EQUAÇÃO DA CONTINUIDADE E CÁLCULO DO DIÂMETRO ECONÔMICO E COMERCIAL PARA REDES DE ÁGUA
Вставка
- Опубліковано 9 лют 2025
- Nesse vídeo veremos a Equação da Continuidade, assunto básico para qualquer pessoa que trabalhe em áreas de hidráulica, saneamento e meio ambiente. Na sequência da aula é mostrado como a equação da continuidade pode ser utilizada para dimensionamento de tubulações de água (nesse caso considerando somente a velocidade de escoamento).
ERRATA: No exemplo 4, em 15min40s, o resultado de 0,01/pi é 0,00318 (no slide está faltando um zero após a vírgula).
Esse vídeo e voltado principalmente para técnicos da área: Técnicos em Meio Ambiente, em Saneamento, em Química, Segurança do Trabalho, etc., e contém toda a teoria e exemplos sobre o assunto.
Espero que ajude!
Instagram: @conteudosambientais
Bora lá!
Se você quiser (e puder...) colaborar com o canal, pode contribuir muito adquirindo meu livro ou meu e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos (2a Edição). Disponíveis nos links abaixo:
Link para meu e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos:
go.hotmart.com/F56915763M?dp=1
Link para o livro físico (publicado pela UiClap): loja.uiclap.com/titulo/ua25925
Valeu, bons estudos!!!
Que aula excelente!
Seus vídeos são sensacionais!!!
Obrigado, Nathália! Muitos anos em sala me ajudaram a tentar focar sempre naquilo que eu acho que os alunos precisam ver. Valeu mesmo pelas palavras! 😊
Obrigada professor!!! Ótima aula!
Obrigado!
Muito boa suas aulas.. Essas de cálculo é bem esclarecedora..👏👏👏👏
Valeu, Alex! Em breve a parte 3 com o modelo de Streeter-Phelps para monitoramento do OD após o lançamento! Logo logo consigo gravar, editar e postar.
Abraços!
Top
Valeu, Jeferson! Obrigado.
Voce tem algum video de calculo com gases??
Infelizmente não. Como meu foco principal é o pessoal que trabalha com ETA e ETE, raramente precisamos usar vazões que envolvam gases. Vou ficar devendo essa.
Fala professor, bem?
Uma duvida, isso se aplicaria em linha de recalque?
Oi, Diogo, tudo joia?
Bom, a profundidade dos assuntos aqui abordados são pra nível técnico/médio, ou seja, a ideia é apresentar aos alunos uma noção mais superficial e que dê a eles a capacidade de pensar em problemas e soluções mais práticas.
Para linhas de recalque e obras mais complexas eu sugiro que se use o cálculo do diâmetro pela fórmula de Bresse, lembrando que devemos, também, calcular as perdas de cargas localizadas e distribuídas para que possamos ter resultados mais fieis à situação e dimensionar a linhas e os conjuntos moto-bomba com o melhor custo/benefício.
Os casos aqui apresentados são mais para diâmetros menores e situações mais simples, que envolvem mais o dia-a-dia do técnico.
Mas vamos conversando e tirando quaisquer outras dúvidas. Abraços e até breve!
@ orbigado professor
As vezes esqueço de anotar as coisas, pois suas aulas são tão leves que parece que estou só assistindo uma série ou filme rsrs quando percebo, tenho voltar o vídeo todo. Obrigada pelo tempo dedicado a nos passar seus conhecimentos, professor!
Obrigado pelas palavras, Bruna. Espero que os conteúdos te ajudem aí na caminhada. Sucesso e até breve!
O valor da raiz no minuto15:57 nao é 0,178???
Oi, Jean, obrigado por dar o retorno! Eu errei na divisão de 0,01/pi. No resultado está faltando um zero: 0,00318 ao invés de 0,0318 como mostra no slide! Então, a raiz de 0,00318 que resulta no valor mostrado.
Vou fazer uma errata na descrição do vídeo! Obrigado!!
@ Por nada!!! Muito bom o vídeo, parabéns!!!