Tenho outra perspectiva. Ter pessoas de experiências em épocas diferentes, enriquece a discussão e consolida a imagem que as práticas e as mudanças no tempo, nos mostra.
@@danilovale1050 Concordo, mas qual a contribuição dos professores, além de tentar entender a questão por meio de categorias e conceitos ultrapassados?
O programa WW sempre é muito bom, o melhor jornalista do Brasil. Agora o “professor” Eugenio Bucci repete sobre extrema direita e fake news, falando inverdades e seguindo uma pauta com o viés dos passa panos
@@gladinirdasilva22quinta coluna infiltrado, ele está apresentando o programa, não manipulando. Larga de ser trouxa, parece um petista lançando inquietação.
Me desculpem a crítica, abaixo. Amo este programa e tenho imensa admiração pelo Waack. O que estranho é que enquanto as redes sociais tinham agências de checagem plenamente progressistas e não através da comunidade, não via este viés dos progressistas, apontando a tendenciosidade explícita. Isto não me parece nada isento do ponto de vista da honestidade intelectual.
Muito bom seu ponto de vista. É evidente que a direita e o conservadorismo não só encamparam a técnica gramsciana de produção e sucessão de narrativas, com intenção de poder político e econômico, mas, também pelo domínio da linguagem e do imediatismo oferecido pelas plataformas. A discussão remanescente é sobre conceituação de mentira, fakes News, hipo, hiper e meso verdades, regulação externa ou auto regulação
Que bom que o William Waack chamou o Renato Dolci, diretor de dados e analytics da Timelens, pois se ficasse só com a opinião do Eugênio Bucci e do Villa o programa WW Especial - Qual a "vibe" do mundo?, teria sido sofrível.
ua-cam.com/video/tVXKCk_01ek/v-deo.html A canção ' Cê liga menos retrata a resiliência e esperança brasileira em tempos difíceis, com apelo em focar no futuro e enfrentar mudanças repentinas, a letra ressalta o impacto do medo nas pessoas e a importância de seguir em frente. Atenciosamente. Abraço ❤️
Nem me fala, a cartilha está tão rançosa que o brasileiro em geral não aguenta mais essa baboseira. Sei lá, esses velhos devem achar que o brasileiro tem QI de porta pra acreditar ou dar corda para o que eles falam. Não duvido né, segundo o Villa, a gente esquece depois do carnaval, e fica tendo "discussões pobres", né...
Velhas raposas cultas ,sendo atropeladas pelos fatos...um jovem, da era digital, respondendo que o mundo mudou, e que o papel de raposas cultas que tinham influência nos governos está acabando idem...e sua relevância cada dia menor...por isso também querem bloquear a internet, mas não só por isso..
Este programa, por mais fisiológicos que sejam os entrevistados, debatedores, o âncora consegue fazê-los voltarem ao ponto e tradiuzir com sua enorme capacidade e conhecimento, mostrar o que nós espectadores precisamos conhecer. Parabéns Wiilliam Waak, sou seu admirador!
Hoje foi duro de assistir Willian, dois caras que estão puxando a teoria Crítica e vivendo no século passado, que defendem o PT dizendo que nem é de esquerda, aí complica, e tudo que vem mais a direita é extrema e, portanto, autoritária, assisto todo dia, mas esses dois aí foi duro.
Dois velhos orgulhosos e cultos, medindo as palavras e citando personagens e livros antigos para demonstrar sua erudição, sendo atropelados por um jovem da era digital, explicando como funcionam as coisas, como é fácil atingir resultados com verdades, e como é difícil governos mentirem e enganarem o povão hoje em dia...eles estão apavorados mesmo...perderam a relevância e estão bravos com isso ...querem bloquear, travar, deletar, atrasar as informações, o pensamento...por isso defendem " regular a " internet"... urgente...
Essa dicotomia sempre de esquerda e direita é um delírio, nesse programa só houve, ao meu ver, 3 ótimos convidados com pontos de vistas relevantes para a reflexão crítica das questões de redes sociais e sociedade.
O poder, a busca pelo poder, as relações geopolíticas...todas essas coisas só mudam a roupa de cada época, mas as ganâncias e desejos humanos permanecem mais ou menos os mesmos. Não é pq o cara que lançou um livro falando sobre 'formas de dominação' no século XIX, que esse mesmo livro perde coerência ou se torna inválido porque hoje em dia temos mecanismos tecnológicos que naquela época não havia.
65 anos e vou reformar-me no próximo ano de 2025, toda a glória a Andrew Stella por todas as suas boas obras na minha vida.... 970 mil ganhos até agora
A maioria das pessoas está a reformar-se este ano e não tem nada para mostrar. Mas garanto-lhe que nunca é tarde para acertar as suas finanças vida juntos novamente
SIM!!! É exatamente esse o seu nome (Margot Haremza, mais conhecida como Sra. Margot), tantas pessoas a recomendaram muito e eu estou apenas a começar com ela 😊 de Brisbane, Austrália🇦🇺
Impressionante como apenas um dos convidados entendem perfeitamente o que está ocorrendo. Os demais , apesar de muito cultos, não entendem nada, ou fingem não entender. E permanecem tentando, através de narrativas, convencer aos ouvintes. Não adianta. Imagino o que o Renato estava pensando ouvindo os demais.
É interessante como só Renato explicou as questões que realmente envolve a população. O professor e o Vila parecem só validar o "senso comum" quando convém aos interesses deles. Quando a opinião popular diverge, aí o algoritmo é tendencioso. Parabéns ao WW pela postura admirável, como sempre!
Salvo pelas informações trazidas pelo cientista de dados, o debate foi impregnado por viés ideológico ultrapassado e não atingiu o objetivo de responder a pergunta proposta no tema. William, como sempre, conduziu bem o debate e fez o que pode para tentar salvar esta edição da visão medíocre trazida por dois dos convidados, que ficaram longe da correta compreensão do fenômeno que a sociedade está vivenciando. Antes do Carnaval já terei esquecido esta edição.
Dois velhos eruditos sendo atropelados pelos fatos...pela rapidez das informações, pela maioria...eles são influenciadores deste governo, ..E querem também a regulação das redes, sem as redes eles se mantém na relevância,
Foi esquecido (propositalmente ou por ignorância) o fato de que antigamente sem redes sociais a maioria da população nem discutia política, apenas assistam um Jornal Nacional e pronto. As redes sociais permitem essa nova consciência, e nem todos estão preparados, mas é preciso que a maioria participe, errem, aprendam, acertem! É assim que as boas democracias são construídas.
Foi proposital, essa gente não aceita que o povo participe do debate, que o povo tenha acesso a informação fora da bolha deles, que o povo tenha o contraponto e possa tirar dos próprias conclusões.
Bom dia Waack! Ontem, excepcionalmente, não acompanhei o programa até o final porque o “debate” expôs o quanto dois participantes, Bucci e Villa, estão, literalmente, presos ao passado. O único contraponto digno de atenção foi a participação de Renato Dolci, que trouxe o que deveria ter sido a “vibe” do programa.
O Eugênio repetindo as desculpas do governo, que constrangedor. Acredita quem quer, o eleitor não está mais acreditando, está cansado de pagar a conta.
Esse episódio do ww me fez lembrar dos taxistas fazendo vídeo contra a uber 😅 não entendem bem sobre oque estão falando e negando a realidade dos novos tempos
William gostei muito desse debate, mas senti muita falta de alguém com pensamento mais a direita nesse debate. Seria muito enriquecedor. Nesse grupo, estão todos visivelmente alinhados a esquerda esquerda. Nos brinde com a diversidade nesse debate. Admiro você!!
O Problema de quem, agora, critica o algoritmo, não é porque existe uma suposta manipulação de discurso e checagem para favorecer a "extrema direita", o problema deles, é que os mesmos métodos estão mudando pra outro lado, que não é o auto intitulado "progressista".
Entender o jogo da esquerda é fácil, as regras só valem para eles... Eles até defendem a democracia, liberdade e direitos, mas somente para eles, tipo todos os direitos e liberdade para os amigos do rei 👑 e o mais duro rigor da lei para seus inimigos.
Só existe extrema direita nesses discursos. E a extrema esquerda? Estamos vendo sim senhores as redes sociais deles também. Inclusive a entrevista do Hadad a CNN falando claramente que o governo tem problema porque não tem sensura.
ficou sub-entendido né, quando nikolas fala : " o governo disse que não ia taxar shein, taxou, disse que nao ia taxar, taxou " fazendo uma certa alusão do governo taxar o pix.
@GuiAlmeida Mas a partir do momento que ele disse que não seria taxado ele não disse mentira, agora se você procurar existe uma declaração do Haddad de que com o PIX seria possível já deduzir no PIX, os impostos de IRPF e IRPJ.
Eles falaram da antiga lei do sussurro da URSS, será que não estamos vivendo essa lei? O PSol que o diga, dia sim, dia não estão indo à justiça contra a fala de alguém.
É impressionante como grandes intelectuais de nosso tempo - alguns deles que eu admiro - são incapazes de entender algo básico, como por exemplo, de que os evangélicos são um grupo plural, e que Malafaia e Valadão não representam a totalidade deste grupo.
Como nao ha debate, prof Villa? O que nao ha mais é o monopolio da narrativa. O senhor foi uma das vozes que mais teve liberdade, que levou sua voz a milhoes de ouvintes! E quando tentaram te calar foi super defendido. Mas o que fez? Preferiu “optar” por aquilo que sempre esbravejou e abandonar tantos ouvintes, internautas, que te deram relevancia nacional! Nao precisava avalizar nenhum corrupto! Bastava nao cuspir no prato que comeu. E falo dos seus seguidores, nao da radio historica que hoje eu nem ouço mais.
A lógica da internet é dar pra você o que vc ta buscando e te indicar conteúdos relacionados, por isso o sucesso da internet. Vou te dar um exemplo drástico, pensa na TV aberta num dia de domingo, provavelmente vc vai passar por todos os canais e não vai encontrar nada que te agrade. Essa lógica é a mesma na internet, se as pessoas preferem ouvir o Pondé ao invés do Villa é porque a maioria das pessoas se identificam com o Pondé, e quais vídeos vc acha que a internet vai recomendar pra pessoa que assistiu o Pondé? Vídeos do Pondé ou vídeos do Villa?
Muito boa entrevista e assunto. O analista da Timelens demonstrou equilíbrio e tecnicidade na abordagem. Já o professor da USP, parece que tentou se esforçar para se manter fora da bolha na qual, ele depois, revelou estar submerso ao reverberar a construção de narrativa, rotulando de crime e fake News qualquer fato que contrarie o status quo. Já o professor Villa, nem sei porque foi convidado para o tema.
Meu Deus, esse Eugênio é a favor de regulamentar as redes??? Ele está achando que vão retirar as leis? As leis prevalecem, mas poderemos ter liberdade de expressão e se alguém sair da linha, que se resolva com a justiça
O cara babou ovo de Gramsci e de Adorno. Marxismo cultural total.. bizarro. Fui obrigado a estudar escola de Frankfurt na universidade, depois não falam que não tem isso na Faculdade. 🤦🏻♂️
@@col.billkilgore4341 e tem vários ricos internacionalmente financiando. O principal é o Soros. Aqui dentro do Brasil vários Bilionários investindo, financiando. Principalmente os grupos jornalísticos. A CNN é esquerdista e não falam nada.
Pra quem ainda não assistiu, aí vai um resumo: Dois reclamando que o chicote mudou de mão, o entrevistador que tem que concordar com todos, e o último é o nerd que fala como se tivesse no Reddit.
Tem um ERRO nessa comparação das redes sociais com o totalitarismo: Nelas existe concorrência, temos GOOGLE, META e X (Twitter) como as principais. O totalitarismos seria no caso do TIK TOK, pois esse é obscuro e não tem concorrência em seu país. Dizer que o algorítimo das redes são secretos, ninguém sabe como funciona, é pedir a receita do bolo, não faz o menor sentido essas empresas saírem divulgando como funciona o seu sistema.
O bom do capital privado, é que você pode fazer adequações da sua empresa quando entende que as coisas não funcionam tão bem. E quando as coisas mudam para um equilíbrio as vezes pode ser visto como erro por algumas pessoas, mas só é o movimento pendular da sociedade. Além disso é um erro conceitual achar que as redes sociais são prejudiciais para a política.
Excelente pauta,..excelentes argumentos, e no final vemos duas raposas velhas e cultas, que leram milhões de livros, e fazem a todo momento referência a estes livros, citando personagens e fatos passados, demonstrando sua formação erudita com orgulho, serem atropelados por uma análise rápida e eficaz de um participante mais jovem ligado aos novos tempos, a tecnologia, e compreendendo como hoje funcionam as coisas,..os velhos eruditos atropelados pela eficácia das informações, da rapidez de pensamentos, da razão das pessoas em desconfiarem dos governos( que são assistidos invariavelmente por essas raposas eruditas), não tem preço..A lição final, é o que vemos acontecer, velhos tentando se manter na relevância orgulhosa de sua erudição, combatendo num mundo digital que não precisa mais disso.... O mundo mudou, e os Lulas da vida com seus pensamentos arcaicos vão sendo atropelados... Sinal dos tempos....ainda bem...
Eles esqueceram que nas redes sociais, o usuário é quem opta por entregar os dados dele, enquanto nos governos totalitários, ele simplesmente é obrigado. Os convidados não possuem conhecimento suficiente nesse tema para abordá-lo num programa desse. Waack teve que ser habilidoso. Eles também dizem que ninguém sabe como os algoritmos funcionam. Não é bem assim.
Os 4 debatedores decidiram ignorar que TODOS os argumentos que usam para criticar a influência das redes sociais sobre o indivíduo também se aplicam ao poder coercitivo do ESTADO com a diferença de que aquele é opcional.
A internet é a ágora moderna e o destino da liberdade de expressão está atado ao destino da liberdade de se expressar nas redes, sem intervenção do Estado ou de empresa privada.
Assim, existem várias leis e mecanismos que protegem os cidadãos contra abusos na liberdade de expressão, garantindo que seus direitos sejam respeitados sem cercear a liberdade. As limitações à liberdade de expressão devem ser bem definidas e aplicadas com cautela para preservar a dignidade e os direitos fundamentais de todos. O diálogo constante sobre esse tema é essencial para equilibrar a proteção dos indivíduos com a liberdade de expressão em uma sociedade plural.
Se as redes sociais forem regulamentadas, o Antônio Vila será o primeiro a ser calado. Ele adora chamar as pessoas de fascistas. Ele acha que o termo fascista será aceito nas redes sociais? Isso não é um discurso de ódio? Ou vila pode ser considerado um psicopata no meio da informação das redes sociais. Ele, mais do que ninguém, dissemina discurso de ódio. Eu, por exemplo, gostava muito de ouvi-lo no meio televisivo. Hoje já não consigo mais.
Gosto do Eugênio mas que é de esquerda declarado nãor esta dúvida . Está falando do vídeo do Nikolas sem citar o nome. De propósito. Nikolas não cometeu crime.
Que crime? Com todo respeito o que me parece é que o professor está mais preocupado com a perda de capital político da esquerda, do que com o tal algoritmo, porque o tal algoritmo já foi tentente a esquerda no passado…
Esses "nobres Bacharéis e engenheiriiis", como diria o eterno Mussum, parecem ser alguns personagens daquela história da roupa nova do rei em que só os mais nobres e mais puros de coração é que conseguem enxergar o traje mágico encomendado pela realeza egocêntrica, que na verdade não existe e não vai existir. O rei faz de conta que está com uma roupa tão nobre que só os melhores conseguem ver, a patota faz de conta que está vendo para não perder as posições e a plebe faz de conta que também está vendo para não parecer idiota.
Mesmo discordando de muita coisa dita pelos convidados acho que o WW é um dos poucos programas que tenta discutir a sociedade atual com alguma seriedade. A verdade é que nos dias atuais ninguém entende que rumos a sociedade ocidental vai tomar. Vivemos tempos em que a mentira reina como nunca. Houve época que os meios de comunicação tentavam CONVENCER as pessoas disto ou daquilo, hoje todas as mídias em funcionamento tentam ENGANAR o público. É necessário um esforço insano para extrair alguma coisa proveitosa das informações que estão sendo oferecidas.
pois é! as pessoas não entedenm o algortimo quando na verdade o algoritmo é você! é só mudar os seus gostos que o algoritmo "muda"! facilmente a explicação de mudança de bandeira foi bem explicada mas faltou dizer que o algoritmo "mudou" e deu a percepção que 80% adicionou bandeira quando na verdade foi 1,8%. Ou seja, a bolha da pessoa era de esquerda e 80% adicionou as bandeiras progressistas no perfil!
Exatamente, eu assisto também vários conteúdos de direita e de esquerda, icl, jones Manuel, Brasil 247, cnn, jovem pan, revista oeste, Tamir, e tantos outros, e isso faz com que o algoritmo sempre me entregue novos canais de direita e de esquerda, gente que nunca ouvi falar o algoritmo me entrega, porque eu mostro que não estou em bolha nenhuma apesar de ser de direita, quero ouvir a esquerda, só posso tirar minhas conclusões escutando os dois lados, e até aprender, mudar de ideia , mas as pessoas se fecham nas suas bolhas, e criam um algoritmo só da bolha mesmo. Eles não entendem, você treina seu algoritmo. Você conduz.
William Waack salvou o próprio programa quando argumentou com inteligência e tirocínio sobre o episodio do pix, resgatando a credibilidade de sua proposta de um debate intelectual sem paixões de esquerda (para onde quase tropeçou o programa com a opinião de um dos entrevistados) ou de direita. É por causa da condução segura da conversa que eu sigo o WW. Perdeu-se uma ótima oportunidade para um debate sobre o pix. Mas o saldo foi positivo, pois foi possível compreender certos fenômenos do algoritmo pelas exposições isentas e muito sensatas do Renato Dolci.
Perfeito!! São os algoritmos que organizam as corremtes. O que deveria ser analisado nas redes sociais é exatamente a intensidade e o entendimento destes algoritmos.
Eu só assisto jornais que transmitem credibilidade nas informações. E o checador, sou eu mesmo. Nunca deixem os outros fazerem as coisas por você. No Brasil, mais de 80% dos jornalistas são de esquerda, tem pesquisa sobre isso. Então, a prudência ao avaliar as informações é importante. Verifico em várias fontes.Ah, e no Brasil também, a maioria da imprensa recebe verba pública, então, não há imprensa livre de verdade.
Combinação perfeita entre TV e Internet. Mas como queremos sempre mais, seria aimda melhor acrescentar mais meia hora no bloco Internet. Afinal, os palestrantes merecem mais tempo para esclarecer suas posições. São intelectuais padrão ouro q podem enriquecer sempre mais o conteúdo do tema. Acho que neste painel só falta aparecer o Papa, tananha a qualidade dos palestrantes. WW é seguramente um dos melhores (ou o melhor com folga) mediadores/árbitros/entrevistadores do jornalismo mundial. Simplesmente incomparável. WW já é uma marca se sucesso. Parabéns à CNN pela escolha.
O filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman é o defensor da teoria da Fluidez do Mundo. Esse conceito sintetiza parte da argumentação e ideias expostas nesse programa. Abraços.
Estava em dúvida se chorava ou ria das falas do Eugenio... Mas, ao prestar atenção na apresentação, postura, maneira de vestir e lerdeza para falar, decidi pela gargalhada...
Outra coisa, os velhinhos esquecem que o que alimenta o algoritmo é o sistema de BUSCA das plataformas - ou seja, é personalizado para cada usuário - e não aleatório. Assim, o maior sofisma é afirmar que o algoritmo direciona o espectador para os conteúdos de interesse político com os quais a plataforma esteja alinhada...
Certíssimo. Isso aí faltou na explicação dos entrevistados. As redes sociais são um movimento orgânico. As informações são descentralizadas e distribuídas. Esse pessoal ainda tem um pensamento de mídia centralizada, por isso não entendem as redes sociais.
Excelente programa, mais uma vez. Colocar as pessoas para pensar, refletir e criticar. E, sim, com a ajuda de técnicos, de especialistas e de professores. Se a gente não gostar das falas, tudo bem, mas a reflexão fica.
Estamos diante de uma nova reforma protestante. Antes da imprensa, somente a igreja tinha o poder do pensamento. A igreja não conseguiu conter a reforma. Hoje vemos os poderes constituídos de controlar o pensamento e a meu ver não terão forças suficientes para controlar o pensamento do indivíduo.
Toda vez que vejo o Villa rindo eu me lembro da personagem da Lin Shaye no filme “Sobrenatural”. Toda vez que abriam a porta ela estava lá soltando essa risada.
Complicado: discutir a vibe do mundo quando apenas um dos convidados está no século XXI fica difícil.
Dolci salvou o programa.
Tenho outra perspectiva. Ter pessoas de experiências em épocas diferentes, enriquece a discussão e consolida a imagem que as práticas e as mudanças no tempo, nos mostra.
@@danilovale1050 Concordo, mas qual a contribuição dos professores, além de tentar entender a questão por meio de categorias e conceitos ultrapassados?
O programa WW sempre é muito bom, o melhor jornalista do Brasil. Agora o “professor” Eugenio Bucci repete sobre extrema direita e fake news, falando inverdades e seguindo uma pauta com o viés dos passa panos
Bucci e Villa pertencem ao grupo dos que não têm interesse em entender a população brasileira, mas em dizer à população como ela deve pensar.
Tudo isso com a total anuência dos demais inclusive do próprio WILLIAM....
@@gladinirdasilva22quinta coluna infiltrado, ele está apresentando o programa, não manipulando. Larga de ser trouxa, parece um petista lançando inquietação.
Ganhou Prêmio Jabuti, é da panelinha. Vivem numa bolha intelectual também.
Muito cansativa a retórica dele, não é uma análise o que ele faz mas uma militância requintada.
Me desculpem a crítica, abaixo. Amo este programa e tenho imensa admiração pelo Waack. O que estranho é que enquanto as redes sociais tinham agências de checagem plenamente progressistas e não através da comunidade, não via este viés dos progressistas, apontando a tendenciosidade explícita. Isto não me parece nada isento do ponto de vista da honestidade intelectual.
Perfeito
Concordo plenamente com a sua observação.
Muito bom seu ponto de vista. É evidente que a direita e o conservadorismo não só encamparam a técnica gramsciana de produção e sucessão de narrativas, com intenção de poder político e econômico, mas, também pelo domínio da linguagem e do imediatismo oferecido pelas plataformas.
A discussão remanescente é sobre conceituação de mentira, fakes News, hipo, hiper e meso verdades, regulação externa ou auto regulação
Esses 3 estão desconectados da realidade do Brasil.
Concordo plenamente!
Que bom que o William Waack chamou o Renato Dolci, diretor de dados e analytics da Timelens, pois se ficasse só com a opinião do Eugênio Bucci e do Villa o programa WW Especial - Qual a "vibe" do mundo?, teria sido sofrível.
ua-cam.com/video/tVXKCk_01ek/v-deo.html
A canção ' Cê liga menos retrata a resiliência e esperança brasileira em tempos difíceis, com apelo em focar no futuro e enfrentar mudanças repentinas, a letra ressalta o impacto do medo nas pessoas e a importância de seguir em frente.
Atenciosamente.
Abraço ❤️
Nem me fala, a cartilha está tão rançosa que o brasileiro em geral não aguenta mais essa baboseira. Sei lá, esses velhos devem achar que o brasileiro tem QI de porta pra acreditar ou dar corda para o que eles falam. Não duvido né, segundo o Villa, a gente esquece depois do carnaval, e fica tendo "discussões pobres", né...
De Renato é um caolho
Velhas raposas cultas ,sendo atropeladas pelos fatos...um jovem, da era digital, respondendo que o mundo mudou, e que o papel de raposas cultas que tinham influência nos governos está acabando idem...e sua relevância cada dia menor...por isso também querem bloquear a internet, mas não só por isso..
Exatamente dois dinossauros. O debate ia ficar pobre.
Melhor programa de jornalismo em língua portuguesa, fundamentalmente pela qualidade do entrevistador. Parabéns WW
O Renato Dolci salvou esse programa hoje😅
Nunca vi tanta gente inteligente não entender a população brasileira!
Olha a qualidade dos comentaristas “Vila” 😮
Talvez aquilo a que você esteja se referindo como "população brasileira" seja a sua bolha.
Pela queda constante da popularidade do atual governo, eu diria que a bolha do Daniel é grande e só cresce.
Bucci e Villa pertencem ao grupo dos que não têm interesse em entender a população brasileira, mas em dizer à população como ela deve pensar.
@@flavioaveraldo2280esse povo e a voz do sistema. Ficam chamando tudo que é crítica como mentira. E agora estão isolados. Na bolha certa...
Este programa, por mais fisiológicos que sejam os entrevistados, debatedores, o âncora consegue fazê-los voltarem ao ponto e tradiuzir com sua enorme capacidade e conhecimento, mostrar o que nós espectadores precisamos conhecer. Parabéns Wiilliam Waak, sou seu admirador!
Hoje foi duro de assistir Willian, dois caras que estão puxando a teoria Crítica e vivendo no século passado, que defendem o PT dizendo que nem é de esquerda, aí complica, e tudo que vem mais a direita é extrema e, portanto, autoritária, assisto todo dia, mas esses dois aí foi duro.
Dois velhos orgulhosos e cultos, medindo as palavras e citando personagens e livros antigos para demonstrar sua erudição, sendo atropelados por um jovem da era digital, explicando como funcionam as coisas, como é fácil atingir resultados com verdades, e como é difícil governos mentirem e enganarem o povão hoje em dia...eles estão apavorados mesmo...perderam a relevância e estão bravos com isso ...querem bloquear, travar, deletar, atrasar as informações, o pensamento...por isso defendem " regular a " internet"... urgente...
Esses dois senhores de idade estão mais para paralaxe cognitivo do que cultos.
Essa dicotomia sempre de esquerda e direita é um delírio, nesse programa só houve, ao meu ver, 3 ótimos convidados com pontos de vistas relevantes para a reflexão crítica das questões de redes sociais e sociedade.
O poder, a busca pelo poder, as relações geopolíticas...todas essas coisas só mudam a roupa de cada época, mas as ganâncias e desejos humanos permanecem mais ou menos os mesmos. Não é pq o cara que lançou um livro falando sobre 'formas de dominação' no século XIX, que esse mesmo livro perde coerência ou se torna inválido porque hoje em dia temos mecanismos tecnológicos que naquela época não havia.
@@matheusjose7759 Eu retiro os velhotes idiotas desta categoria aí! O Vila já é um notório paspalho, este do meio, só conheci hj. 😂
65 anos e vou reformar-me no próximo ano de 2025, toda a glória a Andrew Stella por todas as suas boas obras na minha vida.... 970 mil ganhos até agora
A maioria das pessoas está a reformar-se este ano e não tem nada para mostrar. Mas garanto-lhe que nunca é tarde para acertar as suas finanças
vida juntos novamente
Como
..? Sou um novato em investimentos em criptografia.
Obrigado à Sra. Margot
É uma corretora licenciada aqui nos estados
SIM!!! É exatamente esse o seu nome (Margot Haremza, mais conhecida como Sra. Margot), tantas pessoas a recomendaram muito e eu estou apenas a começar com ela 😊 de Brisbane, Austrália🇦🇺
Impressionante como apenas um dos convidados entendem perfeitamente o que está ocorrendo. Os demais , apesar de muito cultos, não entendem nada, ou fingem não entender. E permanecem tentando, através de narrativas, convencer aos ouvintes. Não adianta. Imagino o que o Renato estava pensando ouvindo os demais.
O Programa WW de hoje manchou o nível que o programa carrega. Comentaristas que não conseguem medir o sentimento da população.
É interessante como só Renato explicou as questões que realmente envolve a população. O professor e o Vila parecem só validar o "senso comum" quando convém aos interesses deles. Quando a opinião popular diverge, aí o algoritmo é tendencioso. Parabéns ao WW pela postura admirável, como sempre!
O cara de tecnologia salvou o programa.
Fico pensando nos estudantes que fazem 3/4 anos de cursinho para tentar entrar na USP, chegando lá dá de cara com um dinossauro dando aula.
E sai de lá com a cabeça igual a de um velho desses aí huehuehuehue
Salvo pelas informações trazidas pelo cientista de dados, o debate foi impregnado por viés ideológico ultrapassado e não atingiu o objetivo de responder a pergunta proposta no tema.
William, como sempre, conduziu bem o debate e fez o que pode para tentar salvar esta edição da visão medíocre trazida por dois dos convidados, que ficaram longe da correta compreensão do fenômeno que a sociedade está vivenciando.
Antes do Carnaval já terei esquecido esta edição.
Dois velhos eruditos sendo atropelados pelos fatos...pela rapidez das informações, pela maioria...eles são influenciadores deste governo, ..E querem também a regulação das redes, sem as redes eles se mantém na relevância,
Melhor comentário da semana, parabéns
@ Muito obrigado, Luis Roberto. Muita generosidade tua. Abraço!
Foi esquecido (propositalmente ou por ignorância) o fato de que antigamente sem redes sociais a maioria da população nem discutia política, apenas assistam um Jornal Nacional e pronto. As redes sociais permitem essa nova consciência, e nem todos estão preparados, mas é preciso que a maioria participe, errem, aprendam, acertem! É assim que as boas democracias são construídas.
Eu adoro esses defensores da democracia que, depois, vão reclamar que o debate político se empobreceu a partir da participação das massas.
Foi proposital, essa gente não aceita que o povo participe do debate, que o povo tenha acesso a informação fora da bolha deles, que o povo tenha o contraponto e possa tirar dos próprias conclusões.
@@sidineischmidt6046 🎯 excelente comentário.
@@edianamaia2010exatamente. E você pode ver o tom de soberba dos entrevistados
Aparelhado o Programa! Não vai demorar pra virar lixo também
WW virou programa de dinossauros que não fazem ideia de onde está vindo o meteoro
Impacto profundo só que não como Bruce Willis mas com o Dino
Exatamente. Estão ultrapassados na sua própria arrogância
Bom dia Waack!
Ontem, excepcionalmente, não acompanhei o programa até o final porque o “debate” expôs
o quanto dois participantes, Bucci e Villa, estão, literalmente, presos ao passado.
O único contraponto digno de atenção foi a participação de Renato Dolci, que trouxe o que deveria ter sido a “vibe” do programa.
Só sei que a vibe de 2 convidados é analisar 2025 com a cabeça dos anos 60 kkkkkk
Villa gagá
O Eugênio repetindo as desculpas do governo, que constrangedor. Acredita quem quer, o eleitor não está mais acreditando, está cansado de pagar a conta.
Esse episódio do ww me fez lembrar dos taxistas fazendo vídeo contra a uber 😅 não entendem bem sobre oque estão falando e negando a realidade dos novos tempos
Que cara maldoso vei, respeita os mais velhos devemos respeitar todas as criaturas viventes mesmo as das mais baixas qualidades
William gostei muito desse debate, mas senti muita falta de alguém com pensamento mais a direita nesse debate. Seria muito enriquecedor. Nesse grupo, estão todos visivelmente alinhados a esquerda esquerda. Nos brinde com a diversidade nesse debate. Admiro você!!
O Problema de quem, agora, critica o algoritmo, não é porque existe uma suposta manipulação de discurso e checagem para favorecer a "extrema direita", o problema deles, é que os mesmos métodos estão mudando pra outro lado, que não é o auto intitulado "progressista".
Entender o jogo da esquerda é fácil, as regras só valem para eles... Eles até defendem a democracia, liberdade e direitos, mas somente para eles, tipo todos os direitos e liberdade para os amigos do rei 👑 e o mais duro rigor da lei para seus inimigos.
Só existe extrema direita nesses discursos. E a extrema esquerda? Estamos vendo sim senhores as redes sociais deles também. Inclusive a entrevista do Hadad a CNN falando claramente que o governo tem problema porque não tem sensura.
Onde o Nikolas falou que vão taxar o PIX
Alguém precisa avisar esses vovôs que quem está na bolha são eles 😂😂😂😂😂
ficou sub-entendido né, quando nikolas fala : " o governo disse que não ia taxar shein, taxou, disse que nao ia taxar, taxou " fazendo uma certa alusão do governo taxar o pix.
@GuiAlmeida Mas a partir do momento que ele disse que não seria taxado ele não disse mentira, agora se você procurar existe uma declaração do Haddad de que com o PIX seria possível já deduzir no PIX, os impostos de IRPF e IRPJ.
Eles falaram da antiga lei do sussurro da URSS, será que não estamos vivendo essa lei? O PSol que o diga, dia sim, dia não estão indo à justiça contra a fala de alguém.
É impressionante como grandes intelectuais de nosso tempo - alguns deles que eu admiro - são incapazes de entender algo básico, como por exemplo, de que os evangélicos são um grupo plural, e que Malafaia e Valadão não representam a totalidade deste grupo.
Como nao ha debate, prof Villa? O que nao ha mais é o monopolio da narrativa. O senhor foi uma das vozes que mais teve liberdade, que levou sua voz a milhoes de ouvintes! E quando tentaram te calar foi super defendido. Mas o que fez? Preferiu “optar” por aquilo que sempre esbravejou e abandonar tantos ouvintes, internautas, que te deram relevancia nacional! Nao precisava avalizar nenhum corrupto! Bastava nao cuspir no prato que comeu. E falo dos seus seguidores, nao da radio historica que hoje eu nem ouço mais.
Renato Dolci foi perfeito no comentário: Os algorítimos seguem o capital! São ótimos para vender, e péssimos no debate politico, pouco influenciam.
Nenhum comentário que faça uma menção ignorante ao etéreo "capital" é merecedora de elogios.
A lógica da internet é dar pra você o que vc ta buscando e te indicar conteúdos relacionados, por isso o sucesso da internet. Vou te dar um exemplo drástico, pensa na TV aberta num dia de domingo, provavelmente vc vai passar por todos os canais e não vai encontrar nada que te agrade.
Essa lógica é a mesma na internet, se as pessoas preferem ouvir o Pondé ao invés do Villa é porque a maioria das pessoas se identificam com o Pondé, e quais vídeos vc acha que a internet vai recomendar pra pessoa que assistiu o Pondé? Vídeos do Pondé ou vídeos do Villa?
Não da para acertar sempre nas escolhas dos convidados. Acontece. Programa foi salvo pelo William e Renato.
Muito boa entrevista e assunto. O analista da Timelens demonstrou equilíbrio e tecnicidade na abordagem. Já o professor da USP, parece que tentou se esforçar para se manter fora da bolha na qual, ele depois, revelou estar submerso ao reverberar a construção de narrativa, rotulando de crime e fake News qualquer fato que contrarie o status quo. Já o professor Villa, nem sei porque foi convidado para o tema.
Meu Deus, esse Eugênio é a favor de regulamentar as redes??? Ele está achando que vão retirar as leis? As leis prevalecem, mas poderemos ter liberdade de expressão e se alguém sair da linha, que se resolva com a justiça
O cara babou ovo de Gramsci e de Adorno. Marxismo cultural total.. bizarro. Fui obrigado a estudar escola de Frankfurt na universidade, depois não falam que não tem isso na Faculdade. 🤦🏻♂️
Eles reclamam que os donos de Bigtechs tem lado, mas e nossa justiça "suprema", não tem lado?
é USP né amigo! esperar o que?
@@col.billkilgore4341 e tem vários ricos internacionalmente financiando. O principal é o Soros. Aqui dentro do Brasil vários Bilionários investindo, financiando. Principalmente os grupos jornalísticos.
A CNN é esquerdista e não falam nada.
Melhor programa da CNN, não canso de falar e acompanho sempre. Fico feliz que entenderam a Duração do Programa.
👏🏼👏🏼
Pra quem ainda não assistiu, aí vai um resumo: Dois reclamando que o chicote mudou de mão, o entrevistador que tem que concordar com todos, e o último é o nerd que fala como se tivesse no Reddit.
Excelente assunto, mas com o Villa totalmente tendencioso para o PT. Assim fica difícil perceber os argumentos.
O professor Eugenio na "vibe" da bolha e nem sabe ainda..... parece que não assistiu o vídeo do pix.
Adoro o William Waack! Excelente programa. 😍
Maravilhoso Renato
Tem um ERRO nessa comparação das redes sociais com o totalitarismo: Nelas existe
concorrência, temos GOOGLE, META e X (Twitter) como as principais. O totalitarismos seria no caso do TIK TOK, pois esse é obscuro e não tem concorrência em seu país. Dizer que o algorítimo das redes são secretos, ninguém sabe como funciona, é pedir a receita do bolo, não faz o menor sentido essas empresas saírem divulgando como funciona o seu sistema.
O bom do capital privado, é que você pode fazer adequações da sua empresa quando entende que as coisas não funcionam tão bem. E quando as coisas mudam para um equilíbrio as vezes pode ser visto como erro por algumas pessoas, mas só é o movimento pendular da sociedade. Além disso é um erro conceitual achar que as redes sociais são prejudiciais para a política.
O veio falar que a Meta é de direita é sacanagem! Que caverna ele estava?
Vila esta deprimente!
Excelente pauta,..excelentes argumentos, e no final vemos duas raposas velhas e cultas, que leram milhões de livros, e fazem a todo momento referência a estes livros, citando personagens e fatos passados, demonstrando sua formação erudita com orgulho, serem atropelados por uma análise rápida e eficaz de um participante mais jovem ligado aos novos tempos, a tecnologia, e compreendendo como hoje funcionam as coisas,..os velhos eruditos atropelados pela eficácia das informações, da rapidez de pensamentos, da razão das pessoas em desconfiarem dos governos( que são assistidos invariavelmente por essas raposas eruditas), não tem preço..A lição final, é o que vemos acontecer, velhos tentando se manter na relevância orgulhosa de sua erudição, combatendo num mundo digital que não precisa mais disso.... O mundo mudou, e os Lulas da vida com seus pensamentos arcaicos vão sendo atropelados... Sinal dos tempos....ainda bem...
Eles esqueceram que nas redes sociais, o usuário é quem opta por entregar os dados dele, enquanto nos governos totalitários, ele simplesmente é obrigado. Os convidados não possuem conhecimento suficiente nesse tema para abordá-lo num programa desse. Waack teve que ser habilidoso. Eles também dizem que ninguém sabe como os algoritmos funcionam. Não é bem assim.
Esse programa è histórico!!! Deveria passar em loop em todas as escolas do Brasil. Parabéns!
Os 4 debatedores decidiram ignorar que TODOS os argumentos que usam para criticar a influência das redes sociais sobre o indivíduo também se aplicam ao poder coercitivo do ESTADO com a diferença de que aquele é opcional.
Excelente debate, parabéns 👏👏👏
WW sempre salvando o diálogo! Parabéns Willian. Você é o cara!!!
A internet é a ágora moderna e o destino da liberdade de expressão está atado ao destino da liberdade de se expressar nas redes, sem intervenção do Estado ou de empresa privada.
Assim, existem várias leis e mecanismos que protegem os cidadãos contra abusos na liberdade de expressão, garantindo que seus direitos sejam respeitados sem cercear a liberdade. As limitações à liberdade de expressão devem ser bem definidas e aplicadas com cautela para preservar a dignidade e os direitos fundamentais de todos. O diálogo constante sobre esse tema é essencial para equilibrar a proteção dos indivíduos com a liberdade de expressão em uma sociedade plural.
ESPETACULAR!!!!!!GRANDIOSO!!!!!!! parabéns aos convidados e ao GURU WILLIAN WAAC
Se as redes sociais forem regulamentadas, o Antônio Vila será o primeiro a ser calado. Ele adora chamar as pessoas de fascistas. Ele acha que o termo fascista será aceito nas redes sociais? Isso não é um discurso de ódio? Ou vila pode ser considerado um psicopata no meio da informação das redes sociais. Ele, mais do que ninguém, dissemina discurso de ódio. Eu, por exemplo, gostava muito de ouvi-lo no meio televisivo. Hoje já não consigo mais.
Gosto do Eugênio mas que é de esquerda declarado nãor esta dúvida .
Está falando do vídeo do Nikolas sem citar o nome. De propósito. Nikolas não cometeu crime.
É da USP, diga-se canhoteiro ao extremo.
Eles citaram nominalmente o nikolas
Esse piá é bom!
Que crime? Com todo respeito o que me parece é que o professor está mais preocupado com a perda de capital político da esquerda, do que com o tal algoritmo, porque o tal algoritmo já foi tentente a esquerda no passado…
Chega doer os ouvidos escutar esses idosos esquerdistas
Todo domingo espero por este programa. De excelência.
Esses "nobres Bacharéis e engenheiriiis", como diria o eterno Mussum, parecem ser alguns personagens daquela história da roupa nova do rei em que só os mais nobres e mais puros de coração é que conseguem enxergar o traje mágico encomendado pela realeza egocêntrica, que na verdade não existe e não vai existir.
O rei faz de conta que está com uma roupa tão nobre que só os melhores conseguem ver, a patota faz de conta que está vendo para não perder as posições e a plebe faz de conta que também está vendo para não parecer idiota.
Seu comentário foi simples, mas profundo. Gostei.
Mesmo discordando de muita coisa dita pelos convidados acho que o WW é um dos poucos programas que tenta discutir a sociedade atual com alguma seriedade. A verdade é que nos dias atuais ninguém entende que rumos a sociedade ocidental vai tomar. Vivemos tempos em que a mentira reina como nunca. Houve época que os meios de comunicação tentavam CONVENCER as pessoas disto ou daquilo, hoje todas as mídias em funcionamento tentam ENGANAR o público. É necessário um esforço insano para extrair alguma coisa proveitosa das informações que estão sendo oferecidas.
Sugestão: faz o QRCode levando direto ao link do vídeo no streaming.
Precisava de mais tempo para aprofundar ainda mais o tema. Parabéns! Ótimo programa!👍
Quer dizer que este senhor tenha pachorra de falar que Nikolas estava mentindo ?? Pô isso que este tidos intelectuais estão tomando uma surra .
Mais um ótimo programa !! gosto muito da interação sempre entre os convidados, as referências compartilhadas. muito bom.
Quero fazer um elogio ao programa . Realmente tem me cativado o nível das discussoes. Estao de parabéns
A fala de um DEPUTADO É MAIS GRAVE QUE UM CANDIDATO A PRESIDENCIA SOBRE FOME E CRIANÇAS DE RUA???
Excelente conversa e excelentes reflexões 👏
Espetacular esse programa! Parabéns ao Willian, sempre brilhante, mas esse Renato Dolci é genial!🤩
Muito “cringe” o WW falando “vibe”😂😂😂
Pra mim, Waack é um dos melhores jornalistas da atualidade.
Valeu Waak, excelente assunto. Muito bom.
Acho que eu deixo o algoritmo louco porque eu assisto o ICL, o Uol, a CNN , a JP e o Flow todo santo dia.😂
Eu mai ainda😂
pois é! as pessoas não entedenm o algortimo quando na verdade o algoritmo é você! é só mudar os seus gostos que o algoritmo "muda"! facilmente a explicação de mudança de bandeira foi bem explicada mas faltou dizer que o algoritmo "mudou" e deu a percepção que 80% adicionou bandeira quando na verdade foi 1,8%. Ou seja, a bolha da pessoa era de esquerda e 80% adicionou as bandeiras progressistas no perfil!
Exatamente, eu assisto também vários conteúdos de direita e de esquerda, icl, jones Manuel, Brasil 247, cnn, jovem pan, revista oeste, Tamir, e tantos outros, e isso faz com que o algoritmo sempre me entregue novos canais de direita e de esquerda, gente que nunca ouvi falar o algoritmo me entrega, porque eu mostro que não estou em bolha nenhuma apesar de ser de direita, quero ouvir a esquerda, só posso tirar minhas conclusões escutando os dois lados, e até aprender, mudar de ideia , mas as pessoas se fecham nas suas bolhas, e criam um algoritmo só da bolha mesmo. Eles não entendem, você treina seu algoritmo. Você conduz.
Renato se segurando para nao rir do vila e do eugenio! Kkkk luta da internet x fax
Como a queda da Bastilha, liberdade aos revolucionarios!!😊😊🫡🗺😎👽
Excelente debate, trazendo ângulos muito relevantes e instigantes para a compreensão da nossa realidade. Aprendi muito! Parabéns!
Concordo, rupturas não retrocedem.
William Waack salvou o próprio programa quando argumentou com inteligência e tirocínio sobre o episodio do pix, resgatando a credibilidade de sua proposta de um debate intelectual sem paixões de esquerda (para onde quase tropeçou o programa com a opinião de um dos entrevistados) ou de direita. É por causa da condução segura da conversa que eu sigo o WW. Perdeu-se uma ótima oportunidade para um debate sobre o pix. Mas o saldo foi positivo, pois foi possível compreender certos fenômenos do algoritmo pelas exposições isentas e muito sensatas do Renato Dolci.
Perfeito!! São os algoritmos que organizam as corremtes. O que deveria ser analisado nas redes sociais é exatamente a intensidade e o entendimento destes algoritmos.
Eu só assisto jornais que transmitem credibilidade nas informações. E o checador, sou eu mesmo. Nunca deixem os outros fazerem as coisas por você. No Brasil, mais de 80% dos jornalistas são de esquerda, tem pesquisa sobre isso. Então, a prudência ao avaliar as informações é importante. Verifico em várias fontes.Ah, e no Brasil também, a maioria da imprensa recebe verba pública, então, não há imprensa livre de verdade.
Amo WW é um dos melhores jornalistas da América.
Combinação perfeita entre TV e Internet. Mas como queremos sempre mais, seria aimda melhor acrescentar mais meia hora no bloco Internet. Afinal, os palestrantes merecem mais tempo para esclarecer suas posições. São intelectuais padrão ouro q podem enriquecer sempre mais o conteúdo do tema. Acho que neste painel só falta aparecer o Papa, tananha a qualidade dos palestrantes.
WW é seguramente um dos melhores (ou o melhor com folga) mediadores/árbitros/entrevistadores do jornalismo mundial. Simplesmente incomparável. WW já é uma marca se sucesso. Parabéns à CNN pela escolha.
Villa tá mais desconectado da realidade do que Bob.
O filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman é o defensor da teoria da Fluidez do Mundo. Esse conceito sintetiza parte da argumentação e ideias expostas nesse programa. Abraços.
Definitivamente, o piá engole os velhos doutores. WW conduz com maestria
Estava em dúvida se chorava ou ria das falas do Eugenio... Mas, ao prestar atenção na apresentação, postura, maneira de vestir e lerdeza para falar, decidi pela gargalhada...
WW , provavelmente hoje é o único jornalista sério e merecedor de respeito desse país!
Primeira vez que eu não consigo ver até o final do programa.
A maior pobreza na politica é a desonestidade ...
Outra coisa, os velhinhos esquecem que o que alimenta o algoritmo é o sistema de BUSCA das plataformas - ou seja, é personalizado para cada usuário - e não aleatório. Assim, o maior sofisma é afirmar que o algoritmo direciona o espectador para os conteúdos de interesse político com os quais a plataforma esteja alinhada...
Certíssimo. Isso aí faltou na explicação dos entrevistados. As redes sociais são um movimento orgânico. As informações são descentralizadas e distribuídas. Esse pessoal ainda tem um pensamento de mídia centralizada, por isso não entendem as redes sociais.
Excelente programa, mais uma vez. Colocar as pessoas para pensar, refletir e criticar. E, sim, com a ajuda de técnicos, de especialistas e de professores. Se a gente não gostar das falas, tudo bem, mas a reflexão fica.
O vilas sobrou no debate, decorar datas pelo visto não ajudou no entendimento de temas complexos. O debate do pix não se limita a fakenews
Qual foi a fake news no vídeo do Nikolas? Quem disse que o PIX seria taxado???
Fico ouvindo esses caras dando fazendo prognóstico de um mundo que nem sequer entendemos. Esses caras entendem o seu momento? Compreendem o seu tempo?
Excelente programa, magnificamente bem conduzido.
Parabéns, melhor programa da CNN. Possui até cota para professores que enxergam extrema direita em tudo.
Estamos diante de uma nova reforma protestante. Antes da imprensa, somente a igreja tinha o poder do pensamento. A igreja não conseguiu conter a reforma. Hoje vemos os poderes constituídos de controlar o pensamento e a meu ver não terão forças suficientes para controlar o pensamento do indivíduo.
Toda vez que vejo o Villa rindo eu me lembro da personagem da Lin Shaye no filme “Sobrenatural”. Toda vez que abriam a porta ela estava lá soltando essa risada.
Bom que convidaram o professor Villa, para falar sobre política externa ( Brasil seria muito vazio)
Excelente!! 👏👏👏🥰🥰
A culpa é do Mercado.
A culpa é do Algoritmo.
Como seria interessante ter alguém nesse estúdio emitindo uma opinião não alinhada com os professores aí presentes.
Sensacional 👏👏👏👏