SUPERDOTAÇÃO: PSICÓLOGO EXPLICA PQ SÃO SUPER ENGAJADOS, CRIATIVOS E TÊM UM SENSO FORTE DE LIDERANÇA

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 вер 2024
  • Neste corte do Buteco Podcast o Jean Alessandro fala as possibilidades dos superdotados, as principais características e também os sintomas da superdotação.
    Quais sintomas de superdotação você tem? Conte sua história aqui nos comentários!!
    EP. COMPLETO: • JEAN ALESSANDRO (PSICO...
    JEAN ALESSANDRO (PSICOLOGIA E NEUROCIÊNCIA) | BUTECO PODCAST #066
    --
    O Jean Alessandro é Psicólogo e pesquisador dos comportamentos humanos.
    Ele vai te ajudar a curar sua insônia, ser menos ansioso e parar de se autosabotar.
    Além disso o Jean tem um podcast e o canal ‪@jeanalessandro‬ aqui no UA-cam.
    --
    Adquira o seu NFT do Buteco e faça perguntas para os nossos convidados:
    opensea.io/col...
    Tutorial para aquisição da NFT: • COMO COMPRAR UM NFT PE...
    --
    Nossas Redes Sociais:
    @butecopdc ( / butecopdc )

КОМЕНТАРІ • 577

  • @ButecoPodcast
    @ButecoPodcast  Рік тому +2

    Assistam o episódio completo que o Jean falou MUITO sobre superdotação!!!
    ua-cam.com/users/liveaeertjNAHhg?feature=share&t=229

  • @rodrigoneves310
    @rodrigoneves310 Рік тому +13

    Nunca imaginei que o maior encontro de gênios e superdotados fosse aqui no UA-cam.

  • @NandaDantasJL
    @NandaDantasJL Рік тому +136

    Quando criança um psicólogo que trabalhava com minha mãe me acompanhava, segundo ele por eu ser superdotada. Nos mudamos e a vida seguiu, sempre esperaram mais de mim do que das outras pessoas da família, e isso causou um sofrimento absurdo. Mas Só no mestrado passei a sentir dificuldade de fazer coisas, não dava mais para estudar em cima da hora e estou aqui a beira de ser reprovada e perder o curso. E ninguém na família entende como a criança mais promissora se tornou a adulta mais complicada e que ainda não tem estabilidade financeira, acho que era melhor ter uma inteligência mediana e ter sido educada para estudar, me dedicar sabe? Eu SIMPLESMENTE não consigo estudar como se deve. Nunca me senti tão burra.

    • @ramon2212
      @ramon2212 Рік тому +14

      Querida. Eu comecei um mestrado e larguei porque não consegui me esforçar para escrever a dissertação. Mas hoje eu agradeço por não ter terminado o mestrado, porque não me interesso nenhum pouco na carreira acadêmica. Hoje entendo os motivos de eu ter desistido: simplesmente não me interessava aquele assunto que eu estava estudando. Tenho 29 anos e ainda não sou independente financeiramente, mas não ligo... Está cada vez mais claro pra mim no que vale a pena gastar minha energia. A dica que te dou é: descubra quem você é de verdade, esqueça o que os outros te disseram, pois eles só contaminaram a sua mente com suas projeções e expectativas sobre você. Descubra quem você é de verdade, e o que realmente vale a pena PRA VOCÊ. Mesmo que tenha que em um primeiro momento ir contra todos a sua volta, chegará o tempo que eles vão entender.

    • @NandaDantasJL
      @NandaDantasJL Рік тому +6

      @@ramon2212 não tenho nenhum problema para saber quem eu sou e do que eu gosto, levei um tempo a mais porém descobri. Estou no curso que eu queria, seguindo o plano que eu fiz, a questão é que por mais amor que se tenha a uma disciplina a pesquisa acadêmica é extenuante e tediosa de uma maneira que não consigo suportar, não tenho a disciplina necessária para me dedicar a escrita da dissertação. Não tenho TDAH, mas a dificuldade de concentração é absurda principalmente nas partes do processo que não me atraem. Se eu não conseguir terminar esse mestrado não estaria abrindo mão do sonho de ninguém, seria do meu.

    • @ramon2212
      @ramon2212 Рік тому +4

      @@NandaDantasJL Você fala que "simplesmente não consegue estudar como se deve" e se sente burra por isso. Não seria uma influência externa a você que te imputou o modo correto de estudar? Existe modo correto de estudar? O que é errado e o que é correto? Não seria o próprio condicionamento que lhe foi imposto pela sociedade que faz você pensar que está estudando errado? O ambiente acadêmico é simplesmente desumano, ninguém deveria estar sujeito a ele. Uma cobrança de produção de artigos que simplesmente não deveria existir. Quem se sente bem trabalhando/estudando sob tamanha pressão? Não seria muito mais agradável e fácil se o próprio processo de estudar fosse livre de cobranças? O ser humano naturalmente busca conhecer mais as coisas em sua volta, é de sua natureza. Pra que estabelecer metas e objetivos insanos?

    • @NandaDantasJL
      @NandaDantasJL Рік тому +4

      @@ramon2212 faz parte do meio acadêmico, e a gente já entra sabendo disso. De fato nunca tive problema antes pq o volume de leituras e a necessidade de concentração nunca foi uma exigência tão grande, infelizmente no mestrado a realidade é essa e eu não consigo ter foco e disciplina para acompanhar o ritmo de produção dos meus colegas. Minhas dissertação por exemplo, teve que passar por muitas mudanças no projeto para se adequar ao que a academia deseja, e isso me tirou todo o "tesão" da produção, acredito que por isso eu tenho tanta dificuldade de concluir, pq simplesmente DETESTO a parte que ainda não terminei. E o que me respondem sobre isso? "Vc é adulta, a gente não pode fazer tudo que quer."

    • @ramon2212
      @ramon2212 Рік тому +2

      @@NandaDantasJL "Você é adulta e não pode fazer tudo o que quer." Pra mim isso não faz sentido, é o poder invisível do sistema querendo te domesticar... Mas tu tem que colocar na balança, concluir o mestrado compensa passar por essa parte ruim da sua pesquisa? Analise isso com sinceridade e siga isso com todo seu coração, sem olhar pra trás. Eu cheguei a um conclusão recentemente de que eu prefiro morrer do que fazer muitas coisas que estou fazendo na minha profissão atualmente, então vou largar tudo e foda-se. Sou uma pessoa muito competente no que faço, e as pessoas reconhecem isso. Mas simplesmente está me corroendo por dentro, e não aguento mais. Vou tomar outros rumos bastante incertos, seguindo o meu coração e foda-se. Vale a pena arriscar. O que pode acontecer de errado?

  • @tainarasouza6982
    @tainarasouza6982 Рік тому +6

    Fico feliz com a teoria do "não sou especial assim, e tá tudo bem"

  • @pradoquest
    @pradoquest Рік тому +12

    Kkk nas aulas d filosofia era eu e o professor dialogando kkk e os outros só asistia kkkkk amava o assuntooo. Alias amooo

  • @nobodymeetsms420
    @nobodymeetsms420 Рік тому +11

    Meu filho tem 8 anos e está fazendo avaliação Neuropsicológica. Esse vídeo foi muito esclarecedor porque ele fez ressonância do cérebro e o lado direito dele e maior o da criatividade o vermix tambem mais alongado. Ele me parecia hiperativo e faz experiências o tempo todo. Ele adora medicina e sabe muito. Eu incentivo e dou a ele todo o material que posso. Mas ele também toca guitarra, também adora engenharia. Na escola aprende rápido e some pelo banheiro. Eu estou apreensiva quanto a avaliação dele. Sinto que ele deve ter dupla excepcionalidade ou TDAH. Estou aguardando ansiosa pra poder ajustar o PEI para ele. Ele é super interessado em pesquisar e aprender e ele depois me ensina coisas que eu nem sabia: outro dia me ensinou a traqueostomia de emergência kkk a noite escondi as canetas. Ele não tem juízo acha que tudo e experiência. Anda pelo beiral da varanda ele não liga pro resultado ainda que ele esteja em risco, o importante é a experiência. Não posso piscar pq ele faz mta coisa surreal. Um exemplo ele aos 6 anos do nada questionou porque Deus abraçava todos os outros anjos e não abraçava lucifer que também era um anjo. Porque ele foi banido e não foi perdoado? Eu fiquei assustada de onde saiu esse questionamento e pior pra finalizar ele me disse: olha eu acho que Deus e o diabo são a mesma coisa. Aff ele assusta. Não suporta estar com crianças pequenas e prefere crianças maiores ou algumas menores que ele. Da idade dele não. Desde a creche foi assim. Imagino q deva ser por conta dos assuntos. Estou ansiosa porque achava que ele era só TDAH, apesar de alguns médicos me dizerem para pesquisar AH/SD além disso. Eu quero que meu filho seja o que ele quiser e vou fazer tudo para que ele alcance o que ele quiser. Ele adora virus, bactérias e fungos. Ele observa coisas em microscópio. E ótimo com plantas também. Ele tem diversos talentos. Mas ele me deixa exausta pra caramba. Preciso aprender a lidar com ele. Outra coisa: percebi q não adianta tentar cansar ele colocando pra correr ou esportes. Ele continua hiperativo como se não tivesse feito nada. Ele só se cansa se alguém sentar com ele e fazer experiências e fazer coisas e conversas interessantes. Ele precisa desgastar a mente. Realmente infelizmente aqui no Brasil não há respaldo pra crianças assim. Ele também observa a pessoa e parece que passa um “scanner” ele lê a pessoa e sabe exatamente o que fazer para agradar e o que fazer para sacanear. Mas de forma bem sinistra. Manipula bastante e demorei bastante a perceber…

  • @deniseabbade.
    @deniseabbade. Рік тому +41

    Aos 6 anos eu falei para minha mãe que minha professora de matemática era burra porque só ensinava coisas que eu já sabia. Na faculdade passava em calculo sem assistir a aula, mas nunca curti biologia e ai era o meu problema... Quem me salvou de ficar desmotivada foi um professor de matemática, que sempre dizia que mais valia um burro esforçado do que um inteligente preguiçoso, então eu comecei a me esforçar no restante. Mas ainda assim tem alguns gaps no trabalho

    • @cosmopolitan_2003
      @cosmopolitan_2003 Рік тому +2

      Certa vez meus professores disseram que eu estava me sabotando na escola por conta do meu potencial e inteligência, eu conseguiria enfrentar os problemas escolares sem dificuldade mas o desânimo e dentre outras complicações mentais intensificaram essa falta de interesse pela escola, que eu sempre considerei inútil.
      São situações meio diferentes, mas me identifico com você.

    • @Drakerovski
      @Drakerovski Рік тому

      @@cosmopolitan_2003 eu tbm

    • @Vitorsantos-im9rt
      @Vitorsantos-im9rt Рік тому

      Eu acho incrível pessoa que são inteligentes

  • @rodrigoguimaraes3690
    @rodrigoguimaraes3690 2 роки тому +461

    Vai aparecer 200 milhões de superdotados aqui nos comentários

    • @ueliton_dantotsu2791
      @ueliton_dantotsu2791 2 роки тому +17

      kkkkkkkk,começou

    • @tiagorodrigopicosque2731
      @tiagorodrigopicosque2731 2 роки тому +92

      kkkkk, sem falar que o pessoal irá absorver somente o que convem da entrevista: "Sou considerado mediano, não tenho foco, nunca fui bem na escola e só estudava em cima da hora. Conclusão Sou superdotado". O restante sobre fazer coisas realmente complexas, estudar algo complexo por dias, ter algum habilidade fora do comum serão meros detalhes no diagnóstico, kkkkkk

    • @rodrigoguimaraes3690
      @rodrigoguimaraes3690 2 роки тому +5

      @@tiagorodrigopicosque2731 exatamente kkkkk

    • @igoralvesmartins4439
      @igoralvesmartins4439 2 роки тому +4

      @@tiagorodrigopicosque2731 Isso é verdade.

    • @praumsamp4778
      @praumsamp4778 Рік тому +1

      Kkkk

  • @juanzito6882
    @juanzito6882 2 роки тому +99

    Eu me identifiquei com que você falou, sobre nunca si esforçar e saber as coisas eu absorvo um conhecimento bem fácil, mas algo que não me interessa eu fico desatento. Aula de legislação, nessa aula meu crime é a desatenção kkkkkkkk

    • @brunaandressa6386
      @brunaandressa6386 Рік тому +2

      Tdah ,

    • @EstudoPraticoBR_Ensina
      @EstudoPraticoBR_Ensina Рік тому +1

      Estou escrevendo meu Doutorado pode auxiliar respondendo algumas questões?

    • @allantwister
      @allantwister Рік тому +3

      @@EstudoPraticoBR_Ensina Olá, se estiver ainda interessado em alguém p resp as questões, eu me candidato, sou formado em direito, mas amo física, química, biologia, filosofia, computação, música e desenho ... passei sem estudar a facul toda, já fiz tcc para colegas rsrs

    • @adrianoluz-pv6zq
      @adrianoluz-pv6zq Рік тому +3

      Isso é TDAH. Tenho laudo e sei bem como funciona na prática. Porém tem outras sintomas. Normalmente vem acompanhado de depressão e ansiedade. No laudo diz que tenho um Q.I acima da média, porém discordo totalmente. E tenho um perfil fraco pra liderança. Prefiro resolver meus problemas sozinho. Quanto a leitura é um mito. Gosto muito de ler, porém leituras curtas e de diversas áreas diferentes. Não consigo manter o foco em livros grandes. Me perco e tenho que voltar diversas vezes na mesma página.

    • @leninhacabral1658
      @leninhacabral1658 Рік тому +1

      @@adrianoluz-pv6zq interessante, sou seu extremo oposto: não gosto de liderar, mas sempre me escolhem para liderar porque, erroneamente, acham que tenho perfil para isso. Eu consigo resolver meus problemas sozinha, mas, acho legal ter uma mão. Leio principalmente livros grandes, de mais de 300 páginas, se possível. E eu sou incapaz de ler coisas de áreas diferentes durante determinado período, porque, eu fico simplesmente obsecada por aquilo que eu estiver estudando no momento, seja crochê, seja astrofísica. Às vezes passo mais de 10 horas estudando a mesma coisa, esqueço de comer, de dormir (apesar que eu tinha insônia, aí, não durmo mesmo tentando), até esgotar o livro, o artigo... talvez eu ainda navegue na internet buscando o assunto depois de terminar de ler a primeira fonte. Como eu tinha esse "hiperfoco" de ficar horas estudando a mesma coisa, eu achava que eu tivesse TDAH, mas não bateu nos testes.

  • @TheKevin786
    @TheKevin786 2 роки тому +50

    Parece eu procrastinando a full na faculdade, estudando de madrugada na ultima hora, mas sempre passando. Além de ser uma criança que sempre gostei de escutar gente mais adulta e gostar de várias áreas.

    • @MineAnimator
      @MineAnimator Рік тому +1

      Comigo é a mesma coisa, todo semestre dá aquele medo absurdo de reprovar por não ter conseguido estudar o suficiente, mas aí passo na prova só na lógica

    • @4heGnaMo
      @4heGnaMo Рік тому +1

      Superdotado agora é o desorganizado que faz o suficiente, vazo shahshahs.

    • @MineAnimator
      @MineAnimator Рік тому

      @@4heGnaMo não é tão absurdo pensar que quem tem muita facilidade se esforça menos, isso só muda depois que repete de ano na escola ou semestre na faculdade

    • @4heGnaMo
      @4heGnaMo Рік тому

      @@MineAnimator Superdotado não é algo que se aprende, apenas é.
      Frase motivacional nenhuma vai mudar isso.

    • @MineAnimator
      @MineAnimator Рік тому

      @@4heGnaMo não tem frase motivacional, eu quis dizer que o superdotado pode ficar confiante demais e acabar se ferrando

  • @j.j.9538
    @j.j.9538 Рік тому +4

    Super dotados nunca irão conseguir uma posição de liderança por meios normais. Ele seria invejado e odiado em qualquer organização já estabelecida.
    A única chance de um superdotado é ter uma família rica e com boas conexões.

    • @Galois-88
      @Galois-88 Рік тому +1

      N diria impossível mas vc tem muita razão sim

  • @valeriaito7711
    @valeriaito7711 Рік тому +20

    Tenho uma dificuldade bizarra com hierarquia, me sinto subjugada 😒. Acho insuportável ambientes em que eu sou tratada como alguém que executa, prefiro criar cenários e saídas. Me sinto isolada, mas já não tenho mais vontade de me socializar com ninguém... apesar de fazer isso por força das circunstâncias

    • @rockybalboa90000
      @rockybalboa90000 Рік тому

      Frescura de rico.

    • @modaecriacao
      @modaecriacao Рік тому +1

      você resumiu minha vida e porque nunca consegui parar em um emprego :/

    • @valeriaito7711
      @valeriaito7711 Рік тому

      @@modaecriacao o meu Deus Camila... é uma dor psicológica muito forte não é mesmo? A sensação de ser alguém impróprio, que está sempre no lugar errado na hora errada 😒😭

    • @luizflh
      @luizflh 10 місяців тому

      A hierarquia pode ser algum reflexo da sua relação com seu pai.

    • @valeriaito7711
      @valeriaito7711 10 місяців тому +1

      @@luizflh Oi Luiz, sim pode ser, mas acho mais provável que seja com a mãe, não tive pai, minha mãe foi pai e mãe e muito autoritária, é exatamente isso eu fiquei com essa mácula real, é insuportável pra mim.... eu reconheço e vou lutar para modificar essa situação

  • @MrMarcosalbano
    @MrMarcosalbano Рік тому +14

    Nós somos a somatória da nossa Genética + Ambiente + Sorte (Oportunidade). A regra geral é que quem é muito bom em algo é ruim em todo o resto. É preciso portanto ver o resultado final: não basta tirar notas muito altas apenas. Eu sou superdotado. Meus Amigos eram 4 anos mais velhos em média que eu isso na adolescência. Tenho hiperfoco. Sou introvertido. Rato de Biblioteca desde Sempre. Sempre fui Criativo. E sou Sigma INFJ que corresponde a 0,1% da população mundial. Superdotados nascem em todos lugares e em todas as classes sociais. O Brasil perde muito em não identificá-los e em não investir nesses indivíduos

  • @andrelisboa8833
    @andrelisboa8833 Рік тому +12

    Quando me interesso por alguma coisa sempre vou a busca pra aprender, problema é que não consigo manter a consistência, depois que aprendo eu largo de mão e vou atrás de outra coisa

  • @Grande_lenda
    @Grande_lenda 11 місяців тому +1

    O vídeo serve para informar sobre a superdotadação e te mostrar que você pode ser um AH/SD sem ir para algum profissional para mais detalhes técnicos, mas ao ver as pessoas falando e se indentificando, fez parecer que qualquer um pode ser superdotado, o que tira o sentido do vídeo e deixa dúvidas sobre quem é ou não superdotado, e como de fato ele se parece, fazendo assim, o vídeo ser apenas para entretenimento; o que não é necessariamente ruim, mas se o propósito do vídeo é informar; nem que seja superficialmente, não seria melhor do que uma consulta.

  • @traicyfloro2668
    @traicyfloro2668 Рік тому +3

    É comum o superdotado SEMPRE pensar na melhor forma de fazer as coisas, e acabar demorando demais pra fazer, ou acabar nem fazendo?

  • @Alemaocl
    @Alemaocl Рік тому +3

    O sistema educacional não é apropriado para quem é superdotado, afinal nele o que importa é a nota. Assim, a criança chega sempre em casa com notas boas ou então só faz o mínimo necessário para obter a média. A escola e os pais ficam felizes, afinal a criança está entregando o que é exigido. O problema vem quando chega a hora de realmente se esforçar na vida adulta e a pessoa não aprendeu as habilidades necessárias, como o foco e disciplina. Falo por experiência, estudei em escola pública nos anos 90 e tudo era muito fácil. Só fui sentir falta destas habilidades na faculdade, onde não dava pra passar sem realmente estudar.

  • @rafaelsalome1986
    @rafaelsalome1986 Рік тому +3

    Tive que superar essa fase de execução pra conseguir algo na vida, foi o maior esforço que já fiz em termos de mentalidade e estudo. Eu trabalho pra mim mesmo, criei situações pra facilitar o dia a dia e em breve vou contratar minha esposa pra executar as tarefas que criei. Ela é ótima nessas atividades. Essa fase de execução é quase uma tortura pra todos nós. O que importa é que temos que usar essa parte boa de nós mesmos, a facilidade pra aprender, e criar condições que nos coloque em situações onde podemos aplicar nossa capacidade de melhor forma.

  • @viviani301teo
    @viviani301teo Рік тому +3

    Quero falar da importância destas informações, comentei em outro vídeo do Jean Alessandro e quero reforçar novamente. Na nossa sociedade hoje, a vida de alguém com TDAH, DPAC, TEA, AH/SD, dislexia dentre outras são repletas de barreiras por falta de informação e profundidade acerca destes assuntos.
    Passei por muitas situações complicadas por conta disso. Aprendi ler sozinha, sempre fui bem animada, enérgica e realizei várias atividades. Quando era criança, uma professora queria que eu fizesse uma avaliação para confirmar se tinha altas habilidades, (pois eu ficava muito entendiada na sala por aprender fora de sala de aula e não queria ir para a escola) meus pais não tiveram condições na época. Reforço que o meu caso sempre envolvia linguística, eu repeti o 1° ano do ensino médio justamente pela metodologia da escola me desgastar, mudei de escola por incentivo dos meus pais e me encontrei onde estudei pois era uma instituição de ensino pública que estimulava muito a criatividade do aluno. Na fase adulta, uma psicóloga me informou que poderia ter AH ou SD e para fazer uma avaliação neuropsicológica, o que ainda estou buscando informação e pesquisando onde realizar pois quero fazer uma avaliação e ter um diagnóstico preciso. Toco violino, luto jiu-jitsu, sou formada em teologia, serviço social e estou me formando em Letras... Falo inglês, espanhol e estou aprendendo sueco e mandarim... Nunca procrastinei e sempre concluí o que faço e não acho que sou tããooo inteligente, apenas acredito que me esforço, embora na parte de linguística é onde eu me encontro. Minha maior barreira sempre foi eu ver relação em tudo o que quero aprender e os outros, não. Acharem uma loucura eu tocar violino, lutar jiu-jitsu, aprender mais 2 idiomas e a dificuldade dos outros em compreender que não é falta de foco pois realmente eu consigo ver a importância e relação tudo o que estudo e aplico isto profissionalmente, eu não aprendi nada aleatoriamente, eu concluo o que começo. A falta de compreensão dos outros em entender minha ânsia por conhecer mais sobre tudo o que me dedico estudando é extremamente difícil. Já tentaram me impor a condição de escolher UMA atividade, UMA ciência, UM segundo idioma para aprender, que o fato de eu ter ânsia em aprender várias coisas é muito incompreensível. É difícil explicar sempre que você não aprende como os outros. Na faculdade, fui recriminada por uma professora porque meu caderno não tinha nada, e ela queria dar prova de consulta NO CADERNO. Tentei explicar que escrever e copiar no caderno me deixava entediada, para mim era uma perda de tempo e que sempre aprendia OUVINDO do que escrevendo. Ela entendeu? Não. Cancelou a consulta no caderno e a turma inteira ficou brava comigo 🥴. Sempre me perguntam: você não se cansa de estudar? É muito difícil explicar sempre que é mais uma necessidade do que uma vaidade. Seu vídeo me ajudou muito, obrigada!

    • @ButecoPodcast
      @ButecoPodcast  Рік тому +1

      Obrigado pelo comentário!! Tua experiência contribui muito aqui pro canal

  • @rafaelsalome7910
    @rafaelsalome7910 2 роки тому +9

    Vc descreveu minha vida, graças a Deus já passei por todo o sofrimento, agora é só ter sucesso e honrar o dom que ele me deu.
    Nunca estudei pra passar, sempre tive várias aspirações e nenhuma ação.
    Entrei na faculdade sem terminar o 2º ano do ensino médio, através do Enem. Saí da faculdade porque tive crise de pânico.
    Me tratei por mais de dez anos tendo inclusive diagnóstico de transtorno bipolar tipo 2. Depois fui tomar Ritalina.
    Enfim, só melhorei depois de vir morar em um sítio e me encontrar com Deus. Hoje consigo executar atividades repetitivas e conseguir ganhar dinheiro. Isso pra mim antes era quase impossível. Mas já estou pensando a dois anos no futuro, sem ansiedade, com metas plano de ação e execução.
    Pra quem tem esse dom, só digo que não percam a fé e continuem firmes em suas vidas.
    Uma hora melhora.

  • @odisseufilhodelaerte8833
    @odisseufilhodelaerte8833 Рік тому +1

    Esforço, nada supera o esforço... Na questão tratada aqui.

  • @cristianosena840
    @cristianosena840 Рік тому +8

    Sou superdotado, identifiquei recentemente em uma sessão com uma psicóloga, minha primeira vez com psicóloga , alias , é tão bom porque conseguimos nos entender melhor, infelizmente só descobri agora com 45 anos, antes de saber da superdotação eu fiz um teste de resiliência e o resultado saiu agora, foram 11 áreas, em 5 eu tirei a nota máxima que é 99% e em todas eu obtive acima da média, fiz um teste online de q.I com 60 questões e obtive 136, mas me falaram que para saber exatamente é necessário fazer o presidencial, pois ele identifica superdotação em outras áreas que não sejam a de exatas.
    Não era um ótimo aluno na época da escola, minha mãe não me cobrava frequencia nas aulas e eu faltava muito rss, só na faculdade que eu virei CDF e graças a Deus trabalho na area de tecnologia, que é o que eu sempre quis .

  •  2 роки тому +13

    Caramba, cara! Eu já tive várias crises de pânico pensando! Tô me sentindo melhor agora, rs.

  • @izairajacocerqueiradejesus8374

    Eu sou tudo isso que ele disse, mas me sinto péssima, já fiz 3 curso superior sou bacharel mesmo, e nunca me esforcei, me sinto uma mentira sem fim, por que o que quero é fazer outra faculdade, mas todo mundo quer que eu dê lucro e eu queria só aprender e focar no que eu gosto.

  • @ajinacios
    @ajinacios Рік тому +22

    Se vc for super dotado e não se policiar acaba sendo o gênio preguiçoso. Tudo é tão fácil q no dia q for difícil vc perde o ânimo pra fazer. Sentir isso na pele e acho perigoso ser assim. Mas se vc se orientar bem é uma grande vantagem sim ser super dotado. No meu caso, depois de apanhar um pouco, me sinto mais resolvido psicologicamente q a média das pessoas e mais satisfeito na vida. Visitei psicólogos pra ter uma opinião profissional, depois de adulto, e segundo eles tou bem.

    • @LucasKimisima
      @LucasKimisima Рік тому

      vc e irmao do mr bean?

    • @Satirus666
      @Satirus666 Рік тому

      Recebeu o diagnóstico de superdotado?

    • @yesoup
      @yesoup Рік тому

      TUDO nao parça, pqp, ninguém entendeu o conceito poura do vídeo

  • @robertojoao1400
    @robertojoao1400 Рік тому +1

    Eu a vida toda tive dificuldades com o TDAH, nunca consegui terminar nada na minha vida, e sempre fui o último da aula pois eu não prestava atenção. Porém, eu desenvolvi muito a habilidade com a música, tenho mta facilidade com instrumento musical e composição de arranjos musicais. Percebi que eu sempre tive mais facilidade pra aprender a tocar instrumentos do que outras pessoas, e tive mais facilidade de compor e ter muitas ideias de composição , de percepção musical, muito mais do que a maioria das pessoas. Eu consigo ouvir uma música que eu nunca ouvi e reproduzir ela rapidamente no instrumento, algo que é raro de se ver.
    Fui fracassado em todas as áreas da vida pra conseguir ser bom em uma!

  • @calebhumasi4662
    @calebhumasi4662 Рік тому +3

    Nunca fui ver se eu tinha algo do tipo, mas me identifico bastante com o que foi comentado no vídeo. Não me considero um super dotado... Sempre gostei de escutar pessoas mais velhas e também falar com pessoas mais novas do que eu (inclusive também instruí-las), nunca gostava de falar com gente da minha idade na escola, sempre eu achava os assuntos muito merrecas e bobos; eu sempre gostei de assuntos que aprofundam em coisas mais específicas, tipo jogos, matemática, programação, questões da vida e da bíblia etc. Dificilmente consigo entrelaçar-me com alguma pessoa da minha idade, é algo raríssimo, já que os pensamentos da pessoa não batem nem um pouco com os meus pensamentos; não que os meus pensamentos sejam melhores que os da outra pessoa, porém a forma do meu pensar aprofunda bastante num assunto, rejeita sempre coisas vagas e alheias; além do mais, eu tenho um pensamento muito acelerado... Quando vou falar, às vezes me embolo todo porque meu pensamento é mais rápido que minha fala kkkkkkkkkk. Eu sou muito mais emotivo do que as outras pessoas... numa situação na qual alguém ficaria triste por exemplo, se eu tivesse no lugar dela, sentiria 5x mais o peso da tristeza. Outra coisa também é que sinto a emoção das pessoas ao meu redor com muita intensidade, sempre acabo me compadecendo da tal.

  • @alineromaniv2358
    @alineromaniv2358 9 місяців тому +1

    Alguém já viu uma entrevista do Jean que tenha entrevistadores que saibam fazer boas perguntas? Pra mim parece sempre uma Ferrari na lama

  • @rogeriobaldin1
    @rogeriobaldin1 Рік тому +1

    Um ótimo vídeo para assistir com papel e caneta nas mãos e assistir várias vezes para ter certeza de não ter focado em uma única coisa.

  • @adrijindeveloper5235
    @adrijindeveloper5235 2 роки тому +33

    Cara eu me pego muito nisso, comecei a falar com 8 meses andar com 11 ler e escrever com 2 (sózinho) nunca gostei de humanas nem letras mas sempre fui muito bom com números com 10 anos já tinha pensamentos filosóficos sobre a vida e idéias que anos depois eu descobria que eram pautas de estudo aos 13 eu passava qse todo meu dia estudando física, filosofia, programação e psicologia, passava minhas horas na escola pensando sobre como funciona a mente das pessoas o sentido da vida etc a única aula que me dava algum prazer era matemática mas passava 10 minutos e eu já cansava começava a achar repetitivo e tal oq se salvava é q meu professor era daora e conversava cmg sobre altas paradas de física pra me tirar do tédio

    • @nobrecivil6355
      @nobrecivil6355 2 роки тому +5

      Pode ser que tenha. Mas vai mais além que isso, dá uma pesquisada. Um bom indicativo é toc e pensamento acelerado que pega em teste neurológico.

    • @noitestrelada864
      @noitestrelada864 Рік тому +1

      ​@@nobrecivil6355 Cara, comecei a falar com 9 meses, comecei a andar com 1 ano, comecei a escrever com 5 anos, mas na matemática eu sempre tive dificuldade, com 8 anos comecei a ter sintomas de toc, e pensamentos obsessivos, que duram até hoje, porém eles não são comportamentais, são apenas pensamentos intrusivos que aparecem e perduram por muito tempo, com 14 anos tive uma depressao existencial fodida, fiquei na cama por quase 3 meses, Daí fui aprendendo a lidar com isso, sou extrovertido, converso bem, faço amigos muito fácil.
      Ent não sei mano, tenho várias coisas que são parecidas kkkkk

    • @zeninguem5686
      @zeninguem5686 Рік тому

      Eu também era assim!
      Hoje eu tenho vários livros que eu não consegui terminar de ler e depois entendi que eu comecei a achar repetitivo... Mas entendendo isso eu posso voltar a lê-los

    • @durhy5563
      @durhy5563 Рік тому

      Pode ser hiperlexia.

    • @manticexpert
      @manticexpert Рік тому +4

      os caras não sabem nem escrever... que loucura é essa KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • @leoo1999
    @leoo1999 Рік тому +4

    Ser superdotado não é sinônimo de possuir problemas a mais ou a menos. Significa uma diferente forma de ser, com suas vantagens e desafios, que são particulares para cada um.
    Créditos: Meylane Belchior (tirei de um site kk)

  • @lucasteixeira9043
    @lucasteixeira9043 Рік тому +4

    Se colocar o superdotado em um ambiente saudável pra ele.. tipo... cheio de coisas e conhecimento pra absorver não dá pra parar a mente do cara o que ele pode fazer é infinito kkkk

    • @Galois-88
      @Galois-88 Рік тому

      Conhecimento é igual mulher, tu quer muito mais te fode de maneira proporcional tb kakakaka

  • @eliasalipio6930
    @eliasalipio6930 Рік тому

    Só a galera bem dotada aqui slk

  • @muniquereichenbach8320
    @muniquereichenbach8320 Рік тому +4

    Gente, eu me identifiquei com COMPLETAMENTE TUDO, eu passei 17 anos da minha VIDA pensando que eu que era o problema, que sofria bullying minha vida toda sem saber o motivo, e depois de assistir esse vídeo e antes desse, um dele em outro podcast, eu descobri que eu sou superdotada. Eu sinceramente NÃO tô acreditando

    • @cristianosena840
      @cristianosena840 Рік тому +4

      recomendo voce a fazer uma sessão com alguma psicologa qualificada, ela vai te ajudar a identificar que tipo de superdotado vc é assim voce vai poder utilizar melhor o seu potencial

    • @Natan736
      @Natan736 Рік тому

      Kkkkkkk vc se auto diagnósticou.

    • @salapoupou9810
      @salapoupou9810 Рік тому

      ​@@Natan736kk

  • @jonasml1
    @jonasml1 Рік тому +2

    Eu destacava na escola desde os 5 anos. Aprendia e criava coisas com facilidade, mas nos ultimos 10 ou 15 anos(tenho 35) passei a sentir dificuldades de concentração, decisão, gosto de ficar sozinho, faço as coisas no meu ritmo. Quando to sozinho, no silêncio ainda crio coisas.. muitos ainda admiram minha capacidade de resolver e criar soluções pra coisas práticas, consertos de objetos, eletros, habilidades de montagem, visualização espacial.. mas sou muito ansioso, sinto medo de socialização, falo pouco e penso absurdamente muito, sempre criando projetos na mente e tentando por em prática.. gosto muito de ferramentas manuais e elétricas. Crio sempre um jeito diferente de fazer as coisas, mas sofro com ansiedade e momentos de desesperança. Nao consegui fazer faculdade.. nao to dizendo q sou ou fui superdotado, mas sou assim como descrevi. Mais alguém?

  • @peadm
    @peadm Рік тому

    O nome dessa condição precisa ser alterado, vejo que gera muito conflito com o ego frágil da maioria das pessoas que não se identificam com a tal. E isso dificulta a aceitação e dissipação destes conhecimentos.

  • @minimochi9010
    @minimochi9010 Рік тому +2

    me identifiquei muito no que você falou, assisti o outro vídeo em outro podcast. Nunca consigo prestar atenção, sempre que falam uma "palavra-chave" meus pensamentos se tornam maiores do que qualquer outra coisa. Não consigo focar cem porcento em algo, sempre tenho uma distração. Não consigo assistir um filme de uma hora e meia sem ter uma distração em pensamentos conectados do que o personagem pode falar ou uma semelhança no que eu li no ensino fundamental. É estranho e até meio louco.

  • @tvtitanio3021
    @tvtitanio3021 Рік тому +2

    Eu me identifico.Tirei notas dez durante boa parte da minha vida sem estudar e hoje estou na faculdade como aluno mediano mas domino muito bem a língua inglesa.Entendo bem o que estrangeiros falam e já conversei com eles e consigo assistir filmes sem legendas e captar todas as palavras atualizando o vocabulário.

    • @yesoup
      @yesoup Рік тому

      Mas isso é normal, amiguinho

    • @tvtitanio3021
      @tvtitanio3021 Рік тому

      @@yesoup Eu sei.Mas eu me impressiono muito fácil com as coisas.Valeu pelo comentário respeitoso.😊

  • @brunob.7792
    @brunob.7792 9 місяців тому

    Me considero uma pessoa com altas habilidades...consigo permutar entre as áreas de humanas, sociais e exatas. Formei em jornalismo, trabalhei com RH por 15 anos e agora estou atuando com Tecnologia, análise de dados, python...por aí vai. Consigo ter raciocínio encadeado, com planejamento, foco, consigo me impor quando necessário, consigo extrair das pessoas extamente o que eu quero em meu bel prazer...consigo até manipular pessoas caso eu queira, mas não é meu objetivo. O que eu quero dizer é que as altas habilidades - não somente ter trabalhado em diversas áreas - , mas a forma como eu as entrego, de forma totalmente diferenciada e criativa, foi algum impeditivo para eu desenvolver uma imposição e quando eu falo imposição, eu digo, não ser tímido, não ter dificuldades de interação social, pelo contrário...eu sinto meu cérebro florescendo com essas capacidades, embora tenha um círculo social extremamente restrito e evite a todo custo criar novos vínculos, novamente, não por alguma deficiência e sim, por não conseguir extrair das pessoas um raciocínio meramente semelhante ao meu. Não que o meu seja uma sumidade de capacidades e de possibilidades.

  • @tvtitanio3021
    @tvtitanio3021 Рік тому +1

    E realmente tem esse lance de eu me sentir um lixo por ser mediano hoje.

  • @Henrique011
    @Henrique011 Рік тому +5

    O mais legal disso tudo é perceber que TODOS nós tendemos a querer crê que somos diferente dos demais, mas a realidade não é essa, somos todos "iguais" no sentido de que agimos de forma muito semelhante. Temos características fenotípicas e genotípicas parecidas, creio que o ser humano é tão vazio que precisa crer em realidades distorcidas no intuito de se distanciar do sentimento de não fazer parte de um todo ou até mesmo se achar importante e, é ai que entra a crise existencial, fazemos perguntas do tipo: Qual o sentido da vida? A real é que a vida não tem sentido. No entanto, para nos livrar dessa pergunta colocamos temas como a religião, cultura e frases de auto ajuda do tipo: Somos nós seres humanos que damos sentido a vida!.... damos sentido a vida, ou seja, se da sentido a algo que não tem sentido. É ai que percebo o quão merda é a vida, você pode me dizer que estou errado, pois, para muitos a vida é muito boa. Eu duvido! todos nós desde de pobres e ricos, nós temos a mesma percepção, a vida é uma merda. ATENÇÃO, aqui estou me referindo ao ato de viver! a única coisa bonita da vida é a suas origens, como ela se forma e como cada átomo, moléculas, células e tecidos agem! esses elementos tem uma função e cada animal também tem sua função, que é perpetuar a vida através de um ciclo descrita e seguida de forma rigorosa pela natureza. Percebe que fazemos parte disso? a vida humana é apenas fazer parte de um ciclo? a respostas para essas perguntas nos deixa um vazio do tamanho do universo. FDS, a vida é uma merda, mas precisa ser vivida.

  • @Aeschylus61
    @Aeschylus61 Рік тому

    Uma questão de ponto de vista. O Jean considera a mente do ponto de vista materialista, que diz que o cérebro é a causa e a mente é um efeito, uma manifestação dos processos cognitivos do cérebro. Porém, ainda existem outras abordagens, exemplo, considerando o cérebro como uma simples máquina, um instrumento e a mente - ou seja lá o nome que você queira dar - é que é o ser essencial, a consciência, a fonte da inteligência e que usa a máquina cerebral pra se manifestar. Uma questão filosófico-existencial.

    • @AnaM-bi2ws
      @AnaM-bi2ws 4 місяці тому +1

      A mente não está no cérebro na minha visão e estudos, mas sim em tudo. O cérebro tem funções, é sim uma máquina, mas a mente é imaterial e está no corpo inteiro. Mas nada disso refuta o que ele disse também.

  • @danielemorge6033
    @danielemorge6033 Рік тому

    Tenho muitas lembranças desde os 3 anos de idade, tenho pensamento ramificado, no primeiro, segundo ano eu procurava prestar o máximo de atenção possível para aprender tudo em sala de aula pq via q se eu levasse alguma dúvida pra casa eu voltaria com ela, eu sabia que meus pais não tinham conhecimento pra me ajudar. Meu irmão frequentava sala de recursos pedagogia e eu que ajudava ele, ele 1 ano mais novo que eu. Sou super criativa, mas essa mania de pensar muitas coisas ao mesmo tempo me desvia do foco. Sou perfeccionista até com sentimentos, parece que vivo voltando a fita pra rever algumas coisas e sou altruísta, faço mais para os outros do que pra mim.

  • @rodolforodrigobarbosa5751
    @rodolforodrigobarbosa5751 Рік тому +5

    Estou longe disso, algumas vezes estudando para as provas na faculdade, uma parte da minha cabeça ficava dormente, ou seja, além de não ser superdotado, ainda força muito a máquina.hahaha

    • @leninhacabral1658
      @leninhacabral1658 Рік тому

      kkkkkkkkkk

    • @gabrielbarreto1682
      @gabrielbarreto1682 Рік тому

      kkk

    • @Rodion1993
      @Rodion1993 Рік тому

      Acredito que a maioria das pessoas são assim, ''medianas'', e não tem nada de mal nisso, quanto mais vc se esforça, irá aprimorar sua mente.

  • @3irmasgamers985
    @3irmasgamers985 Рік тому +5

    Ele me descreveu toda. Nunca gostei de estudar, mas o tanto que aprendo em 5 min e o suficiente para realizar provas. Sempre tive notas altas, mas por conta de ser a “menina que sabe tudo sem se esforçar” gerou muito bullying e fez com que hoje me tornasse uma pessoa “normal” quando estou com outras pessoas, mesmo que já saiba a resposta, mesmo que eu queira liderar, falar eu não faço nada por medo e receio de novamente sofre oque sofri qdo criança e adolescente. Exatamente como ele disse no vídeo.
    Lembro no ensino médio 3 ano estava eu engravidei e trabalhava de dia e estudava a noite
    Quase não ia para a escola praticamente não assistia aula, teve a prova de olimpíada de matemática e fiquei em 1•lugar da escola inteira, e fui chamada pelo professor pra explicar as resoluções de problemas de cada pergunta e ensinar na turma. Na época falaram q era impossível, que chutei as questões, que eu era turista pq não ia para a escola
    mas não deixei quieto e logo disse : Tonto são vcs que vem todos os dias as aulas e não conseguem aprender😂😂😂
    Pela minha família fui taxada como preguiçosa pq nunca me viam estudando mas , as notas sempre A .
    Se eu tivesse talvez o acompanhamento adequado talvez as coisas fossem diferentes hoje pra mim
    Mas me sinto realizada profissionalmente pois tenho minha própria empresa

  • @jessicabarbosa2749
    @jessicabarbosa2749 Рік тому +1

    Tenho um diagnóstico de Epilepsia de causa indefinida. Já fiz todos os exames possíveis. E tudo começou quando mudei de escola e fiquei revoltada. Era algo que não queria... fui barradaaaa mentalmente, fisicamente e fiquei esgotada. Forçaram a matemática em um nível... que tive a minha primeira crise fazendo a prova. 17 anos depois fui percebendo o pânico que sentia a época. Como fui forçada a tantos estímulos que não queria a ponto de adoecer minha mente.... de aluna número 1, fui pro fundo do poço. Mesmo assim passei em Direito... tive que enfrentar uma barra e me tornei advogada. Ouvi absurdos, como.... vc vai morrer. E o pânico sempre precedia as crises. Ano passado brincando passei em um concurso e fiquei assustada.... pq não esperava. Era muito feliz e encontrei um terror. Hoje na área de Educação estou passando esse vídeo para os pedagogos do meu município e as psicólogas. Para que possam abordar esse conteúdo na rede de ensino.

  • @jameswhatson6397
    @jameswhatson6397 Рік тому +1

    Esse rapaz parece ser muito inteligente!

    • @Galois-88
      @Galois-88 Рік тому

      Imagina ter esse mano pra conversar o dia todo?

    • @jameswhatson6397
      @jameswhatson6397 Рік тому

      @@Galois-88 Seria legal, mas o dia todo acho q acaba sendo cansativo ahahhaa

  • @zezinhoborges390
    @zezinhoborges390 Рік тому

    Nesse caso de ter muita habilidade em uma área e perder em outras, dá pra citar um caso muito famoso que é o do Einstein. Ele era um gênio com números e raciocínio lógico, mas tinha muita dificuldade em a área de humanas (história, geografia etc..) E na autópsia dele realmente foi confirmado que a área do cérebro dele responsável pelo pensamento espacial era muito maior, enquanto que as demais eram bem menores.

  • @Eurus_sh
    @Eurus_sh Рік тому

    Nunca fui tão bem descrita.

  • @sopraassistir6572
    @sopraassistir6572 2 роки тому +2

    cara incrivel, só nesse video meu cérebro ''viajou'' em varios temas e além , eu sempre tive uma duvida, mais não tinha a menor ideia do que poderia ser agora muita coisa na minha vida começa a fazer mais sentido, parabéns vou me aprofundar mais sobre

  • @mgabrill
    @mgabrill Рік тому

    Minha vida foi definida em um vídeo...

  • @felipeH2O
    @felipeH2O 2 роки тому +4

    O cara descreveu minha vida kkkkkk

  • @claudianevespereira456
    @claudianevespereira456 8 місяців тому

    Somos seres espirituais. O cérebro é só o veículo pelo qual a mente se manifesta. Quando o cérebro para a mente continua. Ouça os relatos de EQM.

  • @heyjupper
    @heyjupper Рік тому +5

    8:00 Extremamente pontual. Tirando enem nunca precisei estudar pra uma prova, mas caí do cavalo na faculdade de medicina. Eu tava acostumada a estudar pouco e de última hora, e na faculdade não deu certo kkkkk foi extremamente frustrante, me senti burra, incapaz e desenvolvi tag, tendo que trancar a faculdade. E sobre querer estudar cinco coisas ao mesmo tempo: até mais. Volto pra faculdade de Medicina daqui uns 3 meses e tô estudando o que? Anatomia? Patologia? Não. Programação. Se eu pudesse faria medicina e alguma de t.i. ao mesmo tempo.

    • @heyjupper
      @heyjupper Рік тому

      Na verdade penso em largar med pq tô gostando mt de programação mas n fiz isso ainda pq tenho tendência a abandonar o que tô fazendo pra iniciar coisas novas

    • @heyjupper
      @heyjupper Рік тому

      O que me frustrou na medicina é o modelo quadrado. Eu quero estudar a fundo as coisas mas os professores passam correndo a matéria. Não tenho autonomia pra estudar o quanto quero no que eu quero, enquanto na programação o que me fascina é que eu escolho meus projetos e tenho poder de estudar o que me interessa mais no momento. Ah, no final do vídeo ele citou que muitos são empreendedores e tb me encaixo nessa kkkkk vendo roupas vintage há anos e tô sempre com ideias de novos negócios, tentando intercalar meus estudos com estudo de gerenciamento, inclusive. Assinei alura e fiquei frustrada que são 12 mil horas de cursos então fica inviável eu estudar tudo num período de tempo realista. Às vezes é bem cansativo ser assim, entro numa farmácia por exemplo e fico calculando quantos clientes eles devem ter, quais devem ser os gastos e o lucro, que equipamentos precisa, como é organizado o estoque etc

    • @Davi-by8gl
      @Davi-by8gl Рік тому

      Parece comigo, quando não é muito fácil pra min, já acho que devo ser burro. Nunca estudei uma matéria na vida nem pro Enem, aprendizado passivo. Apesar disso sempre tirei notas boas. Agora estou aqui com 23 anos sem ter entregue nada para o mundo ou conquistado nada pra mim, sentido o remorso das oportunidades perdidas.

    • @yesoup
      @yesoup Рік тому

      Se você considerar o sistema de ensino brasileiro, você realmente não precisa estudar pra nada. Só não aprende quem não quer, pq, na escola, a metodologia de ensino é colocar uma velha coroca ou um careca na sala pra ficar explicando as coisas do jeito mais difícil do que realmente é e, com isso, falar, falar e falar, enquanto os alunos tratam uns aos outros da forma mais ignorante e primitiva possível. Se você não pensa assim, passar de ano é a coisa mais besta que existe.

  • @yuriestevan9240
    @yuriestevan9240 Рік тому +1

    Eu fui diagnosticado com tdah, sempre passei nas coidas exatamente assim, passo o olho um ou dois dias antes, quero fazer 5 coisas ao mesmo tempo, doido pra estidar 5 faculdades, norro de estresse tentando fazer tudo ao mesmo tempo

  • @676thiago
    @676thiago Рік тому

    Poxa, quando vi na thumb "Você pode ser superdotado" pensei que era outro assunto.
    Mas parabéns pelo vídeo

  • @fernandocesarsilvaalves3018

    Não sei se sou superdotado mais na minha opinião o superdotado é muito observador essa questão de se interessar em que realmente gosta o único defeito e que eles são muito leais a eles e quando as coisas não saem como eles pensam isso corroem eles por dentro já que analisam todas as situação e sabem que n vão resolver vou dizer por mim pensam de mais tô tentando me reorganizar nessa area.

    • @Galois-88
      @Galois-88 Рік тому

      Siiiim, tipo eu analiso todas as opiniões e conclusões de "N" assuntos, ai quando o cara fala uma coisa sem nenhum sentido e "chega" a conclusão q está certo, eu me inrrito pq aquilo n faz o menor sentido kakakak mas no final das contas vc amadurece e percebe q a sociedade tá.longe de funcionar a base do raciocínio e sim das soft skills

  • @marciotasca1049
    @marciotasca1049 Рік тому

    Muito foda " absorve 5 cenarios em alta velocidade e confunde a si mesmo...eu!!

  • @joelmateles3878
    @joelmateles3878 Рік тому

    Meu Deus não canso de ver os vídeos e cortes , fala tudo que sou e meu sofrimento, tenho uma facilidade incrível de aprender

    • @josecarlosgomes6914
      @josecarlosgomes6914 9 місяців тому

      Kkkkk😂 tem uma grande facilidade pra aprender e sempre tá vendo o vídeo

  • @jeffersonmota2536
    @jeffersonmota2536 2 роки тому +5

    Eu sempre pensei que ser assim, era normal, e todo mundo era assim... e sempre me culpei por fazer as coisas em ultima hora ;/

  • @silvanamariaramosdasilveir6528
    @silvanamariaramosdasilveir6528 9 місяців тому

    PARABENS DR

  • @eufelipematos
    @eufelipematos Рік тому

    Me acostumei a aprender as coisas de maneira muito rápida, porém quando é algo que eu não aprendo rápido, perco o interesse e aí já era... Exemplo: Aprendi a editar vídeos, tráfego pago e outras coisas de maneira muito rápida. Mas quando peguei o violão pra aprender a tocar e não aprendi rapidão, pedi todo o interesse

  • @srweigert
    @srweigert Рік тому +1

    Tenho superdotação para desenho. E desatento praquilo que eu ñ gosto ou ñ ligo. Isso é foda, porque no trabalho ñ é toda coisa que a gente sente empolgado.

    • @alon436
      @alon436 Рік тому

      Isso não é normal? Quem vai ter atenção e foco maximo naquilo que não gosta? Cuidado com o autodiagnostico.

  • @Rodion1993
    @Rodion1993 Рік тому +2

    Comentário lotado de superdotados, hein. Brasil só tem gênio. Parece vídeo sobre psicopatas, aparece de monte nos comentários.

  • @kenshiro7072
    @kenshiro7072 Рік тому +2

    Algumas características de um superdotado que identifiquei:
    1º - Ter facilidade de estudar ( ensino fundamental) com pouco esforço.
    2º- Ter muito conhecimento em várias áreas como psicologia, neurociência, biologia, ufologia , um pouco de física, mas vou melhorar nisso, e meus pensamentos complexos e filosóficos são baseados nesses conhecimentos, da forma mais racional e realista possível.
    3º- Ter 19 cm de Jemba.
    .

    • @zizinuunes8753
      @zizinuunes8753 Рік тому

      Estava tão bom... Tem que estragar no final,kķkk você é inteligente, mas precisa continuar o raciocínio para que outras pessoas também entendam.

  • @GabyLizzzz
    @GabyLizzzz Рік тому

    Eu honestamente não gosto desse termo, para mim só causa confusão. Quem não é considerado superdotado se sente incapaz e quem é considerado sofre muita pressão por parte da família. Qualquer pai ou mãe quer um filho inteligente e acima da média, mas é um erro colocar pressão nele, pois isso só ferra com a cabeça da criança e impede ela de se desenvolver ou de ser ela mesma.

  • @ritas435
    @ritas435 Рік тому

    Caramba..essa sou eu. Fico sempre no meio.

  • @pradoquest
    @pradoquest Рік тому

    Preocupante,mas estou aliviada. Vou atras d ajuda

  • @edsrochacn
    @edsrochacn Рік тому +4

    Há uma grande confusão das pessoas em relação a superdotação, coloquem uma coisa na cabeça, você vai ver muitos doutorados não superdotados. Ideias boas, inteligência, criatividade, todas pessoas são capazes de conquistar, sendo estimuladas adequadamente. A superdotação é mais profunda, eu fui diagnosticado na vida adulta, depois de muita reflexão, estudo, lavei meu medo, e tomei coragem para procurar uma profissional especializada. Uma das características mais fortes que nós temos é o empenho com a tarefa, e isso é a cereja do bolo, pois é algo que vem das entranhas, se colocamos na mente que precisamos coletar o máximo de borboletas possíveis, para estudar suas asas, iremos fazer, perderemos o sono, sonharemos, falaremos sobre o assunto o dia todo, seremos tachados de chatos e bitolados. A grande questão é ter a ideia e ultrafoco para executá-la, ai que a maioria das pessoas param. Sou do ramo de TI, porém, meliponicultor, crio abelhas nativas, agroflorestor, escrevo poesias, redações, já fui monitor em escola de dança de salão, li mais de 100 livros de história da ciência, entre várias outras coisas. Aqui, podemos ver que nossos interesses nos direcionam para caminhos nada convencionais, pois do nada podemos ter um interesse em algo totalmente diferente, e mergulharmos, e geralmente, em pouco tempo aprenderemos acima da média, o conteúdo. Quando eu fiz aulas de kitesurf, na sétima aula já estava ficando em pé na prancha, coisa que é extremamente raro acontecer, ainda mais para alguém que nunca surfou na vida, então, sobre a velocidade de aprendizado, é impressionante, mas ai entra o empenho com a tarefa, antes disso, tinha visto dezenas de vídeos, e repassava na mente como se estivesse velejando já. Em contrapartida, sofremos, sentimos demais tudo, principalmente injustiças, ter entrado na meliponicultura, foi justamente por isso, para fazer minha parte, visto o massacre contra a natureza cometido todos os dias. A intensidade reflete nos nossos sentimentos, se amamos, mergulhamos profundamente, se nos revoltamos, também. Quando entrei no meio da agrofloresta, vi muitas pessoas que têm características de superdotação, vejo que é mais fácil achá-las fora do meio acadêmico, do que nele, ainda mais com o trabalho péssimo que é feito aqui no país para nos identificar. Outra coisa que é interessante, sobre como saímos da média, é o seguinte, é lindo um filho que vai bem na escola, tira notas boas, e se comporta, porém, quando esse filho faz isso e é questionador, e diz, por exemplo, que Deus não existe para uma família muito religiosa, as coisas vão para outro caminho. Bom, poderia escrever aqui indefinidamente, porém, é um breve relado de um superdotado, para sentirem um pouquinho como funcionamos. Obrigado pelo vídeo, gosto muito do conteúdo do Jean.

    • @raphaelsouto3801
      @raphaelsouto3801 Рік тому +1

      Sinto o mesmo, amigo. Sou psicólogo e, após muitos anos da minha graduação e atuação profissional, comecei a trabalhar com crianças superdotadas. A identificação foi imediata e assustadora. Acredito que fui sendo direcionado de forma inconsciente até que finalmente encontrasse a resposta certa. Quando vi, essa latência inconsciente se tornou consciente. Vivi um luto, uma revolta tremenda, pois não tive os estímulos corretos para o meu desenvolvimento. Após o diagnóstico tardio na vida adulta e a negligência com a superdotação, é inevitável se perguntar: "Eu poderia ter aprendido tanto se tivessem me dado as ferramentas e os estímulos certos. Como eu seria hoje se tivessem me dado exatamente o que eu precisava na minha infância?". Enfim, temos muito a trilhar ainda quando o assunto é a educação inclusiva para superdotados, infelizmente.

    • @humanos_
      @humanos_ Рік тому

      Estamos juntos!

  • @yurialves6358
    @yurialves6358 9 місяців тому

    Caramba, eu me encaixo muito com esse perfil, como posso descobrir se sou superdotado? 90% de mim foi falado aj.

  • @rirpravaler4291
    @rirpravaler4291 Рік тому +4

    Características de um superdotado que eu me identifiquei:
    Ter facilidade de estudar no ensino fundamental com muito pouco esforço.
    Ter muito conhecimento em várias áreas como psicologia, neurociência, biologia, um pouco de física, mas vou melhorar nisso, e meus pensamentos complexos e filosóficos são baseados nesses conhecimentos, da forma mais racional e realista possível.
    Na questão de criatividade ela é um pouco diferenciada, crianças fantasiam muito e na minha infância não foi muito diferente, fantasiava eps de anime na minha cabeça desde a infância (que persiste até hoje, ao ponto de eu achar que eu tenho transtorno de devaneio excessivo) e como eu não consigo me livrar disso, então eu decidi melhor essas fantasias e pensamentos aleatórios pra deixá-los menos cringe sabe?, pra tornar este tal anime na minha cabeça mais "profissional" colocando todo o conhecimento que tenho sobre o mundo nele de uma forma organizada, quem sabe se eu não crio um mangá disso kkkk, mas então, tem possibilidade de eu ser superdotado mas, cara, eu já fui diagnosticado com TDAH e também tô suspeitando que tenho devaneio excessivo, por ter pensamentos viajados demais até pra um TDAH e o que eu tô tentando fazer é tirar proveito disso.

    • @4heGnaMo
      @4heGnaMo Рік тому

      Ensino fudamental vc passa dormindo, ninguém tem dificuldade shahshahs,
      É bonitinho ele tentar interpretar o significado de superdotado mas não é assim, existe testes que identificam essas pessoas e elas sim possuem desenvolvimento mto além do normal, tendo conhecimentos mto avançados e formas de resolver um problema, portanto ninguém aqui do chat é, infelizmente.

    • @Rodion1993
      @Rodion1993 Рік тому

      Uau, gênio. Q.I 200

  • @johnnyjr.3713
    @johnnyjr.3713 Рік тому

    Não me considero um superdotado, mas sou uma pessoa exótica. Vez ou outra tenho alguns pensamentos abstratos que dificilmente alguém conseguiria entender racionalmente.

  • @brunosantos3070
    @brunosantos3070 Рік тому

    Eu fico em jogos e sempre me distraio porque não suporto meus pensamentos sobre tudo é qualquer coisa. So quem tem sabe a dor que é

  • @thiagooliveira3727
    @thiagooliveira3727 Рік тому +1

    Tem super dotados no Twitter, e cada dote, rsrsrs
    🤣🤣🤣🤣

  • @perseusxavier2908
    @perseusxavier2908 Рік тому +5

    4:23 como assim sentem o que as pessoas tão sentindo?

    • @Grande_lenda
      @Grande_lenda Рік тому +3

      Elas tem muita empatia.

    • @Style.2x
      @Style.2x Рік тому +4

      Eles são extremamente atentos e empáticos por natureza.

    • @zechinh2959
      @zechinh2959 Рік тому

      Caralho mané, literalmente minha pessoa.

    • @Galois-88
      @Galois-88 Рік тому

      Se colocam com mais facilidade no lugar das pessoas (de maneira inconciente)

  • @guilhermetonon7267
    @guilhermetonon7267 Рік тому +2

    08:22 mano, que vergonha. Eu deixei para estudar uns 2 meses antes do Enem e do vestibular. Passei na agulha, sabe...mas foi tenso a ansiedade que deu.
    Outra coisa...meu primo chegou e perguntou um dia "vc fez a matrícula?"
    E eu "tinha matrícula a fazer ?"
    Fui pesquisar a data, era pra amanhã e hoje seria de manhã na hora que descobri.
    Caraca...minha mãe mandou sedex 10 pra cidade que eu tava, com meus históricos e documentos de escola. Outra coisa que quase me fez morrer na praia.
    Ali eu pensei "nossa, parece que a minha vida é só adrenalina
    Só funciono se for assim".
    Até hoje luto para conseguir fazer as coisas normais da vida.
    Bicicleta tem ajudado, mas to precisando é voltar a trabalhar. 😢

  • @gocu_saiajeans
    @gocu_saiajeans 10 місяців тому

    Lembro que tomei 10 reprovações na escola, então a probabilidade de ser super dotado é alta

  • @MARCELO-dk5oq
    @MARCELO-dk5oq Рік тому +5

    Superdotado NÃO tem senso forte de liderança (ou não necessariamente), pelo contrário. Também NÃO é super engajado. Isso é mito! Já tive muitos alunos superdotados (altas habilidades) e todos ou quase todos não possuem nenhum senso de liderança, alguns são até meio esquizofrênicos, deprimidos, individualistas, um pouco antissociais e introvertidos. É cada psicólogo que aparece nessas redes sociais...

    • @Galois-88
      @Galois-88 Рік тому

      Realmente, tende mais para o lado q vc falou, mas tudo q as pessoas falam ou escrevem cabe ao nosso ato de interpretação, tlvz n foi bem isso q ele quis dizer ou ele se arrependeria de dizer isso

    • @lucineidematias5764
      @lucineidematias5764 Рік тому

      Sociedade suja de padrões

  • @JVieiraJr
    @JVieiraJr Рік тому +1

    Van Gogh, querido, és tu? Quanto tempo! E a orelha, tá melhor?😆😂🤣

  • @gohan3433
    @gohan3433 Рік тому

    Eu sou o tipo de pessoa que não gosta de um tema específico, gosto de várias áreas, áreas aleatórias, e consigo ser bom em qualquer coisa que eu queira, me sinto preso se eu tiver que fazer só uma coisa ou só seguir um tema em específico, sou muito calmo e sempre fui, eu analiso pessoas e sei exatamente o motivo de x ou y decisão, se agiu pela emoção ou razão, oq levou a fazer isso ou aquilo, tanto que até saber decisões de familiares antes mesmo da respostas deles eu já conhecia e isso se tornou normal pra mim e ainda e só não sei se e comum, por ocasiões larguei a escola no segundo ano do ensino médio e por cerca de 4 anos fui me isolando e trancado em meu quarto em jogos onde me fazia bem e eu era extremamente bom em tudo que fazia, até isso começar a me desinteressar e a vida ser um tédio, foi depois disso que esse meu mundo se abriu e aprendi muita coisa sobre a vida sozinho, o tempo todo que eu estava e até hoje sou assim, se ficou sozinho fico analisando o pq disso ou aquilo outro como se fosse uma máquina ambulante de análise e observação, contudo isso acontecendo de 0 a 100 repentinamente comecei a ter pensamento negativos, como se a sociedade fosse programada e você e só mais um que tem de seguir essa programação, no geral me aprofundei e isso me fez questiona pq vou fazer isso ou pq vou me esforçar por aquilo se no fim a recompensa não parece valer o esforço, tenho muito para falar e quero ser breve. Más depois de anos enfurnado em minha caverna onde mudei drasticamente pois acabei de certa forma me destruindo, eu alguém cheio de potencial e facilidade em tudo que me desse vontade seja na prática de esportes ou intelectual, voltei a escola se sentir interesse algum, fui somente pelo racional e ainda hoje sou elogiado pelos professores como alguém inteligente, e já conclui 75% do que faltava e em cerca de dois meses irei me formar e não consigo sentir nada pois acho patético o ensino escolar, não acho uma conquista e não vou sentir nada como quando tirei minha CNH onde pela primeira vez estudei na minha vida para fzr uma prova, fiz em 10 min contando a revisão, sendo que tinha 50.min de prova, estava ansioso por está muito tempo parado nos estudos sem ter que ser provado, e meu pai, amigo e avô a qual respeito muito me esperando pelo lado de fora e mesmo tendo resultado total não senti nada, depois segui para prática de moto e fiz apenas 3 aulas e eu não andava de moto, fiz o exame e passei tranquilamente sem perder pontos, e não senti nada novamente mesmo querendo sentir algo, eu vi pessoas chorando por não conseguirem e pessoas se ajoelhando no meio da rua agradecendo a Deus olhando para o céu, e eu com aquela cara de vazio, depois segui para o exame de carro e novamente fui bem sucedido e concluindo minha CNH, oq senti?, De novo um olhar vazio tudo sem sentido, falei para meu avô, pai e amigo que estava presente no dia que fui aprovado, e meu avô com um sorriso alegre no rosto jubilou de alegria, e oq eu senti nada, porém fiquei feliz por alguém se alegrar por mim. No meu retorno a escola novamente tirando total e fechando com total várias matérias, até mesmo matemática que eu nunca gostei fui 100%, e mesmo assim não me sinto feliz e não acho que foi alguma conquista, percebi que esses anos que me escondi em minha caverna se fazer nada produtivo piorou minha capacidade cognitiva, eu sempre consigo chegar a resposta só que as vezes demora mais tempo do que eu gostaria, sei que estive anos parado totalmente e agora colho as consequências, pois acredito que o cérebro e maleável e reaprende com seus hábitos, se eu realmente quisesse estudar a fundo com o tempo poderia recuperar oq perdi, noto também que minha atenção e foco então muito ruim quando vou fazer uma prova e as pessoas estão fazendo barulho ou conversando eu fico distraído a todo momento, oq me atrasa um pouco, porém o resultado e sempre bom, total ou quase isso , e eu não estudo em casa pois trabalho e também só vou a escola por disciplina, pois não tenho interesse, o pior disso tudo e saber que não vou sentir nada quando terminar, e não sei oq quero fazer já que não tenho interesse no mundo, e se fosse pra fazer algo não consigo focar só em alguma coisa, não quero saber só de um tema e me prender somente a ele, e não sei se consigo ser estudioso, pq não faz sentido pra mim, pq vou ser isso ou aquilo, não vai me trazer felicidade, não sinto que vai ser uma conquista, no entanto reconheço meu potencial e qualquer coisa que eu queira fazer irei concluir com excelência o problema e o querer. Meu ambiente e convivio e tóxico e conturbado, sem qualquer positividade e a paz para focar em estudar, sinto me responsável pelos meus irmãos, minha irmã já e crescida e ensino a ela sobre a vida e ela tem progredido bem, e meu irmão mais novo por estar crescendo sem uma mãe ou um pai que saiu de casa como um cachorrinho atrás de mulher abandonando suas responsabilidades, os erros que cometi não quero que ele o faça, só que estou longe deles em outra cidade mais minha mãe em um lar onde mãe não se preocupa que se eu estou comendo ou em limpar a casa pois ela e desorganizada sendo um eufemismo, fuma e bebe todos os dias, a casa fica cheia de fumaça de cigarro e peço para ela parar de fumar em casa e ela não para, eu não fumo e nem bebo, não uso drogas, porém sou extremamente negativo e convivo com uma mãe negativa e sem exemplo algum, muito peso sobre mim, e pouca motivação, sei tudo oq se tem de fazer para sair dessa situação, mas mesmo assim me encontro cansado e fadigado sem desejar fazer nada.

    • @ButecoPodcast
      @ButecoPodcast  Рік тому +1

      Cara, fiquei com preguiça e pedi pro chat gpt dar uma resumida... aí vaí pra quem se interessar:
      "O texto descreve a história de uma pessoa que não tem interesse em um único assunto, mas em diversas áreas, e afirma ser bom em tudo o que se propõe a fazer. No entanto, após passar anos isolado jogando videogames, passou a ter pensamentos negativos sobre a sociedade e questionar a importância de se esforçar para alcançar objetivos. Embora tenha retornado à escola e obtido sucesso acadêmico, não sente nada por isso e não sabe o que fazer no futuro. A pessoa também observa que seu isolamento prejudicou sua capacidade cognitiva e sua atenção e foco são ruins quando faz uma prova."

    • @gohan3433
      @gohan3433 Рік тому +1

      @@ButecoPodcast chat gpt skksksks, mandei um pergaminho kkkk

    • @luizflh
      @luizflh 10 місяців тому

      A pontuação está em dia.

  • @davir1804
    @davir1804 Рік тому +1

    Se existir algum especialista aqui nos comentários, eu gostaria de perguntar "O que você acha que eu tenho?".
    Eu sei tocar violão, editar vídeo, imagem, áudio, programo desde os 12, luto e fico programando o dia todo se deixarem, semana passada foram 14 horas em um dia. Na escola eu me saio extremamente mal por não conseguir prestar atenção e achar as matérias chatas, agora no final do ano eu estou conseguindo estudar e realmente aprender todo o conteudo do ano para não reprovar(melhor motivação possível), atualmente estou estudando 1 trimestre por dia e gabaritando todos os exercícios. Quando tento dormir não consigo parar de pensar e por isso geralmente demoro horas mesmo tomando remédios. Vou começar a ir em um neuropsicólogo porque meus pais estão insistindo. Eu não acho que seja muito relacionado, mas eu adoro ficar discutindo sobre a vida, sentido, porque estamos aqui, tenho esses pensamentos desde muito novo, e com isso algumas crises existenciais.

    • @ramon2212
      @ramon2212 Рік тому

      Oi querido. Quantos anos você tem? Respondendo sua pergunta: você não tem nada de errado, é o sistema que quer que você pense que esteja errado por não se enquadrar nele. Siga seu coração meu caro, faça apenas aquilo que te dá tesao! Você parece inteligente pra caramba, não se preocupe muito com a escola, ela não vai te ajudar muito. Sobre suas crises existenciais: quem está tendo as crises? Você ou sua mente? Você é a sua mente? Ou você é anterior à sua mente, no sentido de ser a própria consciência da sua mente? Quem é você afinal? Se essas últimas questões ressoaram em algum ponto dentro de você, recomendo que leia ou veja vídeos do Osho, Krishnamurti, Sri Nisargadatta Maharaj e principalmente do meu querido mestre, brasileiro, Satyaprem. Boa sorte querido.

  • @8jjiyu654
    @8jjiyu654 Рік тому

    Nossa, acabo de descobrir que eu posso ser um deles. 😯

  • @DANIEL-mb3qx
    @DANIEL-mb3qx Рік тому

    Eu descobri que sou um superdotado!!

  • @DArrogant
    @DArrogant Рік тому

    Todo mundo fica vendo estes vídeos para saber se é sprdtd

  • @DANIEL-mb3qx
    @DANIEL-mb3qx Рік тому

    Me identifiquei nesse final!!

  • @joaovitorsilveira3888
    @joaovitorsilveira3888 Рік тому +1

    Mano, eu fui diagnosticado de tudo quanto há, desde tdah, bipolaridade, Toc até autismo leve. E sinceramente não mudou em nada na minha vida. Continuei me ferrando nos finais de ano na escola. A única coisa que aconteceu foi que eu passei no vestibular de primeira e isso foi uma grande surpresa para mim. Porque eu fiz a prova por fazer e passei. Eu acho que não significa superdotação, eu acho que significa sorte.

    • @Galois-88
      @Galois-88 Рік тому

      Tlvz vc tenha passado de primeira justamente por ter dotação, com claro uma pitada de sorte e recurso

  • @clezioalcantarasantos843
    @clezioalcantarasantos843 11 місяців тому

    Parabéns pelo conteúdo

  • @coutomr2
    @coutomr2 2 роки тому +2

    A partir do momento que comecei a ver esse mundo como um grande jogo do tipo GTA minha vida ficou melhor!
    Quem tem essas características funciona com uma capacidade de processamento das informações maior do que a realidade da nossa matrix funciona, isso faz a gente ficar ansioso, só que é ansiedade de querer fazer as coisas e esse mundo aqui ser lento, da vontade de explodir e gritar. Sobre os outros... é normal ser chamado de maluco, só que aí eu te pergunto... quem é o maluco e quem é normal? Será que o normal é realmente ter a visão mais limitada e o funcionamento lento? Só sei que, quanto mais conhecimento tenho, mais complicado viver aqui é.
    Atenção: Eu sou feliz e não tenho nenhum interesse de autodestruição...

    • @coutomr2
      @coutomr2 Рік тому

      @@aVrealidade Sinal que não entendeu nado que do que estava escrito, aprenda mais sobre interpretação de texto

  • @mariaadalgisa
    @mariaadalgisa Рік тому

    Tenho sofrido muito na questão da entrega no trabalho, que tem estado muito da média .

  • @JS-su3et
    @JS-su3et 2 роки тому +1

    Não existe superdotado com os cinco dedos, ou quase todos, extremados? E as altas habilidades? Onde ficam nesse quesito?

    • @Style.2x
      @Style.2x Рік тому

      Geralmente a interpretação de altas habilidades se dá Qi 121 à 125, ou algo semelhante a isto. (Percentil 91 e percentil 95 respectivamente)
      Posterior a 130 é considerado Superdotado, o que configura percentil 98%.

  • @alessandraribeiro4894
    @alessandraribeiro4894 Рік тому

    Cruzes... gosto de matemática, humanas, artes... Fui muito reprimida. Não consigo me decidir... Me sinto um alien... será q eu tenho isto?

  • @axelbatalha2830
    @axelbatalha2830 Рік тому +1

    "A mente é algo que o cérebro criou." Depende.

    • @Galois-88
      @Galois-88 Рік тому +1

      Depende do conceito de mente q vcs querem dizer

    • @brunosantos3070
      @brunosantos3070 Рік тому

      O que ele disse é que a mente é a noção que temos do funcionamento do nosso cérebro.

  • @treiskuatroumdoi879
    @treiskuatroumdoi879 Рік тому +2

    Eu não sendo nada disso: Mow paz.

  • @xdo0b
    @xdo0b Рік тому

    Mas o estado disse que não.

  • @mahvi843
    @mahvi843 Рік тому

    Quanto superdotado aqui! Tô impactada!

    • @brunosantos3070
      @brunosantos3070 Рік тому

      Kkkkkkkk

    • @brunosantos3070
      @brunosantos3070 Рік тому

      As similaridades encontradas são totalmente angustiantes chega meus olhos sangram kkkkkk

  • @adamcooper4959
    @adamcooper4959 Рік тому

    Eu sou assim, super criativo, mas em outras áreas eu não vejo importância.

  • @philipedomingos6296
    @philipedomingos6296 Рік тому

    Ignorar o conceito de mente é mecanicista demais. Apesar de as peças serem fundamentais para um jogo, o jogo em sim - tudo o que ocorre nele - não pode ser ignorado. As peças pouco tem a ver com as relações de interação entre os jogadores.

    • @zizinuunes8753
      @zizinuunes8753 Рік тому

      Tá, tudo bem, até mesmo pois precisamos nomear os itens para dar significado, mas descaracterizar, ou excluir completa ou parcial algo tem seu valor. Da muiiiiiiiiiiita "manga" para pensar.

  • @CasadaKell
    @CasadaKell 5 місяців тому

    poxa mas o cara é especialista em superdotação mas não sabe o nome do teórico principal nesse tema, da atualidade que é o Joseph Renzulli ?

  • @matheusferreira3509
    @matheusferreira3509 Рік тому

    Não sei se sou superdotado ou apenas tenho tdh mas me identifico muito com essas coisas faladas, algum dia eu vou procurar ajuda mas agora não

  • @MENNNU
    @MENNNU Рік тому

    Achei o meu problema