Citomegalovírus

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 12 вер 2024
  • DOAÇÃO PARA O CANAL:
    paypal.com/donate/?hosted_button_id=H948VMRN2HMK6
    O citomegalovírus (CMV) pertence à família do herpesvírus, a mesma dos vírus da catapora, herpes simples, herpes genital e do herpes-zóster. Também conhecido como HHV-5. Na maioria das vezes, a infecção pelo CMV é assintomática e passa despercebida, mas mesmo nesses casos o vírus ficará latente e poderá ser reativado casa haja uma deficiência imunológica do hospedeiro. As manifestações clínicas da infecção pelo CMV variam de uma pessoa para outra e incluem discreto mal-estar e febre baixa. Em recém-nascidos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido, como pacientes com aids, transplantados e pessoas em tratamento quimioterápico, a infecção pode provocar doenças graves que comprometem o aparelho digestivo, sistema nervoso central e retina. O citomegalovírus nunca abandona o organismo da pessoa infectada. Permanece em estado latente e qualquer baixa na imunidade do hospedeiro pode reativar a infecção. Nas infecções por citomegalovírus (CMV), o principal problema de saúde pública está relacionado às infecções congênitas, que ocorrem quando o vírus é transmitido da mãe para o feto durante a gravidez. Isso pode resultar em complicações graves para o bebê, incluindo defeitos congênitos, como surdez, microcefalia, retardo no crescimento, danos neurológicos, entre outros problemas de saúde. Em adultos saudáveis, o citomegalovírus geralmente não causa sintomas significativos, pois o sistema imunológico consegue controlar a infecção. No entanto, em pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos, como pacientes imunocomprometidos, transplantados ou indivíduos com HIV/AIDS, o CMV pode se tornar um problema sério. Pode causar sintomas semelhantes aos de mononucleose, como fadiga, febre, dores musculares, aumento dos gânglios linfáticos e, em casos graves, afetar órgãos como pulmões, fígado, cérebro e sistema digestivo. Em pacientes imunocomprometidos, o CMV pode levar a complicações potencialmente fatais.
    Referências:
    *Maternal and neonatal risk for cytomegalovírus (CMV) infection. 9, 14 and 45SMFM. Congenital CMV diagnosis and antenatal managent. Am J Obstet Gynecol 2016.
    *Diagnóstico Laboratorial das Principais Doenças Infecciosas e Autoimunes Capa comum - 23 julho 2013; por Ferreira (Autor).
    ➡️ E AGORA TAMBÉM ESTOU FALANDO SOBRE IMUNOLOGIA E TIRANDO DÚVIDAS DOS ALUNOS NO INSTAGRAM.
    PARA ME SEGUIR LÁ TAMBÉM 👉 / ronnibrito
    Prof. Dr. Ronni Brito

КОМЕНТАРІ • 16

  • @simba10203
    @simba10203 8 місяців тому +2

    Super didático! Ótimo professor

    • @imunocanal
      @imunocanal  8 місяців тому +1

      Muito obrigado, Felipe. Bom que você gostou. Força ai em seus estudos. Abraço 🙂

  • @CarlosSantos-ri2in
    @CarlosSantos-ri2in 8 місяців тому +1

    Gostei!! Parabéns, aula bem explicada.

    • @imunocanal
      @imunocanal  8 місяців тому

      Muito obrigado, Carlos. Bons estudos pra você. Abraço 🙂

  • @gabrielfrancozo7146
    @gabrielfrancozo7146 8 місяців тому

    Já no aguardo das próximas!! Sucesso, Ronni 👏🏻

    • @imunocanal
      @imunocanal  8 місяців тому +1

      Oi, Gabriel, tudo bem com você? Tomara que sim. Em breve teremos mais aulas aqui no canal. Forte abraço pra você. Obrigado pela mensagem. Ronni

  • @bhenois634
    @bhenois634 День тому

    Dr minha esposa deu igg 175 ,e igm 1.33 esta gestante.o igg sempre deu esse valor nas outras gestação.o que isso significa tem algum perigo para o bb.me responda pfv

  • @user-fg2xu8fp2t
    @user-fg2xu8fp2t Місяць тому

    Minha filha de 12 anos ela positivo pra esse vírus

  • @davidsonlulinha7631
    @davidsonlulinha7631 4 місяці тому

    O exame da minha esposa deu Igg reagente e Igm nao reagente. Isso é bom ou ruim pra gravidez dela?

  • @fabricioantonio784
    @fabricioantonio784 5 місяців тому +1

    Eu peguei dengue e tomei inhamim com mamãe e minha imunidade subiu rapidamente, no caso, PODE DAR também para mulheres grávidas que tem Citomegalovirus???

    • @imunocanal
      @imunocanal  5 місяців тому

      Não entendi sua pergunta...

  • @Catiachampion
    @Catiachampion 7 місяців тому

    E os imunosuprimidos transplantados ? Obrigada

    • @imunocanal
      @imunocanal  7 місяців тому

      Esses indivíduos também ficam mais susceptíveis a desenvolverem as formas mais graves da infecção pelo vírus.

  • @cintiamiranda2877
    @cintiamiranda2877 5 місяців тому

    Ola dr o que quer dizer Igm nao reagente indeterminado

    • @imunocanal
      @imunocanal  5 місяців тому +1

      Olá, Cíntia. Quando um resultado de um exame mostra "IgM não reagente, indeterminado", isso pode indicar que o teste não detectou a presença de anticorpos IgM específicos para um determinado agente infeccioso ou outra substância, mas também não pôde confirmar negativamente a presença desses anticorpos. Nesse contexto, "não reagente" significa que não foi encontrada uma quantidade detectável desses anticorpos no sangue ou no fluido testado. "Indeterminado" indica que o resultado não é conclusivo, sugerindo que pode haver uma possibilidade de infecção ou exposição recente ao agente em questão, mas isso não pode ser confirmado com certeza com base apenas no resultado do teste.
      Normalmente, quando um resultado é indeterminado, pode ser necessário repetir o teste em um momento posterior ou considerar outros tipos de testes para obter uma avaliação mais precisa da situação clínica do paciente. Também é importante interpretar esses resultados dentro do contexto clínico geral e considerar outros sintomas e informações do paciente.

    • @imunocanal
      @imunocanal  5 місяців тому +1

      Quando um resultado de um exame mostra "IgM não reagente, indeterminado", isso pode indicar que o teste não detectou a presença de anticorpos IgM específicos para um determinado agente infeccioso ou outra substância, mas também não pôde confirmar negativamente a presença desses anticorpos. Nesse contexto, "não reagente" significa que não foi encontrada uma quantidade detectável desses anticorpos no sangue ou no fluido testado. "Indeterminado" indica que o resultado não é conclusivo, sugerindo que pode haver uma possibilidade de infecção ou exposição recente ao agente em questão, mas isso não pode ser confirmado com certeza com base apenas no resultado do teste.
      Normalmente, quando um resultado é indeterminado, pode ser necessário repetir o teste em um momento posterior ou considerar outros tipos de testes para obter uma avaliação mais precisa da situação clínica do paciente. Também é importante interpretar esses resultados dentro do contexto clínico geral e considerar outros sintomas e informações do paciente.