenhum syndicate aceitou e eles venderam pra National (DC)
Politica econômica americana: investimento industrial focado na isenção de impostos pois é a forma mais econômica de se investir sendo o estado, investir em educação para as pessoas entrarem no mercado de trabalho com maior capacitação, incentivos sociais para os mais pobres literalmente conseguirem chegar na fase adulta, reforma agraria e de moradias comprando imóveis abandonados para construir apartamentos subsidiados pelo estado, assim sem gerar inflação exacerbada Politica econômica brasileira: Cria algum plano que da dinheiro sem nenhum planejamento para se reeleger e financiar artistas e intelectuais para no futuro eles defenderem você, financiar conglomerados burgueses com o dinheiro que restou a juros ridículos (menos de 1%) assim na sua reeleição eles te financiam e ainda ajudam comprar deputados e senadores e caso tudo seja descoberto, os ministros, senadores e deputados vão te apoiar e os intelectuais vão dizer que foi tudo culpa do último governo.
Parafraseando o que Grant Morrison em si escreveu no livro dos superdeuses, o superman foi muito icônico e marcante quando foi publicado por ser algo mais forte que a guerra, a fome e a injustiça: Ele era uma ideia. E ideias , pro seu bem ou pro seu mal, são "a prova de bala!". Recomendo pra caralho o All-Star Superman como leitura, vai parecer confuso de como os capitulos em si vão de um ponto a outro muito longe do nada, mas a liberdade nessas diferentes abordagens do personagem do superman vale muito a pena.
No filme de 1978, o próprio Superman se define como apenas….um amigo (just a friend). Partindo dessa premissa, aos olhos dos humanos (no caso os leitores) damos a interpretação que faça essa figura se aproximar mais da gente (ou aquilo que esperamos de um amigo). Daí porque esse personagem é mais complexo de todos.
10 місяців тому+4
Falando em Superman e socialismo, creio que uma análise sobre "Superman: entre a foice e o martelo" (Supermen red son) seja muito bem vinda!
O Superman sempre representou a figura do imigrante, o Superman é o herói dos oprimidos não é atoa que o principal vilão dele é um magnata da indústria armamemtista que é o lex luthor, eu adoraria ver um filme do Superman com ele não apenas sendo um imigrante de outro planeta mas um representante de todos os imigrantes e refugiados da terra que luta contra um bilionário xenófobo fabricante de armas, que representa a Lois lane como uma jornalista investigativa sem ser a clássica donzela em perigo, é isso que eu quero ver no cinema, é esse Superman que eu quero ver no cinema, um Superman pró-imigrante e solidário com os outros imigrantes e marginalizados da terra, como refugiados, homossexuais, mulheres, negros e pobres, o Superman é muito mais que o símbolo do excepcionalíssimo americano ou uma alegoria para Jesus Cristo,
Baita vídeo de 85 anos do Superman. rsrs Adoro a Era de Ouro personagem, tem muita coisa interessante ali, assim como a Era de Ouro do Batman é excelente também por já trazer muito da mitologia do personagem que ainda é usado hoje. Acho a fase do Morrison excelente, porque acho que além de trazer essas coisas das primeiras histórias ele também mescla com as loucuras que o personagem ia ganhar anos depois. Coisa que o Morrison também faz em Grandes Astros, que também acho excelente.
Que vídeo maravilhoso. Acabei de terminar a série Minhas Aventuras com o Superman e muito dessa "inocencia" do superman é resgatada ali (com menos complexidade, é verdade)
@@pedrod854 se o cara for neonazista eu concordo em não assistir, mas se vc considerar todo mundo que pensa diferente de vc neonazista eu acho que vc tem um problema
Fale sobre "Homem-Aranha: História de Vida". Acho que tem muita coisa interessante ali que vale uma análise mais aprofundada. Mesmo não gostando do arco como um todo. Por exemplo, Homem-Aranha questionando se é seu "dever" ou não se alistar na guerra do Vietnã e como ele poderia ajudar com os seus poderes ou o Capitão América que vai pra guerra mas chegando lá e vendo o que tá acontecendo, muda de lado, e passa a ser tachado de traidor pelos EUA. Tá já dei uns spoilers, mas isso é só dá edição número 1 desse arco. 😅
Excelente e divertidíssimo video sobre a origem socialista do Superman. Já sabia desse fato mas não com essa profundidade e essa ótima explanação sobre os contextos de origem e evolução do personagem. Sobre outros heróis com viés socialista, temos os X-Men, talvez pela abordagem sobre a valorização da diversidade e o Arqueiro Verde, que quase sempre é mostrado com posicionamentos políticos bem claros.
Vídeo bacana! Uma das críticas que eu tenho sobre o superman como um todo (que também pode dizer muito sobre o contexto dele), apesar de toda essa camada dele que vc apresentou no vídeo, é que o superman é apresentado como o homem do amanhã, um homem de um planeta super avançado, e esse homem dessa raça superior é justamente um homem branco de cabelo liso! E sim, o período em que ele surgiu era extremante racista, inclusive nas hqs. Negros e asiáticos eram representados de forma super estereotipada.
Respondendo alguns comentários abaixo, muitos quadrinistas deste período faziam representações racistas, inclusive quadrinistas judeus. Não se tratando (até onde eu sei) no caso do superman. O que eu quero dizer é que o superman é a manifestação do ser humano superior. E que muitos "nerds" levam hqs como religião, então um tipo como superman nuncs poderia ser negro, asiático ou indigena pra esse tipo de gente.
Parabéns pelas melhorias e evolução na narrativa visual. O ponto que eu achei que deve ser revisto é a música. Ela apareceu alta e competindo com a Voz.
esse video me emocionou, eu amo o super! odeio essas historias dele malvado. eu amo as historias do super como a do bolinha de pelo, all star, 4 estacoes... amo o super inspirador, heroi, humano! essa do ratinho é linda tb.
Acho que de longe um dos vídeos mais interessantes que vi aqui ( Não desvalorizando os outros vídeos kkkk ). Acho que se essa nova leva da DC ala James Gunn vir com um Superman de tão bom moço chega a ser um pouquinho vilão séria mt interessante. Enfim, sucesso ao canal e excelente vídeo👏👏👏👏
Otimo video! O unico canal que fala de pós-crise do superman, mas é crise economica. Faz video sobre a fase do arqueiro verde e do Lantetrna verde viajando pelos EUA
Nossa Linck te agradeço por explicar oq é keynesianismo, eu sempre escuto o termo e nunca entendo, eu sei q devia pesquisar se não sei, mas acaba passando batido e nunca sei os meios, mas tu explicou d um jeito tão interessante e fácil q deu até um norte de onde procurar. Adoro seus vídeos, é um crime vc não ser mais reconhecido
Eu não consumo gibi de herói, leio só mangá e tô tentando consumir mair br, mas esse vídeo me deixou bem interessado nesse superman de Grant Morrison (acho que é assim que se escreve). Só você mesmo, Linck, pra me fazer querer ler gibi de homem maromba com cueca por cima da calça
Opa, valeu ressaltar que o visual do Superman dessa fase do Morrison foi inspirado no Bruce Springsteen, o que faz todo sentido, afinal, a obra do Bruce trata muito e parece em diversos momentos voltada a dilemas da classe operária. E um arco que também renderia uma discussão interessante é o "Pelo Amanhã" do Azarello e Jim Lee, que por mais que tenha uma conclusão esquisita, traz ótimas sacadas sobre "o papel do Super". Claro, os detratores terão que aguentar a arte do Jim Lee, hehehe.
Seria bem legal um vídeo sobre Grandes Astros Superman que tambem é uma obra de Morrison e uma das, se não a melhor história dele Edit. Outro quadrinho que renderia uma discussão incrível é Superman esmaga a Klan, baseado em uma das histórias da série de rádio e que é incrível
Adorei, poderia falar mais de X-Men msm! No vídeo vc fala da cultura mutante, a atual saga dos X-Men fala disso, qnd eles se mudam pra Krakoa e é basicamente um reboot da série. Dá uma olhada e vê o q cê acha. Abraço!
Eu recomendar regular melhor o som do fundo que tá muito alto, mas na realidade não precisa colocar. É melhor sem como nos vídeos antigos. Fora isso, bom conteúdo.
Dizem que os autores pegaram os poderes do Super Homem de um livro da década de 30 chamado "Gladiador". O protagonista do livro tem exatamente os mesmos poderes do Super Homem das primeiras histórias.
@@MGM-fp8gs KKKKK, eu sei de que personagem você está falando, mas nunca tinha ligado uma coisa a outra. Agora estou convencido de que já conheciam essa história naquela época, eu não acredito em coincidências.
otimo video como sempre, mas nao sei... senti que a musica de fundo estava meio alta e ficava distraindo as vezes, mas vai ver sou só eu com meu déficit de atenção msm hahahahahhahaa
Ele ainda nem leu (provavelmente). Em um video do final do ano passado, num quadro protagonizado pelos seus apoiadores, o apoiador ficou falando sozinho sobre MiracleMan porque ninguém conhecia a obra. Por ser um "clássico" do Moore, é inevitável que o Linck vai ler em algum momento. Mas esse video não chegará tão cedo.
Adam Smith e os liberais clássicos eram todos "socialistas": acreditavam em um salário para dar para os menos afortunados e viam a sociedade de uma forma mais conjunta do que hoje, os neoliberais, o veem. Vale a pena um vídeo do André Roncaglia sobre isso. Bom vídeo e Hannah Arendt criou um problema por falta de informações sobre "totalitarismo" que muitas vezes confundem com o socialismo. Abraço!
prof, por favor, faz um vídeo sobre "superinterpretação", a partir de Eco, Barthes, Ricoeur ou qualquer outro autor. O tema é super pertinente. obrigado!
Entendo o argumento dele ser visto como super-herói socialista quando revisitado, já que realmente como colocado relacionam qualquer movimento voltado ao social ao socialismo, mas pareceu que o argumento central do vídeo não era esse, a visão sobre ele e o senso comum, mas o que ele realmente era (ou pelo menos é a impressão que fica). Nesse sentido que faltou uma definição melhor de socialismo, que provavelmente desencaixaria superman desse rótulo (mas até isso é discutível né então enfim não gostei da exposição dos argumentos mesmo). E os exemplos da "ambivalência" do superman, sobre como mesmo tendo princípios socialistas ele tinha alguns pontos fascistas, porque seria "autoritário" forçar uma decisão no governador, acho que isso também é um mal entendimento de fascismo e não se encaixa. Foi Marighella fascista ao sequestrar o embaixador para soltar seus aliados políticos? Como usar da força para desrespeitar uma democracia burguesa (ditadura da burguesia) seria fascista? O único motivo que consigo imaginar é ser uma escolha sozinha, autonomista como se ele soubesse o que é melhor pra todo mundo, mas aí entram todas ações do superman, não só essas "autoritárias". Enfim, imagino que seu vídeo faça mais bem do que mal no final do dia, valeu mashallha.
Quando se fala de Superman, a grande maioria dos fãs só pensa nas HQs da Era de Prata (1954 em diante), desconhecem quase completamente os primórdios do super-herói - e ficam surpresos ou até chocados com o que descobrem.
Tem uma parte dessa nova série animada onde ele tá procurando o vilão com a super audição, aí ele escuta uma menina perdida e para oq tava fazendo pra levar a menina até a mãe, aquilo pra mim representou muito o Superman
Incomoda-me profundamente o fato do Alexandre ser indiferente, ou ser propositalmente até meio ignorante, acerca do liberalismo igualitário. Basicamente só olha pro liberalismo clássico ou os libertários. Ambas as correntes não usadas pela academia ou levadas a sério no debate público. Dworkin, Rawls, Hart e Baker são autores fundamentais para se pensar teorias da justiça e teorias políticas sob uma perspectiva desse liberalismo igualitário. Hoje, concluindo, não existe qualquer democracia plena no mundo que não seja liberal, muitos dos nosso direitos, especialmente políticos e civis (voto, manifestação, integridade física, propriedade, devido processo legal, separação dos poderes numa democracia, etc.), inclusive são fruto dessa doutrina. Norberto Bobbio, consagrado autor italiano, declaradamente socialista, diz isso em todas as palavras no seu excelente: Liberalismo e Democracia.
E queria fazer um apontamento: no começo do século vinte o termo socialismo não era relacionado como temos hoje. Naquele período era mais comum chamar que era bolchevismo. Socialista estava mais relacionado aos social democratas.
Conheci o canal faz pouco tempo mas estou muito feliz com esse vídeo. Finalmente uma análise do Superman que não reduz quase 100 anos de publicação em um ou 2 adjetivos. Infelizmente falta pra galera LER o Superman, pois por algum motivo a única versão dele que ficou no imaginário coletivo é a do Frank Miller, que é péssima e só apareceu UMA vez em um gibi de universo alternativo.
mais superman! principalmente do contra elite e/ou all stars. Essas músicas meio motivacionais de fundo estão meio estranhas e um pouco altas. Te adoro! Ainda sonhando com o vídeo do Arqueiro Verde, Dick Grayson e Flash
video muito bom, mas essa musica me desconcentrou demais, não tenho problema com uma musica de fundo, mas pelo menos ela deveria ficar de fundo, pareceu que ela tava falando junto com o linck
@@Acaciuus ele fez peacemaker e esquadrão suicida, ambos absurdamente bem recebidos, se a warner for esperta vai largar o Snyder, e deveria ja que vão rebootar o universo
Linck o video está otimo como sempre, porém achei que essa musica de fundo ficou meio desconexa do video, acredito que se fosse uma mais calma e baixa seria melhor.
Sei que tem coisa muito mais interessante pra comentar sobre esse vídeo, mas como uma pessoa não-binárie eu só queria explicar que não é preciso ficar usando os dois pronomes o tempo todo, se não quiser usar linguagem não-binária basta usar pronomes neutros que já existem no português, como “de” no lugar de “do e da” ou “por” no lugar de “pelo ou pela” 😉
O termo mais preciso que usam nos Estados Unidos eh "progressismo" que seria equivalente a "social-democracia" ou "trabalhismo". Importante mencionar que lá, o grupo político conhecido como liberais apoiou o New Deal e ateh hoje nos Estados Unidos e em boa parte do mundo desenvolvido, um "liberal" eh basicamente alguém que defende direitos civis e que em geral se opõe ao conservadorismo. Desse modo, liberal lá eh no sentido de liberalismo político e não de defender o liberalismo econômico, pauta em geral defendida pelos republicanos lá e pelos conservadores no Reino Unido. Inclusive eh melhor usar o termo neo-liberal mesmo, para pegar desde os conservadores que defendem a ortodoxia fiscal aos ancaps que defendem o regime do Pinochet, ou seja, eh algo que vai da centro direita a extrema direita, enquanto o liberalismo político vai da centro direita a centro esquerda, e poderiamos dizer que o governo atual eh um governo liberal com tons de progressismo, enquanto o outro era neofascista tentando aplicar o neoliberalismo e fracassando (pq isso sempre ocorre, mais cedo ou mais tarde com esse experimento economico). Eh interessante perceber que os neoliberais odeiam os liberais no sentido politico, pq eles desprezam a maioria das instituições e valores do liberalismo político. Os neoliberais não gostam muito nem da ideia de igualdade formal, enquanto os liberais a amam. Os neoliberais geralmente consideram a desigualdade como um bem enquanto que os liberais defendem igialdade de oportunidades. Os neoliberais não gostam que o estado intervenha nunca e os liberais defendem que o estado regule a economia para não ter monopólios e também defendem que o estado salve a economia em épocas de crise, o que nos leva a perceber que os liberais no sentido político gostam de um Keynesianismo, mesmo que seja de leve, enquanto que os neoliberais por definição são uma reação anti keynesiana. Para resumir, o Reagan era neoliberal e o Biden eh liberal. E o Bernie e a AOC sao progressistas. E eh justamente essa a grande diferença, liberais no sentido politico, ou o q eu viu chamar de liberais de verdade, defendem a liberdade individual das pessoas comuna, mesmo contra grandes corporações e por isso mesmo eles vão defender direitos trabalhistas por exemplo, para ir contra o autoritarismo dos patrões. Enquanto isso, neoliberais não veem problema nenhum nisso, eles só defendem os direitos individuais da elite.
Não à toa, é meu super-herói favorito. Minha personalidade é igual à dele. 😂 E sim, fala mais do Superman. Mas dessas histórias mais fora da curva. Essa fase do Morrison é um porre mesmo. Começa a aparecer outros kryptonianos, clones, vira aquela esculhambação de interconectar tudo e só porrada, muito chato.
Ver esse Superman video me deixou animado pra ler o quadrinho escrito pela Grant Morrinson, essa onda de superman do mal nesses ultimos tempos me deixou desinteressado nessas historias e no proprio heroi
Até descobri QnS eu não tinha a necessidade de consumir um conteúdo que não me apresenta respostas, pelo contrário, produz um bocado de questionamentos. Isso é ótimo!! Obrigado por bagunçar minha já bagunçada cachola!!!
@@CarlosEduardo-qt8np Chamar o sarjeta de esquerdão, já mostra o seu lado que é a direita, Rs.. logo entendemos o seu comentário raso, quer criticar beleza, mas faz isso com argumento para tal.. ou só admite que você é nerdola! não bota politica no gibizinho e blá..blá..blá!! hahuauhauhahu
Acho impressionante como pessoas que por um comentário infeliz sobre alguém, perde esse conteúdo tão bom! O mesmo vale para alguns títulos dos novos 52
O que aconteceu com a edição desse vídeo? Principalmente na parte de música de fundo. Mas tirando isso, muito bacana essa visão de uma grande parte do que representa o Homem do Amanhã.
Lembro dessa hq dos novos 52. Muito engraçado que essa reunião da liga, acho que, é numa garagem. Lembro que era num lugar apertado. E o batman ta sentado, encolhido, num canto. É uma besteira, eu sei, mas eu ri muito quando vi.
Eu não gostei das músicas no meio do vídeo ficaram em momentos meio desconexos, para não falar do volume, mas as músicas mais para o final do vídeo tiveram um encaixe bom com o contexto, em relação ao conteúdo não tenho qualquer crítica foi novamente uma aula de crítica e demonstrar conteúdo
APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
Bem, agora vc descobriu porque eu uso este meu nickname/apelido... meus melhores amigos me chamam de Lex
@@lex.alexandrefoda se comunista
Te pergunto sobre o holodomor
EUA: acha que é o Superman
EUA na realidade: é o Homelander
Perfeito kkkk
Kskskkskkskks
O mesmo se pode dizer dos monarcas britânicos
@@wilsonsantos8363 Fazendo uma analogia mais britânica: Monarca britânico se acha o Doutor, mas na verdade é o Mestre.
@@paulosergioribeiro7200 a monarquia britânica já foi até dalek
Resumo de aula de história? Não desmereça sua análise mais ampla Linck, foi muito boa. Poderia acrescentar que, segundo Eric Hobsbawm, nos capítulos 7 e 12 do livro organizado por Robin Blackburn "Depois da queda", o neoliberalismo ganhou peso no ocidente devido ao suposto "fim das utopias", com o encerramento da experiência socialista na URSS e no leste europeu, ou seja, o medo dos capitalistas sobre uma revolução mundial acabou e assim eles resolveram abandonar o Estado do Bem-estar social no estilo estabelecido por Keynes. Ou seja, não foi a falência do Estado que levou ao fim desse modelo econômico e sim o fim do medo dos capitalistas sobre uma revolução comunista mundial. A própria "morte do super-homem" nos quadrinhos, seria também um reflexo desse mundo, mais complexo sob o ponto de vista de convencimento das massas. Ou seja, o velho inimigo ideológico não existe mais, portanto, não precisamos mais das velhas armas de convencimento do estilo americano de vida como o melhor do planeta. Assim, naturalmente, com a morte da velha dicotomia, o super-homem perdeu espaço para novos e antigos heróis que não são tão branco e preto, bem e mal. Incluindo em todo esse processo uma releitura do próprio super-homem, para torná-lo mais atual e menos datado.
Muito interessante esse teu comentário, é por isso que hoje em dia esses liberais vivem com esses argumentos de "não existe alternativa", "tem que aceitar as coisas do jeito que são" e etc. Já nem vendem mais ultopia liberal, é o fim da história e todo mundo tem que se adaptar às novas dificuldades.
@@lucianosilva-oz6vh Esse é o mesmo pessoal que diz: "É mais fácil a humanidade acabar do que o próprio capitalismo".
Na verdade a base do capitalismo no século XX n foi keynesiana. O Estado de "bem-estar" nesse período foi mais próximo da economia fascista mesmo. Keynes era bem mais """""liberal""""" do que pintam ele.
@@lucianosilva-oz6vh exatamente isso, os liberais partem do princípio de que não existe alternativa viável ao seu sistema, que é apresentado como uma força da natureza, e que qualquer intervenção é nefasta, pois seria artificial. Ou seja, é o tal do "pensamento único" ou "consenso de Washington". Nesse sentido, ou você se adapta ou morre! Claro que sabemos que isso é totalmente falso, as regras do liberalismo ou neoliberalismo, foram inventadas como todas as regras de qualquer sistema econômico, o problema é que o neoliberalismo não é só o pior tipo de sistema, como também é o pior tipo de capitalismo que existe, porém ele é ótimo para os milionários capitalistas.
@@lhama1187 o "kenesianismo" surgiu depois da crise de 1929 nos EUA como uma crítica ao liberalismo, observado por todos como a causa fundamental dessa crise. O próprio Marx já havia indicado as "crises cíclicas de superprodução do capitalismo", onde ele estudava somente o que conheceu, o capitalismo liberal do final do século XIX. Como uma alternativa a revolução comunista os próprias capitalistas abraçam o Estado do Bem-estar social, onde essas crises são amenizadas, exatamente porque a capacidade de consumo dos trabalhadores é da classe média são minimamente mantidas, as custas inclusive de intervenção Estatal nas relações entre patrões e empregados, como por exemplo as leis trabalhistas. Não é atoa que no governo bolsonaro só falavam de reforma trabalhista, com um ataque a CLT, por exemplo. Nos EUA o Estado do Bem-estar criou a "era de ouro do capitalismo", nos anos 50, com uma classe média bem forte, incluindo operários que conseguiam inclusive comprar carros zero quilômetros, casas e todo tipo de eletrodomésticos, mantendo uma alta taxa de consumo e uma economia em franca expansão, inclusive as crises dos anos 60 foram reflexo da incorporação de segmentos sociais antes excluídos, como negros e mulheres, coisa que os reacionários não aceitavam. Já o fascismo prega uma economia de dominação, onde as "raças" naturalmente superioras devem dominar e explorar as "raças" inferiores, nesse sentido, o fascismo seria economicamente pautado no imperialismo, o que é diferente das ideias de Keynes, mais voltadas ao mercado interno como foco de manutenção do sistema. Lembrando ainda que Hitler recuperou economicamente a Alemanha porque PILHOU, SAQUEOU, ROUBOU, boa parte dos alemães que eram judeus, ciganos, homossexuais e opositores políticos. Os oficiais da SS tomavam as casas dos judeus alemães para morar, por exemplo. Então, concluindo, as ideias de Keynes realmente não foram a base de todo o capitalismo no século XX, pois elas teriam prosperado entre 1930 e 1980, quando passaram a serem questionadas pelos liberais, além disso, essas ideias realmente ficaram mais restritas ao oeste europeu da reconstrução pós-guerra e aos EUA, porém, a economia fascista não tem nada haver com as ideias de Keynes, são coisas bem diferentes.
Cara, Grant Morrison é a pessoa que melhor entendeu o Superman, na minha humilde opinião. Um vídeo sobre Grandes Astros podia vir na sequência, heim?
pensei o mesmo, é perfeição pura
Cara! Que satisfação ver algo do Superman por aqui. O Azulão é meu personagem de gibi favorito, de longe, e é bem legal vê-lo numa análise sob ótica política - que eu sempre defendi, diga-se de passagem. Enfim, recomendo um gibi recente dele "Superman Esmaga a Klan" de Glen Luen Yang, baseado num arco de histórias do programa de rádio. Acho que caberia uma análise dessa história. É o tipo de gibi que eu queria comprar uns 10 e sair distribuindo, porque todo mundo deveria ler!
O canal tem 99,5 mil inscritos, vcs tem noção que o clipe do linck do "Baba Baby" vai finalmente sair????
(ATUALIZAÇÃO)
99,9. QUASE LA, PESSOAL. OREMOS!!!!
Temo de levantar essa campanha urgente aeh
Sim 😅
É mesmo, eu tinha esquecido kkkk
Que clipe é esse? Não tô sabendo kkkkkk
99,8... tá chegando.
a arte do Rags Morales nos novos 52 é muito foda! tem muita influencia de Will Eysner! talvez por essa semelhança que ele foi convidado pra fazer Action Comics!
esse estilo bom moço do superman é o meu favorito dele, gostaria de ver esse superman no cinema
Ah, falando que as primeiras histórias não eram apenas para crianças, é interessante dizer também que a ideia inicial do Siegel e Shuster era lançar o Superman como tiras de jornal. Nenhum syndicate aceitou e eles venderam pra National (DC)
Nunca foram e nunca serão apenas pra crianças
Politica econômica americana: investimento industrial focado na isenção de impostos pois é a forma mais econômica de se investir sendo o estado, investir em educação para as pessoas entrarem no mercado de trabalho com maior capacitação, incentivos sociais para os mais pobres literalmente conseguirem chegar na fase adulta, reforma agraria e de moradias comprando imóveis abandonados para construir apartamentos subsidiados pelo estado, assim sem gerar inflação exacerbada
Politica econômica brasileira: Cria algum plano que da dinheiro sem nenhum planejamento para se reeleger e financiar artistas e intelectuais para no futuro eles defenderem você, financiar conglomerados burgueses com o dinheiro que restou a juros ridículos (menos de 1%) assim na sua reeleição eles te financiam e ainda ajudam comprar deputados e senadores e caso tudo seja descoberto, os ministros, senadores e deputados vão te apoiar e os intelectuais vão dizer que foi tudo culpa do último governo.
Quadrinhos Sarjeta tem até efeitos especiais agora
Parafraseando o que Grant Morrison em si escreveu no livro dos superdeuses, o superman foi muito icônico e marcante quando foi publicado por ser algo mais forte que a guerra, a fome e a injustiça: Ele era uma ideia. E ideias , pro seu bem ou pro seu mal, são "a prova de bala!". Recomendo pra caralho o All-Star Superman como leitura, vai parecer confuso de como os capitulos em si vão de um ponto a outro muito longe do nada, mas a liberdade nessas diferentes abordagens do personagem do superman vale muito a pena.
Fala um dia de Superman - Grandes Astros (Superman All Star) por favor ^^
Por favor... Um vídeo sobre "The Authority"!!! Agora que o grupo pode ganhar uma versão para o cinema seria interessante uma análise sobre!!!
No filme de 1978, o próprio Superman se define como apenas….um amigo (just a friend). Partindo dessa premissa, aos olhos dos humanos (no caso os leitores) damos a interpretação que faça essa figura se aproximar mais da gente (ou aquilo que esperamos de um amigo). Daí porque esse personagem é mais complexo de todos.
Falando em Superman e socialismo, creio que uma análise sobre "Superman: entre a foice e o martelo" (Supermen red son) seja muito bem vinda!
Quero react do Kogos vendo esse aqui kkkkkkk
Você acompanha aquele cara?
Zoar ele n é capacitismo?
Eu quero é ver a reação do História Cabeluda.
Queria conseguir ver os videos do kogos sem sentir vontade de arrancar meus olhos com uma colher xD
@@Gustavo-dg4mq autista aqui. Não é. Ngm zoa ele por supostamente estar no espectro, mas sim pq ele é um cara escroto e insuportável
O Superman sempre representou a figura do imigrante, o Superman é o herói dos oprimidos não é atoa que o principal vilão dele é um magnata da indústria armamemtista que é o lex luthor, eu adoraria ver um filme do Superman com ele não apenas sendo um imigrante de outro planeta mas um representante de todos os imigrantes e refugiados da terra que luta contra um bilionário xenófobo fabricante de armas, que representa a Lois lane como uma jornalista investigativa sem ser a clássica donzela em perigo, é isso que eu quero ver no cinema, é esse Superman que eu quero ver no cinema, um Superman pró-imigrante e solidário com os outros imigrantes e marginalizados da terra, como refugiados, homossexuais, mulheres, negros e pobres, o Superman é muito mais que o símbolo do excepcionalíssimo americano ou uma alegoria para Jesus Cristo,
Vc realmente não entedeu o Superman.
@Kali Claro, tu quer o Superman comunista.
Superman não é "o herói dos oprimidos" ele é o herói pra todas as pessoas.
@@JonathanDamasceno em defesa dele, é literalmente o título dele na primeira revista "Superman, o campeão dos oprimidos"
@@RomanceRouteChannel pq?
Baita vídeo de 85 anos do Superman. rsrs
Adoro a Era de Ouro personagem, tem muita coisa interessante ali, assim como a Era de Ouro do Batman é excelente também por já trazer muito da mitologia do personagem que ainda é usado hoje.
Acho a fase do Morrison excelente, porque acho que além de trazer essas coisas das primeiras histórias ele também mescla com as loucuras que o personagem ia ganhar anos depois. Coisa que o Morrison também faz em Grandes Astros, que também acho excelente.
Que vídeo maravilhoso.
Acabei de terminar a série Minhas Aventuras com o Superman e muito dessa "inocencia" do superman é resgatada ali (com menos complexidade, é verdade)
É tão bom descobrir um canal de Quadrinhos q não é reaça.
Vdd kkkkk
Nossa, falou tudo!
Vc não consegue ver um vídeo pq o dono do canal não concorda com seu viés político, isso parece bem preconceituoso e anti-democratico
@@davidoliveira3163 Não querer gastar o próprio tempo assistindo um neonazista agora virou anti-democrático kkkkkkk
@@pedrod854 se o cara for neonazista eu concordo em não assistir, mas se vc considerar todo mundo que pensa diferente de vc neonazista eu acho que vc tem um problema
engraçado como eu já achava o mundo mt complexo mas dps do teu canal eu tô explodindo minha mente c informações muito importantes
Fale sobre "Homem-Aranha: História de Vida". Acho que tem muita coisa interessante ali que vale uma análise mais aprofundada. Mesmo não gostando do arco como um todo. Por exemplo, Homem-Aranha questionando se é seu "dever" ou não se alistar na guerra do Vietnã e como ele poderia ajudar com os seus poderes ou o Capitão América que vai pra guerra mas chegando lá e vendo o que tá acontecendo, muda de lado, e passa a ser tachado de traidor pelos EUA. Tá já dei uns spoilers, mas isso é só dá edição número 1 desse arco. 😅
Excelente e divertidíssimo video sobre a origem socialista do Superman. Já sabia desse fato mas não com essa profundidade e essa ótima explanação sobre os contextos de origem e evolução do personagem.
Sobre outros heróis com viés socialista, temos os X-Men, talvez pela abordagem sobre a valorização da diversidade e o Arqueiro Verde, que quase sempre é mostrado com posicionamentos políticos bem claros.
Vídeo bacana! Uma das críticas que eu tenho sobre o superman como um todo (que também pode dizer muito sobre o contexto dele), apesar de toda essa camada dele que vc apresentou no vídeo, é que o superman é apresentado como o homem do amanhã, um homem de um planeta super avançado, e esse homem dessa raça superior é justamente um homem branco de cabelo liso! E sim, o período em que ele surgiu era extremante racista, inclusive nas hqs. Negros e asiáticos eram representados de forma super estereotipada.
@@gamont1795 Qual seria a alternativa?
@@gamont1795 n sei se resolve
@@gamont1795 ou podemos criar e sustentar novos símbolos. Já passou da hora.
Respondendo alguns comentários abaixo, muitos quadrinistas deste período faziam representações racistas, inclusive quadrinistas judeus. Não se tratando (até onde eu sei) no caso do superman. O que eu quero dizer é que o superman é a manifestação do ser humano superior. E que muitos "nerds" levam hqs como religião, então um tipo como superman nuncs poderia ser negro, asiático ou indigena pra esse tipo de gente.
Parabéns pelas melhorias e evolução na narrativa visual.
O ponto que eu achei que deve ser revisto é a música. Ela apareceu alta e competindo com a Voz.
Cara, outro dia mesmo pensei que seria foda você comentar sobre o Super proletário do inicio e revivido pelo Morrison nos novos 52
esse video me emocionou, eu amo o super! odeio essas historias dele malvado.
eu amo as historias do super como a do bolinha de pelo, all star, 4 estacoes... amo o super inspirador, heroi, humano! essa do ratinho é linda tb.
Total, concordo 100%. O Superman clássico que é o verdadeiro Superman e não essas palhaçadas que o povo ama de Injustice.
Superman Paz na Terra tem essa parada dele querer resolver as coisas com os poderes ( no caso a fome ) e ver que n é bem assim que a banda toca.
E termina justamente mostrando o quanto é importante fortalecer a educação, num gesto humano, como Clark Kent.
Vídeo incrível! Merece ser um dos mais vistos desse canal. Parabéns!
Monkey D Luffy é anarca
As escolha das músicas foram boas, mas talvez o som delas estivesse alto demais. Anw, boa leitura dessaa duas fases
Tu é muito esperto esse vídeo tá PERFEITO pra react, fico aguardando kdkdkd
Acho que de longe um dos vídeos mais interessantes que vi aqui ( Não desvalorizando os outros vídeos kkkk ).
Acho que se essa nova leva da DC ala James Gunn vir com um Superman de tão bom moço chega a ser um pouquinho vilão séria mt interessante.
Enfim, sucesso ao canal e excelente vídeo👏👏👏👏
Otimo video! O unico canal que fala de pós-crise do superman, mas é crise economica.
Faz video sobre a fase do arqueiro verde e do Lantetrna verde viajando pelos EUA
já diz!
ua-cam.com/video/oRO_ui4zXcw/v-deo.html
@@QuadrinhosNaSarjeta opa! Obrigado!
Belíssimo video, obrigado pela aula, é meu herói favorito, agradeço por aprofundar mais sua história e visões. Faz mais dele.
Nossa Linck te agradeço por explicar oq é keynesianismo, eu sempre escuto o termo e nunca entendo, eu sei q devia pesquisar se não sei, mas acaba passando batido e nunca sei os meios, mas tu explicou d um jeito tão interessante e fácil q deu até um norte de onde procurar. Adoro seus vídeos, é um crime vc não ser mais reconhecido
Ele explicou um pouco mal, mas se ele deu vontade para você procurar mais, deve ter sido bom.
Eu não consumo gibi de herói, leio só mangá e tô tentando consumir mair br, mas esse vídeo me deixou bem interessado nesse superman de Grant Morrison (acho que é assim que se escreve). Só você mesmo, Linck, pra me fazer querer ler gibi de homem maromba com cueca por cima da calça
Essa fase dos Novos 52 dele não é boa, não. O próprio Linck falou no final do vídeo.
Superman é muito bom !
@@lucas11235 se for só o início da Action Comics acho que vale
Lê Grandes Astros que é a melhor coisa que ele escreveu pro Superman
tenta ler pelo menos o que o Moore e o Gaiman escreveram pra DC e o que o Miller fez na Marvel, vale a pena
Gostei cara pode pfv mostra mais vídeos como esse mostrando outros Heróis da DC
Opa, valeu ressaltar que o visual do Superman dessa fase do Morrison foi inspirado no Bruce Springsteen, o que faz todo sentido, afinal, a obra do Bruce trata muito e parece em diversos momentos voltada a dilemas da classe operária.
E um arco que também renderia uma discussão interessante é o "Pelo Amanhã" do Azarello e Jim Lee, que por mais que tenha uma conclusão esquisita, traz ótimas sacadas sobre "o papel do Super". Claro, os detratores terão que aguentar a arte do Jim Lee, hehehe.
Qual o problema com a arte do Jim lee ?
Seria bem legal um vídeo sobre Grandes Astros Superman que tambem é uma obra de Morrison e uma das, se não a melhor história dele
Edit. Outro quadrinho que renderia uma discussão incrível é Superman esmaga a Klan, baseado em uma das histórias da série de rádio e que é incrível
Acho que mais vídeos do Superman com essa temática de fases seria interessante. E, falando em Grant Morrison, dá pra falar de Grandes Astros Superman.
Mano amei o canal!!! Vou ser membro!
Adorei, poderia falar mais de X-Men msm! No vídeo vc fala da cultura mutante, a atual saga dos X-Men fala disso, qnd eles se mudam pra Krakoa e é basicamente um reboot da série. Dá uma olhada e vê o q cê acha. Abraço!
Eu recomendar regular melhor o som do fundo que tá muito alto, mas na realidade não precisa colocar. É melhor sem como nos vídeos antigos. Fora isso, bom conteúdo.
O Superman que não voava, mas pulava muito alto, deve muito ao John Carter.
e Golen aparentemente
Dizem que os autores pegaram os poderes do Super Homem de um livro da década de 30 chamado "Gladiador".
O protagonista do livro tem exatamente os mesmos poderes do Super Homem das primeiras histórias.
@@olavonogueira8944interessante, pq tem um personagem chamado gladiador na marvel que todo mundo diz ser uma cópia do superman.
@@MGM-fp8gs KKKKK, eu sei de que personagem você está falando, mas nunca tinha ligado uma coisa a outra. Agora estou convencido de que já conheciam essa história naquela época, eu não acredito em coincidências.
otimo video como sempre, mas nao sei... senti que a musica de fundo estava meio alta e ficava distraindo as vezes, mas vai ver sou só eu com meu déficit de atenção msm hahahahahhahaa
Sugiro um video sobre Marvelman/Miracleman, do Moore. Se ja não foi feito.
Ele ainda nem leu (provavelmente). Em um video do final do ano passado, num quadro protagonizado pelos seus apoiadores, o apoiador ficou falando sozinho sobre MiracleMan porque ninguém conhecia a obra.
Por ser um "clássico" do Moore, é inevitável que o Linck vai ler em algum momento. Mas esse video não chegará tão cedo.
Adam Smith e os liberais clássicos eram todos "socialistas": acreditavam em um salário para dar para os menos afortunados e viam a sociedade de uma forma mais conjunta do que hoje, os neoliberais, o veem. Vale a pena um vídeo do André Roncaglia sobre isso. Bom vídeo e Hannah Arendt criou um problema por falta de informações sobre "totalitarismo" que muitas vezes confundem com o socialismo. Abraço!
prof, por favor, faz um vídeo sobre "superinterpretação", a partir de Eco, Barthes, Ricoeur ou qualquer outro autor. O tema é super pertinente. obrigado!
Mais uma baita análise. Cara admiro demais sua ótica e como vc sintetiza em um vídeo relativamente curto. Parabéns
Eu queria muito ver você falando sobre Killing Stalking
nossa, grazadeus que tiraram essas trilhas sonoras.
Entendo o argumento dele ser visto como super-herói socialista quando revisitado, já que realmente como colocado relacionam qualquer movimento voltado ao social ao socialismo, mas pareceu que o argumento central do vídeo não era esse, a visão sobre ele e o senso comum, mas o que ele realmente era (ou pelo menos é a impressão que fica). Nesse sentido que faltou uma definição melhor de socialismo, que provavelmente desencaixaria superman desse rótulo (mas até isso é discutível né então enfim não gostei da exposição dos argumentos mesmo). E os exemplos da "ambivalência" do superman, sobre como mesmo tendo princípios socialistas ele tinha alguns pontos fascistas, porque seria "autoritário" forçar uma decisão no governador, acho que isso também é um mal entendimento de fascismo e não se encaixa. Foi Marighella fascista ao sequestrar o embaixador para soltar seus aliados políticos? Como usar da força para desrespeitar uma democracia burguesa (ditadura da burguesia) seria fascista? O único motivo que consigo imaginar é ser uma escolha sozinha, autonomista como se ele soubesse o que é melhor pra todo mundo, mas aí entram todas ações do superman, não só essas "autoritárias". Enfim, imagino que seu vídeo faça mais bem do que mal no final do dia, valeu mashallha.
Haaa, ensino História...vou passar seu vídeo pros alunos hehe
Quando se fala de Superman, a grande maioria dos fãs só pensa nas HQs da Era de Prata (1954 em diante), desconhecem quase completamente os primórdios do super-herói - e ficam surpresos ou até chocados com o que descobrem.
Po agr tem que fazer do capitão América!
Já vi muita discussão sobre o personagem
Tem uma parte dessa nova série animada onde ele tá procurando o vilão com a super audição, aí ele escuta uma menina perdida e para oq tava fazendo pra levar a menina até a mãe, aquilo pra mim representou muito o Superman
véeeeeio, esse superman de Morrison é o que eu tava imaginando pra um superman realista quando me bateu a questão de "o que eu queria pra um reboot"
Fiquei com vontade de (re)ler o Superman N52 do Morrison. Naquela época eu não tinha curtido muito, e larguei.
Brother, disparado a melhor análise do Super que eu já vi. Vc é foda. Abç
Faz um vídeo desse com o quadrinho Supergirl: Woman of Tomorrow!
Leve spoiler é sobre genocídio...
Eu achei Genial quando li o fato do Superman ter levado o Sr da Guerra, prá guerra!
A música de plano de fundo nos momentos de explicação não ficou legal. Fica distraindo a pessoa da informação. Vlww. Canal muito bom!
Conhecendo seu canal por esse vídeo. Parabéns pelo conteúdo. Ganhou um inscrito
Incomoda-me profundamente o fato do Alexandre ser indiferente, ou ser propositalmente até meio ignorante, acerca do liberalismo igualitário. Basicamente só olha pro liberalismo clássico ou os libertários. Ambas as correntes não usadas pela academia ou levadas a sério no debate público. Dworkin, Rawls, Hart e Baker são autores fundamentais para se pensar teorias da justiça e teorias políticas sob uma perspectiva desse liberalismo igualitário. Hoje, concluindo, não existe qualquer democracia plena no mundo que não seja liberal, muitos dos nosso direitos, especialmente políticos e civis (voto, manifestação, integridade física, propriedade, devido processo legal, separação dos poderes numa democracia, etc.), inclusive são fruto dessa doutrina. Norberto Bobbio, consagrado autor italiano, declaradamente socialista, diz isso em todas as palavras no seu excelente: Liberalismo e Democracia.
Oiii vim pelo react do Sindical Influencer. Olhando os videos e fazendo play list. Show demais!!!!! Inscrita
E queria fazer um apontamento: no começo do século vinte o termo socialismo não era relacionado como temos hoje. Naquele período era mais comum chamar que era bolchevismo. Socialista estava mais relacionado aos social democratas.
Conheci o canal faz pouco tempo mas estou muito feliz com esse vídeo. Finalmente uma análise do Superman que não reduz quase 100 anos de publicação em um ou 2 adjetivos. Infelizmente falta pra galera LER o Superman, pois por algum motivo a única versão dele que ficou no imaginário coletivo é a do Frank Miller, que é péssima e só apareceu UMA vez em um gibi de universo alternativo.
0:58 Eu li até a parte do Grant e adorei a HQ. Teve gente que odiou mas eu acabei amando.
MARAVILHOSO VÍDEO UAHAUHAUA DIVERTIDO DEMAIS
mais superman! principalmente do contra elite e/ou all stars. Essas músicas meio motivacionais de fundo estão meio estranhas e um pouco altas. Te adoro! Ainda sonhando com o vídeo do Arqueiro Verde, Dick Grayson e Flash
Poxa, nunca gostei do Superman mas, depois desse vídeo, vou considerar ler essas histórias. Ótimo vídeo.
Caramba, muito vom o vídeo 😭
começou o ano já a 1000
Surpreendente, rapaz fantástico. Que história, muito mais complexo. Muito bom o vídeo.
O jeito q o superman nunca deveria ter deixado de ser
video muito bom, mas essa musica me desconcentrou demais, não tenho problema com uma musica de fundo, mas pelo menos ela deveria ficar de fundo, pareceu que ela tava falando junto com o linck
Agora a gente só precisa fazer o vídeo chegar ao James Gunn e torcer pra ele ter bom senso
Como assim? Ué
É Impossível o James Gunn fazer um Superman desse jeito.
A Warner é muito Zack Snyder, mesmo com a saída dele.
@@Acaciuus ele faz po, a DC tem autonomia própria dentro da Warner atualmente
@@Acaciuus ele fez peacemaker e esquadrão suicida, ambos absurdamente bem recebidos, se a warner for esperta vai largar o Snyder, e deveria ja que vão rebootar o universo
James Gunn deve preferir o Superman ao estilo Era de Prata já que tem Grandes Astros como referência
Faz um video sobre o quadrinho de V de Vingança e a crítica ao fascismo.
Linck o video está otimo como sempre, porém achei que essa musica de fundo ficou meio desconexa do video, acredito que se fosse uma mais calma e baixa seria melhor.
Um dos melhores vídeos que já vi no canal.
A trilha sonora do vídeo ficou meio alta em comparação com a voz do Alexandre
E acho que ficou em momentos meio desconexos tbm, não gostei muito
Sei que tem coisa muito mais interessante pra comentar sobre esse vídeo, mas como uma pessoa não-binárie eu só queria explicar que não é preciso ficar usando os dois pronomes o tempo todo, se não quiser usar linguagem não-binária basta usar pronomes neutros que já existem no português, como “de” no lugar de “do e da” ou “por” no lugar de “pelo ou pela” 😉
Maravilhosa a parte do Superman segurando os porquinhos da Índia 😂😂😂
O termo mais preciso que usam nos Estados Unidos eh "progressismo" que seria equivalente a "social-democracia" ou "trabalhismo".
Importante mencionar que lá, o grupo político conhecido como liberais apoiou o New Deal e ateh hoje nos Estados Unidos e em boa parte do mundo desenvolvido, um "liberal" eh basicamente alguém que defende direitos civis e que em geral se opõe ao conservadorismo. Desse modo, liberal lá eh no sentido de liberalismo político e não de defender o liberalismo econômico, pauta em geral defendida pelos republicanos lá e pelos conservadores no Reino Unido. Inclusive eh melhor usar o termo neo-liberal mesmo, para pegar desde os conservadores que defendem a ortodoxia fiscal aos ancaps que defendem o regime do Pinochet, ou seja, eh algo que vai da centro direita a extrema direita, enquanto o liberalismo político vai da centro direita a centro esquerda, e poderiamos dizer que o governo atual eh um governo liberal com tons de progressismo, enquanto o outro era neofascista tentando aplicar o neoliberalismo e fracassando (pq isso sempre ocorre, mais cedo ou mais tarde com esse experimento economico). Eh interessante perceber que os neoliberais odeiam os liberais no sentido politico, pq eles desprezam a maioria das instituições e valores do liberalismo político. Os neoliberais não gostam muito nem da ideia de igualdade formal, enquanto os liberais a amam. Os neoliberais geralmente consideram a desigualdade como um bem enquanto que os liberais defendem igialdade de oportunidades. Os neoliberais não gostam que o estado intervenha nunca e os liberais defendem que o estado regule a economia para não ter monopólios e também defendem que o estado salve a economia em épocas de crise, o que nos leva a perceber que os liberais no sentido político gostam de um Keynesianismo, mesmo que seja de leve, enquanto que os neoliberais por definição são uma reação anti keynesiana. Para resumir, o Reagan era neoliberal e o Biden eh liberal. E o Bernie e a AOC sao progressistas.
E eh justamente essa a grande diferença, liberais no sentido politico, ou o q eu viu chamar de liberais de verdade, defendem a liberdade individual das pessoas comuna, mesmo contra grandes corporações e por isso mesmo eles vão defender direitos trabalhistas por exemplo, para ir contra o autoritarismo dos patrões. Enquanto isso, neoliberais não veem problema nenhum nisso, eles só defendem os direitos individuais da elite.
Gostei do som de fundo.
Não à toa, é meu super-herói favorito. Minha personalidade é igual à dele. 😂
E sim, fala mais do Superman. Mas dessas histórias mais fora da curva. Essa fase do Morrison é um porre mesmo. Começa a aparecer outros kryptonianos, clones, vira aquela esculhambação de interconectar tudo e só porrada, muito chato.
Ver esse Superman video me deixou animado pra ler o quadrinho escrito pela Grant Morrinson, essa onda de superman do mal nesses ultimos tempos me deixou desinteressado nessas historias e no proprio heroi
Que vídeo bom, irmão. Parabéns!
Até descobri QnS eu não tinha a necessidade de consumir um conteúdo que não me apresenta respostas, pelo contrário, produz um bocado de questionamentos. Isso é ótimo!! Obrigado por bagunçar minha já bagunçada cachola!!!
Sarjeta sempre sensacional!!!
@@CarlosEduardo-qt8np Chamar o sarjeta de esquerdão, já mostra o seu lado que é a direita, Rs.. logo entendemos o seu comentário raso, quer criticar beleza, mas faz isso com argumento para tal.. ou só admite que você é nerdola! não bota politica no gibizinho e blá..blá..blá!! hahuauhauhahu
Feliz ano novo!!
Adoro seus vídeos, mesmo esses aqui treteiros e com um baita "Click N Bait"
Acho impressionante como pessoas que por um comentário infeliz sobre alguém, perde esse conteúdo tão bom! O mesmo vale para alguns títulos dos novos 52
Porra, derrapou no fim. Essa fase do morrison é sensacional
O que aconteceu com a edição desse vídeo? Principalmente na parte de música de fundo. Mas tirando isso, muito bacana essa visão de uma grande parte do que representa o Homem do Amanhã.
Ia falar da música de fundo agora
Bem provável que vai ter incel que irar ver este vídeo e dizer q é "lacração" kkk
LACRASATION!!! LACRASATION!!!
Lembro dessa hq dos novos 52. Muito engraçado que essa reunião da liga, acho que, é numa garagem. Lembro que era num lugar apertado. E o batman ta sentado, encolhido, num canto. É uma besteira, eu sei, mas eu ri muito quando vi.
No desenho da Liga da Justiça, quando discute com o arqueiro verde, parecia mt que ele era de direita kjjjkj
Eu não gostei das músicas no meio do vídeo ficaram em momentos meio desconexos, para não falar do volume, mas as músicas mais para o final do vídeo tiveram um encaixe bom com o contexto, em relação ao conteúdo não tenho qualquer crítica foi novamente uma aula de crítica e demonstrar conteúdo
O melhor e mais inspirador canal do yt