Fala Pedro, tem o Caso do Cesar Perez de Tudela, que efetivamende desceu por essa face, vagando sozinho e em delírio por 5 dias, chegou caminhando até a estrada depois de ter sido dado como morto...
não sei se acontece com vcs, mas os videos desse canal me ajudam a dormir em noites dificeis. A musica, a narração... ponho no fone e em 10 min estou dormindo. O conteúdo é ótimo, mas não podia deixar de mencionar :)
História muito trágica! Estudo nos EUA e minha professora de redação era esposa do Federico “El Fede”. Ela escreveu um livro contando a história de amor deles e a tragédia. O livro se chama “The Path of 8: It Begins on a Mountain, Moves Around It, And Then Moves It” e a autora (e minha professora) é Amber Christensen.
Essas imagens do Campanini andando de joelhos, nunca mais sairão da minha mente. Imaginem os familiares dele assistindo isso há época! Poxa, tocaram-me profundamente essas cenas! Que Deus o tenha!
@@joelmaoliveira5415 entender que ninguem lá teria força para trazer ele carregado,pare de pensar com o estomago e use a razao,a explicação do narrador é clarissima.
Até entendo que os socorristas tiveram a disposição de subir e tentar socorrer, mas as imagens mostram realmente um certo desleixo na operação de remoção dele. O próprio Campannini sobreviveu por horas com os outros montanhistas numa situação ruim, sem remédios, sem nenhuma condição de descida. Acho que os socorristas poderiam ter tentado mais, estavam bem melhor de saúde. Nos filmes a gente vê muitos atos heróicos na montanha, mas parece que na vida real as coisas são bem diferentes. Muito triste essas imagens. Mas parabéns pelo vídeo e pela história e ponto de vista guerreiro. Me inscrevendo agora no canal 👏🏽👏🏽👏🏽
Daniell penso a mesma coisa achei que eles abandonaram sim, me pareceu que eles estavam bem. Poderiam ter tentado mais . Eles pareciam que estavam muito bem. Muito triste, meu Deus!!
Não podemos esquecer que eles já tinham realizado outros resgates, então deveriam estar muito cansados mesmo. Triste pensar que ele morreu sozinho, sabendo que foi abandonado.
História incrível! Na minha opinião, omissão de socorro é quando alguém deixa de prestar socorro sem estar correndo risco. Não me parece que foi o caso. A partir do momento que alguém precisa arriscar sua própria vida para salvar outra, caso ela se recuse, podem chamar do que quiser, mas não de omissão de socorro.
Você narra com excelência. Sou historiadora e não montanhista. Mas adoro seus programas. Ética, conhecimento, cultura, respeito. Abraço. ❤❤❤ Minas Gerais.
Eu estive no aconcagua 3x, cheguei ate Nido de Condores. La em cima cada passo é be cansativo, eu mal aguentava a minha mochila, imagina no cume.. esses caras do resgate sao herois. Na segunda que eu fui eu tive o prazer de conhecer um dos resgatistas que participou desse relato. Um dia pretendo retornar ao Aconcagua, que lugar lindo ...
Rapaz, eu não escalo nem o telhado da minha casa quando minha patroa pede pra encaixar telhas. Imagina se vou numa montanha tão poderosa como Aconcágua. Doideira . Mas é apaixonante. Respeito os montanhistas e alpinistas. Parabéns.
Também teve o caso do Brasileiro Josenildo Correia que morreu na descida do Cume, a história é bem trágica pq ele tentou escalar diversas vezes sem sucesso e mesmo com a janela ruim no ano da sua morte ele foi sozinho e não retornou, seria interessante um vídeo
Olá. Não sou montanhista, mas gosto do assunto. Essa história me lembra muito o Everest em 1996. Uma soma de erros conscientes ou não que culminam em tragédia. E claro, possivelmente um edema cerebral que pode ter prejudicado imensamente a tomada de atitudes. Lamento as perdas.
adoro essa canal pq sem querer, claro, traz a tona a hipocrisia de quem acredita viver num mundo romântico, onde vc não pode "desistir nunca" e que "se quiser você pode tudo pra realizar seu sonho". aqui, assistindo esses vídeos, eles são trazidos pra realidade, onde frases de efeito e positive vibe , recebem o carimbo de inúteis diante das decisões vitais que se precisa tomar pra continuarem vivendo.
Mais uma vez parabéns pelo relato. Sempre bastante técnico. Parece um replay de Evereste. Peço licença para usar este espaço é pedir, para quem crê, orações para um amigo Alexandre Anderson que é instrutor de escalada em rochas e trekking na cidade de Pedra Bela/SP e está internado com Covid-19. Obrigado.
Nós é que agradecemos pelo seu feedback e participação no Canal, Edemilson! Estamos na torcida pela recuperação de seu amigo e de todos que estão sofrendo com tudo isso. Dias melhores virão!
Video do resgate realmente muito forte, ver uma pessoa lutar pela vida até nao conseguir se mover mais. Mas para aqueles que sentiram que a equipe de resgate podia ter feito mais, procure mais videos deste resgate que foram veiculados em matérias jornalisticas onde pode se notar a exaustao na voz de quem estava gravando, e outras tentativas de tirar o campanini daquela situacao. E também muito importante lembrar que como o próprio Pedro fala, chegar no cume e so metade do caminho, ou seja teriam que regredir com o Campanini por muito mais tempo.
@@22johnattan Em 2008, durante a tentativa de baixar o corpo de Sérvio Dren Mandić, que havia caído do "Bottleneck" do K2 ao se soltar da corda guia para ultrapassar outro montanhista vindo a falecer resultou na queda e morte do HAP (High Altitude Porter) Jehan Baig, que ao cair quase arrasou os outros quatro integrantes do grupo que tentava baixar o corpo. O corpo do Dren Mandić foi deixado na montanha.
Não entendo nada de escalada, mas...O valor que tu pagava para escalar ( não entendi se 30 mil dólares é valor de antes ou de depois do caso) Não garante que alguém vá atrás de ti caso tu não volte? Desculpa a ignorância, pq realmente penso: se eram profissionais a situação é uma, estão sendo pagos para garantir resgate, precisam responder judicialmente, independente do resultado; se eram voluntários (como havia entendido no início) então como virou uma responsabilidade a ponto de precisarem responder a um juiz? Não entendo...
Que triste, deixaram ele pra morrer nossa, triste demais. O cara fez tudo pra sobreviver e escolheram a morte pra ele. Triste demais. E como sempre, Pedro o melhor contador de história 😊
Que triste cara, para todos os envolvidos. Eu gosto do montanhismo mas sei meus limites, sou gordo igual a uma porca e ainda fumo, subi o Cotopaxi e a montanha da Torre Central em Torres Del Pine, uma era muito alta e quase morri sem ar e a outra era muito fria e quase morri de frio mas foi uma experiência única e me revelou o quanto estou fora de forma, espero um dia entrar em forma e fazer montanhas mais dificeis, obrigado por trazer essa triste história, ganhou mais um inscrito.
AltaMontanha, não sei se já abordastes a temática, mas lembrei do problema que o integrante de uma das equipes que sofreu a tragédia no Everest em 1996 - ele sentiu os olhos e só depois descobriu que não poderia estar em altitudes elevadas por ter feito cirurgia nos olhos anos antes - você poderia listar quais condições poderiam ser complicadoras ou mesmo impeditivas para escaladas? Uso de lentes de contato, hipertensão, diabetes, pessoas com problemas de circulação, idade avançada, pinos no corpo, etc, etc.... Agradeço. SEGUNDO PEDIDO: O quanto o fato de perceber que a expedição deu errado ou você cometeu um erro grave que pode ou custou a vida de membros da equipe que você lidera afeta o psicológico do alpinista? Tanto nesse caso como do Rob Hall parece que isso teve um impacto na decisão deles se esforçarem mais na sua própria salvação.
Puxa essa história tem certa semelhança com o que ocorreu no Everest em 96. Infelizmente foi uma tragédia anunciada. Seus vídeos são excelentes ,não só conta o ocorrido como da dicas para não fazer bobagem nas montanhas. Pedro inclui na sua lista o que ocorreu no aconcagua em 98 com a equipe brasileira.
@@pedrohauck tenho o livro montanha em fúria que retrata este caso, seria legal ver esta narrativa pela sua ótica. Se quiser posso te doar este livro para seu estudo e coleção (caso não tenha).
Caraca Pedro é verdade, em um dos vídeos da pra ver a coleção invejável rsrs, possuo uma, mas não chega aos pés da sua kkkkkk e eu como bom observador que sou vi o livro do seu lado direito kkkkkk. Abraço !!!
Mano, eu não sou montanhista, mas Essas histórias trágicas e tristes me deixam muito comovido de verdade. Eu fico me colocando no lugar dessas pessoas!!😢😢
Vida longa a este canal! Conteúdo honesto e formidável! Não tenho nada a ver com Montanhismo, sou apenas um fotografo paulista que mora na Alemanha, mas do nada acabei vendo um video do canal e não parei mais! Espetáculo! E este video em si e muito triste!
Mais um vídeo assistido com sucesso. Que história triste. Mas infelizmente teve muitos erros que levaram a essa fatalidade. As pessoas esquecem que se sobe o cume pra viver e não pra morrer.
Muito boa historia gostaria de ver a historia de Mozar catao pois escalei muito com ele e me sinto as veses responsavel por ter indicado o Alexandre q por sinal fazia excelente mochilas cargueiras e acabou falecendo junto com ele . Excelente materia forte abraco
O melhor é começar pelos pequenos, serras montanhas e a medida que vai aprendendo e ganhando experiência ir aumentando as dificuldades até chegar no objetivo de grande escaladas.
Os caras arriscam a própria vida fazendo um ataque ao cume de 1500m, tiram 3 pessoas com vida, tentam até o último minuto tirar o cara de lá e ainda são acusados de omissão de socorro. Tem advogado que é muito mau caráter mesmo. E esses parentes do Campanini que levaram isso adiante são mais sujos ainda. Fiquei me questionando se foi melhor ter filmado o resgate ou se teria sido melhor não ter feito nenhum registro. O que deveria ser uma segurança para os socorristas acabou virando contra eles. Pedro, sabe se ainda é prática filmar esse tipo de operação? Parabéns por mais um ótimo vídeo! Grande abraço
Essa é uma das histórias mais tristes de resgate no Aconcagua, reforçado pelo vídeo assustador da tentativa de salvar o Federico! Essa altitude não permite erros. Enfim, parabéns a equipe de resgate que pôde salvar a maior quantidade de vidas. Mais um excelente vídeo do Pedro do Alta Montanha! Parabéns pela ótima abordagem de um caso tão delicado.
Goste muito do teo video!!!, me gusta mucho las montañas, ya subí a varias montañas de más de 5.000 metros de altura, y estoy por ir al volcán Acotango que vc falo, para superar los 6.000 metro sobre el nivel del mar; saludos desde Cochabamba Bolivia.
Pedro: gostei do vídeo, embora a história seja triste. Mas concordo com você que devemos aprender com os erros dos outros, e tirar lições para nossas vidas.
Muito bom!! Parabéns!! Entender que o cume é apenas metade do caminho, é fundamental!! Aprendi na prática lá no Huayna Potosi.. 😅 E levo isso até hj até lá no trabalho. 😁👏🏻
Não sou montanhista, mas gosto das suas abordagens técnicas, sem sensacionalismo, mas abordando os erros e causas e com certeza a informação correta só faz o bem.
Nunca subi um morro nem de 200 metros mas adoro o tema e vivo pesquisando sobre o assunto. Canal sensacional, muito obrigado pelo conteúdo. Abraços do Paraná.
Eu tô apaixonado nesse canal e nas histórias, muitas vezes tristes , mas sempre trazendo um ótimo conteúdo. Nunca imaginei que teria vontade de escalar uma montanha, mas graças ao canal está aflorando a idéia.
Rapaz que cena emocionante,não desejo a nenhum familiar , ter que ver um parente tentar viver .. e ser abandonado por profissionais capacitados a missão de salvar!!! parabéns ao apresentador pelo excelente conteúdo e a forma de narrativa perfeita. sucessos!!!!!!
Eu sou apenas um mochileiro e não entendo nada de escalar montanhas, mas, com minha mulher, fizemos uma caminhada, no final do inverno, do asfalto da RN 7 em direção ao Aconcágua. Andamos alguns quilômetros, apenas, no plano, tudo congelado e vimos que a coisa é duríssima e que se pode morrer muito facilmente nessa falsa brincadeira. Minha botinha simplesinha de viajante tinha um furo no dedo que se encheu de gelo e me congelou o pé. Voltamos bem à RN 7, mas, dá um cagaço. Admiro demais quem tem a técnica e o café no bule prá subir uma cavalice destas. Guardo de lembrança uma ferradura de mula super gasta, que deve ter décadas. Grande abraço.
Ainda bem que não tenho mais idade pra esse tipo de aventura ... ainda bem que não segui essa vontade de conquistar algumas montanhas ... um sonho realizei foi conhecer Macho Picchu 3 dias de trilha 🙏🙏🙏
História triste, mas nos lembra que algumas vezes a montanha é um lugar hostil (adversidades climáticas), sendo na serra do mar ou ainda mais em Alta Montanha, por este e outros motivos, todo conhecimento sobre técnicas para Montanhismo são muito bem vindos, em alguns casos pode evitar erros e salvar vidas. Muito bom o vídeo Pedro, parabéns galera da Alta Montanha, vocês são feras 👏👏👏😍🙏⛰️⛰️⛰️
Caramba meu Deus, que trágico, muito triste, e muita irresponsabilidade dos caras concluírem a subida de um pico tão tardiamente, não se brinca em alpinismo, principalmente em locais perigosos.
Uma história triste e de fortes lições. Me impactou. Imagens fortes. Apesar de muito triste Pedro você soube com inteligência expor a todos oque pode acontecer quando erramos em nossas escolhas. Abraços a todos
Olá Alta Montanha, gosto demais dos vídeos do canal,em especial o vídeo da história de 1996 no Everest,já assisti várias vezes,afim de não deixar passar nenhum detalhe, parabéns pelo canal, Deus abençoe e proteja vocês sempre!
Nunca subi uma montanha na minha vida, apena suma serra perto da minha cidade, mas vendo seus vídeos me deu vontade de subir numa montanha kkkk Muito obrigada pelos conselhos mesmo assim
Fala, Pedro! A meu ver, quando alguém vai a uma expedição tipo Aconcágua, deve-se estar 100% ligado a todos os sinais e perigos ocultos da natureza. Não devemos ter um segundo de distração! Isso não significa ficar estressado, mas atento. Inclusive sugiro que antes de iniciar a subida, devemos orar e pedir a proteção de Deus, que Ele nos livre dos perigos que vemos e, principalmente, dos perigos ocultos. É isso aí, Pedro! Josimar, do Rio de Janeiro. 08/05/2021
Parabéns! Erros que não se pode cometer. Soberba? Arrogância? A natureza deve ser respeitada sempre. Não adianta querer ser o tal. Ela cobra respeito, e muitas vezes com a vida. Infelizmente.
Você conta histórias muito bem! Eu não subo nem ladeira 😅 mas fiquei super interessada na narrativa e nas observações sobre escalada, muito triste a história desse rapaz. Parabéns pelo canal
Cai de pára-quedas no seu canal e tô amando, maratonando todos os vídeos. O my God.. adoro esse tema. Já li vários livros documentários E filmes. Um abraço desde Espanha.
Grande Pedro!Que série de vídeos fantástica!Parabéns pela iniciativa de trazer estas histórias de forma simples e pontual!Nós,montanhistas,tiramos muito proveito de cada delas!Muito obrigado!
Putzzz mano essas imagens do Campanini não se entregando e tentando sobreviver são muito fortes.
Triste assistir isso!
Pesado mesmo. Parece que ele vai andar mas no final não se aguenta.
E o pior: saber que foi deixado pra morrer.
Realmente Giovanni, é um caso impactante e que diverge opiniões, porém não havia muito o que fazer neste caso!
Em breve tem mais.
Tb me abalou.
Que tragédia! Imagem terrível do Campinini lutando pra andar. Nem posso imaginar como ele se sentiu ao ver os resgastistas indo embora.
Tadinho
Caramba, é de cortar o coração vendo ele tentar se levantar e não conseguir.
Eu nao sinto nada
@@fabioc7368 criança.
@@22johnattan ᴠᴀɪ ʟᴀ ᴄᴏʀɴᴏ ᴍᴏʀʀᴇʀ ᴄᴏɴɢᴇʟᴀᴅᴏ
Eu não entendi o pq o resgate não amarrou ele em uma prancha.🙊🙈
@@agostinhasantiagodelgado2898 lá é um lugar tão difícil, q nós q não conhecemos não podemos imaginar, mas triste demais vc ver essas imagens 😢
Fala Pedro, tem o Caso do Cesar Perez de Tudela, que efetivamende desceu por essa face, vagando sozinho e em delírio por 5 dias, chegou caminhando até a estrada depois de ter sido dado como morto...
não sei se acontece com vcs, mas os videos desse canal me ajudam a dormir em noites dificeis. A musica, a narração... ponho no fone e em 10 min estou dormindo. O conteúdo é ótimo, mas não podia deixar de mencionar :)
História muito trágica! Estudo nos EUA e minha professora de redação era esposa do Federico “El Fede”. Ela escreveu um livro contando a história de amor deles e a tragédia. O livro se chama “The Path of 8: It Begins on a Mountain, Moves Around It, And Then Moves It” e a autora (e minha professora) é Amber Christensen.
Nossa tiveram que abandonar o fred😢
Meu Deus que horror.
Caramba! Meus pêsames.
Essas imagens do Campanini andando de joelhos, nunca mais sairão da minha mente. Imaginem os familiares dele assistindo isso há época! Poxa, tocaram-me profundamente essas cenas! Que Deus o tenha!
Horrível né, me chocou.
O cara estava vivo ainda e ser abandonado assim
Na hora que o resgatista liga pro juiz parece que ele escuta e ainda tenta dar um último gás. Cena forte!
@@joelmaoliveira5415 entender que ninguem lá teria força para trazer ele carregado,pare de pensar com o estomago e use a razao,a explicação do narrador é clarissima.
@@joelmaoliveira5415negócio era morrer mais 5 la
O Pedro é um grande contador de histórias, porém espero q ele nunca conte a minha rsrs
haha, Obrigado pela participação no Canal, Maycon!
Tomara q sim
Por isso parei de escalar os barrancos do meu bairro, vai que dar alguma 💩 e o Pedro conte a minha história 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Até entendo que os socorristas tiveram a disposição de subir e tentar socorrer, mas as imagens mostram realmente um certo desleixo na operação de remoção dele.
O próprio Campannini sobreviveu por horas com os outros montanhistas numa situação ruim, sem remédios, sem nenhuma condição de descida.
Acho que os socorristas poderiam ter tentado mais, estavam bem melhor de saúde.
Nos filmes a gente vê muitos atos heróicos na montanha, mas parece que na vida real as coisas são bem diferentes.
Muito triste essas imagens.
Mas parabéns pelo vídeo e pela história e ponto de vista guerreiro.
Me inscrevendo agora no canal 👏🏽👏🏽👏🏽
Daniell penso a mesma coisa achei que eles abandonaram sim, me pareceu que eles estavam bem. Poderiam ter tentado mais . Eles pareciam que estavam muito bem. Muito triste, meu Deus!!
Esse caso é muito triste. O vídeo feito na montanha me impactou demais.
Realmente Galhudo, é um caso impactante e que diverge opiniões, porém não havia muito o que fazer neste caso!
Em breve tem mais.
O triste foi ele morrer sozinho. Mas os resgatistas não são super heróis. São humanos e tem suas limitações.
Muito Obrigado pela participação no Canal, Silvia!
Ou seja, o Federico faz a cagada e a culpa é dos outros. Ele errou feio e isso foi o motivo dos desastres.
Não podemos esquecer que eles já tinham realizado outros resgates, então deveriam estar muito cansados mesmo. Triste pensar que ele morreu sozinho, sabendo que foi abandonado.
@@Odemy exato! Herói foram os socorristas.
Triste é ver um imbecil se meter a fazer uma escalada dessa...
Um novo vício desbloqueador com sucesso: Os vídeos do ALTA MONTANHA!!!! TOP D+
História incrível!
Na minha opinião, omissão de socorro é quando alguém deixa de prestar socorro sem estar correndo risco. Não me parece que foi o caso. A partir do momento que alguém precisa arriscar sua própria vida para salvar outra, caso ela se recuse, podem chamar do que quiser, mas não de omissão de socorro.
Não era qualquer tipo de resgate, não é mesmo Fabio?!
Você narra com excelência.
Sou historiadora e não montanhista.
Mas adoro seus programas.
Ética, conhecimento, cultura, respeito.
Abraço.
❤❤❤
Minas Gerais.
Eu estive no aconcagua 3x, cheguei ate Nido de Condores. La em cima cada passo é be cansativo, eu mal aguentava a minha mochila, imagina no cume.. esses caras do resgate sao herois. Na segunda que eu fui eu tive o prazer de conhecer um dos resgatistas que participou desse relato.
Um dia pretendo retornar ao Aconcagua, que lugar lindo ...
Demais, Fred!!
To maratonando as histórias aqui!
Montanhismo é igual aviação, tem que tirar o máximo de aprendizado dos erros que causam as tragédias, para que eles não se repitam mais.
Exatamente, Clezio!
É o objetivo destes vídeos.
Muito Obrigado pela participação no Canal.
Sou piloto e é exatamente isso!👏👏👏
Nossa, ver o vídeo dele lutando pra andar doeu na alma... 😥
Delícia 😋
Rapaz, eu não escalo nem o telhado da minha casa quando minha patroa pede pra encaixar telhas. Imagina se vou numa montanha tão poderosa como Aconcágua. Doideira . Mas é apaixonante. Respeito os montanhistas e alpinistas. Parabéns.
Bah...ela ta mau de marido...me chama q eu vou la ajeitar as telhas qdo tu tiver trabalhando 😏
@@fabioc7368 Bah, aí tu deixa a tua mulher sozinha, que herói tu és, kkkkkkkk
Precisa de muito cuidado para subir no telhado, trabalho em um PS, tem gente que cai feito do telhado
Eu passei os últimos 5 dias assistindo vídeos sobre o Everest ..Agora estou assistindo os vídeos desse canal maravilhoso sobre o Aconcágua!
Também teve o caso do Brasileiro Josenildo Correia que morreu na descida do Cume, a história é bem trágica pq ele tentou escalar diversas vezes sem sucesso e mesmo com a janela ruim no ano da sua morte ele foi sozinho e não retornou, seria interessante um vídeo
Esse vai virar video logo mais! Aguarde!
Valeu Pace!
Contando os segundos pra ver.
Nice
Mais uma história incrível contada pelo grande Pedro!
Tamo Junto, Leonardo!
Que bonito gesto da família da Elena de doar o abrigo. Eternizou de uma forma única o nome dela! Adoro suas histórias!
Muito Obrigado pela participação, litle!
Aproveite e inscreva-se no Canal.
Em breve tem mais.
Olá. Não sou montanhista, mas gosto do assunto. Essa história me lembra muito o Everest em 1996. Uma soma de erros conscientes ou não que culminam em tragédia. E claro, possivelmente um edema cerebral que pode ter prejudicado imensamente a tomada de atitudes. Lamento as perdas.
adoro essa canal pq sem querer, claro, traz a tona a hipocrisia de quem acredita viver num mundo romântico, onde vc não pode "desistir nunca" e que "se quiser você pode tudo pra realizar seu sonho".
aqui, assistindo esses vídeos, eles são trazidos pra realidade, onde frases de efeito e positive vibe , recebem o carimbo de inúteis diante das decisões vitais que se precisa tomar pra continuarem vivendo.
Otima reflexão
Sim elenao romantiza a escalada
5 socorristas não conseguirem resgatar 1.Escalar montanha de alta altitude não é brincadeira.Canal muito bom.Estou maratonando tudo.
Mais uma vez parabéns pelo relato. Sempre bastante técnico. Parece um replay de Evereste.
Peço licença para usar este espaço é pedir, para quem crê, orações para um amigo Alexandre Anderson que é instrutor de escalada em rochas e trekking na cidade de Pedra Bela/SP e está internado com Covid-19. Obrigado.
Nós é que agradecemos pelo seu feedback e participação no Canal, Edemilson!
Estamos na torcida pela recuperação de seu amigo e de todos que estão sofrendo com tudo isso.
Dias melhores virão!
Video do resgate realmente muito forte, ver uma pessoa lutar pela vida até nao conseguir se mover mais. Mas para aqueles que sentiram que a equipe de resgate podia ter feito mais, procure mais videos deste resgate que foram veiculados em matérias jornalisticas onde pode se notar a exaustao na voz de quem estava gravando, e outras tentativas de tirar o campanini daquela situacao. E também muito importante lembrar que como o próprio Pedro fala, chegar no cume e so metade do caminho, ou seja teriam que regredir com o Campanini por muito mais tempo.
Talvez se tivessem mais equipamentos, teriam como fazer algo pra salvar o cara. Tem vídeo de sherpas salvando gente quase no topo do Everest.
A pessoa sobe sabendo que é ela contra a montanha e, se der merd@, tá praticamente morta mesmo. Acho injusto processar resgatistas.
@@22johnattan Em 2008, durante a tentativa de baixar o corpo de Sérvio Dren Mandić, que havia caído do "Bottleneck" do K2 ao se soltar da corda guia para ultrapassar outro montanhista vindo a falecer resultou na queda e morte do HAP (High Altitude Porter) Jehan Baig, que ao cair quase arrasou os outros quatro integrantes do grupo que tentava baixar o corpo. O corpo do Dren Mandić foi deixado na montanha.
@@Sokol10 brow, k2 é a montanha mais perigosa do mundo.
Só de terem arriscado a vida para tentar salvar o outro já mereceriam uma medalha e não serem processados.
Realmente, Gerson! Não era qualquer Resgate!
Não entendo nada de escalada, mas...O valor que tu pagava para escalar ( não entendi se 30 mil dólares é valor de antes ou de depois do caso) Não garante que alguém vá atrás de ti caso tu não volte? Desculpa a ignorância, pq realmente penso: se eram profissionais a situação é uma, estão sendo pagos para garantir resgate, precisam responder judicialmente, independente do resultado; se eram voluntários (como havia entendido no início) então como virou uma responsabilidade a ponto de precisarem responder a um juiz? Não entendo...
Eles insultaram o Campanini... Tem na internet isso.. Na minha concepção foi um abandono!
@@melcc309 no video eles ofendem o cara?
@@22johnattan Veja www.google.com/amp/s/tvi24.iol.pt/amp/internacional/alpinistas/guia-abandonado-a-morte-por-equipa-de-resgate-video
Que triste, deixaram ele pra morrer nossa, triste demais. O cara fez tudo pra sobreviver e escolheram a morte pra ele. Triste demais. E como sempre, Pedro o melhor contador de história 😊
E na verdade Campanini foi cabeção
"Escolheram"? Ou ele mesmo escolheu a responsabilidade quando subiu lá?.
Já fui 3 x no Parque do Aconcágua, é fascinante. Mas escalar a montanha já é outra coisa.
Demais, Roseli!
Caracas, é impossível não ficar impactado com os vídeo do resgate, vendo o Fred se esforçando para sobreviver. 😥
Que triste cara, para todos os envolvidos. Eu gosto do montanhismo mas sei meus limites, sou gordo igual a uma porca e ainda fumo, subi o Cotopaxi e a montanha da Torre Central em Torres Del Pine, uma era muito alta e quase morri sem ar e a outra era muito fria e quase morri de frio mas foi uma experiência única e me revelou o quanto estou fora de forma, espero um dia entrar em forma e fazer montanhas mais dificeis, obrigado por trazer essa triste história, ganhou mais um inscrito.
Seja muito bem-vindo, Douglas!
Esse campanini era de outro planeta merece um lugar com Deus
AltaMontanha, não sei se já abordastes a temática, mas lembrei do problema que o integrante de uma das equipes que sofreu a tragédia no Everest em 1996 - ele sentiu os olhos e só depois descobriu que não poderia estar em altitudes elevadas por ter feito cirurgia nos olhos anos antes - você poderia listar quais condições poderiam ser complicadoras ou mesmo impeditivas para escaladas? Uso de lentes de contato, hipertensão, diabetes, pessoas com problemas de circulação, idade avançada, pinos no corpo, etc, etc.... Agradeço. SEGUNDO PEDIDO: O quanto o fato de perceber que a expedição deu errado ou você cometeu um erro grave que pode ou custou a vida de membros da equipe que você lidera afeta o psicológico do alpinista? Tanto nesse caso como do Rob Hall parece que isso teve um impacto na decisão deles se esforçarem mais na sua própria salvação.
Felizmente os guias foram inocentados. Esses advogados deveria subir o aconcágua.
Puxa essa história tem certa semelhança com o que ocorreu no Everest em 96.
Infelizmente foi uma tragédia anunciada.
Seus vídeos são excelentes ,não só conta o ocorrido como da dicas para não fazer bobagem nas montanhas.
Pedro inclui na sua lista o que ocorreu no aconcagua em 98 com a equipe brasileira.
Sim Fernando, a tragédia da face sul merece um video. Tenho que me preparar, pois é uma história cheia de paixões e muito triste.
@@pedrohauck tenho o livro montanha em fúria que retrata este caso, seria legal ver esta narrativa pela sua ótica.
Se quiser posso te doar este livro para seu estudo e coleção (caso não tenha).
@@chicasawa1 Eu tenho! Tenho minha biblioteca de livros de montanha e este faz parte desde 2003.
Caraca Pedro é verdade, em um dos vídeos da pra ver a coleção invejável rsrs, possuo uma, mas não chega aos pés da sua kkkkkk e eu como bom observador que sou vi o livro do seu lado direito kkkkkk.
Abraço !!!
Muito Obrigado pela participação no Canal, Fernando!
Mano, eu não sou montanhista, mas
Essas histórias trágicas e tristes me deixam muito comovido de verdade.
Eu fico me colocando no lugar dessas pessoas!!😢😢
Que história! Triste mas impressionante. Imagens fortes demais!
Vida longa a este canal! Conteúdo honesto e formidável! Não tenho nada a ver com Montanhismo, sou apenas um fotografo paulista que mora na Alemanha, mas do nada acabei vendo um video do canal e não parei mais! Espetáculo! E este video em si e muito triste!
Mais um vídeo assistido com sucesso. Que história triste. Mas infelizmente teve muitos erros que levaram a essa fatalidade. As pessoas esquecem que se sobe o cume pra viver e não pra morrer.
Matéria mais impressionante que já vi do tema. Vídeo impactante e triste.
Muito boa historia gostaria de ver a historia de Mozar catao pois escalei muito com ele e me sinto as veses responsavel por ter indicado o Alexandre q por sinal fazia excelente mochilas cargueiras e acabou falecendo junto com ele . Excelente materia forte abraco
Legal, Muito Obrigado pela sugestão e participação no Canal, mar_gobi #
O melhor é começar pelos pequenos, serras montanhas e a medida que vai aprendendo e ganhando experiência ir aumentando as dificuldades até chegar no objetivo de grande escaladas.
Os caras arriscam a própria vida fazendo um ataque ao cume de 1500m, tiram 3 pessoas com vida, tentam até o último minuto tirar o cara de lá e ainda são acusados de omissão de socorro. Tem advogado que é muito mau caráter mesmo. E esses parentes do Campanini que levaram isso adiante são mais sujos ainda. Fiquei me questionando se foi melhor ter filmado o resgate ou se teria sido melhor não ter feito nenhum registro. O que deveria ser uma segurança para os socorristas acabou virando contra eles. Pedro, sabe se ainda é prática filmar esse tipo de operação? Parabéns por mais um ótimo vídeo! Grande abraço
Agradecemos por compartilhar o seu ponto de vista conosco, Diego!
Realmente, esse caso diverge opiniões.
Em breve tem mais.
Espero que em breve vc possa contar a história de Dyatlov Pass, sua narrativa é magnífica.
Deixa com a gente.
Em breve tem mais.
Obrigado pela participação.
Curiei
Gostaria muito de ouvir aqui oq um especialista pensa sobre essa história da passagem dyatlov
Essa eu quero muito ver também
Essa é uma das histórias mais tristes de resgate no Aconcagua, reforçado pelo vídeo assustador da tentativa de salvar o Federico! Essa altitude não permite erros.
Enfim, parabéns a equipe de resgate que pôde salvar a maior quantidade de vidas.
Mais um excelente vídeo do Pedro do Alta Montanha! Parabéns pela ótima abordagem de um caso tão delicado.
Muito Obrigado pelo seu feedback, Renato!
Nunca iria escalar uma montanha. A adrenalina assistindo os vídeos e o frio que eu passo no paí onde moro, já são suficientes!
o que me prende aqui é a forma que você conta as histórias reais, muito legal...
É muito triste ver uma pessoa lutando pela vida,e não conseguir
🌼
Você podia contar a tragédia com o Mozart Catão, na época fiquei impressionado com a morte dele
Goste muito do teo video!!!, me gusta mucho las montañas, ya subí a varias montañas de más de 5.000 metros de altura, y estoy por ir al volcán Acotango que vc falo, para superar los 6.000 metro sobre el nivel del mar; saludos desde Cochabamba Bolivia.
Pedro: gostei do vídeo, embora a história seja triste. Mas concordo com você que devemos aprender com os erros dos outros, e tirar lições para nossas vidas.
Acho que não vale a pena esse risco é muito difícil, admiro quem consegue.
Muito bom!! Parabéns!!
Entender que o cume é apenas metade do caminho, é fundamental!!
Aprendi na prática lá no Huayna Potosi.. 😅
E levo isso até hj até lá no trabalho. 😁👏🏻
Show, Rogerio!
Fica a dica para o pessoal.
Não sou montanhista, mas gosto das suas abordagens técnicas, sem sensacionalismo, mas abordando os erros e causas e com certeza a informação correta só faz o bem.
Nunca subi um morro nem de 200 metros mas adoro o tema e vivo pesquisando sobre o assunto.
Canal sensacional, muito obrigado pelo conteúdo. Abraços do Paraná.
Nossa de arrepiar, na parte da história em que fala que pode abandonar o cara.
Fale sobre Dyatlov pass , Por Favor ! Sua narrativa e seus comentários dentro da sua experiência, são muitos bons .
Eu tô apaixonado nesse canal e nas histórias, muitas vezes tristes , mas sempre trazendo um ótimo conteúdo.
Nunca imaginei que teria vontade de escalar uma montanha, mas graças ao canal está aflorando a idéia.
Oi, Pedro! Você é um ótimo contador de histórias! 😄 Adoro seus episódios de montanha!
Incrível está história fiquei muito triste de ver o rapaz de joelhos caminhando.Foi muito difícil.
Que terrível. Imagens pesadas. Parabéns pela história
Realmente, é impactante Nielson!
Chocante a cena do resgate e o desfecho trágico com a morte do Campanini.
Pedro, poderia fazer um vídeo com recomendações de livros e filmes sobre montanha. Parabéns pelo trabalho!
Muito Obrigado pela sugestão e participação no Canal, Leonardo!
Rapaz que cena emocionante,não desejo a nenhum familiar , ter que ver um parente tentar viver .. e ser abandonado por profissionais capacitados a missão de salvar!!! parabéns ao apresentador pelo excelente conteúdo e a forma de narrativa perfeita. sucessos!!!!!!
Eu sou apenas um mochileiro e não entendo nada de escalar montanhas, mas, com minha mulher, fizemos uma caminhada, no final do inverno, do asfalto da RN 7 em direção ao Aconcágua. Andamos alguns quilômetros, apenas, no plano, tudo congelado e vimos que a coisa é duríssima e que se pode morrer muito facilmente nessa falsa brincadeira. Minha botinha simplesinha de viajante tinha um furo no dedo que se encheu de gelo e me congelou o pé. Voltamos bem à RN 7, mas, dá um cagaço. Admiro demais quem tem a técnica e o café no bule prá subir uma cavalice destas. Guardo de lembrança uma ferradura de mula super gasta, que deve ter décadas. Grande abraço.
Muito Obrigado por compartilhar conosco, e pela participação no Canal, Paulo!
Ainda bem que não tenho mais idade pra esse tipo de aventura ... ainda bem que não segui essa vontade de conquistar algumas montanhas ... um sonho realizei foi conhecer Macho Picchu 3 dias de trilha 🙏🙏🙏
Lá vamos nós como mais uma história incrível contada por um cara incrível "Pedro Hauck" . Ansioso vou gazear a academia hoje.
Obrigado Andre! Estou ao vivo hoje comentando
Muito Obrigado por acompanhar o Canal, Andre!
que imagens tristes 😢 cortou meu coração
História triste, mas nos lembra que algumas vezes a montanha é um lugar hostil (adversidades climáticas), sendo na serra do mar ou ainda mais em Alta Montanha, por este e outros motivos, todo conhecimento sobre técnicas para Montanhismo são muito bem vindos, em alguns casos pode evitar erros e salvar vidas.
Muito bom o vídeo Pedro, parabéns galera da Alta Montanha, vocês são feras 👏👏👏😍🙏⛰️⛰️⛰️
Valeu Well!
Caramba meu Deus, que trágico, muito triste, e muita irresponsabilidade dos caras concluírem a subida de um pico tão tardiamente, não se brinca em alpinismo, principalmente em locais perigosos.
Sou do surf e da bike, mas o admiro o montanhismo, a coragem e dedicação que canal legal!
O UA-cam indicou o canal, mas morro de medo de altura...kkk Gosto de ouvir as histórias.
Uma história triste e de fortes lições. Me impactou. Imagens fortes. Apesar de muito triste Pedro você soube com inteligência expor a todos oque pode acontecer quando erramos em nossas escolhas. Abraços a todos
Muito obrigado
Realmente , é um caso impactante e que diverge opiniões.
Em breve tem mais.
Olá Alta Montanha, gosto demais dos vídeos do canal,em especial o vídeo da história de 1996 no Everest,já assisti várias vezes,afim de não deixar passar nenhum detalhe, parabéns pelo canal, Deus abençoe e proteja vocês sempre!
Eu assistiria a histórias que você conta todo os dias! Tmj
Tamo Junto, Mochilei!
Nunca subi uma montanha na minha vida, apena suma serra perto da minha cidade, mas vendo seus vídeos me deu vontade de subir numa montanha kkkk Muito obrigada pelos conselhos mesmo assim
Estou gostando muito de saber das histórias dos alpinistas.👍👍
Fala, Pedro!
A meu ver, quando alguém vai a uma expedição tipo Aconcágua, deve-se estar 100% ligado a todos os sinais e perigos ocultos da natureza. Não devemos ter um segundo de distração! Isso não significa ficar estressado, mas atento.
Inclusive sugiro que antes de iniciar a subida, devemos orar e pedir a proteção de Deus, que Ele nos livre dos perigos que vemos e, principalmente, dos perigos ocultos.
É isso aí, Pedro!
Josimar, do Rio de Janeiro.
08/05/2021
Nossa....Que história!! Me lembrou um pouco o livro “Into Thin Air” e o desastre de 1996 na expedição ao Everest!!
Legal, exatamente!
Muito Obrigado pelo feedback e participação no Canal.
Parabéns! Erros que não se pode cometer. Soberba? Arrogância? A natureza deve ser respeitada sempre. Não adianta querer ser o tal. Ela cobra respeito, e muitas vezes com a vida. Infelizmente.
Você conta histórias muito bem! Eu não subo nem ladeira 😅 mas fiquei super interessada na narrativa e nas observações sobre escalada, muito triste a história desse rapaz. Parabéns pelo canal
Que tristeza essas cenas😢
O vídeo dele tentando andar, nossa, pesado ein 😢
Obrigado pela história. Sou aficcionado por essaa histórias. Leio todo livro do assunto q cai na minha mão
Muito triste essa história, mas muito bem explorada por você como aprendizado para todos os montanhistas.
Quanta história triste!
😭😭😭
Cai de pára-quedas no seu canal e tô amando, maratonando todos os vídeos. O my God.. adoro esse tema. Já li vários livros documentários E filmes. Um abraço desde Espanha.
Muito Obrigado pelo comentário e participação!
Aproveite e inscreva-se no Canal.
Até breve!
Que história triste gente!
Grande Pedro!Que série de vídeos fantástica!Parabéns pela iniciativa de trazer estas histórias de forma simples e pontual!Nós,montanhistas,tiramos muito proveito de cada delas!Muito obrigado!
Excelente "rotina"...todos os vídeos são igualmente ótimos.
Caramba, muito triste ter que abandonar o cara à própria sorte. Isso é muito triste 😢😢😢
Demais, Maria!
Muito Obrigado pela participação no Canal.
@@AltaMontanha Eu que agradeço, obrigada pelos vídeos ✌😘👏👏
Meu Deus! Qye triste essa história
História triste, mas muito bem contada Pedro. Vc. pensa em contar a história do Mozart Catão e equipe que também faleceram no Aconcágua?
Muito Obrigado pela participação, Marcelo!
Ainda vou escalar o Aconcágua. Espero poder fazer com vc. Admiro o seu trabalho.
Da hora suas explicação.....fale sobre os montanhista Dyatolov ....oque aconteceu com eles
Obrigado, Isidoro!
Boa
Que história triste 😞.
Conheci este canal há 15 dias, e já me tornei fã !!! 😎👍
Seja muito bem vindo (a), Sonora Desert !!
Estou "aprendendo" esse esporte...vc deve ser um cara muito maneiro de conviver... gratidão!!