Saúde mental no postinho - com Nathalia Rodrigues | Christian Dunker | Falando nIsso

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 15 вер 2024

КОМЕНТАРІ • 297

  • @matheusbarbosa8693
    @matheusbarbosa8693 2 роки тому +229

    "que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho". Clarice Lispector

    • @Kxz716
      @Kxz716 2 роки тому +1

      "I am not human,tin-head. My powers are magical." (Clarice Lispector)

  • @glauglau73
    @glauglau73 2 роки тому +167

    Essa ideia de trazer pessoas para falar de questões específicas no canal, é uma atitude generosa e incrível. ❤

  • @izabelafernandes6007
    @izabelafernandes6007 2 роки тому +56

    Por mais vídeos sobre o SUS, RAPS, luta antimanicomial, reforma psiquiátrica e direitos humanossss 😍😍

  • @johnnylouro
    @johnnylouro 2 роки тому +24

    Quando vi que saiu um vídeo sobre saúde mental do postinho eu quase chorei de alegria :)
    Como médico "do postinho" daqui do Grande ABC de São Paulo, eu fico muito feliz de ver o trabalho excelente da Nathalia, e em quantas coisas nossa rede de saúde mental compartilha com a de MG.
    Aqui em SP não temos CERSAM, só CAPS em diferentes níveis (I, II, III, AD e infantil), e infelizmente não é em todo lugar que há essa organização tão bem feita. O processo de contra-referência (esse movimento de retornar do acompanhamento com o CAPS e serviços especializados pra Atenção Básica) ainda se resume ao paciente nos procurar com uma folha e um carimbo do psiquiatra dispensando o paciente...
    Infelizmente a saúde mental ainda é muito sucateada na saúde pública brasileira, e ainda temos um longo percurso pela frente. A pandemia piorou muito as coisas. Mas vamos ter um 2023 glorioso com Lulinha voltando, e muito trabalho pela frente :)
    Fala mais sobre saúde pública, Christian!! Você é dez!

  • @danielefariasdesousa4373
    @danielefariasdesousa4373 2 роки тому +32

    Desabafo: essa realidade de BH é muito legal. Sou psico de postinho tbm, e a cultura no meu território e em muitos que conheço é de que a saúde mental é só do psico, bem psiquiatra temos, profissionais de psicologia são sobrecarregados, outros profissionais não sentem que o papel deles é escutar.

  • @elianasouza8068
    @elianasouza8068 2 роки тому +26

    Que entrevista Maravilhosa!! Me senti contemplada, também fui (e ainda sou porque isso não saiu de mim) psicóloga de postinho por 9 anos, atualmente estou em um CAPS e é sensacional ouvir atuações das singularidades brasileiras que ajudam a refletir sobre a nossa. É possível sim fazer psicanálise no SUS, Nathalia prova isso. Assim como é possível aliar isso a sensibilidade, humanismo e afeto ao outro o reconhecendo na sua autonomia. É um desafio mesmo, todos estamos atravessadas por essa política necrófila de desrespeito ao outro, mas aqui na ponta, estamos lutando pra segurar e assegurar ao usuário os seus direitos. Parabéns pela entrevista!!

  • @brunofarias2048
    @brunofarias2048 2 роки тому +74

    A Nathalia Rodrigues é sensacional!!! Fico feliz em vê-la por aqui , minha amiga você merece 😊👏
    Abraços professor!!!

  • @taisabelem5645
    @taisabelem5645 2 роки тому +33

    Trabalhei 10 anos no SUS Aracaju, de CAPS a NASF. Aqui tínhamos referências em Saúde Mental na Atenção Primária, ou seja, em alguns pontinhos estratégicos. Com todo o desinvestimento nessa rede de cuidado, as ações se desarticularam e a rede se fragilizou. Foram momentos extremamente significativos. Infelizmente, não dei conta de sustentar esse desmonte e pedi exoneração. Sigo fazendo meu trabalho por outras vias agora, fomentando essa aposta ética, estética e política de alimentar cuidado integrado e sustentado nos vínculos comunitários para sustentação da vida.

    • @jaquepuppe7893
      @jaquepuppe7893 10 днів тому

      olá @taisabelem sou psicóloga de postinho e gostaria de ter a oportunidade de conhecer um pouco da sua trajetória

  • @alansantos7964
    @alansantos7964 2 роки тому +33

    Muito bom!
    Eu sou professor de escola pública, e sinto a falta desse profissional na escola. Muitos alunos meus voltaram da pandemia com muita ansiedade, tendências suicidas (ocorreu 3 casos em 8 meses na minha escola), banalizando violência. Não sabemos o que fazer sozinhos.

    • @taniaschmidtrezende6243
      @taniaschmidtrezende6243 Рік тому +1

      Três casos de suicídio, Alan? Em oito meses?! Muito, mas muito preocupante mesmo.
      Um abraço. Bom trabalho pra vc.

    • @taniaschmidtrezende6243
      @taniaschmidtrezende6243 Рік тому +1

      Alan. Nao tem como fazer contato com grupos de saúde pública? Repito: isso é muito preocupante!

  • @karinapaggi
    @karinapaggi 2 роки тому +7

    Sou psicóloga de CAPS na serra gaúcha. Adorei a entrevista, e ver que os parâmetros são os mesmos. Infelizmente os problemas, o desmonte e o desfinanciamento da Rede de Atenção Psicossocial também é igual. Não sei se conseguiremos resistir mais 4 anos….

  • @RogerioPinheiroCosta
    @RogerioPinheiroCosta 2 роки тому +14

    Boa Noite Cristhian, boa noite para todos. Trabalho em uma biblioteca da UERJ há 23 anos. A universidade tem um número grande de suicídios. Por isso acredito que todo servidor tem que ter treinamentos sobre saúde mental.
    Nós na biblioteca, temos a oportunidade de conhecer muitos alunos e suas histórias.
    Os funcionários contratados, da limpeza, da segurança, as recepcionistas, as ascensoristas, os servidores de atendimento ao público precisam fazer parte do acolhimento na comunidade.
    Treinamento e valorização salarial e humana dos trabalhadores, independentemente da escala na casta da instituição.

    • @MaiaPalazzo
      @MaiaPalazzo 2 роки тому +1

      Muito legal e pertinente teu comentário!

    • @taniaschmidtrezende6243
      @taniaschmidtrezende6243 Рік тому

      Um número muito grande de suicídios na universidade? Estou chocada com essa informação. Pelo que vc diz, eu induzi que não deve haver uma atenção a essa população. Será que há algum estudo sobre esse fato tão preocupante e urgente?
      Obrigada e um grande abraço.

    • @RogerioPinheiroCosta
      @RogerioPinheiroCosta Рік тому +2

      @@taniaschmidtrezende6243 Na verdade existe uma grande preocupação quanto a isso. A segurança sempre está atenta, muitas áreas estão com telas de proteção.
      O "problema" é que a universidade é grande, com muitos andares e janelas.
      Existe um trabalho de concientizar a população uergiana.
      Um abraço!

    • @taniaschmidtrezende6243
      @taniaschmidtrezende6243 Рік тому +1

      Um abraço, Rogério!

  • @cruz-maltinorj6593
    @cruz-maltinorj6593 2 роки тому +16

    Aqui no Rio, Psicologia é praticamente só pra quem tem saúde privada. A carência é enorme e eu tô falando da capital, o resto do Estado
    deve estar pior, infelizmente!
    Parece que na Cidade Maravilhosa só a classe média e alta tem sofrimento psíquico.
    Cruz-maltino RJ.

  • @SANDRABARBOZACOSTA
    @SANDRABARBOZACOSTA 2 роки тому +15

    Amei a entrevista!! Parabéns Nathalia por compartilhar. Trabalhei por 15 anos na Saúde Mental do SUS, especificamente no Ambulatório de Saúde Mental e CAPS e é exatamente isso que você compartilhou. Trabalho intenso, precioso e que precisa ser melhor reconhecido por políticas públicas federais, estaduais e municipais!!

  • @Leo-xj9vk
    @Leo-xj9vk 2 роки тому +22

    Que garota fantástica, que trabalho fantástico, que profundidade do conhecimento do processo de saúde mental na rede pública. E está só "começando" (jovem e consistente). Potencial absurdo para os analisandos que tiverem a sorte de serem amparados pelo trabalho dela. Parabéns, Nathalia!! Linda trajetória e abordagem.

  • @moniqueguedes2369
    @moniqueguedes2369 2 роки тому +16

    Que maravilha ver mulheres corajosas como a Nathália! Botando a mão na massa e fazendo o trabalho que muitos psicanalistas preferem esquecer que existe! Porque, sim, a psicanálise ainda é extremamente classista, infelizmente..

  • @mauracristinapereira7196
    @mauracristinapereira7196 2 роки тому +20

    Não faz ideia do quanto esse vídeo me motiva. Hoje 25 de agosto de 2022 inaugura o Papo de Quinta, mulheres jovens a mais tempo se reúnem para conversar sobre a vida, buscar alternativas e soluções por pares, um momento de arte ou horta e um café para ficar tudo bem quentinho. #prontochorei

  • @julianacampoy
    @julianacampoy 2 роки тому +8

    É bonito de ver essa energia toda em relação ao trabalho na saúde pública, e triste de pensar que em muitos lugares essa energia se esvazia ao longo dos anos porque é uma luta diária fazer a tal rede funcionar. O desmonte do SUS adoece inclusive os profissionais que acabam por desistir da luta em muitos casos.
    Um adendo: O trabalho do CAPS vai além da manutenção da crise, especialmente se entendermos „crise“ num contexto da psicopatologia. Há todo um trabalho muitas vezes de reintegração da rede psicossocial dos sujeitos, feita ainda no CAPS.

  • @rosanarodrigues2834
    @rosanarodrigues2834 2 роки тому +35

    Que bom saber que em Belo Horizonte ,a saúde mental é levado a sério 😃👏👏👏👏👏

  • @pipa1012
    @pipa1012 2 роки тому +60

    Que linda entrevista! E que gostoso ouvir a Psicóloga de postinho falando. Pessoa encantadora. Sigo pelo Twitter, amo seu trabalho Nathalia! E obrigada, Dunker!

    • @paulocine
      @paulocine 2 роки тому +1

      Maravilhoso! Linda entrevista tanto pelo conteúdo quanto pelo sotaque mineiro.

  • @claudiarazevedo826
    @claudiarazevedo826 2 роки тому +21

    Sobre essa questão das comunidades terapêuticas, já ouvi relatos de internação compulsória o que causa muitos traumas no paciente. Também vi muita violência de gênero com relação à homossexualidade, o que traz mais sofrimento mental. O funcionamento das comunidades depende muito da promotoria, aqui na minha cidade é bem rígido e as elas acabaram indo para outras cidades.

  • @fernando_nascimento
    @fernando_nascimento 2 роки тому +34

    Simplesmente fantástico. Ao professor Dunker e a Nathalia imensa gratidão por nos proporcionar a partilha desta experiência singular sobre a atuação na saúde mental no posto de saúde (postinho).

  • @beatrizcristina9175
    @beatrizcristina9175 3 місяці тому

    Maravilhossaaa, agora minha professora da faculdade! Super competente, paciente conosco , instiga nosso conhecimento sempre! :) Parabéns Nathália!

  • @marinhonalineps
    @marinhonalineps Рік тому +2

    Eu amei o vídeo, e super concordo! Agora qd chegou ao final foi decepcionante 😖... eu desejo do fundo do meu coração que esse "governo" realize MUITOS PROJETOS NA SAÚDE e principalmente pela saúde mental, eu vou ter o maior prazer de retornar aqui quando o mandato dele acabar, combinado? 🤝

  • @marinaneves4260
    @marinaneves4260 2 роки тому +6

    Nuuuuu! Que entrevista maravilhosa! Eu sou estudante de Psicologia aqui em Belo Horizonte e comecei a seguir a Natália no twitter durante a pandemia. Quanta inspiração !! Parabéns pra vcs

  • @PWFDD
    @PWFDD 2 роки тому +10

    Perfeito Professor e Nathalia, simplesmente adorei! Então sou Terapeuta Ocupacional formado em universidade federal, atuei na equipe do NASF durante meu período na universidade, atuei em Caps adulto e infantil também, atualmente sou terapeuta ocupacional da Apae e da AMA ( Associação dos Amigos dos Autistas. ) e pós graduando em psiquiatria e saúde mental da infância e adolescência, admiro em demasia o teu trabalho e adoraria ouvir o senhor falar sobre as aproximações da Terapia Ocupacional e Psicanálise ( tive um grande mestre na minha formação Terapeuta ocupacional com formação psicanalítica), e já citando o Jung a Doutora Nise, o proprio Lacan, e o Rui Chamone Jorge ! Seria uma honra ouvir sobre o tema! Um imenso abraço!

  • @velan.a
    @velan.a 2 роки тому +4

    Eu amei a ultima psicologa do sus ela era perfeita mds foi o melhor atendimento da minha vida, pena que não continuei o tratamento mas enfim

  • @neivieira82
    @neivieira82 2 роки тому +5

    O vídeo chegou aqui em Curitiba onde eu aguardo convocação para assumir como psicologo na assistencia social. Foi de grande valia esta entrevista com a Psicóloga Nathalia e aumentou mais ainda minha vontade de logo atuar, ja sabendo dos imensos desafios. É pelo simples que se alcança o sofisticado, adorei a linha de pensamento da Nathalia. Parabéns ao dono do canal pela condução, por fazer as perguntas certas e por ter dado a abertura.

  • @mariaisabelschwab9891
    @mariaisabelschwab9891 2 роки тому +4

    O hospital psiquiatra São Pedro, em Porto Alegre, possui uma oficina de expressão e criatividade Nise Silveira. Um Caps atuante com reuniões multidisciplinares e supervisão.

  • @oconfessor78
    @oconfessor78 2 роки тому +4

    Por mais profissionais como a "psicóloga do postinho"! Por mais encontros qualificados como esse no "Falando nIsso"!

  • @stephany78
    @stephany78 2 місяці тому

    Obrigada, Nathalia e Christian! O SUS resiste!
    Para quem possa interessar, além do filme citado pelo Dunker (um estranho no ninho), também há um filme nacional baseado em fatos reais muito forte sobre a questão antimanicominal, com Santoro como protagonista: bicho de sete cabeças

  • @denisebastos6192
    @denisebastos6192 2 роки тому +5

    São muitos desafios relativos a SM, e é preciso pensar em rede mesmo pra dar conta de todo sofrimento a que estamos sujeitos🤔

  • @MS-qs4uz
    @MS-qs4uz 2 роки тому +1

    E bem difícil para a família lidar com pacientes em surto ou crise …espero que os novos governantes invistam em políticas públicas para a saúde mental

  • @isisoliveira6664
    @isisoliveira6664 2 роки тому +2

    A Equipe de saúde mental de BH é fantástica! É um trabalho belíssimo. Profissionais competentes que estão ali pelo desejo. Trabalham muito e são mal remunerados. É lamentável a falta de investimentos e as tentativas políticas de retrocesso.

  • @samzaeo
    @samzaeo 2 роки тому +4

    Entrevista maravilhosa. O SUS é um sistema que para permanecer precisa ser menos politizado e ter mais compromisso profissional de uma forma geral com a causa da saúde mental especificamente. Vou compartilhar e divulgar esta conversa inspiradora depois das eleições, pois o finalzinho não é diferente dos pastores que divulgam seus candidatos no púlpito.

    • @enceladus2310
      @enceladus2310 2 роки тому +2

      SUS é um sistema público que depende exclusivamente de políticas públicas para seu funcionamento existir! Pedir SUS sem a politização significa não pedir SUS.

    • @aidejesuspimenta9729
      @aidejesuspimenta9729 2 роки тому +1

      A politização do povo é O GRANDE medo dos que querem impor, dominar. Isto é o objetivo de uma " religião " que quer dominar pelo medo. A politização emancipa através da conscientização que acontece de dentro pra fora, e torna o sujeito livre. Viva Paulo Freire, viva O SUS

  • @aristehphani
    @aristehphani 2 роки тому +3

    P não dizer que omito e excluo muitos dos meus comentários, esse possivelmente será mais um, que apesar de desnecessário, é urgente a necessidade de tc. Ao ler o txt da tumble, imaginei a narrativa de uma frentista psicóloga cuja escuta se dá num posto de gasolina...

  • @carlanascimento3614
    @carlanascimento3614 2 роки тому +4

    Gente ! Que surpresa ver essa menina aqui da minha cidade ! Amei demais a entrevista com a mineirinha de Belzonte ! Que linda ! Que simpática ! Que profissional maravilhosa ! ❤️🤩👏🏽

  • @thalisacaetano8592
    @thalisacaetano8592 2 роки тому +8

    Muito bom ter uma mineira representado nosso estado, maravilhosa a entrevista.

  • @MrTheBaldi1
    @MrTheBaldi1 2 роки тому +2

    Fico muito feliz em ouvir isso, porem muito triste tbm, pois segundo a nota técnica de equipes de saúde mental elas não deveriam estar dentro dos postos de saúde elas deveriam ter um espaço próprio

  • @EJRezende
    @EJRezende 2 роки тому +8

    Aí! Prazer conhecer Natália. Tem gente pensante (mentalizante) neste pais.

  • @claudiamoraes7232
    @claudiamoraes7232 2 роки тому +11

    Gostaria muito de saber onde consigo uma escuta e atendimento psicanalitico na saúde pública aqui em BH. Porque nas UBS da região onde moro sem chance e nos Cersam's só casos de urgência. É tudo muito bonito de ouvir, mas é muito difícil o acesso pra quem não tem condições de bancar uma análise.

  • @jeancarlocosta2328
    @jeancarlocosta2328 2 роки тому +4

    Que maravilha poder entender um pouco mais como funciona (ou poderia funcionar) uma rede de atendimento de saúde mental voltada à pessoa, ao ser. Fico muito grato por receber as informações e por saber que profissionais como a Nathalia estão em ação e pessoas como o Dunker estão dando voz a esse trabalho. Força e resiliência, meus caros. Precisamos de vocês mais do nunca.

  • @maleama8547
    @maleama8547 2 роки тому +3

    Tbm falo postinho com carinho. Esses profissionais são incríveis. Tentam fazer o que podem, domam um leão por dia. Parabéns ao canal por trazer essa profissional que fala do trabalho dessa turma. A cada vídeo, mais fã do canal! Xero!

  • @judithraymundodasilva9642
    @judithraymundodasilva9642 2 роки тому +2

    Belezinha de pessoa e profissional.

  • @larissamagalhaesalves5152
    @larissamagalhaesalves5152 2 роки тому +1

    ESCOLAS DE PSICANALISE DE FORTALEZA ta bom de fazerem isso tambem!!!

  • @LugarDoCarvalho
    @LugarDoCarvalho 2 роки тому +3

    Linda e maravilhosa.

  • @manuellaramos3436
    @manuellaramos3436 2 роки тому +1

    Amei

  • @livesin1
    @livesin1 2 роки тому +8

    atendo pacientes dependentes químicas em um hospital psiquiátrico, sempre encaminhamos para CAPS, mas às vezes as pacientes pedem pela comunidade terapêutica, e considero ela importante em algumas situações, principalmente quando há grande vulnerabilidade psicossocial, rompimento de vínculos familiares, residência em local de risco ou em situação de rua, etc., situações em que não basta um acompanhamento no CAPS, mas de toda uma reestruturação de vida

    • @anacarolinamuller1510
      @anacarolinamuller1510 2 роки тому +5

      Como reestrutura a vida sem estar na vida? Como alguém reconstrói vínculos familiares longe deles? Quem está no dia a dia do CAPS sabe que a internação rompe com processos muito longos e complexos de cuidado. Essa ideia de que existe uma instituição fechada capaz de "resolver" situações graves só enfraquece ainda mais a rede.

    • @taniaschmidtrezende6243
      @taniaschmidtrezende6243 Рік тому

      Sao excelentes instituições de apoio nas situaçoes que vc comentou, mas há que ter vigilância muito séria em alguns equipamentos: vc sabe, né?

    • @taniaschmidtrezende6243
      @taniaschmidtrezende6243 Рік тому

      @@anacarolinamuller1510 Trabalho(também) em hosp psiq e lhe digo que há pac que melhoram e, claro, voltam ao cotidiano. Há hospitais e hospitais. O hosp psiq não deve ser objeto de ruptura com a vida social. Cuidamos de doentes gravíssimos, e, saindo da crise, voam. Um adendo: pac particulares e de convênio dificilmente aderem a tratamnto em CAPS,apesar da orientacao da equipe. Geralmente continuam em ambulatório.

    • @taniaschmidtrezende6243
      @taniaschmidtrezende6243 Рік тому

      @@anacarolinamuller1510 No hosp em que trabalho há equipe multi, psiquiatra de plantao para cada dia da semana e os/as assistentes. Há visitas diariamente.

  • @gabrielmonteiro576
    @gabrielmonteiro576 2 роки тому +4

    Além de muito competente, Nathalia é belorizontina ❤ terra maravilhosa

  • @elainecristina1226
    @elainecristina1226 2 роки тому +3

    Estamos meditando. Mas, trazer alguém da ponta, com toda essa consistência técnica e teórica foi show.

  • @andersonmeneses7374
    @andersonmeneses7374 2 роки тому +2

    Administração financeira
    Economia solidária parabéns Nathalia

  • @andremangabeira2019
    @andremangabeira2019 2 роки тому +4

    Que energia boa dessa moça. E que vocação maravilhosa! Parabéns de verdade!!!!

  • @leilalopesdeoliveira533
    @leilalopesdeoliveira533 2 роки тому +3

    Sou psicóloga de postinho também. Mas trabalho um pouco diferente. Faço atendimento ambulatorial descentralizado. Hoje só trabalho com neuróticos que demandam psicoterapia. Trabalho com psicoterapia breve operacionalizada. Faço especialização com a profª Kayoko. Mas trabalhei 15 anos no CAPS com matriciamento também. A Rede na minha cidade ainda é bem desorganizada. Nathalia Rodrigues excelente sua experiência.

  • @isabelasalgadofernandes8372
    @isabelasalgadofernandes8372 2 роки тому +4

    Vídeo maravilhoso!!!
    Aula sobre a RAPS, luta antimanicomial, SUS e democracia.
    Parabéns!!!!
    Já repassei pra todo mundo aqui da região.

  • @JanineSophia
    @JanineSophia Рік тому +1

    Parabéns Natália! Viva o SUS!

  • @cruz-maltinorj6593
    @cruz-maltinorj6593 2 роки тому +4

    Christian Dunker sempre muito humilde e simpátic, na melhor acepção dos adjetivos.
    Parabéns Sr. Dunker!
    Abç do Rio!
    Cruz-maltino RJ.

  • @gurgumilous
    @gurgumilous 2 роки тому +2

    Que conversa deliciosa!

  • @tigophil
    @tigophil 2 роки тому +2

    que delícia de sotaque, o melhor do Brasil

  • @mirianwolter941
    @mirianwolter941 2 роки тому +9

    Diálogo enriquecedor ! Obrigada Nathalia por compartilhar sua trajetória !

  • @beatrizcruz1964
    @beatrizcruz1964 Рік тому

    estou chocada com a estruturação da RAPS e APS de BH rsrs maravilha!!! ter construção técnica e matriciamento é rara, é difícil, faz diferença radical

  • @valquiriacapila3069
    @valquiriacapila3069 2 роки тому +9

    Trem chique demais! Também sou psicóloga, atuo na Regional Venda Nova, e é uma grata satisfação conhecer a Natália, no canal do Dunker.

  • @donizetelangner7996
    @donizetelangner7996 2 роки тому +3

    Tudo lindo isso aí, quase acredito que funciona

  • @annecarolinelucena3719
    @annecarolinelucena3719 2 роки тому +1

    Gostaria de ter visto mais o saber fazer da psicanálise nesse ambiente de “postinho” visto que geralmente são poucos psis para muitos pacientes. A questão de faz uma análise mesmo (com um sem número de sessões), psicoterapia breve ou se há alguma adaptação para esse ambiente.

  • @nivealopes3131
    @nivealopes3131 2 роки тому +1

    Amei a entrevista e conhecer Nathalia Rodrigues.
    Que lindo saber que as escolas de psicanálise trabalham junto com os postos de saúde em BH!

  • @marliassis6614
    @marliassis6614 2 роки тому +10

    Parabéns aos dois. Esclarecimentos necessários, ainda mais com essa prática fundamentada da Nathália

  • @alesampaio1253
    @alesampaio1253 2 роки тому +2

    Isso, eu também acho que tem que tirar aquele trem ruim de lá, como dizia minha mãe.

  • @wagnaalves5066
    @wagnaalves5066 2 роки тому +10

    Isso mesmo Christian Dunker, Natália (tão jovem ainda) como Coordenadora Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde é uma boa pedida.
    Existem as Escolas de Saúde Pública em todas os Estados.
    Em Belo Horizonte tem a ESP_MG.
    Nathalia você é brilhante ❤️ e muito amorosa .

  • @paulocine
    @paulocine 2 роки тому +2

    Christian e Nathalia, parabéns! Que esse trabalho de cuidado integral do sujeito possa receber cada vez mais apoio.

  • @nataliatosta1986
    @nataliatosta1986 2 роки тому +6

    Estou gosta do muito de conhecer o postinho "por dentro". Parabéns xará! 🙂👏🏻

  • @helinhayamada
    @helinhayamada 2 роки тому +4

    Parabéns Christian!! Feliz dia do psicólogo!! Parabéns pelo trabalho no “postinho” Nathália! Parabéns aos profissionais tão imprescindíveis como vocês. Seria possível fazer um vídeo sobre assédio moral no ambiente de trabalho, suas consequências na saúde mental dos trabalhadores e o papel do psicólogo?

  • @TheSparowCapitain
    @TheSparowCapitain 2 роки тому +1

    Cliquei pelo boné do MST
    Bela entrevista!!!

  • @priscilatavares7371
    @priscilatavares7371 2 роки тому +2

    Eita, que episódio importante esse!!!

  • @marcelamattar2851
    @marcelamattar2851 2 роки тому +4

    Nathalia parece uma profissional muito humana e competente, dá gosto escutar gente apaixonada pelo que faz.
    👏🏻👏🏻👏🏻
    Parabéns ao “postinho” e a todos os profissionais pela garra, mesmo com todas as dificuldades.

  • @CarlaOliveira-rf1te
    @CarlaOliveira-rf1te 2 роки тому +4

    Brilha uma estrela

  • @gabrielaoliveira4936
    @gabrielaoliveira4936 Рік тому

    Entrevista incrível!

  • @psi.laironshell2496
    @psi.laironshell2496 2 роки тому +4

    muito feliz em ver as duas pessoas que acompanho, Cristian aqui do UA-cam e a Nathalia do twitter. Papo enriquecedor.
    Voa psicóloga de postinho😍

  • @psicanalisecriativa
    @psicanalisecriativa 2 роки тому +21

    Parabéns Professor Christian Dunker e a Psicologa Nathalia Rodrigues! Excelente iniciativa e conteúdo incrível, a Rede de Saúde Mental sem duvida e algo que pode, e deve, ser copiado.

  • @lucasribeiro7482
    @lucasribeiro7482 2 роки тому +2

    Maravilhosa conversa!!! Adorei a iniciativa! Dunker, parabéns pela generosidade!!

  • @marinamangia4988
    @marinamangia4988 2 роки тому +1

    Que lindeza! ! !

  • @maga7173
    @maga7173 Рік тому

    Lindo o exemplo da Nathália, fiquei curioso com a obra comprada..

  • @hannahquaresmamagalhaes3656
    @hannahquaresmamagalhaes3656 2 роки тому +6

    A rede de BH parece ser bem rica, tá menos sucateada que em outros estados

  • @carolinemeireles1780
    @carolinemeireles1780 2 роки тому +10

    Maravilhosa minha amiga ... Nem comecei assistir e já sei que está perfeita essa entrevista. Parabéns miga pelo seu trabalho espetacular no nosso postinho e fora dele 😍 Obrigada Dunker, por trazer a psicóloga de postinho para essa entrevista ✨

  • @eduardolisot
    @eduardolisot 2 роки тому +2

    Não sabia que Penelope Cruz também é a psicóloga do postinho!

  • @Sheilafilosofiamusic
    @Sheilafilosofiamusic 2 роки тому +3

    Bonito episódio!

  • @jcarlosbecker25
    @jcarlosbecker25 2 роки тому +1

    meu deus que abraço quentinho virtual essa guria falante✨

  • @josecarlosdeoliveiraolivei4168
    @josecarlosdeoliveiraolivei4168 2 роки тому +2

    Bão dimais a entrevista c a conterrânea!

  • @redaherro
    @redaherro 2 роки тому +2

    Importantíssima essa entrevista , o compartilhamento desse trabalho, muuuito necessário no país todo. Obrigada a ambos. Dunker, cada dia te admiro mais.

  • @luanmarques494
    @luanmarques494 2 роки тому +1

    Que moça linda!

  • @joaosalla1265
    @joaosalla1265 2 роки тому +2

    Que alegria ver a Nathalia aqui no canal 😍 maravilhosa.

  • @gustavosella9025
    @gustavosella9025 2 роки тому +2

    Excelente entrevista!!

  • @eliasereis
    @eliasereis 2 роки тому +4

    Também seria REVOLUCIONÁRIO alguém ter um Projeto ousado para escolas públicas:
    Formação de pais vencedores.
    Vejo claramente que muitos pais não entendem seu papel, e também não sabem que Educação é muito mais que apenas Escola.
    As escolas públicas passam pouquíssimos "deveres de casa" porque os pais reclamam!
    Sei que todos trabalham, que é difícil, difícil mobilizá-los, difícil fazer o corpo docente atual acreditar no poder de a educação catapultar as crianças para outro nível que eles mesmos não alcançaram.
    Só as crianças conseguirão mobilizar os pais. Então, a solução é o lúdico: GINCANA ou concurso.
    Grupos de pais fazendo "mini-cursos" de sensibilização para como desenvolver o potencial das crianças (e respondendo perguntas para ganhar pontos), promovendo encontros das crianças em lugares de desenvolvimento (do futebol ao museu), grupos de leitura de histórias, etc, e pontuando por atividade, até atingir uma meta que será premiada com presentes para as crianças, que podem ser custeados pelo Estado (...) ou pelos pais (quem puder mais contribui mais, mas todos ganham, pois a média subindo impulsionará o filho daquele com melhor condição financeira, sem falar - ... - que o país inteiro crescerá no longo prazo).
    Seria mágico mostrar aos pais que a competitividade é natural, mas que a cooperação é multiplicadora.

  • @paolanonino
    @paolanonino 2 роки тому +1

    Dunker, faz um video sobre o filme LAMB!!

  • @beatrizcamargofontanella9141

    Muito legal! Parabéns pelo seu trabalho Nathalia e obrigada Cristian e o canal por trazê-la e o trazer o tema! Aliás , temas caríssimos como matriciamento , comunidades terapêuticas ( com seus horrores), saúde mental na saúde primária, luta antimanicomial…
    Trabalho como psiquiatra em Caps há 7 anos, adoro saúde pública e acredito no SUS, com todas as suas dificuldades. Acredito também na transmissão da psicanálise neste “setting”, e vejo na prática seus efeitos nos sujeitos aí tratados e nas equipes atuantes.
    Sigamos com a tentativa de alguma transmissão da psicanálise para fora dos consultórios , no fortalecimento do SUS e sua rede ! 👊🏻💪🏻

  • @valeriagallo2416
    @valeriagallo2416 Рік тому

    Que papo gostoso! Um ano depois, Lula veio, temos uma secretária na pasta de Saúde Mental do Ministério da Saúde que penso: vai arrasar! Na torcida!!!!!

  • @sandymendes9335
    @sandymendes9335 2 роки тому +2

    Maravilhosa 💜

  • @graziminasge
    @graziminasge 2 роки тому +2

    Mineirinha, minha conterrânea uai. Excelente vídeo.

  • @PedroDMM1
    @PedroDMM1 2 роки тому +5

    Parabéns Dunker por convidar à colega Nathalia quem deu uma notável demonstração de encanto pessoal e compromisso profissional. Forte abraço aos dois. É LULA LÁ!

  • @maludurr2204
    @maludurr2204 2 роки тому +7

    Boa noite 🌃 prof. Dunker , Nathalia , excelente explicação mto simpática e direta no contexto. Gratidão 🙏🏻 Parabéns 👏🏻

  • @debora_dias
    @debora_dias Рік тому +1

    Que beleza esse episódio! adorei a Nathalia!

  • @JoaoPereira-pn1zr
    @JoaoPereira-pn1zr 2 роки тому +1

    Que vídeo maravilhoso. Adorei. Viva o SUS, viva o lindo trabalho da Nathália e de todos os profissionais do SUS.

  • @flaviaoliva
    @flaviaoliva 2 роки тому +2

    Que pena que ela não está em outras redes! Não uso mais o Twitter…