Mas pré-conceitos é diferente de discriminação, então preconceito não tem como acabar (ao meu ver) pq oq vc não conhece vc tem um pensamento não terminado : um PRÉ Conceito, algo q não terminado.
Se olharmos para trás vamos ver que melhorou um pouco, aos poucos o mundo está evoluindo e com certeza amanhã será melhor que hoje ❤️ não podemos recuar nem desistir, vms continuar 🏳️🌈
Sinto que essa identidade deveria ser mais explorada aqui no youtube, as pessoas deviam saber mais, e dar espaço à não-bináries. Sou gênero fluído, e sinto que todos nós merecemos simplismente ser quem somos certo?
Precisamos indicar CRIADORES de conteúdo que são NBs como a @apenasCup d a @BryannaNasck elas gravam a um bom tempo sobre não binariedade, e falam MUITO BEM sobre, seria ÓTIMO se convidassem elas!
@@rockefellersammy6126 gênero fluído é uma pessoa que não se identifica com uma identidade específica, mas que flui entre elas dependendo do dia ou emoções Por exemplo, hoje eu posso fluir para o gênero masculino, mas amanhã feminino. Eu não sou todos de uma vez, mas sim um por vez
Algumas (muitas) coisas ainda não estão claras para mim. Por exemplo, nesse próprio vídeo eles falam que roupa não define gênero, dizem que alguns não-binários sequer performam uma feminilidade ou masculinidade. Mas o que é exatamente se identificar como mulher ou como homem? É gostar de usar vestido, maquiagem... é deixar a barba crescer, usar cueca? A explicação da Ane Molina foi a melhor para mim nesse vídeo, mas ainda não me deixou satisfeito. Ela diz que o não-binário é aquele que não se enquadra 100% em uma masculinidade ou feminilidade que tá no senso comum das pessoas. Mas a maioria dos gays e lésbicas não é assim? Por exemplo, eu sou homem, mas nunca gostei de futebol, sempre me interessei mais por novelas, também não entendo nada de carros, etc... ou seja, isso também não se enquadraria como "menos masculino", de acordo com o senso comum? Da mesma forma, tenho amigas lésbicas que são bem "masculinas", jogam futebol, raramente usam vestido ou saia, não entendem de maquiagem tão bem etc... isso deveria significar que elas são não-binários? Em resumo, essas atitudes e características não são apenas uma construção social, ou seja, coisas impostas socialmente para nos enquadrar dentro de um gênero? O que é ser homem, mulher, ou não-binário?
Tbm tenho essas mesmas questões. Uma mulher , com trejeitos dito masculinos seria não-binária ? Um homem que não gosta do que a sociedade ( brasileira ) espera que ele goste ( futebol, cerveja etc ) é não-binário ? Acho que esses nomes só complicam.... As vezes a pessoa é só uma mulher ou um homem que não é como as pessoas imaginam que ele ou ela deva ser. Um homem que gosta de novela , por exemplo. Uma mulher , que não usa maquiagem e gosta de futebol. Aliás , as pessoas são muito mais do que isso ( futebol , novela e maquiagem). Eu sou mulher e raramente uso maquiagem e vestido, só uso vestido no verão, e tudo bem, continuo sendo mulher. Na França , os homens não são machões , às vezes são até mais femininos (para um brasileiro) e não são gays , neste caso eles seriam não-binários no Brasil ? Tenho um amigo gay que disse que o gaydar dele não funciona na França kkkkkk. Ha muitas formas de ser homem ou mulher, sendo que a ideia de ser homem ou mulher , tbm é uma construção social. Na França , as mulheres não se servem do vinho , o vinho deve ser servido pelo homem da mesa, se eu como mulher servir minha própria taça de vinho , estarei sendo não-binária, na França ? E o cabelo curtinho das francesas, seria considerado não- binário no Brasil ? Finalizando , tenho a tendência a achar que é uma nova nomenclatura que não ajuda muito a compreensão. Vou investigar mais sobre o tema.
Eu achei a explicação deles rasa. Ser não binário quer dizer o que você sente, não o que veste. Exemplo: uma pessoa nasceu mulher, usa roupas """femininas""", mas não se indentifica nem como mulher, nem como homem, e sente que tem um gênero neutro ou não tem gênero. Logo essa pessoa se indentifica como não binária. É um pouco difícil de explicar, mas indentidade de gênero é como você se sente, e expressão de gênero é como você expressa, e elas não tem nada haver uma com a outra. Por exemplo, uma pessoa que nasceu homem e se indentifica como homem, mas se veste como uma mulher e se expressa como uma.
@@marimi6740 eu queria responder você também, mas acho que vão ficar muitos comentários meus. Poderia ler minha resposta a este comentário? Ali eu explico um pouco mais sobre isso
@@LucasSoares-zv2dv isso é uma coisa complicada de explicar, e eu não sei explicar nada muito bem, eu acho melhor você perguntar para outra pessoa sobre isso
Eu me considero uma pessoa não binária, eu descobri que era não binária assistindo o põe na roda, nos vídeos de mulheres e homens trans, nesse vídeos e vê que o gênero não está na genital e sim na nossa cabeça, e me perguntei o que me faz uma mulher, porque eu sou mulher e percebi que eu não me sentia uma mulher mas também não era um homem, e isso me quebrou mentalmente entende, eu me cobrava muito para ser feminina, e não me sentia uma mulher e também não me sinto um homem, fiquei feliz em saber que existia uma identidade que eu me encaixava e fui mais feliz depois disso.
Como assim não se sentia mulher? Pode me explicar melhor. Por que eu sempre pensei que eu sou uma pessoa que por acaso é mulher, meu jeito de ser não me muda a questão do gênero ou sexo. Se puder me dizer agradeço, não quero ofender só entender melhor.
Eu, como pessoa não binarie, esperei tanto por esse vídeo e achei tudo, quero muito mais vídeos com esse assunto Pedro! Ainda existe muita falta de informação e representatividade e esse vídeo foi muito importante! Obrigade põe na roda! 🥰🥰
Cara é muito legal ver o Serginho, pensar que se ele participasse das edições pós internet ele seria um influenciador gigantesco, pois ele foi muito bem na edição dele em todos os sentidos, deveria ter mais espaço.
Agradeço TER conhecido o Põe na roda e a cada dia poder apreender um pouquinho mais da realidade de todos nós seres humanos e a Nossa vida sexual! Tenho 51 anos sendo cis gay e moro na Argentina! Seria tão fácil nos entender como pessoas que gostam de pessoas, respeitando cada escolha individual sem importar a identidade e escolha de cada um? Vc é feliz na sua vida? Só procura amor e respeita? Se a resposta for sim, não temos mais do que falar! Boa vida! Seja feliz !❤️
Quando esse novo tema de "não-binário" aparecer nas novelas, muitas pessoas irão querer saber mais e mais. Gostaria de sugerir que o programa falasse sobre casais LGBTQI que parecem irmãos.
Eu não sei vcs, mas eu me sinto tão bem em vêr (ou ver) anúncios sendo apoio ao lgbtqia+ (sei, as vezes pode ser para ganhar dinheiro), porque antes não tínhamos liberdade de expressão
Claro que é por dinheiro. Só ver as multinacionais que ficam com "arco-íris" por aqui, mas não fazem nada pelos direitos LGBTs quando estão em países com muita homofobia, como países do Oriente Médio, África e Rússia.
Pode ter certeza que se homofobia desse dinheiro, eles patrocinariam a homofobia. Veja empresas que gostam de posar como "friendly" como Disney, Ford e outras, mas tiveram ligação com o n4zismo.
Eu tbm, meu coraçao fica cheeeio, da vontade de sorrir demais. No vomercial das Casas Bahia eu chorei quase (deixando de lado as questoes erradas q envolvem a loja) o comercial foi longo e apenas com lgbts na maior emissora pra tds verem, fiquei feliz demais.
Nossa Pedro, não faz tanto tempo que me descobri gênero fluido que é em si não binário, seu vídeo apareceu, que coisa incrível, no momento eu prefiro que me chamem pelo neutro e ainda tô descobrindo esse mundo e esse vídeo veio em boa hora
eu me descobri ainda quando criança, ver as garotas e os garotos, me faziam perceber que mesmo meu corpo feminino, não me encaixava nisso, e sabia que o masculino também não era "eu", então foi normal pra mim, eu não tive dificuldade nenhuma sobre quem que era, por mais que tenha usado muito do meu sexo biológico, por questão de desconhecer o termo, minha realidade é misturar tudo que amo e ser quem eu sou.
eu descobrindo o pronome neutro: "nossa, odiei, não gosto e não vou usar" 5 minutos depois começo a chorar e decidi usar pq odeio magoar as pessoas por elas serem quem são.
Pra mim, faz mais sentido o que o Serginho falou. Se ele tem um gênero fluído, tanto faz a forma que chamarem ele. Se no dia ele esta mais feminino ou mais masculino, chamarem ele pelo pronome de um ou outro. Eu respeito todo mundo, entendo que o que a pessoa "é", é problema dela e não meu. Eu só conheço LGBTs, nunca conheci ninguém de fora dessa sigla. Se um dia conhecer, vou respeitar igual e tentar chamar do jeito que a pessoa pedir. Só não vejo a gente mudando a língua portuguesa inteira, da noite pro dia, como alguns falam.
Não-binários não estão fora da sigla, somos pessoas trans. A linguagem neutra é um meio muito importante para pessoas se sentirem incluides, por exemplo, não me sinto confortável quando me tratam com pronomes feminino e masculino. Então a linguagem neutra é um meio para me sentir bem comigo mesme. Existem outras maneiras de utilizar a linguagem neutra sem alterar as palavras. É questão de estudar e pesquisar, mas é apenas uma forma de pessoas se sentirem bem consigo e incluides. Está longe de ser uma coisa que vai mudar tão rápido, leva tempo mas é muito importante começar a pensar na inclusão das pessoas. Espero ter ajudado um pouquinho. 🥰💕💕💕💕
Na minha humilde opinião, não vejo necessidade de "mudar a língua portuguesa inteira" apenas adequar o uso de alguns pronomes quando o contexto pedir por educação e respeito.
@@daniseira7618 A lingua portuguesa não é neutra, você pode comparar os verbos em inglês com os do português, muitas palavras do português designam um gênero ou uma colocação identidária "O alface, A moto, O fogão", enquanto no inglês é "The Lettuce, the motorcycle, the stove", a linguagem inglesa é sim, neutra, mas a portuguesa jamais
Quando estava na Universidade, uma pessoa que também estudava lá, (nascido homem, pelo corpo e barba), alguns dias chegava vestido como homem, algumas vezes como mulher. Nunca conversei com a pessoa, mas sempre observa e admirava, uma pessoa muita estiliza, sempre bem vestida e na moda. Admito que certas roupas daquelas que a pessoa usava, eu usaria se fosse mais magro (não me sinto a vontade com meu corpo, pois, ando acima do peso, e não faço nada pra mudar isso, por enquanto). Só quero destacar que acho muito legal abordar temas como este. Meu ex-cunhado, acredito que seja uma pessoa não-binária, pois, se bem que ele quase sempre está muito feminina, nunca julguei, sempre acolhi, apesar de fazer mais de 10 anos que não estou mais com a irmã dele, ainda nos falamos e brincamos sempre que nos vemos. Certa vez ele me agradeceu por ser tão respeitoso com ele, pois, sempre dava apoio em tudo que ele fazia, exceto quando ele queria ser uma vadia, pois dava em cima de mim, e eu sempre deixei claro que somos amigos.
@@im.charlie é só uma forma carinhosa de me referir a ele quando bebe e sai dando em cima de todo mundo, nem é de forma pejorativa, porque se a galera quiser e ele der conta, pode aproveitar. E eu vou tá lá chamando ele de "rapariga" e rindo do povo feio que ele pegar no trajeto.
Uau, eu fico impressionada toda vez que vejo o Serginho, incrível como uma pessoa que cada tempo que passa fica mais maravilhosi. Muito linde demais 😍😍😍
A parte mais importante foi o depoimento sobre como até qdo se fala em transexualidade há uma pressão binária. A validação das pessoas vem da necessidade de uma passabilidade, e cai na mesma armadilha dos esteriotipos do feminismo e masculino. Parabéns pelo vídeo.
Curti muito as falas da ane_molina. Super organizadas, tranquilas e objetivas. Totalmente compreendido. Sair da caixa, fora da caixa é mais clichê que zona de conforto. Só se sai de uma caixa pra cair numa caixa maior e assim sucessivamente. Pra ser diferente, não poderia haver caixas, mas onde estaria nossa civilização, nossa cultura?!
Uma dúvida que tenho e que nunca tive a oportunidade de perguntar a uma pessoa não-binária, seria em relação à como definir a própria orientação sexual. Por exemplo: sabemos que um homem que sente atração por outro homem, é gay; como funcionaria no caso das pessoas trans-não-binárias? Visto que elas não estão em nenhuma das duas “caixas” do ‘ser homem ou ser mulher’ (Espero não estar sendo ofensivo com esse questionamento).
Ser não-binário não exatamente tem relação direta com a orientação sexual. Pessoas não-binárias podem se identificar sexualmente como hétero, gay, lésbica, ace, pan ou qualquer outra orientação. Eu, por exemplo, me identifico como não-binária e lésbica, o que significa que sinto atração sexual por mulheres e pessoas não-binárias que sentem alguma proximidade do gênero feminino. No meu caso uso/me sinto confortável com qualquer pronome, e mesmo sendo mais próxima do gênero feminino, não me identifico totalmente como mulher sendo assim não-binária. Tentei explicar de acordo com minha vivência pessoal, espero que tenha ajudado um pouco :)
Sou agênero e amei o vídeo, eu tava com medo de ver os comentários e ver aquela chuva de ódio, mas me surpreendi muito quando vi que várias pessoas que se identificam como pessoas não-binárias também comentaram, espero que esse vídeo ajude um pouco as pessoas a entender mais sobre o que é ser uma pessoa não-binária
Cara eu não tenho nada contra gays e lésbicas mas hoje dia o pessoal tá criando muita coisa acho que tá alienando vocês cara não existe isso de não binário man se você nasceu com p@u você é homem se você nasceu com ppk você é mulher não existe isto de que a pessoa não se sente como no sexo de nascença pode ser gay pode ser lésbica não tem problema quanto isso entendo que tem pessoas que pessoas que gostam do mesmo sexo sem problemas até ae mas tem que se aceitar como é
não existe trans não existe não binário etc existe homem e mulher não importa se você é trans ou não binário ou opearada você sempre será homem ou mulher lembrando que não tenho preconceito algum cada Sabe da sua vida só tô defendendo o gênero que Deus criou e foram apenas dois A sigla mais correta que eu acho aceitável até hoje é GLS
Para quem acha exagero mudar os pronomes na língua portuguesa: outros idiomas estão se adaptando como o inglês, o sueco, o alemão, este último por ser minha segunda língua, conheço bem e por isso tenho acompanhado de perto as mudanças. A inclusão da opção "diverso(a)(e)" em todos os documentos e formulários ao lado de masculino e feminimo na Alemanha demostra que o estado está disposto a ser inclusivo.
Eu tava sofrendo de disforia de gênero antes de me descobrir não-binário, agora me sinto muito bem comigo mesma. Me dava dor de cabeça ficar me questionando. Não tem como tirar isso da cabeça, eu tentava, não conseguia. Por mais que eu tentasse colocar na minha cabeça que era cis, continuava pensando em outras possibilidades e parecia que minha vida tava super bagunçada por causa disso
Vídeo importantíssimo. Importante ressaltar que pessoas não-bináries não são o mesmo que pessoas trans, e sim pessoas que não se sentem pertencentes a um gênero único, vivenciando isso de formas pessoais e diversas. Sou uma pessoa não-binária e acredito muito na importância de dialogarmos mais sobre essas pautas, principalmente dentro da nossa comunidade. E isso irá contribuir na vida de todas, todes e todos, sem exceção.
Muito bom termos vídeos assim que divulgam informações tão importantes, parabéns pela iniciativa do canal e muito obrigada às pessoas que responderam, pois não é obrigação de vcs, mas com certeza ajuda muito a gente que quer aprender 💜
Quem não entendeu o "homem não binário" Não-binário é um termo guarda chuva q engloba VÁRIOS gêneros* Dentre eles, fluido (O gênero flui, muda) O Demi (se identifica apenas parcialmente com um gênero, e parcialmente com nada, nulo, desconhecido ) Dentre outros Não é pq a pessoa é nb que ela não se identifica também com masculino ou feminino
Demorei muito pra entender pq tinham épocas em que me olhava no espelho e não reconhecia quem me olhava de volta. Dentro do não binário, me entendo como gênero fluido, muito parecido com Serginho. A androgenia está comigo. É parte de mim. Passei uma época muito ruim na minha vida, inclusive nos indícios de depressão, pois não entendia o que tava acontecendo. Depois de muito pesquisar, encontrei o assunto da não binaridade de gênero e finalmente, consegui me entender melhor. Acompanho o Põe na Roda há algum tempo. Amo os vídeos do canal. E estou muito feliz por ver que esse vídeo foi feito com bastante responsabilidade!! ^---^ PedroHMC, que tal fazer um "Não é por ser não binarie que eu..."? Outra coisa!! Vocês sabiam que uma pessoa não binárie conseguiu, pela justiça, o direito de retificar seu gênero na certidão de nascimento, em SC?? E essa pessoa não foi a primeira, Aqui no Brasil? Sonho com o dia em que está possibilidade ocorra de forma administrativa, como já ocorre pras pessoas trans binárias!!
Eu também sou uma pessoa não-binária e fico muito feliz de ver esse assunto sendo debatido! Algumas pessoas nos comentários estão em dúvida, então para esclarecer: Cisgênero: pessoa que se identifica com o gênero atribuído a ela ao nascer, homem ou mulher cis (que são os gêneros binários). Transgênero: pessoa que NÃO se identifica, totalmente ou em partes, com o gênero atribuído ao nascer. Pode ser homem trans, mulher trans ou pessoa não-binária. Existem diversas identidades dentro da não-binariedade. "Para que servem tantos termos?" Gênero é um espectro bastante variado. Imagine uma régua onde em uma ponta você identifica o masculino e na outra o feminino. Todas as pessoas que não estão em um dos extremos da régua (que podem até mesmo não estar na régua) são não-binárias, por isso existem vários termos para expressar melhor como diferentes identidades de gênero funcionam. Eu me identifico parcialmente com o feminino, mas a intensidade do meu gênero varia, sendo sempre em parte, nunca totalmente mulher. O termo que melhor me define é demigirlflux (não encontrei uma boa tradução para o português). A minha identidade é diferente de uma pessoa agênero (que não se identifica com gênero nenhum), uma pessoa gênero fluido (que o gênero muda, flui para outro diferente), alguém que é demiboy (uma identidade parcialmente masculina) e assim por diante... Termos diferentes ajudam na compreensão da própria identidade, por isso eles existem.
Então o não binário tá mais ligado a autodefinicåo? Pra mim é muito difícil acompanhar as evoluções no nosso meio, parei na sigla "gls" que posteriormente mudou pra "lgbt" e a partir daí não consegui mais acompanhar. Acho muito importante saber respeitar o outro, isso é tudo. Pedro vc é o mais lindo do mundo!
"não binário tá mais ligado a autodefinicåo?" - Resumo: todo gênero é autodefinido. Na verdade, TODO gênero é calcado na autodefinição, ninguém pede pra ver caracteres sexuais secundários e exame genético pra autorizar o uso de uma área "masculina" ou "feminina" (caso em que transgêneres não seriam aceites socialmente, inclusive). Só que os gêneros binários (masculino/homem/garoto/menino e feminino/mulher/garota/menina) são reconhecidos/validados/admitidos/recompensados pela sociedade ciseteronormativista (i.e., a tese de exista um "normal", que é "heterossexual" e "cisgênero(a)") quando percebidos como tal pelas pessoas - a "passabilidade"/adequação/normatividade (por exemplo, quando vemos uma mulher [trans ou cis] "feminina", instintivamente, como a mulher que ela é, não porque ela tenha declarado, mas pq a expressão de gênero dela atende à nossa [enquanto sociedade] expectativa para o gênero que identificamos nela observando marcadores sociais "femininos" (o "papel social" desse gênero), e o mesmo para homens "masculinos". Mas NBs não tem algum papel específico para desempenhar nem marcadores sociais de seus gêneros, parecendo """autodefinição""". Não percebemos os gêneros binários como autodefinidos pq não o enxergamos pelo que são; porque somos ele e atribuímos a nós mesmos "neutralidade", advinda precisamente da normatividade, em que estamos imersos. "Gênero" só é apresentado como uma tese biológica ("""natural"""), xereca e pau; seu fundamento é sociológico, 'quem é você na sociedade'. "Ninguém nasce mulher, torna-se mulher" (Simmone DeBeauvoir, O segundo sexo).
@@SrPeevish muito complicado acompanhar, na verdade deveria acabar de vez com estas definições que vivem tentando rotular... Homo, hetero, bi... Quanto mais rótulos mais divisões.
@@alexandremineiro1759 "deveria acabar de vez com estas definições que vivem tentando rotular... Homo, hetero, bi... Quanto mais rótulos mais divisões." - Não é o "rótulo" que divide; eles são tão somente uma explicação de fenômenos já existentes na sociedade; "acabar" com as definições não acaba com a divisão, só acaba com capacidade da sociedade dizer e entender o que ela é e foi.
@@SrPeevish essas definições são meros rótulos que diz o que vc é ou onde vc se enquadra, note os comentários no canal que vc verá isso, a necessidade do ser humano de pertencer a algo diferente do que já pertence.
@@alexandremineiro1759 Rótulos nem sempre são ruins, depende do que você vai fazer com eles. Afirmar um rótulo de gênero ou sexualidade é muito importante para lutar e que mais pessoas se sintam representades. Mas, isso é uma escolha de cada um. 🥰💕
Eu nasci homem homossexual. Eu as vezes sou muito feminino e as vezes masculino, me olho no espelho e não me vejo homem e nem mulher, mesmo sabendo que sou homem, sempre tive esse sentimento de não estar preso à esses parâmetros, não sabia o pq, até descobrir que é pq sou Não-Binárie
tem que ir no psicólogo tratar disso. Disforia de gênero ou disforia de género é uma condição caracterizada pelo desconforto persistente com características sexuais ou marcas de gênero que remetam ao gênero atribuído ao nascer. Sinónimos: Transtorno da identidade de gênero Condições semelhantes: Variação na identidade ou expressão de gênero que não é ... Complicações: Transtornos de alimentação, suicídio, depressão, ansiedade, isolam... Sintomas: Angústia relacionada ao gênero ou sexo designado a alguém
@@Nostalgiacriticogames eu tive esse diagnóstico de transtorno de identidade de gênero, recebi do meu psiquiatra, eu ia fazer transição médica e usar testosterona, não me vejo nem homem nem mulher, adicionar características masculinas pra neutralizar o corpo feminino (no meu caso eu poderia ser transneutra) estar entre os homens e claramente não ser visto como um, ou estar entre as mulheres e verem que mesmo eu não sou tão feminina, apesar de usar roupas femininas, eu tenho procurado alterações medicamentosas pra misturar os meus dois lados (o feminino é bem mais aflorado) na minha cabeça eu usar roupas masculinas ou roupas e trajeitos femininos, fazer alterações corporeas e até algumas comportamentais, mas eu não ligo pro meu comportamento, eu sou eu e acabou, não sou nenhum dos dois, se eu transicionar entre os sexos eu ainda seria a mesma pessoa edit: usei muito a palavra feminino e masculino eu sei
Homem trans não biáriokkkkkkkk Mas é Homem ou não-binário? O que se descreve ali é um puro relativismo indenitário. Não-binariedade não existe. Ser trans geralmente tem a ver com estímulos cognitivos e hormonais que levam uma "mulher," por exemplo, a se aproximar mais de um homem (Biológicamente) do que a média padrão, não tem nada a ver com identificação racional a partir de construção social, é biologia. Nenhum deles sabe explicar direito o que significa ser não binário, e os que explicam, utilizam da falácia de que existe uma norma padrão para homens e mulheres e eles não se encaixam nisso (é obvio que existe, em partes, alguns preconceitos. Mas geralmente são manifestados por bolhas diferentes, que manifestam um tipo e não outro, por exemplo). Se abdicar completamente da definição social de homem e mulher não é ser não binário, é ser humano. Ora, a sociedade evolui com o passar do tempo, assim como os costumes e preconceitos. Olhem para o passado, o pensamento "comum" do que formava um home e uma mulher são completamente diferentes do que são hoje em dia. Era moralmente aceitável se ter relações homossexuais na Grécia e Roma antigas, por exemplo. Você não precisa se rotular só por que não concorda em como as pessoas veem o mundo, criar conceitos errados, confundir a ciência, atrapalhar movimentos legítimos e afins. Acima de tudo, se mesmo assim você quer se identificar como "não-binário", faça. Só combinemos uma coisa? não enche o saco, não exija que as escolas ensinem pronome neutro ou qualquer coisa do tipo.
Este tipo de pauta é legal para dar visibilidade aos grupos que compõe a sigla ! afinal devemos ter respeito por todos que por sinal deve partir em primeiro lugar pelos que a compõe...
4:59 aí já é demais né? Si tivermos que perguntar TODAS as pessoas como que elas querem serem chamadas ,é melhor nem nem conversar com ninguém então,pra "não magoar" ninguém. É muito mais fácil apropria pessoa chegar e si apresentar e falar como quer ser chamado,óbvio
Gente até que enfim descobri o que sou...sempre senti isso de não me sentir homem e nem uma mulher, mudei os meus documentos pessoais para o nome feminino, na certidão agora é sexo feminino...fiquei com a mesma sensação de quando era Masculino, não me indico como Feminino....Sou não Binário.
Flávia, em alguns países da Europa e, se não me engano, na Argentina, existe a opção de colocar no RG como não binarie ou 'terceiro sexo' (na falta de encontrarem um nome apropriado). Torço para que não demore tanto para que isso também seja possível no Brasil. A sociedade ainda esta tentando nos entender a gente mas quanto maior for a conscientização, melhor será para as futuras gerações :)
SIM, VÍDEO MUITO IMPORTANTE PARA MOSTRAR COMO O DESEJO HUMANO NÃO PODE SER APRISIONADO NUMA IDEOLOGIA QUE NECESSITA DE RÓTULOS, E DEFINIÇÕES, CONTUDO, ESQUECERAM DE INCLUIR NESSE ALFABETO O H, DE HETEROSSEXUAL, AÍ SIM O ORGANOGRAMA FICA COMPLETO,,,, ATÉ ONDE PODE IR A LOUCURA HUMANA?
Se nem a nós Bissexuais a comunidade respeita e aceita que existimos, vejo muito complicada a aceitação dos non-binários, Temos que aprender a respeitar a decisão de cada individuo a final , só nós mesmo sabemos o que somos e não precisamos que ninguém nos encaixe em algo que não nos representa!
Exatamente. Mas se fosse pra seguir a lógica de ser fiel aos “não rótulos” ao pé da letra, pessoas desempregadas não devem se rotular assim já que não têm emprego, por exemplo. A ausência de uma característica (nesse caso a binariedade) é, por si só, uma característica. E toda característica humana é um rótulo. Parabéns por notar isso. Mas então, como você acha que devemos lidar com essas pessoas? Simplesmente não dando nome a elas e ignorando todo o leque de questões sociais e médicas que isso abrange? É uma pergunta honesta mesmo.
@@rodrigoguimaraes2925 a questão é que partir dessa premissa do comentário dele é errado. Ser não binário é não se contentar estritamente com os rótulos de homem e mulher, com os GÊNEROS homem e mulher. Ponto. Contradição é crer que 100% das pessoas no mundo sejam “homem” ou “mulher” só porque não é intuitivo imaginar algo diferente. Não é invenção de adolescente na internet, NUNCA houve só dois gêneros sociais. A pessoa que se diz não binária só quer dizer, basicamente, que ela não vive 100% como homem ou como mulher na sociedade, vive em alguma variação de ambas ou nenhuma dessas duas coisas. Quer dizer que, no dia a dia, ela não é reconhecida nem se entende como 100% homem ou 100% mulher. Lógico que é mais complicado que isso e que pessoas diferentes vão dar respostas diferentes em épocas e sociedades diferentes, mas a questão é: se alguém não é homem ou mulher, como RAIOS você espera que a denominação disso não seja também um “rótulo”, mesmo que seja um com a intenção de rejeitar essa lógica inicial de apenas dois gêneros, entende? Dizer o contrário é querer que essas pessoas simplesmente não deem NOMES às coisas que elas VIVEM, e isso além de ser impossível e ilógico traz muito sofrimento (psicológico e físico também) desnecessário
Sempre quis saber sobre esse assunto. Vejo muito a comunidade dando hate nos não-binários. Acho errado. Nós temos é q nos unir. Por isso vim aqui pegar informações.
Mto legal o vídeo... sou uma pessoa não binaria e que pesquiso a não binariedade a algum tempo já e ter materiais como esse ajudam mto para que cada vez mais as pessoas possam se desalienar e se aprenderem/entenderem...
Isso aí. Estou com o Serginho. A pessoa tem que ser feliz da forma que lhe for mais confortável. Ainda chegará o dia em que seremos todos apenas SERES HUMANOS, independente de sexo ou sexualidade, origem, cor da pele, crença ou a falta dela ou qualquer outro rótulo.
Eu não entendi, pfvr alguém me explica.. o Miguel falou que é um homem trans, mas se ele é não binário isso não deixaria de importar, no caso, o fato dele usar a palavra homem? (Sem hate, pfvr, é q eu realmente não entendi e queria saber mais sobre o assunto 🥺🥺)
Não sou trans mas é difícil de definir até pra quem é, porém sim, geralmente (pelo que eu vejo) a diferença está aí mesmo: pessoas trans binárias (homens T e mulheres T) e não binárias (autoexplicativo). Então falar "homem trans não binário" seria contraditório, mas é algo pessoal, é muito identitário.
Não necessariamente, porque ele ainda pode ser homem trans e não binário ao mesmo tempo sem que uma coisa anule a outra (Hoje por algum motivo tô pra responder comentários então só copiei e colei a seguir, peço perdão se ficou confuso) Quando alguém diz que é “homem trans não binário” quer dizer que é uma pessoa que se vê muito dentro daquilo que se entende como masculino, é bem “boyzinho” mesmo (e muitas vezes parece o homem trans que a gente pensa logo de cara), mas ainda assim não faz questão de ter uma identidade completamente “homem”, uma diferença que pra você ou pra quem vê de fora muitas vezes nem é visualmente perceptível, mas faz diferença em como a pessoa vivencia as coisas, se denomina e interage com outros Isso vale especialmente quando você tá formando laços com outras pessoas, às vezes faz diferença SIM você ser binário ou não, porque no fim das contas você AINDA é uma pessoa trans, só que de um “tipo” diferente, como se fosse um primo bem próximo que se parece BASTANTE com você mas vive em outra família, com outras dinâmicas e problemas, sabe? Não sei se tá dando pra entender, torço pra ter ajudado kkkk
@@clararegina1757 por nada kkkkkkkk é literalmente impossível resumir tudo e explicar com 100% de didática num comentário do UA-cam, isso não é nem um décimo da discussão, mas fico feliz de pensar que esse tá sendo o começo :)
Não binário é um tipo de trans Ent vamos lá Elu nasceu e foi designado como mulher porém elu se descobriu homem trans e depois se descobriu não binário ou seja como se fosse um homem se descobrir não binário N sei se deu pra entender kkk
Aaaaaa ate que enfim... Meu momento! Ser um gay não-binarie és muito complicado pra algumas pessoas, mas é isso mundo, estamos aqui e vamos crescer mais! Hahahah amei o vídeo!
Caraca, que video extremamente NECESSARIO! Parabens por dar essa visibilidade ao tema, nós precisamos muito desse apoio vindo da comunidade mostrando que é simples, nenhum bocho de sete cabeças como colocam
Oi, Pedro. Adoro essa coisa que vc faz. É super importante essa informação que você trás através de seus vídeos. Sou estudante e amante da língua portuguesa e vim falar um pouco dassa não-binariedade gênero atrelada à gramática. Primeiramente, como chamar? Quando se quer chamar uma pessoa sem atribuir gênero, pode-se referir a ela de várias formas. Exemplo: você é uma pessoa incrível. Já em relação à classificado da não-binariedade, temos que concordar em gênero com as palavras que cercam a frase que estamos proferindo e, logicamente, articulá-la de forma a não ferir a identidade individual do outro. Como por exemplo na frase "pessoA não bináriA". A palavra "binária" está carregada de um sentido feminino por concordar em gênero com a palavra "pessoa" que é algo que todo mundo é. Dessa forma, não trazemos um desrespeito à identidade de gênero alheia. Mas, é óbvio que, tão fluidas quando o gênero e a sexualidade humanas, são as formas de se perceber e, portanto, nem toda pessoa que não se identifica em uma binariedade de gênero gosta de ser chamada de forma igual às outras. Como o Miguel citou, "a língua é viva" e está aqui para nos comunicarmos. Assim, devemos usá-la para que esse comunicação traga entendimento e, consequentemente, o respeito mútuo que nos é garantido moral e constitucionalmente. Espero ter ajudado um pouco. Adoro o põe na roda ♥️🏳️🌈🏳️⚧️
BOA TARDE, ENTENDI E CONCORDO COM O QUE VOCÊ DISSE, PELO MENOS QUANTO A SEMIÓTICA, A LINGUÍSTICA, A COMUNICAÇÃO, E AS PALAVRAS, NÃO ME LEMBRO DE JÁ TER VISTO TANTA GENTE LOUCA REUNIDA, COMO VIEMOS PARAR NESSA SITUAÇÃO? EXISTE AÍ UMA IDEOLOGIA INSÍPIDA, PASTEURIZADA, ESTERILIZADA, FORMALIZADA, QUE NECESSITA DE RÓTULOS, DE CLASSIFICAÇÕES, E DEPOIS DIZEM QUE O "" GADO "" SÃO OS OUTROS, NÃO HÁ DESEJO QUE RESISTA À ESSA NOVA ORDEM,
Eu sou hetero e com o tempo eu venho tentando desconstruir preconceitos que eu aprendi a ter, logo que eu conheci o termo não binário, eu ignorei por achar modinha ou desnecessário, com o tempo eu venho tentando quebrar essa "casca" que a gente tem, de ignorar a existência de comunidades e estilos de vida por ter preguiça de conhecer e entender, embora eu saiba que isso é uma forma de preconceito. Acho que o mundo seria maravilhoso se as pessoas fossem o que elas quisessem ser, gostaria de olhar pras pessoas e ver apenas pessoas, ver as coisas que elas falam e vestem e dizer (olha, q daora). Tem uma frase que eu ouvi num vídeo que diz (o mundo vai ser bem mais massa, se a gente for mais massa), isso fez eu pensar que qualquer preconceito que eu tenha dentro de mim, atrasa mais ainda essa luta por um mundo mais bonito e mais empático, espero evoluir todos os dias e aprender muito mais sobre igualdade, as pessoas que sofrem mais opressão, são as que me ensinam a ser uma pessoa melhor, então vc que é não binário, mulher, lgbtqiap+, negro, obeso, periférico, ou sofra qualquer tipo de discriminação, por favor, continue com uma luta consciente, plante amor, é uma luta difícil pra um ser humano, pq a gente tem limites psicológicos que fazem a gente surtar, sair da linha e responder ódio com ódio, mas esse amor que vocês plantam, essa educação empática e respeitosa, educam pessoas (como eu), que não sofreram essas opressões, que empatia é necessária, ajudam a gente a entender como é estar do outro lado, ensinam a gente a querer melhorar, a assumir o preconceito e lutar pra que acabe, repito, eu sei que é difícil, mas na minha opinião, é o melhor jeito de ganhar essa luta. (-Mas Kevin, vc devia falar isso pros opressores, não pra gente) Eu acho que uma guerra dessas, se vence com inteligência e união, então vim mostrar pra vcs, como que eu (homem, hetero e branco) aprendo diariamente a importância do senso de empatia numa sociedade, coisas que a sociedade não me ensina à ter, coisas que militantes tentaram me ensinar de um jeito "não convincente", que pode ser passada de uma forma mais inteligente. Por favor, não me levem à mal, só minha experiência de vida pra vcs, beijos💞
Francês isso? kk "les convidades" kkk que romântico kkk Vou colocar no meu convite de casamento mês que vem "les convidades" e vou passar por chique kkk
Eu me descobri não binário há pouco tempo. Descobri conversando com uma psicóloga. Na verdade eu já desconfiava há muito tempo. Sempre curti coisas de meninas. Na escola minha amizade sempre foi melhor com as meninas, curtia experimentar escondido da minha irmã as coisas dela. Na minha infância teve coleguinhas minhas que brincaram comigo pedindo pra eu experimentar um sutiã e coloquei. Desde então acho que dali despertou um lado feminino em mim. Eu curto pintar as unhas, uso cabelo comprido, às vezes curto uma maquiagem leve. Hoje sou casado, com uma mulher, mas com essa redescoberta, pois agora então que a liberdade de expressão até no seu modo de vesti já está mudando, passei a usar saias de vez em quando, pintar os olhos, etc.... Minha esposa super entendeu o meu lado e estou aliviado que finalmente agora entendi tudo o que sempre se passou comigo.
@@carloseduardojosesilva8044 ginessexual seria alguem que sente atração por mulheres no geral sendo cis ou não, caracteristica ou estereótipo e atração por homens é chamado de androssexual que é a msm coisa
@@flyhighx2139 Achava que o simples Androssexual era pessoa de qualquer gênero que curte homens ,e que ginessexual é pessoa de qualquer gênero que gosta de homens
Sendo sincero, eu continuo não entendendo essa questão. Esse vídeo não apresentou absolutamente nada que eu já não tivesse visto antes, portanto não solucionou as minhas dúvidas. Mas isso não significa que eu não vá respeitar essas pessoas. Não tenho dificuldade em tratá-las como elas se sentem confortáveis e nem me incomodo em usar pronomes neutros. Não entendo mas isso não me impede de fazer o mínimo.
A questão é que pessoas trans de gênero não ligado ao feminino ou masculino ,sendo binários ,sofrem muito preconceito,muitas pessoas acham que é moda,entre outras coisas,e tbm acham que eles sendo representados na sigla bem ruim, mas eu acho muito interessante eles na sigla ,e sempre gosto de ver sobre eles ,o respeito é sempre bom vindo de todo mundo de nossa comunicação e devia ter mais disso
@@mariabeatriz9596 Vou respeitar essas pessoas e a maneira que se identificam. Eu gostaria de além disso, poder realmente entendê-las. Eu poderia fazer diversos questionamentos e apontamentos em relação a isso.
Basicamente e usar vestido num dia e no outro usar termo..mas acho que e um estado de espírito. ..Serginho não é homem nem mulher ...apesar de puxado pro feminino (chamaria de pessoa que fuma mulher de voz grossa kkk aliás a voz não era fina deve ter usado hormônio )
gente, eu tenho uma duvida que o vídeo não esclareceu, estudo os movimentos e as questões de gênero e sempre fico confuso quando encontro indivíduos que se declaram homem ou mulher não-binário... pois pra mim homem e mulher, cis ou trans, eram denominações binárias em sua essência, então como a pessoa pode se entender como alguem binário e não binario? podem ajudar? obg
Fiquei com a mesma dúvida. Pq fiquei confuso quando um dos entrevistados se declarou HOMEM TRANS NÃO BINÁRIO. Daí bugou meu cérebro sobre o que entendia antes!
@@andrevitor4587 Esperando que alguém que tenha visto o vídeo faça o favor de tentar nos explicar! Mas um favor (vai que alguém ache que estamos exigindo explicação como uma obrigação)! ☺️
Eu também não entendo e, talvez, seja confuso para muitos. Mas seguindo algumas coisas que vi no vídeo, acredito que ser "trans" venha mais do sentido de sexo (se sentir como o sexo oposto ao biológico). Além disso, uma pessoa no vídeo disse sobre não se sentir *tanto* dentro dos estereótipos de um gênero e, sim, mais com outro, ou seja, ainda pode haver uma identificação mesmo que mínima. Daí a mudança (trans).
@@douglasalves7983 Sexo é puramente algo genético, ou é ou não. Trans e cis referem a identidade de gênero. Nesse não seria ele um homem trans que simplesmente não se identifica com o conceito social de homem mas se identifica majoritariamente com o gênero masculino?
Há três anos, durante um acampamento da escola, eu me descobri.sim, membre ative da comunidade lgbtqia+. Porém ainda não sabia em qual destes setores me encaixava, foi então que depois de muita pesquisa( seus vídeos me ajudaram muito hahaha) eu acabei,finalmente, me descobrindo como: focus á diesel turbo rebaixado com aerofólio de combate e labaredas pintadas nas portas traseiras. Obrigado pela atenção pessoal beijos!❤🥰
Pedro, estou a mente a mil por hora. Sempre fui diferente, mesmo sendo hetero, mas não me identificava como minhas amigas e não queria ser como meus amigos tb. Hoje aos 51 anos tudo isso faz muito sentido. Vou procurar mais informações e por enquanto quero agradecer a esse video que deu um "buuummm" na minha mente. Acho que uma coisa não deve ter haver com a outra, mas nunca consegui me envolver em relações duradouras, quando ficava sério eu simplesmente brochava e acabava com tudo. Acho que tenho muitas questões para resolver. beijos meu querido.
@@monicke1952 Então, eu achei que o não binário, não se identificava como homem ou como mulher, aí fiquei em dúvida pois você disse que se identifica como homem não binário.
@@cheapthrills8140 é q quando a gnt diz q n se identifica nem como homem ou mulher é n exclusivamente. Tem gêneros nb q têm conexão com eles, mas ainda são diferentes. Ou q são uma mistura entre, ou q são totalmente separados. Homem nb é uma pessoa nb q ache q o conceito de masculinidade ou ser homem tem alguma relação com a sua identidade.
O mundo tá evoluindo muito,
Só falta o preconceito acabar, algo que é um pouco difícil
Mas pré-conceitos é diferente de discriminação, então preconceito não tem como acabar (ao meu ver) pq oq vc não conhece vc tem um pensamento não terminado : um PRÉ Conceito, algo q não terminado.
@@lucasrochago sim, por isso escrevi, "algo que é um pouco difícil"
Até pq até hj existe assassinatos, roubos, racismo, etc
Infelismente isso pode nunca acontecer.
Se olharmos para trás vamos ver que melhorou um pouco, aos poucos o mundo está evoluindo e com certeza amanhã será melhor que hoje ❤️ não podemos recuar nem desistir, vms continuar 🏳️🌈
Não... infelizmente estamos cada vez pior, esse vídeo é uma prova disso
Sinto que essa identidade deveria ser mais explorada aqui no youtube, as pessoas deviam saber mais, e dar espaço à não-bináries. Sou gênero fluído, e sinto que todos nós merecemos simplismente ser quem somos certo?
SIMMMM
Precisamos indicar CRIADORES de conteúdo que são NBs como a @apenasCup d a @BryannaNasck elas gravam a um bom tempo sobre não binariedade, e falam MUITO BEM sobre, seria ÓTIMO se convidassem elas!
Com certeza!!!!
O que seria o genero fluido ?
@@rockefellersammy6126 gênero fluído é uma pessoa que não se identifica com uma identidade específica, mas que flui entre elas dependendo do dia ou emoções
Por exemplo, hoje eu posso fluir para o gênero masculino, mas amanhã feminino.
Eu não sou todos de uma vez, mas sim um por vez
Sou cis e tenho dificuldade de entender o que são não-binaries, obg põe na roda pelo vídeo, entendi melhor!
Mulher, eu sou trans e não entendo nada sobre kkk
@@thaizafernanda870 normal, o legal é que você ta buscando entender né :3
@@matheuscorsino3644 excesso de tempo livre foi seu comentário desnecessário e odioso.
@Dominique Bishop DeLuca difícil entender uma pessoa que diz não se identificar com nenhum dos gêneros, sendo um homem trans, muito contraditório.
@Vic Pazó escreveu, escreveu e disse nada. I stand by what I've said.
Meninas vestem rosa, Meninos Azul. EU: Arco-íris
Algumas (muitas) coisas ainda não estão claras para mim. Por exemplo, nesse próprio vídeo eles falam que roupa não define gênero, dizem que alguns não-binários sequer performam uma feminilidade ou masculinidade. Mas o que é exatamente se identificar como mulher ou como homem? É gostar de usar vestido, maquiagem... é deixar a barba crescer, usar cueca?
A explicação da Ane Molina foi a melhor para mim nesse vídeo, mas ainda não me deixou satisfeito. Ela diz que o não-binário é aquele que não se enquadra 100% em uma masculinidade ou feminilidade que tá no senso comum das pessoas. Mas a maioria dos gays e lésbicas não é assim? Por exemplo, eu sou homem, mas nunca gostei de futebol, sempre me interessei mais por novelas, também não entendo nada de carros, etc... ou seja, isso também não se enquadraria como "menos masculino", de acordo com o senso comum?
Da mesma forma, tenho amigas lésbicas que são bem "masculinas", jogam futebol, raramente usam vestido ou saia, não entendem de maquiagem tão bem etc... isso deveria significar que elas são não-binários?
Em resumo, essas atitudes e características não são apenas uma construção social, ou seja, coisas impostas socialmente para nos enquadrar dentro de um gênero? O que é ser homem, mulher, ou não-binário?
Tbm tenho essas mesmas questões. Uma mulher , com trejeitos dito masculinos seria não-binária ? Um homem que não gosta do que a sociedade ( brasileira ) espera que ele goste ( futebol, cerveja etc ) é não-binário ? Acho que esses nomes só complicam....
As vezes a pessoa é só uma mulher ou um homem que não é como as pessoas imaginam que ele ou ela deva ser. Um homem que gosta de novela , por exemplo. Uma mulher , que não usa maquiagem e gosta de futebol. Aliás , as pessoas são muito mais do que isso ( futebol , novela e maquiagem).
Eu sou mulher e raramente uso maquiagem e vestido, só uso vestido no verão, e tudo bem, continuo sendo mulher. Na França , os homens não são machões , às vezes são até mais femininos (para um brasileiro) e não são gays , neste caso eles seriam não-binários no Brasil ?
Tenho um amigo gay que disse que o gaydar dele não funciona na França kkkkkk.
Ha muitas formas de ser homem ou mulher, sendo que a ideia de ser homem ou mulher , tbm é uma construção social. Na França , as mulheres não se servem do vinho , o vinho deve ser servido pelo homem da mesa, se eu como mulher servir minha própria taça de vinho , estarei sendo não-binária, na França ? E o cabelo curtinho das francesas, seria considerado não- binário no Brasil ?
Finalizando , tenho a tendência a achar que é uma nova nomenclatura que não ajuda muito a compreensão. Vou investigar mais sobre o tema.
Eu achei a explicação deles rasa. Ser não binário quer dizer o que você sente, não o que veste. Exemplo: uma pessoa nasceu mulher, usa roupas """femininas""", mas não se indentifica nem como mulher, nem como homem, e sente que tem um gênero neutro ou não tem gênero. Logo essa pessoa se indentifica como não binária. É um pouco difícil de explicar, mas indentidade de gênero é como você se sente, e expressão de gênero é como você expressa, e elas não tem nada haver uma com a outra. Por exemplo, uma pessoa que nasceu homem e se indentifica como homem, mas se veste como uma mulher e se expressa como uma.
@@marimi6740 eu queria responder você também, mas acho que vão ficar muitos comentários meus. Poderia ler minha resposta a este comentário? Ali eu explico um pouco mais sobre isso
@@AlissonDodge mas o que é se sentir ou se identificar como mulher, homem ou não binário?
@@LucasSoares-zv2dv isso é uma coisa complicada de explicar, e eu não sei explicar nada muito bem, eu acho melhor você perguntar para outra pessoa sobre isso
Eu me considero uma pessoa não binária, eu descobri que era não binária assistindo o põe na roda, nos vídeos de mulheres e homens trans, nesse vídeos e vê que o gênero não está na genital e sim na nossa cabeça, e me perguntei o que me faz uma mulher, porque eu sou mulher e percebi que eu não me sentia uma mulher mas também não era um homem, e isso me quebrou mentalmente entende, eu me cobrava muito para ser feminina, e não me sentia uma mulher e também não me sinto um homem, fiquei feliz em saber que existia uma identidade que eu me encaixava e fui mais feliz depois disso.
Aconteceu o mesmo comigo
é isso... gente tô passada. Eu existooooooooooooooooooooo
Mind blowing aqui , eu tbm me sinto assim, agora entendi a minha estranheza em me identificar .
Tmb n me identifico como homem,acho q sou mulher cis mas n acho q preciso me obrigar a ser "feminina"
Como assim não se sentia mulher? Pode me explicar melhor. Por que eu sempre pensei que eu sou uma pessoa que por acaso é mulher, meu jeito de ser não me muda a questão do gênero ou sexo. Se puder me dizer agradeço, não quero ofender só entender melhor.
Eu, como pessoa não binarie, esperei tanto por esse vídeo e achei tudo, quero muito mais vídeos com esse assunto Pedro! Ainda existe muita falta de informação e representatividade e esse vídeo foi muito importante! Obrigade põe na roda! 🥰🥰
Amei também!
Hahaha
Mas, amigo, pessoa não-binária já está no neutro
deixa eu aproveitar e te perguntar quando a pessoa é gênero fluido é a mesma coisa que não binaria ?
@@arielrevella7372 Irrelevante isso. É o mesmo contexto da crase, em alguns casos, o uso é facultativo, e não, impositivo. Espero ter te ajudado. :)
Pagam impostos como a maioria, merecem todo respeito.
pronome neutro kkkkkkkkkkk
Hebe camargo delza
Verdade.
@@mr_lemon9349 espera mais 50 anos para ver se não vai ser ensinado nas escolas :)
@@mr_lemon9349 Qual seu problema do pronome neutro??? Vc ta em um canal lgbt zoando pronome neutro vey, sai daqui
Cara é muito legal ver o Serginho, pensar que se ele participasse das edições pós internet ele seria um influenciador gigantesco, pois ele foi muito bem na edição dele em todos os sentidos, deveria ter mais espaço.
Exato! Serginho é mt ícone desde a época do Flogão, também acho que merecia sim mais espaço.
Agradeço TER conhecido o Põe na roda e a cada dia poder apreender um pouquinho mais da realidade de todos nós seres humanos e a Nossa vida sexual! Tenho 51 anos sendo cis gay e moro na Argentina! Seria tão fácil nos entender como pessoas que gostam de pessoas, respeitando cada escolha individual sem importar a identidade e escolha de cada um? Vc é feliz na sua vida? Só procura amor e respeita? Se a resposta for sim, não temos mais do que falar! Boa vida! Seja feliz !❤️
Quando esse novo tema de "não-binário" aparecer nas novelas, muitas pessoas irão querer saber mais e mais. Gostaria de sugerir que o programa falasse sobre casais LGBTQI que parecem irmãos.
Vdd tem muito no Instagram casais de ursos molhados as pessoas procuram espelhos
Já se falou sobre casais padrões e afeminado
Se passar na tv os cara com certeza vão atacar muito mais q homossexuais né...
Finalmente nós estamos tendo mais visibilidade ✊🏻💛🤍💜🖤
@coisas de laura *representade
Os doentes mentais estão sendo visto na sociedade 🥰
@@anafrozen5935 Nossa, pena q vc existe.
@@StarKitty-z8x REPRESENTADE?
@@anafrozen5935 garota isso é crime
Eu não sei vcs, mas eu me sinto tão bem em vêr (ou ver) anúncios sendo apoio ao lgbtqia+ (sei, as vezes pode ser para ganhar dinheiro), porque antes não tínhamos liberdade de expressão
Claro que é por dinheiro. Só ver as multinacionais que ficam com "arco-íris" por aqui, mas não fazem nada pelos direitos LGBTs quando estão em países com muita homofobia, como países do Oriente Médio, África e Rússia.
Pode ter certeza que se homofobia desse dinheiro, eles patrocinariam a homofobia. Veja empresas que gostam de posar como "friendly" como Disney, Ford e outras, mas tiveram ligação com o n4zismo.
Eu tbm, meu coraçao fica cheeeio, da vontade de sorrir demais. No vomercial das Casas Bahia eu chorei quase (deixando de lado as questoes erradas q envolvem a loja) o comercial foi longo e apenas com lgbts na maior emissora pra tds verem, fiquei feliz demais.
Aquele do Mercado Livre é fofo kkk
Mesmo q seja p ganhar dinheiro...
Agora somos representados...
E me sinto mto feliz...
Pois nós tbm existimos...
Quem veio nesses tipos de vídeos só para ver as tretas?
Amo esse canal.😍
Sempre inclusivo, muito informativo e extremamente necessário.🤭😘
Nossa Pedro, não faz tanto tempo que me descobri gênero fluido que é em si não binário, seu vídeo apareceu, que coisa incrível, no momento eu prefiro que me chamem pelo neutro e ainda tô descobrindo esse mundo e esse vídeo veio em boa hora
em que temperatura vc vira solido?
@@mr_lemon9349 😅
@@mr_lemon9349 Tinha que ser sem noção...
Realmente, Boa sorte na nossa caminhada!
@@mr_lemon9349 eu realmente não ligo pra pessoas como você, já tô bem calejade com o mundo
A palavra de ordem é respeito. Binário ou não binário o importante é sempre respeitar o outro.
Com certeza
não binário nem existe
@@arthurrangel9884pq vc tá aqui?
Tu é muito é gay
eu me descobri ainda quando criança, ver as garotas e os garotos, me faziam perceber que mesmo meu corpo feminino, não me encaixava nisso, e sabia que o masculino também não era "eu", então foi normal pra mim, eu não tive dificuldade nenhuma sobre quem que era, por mais que tenha usado muito do meu sexo biológico, por questão de desconhecer o termo, minha realidade é misturar tudo que amo e ser quem eu sou.
NÃO SABIA.
MUITO ESCLARECEDOR ...
AMEI.
COMPARTILHEI HORRORES ...
eu descobrindo o pronome neutro: "nossa, odiei, não gosto e não vou usar"
5 minutos depois começo a chorar e decidi usar pq odeio magoar as pessoas por elas serem quem são.
Vídeo sensacional e necessário! Aprendi um pouco mais sobre não-binariedade. :)
Pra mim, faz mais sentido o que o Serginho falou. Se ele tem um gênero fluído, tanto faz a forma que chamarem ele. Se no dia ele esta mais feminino ou mais masculino, chamarem ele pelo pronome de um ou outro. Eu respeito todo mundo, entendo que o que a pessoa "é", é problema dela e não meu. Eu só conheço LGBTs, nunca conheci ninguém de fora dessa sigla. Se um dia conhecer, vou respeitar igual e tentar chamar do jeito que a pessoa pedir. Só não vejo a gente mudando a língua portuguesa inteira, da noite pro dia, como alguns falam.
Não-binários não estão fora da sigla, somos pessoas trans. A linguagem neutra é um meio muito importante para pessoas se sentirem incluides, por exemplo, não me sinto confortável quando me tratam com pronomes feminino e masculino. Então a linguagem neutra é um meio para me sentir bem comigo mesme. Existem outras maneiras de utilizar a linguagem neutra sem alterar as palavras. É questão de estudar e pesquisar, mas é apenas uma forma de pessoas se sentirem bem consigo e incluides. Está longe de ser uma coisa que vai mudar tão rápido, leva tempo mas é muito importante começar a pensar na inclusão das pessoas. Espero ter ajudado um pouquinho. 🥰💕💕💕💕
Na minha humilde opinião, não vejo necessidade de "mudar a língua portuguesa inteira" apenas adequar o uso de alguns pronomes quando o contexto pedir por educação e respeito.
@@PerdidopeloPlaneta_MoScha a lingua português é neutra.
@@daniseira7618 A lingua portuguesa não é neutra, você pode comparar os verbos em inglês com os do português, muitas palavras do português designam um gênero ou uma colocação identidária "O alface, A moto, O fogão", enquanto no inglês é "The Lettuce, the motorcycle, the stove", a linguagem inglesa é sim, neutra, mas a portuguesa jamais
Quando estava na Universidade, uma pessoa que também estudava lá, (nascido homem, pelo corpo e barba), alguns dias chegava vestido como homem, algumas vezes como mulher. Nunca conversei com a pessoa, mas sempre observa e admirava, uma pessoa muita estiliza, sempre bem vestida e na moda. Admito que certas roupas daquelas que a pessoa usava, eu usaria se fosse mais magro (não me sinto a vontade com meu corpo, pois, ando acima do peso, e não faço nada pra mudar isso, por enquanto). Só quero destacar que acho muito legal abordar temas como este.
Meu ex-cunhado, acredito que seja uma pessoa não-binária, pois, se bem que ele quase sempre está muito feminina, nunca julguei, sempre acolhi, apesar de fazer mais de 10 anos que não estou mais com a irmã dele, ainda nos falamos e brincamos sempre que nos vemos. Certa vez ele me agradeceu por ser tão respeitoso com ele, pois, sempre dava apoio em tudo que ele fazia, exceto quando ele queria ser uma vadia, pois dava em cima de mim, e eu sempre deixei claro que somos amigos.
Essa pessoa poderia estar dentro da não binariedade, mas só isso não faz dela ser, ela poderia ser MT bem um homem ou mulher Binária msm.
Vc é um fofo Jefferson
desculpa, perdi tudo no "ele queria ser vadia" KKKKKKKKKKKKKKKKKKK mas te achei um fofo ai
@@im.charlie é só uma forma carinhosa de me referir a ele quando bebe e sai dando em cima de todo mundo, nem é de forma pejorativa, porque se a galera quiser e ele der conta, pode aproveitar. E eu vou tá lá chamando ele de "rapariga" e rindo do povo feio que ele pegar no trajeto.
Tbm perdi tudo no "ele queria ser vadia" kkk. Mas diz aí Jefferson, qual sua sexualidade, se não for incômodo, claro!
Uau, eu fico impressionada toda vez que vejo o Serginho, incrível como uma pessoa que cada tempo que passa fica mais maravilhosi. Muito linde demais 😍😍😍
TB acho ela Linda , e Esta sempre com a aparencia de novinha .
adoro ele! desde o BBB!
@Bruno Haru Haru 🤡🤡🤡
A parte mais importante foi o depoimento sobre como até qdo se fala em transexualidade há uma pressão binária. A validação das pessoas vem da necessidade de uma passabilidade, e cai na mesma armadilha dos esteriotipos do feminismo e masculino.
Parabéns pelo vídeo.
Curti muito as falas da ane_molina. Super organizadas, tranquilas e objetivas. Totalmente compreendido.
Sair da caixa, fora da caixa é mais clichê que zona de conforto. Só se sai de uma caixa pra cair numa caixa maior e assim sucessivamente. Pra ser diferente, não poderia haver caixas, mas onde estaria nossa civilização, nossa cultura?!
Queria tanto um vídeo assim, para aprender mais. Obrigado!
Tem a @apenasCup e a @bryannanasck elas tem canais q falam sobre não binariedade...
Sou demiboy, que é uma identidade de gênero não binária. Obrigado Põe na Roda por fazerem esse video incrivel.
O que seria demiboy ???
@@rockefellersammy6126 demiboy significa que a pessoa se identifica parcialmente com o genero masculino, mas não totalmente.
@@manucompilados no caso vc e mulher , e se identifica um pouco com o masculino em partes?
@@rockefellersammy6126 Não, eu me identifico por exemplo 70% como homem e os outros 30% como agênero.
@@sweetmoon2719 demi ao cubo kkkkkkkk
Gente, o Serginho parece muito a Gottmik de Drag Race!
Sim! Foi a primeira coisa que eu pensei
Sim! muitoo
Ai, meu momento!! Tô amando essa visibilidade que não binários estão tendo!!
A única visibilidade que vcs vão ter é de vergonha , nunca serão aceitos ... Mas continuem pq eu me divirto com a vergonha alheia 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Continuo não encontrando alguém que se sinta desrespeitando sendo chamado de ELE/ELA.
OBRIGADO!
Finalmente fizeram esse vídeo!
Como eu fico feliz de ver vídeos assim
"Não se preocupe em afinar a voz meu caro... ou caru, care, cara, caralho!" 🤣
Engraçadinho 🥴🤪🤪
Uma dúvida que tenho e que nunca tive a oportunidade de perguntar a uma pessoa não-binária, seria em relação à como definir a própria orientação sexual. Por exemplo: sabemos que um homem que sente atração por outro homem, é gay; como funcionaria no caso das pessoas trans-não-binárias? Visto que elas não estão em nenhuma das duas “caixas” do ‘ser homem ou ser mulher’ (Espero não estar sendo ofensivo com esse questionamento).
Ser não-binário não exatamente tem relação direta com a orientação sexual. Pessoas não-binárias podem se identificar sexualmente como hétero, gay, lésbica, ace, pan ou qualquer outra orientação. Eu, por exemplo, me identifico como não-binária e lésbica, o que significa que sinto atração sexual por mulheres e pessoas não-binárias que sentem alguma proximidade do gênero feminino. No meu caso uso/me sinto confortável com qualquer pronome, e mesmo sendo mais próxima do gênero feminino, não me identifico totalmente como mulher sendo assim não-binária.
Tentei explicar de acordo com minha vivência pessoal, espero que tenha ajudado um pouco :)
@@leetristinha Resumindo, não binário é indecisão e confusão, e no fim a sexualidade é baseada no seu sexo.
@@eduardogonzaga3957 resumindo vc é ignorante e preconceituoso e não sei nem o que tá fazendo aqui nesse vídeo, vai lavar uma louça que é melhor
@@eduardogonzaga3957 Coisa mais de gente maconheira e noiada isso de "não-binário". Simplesmente não existe. Por isso não se define.
@@leetristinha vai tu lavar uma louça e para de palhaçada,e ficar criando gênero que não tem lógica nenhuma.
Sou agênero e amei o vídeo, eu tava com medo de ver os comentários e ver aquela chuva de ódio, mas me surpreendi muito quando vi que várias pessoas que se identificam como pessoas não-binárias também comentaram, espero que esse vídeo ajude um pouco as pessoas a entender mais sobre o que é ser uma pessoa não-binária
Cara eu não tenho nada contra gays e lésbicas mas hoje dia o pessoal tá criando muita coisa acho que tá alienando vocês cara não existe isso de não binário man se você nasceu com p@u você é homem se você nasceu com ppk você é mulher não existe isto de que a pessoa não se sente como no sexo de nascença pode ser gay pode ser lésbica não tem problema quanto isso entendo que tem pessoas que pessoas que gostam do mesmo sexo sem problemas até ae mas tem que se aceitar como é
não existe trans não existe não binário etc existe homem e mulher não importa se você é trans ou não binário ou opearada você sempre será homem ou mulher lembrando que não tenho preconceito algum cada Sabe da sua vida só tô defendendo o gênero que Deus criou e foram apenas dois
A sigla mais correta que eu acho aceitável até hoje é GLS
Vc n é agenero, vc n é genero fluido, vc n é porra nenhuma
Para quem acha exagero mudar os pronomes na língua portuguesa: outros idiomas estão se adaptando como o inglês, o sueco, o alemão, este último por ser minha segunda língua, conheço bem e por isso tenho acompanhado de perto as mudanças. A inclusão da opção "diverso(a)(e)" em todos os documentos e formulários ao lado de masculino e feminimo na Alemanha demostra que o estado está disposto a ser inclusivo.
A língua pode até ser viva mas as mudanças que acontecem demoram décadas para acontecem sem contar que elas são espontâneas e não forçadas como essa
Chegou a hora de me sentir representado. Obrigado!!
Eu tava sofrendo de disforia de gênero antes de me descobrir não-binário, agora me sinto muito bem comigo mesma. Me dava dor de cabeça ficar me questionando. Não tem como tirar isso da cabeça, eu tentava, não conseguia. Por mais que eu tentasse colocar na minha cabeça que era cis, continuava pensando em outras possibilidades e parecia que minha vida tava super bagunçada por causa disso
Vídeo importantíssimo. Importante ressaltar que pessoas não-bináries não são o mesmo que pessoas trans, e sim pessoas que não se sentem pertencentes a um gênero único, vivenciando isso de formas pessoais e diversas. Sou uma pessoa não-binária e acredito muito na importância de dialogarmos mais sobre essas pautas, principalmente dentro da nossa comunidade. E isso irá contribuir na vida de todas, todes e todos, sem exceção.
Obrigada, a fala de vocês liberta❤❤❤❤
ME DESCULPE, MAS A FALA DESSA GENTE APRISIONA, PENSE MELHOR NISSO
Muito bom termos vídeos assim que divulgam informações tão importantes, parabéns pela iniciativa do canal e muito obrigada às pessoas que responderam, pois não é obrigação de vcs, mas com certeza ajuda muito a gente que quer aprender 💜
Quem não entendeu o "homem não binário"
Não-binário é um termo guarda chuva q engloba VÁRIOS gêneros*
Dentre eles, fluido (O gênero flui, muda)
O Demi (se identifica apenas parcialmente com um gênero, e parcialmente com nada, nulo, desconhecido )
Dentre outros
Não é pq a pessoa é nb que ela não se identifica também com masculino ou feminino
Ou seja, termo q engloba deficiência
Ser uma pessoa não binária, antes de qualquer coisa É SOBRE SER! E não parecer!
Achar que é! Bem diferente de ser.
Finaaaalmenteeeeeeeee um video sobre Não-binarios !!!!! A gente quase Nao representatividade , ent obrigade por fazer esse video ❤
Não entendi a respeito do menino trans... Se ele eh não binário, pq fez a transição ??? Tendi não ... Me deixou confuso
Achei esse vídeo necessário, obrigado põe na roda por existir❤❤
Tava esperando esse vídeo, informação e educação são as armas contra o preconceito.
Fiquei desapontado por não terem chamado a BRYANNA E A CUP elas gravam à anos sobre Não Binariedade e afins!
@@sucumbindo4021 sim, só senti q foi bem fraca as explicações, Cup falaria MUITO MELHOR!
Demorei muito pra entender pq tinham épocas em que me olhava no espelho e não reconhecia quem me olhava de volta. Dentro do não binário, me entendo como gênero fluido, muito parecido com Serginho. A androgenia está comigo. É parte de mim. Passei uma época muito ruim na minha vida, inclusive nos indícios de depressão, pois não entendia o que tava acontecendo. Depois de muito pesquisar, encontrei o assunto da não binaridade de gênero e finalmente, consegui me entender melhor. Acompanho o Põe na Roda há algum tempo. Amo os vídeos do canal. E estou muito feliz por ver que esse vídeo foi feito com bastante responsabilidade!! ^---^
PedroHMC, que tal fazer um "Não é por ser não binarie que eu..."?
Outra coisa!!
Vocês sabiam que uma pessoa não binárie conseguiu, pela justiça, o direito de retificar seu gênero na certidão de nascimento, em SC?? E essa pessoa não foi a primeira, Aqui no Brasil?
Sonho com o dia em que está possibilidade ocorra de forma administrativa, como já ocorre pras pessoas trans binárias!!
Eu também sou uma pessoa não-binária e fico muito feliz de ver esse assunto sendo debatido!
Algumas pessoas nos comentários estão em dúvida, então para esclarecer:
Cisgênero: pessoa que se identifica com o gênero atribuído a ela ao nascer, homem ou mulher cis (que são os gêneros binários).
Transgênero: pessoa que NÃO se identifica, totalmente ou em partes, com o gênero atribuído ao nascer. Pode ser homem trans, mulher trans ou pessoa não-binária. Existem diversas identidades dentro da não-binariedade.
"Para que servem tantos termos?"
Gênero é um espectro bastante variado. Imagine uma régua onde em uma ponta você identifica o masculino e na outra o feminino. Todas as pessoas que não estão em um dos extremos da régua (que podem até mesmo não estar na régua) são não-binárias, por isso existem vários termos para expressar melhor como diferentes identidades de gênero funcionam.
Eu me identifico parcialmente com o feminino, mas a intensidade do meu gênero varia, sendo sempre em parte, nunca totalmente mulher. O termo que melhor me define é demigirlflux (não encontrei uma boa tradução para o português).
A minha identidade é diferente de uma pessoa agênero (que não se identifica com gênero nenhum), uma pessoa gênero fluido (que o gênero muda, flui para outro diferente), alguém que é demiboy (uma identidade parcialmente masculina) e assim por diante... Termos diferentes ajudam na compreensão da própria identidade, por isso eles existem.
Então o não binário tá mais ligado a autodefinicåo? Pra mim é muito difícil acompanhar as evoluções no nosso meio, parei na sigla "gls" que posteriormente mudou pra "lgbt" e a partir daí não consegui mais acompanhar. Acho muito importante saber respeitar o outro, isso é tudo. Pedro vc é o mais lindo do mundo!
"não binário tá mais ligado a autodefinicåo?"
- Resumo: todo gênero é autodefinido.
Na verdade, TODO gênero é calcado na autodefinição, ninguém pede pra ver caracteres sexuais secundários e exame genético pra autorizar o uso de uma área "masculina" ou "feminina" (caso em que transgêneres não seriam aceites socialmente, inclusive). Só que os gêneros binários (masculino/homem/garoto/menino e feminino/mulher/garota/menina) são reconhecidos/validados/admitidos/recompensados pela sociedade ciseteronormativista (i.e., a tese de exista um "normal", que é "heterossexual" e "cisgênero(a)") quando percebidos como tal pelas pessoas - a "passabilidade"/adequação/normatividade (por exemplo, quando vemos uma mulher [trans ou cis] "feminina", instintivamente, como a mulher que ela é, não porque ela tenha declarado, mas pq a expressão de gênero dela atende à nossa [enquanto sociedade] expectativa para o gênero que identificamos nela observando marcadores sociais "femininos" (o "papel social" desse gênero), e o mesmo para homens "masculinos".
Mas NBs não tem algum papel específico para desempenhar nem marcadores sociais de seus gêneros, parecendo """autodefinição""". Não percebemos os gêneros binários como autodefinidos pq não o enxergamos pelo que são; porque somos ele e atribuímos a nós mesmos "neutralidade", advinda precisamente da normatividade, em que estamos imersos. "Gênero" só é apresentado como uma tese biológica ("""natural"""), xereca e pau; seu fundamento é sociológico, 'quem é você na sociedade'. "Ninguém nasce mulher, torna-se mulher" (Simmone DeBeauvoir, O segundo sexo).
@@SrPeevish muito complicado acompanhar, na verdade deveria acabar de vez com estas definições que vivem tentando rotular... Homo, hetero, bi... Quanto mais rótulos mais divisões.
@@alexandremineiro1759 "deveria acabar de vez com estas definições que vivem tentando rotular... Homo, hetero, bi... Quanto mais rótulos mais divisões."
- Não é o "rótulo" que divide; eles são tão somente uma explicação de fenômenos já existentes na sociedade; "acabar" com as definições não acaba com a divisão, só acaba com capacidade da sociedade dizer e entender o que ela é e foi.
@@SrPeevish essas definições são meros rótulos que diz o que vc é ou onde vc se enquadra, note os comentários no canal que vc verá isso, a necessidade do ser humano de pertencer a algo diferente do que já pertence.
@@alexandremineiro1759 Rótulos nem sempre são ruins, depende do que você vai fazer com eles. Afirmar um rótulo de gênero ou sexualidade é muito importante para lutar e que mais pessoas se sintam representades. Mas, isso é uma escolha de cada um. 🥰💕
Eu nasci homem homossexual. Eu as vezes sou muito feminino e as vezes masculino, me olho no espelho e não me vejo homem e nem mulher, mesmo sabendo que sou homem, sempre tive esse sentimento de não estar preso à esses parâmetros, não sabia o pq, até descobrir que é pq sou Não-Binárie
tem que ir no psicólogo tratar disso.
Disforia de gênero ou disforia de género é uma condição caracterizada pelo desconforto persistente com características sexuais ou marcas de gênero que remetam ao gênero atribuído ao nascer.
Sinónimos: Transtorno da identidade de gênero
Condições semelhantes: Variação na identidade ou expressão de gênero que não é ...
Complicações: Transtornos de alimentação, suicídio, depressão, ansiedade, isolam...
Sintomas: Angústia relacionada ao gênero ou sexo designado a alguém
@@Nostalgiacriticogames eu tive esse diagnóstico de transtorno de identidade de gênero, recebi do meu psiquiatra, eu ia fazer transição médica e usar testosterona, não me vejo nem homem nem mulher, adicionar características masculinas pra neutralizar o corpo feminino (no meu caso eu poderia ser transneutra) estar entre os homens e claramente não ser visto como um, ou estar entre as mulheres e verem que mesmo eu não sou tão feminina, apesar de usar roupas femininas, eu tenho procurado alterações medicamentosas pra misturar os meus dois lados (o feminino é bem mais aflorado) na minha cabeça eu usar roupas masculinas ou roupas e trajeitos femininos, fazer alterações corporeas e até algumas comportamentais, mas eu não ligo pro meu comportamento, eu sou eu e acabou, não sou nenhum dos dois, se eu transicionar entre os sexos eu ainda seria a mesma pessoa
edit: usei muito a palavra feminino e masculino eu sei
Homem trans não biáriokkkkkkkk
Mas é Homem ou não-binário?
O que se descreve ali é um puro relativismo indenitário. Não-binariedade não existe. Ser trans geralmente tem a ver com estímulos cognitivos e hormonais que levam uma "mulher," por exemplo, a se aproximar mais de um homem (Biológicamente) do que a média padrão, não tem nada a ver com identificação racional a partir de construção social, é biologia.
Nenhum deles sabe explicar direito o que significa ser não binário, e os que explicam, utilizam da falácia de que existe uma norma padrão para homens e mulheres e eles não se encaixam nisso (é obvio que existe, em partes, alguns preconceitos. Mas geralmente são manifestados por bolhas diferentes, que manifestam um tipo e não outro, por exemplo). Se abdicar completamente da definição social de homem e mulher não é ser não binário, é ser humano. Ora, a sociedade evolui com o passar do tempo, assim como os costumes e preconceitos. Olhem para o passado, o pensamento "comum" do que formava um home e uma mulher são completamente diferentes do que são hoje em dia. Era moralmente aceitável se ter relações homossexuais na Grécia e Roma antigas, por exemplo. Você não precisa se rotular só por que não concorda em como as pessoas veem o mundo, criar conceitos errados, confundir a ciência, atrapalhar movimentos legítimos e afins.
Acima de tudo, se mesmo assim você quer se identificar como "não-binário", faça. Só combinemos uma coisa? não enche o saco, não exija que as escolas ensinem pronome neutro ou qualquer coisa do tipo.
Este tipo de pauta é legal para dar visibilidade aos grupos que compõe a sigla ! afinal devemos ter respeito por todos que por sinal deve partir em primeiro lugar pelos que a compõe...
Obrigado Pedrooooo, tava na hora 💕 ameeei
Aff, sou não binária desde que me entendo por gente. E olha que sou velha.
4:59 aí já é demais né? Si tivermos que perguntar TODAS as pessoas como que elas querem serem chamadas ,é melhor nem nem conversar com ninguém então,pra "não magoar" ninguém. É muito mais fácil apropria pessoa chegar e si apresentar e falar como quer ser chamado,óbvio
Uai, vai custar uns 2 segundos do seu tempo e tbm vc vai ter que saber no mesmo jeito, até pq tem que perguntar o nome
Gente até que enfim descobri o que sou...sempre senti isso de não me sentir homem e nem uma mulher, mudei os meus documentos pessoais para o nome feminino, na certidão agora é sexo feminino...fiquei com a mesma sensação de quando era Masculino, não me indico como Feminino....Sou não Binário.
Flávia, em alguns países da Europa e, se não me engano, na Argentina, existe a opção de colocar no RG como não binarie ou 'terceiro sexo' (na falta de encontrarem um nome apropriado). Torço para que não demore tanto para que isso também seja possível no Brasil. A sociedade ainda esta tentando nos entender a gente mas quanto maior for a conscientização, melhor será para as futuras gerações :)
Vídeo muito importante! Não há grupo dentro da nossa linda comunidade que o Põe Na Roda não mostre com muito respeito. Mil beijos, Pedro!
SIM, VÍDEO MUITO IMPORTANTE PARA MOSTRAR COMO O DESEJO HUMANO NÃO PODE SER APRISIONADO NUMA IDEOLOGIA QUE NECESSITA DE RÓTULOS, E DEFINIÇÕES, CONTUDO, ESQUECERAM DE INCLUIR NESSE ALFABETO O H, DE HETEROSSEXUAL, AÍ SIM O ORGANOGRAMA FICA COMPLETO,,,, ATÉ ONDE PODE IR A LOUCURA HUMANA?
Se nem a nós Bissexuais a comunidade respeita e aceita que existimos, vejo muito complicada a aceitação dos non-binários, Temos que aprender a respeitar a decisão de cada individuo a final , só nós mesmo sabemos o que somos e não precisamos que ninguém nos encaixe em algo que não nos representa!
Sou livre de rótulos: sou "não binária", ou seja, um rótulo. Adoro contradições.
Exatamente. Mas se fosse pra seguir a lógica de ser fiel aos “não rótulos” ao pé da letra, pessoas desempregadas não devem se rotular assim já que não têm emprego, por exemplo. A ausência de uma característica (nesse caso a binariedade) é, por si só, uma característica. E toda característica humana é um rótulo. Parabéns por notar isso.
Mas então, como você acha que devemos lidar com essas pessoas? Simplesmente não dando nome a elas e ignorando todo o leque de questões sociais e médicas que isso abrange? É uma pergunta honesta mesmo.
mas na vdd nao binarie nao é rotulo
não - NAO
binarie-rotulos (homem/mulher)
NAO BINARIO-NAO AOS ROTULOS
Exatamente, também não consigo entender isso 🤣🤣🤣
@@rodrigoguimaraes2925 a questão é que partir dessa premissa do comentário dele é errado. Ser não binário é não se contentar estritamente com os rótulos de homem e mulher, com os GÊNEROS homem e mulher. Ponto.
Contradição é crer que 100% das pessoas no mundo sejam “homem” ou “mulher” só porque não é intuitivo imaginar algo diferente. Não é invenção de adolescente na internet, NUNCA houve só dois gêneros sociais.
A pessoa que se diz não binária só quer dizer, basicamente, que ela não vive 100% como homem ou como mulher na sociedade, vive em alguma variação de ambas ou nenhuma dessas duas coisas. Quer dizer que, no dia a dia, ela não é reconhecida nem se entende como 100% homem ou 100% mulher.
Lógico que é mais complicado que isso e que pessoas diferentes vão dar respostas diferentes em épocas e sociedades diferentes, mas a questão é: se alguém não é homem ou mulher, como RAIOS você espera que a denominação disso não seja também um “rótulo”, mesmo que seja um com a intenção de rejeitar essa lógica inicial de apenas dois gêneros, entende?
Dizer o contrário é querer que essas pessoas simplesmente não deem NOMES às coisas que elas VIVEM, e isso além de ser impossível e ilógico traz muito sofrimento (psicológico e físico também) desnecessário
Quando se tem conhecimento filosófico, ver esse tipo de coisa se torna engraçado. Rs
Eu precisava desse vídeo.
Sempre quis saber sobre esse assunto. Vejo muito a comunidade dando hate nos não-binários. Acho errado. Nós temos é q nos unir. Por isso vim aqui pegar informações.
Para melhores informações tem @ApenasCup e @BryannaNasck nos canais deles vc aprende melhor!!!
Mto legal o vídeo... sou uma pessoa não binaria e que pesquiso a não binariedade a algum tempo já e ter materiais como esse ajudam mto para que cada vez mais as pessoas possam se desalienar e se aprenderem/entenderem...
Isso aí. Estou com o Serginho. A pessoa tem que ser feliz da forma que lhe for mais confortável.
Ainda chegará o dia em que seremos todos apenas SERES HUMANOS, independente de sexo ou sexualidade, origem, cor da pele, crença ou a falta dela ou qualquer outro rótulo.
Eu sou gênero fluido, obrigado pelo vídeo, acho que ajuda muito as pessoas a entenderem mais sobre o assunto, acho q o mais importante é o respeito.
Eu não entendi, pfvr alguém me explica.. o Miguel falou que é um homem trans, mas se ele é não binário isso não deixaria de importar, no caso, o fato dele usar a palavra homem? (Sem hate, pfvr, é q eu realmente não entendi e queria saber mais sobre o assunto 🥺🥺)
Não sou trans mas é difícil de definir até pra quem é, porém sim, geralmente (pelo que eu vejo) a diferença está aí mesmo: pessoas trans binárias (homens T e mulheres T) e não binárias (autoexplicativo). Então falar "homem trans não binário" seria contraditório, mas é algo pessoal, é muito identitário.
Não necessariamente, porque ele ainda pode ser homem trans e não binário ao mesmo tempo sem que uma coisa anule a outra
(Hoje por algum motivo tô pra responder comentários então só copiei e colei a seguir, peço perdão se ficou confuso)
Quando alguém diz que é “homem trans não binário” quer dizer que é uma pessoa que se vê muito dentro daquilo que se entende como masculino, é bem “boyzinho” mesmo (e muitas vezes parece o homem trans que a gente pensa logo de cara), mas ainda assim não faz questão de ter uma identidade completamente “homem”, uma diferença que pra você ou pra quem vê de fora muitas vezes nem é visualmente perceptível, mas faz diferença em como a pessoa vivencia as coisas, se denomina e interage com outros
Isso vale especialmente quando você tá formando laços com outras pessoas, às vezes faz diferença SIM você ser binário ou não, porque no fim das contas você AINDA é uma pessoa trans, só que de um “tipo” diferente, como se fosse um primo bem próximo que se parece BASTANTE com você mas vive em outra família, com outras dinâmicas e problemas, sabe? Não sei se tá dando pra entender, torço pra ter ajudado kkkk
@@iradarkpunch ajudou sim, acho que entendi. Obrigadaaa
@@clararegina1757 por nada kkkkkkkk é literalmente impossível resumir tudo e explicar com 100% de didática num comentário do UA-cam, isso não é nem um décimo da discussão, mas fico feliz de pensar que esse tá sendo o começo :)
Não binário é um tipo de trans Ent vamos lá
Elu nasceu e foi designado como mulher porém elu se descobriu homem trans e depois se descobriu não binário ou seja como se fosse um homem se descobrir não binário
N sei se deu pra entender kkk
Enfim um vídeo que me representa, sobre a minha vivência e sobre meu corpo... esse vídeo é fundamental para as outras siglas da comunidade, obrigado!
Aaaaaa ate que enfim... Meu momento! Ser um gay não-binarie és muito complicado pra algumas pessoas, mas é isso mundo, estamos aqui e vamos crescer mais! Hahahah amei o vídeo!
Gratidão pela excelente reportagem. Toda saúde, proteção e prosperidade a todos.
Caraca, que video extremamente NECESSARIO! Parabens por dar essa visibilidade ao tema, nós precisamos muito desse apoio vindo da comunidade mostrando que é simples, nenhum bocho de sete cabeças como colocam
Oi, Pedro. Adoro essa coisa que vc faz. É super importante essa informação que você trás através de seus vídeos. Sou estudante e amante da língua portuguesa e vim falar um pouco dassa não-binariedade gênero atrelada à gramática. Primeiramente, como chamar? Quando se quer chamar uma pessoa sem atribuir gênero, pode-se referir a ela de várias formas. Exemplo: você é uma pessoa incrível. Já em relação à classificado da não-binariedade, temos que concordar em gênero com as palavras que cercam a frase que estamos proferindo e, logicamente, articulá-la de forma a não ferir a identidade individual do outro. Como por exemplo na frase "pessoA não bináriA". A palavra "binária" está carregada de um sentido feminino por concordar em gênero com a palavra "pessoa" que é algo que todo mundo é. Dessa forma, não trazemos um desrespeito à identidade de gênero alheia. Mas, é óbvio que, tão fluidas quando o gênero e a sexualidade humanas, são as formas de se perceber e, portanto, nem toda pessoa que não se identifica em uma binariedade de gênero gosta de ser chamada de forma igual às outras. Como o Miguel citou, "a língua é viva" e está aqui para nos comunicarmos. Assim, devemos usá-la para que esse comunicação traga entendimento e, consequentemente, o respeito mútuo que nos é garantido moral e constitucionalmente. Espero ter ajudado um pouco. Adoro o põe na roda ♥️🏳️🌈🏳️⚧️
BOA TARDE, ENTENDI E CONCORDO COM O QUE VOCÊ DISSE, PELO MENOS QUANTO A SEMIÓTICA, A LINGUÍSTICA, A COMUNICAÇÃO, E AS PALAVRAS, NÃO ME LEMBRO DE JÁ TER VISTO TANTA GENTE LOUCA REUNIDA, COMO VIEMOS PARAR NESSA SITUAÇÃO? EXISTE AÍ UMA IDEOLOGIA INSÍPIDA, PASTEURIZADA, ESTERILIZADA, FORMALIZADA, QUE NECESSITA DE RÓTULOS, DE CLASSIFICAÇÕES, E DEPOIS DIZEM QUE O "" GADO "" SÃO OS OUTROS, NÃO HÁ DESEJO QUE RESISTA À ESSA NOVA ORDEM,
Esse vídeo me deu uma certa alegria que eu nem tô sabendo explicar ejsjwjw eu amei
jsjsdjsjl simm véi, eu estou me sentindo representad
Eu sou hetero e com o tempo eu venho tentando desconstruir preconceitos que eu aprendi a ter, logo que eu conheci o termo não binário, eu ignorei por achar modinha ou desnecessário, com o tempo eu venho tentando quebrar essa "casca" que a gente tem, de ignorar a existência de comunidades e estilos de vida por ter preguiça de conhecer e entender, embora eu saiba que isso é uma forma de preconceito. Acho que o mundo seria maravilhoso se as pessoas fossem o que elas quisessem ser, gostaria de olhar pras pessoas e ver apenas pessoas, ver as coisas que elas falam e vestem e dizer (olha, q daora). Tem uma frase que eu ouvi num vídeo que diz (o mundo vai ser bem mais massa, se a gente for mais massa), isso fez eu pensar que qualquer preconceito que eu tenha dentro de mim, atrasa mais ainda essa luta por um mundo mais bonito e mais empático, espero evoluir todos os dias e aprender muito mais sobre igualdade, as pessoas que sofrem mais opressão, são as que me ensinam a ser uma pessoa melhor, então vc que é não binário, mulher, lgbtqiap+, negro, obeso, periférico, ou sofra qualquer tipo de discriminação, por favor, continue com uma luta consciente, plante amor, é uma luta difícil pra um ser humano, pq a gente tem limites psicológicos que fazem a gente surtar, sair da linha e responder ódio com ódio, mas esse amor que vocês plantam, essa educação empática e respeitosa, educam pessoas (como eu), que não sofreram essas opressões, que empatia é necessária, ajudam a gente a entender como é estar do outro lado, ensinam a gente a querer melhorar, a assumir o preconceito e lutar pra que acabe, repito, eu sei que é difícil, mas na minha opinião, é o melhor jeito de ganhar essa luta.
(-Mas Kevin, vc devia falar isso pros opressores, não pra gente)
Eu acho que uma guerra dessas, se vence com inteligência e união, então vim mostrar pra vcs, como que eu (homem, hetero e branco) aprendo diariamente a importância do senso de empatia numa sociedade, coisas que a sociedade não me ensina à ter, coisas que militantes tentaram me ensinar de um jeito "não convincente", que pode ser passada de uma forma mais inteligente.
Por favor, não me levem à mal, só minha experiência de vida pra vcs, beijos💞
dei uma bugada quando a pessoa falou que é homem trans não-binário rsrs
Eu amoooo... Esse momento é das não-binárieeeee!!!
Eu estou começando a me descobrir e me identificar como pessoa não binanria e esse tipo de video ajuda muito.
Francês isso? kk "les convidades" kkk que romântico kkk Vou colocar no meu convite de casamento mês que vem "les convidades" e vou passar por chique kkk
Melhor pôr "les invités" direto então, será mais chique com francês 🇫🇷
Mó chique aff 🙄💅
É cada uma que me aparece😂😂. Essa geração ta uma onda
Eu me descobri não binário há pouco tempo. Descobri conversando com uma psicóloga. Na verdade eu já desconfiava há muito tempo. Sempre curti coisas de meninas. Na escola minha amizade sempre foi melhor com as meninas, curtia experimentar escondido da minha irmã as coisas dela. Na minha infância teve coleguinhas minhas que brincaram comigo pedindo pra eu experimentar um sutiã e coloquei. Desde então acho que dali despertou um lado feminino em mim. Eu curto pintar as unhas, uso cabelo comprido, às vezes curto uma maquiagem leve. Hoje sou casado, com uma mulher, mas com essa redescoberta, pois agora então que a liberdade de expressão até no seu modo de vesti já está mudando, passei a usar saias de vez em quando, pintar os olhos, etc.... Minha esposa super entendeu o meu lado e estou aliviado que finalmente agora entendi tudo o que sempre se passou comigo.
Obrigade por fazer este vídeo, é muito difícil pra achar conteúdo de pessoas não binárias!
ótimo conteúdo, gente! como sempre! ;)
me descobri genero fluído e ginessexual (lesbica) a pouco tempo, finalmente me encontrei.💜
AHHHH é assim q diz em relação à sexualidade? ''ginessexual'', como fala para ''gay''?
@@carloseduardojosesilva8044 ginessexual seria alguem que sente atração por mulheres no geral sendo cis ou não, caracteristica ou estereótipo e atração por homens é chamado de androssexual que é a msm coisa
@@carloseduardojosesilva8044te respondendo: androssexual=sentem atração por homens
@@flyhighx2139 Achava que o simples Androssexual era pessoa de qualquer gênero que curte homens ,e que ginessexual é pessoa de qualquer gênero que gosta de homens
Eu também!!!!!!!!
Conteúdo Relevante demais Pedrãoooo 👏👏👏👏👏
obrigado pelo video
Vc não se identifica nem como homem e nem como mulher
Aí o cara já começa o vídeo
"Sou um HOMEM trans NÃO BINÁRIO" kkk
Olha, oq ele quis dizer é que tem identificação com o gênero HOMEM, mas não totalmente. É isso
Sendo sincero, eu continuo não entendendo essa questão. Esse vídeo não apresentou absolutamente nada que eu já não tivesse visto antes, portanto não solucionou as minhas dúvidas. Mas isso não significa que eu não vá respeitar essas pessoas. Não tenho dificuldade em tratá-las como elas se sentem confortáveis e nem me incomodo em usar pronomes neutros. Não entendo mas isso não me impede de fazer o mínimo.
Isso já basta
A questão é que pessoas trans de gênero não ligado ao feminino ou masculino ,sendo binários ,sofrem muito preconceito,muitas pessoas acham que é moda,entre outras coisas,e tbm acham que eles sendo representados na sigla bem ruim, mas eu acho muito interessante eles na sigla ,e sempre gosto de ver sobre eles ,o respeito é sempre bom vindo de todo mundo de nossa comunicação e devia ter mais disso
@@mariabeatriz9596 Vou respeitar essas pessoas e a maneira que se identificam. Eu gostaria de além disso, poder realmente entendê-las. Eu poderia fazer diversos questionamentos e apontamentos em relação a isso.
@@marcosurbano1035 Questionamentos vc pode perguntar a elas ou quem parece entender do assunto , é legal enteder mais sobre nossa comunidade
Basicamente e usar vestido num dia e no outro usar termo..mas acho que e um estado de espírito. ..Serginho não é homem nem mulher ...apesar de puxado pro feminino (chamaria de pessoa que fuma mulher de voz grossa kkk aliás a voz não era fina deve ter usado hormônio )
UTILIDADE PUBLICAAA!! THANK YOU! ❤
Tinha muitas dúvidas...
Não tenho mais! Belo trabalho nesse vídeo
as pessoa foram longe demais quando as nossas mães falavam ''você pode ser o que quiser quando crescer'', que fiasco.
Papo reto kkkkkkk
Finalmente um tema para nós NB 🏳️🌈🏳️🌈😍😍
gente, eu tenho uma duvida que o vídeo não esclareceu, estudo os movimentos e as questões de gênero e sempre fico confuso quando encontro indivíduos que se declaram homem ou mulher não-binário... pois pra mim homem e mulher, cis ou trans, eram denominações binárias em sua essência, então como a pessoa pode se entender como alguem binário e não binario? podem ajudar? obg
Fiquei com a mesma dúvida. Pq fiquei confuso quando um dos entrevistados se declarou HOMEM TRANS NÃO BINÁRIO. Daí bugou meu cérebro sobre o que entendia antes!
Sim! Não fez sentido pra mim tb. Como a pessoa pode se declara de um gênero e dizer que é não binário?
@@andrevitor4587 Esperando que alguém que tenha visto o vídeo faça o favor de tentar nos explicar! Mas um favor (vai que alguém ache que estamos exigindo explicação como uma obrigação)! ☺️
Eu também não entendo e, talvez, seja confuso para muitos. Mas seguindo algumas coisas que vi no vídeo, acredito que ser "trans" venha mais do sentido de sexo (se sentir como o sexo oposto ao biológico). Além disso, uma pessoa no vídeo disse sobre não se sentir *tanto* dentro dos estereótipos de um gênero e, sim, mais com outro, ou seja, ainda pode haver uma identificação mesmo que mínima. Daí a mudança (trans).
@@douglasalves7983 Sexo é puramente algo genético, ou é ou não. Trans e cis referem a identidade de gênero. Nesse não seria ele um homem trans que simplesmente não se identifica com o conceito social de homem mas se identifica majoritariamente com o gênero masculino?
Eu sempre tive dúvidas, amei as informações ♥
Obrigado por nos dar voz!
Cada vez aprendendo mais com esse canal incrível, Pedro, poderia fazer um vídeo sobre lgbts com deficiência, também sofremos muito preconceito!
Adorei o video
Faz um vídeo sobre o que é uma pessoa da sigla Q(Queer)
Há três anos, durante um acampamento da escola, eu me descobri.sim, membre ative da comunidade lgbtqia+. Porém ainda não sabia em qual destes setores me encaixava, foi então que depois de muita pesquisa( seus vídeos me ajudaram muito hahaha) eu acabei,finalmente, me descobrindo como: focus á diesel turbo rebaixado com aerofólio de combate e labaredas pintadas nas portas traseiras. Obrigado pela atenção pessoal beijos!❤🥰
Droga,mais um soldado caiu nas drogas
@@geanvitor480 caralho achei o Gean akakakkakakaka
@@jotarodog7439 parça
@@geanvitor480 É o dog que vus fala
@@jotarodog7439 krlh achei tu e o gean
Pedro, estou a mente a mil por hora. Sempre fui diferente, mesmo sendo hetero, mas não me identificava como minhas amigas e não queria ser como meus amigos tb. Hoje aos 51 anos tudo isso faz muito sentido. Vou procurar mais informações e por enquanto quero agradecer a esse video que deu um "buuummm" na minha mente.
Acho que uma coisa não deve ter haver com a outra, mas nunca consegui me envolver em relações duradouras, quando ficava sério eu simplesmente brochava e acabava com tudo. Acho que tenho muitas questões para resolver. beijos meu querido.
nao sei pq estou muito emocionada agr
Obrigade pelo o vídeo muito necessário
Sempre achei que fosse cis, msm engajado nas pautas lgbts. Há 3 meses me descobri um homem não binário
Mas o não binário não se identifica com homem ou mulher?
@@cheapthrills8140 n entendi a pergunta
@@monicke1952 Então, eu achei que o não binário, não se identificava como homem ou como mulher, aí fiquei em dúvida pois você disse que se identifica como homem não binário.
@@cheapthrills8140 é q quando a gnt diz q n se identifica nem como homem ou mulher é n exclusivamente. Tem gêneros nb q têm conexão com eles, mas ainda são diferentes. Ou q são uma mistura entre, ou q são totalmente separados.
Homem nb é uma pessoa nb q ache q o conceito de masculinidade ou ser homem tem alguma relação com a sua identidade.
mkkk nao existe homem não binario