Você X Expectativas dos outros! Dá para encarar?
Вставка
- Опубліковано 27 лис 2024
- Eu, Psicóloga Roberta Rodrigues Alves Torres, venho no vídeo dessa semana trazer uma reflexão sobre o sofrimento que algumas pessoas vivenciam por sentirem-se prisioneiras das expectativas e desejos das pessoas que estão à sua volta.
Como ponto de partida trago um livro de Rubem Alves, O Gato que gostava de cenouras.
O escritor aborda o dia dia de uma família de gatos, pai, mãe e filhinho, onde descobrem que em vez do filhote caçar animais, ele gostava mesmo era de comer cenouras. Pais decepcionados levam ao doutor médico, padre e psicanalista, para ajudarem seu filho a mudar. Quem ajuda o menino é um professor, que o escuta, entende e explica que diferenças existem e que não há nada errado nisso.
Inclusive para explicar isso também fala da homossexualidade, como uma possibilidade de ser, sem que isso coloque a pessoa numa posição de não respeito. Ainda fala que esse comportamento não é nada mais além de uma forma de sentir que difere de um padrão que a sociedade considerou e estipulou como natural.
Com essa conversa, o gatinho entendeu o que era ter um amigo, alguém que o aceita e entende sem querer modificá-lo.
A partir desse texto, abordo a dificuldade que as pessoas sentem em ser diferente e/ou ter ou sentir-se com diferenças diante dos outros, além do que, o medo de decepcionar aqueles que ama. Ainda abordo a importância da aceitação e acolhimento.
Uma reflexão para todos que já se sentiram assim e/ou para aqueles que estão diante das diferenças que contrapõem o que consideram "o certo".
Todo ser humano é diferente e anseia igual pela sensação de pertencer.
Se gostou do vídeo deixe seu like, indique para amigos e se inscreva no canal para mais conversas com seus pensamentos/ sentimentos.
Se quiser deixar sua mensagem, solicito que o faça sempre respeitando as diversidades que existem em todos os seres humanos.
Espero que tenha uma boa reflexão!
Saudades Fraternais. Conclusão pessoal, parece que os animais irracionais aceitam as outras espécies. Bom o racional fique em segredo, melhor. Parabéns pelo vídeo. Paz Profunda.
@@anselmocardoso2485 agradeço o comentário e incentivo!! 🌷😉😘
Aceitação do outro como um todo! Com todas as suas características. Obrigada 🙏
@@valeriatorres2309 Difícil, mas quanto mais conseguirmos mais autêntica, madura e profunda fica a relação.