Sou médico, amante de musculação e medicina esportiva e posso garantir que a testosterona em níveis bem baixos mudam muito uma pessoa, tanto psicologicamente, como fisicamente, recuperação muscular e potência. Porém, na estrutura biológica masculina até as fibras musculares são diferentes das fibras femininas, tendões, ligamentos, tamanho ósseo, largura da cintura escapular que é muito importante em esportes como natação são maiores sim. O aporte de oxigênio responsável pela síntese de atp é muito maior em atletas trans por terem maior vascularização e capacidade pulmonar. O esporte tem lugar para todos, mas temos que reconhecer que há sim uma diferença de potência, explosão muscular, resistência, força incomparável . Atletas que sempre competiram na categoria masculina sem grandes vitórias quebrando recordes femininos na mesma competição após a transição.
Perfeito e de uma pessoa com conhecimento científico, na aula de anatomia aprendemos sobre isso. Que criem uma categoria para esses homens biológicos querendo roubar espaços de nós mulheres.
kkkkk Eu estou fazendo uma pesquisa para o trabalho para um debate escolar sobre esse tema eu vi o vídeo é vi os comentários kkkkk isso é ótimo agora eu tenho duas posições
Meu amor kkk e onde fica as pessoas hermafroditas que nascem com um bingulin e se transicionam? Eu nasci XX biologicamente e sou uma mulher trans que faço acompanhamento desde os meus 9 anos de idade(hj tenho 15),entt NN posso competir com uma mulher cis? sendo que sou MT boa nos esportes e ser fraca comparada cpm os garotos da minha idade
Queria ver um homem trans lutando MMA ou BOXE E ATÉ UM FUTEBOL ,SERÁ QUE TEM?? MAIS TEM QUE SER COMPETINDO COM HOMEM E NÃO LEVANTANDO PESO E SIM NUMA COMPETIÇÃO QUE ELE TENHA QUE USAR FORCA E DESEMPENHO CORPORAL COM O SEU ADVERSÁRIO ,O QUE ACHAM GALERA?
tem um caso de mma num evento pequeno,não lembro o nome,o trans era menor,menos experiente e menos pesado só que muito mais forte e acabou ganhando a luta kkkkkkkkkkkkk
Exato, não tem. Assim como não tem em outro esporte que não necessite tanto da força corporal. Acredito mto que seja até oportunismo. Seria mais ético ter um campeonato específico para gêneros e quem queira aceitar os termos.
O que a Tiffany falou é um absurdo! Levantar um questionamento sério não é transfobia, e biologicamente um corpo exposto a uma determinada condição ao longo de sua maturação terá vantagem, o pulmão do homem é maior, a densidade óssea é diferente, até mesmo a resistência em determinadas fibras musculares é maior.
Não precisa nem usar a área biológica pra isso, basta observar a pratica, todos os jogadores da liga masculina diziam que era bem medíocre quando jogava lá, dai vai pra feminina vira uma das melhores. Se fosse só questão de habilidade teria se destacado na liga masculina tbm.
@@kauanjonataskkkk falou pouco e falou merda. Isso nao tem nada haver com transfobia. E na verdade cada um que se foda, nao te nem ai com a opcao de cada pessoa, isso só diz respeito à ela, porem, sempre terá vantagem sim e ponto final. Nao importa o que voce diga
Quantos Anos Tiffany jogou entre os homens? se destacou por lá? no primeiro ano jogando entre as mulheres , tornou-se a maior pontuadora da superliga. se existe vantagem ???? é serio ???
É engraçado saber que essas pessoas acham que os sentimentos delas são superiores a biologia delas, como se homens não fossem CLARAMENTE fisicamente superiores as mulheres, ou como se as outras pessoas precisam se adequar aos sentimentos delas colocando termos como "Preconceituoso" ou "Transfobico" naqueles que discordam de muitas de suas ações (E eu falo isso no caso de uma mulher trans participar de uma competição feminina, e não dela ter feita a transição de gênero).
Um garoto na puberdade recebe testosterona que faz o corpo dele mudar de uma forma que não há volta, isso vai pra vida toda. As mudanças serão, obviamente muito diferentes de mulheres, com mais músculos e menos gordura, mais capacidade dos pulmões, maior esqueleto e por aí vai. Despolis de adulto, não é pq a testosterona cai por q ano ou 2 que toda essa mudança física faz o homem se tornar uma mulher fisicamente, obvio. O pior de tudo isso é o silenciamento de TODAS as mulheres quando não concordamos com isso. Ae somos transfóbicas, e na real só achamos que homens trans não pertencem aos esportes femininos onde a biologia importa. Esse silenciamento é misoginia, mulher tem que poder defender seus espaços.
@Mhouston640c fala isso mas na real duvido q vc entenda muito da luta dos trans por causa dessa descriminação. Tu diz p viver com a transfobia mas isso MATA. Duvido q já te ameaçaram ou te discriminaram pelo teu gênero.
Michael Phelps sendo medalhista por ter braços mais largos, algo ligado a testosterona; sendo medalhista pra dar e vender -Transfobico: merito dele Pessoas trans tendo que criar desvantagens e estando a baixo de mulheres cisgeneros -Transfobicos: claramente tem vantagem!
@@Bell.da.Mirabel raciocínio errado. Michael phelps tem braços largos por genética, ou seja, herança familiar. E os trans REALMENTE tem vantagem sobre as mulheres de verdade. Hormônios mudam o metabolismo mas não mudam a fisiologia que já estava formada. Ou seja: um homem pode se encher de hormônios femininos que ele vai continuar tendo músculos de homem, e fôlego de homem. E por favor não seja IDIOTA de me chamar de transfobico por dizer isso. É apenas a verdade
Não precisa nem ser médico, é só analisar a diferença de desempenho de mulheres trans quando estavam na liga masculina e depois de irem pra feminina, a diferença é gritante. Pessoas trans precisam, sim, ter espaço na sociedade, mas desde que não seja INJUSTO! A gente não pode ter tudo o que quer, e temos que lidar com isso. Se existe separação de sexo no esporte é porque o desempenho é diferente, e só controlar o nível de testosterona não muda o tamanho do coração da atleta, do pulmão, do quadril, etc. Isso é um absurdo!
@@irissousa2098 Porque homens trans (teoricamente) não são melhores que os homens cis, então não veem uma "injustiça" nesse caso. Mas eu estava doida nessa época que comentei kkkkk já voltei a mim e defendo que mulheres trans façam parte de espaços onde mulheres cis também estão, pois somos todas mulheres, no fim das contas!
Vamos imaginar a situação contrária. Uma mulher, atleta de ponta, jogadora de vôlei, passa pela transição para homem e quer continuar jogando profissionalmente, não conseguiria. A própria Sheilla Castro, oposta legendária já falou que, mesmo sendo a melhor oposta de todos os tempos, caso ela decida jogar na Superliga masculina ela não vai conseguir pq não vai conseguir ter força suficiente.
INJUSTIÇA TOTAL Nunca vemos é nunca veremos um dito "Homem Trans " competindo contra homens No dia que um homem trans ganhar uma medalha em esporte masculino eu acredito
@@cyntiacsd sim, talvez um jovem que sedentário que vive o dia inteiro no lol talvez perca, mas na escola eu vi um exemplo assim, um rapaz trans vs um rapaz cis que era bem fraco, não fazia nada e ele ganhou na quebra de braço.
Mas isso n significa força Eu faco musculação a 5 anos e nunca, repito, NUNCA ganhei de alguém na queda de braço, eu não sei como ou oq eu faço de errado
Vocês tem q entender que a testosterona é muito mais forte que o hormônio feminino, em questão de anulação, mulheres trans são instruídas a reduzir a quantidade de testosterona no corpo antes de começar com o hormônio feminino, já que caso ocorra, a testosterona vai combater e praticamente anular os efeitos do estrogênio, o homem gera a testosterona naturalmente caso não bloqueie, e obviamente, vai ter resultados mais favoráveis. Porque não vemos homens trans nos esportes? a disforia de gênero é muito mais comuns em pessoas cujo o sexo anatômico é masculino, são uma minoria em números, muito menos. sendo assim existem muito mais mulheres trans do que homens trans no mundo todo, e obviamente, mais mulheres trans interessadas em esportes. Se a mulher trans começar seu tratamento precoce, ou usar antiandrogenos durante a fase da puberdade até poder iniciar o tratamento hormonal, vai sim ser justo, pois seu organismo, ossos, músculos, não receberão influencia da testosterona. Já que muitas mulheres trans tem quantidades até inferiores de testosterona no corpo do que uma mulher, cito principalmente mulheres trans que tem problema na hipófise, e não sentiram a influencia da testosterona no corpo.
Justo seria subdividir as modalidades em Masculino Cis, Masculino Trans, Feminino Cis e Feminino Trans. É inevitável, biologicamente a pessoa trans e cis não são iguais, na mulher trans o coração é maior, o pulmão também é maior, etc. E isso não é transfobia, é apenas a realidade. Cada um tem o direito de ser o que quiser, mas em casos excepcionais, como no esporte, temos que ser justos.
Malabarismos hormonais, retóricos e "cosméticos" jamais mudarão "fatos básicos" da biologia de nenhuma espécie de animal, incluindo nós seres humanos! Narrativas ideológicas não se sobrepõem à fatos biológicos "básicos" de nossa realidade física, da mesma forma que um ser humano que não possui "ÚTERO" e não nasceu uma mulher, JAMAIS será uma mulher! Numa sociedade democrática, qualquer individuo é livre para "sentir-se subjetivamente" uma mulher, um homem ou até mesmo um outra espécie de ser vivo, mas biologicamente jamais serão aquilo que "projetam" mentalmente na realidade. Recusar-se a aceitar os fatos da realidade é possível, mas requer abraçar uma lógica "psicótica" e pseudo-científica em nome de puro narcisismo ideológico.
@BeaBrausSendo assim, não deveria ter as categorias masculino e feminino então, já q, segundo vc, "parte de uma visão segregacionista", então homens e mulheres tanto cis qnt trans devem competir numa categoria "mista", n acha? Ou esse seu raciocínio foi feito apenas para defender as mulheres trans adentrando no esporte feminino?
Sou gay e há alguns meses atrás tive um time de futebol formado por jogadores gays. Marcamos um amistoso contra um time de meninos trans. Resultado do Jogo 30 a 0 em 3 tempos de 20 minutos. Eles eram bons tecnicamente, mas na força e velocidade vencemos eles. Fora que eles cansaram super rápido, pq não aguentaram a intensidade do jogo que nos propormos. Acho que competições para trans sério o ideal.
Por favor, gostaria que fizesse outro vídeo sobre esse assunto, agora que o comitê olímpico internacional decidiu que não é mais necessário baixar os níveis de testosterona para competir na categoria feminina. Seria interessante saber se a opinião das pessoas continua a mesma, porque a partir desse momento qualquer pessoa do sexo masculino que não se identifique como homem poderá competir contra mulheres cisgênero sem precisar fazer nenhum tipo de cirurgia de mudança de sexo ou tomar medicamento para baixar a testosterona.
"Mudança de sexo" não existe e é ofensivo, o certo é "transgenitalização" ou, formalmente, "cirurgia de redesignação sexual". Além do mais, o que ter o pênis ou não interferiria no esporte?? Mas creio que você estava querendo falar sobre a transição hormonal ou hormonização cruzada Bem, nesse caso temos uma questão intetessante/peculiar: muitas mulheres cis que praticam esporte profissionalmente tomam testosterona e outros hormônios para facilitar o aumento da massa muscular. E ninguém, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM fala nada sobre isso.
@@estherK765 Depende de qual federação você está falando, o COI é extremamente rigoroso com a questão de doping e uso de testosterona, então pode ter certeza que mulher nenhuma vai ter 400 ou 500 ng de testosterona em qualquer esporte olímpico, enquanto essa quantidade em homens é completamente normal, desculpa mas para mim existem fatos demais que provam que existe vantagem sim
Eu não sou transfobica e tenho um filho transgênico de 16 anos. Eu amo o meu filho acima de tudo e falamos muito a esse respeito. Ele conhece a minha posição. Nós mulheres biológicas sempre tivemos que lutar muito pra se obter um lugar de posição na sociedade. A luta por direitos que protejam a mulher em muitos países é gritante ainda. Ao longo de muitos anos e muita luta foi que conseguimos chegar aonde chegamos. Vcs falam que as mulheres trans sofrem discriminação?! Sejam bem vindas nesse barco, pois as mulheres biológicas sofrem discriminação todos os dias. São vítimas de abusos sexuais, discriminação no setor trabalhista, discriminação salarial. Em muitas modalidades esportivas não é físicamente justo uma mulher trans competir com mulheres biológicas. Pra mim o certo seria essas atletas lutarem por seus direitos e competirem contra outras mulheres trans. Esses argumentos apresentados não é o que estamos presenciando de fato e estão nos impondo uma mentira para que as mulheres biológicas percam seus lugares e sejam, de novo, oprimidas. Mulhers biológicas, não temam se expor, nós somos mais do que somente mulheres, nós somos mães, irmãs, atletas, esposas. Nós somos geradoras de vidas, inclusive das pessoas trans. A minha luta foi e é árdua e não irei abrir mão daquilo que eu e as minhas antepassadas lutaram para conquistar o que conseguimos hoje. Vcs que lutem pelo seu espaço sem competir com o nosso.
Primeiro q seu filho é transgênero e não transgênico. Espero que você possa aprender um pouco mais sobre mulheres trans hoje pq os argumentos que você teve não foram muito irrefutáveis assim não. Se você conseguir me apontar onde as tais "mulheres biológicas" (que eu acredito que você queira dizer mulheres cis) estão perdendo tanto espaço, então eu fico quietinha e aceito, mas até então, nenhuma pesquisa apontou que os esportes estão sendo tomados por pessoas trans. Advinha por quê? Porque não é verdade. O índice de pessoas trans competindo nos esportes não é mínimo mas é inerentemente pequeno em comparação às pessoas cis. Você apontou a questão da luta feminina acerca da posse de espaço que infelizmente acontece até hoje, mulheres lutam para terem voz. Isso não é mentira, mas levando em conta toda essa luta, todo esse processo que as mulheres passam pra ter um pouco de respeito, dignidade, e serem vistas como iguais. As pessoas trans estão na mesma, você não acha que elas também não lutam para serem reconhecidas como mulheres além do que nascetam biologicamente sendo? Você não acha que o preconceito contra pessoas Trans também não mata muito não? A luta é a mesma, são só circunstâncias diferentes mas em uma visão generalizada, ambas lutam para a equidade e para terem um espaço seguro para serem quem são, mulheres.
@@Nanemaruh uma coisa é e outra coisa é impor que seja. Eu sou mulher, não me importa o que você ou qualquer outra pessoa venha a falar. Não sou cis e nunca, jamais, irei me retratar dessa forma. O meu Deus fez o homem e a mulher. E ele nos fez únicos. As minhas moléculas são para o sexo feminino. Não existe ciência nesse mundo que possa mudar isso. As pessoas não conhecem mais a sua própria identidade. Vc pode achar o que você quiser, até mesmo que a humanidade se evoluiu de um ancestral símio. Eu sou descendente de Adão e Eva e não há ninguém nessa Terra que venha me convencer do contrário. Quanto aos seus argumentos nos esportes. Ou você não está informado(a) ou você é um(a) esquerdista preso a paradigmas retrógradas e maléficas que só mostram uma direção. Eu vejo essa geopolítica atual como maléfica e doentia. Eu fico me perguntando se ainda existirá vida inteligente nesse planeta.
@@lucianaweyhersmueller4329 Eu me pergunto se vc usou alguma coisa que comeu seus neurônios pq n é possível, então eu vou explicar de uma forma que seu cérebro minúsculo entenda: Uma mulher cis: a porra de uma mulher que nasceu com o sexo biológico FEMININO. Uma mulher trans: uma mulher que nasceu com o sexo MASCULINO, mas transicionou e agora é mulher. Você entendeu agora? Se você não é uma mulher trans, então você é cis, (nesse contexto). Agora se você quiser ser outra coisa, problema seu também. Mas pelo amor, pesquisa primeiro. Tu não conseguiu separar essa conversa de religião ou política então eu também não vou ter nenhum pingo de consideração por você e sua aparente incapacidade cerebral moça. Eu nunca quis impor se você era mulher, homem, ou qualquer coisa. Independente da sua religião ou não. Tu pode até ser contra a transição/mudança de sexo das pessoas e seja o que for por que sua religião não permite, abomina, repudia e etc, mas ISSO não tem a ver com pessoas trans. Tu é contra por causa disso, o que mais? Sem ser política e religião, o que mais você tem pra complementar seu posicionamento contra mulheres trans? Que tá fazendo as pessoas cis perderem espaço? Ah é, tu não me mostrou a fonte dessa informação, deve ser pq tu inventou. Você é insana moça, não dá. Meu posicionamento político não tem nada a ver com minha opinião sobre mulheres trans, advinha, eu também sou uma mulher cis. Se eu for de esquerda ou de direita, o que isso influencia no MEU posicionamento sobre isso? Você não tem a capacidade de separar uma coisa de outra, vai estudar. O meu posicionamento político não diz nada sobre minha opinião sobre mulheres trans, mas o seu diz muito sobre a sua, pq SEM QUERER você expôs seu posicionamento político e sua religião. Opa né? Acontece. Tu meteu até geopolítica no meio, que fala sobre disputa territorial, competitividade econômica, diferenças culturais, aspectos religiosos e interesses políticos. Diferente de você, não tô tirando essas informações do cu não tá? Mas vou perguntar, o que geopolítica tem a ver com mulheres trans? Se você um dia tiver a capacidade de responder essa pergunta, me conta aí: O que compõe sua opinião contra mulheres trans no esporte?
@@Nanemaruhvocê luta a sua luta sem foder a luta dos outros, uma mulher trans nos esportes femininos apenas fode com as mulheres, advinha quem mais apoia isso? Homens! Homens que sabem que irão ganhar de homens trans, as mulheres não vão ganhar, seja em levantamento de peso, corrida ou qualquer outra coisa envolvendo capacidade física
Eu sou totalmente progressista, zero preconceito e tbm achava q havia alguma vantagem. Devido a estrutura muscular e testosterona e etc. É Sempre bom aprender mais.
Mas de certa forma, pelo q o médico falou existe sim qnd n está no nível de hormonização exigido nós campeonatos profissionais. Só n n profissional q poderiam participar se n estiver no padrão
Isso era um preconceito, não? kk O negócio é que a gente sempre pode se desconstruir em algum quesito, ninguém é zero preconceito. Que bom que existem pessoas como você que estão abertas para aprender ☺️
Bla bla bla . Trans ou nao , geneticamente e homem . Portantanto atletas trans masculinas tem sim vantagens sobre atletas mulheres por exemplo . Que se creie campeonatos so de trans .
Pegaram um atleta de fisiculturismo, que é um esporte que não leva em conta varios fatores, ele diz não ter nenhuma desvantagens mas qual o campeonato que ele ganhou de outros homens? Sem contar que pegaram o esporte que não tem contato direto, explosão, velocidade e resistência, é quase um concurso de beleza... Eu que acompanho um pouco o esporte nunca vi ele ganhar nada, ou qualquer outro trans em posições elevadas... E como seria um mulher trans no feminino? Teria bloqueadores de testo? Ou seria liberado?
A única parte científica do video todo foi quando médico disse que trans tem vantagem de 10% em até 2 anos e que isso vai diminuindo com o tempo. O resto foi opinião de 2 pessoas que com certeza não são imparciais.
A força vence a técnica dependendo do esporte, principalmente, MMA. Na última luta feminina com uma trans a Trans não tinha técnica nenhuma ganhou por causa da força
Acho que a gente precisa tirar essa ideia de que todo mundo que questiona isso é transfobico. Eu acho que pessoas trans tem que ter seus direitos sim, mas é claro que se há uma desvantagem pra mulheres cis (que custaram ter seu espaço pra competir) contra uma mulher trans que transicionou depois dos 30, com 2 meses de hormônios é claro que vou me preocupar sim. Muitos esportes tem contato físico e isso pode ser altamente perigoso! E é desvantajoso pra homens trans, ninguém fala disso, mas a maioria continua competindo na categoria feminina porque n conseguiriam competir na masculina. Enfim parece que pessoas trans estão totalmente fechadas também a conversar sobre isso e nem sei o que dizer.
Acho a discussão super válida, e sim todos carecemos de mais informações e de mais pesquisas. Solidarizo-me com todas as pessoas que tem disforia de gênero e vivem nessa eterna batalha em busca de seus direitos. Ainda assim, e apesar dos argumentos mostrados, continuo tendo a opinião de que é injusto.
Eu queria saber se teria como divulgar o nome dos estudos citados pelo médico endocrinologista? Eu gosto muito de ler artigos para pode aprender mais a fundo sobre a questão. Caso alguém que siga põe na roda ou até mesmo o Pedro vejam esse comentários, ficaria grato se me passarem o título. Há tempos procuro um estudo assim, mas nunca achei nada na Internet.
@Jubiscleuri Crying for Leksa e que eu queria o artigo msm, nos vídeos o cientista acaba simplificando para ficar mais didático, mas eu quero ir mais a fundo msm. Me ajuda a debater melhor.
O problema é que as entidades reguladoras não adaptam suas regras para TODAS/OS as/os atletas em relação a tratamentos hormonais. Então é absolutamente impossível determinar se e quanto o tratamento hormonal que a pessoa trans fez influenciou no seu treinamento e, consequentemente, desempenho atual. Nenhum atleta profissional começa a treinar só 4 anos depois de completar sua transição com hormônios. Um exemplo no mundo cis, o Vitor Belfort (atleta de MMA) conseguiu uma autorização para fazer TRT pois tinha um diagnóstico de deficiência na produção natural. Ou seja, ele tinha autorização (e foi testado) apenas para usar Testoserona até atingir o nível NORMAL de um homem adulto (até 800 se não me engano). O desempenho (e a aparência física então, nem se fala) dele foi absurdamente diferente nesse período, a ponto de ele ter ARRANCADO O OLHO DO ADVERSÁRIO com um chute na lateral da cabeça! Ou seja, um homem trans que use Testosterona "apenas para atingir níveis normais de um homem adulto" pode ter o mesmo resultado que o Vitor Belfort teve e ter um desempenho absurdamente alto a ponto de ser capaz de arrancar o olho do adversário. Procurem no google o título "Michael Bisping Reacts to Vitor Belfort Being Allowed TRT Exemption" se quiserem saber mais e entender o meu ponto.
Se você tivesse uma filha e ela fosse lutadora e fosse sair no braço com uma trans ai sim você iria ver a diferença física e a diferença clara de força.
Na verdade ainda faltam estudos, pois ainda é algo muito recente e tem poucos artigos a respeito. Só da atleta ter passado pela puberdade como homem ela pode ter algumas vantagens, o pulmão tem um tamanho diferente, a abertura dos ombros também é diferente, tem muitas mudanças que podem ter trazido vantagens, porém, tem mulheres cis que podem desenvolver essas vantagens naturalmente. Ainda tem as atletas intersexo que as vezes acabam tendo que fazer cirurgias para interromper uma produção natural de testosterona e poderem competir. Tem muita coisa que precisa ser mais estudada e revista, até mesmo as regras atuais tem coisas que deveriam ser revistas, como a necessidade de cirurgia para competir.
Aff... Mais achismo de alguém que usa falácia científica para justificar transfobia. Enfim... Que pesquisadores, mestres e doutores continuem ajudando a fazer as regras e os leigos que postem no facebook.
Minha irmã que é médica me disse o mesmo, q n tem estudo pra haver consenso e que o corpo que já passou pela puberdade, ainda que tome hormônios depois, é diferente e a diferença pode ser que afete o desempenho, mas que algo só poderá ser definido depois de pesquisas suficientes, pq até agora n tem nada concreto sobre o assunto. Eu espero de vdd q n tenha diferença e q isso seja comprovado no futuro, se n caso medalhas venham a ser conquistadas por pessoas trans vai acabar gerando problemas no futuro.
@@liu.calazans ela é endocrinologista ou é apenas mais uma clínica geral? Pois se isso fosse verdade até que ponto exames deveriam ser realizados em todos os atletas. Vamos supor, só supor que uma menina, na puberdade tenha tido uma disfuncionalidade tireoidal e acabe por ter picos de testosterona maior que a média e isso afete sua estrutura. Será que isso abriria "vantagem". Quantos intersexuais (sem características evidentes) podem estar competindo e ninguém sabe? Entende que quando se trata dessa questão de estrutura anterior isso pode ser falácia. Ainda mais com a plasticidade. Até mesmo porque a testosterona circulante pode afetar a resposta dos orgãos. Enfim... Não é fechado porque a maioria dos casos tem a resposta que muito pesquisador não quer achar.
A quantidade de hormônios podem ser as mesmas, mas quem nasceu homem, se desenvolveu para ter tudo maior e mais forte: Pulmões, músculos etc... A ciência está aqui também
Sim e isso se caracteriza como uma vantagem global inata e imutável! Diferente de vantagens específicas que uma mulher tem sobre a outra, como as baseadas em etnia e vantagens biogenicas familiares e sem falar que isso é algo político, nós temos que regredir o debate, para o que é swr mulher, pois os esportes não divididos por genero e sim por sexo, e é misógino um homem biológico definir o que é ser uma mulher, pois mulheres são uma realidade material objetiva. E esqueceram de falar que essa olimpíada foi a 1 que teve mulheres em TODAS AS MODALIDADES. Mulheres biológicas, seria um roubo de espaço homens biológicos que culturalmente sempre estiveram representados agora tomarem nosso pódio! Mulher não é um nível hormonal, silicones, disforias, estereótipo de genero, mulher é uma femea adulta humana. Isso não serve para o ódio a pessoas travestis e nem retirar o seu direitos humanitários, e sim para as mulheres se intitularem, pois sempre falam por nós.
@Jubiscleuri Crying for Leksa não, se for para separar, temos que fazer algo pela classe, que seria mulheres biológicas compitam entre si, pois a separação é por biologia! E sim uma mulher pode ter vantagens biológicas sobre a outra, o que é normal e herança genética e étnica! Homens biológicos são uma categoria que tem vantagens, sobre as mulheres, corporais e afins! O certo seria igual as paralímpiadas, as pessoas trans terem sua olimpiada.
@@gabrielanascimento6682 ou seja: a resposta que você indica para o impasse é a segregação. Um médico e os estudos expostos não foram suficientes para você entender, querida? Simplesmente não importa se o corpo pré-hormônios costumava ser masculino, depois da terapia haverá queda no desempenho, PONTO! "Ah, mas as costas são mais largas; ah, mas o pulmão é maior". Eaí? Uma mulher cis que tivesse essas características seria proibida de competir com as demais? Braço maior não define se o saque vai ser mais bem feito ou não; braço mais forte não define um ataque mais certeiro. Enfim, é um assunto polêmico, mas fácil de ser digerido. Recomendo reassistir o vídeo, para entender de fato o que foi exposto.
Eu curso bacharelado em esporte e o que Tifanny falou tá certíssimo... Na ciência, seria um salto de lógica vc usar apenas estudos feitos com homens e mulheres cis pra entender os corpos trans se a fisiologia muda Espero q eu possa ajudar a comunidade trans no futuro, dps de me formar, com pesquisa Pq justificar preconceito com achismos é inaceitável Valeu pelo vídeo Pedro💙 Põe na roda sempre trazendo tópicos relevantes
E somos todos iguais porque não juntamos todos em uma única modalidade homens, mulheres e trans etc... Junta tudo de uma vez afinal somos todos iguais. Essa busca incessante por uma sociedade totalmente igual vai nos destruir, são justamente as nossas diferenças que nos tornam únicos e quem somos. Na hora de guardar roupas você não pode simplesmente jogar todas em uma gaveta. 1- Não vai ter espaço para todas 2- Você não vai conseguir encontrar nada 3- Elas vão ficar todas amassadas e desiguais. As caixinhas que vcs tanto reclamando serve para nós organizar como seres humanos, porque essa e a verdade nunca fomos, não somos e nunca seremos iguais vocês querem distorcer e forçar uma realidade que não existe. Não importa o nível químico do corpo de uma trans o que a base suas pernas e sua coluna vertebral lhes, da mais velocidade e força.
Isso nem deveria ser discutido. Daria para criar modalidades exclusivas para trans? Não sei. Isso bateria discussão para se criar várias categorias diferentes,acho q não seria viável. Agora mulher trans jogando no feminino é absurdo.
Pra quem tem dúvidas sobre o assunto e gostaria de um conhecimento mais aprofundado, recomendo que assistam as lives de Michelle Brea Soares, ela é uma mulher trans cientista. Inclusive queria muito ela em um dos vídeos do Põe na Roda
@@carloshenriquesilvadealmei4776, ela é engenheira de sistemas, ex-policial militar e palestrante de diversidade e inclusão; além de ser estudante de ciência nos seus mais variados espectros.
Eu ainda tenho dúvidas. Por exemplo: homens cis geralmente são mais altos que mulheres cis, se você comparar a população em geral… Tratando-se de uma jogadora de vôlei trans, não seria injusto ela jogar entre mulheres cis, sendo que a altura é muito importante neste esporte? O que vocês acham?
Quem era Tiffany quando jogava no masculino? Sempre foi abaixo da média. E no feminino é uma das melhores. Visivelmente não é só habilidade que destaca.
Achei super necessário esse vídeo.. sou homossexual não binário, pensei muitas vezes em mudar de sexo e coisas do tipo, porém por muitos motivos não o fiz, jogo futebol com mulheres a mais ou menos 8 anos, e só esse ano consegui jogar torneios e festivais com elas... as pessoas as vezes não entendem essa questão de Gênero e sexualidade
@@lucas-prado quando me assumi não existia tudo isso, tanto que a sigla era GLS na qual eu não me “encaixava” digamos assim, depois com o tempo eu pude aprender e entender sobre todas as coisas e principalmente a me conhecer e entender meu corpo
sou super a favor da liberdade e inclusão das pessoas trans, mas confesso que era uma dúvida minha se não era desigual a força e potência de uma mulher trans. Não tinha ainda acessado esta informação direito. era um dilema na minha cabeça. se fossem mais fortes as mulheres trans, seria injusto com atletas cis. Mas onde se encaixariam então as trans no esporte? Agora tudo ficou mais claro. Não sabia que se equiparavam as atletas pela questão hormonal e nem sabia das regras do esporte em relação a isto. Obrigada pela informação. parabéns a todas atletas que vem conquistando seus espaços de direito.
Vou dar minha opinião como pessoa membro da comunidade lgbtq+. Se continuar como está teremos duas categorias: uma de pessoas do sexo masculino ( que se identificam como homens) e outra do sexo masculino ( que são pessoas em sua maioria trans femininas e que se identificam com outros gêneros, exceto, homem). Para mim a única solução para não excluir de vez as mulheres cisgênero dos esportes é criar uma terceira categoria para incluir todos que não se considerem cisgêneros, e criar campeonatos e eventos esportivos, como uma trans olimpíada, por exemplo. Dessa forma pessoas trans vão ter mais visibilidade e oportunidades nos esportes. Para concluir, gostaria de dizer que concordo que pessoas do sexo masculino são mais fortes, rápidas e mais resistentes do que pessoas do sexo feminino. Não precisa ser um gênio pra chegar a essa conclusão. Só quem nunca praticou esportes seriamente que acredita que não há vantagens. Sinceramente é chamar toda mulher cisgênero, independente da sexualidade, de burra.
É porque eles nem entram no esporte, por exemplo, mulheres tem altura média menor que os homens, então por exemplo no basquete masculino que a altura média de alguns times chegam a 2 metros, na seleção feminina a altura média fica em 1,80 metros. Então, por exemplo, eu com 1,84 no basquete masculino seria um dos mais baixos em campo mas caso transicionasse e fosse pro feminino seria uma das mais altas em campo, já se eu fosse mulher com a mesma altura (nunca conheci uma mulher mais alta que eu, ou seja, mais que 1,84) e fosse para o esporte masculino dificilmente destacaria, não é atoa que a altura média do time masculino é 2 metros.
@@lincolnfarias8032 Não me recordo o nome do atleta, mas teve um atleta homem trans, que tentou jogar no time masculino em uma modalidade olímpica, e proibiram, colocaram ele na modalidade feminina, obviamente ele destruiu as oponentes, mesmo que contra a vontade dele.
Muito legal o vídeo, essas informações são muito importantes, temos que dizer não a transfobia. Mas fiquei com uma dúvida, vc entrevistou uma mulher trans que está filiada a uma federação que tem doping, mas o homem trans está ligado a uma federação que não tem doping (ifbb não pede exames de doping), são dois cenário muito diferentes, eu gostaria de aprender como seria o homem trans numa federação com doping. Falo isso porque sei que o fisioculturismo já tentou entrar nas olimpíadas mas a federação não permite por conta do doping. Ficou faltando a inclusão do homem trans no comitê olímpico.
O cara trás um atleta de fisiculturismo pra comprovar que homem trans não tem desvantagem, super tendencioso, pq não trouxe um homem trans de um esporte de confronto físico como o próprio vôlei. É obvio que tem diferença, nunca vi uma mulher trans se destacando quando era homem e quando vai pra liga feminina vira por um passe de mágica uma das melhores.
Nunca havia pensado sobre isso até o vídeo recente do Átila biólogo sobre problemas de mulheres nas olimpíadas, senti que essa variedade de forma mais clara e ele sita até sobre vantagens de corpo de atletas... Acho incrível finalmente ter acesso a informações tão básicas que deveríamos aprender na escola quando aprendemos sobre biologia básica ❤️ Parabéns pelo excelente trabalho PNR ❤️❤️❤️
Átila Iamarino fez um vídeo sobre isso e deu um exemplo que pra mim foi definitivo: Michael Phelps é o maior medalhista olímpico da história e tem braços mais longos que os demais, isso não configura vantagem sobre os outros? Então por que ressaltar peso de ossos? Não faz sentido.
Bem hipócrita que as pessoas que estão julgando e dizendo que mulheres trans teriam mais vantagens do que as mulheres cis,pq se vc seguir essa lógica,homens trans teriam desvantagem e cadê o povo se preocupando com isso???? Eles só se preocupam com o que eles querem e o que beneficia eles,hipócritas do caramba! Usando essa “preocupação” pra esconder o preconceito deles
@@CelVini eu não estou afirmando isso.Estou falando das pessoas que estão reclamando das mulheres trans estarem em vantagem,sem nem se importar com os homens trans estarem em desvantagem.Ou seja,usando o falso argumento de “justiça” pq eles só usam para o que beneficia eles e não o que seria justo para todos.
@@CelVini Sério? Pq eu não conheço nenhuma atleta trans que tenha ganhado expressivamente em competições femininas (competindo contra atletas cis), inclusive a própria atleta trans que competiu nas olimpíadas esse ano, ela não levou ouro 🤔
Mas aí entra outra questão também. Homens trans fazem reposição de testosterona, mas como que separa o que é reposição e o que é doping? Infelizmente essa discussão não é só social, somente médicos endocrinologistas podem traçar essa linha
Adorei o vídeo! É um tema extremamente polémico e actual. Concordo inteiramente com os argumentos apresentados. No entanto, a luz do que foi defendido, não deveria então haver equipas mistas (homens e mulheres cis e trans e intersexo) em desportos colectivos ou nos desportos individuais. Ou seja, porque então categorizar em M e F? Porque, de facto, o que é realmente uma vantagem? É ter mais músculo? É ter mais resistência? É ter melhor estratégia? Deveria pensar-se em fazer competições desportivas mais inclusivas ainda!
ACHO JUSTO ENTREVISTAR MULHERES CIS ATLETAS ,PARA QUE ELAS TAMBÉM TENHAM VOZ.É O JUSTO! NÃO É UM CONCURSO DE MISS QUE AVALIA A BELEZA FEMININA.MULHERES CIS TAMBÉM PRECISAM SER OUVIDAS.
@@pudinzinho00 Acho que sim.Olha,eu sou mulher cis e grande defensora de mulheres trans,porque em termos do eu feminino são tão mulheres quanto.Mas, caso de força física,embora alguns digam que a ciência fala isso e aquilo,na prática,todas minhas amigas trans são mais fortes que minhas amigas Cis.Mas,como eu não sou atleta, não estou no meu lugar de fala.Acho que deveriam ouvir atletas cis.Seria justo e num quadro geral,aí sim possamos ter uma opinião justa.
TAUBATÉ.SP - Acredito que o justo é ter vários times... Exemplo, TIME 💚💖 misto TRANS e Cis, TIME 💖💖 só Trans, e TIME 💚💚 só Cis... Assim cada um joga com o time que lhe preferir.
É óbvio que mulher trans tem vantagens. Tiffany jogou no time masculino como Rodrigo não se destacava. Depois da sua mudança e de iniciar na liga feminina, passou a se destacar em seu desempenho. Pq será né?
Acho que seria interessante o debate sobre a vida de homens e mulheres trans nos presídios. Existe uma luta para se colocar mulheres trans em presídios femininos... já quanto aos homens trans os mesmos também querem ficar no feminino... Qual seria o posicionamento de vcs sobre isso?
Importante levantar essa questão. Confesso que nunca opinei muito sobre esse assunto por falta de conhecimento. Vejo muita gente dando opinião sem conhecimento científico dos dois lados. Acho que só profissionais da área podem traçar as regras para inclusão de atletas trans, infelizmente essa não é uma discussão puramente social e de inclusão 😕
A Tiffany é médica? Pq na tumb tá "opinião médica". O médico que aparece cita bem por cima a regra do COI de necessidade de terapia hormonal pós puberdade por 2 anos no mínimo (e mesmo assim o médico diz que há 10% em média de vantagem). Só achei errado colocar essa chamada, mas chamar a Tiffany pra ouvir os argumentos dela é uma coisa boa na formação da opinião.
Nos esportes coletivos, creio ser mais fácil resolver, criando-se cotas. Todos os times deveriam ter. Se terá vantagem para um time, haverá para o outro também. Mas é só minha opinião, já que o tema é complexo e envolve conhecimento especializado.
Mas é raro ter vantagem ou desvantagem, creio eu. Por exemplo, o namorado do Pedro, ele é um homem trans grande e forte. E os atletas tomam os hormônios, certo
@@victorrodrigues5105 já assisti de novo. E não tenho problema algum em assumir minha ignorância como deixei bem claro que é tema complexo, necessário se escutar não um profissional mas vários profissionais das mais diversas áreas. A própria Tiffany disse que meninas trans sem cirurgia de redesignação são impedidas de participar de competições femininas. A cota serviria, inclusive, como ferramenta de inclusão delas em jogos coletivos.
@@zamyrtonjunior4963 Nesse caso, não vejo as cotas como solução. Alguém com o nível técnico da Tiffany tem condições de jogar em um time profissional e acredito que ela abriu as portas para que outras meninas trans possam ingressar no futuro também. O grande ponto aqui é que não haveria número suficiente de atletas para suprir as vagas. Aliás, esse é um problema citado até nos estudos científicos acerca do tema: é muito difícil conseguir dados de atletas trans.
@@mayk1315 a questão não é o preenchimento das vagas. A questão é ASSEGURAR que atletas trans possam compor equipes, independentemente de existir quórum. Interpreto que a falta de atletas trans decorre do preconceito, marginalização e da falta de incentivo não só ao ingresso no esporte como também às mais diversas atividades sócio-educacionais do nosso país. Quanto mais atletas trans, mais dados para melhorar os estudos científicos. Mas é só uma ideia, baseadas nas cotas, legal e atualmente constituídas. O ideal é ter uma sociedade que não se precise de cotas. Mas elas existem por um senso de justiça: tratar os diferentes de maneira diferente, promovendo equidade.
Discordar da participação de mulheres trans em competições femininas não é ser homofóbico. É opinião. É visão. Levar o debate pra esse confronto não ajuda a evoluir no assunto
Eu sou uma mulher trans e perdi Massa óssea com a terapia hormonal, eu tinha 1,80cm e calçava 41 hoje estou com 1,77 e calço 39/40, a hormonização bem feita com um profissional de saúde ela diminui A testo, a massa muscular auxíliando na diminuição do volume de massa óssea!
Palhaçada, a vantagem é óbvia e qualquer opinão diferente é preconceito e é assim que essa galerinha choraminga e se vitimiza. Vão competir contra trans? não né? As chances de vencer caem drasticamente... não adianta usar analogias descabidas.
Mulheres trans tem vantagens sim, especialmente em esportes competitivos de alto rendimento. E isso já começa desde a gestação. Sim, sou gay. E acho feio pra kral** buscar respeito com desigualdade. As mulheres trans estão batendo recordes históricos de atletas femininas. Por que não vemos um homem trans lutando um boxe, disputando um campeonato de fisiculturismo, levantamento de pesos etc etc? Paciência assistir esse vídeo até o final, heim? Pqp... nem dei conta. Abraço.
Não é questão de transfobia, é questão de justiça. Não é justo um HOMEM, bombardeado de testosterona a vida inteira, competir entre as mulheres. Isso é covardia. Engraçado que quando essa Tiffany "era homem", tinha resultados patéticos, um jogador medíocre como tantos outros. Aí virou trans, foi competir entre as mulheres, e magicamente começou a se destacar. Que coincidência, não? Está na cara que existe SIM uma vantagem, mas vocês insistem em negar o óbvio.
O escândalo nessa questão é que usaram artigos científicos ruins pra dizer que não tem vantagem quando o COI aprovou. Tem casos onde a atleta trans foi comparada com mulheres cis diferentes antes e depois da transição. Fica fácil de imaginar que uma mulher cis na primeira comparação poderia ter desempenho pior que a segunda mulher usada como comparação. Ou seja, da a impressão de não haver vantagem. Mas bastou 2 anos com esta lei que sobraram casos de atletas trans mudando de sexo e deixando de ser um atleta medíocre no masculino para quebrar recordes no feminino. Quando a realidade se mostra oposta aos resultados de estudos científicos quem está errado? A realidade ou o estudo? Óbvio que vários estudos que diziam não haver diferença não passavam de ciência ruim com o resultado já encomendado. A que ponto chegamos? Detalhe, alguns estudos de revisão já vem mostrando principalmente que o estudo utilizado pelo COI tem vícios. O engraçado é que os estudos evitam fazer estudo de caso com atletas trans e seus pares, pq será ne?
Ta se vedo que ela tem mais massa do que um jogadora de volei nascida mulher biologicamente. O povo quer reescrever as leis da física onde Massa x aceleração= Força é logico que a pancada da bola vai se sempre maior dessa tal de tifane. Injustiça tremenda com jogadoras. Cria uma categoria só pra pessoas trans.
Pedro, Eu sempre tive essa dúvida sobre essa diferença (vantagem ou desvantagem?) dos atletas trans em relação aos atletas sis... Muito obrigada por me tirar da ignorância. Acho são falácias como a que dita que atletas negros não foram feitos pra natação por conta de ossatura mais pesada e, ninguém parou pra pensar na falta de oportunidade de frequentar clubes que incentivem o esporte
Na prática: homens destroem mulheres em todos os esportes de impacto (tem sub-16 derrotando time profissionl feminino em diversos esportes, em diversos países, incluindo o Brasil, sim no futebol a seleção feminina perdeu para um time sub-16). Tifanny na liga masculina era um jogador medíocre (comum, mediano), depois da transição é uma estrela que quebrou recorde de pontos, MESMO com a transição. É como se para a Tifanny ela estivesse jogando no fácil e pegando mais leve. Pesquisadores estão supondo que não há vantagem após a transião, o quê isso seria, então? kkkk É só olhar a estrutura da Tifanny perto das atletas cis, é quase uma giganta.
Já sobre o atleta trans, pfv né, ele só consegue competir pq é um mar de testosterona rolando solta, não tem regra de dopping, ali além dos treino, disciplina e dieta, tem também o quanto de turbo tua lataria tanka kkkkkk
Eu tinha esse preconceito com trans no esporte, e é muito bom ver vocês falando sobre isso e esclarecendo a dúvida das pessoas e desligitimando essas opiniões transfóbicas sobre esse assunto.
Pra jogar na seleção precisa de redesignação??? Pode até ser ignorância da minha parte, mas achei isso um PUTA DE UM ABSURDO!!! Em que uma genitália vai influenciar na vitória ou na derrota de um competidor ou de um time?
@@martinkenidafonseca2326 Verdade, isso tem muito a ser trabalhado, nem todos estão sujeitos a quererem fazer a redesignação, além de que podem muito bem estarem satisfeito com o que tem, apenas fazendo o tratamento hormonal.
Fico rindo do malabarismo que vcs fazem para tentar pôr um elefante numa caixa de sapatos...🤣🤣🤣 E esse doutor pasta pura aí falando q no esporte força não é vantagem, isso não deve saber o q é uma bola de futebol....🤣🤣🤣🤣 Vcs são comédia demais moss....fico só assistindo e rindo.
Um vídeo esclarecedor e muito necessário. Você acertou muito em trazer a pauta, Pedro. Eu me pego muito defendendo mulheres trans no esporte, assim como os homens trans. Com a explicação bem didática e com lugares de fala ficou muito mais fácil: é só esfregar esse vídeo na cara de qualquer um/uma que venha falar asneiras. Sucesso pra vocês em suas respectivas áreas.
Outra coisa a jogadora Tandara tem tanta força ou até mais do que a Tiffany, ela bate na bola com uma velocidade incrível, aí ninguém di nada né. A diferença está na cabeça torta das pessoas, as duas são fortes batendo em uma bola, ponto.
A Tandara foi pega no antidoping. Uso de Sarms (modulador de receptor androgênico), um esteróide anabólico. Isso dá mais vantagem a ela do que às outras jogadoras, sejam cis ou trans.
@@iMaluu Sarms são usados em laboratório. Não são compostos usados em medicações comuns. Esse regulador menstrual com certeza é uma medicação manipulada onde foi colocada a ostarine. Muito suspeito. Mesmo porque a Anvisa baniu no começo de 2021 a comercialização e manipulação de Sarms em todo território nacional.
Vejos que os trans envolvidos afirmam o preconceito nas opiniões , porém nas afirmações de todos envolvidos, existe a diferença! Concluo que tem referências e não é preconceito.
Eu sou uma mulher trans atleta de vôlei e digo, o rendimento cai muito depois da questão hormonal. É complicado falar sem saber ou ter a vivência. Só quem viveu sabe Gaby 😃
Tyfani esqueceu de falar que ela quebrou recordes atrás de recordes quando entrou pro vôlei, quando disputava no masculino era uma atleta comum.
Sou médico, amante de musculação e medicina esportiva e posso garantir que a testosterona em níveis bem baixos mudam muito uma pessoa, tanto psicologicamente, como fisicamente, recuperação muscular e potência. Porém, na estrutura biológica masculina até as fibras musculares são diferentes das fibras femininas, tendões, ligamentos, tamanho ósseo, largura da cintura escapular que é muito importante em esportes como natação são maiores sim. O aporte de oxigênio responsável pela síntese de atp é muito maior em atletas trans por terem maior vascularização e capacidade pulmonar. O esporte tem lugar para todos, mas temos que reconhecer que há sim uma diferença de potência, explosão muscular, resistência, força incomparável . Atletas que sempre competiram na categoria masculina sem grandes vitórias quebrando recordes femininos na mesma competição após a transição.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Perfeito e de uma pessoa com conhecimento científico, na aula de anatomia aprendemos sobre isso. Que criem uma categoria para esses homens biológicos querendo roubar espaços de nós mulheres.
"Atp" ataque de pelanca
Boa
Eu estou ate surpreso por não tem nenhum pateta te chamando de Transfobico.
Pernas mais longas, densidade muscular e óssea maior, maior estatura, ombros mais largos: realmente, nada diferente de uma mulher convencional.
Sim, pq nem toda mulher tem o mesmo tipo de corpo, seu otário.
kkkkk Eu estou fazendo uma pesquisa para o trabalho para um debate escolar sobre esse tema eu vi o vídeo é vi os comentários kkkkk isso é ótimo agora eu tenho duas posições
Meu amor kkk e onde fica as pessoas hermafroditas que nascem com um bingulin e se transicionam?
Eu nasci XX biologicamente e sou uma mulher trans que faço acompanhamento desde os meus 9 anos de idade(hj tenho 15),entt NN posso competir com uma mulher cis? sendo que sou MT boa nos esportes e ser fraca comparada cpm os garotos da minha idade
@@brunavalentine6604 Depende da estrutura predominante na estrutura óssea e muscular, se for a masculina continua sendo injusto.
@@brunavalentine6604 Agora nesse caso teria que ser feito uma observação completa da sua projeção física.
Queria ver um homem trans lutando MMA ou BOXE E ATÉ UM FUTEBOL ,SERÁ QUE TEM?? MAIS TEM QUE SER COMPETINDO COM HOMEM E NÃO LEVANTANDO PESO E SIM NUMA COMPETIÇÃO QUE ELE TENHA QUE USAR FORCA E DESEMPENHO CORPORAL COM O SEU ADVERSÁRIO ,O QUE ACHAM GALERA?
tem um caso de mma num evento pequeno,não lembro o nome,o trans era menor,menos experiente e menos pesado só que muito mais forte e acabou ganhando a luta kkkkkkkkkkkkk
Exato, não tem. Assim como não tem em outro esporte que não necessite tanto da força corporal. Acredito mto que seja até oportunismo. Seria mais ético ter um campeonato específico para gêneros e quem queira aceitar os termos.
@@vitorinvitti5726 porém, todos competidores trans masculino, nunca se destacam nem dentre os numeros dentre 100 competidores de 1000
Ué se todos os homens cis treinam a força, pq o trans tem que ir sem ter a força preparada?
Boa cara, eu usei esse mesmo argumento com uma militante no meu insta. Perguntei p ela porque não tem homem trans competindo com homens kkk
O que a Tiffany falou é um absurdo! Levantar um questionamento sério não é transfobia, e biologicamente um corpo exposto a uma determinada condição ao longo de sua maturação terá vantagem, o pulmão do homem é maior, a densidade óssea é diferente, até mesmo a resistência em determinadas fibras musculares é maior.
Não precisa nem usar a área biológica pra isso, basta observar a pratica, todos os jogadores da liga masculina diziam que era bem medíocre quando jogava lá, dai vai pra feminina vira uma das melhores. Se fosse só questão de habilidade teria se destacado na liga masculina tbm.
Se ela foi pro feminino e virou uma das melhores, imagina as piores kkk. Coragem falar sem conhecer o esporte.
Pois é, bom senso passou longe ali
@@kauanjonatasComo assim células diminuem?
@@kauanjonataskkkk falou pouco e falou merda. Isso nao tem nada haver com transfobia. E na verdade cada um que se foda, nao te nem ai com a opcao de cada pessoa, isso só diz respeito à ela, porem, sempre terá vantagem sim e ponto final. Nao importa o que voce diga
Quantos Anos Tiffany jogou entre os homens? se destacou por lá? no primeiro ano jogando entre as mulheres , tornou-se a maior pontuadora da superliga. se existe vantagem ???? é serio ???
E o patético é ver os "Mirritantes" se fazendo de surpresos quando ver transsexuais baterem records no esporte feminino.
@@fabiosousadasilva5177 Essa gente é doente!
Absurdo
Como uma mulher cis vai competir com uma mulher trans ?
É engraçado saber que essas pessoas acham que os sentimentos delas são superiores a biologia delas, como se homens não fossem CLARAMENTE fisicamente superiores as mulheres, ou como se as outras pessoas precisam se adequar aos sentimentos delas colocando termos como "Preconceituoso" ou "Transfobico" naqueles que discordam de muitas de suas ações (E eu falo isso no caso de uma mulher trans participar de uma competição feminina, e não dela ter feita a transição de gênero).
Um garoto na puberdade recebe testosterona que faz o corpo dele mudar de uma forma que não há volta, isso vai pra vida toda. As mudanças serão, obviamente muito diferentes de mulheres, com mais músculos e menos gordura, mais capacidade dos pulmões, maior esqueleto e por aí vai. Despolis de adulto, não é pq a testosterona cai por q ano ou 2 que toda essa mudança física faz o homem se tornar uma mulher fisicamente, obvio. O pior de tudo isso é o silenciamento de TODAS as mulheres quando não concordamos com isso. Ae somos transfóbicas, e na real só achamos que homens trans não pertencem aos esportes femininos onde a biologia importa. Esse silenciamento é misoginia, mulher tem que poder defender seus espaços.
"A vantagem existe na cabeça do transfobico"
Eu estudando biologia, existe vantagem!!!
vc é sabio eu estava esrudando para a escola e encontrei uma porcaria de opiniao patetuca nesse video so 5% foi pesqyisa realmente.
@Mihagi Houston a biologia existe, é ela faz homens e mulheres serem diferentes, não é transfobia, é fato.
@Mhouston640c fala isso mas na real duvido q vc entenda muito da luta dos trans por causa dessa descriminação. Tu diz p viver com a transfobia mas isso MATA. Duvido q já te ameaçaram ou te discriminaram pelo teu gênero.
Michael Phelps sendo medalhista por ter braços mais largos, algo ligado a testosterona; sendo medalhista pra dar e vender
-Transfobico: merito dele
Pessoas trans tendo que criar desvantagens e estando a baixo de mulheres cisgeneros
-Transfobicos: claramente tem vantagem!
@@Bell.da.Mirabel raciocínio errado. Michael phelps tem braços largos por genética, ou seja, herança familiar.
E os trans REALMENTE tem vantagem sobre as mulheres de verdade. Hormônios mudam o metabolismo mas não mudam a fisiologia que já estava formada. Ou seja: um homem pode se encher de hormônios femininos que ele vai continuar tendo músculos de homem, e fôlego de homem.
E por favor não seja IDIOTA de me chamar de transfobico por dizer isso. É apenas a verdade
Pergunta pra mulherada que compete então se elas aceitam kkkkkk 90% NÃO
Tenha dó gente as mulheres não merecem passar por isso meu Deus até onde vamos...
Não precisa nem ser médico, é só analisar a diferença de desempenho de mulheres trans quando estavam na liga masculina e depois de irem pra feminina, a diferença é gritante. Pessoas trans precisam, sim, ter espaço na sociedade, mas desde que não seja INJUSTO! A gente não pode ter tudo o que quer, e temos que lidar com isso. Se existe separação de sexo no esporte é porque o desempenho é diferente, e só controlar o nível de testosterona não muda o tamanho do coração da atleta, do pulmão, do quadril, etc. Isso é um absurdo!
E por que só as mulheres trans são criticadas e os homens trans ninguém fala nada...
@@irissousa2098 Porque homens trans (teoricamente) não são melhores que os homens cis, então não veem uma "injustiça" nesse caso. Mas eu estava doida nessa época que comentei kkkkk já voltei a mim e defendo que mulheres trans façam parte de espaços onde mulheres cis também estão, pois somos todas mulheres, no fim das contas!
Vamos imaginar a situação contrária. Uma mulher, atleta de ponta, jogadora de vôlei, passa pela transição para homem e quer continuar jogando profissionalmente, não conseguiria. A própria Sheilla Castro, oposta legendária já falou que, mesmo sendo a melhor oposta de todos os tempos, caso ela decida jogar na Superliga masculina ela não vai conseguir pq não vai conseguir ter força suficiente.
INJUSTIÇA TOTAL
Nunca vemos é nunca veremos um dito "Homem Trans " competindo contra homens
No dia que um homem trans ganhar uma medalha em esporte masculino eu acredito
Um homem trans nunca vai chegar no nível de um homem biológico. Só não vê quem não quer.
@@srkpeneloux1025 o homem biológico vai ter que ser bastante incompetente.
@@cyntiacsd sim, talvez um jovem que sedentário que vive o dia inteiro no lol talvez perca, mas na escola eu vi um exemplo assim, um rapaz trans vs um rapaz cis que era bem fraco, não fazia nada e ele ganhou na quebra de braço.
Mas isso n significa força
Eu faco musculação a 5 anos e nunca, repito, NUNCA ganhei de alguém na queda de braço, eu não sei como ou oq eu faço de errado
Vocês tem q entender que a testosterona é muito mais forte que o hormônio feminino, em questão de anulação, mulheres trans são instruídas a reduzir a quantidade de testosterona no corpo antes de começar com o hormônio feminino, já que caso ocorra, a testosterona vai combater e praticamente anular os efeitos do estrogênio, o homem gera a testosterona naturalmente caso não bloqueie, e obviamente, vai ter resultados mais favoráveis.
Porque não vemos homens trans nos esportes? a disforia de gênero é muito mais comuns em pessoas cujo o sexo anatômico é masculino, são uma minoria em números, muito menos. sendo assim existem muito mais mulheres trans do que homens trans no mundo todo, e obviamente, mais mulheres trans interessadas em esportes.
Se a mulher trans começar seu tratamento precoce, ou usar antiandrogenos durante a fase da puberdade até poder iniciar o tratamento hormonal, vai sim ser justo, pois seu organismo, ossos, músculos, não receberão influencia da testosterona. Já que muitas mulheres trans tem quantidades até inferiores de testosterona no corpo do que uma mulher, cito principalmente mulheres trans que tem problema na hipófise, e não sentiram a influencia da testosterona no corpo.
Mulher trans leva vantagem.
Homem trans, não.
Simples e fácil de entender!
As pessoas se iludem. Eles têm vantagem sim
@@srkpeneloux1025 eles quem? fiquei confuso kkkkkkk
@@Bartolomeu4887 mulheres trans(homens biológicos) levam vantagem nos esportes femininos sim. Querem justificar o injustificável.
Kakakka MT óbvio.
Mulheres trans tem burocracia pra entrar na seleção.
Homem trans não tem burocracia pra entrar na seleção.
Simples e fácil de entender.
Não é transfobia. É ridículo mesmo. Faz diferença sim, cada um faz o que quer da vida, mas no esporte a biologia faz muita diferença. Ridículo
Tenho nojo desse mundo
mesmo com argumentos plausíveis tem gente que pensa assim... simplesmente intankável
Mano, é comprovado cientificamente que a biologia trans não muda porra nenhuma
Justo seria subdividir as modalidades em Masculino Cis, Masculino Trans, Feminino Cis e Feminino Trans.
É inevitável, biologicamente a pessoa trans e cis não são iguais, na mulher trans o coração é maior, o pulmão também é maior, etc.
E isso não é transfobia, é apenas a realidade.
Cada um tem o direito de ser o que quiser, mas em casos excepcionais, como no esporte, temos que ser justos.
Ninguém é oq quiser, cada um é oq é
Igual quando separaram pessoas brancas e pessoas de cor né?!
Comentário de merda.
👏👏👏👏👏👏👏👏
Malabarismos hormonais, retóricos e "cosméticos" jamais mudarão "fatos básicos" da biologia de nenhuma espécie de animal, incluindo nós seres humanos!
Narrativas ideológicas não se sobrepõem à fatos biológicos "básicos" de nossa realidade física, da mesma forma que um ser humano que não possui "ÚTERO" e não nasceu uma mulher, JAMAIS será uma mulher!
Numa sociedade democrática, qualquer individuo é livre para "sentir-se subjetivamente" uma mulher, um homem ou até mesmo um outra espécie de ser vivo, mas biologicamente jamais serão aquilo que "projetam" mentalmente na realidade.
Recusar-se a aceitar os fatos da realidade é possível, mas requer abraçar uma lógica "psicótica" e pseudo-científica em nome de puro narcisismo ideológico.
@BeaBrausSendo assim, não deveria ter as categorias masculino e feminino então, já q, segundo vc, "parte de uma visão segregacionista", então homens e mulheres tanto cis qnt trans devem competir numa categoria "mista", n acha?
Ou esse seu raciocínio foi feito apenas para defender as mulheres trans adentrando no esporte feminino?
Sou gay e há alguns meses atrás tive um time de futebol formado por jogadores gays. Marcamos um amistoso contra um time de meninos trans. Resultado do Jogo 30 a 0 em 3 tempos de 20 minutos.
Eles eram bons tecnicamente, mas na força e velocidade vencemos eles.
Fora que eles cansaram super rápido, pq não aguentaram a intensidade do jogo que nos propormos.
Acho que competições para trans sério o ideal.
Por favor, gostaria que fizesse outro vídeo sobre esse assunto, agora que o comitê olímpico internacional decidiu que não é mais necessário baixar os níveis de testosterona para competir na categoria feminina. Seria interessante saber se a opinião das pessoas continua a mesma, porque a partir desse momento qualquer pessoa do sexo masculino que não se identifique como homem poderá competir contra mulheres cisgênero sem precisar fazer nenhum tipo de cirurgia de mudança de sexo ou tomar medicamento para baixar a testosterona.
"Mudança de sexo" não existe e é ofensivo, o certo é "transgenitalização" ou, formalmente, "cirurgia de redesignação sexual". Além do mais, o que ter o pênis ou não interferiria no esporte??
Mas creio que você estava querendo falar sobre a transição hormonal ou hormonização cruzada
Bem, nesse caso temos uma questão intetessante/peculiar: muitas mulheres cis que praticam esporte profissionalmente tomam testosterona e outros hormônios para facilitar o aumento da massa muscular. E ninguém, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM fala nada sobre isso.
@@estherK765 é claro que é proibido. As que são descobertas são banidas do esporte.
@@cyntiacsd que tem alto nível de testosterona?
Artiemisz ofensivo, cheio de gatilhos é mulheres que não concordam com trans nos seus esportes serem silenciadas, agredidas, perseguidas.
@@estherK765 Depende de qual federação você está falando, o COI é extremamente rigoroso com a questão de doping e uso de testosterona, então pode ter certeza que mulher nenhuma vai ter 400 ou 500 ng de testosterona em qualquer esporte olímpico, enquanto essa quantidade em homens é completamente normal, desculpa mas para mim existem fatos demais que provam que existe vantagem sim
Que façam uma modalidade para as mulheres trans, totalmente injusto.
Eu não sou transfobica e tenho um filho transgênico de 16 anos. Eu amo o meu filho acima de tudo e falamos muito a esse respeito. Ele conhece a minha posição. Nós mulheres biológicas sempre tivemos que lutar muito pra se obter um lugar de posição na sociedade. A luta por direitos que protejam a mulher em muitos países é gritante ainda. Ao longo de muitos anos e muita luta foi que conseguimos chegar aonde chegamos. Vcs falam que as mulheres trans sofrem discriminação?! Sejam bem vindas nesse barco, pois as mulheres biológicas sofrem discriminação todos os dias. São vítimas de abusos sexuais, discriminação no setor trabalhista, discriminação salarial. Em muitas modalidades esportivas não é físicamente justo uma mulher trans competir com mulheres biológicas. Pra mim o certo seria essas atletas lutarem por seus direitos e competirem contra outras mulheres trans. Esses argumentos apresentados não é o que estamos presenciando de fato e estão nos impondo uma mentira para que as mulheres biológicas percam seus lugares e sejam, de novo, oprimidas. Mulhers biológicas, não temam se expor, nós somos mais do que somente mulheres, nós somos mães, irmãs, atletas, esposas. Nós somos geradoras de vidas, inclusive das pessoas trans. A minha luta foi e é árdua e não irei abrir mão daquilo que eu e as minhas antepassadas lutaram para conquistar o que conseguimos hoje. Vcs que lutem pelo seu espaço sem competir com o nosso.
Primeiro q seu filho é transgênero e não transgênico. Espero que você possa aprender um pouco mais sobre mulheres trans hoje pq os argumentos que você teve não foram muito irrefutáveis assim não.
Se você conseguir me apontar onde as tais "mulheres biológicas" (que eu acredito que você queira dizer mulheres cis) estão perdendo tanto espaço, então eu fico quietinha e aceito, mas até então, nenhuma pesquisa apontou que os esportes estão sendo tomados por pessoas trans. Advinha por quê? Porque não é verdade. O índice de pessoas trans competindo nos esportes não é mínimo mas é inerentemente pequeno em comparação às pessoas cis.
Você apontou a questão da luta feminina acerca da posse de espaço que infelizmente acontece até hoje, mulheres lutam para terem voz. Isso não é mentira, mas levando em conta toda essa luta, todo esse processo que as mulheres passam pra ter um pouco de respeito, dignidade, e serem vistas como iguais. As pessoas trans estão na mesma, você não acha que elas também não lutam para serem reconhecidas como mulheres além do que nascetam biologicamente sendo? Você não acha que o preconceito contra pessoas Trans também não mata muito não? A luta é a mesma, são só circunstâncias diferentes mas em uma visão generalizada, ambas lutam para a equidade e para terem um espaço seguro para serem quem são, mulheres.
@@Nanemaruh uma coisa é e outra coisa é impor que seja. Eu sou mulher, não me importa o que você ou qualquer outra pessoa venha a falar. Não sou cis e nunca, jamais, irei me retratar dessa forma. O meu Deus fez o homem e a mulher. E ele nos fez únicos. As minhas moléculas são para o sexo feminino. Não existe ciência nesse mundo que possa mudar isso. As pessoas não conhecem mais a sua própria identidade. Vc pode achar o que você quiser, até mesmo que a humanidade se evoluiu de um ancestral símio. Eu sou descendente de Adão e Eva e não há ninguém nessa Terra que venha me convencer do contrário.
Quanto aos seus argumentos nos esportes. Ou você não está informado(a) ou você é um(a) esquerdista preso a paradigmas retrógradas e maléficas que só mostram uma direção. Eu vejo essa geopolítica atual como maléfica e doentia. Eu fico me perguntando se ainda existirá vida inteligente nesse planeta.
@@lucianaweyhersmueller4329 Eu me pergunto se vc usou alguma coisa que comeu seus neurônios pq n é possível, então eu vou explicar de uma forma que seu cérebro minúsculo entenda:
Uma mulher cis: a porra de uma mulher que nasceu com o sexo biológico FEMININO.
Uma mulher trans: uma mulher que nasceu com o sexo MASCULINO, mas transicionou e agora é mulher.
Você entendeu agora? Se você não é uma mulher trans, então você é cis, (nesse contexto).
Agora se você quiser ser outra coisa, problema seu também. Mas pelo amor, pesquisa primeiro.
Tu não conseguiu separar essa conversa de religião ou política então eu também não vou ter nenhum pingo de consideração por você e sua aparente incapacidade cerebral moça.
Eu nunca quis impor se você era mulher, homem, ou qualquer coisa. Independente da sua religião ou não. Tu pode até ser contra a transição/mudança de sexo das pessoas e seja o que for por que sua religião não permite, abomina, repudia e etc, mas ISSO não tem a ver com pessoas trans.
Tu é contra por causa disso, o que mais?
Sem ser política e religião, o que mais você tem pra complementar seu posicionamento contra mulheres trans? Que tá fazendo as pessoas cis perderem espaço? Ah é, tu não me mostrou a fonte dessa informação, deve ser pq tu inventou.
Você é insana moça, não dá.
Meu posicionamento político não tem nada a ver com minha opinião sobre mulheres trans, advinha, eu também sou uma mulher cis. Se eu for de esquerda ou de direita, o que isso influencia no MEU posicionamento sobre isso? Você não tem a capacidade de separar uma coisa de outra, vai estudar. O meu posicionamento político não diz nada sobre minha opinião sobre mulheres trans, mas o seu diz muito sobre a sua, pq SEM QUERER você expôs seu posicionamento político e sua religião. Opa né? Acontece.
Tu meteu até geopolítica no meio, que fala sobre disputa territorial, competitividade econômica, diferenças culturais, aspectos religiosos e interesses políticos. Diferente de você, não tô tirando essas informações do cu não tá? Mas vou perguntar, o que geopolítica tem a ver com mulheres trans?
Se você um dia tiver a capacidade de responder essa pergunta, me conta aí:
O que compõe sua opinião contra mulheres trans no esporte?
@@Nanemaruhvocê luta a sua luta sem foder a luta dos outros, uma mulher trans nos esportes femininos apenas fode com as mulheres, advinha quem mais apoia isso? Homens! Homens que sabem que irão ganhar de homens trans, as mulheres não vão ganhar, seja em levantamento de peso, corrida ou qualquer outra coisa envolvendo capacidade física
Eu sou totalmente progressista, zero preconceito e tbm achava q havia alguma vantagem. Devido a estrutura muscular e testosterona e etc. É Sempre bom aprender mais.
Mas de certa forma, pelo q o médico falou existe sim qnd n está no nível de hormonização exigido nós campeonatos profissionais. Só n n profissional q poderiam participar se n estiver no padrão
Eu tb, mesmo sendo sem preconceitos no fundo eu achava q a Tifany levava vantagem, mas essa explicação me abriu os olhos
Isso era um preconceito, não? kk O negócio é que a gente sempre pode se desconstruir em algum quesito, ninguém é zero preconceito. Que bom que existem pessoas como você que estão abertas para aprender ☺️
@@liu.calazans Até as mulheres cis precisam e às vzs estão com nível de testosterona alta.
Bla bla bla . Trans ou nao , geneticamente e homem . Portantanto atletas trans masculinas tem sim vantagens sobre atletas mulheres por exemplo . Que se creie campeonatos so de trans .
Não é achismo meu querido é só vc assistir um jogo ou uma luta e vai ver quem ganha sempre
Pegaram um atleta de fisiculturismo, que é um esporte que não leva em conta varios fatores, ele diz não ter nenhuma desvantagens mas qual o campeonato que ele ganhou de outros homens?
Sem contar que pegaram o esporte que não tem contato direto, explosão, velocidade e resistência, é quase um concurso de beleza... Eu que acompanho um pouco o esporte nunca vi ele ganhar nada, ou qualquer outro trans em posições elevadas... E como seria um mulher trans no feminino? Teria bloqueadores de testo? Ou seria liberado?
CRIA A CATEGORIA TRANS!!... Resolvido
A única parte científica do video todo foi quando médico disse que trans tem vantagem de 10% em até 2 anos e que isso vai diminuindo com o tempo. O resto foi opinião de 2 pessoas que com certeza não são imparciais.
Eu fui atrás de informações é eu encontrei opinião no video
A força vence a técnica dependendo do esporte, principalmente, MMA. Na última luta feminina com uma trans a Trans não tinha técnica nenhuma ganhou por causa da força
Esse vídeo e uma piada .
@@lucianohenryque3285 é c1sfóbico
Por que não fazem um campeonato somente com pessoas trans! Simples, estaria tudo resolvido.
Acho que a gente precisa tirar essa ideia de que todo mundo que questiona isso é transfobico. Eu acho que pessoas trans tem que ter seus direitos sim, mas é claro que se há uma desvantagem pra mulheres cis (que custaram ter seu espaço pra competir) contra uma mulher trans que transicionou depois dos 30, com 2 meses de hormônios é claro que vou me preocupar sim. Muitos esportes tem contato físico e isso pode ser altamente perigoso! E é desvantajoso pra homens trans, ninguém fala disso, mas a maioria continua competindo na categoria feminina porque n conseguiriam competir na masculina. Enfim parece que pessoas trans estão totalmente fechadas também a conversar sobre isso e nem sei o que dizer.
Acho a discussão super válida, e sim todos carecemos de mais informações e de mais pesquisas. Solidarizo-me com todas as pessoas que tem disforia de gênero e vivem nessa eterna batalha em busca de seus direitos. Ainda assim, e apesar dos argumentos mostrados, continuo tendo a opinião de que é injusto.
Eu queria saber se teria como divulgar o nome dos estudos citados pelo médico endocrinologista? Eu gosto muito de ler artigos para pode aprender mais a fundo sobre a questão. Caso alguém que siga põe na roda ou até mesmo o Pedro vejam esse comentários, ficaria grato se me passarem o título. Há tempos procuro um estudo assim, mas nunca achei nada na Internet.
@Jubiscleuri Crying for Leksa e que eu queria o artigo msm, nos vídeos o cientista acaba simplificando para ficar mais didático, mas eu quero ir mais a fundo msm. Me ajuda a debater melhor.
O problema é que as entidades reguladoras não adaptam suas regras para TODAS/OS as/os atletas em relação a tratamentos hormonais. Então é absolutamente impossível determinar se e quanto o tratamento hormonal que a pessoa trans fez influenciou no seu treinamento e, consequentemente, desempenho atual. Nenhum atleta profissional começa a treinar só 4 anos depois de completar sua transição com hormônios.
Um exemplo no mundo cis, o Vitor Belfort (atleta de MMA) conseguiu uma autorização para fazer TRT pois tinha um diagnóstico de deficiência na produção natural. Ou seja, ele tinha autorização (e foi testado) apenas para usar Testoserona até atingir o nível NORMAL de um homem adulto (até 800 se não me engano). O desempenho (e a aparência física então, nem se fala) dele foi absurdamente diferente nesse período, a ponto de ele ter ARRANCADO O OLHO DO ADVERSÁRIO com um chute na lateral da cabeça!
Ou seja, um homem trans que use Testosterona "apenas para atingir níveis normais de um homem adulto" pode ter o mesmo resultado que o Vitor Belfort teve e ter um desempenho absurdamente alto a ponto de ser capaz de arrancar o olho do adversário.
Procurem no google o título "Michael Bisping Reacts to Vitor Belfort Being Allowed TRT Exemption" se quiserem saber mais e entender o meu ponto.
então por que não abrem uma modalidade para os trans em geral?
Por que não se faz campeonatos só para trans ?
Se você tivesse uma filha e ela fosse lutadora e fosse sair no braço com uma trans ai sim você iria ver a diferença física e a diferença clara de força.
Não sou a favor de mulheres trans disputarem com mulheres cis, e pronto. Trans compete com trans, seja mulher ou homem.
Videozinho que testa a paciencia de qualquer pessoa com no minimo 2 neuronios!
Quero ver um homem trans lutando MMA, vocês não tem o mínimo de noção lógica ✅
Na verdade ainda faltam estudos, pois ainda é algo muito recente e tem poucos artigos a respeito. Só da atleta ter passado pela puberdade como homem ela pode ter algumas vantagens, o pulmão tem um tamanho diferente, a abertura dos ombros também é diferente, tem muitas mudanças que podem ter trazido vantagens, porém, tem mulheres cis que podem desenvolver essas vantagens naturalmente.
Ainda tem as atletas intersexo que as vezes acabam tendo que fazer cirurgias para interromper uma produção natural de testosterona e poderem competir.
Tem muita coisa que precisa ser mais estudada e revista, até mesmo as regras atuais tem coisas que deveriam ser revistas, como a necessidade de cirurgia para competir.
Aff... Mais achismo de alguém que usa falácia científica para justificar transfobia. Enfim... Que pesquisadores, mestres e doutores continuem ajudando a fazer as regras e os leigos que postem no facebook.
Minha irmã que é médica me disse o mesmo, q n tem estudo pra haver consenso e que o corpo que já passou pela puberdade, ainda que tome hormônios depois, é diferente e a diferença pode ser que afete o desempenho, mas que algo só poderá ser definido depois de pesquisas suficientes, pq até agora n tem nada concreto sobre o assunto. Eu espero de vdd q n tenha diferença e q isso seja comprovado no futuro, se n caso medalhas venham a ser conquistadas por pessoas trans vai acabar gerando problemas no futuro.
@@wandersoncosta8139 tudo que discorde da militância é algum tipo de fobia kkkk
@@liu.calazans ela é endocrinologista ou é apenas mais uma clínica geral? Pois se isso fosse verdade até que ponto exames deveriam ser realizados em todos os atletas. Vamos supor, só supor que uma menina, na puberdade tenha tido uma disfuncionalidade tireoidal e acabe por ter picos de testosterona maior que a média e isso afete sua estrutura. Será que isso abriria "vantagem". Quantos intersexuais (sem características evidentes) podem estar competindo e ninguém sabe? Entende que quando se trata dessa questão de estrutura anterior isso pode ser falácia. Ainda mais com a plasticidade. Até mesmo porque a testosterona circulante pode afetar a resposta dos orgãos. Enfim... Não é fechado porque a maioria dos casos tem a resposta que muito pesquisador não quer achar.
@@jhonessaulo não discuto com o teu tipinho. Isso não é militância, bolsominion, é ciência.
A Ana Paula Henkel já estudou muito sobre o assunto e explicou pra todo mundo! Quem criou esse vídeo que deveria estudar isso sim! rssss
A quantidade de hormônios podem ser as mesmas, mas quem nasceu homem, se desenvolveu para ter tudo maior e mais forte: Pulmões, músculos etc... A ciência está aqui também
Sim e isso se caracteriza como uma vantagem global inata e imutável! Diferente de vantagens específicas que uma mulher tem sobre a outra, como as baseadas em etnia e vantagens biogenicas familiares e sem falar que isso é algo político, nós temos que regredir o debate, para o que é swr mulher, pois os esportes não divididos por genero e sim por sexo, e é misógino um homem biológico definir o que é ser uma mulher, pois mulheres são uma realidade material objetiva.
E esqueceram de falar que essa olimpíada foi a 1 que teve mulheres em TODAS AS MODALIDADES. Mulheres biológicas, seria um roubo de espaço homens biológicos que culturalmente sempre estiveram representados agora tomarem nosso pódio! Mulher não é um nível hormonal, silicones, disforias, estereótipo de genero, mulher é uma femea adulta humana.
Isso não serve para o ódio a pessoas travestis e nem retirar o seu direitos humanitários, e sim para as mulheres se intitularem, pois sempre falam por nós.
@@gabrielanascimento6682 bla bla bla , que se crie um espaco so pra trans . Pois querendo ou nao e uma categoria distinta . Que viva a diferenca .
@@cidemomfagundesdossantos482 mas é sobre isso que falo, precisam criar uma ala
@Jubiscleuri Crying for Leksa não, se for para separar, temos que fazer algo pela classe, que seria mulheres biológicas compitam entre si, pois a separação é por biologia! E sim uma mulher pode ter vantagens biológicas sobre a outra, o que é normal e herança genética e étnica! Homens biológicos são uma categoria que tem vantagens, sobre as mulheres, corporais e afins! O certo seria igual as paralímpiadas, as pessoas trans terem sua olimpiada.
@@gabrielanascimento6682 ou seja: a resposta que você indica para o impasse é a segregação. Um médico e os estudos expostos não foram suficientes para você entender, querida? Simplesmente não importa se o corpo pré-hormônios costumava ser masculino, depois da terapia haverá queda no desempenho, PONTO! "Ah, mas as costas são mais largas; ah, mas o pulmão é maior". Eaí? Uma mulher cis que tivesse essas características seria proibida de competir com as demais?
Braço maior não define se o saque vai ser mais bem feito ou não; braço mais forte não define um ataque mais certeiro.
Enfim, é um assunto polêmico, mas fácil de ser digerido. Recomendo reassistir o vídeo, para entender de fato o que foi exposto.
Eu curso bacharelado em esporte e o que Tifanny falou tá certíssimo...
Na ciência, seria um salto de lógica vc usar apenas estudos feitos com homens e mulheres cis pra entender os corpos trans se a fisiologia muda
Espero q eu possa ajudar a comunidade trans no futuro, dps de me formar, com pesquisa
Pq justificar preconceito com achismos é inaceitável
Valeu pelo vídeo Pedro💙
Põe na roda sempre trazendo tópicos relevantes
E somos todos iguais porque não juntamos todos em uma única modalidade homens, mulheres e trans etc... Junta tudo de uma vez afinal somos todos iguais.
Essa busca incessante por uma sociedade totalmente igual vai nos destruir, são justamente as nossas diferenças que nos tornam únicos e quem somos.
Na hora de guardar roupas você não pode simplesmente jogar todas em uma gaveta.
1- Não vai ter espaço para todas
2- Você não vai conseguir encontrar nada
3- Elas vão ficar todas amassadas e desiguais.
As caixinhas que vcs tanto reclamando serve para nós organizar como seres humanos, porque essa e a verdade nunca fomos, não somos e nunca seremos iguais vocês querem distorcer e forçar uma realidade que não existe.
Não importa o nível químico do corpo de uma trans o que a base suas pernas e sua coluna vertebral lhes, da mais velocidade e força.
@Mi Le esse argumento é ridículo demais.
O errado virou certo e o certo virou errado 😕
Isso nem deveria ser discutido.
Daria para criar modalidades exclusivas para trans? Não sei. Isso bateria discussão para se criar várias categorias diferentes,acho q não seria viável.
Agora mulher trans jogando no feminino é absurdo.
Pra quem tem dúvidas sobre o assunto e gostaria de um conhecimento mais aprofundado, recomendo que assistam as lives de Michelle Brea Soares, ela é uma mulher trans cientista.
Inclusive queria muito ela em um dos vídeos do Põe na Roda
Mi rainha
Ela é formada em que?
@@carloshenriquesilvadealmei4776, ela é engenheira de sistemas, ex-policial militar e palestrante de diversidade e inclusão; além de ser estudante de ciência nos seus mais variados espectros.
@@carloshenriquesilvadealmei4776 LM maxmillius respondeu
@@lmmaxmillius7832 ela é incrível. Sempre usa a ciência e fontes seguras pros argumentos dela
Eu ainda tenho dúvidas. Por exemplo: homens cis geralmente são mais altos que mulheres cis, se você comparar a população em geral…
Tratando-se de uma jogadora de vôlei trans, não seria injusto ela jogar entre mulheres cis, sendo que a altura é muito importante neste esporte? O que vocês acham?
Homens cis? Que porra é essa? EXISTEM HOMENS E MULHERES e fim de papo.
Recentemente eu rebati um comentário transfóbico desse tipo, felizmente de acordo com esse vídeo eu argumentei da forma mais correta 👨🏫
Não caia nessa. Existe vantagem sim. Você deixaria uma filha sua competir no MMA com uma mulher trans? Eu não!
Quem era Tiffany quando jogava no masculino? Sempre foi abaixo da média. E no feminino é uma das melhores. Visivelmente não é só habilidade que destaca.
@@DarkKiller771 verdade.
@@DarkKiller771 Excelente comentário!
Só idiotas alienados negam a realidade
@@srkpeneloux1025 Recomendo não ter filhos! Preconceito por mais uma geração de idiotas como você não né, por favor.
Eu procurei "porque nao é injusto trans nos esportes" justamente pra encontrar um video que mudasse a minha opinião. Ainda não mudei 😅
Achei super necessário esse vídeo.. sou homossexual não binário, pensei muitas vezes em mudar de sexo e coisas do tipo, porém por muitos motivos não o fiz, jogo futebol com mulheres a mais ou menos 8 anos, e só esse ano consegui jogar torneios e festivais com elas... as pessoas as vezes não entendem essa questão de Gênero e sexualidade
Desculpa a minha ignorância mas, se vc é não binário, pq cogitaria mudar de sexo?
@@lucas-prado quando me assumi não existia tudo isso, tanto que a sigla era GLS na qual eu não me “encaixava” digamos assim, depois com o tempo eu pude aprender e entender sobre todas as coisas e principalmente a me conhecer e entender meu corpo
Desculpa a ignorância, mas como tu é homossexual e não binário ao mesmo tempo!?
sou super a favor da liberdade e inclusão das pessoas trans, mas confesso que era uma dúvida minha se não era desigual a força e potência de uma mulher trans. Não tinha ainda acessado esta informação direito. era um dilema na minha cabeça. se fossem mais fortes as mulheres trans, seria injusto com atletas cis. Mas onde se encaixariam então as trans no esporte? Agora tudo ficou mais claro. Não sabia que se equiparavam as atletas pela questão hormonal e nem sabia das regras do esporte em relação a isto. Obrigada pela informação. parabéns a todas atletas que vem conquistando seus espaços de direito.
Vou dar minha opinião como pessoa membro da comunidade lgbtq+.
Se continuar como está teremos duas categorias: uma de pessoas do sexo masculino ( que se identificam como homens) e outra do sexo masculino ( que são pessoas em sua maioria trans femininas e que se identificam com outros gêneros, exceto, homem).
Para mim a única solução para não excluir de vez as mulheres cisgênero dos esportes é criar uma terceira categoria para incluir todos que não se considerem cisgêneros, e criar campeonatos e eventos esportivos, como uma trans olimpíada, por exemplo. Dessa forma pessoas trans vão ter mais visibilidade e oportunidades nos esportes.
Para concluir, gostaria de dizer que concordo que pessoas do sexo masculino são mais fortes, rápidas e mais resistentes do que pessoas do sexo feminino. Não precisa ser um gênio pra chegar a essa conclusão. Só quem nunca praticou esportes seriamente que acredita que não há vantagens. Sinceramente é chamar toda mulher cisgênero, independente da sexualidade, de burra.
Ninguem se considera cisgênero, a pessoa nasce assim🤣
Puta que pariu, pelo menos comentário inteligente e sensato
Faz de conta que acredito , a que ponto as mulheres está chegando aceitar tudo isso calada
Eu nunca vi homens trans em esportes masculinos, pq sera?
A respeito de participação nos esportes, se fala muito de mulheres trans mas pouco de homens trans.........
É porque eles nem entram no esporte, por exemplo, mulheres tem altura média menor que os homens, então por exemplo no basquete masculino que a altura média de alguns times chegam a 2 metros, na seleção feminina a altura média fica em 1,80 metros. Então, por exemplo, eu com 1,84 no basquete masculino seria um dos mais baixos em campo mas caso transicionasse e fosse pro feminino seria uma das mais altas em campo, já se eu fosse mulher com a mesma altura (nunca conheci uma mulher mais alta que eu, ou seja, mais que 1,84) e fosse para o esporte masculino dificilmente destacaria, não é atoa que a altura média do time masculino é 2 metros.
@@lincolnfarias8032 Não me recordo o nome do atleta, mas teve um atleta homem trans, que tentou jogar no time masculino em uma modalidade olímpica, e proibiram, colocaram ele na modalidade feminina, obviamente ele destruiu as oponentes, mesmo que contra a vontade dele.
mal existe pessoas trans em esporte,a sociedade ainda é hipócrita
Muito legal o vídeo, essas informações são muito importantes, temos que dizer não a transfobia. Mas fiquei com uma dúvida, vc entrevistou uma mulher trans que está filiada a uma federação que tem doping, mas o homem trans está ligado a uma federação que não tem doping (ifbb não pede exames de doping), são dois cenário muito diferentes, eu gostaria de aprender como seria o homem trans numa federação com doping. Falo isso porque sei que o fisioculturismo já tentou entrar nas olimpíadas mas a federação não permite por conta do doping. Ficou faltando a inclusão do homem trans no comitê olímpico.
Mto bom o vídeo. Faz um 24 perguntas com a tifanny
Up
Ótima ideia!
Up
mulheres que apoiam isso é so ir medir força com a Tiffani ou sair na porrada com ela kkkkk
O cara trás um atleta de fisiculturismo pra comprovar que homem trans não tem desvantagem, super tendencioso, pq não trouxe um homem trans de um esporte de confronto físico como o próprio vôlei. É obvio que tem diferença, nunca vi uma mulher trans se destacando quando era homem e quando vai pra liga feminina vira por um passe de mágica uma das melhores.
Nunca havia pensado sobre isso até o vídeo recente do Átila biólogo sobre problemas de mulheres nas olimpíadas, senti que essa variedade de forma mais clara e ele sita até sobre vantagens de corpo de atletas... Acho incrível finalmente ter acesso a informações tão básicas que deveríamos aprender na escola quando aprendemos sobre biologia básica ❤️ Parabéns pelo excelente trabalho PNR ❤️❤️❤️
O vídeo do Átila é maravilhoso!
Assista o do Pirulla, mais vale que o do Átila.
Átila Iamarino fez um vídeo sobre isso e deu um exemplo que pra mim foi definitivo: Michael Phelps é o maior medalhista olímpico da história e tem braços mais longos que os demais, isso não configura vantagem sobre os outros? Então por que ressaltar peso de ossos? Não faz sentido.
Bem hipócrita que as pessoas que estão julgando e dizendo que mulheres trans teriam mais vantagens do que as mulheres cis,pq se vc seguir essa lógica,homens trans teriam desvantagem e cadê o povo se preocupando com isso???? Eles só se preocupam com o que eles querem e o que beneficia eles,hipócritas do caramba! Usando essa “preocupação” pra esconder o preconceito deles
Muito pelo contrário, homens trans estão em >>>desvantagem
@@CelVini eu não estou afirmando isso.Estou falando das pessoas que estão reclamando das mulheres trans estarem em vantagem,sem nem se importar com os homens trans estarem em desvantagem.Ou seja,usando o falso argumento de “justiça” pq eles só usam para o que beneficia eles e não o que seria justo para todos.
@@CelVini Sério? Pq eu não conheço nenhuma atleta trans que tenha ganhado expressivamente em competições femininas (competindo contra atletas cis), inclusive a própria atleta trans que competiu nas olimpíadas esse ano, ela não levou ouro 🤔
Mas aí entra outra questão também. Homens trans fazem reposição de testosterona, mas como que separa o que é reposição e o que é doping? Infelizmente essa discussão não é só social, somente médicos endocrinologistas podem traçar essa linha
@@bizarelli7695 Siim,exatamente
Adorei o vídeo! É um tema extremamente polémico e actual. Concordo inteiramente com os argumentos apresentados. No entanto, a luz do que foi defendido, não deveria então haver equipas mistas (homens e mulheres cis e trans e intersexo) em desportos colectivos ou nos desportos individuais. Ou seja, porque então categorizar em M e F? Porque, de facto, o que é realmente uma vantagem? É ter mais músculo? É ter mais resistência? É ter melhor estratégia? Deveria pensar-se em fazer competições desportivas mais inclusivas ainda!
ACHO JUSTO ENTREVISTAR MULHERES CIS ATLETAS ,PARA QUE ELAS TAMBÉM TENHAM VOZ.É O JUSTO! NÃO É UM CONCURSO DE MISS QUE AVALIA A BELEZA FEMININA.MULHERES CIS TAMBÉM PRECISAM SER OUVIDAS.
Ah cê acha que eles deixam mulher cis ser ouvida? Nunca deixaram não vai ser agora
@@pudinzinho00 Acho que sim.Olha,eu sou mulher cis e grande defensora de mulheres trans,porque em termos do eu feminino são tão mulheres quanto.Mas, caso de força física,embora alguns digam que a ciência fala isso e aquilo,na prática,todas minhas amigas trans são mais fortes que minhas amigas Cis.Mas,como eu não sou atleta, não estou no meu lugar de fala.Acho que deveriam ouvir atletas cis.Seria justo e num quadro geral,aí sim possamos ter uma opinião justa.
Obrigado seu video me incentivou a procura o video de alguem que tenha se preocupado realmente em fornecer provas
TAUBATÉ.SP - Acredito que o justo é ter vários times... Exemplo, TIME 💚💖 misto TRANS e Cis, TIME 💖💖 só Trans, e TIME 💚💚 só Cis... Assim cada um joga com o time que lhe preferir.
É óbvio que mulher trans tem vantagens. Tiffany jogou no time masculino como Rodrigo não se destacava. Depois da sua mudança e de iniciar na liga feminina, passou a se destacar em seu desempenho. Pq será né?
Acho que seria interessante o debate sobre a vida de homens e mulheres trans nos presídios.
Existe uma luta para se colocar mulheres trans em presídios femininos... já quanto aos homens trans os mesmos também querem ficar no feminino...
Qual seria o posicionamento de vcs sobre isso?
dificilmente tem homens trans preso
@@daniseira5786
Mas Quando TIVER ..? ?
Só vou acreditar que não existe diferença, quando homens trans começarem a bater recorde e ficar entre os 10 melhores !!
Com este vídeo. Eu sou a favor das mulheres trans e homens trans no esporte. É uma tendência de evolução do ser humano.
Vc nunca vai achar homem trans nós esportes masculino nunca de vc achar me avisa
@@lucasmaia6646 veja no video,um homem trans ganho primeiro lugar
Importante levantar essa questão. Confesso que nunca opinei muito sobre esse assunto por falta de conhecimento. Vejo muita gente dando opinião sem conhecimento científico dos dois lados. Acho que só profissionais da área podem traçar as regras para inclusão de atletas trans, infelizmente essa não é uma discussão puramente social e de inclusão 😕
Parabéns ao canal por trazer esse assunto estava esperando sobre o assunto porque agora com as olimpíadas. Obrigada ❤️ fico feliz 😊 e Arrasou.
A Tiffany é médica? Pq na tumb tá "opinião médica". O médico que aparece cita bem por cima a regra do COI de necessidade de terapia hormonal pós puberdade por 2 anos no mínimo (e mesmo assim o médico diz que há 10% em média de vantagem). Só achei errado colocar essa chamada, mas chamar a Tiffany pra ouvir os argumentos dela é uma coisa boa na formação da opinião.
Fisiologia mandou lembranças
A pergunta é: a Tifany teria destaque se jogasse na Seleção Masculina ou seria um atleta comum?
Depende, antes ou depois da transição hormonal?
Muito bom esses esclarecimentos, apesar de ter uma sobrinha trans, tinha um pouco de dúvida sobre o assunto, um.pouco não bastante. Tifanny vc arrasa!
Seria super legal apontar por aki estudos para embasar ainda mais as excelentes falas!! Talvez na descrição do vídeo! Parabéns pelo vídeo.
Nos esportes coletivos, creio ser mais fácil resolver, criando-se cotas. Todos os times deveriam ter. Se terá vantagem para um time, haverá para o outro também. Mas é só minha opinião, já que o tema é complexo e envolve conhecimento especializado.
Acho que vc precisa ver o vídeo de novo moço.
Mas é raro ter vantagem ou desvantagem, creio eu. Por exemplo, o namorado do Pedro, ele é um homem trans grande e forte. E os atletas tomam os hormônios, certo
@@victorrodrigues5105 já assisti de novo. E não tenho problema algum em assumir minha ignorância como deixei bem claro que é tema complexo, necessário se escutar não um profissional mas vários profissionais das mais diversas áreas. A própria Tiffany disse que meninas trans sem cirurgia de redesignação são impedidas de participar de competições femininas. A cota serviria, inclusive, como ferramenta de inclusão delas em jogos coletivos.
@@zamyrtonjunior4963 Nesse caso, não vejo as cotas como solução. Alguém com o nível técnico da Tiffany tem condições de jogar em um time profissional e acredito que ela abriu as portas para que outras meninas trans possam ingressar no futuro também. O grande ponto aqui é que não haveria número suficiente de atletas para suprir as vagas. Aliás, esse é um problema citado até nos estudos científicos acerca do tema: é muito difícil conseguir dados de atletas trans.
@@mayk1315 a questão não é o preenchimento das vagas. A questão é ASSEGURAR que atletas trans possam compor equipes, independentemente de existir quórum. Interpreto que a falta de atletas trans decorre do preconceito, marginalização e da falta de incentivo não só ao ingresso no esporte como também às mais diversas atividades sócio-educacionais do nosso país. Quanto mais atletas trans, mais dados para melhorar os estudos científicos. Mas é só uma ideia, baseadas nas cotas, legal e atualmente constituídas. O ideal é ter uma sociedade que não se precise de cotas. Mas elas existem por um senso de justiça: tratar os diferentes de maneira diferente, promovendo equidade.
Discordar da participação de mulheres trans em competições femininas não é ser homofóbico. É opinião. É visão. Levar o debate pra esse confronto não ajuda a evoluir no assunto
Eu sou uma mulher trans e perdi Massa óssea com a terapia hormonal, eu tinha 1,80cm e calçava 41 hoje estou com 1,77 e calço 39/40, a hormonização bem feita com um profissional de saúde ela diminui A testo, a massa muscular auxíliando na diminuição do volume de massa óssea!
eu sou mulher trans em início de transição e tenho 1,60 e calço 37
Palhaçada, a vantagem é óbvia e qualquer opinão diferente é preconceito e é assim que essa galerinha choraminga e se vitimiza. Vão competir contra trans? não né? As chances de vencer caem drasticamente... não adianta usar analogias descabidas.
Mulheres trans tem vantagens sim, especialmente em esportes competitivos de alto rendimento. E isso já começa desde a gestação.
Sim, sou gay. E acho feio pra kral** buscar respeito com desigualdade. As mulheres trans estão batendo recordes históricos de atletas femininas. Por que não vemos um homem trans lutando um boxe, disputando um campeonato de fisiculturismo, levantamento de pesos etc etc?
Paciência assistir esse vídeo até o final, heim? Pqp... nem dei conta.
Abraço.
Fiquei até o médico abrir a boca e dps fiquei revoltado ! 4 minutos da minha vida perdidos
Tão justo quanto o neymar nas paraolimpiadas
Não é questão de transfobia, é questão de justiça. Não é justo um HOMEM, bombardeado de testosterona a vida inteira, competir entre as mulheres. Isso é covardia. Engraçado que quando essa Tiffany "era homem", tinha resultados patéticos, um jogador medíocre como tantos outros. Aí virou trans, foi competir entre as mulheres, e magicamente começou a se destacar. Que coincidência, não? Está na cara que existe SIM uma vantagem, mas vocês insistem em negar o óbvio.
O escândalo nessa questão é que usaram artigos científicos ruins pra dizer que não tem vantagem quando o COI aprovou. Tem casos onde a atleta trans foi comparada com mulheres cis diferentes antes e depois da transição. Fica fácil de imaginar que uma mulher cis na primeira comparação poderia ter desempenho pior que a segunda mulher usada como comparação. Ou seja, da a impressão de não haver vantagem. Mas bastou 2 anos com esta lei que sobraram casos de atletas trans mudando de sexo e deixando de ser um atleta medíocre no masculino para quebrar recordes no feminino.
Quando a realidade se mostra oposta aos resultados de estudos científicos quem está errado? A realidade ou o estudo? Óbvio que vários estudos que diziam não haver diferença não passavam de ciência ruim com o resultado já encomendado. A que ponto chegamos? Detalhe, alguns estudos de revisão já vem mostrando principalmente que o estudo utilizado pelo COI tem vícios.
O engraçado é que os estudos evitam fazer estudo de caso com atletas trans e seus pares, pq será ne?
Ta se vedo que ela tem mais massa do que um jogadora de volei nascida mulher biologicamente. O povo quer reescrever as leis da física onde Massa x aceleração= Força é logico que a pancada da bola vai se sempre maior dessa tal de tifane.
Injustiça tremenda com jogadoras. Cria uma categoria só pra pessoas trans.
Pedro,
Eu sempre tive essa dúvida sobre essa diferença (vantagem ou desvantagem?) dos atletas trans em relação aos atletas sis... Muito obrigada por me tirar da ignorância.
Acho são falácias como a que dita que atletas negros não foram feitos pra natação por conta de ossatura mais pesada e, ninguém parou pra pensar na falta de oportunidade de frequentar clubes que incentivem o esporte
Na prática: homens destroem mulheres em todos os esportes de impacto (tem sub-16 derrotando time profissionl feminino em diversos esportes, em diversos países, incluindo o Brasil, sim no futebol a seleção feminina perdeu para um time sub-16). Tifanny na liga masculina era um jogador medíocre (comum, mediano), depois da transição é uma estrela que quebrou recorde de pontos, MESMO com a transição. É como se para a Tifanny ela estivesse jogando no fácil e pegando mais leve.
Pesquisadores estão supondo que não há vantagem após a transião, o quê isso seria, então? kkkk É só olhar a estrutura da Tifanny perto das atletas cis, é quase uma giganta.
Já sobre o atleta trans, pfv né, ele só consegue competir pq é um mar de testosterona rolando solta, não tem regra de dopping, ali além dos treino, disciplina e dieta, tem também o quanto de turbo tua lataria tanka kkkkkk
A única notificação q aperto na hora.
AAAAA GOSTO ASSIM
Bora namora? Pra a gente v junto sempre q chegar notificação rs
Porque nunca tiveram destaque quando era homem ? Fica a pergunta !
Eu tinha esse preconceito com trans no esporte, e é muito bom ver vocês falando sobre isso e esclarecendo a dúvida das pessoas e desligitimando essas opiniões transfóbicas sobre esse assunto.
Não é transfobia não questão cara que é homem querendo ser mulher faz competição entre trans
Pra jogar na seleção precisa de redesignação??? Pode até ser ignorância da minha parte, mas achei isso um PUTA DE UM ABSURDO!!!
Em que uma genitália vai influenciar na vitória ou na derrota de um competidor ou de um time?
Também achei, porque já estão em tratamento hormonal, acredito que já é o suficiente, nem todo mundo tem condições ou quer fazer a redesignação.
@@Dansdimensions ainda mais a resignação para pênis, é uma cirurgia de risco, e o resultado pode não agradar. Eu mesmo não faria
@@martinkenidafonseca2326 Verdade, isso tem muito a ser trabalhado, nem todos estão sujeitos a quererem fazer a redesignação, além de que podem muito bem estarem satisfeito com o que tem, apenas fazendo o tratamento hormonal.
o que ela falou sobre a diferença entre estudar corpos femininos/masculinos e estudar corpos trans é FUNDAMENTAL
Apareci cedo, CheGAY ❤️
Problema SIMPLES De Resolver...!!
É Só Criar Uma LIGA -TRANS ( CATEGORIA ) E Ponto FINAL.
Fico rindo do malabarismo que vcs fazem para tentar pôr um elefante numa caixa de sapatos...🤣🤣🤣
E esse doutor pasta pura aí falando q no esporte força não é vantagem, isso não deve saber o q é uma bola de futebol....🤣🤣🤣🤣
Vcs são comédia demais moss....fico só assistindo e rindo.
Um vídeo esclarecedor e muito necessário. Você acertou muito em trazer a pauta, Pedro. Eu me pego muito defendendo mulheres trans no esporte, assim como os homens trans. Com a explicação bem didática e com lugares de fala ficou muito mais fácil: é só esfregar esse vídeo na cara de qualquer um/uma que venha falar asneiras. Sucesso pra vocês em suas respectivas áreas.
Outra coisa a jogadora Tandara tem tanta força ou até mais do que a Tiffany, ela bate na bola com uma velocidade incrível, aí ninguém di nada né. A diferença está na cabeça torta das pessoas, as duas são fortes batendo em uma bola, ponto.
A Tandara foi pega no antidoping. Uso de Sarms (modulador de receptor androgênico), um esteróide anabólico. Isso dá mais vantagem a ela do que às outras jogadoras, sejam cis ou trans.
@@m.marconatocarvalho742 q estava no regulador menstrual dela, a composição da fórmula tinha esse modulador.
@@iMaluu Sarms são usados em laboratório. Não são compostos usados em medicações comuns. Esse regulador menstrual com certeza é uma medicação manipulada onde foi colocada a ostarine. Muito suspeito. Mesmo porque a Anvisa baniu no começo de 2021 a comercialização e manipulação de Sarms em todo território nacional.
Vejos que os trans envolvidos afirmam o preconceito nas opiniões , porém nas afirmações de todos envolvidos, existe a diferença! Concluo que tem referências e não é preconceito.
É necessário termos sim, mais atletas trans no esporte. Chega ser injusto perder tantos talentos, por um preconceito desnecessário.
Estava tendo uma conversa sobre esse assunto recentemente com o meu primo, fico muito feliz que vcs tenham esclarecido o assunto
Eu sou uma mulher trans atleta de vôlei e digo, o rendimento cai muito depois da questão hormonal. É complicado falar sem saber ou ter a vivência. Só quem viveu sabe Gaby 😃
Só arrebentando as meninas né,ai fica fácil,se vc não ganha é pq é incompetente.