КОМЕНТАРІ •

  • @fernandofonseca45
    @fernandofonseca45 Рік тому +4

    Em Primeiro De Tudo Um abraço para todos os ex Combatentes . ,EU ESTIVE 72 _ 74 EM MECULA _ Moçambique Tenho orgulho de ter Comprido o meu dever pelo meu Portugal. Nós ex combatentes Fomos esquecidos e Abandonados NÃO SOMOS RECONHECIDOS por quem nos tem governado.

  • @sergiomagalhaes6836
    @sergiomagalhaes6836 3 роки тому +9

    A minha homenagem a estes bravos soldados que lutaram no ultramar 🇵🇹

  • @manuelcosta5023
    @manuelcosta5023 9 років тому +8

    Adorei ver este video . Ele retrata fielmente o nosso passado e o abandono e esquecimento a que os nossos governantes nos colocaram. Há porém uma coisa que eles não nos conseguem retirar. A obra por nós realizada e a nossa dignidade. Por mais que nos queiram ignorar, nós fazemos parte da história de Portugal, a qual ninguém conseguirá apagar.

  • @user-hi5sc6zu6r
    @user-hi5sc6zu6r 11 місяців тому +1

    Um grande abraço para todos os ex/combatentes.
    Eu estive 29 meses no mato em Tete (Casula e Sabondo) de 1972 a 1974, na CSS do Bat.Cac. 3875.

  • @mariaalbinadefreitas4859
    @mariaalbinadefreitas4859 Рік тому +2

    Ouvindo éstas historias sobre a vida de tantos jóvens e mulheres e crianças masacradas, digo: "meu Deus, não pode haver perdão", por tanta crueldade cometida. Depois de ver vídeos sobre guerra no ultramar, como éste, nunca mais aqueles mártires se anularão da minha memória.

  • @mariaalbinadefreitas4859
    @mariaalbinadefreitas4859 Рік тому +1

    Éstas histórias só fazem chorar de pena, embora não tenha na família nenhuma víctima, mexe comigo, e mesmo assim gosto de as conhecer.
    O homem é cruel por natureza. Espero que aprenda e que os jóvens de hoje desobedeçam aos sátrapas da guerra. Quem crie a guerra que a defenda ele.
    Nunca mais invadam terras que não lhes pertence.

  • @abelpereira5179
    @abelpereira5179 4 роки тому +7

    Eu tambem esteve em Angola nas cmpanhias de transportes na 9041 no grafanil assentei praca em Coimbra no C I C A 4 recruta especealidade no R I 6 PORTO ainda estive no BCF EM LISBOA CAMPO DE OURIQUE estive em ANGOLA 1973 a 1975 um grande abraço a todos camaradas das cmpanhias 9041 e 9042 e 9043

  • @nunogomesgaranito3118
    @nunogomesgaranito3118 5 місяців тому

    Sou Nuno Gomes Garanito,.Sou excombatente,Pertenci ao Batalhão 4913 1.companhia ,estivemos em Cabinda,no Belize,Sanga Massala Miconje ,Caio Guembo Norte de Angola Tomboco etc,sei bem e ainda me lembro o que passamos por lá,tivemos muitas baixas,e muitos feridos,hoje sou radicado em S.Paulo Brazil,em Portugal não houve lugar para mim.Sou Madeirense,estive lá em 2005,encontrei alguns colegas abandonados

  • @nunop9521
    @nunop9521 3 місяці тому +1

    Por Moçambique, também andou o meu querido Pai.
    Batalhão de Caçadores 8, 3° Companhia " Os Terriveis "
    65/66/67 .

  • @sergiomagalhaes6836
    @sergiomagalhaes6836 3 роки тому +4

    Bravos estes heróis que deram avida por uma bandeira

  • @AntonioManueldacunha
    @AntonioManueldacunha 3 місяці тому

    Abraço a todos esteve em Angola e Moçambique na 34 companhia de comandos mas fomos esquecidos

  • @carlosferreira4027
    @carlosferreira4027 4 роки тому +2

    AMIGOS COMBATENTES VALE A PENA OUVIR👏👏👏

  • @antonioafonso7543
    @antonioafonso7543 2 роки тому +1

    A maior parte dos dois anos que estive em Moçambique foi em Cabo Deigado e tête. Em muitas zonas...

  • @josejoaquim6771
    @josejoaquim6771 Рік тому

    Jose casquinha lutou em defeza
    Da nossa patria no distrito de tete entre 1970 a 1972 a norte no fingue onde a minha companhia perdeu nove soldados em minas em buscadas deixo um grande abrasso.a todos os excombatentes de todas as colonias que istomos desperzados pelos nossos governantes e isquessidos

    • @josejoaquim6771
      @josejoaquim6771 Рік тому

      Nao posso relembrar quando andei na guerra em mocambique a norte de tete fingue onde passei 1970 a1972Inda ho😮😅je sofro nao conssigo dormir ja andei em pessicologia derca de 2 anosmas continuo ainda pnssando no sofrimento um abrasso a todos excombatentes que fomos isquessidos pelos governantes e uma vergonha darem cento e sinquenta eros por ano eles e que deviam ter andado la acombater em defeza da nossa patria u abrasso para todos soldados furrieis capitois alferes para quem andou na guerra

  • @josepinanavarro5383
    @josepinanavarro5383 7 років тому +4

    Muito queridos camaradas, um abraço para todos. Poema bonito. Cumprimos o nosso dever. Esses outros que nos não conhecem, não o podem fazer porque o seu mundo tem dimensões reduzidas e está em vias de extinção por auto destruição moral e de carácter. Quanto a nós, quando partirmos, será com a mesma honra com que vivemos, e a honra do dever cumprido é meio caminho da estrada que não tem fim.

  • @augustoaurelio6424
    @augustoaurelio6424 3 роки тому

    EU tambem foi militar em Nova Lisboa em Angola ano 1975 obrigados a tudos que notisçias

  • @antoniomanueldasilvadeoliv8556
    @antoniomanueldasilvadeoliv8556 8 років тому +9

    Triste lembrança! As autoridades se mantêm alheias à situação de milhares de ex-combatentes em África e Ásia. Muitos que têm estado no poder, angariaram benesses com toda essa história, em detrimento da escravidão de milhares de camaradas, com sequelas física e psíquicas, uns pereceram, outros que ficaram inválidos para a vida, outros, a maioria, vão ficando na miséria. Abominável!

    • @JoaoPereira-sb3yt
      @JoaoPereira-sb3yt 3 роки тому +2

      Talvez um dia os portugueses se lembram de eliguer um governo que dê valor auos antigos combatentes mas que seja um governo que governe com lealdade..

    • @user-ts2qh4yk4h
      @user-ts2qh4yk4h 9 місяців тому

      Um abraço aos camaradas da E A M A*

  • @nunomartins9764
    @nunomartins9764 2 місяці тому

    É a triste realidade que vivemos... Alguns de nós ex combatentes nem reconhecimento ou apoio da família temos. Os políticos são todos iguais e os chicos fizeram fortuna. Para nós, resta-nos a amargura da juventude perdida e o sofrimento a que fomos expostos para a glória dos hipócritas e vigaristas que tiram partido das guerras.

  • @jessicacarmen1
    @jessicacarmen1 3 місяці тому

    Pois é ! Revolta! 😢

  • @paulotonet4419
    @paulotonet4419 8 років тому +6

    É vergonhoso e inaceitável como este país despreza os seus homens que pagaram com a própria vida, as gerações que hipotecaram os seus futuros e foram obrigados a carregar as mazelas físicas e psicológicas até ao fim dos seus dias, Sou um filho dessa geração mas ainda que vivesse esta guerra de forma indirecta e quase ignorada. Repugna-me a ligeireza não só da classe politica como da sociedade civil em geral, como abrange a guerra e fosse um tema tabu ou fizesse parte de um passado distante, pois de uma forma ou outra, toda a gente tem um familiar ou conhecido, mas creio que se criou uma imagem que de certa forma para a maior parte seria umas férias e a oportunidade de uma aventura. Desenganen-se porque houve muitos que não estão para contar a história. CONTUDO EVOCA-.SE CONTINUAMENTE OS FEITOS HISTÓRICOS DAS VIAGENS E DO ALÉM MAR QUE TANTO ENCHEM DE ORGULHO, E PARA TRÁS JAZEM NOMES EM LÁPIDES DESGASTADAS , ABANDONADAS E ESQUECIDAS.. OH TRISTE FADO DESTE PAÍS A BEIRA MAR PLANTADO!!

  • @fernandocarrico566
    @fernandocarrico566 7 років тому +1

    Eu fui um dos que tive sorte,pois nao fui moblisado,mas fui militar desse tempo,(assentei praca em Maio de 1968 e passei a despuniblidade em Maio de 1971).E imigrei em Agosto do mesmo ano,tinha um irmao em Angola como colono,mas nao tive a incensatez de imigrar para la.Agora so digo, se tive que imigrar logo que terminei a tropa,porque nao imigrei antes de fazer a tropa,enfim....Com tudo isso presto as minhas umenagens a todos aqueles que,sofreram as agruras desta guerra.Hoje vivo e tenho a nacionalidade de um grande Pais Australia aquem os Ingleses deram a independencia em 1900 sem ser preciso dar um tiro,e depois continuaram aqui como Australianos de Pleno direito.Assim como eu.Como militar fui o 1Cabo706-68 no R.I.16 Evora..........

  • @johnpestana8276
    @johnpestana8276 Рік тому

    Eu também passei por isso 2 anos da minha vida

  • @albinoferreira1230
    @albinoferreira1230 3 роки тому

    Não devia ter esquecido: Todos os que lá cairam deviam voltar a Portugal; todos os outros que lutaram deviam ter suporte. Estou de acordo com a ideia transmitida. Vivam os que lutaram.

  • @adjunior888
    @adjunior888 3 роки тому

    Estive no Guro. Perto de Tete. Foi bonito. Pouca guerra. Os frelimos evitavam o confronto direto.

  • @tabiajorge3071
    @tabiajorge3071 3 роки тому

    É muito triste ver Como era o tempo de guerra.os chefes a roubarem o pouco dos soldados.

  • @albinoferreira1230
    @albinoferreira1230 3 роки тому

    Talvez um dia, um dia que não se sabe quando, o povo português saiba o que é "cidadania". Quanto ao resto: Nasci em Angola, em 1962. Mais não digo.

  • @abelpereira5179
    @abelpereira5179 4 роки тому

    🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹👍

  • @jcas5408
    @jcas5408 8 років тому +3

    citando o produtor deste vdu:
    - «O MONUMENTO NACIONAL AOS ANTIGOS COMBATENTES DO ULTRAMAR, EM LISBOA, QUE FOI CONSTRUÍDO POR OITO ASSOCIAÇÕES, NÃO TEVE, SEQUER, UMA COMISSÃO DE HONRA QUE ENVOLVESSE OS ÓRGÃOS DE SOBERANIA.»
    Chegou-me há momentos, por pessoa amiga, o conhecimento deste 'video' e do respectivo "enquadramento preambular", que, em abono da verdade, não honra a Comunidade de Veteranos de Guerra, antes faz apelo a sentimentos contraditórios e de autocomiseração, quando não mesmo desvio ao tema proposto.
    Está equivocado e conduz os visitantes à desinformação.
    O Memorial Nacional "Aos Combatentes do Ultramar", de modo algum foi "construído por oito associações".
    Por outro lado, existiu uma Comissão de Honra.
    Relativamente à ausência de "orgãos de soberania" que quisessem estar representados, foram em devido tempo dirigidos convites às instâncias adequadas, sendo que de nenhuma se obteve apoio significativo. Lembre-se, a propósito, quem ao tempo (final da década de 1980 e início da década de 1990), desempenhava, por inerência, o cargo de Comandante Supremo das Forças Armadas de Portugal.
    Há um texto, um contexto, e um subtexto.
    Leia-se, em conformidade.
    Melhores cumprimentos,
    João Carlos Abreu dos Santos

  • @user-ts2qh4yk4h
    @user-ts2qh4yk4h 9 місяців тому

    Os oficiais acima de capitão no
    Quartel general ao ar condicionado e jantares ( por do sol ( o Zé no. Mato* andm

  • @AntonioPereira-ge9tv
    @AntonioPereira-ge9tv Рік тому +1

    EX.COMBATENTE F.Z.E.
    FUZILEIRO ESPECIAL.
    18751-10121
    26/01/46
    ABANDONADO!
    R E S P E I T O !!