Tenho 32 anos nunca vivenciei nada parecido mas tenho amor a pátria portuguesa ! Presto aqui homenagem a todos os que lutaram e continuam a lutar pela nossa bandeira ! Agra a luta e outra , correr com a máfia que sangra Portugal a muito tempo!
Os homens mais velhos da minha família estiveram lá, entre 3 e 4 anos, mas sobreviveram. Hoje esses países mostram o que a ONU fez e continua a fazer. Paz às suas almas!
My Grandmother was Portuguese. Her family suffered and then we suffered in Rhodesia and afterwards in South Africa fighting against Communism. Respect to all the brave warriors who fought to the end ❤
Silêncio e uma profunda homenagem a todos aqueles que combateram, paz às suas almas, camaradas que tiveram comigo em Zala Angola. Aqui só pode comentar quem tiver carácter e respeito pelo soldado, o vídeo é uma prova viva do que se passou em África. Viva Portugal e viva todas as outras Nações por nós, tornaram-se Independentes! Não interessa como foi, a todos uma profunda homenagem! O tempo um dia vai dizer o que foi Portugal (o seu povo) em África!
PARA mim foi uma guerra sem pes nem cabeca e que os nossos rapazes de todas as cores sofreram e foram mortos feridos e muitos ainda sofrem de ptsd,,,,devido a essas guerras frias....nao eh a culpa dos Portugueses nem Portugal...eh daqueles que so estavam interessados no dinheiro...
@@filomenadossantos5934 O Salazar escolheu a defesa desses territórios de cairem no controlo de certos países, mas é claro que estando sozinho contra o mundo iria sempre perder. No entanto, esses territórios que são agora independentes, sofrem com a exploração dos mesmos que provocaram a guerra. Ironia da vida...
@@andresousa2704 Em qualquer país que os americanos saíram ou países do mundo civilizado Europa e América saíram , são hoje simplesmente países free,free,free mas miseráveis,fome,piolhos, ratos e ditaduras.É sempre o Ocidente que lhes mata a fome em ajudas humanitárias,lhes dá abrigo na emigração ou asilos políticos e lhes salvam a vida nas catástrofes.Por isso querem ser todos frees frees frees. Odeiam o ocidente mas na miséria é sempre o mundo civilizado tipo ONU e afins, que os salvam.
Gosto de ver como os soldados desembarcavam (minuto 3:00) dos helicópteros...incrível a altura que saltavam com a arma e as mochilas!!! Verdadeiros guerreiros Lusitanos OBRIGADO💪👍
Meu avo esteve na 1 grande guerra meu pai em Angola eu tive kfor na bosnia gostava meu filho tb representase Portugal. Deus tenha o nosso sangue em seu paraiso.
A verdadeira homenagem e divida para com estes bravos combatentes era trazer para a sua pátria quém está lá enterrado e fazer cá as devidas honras porque estes sim são heróis *
Na zona onde eu estive, Sul da Guiné Catió estavam lá duas sepulturas com tabuletas de ferro já oxidado, num pequeno cemitério que existia logo ao fim da pista de aterragem, se bem me recordo, eram dois furriéis. Também tinha muita satisfação saber que tinham sido transladados, para PORTUGAL, de qualquer das formas também já tenho setenta e quatro anos, um dia destes vou-me encontrar com eles, beber umas cervejas e falar sobre Catió GUINÉ. Que descansem em PAZ.
Isto era a guerra fria, era entre russos e americanos, quem perdeu não foi Portugal foram os próprios povos desses países, saímos e o que se passou diamantes petróleo, e outras matérias primas, e nós é que éramos os maus me perdoem.
Sr. Arnaldo, pior foram os que até agora sobreviveram regime após regime de ditadura e não foram decapitados quando saímos, à custa dos interesses Americanos e Soviéticos... Mercenários estes que tornaram pequenos grupos de insurgentes em guerrilheiros com armamento e treino par ao nosso. Os meus avós, retornados da guerra, perderam lá tudo e tiveram que reconstruir o que tanto lhes custou a ganhar. O meu avô tinha acabado de sair do hospital quando fora atingido por uma mina pisada ao seu lado e alvo de emboscada perto do seu posto no Niassa em Moçambique...A cruz que trazia ao pescoço foi o que salvara a sua vida e a sua perna. Não existe mais ninguém pelo qual tenha mais respeito do que eles.
Daniel Monge meu pai já falecido, esteve em 1961 em Angola quando começou a guerra lá era fuzileiro, e ele nunca falou das coisas más, mas me dizia que Luanda e Angola era um país lindíssimo, e toda a gente se dava bem, pena políticos serem comprados por americanos e russos, e foi aquilo que nós conhecemos uma pouca vergonha para nós portugueses e para povo angolano, já passou e que o povo angolano evulua para seu bem e nosso bem viva Portugal.
Heróis portugueses eu estive em Angola luvaca distrito do Zaire Ramalho Eanes era major do batalhão ganhamos a guerra. único país no mundo que ganhou uma guerra de guerrilha e contra potências a Rússia a China e os estados unidos viva as FAP viva o povo portugues
Meu pai esteve na Guiné-Bissau e a minha mãe diz que ele mudou completamente. Sempre desviou a conversa quando eu lhe perguntava algo. Ao fim duns anos desisti porque realizei que foi muito traumático para ele. E um dos meus tios ficou com problemas na cabeça de ter estado no ultramar. As guerras deviam ser entre as elites que usam os outros nos seus jogos sujos. Enfim... infelizmente, é o que somos.
Em Angola a guerra estava mesmo ganha. Eu estava lá mil novecentos e setenta e quatro. Vim de Carmona á boleia, de noite e de dia, até ao Lobito, sem escolta. Boas estradas. Portanto o vinte cinco de Abril , caio-lhes do céu.
Obrigado por todo o respeito, trabalho e amor em todos os vídeos que aqui estão. Serás sempre lembrado, nunca esquecido. Acho que sabes o que digo, abraço
obrigado a todos que ainda vivem pois nos lutava_mos por portugal fomos assim ensinados e assim continuamos a ser. VIVA a 1573 noz era-mos bons e duros de roer adeus a todos
Eu se pode-se homenageava estes homens ... Claro que vão ai haver muitos idiotas que diziam que a gente massacrámos muita gente, matámos muita gente, mas eu até digo, é verdade, mas ... ESTÁVAMOS EM GUERRA PÁ, que esperam? Que fossemos meigos? Ainda por cima guerrilha, que é o tipo de guerra mais suja que há, é uma guerra sem linhas de frente, onde o inimigo está por todo o lado ... Estes homens, para mim, merecem o maior dos respeitos ...
Aliás muitas das atrocidades até foram cometidas pelas tropas guerrilhas africanas e Portugal até investiu parcialmente nas colónias durante a guerra do ultramar, na construção de hospitais e infraestruturas, mas ninguém fala dessa parte.
Eu tenho muitas fotos do meu pai ajudar a construir hospital, igreja e ele pouco ou quase nada fala sobre a sua luta viveu muito ainda aquele pesadelo e coisa que me lembro muito era ele dizer que fazia picadas pelo mato (capim) que parece ter sido difícil. Tudo para defender aqueles povos dos turras era essa a palavra "turras" mas muito de meu pai ficou lá e o que ele trouxe não foi bom. Respeito por quem viu a morte muitas vezes por Portugal e por aqueles que não poderão regressar. E como filho de militar também fui militar com muita honra.
Querido Mário que ao colo me pegaste era eu criança, bravo soldado caiu em combate na Guiné, ainda foi evacuado para Lisboa mas tombou para sempre pois foi ferido de morte. Comentem sempre com respeito por que tombou em combate pois soldado mais corajoso que o português nâo há.
Fomos verdadeiros ROMANOS em África. Os últimos, em nome de uma causa justa, nobre e civilizacional. Demos exemplos a franceses, ingleses, belgas, alemães, holandeses no desenvolvimento dessas paragens, na promoção social dos autóctones na aculturação dos mesmos e vice versa, integração, valoração das capacidades morais e intelectuais etc, etc, etc. Certo que houve vicissitudes mas em circunstâncias alguma foram superiores as virtudes. Resumindo, entregando estas províncias de forma gratuita aos seus naturais que messiânicamente aspiravam a sua independência (eles já estavam independentes!) 47 anos depois e pelo que se constata morreram mais entre as suas mãos do que vítimas dos supostos colonizadores ( Portugal 🇵🇹 nunca foi em África um país colonizador!) É falso. Hoje, são países adiados e atrasados. Substancialmente e eternamente, dependentes do exterior, da ajuda externa de outros continentes como da Europa.
aquilo que tenho a dizer aos pretos e brasileiros que dizem que perdemos a guerra e levamos uma sova e o seguinte, diga/me onde nos 14 anos de guerra onde e que os guerrilheiros conquistaram ou tiveram sequer a forca ou coragem de atacar uma cidade pequena grande ou media, onde e que eles conquistaram ou derrotaram o exercito portugues, conquistaram lourenco marques, a beira, ou porto amelia, ou luanda, ou lisboa nova, qualquer uma? ou sequer um porto importante? ou sequer uma refinaria? ou seja o que for? entao o exercito portugues basicamente controlava todo o territorio incluindo economia e isso para mim significa que a guerra nunca foi perdida, e em mocambique estava ganha. Na guerra do Vietnam os vietnamitas atacaram varias cidades inclusive saigao em 1968, e a cidade de hue, varias vezes.
Mas vocês perderam o controle sobre as colônias todas,isso não foi uma derrota ? No vietinam os EUA nunca perderam uma batalha,mas perderam a guerra,tanto que a bandeira do Vietnam é vermelha e o Nome de sua capital é Ho chi Ming
Não quero ofender a nenhum português que lutou nessa guerra,só que o fato era que Portugal não tinha população e economia para lutar contras os rebeldes,apoiados tanto pelos capitalistas quanto pelos comunistas
Em Angola era igual. Sempre vivi lá até dois meses antes da independência. Naquele tempo Angola estava praticamente, em termos de qualidade de vida, ao nível de muitos países da Europa em em riqueza superior a muitos.
Portugal sempre volta, de uma forma outra ou de outra com outras gerações, mas sempre volta, não somos grandes porque queremos ou porque podemos, somos grandes porque essa grandeza nos foi imposta no dia da alvorada da Batalha de Ourique, estamos acima do bem e do mal, e para o bem e para o mal vamos implantar o V Império.
Um país tem vários ciclos históricos, no caso de Portugal aproximadamente ciclos de 250 anos, um novo ciclo foi iniciado em 2016 e certamente vai aparecer um líder que coloque na mesa as compensações que Portugal tem direito a exigir pela intromissão dos americanos, russos e chineses no nosso caminho, quando chegar essa altura saberão que Portugal terá voltado ao activo na vanguarda do mundo que sempre foi o seu lugar por direito próprio e isso não há povo nenhum que o impeça, VIVA PORTUGAL!
A verdade é que os colonizados eram estúpidos e pensavam que era tudo lucro, mal sabiam eles que até chegar ao lucro há muita burocracia, coisa que só o português conseguia fazer.
Pois mas é triste o you tube decidir o que se mostra ou não da nossa história. Na minha familia todos estiveram em Luanda e Guiné e a verdade não aparece. Eu nem postava nada.
@@miguelmartins9706 não só eles a Inglaterra também tramou a queda de todas as ex colônias de portugal Na verdade a Inglaterra sempre foi o maior inimigo de portugal Eles eram aqueles amigos bonzinho sempre articulava coisas pelas costas A independência foi muito bom pra Inglaterra pois assim eles compravam os minérios sem precisar de intermediário Portugal era pra ser a maior potencia da Europa econômica e militar Porém sempre foram iludidos pelos ingleses
Faltou a homenagem dos soldados nativos que foram largados à sua sorte( na sua maioria assassinados) pelos libertadores revolucionários de Lisboa!!!!!! A maior vergonha de ser português!!!!!
@@terror1234 Estão a falar de mortos da Guerra do Ultramar, depois de Portugal sair de lá muitos soldados foram assassinados e torturados só por serem do exército Português, e os que ficaram lá não foram os da metrópole, mas sim os nativos!!!
Jurei bandeira por portugal.paraquedista com orgulho, mas quando oiço alguns (muitos) veteranos a contar (gabarem se) de terem violado miudas de14 anos.matado miudos de12, terem deixado la filhos e nao querem saber...metem me nojo isso para todos que cometeram esses crimes orrendos de guerra? Deveriam estar presos.!
Todos sem excepção que se gabam de terem cometido esses crimes (desumanos) de guerra se ouve-se justiça. Apanhavam perpétua não interessa a idade que teem ou as estupidas razões que dizem (justificam) o que la fizeram..Para não falar na maconha e o resto de de la troxeram.e infestaram portugal de drogas.roubavam e matavam por uns míseros diamantes.e hoje em dia gabam-se de tudo isso sem vergonha nem pudor...ESCUMALHA.SAO O QUE SÃO
sim e triste mas a guerra da voltas a cabeça e todas as guerras sao desumanas tirando para quem as cria, meu falecido tio tinha fotos com monte de guerrilheiros mortos com facao no cu ele nao acharia piada nenhuma antes de la meter os pes mas depois ate se ria desse lixo
Não estive lá mas nasci nessa, altura. Quem me fez me criou e me acompanhou esteve lá. Só te digo algo, há o melhor e o pior em tudo, na guerra muito mais. Mas muitos Grandes Homens e sim Mulheres lá passaram e fizeram Homens, pois são exemplos como seres humanos
Disse bem um miudo.alemanha nazi so houve uma se bem me recordo tudo resto foram copias mal pensadas para benefeciarem países poderosos que ainda hoje la cometem crimes desumanos.
*Se hoje Portugal descobrisse uma pequena terra do tamanho do Estado de Israel pequenininha, porém riquíssimas em petróleo diamantes ouro etc etc.. as grandes potências não deixariam Portugal em paz, enquanto não roubasse suas conquistas..*
Um COMANDO PORTUGUÊS. Foi meu Comandante de companhia. Foi uma honra cohecer pessoa tão extraordinária, num tempo tão extraordinário, em que como português, servi a minha PÁTRIA, PORTUGAL, QUE ORGULHO.
muitas imagens reais, aquilo não era para encenações, eu estve 28 meses no Norte de Angola Zala, que nem o Diabo gostava de lá estar! Estive ainda 8 meses com meu querido irmão, mas ele nunca saíu de Luanda! Minha querida mãe, que tanto sofreu por seus únicos filhos estarem na guerra, morreu-me depois de eu vir, já doente muito abatida! Hoje sou um pai de dois filhos, entendo melhor o sofrimentos de todas as mães deste País e claros dos pais! Todos nós temos lá um pouco de nós, as crianças que eu amava e partilhava a minha ração de combate, enfim, tudo foi mau para todos. Numa guerra não fica ódios, pelo menos por mim não, sou capazes ter mais ódios a quem lá ficou e matou o povo Angolano que não merecia tal castigo,! Acho que foi um crime não ter havido uma Independência em que a massa cinzenta continuasse! Mas os comunistas não quiseram! Eles queriam era sangue! Não só os comunistas, também estavam os americanos, até a Africa do sul se meteu, estamos na Guerra Fria, todos ao Osso, não olhavam aos meios para atingir os fins! O povo, esse pouco ou nada interessava!!!
Os nossos militares deram 13 anos, 13 ANOS de sangue, suor e lágrimas para os politicos fazerem a paz e resolver este problema e mesmo assim esses politico-intelectuais da elite fracassaram. Foi preciso mais uma vez os militares resolver esta tragédia com o 25 de Abril para dizer basta de derramar o sangue dos filhos da terra e traze-los para casa.
Moçambique independente ,todas as colônias mereciam, mas deveriam ter como espelho a África do Sul jamais vai ter um negro igual ao Mandela,depois de mais de 40 anos preso,nunca se viu ódio ou rancor, ainda está para nascer outro igual,que os políticos tenham consciência será nossa maior esperança um abraço
A Guerra foi o maior erro do Governo Salazar , em vez de ter enviado o Exercito Portugues, deveria ter enviado seus Executivos , CEO's , Construtoras , Engenheiros , supermecados ...enfim....ter aceitado pacificamente o processo de independencia dos paises africanos e ajuda-los no progresso dessas nações, com o envio de empresas Portuguesas
As províncias ultramarinas já tinham isso tudo. E Salazar não tinha nada que dar uma independência que a maior parte da população nem queria. Angola é mais portuguesa do que o Havai é estadunidense. Goa é mais portuguesa do que a Sibéria é russa. Cabo Verde era uma província portuguesa séculos antes dos EUA sequer existirem! Quanta hipocrisia da ONU e desses países interesseiros que se aproveitam de todos nós até aos dias de hoje.
ao editor "Slowhair Red": lamentável que se não identifique adequadamente; quanto à "estatística" que apresenta - ["A guerra resultou em cerca de 9.000 mortos portugueses: 1 general, 2 brigadeiros, 3 coronéis, 15 tenentes-coronéis, 22 majores, 100 capitães, 40 tenentes, 300 alferes, 900 sargentos e furriéis, 1.600 cabos e 5.500 soldados e marinheiros.1 general, 2 brigadeiros, 3 coronéis, 15 tenentes-coronéis, 22 majores, 100 capitães, 40 tenentes, 300 alferes, 900 sargentos e furriéis, 1.600 cabos e 5.500 soldados e marinheiros."] -, além de conter inúmeras imprecisões, manifesta um enviesado conceito pseudo-historicista, conquanto perspectivar o "resultado de uma guerra de contra-guerrilhas" em "números de baixas mortais", se enquadra em abjecta aproximação à factualidade, à Honra e Dignidade de quantos cumpriram o seu Dever para com a Pátria Portuguesa. Exorto o editor "Slowhair Red", a que aqui esclareça os seus propósitos. (JC Abreu dos Santos - serviço militar voluntário na RMA, Nov71-Mar74)
@@okguimacedo : agradecendo a s/resposta, noto que é incompleta porquanto não manifesta qual o seu interesse; adicionalmente, sugiro enderece as suas questões ao autor do video e do correspondente texto.
E depois veem falar de racismo quando os homens que em portugal lutaram por o fim da guerra colonial em angola em portugal...merecemos mais respeito caralho e não sermos julgados por erros de outros
A todos quantos lutaram pelo que lhes foi dito: lutar pela pátria , pelas províncias ultramarinas , nada era nosso e os nossos valorosos soldados deram a vida por nada, mas foram mais que heróis, vitimas de um regime fascista e decadente
Era nosso. Os angolanos, guineenses, moçambicanos... eram portugueses. Fomos vítimas de traidores comunistas. Isso sim! O Estado Novo, mesmo tendo os seus defeitos, agiu corretamente.
Que orgulho de ser o maior responsável da história de movimentação global em massa forçada de outros povos😂😂😂😂 tantos países e culturas diferentes podiam existir hoje 😢
NUNCA QUIS SER SOLDADO O dia 25 e Abril 1974 foi dos dia mais belos da minha vida, foi pena não ter sido o dia 25 de Abril de 1969, vivi 26 anos nos regime Salazarista, e desde a minha adolescência sempre vi os Militares os Policias e os GNR Justiça e Pide como parte do regime, muitos deles depois do vinte cinco de Abril falam como se nada fosse com eles. O vinte cinco de Abril 1974 foi feito por militares da minha geração, não por aqueles que me mobilizaram, o capitão Salgueiro Maia tinha 3 anos quando eu nasci. Estive no sul da Guiné, Catió 1969/71, zona encharcada e pantanosa e estive trinta e quatro vezes debaixo de fogo, não há hora em morrer na lama e tombaram catorze nos meus camaradas. A guerra da Guiné foi uma guerra de miúdos, se morreram alguma destas patentes foi de susto (1 general, 2 brigadeiros, 3 coronéis, 15 tenentes-coronéis, 22 majores, 100 capitães, 40 tenentes). É uma metáfora claro. As populações dos territórios controlados pelo PAIGC eram consideradas hostis para as tropas portuguesas e o contrário também era verdade, noite sim noite não, dormia no meio do mato no chão para proteger as populações e quando olhava à minha volta só via miúdos da minha idade vinte anos ou pouco mais, o PAIGC atacava, matavam e incendiavam as aldeias , mas nos documentários só vejo os portugueses a incendiar aldeias, sou do tempo em que o então Comandante do território independente da Guiné era o General António de Spínola que instaurou um programa de psico, que tinha como objectivo conquistar as populações. AS ordens era não matar, não roubar não destruir nada. A história tem destas coisas, cada um conta à sua maneira, existe como todos sabemos a Era dos descobrimentos, a Era da colonização e a da descolonização este é o curso da historia , que Salazar não compreendeu mas, todos os países que tinham colónias, Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, Itália Alemanha, Espanha e Portugal etc. tiveram guerras coloniais a nossa foi a mais longa mas outras ainda não acabaram, Inglaterra tem um pedaço de território que reclama seu e que pertence à Espanha, Gibraltar, as ilhas Malvinas que a Argentina reclamam como suas, a Espanha ainda tem território no norte de África, a França a Guiana Francesa na América do Sul. e nós portugueses falamos como se na realidade fosse apenas nós e só nós os malandros do colonialismo, como dizia Almada Negreiros aquilo de que tenho mais medo é da estupidez, muitos dos que fugiram, e eu não fugi porque não consegui, querem hoje armarem-se em heróis, quem fugiu fugiu não há nada a dizer, apenas que não estiveram lá, não fizeram nada, não viram nada, não sabem nada. Quando a França abandonou a sua colónia na Ásia o Vietname na altura era conhecida como Indochina, os USA foram a correr ocupar e desencadear uma guerra de catorze anos e chacinar um povo camponês, em nome da liberdade , perderam a guerra e o mundo não perdeu nenhuma liberdade mas, os maus são os portugueses. honra seja feita aos USA que são eles próprios a denunciar ao mundo as suas próprias atrocidades. A guerra confunde o homem, eu tive sorte nunca perdi a razão. Tenho setenta e quatro anos e apraz-me ainda hoje recordar atitudes de apreço e consideração por parte de prisioneiros de guerra. as razões não interessam agora, e apesar na altura ter apenas vinte anos tinha a consciência que estava no lado errado da historia, esta guerra foi uma guerra inútil estúpida e miserável não foi uma guerra heróica não há heróis, há vitimas, essas, são iguais dos dois lados da guerra, e essas vitimas são sempre o povo e, quem morre são sempre os mais jovens. estou cansado de tanto sabichão que nada sabe, nada viu mas tem opinião sobre tudo mesmo sobre aquilo que não sabe. Honra ao soldado português e aos guerrilheiros do PAIGC.
@@alfredomarceneiro78 Sr. Alfredo o meu pai foi para Moçambique e o da minha mulher foi para algola, dezenas de vezes emboscados e debaixo de fogo. 3 camaradas do meu pai morreram no dia da emboscada cairam montes de "turras" indivíduos novos sem treinamento qualquer apenas souberam manuziar a Kalashnikov, eu não nunca gostei desta guerra estúpida, aliás todas as guerras são estúpidas e destestáveis mas não deixo de considerar o meu pai um herói tanto como o Sr deram a vida pela nação seja qual for a causa. Eu sou polícia (psp) e sei que nunca tivemos nada haver com o regime os pides eram os pides e os psp eram os psp não se pode considerar essa escumalha de "policia" porque naverdade eram assassinos contratados pelo Dr.Salazar. A psp fazia as suas funções que eram cumprir e fazer cumprir a lei. Para mim todos os que foram são heróis e merecem ser respeitados como tal, mas este governo não consegue perceber isso. Abraço
houve vários soldados nativos timorenses que também participaram na guerra de Angola e Moçambique, alguns regressaram e outros morreram, graças a Deus, o meu pai e o seu primo não participaram na guerra contra a guerrilha. Saudações ao meu irmão CPLP.
Vexame. Em pleno Século XX acharem que são donos de outros povos com humilhações e tragédias. Até entendemos o que ocorreu nos séculos passados , mas não dá para perdoar os que se acham superiores querendo subjugar seus irmãos mais fracos.
Quando falarem em ultra mar:não falem só de psedo heróis, contem a verdade TODA e e muitos que se gabam de ter la estado..que se escondam por de trás da vergonha que la fizeram..enquanto morriam la caramadas seus esses cobardes, pilhavam.mataram e violavam crianças de 12 e 14 anos...cadeia com esses cobardes que se ainda se gabam desses crimes de guerra.MAIS NÃO DIGO PK ME METEM NOJO.
Tenho 32 anos nunca vivenciei nada parecido mas tenho amor a pátria portuguesa ! Presto aqui homenagem a todos os que lutaram e continuam a lutar pela nossa bandeira ! Agra a luta e outra , correr com a máfia que sangra Portugal a muito tempo!
Ola!! Alex P
3:30
Os homens mais velhos da minha família estiveram lá, entre 3 e 4 anos, mas sobreviveram.
Hoje esses países mostram o que a ONU fez e continua a fazer.
Paz às suas almas!
Orgulho das forças militares portuguesas .
Honra e respeito aos soldados que combateram corajosamente pelas cores da nossa bandeira, bem hajam 💪💪💪💪🇵🇹
Tenho muito orgulho na História do meu País. Viva Portugal.
@Maria Barata sim VIVA PORTUGAL.
Grande abraço e muito respeito a todos os combatentes de todas as cores que lutaram pela bandeira portuguesa!
PORTUGUESES!!!
@@teodorojosealmeidacosta1490 Sem dúvida!
@@teodorojosealmeidacosta1490 Todos eram portugueses e com direitos e sob a lei portuguesa.
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar invocai-o enquanto está perto
✨Isaías 55.6❤🎉
My Grandmother was Portuguese. Her family suffered and then we suffered in Rhodesia and afterwards in South Africa fighting against Communism. Respect to all the brave warriors who fought to the end ❤
Rip meu tio-avô que morreu na Guiné com apenas 22 anos soldado de infantaria primeiro atirador❤️🇵🇹
As guerras vem e vao, mas o nosso Sangue Português será sempre Vivo!
IMPÉRIO PORTUGUÊS, ONTEM, HOJE E SEMPRE! RESSURGIMENTO DA ALMA LUSITANA! RESSURGIMENTO DO ORGULHO NACIONAL! ÀS ARMAS! ÀS ARMAS! ÀS ARMAS!
Silêncio e uma profunda homenagem a todos aqueles que combateram, paz às suas almas, camaradas que tiveram comigo em Zala Angola.
Aqui só pode comentar quem tiver carácter e respeito pelo soldado, o vídeo é uma prova viva do que se passou em África.
Viva Portugal e viva todas as outras Nações por nós, tornaram-se Independentes!
Não interessa como foi, a todos uma profunda homenagem!
O tempo um dia vai dizer o que foi Portugal (o seu povo) em África!
PARA mim foi uma guerra sem pes nem cabeca e que os nossos rapazes de todas as cores sofreram e foram mortos feridos e muitos ainda sofrem de ptsd,,,,devido a essas guerras frias....nao eh a culpa dos Portugueses nem Portugal...eh daqueles que so estavam interessados no dinheiro...
@@filomenadossantos5934 O Salazar escolheu a defesa desses territórios de cairem no controlo de certos países, mas é claro que estando sozinho contra o mundo iria sempre perder.
No entanto, esses territórios que são agora independentes, sofrem com a exploração dos mesmos que provocaram a guerra.
Ironia da vida...
Somos dos raros Países que nunca foram derrotados na guerra de guerrilha. Saímos por decisão politica e não pela força.
Isto constitui matéria de estudo em West Point. Nunca antes visto!
Que orgulho 🤦🏿♂️
,,,,,,, saímos porque os heróis cumpriram o 25 de Abril,,,,,,acabar com a guerra.
Vietnam mesma coisa
@@andresousa2704 Em qualquer país que os americanos saíram ou países do mundo civilizado Europa e América saíram , são hoje simplesmente países free,free,free mas miseráveis,fome,piolhos, ratos e ditaduras.É sempre o Ocidente que lhes mata a fome em ajudas humanitárias,lhes dá abrigo na emigração ou asilos políticos e lhes salvam a vida nas catástrofes.Por isso querem ser todos frees frees frees.
Odeiam o ocidente mas na miséria é sempre o mundo civilizado tipo ONU e afins, que os salvam.
Gosto de ver como os soldados desembarcavam (minuto 3:00) dos helicópteros...incrível a altura que saltavam com a arma e as mochilas!!! Verdadeiros guerreiros Lusitanos OBRIGADO💪👍
Saltei muitas vezes. A SORTE PROTEGE OS AUDAZES....
Meu avo esteve na 1 grande guerra meu pai em Angola eu tive kfor na bosnia gostava meu filho tb representase Portugal. Deus tenha o nosso sangue em seu paraiso.
Que Deus abençoe este nobre Povo .
Comandante (cap.) Chung....grande comando destemido e inteligente na forma de conduzir homens.
Falecido recentemente. DEP.
Simplesmente, HERÓIS!! 🇵🇹🇵🇹🇵🇹
A verdadeira homenagem e divida para com estes bravos combatentes era trazer para a sua pátria quém está lá enterrado e fazer cá as devidas honras porque estes sim são heróis *
Na zona onde eu estive, Sul da Guiné Catió estavam lá duas sepulturas com tabuletas de ferro já oxidado, num pequeno cemitério que existia logo ao fim da pista de aterragem, se bem me recordo, eram dois furriéis. Também tinha muita satisfação saber que tinham sido transladados, para PORTUGAL, de qualquer das formas também já tenho setenta e quatro anos, um dia destes vou-me encontrar com eles, beber umas cervejas e falar sobre Catió GUINÉ. Que descansem em PAZ.
Isto era a guerra fria, era entre russos e americanos, quem perdeu não foi Portugal foram os próprios povos desses países, saímos e o que se passou diamantes petróleo, e outras matérias primas, e nós é que éramos os maus me perdoem.
O COMENTARIO MAIS CERTO ATE AGORA....CUMUNS
AS VS CAPITAS...
Sr. Arnaldo, pior foram os que até agora sobreviveram regime após regime de ditadura e não foram decapitados quando saímos, à custa dos interesses Americanos e Soviéticos... Mercenários estes que tornaram pequenos grupos de insurgentes em guerrilheiros com armamento e treino par ao nosso.
Os meus avós, retornados da guerra, perderam lá tudo e tiveram que reconstruir o que tanto lhes custou a ganhar. O meu avô tinha acabado de sair do hospital quando fora atingido por uma mina pisada ao seu lado e alvo de emboscada perto do seu posto no Niassa em Moçambique...A cruz que trazia ao pescoço foi o que salvara a sua vida e a sua perna. Não existe mais ninguém pelo qual tenha mais respeito do que eles.
Daniel Monge meu pai já falecido, esteve em 1961 em Angola quando começou a guerra lá era fuzileiro, e ele nunca falou das coisas más, mas me dizia que Luanda e Angola era um país lindíssimo, e toda a gente se dava bem, pena políticos serem comprados por americanos e russos, e foi aquilo que nós conhecemos uma pouca vergonha para nós portugueses e para povo angolano, já passou e que o povo angolano evulua para seu bem e nosso bem viva Portugal.
ANDEI LÁ, TIVE A HONRA DE SERVIR A PÁTRIA, PORTUGAL.
Hoje eles vem pro Brasil e pra Portugal em busca de boas oportunidades, estranho o problema deles não era a presença portuguesa ?
Heróis portugueses eu estive em Angola luvaca distrito do Zaire Ramalho Eanes era major do batalhão ganhamos a guerra. único país no mundo que ganhou uma guerra de guerrilha e contra potências a Rússia a China e os estados unidos viva as FAP viva o povo portugues
VIVA !!! 🇵🇹
Meu pai esteve na Guiné-Bissau e a minha mãe diz que ele mudou completamente.
Sempre desviou a conversa quando eu lhe perguntava algo. Ao fim duns anos desisti porque realizei que foi muito traumático para ele.
E um dos meus tios ficou com problemas na cabeça de ter estado no ultramar.
As guerras deviam ser entre as elites que usam os outros nos seus jogos sujos.
Enfim... infelizmente, é o que somos.
HONRA E GLÓRIA AOS NOSSOS COMBATENTES
Em Angola a guerra estava mesmo ganha. Eu estava lá mil novecentos e setenta e quatro. Vim de Carmona á boleia, de noite e de dia, até ao Lobito, sem escolta. Boas estradas. Portanto o vinte cinco de Abril , caio-lhes do céu.
Muito obrigado por este documentário 💓🇵🇹
obrigado pelo vosso seviço viva Portugal
Obrigado por todo o respeito, trabalho e amor em todos os vídeos que aqui estão. Serás sempre lembrado, nunca esquecido. Acho que sabes o que digo, abraço
Obrigado Samuel pelas palavras, um abraço e Saudações
Obrigado pelo vosso Sacrificio
... ... PELA PÁTRIA LUTAR. CONTRA OS CANHÕES MARCHAR, MARCHAR.
Entre perigos e guerras esforçados, MAIS DO QUE PROMETIA A FORÇA HUMANA....
Império Português! Glória e Honra!
Por Sermos Poucos nao tememos Muitos.
Malditos Políticos que não tem o Coração que Muitos Portugueses tem de Anbicionar um País Melhor .
obrigado a todos que ainda vivem pois nos lutava_mos por portugal fomos assim ensinados e assim continuamos a ser. VIVA a 1573 noz era-mos bons e duros de roer adeus a todos
Também andei por lá (1969/72). Era atirador de infantaria.
tal como o meu pai, nesses anos, em Angola
EU CANTO O PEITO ILUSTRE LUSITANO A QUEM NEPTUNO E MARTE OBEDECERAM...
Cesse tudo o que a antiga musa cante que outro valor mais alto se alevante
Portugal és grande desde o início! 🇵🇹
ENORME RESPEITO. UM BEM HAJAM A TODOS.
Eu estive la 40 meses com muito orgulho. Agora ninguem fala dos 1250000 mortos da descolonizacao
Eu se pode-se homenageava estes homens ...
Claro que vão ai haver muitos idiotas que diziam que a gente massacrámos muita gente, matámos muita gente, mas eu até digo, é verdade, mas ... ESTÁVAMOS EM GUERRA PÁ, que esperam? Que fossemos meigos? Ainda por cima guerrilha, que é o tipo de guerra mais suja que há, é uma guerra sem linhas de frente, onde o inimigo está por todo o lado ...
Estes homens, para mim, merecem o maior dos respeitos ...
Aliás muitas das atrocidades até foram cometidas pelas tropas guerrilhas africanas e Portugal até investiu parcialmente nas colónias durante a guerra do ultramar, na construção de hospitais e infraestruturas, mas ninguém fala dessa parte.
Eu tenho muitas fotos do meu pai ajudar a construir hospital, igreja e ele pouco ou quase nada fala sobre a sua luta viveu muito ainda aquele pesadelo e coisa que me lembro muito era ele dizer que fazia picadas pelo mato (capim) que parece ter sido difícil. Tudo para defender aqueles povos dos turras era essa a palavra "turras" mas muito de meu pai ficou lá e o que ele trouxe não foi bom. Respeito por quem viu a morte muitas vezes por Portugal e por aqueles que não poderão regressar. E como filho de militar também fui militar com muita honra.
bom vídeo.
Querido Mário que ao colo me pegaste era eu criança, bravo soldado caiu em combate na Guiné, ainda foi evacuado para Lisboa mas tombou para sempre pois foi ferido de morte.
Comentem sempre com respeito por que tombou em combate pois soldado mais corajoso que o português nâo há.
Saudações Camarada e um bem haja
Obrigado a todos
E em Angola também estava mais que ganha...
Fomos verdadeiros ROMANOS em África. Os últimos, em nome de uma causa justa, nobre e civilizacional. Demos exemplos a franceses, ingleses, belgas, alemães, holandeses no desenvolvimento dessas paragens, na promoção social dos autóctones na aculturação dos mesmos e vice versa, integração, valoração das capacidades morais e intelectuais etc, etc, etc. Certo que houve vicissitudes mas em circunstâncias alguma foram superiores as virtudes. Resumindo, entregando estas províncias de forma gratuita aos seus naturais que messiânicamente aspiravam a sua independência (eles já estavam independentes!) 47 anos depois e pelo que se constata morreram mais entre as suas mãos do que vítimas dos supostos colonizadores ( Portugal 🇵🇹 nunca foi em África um país colonizador!) É falso. Hoje, são países adiados e atrasados. Substancialmente e eternamente, dependentes do exterior, da ajuda externa de outros continentes como da Europa.
aquilo que tenho a dizer aos pretos e brasileiros que dizem que perdemos a guerra e levamos uma sova e o seguinte, diga/me onde nos 14 anos de guerra onde e que os guerrilheiros conquistaram ou tiveram sequer a forca ou coragem de atacar uma cidade pequena grande ou media, onde e que eles conquistaram ou derrotaram o exercito portugues, conquistaram lourenco marques, a beira, ou porto amelia, ou luanda, ou lisboa nova, qualquer uma? ou sequer um porto importante? ou sequer uma refinaria? ou seja o que for? entao o exercito portugues basicamente controlava todo o territorio incluindo economia e isso para mim significa que a guerra nunca foi perdida, e em mocambique estava ganha. Na guerra do Vietnam os vietnamitas atacaram varias cidades inclusive saigao em 1968, e a cidade de hue, varias vezes.
Mas vocês perderam o controle sobre as colônias todas,isso não foi uma derrota ?
No vietinam os EUA nunca perderam uma batalha,mas perderam a guerra,tanto que a bandeira do Vietnam é vermelha e o Nome de sua capital é Ho chi Ming
Não quero ofender a nenhum português que lutou nessa guerra,só que o fato era que Portugal não tinha população e economia para lutar contras os rebeldes,apoiados tanto pelos capitalistas quanto pelos comunistas
@@theotn2209 tanto tinha, que em 74, só a Guiné é que estava perdida. Foi só devido ao 25 de Abril que o Ultramar ganhou a independência.
@@theotn2209 a capital é Hanoi
Obrigado pela sua explicação.exelente.
É ESTA A MINHA GENTE, É ESTA A MINHA PÁTRIA.
Regards from Liberty Ukraine ❤️🖤
Estive em Moçambique e a guerra estava mais que ganha. Só havia pequenos grupos de guerrilheiros que se escondiam em qualquer lado..
Em Angola era igual. Sempre vivi lá até dois meses antes da independência. Naquele tempo Angola estava praticamente, em termos de qualidade de vida, ao nível de muitos países da Europa em em riqueza superior a muitos.
Golpe de estado comunista em casa acabou com tudo... tamos melhor agora? E as provincias, tb estao melhor?
Não nos queriam lá mas hoje choram por nós, quer queiram ou não fizemos falta.
hoje estão na merda
Portugal sempre volta, de uma forma outra ou de outra com outras gerações, mas sempre volta, não somos grandes porque queremos ou porque podemos, somos grandes porque essa grandeza nos foi imposta no dia da alvorada da Batalha de Ourique, estamos acima do bem e do mal, e para o bem e para o mal vamos implantar o V Império.
Um país tem vários ciclos históricos, no caso de Portugal aproximadamente ciclos de 250 anos, um novo ciclo foi iniciado em 2016 e certamente vai aparecer um líder que coloque na mesa as compensações que Portugal tem direito a exigir pela intromissão dos americanos, russos e chineses no nosso caminho, quando chegar essa altura saberão que Portugal terá voltado ao activo na vanguarda do mundo que sempre foi o seu lugar por direito próprio e isso não há povo nenhum que o impeça, VIVA PORTUGAL!
Estava-se a construir um Portugal diferente. Para TODOS.
A verdade é que os colonizados eram estúpidos e pensavam que era tudo lucro, mal sabiam eles que até chegar ao lucro há muita burocracia, coisa que só o português conseguia fazer.
Pois mas é triste o you tube decidir o que se mostra ou não da nossa história. Na minha familia todos estiveram em Luanda e Guiné e a verdade não aparece. Eu nem postava nada.
Isto podia não ter acontecido.
Bastava que os EUA e a USSR não pusessem os narizes nos nossos assuntos para não ter acontecido
Portugalliæ Verdade.
Muita coisa correu mal e o certo foi que a revolucao nao foi a atitude mais acertada.
@@miguelmartins9706 os estados unidos e Portugal até que andavam de mãos dadas no início
@@miguelmartins9706 não só eles a Inglaterra também tramou a queda de todas as ex colônias de portugal
Na verdade a Inglaterra sempre foi o maior inimigo de portugal
Eles eram aqueles amigos bonzinho sempre articulava coisas pelas costas
A independência foi muito bom pra Inglaterra pois assim eles compravam os minérios sem precisar de intermediário
Portugal era pra ser a maior potencia da Europa econômica e militar
Porém sempre foram iludidos pelos ingleses
Obs: ha quase 300 mil civis que la viviam que nao se sabe o paradeiro...
Viva Portugal
VIVA O ULTRAMAR PORTUGUÊS.
Comando composto por chineses em Nambuangongo
Faltou a homenagem dos soldados nativos que foram largados à sua sorte( na sua maioria assassinados) pelos libertadores revolucionários de Lisboa!!!!!! A maior vergonha de ser português!!!!!
deve ser brasileiro de certesa
@@piscas1743 A escrever assim, quem é brasileiro deves ser tu!!!!
Concordo com menos 50%,
De que você diz .
Eu nunca já mais, tanho vergonha de ser Português...
LIMA estão a falar de ouro e tu bens falar de merda ???
🙈🙈🙈🙈
@@terror1234 Estão a falar de mortos da Guerra do Ultramar, depois de Portugal sair de lá muitos soldados foram assassinados e torturados só por serem do exército Português, e os que ficaram lá não foram os da metrópole, mas sim os nativos!!!
A Pátria não se discute.
Jurei bandeira por portugal.paraquedista com orgulho, mas quando oiço alguns (muitos) veteranos a contar (gabarem se) de terem violado miudas de14 anos.matado miudos de12, terem deixado la filhos e nao querem saber...metem me nojo isso para todos que cometeram esses crimes orrendos de guerra? Deveriam estar presos.!
Todos sem excepção que se gabam de terem cometido esses crimes (desumanos) de guerra se ouve-se justiça. Apanhavam perpétua não interessa a idade que teem ou as estupidas razões que dizem (justificam) o que la fizeram..Para não falar na maconha e o resto de de la troxeram.e infestaram portugal de drogas.roubavam e matavam por uns míseros diamantes.e hoje em dia gabam-se de tudo isso sem vergonha nem pudor...ESCUMALHA.SAO O QUE SÃO
Tenha a hombridade de se identificar minimamente (nome)!
sim e triste mas a guerra da voltas a cabeça e todas as guerras sao desumanas tirando para quem as cria, meu falecido tio tinha fotos com monte de guerrilheiros mortos com facao no cu ele nao acharia piada nenhuma antes de la meter os pes mas depois ate se ria desse lixo
Não estive lá mas nasci nessa, altura. Quem me fez me criou e me acompanhou esteve lá. Só te digo algo, há o melhor e o pior em tudo, na guerra muito mais. Mas muitos Grandes Homens e sim Mulheres lá passaram e fizeram Homens, pois são exemplos como seres humanos
Disse bem um miudo.alemanha nazi so houve uma se bem me recordo tudo resto foram copias mal pensadas para benefeciarem países poderosos que ainda hoje la cometem crimes desumanos.
*Se hoje Portugal descobrisse uma pequena terra do tamanho do Estado de Israel pequenininha, porém riquíssimas em petróleo diamantes ouro etc etc.. as grandes potências não deixariam Portugal em paz, enquanto não roubasse suas conquistas..*
O meu pai teve no ultramar em 69
Só lamento e acho injusto os dois anos que foram roubados á minha juventude... Esses sim, não há dinheiro que pague, nem honra nem glória!
WHAT CAME AFTERWARDS WAS AND IS HELL FOR MOST OF THE AFRICAN POPULATION.
quantos por negligência?
uau um comando chines... nunca tinha visto,macau?
Timorense! È o capitão Chungue! Lenda viva dos Comandos
Um COMANDO PORTUGUÊS. Foi meu Comandante de companhia. Foi uma honra cohecer pessoa tão extraordinária, num tempo tão extraordinário, em que como português, servi a minha PÁTRIA, PORTUGAL, QUE ORGULHO.
Cap. Chung.....
@@teodorojosealmeidacosta1490 Excelente intervenção, os meus mais sinceros cumprimentos.
Luís Alves, obrigado. Um abraço.
Saltavam muito alto dos Alouettes deve ter havido muita perna e pés partidos.
SALTAVAMOS COM ENTUSIASMO. NÃO PARTIAMOS AS PERNAS MAS APANHAVAMOS O INIMIGO.
Só quem não foi comando não sabe o grau de eficácia dos mesmos. Mama Sumae
as imagens do momento 3:49 sao reais ou e uma encenação?
muitas imagens reais, aquilo não era para encenações, eu estve 28 meses no Norte de Angola Zala, que nem o Diabo gostava de lá estar!
Estive ainda 8 meses com meu querido irmão, mas ele nunca saíu de Luanda!
Minha querida mãe, que tanto sofreu por seus únicos filhos estarem na guerra, morreu-me depois de eu vir, já doente muito abatida!
Hoje sou um pai de dois filhos, entendo melhor o sofrimentos de todas as mães deste País e claros dos pais!
Todos nós temos lá um pouco de nós, as crianças que eu amava e partilhava a minha ração de combate, enfim, tudo foi mau para todos.
Numa guerra não fica ódios, pelo menos por mim não, sou capazes ter mais ódios a quem lá ficou e matou o povo Angolano que não merecia tal castigo,! Acho que foi um crime não ter havido uma Independência em que a massa cinzenta continuasse! Mas os comunistas não quiseram! Eles queriam era sangue! Não só os comunistas, também estavam os americanos, até a Africa do sul se meteu, estamos na Guerra Fria, todos ao Osso, não olhavam aos meios para atingir os fins! O povo, esse pouco ou nada interessava!!!
Eu
Quem escreveu a introdução? Uma voltinha à escola, talvez?
A sorte portege os audaces. Mama suma...
Os nossos militares deram 13 anos, 13 ANOS de sangue, suor e lágrimas para os politicos fazerem a paz e resolver este problema e mesmo assim esses politico-intelectuais da elite fracassaram. Foi preciso mais uma vez os militares resolver esta tragédia com o 25 de Abril para dizer basta de derramar o sangue dos filhos da terra e traze-los para casa.
Moçambique independente ,todas as colônias mereciam, mas deveriam ter como espelho a África do Sul jamais vai ter um negro igual ao Mandela,depois de mais de 40 anos preso,nunca se viu ódio ou rancor, ainda está para nascer outro igual,que os políticos tenham consciência será nossa maior esperança um abraço
A Guerra foi o maior erro do Governo Salazar , em vez de ter enviado o Exercito Portugues, deveria ter enviado seus Executivos , CEO's , Construtoras , Engenheiros , supermecados ...enfim....ter aceitado pacificamente o processo de independencia dos paises africanos e ajuda-los no progresso dessas nações, com o envio de empresas Portuguesas
As províncias ultramarinas já tinham isso tudo. E Salazar não tinha nada que dar uma independência que a maior parte da população nem queria. Angola é mais portuguesa do que o Havai é estadunidense. Goa é mais portuguesa do que a Sibéria é russa. Cabo Verde era uma província portuguesa séculos antes dos EUA sequer existirem! Quanta hipocrisia da ONU e desses países interesseiros que se aproveitam de todos nós até aos dias de hoje.
Mama Sumae!
Março 81p9porto
ao editor "Slowhair Red": lamentável que se não identifique adequadamente; quanto à "estatística" que apresenta - ["A guerra resultou em cerca de 9.000 mortos portugueses:
1 general, 2 brigadeiros, 3 coronéis, 15 tenentes-coronéis, 22 majores, 100 capitães, 40 tenentes, 300 alferes, 900 sargentos e furriéis, 1.600 cabos e 5.500 soldados e marinheiros.1 general, 2 brigadeiros, 3 coronéis, 15 tenentes-coronéis, 22 majores, 100 capitães, 40 tenentes, 300 alferes, 900 sargentos e furriéis, 1.600 cabos e 5.500 soldados e marinheiros."] -, além de conter inúmeras imprecisões, manifesta um enviesado conceito pseudo-historicista, conquanto perspectivar o "resultado de uma guerra de contra-guerrilhas" em "números de baixas mortais", se enquadra em abjecta aproximação à factualidade, à Honra e Dignidade de quantos cumpriram o seu Dever para com a Pátria Portuguesa.
Exorto o editor "Slowhair Red", a que aqui esclareça os seus propósitos.
(JC Abreu dos Santos - serviço militar voluntário na RMA, Nov71-Mar74)
Será que me pode dizer qual foi o general morto?
@@okguimacedo : quem é (seu nome)?; e qual o seu interesse?
@@okguimacedo : agradecendo a s/resposta, noto que é incompleta porquanto não manifesta qual o seu interesse; adicionalmente, sugiro enderece as suas questões ao autor do video e do correspondente texto.
As baixas em Africa teriam sido cerca de 50% em combate e outros 50% em acidentes com viaturas com armas de fogo etc
Estou a 100/100 de acordo Eu proprio ia sendo morto por um camarada que manipulava a sua arma em frente a mim😢
Tantos jovens morreram para nada graças ao sr mario soares
"A Pátria honrai que a Pátria vos contempla??????????????"
Os tugas eram bons de briga .
A GUERRA QUE O PODER POLÍTICO DA ÉPOCA PODERIA TER EVITADO
Prefiro não dizer nada eu andei nela
E depois veem falar de racismo quando os homens que em portugal lutaram por o fim da guerra colonial em angola em portugal...merecemos mais respeito caralho e não sermos julgados por erros de outros
A todos quantos lutaram pelo que lhes foi dito: lutar pela pátria , pelas províncias ultramarinas , nada era nosso e os nossos valorosos soldados deram a vida por nada, mas foram mais que heróis, vitimas de um regime fascista e decadente
Era nosso. Os angolanos, guineenses, moçambicanos... eram portugueses. Fomos vítimas de traidores comunistas. Isso sim! O Estado Novo, mesmo tendo os seus defeitos, agiu corretamente.
Mama sumae
Que orgulho de ser o maior responsável da história de movimentação global em massa forçada de outros povos😂😂😂😂 tantos países e culturas diferentes podiam existir hoje 😢
Viva Portugal! Rua com os Traidores de Abril!
NUNCA QUIS SER SOLDADO
O dia 25 e Abril 1974 foi dos dia mais belos da minha vida, foi pena não ter sido o dia 25 de Abril de 1969, vivi 26 anos nos regime Salazarista, e desde a minha adolescência sempre vi os Militares os Policias e os GNR Justiça e Pide como parte do regime, muitos deles depois do vinte cinco de Abril falam como se nada fosse com eles. O vinte cinco de Abril 1974 foi feito por militares da minha geração, não por aqueles que me mobilizaram, o capitão Salgueiro Maia tinha 3 anos quando eu nasci.
Estive no sul da Guiné, Catió 1969/71, zona encharcada e pantanosa e estive trinta e quatro vezes debaixo de fogo, não há hora em morrer na lama e tombaram catorze nos meus camaradas.
A guerra da Guiné foi uma guerra de miúdos, se morreram alguma destas patentes foi de susto (1 general, 2 brigadeiros, 3 coronéis, 15 tenentes-coronéis, 22 majores, 100 capitães, 40 tenentes). É uma metáfora claro.
As populações dos territórios controlados pelo PAIGC eram consideradas hostis para as tropas portuguesas e o contrário também era verdade, noite sim noite não, dormia no meio do mato no chão para proteger as populações e quando olhava à minha volta só via miúdos da minha idade vinte anos ou pouco mais, o PAIGC atacava, matavam e incendiavam as aldeias , mas nos documentários só vejo os portugueses a incendiar aldeias, sou do tempo em que o então Comandante do território independente da Guiné era o General António de Spínola que instaurou um programa de psico, que tinha como objectivo conquistar as populações. AS ordens era não matar, não roubar não destruir nada.
A história tem destas coisas, cada um conta à sua maneira, existe como todos sabemos a Era dos descobrimentos, a Era da colonização e a da descolonização este é o curso da historia , que Salazar não compreendeu mas, todos os países que tinham colónias, Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, Itália Alemanha, Espanha e Portugal etc. tiveram guerras coloniais a nossa foi a mais longa mas outras ainda não acabaram, Inglaterra tem um pedaço de território que reclama seu e que pertence à Espanha, Gibraltar, as ilhas Malvinas que a Argentina reclamam como suas, a Espanha ainda tem território no norte de África, a França a Guiana Francesa na América do Sul. e nós portugueses falamos como se na realidade fosse apenas nós e só nós os malandros do colonialismo, como dizia Almada Negreiros aquilo de que tenho mais medo é da estupidez, muitos dos que fugiram, e eu não fugi porque não consegui, querem hoje armarem-se em heróis, quem fugiu fugiu não há nada a dizer, apenas que não estiveram lá, não fizeram nada, não viram nada, não sabem nada.
Quando a França abandonou a sua colónia na Ásia o Vietname na altura era conhecida como Indochina, os USA foram a correr ocupar e desencadear uma guerra de catorze anos e chacinar um povo camponês, em nome da liberdade , perderam a guerra e o mundo não perdeu nenhuma liberdade mas, os maus são os portugueses. honra seja feita aos USA que são eles próprios a denunciar ao mundo as suas próprias atrocidades.
A guerra confunde o homem, eu tive sorte nunca perdi a razão. Tenho setenta e quatro anos e apraz-me ainda hoje recordar atitudes de apreço e consideração por parte de prisioneiros de guerra. as razões não interessam agora, e apesar na altura ter apenas vinte anos tinha a consciência que estava no lado errado da historia, esta guerra foi uma guerra inútil estúpida e miserável não foi uma guerra heróica não há heróis, há vitimas, essas, são iguais dos dois lados da guerra, e essas vitimas são sempre o povo e, quem morre são sempre os mais jovens. estou cansado de tanto sabichão que nada sabe, nada viu mas tem opinião sobre tudo mesmo sobre aquilo que não sabe. Honra ao soldado português e aos guerrilheiros do PAIGC.
Herói
@@davidmoreira1143 esta guerra foi uma guerra miserável não foi uma guerra heróica, não há heróis tenha paciencia.
@@alfredomarceneiro78 Sr. Alfredo o meu pai foi para Moçambique e o da minha mulher foi para algola, dezenas de vezes emboscados e debaixo de fogo. 3 camaradas do meu pai morreram no dia da emboscada cairam montes de "turras" indivíduos novos sem treinamento qualquer apenas souberam manuziar a Kalashnikov, eu não nunca gostei desta guerra estúpida, aliás todas as guerras são estúpidas e destestáveis mas não deixo de considerar o meu pai um herói tanto como o Sr deram a vida pela nação seja qual for a causa. Eu sou polícia (psp) e sei que nunca tivemos nada haver com o regime os pides eram os pides e os psp eram os psp não se pode considerar essa escumalha de "policia" porque naverdade eram assassinos contratados pelo Dr.Salazar. A psp fazia as suas funções que eram cumprir e fazer cumprir a lei. Para mim todos os que foram são heróis e merecem ser respeitados como tal, mas este governo não consegue perceber isso. Abraço
@@davidmoreira1143 Caro David Moreira agradeço as suas palavras e o seu respeito. Melhores cumprimentos felicidades para si e todos os seus. Abraço
houve vários soldados nativos timorenses que também participaram na guerra de Angola e Moçambique, alguns regressaram e outros morreram, graças a Deus, o meu pai e o seu primo não participaram na guerra contra a guerrilha. Saudações ao meu irmão CPLP.
Os combatentes e suas famílias merecem todo o nosso respeito mas foram igualmente VÍTIMAS de uma política opressora
Mais uma vez eu pergunto, esses povos quiseram a independência porque ? Continuam a vir ter com o branco!
Ou a depender de nós , como sempre foi !
Vexame. Em pleno Século XX acharem que são donos de outros povos com humilhações e tragédias.
Até entendemos o que ocorreu nos séculos passados , mas não dá para perdoar os que se acham superiores querendo subjugar seus irmãos mais fracos.
para o china pata---ua-cam.com/video/cFnlxL_DVgM/v-deo.html
Se é brincadeira, É DE MUITO MAO GOSTO. É UMA GRANDE FALTA DE RESPEITO!!!
o unico país que pode ser independente de portugal é o brasil
Quando falarem em ultra mar:não falem só de psedo heróis, contem a verdade TODA e e muitos que se gabam de ter la estado..que se escondam por de trás da vergonha que la fizeram..enquanto morriam la caramadas seus esses cobardes, pilhavam.mataram e violavam crianças de 12 e 14 anos...cadeia com esses cobardes que se ainda se gabam desses crimes de guerra.MAIS NÃO DIGO PK ME METEM NOJO.
Mostre cara e nome!
Cala te
Es como os burros, so vens pa frente..triste ARREMACHO...ENFIM
E a carta de condução também, ou ponho as maos no ar.kkkkkkkkkk Rambo?
@@londondrydry7751 tu es portugues o británico? 🤢
Ultramar real men like south african special forces light eqiupment that one soldado is crazy as fuck hes jumping out oulette at 30 meeter in air lol