Tutorial | Teste Shapiro-Wilk no SISVAR
Вставка
- Опубліковано 7 лют 2025
- Tutorial sobre o uso do Software Estatístico SISVAR para aplicação do teste Shapiro-Wilk (Normalidade - Distribuição Normal/Gaussiana).
Link para os arquivos utilizados nas análises:
drive.google.c...
Link para download do SISVAR:
des.ufla.br/~d...
Link para download do Libre Office:
www.libreoffic...
Material preparado para as atividades de ensino na forma remota (EaD) da disciplina de Experimentação Agrícola do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Rondônia Campus Colorado do Oeste durante o período de suspensão das atividades presenciais por conta da Pandemia COVID-19.
Ótima vídeo professor, tenho uma dúvida
E se mesmo após a transformação dos dados os coeficientes se encontrarem a baixo de 0,05, como prosseguir?
Legal. Bem objetivo. Parabéns Rafael.
Valeu Wilk! (nome famoso hein kkkk)
yo transforme pero aun asi no tengo normalidad
Olá professor, boa tarde. Otimo vídeo mas eu tenho um numero amostral bem grande e o p só da 0,0000 mesmo com a transformação. Teria algum comentário a respeito de como ajudar por aqui? ? ? ?
Bom dia! O valor-p de 0,00000 significa uma probabilidade de erro de 0,000000xxxx%, ou seja, uma probabilidade de erro muito baixa.
Excelente explicação!!
Parabéns professor. Tenho uma dúvida: após verificar que os meus dados não tem normalidade, farei a transformação dos dados. Vi que no próprio SISVAR consigo inserir a opção de transformação. Primeiro - Qual critério utilizo para a escolha da fórmula para transformação, exemplo a Raiz de X ao quadrado ou arc seno?
Segundo - após a transformação dos dados, como farei o o teste de comparação de médias? em minha tabla no artigo, irei utilizar as médias dos valores transformados ou reais? e o CV, utilizo de qual valores?
Talvez, sejam dúvidas simples... mas, gostaria de um retorno. Até aqui, grato!
Obrigado por acompanhar! A transformação de dado será de acordo com a natureza dos dados (ex.: dados de porcentagem, de contagem, de teores, etc)... Você fará toda a análise com os dados transformados e no artigo final poderá usar estes dados ou os dados originais, sempre informando isto na metodologia do artigo e no rodapé/legenda das tabelas/figuras.
Oi Rafael, boa noite. Por favor preciso de uma luz! Preciso analisar meus dados de % da progressão de uma doença em planta. Como eu faria essa análise se no caso eu tenho 8 tratamentos com 6 replicatas cada um? O tempo também entra nessa tabela?