Olha, eu já vivi muita coisa nesse mundo de T.I. (de análise funcional, a infra e DevOps e desenvolvimento backend), mas o NextJS é muito mind blowing.
O video ficou muito bom e gostaria de adicionar mais um ponto. No minuto 12:35 é citado: "getStaticProps que serve para pegar as props somente no processo de build para gerar uma página estática". Também é possível atualizar as props/dados após o build, basta add uma prop chamada revalidate e será possível atualizar os dados a cada determinada quantia de tempo sem gerar um novo build. Isso diferencia SSG de ISR.
ASSISTAM ESSE VÍDEO, MESMO SE FOR UM INICIANTE! Comecei a aprender React e Next.js no início do ano e passei por esse vídeo. Pausei ele e deixei aberto no navegador até hoje, porque se tratava de uma funcionalidade avançada. Nesse período, esqueci de terminar o vídeo e tive que aprender getStaticProps e getServerSideProps na unha (além de uma infinidade de coisas que eu nunca imaginei que aprenderia em 2 meses, entre elas, o próprio JS). Hoje eu resolvi dar uma olhada nas funcionalidades que o vídeo traria. Moral: eu deveria ter assistido esse vídeo logo de cara. Me salvaria bem uns 3 dias de pesquisa e testes.
psee estudo js puro a um tempo e pretendia aprender react mas depois de ver o primeiro vídeo dessa playlist pulei o react e fui direto pro nextjs e cara em 4 dias tive uma evolução exponencialmente enorme nem sei oq seria de min sem esses vídeos.
3 роки тому+72
Filipe, minha filha nasceu! Não estou com tempo pra nada esses dias, mas consegui assistir o vídeo em 2x :D Abraço.....
Passando aqui nos comentário só dizer MUITO OBRIGADO para você Filipe Deschamps, seu conteúdo é incrível. Muito do que foi mostrando no vídeo eu já sabia, mas DE LONGE foi muito melhor explicado do que onde aprendi antes. Um grande abraço e tudo de bom pra ti cara!
Que massaaaaa meu caro, muito obrigado por deixar esse comentário 😍 😍 😍 😍 e de fato é sempre bom consolidar o conhecimento com explicações vindas de outros ângulos 🤝
Tenho um protótipo de cryptomoeda realmente REVOLUCIONÁRIO ( fará o bitcoin e o dólar virarem moeda de banco imobiliário kkkkk).presiso de programadores e marketing avançado para o grupo. Interessados deixe o whats nesse comentário.
Cara você é mto didatico e tem um conteudo fenomenal, faz um curso completo em alguma plataforma sobre web development, iria ser mto bom. se fizer já tem 1 assinante.
Eu não estava conseguindo entender 100% de como utilizar isso em meu projeto, mas com a tua didática já está tudo implementado e funcionando. TE AMO! kk
Eu sou bem iniciante em programação Então no geral não consegui entender quase nada... Mas a única coisa que eu entendi,eu não sabia antes Então eu aprendi algo novo :D
Eu passei os últimos dois meses brincando com mongo express react node blablabla para fechar projeto e atualizar conhecimento. Vim dos LAMP, mas deixei fullstack como hobby para me especializar em design de interação/ux, no que trampei os últimos 12 anos. To atualizando o conhecimento dev agora. Quando conheci o next, fiquei apaixonado! ahhaah a organização ajuda muito, e a sacada das rotas e páginas dinâmicas, assim de mão beijada, é um sossego na alma. Tava na dúvida se seria útil aqui, o vídeo ajudou a ver que sim.
Fiquei bem inspirado com a série de vídeos e agora estou criando um Painel da Covid-19 no Brasil como forma de aprendizado, pegando dados de APIs públicas e usando Next.js e Vercel. Ainda não subi lá, mas o projeto tá ficando muito bacana e estou aprendendo muito! Espero logo poder compartilhar com todos. Obrigado pelos excelentes vídeos.
caraaaaaca, isso foi muito mind blow!! e tou muito feliz por chegar no fim sem ficar boiando, EU ENTENDI MESMO!! ai, vídeo do filipe às segundas é tudo de bom, parece que minha semana vai ser incŕivel kkkkkk
Filipe, eu já conheço o Next.js, mas devo confessar que esse seu tutorial ficou fantástico. Você conseguiu resumir muita coisa em um vídeo curto. Continue assim e ganhará mais um membro para incentivar seu trabalho. Parabéns!
1) Essa foi a feature que fez eu decidir seguir esse novo path (puts, que piada ruim). 2) Depois de assistir esse vídeo - com essa didática FODA - vi que valeu a pena ler toda a documentação do Next.js (: 3) Pronunciar "path" é chato haha 4) Vídeo excelente, como sempre! 5) Filipe, monta um curso foda de Next.js com essa sua didática, seria da hora! Um abraço!
Rapaz, nunca programei nada, não entendo nada do assunto. Mais a forma que você explica, e passa o conteudo é de prender a atenção e nos faz ficar ate o final do Vídeo. Ótimo conteúdo.
Trabalhando basicamente com aplicação desktop e estudando web 'por fora' muita coisa do canal era meio alienígena pra mim. Muito legal rever os vídeos do canal e observar conteúdos que eu não entendia nada se tornarem elementares com o passar dos meses.
Você é monstrão mesmo. Só este vídeo, isoladamente, já é um curso completo de atualização para NextJs. Porque o cidadão já vê que o framework "imprime" o texto no arquivo, e, logo, a marcação HTML. Consegui me atualizar em git e já tou manjando de next só com teu vídeos. Você deveria ser declarado patrimônio intelectual da humanidade.
Conteúdo de qualidade, vi várias vezes até conseguir de fato comparar com outras frameworks, como Nuxtjs. Consegui ficar colado na tela como se fosse um filme de suspense a espera da solução final :D. Estou muito inclinado a fazer o meu projeto com essa tecnologia juntamente com um CMS handless como o Strapi para facilitar a atualização de conteúdo estático, porém tenho mais conhecimento em vuejs ou angular, mas não estou a deixar de acompanhar a série, realmente o conceito é muito interessante.
Essa demonstração de NextJS foi exatamente que eu precisava para um simples projeto onde eu tinha mais dificuldade usando apenas react. Já estou fazendo minhas pesquisas mas se vc tiver algum livro pra indicar... Next.Js eh super!
Eu, que nunca fui web dev, tenho um projeto pessoal pra até o final do ano refazer o meu site abandonado (na época fiz usando um site builder) e a minha ideia era postar projetos de eletrônica que eu fazia usando microcontroladores. Meu conhecimento com front eh quase nulo, mas qdo vi o primeiro vídeo sobre o NextJS decidi que esse seria o framework que eu usaria. Estou sempre no aguardo de vídeos novos sobre o assunto pra ter insights :) eles estão me ajudando muito, obrigado
Caramba, Deschamps! Essa playlist tá maravilhosa aushuahsus Esse vídeo mesmo... matou a pau, que demais cara!! Todo vídeo teu me dá ainda mais vontade de programar e continuar nessa área. Parabéns DEMAIS pelo trabalho
fala Filipe! belesma? como pode isso eu vejo e revejo os videos e aprendo e reaprendo toda vez que assisto, que diádica incrível, parabéns pelo conteudo e obrigado.
Que explicação massa Filipe!! Só senti falta da explicação do Revalidate pra mostrar o ISR! Que também é outra solução incrível que Next trás, mesmo assim muito obrigado pelo conteúdo!!
Showw Brunão, muito bem colocado! Não destaquei nesse vídeo o revalidate, pois estava coberto aqui nesse vídeo: ua-cam.com/video/IyRUn0GocEc/v-deo.html mas de fato eu poderia ter feito uma ressalva 😍 acho que depois vou colocar como comentário pinado 🤝 👍
Felipe, tenho de acompanhado vai fazer 1 ano. Mas sempre fiquei apenas corujando (gíria de rádio amador, só observa e não interage), tem vídeos que já assisti umas 10 vz, para ver se entra na cachola... Que delícinha seus vídeos, sua didática e principalmente, sempre forçando pontos fora do ambiente comum, forçando que sair da zona de conforto e expandindo conhecimentos e por consequência o cérebro. O mais difícil é isso, sair da zona de conforto. Programo (aff faço umas brincadeiras básicas) em PHP e estou mudando para o node.js, por conta de performance e pelos seus vídeos que me cativaram. Parabéns!!! Aí vem a pergunta.. tem algum CMS vc aconselha para o NODEJS? E.. os que andei olhando são headless e qual seria o ideal de front-end?
Gente!!! O Filipe ta produzindo tanto que eu to ficando pra trás! Vou ter que fazer um FILIFLIX esse final de semana pra conseguir assistir tudo! Hahaha
Cara, estou louco pra começar a por em prática todo esse conhecimento, Next.js está matando a pau. Já estou até evangelizando pra um amigo que ainda usa páginas geradas manualmente... Delicinha de mais... I❤️Next
Legal essas features, inclusive pq na empresa onde eu trabalho eu junto com outro BR, aqui na Alemanha, migramos o projeto que era só em React no cliente side e que matava o SEO, nos utilizamos essas features desde quando ainda era experimental hahaha. O grande problema de quando se tem milhares de páginas/paths é a sua estratégia de caching, pq vc vai precisar extrair/saber quais são as suas páginas “chaves” para serem geradas em processo de build e deixar as outras para serem renderizadas quando o primeiro usuário acessar uma página que ainda não foi gerada, para contornar isso, podemos ter alguma estratégia de crawling só pra ir aumentando esse cache de páginas estáticas ou por exemplo, usar o nginx como um cache e só usar o SSR que é getServerSideProps.
O maior desafio que tenho encontrado no NextJS é de fazer o deploy dele com todas essas features (SSG, SSR, Incremental Static, aplicações híbridas). Parece que somos refém da plataforma de Vercel nesse caso, porque apesar de conseguirmos replicar alguns funcionamentos na AWS, por exemplo, existem outros que ainda são difíceis de fazer (incremental static generation). O custo da plataforma da Vercel é extremamente caro. Enquanto no plano PRO vc paga $20 dólares por usuário, qndo vc atinge os limites estabelecidos deve migrar para o plano enterprise, e aí vem a paulada (para terem ideia, entrei em contato com eles e para migrar pro enterprise, ficaria 4 mil dólares, apenas para ter SLA 99.9%, 15 usuários e + 4TB de banda). Achei uma sacanagem deles fazerem isso, a diferença de valor é absurda. Parece que querem atrair, fidelizar, e quando vc estourar os seus limites e ficar dependente deles, eles vem com um valor exorbitante.
Vídeo maravilhoso Filipe, eu to amando o nextjs, estou trabalhando num ecommerce na minha empresa utilizando ele e tá incrível. Eu só estou preocupado com o revalidate que estou usando no getStaticProps, espero que ele aguente muitas requests e muitas páginas kkkkk
Showwww 😍 então, o revalidate é tranquilo, dado que quem precisa aguentar a pancada são as páginas estáticas 👍 e caso seu servidor não estiver disponível no momento do revalidate, ele vai ficar tentando até conseguir 👍
Ah cara meu deus que video maravilhoso, chega o olho chega lacrimeja hahahaha Ei Filipe, queria deixar uma sugestão pra próxima série. Vi pela sua newsletter que a Google esta desencorajando o uso de Natives e indicando o uso de PWA em alguns contextos. Como essa é uma tecnologia absurdamente fácil de aprender e aplicar e, resolve também grandes problemas, tendo até cases de sucesso em multinacionais gigantescas. Pensei que talvez seria uma boa trazer esse conteúdo pra cá, pois tem muito a cara da turma. Sei lá, estou estudando e adoraria ver você compartilhando esse conteúdo com a turma também. Um abraço. 🤗
Não sei se eu deixei passar no vídeo ou não, mas a página estática fica em cache por quanto tempo? Tentando explicar através do exemplo do vídeo: - Na primeira vez o produto custava R$ 89,90 - Dois dias depois ele entrou em promoção por R$ 74,90. A página que o Next vai devolver é a de R$ 89,90? Se for a página de R$74,90, onde configura o "maxage" do cache?
Excelente pergunta Allan! Página fica em cache de forma indeterminada, e você pode usar a propriedade "revalidate" para ficar atualizando o cache. Mas cuidado, mesmo com o revalidade, ele vai retornar o que está em cache até que o cache seja atualizado. Caso você queira garantir que essa informação sempre seja a mais atualizada possível, sugiro puxar o dado no client-side por uma API. Então você rapidamente entrega o que conseguir pela página estática, e em seguida já puxa dados mais sensíveis pela api 👍
Fui reassistir essa série de vídeos e acho que faltou um ponto. Imagina o seguinte, um desenvolvedor iniciante ou não que conseguiu vender um ou alguns sites, ele precisa publicar em algum lugar e passar a responsabilidade do pagamento para a pessoa/empresa que o contratou para fazer o serviço e se envolver somente com o desenvolvimento e publicação já que ele não tem condições de assumir maiores responsabilidades legais e se comprometer com cobrança periodica por exemplo. Então o dev vende o site para a "Padaria do Tio Ivo" ou "Esquadrias de Madeira Serrana" e aí ele chega no ponto.. Se eu fizer em React/Next com que tecnologia farei o backend? Se fizer em node vou ter que contratar uma VPS só pra isso? Qual hospedagem escolher? Como fazer o build completo e subir para um serviço de hospedagem tradicional? Ou faço o front em Next e o back em PHP? Acho que ainda tem assunto aí pra quem é freelancer/autonomo mesmo e não quer contratar um serviço de revenda ou VPS e depois ter que cobrar o "cliente" todo mês ou ano pelo serviço de hospedagem e domínio. Nem sei se o Filipe vai ver esse comentário hehe. Mas quis deixar minha contribuição. E se alguém tiver uma solução eficiente para este caso, por favor compartilhe aqui como resposta. Comunidade é isso. Sucesso Filipe.
E pensar que antes de conhecer esse canal eu criava meus sites todos em HTML puro na raça 😂 depois dessa série eu to recriando um sistema inteiro so pra usar o nextjs e o react
caramba teló, que vídeo incrível(padrão teu né). To usando esse mesmo código na construção do meu blog e apanhei bastante para coseguir. Se eu soubesse que tu ia fazer um vídeo sobre isso heuhehuehue. Vou até virar membro depois de um vídeo desse.
Filipe, você sugeriu que na hora de programar o site seja definido quais páginas queremos que sejam priorizadas. Eu fico imaginando que isso serve mais para quem é um programador fixo de uma empresa. Mas muitos programadores são contratados por projeto, e não de forma permanente. Então não podemos deixar que a alteração dessa prioridade dependa de editar o código. Por isso pensei que poderiam ter duas maneiras de dar uma "dinâmica" para a produção de páginas estáticas: 1) Deixar para o pessoal do design ou produtores de conteúdo escolher. Na interface administrativa, poderia ter a opção de "dar um check" nos textos e páginas que eles gostariam que fosse priotárias Essa é uma fórmula que resolve de modo fácil, mas que pode impor erros humanos. Para evitar esses problemas, pensei na proposta 2) criar um código que faz essa priorização automaticamente. O código pode monitorar do acesso ao site e verificar quais páginas estão sendo mais requisitadas, estilo "Trends". Quando o acesso a uma página começar a subir, automaticamente ela é colocada como estática. Quando desaparecer o acesso, ela é removida. Você acha que isso resolveria o problema?
*PERA!!!!!* - Antes de ler os comentários, olha que *massinha* que ficou meu *Curso de Programação* curso.dev To muito orgulhoso, sério 💪 💪 💪
Se não fosse esse canal nem saberia que o nextjs existe. Muito obrigado!
Show meu caro, vamo pra cima 🤝 👍
Dale Lorenzo! Bom te ver aqui, colega.
Olha, eu já vivi muita coisa nesse mundo de T.I. (de análise funcional, a infra e DevOps e desenvolvimento backend), mas o NextJS é muito mind blowing.
Totaaaal!! É uma abstração impressionante 👍
Didática sensacional... Vou colocar pro meu filho de 3 anos assistir HAHAHAHA... Parabéns e obrigado!
O video ficou muito bom e gostaria de adicionar mais um ponto.
No minuto 12:35 é citado: "getStaticProps que serve para pegar as props somente no processo de build para gerar uma página estática".
Também é possível atualizar as props/dados após o build, basta add uma prop chamada revalidate e será possível atualizar os dados a cada determinada quantia de tempo sem gerar um novo build. Isso diferencia SSG de ISR.
ASSISTAM ESSE VÍDEO, MESMO SE FOR UM INICIANTE!
Comecei a aprender React e Next.js no início do ano e passei por esse vídeo. Pausei ele e deixei aberto no navegador até hoje, porque se tratava de uma funcionalidade avançada. Nesse período, esqueci de terminar o vídeo e tive que aprender getStaticProps e getServerSideProps na unha (além de uma infinidade de coisas que eu nunca imaginei que aprenderia em 2 meses, entre elas, o próprio JS).
Hoje eu resolvi dar uma olhada nas funcionalidades que o vídeo traria. Moral: eu deveria ter assistido esse vídeo logo de cara. Me salvaria bem uns 3 dias de pesquisa e testes.
psee estudo js puro a um tempo e pretendia aprender react mas depois de ver o primeiro vídeo dessa playlist pulei o react e fui direto pro nextjs e cara em 4 dias tive uma evolução exponencialmente enorme nem sei oq seria de min sem esses vídeos.
Filipe, minha filha nasceu! Não estou com tempo pra nada esses dias, mas consegui assistir o vídeo em 2x :D Abraço.....
QUE MASSAAAAA DOUGLASSSSSS 😍😍😍😍parabéns meu caroooooo!! Um abração pra toda família 🤝 🤝 🤝 🤝
@@FilipeDeschamps Obrigado. Nesses primeiros dias a gente passa por um turbilhão de emoções. Logo você vai passar por isso. Abração.....
To na mesma situação haah
@PROGRAMAÇÃO DESCOMPLICADA Obrigado...
@Marcos Valeu Marcos....
Meu.... A didatica do Felipe chega a ser perfeita. Sério, onde acho um curso completo de stack JS com esse cara? kkkkkkk
Aqui: curso.dev 😍
Passando aqui nos comentário só dizer MUITO OBRIGADO para você Filipe Deschamps, seu conteúdo é incrível. Muito do que foi mostrando no vídeo eu já sabia, mas DE LONGE foi muito melhor explicado do que onde aprendi antes. Um grande abraço e tudo de bom pra ti cara!
Que massaaaaa meu caro, muito obrigado por deixar esse comentário 😍 😍 😍 😍 e de fato é sempre bom consolidar o conhecimento com explicações vindas de outros ângulos 🤝
Se tem NextJS, tem like.
hhhahhahaha show 😍
Haja like, de cada 10 conteúdos sobre linguagens 8 citam nextjs
Tenho um protótipo de cryptomoeda realmente REVOLUCIONÁRIO ( fará o bitcoin e o dólar virarem moeda de banco imobiliário kkkkk).presiso de programadores e marketing avançado para o grupo. Interessados deixe o whats nesse comentário.
Cara você é mto didatico e tem um conteudo fenomenal, faz um curso completo em alguma plataforma sobre web development, iria ser mto bom. se fizer já tem 1 assinante.
Eu não estava conseguindo entender 100% de como utilizar isso em meu projeto, mas com a tua didática já está tudo implementado e funcionando. TE AMO! kk
hahahah showwwwww 😍 😍 😍 😍 😍 detona!!
Caramba. Sensacional . Por isso apoio esse canal. É simplesmente incrível.
Valeuuuuuuu Misael 😍😍😍😍😍
Eu sou bem iniciante em programação
Então no geral não consegui entender quase nada... Mas a única coisa que eu entendi,eu não sabia antes
Então eu aprendi algo novo :D
Eu sou apenas um iniciante... ainda estou estudando javascript... Quando vejo esses vídeos, percebo o quanto o caminho é longo.
Não desista meu amigo, o caminho é longo mas o que conta é a aventura
Dicas de ouro, estava quebrando a cabeça para conseguir resolver um problema e caiu como uma luva!
Next.js é muito massaaa! 🤩 Mas tão massa quanto ele é a didática do Filipe! Muito show, mandou bem demais! 👏🏻👏🏻👏🏻
Valeuuuu 😍
Meu passatempo preferido é rever os vídeos do Filipe Deschamps. Parece que fica cada melhor cada vez que eu volto
Eu passei os últimos dois meses brincando com mongo express react node blablabla para fechar projeto e atualizar conhecimento. Vim dos LAMP, mas deixei fullstack como hobby para me especializar em design de interação/ux, no que trampei os últimos 12 anos. To atualizando o conhecimento dev agora. Quando conheci o next, fiquei apaixonado! ahhaah a organização ajuda muito, e a sacada das rotas e páginas dinâmicas, assim de mão beijada, é um sossego na alma. Tava na dúvida se seria útil aqui, o vídeo ajudou a ver que sim.
Showwwww Juliano 😍 vamos trocar conhecimento 🤝 👍
Já chego descendo a voadora no peito do like! Deschamps seus vídeos são uma obra prima de conhecimento e didática.
Valeuuuu Rafa 😍 😍 😍 boa semana 👍
Cara a forma que tu explica é fantastica !!!! Incrivel !
Valeuuu Matheus 😍 🤝 👍
Fiquei bem inspirado com a série de vídeos e agora estou criando um Painel da Covid-19 no Brasil como forma de aprendizado, pegando dados de APIs públicas e usando Next.js e Vercel. Ainda não subi lá, mas o projeto tá ficando muito bacana e estou aprendendo muito! Espero logo poder compartilhar com todos. Obrigado pelos excelentes vídeos.
Muuuito bom!!!!
Eu vi o next js esses dias no goStack da rocketseat e fiquei hypado KKKKKK, muito bom muito bom mesmo!!!!
hahhhahah showww 😍
cara, você é sensacional. estava buscando algo que eu não conheço para estudar e me interessei muito pelo Next.js depois desse vídeo!
gosto muito da tua didática Filipe. Prova muito o teu potencial!!
Muito obrigado Yurken 🤝 👍
caraaaaaca, isso foi muito mind blow!! e tou muito feliz por chegar no fim sem ficar boiando, EU ENTENDI MESMO!!
ai, vídeo do filipe às segundas é tudo de bom, parece que minha semana vai ser incŕivel kkkkkk
Que massaaaaa Henrique, parabéns meu caro 😍 😍 😍 😍 😍
É por isso que eu pulo as propagandas de cursos do UA-cam de como aprender a programar! Kkkk
O Felipe da aula de Nível MBA de Graça, Man! Vlw
Hahahahaha shoooww valeu 😍
Filipe, eu já conheço o Next.js, mas devo confessar que esse seu tutorial ficou fantástico. Você conseguiu resumir muita coisa em um vídeo curto. Continue assim e ganhará mais um membro para incentivar seu trabalho. Parabéns!
20:40 Nunca pensei que alguém ficaria tão animado com um atraso kkk
hahahahahahah 😂
Passando só deixar aquele like e dizer como sempre que esse é mais um vídeo incrível.
Valeuuu Wanderson 😍 😍 😍 😍
1) Essa foi a feature que fez eu decidir seguir esse novo path (puts, que piada ruim).
2) Depois de assistir esse vídeo - com essa didática FODA - vi que valeu a pena ler toda a documentação do Next.js (:
3) Pronunciar "path" é chato haha
4) Vídeo excelente, como sempre!
5) Filipe, monta um curso foda de Next.js com essa sua didática, seria da hora!
Um abraço!
ahhaha valeuuuuu Lucas 😍
Ano novo e eu aqui, vendo o que há de melhor no UA-cam: seu canal.
Depois deste conhecimento delicinha, pular para os vídeos do canal da Renata! Showw!
hhahahahah show 😂 👍
N sabia q o Next.js era tão potente. Amo Next.js, vou colocar esses conhecimentos nos meus próximos projetos.
Video top Filipe, Next.js ainda, assunto delicinha.
hahahah massaaa 😍
To ficando velho, caramba na minha época tinha que ficar configurando o APACHE para aceitar clean URLs. Como fica simples utilizando o Next.js
Simmmmmmmm 😂 apache2.conf bombando na sua timeline 😂 😂 😂
@@FilipeDeschamps hahaha!!
Rapaz, nunca programei nada, não entendo nada do assunto. Mais a forma que você explica, e passa o conteudo é de prender a atenção e nos faz ficar ate o final do Vídeo.
Ótimo conteúdo.
Que massaaaa, valeu 😍
Trabalhando basicamente com aplicação desktop e estudando web 'por fora' muita coisa do canal era meio alienígena pra mim. Muito legal rever os vídeos do canal e observar conteúdos que eu não entendia nada se tornarem elementares com o passar dos meses.
Você é monstrão mesmo.
Só este vídeo, isoladamente, já é um curso completo de atualização para NextJs. Porque o cidadão já vê que o framework "imprime" o texto no arquivo, e, logo, a marcação HTML.
Consegui me atualizar em git e já tou manjando de next só com teu vídeos.
Você deveria ser declarado patrimônio intelectual da humanidade.
E digo mais: só este vídeo já bate toda a semana da Allura.
Vercel deveria te recompensar.
Valeuuuuu por esse comentário Sisenando 🤝 👍
Execelente, Filipe!!! Foi direto no ponto que eu mais precisava conhecer! Show! obrigado!
Caramba que vídeo massa, Dechamps sempre mitando nos conteúdos haha.....
Conteúdo de qualidade, vi várias vezes até conseguir de fato comparar com outras frameworks, como Nuxtjs. Consegui ficar colado na tela como se fosse um filme de suspense a espera da solução final :D. Estou muito inclinado a fazer o meu projeto com essa tecnologia juntamente com um CMS handless como o Strapi para facilitar a atualização de conteúdo estático, porém tenho mais conhecimento em vuejs ou angular, mas não estou a deixar de acompanhar a série, realmente o conceito é muito interessante.
hahahahahha showww xará 😍 o Strapi ta bastante popular 👍
Amei era exatamente o que eu estava procurando neste exato momento haha.
Essa demonstração de NextJS foi exatamente que eu precisava para um simples projeto onde eu tinha mais dificuldade usando apenas react. Já estou fazendo minhas pesquisas mas se vc tiver algum livro pra indicar... Next.Js eh super!
Essa é a série de vídeos que eu mais curto.
Showwww Daniel 😍
Não trabalho mais como front/back, mas a sua explicação é muito boa sempre, me fez entender sem dificuldade!
Show 😍
Seus vídeos são sensacionais! Obrigado por compartilhar o seu conhecimento.
Valeuuuuu 👍
Cara que didática incrível! Valeu Deschamps :)
Como sempre mandando muito bem nos vídeos, parabéns pelo material, pela didática e pelo amor que você faz os vídeos!!!
Opaaa... sempre trazendo da forma mais simples possivel as informações, se pá já vou usar next.js para desenvolver o Blog do meu site vlwww....
Valeuuuuuu 😍
impressionado completamente!
Isso tudo é muito incrível! Dá vontade de sair programando tudo q vem na cabeça! Kkkk.... valeu Filipe!
hahahahahah exato 😂 😍
Canal legal! Mesmo não entendo de programação, gosto de ver a escrita e lógica da coisa.
Parabéns Filipe, como sempre trazendo conteudo de moderno e de qualidade pra gente. Você que é massa cara!
Valeuuuuu Carlos 😍
Caaaraca mestre, que vídeo sensacional!! ♥️🚀
Next é muito delicinha! 😱😍
hahahahah sim 😍 é bizarro!!! To louco pra aplicar tudo isso num projeto em escala 🤝
Sensacional seu conteúdo Filipe! Obrigado!
Eu, que nunca fui web dev, tenho um projeto pessoal pra até o final do ano refazer o meu site abandonado (na época fiz usando um site builder) e a minha ideia era postar projetos de eletrônica que eu fazia usando microcontroladores. Meu conhecimento com front eh quase nulo, mas qdo vi o primeiro vídeo sobre o NextJS decidi que esse seria o framework que eu usaria. Estou sempre no aguardo de vídeos novos sobre o assunto pra ter insights :) eles estão me ajudando muito, obrigado
Que massaaa 😍 detona Gabriel e vamos trocando conhecimentos 👍
Incrível como sempre, parabéns FIlipe
Que demais isso Deschamps! Muito massa mesmo.
Caramba, Deschamps! Essa playlist tá maravilhosa aushuahsus
Esse vídeo mesmo... matou a pau, que demais cara!!
Todo vídeo teu me dá ainda mais vontade de programar e continuar nessa área. Parabéns DEMAIS pelo trabalho
Que massaaaa Ian!! Parabéns pelo primeiro empregoooooo 😍😍😍
Sensacional!! Video sensacional!!!
Muito bom Filipe! Obrigado!
fala Filipe! belesma? como pode isso eu vejo e revejo os videos e aprendo e reaprendo toda vez que assisto, que diádica incrível, parabéns pelo conteudo e obrigado.
Muito bom o conteúdo. Assisti tudo e tenho me identificado muito com o canal. Parabéns pela sua dedicação e pela qualidade do material meu amigo! =)
Que explicação massa Filipe!! Só senti falta da explicação do Revalidate pra mostrar o ISR! Que também é outra solução incrível que Next trás, mesmo assim muito obrigado pelo conteúdo!!
Showw Brunão, muito bem colocado! Não destaquei nesse vídeo o revalidate, pois estava coberto aqui nesse vídeo: ua-cam.com/video/IyRUn0GocEc/v-deo.html mas de fato eu poderia ter feito uma ressalva 😍 acho que depois vou colocar como comentário pinado 🤝 👍
Se o youtube permitisse 1000 likes, com toda certeza esse vídeo valeria.
Felipe, tenho de acompanhado vai fazer 1 ano. Mas sempre fiquei apenas corujando (gíria de rádio amador, só observa e não interage), tem vídeos que já assisti umas 10 vz, para ver se entra na cachola...
Que delícinha seus vídeos, sua didática e principalmente, sempre forçando pontos fora do ambiente comum, forçando que sair da zona de conforto e expandindo conhecimentos e por consequência o cérebro.
O mais difícil é isso, sair da zona de conforto. Programo (aff faço umas brincadeiras básicas) em PHP e estou mudando para o node.js, por conta de performance e pelos seus vídeos que me cativaram. Parabéns!!!
Aí vem a pergunta.. tem algum CMS vc aconselha para o NODEJS? E.. os que andei olhando são headless e qual seria o ideal de front-end?
Showww José 😍 muito obrigado pelo comentário! E sugiro dar uma olhada no Ghost, ele é muito legal 👍
Gente!!! O Filipe ta produzindo tanto que eu to ficando pra trás! Vou ter que fazer um FILIFLIX esse final de semana pra conseguir assistir tudo! Hahaha
ahhahahahah show, detona 😂
Cara, estou louco pra começar a por em prática todo esse conhecimento, Next.js está matando a pau. Já estou até evangelizando pra um amigo que ainda usa páginas geradas manualmente...
Delicinha de mais... I❤️Next
hahahhha show 😍
Legal essas features, inclusive pq na empresa onde eu trabalho eu junto com outro BR, aqui na Alemanha, migramos o projeto que era só em React no cliente side e que matava o SEO, nos utilizamos essas features desde quando ainda era experimental hahaha. O grande problema de quando se tem milhares de páginas/paths é a sua estratégia de caching, pq vc vai precisar extrair/saber quais são as suas páginas “chaves” para serem geradas em processo de build e deixar as outras para serem renderizadas quando o primeiro usuário acessar uma página que ainda não foi gerada, para contornar isso, podemos ter alguma estratégia de crawling só pra ir aumentando esse cache de páginas estáticas ou por exemplo, usar o nginx como um cache e só usar o SSR que é getServerSideProps.
eu tenho mania de não largar o osso do Vue, mas essa playlist ta me fazendo querer experimentar
ahahaha show!! 🤝 tem sempre o Nuxt nesse caso 🤝
Não largue
Cara, comigo também! eu não consigo largar do vue, é uma relação de amor e ódio
Eu ia falar isso, tudo o que o @Filipe Deschamps falou se aplica ao Nuxt tbm
Minha primeira paixão voi no Vue.js tbm, mas tô me aventurando no React pra depois voltar pro meu primeiro amor! Kkkk
Conteúdo sensacional, como sempre!
Valeuuuu Clayton 😍
O maior desafio que tenho encontrado no NextJS é de fazer o deploy dele com todas essas features (SSG, SSR, Incremental Static, aplicações híbridas).
Parece que somos refém da plataforma de Vercel nesse caso, porque apesar de conseguirmos replicar alguns funcionamentos na AWS, por exemplo, existem outros que ainda são difíceis de fazer (incremental static generation).
O custo da plataforma da Vercel é extremamente caro. Enquanto no plano PRO vc paga $20 dólares por usuário, qndo vc atinge os limites estabelecidos deve migrar para o plano enterprise, e aí vem a paulada (para terem ideia, entrei em contato com eles e para migrar pro enterprise, ficaria 4 mil dólares, apenas para ter SLA 99.9%, 15 usuários e + 4TB de banda).
Achei uma sacanagem deles fazerem isso, a diferença de valor é absurda.
Parece que querem atrair, fidelizar, e quando vc estourar os seus limites e ficar dependente deles, eles vem com um valor exorbitante.
Melhor explicação possível!
Valeuuuu Andaaaa 😍
Esse é um daqueles vídeos que causa uma certa ansiedade com a possibilidade de aprender determinada tecnologia.
😂 👍
Vídeo maravilhoso Filipe, eu to amando o nextjs, estou trabalhando num ecommerce na minha empresa utilizando ele e tá incrível.
Eu só estou preocupado com o revalidate que estou usando no getStaticProps, espero que ele aguente muitas requests e muitas páginas kkkkk
Showwww 😍 então, o revalidate é tranquilo, dado que quem precisa aguentar a pancada são as páginas estáticas 👍 e caso seu servidor não estiver disponível no momento do revalidate, ele vai ficar tentando até conseguir 👍
Eu largo o like antes mesmo de ver o vídeo.
Estou começando a gostar de React por conta dos seus vídeos. Parabéns pelo ótimo trabalho
Valeuuuuu xará 😍
Ah cara meu deus que video maravilhoso, chega o olho chega lacrimeja hahahaha
Ei Filipe, queria deixar uma sugestão pra próxima série.
Vi pela sua newsletter que a Google esta desencorajando o uso de Natives e indicando o uso de PWA em alguns contextos.
Como essa é uma tecnologia absurdamente fácil de aprender e aplicar e, resolve também grandes problemas, tendo até cases de sucesso em multinacionais gigantescas. Pensei que talvez seria uma boa trazer esse conteúdo pra cá, pois tem muito a cara da turma.
Sei lá, estou estudando e adoraria ver você compartilhando esse conteúdo com a turma também.
Um abraço. 🤗
Michel Telo Brabooooo 🔥🔥
Dááá-le 👍
Ajudou a consolidar alguns conhecimentos que tenho sobre o Nextjs... Obrigado
Nextjs e vida, parabéns pela sua explicação acabei de apeder.
Top demais Felipe, queria ver esse projeto.
Filipe como sempre matando a pau! 🤗🤗
Vídeo delicinha! 👌🏻😁
Valeuuu Jailson 😍
Filipe, faz um vídeo falando sobre as 3 trilhas da rocketseat e qual a melhor opção para o que cada programador está querendo
Não sei se eu deixei passar no vídeo ou não, mas a página estática fica em cache por quanto tempo?
Tentando explicar através do exemplo do vídeo:
- Na primeira vez o produto custava R$ 89,90
- Dois dias depois ele entrou em promoção por R$ 74,90.
A página que o Next vai devolver é a de R$ 89,90? Se for a página de R$74,90, onde configura o "maxage" do cache?
Excelente pergunta Allan! Página fica em cache de forma indeterminada, e você pode usar a propriedade "revalidate" para ficar atualizando o cache. Mas cuidado, mesmo com o revalidade, ele vai retornar o que está em cache até que o cache seja atualizado. Caso você queira garantir que essa informação sempre seja a mais atualizada possível, sugiro puxar o dado no client-side por uma API. Então você rapidamente entrega o que conseguir pela página estática, e em seguida já puxa dados mais sensíveis pela api 👍
Eita porra, essas mudanças são do caralho, mas explode a cabeça também, meu deus é muita coisa.
Muito interessante. Obrigada, Filipe!
Valeuuu Eliana 🤝 👍
Fui reassistir essa série de vídeos e acho que faltou um ponto.
Imagina o seguinte, um desenvolvedor iniciante ou não que conseguiu vender um ou alguns sites, ele precisa publicar em algum lugar e passar a responsabilidade do pagamento para a pessoa/empresa que o contratou para fazer o serviço e se envolver somente com o desenvolvimento e publicação já que ele não tem condições de assumir maiores responsabilidades legais e se comprometer com cobrança periodica por exemplo.
Então o dev vende o site para a "Padaria do Tio Ivo" ou "Esquadrias de Madeira Serrana" e aí ele chega no ponto..
Se eu fizer em React/Next com que tecnologia farei o backend?
Se fizer em node vou ter que contratar uma VPS só pra isso?
Qual hospedagem escolher?
Como fazer o build completo e subir para um serviço de hospedagem tradicional?
Ou faço o front em Next e o back em PHP?
Acho que ainda tem assunto aí pra quem é freelancer/autonomo mesmo e não quer contratar um serviço de revenda ou VPS e depois ter que cobrar o "cliente" todo mês ou ano pelo serviço de hospedagem e domínio.
Nem sei se o Filipe vai ver esse comentário hehe. Mas quis deixar minha contribuição.
E se alguém tiver uma solução eficiente para este caso, por favor compartilhe aqui como resposta. Comunidade é isso.
Sucesso Filipe.
Caramba, nem sou usuário de next.js mas que vídeo delicinha.
E pensar que antes de conhecer esse canal eu criava meus sites todos em HTML puro na raça 😂 depois dessa série eu to recriando um sistema inteiro so pra usar o nextjs e o react
Que massaaaaa 😍
faça mais vídeos sobre nextjs, faz algo tipo crud com paginacao pra entendermos os conceitos
Ótima explanação, obrigado pelo vídeo 😃
Acho que nunca aprendi tanto quanto essa série sobre ReactJS e Next.js q o Deschamps ensinou
Que showwww Gui 😍
Muito top, como sempre a didática ajuda muito... Quando vai ter uma implementação usando algum banco de dados?
Raí, show, ótima pergunta! Vai ter na playlist sobre aquele novo projeto, o TabNews 👍
@@FilipeDeschamps sensacional, aguardando ansiosamente.
"produto 100 vai ser gerado 'sem' problemas" 21:10
Muito bom!!!
😂
caramba teló, que vídeo incrível(padrão teu né). To usando esse mesmo código na construção do meu blog e apanhei bastante para coseguir. Se eu soubesse que tu ia fazer um vídeo sobre isso heuhehuehue. Vou até virar membro depois de um vídeo desse.
hahahahah showwwww Pedrooooo 😍
Que legal era isso que estava procurando
Filipe, você sugeriu que na hora de programar o site seja definido quais páginas queremos que sejam priorizadas.
Eu fico imaginando que isso serve mais para quem é um programador fixo de uma empresa.
Mas muitos programadores são contratados por projeto, e não de forma permanente. Então não podemos deixar que a alteração dessa prioridade dependa de editar o código.
Por isso pensei que poderiam ter duas maneiras de dar uma "dinâmica" para a produção de páginas estáticas:
1) Deixar para o pessoal do design ou produtores de conteúdo escolher.
Na interface administrativa, poderia ter a opção de "dar um check" nos textos e páginas que eles gostariam que fosse priotárias
Essa é uma fórmula que resolve de modo fácil, mas que pode impor erros humanos.
Para evitar esses problemas, pensei na proposta
2) criar um código que faz essa priorização automaticamente. O código pode monitorar do acesso ao site e verificar quais páginas estão sendo mais requisitadas, estilo "Trends".
Quando o acesso a uma página começar a subir, automaticamente ela é colocada como estática. Quando desaparecer o acesso, ela é removida.
Você acha que isso resolveria o problema?
Sensacional Marcel, resolveria perfeitamente! Basta colocar essa lógica no getStaticPaths e retornar os paths que devem ser priorizados no build 👍
Rapaz você está criando um monstro em rsrs começando a pensar na hipótese de estudar programação.
Aaah - você que é massa brow! 😎
Valeuuu por ficar até no último segundo Marcos 😍