Muito bom!!!! Vários livros precisam ser reescritos!!! Pq o que a "história" que foi contata, veio pela metade, ou mal contata!! Como quase todas as histórias do nossos pais, infelizmente!! Axé babá!! Meu mojuba!!!
Bom dia. Neste momento de profunda inconsistência da minha real ligação com a Umbanda, pois, me considero Umbandista por amor,prazer em estar próximo das Entidades,apesar de estar sempre batendo contra alguns comportamentos que acho errado de pessoas das casas que frequento, é um conforto imensurável ouvir esta aula. Gratidão.
Boa tarde Meu irmão, muito obrigado por postar esse vídeo expressando suas opiniões. Sou dirigente de Umbanda, tenho uma tenda aqui na Zona norte tbm. Ministro cursos de Umbanda e mediunidade e a 15 dias atrás tive um workshop sobre a história da fundação. Um dia irei conhecer sua casa, me interesso muito sobre o Omoloko,da mesma maneira convido o Sr e todos os seus a conhecerem nossa casa. Muito obrigado de verdade. Sábias palavras, ótica excepcional, sem medir parâmetros sobre crenças e credo. Parabéns.
A sua benção Babá, eu estou amando aprender tanto com o senhor nesse meu início de caminhada na umbanda! Sempre compartilho com os irmãos também novos do terreiro. Adoraria ter o privilégio de assistir o senhor falando sobre cada orixá e linha de trabalho! Muito obrigado por todo ensinamento! ❤
Gratidão imensa por compartilhar seus conhecimentos Tenho procurado um caminho confiável e aí tive um sonho me sugerindo a estudar história e filosofia e no dia seguinte me deparo com o seu canal e a pós graduação em teologia💃🏽que confirmação maravilhosa ❤️
Motumbá, Bàbá Mário! Obrigado pelo ensinamento histórico. Onde na história a umbanda se encontra com o candomblé? Por que hoje existe uma Confederação que abriga a Umbanda e o Candomblé ?
3 роки тому+2
Iba'se. Desde sempre. Essa separação aconteceu depois. No início era tudo "Macumba".
Excelente contribuição para quem quer se aprofundar no estudo das Religiões de Matriz Africana. Parabéns! O resgate da ancestralidade tem que ser honrado quando adentramos na Umbanda. A história do nascimento da religião em solo brasileiro não pode estar dissociado dos aspectos sociais e estruturais da sociedade da época. Arrasou 👏👏👏👏
Babá, seu canal é sem sombra de duvidas um marco para os povos de terreiro!!! Admiro muito suas colocações e os ensinamentos que nos tras! Muita gratidão. Axé.
3 роки тому
Agradeço muitíssimo suas palavras de consideração. Axé!
Babá Mário dando show de conhecimento e embasamento histórico. Fundamento de verdade. Muito, muito grato sempre. Meu respeito e admiração. Mojubá Babá.
Eu sempre soube que sabia muito pouco de Umbanda. Hoje eu sei que não sei nada. Obrigado, Baba! Me parece que estudar as relações históricas e sociais da religião é um dos pilares se queremos ser praticantes sérios. E me parece que estudar "magias" e ir num terreiro incorporar, etc sem se dispor a entender os caminhos da formação da religião no contexto das relações sociais se mostra algo incompleto.... E poucos fazem esse estudo, menos ainda são incentivados por seus sacerdotes a fazê-lo. Por isso vemos tamanhas aberrações no que tange a alienação política-social na nossa religião. Agora, pra concluir com algo positivo: o Senhor está disponibilizando conhecimentos e fontes que são incontornáveis para nós que buscamos realizar as práticas com seriedade. Imensa gratidão por esse trabalho, ele sem dúvida gerará bons e necessários frutos
3 роки тому+1
Agradeço muitíssimo pelas palavras de incentivo! Axé!
Bàbá, obrigado por compartilhar esse conhecimento! Passaria dias, meses, vidas conversando, questionando e aprendendo com o senhor. Axé!! Vida longa e saúde!!!
Como sempre, ótimo vídeo e grandes ensinamentos. Como historiador e sociólogo, eu admiro demais as contextualizações que o senhor emprega nas aulas, Bàbá Mário. Parabéns e axé!
Ah, como corintiano fanático, sempre admirei a figura do Pai Jaú, embora não o tenha visto jogando. Mas meu pai conta que, na época da fila de 22 anos sem títulos, atribuíam ao Pai Jaú uma macumba, como vingança por ter saído do clube.
3 роки тому+1
Muito obrigado. Axé!
3 роки тому+1
Essa história, mesmo Pai Jau negando, ficou famosa.
Que vídeo massa... Como essa proposta de desconstruir essa umbanda "branca" se faz necessária! Não só o pé mas o corpo da umbanda tá na senzala, nas matas e que isso seja sempre lembrado! Axé
Babá, como sempre uma imensa honra e felicidade em ouvir seus ensinamentos. Poderia fazer um vídeo abordando o assunto "Zé Pelintra"? História desde a Jurema Sagrada; como é cultuado na Umbanda Omolokô que o senhor mentora; conceitos de "direita" e "esquerda" do mesmo. Um forte abraço.
Boa tarde Babá Mario Filho! Hoje com 55 anos (1966), saudades dessa época no bairro Xerén de Duque de Caxias RJ que se forrava o terreiro com palhas e estrumes, onde os atabaques soavam soltos. Salve Tata Ngunzu José Milagre (Congo-Angola). Gratidão!!! 🙏 Axé!🙌, e bela camisa bata...👍
3 роки тому+2
Muito obrigado! Em que pese não estarmos mais em Terreiro de taipa, tentamos resgatar e manter a tradição de nosso avoengos.
@ estou maratonando seus videos, conteúdo espetacular, muitas informações para mim particularmente preciosas. Muitos entendimentos e esclarecimentos que estão me ajudando muito! Muitíssimo grata!
3 роки тому+1
@@elainesenalopes8270, que bom que pude colaborar!
Obrigado pelo conteúdo , mais um material de estudo 📖 para se guardar e sempre relembrar . Seu canal está se tornando uma biblioteca digital , onde ajuda muito nossos estudos aqui no exterior , gratidão 🙏
Impressionante tanto conhecimento...o senhor tá de parabéns com seu canal..agradecido por sua disposição para trazer a todos os que buscam desmistificar o que achavam que sabia ..gratidão..axé!!
Orgulho de saber que temos alguém como você para passar seus conhecimentos, quero conhece lo e se pudesse ficar longas horas conversando contigo ! Muita axè na sua vida ❤️❤️❤️👏👏👏👏
Mais um vídeo maravilhoso, não pare não babá. Onde eu encontro essas reportagens dessa época mais bem sucedida da umbanda e dos presidentes com seus feiticeiros particulares?
3 роки тому+2
Encontra nos jornais de época. Eu pesquiso os jornais da Biblioteca Nacional.
Boa noite !! Sou um grande admirador do trabalho do senhor. Tanto do ao trabalho de pesquisas e instruções em relação a espiritualidade, como também em relação aos detalhes tão ricos e necessários sobre a história negra, originária brasileira e etc. Sou médium de umbanda, e procuro sempre me aprofundar em pesquisas que vão mais além, buscando os fatos históricos que nos trouxeram até a umbanda de suas várias formas de hoje . Me planejo em me formar em história e após focar no estudo das religiões afro . Gostaria de saber se o senhor pode passar alguma dica ou conselhos, devido a suas formações nesses campos e experiência na área. Grande abraço! Axé...
3 роки тому+1
Muito sucesso em suas pesquisas. O que posso aconselhar é pesquisar os antropólogos, etnólogos, sociólogos, historiadores etc. Depois de ter uma sólida base metateórica é que poderá pesquisar as obras escritas por religiosos, pois já terá melhor senso crítico. Na descrição dos vídeos há o site do nosso Templo, bem como os endereços eletrônicos dos meus blogs. Neles encontrará vários textos, com farta referência bibliográfica. Fraternal abraço.
Uma coisa interessante é que me despertou assistindo o canal. Qual imagem, além dos pretos velhos, são pretas? E dos caboclos, qual tem as características dos muitos povos indígenas nacionais? Na minha infância, muitos espíritas chamavam a Umbanda de baixo espiritismo. Esse processo histórico foi realmente arquitetado , e hoje é mais aceito até nos meios kardecistas, confirmando todo projeto de embranquecimento das nossas práticas.
3 роки тому+2
Precisamos compreender isso com urgência. Infelizmente nosso último vídeo, sobre Racismo Religioso, fez com que muitas pessoas (mais de 100) deixassem de seguir nosso Canal, pois não admitem essa discussão. Muito obrigado!
@ Se depender de mim, sou um multiplicador. Só me dei conta esses dias ao entrar em uma casa de artigos para comprar velas e vi as imagens dos Exus... não tinha um negro... Todos, apesar de pintados de vermelho, tinham características caucasianas. Ora, se prestamos culto aos ancestrais,algo esta errado. Nem as Pomba giras, cadê aquelas mulheres como a Xica da Silva, Luiza Mahín, Aqualtune, Dandara?
Boa noite Bàbá Mário! Parabéns por outra grande palestra. Gostaria de sua opinião sobre a oferenda de sarapatel que entidade orixá mallet oferecia, em tempos específicos, para ogum. Segundo algumas fontes, a oferenda era feito com miúdos de um porco castrado. Isso gera polêmicas até hoje em alguns meios umbandistas. Não há uma contradição no quesito de uma entidade mulçumana receitar oferenda com carne de porco? Saudações!!
3 роки тому+1
Veja, as oferendas são feitas daquilo que comemos. Se as pessoas comem sarapatel, oferecerão isso. No Sul, p.ex., se oferece churrasco a Ogun.
@ Entendi! Obrigado pelo retorno. Gostaria de sugerir, se puder, fazer um vídeo explicando sobre a linha de oriente na umbanda e se também é cultuada na umbanda omolokô.
Bom dia mestre. Gostaria que o Sr. fizesse um vídeo falando sobre o sistema divinatorio Bantu. Nunca ouvi ninguém falar sobre o tema. Sei que o Sr. é um pesquisador e poderia nos dá um norte sobre essa questão. Todos sabemos que Odu , o merindilogun .... não provém da cultura Bantu. O Sr. não acha que na cultura angola e congoleza deveriam usar um sistema divinatorio próprio da nação Bantu? O tema é polêmico....Um grande abraço. Sua bênção. Ire o.
3 роки тому+2
Eu não estudo os sistemas Bantu, pois eu não dou conta! rs... Já é difícil estudar a tradição iorubá e brasileira. Ainda assim, há diversos sistemas divinatórios Bantu, que reúne mais de cem grupos étnicos. Alguns deles, por exemplo: Hakata ( ou Ditaola), Lubuko, Ngoma, Ngombo, Ngaka, Nganga, Nguni, Tinhlolo, Tinguenha, só para ilustrar.
Boa noite, o senhor poderia fazer um vídeo sobre as divindades Olondùnmare (Yorubá) e Zambi (Bantú)? São orixás equivalentes para cada Nação? O orixá Yorimáh é originária de qual Nação africana?
3 роки тому+3
Não são Orìṣà. Olódùmarè e Nzambi a Mpungu são nomes do Ser Supremo, do Criador de tudo e de todos, de Deus. O primeiro do povo yorùbá e o segundo de parte de povos Bantu.
Baba , não sei se o senhor já falou sobre o cabloco pantera negra , se não queria saber mas sobre ele
3 роки тому
Na descrição dos vídeos há os endereços eletrônicos da página do nosso Templo e dos meus blogs, nos quais há textos que escrevi e que falam sobre o Caboclo Pantera Negra.
Na minha casa de Niterói não havia atabaque, bebida alcoólica e nem sessão de Exú aberta ao público. Tinha uma sessão com mesa branca por mês. Centro Espírita São Jorge e São Miguel Arcanjo. Hoje a casa tem ou teria mais de cem anos. A fundadora trabalhou com Sr. Zélio em sua casa da Covanca em São Gonçalo.
Gostaria de saber a sua opinião. Há novos dirigentes que defendem que há uma umbanda para casa umbandista. Eu acho a idéia inicialmente bastante atrativa mas que na verdade confunde mais que ajuda. É perpetuam o distanciamento com o culto afro ou de matriz Africana. Trazem de tempos em tempos uma "Filosofia " nova e "atualizada" geralmente volátil e que mudam ao sabor das tendências,polícias e modas da época. Sabe as vezes sinto distante a simplicidade e eficácia da umbanda pé no chão, que possuía sim as imagens católicas mas rezavam para o Orixá. Saudade da vovó do Ogum e das encruzilhadas se é que me entende. Um forte abraço e sarava fraterno.
3 роки тому
Minha opinião está neste texto, que escrevi há alguns anos: pensamentovoa.wordpress.com/2016/09/15/fora-da-tradicao-nao-ha-iniciacao/
@ obrigado babá. O texto me foi bastante esclarecedor e está me ajudando muito com minhas dúvidas e dos irmão do terreiro que faço parte. Mais uma vez obrigado.
Obrigado pelo estudo. O que o senhor acha de regência de orixá com catiço que existem em algumas casas. EX: Tranca Rua é de Ogum, Exu Caveira é de Omolu e por aí vai. Existe realmente regência de Orixá com entidade de umbanda? Toda entidade seja preto velho, caboclo, etc... é regida por um Orixá?
3 роки тому
Em minha opinião e na dos meus mais velhos, não existe. Essa é mais uma criação ocidental, fruto do cartesianismo, que quer encaixar tudo, hierarquizado, colocando em tabelas etc. Isso não impede, porém, as afinidades das Entidades com Orìṣà.
@ obrigado pela atenção e por sua resposta. Continue sempre fazendo seus vídeos. Precisamos de pessoas como o senhor. Kal Marx nunca quis que soubessem o que era Mais Valia, a Casa Grande nunca quis que o negro apresentasse a ler e descobrir que poderia existir a LEI Áurea. Muitas pessoas foram enganadas antes da internet com a comunicação esplêndida. Precisamos do senhor, e de pessoas com essa mesma fé e trabalho.
O vídeo se resume em uma palavra, sensatez! Ao contrário do que alguns dirão, Não! Zélio não foi usurpador da verdadeira umbanda. Zélio lutou por respeito ao espírito do caboclo e do preto velho. Zélio foi um homem de sua época, teve iniciativas que talvez não consigamos compreender como as mais corretas segundo os dias atuais. Fico feliz de ver um umbandista estudioso que traz conteúdo de qualidade para nós umbandistas.
Conheço mãe de santo que foi presa por acender vela na rua! Antes de Getúlio era proibido e aqui no RJ a gente fingia que a gira era roda de samba. Tem muita discografia com os pontos desta época. ua-cam.com/video/gcyp8njs1WM/v-deo.html
Então, vê e eu entendi: você não alega que a Umbanda não tenha início com Zélio, mas que tendemos a esquecer demais as suas raízes na macumba e na cabula, e por isso achamos que a Umbanda nasce "do nada". É isso?
@ Mas não seria diferente os conceitos de "raiz" e "origem"? Um exemplo: o cristianismo tem raiz no Judaísmo mas sua origem é atravessada pela cosmovisão greco-romana. Da mesma forma a Umbanda: tem raízes afro e indígena mas sua "origem" é ser um fenômeno sincrético brasileiro entre as religiosidades europeias (cristianismo e espiritismo kardecista) e dos povos marginalizados pelo homem branco: os bantos e os índios. Pergunto isso com toda sinceridade pq estou de fato buscando compreender e achei seu canal excelente, foi indicação de um amigo.
@ tudo bem que eu nai acho que a "origem" da Umbanda seja Zélio pq para mim está muito claro que o fenômeno religioso não pode ser obra de um indivíduo. Mas é a umbanda o próprio fenômeno sincretico brasileiro da velha República como bem vc fala. Logo, o cristianismo foi imposto não à Umbanda (que já é o fenômeno soncretico) mas às religiosidades afro e indígenas (que são as raízes da umbanda, mas não sua "origem").
Muito bom!!!!
Vários livros precisam ser reescritos!!!
Pq o que a "história" que foi contata, veio pela metade, ou mal contata!!
Como quase todas as histórias do nossos pais, infelizmente!!
Axé babá!! Meu mojuba!!!
Iba'se!
Muito obrigado!
Bom dia.
Neste momento de profunda inconsistência da minha real ligação com a Umbanda, pois, me considero Umbandista por amor,prazer em estar próximo das Entidades,apesar de estar sempre batendo contra alguns comportamentos que acho errado de pessoas das casas que frequento, é um conforto imensurável ouvir esta aula.
Gratidão.
Eu que agradeço!
Perfeito! Eu sabia em parte a História da Umbanda, mas não dessa forma ... Receba meu abraço em gratidão por mais um ensinamento!
🤗
Obrigado por esses ensinamentos sobre o surgimento da Umbanda e pela postura de respeito, por parte de V.Sa., aos fatos históricos!
Nós que agradecemos!
Boa tarde Meu irmão, muito obrigado por postar esse vídeo expressando suas opiniões.
Sou dirigente de Umbanda, tenho uma tenda aqui na Zona norte tbm.
Ministro cursos de Umbanda e mediunidade e a 15 dias atrás tive um workshop sobre a história da fundação.
Um dia irei conhecer sua casa, me interesso muito sobre o Omoloko,da mesma maneira convido o Sr e todos os seus a conhecerem nossa casa.
Muito obrigado de verdade.
Sábias palavras, ótica excepcional, sem medir parâmetros sobre crenças e credo.
Parabéns.
Muito obrigado pelas palavras e pelo convite.
Gratissimo , como sempre de grande aprendizado ...
Eu que agradeço!
Explanação simplesmente genial! Parabéns!
Muito obrigado!
Ótima Didática!!!!!!
Muito obrigado!
O MELHOR EXPOSITOR DE UMBANDA QUE JÁ ENCONTREI NA INTERNET !!! MAIS UM INSCRITO !!! 👍👍👍👍👍👍👏👏👏👏👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Seja bem-vindo!
A sua benção Babá, eu estou amando aprender tanto com o senhor nesse meu início de caminhada na umbanda! Sempre compartilho com os irmãos também novos do terreiro. Adoraria ter o privilégio de assistir o senhor falando sobre cada orixá e linha de trabalho! Muito obrigado por todo ensinamento! ❤
Seja bem vindo!
Axé!
Bàbá suas roupas de culto são uma mais linda do q a outra
Obrigado.
Estou aprendendo muito! Obrigada!
Eu que agradeço!
Gratidão imensa por compartilhar seus conhecimentos
Tenho procurado um caminho confiável e aí tive um sonho me sugerindo a estudar história e filosofia e no dia seguinte me deparo com o seu canal e a pós graduação em teologia💃🏽que confirmação maravilhosa ❤️
Sucesso!
Gostei muito do vídeo, aprendi muito, sobre a umbanda.
Axé!!
Motumbá, Bàbá Mário! Obrigado pelo ensinamento histórico. Onde na história a umbanda se encontra com o candomblé? Por que hoje existe uma Confederação que abriga a Umbanda e o Candomblé ?
Iba'se.
Desde sempre. Essa separação aconteceu depois. No início era tudo "Macumba".
Babá, verdadeiramente seu canal não é só mais um canal de culto afro, mas sim um belo canal de aulas afro!!! Obrigado pelas aulas!
Show essas aulas!!! PARABÉNS! São videos bacanas, uma vdd aula. Desmistificando muitas crenças erradas!
Muito obrigado!
Muito obrigado!
Excelente contribuição para quem quer se aprofundar no estudo das Religiões de Matriz Africana. Parabéns! O resgate da ancestralidade tem que ser honrado quando adentramos na Umbanda. A história do nascimento da religião em solo brasileiro não pode estar dissociado dos aspectos sociais e estruturais da sociedade da época. Arrasou 👏👏👏👏
Muito obrigado!
Mais um vídeo aula que nos ajuda e desmistificar e compreender a história das religiões de matriz africana
Muito obrigado!
Babá, seu canal é sem sombra de duvidas um marco para os povos de terreiro!!! Admiro muito suas colocações e os ensinamentos que nos tras! Muita gratidão. Axé.
Agradeço muitíssimo suas palavras de consideração.
Axé!
Pesquisa magnífica como sempre caro Bàbá! Contextualizada com a realidade histórica, sem alienação, com pé no chão. Saravá!
Muito obrigado!
Saravá!
Parabéns babá pelos seu vídeos que tem tirado muitas dúvidas de certos tema de alguns livros que destorce a religião grato🙏❤️👍
Eu que agradeço!
Axé.
Babá Mário dando show de conhecimento e embasamento histórico. Fundamento de verdade. Muito, muito grato sempre. Meu respeito e admiração. Mojubá Babá.
Muito obrigado!
Iba'se!
excelente aula !! sabedoria...
Muito obrigado!
Vinte seis minutos de conteúdo maravilhoso, sincero, e de aprendizado. Axé Baba, axé!
Obrigado por compartilhar!
Muito obrigado.
Parabéns, Bàbá Mário! Obrigado por desmitificar um pouco os nossos cultos afro-brasileiros. Axé
Eu que agradeço!
O conteúdo aqui postado está sendo muito valoroso para o direcionamento eu venho dando ao aprendizado da minha espiritualidade. Adupé
Ko tope!
Eu sempre soube que sabia muito pouco de Umbanda. Hoje eu sei que não sei nada. Obrigado, Baba!
Me parece que estudar as relações históricas e sociais da religião é um dos pilares se queremos ser praticantes sérios. E me parece que estudar "magias" e ir num terreiro incorporar, etc sem se dispor a entender os caminhos da formação da religião no contexto das relações sociais se mostra algo incompleto.... E poucos fazem esse estudo, menos ainda são incentivados por seus sacerdotes a fazê-lo. Por isso vemos tamanhas aberrações no que tange a alienação política-social na nossa religião. Agora, pra concluir com algo positivo: o Senhor está disponibilizando conhecimentos e fontes que são incontornáveis para nós que buscamos realizar as práticas com seriedade. Imensa gratidão por esse trabalho, ele sem dúvida gerará bons e necessários frutos
Agradeço muitíssimo pelas palavras de incentivo!
Axé!
Bàbá, obrigado por compartilhar esse conhecimento! Passaria dias, meses, vidas conversando, questionando e aprendendo com o senhor. Axé!! Vida longa e saúde!!!
Puxa, muito obrigado pelas palavras!
TMJ!
É uma verdadeira alegria e felicidade ouvir suas palavras. Desmistificar sempre! Muito obrigado!
Eu que agradeço!
Sempre uma grande aula!! Tomara que seus livros saiam em breve, por que o conhecimento que possui é impressionante e necessário!!
Muito obrigado!
Como sempre, ótimo vídeo e grandes ensinamentos. Como historiador e sociólogo, eu admiro demais as contextualizações que o senhor emprega nas aulas, Bàbá Mário. Parabéns e axé!
Ah, como corintiano fanático, sempre admirei a figura do Pai Jaú, embora não o tenha visto jogando. Mas meu pai conta que, na época da fila de 22 anos sem títulos, atribuíam ao Pai Jaú uma macumba, como vingança por ter saído do clube.
Muito obrigado.
Axé!
Essa história, mesmo Pai Jau negando, ficou famosa.
@ lamentável... Salve Pai Jaú e vai, Corinthians!
Parabéns pela aula. O contexto social da época interferiu totalmente em todos os detalhes abordados. AXÉ!
Muito obrigado!
Simplesmente fantastico
Muito obrigado!
Que vídeo massa... Como essa proposta de desconstruir essa umbanda "branca" se faz necessária! Não só o pé mas o corpo da umbanda tá na senzala, nas matas e que isso seja sempre lembrado! Axé
Muito obrigado!
Axéééé!!!
Babá, como sempre uma imensa honra e felicidade em ouvir seus ensinamentos. Poderia fazer um vídeo abordando o assunto "Zé Pelintra"? História desde a Jurema Sagrada; como é cultuado na Umbanda Omolokô que o senhor mentora; conceitos de "direita" e "esquerda" do mesmo.
Um forte abraço.
Ótima sugestão!
Uma das melhores contribuições ao Africanismo no Brasil.
Muito obrigado.
Mais um vez grato ao senhor Baba, por essa maravilhosa aula.
Já está no grupo de nosso Terreiro!!!
🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Obrigado a todos!
Obrigado, Babá, por estar contribuindo para nosso amadurecimento no que concerne as nossas heranças afro. Vida longa e muito sucesso pro canal!
Muito obrigado.
Vida longa a nós!
Boa tarde Babá Mario Filho!
Hoje com 55 anos (1966), saudades dessa época no bairro Xerén de Duque de Caxias RJ que se forrava o terreiro com palhas e estrumes, onde os atabaques soavam soltos.
Salve Tata Ngunzu José Milagre (Congo-Angola).
Gratidão!!! 🙏
Axé!🙌,
e bela camisa bata...👍
Muito obrigado!
Em que pese não estarmos mais em Terreiro de taipa, tentamos resgatar e manter a tradição de nosso avoengos.
Amei este video! Ótimo este aprendizado através do olhar histórico!
Muito obrigado!
@ estou maratonando seus videos, conteúdo espetacular, muitas informações para mim particularmente preciosas.
Muitos entendimentos e esclarecimentos que estão me ajudando muito!
Muitíssimo grata!
@@elainesenalopes8270, que bom que pude colaborar!
Obrigado pelo conteúdo , mais um material de estudo 📖 para se guardar e sempre relembrar . Seu canal está se tornando uma biblioteca digital , onde ajuda muito nossos estudos aqui no exterior , gratidão 🙏
Eu que agradeço!
Impressionante tanto conhecimento...o senhor tá de parabéns com seu canal..agradecido por sua disposição para trazer a todos os que buscam desmistificar o que achavam que sabia ..gratidão..axé!!
Eu que agradeço!
Modupé, babá Mário. Sua bênção. Meu Pai Xangô o abençoe. Axé em seus ensinamentos.
Axé!
Sempre muito sensato e enriquecedor...
Muito grato Baba!
Eu que agradeço!
Orgulho de saber que temos alguém como você para passar seus conhecimentos, quero conhece lo e se pudesse ficar longas horas conversando contigo ! Muita axè na sua vida ❤️❤️❤️👏👏👏👏
Muito obrigado!
Será uma honra!
Aula magnífica!
Muito obrigado!
Obrigado!
Nós que agradecemos!
Finalmente terminei as provas da faculdade pra poder por em dia os vídeos desse maravilhoso canal!☺
🙏
Axéééé!!!!
Gratidão pelos ensinamentos !
Nós que agradecemos!
Maravilhosa Aula Babá...Como sempre nos trazendo muitos conhecimentos! Asé o
Muito obrigado.
Àse wa!
Excepcional! Muito obrigado pelos ensinamentos!
Eu que agradeço!
Muito obrigado pela aula! 🙏🍀
Eu que agradeço.
Adorei a contextualização do pós Brasil x Uruguai. Interessante alerta. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽. Obrigado
Eu que agradeço!
Aulão show, adorei!! Cheio de informação necessária que muita gente não conhece! Ganhou +1 inscrita❤
Seja bem vinda!
Mais um vídeo maravilhoso, não pare não babá. Onde eu encontro essas reportagens dessa época mais bem sucedida da umbanda e dos presidentes com seus feiticeiros particulares?
Encontra nos jornais de época. Eu pesquiso os jornais da Biblioteca Nacional.
Ótimo vídeo!!!
Muito obrigado.
Professor Bom dia! Faz um vídeo falando das diferenças entre os itans principalmente de Exu lá na África e os Itans Brasileiros👍🏾
Já fiz alguns comentários nos diversos vídeos em que abordo o assunto Exu e Èsù.
Espetacular definição...eh uma aula de história
Muito obrigado!
Excelente, sempre! 👏🏾
Muito obrigado!
como sempre vídeos com excelentes ensinamentos, parabéns
Eu que agradeço!
Muito bom! Excelente aula!
Obrigado 😃
Sempre com vídeo top 👏👏 sou seu fã
Muito obrigado ✌
Benção Babá Mário.. Àsé ôô 🙏
Ogun nos abençoe, sempre!
Boa noite !!
Sou um grande admirador do trabalho do senhor.
Tanto do ao trabalho de pesquisas e instruções em relação a espiritualidade, como também em relação aos detalhes tão ricos e necessários sobre a história negra, originária brasileira e etc.
Sou médium de umbanda, e procuro sempre me aprofundar em pesquisas que vão mais além, buscando os fatos históricos que nos trouxeram até a umbanda de suas várias formas de hoje .
Me planejo em me formar em história e após focar no estudo das religiões afro .
Gostaria de saber se o senhor pode passar alguma dica ou conselhos, devido a suas formações nesses campos e experiência na área.
Grande abraço!
Axé...
Muito sucesso em suas pesquisas.
O que posso aconselhar é pesquisar os antropólogos, etnólogos, sociólogos, historiadores etc. Depois de ter uma sólida base metateórica é que poderá pesquisar as obras escritas por religiosos, pois já terá melhor senso crítico.
Na descrição dos vídeos há o site do nosso Templo, bem como os endereços eletrônicos dos meus blogs. Neles encontrará vários textos, com farta referência bibliográfica.
Fraternal abraço.
@ Muito agradecido !! Axé!!
Excelente aula!
Obrigado 😃
Ótimo vídeo! Muito obrigado.
Eu que agradeço!
Gostei!
Que bom!
Excelente video baba!! Parabéns!
Muito obrigado!
Boa tarde babá,aprendo muito com seus vídeos . axé.
Axé para nós!
Meu desejo é um dia poder conhece-los pessoalmente! Sentir de perto todo esse axé!
Que a pandemia passe logo!
Parabéns ótimo ensino
Muito obrigado!
Que aula maravilhosa! Gostaria de conhecer mais a história de Pai Jaú! Vou pesquisar.
Axé!
Uma coisa interessante é que me despertou assistindo o canal. Qual imagem, além dos pretos velhos, são pretas? E dos caboclos, qual tem as características dos muitos povos indígenas nacionais? Na minha infância, muitos espíritas chamavam a Umbanda de baixo espiritismo. Esse processo histórico foi realmente arquitetado , e hoje é mais aceito até nos meios kardecistas, confirmando todo projeto de embranquecimento das nossas práticas.
Precisamos compreender isso com urgência.
Infelizmente nosso último vídeo, sobre Racismo Religioso, fez com que muitas pessoas (mais de 100) deixassem de seguir nosso Canal, pois não admitem essa discussão.
Muito obrigado!
@ Se depender de mim, sou um multiplicador. Só me dei conta esses dias ao entrar em uma casa de artigos para comprar velas e vi as imagens dos Exus... não tinha um negro... Todos, apesar de pintados de vermelho, tinham características caucasianas. Ora, se prestamos culto aos ancestrais,algo esta errado. Nem as Pomba giras, cadê aquelas mulheres como a Xica da Silva, Luiza Mahín, Aqualtune, Dandara?
@@LuizDumbo2008, pois é!
Um apagamento total.
Gratidão...
Eu que agradeço!
❤
👍🏾
Axé!
Axé!
Boa noite Bàbá Mário! Parabéns por outra grande palestra. Gostaria de sua opinião sobre a oferenda de sarapatel que entidade orixá mallet oferecia, em tempos específicos, para ogum. Segundo algumas fontes, a oferenda era feito com miúdos de um porco castrado. Isso gera polêmicas até hoje em alguns meios umbandistas. Não há uma contradição no quesito de uma entidade mulçumana receitar oferenda com carne de porco? Saudações!!
Veja, as oferendas são feitas daquilo que comemos. Se as pessoas comem sarapatel, oferecerão isso. No Sul, p.ex., se oferece churrasco a Ogun.
@ Entendi! Obrigado pelo retorno. Gostaria de sugerir, se puder, fazer um vídeo explicando sobre a linha de oriente na umbanda e se também é cultuada na umbanda omolokô.
@@joaopaulosantos2075, obrigado pela sugestão.
Bom dia mestre. Gostaria que o Sr. fizesse um vídeo falando sobre o sistema divinatorio Bantu. Nunca ouvi ninguém falar sobre o tema. Sei que o Sr. é um pesquisador e poderia nos dá um norte sobre essa questão. Todos sabemos que Odu , o merindilogun .... não provém da cultura Bantu. O Sr. não acha que na cultura angola e congoleza deveriam usar um sistema divinatorio próprio da nação Bantu? O tema é polêmico....Um grande abraço. Sua bênção. Ire o.
Eu não estudo os sistemas Bantu, pois eu não dou conta! rs...
Já é difícil estudar a tradição iorubá e brasileira.
Ainda assim, há diversos sistemas divinatórios Bantu, que reúne mais de cem grupos étnicos. Alguns deles, por exemplo: Hakata ( ou Ditaola), Lubuko, Ngoma, Ngombo, Ngaka, Nganga, Nguni, Tinhlolo, Tinguenha, só para ilustrar.
Boa noite, o senhor poderia fazer um vídeo sobre as divindades Olondùnmare (Yorubá) e Zambi (Bantú)? São orixás equivalentes para cada Nação?
O orixá Yorimáh é originária de qual Nação africana?
Não são Orìṣà.
Olódùmarè e Nzambi a Mpungu são nomes do Ser Supremo, do Criador de tudo e de todos, de Deus. O primeiro do povo yorùbá e o segundo de parte de povos Bantu.
Baba , não sei se o senhor já falou sobre o cabloco pantera negra , se não queria saber mas sobre ele
Na descrição dos vídeos há os endereços eletrônicos da página do nosso Templo e dos meus blogs, nos quais há textos que escrevi e que falam sobre o Caboclo Pantera Negra.
👏👏👏👏👏👏
Axé!
Na minha casa de Niterói não havia atabaque, bebida alcoólica e nem sessão de Exú aberta ao público. Tinha uma sessão com mesa branca por mês. Centro Espírita São Jorge e São Miguel Arcanjo. Hoje a casa tem ou teria mais de cem anos. A fundadora trabalhou com Sr. Zélio em sua casa da Covanca em São Gonçalo.
Muito obrigado pela informação.
Gostaria de saber a sua opinião. Há novos dirigentes que defendem que há uma umbanda para casa umbandista. Eu acho a idéia inicialmente bastante atrativa mas que na verdade confunde mais que ajuda. É perpetuam o distanciamento com o culto afro ou de matriz Africana. Trazem de tempos em tempos uma "Filosofia " nova e "atualizada" geralmente volátil e que mudam ao sabor das tendências,polícias e modas da época.
Sabe as vezes sinto distante a simplicidade e eficácia da umbanda pé no chão, que possuía sim as imagens católicas mas rezavam para o Orixá. Saudade da vovó do Ogum e das encruzilhadas se é que me entende. Um forte abraço e sarava fraterno.
Minha opinião está neste texto, que escrevi há alguns anos:
pensamentovoa.wordpress.com/2016/09/15/fora-da-tradicao-nao-ha-iniciacao/
@ obrigado babá. O texto me foi bastante esclarecedor e está me ajudando muito com minhas dúvidas e dos irmão do terreiro que faço parte. Mais uma vez obrigado.
@@richardsebastian605, disponha.
Fantástica aula, Babà. Uma pergunta, a Umbanda seria a religião oficial brasileira, segundo a visão do Estado Novo.
Não, pois nós já éramos um Estado laico.
@ entendi.
Babá, Kolofé! A Macumba já acreditava em reencarnação, ou ela veio através da imposição Kardecista sobre a Umbanda de Zélio, a partir de 1941?
Da forma que ela é vista pelo espiritismo, não.
Obrigado pelo estudo. O que o senhor acha de regência de orixá com catiço que existem em algumas casas. EX: Tranca Rua é de Ogum, Exu Caveira é de Omolu e por aí vai. Existe realmente regência de Orixá com entidade de umbanda? Toda entidade seja preto velho, caboclo, etc... é regida por um Orixá?
Em minha opinião e na dos meus mais velhos, não existe.
Essa é mais uma criação ocidental, fruto do cartesianismo, que quer encaixar tudo, hierarquizado, colocando em tabelas etc.
Isso não impede, porém, as afinidades das Entidades com Orìṣà.
@ obrigado pela atenção e por sua resposta. Continue sempre fazendo seus vídeos. Precisamos de pessoas como o senhor. Kal Marx nunca quis que soubessem o que era Mais Valia, a Casa Grande nunca quis que o negro apresentasse a ler e descobrir que poderia existir a LEI Áurea. Muitas pessoas foram enganadas antes da internet com a comunicação esplêndida. Precisamos do senhor, e de pessoas com essa mesma fé e trabalho.
@@seucuca505, muito obrigado.
Perfeito Pai, muita desinformação por aí e o povo esquece a raiz da Umbanda.
Sim, infelizmente!
O vídeo se resume em uma palavra, sensatez!
Ao contrário do que alguns dirão, Não! Zélio não foi usurpador da verdadeira umbanda. Zélio lutou por respeito ao espírito do caboclo e do preto velho. Zélio foi um homem de sua época, teve iniciativas que talvez não consigamos compreender como as mais corretas segundo os dias atuais. Fico feliz de ver um umbandista estudioso que traz conteúdo de qualidade para nós umbandistas.
Muito obrigado.
Axé!
Onde acha esses áudios de Zélio?
Há vários sites de Umbanda que os têm.
Conheço mãe de santo que foi presa por acender vela na rua! Antes de Getúlio era proibido e aqui no RJ a gente fingia que a gira era roda de samba. Tem muita discografia com os pontos desta época.
ua-cam.com/video/gcyp8njs1WM/v-deo.html
Obrigado por partilhar o link.
Axé!
Seria interessante falar mais sobre esse orixa male...
Está na playlist.
Os brancos daquela época frequentavam os mesmos ambientes religiosos que os negros ?????
Sim, por que o espanto?
@ pq os brancos (maioria) era e ainda é rascista, né ? Ainda mais em se tratando de elite, posição social etc...
Então, vê e eu entendi: você não alega que a Umbanda não tenha início com Zélio, mas que tendemos a esquecer demais as suas raízes na macumba e na cabula, e por isso achamos que a Umbanda nasce "do nada". É isso?
Não, não é.
@ Mas não seria diferente os conceitos de "raiz" e "origem"? Um exemplo: o cristianismo tem raiz no Judaísmo mas sua origem é atravessada pela cosmovisão greco-romana. Da mesma forma a Umbanda: tem raízes afro e indígena mas sua "origem" é ser um fenômeno sincrético brasileiro entre as religiosidades europeias (cristianismo e espiritismo kardecista) e dos povos marginalizados pelo homem branco: os bantos e os índios. Pergunto isso com toda sinceridade pq estou de fato buscando compreender e achei seu canal excelente, foi indicação de um amigo.
@ tudo bem que eu nai acho que a "origem" da Umbanda seja Zélio pq para mim está muito claro que o fenômeno religioso não pode ser obra de um indivíduo. Mas é a umbanda o próprio fenômeno sincretico brasileiro da velha República como bem vc fala. Logo, o cristianismo foi imposto não à Umbanda (que já é o fenômeno soncretico) mas às religiosidades afro e indígenas (que são as raízes da umbanda, mas não sua "origem").
Rubens Saraceni prestou um grande desserviço a Umbanda.
Infelizmente.
👏👏👏👏👏👏👏
Valeu!