Parabéns ao programa por trazer a filósofa Scarlett Marton. Como é bom ouvir uma pessoa como a Scarlett Marton falando. Ela é a maior estudiosa/pesquisadora de Nietzsche no Brasil. Só temos que agradecer.
É, até que enfim vocês trouxeram alguém decente para um papo sobre filosofia. Ela, Scarlet, é honesta, objetiva, clara, simples e sem preocupação em falar algo " genial ". Dá gosto ouvi-la. E também nôs dá uma esperança de ver, como ainda, existem seres humanos humildes e inteligentes ao mesmo tempo. Dessa vez vocês acertaram, parabéns. E parabéns a Scarlet pelo trabalho e pelo banho de cultura Nitchiana" que nôs deu. Abraço, Fábio.
é, mas na frente dela ele se comporta como uma bichinha, você não viu ?! Assista o vídeo e veja como ele puxa o saco dela. O "pobrema" desse Giraldélli é que o "pogrãma" é ruim, eles não tem pauta e se propõe a abordar um assunto e acabam chutando para tudo que é lado. Quando você faz a crítica ele da uma de cínico e vem te chamar de burro. Enfim, isso ai ainda tem a pachorra de se " auto chamar " de "filólogo ". Já pensou ??
+João Pedro - Não sabia desse comportamento do Ghiraldelli, mas percebi uma vaidade no comportamento dele durante o programa, uma vontade de querer aparecer. Interrompeu várias vezes a Scarllet inconvenientemente. Abraço.
Voce não viu nada, ainda. Ele ta "CÍ" ACHANDO com esta bós.. de "pogrãma". Ele parece a Mãe Diná, fala sobre tudo, todos e mais um pouco. Claro que no final dos CHUTES, ele põe uma erudição pra dar um "lastro", né ! Essa é a marca dessa córja de "filólogos" pelegos da "póshisss mudernidadi". São fofoqueiros de quinta usando o " Nitchi " como escudo "intelecto/moral" e assim sairem na "fóto" como mini " Platões ". Meu, ninguém merece.
Eu conheci esse sujeito há alguns dias e nem o tinha reconhecido até você notar. Eu até reclamei desse alunozinho num comentário acima. De fato, ele é muito inconveniente e arrogante.
Espetacular Scarllet Marton! Só fiquei aborrecido com algumas intervenções inconvenientes do Ghiraldelli, quando a pesquisadora ia fazer considerações mais demoradas e interessantes, ele atropelava com outra pergunta. O programa era dela, ele poderia trazer questões, mas deveria deixá-la explorar bem o assunto. Mesmo assim, ela não perdeu a elegância na fala e no raciocínio.
Parabéns pelo excelente programa Hora da Coruja, trazendo excelentes profissionais filósofos, e de outras áreas que nos transmitam bons conhecimentos para melhorarmos as nossas formas de pensarmos e colocarmos em prática nos nossos cotidiano. Deus abençoe e proteja. Abraço de um amigo aprendiz e fã dos conhecimentos adquiridos dos nossos grandes pensadores. Entusiasmo e sucesso. Florindo S.Lima, Londrina-Pr.
Scarlett está incrível e dispensa outras participações conjuntas. Ghiraldelli é um caso clássico de "Nietzche de Bolso" ele é o alivio cômico da entrevista?
Sou muito fã da Scarlet realmente é a maior investigadora de Nietzsche no Brasil No meu ponto de vista As melhores interpretações de Nietzsche no Brasil são 1 Marton 2 Amauri 3 Giacoia 4 Viviane 5 Roberto 6 Clóvis 7 Eu
Ele interrompeu mais do que o necessário, mas não a ponto de empobrecer a entrevista, muito menos a ponto de receber um ataque pessoal. Adianta estudar filosofia e não desenvolver tolerância e compreensão?
Como estava escrito: "Moro em minha própria casa. Nunca imitei de ninguém. E ainda ri, todo mestre que nunca riu também". Escolha quais de seus livros, de operários a acadêmicos, passando por a pop art. "torna-te o que és." Ou, sobretudo não me confundam. rsrsrsrs
Fazer essa relaçao entre a cronologia das obras e contextualizar o texto e uma contribuiçao da doutora. Ler o autor pelo autor e depender menos dos comentaristas.
Viviane é ateia assumida. Ela tem alergia total ao cristianismo. Então não entendi esse comentário. Você desconhece o trabalho da VIVIANE? JÁ leu algo ou prestou atenção em sua fala nos vídeos? Loucura isso hein?
@@coronatempo721 você não entendeu porque é desatento, pois eu já vi Viviane Mosé falando de amor, caridade, valores cristãos que NÃO são comuns em Nietzsche. Talvez você assista muitos vídeos da Viviane Mosé e leia pouco Nietzsche. Não fique imaginando que quando Nietzsche fala de cristianismo ele está se referindo a um homem supostamente bondoso que morreu na cruz. Você, inclusive, talvez seja bastante cristão sem sequer saber que é.
@@honoitbr Cara, você é que está louco. Leio muito Nietzsche e ele não é religioso. Falar sobre é uma coisa defender o cristianismo é outra. Você mostra não ter lido nem Niezsche nem Viviane. Ou então não entendeu meu comentário q respondia a alguém aí e não você. Eita coisa sem noção essas redes sociais. Só tem abobrinha. Aprenda a compreender um texto. Afff...
@@honoitbr Afff era você mesmo. Você falou merda e depois continuou não entendendo nada. Me esquece cara! Vai com esse comentário sem pé nem cabeça pra lá. Cada uma. Uma canseira.
@@honoitbr Sou ateu convicto cara. Para ds tentar dizer ao outro o que ele é. Você nem me conhece. Gosto do Niezsche exatamente pelo lado do SEM RELIGIÃO. Você só pode ser doido. Cada uma. Lembro de um vídeo que Viviane destroça a religião. Você deve ser bem DESATENTO. Se achar o vídeo te envio. Só tem louco de pedra nessas redes! Que merda MEU!
o que me encomoda nessa cultura em valores religiosos foi a desvalorização do homem do corpo e da liberdade, Nietzsche mostra o mal desse metafisico implantado pela política religiosa na sociedade
O que limita é a quantia de forças que teriam no universo. Como elas são finitas, quer dizer, como não se criam novas forças, e que portanto existem apenas certo numero de forças e que estas se chocam entre si. Neste pensamento então, uma hora elas se chocariam de novo e da mesma maneira. Exemplo: digamos que só tenham 3 forças no universo, força A choca com B, depois a força A choca com C. e como ela precisa se chocar de novo ela se chocaria com B novamente, e por isso se repetiria Mas como nossa consciência é muito pequena nós nunca poderíamos saber quantas forças existem. Pois vivemos apenas uma pequena parte deste ciclo. Pense quantos anos de história a humanidade conhece, quantas forças puderam e podem existir antes e depois de nós. Como não podemos ter ideia da quantia de forças, não podemos saber, nem mesmo fazer uma estimativa de tempo, anos, séculos ou algo assim, para determinar o fim do ciclo e quando ele começaria a se repetir. Só pra acrescentar, Nietzsche dizia que era uma explosão. Descrevia o homem e tudo o que existe como uma eterna batalha de colisão de forças. E somos assim mesmo.. um choque de células que morrem e nascem o tempo todo, que interagem entre si. Tudo está o tempo todo se chocando. E perceba quantas forças temos conhecimento que existem. O próprio pensamento seria uma força, um impulso. A raiva, o amor, o medo, alegria e tristeza, tudo impulso, tudo força. A força da vida, a força da gravidade. Enfim.. seria impossível tentar contar todas as forças do universo. Mas é lógico você saber que forças não se criam e que apenas existem. Essa é teoria que Nietzsche tenta mostrar na filosofia do Eterno Retorno do Mesmo.
Como Nietzsche inferiu que haveria um eterno retorno do mesmo? Tão somente por acreditar na finitude do mundo? O mundo seria também o Universo ou somente a Terra?
Meus Deus!!! O melhor Zaratustra é de Mário Ferreira e a melhor Genealogia da Moral e Crepúsculo do ÍDOLOS é de Paulo César. Companhia das Letras. Porém vendi-os e agora me consolo não só com CIRO MIORANZA barato, mas catuaba de 4 reais.
Acho que ela confundiu, de certa forma, o Eterno Retorno com o Amor Fati. Ainda que as duas se complementem, a proposta de Nietzsche do Eterno Retorno é um tanto diferente do Amor Fati; e "aceitar o mundo tal como ele é" é o próprio Amor Fati, e não o Eterno Retorno, como ela sugere.
+Blood of Vampire Aceitar o mundo da vida tal como ele é, o devir, o vir-a-ser, o destino, tal como ele é, é o Amor Fati, e não o Eterno Retorno. Ela fala como se fosse tudo o Eterno Retorno...
+Carlos Alberto Sousa Eu sei quem ela é, fera, mas isso não me cega! Equívocos podem acontecer. Eu não preciso de um guia para me guiar no mar da filosofia. Se você abrir os livros de Nietzsche, principalmente A Gaia Ciência, que traz o sentido dos dois conceitos, você vai entender meu ponto de vista. Não estou falando que ela errou no conceito, estou dizendo que parece que ela errou nas palavras. Os conceitos que ela explicou estão corretos. Como nietzscheano que sou, eu sei que a filosofia de Nietzsche é algo a ser levada de forma homogênea, já que um conceito implica no outro. No próprio Zaratustra há textos que trazem ideia de Amor fati, Eterno Retorno, Vontade de Potência, todos juntos, como no "Da Picada da Víbora". Se eu achasse que até Deleuze e Foucault, que na minha opinião dos que eu conheço foram os maiores pesquisadores e propagadores da filosofia nietzscheana, eu colocaria meu ponto de vista. A filosofia está aí para isso! Aceitar tudo cegamente só porque A ou B falam, pode ser tudo, menos Filosofia. P.S. Não quer dizer que estou certo, mas, enquanto ninguém me explicar de forma coerente o porquê de ela não ter se enganado, eu continuarei a pensar que ela trocou os nomes. Se você conhece os conceitos, você pode começar a me explicar, eu ficaria realmente grato de entender teu ponto de vista. Mas não me venha com apelo à autoridade, pois isso não cola...
Professora Scarlett, o que a senhora acha da afirmação do astrólogo Olavo de Carvalho sobre a indecidibilidade entre a teoria geocêntrica e heliocêntrica? O professor astrólogo Olavo de Carvalho diz que o Sol gira em torno da Terra.
Jorge A Não sou a professora. Mas eu acho, sinceramente, que o olavo fala cada estupidez que às vezes choca!! Pior que tem muita gente que vai na dele.
Não lembraríamos. Porque nossa consciência acabaria, com a morte, com o fim da humanidade. E então depois de muito, muito tempo, tudo de repente começaria a existir novamente. Por isso não há maneiras de se fazer nem mesmo um registro pra se lembrar no próximo ciclo. Somos muito pequenos perto de todo o ciclo.
Primeiro: criticam Nietzsche devido a isso ou àquilo... logo meus livros serão publicados e FOUCAULT e Nietzsche esão aparentemente dispersos, mas ela preocupa com ESTILO.
Aquilo que se diz definitivo é apenas um engano, uma ilusão. É como uma fotografia que congela a imagem em uma determinada época, que amarelecerá e poderá até apagar-se e será ultrapassada por novas fotografias, e assim infinitamente.
São 7 livros de FILOSOFIA (O QUE PODERIAM FALAR DE MIM?) SERÃO publicados... a minha primeira era... assim como Nietszsche TIPO: Escala de sete em sete...os próximos 7 em sete virão... sou ANTICRISTO? Não!!! Sou de Jesus do Esoterismo.
Exuberante? Sexo Amor... Tenebroso... Guerra (ferida em combate). FODA-SE SEU AMOR FATI!!! Eu quero o melhor para mim apesar de uma coisa levar a outra (o caminho ascendente é o mesmo do descendente) contrário, opostos, nada está em nossas mãos... Nietzsche ainda diria: nem mesmo nossos pensamentos nos veem quando nós queremos que venham nem como vêm.
Se não fosse a dita apresentadora que não entende nada de Nietzsche, do cabeludinho que não entende nada de Filosofia e do professor , seria bem melhor as colocações.
O que pode um filósofo? Nada, A não ser que seja do G4...aí pode incluir o Japão novamente. Cosmopolitismo... algo escapa de vocês como Diógenes apesar de não ter escapado a mim.
A professora é excelente! Mas, o seu aluno é muito chato e metido a sabido. Devia ficar calado e ouvir, pois ele tem muito a aprender sobre Nietzsche com essa genial SCARLETT MARTON.
Cosmologia não se fa mais? Cosmologia em princípio e não só isso mas também evolucionismo é cosmologia pré-socrático. Princípio...nada mudou... só há mais observação telescópica o que é acidental, mas não em ESSÊNCIA.
Existem pessoas que deveriam viver mil anos com saúde uma delas é esta filósofa maravilhosa
Concordo plenamente com vc, é uma raridade um intelectual com uma fala tão prazerosa, com ela o tempo flui.
@@mauriciocardozo3732 ý
Concordo! Uma das minhas metas é envelhecer de forma relevante.
Parabéns ao programa por trazer a filósofa Scarlett Marton. Como é bom ouvir uma pessoa como a Scarlett Marton falando. Ela é a maior estudiosa/pesquisadora de Nietzsche no Brasil. Só temos que agradecer.
É, até que enfim vocês trouxeram alguém decente para um papo
sobre filosofia.
Ela, Scarlet, é honesta, objetiva, clara, simples e sem preocupação em
falar algo " genial ".
Dá gosto ouvi-la.
E também nôs dá uma esperança de ver, como ainda, existem seres humanos
humildes e inteligentes ao mesmo tempo.
Dessa vez vocês acertaram, parabéns.
E parabéns a Scarlet pelo trabalho e pelo banho de cultura Nitchiana" que nôs
deu.
Abraço,
Fábio.
é, mas na frente dela ele se comporta como uma bichinha, você não viu ?!
Assista o vídeo e veja como ele puxa o saco dela.
O "pobrema" desse Giraldélli é que o "pogrãma" é ruim, eles não tem pauta e se propõe a abordar um assunto e acabam chutando para tudo que é lado.
Quando você faz a crítica ele da uma de cínico e vem te chamar de burro.
Enfim, isso ai ainda tem a pachorra de se " auto chamar " de "filólogo ".
Já pensou ??
+João Pedro - Não sabia desse comportamento do Ghiraldelli, mas percebi uma vaidade no comportamento dele durante o programa, uma vontade de querer aparecer. Interrompeu várias vezes a Scarllet inconvenientemente. Abraço.
Voce não viu nada, ainda.
Ele ta "CÍ" ACHANDO com esta bós.. de "pogrãma".
Ele parece a Mãe Diná, fala sobre tudo,
todos e mais um pouco.
Claro que no final dos CHUTES, ele põe uma erudição pra dar um "lastro", né !
Essa é a marca dessa córja de "filólogos"
pelegos da "póshisss mudernidadi".
São fofoqueiros de quinta usando o " Nitchi "
como escudo "intelecto/moral" e assim sairem na "fóto" como mini " Platões ".
Meu, ninguém merece.
Eu conheci esse sujeito há alguns dias e nem o tinha reconhecido até você notar. Eu até reclamei desse alunozinho num comentário acima. De fato, ele é muito inconveniente e arrogante.
Di Val Sujeito, quem ? O " filólogo " do "pogrãma" ?
Alunozinho, quem ?
Explique melhor seu coment.
A voz da Scarlet é muito boa 😍
Scarlett é sublime. Intelectual de primeira qualidade. Raridade.
a mente de nitezche morreu junto com seu corpo...
Oque nos resta agora é nos contentar com nossas interpretações sobre ele ...
Como o nível cai quando eles falam, meu zeus!
Uma das maiores fllósofas vivas não so do Brasil como do mundo
Descobri vcs e a Scarlett no UA-cam e tou vendo tudo disponível. Parabéns!
Como amo essa mulher.
Adorei o vídeo... Scarllet Marton é sensacional!!!
É um prazer ouvir Scarlett Marton falar... Eu amo essa filósofa.
Programa ótimo, não conhecia. Ainda bem que estão no UA-cam.
Ótimo trabalho Excelente qualidade incrível fantástico extraordinário gostei muito parabéns prima bravo
Que voz suave e doce! Eu a ouviria por horas a fio. Quanta sabedoria!!!
Professora Scarlett Marton, conhecedora da obra e pensamento de Nietzsche com muita propriedade.
Espetacular Scarllet Marton! Só fiquei aborrecido com algumas intervenções inconvenientes do Ghiraldelli, quando a pesquisadora ia fazer considerações mais demoradas e interessantes, ele atropelava com outra pergunta. O programa era dela, ele poderia trazer questões, mas deveria deixá-la explorar bem o assunto. Mesmo assim, ela não perdeu a elegância na fala e no raciocínio.
Fabio Luiz seu cu brother não fala bosta
Concordo. Este modelo de interlocução não combina com filosofia.
Parabéns pelo excelente programa Hora da Coruja, trazendo excelentes profissionais filósofos, e de outras áreas que nos transmitam bons conhecimentos para melhorarmos as nossas formas de pensarmos e colocarmos em prática nos nossos cotidiano. Deus abençoe e proteja. Abraço de um amigo aprendiz e fã dos conhecimentos adquiridos dos nossos grandes pensadores. Entusiasmo e sucesso. Florindo S.Lima, Londrina-Pr.
Com estes 3 o nível cai.
Scarlett está incrível e dispensa outras participações conjuntas.
Ghiraldelli é um caso clássico de "Nietzche de Bolso" ele é o alivio cômico da entrevista?
Muito Bom, Grande filósofa!
Conteúdo de primeiríssima qualidade.
Nossa! Há muito caminho pra enfrentar...
Como sempre já está arrasando. Maravilhosa!!
" A irrecusável busca de sentido". Livro que eu queria ler. Saber mais sobre essa mulher preciosa.
Muito bom, muito bom!
Sou muito fã da Scarlet realmente é a maior investigadora de Nietzsche no Brasil
No meu ponto de vista
As melhores interpretações de Nietzsche no Brasil são
1 Marton
2 Amauri
3 Giacoia
4 Viviane
5 Roberto
6 Clóvis
7 Eu
Ele da muito valor para a vida.
Dar continuidade à pesquisa como fez Foucault, Onfrey e outros.
Ela é ótima, mas aguentar as intervençoes e "interpretações" desse alunoZINHO dela, é dose!
De fato.
experimente tirar a última vírgula
Realmente! Dxa ela falar caramba.
Ele interrompeu mais do que o necessário, mas não a ponto de empobrecer a entrevista, muito menos a ponto de receber um ataque pessoal. Adianta estudar filosofia e não desenvolver tolerância e compreensão?
Grande diálogo com vocês. Obrigado e me agradeçam também IN NIETSCHE... In memorian!
Aula maravilhosa Parabéns
Na minha opinião é a que melhor compreende Nietzsche e explica seus pensamentos.
Ela é a maior estudiosa do autor no Brasil. são anos de dedicação.
Charles Costa Então não é só opinião?
P.S.: Estou ansioso para a publicação, estou ansioso em me superar... Superar Nietzsche. Se é que vcs superaram a si mesmos.
Gostaria de conhecer a filosofia com 18 anos.
Parabéns pelo vídeo
Como estava escrito: "Moro em minha própria casa. Nunca imitei de ninguém. E ainda ri, todo mestre que nunca riu também". Escolha quais de seus livros, de operários a acadêmicos, passando por a pop art. "torna-te o que és." Ou, sobretudo não me confundam. rsrsrsrs
A grande referência do pensamento de qualidade
Esse macarrão sentado no meio é a cereja do bolo da entrevista... #sqn kkkkk
Que fofo o desenho da coruja.
Scarlet fodastica top demais meu sonho poder conversa com alguem assim mais aqui no meu bairro so debatem sobre funk mulher e futbol triste demais
O que significa assim falou Zaratrusta
Adorei.
Amei!! Parabéns.. inscrito.. Nietzsche.. meu doutrinador
O mais interessante seria primeiro ler as obras de Nietzsche ou os livros da Scarlet, isso para um iniciante.
Comece por Humano, Demasiado Humano.
Vivencie Nietzsche, depois amplie a perspectiva com os estudiosos que falam dele.
Espero ter ajudado!
Será que vão canonizar Nietzsche?..........Ótimo programa, é o que tem de melhor para a vida..parabens
Ventilar Pensadores
Abre espaço a Ideias Proprias
Educar educar educar
Gostei dos comentários dos apresentadores.
O de rosa so olha… eu na vida perto de Scarlett😂
Marton: uma filósofa de gelo, apesar de Nietsche ser de FOGO.
Linda Scarlett.
Deixa a mulher falar Barbudooooo scrr.
Capaz que a Dra. Scarlett Marton tem mais conhecimento acerca de Nietzsche do que ele mesmo saberia sobre si mesmo rsrs. A gente nem pisca.
Inspiradora essa madonna iluminada
Como sair do Eterno Retorno? Há essa possibilidade? RJ, 06-08-2016, sábado.
Ñ ñ tem.
Se fez merda até hj se fudeu.
É sobre a eternidade que estamos falando.
Já assistiu " O anjo exterminador" ?
Por que repetir aquilo que se encontrou um sentido, tal como o título do livro da Prof.ª Scarlett? RJ, 06-08-2016, sábado.
Nietzsche foi nota dez na inteligência e nota zero na sabedoria porque quis.
Fazer essa relaçao entre a cronologia das obras e contextualizar o texto e uma contribuiçao da doutora. Ler o autor pelo autor e depender menos dos comentaristas.
Nietshe concordava com o pensamento de René Descartes??
45:49
Nietzsche jogava areia no delicioso banquete da Filosofia Ocidental e alimentava-se das cinzas.
interessante
Será que é de Viviane Mosé que eles estão falando como exemplo de pesquisadora que tenta cristianizar Nietzsche?
Viviane é ateia assumida. Ela tem alergia total ao cristianismo. Então não entendi esse comentário. Você desconhece o trabalho da VIVIANE? JÁ leu algo ou prestou atenção em sua fala nos vídeos? Loucura isso hein?
@@coronatempo721 você não entendeu porque é desatento, pois eu já vi Viviane Mosé falando de amor, caridade, valores cristãos que NÃO são comuns em Nietzsche. Talvez você assista muitos vídeos da Viviane Mosé e leia pouco Nietzsche. Não fique imaginando que quando Nietzsche fala de cristianismo ele está se referindo a um homem supostamente bondoso que morreu na cruz. Você, inclusive, talvez seja bastante cristão sem sequer saber que é.
@@honoitbr Cara, você é que está louco. Leio muito Nietzsche e ele não é religioso. Falar sobre é uma coisa defender o cristianismo é outra. Você mostra não ter lido nem Niezsche nem Viviane. Ou então não entendeu meu comentário q respondia a alguém aí e não você. Eita coisa sem noção essas redes sociais. Só tem abobrinha. Aprenda a compreender um texto. Afff...
@@honoitbr Afff era você mesmo. Você falou merda e depois continuou não entendendo nada. Me esquece cara! Vai com esse comentário sem pé nem cabeça pra lá. Cada uma. Uma canseira.
@@honoitbr Sou ateu convicto cara. Para ds tentar dizer ao outro o que ele é. Você nem me conhece. Gosto do Niezsche exatamente pelo lado do SEM RELIGIÃO. Você só pode ser doido. Cada uma. Lembro de um vídeo que Viviane destroça a religião. Você deve ser bem DESATENTO. Se achar o vídeo te envio. Só tem louco de pedra nessas redes! Que merda MEU!
Considerem trocar esse fundo com duas corujas por um fundo completamente escuro, o vídeo ficará mais agradável. Ótima discussão!
Parece que o tema é pedagogia rsrsrrs
Obrigado pelo vídeo.
o que me encomoda nessa cultura em valores religiosos foi a desvalorização do homem do corpo e da liberdade, Nietzsche mostra o mal desse metafisico implantado pela política religiosa na sociedade
O Paulo se embaraçou tudo
O quê limitaria o mundo Nietzscheano, já que é finito? 10-08-2016, 4ª f.
O que limita é a quantia de forças que teriam no universo. Como elas são finitas, quer dizer, como não se criam novas forças, e que portanto existem apenas certo numero de forças e que estas se chocam entre si. Neste pensamento então, uma hora elas se chocariam de novo e da mesma maneira. Exemplo: digamos que só tenham 3 forças no universo, força A choca com B, depois a força A choca com C. e como ela precisa se chocar de novo ela se chocaria com B novamente, e por isso se repetiria
Mas como nossa consciência é muito pequena nós nunca poderíamos saber quantas forças existem. Pois vivemos apenas uma pequena parte deste ciclo. Pense quantos anos de história a humanidade conhece, quantas forças puderam e podem existir antes e depois de nós. Como não podemos ter ideia da quantia de forças, não podemos saber, nem mesmo fazer uma estimativa de tempo, anos, séculos ou algo assim, para determinar o fim do ciclo e quando ele começaria a se repetir.
Só pra acrescentar, Nietzsche dizia que era uma explosão. Descrevia o homem e tudo o que existe como uma eterna batalha de colisão de forças. E somos assim mesmo.. um choque de células que morrem e nascem o tempo todo, que interagem entre si. Tudo está o tempo todo se chocando. E perceba quantas forças temos conhecimento que existem. O próprio pensamento seria uma força, um impulso. A raiva, o amor, o medo, alegria e tristeza, tudo impulso, tudo força. A força da vida, a força da gravidade. Enfim.. seria impossível tentar contar todas as forças do universo. Mas é lógico você saber que forças não se criam e que apenas existem. Essa é teoria que Nietzsche tenta mostrar na filosofia do Eterno Retorno do Mesmo.
Como Nietzsche inferiu que haveria um eterno retorno do mesmo? Tão somente por acreditar na finitude do mundo? O mundo seria também o Universo ou somente a Terra?
Eu leio Nietzsche à brasileira. Grupo G4 (Brasil e Alemanha e só os outros podem excluir)
Meus Deus!!! O melhor Zaratustra é de Mário Ferreira e a melhor Genealogia da Moral e Crepúsculo do ÍDOLOS é de Paulo César. Companhia das Letras. Porém vendi-os e agora me consolo não só com CIRO MIORANZA barato, mas catuaba de 4 reais.
Acho que ela confundiu, de certa forma, o Eterno Retorno com o Amor Fati. Ainda que as duas se complementem, a proposta de Nietzsche do Eterno Retorno é um tanto diferente do Amor Fati; e "aceitar o mundo tal como ele é" é o próprio Amor Fati, e não o Eterno Retorno, como ela sugere.
como assim?
+Blood of Vampire Aceitar o mundo da vida tal como ele é, o devir, o vir-a-ser, o destino, tal como ele é, é o Amor Fati, e não o Eterno Retorno. Ela fala como se fosse tudo o Eterno Retorno...
+Paulo Cesar Vc sabe quem é Scarlett Marton? pesquise antes de achar que ela se engana quando fala de Nietzsche...
+Carlos Alberto Sousa Eu sei quem ela é, fera, mas isso não me cega! Equívocos podem acontecer. Eu não preciso de um guia para me guiar no mar da filosofia. Se você abrir os livros de Nietzsche, principalmente A Gaia Ciência, que traz o sentido dos dois conceitos, você vai entender meu ponto de vista. Não estou falando que ela errou no conceito, estou dizendo que parece que ela errou nas palavras. Os conceitos que ela explicou estão corretos. Como nietzscheano que sou, eu sei que a filosofia de Nietzsche é algo a ser levada de forma homogênea, já que um conceito implica no outro. No próprio Zaratustra há textos que trazem ideia de Amor fati, Eterno Retorno, Vontade de Potência, todos juntos, como no "Da Picada da Víbora".
Se eu achasse que até Deleuze e Foucault, que na minha opinião dos que eu conheço foram os maiores pesquisadores e propagadores da filosofia nietzscheana, eu colocaria meu ponto de vista. A filosofia está aí para isso! Aceitar tudo cegamente só porque A ou B falam, pode ser tudo, menos Filosofia.
P.S. Não quer dizer que estou certo, mas, enquanto ninguém me explicar de forma coerente o porquê de ela não ter se enganado, eu continuarei a pensar que ela trocou os nomes. Se você conhece os conceitos, você pode começar a me explicar, eu ficaria realmente grato de entender teu ponto de vista. Mas não me venha com apelo à autoridade, pois isso não cola...
Verdade, amigo, parece que ela misturou o "Amor Fati" com o "Eterno Retorno", ao menos como eu aprendi por meio do Clóvis de Barros Filho.
lindas
Professora Scarlett, o que a senhora acha da afirmação do astrólogo Olavo de Carvalho sobre a indecidibilidade entre a teoria geocêntrica e heliocêntrica? O professor astrólogo Olavo de Carvalho diz que o Sol gira em torno da Terra.
Jorge A Não sou a professora. Mas eu acho, sinceramente, que o olavo fala cada estupidez que às vezes choca!! Pior que tem muita gente que vai na dele.
As vezes ele nem acredita mas repete pra agradar o exército de acéfalos que ele mesmo ajudou a deseducar.
Nóssa que gente sabia, como dizia nietzs, é tempo de morrer, essa informação não me pertence
Vejam no UA-cam o vídeo com o título de: Nietzsche, o juízo do avesso de um pensador perdido. E tb: Conhecer a Deus é fácil e indispensável.
Eita comercial chato
Mas, se tal como o aluno diz: vamos lembrar tudo, por se repetir, o que nos faria lembrar? 50:55 RJ, 06-08-2016, sábado.
Não lembraríamos. Porque nossa consciência acabaria, com a morte, com o fim da humanidade. E então depois de muito, muito tempo, tudo de repente começaria a existir novamente. Por isso não há maneiras de se fazer nem mesmo um registro pra se lembrar no próximo ciclo. Somos muito pequenos perto de todo o ciclo.
Ela foi muito interrompida durante a entrevista...
❤
Primeiro: criticam Nietzsche devido a isso ou àquilo... logo meus livros serão publicados e FOUCAULT e Nietzsche esão aparentemente dispersos, mas ela preocupa com ESTILO.
Aquilo que se diz definitivo é apenas um engano, uma ilusão. É como uma fotografia que congela a imagem em uma determinada época, que amarelecerá e poderá até apagar-se e será ultrapassada por novas fotografias, e assim infinitamente.
Gostei muito do vídeo
Teria sido ótimo se os três aí tivessem se calado pois só falaram merda mesmo. Escutem a Scarlett e aprendam.
O Paulo é meio leigo
Difícil ler em alemão, mas não impossível... vc tem um milhão para viajar pra lua?
São 7 livros de FILOSOFIA (O QUE PODERIAM FALAR DE MIM?) SERÃO publicados... a minha primeira era... assim como Nietszsche TIPO: Escala de sete em sete...os próximos 7 em sete virão... sou ANTICRISTO? Não!!! Sou de Jesus do Esoterismo.
Será que ela leu em alemão?
Exuberante? Sexo Amor... Tenebroso... Guerra (ferida em combate). FODA-SE SEU AMOR FATI!!! Eu quero o melhor para mim apesar de uma coisa levar a outra (o caminho ascendente é o mesmo do descendente) contrário, opostos, nada está em nossas mãos... Nietzsche ainda diria: nem mesmo nossos pensamentos nos veem quando nós queremos que venham nem como vêm.
O filósofo não gosta muito de moda!!!
Se não fosse a dita apresentadora que não entende nada de Nietzsche, do cabeludinho que não entende nada de Filosofia e do professor , seria bem melhor as colocações.
Como diria Nietzsche: O QUE SERIA DO SOL SEM OS PLANETAS OS QUAIS ILUMINA?
Pq fala-se tanto em Nietzsche e esquecem de Max Stirner ???
Como falar de Nietzsche e esquecer eu e o Valverde? Esqueceram de mim 2 e 3
Quero entender Nietzsche sem nenhuma prettenção de ser especialista chato.
Nós brasileiros somos niilistas
Nietzshe era ateu?
Decepcionante os debatedores frente ao brilho e lucidez da autora.
O que pode um filósofo? Nada, A não ser que seja do G4...aí pode incluir o Japão novamente. Cosmopolitismo... algo escapa de vocês como Diógenes apesar de não ter escapado a mim.
Nietzsche viveu delirando entre o pico de sua inteligência e o abismo de sua imaginação.
Esse experimentalismo eh baconiano? A própria Marton diz que ele leu ciência de oitava mão.
Nietzsche diversificava? Experimenta ler o Voltaire.
A professora é excelente! Mas, o seu aluno é muito chato e metido a sabido. Devia ficar calado e ouvir, pois ele tem muito a aprender sobre Nietzsche com essa genial SCARLETT MARTON.
Cosmologia não se fa mais? Cosmologia em princípio e não só isso mas também evolucionismo é cosmologia pré-socrático. Princípio...nada mudou... só há mais observação telescópica o que é acidental, mas não em ESSÊNCIA.