Descobri em 2018, e me senti uma idiota.Sou esteril, e ja ganhei de presente sapatinhos de bebê. Porque ela dizia que o deus dela ia fazer um milagre. kkkkkk fui muito burra.
Na novela Por Amor, a vilã Branca (Suzana Vieira) era uma típica mãe narcisista com todos os seus "personagens", como o bode, o filho invisível, o pai facilitador e o dourado. Só que na época nem se falava em narcisismo materno, eles só reproduziam uma dinâmica familiar doentia. A mãe narcisista acabou sozinha no final.
Eu gostava dessa novela, mas não acho que a branca não era tão narcisista, só tinha uma opinião formada conservadora, ela idolatrava o Marcelo pensando que ele era filho do atilio que tinha uma paixão platônica não correspondida, por isso mimava tanto o Marcelo mas acho que a branca era mas uma vítima também de filhos narcisista e o omisso e o marido que não amava não tinha amor verdadeiro entre eles.
Eu não gosto mas dessas novelas que mostram esses conflitos de família, prefiro outras coisas produtiva e interessantes, e novelas mexicanas principalmente as antigas sem muita maldade e seriados mexicanos.
Tenho uma lembrança de quando eu era bem pequena, talvez menos de 8 anos de idade, cheguei no meu pai e falei: "Pai, a mãe me odeia." Ele, em tom decepcionado rebateu: "Não existe nenhuma mãe que não gosta de seus filhos...." A partir daí, comecei realmente a acreditar que o problema era eu e minha vida desceu ladeira abaixo.
To amando a frequência de vídeos! Sei que o canal não deve te dar nenhum retorno financeiro por enquanto então agradeço MUITO por tirar um tempo da sua vida pra fazer esses vídeos. São muito importantes pra nós filhas de mães narcisistas conseguirmos juntar todas as pecinhas do quebra cabeça e recomeçar nossas vidas. Seu canal foi o primeiro que caí quando descobri sobre o narcisismo, e devorei tudo em um dia. Fiquei muito em choque, mas além de nos ajudar a reconhecer nossa NP você também nos ajuda a reconstruir nossa autoestima, nosso valor. É importante pra nós conhecermos alguém que tenha passado pelas mesmas coisas, porque na nossa cabeça nunca vamos sair do cativeiro e nossa situação é a única do mundo. Eu sou muito grata pelo trabalho que tem feito e tenho certeza que não sou a única.
Eu tenho 41 anos e descobri sobre minha mãe no ano passado, ou seja, passei 40 anos sem entender nada. O que a Virgínia relata de que a mãe ficava criticando ela quando dançava, eu também passei por isso diversas vezes, e nunca entendi, isso me fez um mal terrível, entre outros tantos males causados por ela. Quando descobrimos a dor é imensa, cruel e terrível, mas procurando ajuda nos grupos, com os vídeos e também a terapia estou conseguindo encontrar o equilíbrio depois dessa dolorosa descoberta.
Você foi igual a mim. Estou com 40 anos e só agora estou etendendo e as peças do quebra-cabeça todas se encaixando . Nunca entendi porque minha família, pais e irmãos, são como são e me angustiava muito. Fiquei sempre infeliz com tanto desamor. Quando a Virgínia disse que nossa sociedade está infestada de pessoas narcisistas, percebi quê não é exagero pais e filhos serem assim. É tanto egoísmo, prazer de ver o outro sofrer e fazer sofrer, querer que dependsm deles, mas humilhando, epezinhzndo que sempre fiquei perdida sem aceitar que eles são como são.
@@concurseirovencedor-y4b olá Vi sua mensagem e vim aqui olhar. Faz 4 anos que a postei. Tanta coisa mudou. Acredito que por ter buscado me conhecer eu consegui ressignificar toda essa experiência. Essas pessoas narcisistas manipulam as pessoas que possuem falta de amor próprio e nuito medo da vida. Elas alimentam as sombras nos outros. Se a pessoa não reagir e decidir que merece e vai ter uma vida interior muito melhor, ela continuará nessa escravidão. Trabalhe o medo e o amor por você mesmo com persistência, porque não acontece da noite para o dia. Quando você começar a sentir o amor dentro de você conseguirá ver a sociedade de outra forma. Desejo muita luz e paz interior para todos nós. Não desista de você!! Abraço
Eu descobri aos 53 para 54 anos de idade. Eu sabia que ela não era normal , que tinha algo errado. Mas não sabia que tinha nome para isso, que existiam mais mães assim, com as mesmas características. Eu fiquei mto impressionada qdo assisti a reportagem do FANTÁSTICO. Foi através da reportagem que me identifiquei e descobri. Fiquei chocada e aliviada por ter certeza que não foi culpa minha. Eu sempre fui o bode expiatório. Foi incrível ver que existia em todas as famílias com mãe narcista a mesma dinâmica. Meu pai tbm não conseguiu pôr freio nela, sofreu, foi manipulado, evitava brigas e confrontos ... Foi mto sofrimento. Ele morreu de câncer há 3 anos.
Se eu compartilha no face sobre mães narcisistas ,capaz de ser linchada pelos parentada e pela "sociedade" pq ela é a melhor pessoa do mundo e eu sou uma mal agradecida ainda mas pq ela fez a caridade de me adotar
Tenho um meninão lindo de 10 anos que adotei e de verdade mesmo não considero uma caridade. Acho terrível a pessoa ter que carregar um peso destes nas costas. Adotei porque queria ser mãe e este deve ser o único motivo que leva alguém a adotar. Eu nem gosto da palavra caridade.
Virgínia voce é um.anjo de DEUS! Tem que ter muita coragem pra expor um assunto tão complexo, ja que a mãe é vista na sociedade como uma espécie de Deus que nao erra! Você esclareceu todas minhas dúvidas! Tirou um peso das minhas costas. Gratidão amada! Sou advogada e quero ajudar as filhas de mães narcisista no quesito da justiça. Você me inspirou!
Obrigada, sinto que o poder publico poderia ajudar, dando treinamento no conselho tutelar e no CREAS. Pois as atendentes nunca ouviram falar, e tendem a incentivar uma reconciliação.
Eu acho que demora muito tempo porque é muito difícil aceitar que nossa mãe é inimiga. Que é o contrário do que deveria ser. E depois existe a fase da negação. E elas muitas vezes nos criam de olhos vendados para a vida. Infantilizam e nos tornam dependentes para evitar que a maturidade e o conhecimento da vida nos permita ver o que ela realmente é.
Certa vez cheguei a comentar com amigas o que vivi na minha infância e adolescência e até agora na fase adulta nas mãos da minha mãe, caíram de pau em mim, dizendo que tenho que agradecer a ela por minha vida. Que qualquer coisa que ela fez , foi para o meu bem. Então fazer o quê né. Me calei. Sempre achei que a culpa era minha.Até encontrar no youtube a discrição da minha mãe, como ela é. Nunca amei, sempre tive muito medo dela, pois quando criança por varias vezes ela tentou me matar. Mas ela não perde uma missa.
É verdade, aqui no Brasil tem essa ideia de que honrar pai e mãe é obedece-los, achar que eles são sagrados, aceitar tudo que falam e seus comportamentos, porém a palavra honrar original do hebraico significa avaliar, medir, ponderar, então honrar pai e mãe tem o significado de nos melhorar e não repetir os erros deles. Até a passagem que Deus fala para Abraão sair da casa do pai dele, segundo alguns cabalistas tem o significado de você se desprender das crenças familiares erradas e encontrar seu verdadeiro EU.
Tenho 56 anos e só agora descobrir que sou filha de mãe narcisista.Achava que pelo fato dela ter passado dificuldade na infância, ela tivesse esse comportamento. E agora chegou no meu limite qdo ele disse que mãe pode tudo até matar. É muito triste, ela diz coisas absurdas e depois diz que inventei.A sensação é que estou ficando louca. Preferi afastar por completo.
Só descobri agora...tenho 43 anos...tarde já...Mas sempre soube q essa relação não era normal... Dói muito saber que isso jamais acabará por parte dela...Tô esses dias em que descobri,tão passada, meus olhos realmente enxergaram uma verdade de que eu já tinha certeza..Tenho a olhado d outra forma agora, uma pessoa muito má,fofoqueira envolvendo todos a quem tem contato...uma tortura emocional sem igual,e está fazendo com o meu filho tbm...
só descobri esse ano, com 36 anos, quando uma amiga minha casou (pq percebi que eu tbm tinha que correr atras), ela começou a se entregar (claramente agora ela demonstra que nunca quis minha felicidade, mas jura que eu to doida)
Eu descobri a poucos dias, depois da descoberta minha vida toda fez sentido, sempre me achei a problemática, achava que o problema era eu, depois que descobri comecei a me sentir melhor, parece que me libertei, estou em contato zero e no momento não consigo ter nenhum sentimento em relação a minha mãe narcisista, nem sentimento bom e nem ruim! Uma vez minha mãe disse que me tratava daquele jeito para eu crescer uma pessoa forte porém cresci sendo uma pessoa fraca , insegura, medrosa e com a auto estima no pé, minha mãe não era muito de bater porém a tortura psicológica que ela fez, machucou muito mais, eram surras psicológicas!
Quando se libertar dela vai perceber que, apesar de doloroso, o que ela fez contigo te fez uma pessoa forte. Mas não é mérito dela, é mérito SEU por passar por tudo isso viva.
Sou filha MN, mas percebi aos 27 anos mais ou menos, descobri sozinha pesquisando. Agora tenho uma missão ajudar a meu marido, mãe dele é um demônio, mas eu não sei por onde começar, ele é totalmente cego.
É difícil aceitar que nossa mãe é algo tão ruim. Agente vive achando que ela não está bem, enfim....nunca imaginei e ainda é muito difícil pra mim mesmo sabendo hj.
Eu também era desesperada pela companhia da minha mãe, nem no colo do meu pai eu ia. Ir para a escola foi um drama, cresci e até sair de casa, aos 24 anos, só fazia aparições públicas se minha mãe estivesse junto. Era uma simbiose. Um professor do colégio sempre falava essa palavra: "simbiose". Hoje sei que era para mim que ele falava, ainda que ele não faça ideia disso. Lembro-me do passado, de quantas vezes e de quantas formas diferentes a vida tentou me mostrar a realidade, só que aceitar o narcisismo materno é mesmo muito doloroso, isso foi determinante para que eu aguentasse a flagelação até meus 28 anos, com 29 eu virei a página. As novelas estão cheias de mães narcisistas, só que o tema narcisismo não é esmiuçado porque isso viria de encontro a interesses maiores. A família é a célula-mãe do Estado. Se a família está doente, então o Estado também está e isso é óbvio. Promessas políticas que não são cumpridas, candidatos que não medem esforços para vencer os concorrentes, manipulação da massa para melhor controlá-la, inclusive colocando um grupo social contra o outro, aumento da vigilância estatal graças à tecnologia... - tudo isso e muito mais é o que senão narcisismo? O canal Luz da Verdade tem um vídeo chamado "Narcisismo no Brasil". O buraco é bem mais fundo do que imaginamos... Já ouviu falar da ascensão planetária, Virginia? As crianças atuais são mais evoluídas, jamais aceitariam o que só agora nós também não aceitamos. Estão tentando calar as crianças dando-lhes remédios para hiperatividade, mas a evolução é irrevogável. Os pais já não fazem o que bem entendem com os filhos, o Estado também não o fará. =)
Tanto a mãe narcisista, como pai, irmã, meu ex-marido, minha ex-sogra, olha, teve momento que falaram coisa de um jeito que mais parecia que estavam possuídos por demônios viu, a verdade é essa. Eu hein...
Eu percebi tarde porque achava que aquilo que ela fazia era normal ate me fazer passar vergonha dizendo que era para meu bem...quando isso acontece desde criança.parece ser normal, a uns tempo atrás achei o comportamento dela muito estranho parecia que ficava brava a cada alegria minha, se intrometia na minha vida demais, foi ai que descobri esse transtorno pelo youtube mesmo e seu canal foi um.dos primeiros .. Então posso dizer que só fui descobri que minha mãe é narcisista oculta aos meus 38 anos
Já devo ter respondido ou comentado isto em outro de seus vídeos, mas descobri o problema da minha np muito tardiamente (tenho mais de 50 anos), por pura desinformação mesmo. Eu pensava que era "ruindade", transtorno histriônico, egocentrismo e altas doses de arrogância. Ela sempre foi narcisista e só no ano passado que, de tanto ler as matérias e ver os vídeos sobre o transtorno e relatos das vítimas, entendi finalmente que é "transtorno de personalidade" e que para nosso tremendo azar, não há tratamento, medicamento, terapia ou religião que cure isto. É tabu e creio que ainda será por muito tempo, principalmente pelo nosso país ser tãããão religioso. Me vejo completamente representada na sua fala, Virginia. Mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu só descobri aos 60 anos, agora que a MN está idosa com 82 não tenho contato há uns 10 dias. Agora começa a campanha difamatória 🙄. Ainda me sinto culpada, mas isso vai passar.
Sempre me disseram que minha mãe agia diferente com meus irmãos do que comigo. Ela sempre os tratava bem e dava tudo pra eles. Pra mim nunca. É assim até hoje, mas nunca me importei muito com isso. Eu não achava que merecia algo de bom.
Somos mesmo flores de lótus. Buscando fazer o melhor depois de ter nascido no meio dessa lama podre do narcisismo. Seus vídeos estão me ajudando muito mesmo. Gratidão!
Meu desejo é que todos que sofrem com essas dúvidas em relação às suas mães ou pais encontrem a verdade, ela dói mesmo, no início é difícil aceitar, porém com o passar dos dias vai chegando o refrigério, a paz! Hoje estou tendo respostas para todos os meus questionamentos... anos e anos sendo tratada com desprezo ; sem contar o olhar de raiva sobre a minha pessoa, e eu me perguntava..."o que fiz pra ela? Porque tanto ódio?" Era tenebroso viu....! Precisamos falar mais sobre esse assunto, compartilhar, para que essa luz chegue aos que sofrem! Obrigada Virgínia, Tary, Milene e Jane do six ty....vcs nos iluminam!🙏♥️🌷🌸 Peço a vcs que NÃO PAREM... continuem! Outros como eu precisam de vcs! Gratidão Eterna 💫🙌😍
Vc sim presta um servico imenso na sororidade, sonho com o dia em que esse assunto seja tao conhecido que as meninas desde pequenas tenham ferramentas de conhecimento, se de adolescente eu tivesse conhecido a pedra cinza teria sofrido menos, obrigada do fundo da alma Vir, por abrir os caminhos e que as meninas sejam mulheres fortes e amorosas acima de tudo...guerrera obrigada sempre
Virgínia! Eu também acho que nós, as vítimas, somos pessoas muito empaticas e não percebemos que nossas mães são assim. Eu achava que a culpa de tudo era minha, que ela sempre tinha razão, mesmo sendo agredida física e emocionalmente,eu ficava quieta, só sabia chorar,. Como você disse,eu tinha uma dependência emocional muito grande em relação a ela,perdi muita oportunidade de emprego para não ficar longe dela , mesmo sendo agredida o tempo todo!! A dependência pôr ela era doentia !! não
Faz 29 anos que vivo essa confusão mental... Faz uns 3 dias que descobri, e foi um misto de tristeza com alívio. Enfim, estou livre de achar que o problema sou eu.
Estou sendo ajudada agora por vc Virginia.Só tenho a agradecer e como vc mesma falou..O psicólogo pode ajudar orientar mas cura vem de nós.Eu vou conseguir.Continue nos ajudando muitos bjs 😍
Eu so descobri depois se dois relacionamentos com narcisista ,comecei a pesquisa e depois de sofrer c e see descartado pela minhas irmas.vou ficar bem,mas foi choque pra mim,hj estou xom 40 anos. sozinho e desempregado.maa acabou ,estou liberto, ainda vou viver a melhor faae da.minha vida!
Se não fosse pelo grupo do facebook e seus vídeos eu não teria entendido o porque minha mãe agia "esquisito" comigo. Acho até que dei sorte por descobrir cedo tudo isso, tenho 19 anos...
Deu sorte e se você cuidar da sua autoestima não deixará que façam você sofrer. O afastamento emocional e ver que quem tem problemas sérios são essas pessoas que não amam, são extremamente egoístas críticas são elas, farão com que não perca seu equilíbrio. Abraços
Vc é maravilhosa, está dando uma enorme contribuição pra esse assunto pouco debatido, já que "mãe é sagrada" e ninguém tem coragem de tocar na ferida que é esse assunto
É difícil responder mas existem algumas causas, por exemplo: a vida toda tivemos está relação doentia e acreditamos ser normal pois nos adaptamos com o mal e aceitamos calados! Mas sofremos sem saber explicar direito o por quê! A culpa é usada para nós reprimir e sem defesas somos vítimas chamadas de vilãs todos os dias enredados num jogo diabólico de tortura psicológica! Temos que ser fortes para resistir e preservar nossa sanidade mental! Apesar do narcisismo existe vida e amor! Ninguém jamais conseguirá tirar isso de nós!
Eu descobri no Final de 2017,pesquisava sobre bipolar até aparecer aqui no yt mães narcisistas aí me iluminou e despertei de vez pois agente fica ah é doente ah é depressiva ah foia criação dela ah foi q não teve mãe ah mãe é sagrada e blá blá blá .Depois q meu pai morreu piorou mil vezes , depois do carnaval de 2018 comecei contato zero.
Tenho 30 anos e estou mais ciente desse desvio narcisista da minha mãe, ela é do tipo oculta, ninguém desconfia dela até conviver até uma semana ao lado dela, não por acaso nós viviamos mudando de casa, já morei em 18 lugares diferentes em 3 cidades, e o pior ela parece que tem um carma para sempre morar próximo de pessoas com têndencias a ruins,vizinhos drogados, "crentes" da igreja,pessoas infelizes e frustadas,pessoas doentes, gente moribunda, macacos voadores.
Meu também colaborou , submisso e adorava como ela me diminuir , sempre a burra, estranha , louca , patinho feio . Minha mãe sempre me dizia qdo criança :"odeio flores, sorvetes e crianças ", eu era criança , logo...Até hoje não acredita no que falo é dependeu de mim até pra comer etc .Meu irmão e família a exploram e eu como idiota ainda sinto pena dela .Qdo criança queria morar na rua , pensava em fugir, pai e mãe nada normais , passei a ter um certo receio de pessoas , a não acreditar nas mesmas , muito menos qdo raramente alguém diz gostar de mim.Influenciou na criação do meu filho de forma muito negativa e se alguém apontar uma arma , provavelmente ela me coloca na frente sempre à saúde dela, os desejos dela e as constantes repetições para conseguir o que almeja. Sinto-me só. Minha infância foi de gritos , não suporto gritos , ela só fala gritando.Estou muito cansada .Poderi a ser criado um grupo no Whatsapp para nós apoiarmos.
Refiro -me ao meu pai que qdo ligo pra ele até hoje me humilha , ele colaborou vivendo o seu egoísmo, fazendo as vontades dela , tudo pra não se aborrecer.
Oi Virgínia!!! Eu por ter frequentado igreja desde que nasci, há mesmo uma luta interna na gente pra não pensarmos mal deles, e isso atrapalha muito, ainda mais naquela época, eu nasci em 74, só há pouco tempo apareceram vídeos aqui ni Brasil sobre isso. A gente demora mesmo pra acreditar na maldade delas. E como são más, como são perversas. Meu pai narcisista gostava de me espancar, e ela tinha prazer, parecia uma sensação que ela tinha de dever cumprido. Ela transformou minha irmã em dourada e essa irmã virou narcisista perversa igual.o mei pai. Agora, eu não gosto de estar perto dessa irmã e estou em Contato Zero com ela, e não gosto nem de conviver é nem de ver a maioria dos parentes do lado da minha mãe, porque elas fizeram eles de macacos voadores, terrível... Mas estou vivendo bem agora, mesmo divorciada, o narcisista me descartou, tô cuidando do meu filho, tá muito melhor assim. Muito bom o video. A família dela também sempre pregou pra eu respeitar meus pais, ninguém falava nafa, viam ele me espancar e ela não falar nada, e ficavam quietos. Esquecem que um dia a gente vai crescer, e olha, pela misericórdia de Deus descobri sobre os narcisistas aqui. Muito bom o video.
Sim, sou cristão e existe mesmo uma luta interna entre espírito e a carne. Pelo fato de eu ter alma, tento ter compaixão para o Pai ter compaixão de mim, mas a carne está a todo tempo pensando coisas ruins em relação a essas pessoas que me fazem mal.
Amei esse vídeo. Sou filho de pai narcisista e pude compreender profundamente cada palavra sua. Pai narcisista até aparece vez ou outra na mídia mas mesmo assim só canais como esses que tem surgido agora é que tem podido realmente nos ajudar. Lembro do personagem Saulo de Passione, ficava impressionado como ele falava igualzinho ao meu pai. Mas isso não era suficiente para realmente nos ajudar cono esses canais hoje estão fazendo.
Eu fui numa escala. Depressão, crise de pânico, aí pesquisei ansiedade e passei para o stress pós traumático. Aí em agosto passado caiu a ficha do narcisismo aqui no UA-cam. E aí se foram 55 anos.
Fatima Faria eu também fiz esse caminho! Desse jeito e parei no stress - pós traumático. A Virgínia falou que sentimos muito stress pós traumático a cada convivência com uma pessoa Narcisista. É uma ansiedade mistura com pânico que só passa quando tiramos a venda.
Na novela Por Amor , a Suzana Vieira interpretou uma mãe narcisista. Fabio Assunção era o filho Dourado e a Carolina Ferraz e Murilo Benicio os bodes Expiatórios
Virginia, nunca achei minha mãe estranha, achava ela incrível e era minha ídola. Meu pai e narcisista perverso e descobri agora que ela é oculta, aos 54/anos. Isso porque passei minha vida em rota de fuga, fora de casa. Ex maridos e namorados narcisistas enquanto estava fora. Voltei a morar perto dos meus pais há 6 anos. Durante os 4 primeiros anos estava tudo errado, então tudo maravilhoso para eles. Há um ano me tornei modelo, e a carreira em ascenção desencadeou o processo da minha mãe se revelar. Ou melhor, de eu descobrir, encobertos não se revelam.
Mãe narcisista espanca filha um dia sim e um dia não,e dizia que era para se sentir aliviada,na adolescência humilha o dia inteiro porque precisa se sentir aliviada,as pessoas quando te ver roxa acreditam que vc aprontou,mas nunca aprontei,elas usam a religiao para se esconder,para os outros de fora elas são boas,manipulação as pessoas,e difícil se livrar deste inferno.
Eu parei de falar de tudo que me incomoda em relação a minha mãe, pq já chegaram a me dizer para parar de me vitimizar e que ela não sabe o que faz e pra ela é normal pois foi criada assim,que não teve amor da mãe dela que tbem era narcizista.
Acredito que o meu caso seja o mesmo que o seu. Ela mesmo já chegou se justificar dizendo que não me abraçaria pq não cresceu recebendo carinho. Nunca me fez nenhum tipo de elogio e fazia questão de me lembrar dos meus defeitos. Não importa o quanto eu esteja feliz com algo, ela só consegue ser indiferente ou demonstrar raiva. No dia em ki eu fikei noiva ela deixou bem claro que tinha ficado enfurecida e algo que deveria ter me deixado feliz foi motivo pra eu me sentir culpada e receosa.
Virgínia, nesse vídeo vc fala que nenhuma novela retrata sobre MN, aí lembrei que outro dia assistindo a novela "Por Amor" percebi que a personagem Branca (Suzana Vieira) é narcisista. Claro que esse tema não é tratado na novela, mas não precisa assistir muitos capítulos para ver isso. Depois que a venda foi tirada dos meus olhos já consigo diagnosticar claramente os casos... Parabéns pelo belo trabalho que tem feito! Muito obrigada!
Oi Virgínia, vc é uma pessoa linda e muito corajosa!!! Eu só descobri todo essa te ama diabólica na minha vida agora, aos 51 anos de idade!!!! Sofri horrores! Criei meus irmãos, Sempre fui humilhada,passei por todo tipo de privação, de material de higiene pessoal a alimentação, ficava horas, até quase um dia sem me alimentar, a minha magreza era uma das formas dela fazer buling comigo junto de toda a família, era chamada de nomes baixos , como se eu fosse uma prostituta!!! Sempre adorei os livros, ela joga os poucos que eu tinha fora, rasgava, dizia que só ocupavam espaço, que ia por fogo em tudo, nessa época eu tinha só 12 ou 13 anos de idade, apanhava demais sempre antes de tomar banho porque ela não me deixava tomar banho sozinha,acho tinha medo de perder o momento da tortura!!!!! Não dá tempo pra contar todos os detalhes,minha vida daria um livro de terror sensaciona ,infelizmente!! Sei que muitas pessoas passam por isso e se acham loucas... tbm me achei, durante a vida toda, mas não sou! Não tenho ódio dela! Já sofri demais!Mas não quero saber dela...ela é considerada uma velhinha fofa e moderna!!!!Já cheguei a tomar 12 tipos de medicamentos, sendo 4 tarja Preta, ao mesmo tempo,os médicos não conhecem nosso problema!!!!! Faço terapia a 7 anos,foi minha salvação, mas é muito dolorido muito sofrido todo processo!Virginia, eu conto só um pouquinho da minha história pra vc e pra quem sofre sozinha ,muita dor pra carregar....eu só tenho a te agradecer!! Creia vc é um milagre! Todos nós ,sobreviventes,que chegamos aqui, somos um milagre de Deus!!!!!! Obrigada Amiga!😍bj
Sei muito bem o que quis dizer com processo doloroso da terapia. É extremamente doloroso e difícil, mas é o que se há pra fazer depois do estrago. Torço por você e por todas nós vítimas de mães/famílias narcisistas.
Amei, como sempre. Também acho que é uma questão de cultura. Fico impressionada como nos momentos atuais, quando ouvimos tantas histórias de mães que matam, torturam, até psicólogos e psiquiatras ainda acreditam que é "invenção", "implicância", "mania de perseguição" e por aí vai. Nós que temos de "gastar para lidar". Obrigada
Demorei 48 anos p descobrir e abrir meus olhos e entender tudo q aconteceu comigo!!! Agora só quero me curar de todo mal e ser uma mãe completamente diferente ¡
Descobri que eu queria ser psicologa, então comecei a me aventurar nos vídeos e acabei esbarrando nos seus e no do Fred Mattos, obrigada por abrir meus olhos com seu vídeos!
Minha mae tentou tomar meu lugar na vida da minha filha ,comecei a fazer tratamento com psicóloga consegui mm impor e hj moro em cidade diferente, longe da minha mãe e sou muito feliz com minha filha
Eu.desde muito nova sempre achei ela uma pessoa má enteresseira capaz de tudo pra se da bem ainda que precisasse passar por cima de tudo e de todos.Sempre pessando nela e em mais nada.Nao sabia o porquê.
Certa vez eu estava na casa de um Pastor, e a empregada me chamou pra ir na Praça pois havia evangelismo, minha mãe N resolveu ir junto, a mulher respo deu que lá só teria jovens e que ela ñ devia ir, minha mãe chorou julgando-me que eu queria namorar com a mulher, hoje estou sem ninguém, durmo no quarto de minha mãe em cima de cadeiras com as pernas pra fora do quarto, ela viúva, cega com 82 anos, todo dia peço a Deus Graça.
Eu descobri a 4 anos atrás, na verdade tem 4 anos que sai de casa pq não aguentava mais tanta humilhação de mãe pai irmã e pior que as pessoas falavam que meus pais tinha o direito de me humilhar pq me deram a vida
Dps de tanto sofrimento, só mesmo abrindo os olhos pra perceber tanta discrepância na família. Lembro que a pessoa narcisista que me criou, ficou bravíssima quando pedi um sutiã pq meus seios começaram a crescer na pré-adolescência😤 E também quando menstruei a primeira vez... Ela não queria que eu crescesse. Tive problemas quando um tive namorado que era filho de uma amiga dela. Ela infernizou até ele acabar o namoro. Enfim,. são histórias tristes que marcaram a vida.de quem sabe de perto o que é um narcisistas.
A primeira vez em que a ouvi me ordenando não ir ao seu enterro foi por volta dos oito anos de idade, devido as birras homéricas dadas para não irmos a igreja. Lá estava eu brincando ou desenhando e sempre era interrompido para o banho preparatório para a missa, temperado com um bocado de sopapos diante da minha resistência. Isso apenas piorava a situação, pois era só adentrar o templo católico do nosso bairro da época e eu chegava a tal histeria a ponto dela se render, voltar para casa por perceber os demais presentes incomodados com aquela situação, mas realizando nova sessão de surra ao longo do caminho. Eu era somente um moleque querendo continuar o seu lazer bobo e possível diante da situação econômica difícil do meu pai, de quem eu sabia não poder exigir coisas diferentes daquelas. Felizmente, nasci em uma época onde isso não me levaria a algum exorcismo ou algo pior, como em obscuros tempos passados. Embora assistisse ao Chapolin, não suspeitei do narcisismo desde o princípio... Ela, no entanto, continua se achando alguém especialíssimo por balangar beiço adoidado, várias vezes por dia, diante de suas estatuetas de adoração, afinal, ela pratica um Cristianismo diferente, onde somente ela importa em detrimento do restante da coletividade, numa demonstração de hipocrisia e egoísmo poucas vezes vista, pois faz um alarde danado com as vultosas doações feitas para a paróquia local realizar vendas de salgados nas quermesses dominicais, as quais consistem - mensalmente! - em um pacote de farinha de trigo e um litro de óleo de soja. 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂🤦♂️ Ela sequer consegue enxergar o quão ridícula se torna ao fazer questão noticiar isso, algo o qual eu omitiria mesmo se se tratasse de altas somas em dinheiro, pois nunca tive necessidade dessa massagem estúpida e pobre de ego. Outra ação nojenta, geradora de discussão, foi quando passei a jogar no lixo o óleo restante das galinhadas, pois ela o dava para pedintes que chegavam a nossa porta alegando que quem está nesse tipo de situação pouco se importa com isso. E tome propaganda sobre o fato! A louca de uma vizinha de um quarteirão próximo, certo dia a pediu para beber água e percebeu um copo de massa de tomate na geladeira. Perguntou, de forma brincalhona, se haveria macarronada naquele dia e a narc negou, pois avisou sobre o produto já estar um pouco passado. A vizinha louca destampou, pegou uma colher, tirou a camada estranha formada por cima e a parva daqui de casa a autorizou a levar a bomba. Meu irmão mais novo, o *ADORADOURADO-MOR,* testemunhou tudo e, omisso, interesseiro, dissimulado e covarde que é, não deu um pio, mas se apressou em contar tão logo o idiota aqui chegou. Lá fui eu avisar do perigo de uma intoxicação alimentar, a qual poderia até gerar algum processo contra ela, para logo a seguir ser insultado de todas as formas e ter início um bate-boca por causa de tanta irresponsabilidade, momento-chave para o Dourado entrar em cena, se fazendo de defensor da Rainha, e me acusando de não saber ''conversar.'' Ele dá engulhos, de tão estrategicamente fingido, e ela realmente se julga alguém infalível, sábia e sem defeito algum, afinal, é mãe...
Tive um namorado que tinha uma mãe narcisista e esquizofrênica. Ficava horrorizada com certas atitudes dela quando ele era ainda pequeno. Mas logo após ele contar as barbaridades que ela fazia, em seguida ele me dizia que a amava. Muitas vezes eu lhe falava que não via nada de errado se ele não amasse. Porém ele nunca admitiu. A minha experiência com este namorado e tb observando casos parecidos, cheguei a conclusão que o mito da mãe quase Santa, não é só dela, mas da figura da família margarina. Uma mãe narcisista tem um terreno mais confortável quando a família não protege suas crianças. Uma família adoecida também faz mal para a saúde.
Descobri a três anos , depois de anos de sofrimento....ela sempre foi horrível e eu não entendia , até um um dia eu comecei a pesquisar se havia alguém que tinha uma mãe como a minha... Foi aí que aprendi sobre mães narcizistas ... resumindo não me sinto culpada por não sentir amor por ela ... três anos de contato zero...sou órfã de mãe viva...
Vim descobrir sobre narcisismo atraves de um video de dona Anahy e dos seus videos. Mas em 2015 ano que estive no hospital internada e que fiz valvuloplastia ablacao por balao. Vi ela contando algo de mim com meu pai, contando a versao dela que descobri que tinha algo errado. E em 2020 fiquei ja pensando que ela poderia ser uma narcisista.
Com certeza Virgínia.Sempre via o comportamento estranho, mas ñ conhecia o tema.Achava q ela ñ gostava de mim.Conversei com minha irmã, ela ñ entendeu pq estava mt envenenada.Então compartilhei seu vídeo com ela.Daí ela concordou.Hj ela tenta se afastar mas está MT depressiva.Tô tentando ajudar!!
Somos doutrinados a crer que mãe é Deus ...nunca dizem que podem infelizmente,ser perturbadas mentais
Eu cresci ouvindo que tem que respeitar os mais velhos mas hoje entendo que canalhas tbm envelhecem
Eu aos 48 anos procurando sobre depressão e bipolar, quando do nada achei sobre "mães narcisistas" Bingo!
Esse tabu de que a mãe é santa. Descobri com quase 40 anos
Descobri em 2018, e me senti uma idiota.Sou esteril, e ja ganhei de presente sapatinhos de bebê. Porque ela dizia que o deus dela ia fazer um milagre. kkkkkk fui muito burra.
Sei bem essa sensação de se sentir uma completa idiota. É bem triste.
Na novela Por Amor, a vilã Branca (Suzana Vieira) era uma típica mãe narcisista com todos os seus "personagens", como o bode, o filho invisível, o pai facilitador e o dourado. Só que na época nem se falava em narcisismo materno, eles só reproduziam uma dinâmica familiar doentia.
A mãe narcisista acabou sozinha no final.
Tambem pensei nessa novela. O bode era a filha.
Eu gostava dessa novela, mas não acho que a branca não era tão narcisista, só tinha uma opinião formada conservadora, ela idolatrava o Marcelo pensando que ele era filho do atilio que tinha uma paixão platônica não correspondida, por isso mimava tanto o Marcelo mas acho que a branca era mas uma vítima também de filhos narcisista e o omisso e o marido que não amava não tinha amor verdadeiro entre eles.
Eu não gosto mas dessas novelas que mostram esses conflitos de família, prefiro outras coisas produtiva e interessantes, e novelas mexicanas principalmente as antigas sem muita maldade e seriados mexicanos.
@@Sarah-nq7xh discordo. Ela é inteiramente narcisista!
Tenho uma lembrança de quando eu era bem pequena, talvez menos de 8 anos de idade, cheguei no meu pai e falei: "Pai, a mãe me odeia." Ele, em tom decepcionado rebateu: "Não existe nenhuma mãe que não gosta de seus filhos...." A partir daí, comecei realmente a acreditar que o problema era eu e minha vida desceu ladeira abaixo.
To amando a frequência de vídeos! Sei que o canal não deve te dar nenhum retorno financeiro por enquanto então agradeço MUITO por tirar um tempo da sua vida pra fazer esses vídeos. São muito importantes pra nós filhas de mães narcisistas conseguirmos juntar todas as pecinhas do quebra cabeça e recomeçar nossas vidas. Seu canal foi o primeiro que caí quando descobri sobre o narcisismo, e devorei tudo em um dia. Fiquei muito em choque, mas além de nos ajudar a reconhecer nossa NP você também nos ajuda a reconstruir nossa autoestima, nosso valor. É importante pra nós conhecermos alguém que tenha passado pelas mesmas coisas, porque na nossa cabeça nunca vamos sair do cativeiro e nossa situação é a única do mundo.
Eu sou muito grata pelo trabalho que tem feito e tenho certeza que não sou a única.
Vcs são pioneiras nessa divulgação. Estão ajudando muita gente. A conscientização é libertadora.
Ótimo comentário👏👏👏
Minha mãe sempre me amaldiçoou e alegou q devemos honrar pai e mãe.
Livre estou...
Tem que honrar pai e mãe quando são dignos,tem uns que não merece honra,são inimigos dos filhos não tem coração nem empatia.
Eu tenho 41 anos e descobri sobre minha mãe no ano passado, ou seja, passei 40 anos sem entender nada. O que a Virgínia relata de que a mãe ficava criticando ela quando dançava, eu também passei por isso diversas vezes, e nunca entendi, isso me fez um mal terrível, entre outros tantos males causados por ela. Quando descobrimos a dor é imensa, cruel e terrível, mas procurando ajuda nos grupos, com os vídeos e também a terapia estou conseguindo encontrar o equilíbrio depois dessa dolorosa descoberta.
Você foi igual a mim. Estou com 40 anos e só agora estou etendendo e as peças do quebra-cabeça todas se encaixando . Nunca entendi porque minha família, pais e irmãos, são como são e me angustiava muito. Fiquei sempre infeliz com tanto desamor. Quando a Virgínia disse que nossa sociedade está infestada de pessoas narcisistas, percebi quê não é exagero pais e filhos serem assim. É tanto egoísmo, prazer de ver o outro sofrer e fazer sofrer, querer que dependsm deles, mas humilhando, epezinhzndo que sempre fiquei perdida sem aceitar que eles são como são.
Eu
@@Vanessawalker07 , somos três! E a forma como a sociedade nos trata é cruel e atroz! Gente, é impressionante! Nossa é vida é totalmente diferente.
@@concurseirovencedor-y4b olá
Vi sua mensagem e vim aqui olhar. Faz 4 anos que a postei. Tanta coisa mudou. Acredito que por ter buscado me conhecer eu consegui ressignificar toda essa experiência. Essas pessoas narcisistas manipulam as pessoas que possuem falta de amor próprio e nuito medo da vida. Elas alimentam as sombras nos outros. Se a pessoa não reagir e decidir que merece e vai ter uma vida interior muito melhor, ela continuará nessa escravidão. Trabalhe o medo e o amor por você mesmo com persistência, porque não acontece da noite para o dia. Quando você começar a sentir o amor dentro de você conseguirá ver a sociedade de outra forma. Desejo muita luz e paz interior para todos nós. Não desista de você!! Abraço
Eu descobri aos 53 para 54 anos de idade. Eu sabia que ela não era normal , que tinha algo errado. Mas não sabia que tinha nome para isso, que existiam mais mães assim, com as mesmas características. Eu fiquei mto impressionada qdo assisti a reportagem do FANTÁSTICO. Foi através da reportagem que me identifiquei e descobri. Fiquei chocada e aliviada por ter certeza que não foi culpa minha. Eu sempre fui o bode expiatório. Foi incrível ver que existia em todas as famílias com mãe narcista a mesma dinâmica. Meu pai tbm não conseguiu pôr freio nela, sofreu, foi manipulado, evitava brigas e confrontos ... Foi mto sofrimento. Ele morreu de câncer há 3 anos.
Se eu compartilha no face sobre mães narcisistas ,capaz de ser linchada pelos parentada e pela "sociedade" pq ela é a melhor pessoa do mundo e eu sou uma mal agradecida ainda mas pq ela fez a caridade de me adotar
É mesmo
Tenho um meninão lindo de 10 anos que adotei e de verdade mesmo não considero uma caridade. Acho terrível a pessoa ter que carregar um peso destes nas costas. Adotei porque queria ser mãe e este deve ser o único motivo que leva alguém a adotar. Eu nem gosto da palavra caridade.
É muito difícil aceitar que a nossa mãe faz estás coisas conscientemente. Sempre queremos acreditar que ela não tem noção disso tudo que faz!
Mas é consciente meu amor. É maldade . Eu tb pensava isso .
Virgínia voce é um.anjo de DEUS! Tem que ter muita coragem pra expor um assunto tão complexo, ja que a mãe é vista na sociedade como uma espécie de Deus que nao erra! Você esclareceu todas minhas dúvidas! Tirou um peso das minhas costas. Gratidão amada! Sou advogada e quero ajudar as filhas de mães narcisista no quesito da justiça. Você me inspirou!
Obrigada, sinto que o poder publico poderia ajudar, dando treinamento no conselho tutelar e no CREAS. Pois as atendentes nunca ouviram falar, e tendem a incentivar uma reconciliação.
Muito bom.
Isso amiga vai lá!!!!!!!!!!
Na novela A Vida da gente a personagem Eva é um exemplo de mãe narcisista.
Eu acho que demora muito tempo porque é muito difícil aceitar que nossa mãe é inimiga. Que é o contrário do que deveria ser. E depois existe a fase da negação. E elas muitas vezes nos criam de olhos vendados para a vida. Infantilizam e nos tornam dependentes para evitar que a maturidade e o conhecimento da vida nos permita ver o que ela realmente é.
Certa vez cheguei a comentar com amigas o que vivi na minha infância e adolescência e até agora na fase adulta nas mãos da minha mãe, caíram de pau em mim, dizendo que tenho que agradecer a ela por minha vida. Que qualquer coisa que ela fez , foi para o meu bem. Então fazer o quê né. Me calei. Sempre achei que a culpa era minha.Até encontrar no youtube a discrição da minha mãe, como ela é. Nunca amei, sempre tive muito medo dela, pois quando criança por varias vezes ela tentou me matar. Mas ela não perde uma missa.
É verdade, aqui no Brasil tem essa ideia de que honrar pai e mãe é obedece-los, achar que eles são sagrados, aceitar tudo que falam e seus comportamentos, porém a palavra honrar original do hebraico significa avaliar, medir, ponderar, então honrar pai e mãe tem o significado de nos melhorar e não repetir os erros deles. Até a passagem que Deus fala para Abraão sair da casa do pai dele, segundo alguns cabalistas tem o significado de você se desprender das crenças familiares erradas e encontrar seu verdadeiro EU.
Tenho 56 anos e só agora descobrir que sou filha de mãe narcisista.Achava que pelo fato dela ter passado dificuldade na infância, ela tivesse esse comportamento. E agora chegou no meu limite qdo ele disse que mãe pode tudo até matar. É muito triste, ela diz coisas absurdas e depois diz que inventei.A sensação é que estou ficando louca. Preferi afastar por completo.
A mídia tenta não falar do assunto...devido o endeusamento dos país...
Só descobri agora...tenho 43 anos...tarde já...Mas sempre soube q essa relação não era normal...
Dói muito saber que isso jamais acabará por parte dela...Tô esses dias em que descobri,tão passada, meus olhos realmente enxergaram uma verdade de que eu já tinha certeza..Tenho a olhado d outra forma agora, uma pessoa muito má,fofoqueira envolvendo todos a quem tem contato...uma tortura emocional sem igual,e está fazendo com o meu filho tbm...
só descobri esse ano, com 36 anos, quando uma amiga minha casou (pq percebi que eu tbm tinha que correr atras), ela começou a se entregar (claramente agora ela demonstra que nunca quis minha felicidade, mas jura que eu to doida)
Eu descobri a poucos dias, depois da descoberta minha vida toda fez sentido, sempre me achei a problemática, achava que o problema era eu, depois que descobri comecei a me sentir melhor, parece que me libertei, estou em contato zero e no momento não consigo ter nenhum sentimento em relação a minha mãe narcisista, nem sentimento bom e nem ruim! Uma vez minha mãe disse que me tratava daquele jeito para eu crescer uma pessoa forte porém cresci sendo uma pessoa fraca , insegura, medrosa e com a auto estima no pé, minha mãe não era muito de bater porém a tortura psicológica que ela fez, machucou muito mais, eram surras psicológicas!
Igualzinho minha história! 😭
Idem!!!!!
Quando se libertar dela vai perceber que, apesar de doloroso, o que ela fez contigo te fez uma pessoa forte. Mas não é mérito dela, é mérito SEU por passar por tudo isso viva.
Minha mãe é protestante. Negligente na casa e zelosa na igreja.
Aconteceu o mesmo comigo numa feira livre, me largou, eu chorei e ela tirou o sarro de mim.
Sou filha MN, mas percebi aos 27 anos mais ou menos, descobri sozinha pesquisando.
Agora tenho uma missão ajudar a meu marido, mãe dele é um demônio, mas eu não sei por onde começar, ele é totalmente cego.
É difícil aceitar que nossa mãe é algo tão ruim. Agente vive achando que ela não está bem, enfim....nunca imaginei e ainda é muito difícil pra mim mesmo sabendo hj.
Eu também era desesperada pela companhia da minha mãe, nem no colo do meu pai eu ia. Ir para a escola foi um drama, cresci e até sair de casa, aos 24 anos, só fazia aparições públicas se minha mãe estivesse junto. Era uma simbiose. Um professor do colégio sempre falava essa palavra: "simbiose". Hoje sei que era para mim que ele falava, ainda que ele não faça ideia disso.
Lembro-me do passado, de quantas vezes e de quantas formas diferentes a vida tentou me mostrar a realidade, só que aceitar o narcisismo materno é mesmo muito doloroso, isso foi determinante para que eu aguentasse a flagelação até meus 28 anos, com 29 eu virei a página.
As novelas estão cheias de mães narcisistas, só que o tema narcisismo não é esmiuçado porque isso viria de encontro a interesses maiores.
A família é a célula-mãe do Estado. Se a família está doente, então o Estado também está e isso é óbvio.
Promessas políticas que não são cumpridas, candidatos que não medem esforços para vencer os concorrentes, manipulação da massa para melhor controlá-la, inclusive colocando um grupo social contra o outro, aumento da vigilância estatal graças à tecnologia... - tudo isso e muito mais é o que senão narcisismo?
O canal Luz da Verdade tem um vídeo chamado "Narcisismo no Brasil". O buraco é bem mais fundo do que imaginamos...
Já ouviu falar da ascensão planetária, Virginia? As crianças atuais são mais evoluídas, jamais aceitariam o que só agora nós também não aceitamos.
Estão tentando calar as crianças dando-lhes remédios para hiperatividade, mas a evolução é irrevogável. Os pais já não fazem o que bem entendem com os filhos, o Estado também não o fará. =)
Tanto a mãe narcisista, como pai, irmã, meu ex-marido, minha ex-sogra, olha, teve momento que falaram coisa de um jeito que mais parecia que estavam possuídos por demônios viu, a verdade é essa. Eu hein...
Kkkkk
Eu percebi tarde porque achava que aquilo que ela fazia era normal ate me fazer passar vergonha dizendo que era para meu bem...quando isso acontece desde criança.parece ser normal, a uns tempo atrás achei o comportamento dela muito estranho parecia que ficava brava a cada alegria minha, se intrometia na minha vida demais, foi ai que descobri esse transtorno pelo youtube mesmo e seu canal foi um.dos primeiros ..
Então posso dizer que só fui descobri que minha mãe é narcisista oculta aos meus 38 anos
Ja passei por isso
A minha teve depressão pós parto,ela não queria nem me ver quando nasci, há agora ela e obreira da universal e pasmem não mudou nada.
Minha mãe faz de tudo pra acabar com meu casamento...
Já devo ter respondido ou comentado isto em outro de seus vídeos, mas descobri o problema da minha np muito tardiamente (tenho mais de 50 anos), por pura desinformação mesmo. Eu pensava que era "ruindade", transtorno histriônico, egocentrismo e altas doses de arrogância. Ela sempre foi narcisista e só no ano passado que, de tanto ler as matérias e ver os vídeos sobre o transtorno e relatos das vítimas, entendi finalmente que é "transtorno de personalidade" e que para nosso tremendo azar, não há tratamento, medicamento, terapia ou religião que cure isto.
É tabu e creio que ainda será por muito tempo, principalmente pelo nosso país ser tãããão religioso. Me vejo completamente representada na sua fala, Virginia. Mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu com mais idade...54
Eu só descobri aos 60 anos, agora que a MN está idosa com 82 não tenho contato há uns 10 dias. Agora começa a campanha difamatória 🙄. Ainda me sinto culpada, mas isso vai passar.
Sempre me disseram que minha mãe agia diferente com meus irmãos do que comigo. Ela sempre os tratava bem e dava tudo pra eles. Pra mim nunca. É assim até hoje, mas nunca me importei muito com isso. Eu não achava que merecia algo de bom.
Somos mesmo flores de lótus. Buscando fazer o melhor depois de ter nascido no meio dessa lama podre do narcisismo. Seus vídeos estão me ajudando muito mesmo. Gratidão!
Meu desejo é que todos que sofrem com essas dúvidas em relação às suas mães ou pais encontrem a verdade, ela dói mesmo, no início é difícil aceitar, porém com o passar dos dias vai chegando o refrigério, a paz! Hoje estou tendo respostas para todos os meus questionamentos... anos e anos sendo tratada com desprezo ; sem contar o olhar de raiva sobre a minha pessoa, e eu me perguntava..."o que fiz pra ela? Porque tanto ódio?" Era tenebroso viu....! Precisamos falar mais sobre esse assunto, compartilhar, para que essa luz chegue aos que sofrem! Obrigada Virgínia, Tary, Milene e Jane do six ty....vcs nos iluminam!🙏♥️🌷🌸 Peço a vcs que NÃO PAREM... continuem! Outros como eu precisam de vcs! Gratidão Eterna 💫🙌😍
🙏👏👏👏👏❤
Vc sim presta um servico imenso na sororidade, sonho com o dia em que esse assunto seja tao conhecido que as meninas desde pequenas tenham ferramentas de conhecimento, se de adolescente eu tivesse conhecido a pedra cinza teria sofrido menos, obrigada do fundo da alma Vir, por abrir os caminhos e que as meninas sejam mulheres fortes e amorosas acima de tudo...guerrera obrigada sempre
Virginia como as hisotirias sao parecidas ne? chocada...
Virgínia!
Eu também acho que nós, as vítimas, somos pessoas muito empaticas e não percebemos que nossas mães são assim.
Eu achava que a culpa de tudo era minha, que ela sempre tinha razão, mesmo sendo agredida física e emocionalmente,eu ficava quieta, só sabia chorar,.
Como você disse,eu tinha uma dependência emocional muito grande em relação a ela,perdi muita oportunidade de emprego para não ficar longe dela , mesmo sendo agredida o tempo todo!!
A dependência pôr ela era doentia !! não
Temos que respeitar quem merece respeito independente da idade desde bebezinho aos animais
Faz 29 anos que vivo essa confusão mental... Faz uns 3 dias que descobri, e foi um misto de tristeza com alívio. Enfim, estou livre de achar que o problema sou eu.
Estou sendo ajudada agora por vc Virginia.Só tenho a agradecer e como vc mesma falou..O psicólogo pode ajudar orientar mas cura vem de nós.Eu vou conseguir.Continue nos ajudando muitos bjs 😍
Eu so descobri depois se dois relacionamentos com narcisista ,comecei a pesquisa e depois de sofrer c e see descartado pela minhas irmas.vou ficar bem,mas foi choque pra mim,hj estou xom 40 anos. sozinho e desempregado.maa acabou ,estou liberto, ainda vou viver a melhor faae da.minha vida!
Se não fosse pelo grupo do facebook e seus vídeos eu não teria entendido o porque minha mãe agia "esquisito" comigo. Acho até que dei sorte por descobrir cedo tudo isso, tenho 19 anos...
Deu sorte e se você cuidar da sua autoestima não deixará que façam você sofrer. O afastamento emocional e ver que quem tem problemas sérios são essas pessoas que não amam, são extremamente egoístas críticas são elas, farão com que não perca seu equilíbrio. Abraços
Rafaela Lisboa qual o grupo do Facebook?
Deu sorte, se possível, contato zero com ela. As coisas só tendem a piorar.
Vc é maravilhosa, está dando uma enorme contribuição pra esse assunto pouco debatido, já que "mãe é sagrada" e ninguém tem coragem de tocar na ferida que é esse assunto
É difícil responder mas existem algumas causas, por exemplo: a vida toda tivemos está relação doentia e acreditamos ser normal pois nos adaptamos com o mal e aceitamos calados! Mas sofremos sem saber explicar direito o por quê! A culpa é usada para nós reprimir e sem defesas somos vítimas chamadas de vilãs todos os dias enredados num jogo diabólico de tortura psicológica! Temos que ser fortes para resistir e preservar nossa sanidade mental! Apesar do narcisismo existe vida e amor! Ninguém jamais conseguirá tirar isso de nós!
Eu agora com 38 anos descobri que tenho mãe narcisista. Hoje eu a confrontei e ela deu conta que não vai me controlar mais.
Eu descobri no Final de 2017,pesquisava sobre bipolar até aparecer aqui no yt mães narcisistas aí me iluminou e despertei de vez pois agente fica ah é doente ah é depressiva ah foia criação dela ah foi q não teve mãe ah mãe é sagrada e blá blá blá .Depois q meu pai morreu piorou mil vezes , depois do carnaval de 2018 comecei contato zero.
Tenho 30 anos e estou mais ciente desse desvio narcisista da minha mãe, ela é do tipo oculta, ninguém desconfia dela até conviver até uma semana ao lado dela, não por acaso nós viviamos mudando de casa, já morei em 18 lugares diferentes em 3 cidades, e o pior ela parece que tem um carma para sempre morar próximo de pessoas com têndencias a ruins,vizinhos drogados, "crentes" da igreja,pessoas infelizes e frustadas,pessoas doentes, gente moribunda, macacos voadores.
Meu também colaborou , submisso e adorava como ela me diminuir , sempre a burra, estranha , louca , patinho feio .
Minha mãe sempre me dizia qdo criança :"odeio flores, sorvetes e crianças ", eu era criança , logo...Até hoje não acredita no que falo é dependeu de mim até pra comer etc .Meu irmão e família a exploram e eu como idiota ainda sinto pena dela .Qdo criança queria morar na rua , pensava em fugir, pai e mãe nada normais , passei a ter um certo receio de pessoas , a não acreditar nas mesmas , muito menos qdo raramente alguém diz gostar de mim.Influenciou na criação do meu filho de forma muito negativa e se alguém apontar uma arma , provavelmente ela me coloca na frente sempre à saúde dela, os desejos dela e as constantes repetições para conseguir o que almeja. Sinto-me só.
Minha infância foi de gritos , não suporto gritos , ela só fala gritando.Estou muito cansada .Poderi a ser criado um grupo no Whatsapp para nós apoiarmos.
Refiro -me ao meu pai que qdo ligo pra ele até hoje me humilha , ele colaborou vivendo o seu egoísmo, fazendo as vontades dela , tudo pra não se aborrecer.
Boa tarde, incrível eu com 60 anos, mãe falecida só sei dizer que é vivendo e ainda aprendendo. Parabéns
A minha mãe fala mal de mim.....Até na minha frente.
Oi Virgínia!!! Eu por ter frequentado igreja desde que nasci, há mesmo uma luta interna na gente pra não pensarmos mal deles, e isso atrapalha muito, ainda mais naquela época, eu nasci em 74, só há pouco tempo apareceram vídeos aqui ni Brasil sobre isso. A gente demora mesmo pra acreditar na maldade delas. E como são más, como são perversas. Meu pai narcisista gostava de me espancar, e ela tinha prazer, parecia uma sensação que ela tinha de dever cumprido. Ela transformou minha irmã em dourada e essa irmã virou narcisista perversa igual.o mei pai. Agora, eu não gosto de estar perto dessa irmã e estou em Contato Zero com ela, e não gosto nem de conviver é nem de ver a maioria dos parentes do lado da minha mãe, porque elas fizeram eles de macacos voadores, terrível... Mas estou vivendo bem agora, mesmo divorciada, o narcisista me descartou, tô cuidando do meu filho, tá muito melhor assim. Muito bom o video. A família dela também sempre pregou pra eu respeitar meus pais, ninguém falava nafa, viam ele me espancar e ela não falar nada, e ficavam quietos. Esquecem que um dia a gente vai crescer, e olha, pela misericórdia de Deus descobri sobre os narcisistas aqui. Muito bom o video.
Ótimo Cláudia. Vá em frente que vc merece, acredite.
Sim, sou cristão e existe mesmo uma luta interna entre espírito e a carne. Pelo fato de eu ter alma, tento ter compaixão para o Pai ter compaixão de mim, mas a carne está a todo tempo pensando coisas ruins em relação a essas pessoas que me fazem mal.
Caí na real esse ano. Está sendo doloroso mas libertador ao mesmo tempo. Obrigada por compartilhar suas experiências e opiniões!
Digo o msm,descobri ano passado!É um misto de alívio e sofrimento ao msm tempo!
Amei esse vídeo. Sou filho de pai narcisista e pude compreender profundamente cada palavra sua.
Pai narcisista até aparece vez ou outra na mídia mas mesmo assim só canais como esses que tem surgido agora é que tem podido realmente nos ajudar.
Lembro do personagem Saulo de Passione, ficava impressionado como ele falava igualzinho ao meu pai. Mas isso não era suficiente para realmente nos ajudar cono esses canais hoje estão fazendo.
Eu fui numa escala. Depressão, crise de pânico, aí pesquisei ansiedade e passei para o stress pós traumático. Aí em agosto passado caiu a ficha do narcisismo aqui no UA-cam. E aí se foram 55 anos.
Fatima Faria eu também fiz esse caminho! Desse jeito e parei no stress - pós traumático. A Virgínia falou que sentimos muito stress pós traumático a cada convivência com uma pessoa Narcisista. É uma ansiedade mistura com pânico que só passa quando tiramos a venda.
Eu a mesma coisa.
Me identifico tanto com seu relato, e hoje sendo mãe tenho ainda mais certeza que minha mãe foi horrível comigo e minha irmã
Na novela Por Amor , a Suzana Vieira interpretou uma mãe narcisista. Fabio Assunção era o filho Dourado e a Carolina Ferraz e Murilo Benicio os bodes Expiatórios
Virginia, nunca achei minha mãe estranha, achava ela incrível e era minha ídola. Meu pai e narcisista perverso e descobri agora que ela é oculta, aos 54/anos. Isso porque passei minha vida em rota de fuga, fora de casa. Ex maridos e namorados narcisistas enquanto estava fora. Voltei a morar perto dos meus pais há 6 anos. Durante os 4 primeiros anos estava tudo errado, então tudo maravilhoso para eles. Há um ano me tornei modelo, e a carreira em ascenção desencadeou o processo da minha mãe se revelar. Ou melhor, de eu descobrir, encobertos não se revelam.
Graças a você descobri cedo aos 23 anos 🎉🎉🎉🎉
Mãe narcisista espanca filha um dia sim e um dia não,e dizia que era para se sentir aliviada,na adolescência humilha o dia inteiro porque precisa se sentir aliviada,as pessoas quando te ver roxa acreditam que vc aprontou,mas nunca aprontei,elas usam a religiao para se esconder,para os outros de fora elas são boas,manipulação as pessoas,e difícil se livrar deste inferno.
Virgínia, que conteúdo maravilhoso! Tô chocada com tanta coisa boa, que pode auxiliar as pessoas a evoluírem!
Eu parei de falar de tudo que me incomoda em relação a minha mãe, pq já chegaram a me dizer para parar de me vitimizar e que ela não sabe o que faz e pra ela é normal pois foi criada assim,que não teve amor da mãe dela que tbem era narcizista.
Acredito que o meu caso seja o mesmo que o seu. Ela mesmo já chegou se justificar dizendo que não me abraçaria pq não cresceu recebendo carinho. Nunca me fez nenhum tipo de elogio e fazia questão de me lembrar dos meus defeitos. Não importa o quanto eu esteja feliz com algo, ela só consegue ser indiferente ou demonstrar raiva. No dia em ki eu fikei noiva ela deixou bem claro que tinha ficado enfurecida e algo que deveria ter me deixado feliz foi motivo pra eu me sentir culpada e receosa.
Virgínia, nesse vídeo vc fala que nenhuma novela retrata sobre MN, aí lembrei que outro dia assistindo a novela "Por Amor" percebi que a personagem Branca (Suzana Vieira) é narcisista.
Claro que esse tema não é tratado na novela, mas não precisa assistir muitos capítulos para ver isso.
Depois que a venda foi tirada dos meus olhos já consigo diagnosticar claramente os casos...
Parabéns pelo belo trabalho que tem feito!
Muito obrigada!
Oi Virgínia, vc é uma pessoa linda e muito corajosa!!!
Eu só descobri todo essa te ama diabólica na minha vida agora, aos 51 anos de idade!!!!
Sofri horrores! Criei meus irmãos, Sempre fui humilhada,passei por todo tipo de privação, de material de higiene pessoal a alimentação, ficava horas, até quase um dia sem me alimentar, a minha magreza era uma das formas dela fazer buling comigo junto de toda a família, era chamada de nomes baixos , como se eu fosse uma prostituta!!!
Sempre adorei os livros, ela joga os poucos que eu tinha fora, rasgava, dizia que só ocupavam espaço, que ia por fogo em tudo, nessa época eu tinha só 12 ou 13 anos de idade, apanhava demais sempre antes de tomar banho porque ela não me deixava tomar banho sozinha,acho tinha medo de perder o momento da tortura!!!!!
Não dá tempo pra contar todos os detalhes,minha vida daria um livro de terror sensaciona ,infelizmente!!
Sei que muitas pessoas passam por isso e se acham loucas... tbm me achei, durante a vida toda, mas não sou! Não tenho ódio dela! Já sofri demais!Mas não quero saber dela...ela é considerada uma velhinha fofa e moderna!!!!Já cheguei a tomar 12 tipos de medicamentos, sendo 4 tarja Preta, ao mesmo tempo,os médicos não conhecem nosso problema!!!!!
Faço terapia a 7 anos,foi minha salvação, mas é muito dolorido muito sofrido todo processo!Virginia, eu conto só um pouquinho da minha história pra vc e pra quem sofre sozinha ,muita dor pra carregar....eu só tenho a te agradecer!!
Creia vc é um milagre!
Todos nós ,sobreviventes,que chegamos aqui, somos um milagre de Deus!!!!!! Obrigada Amiga!😍bj
Sei muito bem o que quis dizer com processo doloroso da terapia. É extremamente doloroso e difícil, mas é o que se há pra fazer depois do estrago. Torço por você e por todas nós vítimas de mães/famílias narcisistas.
Tem cada mãe só JESUS na causa
Vc e uma pessoa abencoada, continue fazendo esse trabalho e ajudando as pessoas como eu.
QUANDO A GENTE AMA, NÃO ENXERGA OS SINAIS.
Amei, como sempre. Também acho que é uma questão de cultura. Fico impressionada como nos momentos atuais, quando ouvimos tantas histórias de mães que matam, torturam, até psicólogos e psiquiatras ainda acreditam que é "invenção", "implicância", "mania de perseguição" e por aí vai. Nós que temos de "gastar para lidar". Obrigada
Chorei quando tu disse. "Nossa mãe não nos ama". Caramba eu dei minha vida por ela e a troco do que? Ela destruíu a minha vida.
Eu aos 35 anos acabo de descobrir. A minha se enquadra em quase todas caracrerísticas... muita tristeza!
Por ter percebido isso muoto cedo fui muito julgada e ate condenada a minha vida inteira.Taxada com a filha ruim.Parecia que so eu enxergava.
Demorei 48 anos p descobrir e abrir meus olhos e entender tudo q aconteceu comigo!!! Agora só quero me curar de todo mal e ser uma mãe completamente diferente ¡
Descobri que eu queria ser psicologa, então comecei a me aventurar nos vídeos e acabei esbarrando nos seus e no do Fred Mattos, obrigada por abrir meus olhos com seu vídeos!
Virginia somos condicionados por ela isso é terrível
Porém, as filhas de mães narcisistas, não são respeitadas como mães, pois conheço uma avó que tomou o neto da filha.
As narcisistas querem deixar suas vítimas completamente isoladas.
Só de pensar um bebezinho no colo da minha MN..desisti de ter filhos na hora.
Minha mãe roubou minha filha de mim e minha neta não vejo mais elas me isolaram e sumiram estou aqui despedaçada em cacos
@@adrianeadoni5818 nossa querida, busque ajuda e ore e desabafe com Deus, todos os dias, Deus também vai te ajudar!
Minha mae tentou tomar meu lugar na vida da minha filha ,comecei a fazer tratamento com psicóloga consegui mm impor e hj moro em cidade diferente, longe da minha mãe e sou muito feliz com minha filha
Virginia, minha homônima, seus vídeos são ótimos. Difícil mesmo, já ouvi tudo isso. Demorei a descobrir.
Antigamente ninguém falava sobre isso, hoje em dia é bem diferente.
Eu.desde muito nova sempre achei ela uma pessoa má enteresseira capaz de tudo pra se da bem ainda que precisasse passar por cima de tudo e de todos.Sempre pessando nela e em mais nada.Nao sabia o porquê.
Eu tenho 40 tive certeza agora colocou meu filho de 18 contra mim
Certa vez eu estava na casa de um Pastor, e a empregada me chamou pra ir na Praça pois havia evangelismo, minha mãe N resolveu ir junto, a mulher respo deu que lá só teria jovens e que ela ñ devia ir, minha mãe chorou julgando-me que eu queria namorar com a mulher, hoje estou sem ninguém, durmo no quarto de minha mãe em cima de cadeiras com as pernas pra fora do quarto, ela viúva, cega com 82 anos, todo dia peço a Deus Graça.
Eu descobri a 4 anos atrás, na verdade tem 4 anos que sai de casa pq não aguentava mais tanta humilhação de mãe pai irmã e pior que as pessoas falavam que meus pais tinha o direito de me humilhar pq me deram a vida
Dps de tanto sofrimento, só mesmo abrindo os olhos pra perceber tanta discrepância na família. Lembro que a pessoa narcisista que me criou, ficou bravíssima quando pedi um sutiã pq meus seios começaram a crescer na pré-adolescência😤 E também quando menstruei a primeira vez... Ela não queria que eu crescesse. Tive problemas quando um tive namorado que era filho de uma amiga dela. Ela infernizou até ele acabar o namoro. Enfim,. são histórias tristes que marcaram a vida.de quem sabe de perto o que é um narcisistas.
Descobrindo hj aos 40 anos de tortura...
Eu descobri aos 43 ... faz 3 semanas 😬
Antes tarde do que nunca, começou a cair por terra nos meus 26 anos, aí sim foi abrindo os olhos.
Nossa!!! passei pelas mãos de uma tia e um tio narcisista... Ela falava pra mim coisas absurdas e o meu tio melhor esquecer.
Vc soh falou a verdadeeeee, sei muito bem sobre isso.
A personagem Branca, Suzana Vieira, da novela Por Amor, é um exemplo clássico de mãe narcisista, e terminou só, todos se afastaram dela.
A primeira vez em que a ouvi me ordenando não ir ao seu enterro foi por volta dos oito anos de idade, devido as birras homéricas dadas para não irmos a igreja. Lá estava eu brincando ou desenhando e sempre era interrompido para o banho preparatório para a missa, temperado com um bocado de sopapos diante da minha resistência. Isso apenas piorava a situação, pois era só adentrar o templo católico do nosso bairro da época e eu chegava a tal histeria a ponto dela se render, voltar para casa por perceber os demais presentes incomodados com aquela situação, mas realizando nova sessão de surra ao longo do caminho. Eu era somente um moleque querendo continuar o seu lazer bobo e possível diante da situação econômica difícil do meu pai, de quem eu sabia não poder exigir coisas diferentes daquelas. Felizmente, nasci em uma época onde isso não me levaria a algum exorcismo ou algo pior, como em obscuros tempos passados.
Embora assistisse ao Chapolin, não suspeitei do narcisismo desde o princípio... Ela, no entanto, continua se achando alguém especialíssimo por balangar beiço adoidado, várias vezes por dia, diante de suas estatuetas de adoração, afinal, ela pratica um Cristianismo diferente, onde somente ela importa em detrimento do restante da coletividade, numa demonstração de hipocrisia e egoísmo poucas vezes vista, pois faz um alarde danado com as vultosas doações feitas para a paróquia local realizar vendas de salgados nas quermesses dominicais, as quais consistem - mensalmente! - em um pacote de farinha de trigo e um litro de óleo de soja. 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂🤦♂️ Ela sequer consegue enxergar o quão ridícula se torna ao fazer questão noticiar isso, algo o qual eu omitiria mesmo se se tratasse de altas somas em dinheiro, pois nunca tive necessidade dessa massagem estúpida e pobre de ego.
Outra ação nojenta, geradora de discussão, foi quando passei a jogar no lixo o óleo restante das galinhadas, pois ela o dava para pedintes que chegavam a nossa porta alegando que quem está nesse tipo de situação pouco se importa com isso. E tome propaganda sobre o fato!
A louca de uma vizinha de um quarteirão próximo, certo dia a pediu para beber água e percebeu um copo de massa de tomate na geladeira. Perguntou, de forma brincalhona, se haveria macarronada naquele dia e a narc negou, pois avisou sobre o produto já estar um pouco passado. A vizinha louca destampou, pegou uma colher, tirou a camada estranha formada por cima e a parva daqui de casa a autorizou a levar a bomba. Meu irmão mais novo, o *ADORADOURADO-MOR,* testemunhou tudo e, omisso, interesseiro, dissimulado e covarde que é, não deu um pio, mas se apressou em contar tão logo o idiota aqui chegou. Lá fui eu avisar do perigo de uma intoxicação alimentar, a qual poderia até gerar algum processo contra ela, para logo a seguir ser insultado de todas as formas e ter início um bate-boca por causa de tanta irresponsabilidade, momento-chave para o Dourado entrar em cena, se fazendo de defensor da Rainha, e me acusando de não saber ''conversar.'' Ele dá engulhos, de tão estrategicamente fingido, e ela realmente se julga alguém infalível, sábia e sem defeito algum, afinal, é mãe...
Valeu Virginia, me ajudou muito, grande abraço, e gratidão por ter salvo minha vida.
Tive um namorado que tinha uma mãe narcisista e esquizofrênica. Ficava horrorizada com certas atitudes dela quando ele era ainda pequeno. Mas logo após ele contar as barbaridades que ela fazia, em seguida ele me dizia que a amava. Muitas vezes eu lhe falava que não via nada de errado se ele não amasse. Porém ele nunca admitiu. A minha experiência com este namorado e tb observando casos parecidos, cheguei a conclusão que o mito da mãe quase Santa, não é só dela, mas da figura da família margarina. Uma mãe narcisista tem um terreno mais confortável quando a família não protege suas crianças. Uma família adoecida também faz mal para a saúde.
Meu psicólogo que quidou de mim 12 anos falou que minha mãe me usa como bode expiatório, mas nunca falou sobre narcisista e psicopata. 😓
Falei umas verdades para minha mãe, ela mandou eu me confessar ir a missa e disse que está doente por Minha causa.
Descobri a três anos , depois de anos de sofrimento....ela sempre foi horrível e eu não entendia , até um um dia eu comecei a pesquisar se havia alguém que tinha uma mãe como a minha... Foi aí que aprendi sobre mães narcizistas ... resumindo não me sinto culpada por não sentir amor por ela ... três anos de contato zero...sou órfã de mãe viva...
Vim descobrir sobre narcisismo atraves de um video de dona Anahy e dos seus videos. Mas em 2015 ano que estive no hospital internada e que fiz valvuloplastia ablacao por balao. Vi ela contando algo de mim com meu pai, contando a versao dela que descobri que tinha algo errado. E em 2020 fiquei ja pensando que ela poderia ser uma narcisista.
Com certeza Virgínia.Sempre via o comportamento estranho, mas ñ conhecia o tema.Achava q ela ñ gostava de mim.Conversei com minha irmã, ela ñ entendeu pq estava mt envenenada.Então compartilhei seu vídeo com ela.Daí ela concordou.Hj ela tenta se afastar mas está MT depressiva.Tô tentando ajudar!!
Cinco mães narcisistas descurtiram o vídeo!
Virgínia podia fazer vídeo de como curar acho que isso é o mais importante
Além da pedra cinza .
Pq muitas vezes ainda temos que conviver