Muito boa a aula, estou com duvida em uma questão. poderia me ajuda? Você está interessado em obter uma cultivar de trigo para os caracteres resistência a Puccinia graminis raças alfa e beta. A herança dessas duas raças já é conhecida, sendo que plantas dominantes determinam a resistências as raças alfa e beta da Puccinia e são governadas pelo gene A e B. As plantas suscetíveis ocorrem devido a presença do gene a e b, respectivamente, os quais na forma recessiva determina plantas suscetíveis. Sendo assim, você deseja saber qual é a frequência desses genes e respectivos genótipos na população segregante a ser melhorada, para isto você analisou uma amostra de plantas de uma população segregante F2 onde foram observadas as seguintes frequências fenotípicas: Fenótipo Individuos Resistente A, Resistente B 1269 Resistente A, suscetível b 39 Suscetível a, Resistente B 45 Suscetível a, suscetível b 415 a) Faça o teste qui-quadrado para testar se os genes em questão segregam independentemente ou estão ligados b) Classifique as combinações alélicas dos descendentes em parentais e recombinantes. c) Os genes estão em fase de repulsão ou acoplamento? d) Estime a distância entre esses dois genes. Já procurei outros videos no youtube mas não tem nenhum sobre isso.
Esse é um exercício de ligação gênica. Tem que descobrir o genotipo dos parentais e da f1, acredito que a f1 nesse caso é heterozigota, logo AaBb. Em exercício de ligação é feito o cruzamento da f1 com homozigotos recessivos, mas no exercício em questão ele não tá especificado isso, o que deixa margem de erro na interpretação. Assista meus vídeos sobre ligação gênica, pode ser que te ajude a resolver.
Didática maravilhosa
Obrigado prof por esse vídeo incrível, excelente apresentação.
adorei sua aula! consegui aprender de fato assistindo sua aula do que a minha aula de genética. Ótima didática professora!
Obrigada, fico muito feliz por ter te ajudado!
Excelente explicação, parabéns.
Parabéns, continue produzindo vídeos
Obrigada. Vou continuar 😊
muito obrigada
amo essa aula
👋👋👋👋eu consegui entender atravez da sua aula
Muito bom
Só 10%? ou seja, ao aceitar H0 corro um risco de quase 90% em cometer um erro tipo 1? Não me parece a melhor alternativa.
me salvou!
muito obrigado!
Muito boa a aula, estou com duvida em uma questão. poderia me ajuda?
Você está interessado em obter uma cultivar de trigo para os caracteres resistência a Puccinia graminis raças alfa e beta. A herança dessas duas raças já é conhecida, sendo que plantas dominantes determinam a resistências as raças alfa e beta da Puccinia e são governadas pelo gene A e B. As plantas suscetíveis ocorrem devido a presença do gene a e b, respectivamente, os quais na forma recessiva determina plantas suscetíveis. Sendo assim, você deseja saber qual é a frequência desses genes e respectivos genótipos na população segregante a ser melhorada, para isto você analisou uma amostra de plantas de uma população segregante F2 onde foram observadas as seguintes frequências fenotípicas:
Fenótipo Individuos
Resistente A, Resistente B 1269
Resistente A, suscetível b 39
Suscetível a, Resistente B 45
Suscetível a, suscetível b 415
a) Faça o teste qui-quadrado para testar se os genes em questão segregam independentemente ou estão ligados
b) Classifique as combinações alélicas dos descendentes em parentais e recombinantes.
c) Os genes estão em fase de repulsão ou acoplamento?
d) Estime a distância entre esses dois genes.
Já procurei outros videos no youtube mas não tem nenhum sobre isso.
Esse é um exercício de ligação gênica. Tem que descobrir o genotipo dos parentais e da f1, acredito que a f1 nesse caso é heterozigota, logo AaBb. Em exercício de ligação é feito o cruzamento da f1 com homozigotos recessivos, mas no exercício em questão ele não tá especificado isso, o que deixa margem de erro na interpretação.
Assista meus vídeos sobre ligação gênica, pode ser que te ajude a resolver.