@@luissouza9688existem os dois. O problema são as pessoas que querem bons profissionais e de confiança, mas querem que eles trabalhem quase de graça... Aí fica difícil mesmo.
lembrando q clientes que pedem orçamento os mecânicos tem mais "medo", sabendo que o cliente não é leigo. Isso vai diminuir a capacidade dele ser desonesto, você pode usar várias dicas de como se safar da desonestidade de um mecânico na simples negociação quando for deixar o carro, quando você mostra que sabe seus direitos isso impõe a eles medo de q vc possa fazer alguma coisa. Mecânico desonesto sempre tem medo da justiça, use isso ao favor
@@lucke1535 Uma vez caí nessa porque o cara foi indicado como "super honesto" e cuidava de cinco carros de um amigo nosso. Ele se aproveitou disso para me sondar e cobrar mais caro. Fez um conserto pífio. Ao final, perdeu os cinco carros do meu amigo. Mas tomamos uma trolha.
Vendo os comentários só dá pra concluir uma coisa... "O ser humano evoluiu muito em conhêcimento! Mas absulutamente NADA em valores". Desonestidade é geral, não se pode confiar em mais ninguém...
semana passada meu alternador parou de funcionar, levei ao eletricista, o cara não gosta q o cliente fique no local, deixei lá e vim pra casa, disse ele q seria um serviço de cinco horas mais ou menos, em menos de duas horas ele me liga e disse q não conseguiu tirar o alternador mas conseguiu trocar as escovas do regulador de voltagem, beleza, vim pra casa, hoje parou de funcionar de novo, eu mesmo retirei e vi q as escovas não eram apropriadas para o regulador, foram muito lixadas pra caber, e as molinhas estavam mal colocadas, isso fez com q o chicote rompesse e não dava mais contato, fui comprar as escovas apropriadas, realizei a troca, fiz a solda, coloquei no lugar e ficou na medida correta... por isso não deixo meus carros na oficina sem estar por perto
O meu caro tava com a roda traseira pesada levei no mecânico ele falou q com o tempo parava de pegar as partilha do freio cheguei em casa eu mesmo regule os freio ficou top
Se o profissional constatar que tal veiculo ele não terá condições de executar um serviço de maneira correta, ele deverá informar o cliente e falar a realidade da situação.
Hoje em dia muitos dos clientes pegam diagnóstico na Internet e com o amigo pq e muito difícil confiar em mecânico quantas pessoas já não foram enrolados em uma oficina o cara precisa mostrar que entende pra não ser a próxima vítima
Olá. Certa vez fiz o motor do meu carro com um mecânico muito bom e ótima pessoa. Mas apesar de resolvido o problema, eu sentia que o carro estava mais fraco que antes. Levei num outro mecânico, detalhei histórico e sintomas, tudo que podia, e disse: "Não sou mecânico, mas meu palpite é que a correia está fora do ponto". Dito e feito, era o ponto. Não culpo o outro mecânico, afinal ele arrumou tanta coisa que foi um milagre o carro voltar a andar. Mas a moral da história é: as vezes é preciso outros olhos pra enxergar um determinado problema.
É só conversar com idosas aposentadas. As coitadas perdem rios de dinheiro nessas oficinas. Daí tu vê como o brasileiro é FDP. Uma amiga da minha mãe pagou 1600 por um repare de uma porta. Quando o defeito apareceu na outra porta, o mecânico iria cobrar o mesmo. Me ofereci para dar uma olhara. Era o motor apresentando desgaste. No fim, deu R$100,00, um motor novo. Fiz o serviço em menos de duas horas.
Mecânico trocou disco de freio , barulho voltou , disse pra usar o relógio comparador pra ver se existisse empenamento . Ele nem sabia o que era relógio comparador e o cubo da roda estava empenado , acabei pagando serviço 2x mesmo apontando o defeito. Se você sabe , discuta o problema, pois é vc que paga pelo erro.
Minha dica, antes de levar no mecânico tenta consertar você mesmo, tenho uma ranger 2015, estava falhando, levei no mecânico, disse que fez uma limpeza no tanque, me deu um enrolada e me cobrou quase 1000,00, uns 3 meses depois o problema voltou, fui em vários mecânicos diferentes, teve um que condenou os bicos, outro me cobrou 400,00 pra só pela visita de um especialista de fora, nenhum me passou confiança, depois de muito pesquisar descobrir que era o sensor de flauta e sujeira no sistema, eu mesmo troquei, comprei um aditivo bem forte e meu problema foi resolvido, oscilação da marcha lenta resolvi trocando óleo do câmbio, recentemente a marcha lenta estava acelerando e descobri que era a ventoinha de viscosa, eu mesmo fiz a recarga do gel por 65,00 e ficou uma maravilha, o carro está 100 %. Só levo em mecânico em último caso, infelizmente não tenho nenhum de confiança.
Ta certo mano, vivemos no Brasil , pais da corrupcao, eu tb nao confio eu prefiro comprar as pecas e se eu nao saber arrumar eu pesquiso no youtube e repito o processo
Hoje em dia não existe mais mecânicos, e sim trocadores de peças, infelizmente e quando chego numa oficina e peço pro cara olhar o carro pra mim, e ele vira e fala deixa aí que olho eu já caio fora e nem volto mais, tem muitos que parece que agente tá pedindo favor pra eles..
@@edenilsonoliveira6248 comigo porque, cara pelo jeito você é mais um trocador de peças, pq ta se doendo , e nem sabe da vida dos outros , e já vem da pitaco, e pra seu governo, eu tenho é carro novo e faço manutenção no tempo certo, e vai se foder você e seu achismo.....
Aqui no Rio, a maioria é de malandros espertos... Junta-se a isso, o fato de a maioria dos clientes não entender nada de carro e/ou mecânica... Combinação perfeita para a desonestidade... Mas...os Olhos de Deus vêem tudo... Nessa brincadeira...muitos são reprovados, facilmente. Amor ao próximo, gente !
Já trabalhei quando tinha 14 em uma auto elétrica. Uma mulher levou uma GM S10, que era carro de gente "mais rica", ela relatou que a bateria não estava carregando. O meu "chefe" emendou uns fios que estavam soltos, baixou o capô. Quando a mulher veio buscar o carro, ele disse que era o alternador, cobrou 150 reais (na época o mínimo era 380 reais). Depois ele me disse "tem que cobrar bem de quem tem dinheiro". Nunca esqueci disso, e sempre acompanho a manutenção dos meus carros.
Mecânico, há muitos desonestos realmente cobram peças que não foram trocadas, preços bem mais caro quê na autopeças e o pior o serviço não fica bom e não aceitam reclamações, lógico quê não São todos, mas é à maioria.
@lucascarara Acompanha como? Tem serviços que levam o dia todo ou até dias. Vc acampa na oficina? kkkk O pior são os desonestos de grau hard que mentem que trocaram peças. Como saber isso? 😫
@@themis5543 eu acompanho a manutenção preventiva, que geralmente é mais rápida. Faço isso no meu dia de folga, se precisar ficar o dia todo eu fico mesmo, pq meu dinheiro tem valor, e eu não confio na classe, infelizmente. Se precisar deixar na oficina de um dia pro outro, eu acompanho até ele dar o diagnóstico, e dizer que precisa esperar a peça chegar, ou mandar a peça pra retificar, mas tento acompanhar o máximo que eu consigo.
Tenho mecânico a mais de 8 anos,e até amizade fiz com ele. E ele sempre me mostrou item por item, uma aula técnica. Hoje eu sou praticamente um mecânico de fim de semana de tanto que ele me ensinou os problemas dos meus carros. Ao contrário de vários lugares,que só querem te passar a "perna"..... infelizmente.....
@@magnonadaletti4975 não amigão. Foram vários carros. Peugeot ainda não tive. Carros dão problemas. E se não temos um pouco de conhecimento os mecânicos passam a perna .
Cheguei a falar pro mecânico que o problema do meu carro poderia ser apenas o relé da bomba de combustível, mas ele não quis nem fazer um simples teste. Me fez trocar a bobina de ignição, o sensor de temperatura e sei lá mais o que (nem lembro direito do que mais), mas não resolveu o problema. No dia seguinte o carro continuou a desligar o motor. Eu mesmo troquei o relé da bomba de combustível, e adivinha só? Resolveu o problema. 6 meses depois a bobina que ele trocou no meu carro, queimou.
Uma vez levei meu carro para fazer um orçamento e ficou uns 700 reais e disse que ia levar o orçamento e que não faria naquele momento, o mecânico foi no escritório voltou depois de uns instantes com outro orçamento com um "desconto" de quase 300 reais! Jogou o preço lá em cima pra ver se eu aceitava.
Oficina é um local com muitos riscos, se o profissional ê con fiável não há necessidade de ficar em cima como um abutre. Se eu fosse proprietário de uma oficina os clientes teriam uma sala separada, com visão para os boxes, e não seria permitido a presença dos abutres, a não ser com autorização, caso fossse necessário os clientes acompanharem alguma situação específica.
Se a turma soubesse o que se passa nos bastidores, certamente iria procurar fazer seus próprios serviços na medida do que estiver ao alcance. Todavia, nem sempre é possível se livrar do ferreiro.
E nem sempre pagar caro é garantia de bom serviço. Já fiz manutenção de um carro meu em uma oficina indicada por um vizinho (que, pelo jeito, só trocou itens bem básicos) e tive que refazer em outra oficina, pois as peças que foram utilizadas eram remanufaturadas e de baixa qualidade, mesmo cobrando quase o preço de concessionária.
@@2202cristiano por isso q quando levo meus carros para uma oficina ( q é raramente) procuro sempre eu comprar as peças de reposição,se mecânico se recusar a cobrar só a mão de obra,pulo forma rapidinho, pois o nome já diz" mecânico" e não revendedor ..e procuro sempre eu mesmo fazer as manutenções,pelo menos as mais básicas daquilo q entendo,e não é por economia,e sim por falta de confiança mesmo.
É difícil achar um mecânico certinho, fiz o motor do carro em uma oficina grande da cidade, o valor ficou muito alto, sumiram com meu galão de gasolina, sumiu umas ferramentas que estavam no porta malas, quebraram os braços que segura a tampa do porta malas, andaram muito no carro depois de pronto. Depois disso eu faço tudo em casa, só procuro mecânico quando eu tenho certeza que não consigo fazer
Conselho: Clientes tem todo direito de ficar perto!! Melhor evitar blá-blá-blá. Se trata de uma prestação de servicos: vc faz o serviço Com perfeição e eu pago.Quero lembrar aos MECANICOS aqui !!!!! Que não existe mais clientes tontos tão pouco leigos, se liguem.🤔
Não consigo confiar quando se trata de meu carro em oficina mecânica. Muitas vezes já me dei mal até com profissionais que achava que eram de confiança. Hoje, levo meu carro, falo o serviço que estou querendo realizar e questiono todos os acréscimos de serviços que não solicitei. Até porque, hoje, a internet nos esclarece muitas coisas sobre tudo o que quisermos saber!
O bom profissional dessa área não tem medo de cliente que observa o serviço. A vida que estará dentro do carro é do motorista, por isso que ele deve observar se o serviço está sendo realizado corretamente.
@@jeffersonlima818 bom isso não é problema do cliente. o mecanico tem que ser profissional. eu mesmo como cliente já quis acompanhar serviço e fui impedido. quem te garante que estão colocando a peça que vc comprou?
@@GamesDoVale Em primeiro lugar se nao confia no profissional nao leva la. Em segundo e pra sua própria segurança .em terceiro. Oficina nao e bar e quarto voce deve ter um historico daqueles. Kkkkkk
Tenho dois mecânicos de extrema confiança. Bons avaliadores de causas de defeitos, justos e honestos. Humberto da HB auto elétrica Vicente Pires,Brasília D.F e Nilson da Central Car Itaipava, Petrópolis -R.J.
Gostei do vídeo, mas uma sugestão, de uns conselhos para os mecanicos tambem, do tipo, não inventem problemas, não troquem peças desnecessariamente, se durante a desmontagem quebrou a peça ASSUMA O ERRO, etc...., acho que atitudes assim melhoram bem a relação cliente/mecanico. abraço.
Não faz sentido fazer vídeo sobre isso pq não como se pessoas corruptas e desonestas não soubessem disso. Eles sabem! Mas são desonestos Não dá pra ensinar a honestidade á um ladrão
Incrivel, parecia que estavas a falar para mim, ainda bem.que vi o video pois já fui tantas vezes ENGANADO por mecânicos que me transformei nesse MONSTRO de cliente😊
Quando fica na oficina o serviço é mais rápido! Ainda mais perto do carro e trocam menos coisas desnecessárias... Sempre pedir a peça trocada e NF de serviço e peças, pedindo já tive boas diferenças de valores.
Mas oficinas com grande movimento não olham na hora. E mulher é complicado viu, levei pra trocar correias e viu que precisava trocar óleo, orçou os dois serviços em uns 1.200. Achei a mão de obra no valor de 600 muito cara. Não fiz o serviço, até pq não era urgente. Mas é muita malandragem, com homens que entendem de mecânica já abusam, imagina com mulher. É a oportunidade de lucrar em cima do serviço 😢
Pior que não difícil hahaha mano a tempos a trás o povo criava motor dentro de barracão hahahha . Basta ter ferramentas certas . E já era eu mesmo intedendo básico de mecânica.
É um hobby interessante, mas deve ter conhecimento e ferranentas mínimas, um local limpo e protegido, e muito cuidado ao reparar sistemas primários como freios, suspensão e direção.
Da até medo de levar carro ao mecânico, por 4 vezes tentaram sem sucesso, fazer o empurrometro de troca peças a toa. Foi o que me levou a estudar um pouco e agora só levo ao mecânico coisas que realmente eu não faça.
Encontrar mecânico honesto é tão difícil quanto encontrar pedreiro, pintor honesto. Esse é o legado do Brasil, uma legião de picaretas tentando levar vantagem em cima de gente honesta e trabalhadora
Mecânico geralmente é um bicho mal humorado, esconde informação, fique em cima mesmo, olhe mesmo no que ele está mexendo, pesquise antes para saber se estão te enganando, peça para mostrar peça ruim ou com desgaste, seja sempre educado.
Concordo contigo... Quem não procura conhecer o próprio carro que tem (é bom conhecer bem até o barulho do motor do carro, pois isso pode ser de ajuda em resolver algum problema) pode acabar se ferrando de verde e amarelo.
Na minha região mecânico cada um é um diagnóstico de diferente. E eles fazem maior banca. Se tu dar palpite eles até se ofendem, no fim péssima execução do serviço. Eu vou no meu palpite e o que eu posso, sem precisar de elevador ou coisas mais complexas como remover um cabeçote por exemplo ou usar ferramenta de torque eu faço em casa. Sempre executei muito bem as manutenções próprias. Até bomba de direção eletrohidraulica já reparei, só não ficou 100% pq exigia equipamento pra eletrônica já que tinha problema na placa. Nesses casos efetuo a troca, mas faço tudo sem pagar de mão de obra. O problema de mecânico é igual de pedreiro, querem ficar ricos consertando carro. Querem pegar probleminha moleza, troca de óleo, troca de fluído etc. Um mecânico bom aqui o único que confio já disse que não mexe mais com retífica. não vale a pena, ou seja, não só no mundo automotivo, hoje todo mundo quer ganhar dinheiro sem fazer nada ou fazendo o mínimo. Isso não é amor pelo trabalho é sóum cara que executa bem algo mas se vê doido para sair do ramo.
infelizmente hoje se vc nao souber diagnosticar e deixar para mecanico eles trocam peças que nao precisao nao resolvem o problema e culpam as peças dizendo que e paralela hoje em dia eu mesmo conserto meu carro
Minhas experiências com mecânicos são péssimas. Parafusos folgados, partes plásticas faltando ou quebradas após o desmonte, presilhas que não prendem mais, mas colocam mesmo assim, peças mal encaixadas, arranhão no carro e etc...até o parafuso do cárter ( bujão) folgado após a troca de óleo já passei por isso. Fora as peças pagas e não trocadas. Já passei por tido isso aí . E FOI EM CONCESSIONÁRIAS DE MARCAS PREMIUM. Uma delas foi uma de marca famosa, de um motor novo,turbo, que bebe 700 ml de óleo a cada 1200 km que após o remap para diminuir o consumo do óleo, o torque caiu bastante e o consumo aumentou.
Costumo ir fazer manutenção da suspensão em Auto Center, eles costumam ter meta de serviços tipo pelo menos mil reais em cada carro, fico sempre junto acompanhando o serviço, e quando condenam alguma peça fico de olho pra ver se é só pra aumentar o serviço.
Eu por conhecer de mecânica só não arrumo o meu carro quando não tenho a chave necessária, aí então eu levo ao mecânico e já mostro o serviço que eu quero que seja realizado e pronto.
Daria um seminário discutir esses pontos que você coloca. A percepção do cliente é completamente oposta em muitas situações. Se o mecânico é de sua confiança tudo fica mais fácil. Geralmente prefiro alguém em quem confio a um "especializado".
Praticamente 95% das vezes em todos os meus carros, o meu palpite sempre funcionou. Eu chego com as peças e peço para executar tal serviço. não precisa nem me dar garantia do diagnóstico, somente daexecução do serviço.
Kleber, tudo bem? O único que faço, dos comentados por ti, é ficar olhando o serviço. E apesar de causar desconforto é pela situação que numa simples troca de óleo, por exemplo, podem não trocarem o filtro ou colocarem um litro a menos de óleo e cobrarem esses itens no final. Infelizmente a reputação dos mecânicos em geral não são as melhores com os usuários dos serviços. Um abraço
Oi Kleber, na verdade estas são dicas de etiqueta APLICADAS à oficina mecânica, e contadas por quem estava do outro lado do balcão. Mas muito bons toques, vou me lembrar quando for levar meu carro próxima vez. Abraços.
Eu particularmente..Não lévo meu carro em oficina cheia de carro. ( EU GÓSTO E QUÉRO QUE SÓ PEGUE NO MEU CARRO ) OFICINA CHEIA PRAMIM NAO PRÉSTA..NÃO É SINONIMO DE OFICINA BOA. SOROCABA SP
Um mecânico aqui na minha cidade me aconselhou a retirar a válvula termostatica do meu Astra 2011 pois falou que aqui na Bahia é muito quente o clima. 🤔🤔
A parte de falar "não tenho pressa,pode trabalhar tranquilo",já é falando pro mecânico: olha,sei que vc tem muito serviço,mas no meu carro faz na calma pq a "pressa é inimiga da perfeição ". Eu trabalho com som e acessórios e ouço muito isso dos clientes....vou deixar o carro,faz na calma,não tenho pressa,mais importante pra mim é o serviço bem executado...e por aí vai
O mecânico é o médico do carro, se não informar onde doi, ele não vai conseguir ajudar. É uma relação de confiança e de sempre vistoriar o veículo para não ser pego de surpresa. Tenho um passat 87 e estou sempre verificando da melhor forma possível. É não pretendo trocar de carro.
Eu levei minha SUV em uma oficina autorizada Bosch service,somente pra trocar o fluido de freio, as pastilhas eram novinhas,resumo, deixaram o carro sem freios, quando retornei lá o mexanico disse que tinha entrado ar no sistema de freios,eu disse pra ele que já sabia que tinha entrado ar no sistema, mais foram eles que abriram o sistema pra entrar ar😏🤬🤬🤬
A dica mais preciosa realmente é não distrair o mecânico com muito falatório (tenho esta tendência, mas me policio). Se fosse mulher conseguiria fazer várias coisas e ainda te dar atenção. Homem, não!
Felizmente ou infelizmente confiava em deixar meu carro na oficina o dia todo e pegar no fim do dia é apenas pagar, levando uma lista do que gostaria que fosse feito, no fim dia dia conversava se tinha feito tudo é apenas pagava, logo depois descobria que tinha serviço pago que não tinha sido feito, então hj prefiro passar o dia na oficina observando do que entregar o carro enquanto estou no trabalho, há mecânicos lhe metem na garganta fazendo serviço rápido, e há aqueles que entendem seu lado e prezam pela qualidade e bom serviço, difícil separar quem é quem
Ter uma máquina de diagnóstico basica. Ligar antes de ir ao mecânico sem lhe contar. Ligar depois e comparar os erros. Por vezes até simplesmente bloqueiam o erro na centralina e dizem que está resolvido
eu fico olhando o mecânico mexer no carro e algumas coisas eu aprendo,tipo já sei substituir o líquido de arrefecimento e também trocar Correia do alternador trocar pastilhas de freio
Aprende é. Qual o líquido de arrefecimento homologado para o seu veículo? Qual a concentração? Aditivo concentrado você dilui com água da chuva ou do dreno do ar condicionado? Qual a capacidade em litros?
Um detalhe que sempre observo no mecânico é o nível de ação, de atenção, ou seja, a dedicação empregada naquele serviço, ou se ele fica disperso, tipo mexe no carro apenas 5 minutos sai e fica conversando outros 5/10 minutos, sendo que o certo seria focar no serviço pois nosso salário é suado..
@@rbmk8541" Mecânicos" que fazem montagem sem aplicar o torque fujam ; vazem de se lugar, desse "mecânico "picaretas, Os.marreteiros!! Já deu para perceber que tem alguns aqui já rebatendo o que estamos comentando. Gente fraca de mente, pois não confio neles.
Sugiro que comprem um scaner portátil pode ser em família ou amigos já vai sabendo o que é antes de ir a mecânica e fiquem atentos a que foi ou não trocado.
Na maioria das vezes o scanner não colabora , ele indica a avaria na central mais não aponta o defeito , então uma ótima solução é fazer um curso técnico de mecânica e injeção eletrônica, e se caso preciso por falta de ferramentas e equipamentos leve seu carro ao mecânico e diga exatamente o serviço que você quer realizar , trabalho com oficina a 12 anos eu conheci meu esposo lá que também é mecânico , scanner na maioria das vezes nao é específico ele apenas te dá uma ideia dos defeitos que possam está apresentando a avaria , porém carro é uma caixinha de surpresas, nem eu com 12 anos de experiência consigo adivinhar ou diagnósticar tudo , muita das vezes levamos uma surra do carro e aprendemos coisas novas , mesmo eu estando todos esses anos , estudando , praticando me atualizando ainda sim , não seria possível saber tudo .
O último ponto é relativo... pq já aconteceu comigo de o mecânico ter "esquecido" de me chamar ou fazer algum serviço que eu contratei... e se eu não pergunto, estaria lá até hj... mas o video foi ótimo. Valeu pelas dicas!
Pelos comentários noto que todos nós temos problemas com esse tipo de profissional, por isso estou sempre mudando de oficina, é você confiar e tomar na cabeça, até parece uma questão cultural...
Você explicou que não é bom o proprietário do carro chegar ao mecânico trazendo o diagnóstico do problema... Recentemente, o motor do meu carro estava com barulho fora do normal e eu suspeitei que o problema estava no escapamento. Levei o carro no mecânico pra verificar o escapamento e, realmente, ele confirmou a minha suspeita -- o escapamento estava com problema. Felizmente, era um problema simples. O profissional fez o ajuste necessário e, assim, o problema ficou resolvido -- o barulho do motor voltou ao normal. Você não acha, Kleber, que trazendo um diagnóstico preliminar ao mecânico já ajuda em muito a resolver o problema de nossos carros?
Claro que sim, eh a melhor solução vc já saber oq é e falar ao mecânico, quem sente no bolso eh o dono do carro! Portanto eu faço várias perguntas, tiro todas minhas dúvidas e se ele achar ruim eu levo pra outro lugar
@@RBMK_1000 Eu por exemplo, não sou mecânico, mas pela experiência de anos de manutenção do carro, já sei mais ou menos o problema que deu no carro. Então digo ao mecânico o que desconfio que seja, e isso agiliza na verificação do problema.
...Faço tudo exatamente como ele falou. Posso dizer que aprendi como me comportar ouvindo as reclamações de mecânicos com relação a outros clientes....
Boa noite Kleber. Adorei essas dicas muito valiosas. Eu sou apaixonado por carro e confesso que geralmente chego na oficina dizendo onde o problema pode estar. Faço isso a muitos anos. Adoro os seus vídeos. Jacques Klemz Blumenau de
Kkkk legal muito bom o vídeo, eu me interesso muito no assunto de mecânica. Gosto muito de conversar com o mecânico que faz as manutenções no meu carro
O 3 ponto discordo. Eu diria algo do tipo: só deixe fazer diagnóstico seu mecânico de confiança. Se deixar, vc acaba trocando um monte de peças sem necessidade. E outra, quando eu já digo o que é pra fazer, meu carro não fica largado na oficina até o outro dia: o mecânico faz logo
Certa vez levei meu carro para o mecânico fazer uma troca de escapamento, fiquei ao lado observando e por vezes dando uma pequena ajuda, desconfiando das habilidades do mesmo e, quando faltava só a parte de trás que ficou pendurada no eixo traseiro a ser sacada, ele falou que iria pegar uma marreta... quando ele voltou eu já havia retirado. Imagine o que ele poderia fazer se eu não estivesse observando o que estava fazendo?
Levo o carro para fazer algo certo como troca de óleo e filtros e peço um diagnóstico de algum problema aparente e qual a minha suspeita sobre este problema. E dou o fora. Quando me ligam já tá feito o serviço certo e foi feito o diagnóstico sobre o problema, as vezes não é nada e as vezes é algo demorado, é aí que coloco na balança se vou pegar o carro ou mandar fazer também o outro serviço, já com o orçamento de tudo. Normalmente visito dois diferentes, um especializado em eletrônica e injeção e outro de mecânica mesmo, eles se conhecem e respetam o trabalho um do outro.
Também não é recomendável dizer que acha que o carro está com problema na rebimboca da parafuzeta, e que sabe que esse problema custa uma fortuna para resolver.
Pois é, eu tinha um bom mecânico de confiança, tecnicamente bom, quando comecei a cotar as peças, ele mudou totalmente comigo, comecei a ficar um péssimo cliente 🫣🤣🤣🤣🤣.
Cara, teu conteúdo me ajuda demais. Você me ajudou muito indicando a playlist com as manutenções que devem ser feitas em carros mais antigo. Mostrando como fazer no gol. Pretendo comprar seu curso em breve também. Ajuda demais!
Por isso venho assistindo muitos videos de mecânica ja pra ter ideia de certos defeitos comuns que possa acontecer no carro... Sou novo aqui e ja to escrito! 🤙🏻
Quando eu levo o meu carro no mecânico eu já aponto 90% dos defeitos que é o defeito e o que eu já fiz e peça que eu já troquei eu mesmo falo eu troquei essas peças para não ter enganação.....
a respeito os carros mecanicos são faceis de achar o problema sempre sei o qual é o problema, porém carros novos injeção eletronica é complicado mesmo com aparelhagem os mecatronicos tomam paú e usam o chutometro, outra coisa dificil achar um mecanico e um mecatronico honesto infelizmente! existe mas só por indicação.
2 роки тому+1
Muitas falam que não levam o veículo a concessionária, principalmente depois de vencida a garantia, porque é mais caro do que em oficinas mecânicas. Mas eu continuo fazendo as manutenções do nosso carro, após cerca de um ano fora da garantia, pois comparando, os preços não são tão mais altos. E a primeira vez que fui a uma oficina, esta semana, o mecânico trocou as pastilhas do freio nas duas rodas dianteiras do meu Onix Joy, 33 mil km rodados, mas provavelmente por desconhecimento, não reencaixou o chicote do sistema ABS corretamente, resultado: o pneu encostou e comeu a capa do cabo deste sensor, cortando parcialmente os fios, inutilizando completamente a peça. Ele cobrou R$ 140,00 pelas peças e servico, mas tive de desembolsar mais R$ 380,00 na concessionária, para substituir o cabo sensor do ABS condenado, por um novo.
@@alexsandro-ti4gr Não amigo, vou deixar pra lá, eu estava em outro município aqui de Rondônia quando apareceu o defeito no sistema de freios. Ele solucionou o problema, mas criou outro, involuntariamente.
Gostei Sou técnico de televisão e algumas coisas são semelhantes com a minha profissão; alguns dizem que sabem o problema mas não tem ferramentas; coisa que também não é bem vinda é dizer que viu no UA-cam; outros dizem que é uma coisinha a toa, que é um mau contatozinho, etc. Coisas que não se deve dizer; um abraço meu amigo.
Mecânico bom, honesto está difícil! Tive que mandar fazer o motor de um fiesta 2009. No meu caso, estou construindo um pequeno sobrado, e para não entrar em prestações achei melhor fazer o serviço. Aqui no sul no Estado do Paraná, Curitiba e região, o preço gira em torno de 6 mil até 7 mil reais.!! Paguei 7 mil, peguei o carro, e não para de feder óleo queimado e sair uma fumaça branca pelo o escamento. Tenho que andar com o carro com os vidros fechados. Já levei 3 vezes na oficina e não resolve o problema. Hoje estou deixando o carro lá. O mecânico já estava tipo querendo tirar o dele da reta. Mas dessa vez vou na justiça caso não seja resolvido.
No final da troca do filtro de cabine o mecânico entregou o carro e disse que já estava pronto. Ao entrar vi 3 parafusos sobrando e ele disse que não precisava, pois 2 já seguram a peça e fica até mais fácil trocar na próxima vez porque é um local muito emprensado.
Concordo,mas tem uns mecânicos,por aí,que vc tem que ficar de olho,pois vc leva para trocar a bomba d'água e quando percebe ele está mexendo no escapamento. é osso com sal grosso.
Poxa qnd levamos o carro pra revisao ficam perguntando as coisas, acho legal q parta deles fazerem o diagnóstico. E uma pergunta: onde posso executar a lavagem (limpeza) na parte do capô e uma limpeza de preventiva das peças? Obs: Dei uma amassadinha com a frente do meu etios e estou em busca de alguém que conserte de modo top mas que faça valer a pena o custo x benefício ( nao meta a mao). Ah, se souberem de alguém pra tirar arranhao de chave ( meteram no meu carro) tb agradeço, mas lembrando sem meter a mao e garantindo qualidade.
O difícil mesmo é encontrar um mecânico realmente competente e de confiança.
@@luissouza9688existem os dois. O problema são as pessoas que querem bons profissionais e de confiança, mas querem que eles trabalhem quase de graça... Aí fica difícil mesmo.
E Marceneiro
Mecânico quebrou uma peça e carro ficou acendendo a luz do óleo, pediu pra levar pra avaliar o problema que ele já sabia o motivo 😢
Você notou como 80% dos comentários são ruins, negativos?
Da para ver como tem maus profissionais.
Maus profissionais.
Acresço: NUNCA, JAMAIS diga quanto você ganha ou no que você trabalha. Isso é o que poupa mais dinheiro na hora do conserto!
Por qual razão eu falaria para o mecânico tais informações, ele cuida do carro não dá minha vida kkkkk
@@lucke1535pela razão dele saber se vc tem condições e cobrar mais por isso, assim como ter um Honda lhe dá mais valor que ter um Fiat ou Renault
O mecânico nem precisa dessas informações basta ele ver o modelo e ano do carro.
lembrando q clientes que pedem orçamento os mecânicos tem mais "medo", sabendo que o cliente não é leigo. Isso vai diminuir a capacidade dele ser desonesto, você pode usar várias dicas de como se safar da desonestidade de um mecânico na simples negociação quando for deixar o carro, quando você mostra que sabe seus direitos isso impõe a eles medo de q vc possa fazer alguma coisa. Mecânico desonesto sempre tem medo da justiça, use isso ao favor
@@lucke1535 Uma vez caí nessa porque o cara foi indicado como "super honesto" e cuidava de cinco carros de um amigo nosso. Ele se aproveitou disso para me sondar e cobrar mais caro. Fez um conserto pífio. Ao final, perdeu os cinco carros do meu amigo. Mas tomamos uma trolha.
Vendo os comentários só dá pra concluir uma coisa...
"O ser humano evoluiu muito em conhêcimento! Mas absulutamente NADA em valores".
Desonestidade é geral, não se pode confiar em mais ninguém...
Dá pra concluir também que falta dicionários.
Verdade! Estou numa árdua luta tentando encontrar um mecânico de confiança, mas sempre sou surpreendido por algum ato desonestidade deles...
semana passada meu alternador parou de funcionar, levei ao eletricista, o cara não gosta q o cliente fique no local, deixei lá e vim pra casa, disse ele q seria um serviço de cinco horas mais ou menos, em menos de duas horas ele me liga e disse q não conseguiu tirar o alternador mas conseguiu trocar as escovas do regulador de voltagem, beleza, vim pra casa, hoje parou de funcionar de novo, eu mesmo retirei e vi q as escovas não eram apropriadas para o regulador, foram muito lixadas pra caber, e as molinhas estavam mal colocadas, isso fez com q o chicote rompesse e não dava mais contato, fui comprar as escovas apropriadas, realizei a troca, fiz a solda, coloquei no lugar e ficou na medida correta... por isso não deixo meus carros na oficina sem estar por perto
Valeu a participação aqui no canal amigo!
Um abração
O meu caro tava com a roda traseira pesada levei no mecânico ele falou q com o tempo parava de pegar as partilha do freio cheguei em casa eu mesmo regule os freio ficou top
Se o profissional constatar que tal veiculo ele não terá condições de executar um serviço de maneira correta, ele deverá informar o cliente e falar a realidade da situação.
@@adaobarrososouza470, eu corria de um profissional que falasse tamanho absurdo
Só de ele não gostar de o cliente estar perto já é suspeito.
Temos de aprender mecânica básica, só reparação pesada feita em oficinas 😌
Eu tô nessa onda aí...só o que não tem jeito mesmo!Tô com um carro pra retificar o motor e estou confirmando a idéia que já tinha,muito estressante!😑
@@j.pedroso3772 Mas retifica é pesado, kkkk aí voce tem q ter tempo mesmo
Hoje em dia muitos dos clientes pegam diagnóstico na Internet e com o amigo pq e muito difícil confiar em mecânico quantas pessoas já não foram enrolados em uma oficina o cara precisa mostrar que entende pra não ser a próxima vítima
Olá. Certa vez fiz o motor do meu carro com um mecânico muito bom e ótima pessoa. Mas apesar de resolvido o problema, eu sentia que o carro estava mais fraco que antes. Levei num outro mecânico, detalhei histórico e sintomas, tudo que podia, e disse: "Não sou mecânico, mas meu palpite é que a correia está fora do ponto". Dito e feito, era o ponto. Não culpo o outro mecânico, afinal ele arrumou tanta coisa que foi um milagre o carro voltar a andar. Mas a moral da história é: as vezes é preciso outros olhos pra enxergar um determinado problema.
Graças a Deus que não estragou o serviço dele
É igual quando vc vai ao médico
Sempre bom ter uma segunda opinião.
Jamais diga “Eu não entendo nada de mecânica”. É um convite para trocar tudo que precisa e o que não precisa também.
É só conversar com idosas aposentadas. As coitadas perdem rios de dinheiro nessas oficinas. Daí tu vê como o brasileiro é FDP. Uma amiga da minha mãe pagou 1600 por um repare de uma porta. Quando o defeito apareceu na outra porta, o mecânico iria cobrar o mesmo. Me ofereci para dar uma olhara. Era o motor apresentando desgaste. No fim, deu R$100,00, um motor novo. Fiz o serviço em menos de duas horas.
Mecânico trocou disco de freio , barulho voltou , disse pra usar o relógio comparador pra ver se existisse empenamento . Ele nem sabia o que era relógio comparador e o cubo da roda estava empenado , acabei pagando serviço 2x mesmo apontando o defeito.
Se você sabe , discuta o problema, pois é vc que paga pelo erro.
Kkkkkkkkkkk morrri
Despreparo do profissional, relógio comparador é um item fundamental em uma oficina.
Minha dica, antes de levar no mecânico tenta consertar você mesmo, tenho uma ranger 2015, estava falhando, levei no mecânico, disse que fez uma limpeza no tanque, me deu um enrolada e me cobrou quase 1000,00, uns 3 meses depois o problema voltou, fui em vários mecânicos diferentes, teve um que condenou os bicos, outro me cobrou 400,00 pra só pela visita de um especialista de fora, nenhum me passou confiança, depois de muito pesquisar descobrir que era o sensor de flauta e sujeira no sistema, eu mesmo troquei, comprei um aditivo bem forte e meu problema foi resolvido, oscilação da marcha lenta resolvi trocando óleo do câmbio, recentemente a marcha lenta estava acelerando e descobri que era a ventoinha de viscosa, eu mesmo fiz a recarga do gel por 65,00 e ficou uma maravilha, o carro está 100 %. Só levo em mecânico em último caso, infelizmente não tenho nenhum de confiança.
Ta certo mano, vivemos no Brasil , pais da corrupcao, eu tb nao confio eu prefiro comprar as pecas e se eu nao saber arrumar eu pesquiso no youtube e repito o processo
Amigo , faço exatamente assim, vou comprando ferramentas e tem dado certo.
Diagnóstico de mecânico é igual de médico a diferença é que o médico não olha na sua cara
Hoje em dia não existe mais mecânicos, e sim trocadores de peças, infelizmente e quando chego numa oficina e peço pro cara olhar o carro pra mim, e ele vira e fala deixa aí que olho eu já caio fora e nem volto mais, tem muitos que parece que agente tá pedindo favor pra eles..
sera que o problema está com os mecanicos ,ou com vc
@@edenilsonoliveira6248 comigo porque, cara pelo jeito você é mais um trocador de peças, pq ta se doendo , e nem sabe da vida dos outros , e já vem da pitaco, e pra seu governo, eu tenho é carro novo e faço manutenção no tempo certo, e vai se foder você e seu achismo.....
@@edenilsonoliveira6248 com o mecânico
Com o mecânico...
Aqui no Rio, a maioria é de malandros espertos...
Junta-se a isso, o fato de a maioria dos clientes não entender nada de carro e/ou mecânica...
Combinação perfeita para a desonestidade...
Mas...os Olhos de Deus vêem tudo...
Nessa brincadeira...muitos são reprovados, facilmente.
Amor ao próximo, gente !
Já trabalhei quando tinha 14 em uma auto elétrica. Uma mulher levou uma GM S10, que era carro de gente "mais rica", ela relatou que a bateria não estava carregando. O meu "chefe" emendou uns fios que estavam soltos, baixou o capô. Quando a mulher veio buscar o carro, ele disse que era o alternador, cobrou 150 reais (na época o mínimo era 380 reais). Depois ele me disse "tem que cobrar bem de quem tem dinheiro". Nunca esqueci disso, e sempre acompanho a manutenção dos meus carros.
Mecânico, há muitos desonestos realmente cobram peças que não foram trocadas, preços bem mais caro quê na autopeças e o pior o serviço não fica bom e não aceitam reclamações, lógico quê não São todos, mas é à maioria.
@lucascarara
Acompanha como? Tem serviços que levam o dia todo ou até dias. Vc acampa na oficina? kkkk O pior são os desonestos de grau hard que mentem que trocaram peças. Como saber isso? 😫
@@themis5543 não tem como saber. até as concessionárias fazem pilantragem.
@@themis5543 eu acompanho a manutenção preventiva, que geralmente é mais rápida. Faço isso no meu dia de folga, se precisar ficar o dia todo eu fico mesmo, pq meu dinheiro tem valor, e eu não confio na classe, infelizmente. Se precisar deixar na oficina de um dia pro outro, eu acompanho até ele dar o diagnóstico, e dizer que precisa esperar a peça chegar, ou mandar a peça pra retificar, mas tento acompanhar o máximo que eu consigo.
@@Travis1.979
Pois é... :/ Mas, como comentei acima, estou adotando algumas estratégias pra minimizar o prejuízo.
Tenho mecânico a mais de 8 anos,e até amizade fiz com ele. E ele sempre me mostrou item por item, uma aula técnica.
Hoje eu sou praticamente um mecânico de fim de semana de tanto que ele me ensinou os problemas dos meus carros.
Ao contrário de vários lugares,que só querem te passar a "perna"..... infelizmente.....
Achei um mecânico assim, melhor coisa ❤
O geriatra do meu carro cuida dele a 14 anos ( a Belinha é uma Belina 1976 )
Já sei a marca do seu carro!! Peugeot 😅😅😅😂 acertei?
@@magnonadaletti4975 não amigão. Foram vários carros. Peugeot ainda não tive.
Carros dão problemas. E se não temos um pouco de conhecimento os mecânicos passam a perna .
vc é do Rio, me indica esta preciosidade de mecanico?
Cheguei a falar pro mecânico que o problema do meu carro poderia ser apenas o relé da bomba de combustível, mas ele não quis nem fazer um simples teste. Me fez trocar a bobina de ignição, o sensor de temperatura e sei lá mais o que (nem lembro direito do que mais), mas não resolveu o problema. No dia seguinte o carro continuou a desligar o motor. Eu mesmo troquei o relé da bomba de combustível, e adivinha só? Resolveu o problema. 6 meses depois a bobina que ele trocou no meu carro, queimou.
Poxa amigo, aí é complicado!
Muito importante ter um mecânico de confiança.
Abração
Uma vez levei meu carro para fazer um orçamento e ficou uns 700 reais e disse que ia levar o orçamento e que não faria naquele momento, o mecânico foi no escritório voltou depois de uns instantes com outro orçamento com um "desconto" de quase 300 reais! Jogou o preço lá em cima pra ver se eu aceitava.
Isso é má fé.
Às vezes o serviço do cara realmente vale 700, mas ele tava apertado de grana e baixou o valor
Confia
Eu gosto de ficar por perto olhando o que tá acontecendo, mas fico na minha, sem ficar muito em cima p não atrapalhar
Excelente meu amigo!!! 👊
Muito importante essas dicas, amigo.
Devia fazer outra coisa.
Tbm faço isso
Oficina é um local com muitos riscos, se o profissional ê con fiável não há necessidade de ficar em cima como um abutre. Se eu fosse proprietário de uma oficina os clientes teriam uma sala separada, com visão para os boxes, e não seria permitido a presença dos abutres, a não ser com autorização, caso fossse necessário os clientes acompanharem alguma situação específica.
Já sofri muito com mecânico, cobram preços absurdos e muitas vezes sem resultados, faltam profissionais competentes e principalmente honestos.
Se a turma soubesse o que se passa nos bastidores, certamente iria procurar fazer seus próprios serviços na medida do que estiver ao alcance. Todavia, nem sempre é possível se livrar do ferreiro.
E nem sempre pagar caro é garantia de bom serviço. Já fiz manutenção de um carro meu em uma oficina indicada por um vizinho (que, pelo jeito, só trocou itens bem básicos) e tive que refazer em outra oficina, pois as peças que foram utilizadas eram remanufaturadas e de baixa qualidade, mesmo cobrando quase o preço de concessionária.
@@2202cristiano por isso q quando levo meus carros para uma oficina ( q é raramente) procuro sempre eu comprar as peças de reposição,se mecânico se recusar a cobrar só a mão de obra,pulo forma rapidinho, pois o nome já diz" mecânico" e não revendedor ..e procuro sempre eu mesmo fazer as manutenções,pelo menos as mais básicas daquilo q entendo,e não é por economia,e sim por falta de confiança mesmo.
É tipo restaurante, se você vê a cozinha você não come.
É difícil achar um mecânico certinho, fiz o motor do carro em uma oficina grande da cidade, o valor ficou muito alto, sumiram com meu galão de gasolina, sumiu umas ferramentas que estavam no porta malas, quebraram os braços que segura a tampa do porta malas, andaram muito no carro depois de pronto. Depois disso eu faço tudo em casa, só procuro mecânico quando eu tenho certeza que não consigo fazer
Dica: se encontrar um mecânico bom e honesto, trate ele o melhor possível se perder ele você tá ferrado até achar outro!
O problema é achar um desses, é muito raro. A maioria só pensa em ganhar dinheiro!!!
Dentista é a mesma coisa!
Quanto a ficar perto eu acho certo. Essa atitude já me livrou de golpe enorme certa vez. E o pior em oficina de confiança
Ficar perto é diferente de ficar alugando o ouvido do mecânico xD
Conselho: Clientes tem todo direito de ficar perto!! Melhor evitar blá-blá-blá. Se trata de uma prestação de servicos: vc faz o serviço Com perfeição e eu pago.Quero lembrar aos MECANICOS aqui !!!!! Que não existe mais clientes tontos tão pouco leigos, se liguem.🤔
Não consigo confiar quando se trata de meu carro em oficina mecânica.
Muitas vezes já me dei mal até com profissionais que achava que eram de confiança.
Hoje, levo meu carro, falo o serviço que estou querendo realizar e questiono todos os acréscimos de serviços que não solicitei.
Até porque, hoje, a internet nos esclarece muitas coisas sobre tudo o que quisermos saber!
@@Jozza586ok.
O bom profissional dessa área não tem medo de cliente que observa o serviço. A vida que estará dentro do carro é do motorista, por isso que ele deve observar se o serviço está sendo realizado corretamente.
Mano se o cara sabe fazer o serviço porquer ele nao faz. A pior coisa pra um profissional e ter alguem do lado puxado conversar.
@@jeffersonlima818 ele disse do lado mudo e não puxando papo.
@@GamesDoVale PREFEITO. Essa eu duvido. Fica do lado calado e pior ainda. Kkkkk
@@jeffersonlima818 bom isso não é problema do cliente. o mecanico tem que ser profissional. eu mesmo como cliente já quis acompanhar serviço e fui impedido. quem te garante que estão colocando a peça que vc comprou?
@@GamesDoVale Em primeiro lugar se nao confia no profissional nao leva la. Em segundo e pra sua própria segurança .em terceiro. Oficina nao e bar e quarto voce deve ter um historico daqueles. Kkkkkk
Tenho dois mecânicos de extrema confiança. Bons avaliadores de causas de defeitos, justos e honestos. Humberto da HB auto elétrica Vicente Pires,Brasília D.F e Nilson da Central Car Itaipava, Petrópolis -R.J.
Uma dica, ao invés de perguntar: “falta muito?” Pergunte: “a previsão é de quanto tempo aproximadamente?”
Gostei do vídeo, mas uma sugestão, de uns conselhos para os mecanicos tambem, do tipo, não inventem problemas, não troquem peças desnecessariamente, se durante a desmontagem quebrou a peça ASSUMA O ERRO, etc...., acho que atitudes assim melhoram bem a relação cliente/mecanico. abraço.
Excelente idéia...
Sim, o profissional desonesto vai seguir essas dicas, vai dar risada de se peidar todo.
@@RBMK_1000 leia de novo, acho que não entendeu ou faz parte do lado negro do serviço. abraço
Não faz sentido fazer vídeo sobre isso pq não como se pessoas corruptas e desonestas não soubessem disso. Eles sabem! Mas são desonestos
Não dá pra ensinar a honestidade á um ladrão
@@wayneandrerochareis5897 è um pouco mais que isso amigo, o objetivo é dizer ao mal profissional, ''ESTAMOS DE OLHO EM VOCES'', abraço.
Incrivel, parecia que estavas a falar para mim, ainda bem.que vi o video pois já fui tantas vezes ENGANADO por mecânicos que me transformei nesse MONSTRO de cliente😊
Certa vez fizeram uma pesquisa sobre os profissionais menos confiáveis, e o mecânico estava entre os 10 primeiros, um outro foi o advogado.
É verdade, levei pra fazer distribuição completa e falei que não tinha pressa ... demorou três meses !
Quando fica na oficina o serviço é mais rápido! Ainda mais perto do carro e trocam menos coisas desnecessárias...
Sempre pedir a peça trocada e NF de serviço e peças, pedindo já tive boas diferenças de valores.
O tempo de cada serviço deve ser adequado, os abutres acreditam que ao ficarem rondando se sentem como deuses.
Mas oficinas com grande movimento não olham na hora. E mulher é complicado viu, levei pra trocar correias e viu que precisava trocar óleo, orçou os dois serviços em uns 1.200. Achei a mão de obra no valor de 600 muito cara. Não fiz o serviço, até pq não era urgente. Mas é muita malandragem, com homens que entendem de mecânica já abusam, imagina com mulher. É a oportunidade de lucrar em cima do serviço 😢
É verdade, mas as vezes tem mecânica que pra trocar um pivô, leva um dia . Valeu
Hoje em dia só botar no UA-cam o sintoma que sentimos no carro e terá um vídeo mostrando o problema e a solução. Top.
Ihhhhhhhhhhh
Nem sempre é assim
Vai nessa !!! E raro isso aí amigão!!
Faça mecânica, para não ser explorado...muota coisa dá para fazer em casa, além disso é um excelente robi...
Por isso que prefiro eu mesmo fazer manutenção em meu carro.
Pior que não difícil hahaha mano a tempos a trás o povo criava motor dentro de barracão hahahha . Basta ter ferramentas certas . E já era eu mesmo intedendo básico de mecânica.
É um hobby interessante, mas deve ter conhecimento e ferranentas mínimas, um local limpo e protegido, e muito cuidado ao reparar sistemas primários como freios, suspensão e direção.
Da até medo de levar carro ao mecânico, por 4 vezes tentaram sem sucesso, fazer o empurrometro de troca peças a toa. Foi o que me levou a estudar um pouco e agora só levo ao mecânico coisas que realmente eu não faça.
Exato
Encontrar mecânico honesto é tão difícil quanto encontrar pedreiro, pintor honesto. Esse é o legado do Brasil, uma legião de picaretas tentando levar vantagem em cima de gente honesta e trabalhadora
Sim
Esse seu vídeo, deveria ficar em uma TV dentro de todas as oficinas mecânicas do Brasil. Excelentes dicas.
Obrigado amigo
Mecânico geralmente é um bicho mal humorado, esconde informação, fique em cima mesmo, olhe mesmo no que ele está mexendo, pesquise antes para saber se estão te enganando, peça para mostrar peça ruim ou com desgaste, seja sempre educado.
E quando se trata de manutenção preventiva, o cliente tem que conhecer seu carro e já apontar o serviço a ser feito sim!
Concordo contigo... Quem não procura conhecer o próprio carro que tem (é bom conhecer bem até o barulho do motor do carro, pois isso pode ser de ajuda em resolver algum problema) pode acabar se ferrando de verde e amarelo.
O cliente tem direito de solicitar o que ele deseja ser executado, mas somente um diagnóstico preciso pode indicar todas as não conformidades.
Na minha região mecânico cada um é um diagnóstico de diferente. E eles fazem maior banca. Se tu dar palpite eles até se ofendem, no fim péssima execução do serviço. Eu vou no meu palpite e o que eu posso, sem precisar de elevador ou coisas mais complexas como remover um cabeçote por exemplo ou usar ferramenta de torque eu faço em casa. Sempre executei muito bem as manutenções próprias. Até bomba de direção eletrohidraulica já reparei, só não ficou 100% pq exigia equipamento pra eletrônica já que tinha problema na placa. Nesses casos efetuo a troca, mas faço tudo sem pagar de mão de obra. O problema de mecânico é igual de pedreiro, querem ficar ricos consertando carro. Querem pegar probleminha moleza, troca de óleo, troca de fluído etc. Um mecânico bom aqui o único que confio já disse que não mexe mais com retífica. não vale a pena, ou seja, não só no mundo automotivo, hoje todo mundo quer ganhar dinheiro sem fazer nada ou fazendo o mínimo. Isso não é amor pelo trabalho é sóum cara que executa bem algo mas se vê doido para sair do ramo.
Puts🤦🏻♀️ eu puxo conversa e ainda pergunto se conhecem o seu canal. E digo que aprendo muito aqui😁👍🏻
infelizmente hoje se vc nao souber diagnosticar e deixar para mecanico eles trocam peças que nao precisao nao resolvem o problema e culpam as peças dizendo que e paralela hoje em dia eu mesmo conserto meu carro
Minhas experiências com mecânicos são péssimas. Parafusos folgados, partes plásticas faltando ou quebradas após o desmonte, presilhas que não prendem mais, mas colocam mesmo assim, peças mal encaixadas, arranhão no carro e etc...até o parafuso do cárter ( bujão) folgado após a troca de óleo já passei por isso.
Fora as peças pagas e não trocadas.
Já passei por tido isso aí .
E FOI EM CONCESSIONÁRIAS DE MARCAS PREMIUM.
Uma delas foi uma de marca famosa, de um motor novo,turbo, que bebe 700 ml de óleo a cada 1200 km que após o remap para diminuir o consumo do óleo, o torque caiu bastante e o consumo aumentou.
Verdade. Já me aconteceu isso....
Fiquei no veneno...deixei quieto para não engrossar o caldo...mais
Numa dessa o cara cai do cavalo
Mano veio😅
Costumo ir fazer manutenção da suspensão em Auto Center, eles costumam ter meta de serviços tipo pelo menos mil reais em cada carro, fico sempre junto acompanhando o serviço, e quando condenam alguma peça fico de olho pra ver se é só pra aumentar o serviço.
Eu por conhecer de mecânica só não arrumo o meu carro quando não tenho a chave necessária, aí então eu levo ao mecânico e já mostro o serviço que eu quero que seja realizado e pronto.
Daria um seminário discutir esses pontos que você coloca. A percepção do cliente é completamente oposta em muitas situações. Se o mecânico é de sua confiança tudo fica mais fácil. Geralmente prefiro alguém em quem confio a um "especializado".
Praticamente 95% das vezes em todos os meus carros, o meu palpite sempre funcionou. Eu chego com as peças e peço para executar tal serviço. não precisa nem me dar garantia do diagnóstico, somente daexecução do serviço.
Kleber, tudo bem? O único que faço, dos comentados por ti, é ficar olhando o serviço. E apesar de causar desconforto é pela situação que numa simples troca de óleo, por exemplo, podem não trocarem o filtro ou colocarem um litro a menos de óleo e cobrarem esses itens no final. Infelizmente a reputação dos mecânicos em geral não são as melhores com os usuários dos serviços. Um abraço
Prá ter uma idéia, frequento uma oficina a maís de 15 anos, o povo de lá já conhece o meu carro de A a Z. Então fico tranquilo. Abraço nobre amigo 🇧🇷
Aí sim Jucelino!
Show de bola amigo
Oi Kleber, na verdade estas são dicas de etiqueta APLICADAS à oficina mecânica, e contadas por quem estava do outro lado do balcão.
Mas muito bons toques, vou me lembrar quando for levar meu carro próxima vez.
Abraços.
Eu particularmente..Não lévo meu carro em oficina cheia de carro. ( EU GÓSTO E QUÉRO QUE SÓ PEGUE NO MEU CARRO ) OFICINA CHEIA PRAMIM NAO PRÉSTA..NÃO É SINONIMO DE OFICINA BOA. SOROCABA SP
Um mecânico aqui na minha cidade me aconselhou a retirar a válvula termostatica do meu Astra 2011 pois falou que aqui na Bahia é muito quente o clima. 🤔🤔
A parte de falar "não tenho pressa,pode trabalhar tranquilo",já é falando pro mecânico: olha,sei que vc tem muito serviço,mas no meu carro faz na calma pq a "pressa é inimiga da perfeição ". Eu trabalho com som e acessórios e ouço muito isso dos clientes....vou deixar o carro,faz na calma,não tenho pressa,mais importante pra mim é o serviço bem executado...e por aí vai
Eu acho que a dica nº 1 invalida a nº 5, e eu sou mais a nº 5, como você disse, melhor serviço bem feito que serviço rápido e mal feito.
O mecânico é o médico do carro, se não informar onde doi, ele não vai conseguir ajudar.
É uma relação de confiança e de sempre vistoriar o veículo para não ser pego de surpresa.
Tenho um passat 87 e estou sempre verificando da melhor forma possível. É não pretendo trocar de carro.
Eu levei minha SUV em uma oficina autorizada Bosch service,somente pra trocar o fluido de freio, as pastilhas eram novinhas,resumo, deixaram o carro sem freios, quando retornei lá o mexanico disse que tinha entrado ar no sistema de freios,eu disse pra ele que já sabia que tinha entrado ar no sistema, mais foram eles que abriram o sistema pra entrar ar😏🤬🤬🤬
Absurdo, o sistema de freios não pode ter ar.
A dica mais preciosa realmente é não distrair o mecânico com muito falatório (tenho esta tendência, mas me policio). Se fosse mulher conseguiria fazer várias coisas e ainda te dar atenção. Homem, não!
Felizmente ou infelizmente confiava em deixar meu carro na oficina o dia todo e pegar no fim do dia é apenas pagar, levando uma lista do que gostaria que fosse feito, no fim dia dia conversava se tinha feito tudo é apenas pagava, logo depois descobria que tinha serviço pago que não tinha sido feito, então hj prefiro passar o dia na oficina observando do que entregar o carro enquanto estou no trabalho, há mecânicos lhe metem na garganta fazendo serviço rápido, e há aqueles que entendem seu lado e prezam pela qualidade e bom serviço, difícil separar quem é quem
Mais importante é levar no de confiança, nem sempre é o mais barato.
Ter uma máquina de diagnóstico basica. Ligar antes de ir ao mecânico sem lhe contar. Ligar depois e comparar os erros. Por vezes até simplesmente bloqueiam o erro na centralina e dizem que está resolvido
Na cidade onde moro tá difícil viu... são as oficinas de moto também,tem coisas que eu mesmo tô aprendendo a consertar
Kleber eu sou muito grato a Deus, é o meu mecânico e 10 eu tenho 10 Funcionário e nem um eu confio tanto que o meu mecânico
O legal é quando você tem amizade com mecânico aí você pode trocar uma ideia séria com ele sem medo dele passar a perna em você
eu fico olhando o mecânico mexer no carro e algumas coisas eu aprendo,tipo já sei substituir o líquido de arrefecimento e também trocar Correia do alternador trocar pastilhas de freio
Aprende é. Qual o líquido de arrefecimento homologado para o seu veículo? Qual a concentração? Aditivo concentrado você dilui com água da chuva ou do dreno do ar condicionado? Qual a capacidade em litros?
Um detalhe que sempre observo no mecânico é o nível de ação, de atenção, ou seja, a dedicação empregada naquele serviço, ou se ele fica disperso, tipo mexe no carro apenas 5 minutos sai e fica conversando outros 5/10 minutos, sendo que o certo seria focar no serviço pois nosso salário é suado..
Vá trabalhar.
@@rbmk8541" Mecânicos" que fazem montagem sem aplicar o torque fujam ; vazem de se lugar, desse "mecânico "picaretas, Os.marreteiros!! Já deu para perceber que tem alguns aqui já rebatendo o que estamos comentando. Gente fraca de mente, pois não confio neles.
Depois q. Vc vira a costa só Deus sabe o q. realmente fazem com seu carro...
Mas ê uma cultura escravista nesse país que é impressionante.
@@RBMK_1000 Estou falando de PROFISSIONALISMO, pelo visto algo que vc não conhece...
Sugiro que comprem um scaner portátil pode ser em família ou amigos já vai sabendo o que é antes de ir a mecânica e fiquem atentos a que foi ou não trocado.
Na maioria das vezes o scanner não colabora , ele indica a avaria na central mais não aponta o defeito , então uma ótima solução é fazer um curso técnico de mecânica e injeção eletrônica, e se caso preciso por falta de ferramentas e equipamentos leve seu carro ao mecânico e diga exatamente o serviço que você quer realizar , trabalho com oficina a 12 anos eu conheci meu esposo lá que também é mecânico , scanner na maioria das vezes nao é específico ele apenas te dá uma ideia dos defeitos que possam está apresentando a avaria , porém carro é uma caixinha de surpresas, nem eu com 12 anos de experiência consigo adivinhar ou diagnósticar tudo , muita das vezes levamos uma surra do carro e aprendemos coisas novas , mesmo eu estando todos esses anos , estudando , praticando me atualizando ainda sim , não seria possível saber tudo .
O último ponto é relativo... pq já aconteceu comigo de o mecânico ter "esquecido" de me chamar ou fazer algum serviço que eu contratei... e se eu não pergunto, estaria lá até hj... mas o video foi ótimo. Valeu pelas dicas!
Pelos comentários noto que todos nós temos problemas com esse tipo de profissional, por isso estou sempre mudando de oficina, é você confiar e tomar na cabeça, até parece uma questão cultural...
Gostei das dicas dos parceiros aqui. Ficar por perto. Eu faço isso, mas quando o serviço é muito tardio não faço. Deixo com eles e pronto
Vale pra todos os profissinais e prestadores de serviço. Principalmente a 2, a 3 e a 4.
Você explicou que não é bom o proprietário do carro chegar ao mecânico trazendo o diagnóstico do problema... Recentemente, o motor do meu carro estava com barulho fora do normal e eu suspeitei que o problema estava no escapamento. Levei o carro no mecânico pra verificar o escapamento e, realmente, ele confirmou a minha suspeita -- o escapamento estava com problema. Felizmente, era um problema simples. O profissional fez o ajuste necessário e, assim, o problema ficou resolvido -- o barulho do motor voltou ao normal. Você não acha, Kleber, que trazendo um diagnóstico preliminar ao mecânico já ajuda em muito a resolver o problema de nossos carros?
Claro que sim, eh a melhor solução vc já saber oq é e falar ao mecânico, quem sente no bolso eh o dono do carro! Portanto eu faço várias perguntas, tiro todas minhas dúvidas e se ele achar ruim eu levo pra outro lugar
So diga quando vc tem certeza
Pode ajudar sim, um ponto de partida.
@@danielpedrosa7459, correto, mas evite o complexo de deus, apenas converse com o profissional e isso pode ajudar diagnóstico.
@@RBMK_1000
Eu por exemplo, não sou mecânico, mas pela experiência de anos de manutenção do carro, já sei mais ou menos o problema que deu no carro. Então digo ao mecânico o que desconfio que seja, e isso agiliza na verificação do problema.
...Faço tudo exatamente como ele falou. Posso dizer que aprendi como me comportar ouvindo as reclamações de mecânicos com relação a outros clientes....
Prá começar já é difícil de encontrar um mecânico quê se preze que preste pq hoje em dia de 20 se tira meio 👌
Verdade
Boa noite Kleber. Adorei essas dicas muito valiosas. Eu sou apaixonado por carro e confesso que geralmente chego na oficina dizendo onde o problema pode estar. Faço isso a muitos anos. Adoro os seus vídeos. Jacques Klemz Blumenau de
Valeu meu amigo!
Em breve teremos mais dicas como estás.
Abração
Kkkk legal muito bom o vídeo, eu me interesso muito no assunto de mecânica. Gosto muito de conversar com o mecânico que faz as manutenções no meu carro
Antes de levar um carro na mecânica o bom é saber se realmente o mecânico é idôneo eu gosto de pesquisar opiniões do Google
O 3 ponto discordo. Eu diria algo do tipo: só deixe fazer diagnóstico seu mecânico de confiança. Se deixar, vc acaba trocando um monte de peças sem necessidade. E outra, quando eu já digo o que é pra fazer, meu carro não fica largado na oficina até o outro dia: o mecânico faz logo
Meu Mecânico marca o dia pra trabalhar no meu carro e eu gosto, nunca tive o que reclamar.
A última é fácil o mecânico resolver. Só falar que até o final do dia está pronto e se terminar antes avisa.
Certa vez levei meu carro para o mecânico fazer uma troca de escapamento, fiquei ao lado observando e por vezes dando uma pequena ajuda, desconfiando das habilidades do mesmo e, quando faltava só a parte de trás que ficou pendurada no eixo traseiro a ser sacada, ele falou que iria pegar uma marreta... quando ele voltou eu já havia retirado. Imagine o que ele poderia fazer se eu não estivesse observando o que estava fazendo?
Levo o carro para fazer algo certo como troca de óleo e filtros e peço um diagnóstico de algum problema aparente e qual a minha suspeita sobre este problema. E dou o fora.
Quando me ligam já tá feito o serviço certo e foi feito o diagnóstico sobre o problema, as vezes não é nada e as vezes é algo demorado, é aí que coloco na balança se vou pegar o carro ou mandar fazer também o outro serviço, já com o orçamento de tudo.
Normalmente visito dois diferentes, um especializado em eletrônica e injeção e outro de mecânica mesmo, eles se conhecem e respetam o trabalho um do outro.
Tá difícil de encontrar bons profissionais, aqui em Maceió pelo menos é.
Também não é recomendável dizer que acha que o carro está com problema na rebimboca da parafuzeta, e que sabe que esse problema custa uma fortuna para resolver.
Tudo verdade! Educou com elegância! Eu faço tudo que você falou. Vou melhorar. Minhas sinceras desculpas aos mecânicos que me aturaram.
Bom dia parabéns pelo seu trabalho e conhecimento obrigado pelas dicas valeu.
Pois é, eu tinha um bom mecânico de confiança, tecnicamente bom, quando comecei a cotar as peças, ele mudou totalmente comigo, comecei a ficar um péssimo cliente 🫣🤣🤣🤣🤣.
Cara, teu conteúdo me ajuda demais. Você me ajudou muito indicando a playlist com as manutenções que devem ser feitas em carros mais antigo. Mostrando como fazer no gol. Pretendo comprar seu curso em breve também. Ajuda demais!
Poxa amigo, fico feliz demais em poder te ajudar!
Espero que a cada dia possa trazer mais informações legais para você amigo.
Um grande abraço
@@carupdicasautomotivas Você tem curso de mecânica é? Divulga aí por favor não sabia.
@Marcel Madureira Tenho sim, inclusive estamos com as vagas abertas. Link autocarup.com.br/seu-carro-sem-segredos
Por isso venho assistindo muitos videos de mecânica ja pra ter ideia de certos defeitos comuns que possa acontecer no carro... Sou novo aqui e ja to escrito! 🤙🏻
Vou filmar todas as peças antes,e conferir depois que voltar, preto no branco
Yes!
Procuro fazer manutenções com dia/horário agendado, mas por vezes os profissionais pisam na bola, esquecendo o combinado.
Quando eu levo o meu carro no mecânico eu já aponto 90% dos defeitos que é o defeito e o que eu já fiz e peça que eu já troquei eu mesmo falo eu troquei essas peças para não ter enganação.....
a respeito os carros mecanicos são faceis de achar o problema sempre sei o qual é o problema, porém carros novos injeção eletronica é complicado mesmo com aparelhagem os mecatronicos tomam paú e usam o chutometro, outra coisa dificil achar um mecanico e um mecatronico honesto infelizmente! existe mas só por indicação.
Muitas falam que não levam o veículo a concessionária, principalmente depois de vencida a garantia, porque é mais caro do que em oficinas mecânicas. Mas eu continuo fazendo as manutenções do nosso carro, após cerca de um ano fora da garantia, pois comparando, os preços não são tão mais altos. E a primeira vez que fui a uma oficina, esta semana, o mecânico trocou as pastilhas do freio nas duas rodas dianteiras do meu Onix Joy, 33 mil km rodados, mas provavelmente por desconhecimento, não reencaixou o chicote do sistema ABS corretamente, resultado: o pneu encostou e comeu a capa do cabo deste sensor, cortando parcialmente os fios, inutilizando completamente a peça. Ele cobrou R$ 140,00 pelas peças e servico, mas tive de desembolsar mais R$ 380,00 na concessionária, para substituir o cabo sensor do ABS condenado, por um novo.
Cobrou do mecânico né ?
@@alexsandro-ti4gr Não amigo, vou deixar pra lá, eu estava em outro município aqui de Rondônia quando apareceu o defeito no sistema de freios. Ele solucionou o problema, mas criou outro, involuntariamente.
Gostei
Sou técnico de televisão e algumas coisas são semelhantes com a minha profissão; alguns dizem que sabem o problema mas não tem ferramentas; coisa que também não é bem vinda é dizer que viu no UA-cam; outros dizem que é uma coisinha a toa, que é um mau contatozinho, etc. Coisas que não se deve dizer; um abraço meu amigo.
Mecânico bom, honesto está difícil! Tive que mandar fazer o motor de um fiesta 2009. No meu caso, estou construindo um pequeno sobrado, e para não entrar em prestações achei melhor fazer o serviço. Aqui no sul no Estado do Paraná, Curitiba e região, o preço gira em torno de 6 mil até 7 mil reais.!! Paguei 7 mil, peguei o carro, e não para de feder óleo queimado e sair uma fumaça branca pelo o escamento. Tenho que andar com o carro com os vidros fechados. Já levei 3 vezes na oficina e não resolve o problema. Hoje estou deixando o carro lá. O mecânico já estava tipo querendo tirar o dele da reta. Mas dessa vez vou na justiça caso não seja resolvido.
Ótimo vídeo, nos ajuda muito com essas dicas !!!
No final da troca do filtro de cabine o mecânico entregou o carro e disse que já estava pronto. Ao entrar vi 3 parafusos sobrando e ele disse que não precisava, pois 2 já seguram a peça e fica até mais fácil trocar na próxima vez porque é um local muito emprensado.
Fala pra ele doar um rim. Afinal, ele tem dois, um so ja da conta.
Triste ver tanto roubo nas oficinas... desonestidade e geral infelizmente raro um honesto
Concordo,mas tem uns mecânicos,por aí,que vc tem que ficar de olho,pois vc leva para trocar a bomba d'água e quando percebe ele está mexendo no escapamento. é osso com sal grosso.
Poxa qnd levamos o carro pra revisao ficam perguntando as coisas, acho legal q parta deles fazerem o diagnóstico. E uma pergunta: onde posso executar a lavagem (limpeza) na parte do capô e uma limpeza de preventiva das peças?
Obs: Dei uma amassadinha com a frente do meu etios e estou em busca de alguém que conserte de modo top mas que faça valer a pena o custo x benefício ( nao meta a mao). Ah, se souberem de alguém pra tirar arranhao de chave ( meteram no meu carro) tb agradeço, mas lembrando sem meter a mao e garantindo qualidade.
Isso aí eu passo quase todo dia e não me interfere em nada, essas coisas acontecem pq o mecânico não tem a confiança do cliente