Ricos adoram fazer caridade porque é algo que faz bem ao espírito, mas odeiam justiça social. Adoram olhar os pobres e miseráveis que cima com aquela soberba ``que bom que estou aqui para ajudar esses pobres necessitados, como sou uma boa pessoa´´. Mas detestariam ver essas pessoas frequentando os mesmos lugares, usando as mesmas roupas, comendo as mesmas comidas e estudando nas mesmas escolas.
Eu era o Jeremias no meio da minha família, isso me fazia mt mal ao ponto de ficar em um emprego q eu odiava, desenvolver ansiedade e depressão. Mas a gente vai aprendendo a mudar e a amadurecer e não ser mais o capacho de todos pq quando vc é "bonzinho" as prioridades são as coisas dos outros, não as suas...
Nossa, eu tbm tô enxergando muito do meu comportamento no Jeremias. Meus amigos já conversaram comigo a respeito disso, pra eu deixar de ser "bonzinho", pq acabo dando brecha pra ser feito de otário. Entretanto, não tinha parado pra pensar nessa postura de forma tão crítica assim, como uma "falsa bondade", um senso de superioridade bastante arrogante. Caramba, tô fritando aqui a respeito da minha própria postura, sobre algumas conversas q já tive com pessoas importantes pra mim... Obrigado por essa oportunidade de reflexão
Me identifiquei aqui. É um assunto e tanto....antigamente, ficava nessa neura do que era "ser bom" afinal. E caía nessa armadilha de me prejudicar, pra ficar agradando gente que talvez jamais ficasse satisfeita, não importa o que fizesse (quase um dilema do Superman). Hoje, tenho isso mais resolvido. Trabalhei num lugar com gente 'sugadora de energia', separei o que podia ser alguma vaidade minha (inegável que todos nós a temos, em algum grau), e comecei a poder selecionar mais as pessoas ao meu redor. Uma vez que é impossível agradar a todos, bem como selecionar a todos; isso é um aprendizado importantíssimo, quase uma arte.
É curioso. Uma vez, faz tempo, num fim-de-ano, o Ziraldo estava dando de presente uns livros dele para a equipe. E escolhia qual livro dar para cada desenhista. Eu ganhei uma compilação do Jeremias (não essa, mas a antiga, da editora Primor). Ele me disse que me achou parecido com o Jeremias, mas já no sentido de que, apesar de simpatizar com meu jeito, me prevenia de que não dava pra ser assim, que o Jeremias se dá mal e é ridículo (motivo de riso). Eu entendi, mas não consigo ser de outro jeito, é a maneira que achei de me relacionar com o mundo. Agora, escrevendo isso, estou exibindo minha relação pessoal com o ZIraldo e, portanto, não sou bom. Ou... não consigo evitar de colaborar com o vídeo, portanto, sou o Jeremias novamente.
Correndo o risco de ser preconceituoso, acho que os mineiros em geral têm um forte quê de Jeremias. E isso é o que conquista. Se existisse alma, seria mineira.
Ao mesmo tempo é interessante que "ser bom, gentil, paciente" ou mesmo "bom com crianças", não levar amante a algum lugar, era visto como "menos masculino" ou menos adulto. Essas histórias também fazem pensar aquela crítica dupla: o quão individualista nós somos que não pensamos no cuidado com o próximo, e, ao mesmo tempo, que devemos ser um pouco individualistas para não apenas se doar aos outros e acabar não cuidando de nós mesmos
"Link" sinceramente foi um achado o seu canal, e isso me deixa muito feliz, porque você é tipo de pessoa que não nega a realidade mas ao mesmo tempo não deixa de ver algo "bom" nela, que não se prende a uma falsa "esperança" de boa vontade do "mundo" Você me fez ver (não intencionalmente) que SIM, toda a ação do ser humano é egoísta. seja ela boa ou ruim é totalmente feita por uma necessidade de caso não fazer "aquilo" ela não vai se sentir bem consigo mesmo. O ser humano necessita fazer algo (seja ajudar os outros ou benefício próprio para se sentir bem).
Algumas vezes as pessoas fazem o bem, por fazer o bem . Mas se sente bem por causa de reação hormonal, não intencional Complementando o seu último parágrafo.
11:00 Jeremias é tão bom que pensa no orgasmo feminino. Ou seja, como ele sempre coloca o outro como prioridade, até no sexo ele leva em consideração o prazer feminino, ao invés de macetar de qualquer jeito kkkkk. Ziraldo gênio!
O Ziraldo é um gênio, nesse quadrinho do Jeremias se descontrolando, tem uma tangente, algo que deveria ser evitado, mas aqui faz o seu punho sair de sua boca, uma imagem poderosíssima!
Alexandre Já que você está pensando em resgatar nomes e quadrinhos, há um artista que merece uma análise sua, fez parte da minha infância e não apenas pelos desenhos. Trata-se de Daniel Azulay. Mais que justo resgatar a memória desse artista completo porque além de desenhista, era um educador. Quantos brinquedinhos com palitos de picolé, fósforos e outros, ele ensinou pra molecada por anos a fio, estimulando a criatividade e a imaginação da galera... Fora "A turma do lambe-lambe" com seus personagens inesquecíveis e maravilhosos. Eis minha sugestão: um sujeito que foi tão importante quanto outros mais midiáticos e que teve uma morte repentina e que entristeceu a todos nós. Grande abraço camarada e "Fiu! Algodão doce pra você!!!"
Quando eu era criança eu lia muito um livro do pererê em que eles viajavam por todos os planetas do sistema solar. Com certeza foi uma das coisas que lá atrás ajudou a moldar meu gosto por ciência e hoje trabalho como astrofísico
Nos anos 80, Ziraldo fez um livro onde ilustrava frases "pipocas" do Carlos Drummond de Andrade ("O Pipoqueiro da Esquina") e um personagem recorrente das charges do livro lembrava bastante o Jeremias (e, aliás, o próprio Drummond). A maior diferença era a ausência da barba por fazer.
Esse é um daqueles vídeos tão bem feito e tão bem analisado, que você sai muito satisfeito com o que viu!! Quando acabou o vídeo eu até dei um suspiro de satisfação!! É tão legal ver um canal propondo sair do óbvio dos quadrinhos e falar dos quadrinhos que ninguém comenta mas que vale sim muito a pena dar uma olhada, uma conferida e ver que estamos sim perdendo grandes obras que também tínhamos que ter em nossas coleções!! Ótimo vídeo professor Link👏👏👏👏
É triste dizer isso, mas me identifiquei mt com o Jeremias O episodio da bola ja aconteceu cmg da exata mesma forma, e eu era trouxa e deixava quieto Olhando pra tras ja se aproveitaram mt de mim e sempre eram pessoas que tavam cagando pra mim, e ja cheguei até a discutir com amigos meus que falavam que eu tava sendo otario Hoje em dia graças a deus eu ja superei isso, e com exceção de pouquíssimas pessoas, não faço maus nada pra ninguém
Excelente vídeo! Como sempre, essa questão de se mostrar bondoso ou moralista é algo que me irrita bastante. Eu já cansei de ver amigos e familiares postando imagens e videos falando sobre valores morais que não seguem, ou dando indiretas tão estupidas que chega a dar pena, o foda é que isso está EM TODO LUGAR, nao importa onde você esteja, sempre vai ter alguém falando uma frase de efeito clichê para pagar de virtuoso. É bizarro!!! As vezes me oego refletindo sobre isso.
“Vede, eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com as pessoas, pois vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.'' (MT 10 ,16 -23) Até Jesus nos fala dos perigos de sermos ''bonzinhos' demais.
Os que mais pregam moralismo e caridade pra se expor aos outros e a esquerda progressista. Vamos ajudar os pobres más sempre mante los pobres. Essa é a política pública que sempre é usada.
Nossa esse último quadro do Jeremias, com as flores, me fez lembrar da música do Geraldo Vandré "Para Não Dizer Que Não Falei das Flores" . Simplesmente sensacional
Conheci ziraldo na faculdade em uma palestra metade dela era de como a gente era burro e n le e por isso os quadrinistas estavam ficando pobres e a outra metade era como deveríamos enxergar a importância da mensagem que trazemos para o publico de não ser tão genérico.
Toda essa discussão sobre falso moralismo mas faz refletir sobre como nós criamos expectativas em influencers e afins, esperando que eles sejam perfeitos, quando na realidade eles não nos devem nada, não têm qualquer obrigação em suprir nossas expectativas, se decepcionar é culpa sua. Ninguém precisa ser virtuoso e imaculado a todo momento, seu vídeo me fez pensar bastante.
Gostei muito do vídeo, coincidentemente eu falei sobre essa questão de ser bom com minha psicóloga hahaha Na minha visão ser bom sem se envolver em nada, cuidando da própria vida é fácil, quando a gente se envolve p mudar as coisas isso já fica em cheque e é o lance de se relacionar com os outros e se posicionar e incomodar...
Meu avô era amigão de Ziraldo, estudou com ele durante todo ginásio e se filiou junto no PCB com ele. Pasmem, meu avô era comandante da armada náutica do Rio.
QS é a perfeição... Ziraldo é incrível, mas a maioria das pessoas só lembra de Menino Maluquinho... agora sobre diquinha pra falar deDaniel Azulay, foi um desenhista que marcou minha infância e pouco se fala dele.
Eu convivi com uma pessoa que agia igualzinho ao Jeremias. Mas convivendo com ele todo dia e ouvindo quando abria a boca: ele odiava todas as minorias e maiorias e principalmente as pessoas que ele ajudava. Kkkkk Acho engraçado mas é bem trágico. A pessoa corria pra salvar uma velhinha caindo e entrava em casa falando mal de todo idoso.
Minha professora de filosofia pediu pra pegar uma midia da arte e contar a história e sobre ela, por sua causa escolhi quadrinhos, vou dar uma revisitada no seu canal inteiro e levar como base pra contar sobre, (tirando o ero guro, um assunto q talvez não cairá bem lá kkkk)
Valor moral / espiritual é um assunto de derrubar lágrimas. Uns/umas já se cansaram de ver pessoas em situação de desgraças e miséria. Universo assombra enquanto somos talvez única forma de expressão desejável ou concernente para/sobre o momento que se apresentam as necessidades. E como sempre “vai de cada um(a)”.
A minha irmã trabalhou para o Jeremias. Explico; o Jeremias era inspirado em um amigo do Ziraldo chamado, veja só, Jeremias. Ele era advogado e possuia um escritório aqui em São Paulo, onde minha irmã trabalhou por uns anos.
Paradoxo da humildade: declarar humildade é um sinal de orgulho. Obs.: Direita e esquerda estão erradas em tentar mudar o mundo porque o mundo não pode ser mudado. Acreditar que pode é gnosticismo (e burrice). Fodam-se os motivos pra caridade, apenas seja caridoso (fazer o certo não é o mesmo que tentar ser bom).
Na Idade Média, os bonzinhos eram aqueles religiosos que queimavam pessoas em fogueiras, e os maus eram aqueles que só queriam viver suas vidas ao seu modo.
Me lembrou um bagulho que eu estava elaborando mentalmente, sobre vontade de poder. Sim, isso é algo que afeta a todos, de todos os espectros políticos. Mas a direita assume sem filtros e a esquerda identifica como problema. Sem generalizar, porque há direitas e direitas, há esquerdas e esquerdas. Inclusive esquerdas que leram mais Maquiavel do que Marx. Então, sim, é preciso ficar atento ao substrato animal do ser humano, ele perpassa as ideologias.
Poderia trazer as tirinhas de "fala menino"? Elas foram muito populares aqui na Bahia porque a companhia de água usava as tirinhas do criador como uma forma de conscientização pra economizar água. O nome da obra é um trocadilho ao protagonista, um menino mudo chamado Lucas. Infelizmente depois que o criador morreu a obra foi esquecida e se torna meio difícil encontrar as tirinhas.
Muito bom e falando de "bondade", os filósofos pagãos eram nessa vibe até também. Pós como eu sigo a fé pagã, ali não tem isso de "bem e mal" mais de "universo em ordem é bom, msm com guerra sendo um deus bom pra isso". Que os deuses o ilumine! ❤❤
recentemente tive uma aula de literatura que me lembra um pouco sobre este assunto. estávamos discutindo sobre o livro ''a hora da estrela'' de Clarice Lispector e o professor perguntou : ''vocês querem ir pro céu?" e todos disseram ''sim, claro'' então ele fala ''mas eu não quero, eu quero ir pro inferno'' isso gerou um ''baque'' na turma e então ele continuou(não com estas exatas palavras mas da pra entender o que quero dizer) : ''quantos de nós fazemos a caridade, a bondade, a fraternidade, mas que por trás, nas sombras, mentimos, julgamos ou usamos disso para alimentar o nosso próprio egoísmo?'' ''quem de verdade vai para o céu é como Macabeia. Macabeia é burra, é pobre, é feia, é virgem e também fede... mas ela é pura, ou melhor, honesta''. isso é só um comentário de um jovem muito idiota.
Fala mais do Pererê. Mas eu gostaria q falasse tbm da produção nacional da Disney... Achava um barato o Zé Carioca malandro e preguiçoso, os Irmãos Metralhas sendo idiotas, etc...
Esse Ziraldo compilado seria ótimo mesmo. Com edição caprichada, impressão bacana com papel durável... prefiro caprichado sim, confesso, mea culpa, perdão
Nossa, vc desbloqueou uma memória minha: o catequista usou essa tirinha do Pe. falando que o Jeremias não podia tacar a pedra numa das aulas (e lá se vão uns 14 anos). Genial. Só fica o questionamento: Jeremias deixou de valer pro ditado qndo atirou "a primeira pedra" ? 😂
Linck, se puder fale sobre um quadrinista (o nome dele é Lobo ou algo assim) que fez uma história sobre um amuleto que um cara recebe e o faz ficar irresistível para mulheres. Só que hora do bem bom, ele entra numa alucinação, não se lembra de nada e a mulher que esteve com ele aparece morta no dia seguinte. Li essa história há um tempão e lembrei que tem outras histórias desse mesmo ilustrador muito boas também.
pelo amor de Deus que video lindo do caramba, agora como sugestão eu gostaria de que vc fizesse um video sobre o album o gato do rabino do joann sfar, eu mesmo sou judeu e nunca me senti tão representado em uma tirinha. tudo bom pra vc cara!
Eu discordo de muitos pontos dessa análise, acho que nessa o Alexandre Linck deu uma forçada em algumas comparações do personagem, por exemplo, com os lacradores de internet que querem ser "bons" o tempo todo. Não, essa galera espalha hate, cancelamento, eles não tem nada a ver com o Jeremias. Comparar o Jeremias com os bilionários que fazem caridade pra aparecer, sinceramente, também me parece um erro de análise mesmo. Mas gostei do vídeo, achei bem engraçado, e fez uma compilação inteligente e contou sobre a história do personagem de forma bem espirituosa.
Desssa vez não consegui estar aí na premiere, mas , por favor, vamos fazer mais discussões com a produção do Ziraldo. Jeremias é genial, e abre um mundo inteiro de deiscussões estéticas e históricas possíveis (e, honestamente, morais) que cabe ter uma leitura mais detida.
Mano essa pergunta do começo me quebra eu tenho só 22 e diversas vezes me questiono sobre a tal empatia e benevolência.é difícil dizer se eu sou bom ou ruim,por que,uma única ação pode(e normalmente vai ter)mais de uma reação
Desconhecia totalmente essa obra do Ziraldo (Só conheço Menino Maluquinho e Turma do Pererê), deu até vontade de ir atrás de mais obras dele. Quanto ao vídeo achei ele bom (excelente na vdd, só usei o bom pelo trocadilho com o nome da HQ). Vou deixar meu pedido aqui (que pode ser ignorado, ou não) pra fazer um vídeo sobre Tex, ou então um vídeo sobre a trilogia do ensaio do Scott McCloud sobre quadrinhos.
Linck, quando eu era pequena, meu avô me deu umas revistas Cruzeiro e tinha umas tirinhas do "Amigo da Onça", eu obviamente não entendia muito, mas eu gostava do traço, do desenho e das poucas coisas que conseguia entender era que o cara era um malandro, um "amigo da onça". Eu queria que você falasse dele.
Muito bom ouvir falar do Ziraldo, esse cara é genial e, infelizmente, muito desse trabalho antigo dele é desconhecido da nova geração que - no máximo - conhece só o Menino Maluquinho. Eu adoraria ter um "Todo Jeremias", no melhor estilo "Toda Rê Bordosa/ Todo Bob Cuspe/ Todo Wood & Stock" lançados pela Quadrinhos na Cia mas, com o povo atual surtando com as obras antigas (vide o Battle Royalle que virou a publicação de Monteiro Lobato no Brasil), não sei se alguma editora estaria disposta a bancar, pois o barulho da galera da leitura superficial seria pesado. Talvez um financiamento coletivo, com texto de apresentação, passar dos anos e encerramento feito por especialistas para contextualizar o período e tudo o mais que o Ziraldo merece (e quem sabe alguma história inédita feita por ele em homenagem à edição? Ia ser bárbaro ver como o Jeremias teria chegado ao século XXI sem enlouquecer ou estar à base de antidepressivos...). Ia ser fantástico!
Outro tema completamente aleatório ao vídeo é a saudosa época em que a Marvel/Bloch usava os monstros clássicos da Universal como anti- heróis em seus quadrinhos.
Lembro de uma aula na faculdade sobre cultura medieval, onde o professor comentava sobre a ação de Franscisco de Assis e como os franciscanos, com seus votos de pobreza, obediência e castidade, acabavam gozando de status naquela sociedade, uma forma de superioridade moral, o que atraia seguidores. Ou seja, mesmo com vestes rasgadas e exatamente por isso, no fundo, existia a questão do orgulho de ser melhor que os outros e por isso estariam supostamente mais perto de Deus. Claro que é muito difícil investigar a intensão no subconsciente dos franciscanos medievais, mas é fato que para quem não fazia parte da ordem, existia uma visão de que eles eram realmente superiores sob o ponto de vista moral, daí o status social.
APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas!
www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
O bicho é brabo, até o Neymar 4:15
Eu não sou melhor que você, nem você é melhor que eu
"o meu egoismo, é tão egoista que o auge do meu egoismo é querer ajudar". Jeremias, o carpinteiro do universo
Jeremias chega a ser mais bom que Deus
Eu li esse comentário cantando!!
Toca Raul ❤️❤️
Viva Raul.
Essa frase me fez lembrar da virtude do egoísmo de Ayn Rand, agora me veio a dúvida, será que há alguma inspiração do egoísmo randiano no Jeremias?
@@FunkykappaCat acho que tem mais a ver com o complexo de deus. No caso, o de jesus.
Ricos adoram fazer caridade porque é algo que faz bem ao espírito, mas odeiam justiça social. Adoram olhar os pobres e miseráveis que cima com aquela soberba ``que bom que estou aqui para ajudar esses pobres necessitados, como sou uma boa pessoa´´. Mas detestariam ver essas pessoas frequentando os mesmos lugares, usando as mesmas roupas, comendo as mesmas comidas e estudando nas mesmas escolas.
Nao surpreende q exista uma corrente monarquista entre os apoiadores do Capitão Merda
Concordo,Mano tu foi direto no ponto sem piedade😎
Caridade n faz bem ao espírito, faz bem ao ego.
@@franciscocristiano5666 👍🏻👍🏻
@@RenataSantos-jv9bo ego é parte do espírito.
Jeremias é literalmente a frase "você não tem inimigos"
É, ele é Literalmente uma frase
literalmente eu
Ziraldo sendo valorizado; esse canal me deixa duraço
🤨🏳️🌈?
😈
🌈?
Tu é muinto precoce
Bateu uma pro link
Eu era o Jeremias no meio da minha família, isso me fazia mt mal ao ponto de ficar em um emprego q eu odiava, desenvolver ansiedade e depressão. Mas a gente vai aprendendo a mudar e a amadurecer e não ser mais o capacho de todos pq quando vc é "bonzinho" as prioridades são as coisas dos outros, não as suas...
Nossa, eu tbm tô enxergando muito do meu comportamento no Jeremias. Meus amigos já conversaram comigo a respeito disso, pra eu deixar de ser "bonzinho", pq acabo dando brecha pra ser feito de otário. Entretanto, não tinha parado pra pensar nessa postura de forma tão crítica assim, como uma "falsa bondade", um senso de superioridade bastante arrogante. Caramba, tô fritando aqui a respeito da minha própria postura, sobre algumas conversas q já tive com pessoas importantes pra mim...
Obrigado por essa oportunidade de reflexão
Aquele se você a Bom algo nunca faça de graça
Eu gostava muito do ziraldo quando pequena, é muito legal ver esse lado mais adulto e político dele. Super concordo que ele tem que ser mais celebrado
Sim
Me identifiquei aqui. É um assunto e tanto....antigamente, ficava nessa neura do que era "ser bom" afinal. E caía nessa armadilha de me prejudicar, pra ficar agradando gente que talvez jamais ficasse satisfeita, não importa o que fizesse (quase um dilema do Superman). Hoje, tenho isso mais resolvido. Trabalhei num lugar com gente 'sugadora de energia', separei o que podia ser alguma vaidade minha (inegável que todos nós a temos, em algum grau), e comecei a poder selecionar mais as pessoas ao meu redor. Uma vez que é impossível agradar a todos, bem como selecionar a todos; isso é um aprendizado importantíssimo, quase uma arte.
É curioso. Uma vez, faz tempo, num fim-de-ano, o Ziraldo estava dando de presente uns livros dele para a equipe. E escolhia qual livro dar para cada desenhista. Eu ganhei uma compilação do Jeremias (não essa, mas a antiga, da editora Primor). Ele me disse que me achou parecido com o Jeremias, mas já no sentido de que, apesar de simpatizar com meu jeito, me prevenia de que não dava pra ser assim, que o Jeremias se dá mal e é ridículo (motivo de riso). Eu entendi, mas não consigo ser de outro jeito, é a maneira que achei de me relacionar com o mundo. Agora, escrevendo isso, estou exibindo minha relação pessoal com o ZIraldo e, portanto, não sou bom. Ou... não consigo evitar de colaborar com o vídeo, portanto, sou o Jeremias novamente.
Cuidado meu parça
Correndo o risco de ser preconceituoso, acho que os mineiros em geral têm um forte quê de Jeremias. E isso é o que conquista. Se existisse alma, seria mineira.
@@danielnunes2902 Como já falavam que a bonzinho só se fode
Belo texto, hehe
@@AndreBossan
Já os cariocas são o inverso.
Ao mesmo tempo é interessante que "ser bom, gentil, paciente" ou mesmo "bom com crianças", não levar amante a algum lugar, era visto como "menos masculino" ou menos adulto. Essas histórias também fazem pensar aquela crítica dupla: o quão individualista nós somos que não pensamos no cuidado com o próximo, e, ao mesmo tempo, que devemos ser um pouco individualistas para não apenas se doar aos outros e acabar não cuidando de nós mesmos
Ziraldo é uma das nossas lendas, li e assisti coisas dele durante a infância toda
"Link" sinceramente foi um achado o seu canal, e isso me deixa muito feliz, porque você é tipo de pessoa que não nega a realidade mas ao mesmo tempo não deixa de ver algo "bom" nela, que não se prende a uma falsa "esperança" de boa vontade do "mundo"
Você me fez ver (não intencionalmente) que SIM, toda a ação do ser humano é egoísta. seja ela boa ou ruim é totalmente feita por uma necessidade de caso não fazer "aquilo" ela não vai se sentir bem consigo mesmo.
O ser humano necessita fazer algo (seja ajudar os outros ou benefício próprio para se sentir bem).
Algumas vezes as pessoas fazem o bem, por fazer o bem . Mas se sente bem por causa de reação hormonal, não intencional
Complementando o seu último parágrafo.
11:00 Jeremias é tão bom que pensa no orgasmo feminino. Ou seja, como ele sempre coloca o outro como prioridade, até no sexo ele leva em consideração o prazer feminino, ao invés de macetar de qualquer jeito kkkkk. Ziraldo gênio!
Trancendeu
Mds grande analogia
Vindo relembrar esse vídeo após a partida de Ziraldo.
O Ziraldo é um gênio, nesse quadrinho do Jeremias se descontrolando, tem uma tangente, algo que deveria ser evitado, mas aqui faz o seu punho sair de sua boca, uma imagem poderosíssima!
Verdade
Alexandre
Já que você está pensando em resgatar nomes e quadrinhos, há um artista que merece uma análise sua, fez parte da minha infância e não apenas pelos desenhos. Trata-se de Daniel Azulay.
Mais que justo resgatar a memória desse artista completo porque além de desenhista, era um educador. Quantos brinquedinhos com palitos de picolé, fósforos e outros, ele ensinou pra molecada por anos a fio, estimulando a criatividade e a imaginação da galera... Fora "A turma do lambe-lambe" com seus personagens inesquecíveis e maravilhosos.
Eis minha sugestão: um sujeito que foi tão importante quanto outros mais midiáticos e que teve uma morte repentina e que entristeceu a todos nós.
Grande abraço camarada e "Fiu! Algodão doce pra você!!!"
Quando eu era criança eu lia muito um livro do pererê em que eles viajavam por todos os planetas do sistema solar.
Com certeza foi uma das coisas que lá atrás ajudou a moldar meu gosto por ciência e hoje trabalho como astrofísico
Nos anos 80, Ziraldo fez um livro onde ilustrava frases "pipocas" do Carlos Drummond de Andrade ("O Pipoqueiro da Esquina") e um personagem recorrente das charges do livro lembrava bastante o Jeremias (e, aliás, o próprio Drummond). A maior diferença era a ausência da barba por fazer.
Esse é um daqueles vídeos tão bem feito e tão bem analisado, que você sai muito satisfeito com o que viu!! Quando acabou o vídeo eu até dei um suspiro de satisfação!!
É tão legal ver um canal propondo sair do óbvio dos quadrinhos e falar dos quadrinhos que ninguém comenta mas que vale sim muito a pena dar uma olhada, uma conferida e ver que estamos sim perdendo grandes obras que também tínhamos que ter em nossas coleções!! Ótimo vídeo professor Link👏👏👏👏
Jeremias me lembra um pouco os memes do Chuck Norris
"Chuck sofreu uma facada no olho, a faca ficou cega"
É triste dizer isso, mas me identifiquei mt com o Jeremias
O episodio da bola ja aconteceu cmg da exata mesma forma, e eu era trouxa e deixava quieto
Olhando pra tras ja se aproveitaram mt de mim e sempre eram pessoas que tavam cagando pra mim, e ja cheguei até a discutir com amigos meus que falavam que eu tava sendo otario
Hoje em dia graças a deus eu ja superei isso, e com exceção de pouquíssimas pessoas, não faço maus nada pra ninguém
Só faça sem tem algo em troca.
Excelente vídeo! Como sempre, essa questão de se mostrar bondoso ou moralista é algo que me irrita bastante. Eu já cansei de ver amigos e familiares postando imagens e videos falando sobre valores morais que não seguem, ou dando indiretas tão estupidas que chega a dar pena, o foda é que isso está EM TODO LUGAR, nao importa onde você esteja, sempre vai ter alguém falando uma frase de efeito clichê para pagar de virtuoso. É bizarro!!! As vezes me oego refletindo sobre isso.
“Vede, eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com as pessoas, pois vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.'' (MT 10 ,16 -23) Até Jesus nos fala dos perigos de sermos ''bonzinhos' demais.
Exato, eu imagino que as pessoas se esquecem desse versículo de propósito.
Já que está na moda bancar o falso moralista para conseguir atenção.
Seja bom, mas não seja um tolo.
@@ateismohumanista6374exatamente
Os que mais pregam moralismo e caridade pra se expor aos outros e a esquerda progressista.
Vamos ajudar os pobres más sempre mante los pobres.
Essa é a política pública que sempre é usada.
Nossa esse último quadro do Jeremias, com as flores, me fez lembrar da música do Geraldo Vandré "Para Não Dizer Que Não Falei das Flores" . Simplesmente sensacional
Conheci ziraldo na faculdade em uma palestra metade dela era de como a gente era burro e n le e por isso os quadrinistas estavam ficando pobres e a outra metade era como deveríamos enxergar a importância da mensagem que trazemos para o publico de não ser tão genérico.
A arte do Ziraldo é muito foda. É tão geométrica e simples, de verdade me dá vontade de pegar um papel e uma caneta e desenhar.
Eu queria ter um quadrinho de sucesso só para ser analisado por esse canal, assistir o video e pensar sorrido. Caralho Bruno, tu ownou heim?!
Oi !!
Tu aqui!?
E o projeto?
Sou a menina lá da foto do Mega Rayquaza
Cara , que massa ver um cara que acompanho aqui 😊😊
A minha amiga me deu esse quadrinho porque viu esse vídeo. Eu amei! Sou fã do Ziraldo. Obrigada por mostrar pra paty e obrigada paty pelo presente ❤
Foi uma indireta
Toda essa discussão sobre falso moralismo mas faz refletir sobre como nós criamos expectativas em influencers e afins, esperando que eles sejam perfeitos, quando na realidade eles não nos devem nada, não têm qualquer obrigação em suprir nossas expectativas, se decepcionar é culpa sua. Ninguém precisa ser virtuoso e imaculado a todo momento, seu vídeo me fez pensar bastante.
Por isso nunca faço de graça pois sei que vou me ferrar
Gostei muito do vídeo, coincidentemente eu falei sobre essa questão de ser bom com minha psicóloga hahaha
Na minha visão ser bom sem se envolver em nada, cuidando da própria vida é fácil, quando a gente se envolve p mudar as coisas isso já fica em cheque e é o lance de se relacionar com os outros e se posicionar e incomodar...
Meu avô era amigão de Ziraldo, estudou com ele durante todo ginásio e se filiou junto no PCB com ele. Pasmem, meu avô era comandante da armada náutica do Rio.
QS é a perfeição... Ziraldo é incrível, mas a maioria das pessoas só lembra de Menino Maluquinho... agora sobre diquinha pra falar deDaniel Azulay, foi um desenhista que marcou minha infância e pouco se fala dele.
Eu convivi com uma pessoa que agia igualzinho ao Jeremias. Mas convivendo com ele todo dia e ouvindo quando abria a boca: ele odiava todas as minorias e maiorias e principalmente as pessoas que ele ajudava. Kkkkk Acho engraçado mas é bem trágico. A pessoa corria pra salvar uma velhinha caindo e entrava em casa falando mal de todo idoso.
Minha professora de filosofia pediu pra pegar uma midia da arte e contar a história e sobre ela, por sua causa escolhi quadrinhos, vou dar uma revisitada no seu canal inteiro e levar como base pra contar sobre, (tirando o ero guro, um assunto q talvez não cairá bem lá kkkk)
O objetivo é incomodar, nisso Ziraldo é um gênio.
Valor moral / espiritual é um assunto de derrubar lágrimas. Uns/umas já se cansaram de ver pessoas em situação de desgraças e miséria. Universo assombra enquanto somos talvez única forma de expressão desejável ou concernente para/sobre o momento que se apresentam as necessidades. E como sempre “vai de cada um(a)”.
Jeremias parece bastante o Clark Kent BR
O fato do jeremias atirar a pedra se afirmando não ter pecados, já e um pecado.
O menino maluquinho foi meu favorito na infância. Uma criança que tinha tinha a liberdade de ser criativa, e que aprendia errando. Ainda gosto muito
E eu pensando que o Ned Flanders dos Simpsons era o personagem mais bondoso dos desenhos animados,agora ele perdeu o lugar pro Jeremias.
sim é verdadeirinha
Ele é tão bom, que eu não me impressionaria se ele matasse alguém sem sentir a menor culpa.
doki doki pfp
O traço do Ziraldo é lindíssimo
A minha irmã trabalhou para o Jeremias. Explico; o Jeremias era inspirado em um amigo do Ziraldo chamado, veja só, Jeremias. Ele era advogado e possuia um escritório aqui em São Paulo, onde minha irmã trabalhou por uns anos.
Paradoxo da humildade: declarar humildade é um sinal de orgulho.
Obs.: Direita e esquerda estão erradas em tentar mudar o mundo porque o mundo não pode ser mudado. Acreditar que pode é gnosticismo (e burrice).
Fodam-se os motivos pra caridade, apenas seja caridoso (fazer o certo não é o mesmo que tentar ser bom).
Por isso faço bondade com preço nunca de graça sempre com preço sabe como dizem "se a Bom fazendo aquilo nunca faça de graça".
Ok agora te todo o seu dinheiro para a caridade
Um filme do Jeremias seria incrível!
Na Idade Média, os bonzinhos eram aqueles religiosos que queimavam pessoas em fogueiras, e os maus eram aqueles que só queriam viver suas vidas ao seu modo.
Me lembrou um bagulho que eu estava elaborando mentalmente, sobre vontade de poder. Sim, isso é algo que afeta a todos, de todos os espectros políticos. Mas a direita assume sem filtros e a esquerda identifica como problema. Sem generalizar, porque há direitas e direitas, há esquerdas e esquerdas. Inclusive esquerdas que leram mais Maquiavel do que Marx. Então, sim, é preciso ficar atento ao substrato animal do ser humano, ele perpassa as ideologias.
A esquerda que me atrai é aquela que traz o preto da favela para um emprego de cargo elevado, e faz os ricos se sentirem ameaçados😎
independente do partido político, Ziraldo é incrível ❤❤🎉
É o brabo, paer🗿
Muitos não gostam do Ziraldo por política? Que coisa
Poderia trazer as tirinhas de "fala menino"? Elas foram muito populares aqui na Bahia porque a companhia de água usava as tirinhas do criador como uma forma de conscientização pra economizar água. O nome da obra é um trocadilho ao protagonista, um menino mudo chamado Lucas. Infelizmente depois que o criador morreu a obra foi esquecida e se torna meio difícil encontrar as tirinhas.
Eu amo esse canal, pois ele traz assuntos bastante interessantes, assuntos que pouco ouco ou falo, e me faz refletir e ir atrás para conhecer mais.
Bom trazer uma discussão exatamente neste momento da história brasileira. Acho que a moçada deveria ver e entender o que se passou nessa época.
O traço do Ziraldo é muito interessante.
E mt único. Fácil de reconhecer kkk
Curte a traçada dele?
Muito bom e falando de "bondade", os filósofos pagãos eram nessa vibe até também. Pós como eu sigo a fé pagã, ali não tem isso de "bem e mal" mais de "universo em ordem é bom, msm com guerra sendo um deus bom pra isso". Que os deuses o ilumine! ❤❤
recentemente tive uma aula de literatura que me lembra um pouco sobre este assunto.
estávamos discutindo sobre o livro ''a hora da estrela'' de Clarice Lispector e o professor perguntou :
''vocês querem ir pro céu?" e todos disseram ''sim, claro'' então ele fala ''mas eu não quero, eu quero ir pro inferno'' isso gerou um ''baque'' na turma e então ele continuou(não com estas exatas palavras mas da pra entender o que quero dizer) :
''quantos de nós fazemos a caridade, a bondade, a fraternidade, mas que por trás, nas sombras, mentimos, julgamos ou usamos disso para alimentar o nosso próprio egoísmo?''
''quem de verdade vai para o céu é como Macabeia. Macabeia é burra, é pobre, é feia, é virgem e também fede... mas ela é pura, ou melhor, honesta''.
isso é só um comentário de um jovem muito idiota.
Fala mais do Pererê.
Mas eu gostaria q falasse tbm da produção nacional da Disney... Achava um barato o Zé Carioca malandro e preguiçoso, os Irmãos Metralhas sendo idiotas, etc...
Salve, sempre, Ziraldo! Dentre tantos de seus ótimos programas, esse é um dos melhores! Valeu, demais!
A bondade mais sincera é a bondade anônima
Esse Ziraldo compilado seria ótimo mesmo. Com edição caprichada, impressão bacana com papel durável... prefiro caprichado sim, confesso, mea culpa, perdão
Nossa, vc desbloqueou uma memória minha: o catequista usou essa tirinha do Pe. falando que o Jeremias não podia tacar a pedra numa das aulas (e lá se vão uns 14 anos). Genial.
Só fica o questionamento: Jeremias deixou de valer pro ditado qndo atirou "a primeira pedra" ? 😂
"Todos somos ensinados a sermos bondosos, porém nunca devemos esperar a bondade dos outros".
- Eu mesmo
Por isso que já diziam "se for fazer algo nunca faça de graça"
sabe a cada vídeo que passa eu acho esse canal mais da hora, analises mt boas, parabéns pelo conteúdo.
Minha bondade é seletiva, meus critérios, minhas escolhas, minhas verdades, minha vontades. Ser seletivo parece egoísmo, mas evita sofrimento.
Todos são egoísta então não se sinta mal porque dor única que vai ser semelhante porém diferente muitas ocasiões
Linck, se puder fale sobre um quadrinista (o nome dele é Lobo ou algo assim) que fez uma história sobre um amuleto que um cara recebe e o faz ficar irresistível para mulheres. Só que hora do bem bom, ele entra numa alucinação, não se lembra de nada e a mulher que esteve com ele aparece morta no dia seguinte. Li essa história há um tempão e lembrei que tem outras histórias desse mesmo ilustrador muito boas também.
O que é a modéstia senão uma humildade hipócrita pela qual um homem pede perdão por ter as qualidades e os méritos que os outros não têm!
Ziraldo é um patrimônio nacional.
Não
pelo amor de Deus que video lindo do caramba, agora como sugestão eu gostaria de que vc fizesse um video sobre o album o gato do rabino do joann sfar, eu mesmo sou judeu e nunca me senti tão representado em uma tirinha. tudo bom pra vc cara!
Eu discordo de muitos pontos dessa análise, acho que nessa o Alexandre Linck deu uma forçada em algumas comparações do personagem, por exemplo, com os lacradores de internet que querem ser "bons" o tempo todo. Não, essa galera espalha hate, cancelamento, eles não tem nada a ver com o Jeremias. Comparar o Jeremias com os bilionários que fazem caridade pra aparecer, sinceramente, também me parece um erro de análise mesmo.
Mas gostei do vídeo, achei bem engraçado, e fez uma compilação inteligente e contou sobre a história do personagem de forma bem espirituosa.
Desssa vez não consegui estar aí na premiere, mas , por favor, vamos fazer mais discussões com a produção do Ziraldo. Jeremias é genial, e abre um mundo inteiro de deiscussões estéticas e históricas possíveis (e, honestamente, morais) que cabe ter uma leitura mais detida.
A base da natureza é o egoísmo é a ganância.
Você podia falar do Henfil.
Muito bom, velhinho!
Faça mais.
Sugestão: faça um vídeo sobre a história do Humor Gráfico no Brasil.
Bom demais, Linck! Outro quadrinho que descascava milico era o Recruta Zero, faz um vídeo sobre! Abraço!
Concreto - uma Rocha Entre Rochas de Paul Chadwick
Já q vc pediu sugestões, meu pai me apresentou os quadrinhos do Brucutu. Adoraria um programa c ele.
Esse vídeo desbloqueou lembranças minhas bem criança assistindo turma do Pererê na TV cultura... Sdds
Mano essa pergunta do começo me quebra eu tenho só 22 e diversas vezes me questiono sobre a tal empatia e benevolência.é difícil dizer se eu sou bom ou ruim,por que,uma única ação pode(e normalmente vai ter)mais de uma reação
Parabéns e muito obrigado pela matéria Alexandre, eu não conhecia esse personagem do Ziraldo, vou atrás.
Desconhecia totalmente essa obra do Ziraldo (Só conheço Menino Maluquinho e Turma do Pererê), deu até vontade de ir atrás de mais obras dele. Quanto ao vídeo achei ele bom (excelente na vdd, só usei o bom pelo trocadilho com o nome da HQ). Vou deixar meu pedido aqui (que pode ser ignorado, ou não) pra fazer um vídeo sobre Tex, ou então um vídeo sobre a trilogia do ensaio do Scott McCloud sobre quadrinhos.
Boa noite, já fez vídeo sobre Amigo da Onça?
Um abraço.
Gostava da Turma do Pererê. Lia quando era criança
Linck, quando eu era pequena, meu avô me deu umas revistas Cruzeiro e tinha umas tirinhas do "Amigo da Onça", eu obviamente não entendia muito, mas eu gostava do traço, do desenho e das poucas coisas que conseguia entender era que o cara era um malandro, um "amigo da onça". Eu queria que você falasse dele.
Freak Brothers, precisa urgentemente de uma edição integral.
Muito bom ouvir falar do Ziraldo, esse cara é genial e, infelizmente, muito desse trabalho antigo dele é desconhecido da nova geração que - no máximo - conhece só o Menino Maluquinho.
Eu adoraria ter um "Todo Jeremias", no melhor estilo "Toda Rê Bordosa/ Todo Bob Cuspe/ Todo Wood & Stock" lançados pela Quadrinhos na Cia mas, com o povo atual surtando com as obras antigas (vide o Battle Royalle que virou a publicação de Monteiro Lobato no Brasil), não sei se alguma editora estaria disposta a bancar, pois o barulho da galera da leitura superficial seria pesado.
Talvez um financiamento coletivo, com texto de apresentação, passar dos anos e encerramento feito por especialistas para contextualizar o período e tudo o mais que o Ziraldo merece (e quem sabe alguma história inédita feita por ele em homenagem à edição? Ia ser bárbaro ver como o Jeremias teria chegado ao século XXI sem enlouquecer ou estar à base de antidepressivos...). Ia ser fantástico!
Vídeo interessantíssimo, gosto muito de quando você apresenta obras brasileiras, só comecei a dar valor a elas por causa do canal
Se uma tirinhas dessa do Jeremias é postada no tik tok ela estoura muito bom vei 😂😂
Mto bom!!!Eu tava “precisando escutar” esse vídeo
Traz mais Ziraldo meu querido, sou completamente tocado pela série de tv do menino maluquinho, muita identificação
Outro tema completamente aleatório ao vídeo é a saudosa época em que a Marvel/Bloch usava os monstros clássicos da Universal como anti- heróis em seus quadrinhos.
Ótimos conceitos morais para gente egoísta justificar o egoísmo
Me sentir mal por um momento me identifiquei com Jeremias na parte de seu o bonzinho do grupo de amigos
Bacana o vídeo! Eu gostaria de ver vídeos seus sobre o Lourenço Mutarelli. Pra mim, ele é um dos mais importantes quadrinistas brasileiros.
Pfvr faça um vídeo sobre os quadrinhos de velho oeste(meu vô adorava ler) como Tex, Durango kid e etc
Lembro de uma aula na faculdade sobre cultura medieval, onde o professor comentava sobre a ação de Franscisco de Assis e como os franciscanos, com seus votos de pobreza, obediência e castidade, acabavam gozando de status naquela sociedade, uma forma de superioridade moral, o que atraia seguidores. Ou seja, mesmo com vestes rasgadas e exatamente por isso, no fundo, existia a questão do orgulho de ser melhor que os outros e por isso estariam supostamente mais perto de Deus. Claro que é muito difícil investigar a intensão no subconsciente dos franciscanos medievais, mas é fato que para quem não fazia parte da ordem, existia uma visão de que eles eram realmente superiores sob o ponto de vista moral, daí o status social.
esse vídeo está incrível e me fez admirar ainda mais o trabalho do Ziraldo, seria muito bom um dia ter um vídeo sobre o Menino Maluquinho
Para ser bom o tempo todo, o único requisito necessário é ser o que o outro quer que você seja. 🫢
Graças ao Linck, a Hq está Jeremias entre as mais vendidas. Obrigado pela indicação
Não conhecia, muito obrigada
Vídeo incrível!! não conhecia seu canal mas muito bom ouvir lavando louça kkskskd
Ziraldo eterno gênio descanse em Paz ♥️
"Toss a coin to Jeremias, oh valley of plenty, oh valley of plenty, oooooh"
Ótimo vídeo, Alexandre. Ziraldo é um gigante, com todas suas imperfeições também, perfeito é algo muito assustador(e hipócrita).