Ter renda de FII no Brasil enquanto mora fora. Pode? Entenda como deve investir um expatriado
Вставка
- Опубліковано 3 лис 2024
- Mudar do Brasil é um desejo ou uma necessidade de muitos brasileiros. E quem já tem investimentos aqui (ou pretende ter) enfrenta muitas dúvidas sobre o que pode ou não ser feito legalmente.
Clube FII Entrevista recebe a advogada e planejadora financeira (CFP) Dra. Luciana Pantaroto, sócia da Dian & Pantaroto Consultoria, para esclarecer essas dúvidas.
Assista e aproveite para se inscrever em nosso canal!
Quer ter em mãos a maior base de dados e melhores ferramentas de análise de Fundos Imobiliários do Brasil? Conheça nossos planos de assinatura:
www.clubefii.c...
Quer aprender sobre como investir em FIIs? Conheça nossos cursos online e presenciais: www.clubefii.c...
Está começando agora e quer saber mais sobre FIIs? Realize o download do nosso Guia de Fundos Imobiliários: www.clubefii.c...
Excelente tema e excelente entrevista, foi a melhor fonte de informação que encontrei sobre o assunto.
É uma palhaçada total... É triste se dar conta que não posso manter minha carteira previdenciária de investimentos... É ridículo!
Eu tenho fiis no Brasil, estou fora a 6 anos, nao dei saida na receita e nunca mais declarei impostos. To perdidao agora, me desanimou ate de continuar investindo
novidades aí mano? essa semana meu cpf ficou pendente por esta situação
@@juliboladao nada cara, to na mesma. Por enquanto nada aconteceu com meu cpf
19:48 O problema do que foi falado neste ponto é que se vc informar a corretora, há uma grande possibilidade deles lhe darem um prazo para vender suas ações e bloquearem as suas operações quando o prazo vencer.
PS: falo por experiência própria.
Em teoria, se vc fizer saída definitiva, vc se torna praticamente um cidadão de segunda classe, pois não pode manter suas contas de banco e contas em corretora de investimento.
A não ser que vc seja multimilionário e tenha condições de bancar 1000 reais por mês (ou algo próximo disto) para manter uma conta de investidor "estrangeiro".
Em resumo, o Brasil não é para amadores... Quem tenta ser honesto e seguir os livros de regras, sempre acaba se dando mal... Uma pena... Talvez seja justamente essa a razão pela qual o Brasil tem tido evasão de "cérebros" crescente nos últimos anos...
O segredo é vender tudo e vazar. Até nisso o Brasil dificulta o Brasileiro. Da até desânimo a possibilidade de vender tudo e ir embora.
Pode viajar deixe os 27,5% do Brasil de IR e pague 48% na Europa.
Com cvm64 nao ta menos burocratico para expatriados investir,nao vejo nenhuma corretora e nenhum influenciador falar sobre
Tenho familiares e amigos q moram no exterior q não sabiam disso tudo não, já mandei o vídeo pra eles.
Quase ninguém sabe. Boa iniciativa a sua parabéns.
Excelente bate papo! Informações extremamente úteis. Muito obrigado Dra Luciana
Excelente entrevista. Mas ficou uma duvida: o Arthur disse que expatriado que manteve FIIs no Brasil, perde a isenção dos rendimentos e paga 15%. Ja na contramão, em outro momento, a Dra. Luciana diz que independente de ser estrangeiro, expqtriado ou residente no Brasil, os dividendos sao isentos para todos. Entao minha duvida é: Se sair do Brasil e manter os FIIs na corretora, os rendimentos mensais vao ser tributados ou continuam isentos?
Resumindo, saiu do Brasil, esqueça o Brasil.
As leis brasileiras acabam sendo uma verdadeira vergonha pra quem quer ir pro exterior pra um dia quem sabe voltar pro país em uma situação melhor.
Transfere tudo pelo Wize?
Excelente entrevista. Moro na Irlanda. Sabe se a Irlanda tem algum tipo de acordo, pelo menos de reciprocidade?
23:48 o mais engraçado deste ponto em que ela comenta que a burocracia atual é devida a possíveis casos de corrupção no passado, é que quem é de fato corrupto vai dar um jeito de continuar "operando"... Haja visto tudo que vimos e continuamos vendo nos noticiários políticos nos últimos anos.
Só quem se ferra é o "pobre" investidor comum... (sem trocadilhos 😊)
Investir no exterior é bem mais fácil do que um brasileiro vivendo no exterior investir aqui
Abri minha conta na corretora americana em 2020 e desde então só tenho visto vantagens de mandar o dinheiro para fora. E ao acumular patrimônio fora a tendência é abrir uma Offshore para facilitar ainda mais a vida, ao contrário do Brasil onde tudo é praticamente impossível ao ponto das pessoas tenderem a buscar alternativas (vulgo jeitinho) para fazer as coisas
Muito boa entrevista
Eu nem sabia desse tal comunicado antes de sair do Brasil 😂😂
Sou residente fiscal em Portugal e mesmo assim conseguir abrir uma conta em um banco digital e numa corretora do Brasil até a nossa amada e idolatrada B3 me mandou um e-mail de boas vindas, todo mês faço meus aportes e recebo meus dividendos, pelo que entendi o leão 🦁 nunca irá me pegar, até por que não pretendo vender nenhuma cota.😅
O outro banco no qual eu tinha conta ficava sempre me perguntando se eu era resistente fiscal em outro país, nunca lhe respondi, pelo visto fiz tudo certo.😂😂😂
amigo, qual banco você abriu sua conta? Estou na mesma situação. obrigado
Pode ser que não peguem você o sabichão, mas seus herdeiros não terão a mesma sorte. Essas contas que você abriu depois ocultando a informação ou mentindo podem te levar para um caminho bem duro para você. Espero que nada te aconteça, porém deveria enfrentar tudo isso com maior maturidade.
@@ironguidesbrasil7219 Eu abri no Pic Pay e na corretora Rico.
Mas você chegou a comunicar a saída fiscal do Brasil ?
Que decepção após 1 ano investindo no Brasil me vejo na hora de sair, muita burocracia pra nós q vem pro exterior tentar conquistar algo e o GOVERNO impede o seu crescimento
Não encontrei BDRs de renda fixa na B3. Poderia dar um exemplo? Você se referiu a BDRs de ETFs?
Quais as consequências previstas em LEI pra quem faz a saída e mesmo assim mantém investimentos no BR ? Ou isso é impossível de acontecer?
Brasil: Manicômio tributário
Excelente conteúdo. Obrigada
Obrigado
PRESENTE
Alguem ai sabe se a AUS tem algum acordo com o Brasil?
Resumindo, gostou do exterior, seja turista! Não fique mais que 1 ano fora se tiver investimentos de bolsa aqui.
Minha irmã, que mora no Brasil, pode abrir uma conta bancária em seu nome? Como eu moro na Europa, posso investir por meio da conta dela!
Vai fazer coisa incorreta, mude o pensamento.
Fiz a saída Fiscal e foram trabalhar no exterior de imediato, ... declararam seus IR no exterior apenas
As facilidades todas são para os laranjas?
Para outros cítricos também !!
não sei se entendi corretamente, mas uma pessoa que é trader (por exemplo) que opera ações e índice no brasil, não poderia continuar fazendo essas operações sendo um não residente, correto? pois os custos são muito elevados.
A questão nem é muito o custo, mas se a corretora vai permitir que você compre ativos
Algumas permitem que o investidor mantenha os ativos, mas não pode fazer novos aportes
Assim o trade é inviável porque ao vender, não poderia comprar outro ativo
Todas as regras a esse respeito são totalmente subjetivas, Pois se você declarar os impostos no país que você migrou e também no seu país natal, pode sim manter dupla residência fiscal. E possível fazendo tudo corretamente. Declarando nos dois países corretamente….
@@andrealencar896 se a pessoa não se importar de, provavelmente, pagar impostos nos dois países, aí pode fazer isso tranquilo.
@@tgwcosenza Positivo e dependendo do país pra onde você migrou se tiver um acordo de não bi-tributação com o Brasil o imposto não pode ser cobrado duas vezes, ou seja se você pagou um tributo a mais em um dos países que você tem resistência fiscal você é isento no outro.
Exemplo Brasil é Japão tem esse acordo, se você mora no Japão e paga impostos lá você só precisa provar pra receita federal que o dinheiro que você movimentou já foi pago no Japão
Que aí você fica isento no Brasil
@@andrealencar896 mas nesse caso a pessoa tem que ter uma residência fiscal para saber para qual deve fazer as declarações obrigatórias e ser isento de fazer as declarações no outro país.
O que já cansei de ver é gente falando que prefere se arriscar a ser bitributado ou não ligando de pagar imposto nos dois países para conseguir investir no Brasil sem dificuldade de ser encarado como investidor estrangeiro.
Besteira um cidadao brasileiro ter tantos empecilhos para investir no Brasil. Sendo realista o brasileiro q Mora fora e investe no Brasil alem d home bias profundo eh muito corajoso..
Deixe a gente investir ..... estamos trazendo nosso ouro de volta..... 😂😂
Essas regras valem para os paraísos fiscais?
Outra dúvida, caso a pessoa fique indo e vindo para o brasil, sem passar os 13 meses direto lá fora, é considerado não residente?
Para ser considerado residente fiscal no Brasil tem que permanecer 184 dias.
Obrigada por compartilhar, moro na Austrália e queria tirar um ano sabático e ficar com minha família no Brasil e estou na fase de fazer pesquisa pra vê se vale a pena ou não. As informações compartilhadas foram muito esclarecedoras, obrigada
Tire um ano sabático de até 364 dias.
Mercado transparente? e pq ningenxergou as Americanas?
Porque houve maquiagem na contabilidade interna.
Essas regras valem para todos os Brasileiros?
Vale para qualquer ser humano que era residente fiscal no Brasil e deixou de ser.
Resumo do que realmente acontece e deixa a entevistada sem ganhar um tostao e a quase totalidade dos que tem investimentos aqui fazem , nao se torna nao residente, vem aqui uma vez por ano , passa um periodo curto , bem longe do risco de ser assassinado num simples roubo de celular e volta correndo para longe , na hora que o Arthur enveredou por esse comentário quase acabou com a entrevista , kkkk
sai mais barato vir ao Brasil todo ano, pra não completar 12 meses fora e seguir com a vida financeira aqui e fora.... o que complica é se a pessoa tem muitos bens, rendimentos, etc..
Nao moro no Brasil ha + 15 anos . Abri conta corrente, conta corretora, tudo de fora do Brasil. Por desconhecimento, nao fiz nenhum procedimento. Nao tive objecao nenhuma da corretora em abrir minha conta morando fora do Brasil.
Provavelmente a instituição entendeu que você é residente fiscal no Brasil e por isso que eles não implicaram com nada.
E só uma pergunta: você usou o endereço estrangeiro ou um endereço do Brasil?
@@tgwcosenza provavelmente endereço no Brasil
@@hopesonhigh é, porque se tivesse usado endereço estrangeiro o banco já ia dificultar para abrir conta ou querer cobrar a taxa para estrangeiros que, normalmente, faz os brasileiros darem esse jeitinho de usar endereço no Brasil.
Mas também tem a questão do CPF e tal, se a pessoa deu saída definitiva, creio que não tenha mais CPF 🤔
@@tgwcosenza nao se perde o CPF, mesmo saindo do país... o que é recomendado é atualizar o endereço cadastral do CPF, neste caso, fora do país, mas sao poucos os que fazem isso, assim como são poucos que sabem disso, assim como sao poucos mesmo que fazem a declaracao de saida.... em geral, somos muito mal informados ou orientados nisso.
@@hopesonhigh achava que a Receita Federal suspendia o CPF ao dar saída definitiva 🤔
Regras, leis, regimentos, regulamentos, foram feitas para os maus intencionados, para aqueles que veem seus interesses em 1o lugar?
Descordo … essas leis foram feitas para nos que queremos ir pra outro país e fazer um pé de meia e voltar para o Brasil … porque para os verdadeiros colarinho branco … fazem o que querem …😢
Deixa alguém tomar seu celular na porta de sua casa, para vc ver! Aí a vontade volta?