🖖 Curso Filosofia da Mente (IPA-CEF): cef.institutopontoazul.com.br/filosofia-da-mente/ 🦉 Cursos de Ciência e Filosofia do Instituto Ponto Azul (IPA-CEF): www.institutopontoazul.com.br/cef 🧠 Cursos de Psicologia Clínica do Instituto Ponto Azul (IPA-PSI): www.institutopontoazul.com.br/psi ✂ Meu canal de cortes: www.youtube.com/@CortesDanielGontijo 💙 Torne-se membro deste canal para acessar benefícios e me apoiar: ua-cam.com/users/danielgontijojoin 📖 Livros sugeridos: - Criação imperfeita: cosmo, vida e o código oculto da natureza (Marcelo Gleiser): amzn.to/4enIMWt - Contato (Carl Sagan): amzn.to/4hGOfKV - Pálido ponto azul: uma visão do futuro da humanidade no espaço (Carl Sagan): amzn.to/3OZPDKL - A casa: A história da seita de João de Deus (Chico Felitti): amzn.to/2Rj3yhP - Paranormalidade: por que vemos o que não existe? (Richard Wiseman): amzn.to/32EaAUL - Abuso espiritual: a manipulação do invisível (Gabriel Perissé): amzn.to/47okmul - Seitas: o dia em que entrei para um culto religioso (Paula Picarelli): amzn.to/49SnfUv - Variedades da experiência científica: uma visão pessoal da busca por Deus (Carl Sagan): amzn.to/3kIQZt5 - O livro dos milagres: o que de fato sabemos sobre os fenômenos espantosos da religião (Carlos Orsi): amzn.to/3IDqOzY - Como Jesus se tornou Deus (Bart Ehrman): amzn.to/36SoUtO - Ressurreição: história e mito (Geza Vermes): amzn.to/4d5WmNF - Filosofia da Religião: uma introdução (William Rowe): amzn.to/41YbE3d - Deus, um delírio (Richard Dawkins): amzn.to/3iuZ97z - Despertar: um guia para a espiritualidade sem religião (Sam Harris): amzn.to/327uB50 - O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Quem mudou a Bíblia e por quê? (Bart Ehrman): amzn.to/2Kgo7Lz - O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro (Carl Sagan): amzn.to/3284OKV - Cultos: a linguagem secreta do fanatismo (Amanda Montell): amzn.to/3ThEd7v - Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas (Michael Shermer): amzn.to/2IrMyVT - História do inferno (George Minois): amzn.to/3CbeCse - No armário do Vaticano: poder, hipocrisia e homossexualidade (Frédéric Martel): amzn.to/3XruoWq
Frequentei centro espirita por alguns anos, fazia parte do café da manhã de domingo para os moradores de rua, e ia nas reuniões, assim como em todo lugar, tinha os seus privilegiados nas cadeiras, a vaidade imperando e muita ajuda ao próxima rsrs Na época da eleição a opinião de ódio dos frequentadores e de alguns dirigente, fizeram muitas mascaras caírem, a caridade e a salvação foram pelo ralo abaixo. A frase perfeita para religião é: "Qdo vc está dentro tudo faz sentido, qdo vc está fora , nada faz sentido.
Estou passando pelo mesmo processo de afastamento do espiritismo em função da infinidade de contradições, incoerências e problemas graves tanto na fundamentação da doutrina espírita quanto nas condutas dos adepto. Me identifiquei bastante com o amigo entrevistado e também com as análises do Morel.
Não tem nada haver com o assunto, mas irei contar. Minha sogra uma vez tentou me manipular dizendo que minha mãe falecida tinha visitado ela num sonho e falou que era para eu fazer uma série de coisas. Dái eu perguntei para minha sogra qual era o nome da minha mãe e ela não soube responder e disse que não importava. É cada uma que me aparece viu. Também já fui de igreja evangélica e eles inventam cada uma que pelo amor de deus.
Muito esclarecedor a entrevista, sabe explicar com clareza! 😊 Podemos demorar a sair dos sistemas religiosos , mas qdo a mente abre não tem mais jeito!
A meu ver, todo religioso que for a fundo nos estudos doutrinais e históricos de sua religião, sem a fé e as emoções que mantêm vínculos à religião, se decepciona muito...
A doutrina do Karma é uma das doutrinas mais miseráveis....onde o inocente sempre é culpado, não importa se é uma criança que já nasceu condenada por uma doença! O espiritismo banaliza todo o sofrimento humano!
Fui do espiritismo também e as profecias furadas foram abrindo minha mente sobre as incongruências. Entendi também que era espirita pq tinha uma sede de justiça e a teoria da reencarnação dá uma resposta mais justa sobre as mazelas humanas. Internamente passei a aceitar que há muita injustiça, desigualdades e nem o karma seria capaz de corrigir todas as coisas erradas desse mundo.
O Chico Xavier não fez nenhuma profecia, quem diz isso são mercenários querendo lucrar com a memória dele. No movimento espírita não existe a teoria do karma. Informe-se melhor.
@@silvianava9004 tenho familiares espíritas, e sempre me diziam que uma profecia dele era da data que ele iria falecer (num dia que o Brasil todo estaria em festa - que acabou sendo na conquista do penta do Brasil). Assim, eu não acho que isso seja uma profecia, nem acredito em espiritismo. A minha pergunta é: ele realmente disse isso? Ou isso é algo inventado?
@@RafaelValeira Não há um único registro sobre essa suposta frase de Chico Xavier. Nada comprova seus poderes mediúnicos. Apenas o que se sabe era que Chico usava de leitura fria e com a ajuda de seus comparsas, usava tb leitura quente. Técnicas utilizadas para dar um ar de autenticidade às cartas psicografadas. Na minha opinião, um mentiroso e charlatão. Chico participou da farsa montada e publicada na revista O Cruzeiro. Que mostrava fotos com falsos equitoplasma. Cenas ridículas!!! E os espíritas dizem que Chico tb foi enganado. Como? Chico estava em pé ao lado da pessoa fotografada com equitoplasma feito de algodão. Não tinha como ele não saber que era farsa! Chico não queira dinheiro, queria fama, notoriedade! Era sua maior ambição. Mentiu e enganou quem quer que fosse para conquistar e manter seu objetivo. De quebra foi muito caridoso!!! Uma tática grandiosa para que parecesse honesto e acima de qualquer suspeita. Assim se tornou o charlatão mais amado do Brasil!
Eu já recebi carta psicografada do meu pai, mas o próprio pessoal do centro espírita conseguiu as informações com a minha família. E outra: alguns integrantes do centro chegaram a conhecer o meu pai. Quer dizer, assim é fácil! Enfim, eu só volto a acreditar em coisas assim quando um médium que nada saiba da minha vida me falar a respeito de informações objetivas e que apenas eu tenha conhecimento. Detalhe: nada de conversas preliminares, pois os médiuns geralmente são experts em captar absolutamente todos os elementos que puderem na tentativa de estabelecer alguma conexão com a realidade.
minha família é espírita e, por isso, sei mais desta religião do que das outras. mas, no fim, espiritismo é igual a todas as outras, impõe medo, além de o meio espírita ser extremamente preconceituoso também. eles querem ser os diferentões, por que a religião espírita é mais "racional" e "lógica". não sei aonde eles viram isso, por que é mó viagem na maionese o que eles pregam kkkkk enfim, dá para notar que, em geral, muitos espíritas são soberbos, arrogantes e se sente superiores por se considerarem "racionais", tudo isso mascarado por uma suposta postura de respeito, aceitação e comportamento de autocrítica kkkk no final, é igualzinho às demais religiões kkkk
O pior de tudo no espiritismo é: somos todos iguais, desde que sejam todos brancos, senão... você é tratado super diferente. E não pode pensar ou ter opinião diferente.
@@deusdeterodrigues424 nossa, siim, é exatamente assim. é tipo "somos super tolerante, contanto que esteja neste exato padrão e tenha a msm exata opinião"
Concordo! No fim das quantas é mais do mesmo. Não faz muito tempo eu era espírita umbandista praticante até meu último fio de cabelo. Toda minha família e conhecidos são espíritas. Medo e culpa é do que mais me lembro de sentir. Fui doutrinada desde os meus 7 anos a servir minha mãe. Como filha carnal e como espírita. Posso dizer que foi uma forma de escravidão. Durou 40 anos. Uma depressão severa me levou à terapia e consequentemente me levou à reflexão. Quando saí da minha bolha por um instante foi suficiente para aquela crença ( e todas! ) não caber mais na minha lógica. Me sinto uma pessoa melhor e sou muito grata por estar livre com algum tempo pra enfim, viver a vida.
O budismo é mais humilde que o espiritismo, pois crê na possibilidade de reencarnação entre todos os seres vivos e não apenas entre seres humanos. Para o budismo, um ser humano pode reencarnar numa planta, numa barata, etc, e vice-versa. Eu, particularmente, não creio em vida espiritual, imortalidade da alma e reencarnação. Para mim, quando o cérebro morre, a consciência, que é produto dos seus circuitos internos, morre junto. E quero estar certo nisso, uma vez que esta vida para mim basta. Já sou considerado idoso, aposentado, e não quero mais trabalhar. rs. Prefiro apagar de vez!!! rs.
O budismo é cheio de dogmas e ensina que após a morte existem 16 infernos à espera dos pecadores, onde ficarão por uma eternidade. Tão cruel quanto o cristianismo e sem chance de salvação por se crer em alguém, acho muito pior.
@@PauloRicardo-dl8pw Tá mal em interpretação, hein? Mais humilde por conceber a reencarnação entre seres em geral e não somente em seres humanos. E veja que eu não sou vegano ou algo que o valha. Adoro comer carne e acho que animais que nos sirvam de alimento devam ser por nós abatidos, sim!! Contudo, não me considero superior a nenhum outro animal ou mesmo a um vegetal. Apenas penso só no meu interesse humano, nas minhas conveniências humanas. Não há nada mais pretensioso do que a ideia de que um deus (ou deuses, para os politeístas) criou o ser humano à sua imagem e semelhança. Foi e é exatamente o contrário: o ser humano é que, na sua imaginação fantasiosa e na sua necessidade subjetiva de um sentido para a existência, de proteção, de consolo, de uma justiça infalível, projetou suas próprias faculdades humanas, potencializando-as, em supostos e imaginários seres superiores. Como o budismo não faz isso, ao menos no tocante à sua crença na reencarnação, a meu juízo foi mais humilde que o espiritismo, NESTE PARTICULAR!!! Espero ter sido claro agora.
Os espíritas são iguais a todos os religiosos que acreditam em profecias e num mundo espiritual cheio de burocracias rs. Não existe nada menos científico do que isso.
@@Justmeonyoutubelol eu também, por 18 anos frequentei, é bem isso mesmo, mistura filosofia com ciência e só muda os nomes em relação à outros dogmas.
@@euzimeumesmo Charlatão que morreu pobre e doou tudo pra caridade, após uma vida de pobreza. Explica pra gente que charlatanismo é esse? Por mais charlatões como Chico Xavier.
@@aten5102 Em falar em Enem você poderia ter consultado o dicionário antes de gastar seu tempo escrevendo isso. Charlatão não é quem fica rico, é quem engana alguém que se passa por aquilo que não é, ou que explora a boa-fé das pessoas para enganá-las.
@@aten5102 Todas as picaretagem do Chico já foram descobertas é só vc pesquisar. Leitura fria e leitura quente para a farsa das psicografias, como Chico plagiou outros escritores para compor seus livros, a farsa que ele participou sobre fotos de pessoas com falso equitoplasma para a revista O Cruzeiro e etc. A intenção dele nunca foi dinheiro. Chico almejava fama, notoriedade, ser imortalizado através da sua fama! Ele conseguiu seu objetivo e não se importou de enganar tantas pessoas para consegui-lo. De quebra fez muita caridade, uma blindagem perfeita para que sua honestidade nunca fosse questionada. Um gênio! E vc foi só mais uma que caiu no conto do vigário, nesse caso, no conto do Chicão Charlatão!
Eu fico sinceramente chocada com como tem gente nos comentários, que refletem a sociedade, que realmente acham que espiritismo é "científico", que é algo realmente para além da crença. O ponto em que o obscurantismo chegou, as pessoas já não sabem mais diferenciar suas crenças de o que é ciência...
Mas toda ciência tem seus princípios, e o objeto da ciência espírita é a vida espiritual, espíritos. É importante conhecer os princípios espíritas, pois Kardec rompeu com a visão materialista. Sugiro o video do Cosme Massi respondendo ao Ponde.
@@marcosrocha2724 Ciencia espírita é o mesmo que fizer Ciencia do Catolicismo , do Umbandismo...O senhor não sabe o que é ciência como método... Nada tem de ciencia no espritismo ...assim como não tem ciencia no estudo dos orixás ....no estudo da bruxaria..etc...é enrolação de quem escreve para tais crenças apenas...para dar ares de seriedade....Jamais se comprovou qualquer coisa sobrenatural...nada...muito menos espírito...
@@marcosrocha2724A ciência tem um único princípio: o método científico. O espiritismo não cumpre com os requisitos do método científico, logo, não é ciência e não é científico. Além disso, Kardec “rompeu com o materialismo” só na teoria, pois na prática nunca provou nada do que disse.
Religiosos não sabem discernir entre realidade e fantasia, como saberão compreender crença e ciência sem forçar uma associação entre temas tão distintos?
@@marcosrocha2724sinto muito, mas espiritismo não tem absolutamente nada de ciência. Qual a metodologia utilizada? Pode ser refutado? As experiências podem ser replicadas no caso de utilização da metodologia? Podemos contestar a vida espiritual? A comunicabilidade entre o suposto mundo espiritual e o mundo material? Podemos falsear a existência de deus? Fui espírita atuante por dez anos e embora eu gostasse muito do espiritismo, nunca comprei essa parte de ser ciência. Minha filha é cientista e sei como a ciência funciona. Pode ter enganado alguns lá pelo final do século XIX, quando o Livro dos espíritos foi publicado, mas estamos no séc XXI...
Apresentação muito equilibrada e respeitosa. Crentes e não crentes tem direito de conduzir suas vidas de acordo com suas convicções. Apenas lamento que algumas Igrejas no Brasil transformaram a Religião num circo e antro de exploração descarada dos vulneráveis.
Eu também fiquei decepcionado com o Chico; há muitas semelhanças de trechos de obras de Chico com trechos de outros autores; não creio que os espíritos, que supostamente escreveram através do médium, concordariam com esses plágios.
Muito bem. O meu avô materno era dirigente espírita, de modo que, na minha família, predominava o catolicismo não praticado porque praticamente todos os meus familiares eram os famosos "católicos não praticantes"'. Sendo assim, nutri simpatia pelo espiritismo. Podia-se dizer, então, que passei a ser um "espírita não praticante". Após o falecimento do meu avô, comecei a frequentar a casa que o próprio administrava. O centro e seus integrantes, sobretudo o meu avô, eram altamente considerados e respeitados. Tudo corria bem até eu descobrir que um grupelho de lá colhia informações a respeito de pessoas falecidas para inserir nas cartas psicografadas, tudo para criar um elo com a realidade. Questionei um trabalhador da casa se era um procedimento normal e a resposta foi que sim. Ato contínuo, repliquei: "Se tiver isso, eu vou embora já!". Resultado? Caí fora há quase vinte anos!
Se as obras tratam dos mesmos temas claro que haverá semelhanças. Se pegarmos um livro de Química ou matemática sobre os mesmos temas tb haverá semelhanças. Estranho seria se cada autor contradissesse o outro.
Se as obras são espirituais, obviamente vão ser semelhantes já que o conteúdo vem das mesmas fontes superiores. Chico não era o autor das obras e sim os espíritos. Lembre disso.
@@aten5102 Faça como eu fiz, verifique os plágios. Até o Sr. Vantuir, presidente da FEB na época, chegou a cobrar do Chico, explicações de um plágio que ele teria feito.
Eu também acho o espiritismo de Kardec muito exibidos. E tudo da mente . Eu também descobri que a mediunidade não passava da própria cabeça palavras, palavras, e palavras. Nunca falei nada que evoluiu a humanidade.nem eu e nem ninguém.
Gostei muito da entrevista, contudo, se eu pudesse acrescentar alguma coisa eu diria, "não jogue todas as suas fichas nos cientistas, guarde algumas para você".
O kardecismo foi criado na França e praticamente não se tem centros espíritas lá. São raros os franceses que acreditam nessa besteira. Nem os próprios franceses acreditam em Kardec! 😂 Aqui ainda tem força, pq boa parte dos brasileiros ainda é muito ignorante, com pouca instrução, muito supersticiosos, cheios de misticismos e crendices.
Pra mim cada um acredita naquilo que bem quiser! Agora, quando as pessoas se desviam da razão e parte para o fanatismo, fechando os olhos contra qualquer outra visão de mundo, e a sua forma de enxergar o mundo é única e tenta se impor, aí vem o perigo! A partir daí essas pessoas rumam para o viés político, tentam tomar o estado laico e transformá-lo num estado teocrático para tornar a sua crença oficial e perseguir as outras formas de crenças e achar que isso é normal.
O conhecimento é cobrado por todos que tem conhecimento, inclusive os professores, os PHD, os cientistas, os que tem também riqueza, os que tem poder e os que tem capacidades extraordinárias
Toda pessoa tem suas complexidade que sem senso de autocritica de si se perde perante as diferenças que existem em todos aspectos da vida. O espiritismo traz muitas luzes de pensamentos, mas tambem traz muito mais perguntas que ainda nao foram respondidas ou ainda nao estao concretizadas. Entendo aqueles que cancela o espiritismo por causa de conclusões erradas tiradas em livros, mas não entende que a religião espirita ela explica coisas basicas q são mto importantes. O seu conhecimento é humilde, podendo qualquer um poder retirar seus conhecimentos dela e usar como bem entender em outras religioes e espiritualistas
Se o crente deseja ir mais fundo na sua fé e fundamentar com mais razão aquilo em que acredita, o que é uma escolha particular sua, e portanto deve ser respeitada, ele precisa expandir sua mente e liberdade de pensamento e se fazer as seguintes perguntas: de que modo minha espiritualidade se torna científica, a ponto de gerar evidências e provas materiais de que o espírito e a alma existem? Pode a ciência, através de todos os seus meios, campos e áreas de estudo, pesquisa e experimentação comprovar a ação da mente sobre o corpo e da força da consciência sobre a natureza da realidade material? Quais são os avanços tecnológicos e descobertas científicas que corroboram a ideia de um universo quântico de eventos e fenômenos a partir daquilo que pensamos? De que maneira as coincidências e sincronicidades de acontecimentos no macrocosmo e os emaranhamentos e superposições de partículas no microcosmo ajudam a sustentar a hipótese de uma existência transcendental? A ciência um dia, em seu nível e estado máximo de evolução, poderá realmente alcançar uma condição teológica, de acesso a todos os mistérios mais ocultos, ou tudo não passa de fantasia da cabeça de seres humanos imaginativos demais para sustentar suas conjecturas com algum conhecimento empírico atual que dê ao menos alguma margem de realização? Como estudioso e pesquisador da Singularidade Científica e Teológica não há um só momento na vida em que eu não me pegue escrevendo vários textos sobre estas indagações, buscando respostas para aquilo que, talvez, no fim das contas, nem devesse ter uma pergunta. Ainda assim, mesmo acreditando sozinho, naquilo em que ninguém mais provavelmente acredita, que é a espiritualidade científica, eu continuo procurando a verdade, pois a fé no impossível é a prova mais poderosa que existe contra todas as falsas crenças. Só uma pessoa tomada em essência do mais profundo senso de propósito é capaz de investigar o Universo e obter grandes singularidades, ou se preferirem, verdadeiros milagres científicos, pois assim foi com a origem do Universo, com a formação de nosso Sistema Solar, com o nascimento de uma atmosfera favorável em nosso planeta, com o surgimento da vida e com o aparecimento da consciência e da linguagem humanas, e assim provavelmente seguirá com tantas outras singularidades que nem conhecemos ou imaginamos que existem. A questão enquanto isso é saber respeitar todas as formas e maneiras de pensar e entender Deus como uma extensão ao mesmo tempo de nossa sabedoria e de nossa ignorância, reconhecendo que perto do último mistério ainda permanecemos absolutamente insignificantes.
@@veronicasouza3843 Sua opinião é do tamanho do seu conhecimento sem imaginação. Quando Peter Higgs disse que havia uma partícula subatômica especial no Universo, seus pares cientistas disseram que não, exatamente como você faz agora. Hoje a tal partícula descoberta leva seu nome, Bóson de Higgs e, pasme, ninguém se recorda direito do nome daqueles que duvidaram.
@@veronicasouza3843 Sua resposta me fez lembrar de maneira instantânea de um famoso conto escrito pelo escritor argentino Jorge Luis Borges, intitulado Os Teólogos. Espero que aprecie a moral da história. Faz tempo que não o leio. Obrigado por me fazer recordá-lo. Boa noite.
O maior problema da fé religião, é que vc se ver crer SEGAMENTE sem questionar, ou vc não ser a Deus etc assim pessa a maioria das religiões e doutrinas
Após assistir tudo vi que não foi tão grave e o convidado não foi desrespeitoso com chico, chegando a elogia lo. O livro citado sobre o Brasil (que não li) ,se for como diz, de fato precisa de revisão. Por outro lado, algumas análises suas mostram não conhecer a doutrina a fundo, mesmo estando nela tanto tempo, e suas razões para abandona la se mostram frágeis. Ao dizer os princípios basicos esqueceu do principal: somos espíritos e vivemos de outra forma em outros lugares. Sem isso falar em reencarnação nao faz sentido, afinal quem reencarna? A vida em outros planetas, embora abordada por kardec, chico e Hercílio, não é o tema mais enfatizado na doutrina, tendo muito mais destaque em outras. Outros temas que citou, como a data limite e a transição planetária, existem na doutrina mas tb não são os mais revelantes. A data surgiu de uma fala e não é muito explorada, não servindo como base para a doutrina. A ênfase em jesus em detrimento de outros vem do viés cristão presente desde kardec, que adota o Deus cristão mas o transforma em bom e misericordioso, o que na biblia não é, e considerando o espiritismo sucessor do judaismo e cristianismo, como se não houvesse mais nenhuma outra religião. Mas esses são detalhes que não desmerecem seus ensinos principais, que oferecem esperança e explicam muita coisa que outros não explicam, além de um bom código de conduta. Deixar se seduzir por autores materialistas foi uma escolha, a meu ver péssima, mas se sua visão do espiritismo tem tantas distorções foi melhor sair mesmo. Fique claro que trouxe uma visão parcial e que o espiritismo tem muito mais a oferecer do que foi dito.
É isso que eu sempre digo; melhorar o Brasil pra quer se o povo espera ir morar com Jesus no paraíso pela vida eterna o sofrimento aqui é passageiro, para o cristianismo quanto pior melhor pois eles justificam isso como sinais dos fins dos tempos e da grande tribulação o próprio Lula percebeu isso tanto que sancionou a lei da marcha para Jesus e o dia nacional da música gospel isso domestica as massas
Só não entendi a parte em que ele diz que Chico Xavier era gente boa e depois mostra como ele era um grande mentiroso e manipulador. Estou escrevendo enquanto ele ainda fala, mas posso apostar que, se ele for falar do apoio de Chico à ditadura e sua posição política sempre antipovo, ele vai passar um pano.
Pra alguém que disse ter tido apenas um "aprofundamento razoável dentro da casa espírita dentro do espiritismo (ao que eu tinha acesso) 8:18 do vídeo." Ele está correto, realmente estava no lugar errado. O espiritismo é maravilhoso, mas requer estudo, dedicação e intelecto.
O espiritismo se adapta aos tempos (e não é o único). Depois que o ser humano colocou satélites e robôs em Marte, a vida lá é adaptada para não ser detectada.
Fiz algumas viagens astral e me encontrei com Albert Einstein que me mostrou a matemática que explica como o universo surgiu antes do big bang, estudando neurociência hoje sei que foi apenas alucinação. Sou ex medium, sou ateu agnóstico. Índio norte americanos em viagens astral vê bisão, urso e águias, na Russia os animistas Mari El viam linces, ursos e águias, índios brasileiro que usa o chá Ayahuasca vê botos, onças e cobras e assim por diante. Agora pessoas que vivem em centros urbanos vê coisas relacionado a sua admiração ou medo proveniente de sua cultura, franceses do século 17 viam lobisomem, vampiros e espíritos de pessoas importantes da época, este padrão se repete. Vi Albert Einstein porque na época eu queria fazer vestibular de física tinha uma admiração enorme por Albert Einstein, assistia documentários e lia tudo sobre a vida dele, na mesma época tive contato com o espiritismo, Einstein aparecei para mim da mesma foram que Raul Seixas aparece para você, são sensações inexplicáveis de descrever, certamente Raul Seixas te inspira da alguma forma, assim como um pajé de uma tribo qualquer ou uma pessoa urbana que tem baixa oxigenação no cérebro devido a meditação estimulada ou não por alucinógenos ingeridos.
Já adianto que espiritismo é uma coisa e centro espírita outra. Da mesma forma que jesus cristo não é sinônimo de cristianismo. Se alguém foi maltratado ou enganado num local não quer dizer que faz parte da doutrina, que na prática é administrada por humanos terrestres cheios de falhas.
Vc acredita que espiritismo é ciência? Se sim, vc não acha razoável esperar que algum tipo de documentação tenha de ser produzida? Agora, se acha que é apenas religião: ok.
SE EU PERDESSE TODA VONTADE DE VIVER EU NÃO ARRISCARIA O SUICÍDIO, AS DESCRIÇÕES NOS LIVROS SÃO HISTÓRIAS DE HORROR NA HIPÓTESE DE SEREM REAIS, UMA DESCRIÇÃO FALA DE VIVER SENSAÇÕES FÍSICAS ASSISTINDO O CORPO SENDO DECOMPOSTO E DESTRUÍDO POR VERMES ENTRE VÁRIAS OUTRAS SENSAÇÕES, É UMA PUNIÇÃO EXAGERADA E DESPROPORCIONAL
Isso é para, através dessas imagens mentais, a pessoa desistir de tirar a vida. Mas quem é suicida, não pensa duas vezes para dar cabo da vida. A dor existencial é maior.
@ricardopiccolo6524 AS DORES NÃO SÃO IGUAIS, TODO ATEU TEM UMA MICRO DÚVIDA DAS PUNIÇÕES ALÉM DA VIDA, SE TOMARMOS A DECISÃO ERRADA NA ADIVINHAÇÃO EXIGIDA POR DEUS, MESMO SEM LOGICA, SE ESSAS PUNIÇÕES FOREM REAIS A SIMPLES POSSIBILIDADE É MELHOR EVITAR A OPÇÃO DO SUICÍDIO OU DA EUTANÁSIA
JESUS EVOLUIU PRA GANHAR A PAZ E SEU PRÊMIO FOI A CRUCIFICAÇÃO, SE ESSA É A PAZ ENTÃO ELA NÃO EXISTE, SE ME PROVASSEM QUE O PARAÍSO MUÇULMANO EXISTE EU VIRAVA MUÇULMANO HOJE, SE A REENCARNAÇÃO FOR REAL TODAS AS PESSOAS DAS OUTRAS RELIGIÕES VÃO DESCOBRIR QUE FORAM TRAÍDOS COM PROMESSAS FALSAS DE DEUS
Entrevista chata...o entrevistado não teve outra razão a não ser de tentar mostrar conhecimento científico, que por sinal precisar estudar muito pra tal
Infelizmente, muitas pessoas, assim como eu, se desiludiram com o espiritismo. Mas, agradeço a Doutrina pq foi através dela que pude conhecer Jesus. Não tenho religião, porém, continuo estudando o gnosticismo.
NM todos os espíritos são verdadeiros hj em dia tem muito charlatanismo engano as pessoas desesperadas.Deus é espirito e habita entre nós.Ha só um espírito somos corpo alma e espírito.o espiritismo deve ser levado a sério não se brinca com o mundo espiritual.Gratidao ao nosso Deus eterno aleluia louvado seja Deus aleluias.
@@rarramalhoO ônus da prova é de quem afirma a existência. Pela sua lógica falha e lacunosa, alguém teria que provar que o SuperMan não existe através de provas de sua inexistência. Incoerente e ilógico….
Dá pra criticar o espiritismo de diversas formas, mas o entrevistado parece um pouco confuso. O espiritismo não se propõe ser uma religião. Kardec fundou um movimento que reuniria filosofia, ciência e religião. A religiosidade se refere aos postulados de uma ética cristã esvaziada de dogmas e ritualística e isso não impede que os conhecimentos científicos sirvam de pressupostos cosmológicos. Porém nossa ciência teve e ainda tem uma grande dependência da religião. A oposição que sofreu nos seus anos iniciais por parte da cristandade fez com que muitos cientistas tivessem como premissa se oporem apaixonadamente a religião e adotarem dogmas para negar todo e qualquer postulado extra sensorial. Esse recalque impede que a ciência avance na compreensão da natureza. Não se trata de compreender o sobrenatural, pois isso não pode existir, mas compreender a natureza extrafisica, como a consciência, por exemplo.
Se você sente raiva isso diz muito mais de você do que sua crença como você mesmo disse no outro comentário. Destile sua raiva com muita bravura e sangue nos dentes, que os espíritos do umbral ouça seus gritos guturais e saiam das pocilgas e venham se unir a você nesta luta do bem contra o mal, e cause um infarto no Daniel Gontijo e Carlos Renato, em nome do grande é iluminado Chico Xavier. Com certeza vai vir algum espirita de outro centro ver seu comentários raivosos e julgar: - Hummm este Stefano não representa o verdadeiro espiritismo. Mesmo que ele não escreva nada nos comentários, não querendo arrumar uma treta com voce algo muito comum quando pessoas do mesmo grupo social agem quando é a defeça das próprias crenças, pode ter certeza que sempre existira discordâncias internas do seu modo de ver a sua crença, espiritismo não difere de nenhuma crença até mesmo a ausência de crença vai haver discordância. O fato é que seu entendimento tem a ver muito mais com seu centro, pois espiritismo não tem um método eficaz de validação de crença como é o método cientifico, teste de duplo cego e meta análise.
Penso que os cientistas, do naipe dos citados, se preocupam com o julgamento de seus pares, daí o preconceito em relação à existência de seres de outros planetas e também com relação à sobrevivência da consciência após a morte.
Kardec traçou os princípios que regem da ciência espírita. Querer explicar o espírito como objeto científico utilizando os princípios da ciência materialista obviamente será um logro, ao menos por enquanto. De qualquer forma eu gosto do Daniel pois ele mostra o lado pouco favorável de religiões betsalvacionistas! Tem muitas pessoas empobrecendo economicamente, e o Daniel tem coragem. Já o Espiritismo deve estar aberto à críticas, desde que justas.
Eu gostaria que fosse feito um estudo sobre as forças que atuam na mente das pessoas. Essas forças eu já li em Joham Goethe, e também em Blavatsky. Esse estudo seria comparado com a antropologia de Claude Lévi-Straus, e a filosofia de Jacques Derrida. Esse estudo seria algo diferente de considerar que só existe a linguagem, porque no caso da neurociência considerar que não temos livre arbítrio, é ficar nas estruturas da linguagem, sem considerar forças que não tem nada a ver com linguagem.
Ficou confuso . Há centenas de estudos sobre a mente humana .Milhares . Teses , estudos , experiencias ,etc...o senhor precisa procurar ...agora , o que o senhor entende por forças ? Explique melhor .
O entrevistado Carlos Renato tem todo o direito a qualquer momento de rever suas crenças e abdicar delas quando julgar necessário. Mas foi pretencioso em tentar destacar aquilo que ele considera ser o Espiritismo. Talvez sua formação retrate a opinião dos dirigentes com quem ele conviveu. E para que fique bem claro, concordo que a veneração dirigida a Chico Xavier é bastante descabida. E para ser justo, o entrevistado poderia ter comparado o que Kardec diz sobre a vida inteligente em outros planetas com aquilo que Chico divulgava.
@@renanrpm Tenho alguns amigos espíritas e todos são cheios de invenções ou historinhas. Uma que eu sempre ouvia era que Jesus ficou 1000 anos se preparando pra vir a terra, dai vc pergunta como assim? e dizem que é mistério que os espíritos revelaram entre tanta outras lorotas.
@@renanrpmO entrevistado, por falta de conhecimento ou de interesse, não conseguiu situar suas opiniões na codificação kardecista. Lá ele encontraria argumentos que tornam impraticáveis muitas crendices e até superstições que vem insultando o Espiritismo.
Não adianta 😊 Deixe eles com as certezas deles. Eu e marido q éramos céticos, vimos um espírito surgir na nossa frente e depois sumir! Não bebemos e nem usamos droga. Eu sugiro q o Daniel vá pessoalmente na medium do algodão pra ele ver ao vivo materializações. É incrível!
Onde tem um artigo científico demonstrando e comprovando a existência de espíritos? É cada coisa que a gente lê por aqui... espiritismo é abobrinha pura.
🖖 Curso Filosofia da Mente (IPA-CEF): cef.institutopontoazul.com.br/filosofia-da-mente/
🦉 Cursos de Ciência e Filosofia do Instituto Ponto Azul (IPA-CEF): www.institutopontoazul.com.br/cef
🧠 Cursos de Psicologia Clínica do Instituto Ponto Azul (IPA-PSI): www.institutopontoazul.com.br/psi
✂ Meu canal de cortes: www.youtube.com/@CortesDanielGontijo
💙 Torne-se membro deste canal para acessar benefícios e me apoiar: ua-cam.com/users/danielgontijojoin
📖 Livros sugeridos:
- Criação imperfeita: cosmo, vida e o código oculto da natureza (Marcelo Gleiser): amzn.to/4enIMWt
- Contato (Carl Sagan): amzn.to/4hGOfKV
- Pálido ponto azul: uma visão do futuro da humanidade no espaço (Carl Sagan): amzn.to/3OZPDKL
- A casa: A história da seita de João de Deus (Chico Felitti): amzn.to/2Rj3yhP
- Paranormalidade: por que vemos o que não existe? (Richard Wiseman): amzn.to/32EaAUL
- Abuso espiritual: a manipulação do invisível (Gabriel Perissé): amzn.to/47okmul
- Seitas: o dia em que entrei para um culto religioso (Paula Picarelli): amzn.to/49SnfUv
- Variedades da experiência científica: uma visão pessoal da busca por Deus (Carl Sagan): amzn.to/3kIQZt5
- O livro dos milagres: o que de fato sabemos sobre os fenômenos espantosos da religião (Carlos Orsi): amzn.to/3IDqOzY
- Como Jesus se tornou Deus (Bart Ehrman): amzn.to/36SoUtO
- Ressurreição: história e mito (Geza Vermes): amzn.to/4d5WmNF
- Filosofia da Religião: uma introdução (William Rowe): amzn.to/41YbE3d
- Deus, um delírio (Richard Dawkins): amzn.to/3iuZ97z
- Despertar: um guia para a espiritualidade sem religião (Sam Harris): amzn.to/327uB50
- O que Jesus disse? O que Jesus não disse? Quem mudou a Bíblia e por quê? (Bart Ehrman): amzn.to/2Kgo7Lz
- O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro (Carl Sagan): amzn.to/3284OKV
- Cultos: a linguagem secreta do fanatismo (Amanda Montell): amzn.to/3ThEd7v
- Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas (Michael Shermer): amzn.to/2IrMyVT
- História do inferno (George Minois): amzn.to/3CbeCse
- No armário do Vaticano: poder, hipocrisia e homossexualidade (Frédéric Martel): amzn.to/3XruoWq
Frequentei centro espirita por alguns anos, fazia parte do café da manhã de domingo para os moradores de rua, e ia nas reuniões, assim como em todo lugar, tinha os seus privilegiados nas cadeiras, a vaidade imperando e muita ajuda ao próxima rsrs
Na época da eleição a opinião de ódio dos frequentadores e de alguns dirigente, fizeram muitas mascaras caírem, a caridade e a salvação foram pelo ralo abaixo.
A frase perfeita para religião é: "Qdo vc está dentro tudo faz sentido, qdo vc está fora , nada faz sentido.
Você estava lá dentro pela caridade ou pra avaliar o comportamento deles? Gente assim tem até dentro da igreja.
Como espírita, lhe digo que os espíritas são os mais comprometidos.
Exatamente assim Mara!
@@aten5102 tem coisa que é impossível não se ver e a caridade pode ser feita em qualquer lugar.
@@josimoraes8018 sempre a que a gente está é a maus comprometida.😊
Estou passando pelo mesmo processo de afastamento do espiritismo em função da infinidade de contradições, incoerências e problemas graves tanto na fundamentação da doutrina espírita quanto nas condutas dos adepto. Me identifiquei bastante com o amigo entrevistado e também com as análises do Morel.
Me afastei há uns 10 anos
Parabéns pela lucidez!
Não tem nada haver com o assunto, mas irei contar. Minha sogra uma vez tentou me manipular dizendo que minha mãe falecida tinha visitado ela num sonho e falou que era para eu fazer uma série de coisas. Dái eu perguntei para minha sogra qual era o nome da minha mãe e ela não soube responder e disse que não importava. É cada uma que me aparece viu. Também já fui de igreja evangélica e eles inventam cada uma que pelo amor de deus.
@@giovanemoura6590 deus?
Muito esclarecedor a entrevista, sabe explicar com clareza! 😊 Podemos demorar a sair dos sistemas religiosos , mas qdo a mente abre não tem mais jeito!
A meu ver, todo religioso que for a fundo nos estudos doutrinais e históricos de sua religião, sem a fé e as emoções que mantêm vínculos à religião, se decepciona muito...
A doutrina do Karma é uma das doutrinas mais miseráveis....onde o inocente sempre é culpado, não importa se é uma criança que já nasceu condenada por uma doença! O espiritismo banaliza todo o sofrimento humano!
Fui do espiritismo também e as profecias furadas foram abrindo minha mente sobre as incongruências. Entendi também que era espirita pq tinha uma sede de justiça e a teoria da reencarnação dá uma resposta mais justa sobre as mazelas humanas. Internamente passei a aceitar que há muita injustiça, desigualdades e nem o karma seria capaz de corrigir todas as coisas erradas desse mundo.
O Chico Xavier não fez nenhuma profecia, quem diz isso são mercenários querendo lucrar com a memória dele. No movimento espírita não existe a teoria do karma. Informe-se melhor.
@@silvianava9004 tenho familiares espíritas, e sempre me diziam que uma profecia dele era da data que ele iria falecer (num dia que o Brasil todo estaria em festa - que acabou sendo na conquista do penta do Brasil).
Assim, eu não acho que isso seja uma profecia, nem acredito em espiritismo. A minha pergunta é: ele realmente disse isso? Ou isso é algo inventado?
@@RafaelValeira Não há um único registro sobre essa suposta frase de Chico Xavier.
Nada comprova seus poderes mediúnicos. Apenas o que se sabe era que Chico usava de leitura fria e com a ajuda de seus comparsas, usava tb leitura quente. Técnicas utilizadas para dar um ar de autenticidade às cartas psicografadas.
Na minha opinião, um mentiroso e charlatão.
Chico participou da farsa montada e publicada na revista O Cruzeiro. Que mostrava fotos com falsos equitoplasma. Cenas ridículas!!!
E os espíritas dizem que Chico tb foi enganado. Como? Chico estava em pé ao lado da pessoa fotografada com equitoplasma feito de algodão. Não tinha como ele não saber que era farsa!
Chico não queira dinheiro, queria fama, notoriedade! Era sua maior ambição. Mentiu e enganou quem quer que fosse para conquistar e manter seu objetivo.
De quebra foi muito caridoso!!! Uma tática grandiosa para que parecesse honesto e acima de qualquer suspeita.
Assim se tornou o charlatão mais amado do Brasil!
@@inayam9407 Ñ existe nenhum Karma.
Verdade
Aqui amando ouvir tão nobre convidado , uma abordagem racional....Só gratidão professor Daniel Gontijo por tão coerente inteligente pensante convidado. 💋❤❤
Recebi carta psicografada de minha mãe, nada a ver com ela. A médium disse que minha mãe foi uma mulher feliz, nem de longe... Decepcionada.
Eu já recebi carta psicografada do meu pai, mas o próprio pessoal do centro espírita conseguiu as informações com a minha família. E outra: alguns integrantes do centro chegaram a conhecer o meu pai. Quer dizer, assim é fácil!
Enfim, eu só volto a acreditar em coisas assim quando um médium que nada saiba da minha vida me falar a respeito de informações objetivas e que apenas eu tenha conhecimento. Detalhe: nada de conversas preliminares, pois os médiuns geralmente são experts em captar absolutamente todos os elementos que puderem na tentativa de estabelecer alguma conexão com a realidade.
minha família é espírita e, por isso, sei mais desta religião do que das outras. mas, no fim, espiritismo é igual a todas as outras, impõe medo, além de o meio espírita ser extremamente preconceituoso também. eles querem ser os diferentões, por que a religião espírita é mais "racional" e "lógica". não sei aonde eles viram isso, por que é mó viagem na maionese o que eles pregam kkkkk
enfim, dá para notar que, em geral, muitos espíritas são soberbos, arrogantes e se sente superiores por se considerarem "racionais", tudo isso mascarado por uma suposta postura de respeito, aceitação e comportamento de autocrítica kkkk no final, é igualzinho às demais religiões kkkk
O pior de tudo no espiritismo é: somos todos iguais, desde que sejam todos brancos, senão... você é tratado super diferente. E não pode pensar ou ter opinião diferente.
@@deusdeterodrigues424 nossa, siim, é exatamente assim. é tipo "somos super tolerante, contanto que esteja neste exato padrão e tenha a msm exata opinião"
Ė isso....
Concordo! No fim das quantas é mais do mesmo. Não faz muito tempo eu era espírita umbandista praticante até meu último fio de cabelo. Toda minha família e conhecidos são espíritas. Medo e culpa é do que mais me lembro de sentir. Fui doutrinada desde os meus 7 anos a servir minha mãe. Como filha carnal e como espírita. Posso dizer que foi uma forma de escravidão. Durou 40 anos. Uma depressão severa me levou à terapia e consequentemente me levou à reflexão. Quando saí da minha bolha por um instante foi suficiente para aquela crença ( e todas! ) não caber mais na minha lógica. Me sinto uma pessoa melhor e sou muito grata por estar livre com algum tempo pra enfim, viver a vida.
Tb tenho familiares e amigos assim, você está certíssima, é exatamente assim!
O budismo é mais humilde que o espiritismo, pois crê na possibilidade de reencarnação entre todos os seres vivos e não apenas entre seres humanos. Para o budismo, um ser humano pode reencarnar numa planta, numa barata, etc, e vice-versa. Eu, particularmente, não creio em vida espiritual, imortalidade da alma e reencarnação. Para mim, quando o cérebro morre, a consciência, que é produto dos seus circuitos internos, morre junto. E quero estar certo nisso, uma vez que esta vida para mim basta. Já sou considerado idoso, aposentado, e não quero mais trabalhar. rs. Prefiro apagar de vez!!! rs.
O budismo é cheio de dogmas e ensina que após a morte existem 16 infernos à espera dos pecadores, onde ficarão por uma eternidade. Tão cruel quanto o cristianismo e sem chance de salvação por se crer em alguém, acho muito pior.
Quanta bobagem. Olha, eu também prefiro a ideia de que morreu acabou. Apagar de vez. Mas infelizmente parece que não é assim.
@@aten5102 Bobagem por quê? Por que não concorda com a tua crença? Talvez a bobagem seja a tua crença. Pense nisso.
Budismo humilde? Você não sabe a verdadeira história do Tibete então.
@@PauloRicardo-dl8pw Tá mal em interpretação, hein? Mais humilde por conceber a reencarnação entre seres em geral e não somente em seres humanos. E veja que eu não sou vegano ou algo que o valha. Adoro comer carne e acho que animais que nos sirvam de alimento devam ser por nós abatidos, sim!! Contudo, não me considero superior a nenhum outro animal ou mesmo a um vegetal. Apenas penso só no meu interesse humano, nas minhas conveniências humanas. Não há nada mais pretensioso do que a ideia de que um deus (ou deuses, para os politeístas) criou o ser humano à sua imagem e semelhança. Foi e é exatamente o contrário: o ser humano é que, na sua imaginação fantasiosa e na sua necessidade subjetiva de um sentido para a existência, de proteção, de consolo, de uma justiça infalível, projetou suas próprias faculdades humanas, potencializando-as, em supostos e imaginários seres superiores. Como o budismo não faz isso, ao menos no tocante à sua crença na reencarnação, a meu juízo foi mais humilde que o espiritismo, NESTE PARTICULAR!!! Espero ter sido claro agora.
Como que o Brasil e a pátria do evangelho se é um dos países mais violentos e corruptos?..
Os espíritas são iguais a todos os religiosos que acreditam em profecias e num mundo espiritual cheio de burocracias rs. Não existe nada menos científico do que isso.
Você fala sobre o que não sabe. Não leste nem estudante a doutrina..
@@CarmenStein-r3u Deixe de ser besta.
@@CarmenStein-r3u eu fui espírita por 18 anos e o que ele falou é verdade
Pura baboseira
@@CarmenStein-r3uChegou a espírita tentando defender a sua baboseira particular kkkkkk
@@Justmeonyoutubelol eu também, por 18 anos frequentei, é bem isso mesmo, mistura filosofia com ciência e só muda os nomes em relação à outros dogmas.
Conversa lúcida. Gostei muito ❤
Chico Xavier: o charlatão mais amado do Brasil!😅
Se bem que ele esta perdendo para Edir Macedo, nem para isso ele foi competente.
@@euzimeumesmo Charlatão que morreu pobre e doou tudo pra caridade, após uma vida de pobreza. Explica pra gente que charlatanismo é esse? Por mais charlatões como Chico Xavier.
O charlatão que nunca se beneficiou do dinheiro de mais de 400 livros. Doando tudo para a caridade. Que o mundo tenha mais charlatões como ele.
@@aten5102 Em falar em Enem você poderia ter consultado o dicionário antes de gastar seu tempo escrevendo isso.
Charlatão não é quem fica rico, é quem engana alguém que se passa por aquilo que não é, ou que explora a boa-fé das pessoas para enganá-las.
@@aten5102 Todas as picaretagem do Chico já foram descobertas é só vc pesquisar. Leitura fria e leitura quente para a farsa das psicografias, como Chico plagiou outros escritores para compor seus livros, a farsa que ele participou sobre fotos de pessoas com falso equitoplasma para a revista O Cruzeiro e etc.
A intenção dele nunca foi dinheiro. Chico almejava fama, notoriedade, ser imortalizado através da sua fama! Ele conseguiu seu objetivo e não se importou de enganar tantas pessoas para consegui-lo. De quebra fez muita caridade, uma blindagem perfeita para que sua honestidade nunca fosse questionada. Um gênio!
E vc foi só mais uma que caiu no conto do vigário, nesse caso, no conto do Chicão Charlatão!
Ele fala que é impossível ter vida extraterrena, pelo menos na nossa galáxia, só que ele esquece que existem diversas galáxias.
Eu fico sinceramente chocada com como tem gente nos comentários, que refletem a sociedade, que realmente acham que espiritismo é "científico", que é algo realmente para além da crença. O ponto em que o obscurantismo chegou, as pessoas já não sabem mais diferenciar suas crenças de o que é ciência...
Mas toda ciência tem seus princípios, e o objeto da ciência espírita é a vida espiritual, espíritos. É importante conhecer os princípios espíritas, pois Kardec rompeu com a visão materialista. Sugiro o video do Cosme Massi respondendo ao Ponde.
@@marcosrocha2724 Ciencia espírita é o mesmo que fizer Ciencia do Catolicismo , do Umbandismo...O senhor não sabe o que é ciência como método... Nada tem de ciencia no espritismo ...assim como não tem ciencia no estudo dos orixás ....no estudo da bruxaria..etc...é enrolação de quem escreve para tais crenças apenas...para dar ares de seriedade....Jamais se comprovou qualquer coisa sobrenatural...nada...muito menos espírito...
@@marcosrocha2724A ciência tem um único princípio: o método científico. O espiritismo não cumpre com os requisitos do método científico, logo, não é ciência e não é científico. Além disso, Kardec “rompeu com o materialismo” só na teoria, pois na prática nunca provou nada do que disse.
Religiosos não sabem discernir entre realidade e fantasia, como saberão compreender crença e ciência sem forçar uma associação entre temas tão distintos?
@@marcosrocha2724sinto muito, mas espiritismo não tem absolutamente nada de ciência. Qual a metodologia utilizada? Pode ser refutado? As experiências podem ser replicadas no caso de utilização da metodologia? Podemos contestar a vida espiritual? A comunicabilidade entre o suposto mundo espiritual e o mundo material? Podemos falsear a existência de deus? Fui espírita atuante por dez anos e embora eu gostasse muito do espiritismo, nunca comprei essa parte de ser ciência. Minha filha é cientista e sei como a ciência funciona. Pode ter enganado alguns lá pelo final do século XIX, quando o Livro dos espíritos foi publicado, mas estamos no séc XXI...
Apresentação muito equilibrada e respeitosa. Crentes e não crentes tem direito de conduzir suas vidas de acordo com suas convicções.
Apenas lamento que algumas Igrejas no Brasil transformaram a Religião num circo e antro de exploração descarada dos vulneráveis.
Parabéns pelo ponto de reflexão.
Abandonei o movimento espírita qdo vi a maioria de dirigentes e assistentes defenderem um presidente ignóbil e um juiz ladrão!! 😏
Kardec ou chico fizeram isso? E os pastores que fazem o mesmo não diz nada? Em qual obra se defende isso?
@stefanogatti7108 continuo lendo Kardec e livros psicografados pelo C. Xavier. Qto aos pastores não opino, pois nunca fiz parte daquela religião.
@@stefanogatti7108 Chico Xavier era puxa saco do governo militar 😂
Eu também.
Eu também fiquei decepcionado com o Chico; há muitas semelhanças de trechos de obras de Chico com trechos de outros autores; não creio que os espíritos, que supostamente escreveram através do médium, concordariam com esses plágios.
Muito bem. O meu avô materno era dirigente espírita, de modo que, na minha família, predominava o catolicismo não praticado porque praticamente todos os meus familiares eram os famosos "católicos não praticantes"'. Sendo assim, nutri simpatia pelo espiritismo. Podia-se dizer, então, que passei a ser um "espírita não praticante".
Após o falecimento do meu avô, comecei a frequentar a casa que o próprio administrava. O centro e seus integrantes, sobretudo o meu avô, eram altamente considerados e respeitados.
Tudo corria bem até eu descobrir que um grupelho de lá colhia informações a respeito de pessoas falecidas para inserir nas cartas psicografadas, tudo para criar um elo com a realidade.
Questionei um trabalhador da casa se era um procedimento normal e a resposta foi que sim. Ato contínuo, repliquei: "Se tiver isso, eu vou embora já!".
Resultado? Caí fora há quase vinte anos!
Se as obras tratam dos mesmos temas claro que haverá semelhanças. Se pegarmos um livro de Química ou matemática sobre os mesmos temas tb haverá semelhanças. Estranho seria se cada autor contradissesse o outro.
Se as obras são espirituais, obviamente vão ser semelhantes já que o conteúdo vem das mesmas fontes superiores. Chico não era o autor das obras e sim os espíritos. Lembre disso.
@@stefanogatti7108 Faça como leu fiz, verifique os plágios.
@@aten5102 Faça como eu fiz, verifique os plágios. Até o Sr. Vantuir, presidente da FEB na época, chegou a cobrar do Chico, explicações de um plágio que ele teria feito.
Bordando uma foto e assistindo esse vídeo incrível!!! 👏👏👏👏👏👏👏
Eu também acho o espiritismo de Kardec muito exibidos. E tudo da mente . Eu também descobri que a mediunidade não passava da própria cabeça palavras, palavras, e palavras. Nunca falei nada que evoluiu a humanidade.nem eu e nem ninguém.
Você deve ter inveja de Kardec. Da escrita perfeita de seus livros etc
Frequentei um centro espírita por uns meses. Não consegui crer nas explicações sobre os espíritos. Me pareceu muito fantasioso como a biblia
Gostei muito da entrevista, contudo, se eu pudesse acrescentar alguma coisa eu diria, "não jogue todas as suas fichas nos cientistas, guarde algumas para você".
BILHÕES DE ESPÍRITOS E NENHUM VOLTA PRA USAR A MEDIUNIDADE E PROVAR A VIDA ALÉM DA MATÉRIA
@@josue111 Bem de vê que não sabe o que fala. Só não entendo porque não chama Divaldo Franco para este bate-,papo,
@Josué111 e já vi carta psicografada de mãe de três filhos e só falou de um, claro que são vozes da cabeça do médium.
@@CarmenStein-r3u Divaldo fala que transtorno bipolar são erros do passado, qual passado, se não temos acesso? 😮 nada a ver.
O espiritismo kardesista está em extinção.
O kardecismo foi criado na França e praticamente não se tem centros espíritas lá. São raros os franceses que acreditam nessa besteira. Nem os próprios franceses acreditam em Kardec! 😂
Aqui ainda tem força, pq boa parte dos brasileiros ainda é muito ignorante, com pouca instrução, muito supersticiosos, cheios de misticismos e crendices.
Dizem que nesta reunião no sol a coisa realmente esquentou
O amigo Carlos Renato está indo por um bom caminho, só precisa dar o último passo agora de sair de cima do muro, e soltar as últimas amarras.
Pra mim cada um acredita naquilo que bem quiser! Agora, quando as pessoas se desviam da razão e parte para o fanatismo, fechando os olhos contra qualquer outra visão de mundo, e a sua forma de enxergar o mundo é única e tenta se impor, aí vem o perigo! A partir daí essas pessoas rumam para o viés político, tentam tomar o estado laico e transformá-lo num estado teocrático para tornar a sua crença oficial e perseguir as outras formas de crenças e achar que isso é normal.
Daniel quero participar do seu programa , me convida😊
Seria legal chamar o Edson Boaventura para falar sobre o assunto.
O conhecimento é cobrado por todos que tem conhecimento, inclusive os professores, os PHD, os cientistas, os que tem também riqueza, os que tem poder e os que tem capacidades extraordinárias
CARLOS RENATO, muito bom ouvir ele ! 10!
Toda pessoa tem suas complexidade que sem senso de autocritica de si se perde perante as diferenças que existem em todos aspectos da vida. O espiritismo traz muitas luzes de pensamentos, mas tambem traz muito mais perguntas que ainda nao foram respondidas ou ainda nao estao concretizadas. Entendo aqueles que cancela o espiritismo por causa de conclusões erradas tiradas em livros, mas não entende que a religião espirita ela explica coisas basicas q são mto importantes. O seu conhecimento é humilde, podendo qualquer um poder retirar seus conhecimentos dela e usar como bem entender em outras religioes e espiritualistas
Se o crente deseja ir mais fundo na sua fé e fundamentar com mais razão aquilo em que acredita, o que é uma escolha particular sua, e portanto deve ser respeitada, ele precisa expandir sua mente e liberdade de pensamento e se fazer as seguintes perguntas: de que modo minha espiritualidade se torna científica, a ponto de gerar evidências e provas materiais de que o espírito e a alma existem? Pode a ciência, através de todos os seus meios, campos e áreas de estudo, pesquisa e experimentação comprovar a ação da mente sobre o corpo e da força da consciência sobre a natureza da realidade material? Quais são os avanços tecnológicos e descobertas científicas que corroboram a ideia de um universo quântico de eventos e fenômenos a partir daquilo que pensamos? De que maneira as coincidências e sincronicidades de acontecimentos no macrocosmo e os emaranhamentos e superposições de partículas no microcosmo ajudam a sustentar a hipótese de uma existência transcendental? A ciência um dia, em seu nível e estado máximo de evolução, poderá realmente alcançar uma condição teológica, de acesso a todos os mistérios mais ocultos, ou tudo não passa de fantasia da cabeça de seres humanos imaginativos demais para sustentar suas conjecturas com algum conhecimento empírico atual que dê ao menos alguma margem de realização? Como estudioso e pesquisador da Singularidade Científica e Teológica não há um só momento na vida em que eu não me pegue escrevendo vários textos sobre estas indagações, buscando respostas para aquilo que, talvez, no fim das contas, nem devesse ter uma pergunta. Ainda assim, mesmo acreditando sozinho, naquilo em que ninguém mais provavelmente acredita, que é a espiritualidade científica, eu continuo procurando a verdade, pois a fé no impossível é a prova mais poderosa que existe contra todas as falsas crenças. Só uma pessoa tomada em essência do mais profundo senso de propósito é capaz de investigar o Universo e obter grandes singularidades, ou se preferirem, verdadeiros milagres científicos, pois assim foi com a origem do Universo, com a formação de nosso Sistema Solar, com o nascimento de uma atmosfera favorável em nosso planeta, com o surgimento da vida e com o aparecimento da consciência e da linguagem humanas, e assim provavelmente seguirá com tantas outras singularidades que nem conhecemos ou imaginamos que existem. A questão enquanto isso é saber respeitar todas as formas e maneiras de pensar e entender Deus como uma extensão ao mesmo tempo de nossa sabedoria e de nossa ignorância, reconhecendo que perto do último mistério ainda permanecemos absolutamente insignificantes.
Novíssimo testamento… 😴
@@andrebraga_o_desalienador Ñ.
@@veronicasouza3843 Sua opinião é do tamanho do seu conhecimento sem imaginação. Quando Peter Higgs disse que havia uma partícula subatômica especial no Universo, seus pares cientistas disseram que não, exatamente como você faz agora. Hoje a tal partícula descoberta leva seu nome, Bóson de Higgs e, pasme, ninguém se recorda direito do nome daqueles que duvidaram.
@@andrebraga_o_desalienador Textos grandes e bonitos ñ fazem vc ter Razão...eu conheço bem a sua Laia.
@@veronicasouza3843 Sua resposta me fez lembrar de maneira instantânea de um famoso conto escrito pelo escritor argentino Jorge Luis Borges, intitulado Os Teólogos. Espero que aprecie a moral da história. Faz tempo que não o leio. Obrigado por me fazer recordá-lo. Boa noite.
Muito bom demais
O maior problema da fé religião, é que vc se ver crer SEGAMENTE sem questionar, ou vc não ser a Deus etc assim pessa a maioria das religiões e doutrinas
Muito interessante.
Bom dia, amigo.
Excelente
Católico....Espírita....( Faculdade de psicologia PUC) .... ateu ou agnóstico. Tendi
Fé e fantasia querer fé seja científica e piada
Homem ou mito? Charlatão!!!
Eu sou hiper, mega e ultra sincero.
Após assistir tudo vi que não foi tão grave e o convidado não foi desrespeitoso com chico, chegando a elogia lo. O livro citado sobre o Brasil (que não li) ,se for como diz, de fato precisa de revisão. Por outro lado, algumas análises suas mostram não conhecer a doutrina a fundo, mesmo estando nela tanto tempo, e suas razões para abandona la se mostram frágeis. Ao dizer os princípios basicos esqueceu do principal: somos espíritos e vivemos de outra forma em outros lugares. Sem isso falar em reencarnação nao faz sentido, afinal quem reencarna? A vida em outros planetas, embora abordada por kardec, chico e Hercílio, não é o tema mais enfatizado na doutrina, tendo muito mais destaque em outras. Outros temas que citou, como a data limite e a transição planetária, existem na doutrina mas tb não são os mais revelantes. A data surgiu de uma fala e não é muito explorada, não servindo como base para a doutrina. A ênfase em jesus em detrimento de outros vem do viés cristão presente desde kardec, que adota o Deus cristão mas o transforma em bom e misericordioso, o que na biblia não é, e considerando o espiritismo sucessor do judaismo e cristianismo, como se não houvesse mais nenhuma outra religião. Mas esses são detalhes que não desmerecem seus ensinos principais, que oferecem esperança e explicam muita coisa que outros não explicam, além de um bom código de conduta. Deixar se seduzir por autores materialistas foi uma escolha, a meu ver péssima, mas se sua visão do espiritismo tem tantas distorções foi melhor sair mesmo. Fique claro que trouxe uma visão parcial e que o espiritismo tem muito mais a oferecer do que foi dito.
Pedro alvares cabral dando grito de independência? Que é isso?
Verdade.
MACAPARANA PE BRASIL 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️☦️🛐☦️☯️☸️💙🕉️🌹
É isso que eu sempre digo; melhorar o Brasil pra quer se o povo espera ir morar com Jesus no paraíso pela vida eterna o sofrimento aqui é passageiro, para o cristianismo quanto pior melhor pois eles justificam isso como sinais dos fins dos tempos e da grande tribulação o próprio Lula percebeu isso tanto que sancionou a lei da marcha para Jesus e o dia nacional da música gospel isso domestica as massas
Curiosidades das crenças? ( ENTEDER)?
Achei muita enrolação tinha que ser mais objetivo com relação ao titulo da live...
Esse livro em nada difere o evangelismo dos crentes evangélico
Chico Xavier , psicograva em hebraico
O único canal que fala do espiritismo kardesista raíz é o canal armas de Minerva.
Só não entendi a parte em que ele diz que Chico Xavier era gente boa e depois mostra como ele era um grande mentiroso e manipulador. Estou escrevendo enquanto ele ainda fala, mas posso apostar que, se ele for falar do apoio de Chico à ditadura e sua posição política sempre antipovo, ele vai passar um pano.
Que ditadura chico apoiava?
@@stefanogatti7108a ditadura militar. O golpe de 1964.
Hinduismo não fala que tudo é ilusão, o senhor aí continua com a mesma cabeça dos espíritas, ouvi dizer então é assim.
Pra alguém que disse ter tido apenas um "aprofundamento razoável dentro da casa espírita dentro do espiritismo (ao que eu tinha acesso) 8:18 do vídeo."
Ele está correto, realmente estava no lugar errado. O espiritismo é maravilhoso, mas requer estudo, dedicação e intelecto.
Tudo precisa ser questionado e pode ser.
O espiritismo se adapta aos tempos (e não é o único). Depois que o ser humano colocou satélites e robôs em Marte, a vida lá é adaptada para não ser detectada.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
😂😂😂😂
Fiz uma viagem astral e me encontrei com Raul Seixas , sou ex ateia
Fiz algumas viagens astral e me encontrei com Albert Einstein que me mostrou a matemática que explica como o universo surgiu antes do big bang, estudando neurociência hoje sei que foi apenas alucinação.
Sou ex medium, sou ateu agnóstico.
Índio norte americanos em viagens astral vê bisão, urso e águias, na Russia os animistas Mari El viam linces, ursos e águias, índios brasileiro que usa o chá Ayahuasca vê botos, onças e cobras e assim por diante.
Agora pessoas que vivem em centros urbanos vê coisas relacionado a sua admiração ou medo proveniente de sua cultura, franceses do século 17 viam lobisomem, vampiros e espíritos de pessoas importantes da época, este padrão se repete.
Vi Albert Einstein porque na época eu queria fazer vestibular de física tinha uma admiração enorme por Albert Einstein, assistia documentários e lia tudo sobre a vida dele, na mesma época tive contato com o espiritismo, Einstein aparecei para mim da mesma foram que Raul Seixas aparece para você, são sensações inexplicáveis de descrever, certamente Raul Seixas te inspira da alguma forma, assim como um pajé de uma tribo qualquer ou uma pessoa urbana que tem baixa oxigenação no cérebro devido a meditação estimulada ou não por alucinógenos ingeridos.
😂😂😂😂
É fã ou hater?! 😅😅😅 Não entendi nada...
Nada sei ..
Já adianto que espiritismo é uma coisa e centro espírita outra. Da mesma forma que jesus cristo não é sinônimo de cristianismo. Se alguém foi maltratado ou enganado num local não quer dizer que faz parte da doutrina, que na prática é administrada por humanos terrestres cheios de falhas.
👍👍👍👍
Não tem como documentar um espírito ou algo do além.
Conveniente não haver essa possibilidade né? Parece até que não existe….
Vc acredita que espiritismo é ciência? Se sim, vc não acha razoável esperar que algum tipo de documentação tenha de ser produzida?
Agora, se acha que é apenas religião: ok.
Ex-espirita astronauta
SE EU PERDESSE TODA VONTADE DE VIVER EU NÃO ARRISCARIA O SUICÍDIO, AS DESCRIÇÕES NOS LIVROS SÃO HISTÓRIAS DE HORROR NA HIPÓTESE DE SEREM REAIS, UMA DESCRIÇÃO FALA DE VIVER SENSAÇÕES FÍSICAS ASSISTINDO O CORPO SENDO DECOMPOSTO E DESTRUÍDO POR VERMES ENTRE VÁRIAS OUTRAS SENSAÇÕES, É UMA PUNIÇÃO EXAGERADA E DESPROPORCIONAL
Isso é para, através dessas imagens mentais, a pessoa desistir de tirar a vida. Mas quem é suicida, não pensa duas vezes para dar cabo da vida. A dor existencial é maior.
@ricardopiccolo6524 AS DORES NÃO SÃO IGUAIS, TODO ATEU TEM UMA MICRO DÚVIDA DAS PUNIÇÕES ALÉM DA VIDA, SE TOMARMOS A DECISÃO ERRADA NA ADIVINHAÇÃO EXIGIDA POR DEUS, MESMO SEM LOGICA, SE ESSAS PUNIÇÕES FOREM REAIS A SIMPLES POSSIBILIDADE É MELHOR EVITAR A OPÇÃO DO SUICÍDIO OU DA EUTANÁSIA
@@josue111 O que?
O cristianismo ensina que o suicida irá queimar eternamente. Qual posição é mais justa? Ou queria que o espiritismo induzisse ao suicídio?
@stefanogatti7108 É DESPROPORCIONAL POR QUE 1.000.000 MENOS PIOR A PESSOA FAZER MAL A SI DO QUE A OUTRO
😊
Esse rapaz prwcisa estudar sobre ufologia.Ta por.fora.Estude é estude
JESUS EVOLUIU PRA GANHAR A PAZ E SEU PRÊMIO FOI A CRUCIFICAÇÃO, SE ESSA É A PAZ ENTÃO ELA NÃO EXISTE, SE ME PROVASSEM QUE O PARAÍSO MUÇULMANO EXISTE EU VIRAVA MUÇULMANO HOJE, SE A REENCARNAÇÃO FOR REAL TODAS AS PESSOAS DAS OUTRAS RELIGIÕES VÃO DESCOBRIR QUE FORAM TRAÍDOS COM PROMESSAS FALSAS DE DEUS
AS SAGRADAS ESCRITURAS É BEM CLARA QUE SÓ MORREMOS UMA VEZ . COMO O SENHOR DIZ AÍ DAQUELES QUE INVOCAM OS MORTOS
Vendendo cursos
Ele saiu do espiritismo mas o espiritismo não saiu dele. Que cara chato!
Entrevista chata...o entrevistado não teve outra razão a não ser de tentar mostrar conhecimento científico, que por sinal precisar estudar muito pra tal
Infelizmente, muitas pessoas, assim como eu, se desiludiram com o espiritismo. Mas, agradeço a Doutrina pq foi através dela que pude conhecer Jesus. Não tenho religião, porém, continuo estudando o gnosticismo.
NM todos os espíritos são verdadeiros hj em dia tem muito charlatanismo engano as pessoas desesperadas.Deus é espirito e habita entre nós.Ha só um espírito somos corpo alma e espírito.o espiritismo deve ser levado a sério não se brinca com o mundo espiritual.Gratidao ao nosso Deus eterno aleluia louvado seja Deus aleluias.
Que lindo... você pode escrever agora um artigo científico provando tudo isso e submetê-lo à revisão de pares em revistas científicas.
@@alinefc7602 Faça o mesmo provando que não, mas provando, ok? Pq dizer que não existe ou não conseguir demonstrar algo não implica a inexistência.
@@FatimaSpessatto Vc nem sabe o que esta Falando rsrsrsrsrs.
@@rarramalhoO ônus da prova é de quem afirma a existência. Pela sua lógica falha e lacunosa, alguém teria que provar que o SuperMan não existe através de provas de sua inexistência. Incoerente e ilógico….
@@renanrpm Ausência de evidência material forte NÃO é o mesmo que evidência de ausência
Dá pra criticar o espiritismo de diversas formas, mas o entrevistado parece um pouco confuso. O espiritismo não se propõe ser uma religião. Kardec fundou um movimento que reuniria filosofia, ciência e religião. A religiosidade se refere aos postulados de uma ética cristã esvaziada de dogmas e ritualística e isso não impede que os conhecimentos científicos sirvam de pressupostos cosmológicos. Porém nossa ciência teve e ainda tem uma grande dependência da religião. A oposição que sofreu nos seus anos iniciais por parte da cristandade fez com que muitos cientistas tivessem como premissa se oporem apaixonadamente a religião e adotarem dogmas para negar todo e qualquer postulado extra sensorial. Esse recalque impede que a ciência avance na compreensão da natureza. Não se trata de compreender o sobrenatural, pois isso não pode existir, mas compreender a natureza extrafisica, como a consciência, por exemplo.
Quanta bobagem! 😮
@rogeriasouza5976 Quanto argumento!
@@1euripedes vale a pena argumentar com esse seu texto tão tosco? Acho que não, hehe.
Fiquei em paz...
Vou assistir só pra passar raiva e depois rebater tudo que esse homem disser com a vida e obra de Chico. O pérola aos porcos sempre atual.
Se você sente raiva isso diz muito mais de você do que sua crença como você mesmo disse no outro comentário.
Destile sua raiva com muita bravura e sangue nos dentes, que os espíritos do umbral ouça seus gritos guturais e saiam das pocilgas e venham se unir a você nesta luta do bem contra o mal, e cause um infarto no Daniel Gontijo e Carlos Renato, em nome do grande é iluminado Chico Xavier.
Com certeza vai vir algum espirita de outro centro ver seu comentários raivosos e julgar:
- Hummm este Stefano não representa o verdadeiro espiritismo.
Mesmo que ele não escreva nada nos comentários, não querendo arrumar uma treta com voce algo muito comum quando pessoas do mesmo grupo social agem quando é a defeça das próprias crenças, pode ter certeza que sempre existira discordâncias internas do seu modo de ver a sua crença, espiritismo não difere de nenhuma crença até mesmo a ausência de crença vai haver discordância. O fato é que seu entendimento tem a ver muito mais com seu centro, pois espiritismo não tem um método eficaz de validação de crença como é o método cientifico, teste de duplo cego e meta análise.
@@euzimeumesmo deixa esse texto pro Enem. Ou escreve um livro. Escrevendo difícil pra tentar impressionar
Ou fraude
Não acredito em religiões, nem mesmo na espírita, mas acredito que espíritos existem. Já fui agraciado com algumas evidências.
@@luizantonioborges5228 É cada Insano que me aparece.
Procure uma psicóloga, Luiz!
Penso que os cientistas, do naipe dos citados, se preocupam com o julgamento de seus pares, daí o preconceito em relação à existência de seres de outros planetas e também com relação à sobrevivência da consciência após a morte.
Kardec traçou os princípios que regem da ciência espírita. Querer explicar o espírito como objeto científico utilizando os princípios da ciência materialista obviamente será um logro, ao menos por enquanto.
De qualquer forma eu gosto do Daniel pois ele mostra o lado pouco favorável de religiões betsalvacionistas! Tem muitas pessoas empobrecendo economicamente, e o Daniel tem coragem.
Já o Espiritismo deve estar aberto à críticas, desde que justas.
Não existe "ciência espírita" isso é apenas fé e fantasia.
“Ciéncia materialista” -> Por acaso existe outro tipo de ciência? 🥴
Espiritismo NÃO é ciência.
Eu gostaria que fosse feito um estudo sobre as forças que atuam na mente das pessoas. Essas forças eu já li em Joham Goethe, e também em Blavatsky. Esse estudo seria comparado com a antropologia de Claude Lévi-Straus, e a filosofia de Jacques Derrida. Esse estudo seria algo diferente de considerar que só existe a linguagem, porque no caso da neurociência considerar que não temos livre arbítrio, é ficar nas estruturas da linguagem, sem considerar forças que não tem nada a ver com linguagem.
Ficou confuso . Há centenas de estudos sobre a mente humana .Milhares . Teses , estudos , experiencias ,etc...o senhor precisa procurar ...agora , o que o senhor entende por forças ? Explique melhor .
@@fernandesfernandes5997 E nenhum desses estudos conseguiu entender a mente, são hipóteses, teorias e especulações.
O entrevistado Carlos Renato tem todo o direito a qualquer momento de rever suas crenças e abdicar delas quando julgar necessário.
Mas foi pretencioso em tentar destacar aquilo que ele considera ser o Espiritismo. Talvez sua formação retrate a opinião dos dirigentes com quem ele conviveu.
E para que fique bem claro, concordo que a veneração dirigida a Chico Xavier é bastante descabida.
E para ser justo, o entrevistado poderia ter comparado o que Kardec diz sobre a vida inteligente em outros planetas com aquilo que Chico divulgava.
E no que ele errou? Frequentei centro espírita por uns anos e escutava exatamente a mesma coisa.
@@renanrpm Tenho alguns amigos espíritas e todos são cheios de invenções ou historinhas. Uma que eu sempre ouvia era que Jesus ficou 1000 anos se preparando pra vir a terra, dai vc pergunta como assim? e dizem que é mistério que os espíritos revelaram entre tanta outras lorotas.
@@renanrpmO entrevistado, por falta de conhecimento ou de interesse, não conseguiu situar suas opiniões na codificação kardecista.
Lá ele encontraria argumentos que tornam impraticáveis muitas crendices e até superstições que vem insultando o Espiritismo.
@ Curioso como esse pessoal sempre é cheios de segredos e mistérios que só os “escolhidos” (no caso eles) podem saber kkkkkk
@@luizfernandocampos8910 Não muda em nada o fato de que o espiritismo é só uma religião sem fundamento na realidade como qualquer outra.
Para conhecer melhor, recomendo Chico Xavier: A Série no Disney+
Não adianta 😊 Deixe eles com as certezas deles. Eu e marido q éramos céticos, vimos um espírito surgir na nossa frente e depois sumir! Não bebemos e nem usamos droga. Eu sugiro q o Daniel vá pessoalmente na medium do algodão pra ele ver ao vivo materializações. É incrível!
@@isabebel3867 Sua demente, essa medium picareta já foi desmascarada pelo Padre Quevedo!
@@isabebel3867é verdade, eu era o espírito
O Espiritismo não é uma religiáo, é ciência e filosofia de consequências religiosas...
A Ciência Acredita em Espíritos,Animal?
Onde tem um artigo científico demonstrando e comprovando a existência de espíritos? É cada coisa que a gente lê por aqui... espiritismo é abobrinha pura.
@@alinefc7602 Onde tem um artigo provando que não?
É religião, sim.
É totalmente religião. Acredita cegamente em coisas sem comprovação.