COTAS RACIAIS NOS CONCURSOS PÚBLICOS

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 3 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 640

  • @emmanuelsteferson4063
    @emmanuelsteferson4063 6 років тому +276

    Ótimo vídeo. Me considero negro, e participo das cotas. Mas vejo que a grande desigualdade social se origina pela a baixa qualidade no ensino público e se tivesse que ter cota deveria ser para quem estudou no ensino público de má qualidade que o Brasil tem, ressaltando que se houvesse cota para escola pública deveriam ser excluídas as Escolas Militares, por terem um ensino equiparado ao ensino particular. Resumindo: não haveria necessidade de cotas se todos tivessem acesso há um ensino de qualidade.

    • @uterosemfuria6871
      @uterosemfuria6871 6 років тому +21

      SOU NORDESTINO, POBRE, SEMPRE ESTUDEI EM COLÉGIO PÚBLICO. ME FORMEI NA UNIVERSIDADE E HOJE ESTUDO P CONCURSOS.
      SOU CONTRA AS COTAS RACIAIS EM CONCURSOS.

    • @uterosemfuria6871
      @uterosemfuria6871 6 років тому +7

      PASSEI RECENTEMENTE EM UM CONCURSO PÚBLICO P NÍVEL MÉDIO SÓ TINHA 01 VAGA FUI O PRIMEIRO. VOU CONTINUAR ESTUDANDO PARA UM MELHOR.
      NUNCA ME INSCREVI COMO COTISTA.

    • @mha3773
      @mha3773 5 років тому +6

      Nossa.. que legal ouvir isso de um negro. Suuuper concordo com isso que vc falou! Toda sorte pra vc!!!

    • @tonysouza4348
      @tonysouza4348 5 років тому

      Perfeito!

    • @Borgesamanda01
      @Borgesamanda01 5 років тому

      Concordo plenamente com você 👏👏

  • @barbaraferreira4861
    @barbaraferreira4861 3 роки тому +20

    Eu sou branco e pobre, escola pública, pensa em um cara que tá mesmo no final da fila! Tô me matando de estudar demais para ver se chego pelo menos em uma mínima chance.

  • @maiconfreitas8534
    @maiconfreitas8534 5 років тому +12

    Cota de condição social seria muito mais justo. E acho pior ainda a pessoa ter 2 chances de entrar no concurso. Se ela se candidata a cota tinha que concorrer somente as vagas destinadas às cotas.

    • @gins9094
      @gins9094 2 роки тому +1

      , disse o BRANCO

    • @maiconfreitas8534
      @maiconfreitas8534 2 роки тому +2

      @@gins9094 Sim, branco e pobre. Algum problema?

  • @joicemalta9172
    @joicemalta9172 6 років тому +9

    Oi, Hugo.
    Quando vi o título do vídeo fiquei receosa em assistir. No entanto, gostei da forma como você tratou o assunto (não pensando na lei vigente e sim no modo como é feita a avaliação). Acredito que os critérios, de uma simples entrevista, precisam ser modificados.
    Parabéns pela objetividade e segurança, com as quais você traz temas polêmicos para os vídeos!
    Grande abraço!

  • @andrealima1003
    @andrealima1003 6 років тому +172

    Me desculpe, mas muita gente não sabe nem que cor é e quer discutir cotas!? O Brasil tem um percentual de pretos e pardos muito maior do que é declarado no IBGE. As pessoas querem ser morenas claras, morena cor de jambo, tudo menos preto! Mas pra ter vantagem, coloca lá na inscrição que é. PQP!

    • @danielochi9773
      @danielochi9773 6 років тому +19

      Existe pardo e existe negro. Não mostra nenhuma inteligência a pessoa que é parda dizer que é negra só pra não pagar de racista.

    • @viniciussanlim9950
      @viniciussanlim9950 6 років тому +3

      Andrea Lima concordo

    • @tamiressantos5706
      @tamiressantos5706 6 років тому +16

      Concordo totalmente com você Andrea, triste ver tanta "afroconveniência" me dá nojo. Bom saber que esses espertinhos foram/são desmascarados nas entrevistas.

    • @antoniomf8399
      @antoniomf8399 6 років тому +4

      melhor comentário! A hipocrisia de alguns é triste, ficamos a mercê da vontade da pessoa decidir se na hora ela quer dizer ser parda ou não à fim de ganhar alguma vantagem. E simplesmente não há como descobrir a verdade nesse caso.

    • @davidsonferro
      @davidsonferro 6 років тому +6

      É a mesma coisa o IDOSO, chama uma pessoa de idade na rua de velho pra ver...ai não pode...mas na hora de ir num banco ou pagar uma conta na Lotérica com 50 pessoas na fila, ela utiliza da idade e vai pro Preferencial, nessas horas é velho né?

  • @claramuniz5750
    @claramuniz5750 6 років тому +79

    Cara eu acho que para acabar com essa polêmica a cota deveria ser só para preto. Nada de pardo, porque parda quase a população brasileira toda é e quando um pardo chega na entrevista de cotas dificilmente ele é aprovado. Eu já fui reprovada numa entrevista dessa. Foidesagradável, eles não dão a resposta na hora mas dá pra perceber que eles não te aprovam. Só se houvesse algum programa de computador que pudesse avaliar o fenótipo da pessoa nariz e pele principalmente . Mas entrevista feita por pessoas é critério muito subjetivo, ainda mais que as pessoas dessa comissão são pretas então vão querer privilegiar os pretos em detrimento dos pardos. Então acho que cota deveria ser só pra preto mesmo e como já há aqui no estado do Rio, deveria haver cota por faixa de renda baixa, independente de a pessoa ter estudado em escola pública ou não, pq existem escolas públicas boas e tem muita gente que ganha bolsa em escola particular também.

    • @elizabetholiveira7092
      @elizabetholiveira7092 5 років тому +1

      Verdade

    • @Borgesamanda01
      @Borgesamanda01 5 років тому +1

      Concordo

    • @ramon1930
      @ramon1930 4 роки тому +3

      O problema que isso não ia fazer o menor sentido pra " reseprentatividade negra" o nosso país só tem 7% de negros e se o número de negros está em volta disso na universidade não há o porquê de criar cotas.

    • @SheilaPieroni
      @SheilaPieroni 4 роки тому +4

      Concordo plenamente com vc. Meu filho tem 17 anos, é moreno jambo, ja sofreu preconceito na infância sendo chamado de preto. Colocou esse ano 2020 cota de escla publica e como pardo. Não foi aprovado na cota, pessoas mais claras que ele entraram, entendo que sofreu preconceito.
      Acho que não deveria ter cota para ninguém, um negro é tão capaz de passar quanto um branco ou vice versa sem precisar de cotas e se expor ao preconceito.

    • @cesargabriels
      @cesargabriels 4 роки тому +3

      @@SheilaPieroni isso mesmo, na minha opinião as cotas para negros é a penas mais uma forma de mostrar o racismo estrutural em nossa sociedade...todos temos capacidade independente da cor da pele

  • @targaryen5746
    @targaryen5746 6 років тому +165

    Na hora da cota todo mundo vira negro....

  • @uterosemfuria6871
    @uterosemfuria6871 6 років тому +115

    SOU POBRE, NORDESTINO, DE MÃE POBRE E NUNCA TIVE PAI E SOU BRANCO DO CABELO DURO.
    E O PRETO RICO?
    NÃO SERIA MAIS JUSTO COTAS PARA POBRES INDEPENDENTE DA COR.

    • @LucasAraujo-ic8iv
      @LucasAraujo-ic8iv 6 років тому +14

      ÚTEROS EM FÚRIA, é o que eu penso sempre, nada contra cotas, mas atualmente as cotas para negros somente são aproveitadas por negros com boa família e estruturada, se a cota fosse para pobres acho que iria abranger muito mais os negros, pois eles são a grande maioria dos pobres no Brasil, infelizmente.

    • @kennedymonteiro1943
      @kennedymonteiro1943 6 років тому +4

      Preto rico , é algum tipo de ironia ?!

    • @iagomartins1928
      @iagomartins1928 6 років тому +11

      A proporção é analisada e não casos específicos. Você é branco e é naturalmente privilegiado por isso. A vida de um negro em condições iguais a sua são agravadas pelo racismo.

    • @Foreverbr777
      @Foreverbr777 6 років тому +1

      @@iagomartins1928 um negro que tem pai que ganha 30 mil em um cargo público ? CONHEço um

    • @iagomartins1928
      @iagomartins1928 6 років тому +3

      @@Foreverbr777 exceção. As estatísticas mostram o contrário.

  • @natanaelwillian28
    @natanaelwillian28 5 років тому +17

    Eu acho correto o método fenótipo, porque se fosse genótipo, mesmo o avô da pessoa sendo negro e ela ter a pele clara, ela nunca vai saber o que um negro vive na sociedade, nunca vai sofrer discriminação, injúria ou preconceito racial.

    • @IgorSantos-op7ug
      @IgorSantos-op7ug 3 роки тому +2

      Mas se o fundamento é reparação histórica então a segregação da sua ascendência implicou na sua condição social

  • @moniquea.oliveira5842
    @moniquea.oliveira5842 2 роки тому +21

    Sou super a favor de cotas raciais,mas acho tão complicado a questão de ser pardo no Brasil. Como adivinhar quem a banca vai considerar como pardo?

    • @LiganoMinuto
      @LiganoMinuto 2 роки тому +1

      Pardo é mistura de pessoa negra com branca ou indígena, se na sua certidão de nascimento tiver constando que você é pardo então está ótimo para você!

    • @Chuckichanly
      @Chuckichanly Рік тому +1

      @@LiganoMinuto a coisa é que a classificaçao nao funciona assim, existe uma 'banca de heteroidentificação' que determina se voce é pardo/negro ou não

  • @profanathalia06
    @profanathalia06 3 роки тому +4

    Ótimo vídeo! Quando eu fui fazer minha matrícula em uma universidade federal passei por essa avaliação racial. Se fosse hoje em dia eu não optaria pela cota racial justamente devido a subjetividade do avaliador. Me desesperei muito pensando na possibilidade de "não ser negra o suficiente" para eles, já que não sou negra retinta.

  • @linx2684
    @linx2684 3 роки тому +2

    O vídeo trouxe pontos importantes sobre a questão do pardo, já que geralmente o debate racial no Brasil, muitas vezes é colocado em uma perpectiva birracial, já que não são todos que se declaram pardos que são negros de pele clara ou brancos sem nenhum traço fenotípico negróide com ascendência africana. Os indígenas também participaram dos processos de miscigenação(muitas vezes forçada), e isso deveria ser mais exposto, que não é uma dificuldade exclusiva de pessoas negras se classificarem, por isso se utilizam de duas categorias, e uma delas com definição ampla como a parda.

  • @angelorodrigues1896
    @angelorodrigues1896 6 років тому +100

    Sempre me considerei pardo mas vou me inscrever como branco, pq to estudando pra caramba pra chegar la e ser reprovado por causa de cor não da né, se eu não passar pelo menos foi por minha culpa e não por causa de 3 pessoas dizendo que eu não sou pardo.

    • @lucasdelfinobrito
      @lucasdelfinobrito 6 років тому +7

      Angelo Rodrigues nenhum cotista esta sujeito a nao fazer a prova. Todos estao sujeitos a atingir os criterios minimos e de nota de corte que existem em qualquer concurso. Entao nao, nem voce nem ninguem sera aprovado pela "cor".

    • @angelorodrigues1896
      @angelorodrigues1896 6 років тому +20

      Lucas Delfino Brito Em outros concursos eu não sei, mas no Edital do TJSP está expressamente escrito que o candidato inscrito como negro/pardo que não for assim considerado será excluído da lista de negros E da lista geral, ou seja tchau e boa sorte no próximo.

    • @augustosantos1854
      @augustosantos1854 6 років тому +7

      Exatamente, tem editais q vem especificado que excluirá do concurso a pessoa que se auto declarou parda ou negra quando não o for. Penso que fazem isso pra não encher de gente tentando fraudar o sistema e depois quando não conseguir dar desculpas, como vemos em várias faculdades federais pelo Brasil.

    • @niviasalles6646
      @niviasalles6646 5 років тому +1

      É só vc fazer assim 15 dias antes de vc se apresenta tu fica umas 3 hrs no sol todo dia, pronto. resolve o problema kkkk... brincadeira tá

    • @lucasbarbosasouza5039
      @lucasbarbosasouza5039 4 роки тому

      Forças

  • @juliolemes4001
    @juliolemes4001 6 років тому +39

    Acho que sua fala no final dizendo que a pessoa sem qualquer sofrimento social ou psicológica , durante a vida, devido ser pardo , não deveria concorrer pelas leis de cotas. Achei muito prudente .

    • @negoseba
      @negoseba 6 років тому +2

      Julo Lemes até concordo, mas se tratando de brasileiro , numa avaliação essa pessoa que nunca sofreu por conta da cor de pele e etc , certamente não vai falar a verdade

    • @juliolemes4001
      @juliolemes4001 6 років тому +1

      Cleiton Virginio o problema está sendo o caráter da pessoas .Ai fica muito difícil kkkkk

  • @guispartino
    @guispartino 6 років тому +70

    ''Afroconveniencia'' surge dai, é muito fácil se declarar negro só qndo convêm ! não é privilégio é para garantir equidade social daqueles que não tem como mudar o fenótipo qndo bem entender no mais amei o seu canal e suas dicas.

    • @Foreverbr777
      @Foreverbr777 6 років тому +7

      Nada haver, o certo é cotas sociais

    • @lucasbarbosasouza5039
      @lucasbarbosasouza5039 4 роки тому +3

      Paulo Sérgio já existem, vai ler e parar de falar merda na internet

    • @aldineia2012
      @aldineia2012 4 роки тому +1

      @@lucasbarbosasouza5039 sim...existe.

    • @anonimoanonimo2924
      @anonimoanonimo2924 4 роки тому +1

      @@lucasbarbosasouza5039 na Universidade publica existe sim cota social, mas em concurso so existe cota racial.

    • @lucasbarbosasouza5039
      @lucasbarbosasouza5039 3 роки тому +2

      @@anonimoanonimo2924
      Então vá protestar sobre. Só não invalide a existência das cotas raciais

  • @renancardozo2929
    @renancardozo2929 6 років тому +35

    Ou a pessoa é concurseira ou ela é a favor das cotas.
    Quem conhece o sacrifício dos estudos não consegue achar normal uma pessoa ser classificada com uma nota abaixo da nota de um concorrente não classificado.

    • @empaladorcyberhunter3435
      @empaladorcyberhunter3435 4 роки тому

      Dá vontade de chorar *-*

    • @lucascervilil3023
      @lucascervilil3023 4 роки тому +1

      Renan eu acho as cotas necessárias sim, no tocante a quebrar um ciclo de pobreza. Mas há ressalvas a serem feitas, deveria ser baixa renda, pois o critério racial é extremamente subjetivo, tendo em vista o fato de que vivemos num país miscigenado.

  • @fernandomoretti1870
    @fernandomoretti1870 6 років тому +9

    Constituição Federal
    "Art. 7o, XXX - proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de ""CRITÉRIO DE ADMISSÃO"" por motivo de sexo, idade, ""COR""" ou estado civil"
    "Art. 39, § 3º Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, IV, ... e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admissão quando a natureza do cargo o exigir."
    "Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
    III - criar “DISTINÇÕES ENTRE BRASILEIROS” ou “PREFERÊNCIAS ENTRE SI”.

    • @HugodeFreitas
      @HugodeFreitas  6 років тому +11

      O STF já consolidou o entendimento de que a lei de cotas não é inconstitucional. Dá uma pesquisadinha.

    • @fernandomoretti1870
      @fernandomoretti1870 6 років тому +8

      Hugo de Freitas, eu só estou copiando o texto, não estou dizendo se é constitucional ou não!! se vc acredita no STF e que este cumpre a constituição, não existe razão para vc discordar do meu primeiro comentário, logo, não há razões para pedir que eu dê uma pesquisadinha, salvo caso vc ache que a CF foi desrespeitada

    • @lorenapereira8872
      @lorenapereira8872 6 років тому +5

      Fernando Moretti quando se fala em igualdade existe a igualdade formal e a material, as cotas são um tipo de igualdade material que surgiram a partir das ações afirmativas. Não é inconstitucional.

    • @fernandomoretti1870
      @fernandomoretti1870 6 років тому +6

      Como já expliquei, apenas copiei a constituição. Por qual motivo vc está discordando de mim? Em qual momento eu disse que é inconstitucional as cotas?
      Um pouco de raciocínio lógico: Se estou apenas copiando um texto e alguém discorda da constitucionalidade do que está escrito é porque acha este texto inconstitucional. Como um artigos originais de 88 podem ser inconstitucionais?
      Essa coisa de lógica é muito chata, não pode ser deturpada nem relativizada de forma ridícula

    • @lorenapereira8872
      @lorenapereira8872 6 років тому +5

      Fernando Moretti você citou artigos da constituição que numa interpretação bem rasa dá a entender que as cotas estão em desacordo com a constituição. Como disse o ministro Eros Graus: não se interpreta a constituição em tiras.

  • @jeftealeixo7000
    @jeftealeixo7000 3 роки тому +10

    Sou branco do olho verde e pobre... Me ferrei né? 🤣🤣

  • @IgorTec
    @IgorTec 3 роки тому +4

    Cota tinha que ser pra pobre. Muitos negros são de classe alta e utilizam da cota como se fossem coitados e vítimas da sociedade.

  • @silviahelp2
    @silviahelp2 6 років тому +22

    Eu nunca entendi muito bem o que é ser pardo ,eu sempre digo q sou parda pq nem sou negra nem branca nem amarela mas se eu tentar entrar entrar por cotas acho q não consigo .

    • @TheLucAaASsS
      @TheLucAaASsS 5 років тому +6

      Pardo= Mistura de raças , por exemplo: Seu pai é negro e sua mãe é branca , se sua pele não for tão escura então vc pode se declarar pardo , estará no seu direito , e caso te reprovem por isso pode procurar um advogado pq a reprovação pode ser indício de corrupção e cabe processo .

  • @joaomoraes6109
    @joaomoraes6109 6 років тому +15

    O problema seria resolvido facilmente se colocássemos um PM , um segurança de shopping e um segurança de joalheria ou de uma loja de grife. Eles sim têm competência para saber dizer quem é preto e quem está querendo se aproveitar.

  • @SilvioBritto
    @SilvioBritto 6 років тому +1

    Cara, teu canal é muito sincero mesmo. De concurseiro para concurseiro. Parabéns.

  • @Futboltorico
    @Futboltorico 6 років тому +52

    Sou contra cotas raciais. Deveria apenas ter cotas socieconômicas. Pois, o que impede muita gente de entrar em concursos e universidades é a falta de recursos financeiros . Quando não se tem dinheiro, é muito difícil ter acessoa à conhecimento de qualidade. O que a classe alta, seja ela negra ou branca, possui de sobra. Agora, imagine eu, que sou pobre e moro junto com meus pais de aluguel, trabalhamos na lavoura de café e tal, e vou disputar uma vaga com 2 negros e 1 deles seja rico. Todos os dois vão SIM sair na minha frente. É lastimável.

  • @gevaldo9
    @gevaldo9 6 років тому +60

    Quase 400 anos de escravidão, resumindo tem gente que é contra as cotas mas não vê que vivemos no país mais racista do mundo, a escravidão não foi só marcada por serviços forçados, mas sim por estrupos, pedofilia ou vcs acham que a pedofilia surgiu agora com a internet, e torturas de todos os tipos e formas, as cotas no meu ponto é uma forma do estado tentar diminuir a desigualdade social que existe no Brasil, nascer branco no Brasil é ser um privilegiado, se vc é branco tem mais de 40 anos e não tem onde cair morto vc é um fracassado, pois foi criado em um país que propicia a vitória para os brancos, ser negro no Brasil é ser discriminado desde que entra na escola até o seu último dia de vida.

    • @danielochi9773
      @danielochi9773 6 років тому +21

      Gente gorda é discriminada, gente gay é discriminada, gente feia é discriminada, gente velha é discriminada. Tem gente que acha que discriminação é exclusividade de negro. E aí, vamos criar cotas pra todo mundo que é discriminado?

    • @gevaldo9
      @gevaldo9 6 років тому +14

      Daniel Ochi, vou ter dar um toque, antes de ser contra as cotas, estude a história do Brasil, eu recomendo vc a ler os livros do Eduardo Bueno, talvez lendo vc terá a dimensão de discriminações, preconceito ou bullying, entre negros e qualquer outra minorias, um gordo pode fazer um regime por exemplo e acabar com o preconceito, e depois ri das situações pelas quais passou, o negro não, só um negro sabe o que é entrar em um ônibus e todas as mulheres agarrar a bolsa contra o peito, mulheres brancas, um negro quando esta andando na calçada, muitas pessoas mudam de calçada, o negro é humilhado desde o nascimento até a sua morte, não compare os preceitos, pois todos são ruins mas ser negro no Brasil é um carimbo gigante chamado racismo, vc não tem noção do que é ser negro no Brasil, por favor antes de responder pesquise sobre a mortalidade entre os negros, as vítimas de abusos sexuais, e leia os livros do Eduardo Bueno, mas pela sua resposta já deu para perceber que vc não gosta muito de literatura.

    • @augustosantos1854
      @augustosantos1854 6 років тому +5

      Lucas Smith entendo o que diz e concordo plenamente com todo o sofrimento racial dos negros. É triste q, em pleno século XXI, ainda exista essas coisas. Mas, ainda assim, pq cota para negros em concursos, quando passa quem estuda? Numa era que existe muitos cursos de qualidade online com preços muito bons, ajudando nós que não temos muitas condições. Acho que independente de tudo o que deve imperar nos concursos é a igualdade de condições, quem tiver melhor nota passa. Exceção feita aos deficientes que muitas vezes tem seu estudo limitado por algum problema físico ou mental.

    • @isaacmoreira2361
      @isaacmoreira2361 6 років тому

      Vc deve adorar passar por um tribunal racial pra provar se vc é negro ou não

    • @augustosantos1854
      @augustosantos1854 6 років тому +14

      Isaac Moreira O ruim é que hoje em dia somos obrigados a aceitar a opinião de todos, ou seja, se eu falo que não sou a favor de cotas, vai aparecer alguém pra achar q sou racista. É tão difícil entender que, em se tratando de concursos, não interessa a cor da pessoa? Ela pode ser feia, azul, gorda e andar torta, se tirar nota suficiente ela entra no órgão. Agora vc deveria ser a favor do governo obrigar as empresas privadas a terem um mínimo de negros no mercado de trabalho em cada empresa, seria totalmente diferente pq enquanto no serviço público não interessa nada a não ser a prova, nas empresas o dono é quem escolhe as pessoas. Se for assim tem q ter cotas para judeus também, olha como eles sofreram na segunda guerra. Agora querer que as coisas sejam fáceis pra determinadas pessoas é muito bom sempre q vc está entre os que conseguem essas vantagens né?

  • @josedimaria5989
    @josedimaria5989 6 років тому +1

    Olá hugo.bacana esse teu video ,foi pontual esse seu comentário.eu sempre me considerei pardo,devido às cor da minha pele, porém meus cabelos não são crespos, não tenho o nariz achatado,e para completar tenho olhos verdes.antes de assistir teu vídeo eu estava entusiasmado com a idéia de participar através das cotas,mas agora tenho certeza que serei reprovado pela comissão julgadora, então me resta ralar muito estudando e conseguir vaga na lista geral, muito embora eu me considere pardo.um abraço !!

  • @marcelinhalacerda2583
    @marcelinhalacerda2583 4 роки тому +19

    O negócio é simples: Se vc é negro ou pardo,mesmo que seja rico, vai lá que dá pra brigar por cotas...Se vc é branco,ainda que seja pobre, acorde e durma estudando pq vc tá frito!! É isso.

    • @jeftealeixo7000
      @jeftealeixo7000 3 роки тому +1

      Passei em 204 de 209 vagas, sendo que vai entrar os cotistas kkkk vou pra 300 fácil 🤡

  • @thiggre2
    @thiggre2 6 років тому +2

    Fala Hugo, mais um vídeo show mano. Infelizmente eu vi tarde de mais. Me inscrevi para um concurso como pardo pois desde que me entendo por gente me declaro dessa forma. Depois de ver o teu vídeo tentei mudar minha inscrição mas não consigo mais. Concordei plenamente com sua opinião de que cotas deveriam ser somente para os negros e excluir os pardos. Abriu minha mente nessa questão. Continuarei me declarando como pardo pois venho de uma família negra, porém deixarei a questão de cotas de lado.

  • @rodrigo.moreno
    @rodrigo.moreno 6 років тому +73

    neymar não é branco '-'

    • @deliciosamentepoke2875
      @deliciosamentepoke2875 5 років тому +4

      O filho dele é.

    • @carlosalberto.9518
      @carlosalberto.9518 4 роки тому +3

      @@deliciosamentepoke2875 a mãe do filho dele é loira,estilho alemã.

    • @lucasbarbosasouza5039
      @lucasbarbosasouza5039 4 роки тому +2

      Só na cabeça dele mesmo, coitado

    • @camila_costa12
      @camila_costa12 3 роки тому

      @@lucasbarbosasouza5039 ele não é branco mesmo não, mas não é negro, ele é mestiço.

    • @lucasbarbosasouza5039
      @lucasbarbosasouza5039 3 роки тому

      @@camila_costa12
      A discussão é sobre ele ser branco ou não. Não falei o que ele era!

  • @evertonsilvaspyder4207
    @evertonsilvaspyder4207 6 років тому +4

    Hugo, excelente explanação garoto. Parabéns pelo trabalho.

  • @wmath5676
    @wmath5676 6 років тому +2

    Parabéns pelo vídeo. Muito esclarecedor. Uma soma de fatores fazem com que pessoas que realmente mereçam a vaga sejam passadas pra trás pelo famoso e vergonhosos "jeitinho brasileiro. A lei ineficaz deixa brechas para os aproveitadores.

    • @randomytguy7315
      @randomytguy7315 Рік тому

      nunca foi questão de ineficiência, todas as leis têm suas brechas. o problema dessa leia não são os aproveitadores, é o estereótipo do negro e do pardo.

  • @angelimneto3135
    @angelimneto3135 5 років тому +5

    Essa lei é muito subjetiva, várias interpretações, como outras tantas que existem no país.

    • @gins9094
      @gins9094 2 роки тому

      igual aos racistas como voce

  • @fabianosilvafsc
    @fabianosilvafsc 4 роки тому +14

    Se o edital não prevê sua exclusão e sim que vc será jogado na lista da ampla concorrência caso seja reprovado na entrevista , acho q vale a pena tentar e se inscrever pelo critério de cotas

  • @flavio3635
    @flavio3635 5 років тому +4

    Hugo,fez bem,minha prima é morena Clara,ficou na avaliação da Abin

  • @aldineia2012
    @aldineia2012 4 роки тому +8

    Querem os "benefícios " das ações de políticas afirmativas. "Querem a nossa cor quando convém,mas não querem a nossa dor."

    • @Levamn
      @Levamn 4 роки тому +4

      Sou branco e já sofri e sofro bullying inúmeras vezes pelo simples fato do meu nariz ser grande, você ainda acha justo de que eu e "você" sermos "zoados" e sentirmos a mesma "dor", você ter privilégios perante mim pelo fato de você ser negra ou preta (como preferir) e eu ser branco?
      Pense assim, se eu você tivéssemos a mesma condição financeira e ect, e nós dois termos sofrido Bullying, você acha justo que se eu tirar uma nota maior que a sua, e você ainda ser aprovada pelo fato de ser negra ou preta e eu ser branco?, sendo que tivemos as mesmas oportunidades?

  • @andersonassis2761
    @andersonassis2761 2 роки тому +1

    Professor Hugo, no concurso da Petrobras, teve um erro no resultado final, pois os negros que fizeram pontos para a ampla concorrência, o nome deles saíram nesta lista, mas também, foram contabilizados nas vagas para negros, tirando assim a vaga de outros, da uma olhada na ênfase 2 do edital e veja, são 10 que estão com esse problema.

  • @EduardoSantos-vd6bs
    @EduardoSantos-vd6bs 2 роки тому +1

    Muito importante ter cotas para negros, pois principalmente no setor privado julgam pela cor da pele e o Estado pouco pode interferir, podendo fazer algo afirmativo apenas no setor público.
    Além de ter também cota social deveriam levar em conta na racial a situação financeira

  • @brendavieira5515
    @brendavieira5515 6 років тому +12

    É mais que necessário cotas no Brasil e, claro, com avaliação da genética, história e fenótipos.
    É absurda a ausência de negros nos órgãos públicos. Ausência no sentido de proporção real.
    Lembro que nunca vi negros no STJ, salvo o estagiário de um escritório de advocacia que ia acompanhar sessões.
    Já no STF, eu só vi uma negra, que era a secretária de sessão plenária durante a Presidência da Ministra Cármen Lúcia.
    Na faculdade dava para contar nos dedos o nº de negros que chegaram até o diploma.
    No escritório que eu trabalhava só tinha uma negra, que era minha chefe maravilhosa.
    Enfim, quis expor aqui a discrepância que existe no meio jurídico, tanto público quanto privado, quando o assunto é inclusão racial.
    Ah, última observação: a nota de corte dos candidatos em cotas é tão alta quanto a ampla concorrência. Diferença real no desempenho só é vista nas cotas de deficientes que, óbvio, possuem uma limitação maior que os demais. Logo, é importante a reflexão sobre o meio em que você vive e como vc quer que ele seja; real ou ilusório? inclusivo ou exclusivo? Eu prefiro inclusão e representatividade pq afeta minha moral como indivíduo e tudo aquilo que acredito estar incluso em "bem estar social".

    • @vidanatural2501
      @vidanatural2501 5 років тому

      Necessário teu rabo. A partir do momento em que o edital não respeita a lei, excluindo mestiços, deveria haver intervenção do Ministério Público. Está na hora de acabar com essa palhaçada de cotas raciais, isso é uma vergonha, principalmente quando vê-se um negro defendendo essa segregação.

    • @matheuscarlucci1106
      @matheuscarlucci1106 4 роки тому

      Ele tem fenótipos branco, como o cabelo liso

    • @lucasbarbosasouza5039
      @lucasbarbosasouza5039 4 роки тому

      Vida Natural vai aprender a respeitar as pessoas e dps vem da a dsgc da sua opinião

  • @sandrabatista3027
    @sandrabatista3027 6 років тому

    Oi Hugo Feliz Ano Novo muita prosperidade saúde e sorte para vc é sua família. 🙏 🙏 🙏

    • @HugodeFreitas
      @HugodeFreitas  6 років тому

      Feliz ano novo Sandra, tudo de bom na sua vida e de sua família

  • @leaomaciel5016
    @leaomaciel5016 3 роки тому

    conheço um cara inescrupuloso que usou deste artifio para se passar por pardo no concurso do INSS 2016 e conseguiu seu objetivo.
    na amola concorrência ele não seria aprovado.
    fez tudo ocultamente pois,sabia ser falsa sua autodeclaração porém,colou a onda e ele hoje é técnico do seguro social.

  • @lucas-hr1my
    @lucas-hr1my 3 роки тому +1

    Concordo com você, o seu direito a cotas depende da cabeça o avaliador, se ele gostar de você, você passa, se não, tá ferrado.

  • @marciagoncalves6498
    @marciagoncalves6498 5 років тому +6

    Isso tudo é preguiça para não estudar ! Sou parda, nordestina, filha de metalúrgicos. Estudei sem cotas e me formei. Passei em concurso público sem cotas e o último concurso que fiz de nível universitário passei em segundo lugar... então !!! Melhor estudar e se dedicar e parar de se vitimizar.

  • @andrealima1003
    @andrealima1003 6 років тому +50

    Oi Hugo, tudo bem? Esse assunto é bastante polêmico em função do Brasil ser um país notadamente racista. Como você bem falou, a lei de cotas considera apenas o fenótipo do candidato, portanto apenas serão aceitas aquelas pessoas que pela sua cor ou traço físico (nariz largo, lábios grossos e cabelos crespos) tem a sua inserção no mercado de trabalho dificultada. Não adianta ser rico e bem nascido, se for preto ou pardo irá ter problemas, porque o preconceito é na aparência. De maneira geral, na cabeça de muita gente se o cara for podre de rico, porém preto, ele será apenas "suportado". Pois na nossa sociedade é assim que as coisas funcionam. Então, o que muitos não entendem é que não importa se sua avó é preta ou se seu pai também é! O que conta é que você possua tais traços, afinal a vaga é sua e não de seu pai, sua avó ou sua mãe. Participei de uma entrevista exatamente nos moldes que você descreveu em uma seleção da FGV aqui na Bahia e as pessoas que compuseram a comissão eram em sua maioria ligadas ao movimento negro. Conheço uma pessoa que está trabalhando numa comissão pelo CEBRASPE em BSB e ela fez mestrado em estudos étnicos raciais, ou seja, não é qualquer zé ruela que vai aferir se tu é preto ou não, pode acreditar. Pois são pessoas que estudam isso e militam na causa, elas sabem diferenciar. Abraços!

    • @MonicaOliveira-se7su
      @MonicaOliveira-se7su 6 років тому +12

      Andrea Lima
      Senti contemplada por vc Andrea. As pessoas neste país nunca se importaram de fato em pesquisar e entender a problemática do racismo no Brasil em vários setores sociais, agora que existe uma política como a de cotas que os "afeta" diretamente, todo mundo se acha apto a opinar SEM NUNCA ter buscado informações concretas a respeito da história. ... e dá no que? Num vídeo superficial como este!
      Obs : cor para o ibge : preta e parda. Juntas, compõem a raça negra! Se vc se considera pardo, se considera negro. Vamos ler mais galera.
      As únicas pessoas no mundo dos concursos e influenciadores digitais que sei que concordam com cotas são Fernando Mesquita e Daniel Senna. Caras mais experientes e que se deram de fato ao "trabalho" de ler mais. Há muito de se aprender com eles para além de concursos ;)

    • @carolinak.1131
      @carolinak.1131 6 років тому

      lascou. como sempre essa minha cara bonita só me prejudica rs porque sou filha de mae, solteira e negra e sei muito bem quanta dificuldade isso foi e ainda é. só que meu cabelo alisado, minha pele branca porque eu detesto sol e meu nariz fino herdado do pai que nunca tive, me fazem parecer RICA! hahaha, é freud viu

    • @karlacalmeida
      @karlacalmeida 6 років тому +1

      Andrea Lima melhor comentário

    • @analiciabh
      @analiciabh 6 років тому +5

      Andreia,não tem como justificar o injustificável, Preto é negro?, ok. Pardo é negro? ok. então somados os 2, eles são mais de 50% da população?ok. Então gritamos ao mundo que somos a maioria nas cadeias e que deveríamos ter a metade no congresso, supremo e etc e etc. Até ai ninguém falou de fenótipo,.Apenas os dados do IBGE, que é por auto-declaração, foram usados pra pedir cotas aqui, cotas ali e etc. Não se discute se alguma raça tem dívida com outra raça, quem deve pagar e quem deve receber, é o pardo quem deve pagar? é o índio? Após a criação das cotas, entidades representativas de "raça", correu atras para aferir se o cara é preto, como assim? as cotas são para pardo, preto e indígena. Vc observou se havia algum indígena na comissão? Ele aferiu o nariz e o cabelo de um preto, excluindo o por não ter traços de índio? A sua explicação serve pra vc. Mas não há dúvidas de que o pardo e o indígena, estão sendo lesados. Os pretos são 8% da população e está misturando racismo, divida ,discriminação e etc, para abocanhar sozinhos, um benefício destinado a 50% da população, que são os seus colegas nas obras, nas escolas públicas, casas de família e etc. Se o passado é história no presente, o presente será história no futuro.

    • @anaporciuncula2274
      @anaporciuncula2274 6 років тому

      Andrea, como foi sua entrevista com a FGV? Poderia contar um pouco?

  • @lidiamaxavier
    @lidiamaxavier 4 роки тому +2

    Acho muito justo ter cota e sinto que tem tido evoluções ao longo dos anos na representatividade dentro de espaços públicos. Contudo apesar de negra (e nenhuma banca avaliadora vai tirar de mim minha negritude) eu sinto que tenho vantagens na vida por ser classe média, por estar inserida em um espaço não tão racista (mesmo já tendo sofrido racismos) então, nunca me beneficiei de cotas e não me sentiria confortável aderindo.
    Quanto ao critério ... É subjetivo e sempre vai ser, né?! Bom mesmo é caber recurso em casos que se sintam menos beneficiados... Vida que segue, né?! Mas, não é por conta de gente que tenta burlar o sistema que as cotas são menos necessária.

    • @gins9094
      @gins9094 2 роки тому

      onde voce e negra, branca

    • @lidiamaxavier
      @lidiamaxavier 2 роки тому

      @@gins9094 oi? Tás usando qual Pantone e qual meio de análise? Me conta mais sobre minha própria origem e meu próprio corpo...eu devo estar precisando.

    • @lidiamaxavier
      @lidiamaxavier 2 роки тому

      @@gins9094 oi? Tás usando qual Pantone e qual meio de análise? Me conta mais sobre minha própria origem e meu próprio corpo...eu devo estar precisando.

  • @thiagomenezes547
    @thiagomenezes547 6 років тому +4

    Que vídeo excelente, meus parabéns pelo conteúdo man!

  • @Karina18494
    @Karina18494 6 років тому +4

    Cara, vc falou tudo! esse critério é muito subjetivo e corre-se o risco de erros e injustiças. Concordo com aqueles que apoiam as cotas exclusivamente para negros. Além disso, é necessário que a lei seja mais específica qto ao fenótipo e que haja padronização.

  • @viniciussanlim9950
    @viniciussanlim9950 6 років тому +18

    O povo complica muito, querem ser negro pra participar das cotas mas em outras situações se consideram de Pardo a Branco... A realidade é que com lista especial ou ampla concorrência a vaga será preenchida por quem de fato estudou.

    • @fabioadourado
      @fabioadourado 6 років тому +6

      Exatamente Vinicius.... muita discussão... mas na real é essa... pois mesmo para passar usando as cotas o cabloco tem que estudar e muito.

    • @eric10021992
      @eric10021992 6 років тому +2

      Rapaz., eu passaria em todos os concursos que fiz se fosse "pardo" ou "negro".

    • @matheusteixeira4002
      @matheusteixeira4002 6 років тому +5

      Mas a lei não é só pra negro. É pra negro e pardo

  • @jrferreiraoficial
    @jrferreiraoficial 4 роки тому

    Hugo valeu pelo conteúdo! Cara na minha certidão de nascimento minha cor é moreno, eu até me considero pardo, mas como essas decisões são subjetivas é melhor não arriscar ser eliminado na reta final.

  • @marcosaraujo3575
    @marcosaraujo3575 4 роки тому +2

    Já que você perguntou pra mim também o que acho vou te dizer. Está te faltando um estudo realmente aprofundado e comprometido das relações raciais no Brasil. Só ACHAR é insuficiente pra dar conta da complexidade. Concordo perfeitamente com o critério do fenótipo para reserva de vagas, pois é por esse mesmo critério que o racismo se torna uma realidade o tempo inteiro. Procure saber do conceito de preconceito de marca.

  • @edinoSilva
    @edinoSilva 5 років тому

    Depende muito pois tem comissão que prevê se o candidato não passar na entrevista voltara a concorrer a ampla concorrência. Acho que tudo é o bom senso, para quem é pardo ou negro é muito fácil achar tracos que indiquem estar em tal raca ou cor. Meus 3 avós biológicos são negros, tem um avô que eu nao o conheci então nem seu a sua raça, mas hoje me considero autodeclarado parto por questao de cor, cabelo (crespo), tracos (nariz, boca), e por ser neto de avos afro descendentes. A dica que eu dou é ler o edital e ir no que se tem convicção.

  • @paulapab929
    @paulapab929 4 роки тому +2

    Já perdi oportunidades de emprego por conta do meu cabelo crespo...
    Já me perguntaram se minha patroa me deixava trabalhar sem uniforme(pq eu estava com minha filha passeando na pracinha,minha filha é branca).Hj uso mega hair,mas meu cabelo é crespo!
    Fico encucada demais com essa parada de concurso tbm.Depender de outra pessoa pra dizer se vc é ou não parda...

  • @tiagoborges6518
    @tiagoborges6518 6 років тому +2

    Muitos pontos precisam ser revistos nessa questão de cotas, mas pra deixar bem claro pra quem não entende (não que eu concorde completamente com tudo que defendem sobre cotas): as cotas visam acabar com desigualdades de população negra, pois as gerações anteriores de negros sofreram por não poder estudar no período da escravidão e etc. Pra você mudar o histórico de pobreza de uma família por meio da educação, é uma longa caminhada e isso pode levar muito mais de 1 geração. Os negros foram impedidos de cursar ensino básico e superior durante muito tempo gerando uma grande população que não conseguiu eliminar a pobreza histórica da sua árvore; negros pobres e sem ensino, que constituíam família que tinham filhos que constituíam suas famílias, também, na faixa de pobreza e assim sucessivamente. Resultado: se você pega qualquer instituição pública (também particular) e dá uma olhada no corpo de servidores, acaba vendo que quase não há negros em cargos elevados ou intermediários, sendo que a população negra é enorme no país. Porque brancos pobres não tem cotas sociais? Pois brancos não eram impedidos de estudar e fazer uso de sua liberdade. Além disso, há variadas formas de se dar golpe em cotas sociais para pessoas de baixa renda (minha opinião).

    • @vidanatural2501
      @vidanatural2501 5 років тому

      Então põe a cota para negro, porra, e não pardo, cacete. Acontece que negros são minorias, caso não coloquem pardos, não vão conseguir tantas vagas reservadas como conseguem hoje. Além disso, tudo o que você citou ocorreu no passado, aquela geração que passou pela escravidão já foi, amigo. Hoje, brancos e negros pobres estão em situação de igualdade, pois levam consigo ao nascerem os mesmos direitos de cidadania. Você, assim como eu, tem acesso à educação pública gratuita, então, o negro não pode ganhar mais privilégios, uma vez que já se encontra em situação de igualdade intelectual. Quer reparar um erro histórico? Impossível, principalmente com uma ferramenta que fomenta o preconceito. Olha só, por mais que você passe pelas cotas, você nunca vai ser respeitado em seu meio, porque será tratado como uma vítima da sociedade, alguém que só chegou onde está agora por uma concessão penosa do Estado.

  • @Vanessatss
    @Vanessatss 5 років тому +1

    A única cota que deveria haver em universidades federais era para RICOS. Sim, se você fez seu ensino médio em escola particular, deve disputar uma cota x de vagas, a outra parte, maioria, ficaria para alunos de escolas públicas. Pronto, mais negros e pardos com formação superior e mais chance de disputar concurso público. Neste, vagas apenas para PCDs.

  • @danilo7089
    @danilo7089 4 роки тому

    O negócio é que muita gente usa esse critério unicamente pra entrar em determinado processo seletivo usando de um direito conquistado. Assim, várias instituições utilizado bancas de heteroidentificação para tentar diminuir os caso de " AFRO CONVENIÊNCIA", tendo em vista que a partir do momento que as pessoas utilizam esse direito de forma indevida, vários pessoas que necessitam devido a uma desigualdade social e econômica ( são termos diferentes, mas sempre estão junto) saem no prejuízo. Então, o importante é usar o bom censo e perceber que você pode ou poderia estar ocupando uma vaga que por via de dúvidas não seria sua.

  • @johntrok
    @johntrok 6 місяців тому

    deveria acabar essa palhaçada. no fim se resume em quem tem condições financeiras para dar entrada no processo jurídico.

  • @tatianeramalho8977
    @tatianeramalho8977 4 роки тому +8

    Eu fiz 3 anos de ENEM pra conseguir a vaga na faculdade de Direito, no primeiro semestre de 2018 consegui 80% porque fiquei na lista de espera. E sabe quem conseguiu o queria seria a minha vaga? Uma garota BRANCA, que estava na minha sala. E sabe como descobri ? Pq estávamos conversando e ela disse q ficou em 2 lugar na lista, porém, a outra menina também disse que ficou em 2 lugar pra ampla concorrência. Automaticamente, ela ficou sem graça, e no segundo semestre ela saiu da faculdade. E quando abriu no segundo semestre consegui em primeiro lugar a bolsa 100%! É muito complicado isso sobre cotas, há uma grande desigualdade no país, enquanto houver essa desigualdade, será necessário as cotas.

  • @diogosarraf5961
    @diogosarraf5961 5 років тому +6

    Sou contra cota racial, sou totalmente a favor de cota social, quem realmente é pobre e não teve condições de estudar em escola pública é que deveria ter este "privilégio". Não sou loiro de olhos azuis, mas me considero caucasiano, mesmo a minha bisavó ter sido uma índia, ou seja, pelo critério subjetivo das cotas raciais, estou fora, porém, pela árvore genealógica da minha família, tenho direito

  • @raquelsantiagodias2845
    @raquelsantiagodias2845 4 роки тому +1

    No TRF4, a comissão era composta por um branco e quatro negros! Eles perguntaram se a pessoa já sofreu racismo e só!

  • @0.4cantos73
    @0.4cantos73 6 років тому +5

    Minha origem materna: negro e indígena. Paterna: espanhóis e negros. Eu me considero parda. Se me deixar 2 min no sol eu fico bem marronzinha. Mas quando morei na Europa parecia branca, mas o pessoal me considerava moreninha (eles diziam assim). Eu sempre coloco a cota pq se a lei me permite eu vou usar. Afinal, sou de fato parda por todos os critérios. Pq nao usar a cota?

    • @camila_costa12
      @camila_costa12 3 роки тому +1

      Se você é morena, então agora tenho certeza que sou preta.

    • @ygorhades0075
      @ygorhades0075 Рік тому

      @@camila_costa12 eu sou pardo , sabe dizer se o inss aprova legal nesses casos ?

  • @pier9842
    @pier9842 4 роки тому +1

    A lei não tem que combater caráter. Sempre vai ter o "esperto", mas ele que durma com sua consciência.

  • @BRASILSELVAGEM07
    @BRASILSELVAGEM07 4 роки тому +1

    Deveria ter cotas so para negros e índios e pronto, principalmente para os indígenas quê aqui ja estavam, esses sim merecem.

    • @lucassmmedeiros2260
      @lucassmmedeiros2260 4 роки тому

      Os indígenas que estavam aqui já morerram. Os atuais têm os mesmos direitos que eu e vc.

  •  4 роки тому +10

    Primeiro que pardos nem sempre são negroids, segundo que características negroids nem sempre são nariz largos ou lábios grossos, indianos tem pele escura e não são negros

    • @kenyadelima879
      @kenyadelima879 3 роки тому

      Eles tbm são pardos e entram nas cotas!

    • @eduardofonseca5652
      @eduardofonseca5652 3 роки тому

      Eu sou pardo e não sou negro.
      Os próprios negros não se consideram, minha vizinha vive colocando o brilho nas fotos no máximo e fala que queria ser branca.
      Outra vez uma colega de classe negra questionou se eu tinha feito a inscrição do Enem dela correto na questão racial pois eu coloquei que era negra daí putz não entendi. rsrs

  • @humbertorodolfo819
    @humbertorodolfo819 6 років тому +6

    Não tem como ser a favor das cotas, pois não há como estabelecer um critério confiável para avaliação da cor. Qual a limite da tonalidade da pele onde alguém possa dizer que, desse ponto em diante, não é mais pardo? Imagine dois irmão pardos que viveram juntos, estudaram nas mesmas escolas... um sendo aceito no sistema de cotas e outro não... Mas sou mais contrário ainda porque concursos ou vestibulares não podem cometer nenhuma injustiça contra negros, pois vc não é julgado por nada que não seja a sua nota individual. Mesmo que o indivíduo seja cor de rosa, se tiver disposição e estudar, ele pode entrar lá. Até faria sentido se existisse cotas para o mercado de trabalho, onde ali o empregador escolhe quem quer, e, aí sim, pode existir discriminação. Mas, mesmo assim, ainda teria o problema dos critérios subjetivos e das injustiças. E nem vou entrar em outras discussões, pois, na minha opinião, isso só aumenta o racismo, uma vez que isso rebaixa os negros a empregados de segunda categoria, ou menos capazes. Se eu fosse negro, com certeza teria a mesma opinião e gostaria de entrar sempre pela porta da frente. Mas cada um, cada um...

    • @augustosantos1854
      @augustosantos1854 6 років тому +1

      Humberto Rodolfo concordo totalmente. Em concursos não pode haver critérios subjetivos. Quem tem as melhores notas vão ser nomeados e pronto, entrar pela cor me parece uma injustiça com quem estudou muito (algumas vezes de baixa renda) e não pode usar cota.

  • @sprinof
    @sprinof 4 роки тому +1

    Sou completamente contra cotas, me considero pardo, possuo traços negros demais para ser considerado branco, traços brancos demais para ser considerado negro, não possuo ligação com tribo indigena alguma, mas tenho traços muito fortes desde a cor da pele laranja, a forma dos pés e mãos, nariz largo e um cabelo 3b, minha origem materna sei que é Portuguesa por conta das histórias, do fenótipo e dos sobrenomes (Lima, Coelho, Queiroz, Andrade, Senhorinho), Ja a família de meu pai acontece algo interessante, um resultado da cruza entre primos por gerações seguidas, o fenótipo dos filhos é sempre o mais velho loiro da pele rosada e olhos azuis enquanto os mais novos nascem com a pele negra jambolão, cabelo castanho avermelhado e crespo, a única coisa que sei é que descendem de vaqueiros e possuem traços mouros e nomes italianos. Mas se pudesse definir minha raça eu me identificaria como um afro-latino-brasileiro

    • @eduardofonseca5652
      @eduardofonseca5652 3 роки тому

      Também me considero pardo. Já até passei em cotas, apesar dos meus traços serem mais para branco.

  • @marcosdacosta8236
    @marcosdacosta8236 5 років тому +38

    Voce é branco bro.
    Gang gang bro
    Raff, BC 2019

  • @omolojiagbara7588
    @omolojiagbara7588 6 років тому +4

    É preciso compreender que estamos discutindo questões que estão além do ter ou não ter condições financeiras, mas de como a sociedade brasileira se estrutura a partir de uma desigualdade que emerge de tempos seculares.
    Quando você vai em boa parte dos órgãos públicos vemos, em sua maioria, pessoas brancas. Por quê? Pois são estas que tiveram mais acesso, ao longo das suas vidas, à boas escolas e educação extracurricular. Os bancos pobres, socialmente, não estão no mesmo patamar de discriminação dos negros e pardos no Brasil. Logo, suas chances de conseguir emprego são bem maiores. Percebam, com isso, que estamos falando de uma dinâmica social que privilegia os brancos. Vocês acreditam mesmo que quase 400 anos de escravidão já foram diluídos em uma pais que tem pouco mais de quinhentos anos de história?
    Cotidianamente vemos casos de jogadores negros sendo chamados de macacos, jornalista negra sendo chamada de empregada, cantora negra sendo ofendida como "cabelo de Bombril". Nós ainda somos uma sociedade racista!
    Não estamos falando de capacidade. Estamos falando de DESIGUALDADE. Todos nós somos capazes, mas dentro do âmbito de oportunidade que nos concedem. Precisamos de uma melhor qualidade educacional, precisamos de uma ampla reforma social, precisamos de muitos predicados para termos uma sociedade equânime. Para compreender tal complexidade não dá para olhar apenas pontualmente para alguns sujeitos, mas entender a sistemática, os grupos e como eles se organizam e se inserem na sociedade macro.
    Percebo, entretanto, que é mais fácil alguns simplesmente criticar as cotas, mas não propor mudanças radicais na educação para , após os resultados dessas mudanças, propor o fim das cotas. Ninguém quer ter seus privilégios abalados. É mais fácil atacar os fragilizados do que a fonte do problema.
    No fim das contas "os cães ladram e a caravana passa."
    Esse País precisa reconhecer a potência do seu povo, inclusive, compreendendo que preto não deve ser evidenciado apenas como passista ou sambista no carnaval. As cotas visam construir uma verdadeira imagem da miscigenação onde, por exemplo, nas fotos de formatura de medicina não veremos apenas os brancos, mas brancos, pretos e índios.
    Parabéns pelo canal!

  • @rogeroliveira4768
    @rogeroliveira4768 4 роки тому +2

    Foda que é muito subjetivo essa classificação de pardo

  • @1PobreConcurseiro
    @1PobreConcurseiro Рік тому

    Apesar de eu parecer meio branco na foto, eu sou pardo, pobre e minha avó era indígena, enquanto meu avô era nordestino, mas sou contra cotas justamente por achar muito humilhante 3 fatores:
    1° alguém utilizar do pré conceito do que é ser negro ou não, sendo que o tom de pele é apenas uma das características. O sangue é quem diz qual sua ancestralidade e principalmente o meio em que você viveu. Que diferença tem eu dos meus irmãos que são mais morenos que eu? Eles são considerados negros, então, tipo, eu tive exatamente a mesma criação e genes, alguém vir e dizer que eu não posso pq eu não sou igual a eles por conta da minha cor é puro racismo.
    2° Acho que cotas é uma forma ridícula de resolver o problema. Temos nitidamente um problema estrutural na educação das pessoas pobres o que afeta principalmente as pessoas mais negras por fator histórico, aí você pega e de vez melhorar a base de ensino infantil, vai lá e coloca uma pessoa que na prática não tem capacidade de passar para o cargo e prestar o melhor trabalho possível para a sociedade? Coloca alguém que entrou porque estava em uma disputa "café sem leite"? Acho isso muito humilhante, é como se eles falassem que nós não temos capacidades de competir contra os brancos, o que leva a você entrar no órgão já sofrendo racismo.
    3° Não é justo! Sim, não é justo e vocês vão concordar. Imagina o seguinte: você é meio branco, mas você nasce na favela, você é muito pobre, desnutrido, não tem educação de qualidade assim como o seu vizinho ou até irmão que são negros. Aí você não pode utilizar cotas mas seu vizinho e irmão que cresceram na mesma condições que você pode? Ou pior, as vezes seu vizinho negro nem pobre é e ele tem acesso à cotas. Injusto para quem não se classifica como negro mas vive exatamente nas mesmas condições que fazem os negros não passarem nas provas. Ou seja, esse branco é mais minoria ainda! Ele já quer saber dos outros brancos que tão lá no tribunal, ele quer saber dele que não vai conseguir.
    Por isso, se fosse para ser justo, no máximo seria cotas para pobres. Mas ainda assim eu seria contra. O governo tem que trabalhar para trazer o pobre para o mesmo nível de competência que o rico. Quem é pobre sempre vai ter que se esforçar mais, óbvio, é a lei da vida e isso é uma selva de pedra, mas ao menos trazer as ferramentas necessárias para que o pobre possa ter acesso à essa possibilidade

  • @Jairo_Popper
    @Jairo_Popper 5 років тому +20

    Tem que acabar com as cotas por cor e instituir cotas por renda!

  • @hermenelucas5262
    @hermenelucas5262 6 років тому +1

    O foda é essas pessoas que for fazer parte dessa banca de avaliação/entrevista for brancas.. Não ser negras... Acredito que podem não ser imparciais.. Agora, se for todos ou quase todos negros, vão saber discernir quem está alí querendo um Direito, ou quem está alí querendo um '' privilégio''

  • @eduardodequeiroz8964
    @eduardodequeiroz8964 5 років тому +8

    Você é pardo sim. Se uma banca de avaliação disser que não, é porque habita alí "uma das pernas da corrupção" que tem SIM nessas bancas de concursos de altos cargos.

  • @tiradentes4525
    @tiradentes4525 5 років тому

    Tem uma coisa que você falou no seu vídeo que eu não sei falar exatamente se é errado, mas que me levou a uma conclusão errada. Você repete por varias vezes "Negro" ou "Pardo". Quando eu fui procurar no EDITAL de um concurso, estava escrito "Vaga destinadas a negros" então eu supus, que para aquele concurso em específico seria vaga somente para pessoas mais escuras, e não para pardos.
    Porem, pesquisando um pouco mais, eu achei que na "categoria" Negros engloba pessoas Pretas e Pardas. Então acredito que o correto seria você falar "Vagas para Pretos e Pardos" ou "Vagas para Negros" mas não "Vagas para Negros e Pardos".

  • @yuninho6000
    @yuninho6000 4 роки тому +2

    Sou pardo, sofri preconceito de um negro. É bem confuso mesmo...

  • @fagneraparecidomoreiraalve6463
    @fagneraparecidomoreiraalve6463 5 років тому

    Belo video amigo, foi simples, conciso e objetivo, embora nao faca parte da objetividade do video, voce conseguiu a vaga no TJ de SP?

  • @cleo2008
    @cleo2008 6 років тому +26

    Hugo é Pardo! rsrs e que MORENO!

    • @Alan-pn9nv
      @Alan-pn9nv 4 роки тому +1

      Eu sou da cor dele e me considero pardo,nunca usei cotas e nem quero usar.

  • @ksk1460
    @ksk1460 9 місяців тому

    Carai! Sou filha de pai preto (a familia dele é TODA preta), tenho traços de negro, filha de nordestinos, descendente de índios. Inclusive, fiz até um teste de ancestralidade pq tenho curiosidade sobre esses assuntos. E meus pais são autônomos! Meu pai é ambulante. Me considero parda sim!!! Acho que pra acabar com essa confusão deveriam colocar cotas só para pretos então! Sou mais a favor da cota para escolas públicas e renda familiar bruta, sinceramente! Muita confusão! Óbvio que quem puder levar vantagem em qualquer coisa nessa vida, vai usar todo e qualquer meio ! Se a pergunta é "De qual etnia você se considera?" Posso muito bem me considerar parda pq essa é MINHA opinião pessoal. O foda é que essa é uma pergunta sem pé nem cabeça, pois somos um pais miscigenado e misturado! É super normal a misturança entre pretos e brancos. Em fim, não tem sentidoooooo !! A grande maioria deveria ser considerada parda então!!!! Em fim... !

  • @alexhallison7003
    @alexhallison7003 6 років тому +26

    e ai brother tudo bem? então meu ponto de vista sobre cotas é que eu sou contra, pois todos temos as mesmas capacidades pois digo isso pq venho de uma família que tem indígena, negro. O que realmente deveria existir no brasil é uma avaliação sobre condições que as famílias vivem não importando a cor seja branco, negro, amarelo, pois o que mais temos visto e pessoas entrando por cotas sendo de famílias com condições muito boas e outras não conseguindo devido ser branco ou amarelo e com uma condição de vida lamentável.
    Este é meu ponto de vista e excelente canal que vc cresça cada vez mais.

  • @odisseia7776
    @odisseia7776 3 роки тому +2

    Hugo me tira uma dúvida fiz um processo seletivo e me utilizei das cotas ,mas minha nota me jogou para ampla numa posição intermediária ,só que o primeiro colocado das cotas teve nota inferior a minha e logo chamaram ele ,enquanto eu mesmo concorrendo nas cotas e pq tirei uma nota melhor e fui para ampla ainda não fui chamado . Gostaria de saber se está correto ou mesmo eu indo para ampla estaria também concorrendo nas cotas ou não?

  • @fabianamilani02
    @fabianamilani02 5 років тому +5

    Neymar não é mais branco que vc não, amigo.
    Rs

  • @BrunoExepert
    @BrunoExepert 3 роки тому

    Essa lei foi um tiro pela culatra, porque além da exigência de cor, também poderia ter a exigência da classe social, só assim as politicas de afirmação poderá ser eficiente no Brasil.

  • @danilosouza-dev
    @danilosouza-dev 6 років тому +2

    Se o cara ficou como excedente na ampla e passou nas vagas das contas, provavelmente ele será chamado pelas cotas, mas digamos que a banca diga que ele não é negro... A dúvida é: Caso a banca diga que ele não é negro, ele perderá a vaga de cotista e ficará como excedente na ampla ou ele é eliminado de tudo?

    • @morenalima
      @morenalima 6 років тому +1

      A minha dúvida é a mesma e até hoje eu não entendo. O edital não é claro nesse ponto

    • @cicerojunior1965
      @cicerojunior1965 6 років тому

      minha dúvida tbm é essa, e NINGUÉM sabe responder essa dúvida, afinal o cotista que se classificou na ampla porem ficou excedente da ampla e teve pontuação para ta nas vagas direto das cotas, ele irá preencher as vagas das cotas ou esperará como excedente na ampla concorrencia ?

  • @estudandocomfoco8321
    @estudandocomfoco8321 5 років тому +1

    gostei muito desse tema. Acho que as cotas deviam estar ligadas a renda familiar do candidato e a escolas publicas. Sou negro tenho dois irmão um é negro o outro é branco. como fica neste caso. temos a mesma realidade mas tratamento diferente diante do governo. Nunca sofrei descriminação por minha cor no entanto a falta de renda sempre foi um problema visível.

  • @Gabriel_allah_
    @Gabriel_allah_ 3 роки тому

    cotas sócias ou melhora na desigualdade, uma dessas soluções tem de ser tomada, pois o problema não é ser negro, branco, pardo ou amarelo, o problema é estudar sem internet, ou até mesmo sem uma alimentação decente; o problema é estudar com dor de cabeça pela fome, ou sem energia elétrica, por ter uma família sem estrutura, problemática! ou algo do tipo. Até porque a ciência e a vida, nós provou, que o negro, pardo e o branco, tem a mesma capacidade intelectual. Mas por muito tempo, as pessoas acreditavam que a inteligência era algo genético, e que a cor da pele tinha influência, porém hoje fica claro! que o problema é ter o azar de nascer na base, da pirâmide social, de um país como o nosso, com a taxa de desigualdade tão extrema, que faz parecer impossível! quem esta em baixo ter chances de chegar no meio, e no topo nem se fala, até porque os que chegaram, são esses poucos que ficam famosos e que a gente segue, de tão raro que é.

  • @felipefeitosaserra7479
    @felipefeitosaserra7479 3 роки тому +1

    E quem é branco e não tem nada na vida era pra existir cotas tbm.

  • @JulioCesar-wq9nz
    @JulioCesar-wq9nz Рік тому

    Para melhorar poderia pedir a foto do ascendente de 1primeiro grau e seguindo grau ou seja de pai e avô

  • @sergiomelo5949
    @sergiomelo5949 2 роки тому

    É simples a única cota que era pra existir no ensino e serviços publicos eram as cotas pra ricos. Tipo 30% de vagas pra ricos e o resto pros baixa rendas. Acabava com essa palhaçada, mano, o que tem de pobre se lascando, vendendo o almoço pra pagar faculdade de 5° não tem nem graça.

  • @sandrabatista3027
    @sandrabatista3027 6 років тому

    Oi Hugo Feliz Ano novo novamente. Vem k desculpa de pedir é que eu baixei aquele Simulado do Fernando Canuto que vc havia deixado na descrição de um vídeo só que eu não achei o gabrito vc teria ainda Hugo pra me ajudar. Te agradeço amigo. 🙏🙏

  • @Noven96
    @Noven96 Рік тому +1

    ME TIREM UMA DÚVIDA POR FAVOR.
    No concurso que participei, diz que 20% das vagas da vagas atuais e as que vierem surgir, serão reservadas para Negros e Pardos.
    fiquei em 1136 na Geral e em 95 para negro, Para eu ser chamado nas vagas de negro preciso que chamem 475 pessoas (20%475 é 95). Minha Nota foi 62,50, e da Pessoa que ficou em 500 na ampla é 75,00 pontos, mesmo ele tendo uma nota bem maior que a minha, eu serei chamado antes dele?

  • @laurianeferreira4350
    @laurianeferreira4350 6 років тому

    Seus vídeos são demais. +1 inscrito.

  • @01VS
    @01VS 5 років тому +1

    Até psicotécnico é menos subjetivo que esses critérios do tribunal racial das cotas

  • @tonysouza4348
    @tonysouza4348 5 років тому

    Cara, que você é Pardo não tenho dúvidas e acho que quem te vê também não. Assim como minha esposa é parda, sua cor de pele é igual a dela. Acredito que a questão crucial é "você sofreu preconceito"... Ou mais, isso lhe causou dano que pudesse impedir seu progresso intelectual?! Cara, sou galego dá'gua doce (como diz aqui no nordeste), mas toda minha infância e juventude foi pobre. Andava nas carroças com meu pai para juntar lavagem para os porcos; juntava latinha pra vender; juntava cobre pra vender; vendia picolé em rodoviária; e incontáveis coisas de gente pobre... Dos meus pais herdei o maior bem: honestidade e esforço. Consegui se aprovado na PMAL com 24 anos, foi quando as coisas começaram a melhorar. Tive e tenho sérias deficiências nas ciências exatas... Tive dificuldades de aprendizagem em diversas disciplinas... Mas Graças a Deus venci. Minha esposa, muito pelo contrário, sempre foi muito bem financeiramente e estudou a vida toda em escola particular. Ela teve "tudo" e eu não tive "nada". Cota deveria ser para condição social e não por cor. O Brasil é cheio de branco pobre, assim como pardo pobre, negro pobre, índio pobre... Mas se, PELA SUA COR, você sofreu preconceito, e isso lhe impediu de desenvolver intelectualmente, aí sim, acredito que se encaixa perfeitamente. Eu sofri inúmeros preconceitos, mas por ser pobre e não pela cor. Há outros que sofrem só PELA COR, ou pela condição social também. Mesmo com minhas deficiências em física e matemática, passei nesse ultimo concurso da PRF, assim como o Emanuell Vinicius (negro) passou, mas ele está classificado, tirou uma das melhores notas... Sua cor influenciou no seu desempenho? lógico que não. Foi todo o esforço dele que o pôs onde está. Se ele é rico/pobre, não sei, sei que ele é super inteligente e está concorrendo na AC e nas cotas... vai ficar na AC pela nota o ter classificado, mas não acho justo ele concorrer as duas... Não me entendam mal, só um ponto de vista de alguém que não sofreu preconceito de cor, mas todos os demais eu sofri... E tenho vencido pelo esforço. Se é pra ter cota, que seja para quem é oriundo de escola pública que não tem condições de todas as oportunidades como os de classe média/alta. Problema do Brasil é social e não moral.

  • @soldadocta
    @soldadocta 6 років тому +10

    Cotas, a pior covardia que já inventaram. Você não é pardo coisa nenhuma, e já ia tentar cota.
    A disparidade é ridícula.
    TJSP interior nota de corte 87 pra branco, 64 pra negro, 53 pra deficiente. Verognhoso o desrespeito, o branco tira 30 pontos a mais e fica fora.

  • @pier9842
    @pier9842 4 роки тому

    Vamos utilizar as suas características fenotipicas.
    Pele parda, mas dá dúvida porque tem oriental e árabes com essa cor.
    Veja se seus traços são negros.

  • @rafa_0606
    @rafa_0606 2 роки тому

    Poxa Hugo, entendo vc, porem nos na maioria somos todos pardos ou negros. Eu mesmo sou filho de negros porem nasci branco com olhos claros, meus avôs paternos e maternos eram brancos de resto a familia toda negona. Sempre tive na mesma situaçao que meus irmaos, primos, tios etc (todos negros) vivemos a mesma situaçao, mesma dificuldade, entao entendo a cota porem nao as acho justas. Minha opiniao hoje seria uma nova politica sendo ela de comprovaçao de renda e visita de agente sociais para ver e avaliar as situaçoes, mas é somente minha opiniao.

  • @vanessabarbosa7279
    @vanessabarbosa7279 3 роки тому +1

    Fiz minha inscrição coloquei que sou parda mais não declarei por cota ,caso eu venha passar no concurso eu perco minha vaga.Não pedi cota

  • @negoseba
    @negoseba 6 років тому +9

    Hugo, só uma ressalva: Se comparar com outros concursos, principalmente federais , o tjsp não reprovou quase ninguém. comparado por com TRT SC que teve 48% de reprovação. Na capital não teve nem 15%. E na 4raj não teve reprovados. Como dizem nos grupos... O TJ prostituiu a lei de cotas kkkk!!
    Ademais, toda sua explanação é muito coerente.

    • @HugodeFreitas
      @HugodeFreitas  6 років тому +2

      Boa Cleiton! Eles deram uma relaxada depois das primeiras avaliação mesmo kkkkkk

    • @ygorhades0075
      @ygorhades0075 Рік тому

      @@HugodeFreitas inss aprova ou reprova + ?

    • @ygorhades0075
      @ygorhades0075 Рік тому

      @@HugodeFreitas nessa cota

  • @reinaldocamargocamargo7815
    @reinaldocamargocamargo7815 2 роки тому

    Fiquei até na Dúvida agora Hugo Me inscrevi pro trt 9 do Paraná na cor Pardo meu pai é pardo minha mãe é branca sou da sua cor será se aprovado na entrevista pode dar ruim?

  • @Mecenas-ko3ks
    @Mecenas-ko3ks 4 роки тому +3

    Agora estou com medo de me declarar pardo no concurso, mesmo sendo um pardo bem escuro...será que dá problema?

    • @Luiz685
      @Luiz685 3 роки тому

      E aí passou no concurso?

  • @SheilaPieroni
    @SheilaPieroni 4 роки тому

    Gostaria de saber se tem como recorrer na justiça. Meu filho passou na universdade é bem moreno, mais tem cabelo liso. Ja sofreu preconceito quando criança sendo chamado de negro. Os bisavos materno e paterno eram negros, mas temos indios na familia tbm. Mesmo assim reprovaram meu filho.

  • @zezin9143
    @zezin9143 3 роки тому

    como vc pode dizer q eh justo alguem ser reprovado pela cor de pele?

  • @fabiolamota6047
    @fabiolamota6047 2 роки тому

    Mas esse corte para o negro ir pra ampla que vc fala, é na classificação final dentro das vagas, ou para a avaliação de títulos ou correção de redação?