Muito obrigada por manter a memória de meu pai viva! Falando como a caçula que sente tanta falta de nossas escaladas e acampamentos, pensem muito e estudem bastante antes de fazer uma expedição. Eu via o esforço dele, eu via a vontade, muitas vezes ajudava a organizar todos os equipamentos antes da partida, e se tem algo que eu posso dizer a vocês, falando como a pessoa que fica é: pensar 2, 3 ou quantas vezes for preciso, antes de tomar qualquer decisão quando estiverem na montanha. Eu sinto falta dele em diversos momentos e o que me conforta é que ele realizou o sonho que eu vi ele correr atrás durante muitos anos, ainda assim, isso não o traz de volta, nem os nossos momentos juntos. Ele deixou uma lição pra mim e pra todos que almejam o mesmo que ele, aproveitem o caminho não pensando somente na chegada. Sempre tem alguém que fica te esperando em casa, lembrem-se disso. Te amo, "pai véi" ❤️
Oi Bruna. Acabei de ver a história de seu pai e acabei de ver seu comentário estou profundamente chocado e sensibilizado com este seu relato com o seu pai. Estou no Japão. Sou um destes tantos dekasseguis que vieram para cá em busca de uma vida melhor mas acabei formando família por aqui e já estou a uns 30 anos por aqui já estou com quase 50 anos de idade tenho uma família linda com uma filha já de 25 anos de idade muito esperta e responsável pela idade. Trabalho normalmente todos os dias da semana sem folga e as vezes faço dois turnos seguidos tipo 48horas de plantão sem descanso e depois tenho uma folga de umas 24 horas . nestas horas q as vezes tenho sempre coloco na minha agenda alguma atividade física pra fazer para poder se desestressar como jogar bola com alguns conhecidos que adquiri aqui afinal são 30 anos no mesmo lugar então conheço muita gente desde pessoas da minha idade até os moleques da escola secundária então já sou uma pessoa conhecida na área Bem mas o motivo que estou te escrevendo e por que tive uma discussão com minha família outro dia umas 2 semanas atrás e eles estavam preocupados com minha saúde pois estava muito cansado um dia por fazer estes horários e seria minha folga de 24 horas então mesmo assim fui jogar um campeonato de futsal amador na minha cidade e voltei do tal campeonato a noitinha com muito esgotamento físico q quase nem conseguia tomar banho sozinho por não conseguir ficar de pé no chuveiro e minha filha me deu uma grande bronca em mim dizendo se eu não queria morrer de tanto trabalhar ,coisa comum aqui entre os japoneses , e depois que vi seu comentário sobre em pensar nos que ficam sempre esperando em casa foi muito chocante para mim obrigado pela sua luz acho que não via desta forma a situação e vou procurar ficar mais em casa para curtir a família que é muito importante obrigado denovo por seu depoimento. Acho q ficou um pouco longo a minha estória abraços e muita admiração ADILSON
@@takaraseiji7126 eu fico surpreso quando vejo o poder que cada pessoa pode ter na vida de outras pessoas mesmo sem conhecê-los ,mas um simples e triste depoimento da filha do Nildo , poderá mudar a sua vida pra melhor e isso é incrível, abraço e aproveite sua família ao máximo ,nunca saberemos quando será nosso último dia no convívio deles.
Uma linda e triste história,mas foi um sonho realizado e isso não tem preço,mas que não deu tudo certo. Bruna seu pai foi um herói que deve ser sempre lembrado principalmente aí na sua cidade. E pra você ficou a saudade e o exemplo de nunca desistir dos seus sonhos,mas antes estude ao máximo antes de realizá-los seja lá qual for o sonho, muita força pra vocês.
Sou paulistano, filho de nordestinos, e só de pensar que um nordestino, pai de família, trabalhador e sonhador, conseguiu fazer o cume dos cumes das Américas, é no mínimo inspirador. Como na aviação, nenhuma morte é em vão. Meus pêsames a família desse guerreiro brasileiro.
Sou piloto de avião e já fiz várias vezes a rota entre Guarulhos e Santiago. Toda vez que olho o Aconcagua sempre sonho em caminhar até o mirador plaza francia e ficar “cara a cara” com essa maravilha. Subir não pois não tenho esse preparo todo e subir a 22.000 ft só pressurizado com muito oxigênio rsrs Parabéns a todos vcs que conseguem chegar até o cume. Deve ser algo indescritível.
Parabéns Pedro. Caí no canal e adorei. Estou maratonando até de madrugada, e olha que vou fazer 73 ano de idade agora dia18 de Junho2022. rrsrsrsrr. Uma velhinha que deveria dormir cedo no acha? Vocè é um excelente narrador. Parabéns mais uma vez.
Nossa que história! Lembro que já me desentendi seriamente com uma amiga (20 anos de amizade) por que chegando no início de uma trilha, ao pé do morro, ela se recusou a pagar, juntas, um guia. Adoro tudo que envolve camping, mas sou obcecada por segurança. Acho que para qualquer projeto é preciso uma parceria com o mínimo de afinidade nas questões básicas como a segurança. Obviamente não digo que foi o caso, mas conhecimento e segurança são duas coisas que não têm preço! Muito triste. 🙏🏻
Fazer muito com muito e fácil, fazer muito com pouco , extremamente difícil, esse homem foi um guerreiro, falar em voltar depois com condições financeiras e fácil.
Além de alerta a galera dos riscos ainda faz de uma certa forma uma homenagem a essas pessoas envolvidas, contando a histórias delas< parabéns, tamo junto.
A história de hoje foi triste, mais tbm muito inspiradora, cm certeza merece todo o nosso respeito. Estou cada vez mais apaixonada por esse esporte e por esse canal. Parabéns Pedro, sou sua fã. Gostaria muito que vc considerace fazer um video sobre Alison Hargreaves, uma alpinista que perdeu a vida no K2, estive lendo sobre ela, gostaria de ouvir a historia dela contada por vc.
Depois de conhecer seu canal me deu mais incentivo para parar de fumar, ter fôlego que um dia eu tive, na infância o Aconcagua seria uma montanha boa de escalar, hoje em dia com 25 anos estragado por cigarro e depressão mal subo uma escada sem palpitar... ACONCAGUA, só esse nome me dá um arrepio! Imponente!
Quanta determinação do Josenildo. Correu atrás do sonho. Muito triste não ter concluído por falta de recursos. Nem imagino o esforço que fez físico e mental para encontrar o caminho e o que viveu mos últimos momentos. As montanhas me fascinam sou viciada nesses vídeos mas me falta coragem pra enfrentar um desafio desses. Meus parabéns a todos que superam a si mesmo.
Muito triste o fim de vida do Josenildo.!!! Gosto de pensar que apesar de tudo ele partiu feliz, afinal conseguiu realizar seu sonho!!! Obrigada por compartilhar a história dele.
Não entendo absolutamente coisa alguma de montanhismo, mas é um tema que me fascina. Seus vídeos são muito bons, super bem feitos e esclarecedores, parabéns! Aos familiares de Josenildo, meus sentimentos.
Pedro, Parabéns por mostrar de forma digna e respeitosa com seus familiares, essa triste aventura de um homem simples porem um guerreiro que tinha um sonho e que este acabou com um final triste.
Obrigado por disponibilizar seu tempo Pedro, obrigado por ir atrás das fontes, das pessoas que estiveram lá e por contar essa triste história com tantos detalhes e respeito. Que a família e amigos dele sejam confortados por Deus, apesar da tragédia ficam os ensinamentos, grande abraço garoto.
NÃO PODEMOS CRITICAR O JOSENILDO,FOI UM CARA ADIMIRAVEL, O PIOR SÃO PESSOAS QUE MORREM NO SOFÁ DE CASA, SEM CORRAGEM DE ENFRENTAR DESAFIOS, VIVAAAAAAAAA O GRANDEEEEEEEEEEEEEEE JOSENILDO OOOOOOOOOOO.
Aprendi umas coisas, apesar de nunca ter me interessado pelo tema. Montanhismo requer: estudo, planejamento, respeito a Natureza, respeito ao seu limite (pq tem q saber subir e descer) e investimento em equipamento adequado. Não sei se esqueci algo. Grata pelo vídeo. Tô adorando os causos. Sucesso. Abs. Obs:. Ah, vim aqui por indicação do KBC - Caçadores de Fantasmas no caso Marco Aurélio.
Reitero o pedido do Mencio! Esta história é a mais fascinante, sobre sobrevivência na altitude e nas “atitudes”. Dei o nome “Fernando” à meu filho mais velho, a fim de homenagear o Parrado🧗♀️🧗🏼🧗♂️
NUNCA subi montaha nem de carro! mas é mto bom ouvir essas historias(obvio que nao as de morte), mas o que guardo disso é a superacao.... o sonho...a vida... Descanse em paz Josenildo!
Estava ansiosa desde ontem esperando pra ver esse vídeo porque sou fascinada por história e imagens de montanhas e essa é de um conterrâneo nordestino, que triste ele ter perdido a vida assim, sozinho na montanha 😢 Que o seu espírito descanse em paz! 🙏🏻
Muito bom, vamos somando experiências, a montanha como parceria pra vida , uma expedição onde amigos, mesmo que por pouco tempo, se tornam inesquecível, vlw Pedro , obrigado pela menção de nossa história, Expedição 2013 fev a Março....in memória de Josenildo o Paraíba..
Não basta ter um sonho, precisa ter coragem. Quanta coragem, determinação e superação essas pessoas que enfrentam essas montanhas precisam ter! É algo realmente fascinante e admirável!
Tive o prazer de escalar ao lado desse cara incrível, apaixonado pela escala, passei bons momentos com ele em escaladas no Parque Estadual Pedra da Boca.
Uma história inspiradora e triste ao mesmo tempo. Meus sentimentos à família. Obrigada pelo respeito em contar a história dos colegas. Para mim, os alertas que você deu seriam os que o próprio Josenildo nos daria hoje se estivesse vivo.
Eu estive algumas vezes no Parque do Aconcágua, só de ver a montanha eu me arrepiei e me emocionei. Agora escalá-lo é outro departamento. Parabéns aos sonhadores que se preparam bastante para essa empreitada.
Cara acompanho o canal, também sou de limeira e não sabia dessa história do tigrão. Ele é o torcedor símbolo da gloriosa Inter de Limeira e fanático por heavy metal. Muito conhecido na cidade. Abraço.
Meu mundo é o ciclismo, e algumas aventuras por cascatas no meio do mato. Nunca escalei nenhuma montanha, mas admiro os escaladores, e as vistas de cima destas montanhas. O planeta terra é incrível. Desafiador, e merece nosso total respeito, em todas as vias.
Pedro nao sou mantanhista . Mais gosto muito de te ouvir contando esas histórias que aconteceram de verdade .... fico admirado imaginando como e estar nesas montanha gigantesca frias de gelo neves ...cara admiro seu trabalho.. obrigado por compartilha con nois esas historias.
Histórias tristes, mas você conta muito bem. E como toque aos novatos, essencial. Já fiz trekking nos Andes em 3 países. Não escalo. Mas convivia com os alpinistas sérios e os jovens afoitos em hotéis e nos acampamentos. Mas ficava agoniada com a pressa de certos indivíduos. A montanha eh maravilhosa. Mas esse espírito competitivo do tipo contar vantagem de como fez rápido o caminho me tira do sério. Esse povo não aproveita. Não observa a natureza. Não faz amizade com a montanha. Subir com calma, deixar o corpo se acostumar com a altitude, e curtir cada momento são as partes boas. O importante é o processo. Um dia talvez suba até algum cume fácil. Mas vou levar o dobro do tempo da maioria. Eu gosto mesmo é de ficar lá em cima.
Incrível essa história! Coincidentemente estive lá no Aconcágua uma única vez e foi exatamente em janeiro de 2013! Realmente foi uma temporada difícil como bem disse o Pedro.
Chegar no topo é só uma parte, o objetivo maior é retornar! Não sou fã de montanhismo, assisto só por curiosidade, mas, é triste ver esses casos assim.
Um cara batalhador que correu atrás de realizar o seu sonho . Uma pena esse sonho ter custado a sua vida . Josenildo cometeu um erro gravíssimo de fazer cume sozinho , se ele fosse com um guia experiente as chances de voltar com vida seriam maiores . Tiro isso de aprendizado pra mim . Nunca subestimar uma montanha. Abçs excelente vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻
Só uma correção, Guarabira não fica no Sertão da Paraíba, mas na região do brejo paraibano. Moro no estado e já trabalhei em Guarabira. Mas o que vale é a lembrança, homenagem e os ensinamentos. Mais um excelente vídeo!
Adoro assistir, ouvir as histórias de montanha qnd faz frio na minha cidade , pena que Josenildo não realizou seu sonho, mas uma coisa é vdd na vida ...se não deu certo, é pq não era pra acontecer... temos que ser realistas mas não deixar de sonhar .
Ótimo video, e excelente iniciativa de manter vívida a memória de alguém tao determinado e esforçado quanto o Josenildo.Pessoas assim merecem todo o respeito e seu nome ficará gravado dentre os Grandes Montanhistas.Abraços cariocas e parabéns Pedro por seu belo trabalho.
Muitos dizem que é loucura as pessoas irem a uma montanha gelada para escalar, mas acredito que foram pessoas nascida pra isso, atraídas por uma paixão que só elas podem explicar para nós , simples mortais.
Ter a história do Passo Dyatlov aqui seria daora msm. A teoria mais recente fala em avalanche. Porém, numa história que li em 2013, havia uma estranha luminosidade na suposta última foto tirada pelo Dyatlov. Então é uma história realmente intrigante.
" não vamos romantizar uma tragédia... " - é por isso que eu sigo este canal. Parabéns pelo perfeito equilíbrio entre a orientação e à não crítica a um homem obstinado, porém, que poderia ter construído uma história mais feliz, caso tivesse sido melhor orientado. A natureza é isso: ela é justa e igual para todos. Errou com ela, a consequência é severa. Abraços!
Uma das histórias mais bonita com essa dedicação que ele tinha para alcançar os objetivos. Mas venos que infelizmente ele por não ter condições financeiras ele tentou até o fim. Pq soube o qto foi difícil estar lá. Que ele esteja em paz !!!!
Esse esporte exige muito (dinheiro, preparo físico, preparo fisiológico, preparo mental, conhecimento metereológico, conhecimento específico e sorte....)Um trekking ou acampar, para mim, é esporte radical. Nada que eu não possa ir e vir com minhas próprias pernas sem equipamento muito específico. Mas claro, gosto é gosto.....
Cada dia admiro mais o Pedro e tb o Gente de Montanha. Dão a perfeita consciência de que os sonhos são possíveis. Mas é preciso não pular etapas. Isso é muito importante. Consciência de montanha ! Muita gente não sabe o que é o seu limite ou o que é o limite da montanha. Em outro video aqui do canal isso é muito bem explicado. Acho que foi o dos 7 cumes. Recomendo ver logo depois deste aqui.
Oi Pedro. Acabei de assistir o vídeo... Que história!!! Realmente, é bem triste, mas como você mesmo disse, serve pra gente refletir e usar como exemplo. Josenildo era uma pessoa muito dedicada e obstinada, que foi atrás dos seus sonhos e lutou com as armas que tinha. Uma pena que o final dessa história foi trágica. Fiquei pensando no que você falou no final do vídeo. Escalar com pessoas da sua máxima confiança é muito importante. E tentar cume de alta montanha em solitário é mais complicado ainda. Mesmo com esse desfecho infeliz, é difícil não admirar a coragem e o senso de superação do Josenildo. Obrigado por mais essa história e até a próxima.
Que coisa mais triste. Ele morreu por um propósito que acreditava tanto. Fico triste por ele não ter chegado lá. E que sirva de exemplo pra que possamos não repetir os mesmos erros
Eu já estava ansiosa por uma nova história! Melhor que as da Netflix. Obrigada por postar, Pedro. Pena que ele perdeu a vida. Só que VC contou já logo o final, eu prefiro saber o destino no final ou meio da história.
Cara, que história, apesar dos pesares, admirei muito a trajetória do Josenildo, mas é isso mesmo, quem tem esse mesmo sonho, precisa DE MUITA prudência. Meus sentimentos a família. Vlw pelo vídeo Pedro! Um abração
pra um cara pai de familia ja desgastado pela a vida e assalariado o cara foi longe... tem muito mgtow novo sem familia e com boa qualidade financeira que não tem essa disposição de aventura e historia da vida ....
As vezes fico sonhando em começar nesse hobby, mas os custos me fazem ficar com o pé atrás. Consigo imaginar a sensação de estar tão perto e ter que voltar, sabendo todo o dinheiro que irá ter que conseguir para ter uma segunda chance. O calor do momento as impede de ver que não tem sonho maior do que o de trazer o conforto pra família ao voltar pra casa. Descanse em paz.
Obrigado pela lembrança a memoria do meu pai! Fico muito agradecido!
Olha que legal.
Seu pai foi foda Carlinhos! Não desistiu nunca! Tenha orgulho dele sempre!!!
Meus pêsames.
Meus sentimentos
Carlinhos, uma pena seu pai não ter conseguido retornar. Ele foi um homem de firme propósito.
Muito obrigada por manter a memória de meu pai viva! Falando como a caçula que sente tanta falta de nossas escaladas e acampamentos, pensem muito e estudem bastante antes de fazer uma expedição. Eu via o esforço dele, eu via a vontade, muitas vezes ajudava a organizar todos os equipamentos antes da partida, e se tem algo que eu posso dizer a vocês, falando como a pessoa que fica é: pensar 2, 3 ou quantas vezes for preciso, antes de tomar qualquer decisão quando estiverem na montanha. Eu sinto falta dele em diversos momentos e o que me conforta é que ele realizou o sonho que eu vi ele correr atrás durante muitos anos, ainda assim, isso não o traz de volta, nem os nossos momentos juntos. Ele deixou uma lição pra mim e pra todos que almejam o mesmo que ele, aproveitem o caminho não pensando somente na chegada. Sempre tem alguém que fica te esperando em casa, lembrem-se disso. Te amo, "pai véi" ❤️
Meus sentimentos. Foi um guerreiro.
Oi Bruna. Acabei de ver a história de seu pai e acabei de ver seu comentário estou profundamente chocado e sensibilizado com este seu relato com o seu pai. Estou no Japão. Sou um destes tantos dekasseguis que vieram para cá em busca de uma vida melhor mas acabei formando família por aqui e já estou a uns 30 anos por aqui já estou com quase 50 anos de idade tenho uma família linda com uma filha já de 25 anos de idade muito esperta e responsável pela idade. Trabalho normalmente todos os dias da semana sem folga e as vezes faço dois turnos seguidos tipo 48horas de plantão sem descanso e depois tenho uma folga de umas 24 horas . nestas horas q as vezes tenho sempre coloco na minha agenda alguma atividade física pra fazer para poder se desestressar como jogar bola com alguns conhecidos que adquiri aqui afinal são 30 anos no mesmo lugar então conheço muita gente desde pessoas da minha idade até os moleques da escola secundária então já sou uma pessoa conhecida na área Bem mas o motivo que estou te escrevendo e por que tive uma discussão com minha família outro dia umas 2 semanas atrás e eles estavam preocupados com minha saúde pois estava muito cansado um dia por fazer estes horários e seria minha folga de 24 horas então mesmo assim fui jogar um campeonato de futsal amador na minha cidade e voltei do tal campeonato a noitinha com muito esgotamento físico q quase nem conseguia tomar banho sozinho por não conseguir ficar de pé no chuveiro e minha filha me deu uma grande bronca em mim dizendo se eu não queria morrer de tanto trabalhar ,coisa comum aqui entre os japoneses , e depois que vi seu comentário sobre em pensar nos que ficam sempre esperando em casa foi muito chocante para mim obrigado pela sua luz acho que não via desta forma a situação e vou procurar ficar mais em casa para curtir a família que é muito importante obrigado denovo por seu depoimento. Acho q ficou um pouco longo a minha estória abraços e muita admiração ADILSON
Meus sentimentos.
@@takaraseiji7126 eu fico surpreso quando vejo o poder que cada pessoa pode ter na vida de outras pessoas mesmo sem conhecê-los ,mas um simples e triste depoimento da filha do Nildo , poderá mudar a sua vida pra melhor e isso é incrível, abraço e aproveite sua família ao máximo ,nunca saberemos quando será nosso último dia no convívio deles.
Uma linda e triste história,mas foi um sonho realizado e isso não tem preço,mas que não deu tudo certo.
Bruna seu pai foi um herói que deve ser sempre lembrado principalmente aí na sua cidade.
E pra você ficou a saudade e o exemplo de nunca desistir dos seus sonhos,mas antes estude ao máximo antes de realizá-los seja lá qual for o sonho, muita força pra vocês.
Sou paulistano, filho de nordestinos, e só de pensar que um nordestino, pai de família, trabalhador e sonhador, conseguiu fazer o cume dos cumes das Américas, é no mínimo inspirador. Como na aviação, nenhuma morte é em vão. Meus pêsames a família desse guerreiro brasileiro.
Muito legal o seu comentário, Marcelo!
Agradecemos a sua participação.
Inscreva-se no Canal.
Em breve tem mais!!
Sou piloto de avião e já fiz várias vezes a rota entre Guarulhos e Santiago. Toda vez que olho o Aconcagua sempre sonho em caminhar até o mirador plaza francia e ficar “cara a cara” com essa maravilha. Subir não pois não tenho esse preparo todo e subir a 22.000 ft só pressurizado com muito oxigênio rsrs Parabéns a todos vcs que conseguem chegar até o cume. Deve ser algo indescritível.
Que lindo. Gostaria de vivenciar essa experiência.
Tenho 64 anos...nunca escalei nem muro de residência...mas adoro este canal...bjs 😘
Não manjo absolutamente nada de montanha mas não perco nenhum vídeo, obrigado por trazer essas histórias muito bem contadas
Tamo Junto, Mateus!
Eu tambem kk
Não é tendemos nada, mas mesmo assim ja aprendemos muito kkkk na teoria pelo menos!
Eu também, o máximo que escalei foi a serra de São Gonçalo do Sapucaí. Aqueles que escalam montanhas, devem buscar ficar ao pé do ouvido de Deus.
Também!
Parabéns Pedro. Caí no canal e adorei. Estou maratonando até de madrugada, e olha que vou fazer 73 ano de idade agora dia18 de Junho2022. rrsrsrsrr. Uma velhinha que deveria dormir cedo no acha? Vocè é um excelente narrador. Parabéns mais uma vez.
Nossa que história! Lembro que já me desentendi seriamente com uma amiga (20 anos de amizade) por que chegando no início de uma trilha, ao pé do morro, ela se recusou a pagar, juntas, um guia. Adoro tudo que envolve camping, mas sou obcecada por segurança. Acho que para qualquer projeto é preciso uma parceria com o mínimo de afinidade nas questões básicas como a segurança. Obviamente não digo que foi o caso, mas conhecimento e segurança são duas coisas que não têm preço! Muito triste. 🙏🏻
Olá Fernanda, obrigada pelo depoimento
Mestre Nildo, ser humano maravilhoso, grande amigo, me levou a escalar em rocha, com ele senti a sensação da conquista. Meu eterno respeito
Fazer muito com muito e fácil, fazer muito com pouco , extremamente difícil, esse homem foi um guerreiro, falar em voltar depois com condições financeiras e fácil.
Eu tô viciada nesses vídeos
Faça os vídeos dos brasileiros que morreram. Esses vídeos passam uma lição muito importante. Parabéns!
Muito Obrigado, Leonard!
Aprendendo sempre.
Além de alerta a galera dos riscos ainda faz de uma certa forma uma homenagem a essas pessoas envolvidas, contando a histórias delas< parabéns, tamo junto.
Tamo Junto, Renato!
A história de hoje foi triste, mais tbm muito inspiradora, cm certeza merece todo o nosso respeito. Estou cada vez mais apaixonada por esse esporte e por esse canal.
Parabéns Pedro, sou sua fã.
Gostaria muito que vc considerace fazer um video sobre Alison Hargreaves, uma alpinista que perdeu a vida no K2, estive lendo sobre ela, gostaria de ouvir a historia dela contada por vc.
Agradecemos a sua fiel participação e sugestão no Canal, Avilmara!
Nos vemos no próximo vídeo.
@@AltaMontanha ok 😘
Depois de conhecer seu canal me deu mais incentivo para parar de fumar, ter fôlego que um dia eu tive, na infância o Aconcagua seria uma montanha boa de escalar, hoje em dia com 25 anos estragado por cigarro e depressão mal subo uma escada sem palpitar...
ACONCAGUA, só esse nome me dá um arrepio! Imponente!
Quanta determinação do Josenildo. Correu atrás do sonho. Muito triste não ter concluído por falta de recursos. Nem imagino o esforço que fez físico e mental para encontrar o caminho e o que viveu mos últimos momentos.
As montanhas me fascinam sou viciada nesses vídeos mas me falta coragem pra enfrentar um desafio desses.
Meus parabéns a todos que superam a si mesmo.
Valeu Pepe!
Obrigado pela participação.
Muito triste o fim de vida do Josenildo.!!! Gosto de pensar que apesar de tudo ele partiu feliz, afinal conseguiu realizar seu sonho!!! Obrigada por compartilhar a história dele.
Não entendo absolutamente coisa alguma de montanhismo, mas é um tema que me fascina. Seus vídeos são muito bons, super bem feitos e esclarecedores, parabéns! Aos familiares de Josenildo, meus sentimentos.
Pedro, Parabéns por mostrar de forma digna e respeitosa com seus familiares, essa triste aventura de um homem simples porem um guerreiro que tinha um sonho e que este acabou com um final triste.
Obrigado por disponibilizar seu tempo Pedro, obrigado por ir atrás das fontes, das pessoas que estiveram lá e por contar essa triste história com tantos detalhes e respeito. Que a família e amigos dele sejam confortados por Deus, apesar da tragédia ficam os ensinamentos, grande abraço garoto.
Agradecemos a sua participação e também o seu feedback, Douglas.
É muito importante para o Canal.
Nos vemos no próximo vídeo!!
Lembrei dele agora, acompanhei as notícias mas época. Muito fera o Josenildo.
NÃO PODEMOS CRITICAR O JOSENILDO,FOI UM CARA ADIMIRAVEL, O PIOR SÃO PESSOAS QUE MORREM NO SOFÁ DE CASA, SEM CORRAGEM DE ENFRENTAR DESAFIOS, VIVAAAAAAAAA O GRANDEEEEEEEEEEEEEEE JOSENILDO OOOOOOOOOOO.
Mais uma vez agradecemos pela participação no Canal, Valdir!!
Esses sao os coxinhas
Aprendi umas coisas, apesar de nunca ter me interessado pelo tema. Montanhismo requer: estudo, planejamento, respeito a Natureza, respeito ao seu limite (pq tem q saber subir e descer) e investimento em equipamento adequado. Não sei se esqueci algo. Grata pelo vídeo. Tô adorando os causos. Sucesso. Abs. Obs:. Ah, vim aqui por indicação do KBC - Caçadores de Fantasmas no caso Marco Aurélio.
Conheci o Nildo na Pedra da Boca em Araruna. A determinação dele em tudo serve de exemplo para nossos sonhos🙏🏼
Ótima história, Pedro. Não esqueça do meu pedido sobre a história dos sobreviventes dos Andes 1972, com Nando Parrado e Canessa
Estaremos trabalhando para apresentar este ocorrido também, Mencio!
Muito Obrigado pela sugestão e participação no Canal.
Também acho muito interessante essa façanha, os envolvidos não sabiam nada de montanha e de neve.
Reitero o pedido do Mencio! Esta história é a mais fascinante, sobre sobrevivência na altitude e nas “atitudes”.
Dei o nome “Fernando” à meu filho mais velho, a fim de homenagear o Parrado🧗♀️🧗🏼🧗♂️
Eu queria essa história! Acho fantástica e o Pedro é um ótimo narrador
Acho que faltou experiência e mais noção de riscos pra esse rapaz, infelizmente, que descanse em paz. 🙏
Concordo. Eu sempre digo, o cume de verdade, é você subir e descer vivo. Esse é cume. Infelizmente ele não pensou na volta :/
Execelente! Respeito, empatia, aprendizado, planejamento, informação, autoconhecimento.. Admiro muito os valores desse canal, sucesso!
Poxa, show demais ler seu comentário, Patrick!
Agradecemos pelo seu feedback e participação no Canal.
Até o próximo vídeo.
Com certeza! Concordo super com vc P. Moreira.
NUNCA subi montaha nem de carro! mas é mto bom ouvir essas historias(obvio que nao as de morte), mas o que guardo disso é a superacao.... o sonho...a vida...
Descanse em paz Josenildo!
É o que devemos guardar, Vinicius.
Muito Obrigado pelo comentário e participação.
Inscreva-se no Canal, em breve tem mais.
Mais uma história pra conta ✅
Muito fã do Pedro e da maneira que ele conta as histórias...
Grande abraço
Estava ansiosa desde ontem esperando pra ver esse vídeo porque sou fascinada por história e imagens de montanhas e essa é de um conterrâneo nordestino, que triste ele ter perdido a vida assim, sozinho na montanha 😢 Que o seu espírito descanse em paz! 🙏🏻
Amém, Lu!
Muito Obrigado por acompanhar o nosso Canal.
Inscreva-se e fique por dentro dos próximos vídeos.
Eu não subo dois degraus d uma escada mais estou adorando o canal e descobrindo histórias 😊
Muito bom, vamos somando experiências, a montanha como parceria pra vida , uma expedição onde amigos, mesmo que por pouco tempo, se tornam inesquecível, vlw Pedro , obrigado pela menção de nossa história, Expedição 2013 fev a Março....in memória de Josenildo o Paraíba..
Não basta ter um sonho, precisa ter coragem. Quanta coragem, determinação e superação essas pessoas que enfrentam essas montanhas precisam ter! É algo realmente fascinante e admirável!
Tive o prazer de escalar ao lado desse cara incrível, apaixonado pela escala, passei bons momentos com ele em escaladas no Parque Estadual Pedra da Boca.
Que história emocionante
Uma história inspiradora e triste ao mesmo tempo. Meus sentimentos à família. Obrigada pelo respeito em contar a história dos colegas. Para mim, os alertas que você deu seriam os que o próprio Josenildo nos daria hoje se estivesse vivo.
Muito Obrigado pela participação, fromsouth!!
*- 45ºC* - já peguei de sensação térmica na "travessia" (entre Independência camp e a Canaleta). Realmente um lugar bem exposto.
Provas...uma foto sua segurando um termometro a -45c com com a montanha de fundo....temmmm?
@@fabioc7368 uzão
@@NutriRunners numtem? Entao nao me venha com xurumelass
Eu estive algumas vezes no Parque do Aconcágua, só de ver a montanha eu me arrepiei e me emocionei. Agora escalá-lo é outro departamento. Parabéns aos sonhadores que se preparam bastante para essa empreitada.
Muito Obrigado pela participação, Roseli!
Não é tão difícil.
Pedro a forma que voce conta essas historias é sensacional, parabéns.
Tamo Junto, NMZC!
Cara acompanho o canal, também sou de limeira e não sabia dessa história do tigrão. Ele é o torcedor símbolo da gloriosa Inter de Limeira e fanático por heavy metal. Muito conhecido na cidade. Abraço.
Legal Márcio!
Muito Obrigado pelo comentário e participação no Canal.
Meu mundo é o ciclismo, e algumas aventuras por cascatas no meio do mato. Nunca escalei nenhuma montanha, mas admiro os escaladores, e as vistas de cima destas montanhas. O planeta terra é incrível. Desafiador, e merece nosso total respeito, em todas as vias.
Realmente Luciano!
Muito Obrigado pelo comentário e participação no Canal.
Pedro nao sou mantanhista . Mais gosto muito de te ouvir contando esas histórias que aconteceram de verdade .... fico admirado imaginando como e estar nesas montanha gigantesca frias de gelo neves ...cara admiro seu trabalho.. obrigado por compartilha con nois esas historias.
Na montanha ou vc ama o seu parceiro ou vc o odeia, não tem meio termo...
Bela história de perseverança...
Valeu, Wellington!
Histórias tristes, mas você conta muito bem. E como toque aos novatos, essencial. Já fiz trekking nos Andes em 3 países. Não escalo. Mas convivia com os alpinistas sérios e os jovens afoitos em hotéis e nos acampamentos. Mas ficava agoniada com a pressa de certos indivíduos. A montanha eh maravilhosa. Mas esse espírito competitivo do tipo contar vantagem de como fez rápido o caminho me tira do sério. Esse povo não aproveita. Não observa a natureza. Não faz amizade com a montanha. Subir com calma, deixar o corpo se acostumar com a altitude, e curtir cada momento são as partes boas. O importante é o processo. Um dia talvez suba até algum cume fácil. Mas vou levar o dobro do tempo da maioria. Eu gosto mesmo é de ficar lá em cima.
Falou tudo! O maravilhoso é apreciar a montanha
Incrível essa história! Coincidentemente estive lá no Aconcágua uma única vez e foi exatamente em janeiro de 2013! Realmente foi uma temporada difícil como bem disse o Pedro.
Chegar no topo é só uma parte, o objetivo maior é retornar! Não sou fã de montanhismo, assisto só por curiosidade, mas, é triste ver esses casos assim.
Um cara batalhador que correu atrás de realizar o seu sonho . Uma pena esse sonho ter custado a sua vida .
Josenildo cometeu um erro gravíssimo de fazer cume sozinho , se ele fosse com um guia experiente as chances de voltar com vida seriam maiores . Tiro isso de aprendizado pra mim . Nunca subestimar uma montanha. Abçs excelente vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻
Sou uma mulher da planície Amazônica e dos rios. Mas sou fascinada pelas histórias de Alta Montanha.
Só uma correção, Guarabira não fica no Sertão da Paraíba, mas na região do brejo paraibano. Moro no estado e já trabalhei em Guarabira. Mas o que vale é a lembrança, homenagem e os ensinamentos. Mais um excelente vídeo!
Gosto muito deste tema, acidentes na montanha, e vc conta com detalhes e possíveis erros. Favor contar o caso Mozart catao
Trabalharemos para apresentar este ocorrido também, Lincoln!
Agradecemos pela participação.
Até o próximo vídeo.
@@AltaMontanha Pedro, aproveita e posta detalhes com imagens e rotas de escalada na parede sul.
Que interessante, nem sabia que tinha montanhista aqui de Limeira!
Adoro assistir, ouvir as histórias de montanha qnd faz frio na minha cidade , pena que Josenildo não realizou seu sonho, mas uma coisa é vdd na vida ...se não deu certo, é pq não era pra acontecer... temos que ser realistas mas não deixar de sonhar .
Uma pena o falecimento desse brasileiro...mas subir uma montanha dessas sem um guia... é um risco muito grande.........
Essa história precisava ser contada; já ouvi umas três ou quatro vezes.
Como Pernambucana, grata pela lembrança do Nildo. Guarabira é massa.
Belo depoimento do Rose sobre o Nildo, emocionante!
Ótimo video, e excelente iniciativa de manter vívida a memória de alguém tao determinado e esforçado quanto o Josenildo.Pessoas assim merecem todo o respeito e seu nome ficará gravado dentre os Grandes Montanhistas.Abraços cariocas e parabéns Pedro por seu belo trabalho.
Tem Hauck contando historia, tem like
E tem nosso agradecimento também!
Valeu Fofoca.
infelizmente é um esporte caro , para os de origem humilde é muito complicado botar o sonho em execução.
Cara eu desisti do cume no huayna potosi faltando 80 metros p cume
bateu maior tristeza , devido a grana q gastei mais no final fiquei feliz
Muitos dizem que é loucura as pessoas irem a uma montanha gelada para escalar, mas acredito que foram pessoas nascida pra isso, atraídas por uma paixão que só elas podem explicar para nós , simples mortais.
Olá Pedro Hauck, seria legal se pudessem falar sobre o Incidente do Passo Dyatlov.
Up!
Estaremos trabalhando para isso, Cloves!
Valeu Felipe!
Up
Ter a história do Passo Dyatlov aqui seria daora msm.
A teoria mais recente fala em avalanche.
Porém, numa história que li em 2013, havia uma estranha luminosidade na suposta última foto tirada pelo Dyatlov.
Então é uma história realmente intrigante.
O sr. Josenildo foi um guerreiro.
Infelizmente na guerra acontece essas coisas. Condolências à família.
Parabens a tds os montanhistas! através desse canal apreendi respeitar e adimirar vcs!
Que show ler este comentário, Everton!
Muito Obrigado, o feedback de vocês é fundamental.
Inscreva-se no Canal, em breve tem mais.
" não vamos romantizar uma tragédia... " - é por isso que eu sigo este canal. Parabéns pelo perfeito equilíbrio entre a orientação e à não crítica a um homem obstinado, porém, que poderia ter construído uma história mais feliz, caso tivesse sido melhor orientado.
A natureza é isso: ela é justa e igual para todos. Errou com ela, a consequência é severa. Abraços!
Igual o canal do Lito, o avião e músicas, estou maratonando teus vídeos. Nunca subestimem uma montanha!!!!!
Nada a ver ,
Adoro todos os vídeos do alta montanha, mas esses com o Pedro contando histórias são meus preferidos
HIstórias contadas serão sempre histórias lembradas...
Muito Obrigado pela participação e comentário, Francy!
Inscreva-se no Canal.
Em breve tem mais!!
Como sempre o Pedro dando show de didática para contar uma históooooria de montanha.
Esses vídeos eram muito legais. Espero que voltem.
Uma das histórias mais bonita com essa dedicação que ele tinha para alcançar os objetivos. Mas venos que infelizmente ele por não ter condições financeiras ele tentou até o fim. Pq soube o qto foi difícil estar lá. Que ele esteja em paz !!!!
Top, top, top... o Pedro é um grande contador de histórias! Parabéns!!!
Mais um excelente vídeo. E minhas condolências aos familiares do Nildo.
Valeu, Pedro & Equipe Alta Montanha.
🙏🏿♥️☯️ Parabéns pela tua vida e que toda inspiração deixada pra ti,ti torne uma mulher guerreira e consciente nas tuas conquistas .
vídeos de histórias são os melhores!
Muito Obrigado, Vitor!
A narração da história me prende essa quase 1h aqui sem nem perceber
Grande História.
O Pedro sempre narrando com técnica e emoção .
Muito Obrigado, Rodrigo!
Gosto muito destas aventuras. E desventura.
Indiscutivelmente você é o mais importante montanhista do Brasil porque você faz um trabalho impecável de difundir o montanhismo.
Esse esporte exige muito (dinheiro, preparo físico, preparo fisiológico, preparo mental, conhecimento metereológico, conhecimento específico e sorte....)Um trekking ou acampar, para mim, é esporte radical. Nada que eu não possa ir e vir com minhas próprias pernas sem equipamento muito específico. Mas claro, gosto é gosto.....
Cada dia admiro mais o Pedro e tb o Gente de Montanha. Dão a perfeita consciência de que os sonhos são possíveis. Mas é preciso não pular etapas. Isso é muito importante. Consciência de montanha ! Muita gente não sabe o que é o seu limite ou o que é o limite da montanha. Em outro video aqui do canal isso é muito bem explicado. Acho que foi o dos 7 cumes. Recomendo ver logo depois deste aqui.
Muito Obrigado José!
O Feedback de vocês é sempre fundamental para o nosso desenvolvimento.
Até o próximo vídeo.
Nunca fiz trilha ou escalada sem colegas ou nosso grupo.
Guerreiro Nildo..
Oi Pedro.
Acabei de assistir o vídeo...
Que história!!!
Realmente, é bem triste, mas como você mesmo disse, serve pra gente refletir e usar como exemplo.
Josenildo era uma pessoa muito dedicada e obstinada, que foi atrás dos seus sonhos e lutou com as armas que tinha.
Uma pena que o final dessa história foi trágica.
Fiquei pensando no que você falou no final do vídeo. Escalar com pessoas da sua máxima confiança é muito importante.
E tentar cume de alta montanha em solitário é mais complicado ainda.
Mesmo com esse desfecho infeliz, é difícil não admirar a coragem e o senso de superação do Josenildo.
Obrigado por mais essa história e até a próxima.
Excelente material! Parabéns e imenso respeito pela memória do Josenildo
Que coisa mais triste. Ele morreu por um propósito que acreditava tanto. Fico triste por ele não ter chegado lá. E que sirva de exemplo pra que possamos não repetir os mesmos erros
Mais um vídeo muito bem feito, bela narração. Parabéns Pedro. Lamento o final triste do Josenildo.
Comecei escalando no RJ na adolescência com meu irmão. Confesso que desisiti, acho muito perigoso.
Descobri esse canal agora e estou gostando muito.
Ótima narrativa dessa triste tragédia.
Agradecemos pelo feedback, Arlen!
Inscreva-se no Canal.
Em breve tem mais.
Eu já estava ansiosa por uma nova história! Melhor que as da Netflix. Obrigada por postar, Pedro. Pena que ele perdeu a vida.
Só que VC contou já logo o final, eu prefiro saber o destino no final ou meio da história.
Muito Obrigado pelo feedback, Fernanda!
Nos vemos no próximo vídeo!
Algumas pessoas morrem vivendo, buscando os seus sonhos, outras apenas existem.
Cara, que história, apesar dos pesares, admirei muito a trajetória do Josenildo, mas é isso mesmo, quem tem esse mesmo sonho, precisa DE MUITA prudência. Meus sentimentos a família. Vlw pelo vídeo Pedro! Um abração
Parabéns pelo vídeo , muito importante pra quem está começando,mas infelizmente muito triste pra família do Nildo, muita força pra eles.
Agradecemos pelo seu comentário e participação, Carlos!
Sempre gostei de ouvir histórias, e encontrei mais um canal exatamente como eu curto!
pra um cara pai de familia ja desgastado pela a vida e assalariado o cara foi longe... tem muito mgtow novo sem familia e com boa qualidade financeira que não tem essa disposição de aventura e historia da vida ....
Desgastado pela vida, assalariado, "ainda foi longe"... seus comentários são bem azedos!
@@annah4267 la vem mais uma senhorita a vida e bela com seus comentários
@@annah4267 a senhora vive em qual mundo
As vezes fico sonhando em começar nesse hobby, mas os custos me fazem ficar com o pé atrás. Consigo imaginar a sensação de estar tão perto e ter que voltar, sabendo todo o dinheiro que irá ter que conseguir para ter uma segunda chance. O calor do momento as impede de ver que não tem sonho maior do que o de trazer o conforto pra família ao voltar pra casa.
Descanse em paz.
Muito interessante esses relatos mesmo não acabando como gostaríamos...
Grande história de vida Muito bom como vc abordou o tema: sem heroísmo e romantismo. Paixão, técnica e humildade.
Uma sucessão de erros, se não tem responsabilidade e dinheiro não arrisque.