Excelente! Queria ter sabido disso para lidar melhor com a educação de minha filha quando ela era pequena. Mas acho que, sem grandes traumas e fobias, me virei bem nessa tarefa.
Muitas pessoas (inclusive pais e responsáveis) , deveriam assistir este vídeo. Prof° Dunker, você foi a melhor descoberta aqui no You Tube. Assisti todos os seus vídeos até aqui. Obrigado. 🤗🙌🏻👏🏻
Nessa questão de sexualidade na infância e como os pais devem trabalhar o assunto ' sexo ' no trato com os filhos crianças, tive uma mãe com muito bom desempenho. Quando tinha uns 6 ou 7 anos, ela me deu de presente um livro sobre o tema ' como nascem os bebês ' . Lembro que havia ilustrações acompanhando pequenos textos e começava mostrando a cópula entre diversos animais até chegar aos humanos que mostrava um homem por cima de uma mulher sob os lençóis. Daí houve um episódio bem engraçado na minha infância : a empregada doméstica de minha avó engravidou e eu estava na casa de minha avó enquanto acontecia uma discussão sobre como fazer diante da situação porque a moça estava desesperada, chorando. Eu estava por perto prestando atenção na conversa e , à certa altura, falei: ' Mas eu não estou entendendo como Rosa ficou grávida porque ela namora com Sílvio sentada no banco da varanda e eu vi no livro que pra fazer filho tem que estar deitado! ' . Kkklllkkk Minha mãe não estava presente e lembro que uma tia me repreendeu: ' Isso não é assunto pra criança e você já devia estar dormindo! ' kkklllkkk. Houve uma situação com a filhinha de uma colega do tempo de faculdade: a garotinha estava com uns 5 anos e eu brincava com ela no banco de trás do carro enquanto minha colega estava na frente ao lado do marido . A brincadeira era um jogo com palavras em que era preciso acertar as letras na escrita. Num certo momento, ela escolheu a palavra ' xoxota ' . Minha colega então, de imediato, repreendeu: ' Maíra! O que é isso ? ' . Eu ri e falei pra colega: ' Qual é o problema? Vamos Maíra, xoxota. Como é que escreve? ' . Maíra hoje já é uma mulher por volta dos 40 anos e , provávelmente, já é mãe. Será que ela teria repetido com seus filhos crianças a repreensão de sua mãe diante da palavra ' xoxota ' ? Impressionante o tabu em torno do assunto ' sexo ' seja pra tratar com crianças ou entre adultos
Merece outro vídeo...falando de corporeidade, "inocência infantil", "fases" da sexualidade. Pq já pediram vídeo sobre "abuso sexual na infância e suas consequências ", o mote da terrível "psicologia do abuso sexual". Te recomendo vivamente ler Ian Hacking antes de falar qualquer coisa sobre abuso sexual infantil. E, claro, Phillip Jenkins. Ambos com profundas visões históricas. De qq forma, vc é sempre esclarecedor! Obrigada pelo canal.
Obrigado pelo vídeo, professor! Assunto muito pertinente! É preciso discutir mais sobre a questão da sexualidade de forma a levar as pessoas ao esclarecimento.
Gostei muito do momento em que você fala sobre o: não falar sobre o assunto, interiorizar e lidar sozinho com a questão Isso me trouxe uma clareza sobre o quanto muitas questões foram por esse caminho. Isso cria sujeitos com dificuldades de fortalecer vínculos e amizades tanto internas no núcleo familiar, quanto externas com pessoas próximas por convívio cotidiano(escola, trabalho, lazer...)
A única vez que meu pai conversou comigo sobre isso foi p falar que meu namorado era um "sem caráter", foi na adolescência. Prefiro não culpar ninguém, afinal, não existia essa quantidade de informação naquela época, acesso a internet e tals. Todo mundo está aprendendo.
Mudando de assunto: poderia fazer um vídeo sobre o Filme Amadeus , passando pela questão da superdotação (incluindo sua possível relação com dificuldades em administrar o próprio talento e a vida), da relação dos pais com as aptidões e aspirações dos filhos desde pequenos e, finalmente, da questão da inveja?
Professor, gostaria de saber se o Sr. dorme bem. Sempre antes de dormir várias questões aparecem para atrapalhar nosso sono. Questões pessoais, outras nem tanto, problemas no país, uma música que aparece e que não sai da cabeça e isso muitas vezes se prolonga por 2, 3 horas. Às vezes até se levanta pra fazer aquilo que lembrou naquela hora. Inclusive, pensei nessa pergunta ontem nessa hora. Gostaria de saber se o Sr, tratando de (problemas de) pacientes, pensando em pensadores diversos de várias searas, associações e evidências mil, trabalhos diversos, entrevistas, podcasts, youtchube, fazer artigo, cuidar do gato consegue desligar qdo deita (e como fazer isso...hehehe) Um abraço e parabéns pelo trabalho magnífico!
Eu tenho uma dúvida sobre esse tema: se a sexualidade infantil pra Freud está relacionada com qualquer tipo de prazer, porque então ele nomeou como "sexualidade"? Pq não chamar só de prazer infantil (como o prazer de se alimentar, de cantar, de dançar, de brincar?) Por que usar especificamente esse termo? Em que o prazer sexual infantil difere de outros prazeres? Qual sua especificidade?
A sexualidade adulta está relacionada à reprodução e às mais diferentes formas de prazer. A sexualidade infantil tem a ver com experimentação, contato, entendimento, carinho, curiosidade inclusive corporal como ele falou, mas não tem a ver com reprodução ou penetração. O problema, na minha visão, é que nós (em sua maioria) já fomos tão contaminados sobre sexualidade que temos inclusive dificuldade em não atribuir significados somente sexuais ou até pecaminosos sobre o tema...
O psicanalista e professor da UFMG "Fábio belo" tem uma sequência de vídeos sobre o motivo da pulsão ser chamada de sexual. O canal dele se chama "Fábio Belo"
Excelente vídeo! Professor, como fica a questão das relações sexuais (beijos, carícias etc.) entre crianças de mesma faixa-etária? Como os pais devem lidar com esse tipo de acontecimento? E entre adolescentes, poderia haver sexo livremente? Como fica a questão do consentimento, que, juridicamente, não existe para essas idades?
não entendi muito o "poderia haver sexo livremente?" - qual seria a recíproca, um "não haver sexo livremente", ou um "haver sexo não-livremente"? e o que implicaria cada uma dessas coisas? de resto, achei que ficou bem respondido no vídeo (ex. 9:51 para as primeiras duas perguntas).
@@jzocchio Acho que com "livremente" ele quis dizer se os pais devem permitir ou interferir de alguma forma. Exemplo: se seu filho ou filha de 16anos quiser trazer o namorado/a pra dormir no quarto com ele/a.
Adorei o vídeo! Muito esclarecedor, mas me surgiu uma duvida, qual a idade/fase correta para abordar o assunto sobre a sexualidade para as crianças, sem que se torne um fator traumático e sem que haja a inibição, por exemplo...?!
Acho que assim que a criança começar a dar sinais é preciso conversar com ela. Minha filha com 6 anos vivia brincando com os primos e percebia muito tensão sexual naquelas brincadeiras. Aí eu conversei com ela.
Eu adoro e tô sempre assistindo seus vídeos, Christian, porém nunca entendo as coisas que você fala no final, na despedida. Mas acho engraçado e curioso kkk
Um grande problema é a carência afetiva do adolescente e o medo dos pais de abraçar, acolher por se sentirem inadequados, e como ela se fecha aos contatos físicos pois sente que é rejeitada. País que não abraçam os filhos e sentem medo dese contato que é necessário e não vai levar algo parecido com namoro na cabeça da criança.
Eu tenho muitas reservas sobre as teorias do Freud. Assisto muito os vídeos do Dunker, tenho um dos seus livros, mas sou muito cauteloso em acreditar nessas teorias e especulações. A valorização do prazer é uma doença e uma porta escancarada para vício. Muitos se acham intelectuais e espalham teorias sem notar a consequência dessa doutrinação. As consequências negativas acontece por que muitos leitores e ouvintes não refletem sobre o tema, rebem isso como verdade pronta que vai formatando a maneira do indivíduo pensar. A visão do Freud era deficiente, ele via tudo sobre o ponto de vista do prazer. Como todos os seres procurasse incessantemente prazer. Ter um vida dedicada ao prazer é viver uma vida de vício. A virtude vem exatamente de renunciar o prazer. Então as pessoas doutrinadas para que elas busquem o prazer, se torna pesaas frágeis, fáceis de serem dominadas. É inacreditável como as pesoas vivem em busca incessante pelo prazer, ums fuma, outros bem, outros mentem, há quem come em excesso, há quem vive em uma busca compulsiva pelo sexo, há que não cumpre com suas obrigações, usam drogas e tantos outras coisas e tudo isso para ter prazer, e um prazer sempre passageiro que sempre se transforma problemas futuros.
Gostei do vídeo, mas senti falta de alguma abordagem da educação sexual das crianças hoje, na era da internet. Como a internet pode ajudar nesta educação e como ela prejudica?
Professor o quanto a criação afeta a criança e o adolescente. Aqui por perto conheço uma jovem de seus 15 anos que foi criada sempre tida como sem capacidade. Por exemplo quando ela tentaca fazer alguma coisa raramente era incentivada, sendo mais comentada pelos erros. Na primeira infãncia até o seis anos ainda era alimentada na boca, enfim numa mecânica de cobrança por melhoras no estudo e ao mesmo tempo levando a vida mais na frente da televisão liberada. Enfim agora é uma jovem sem muita pro atividade, como boa parte dos jovens passa o dia todo nas redes sociais, além de continuar tendo dificuldade em matematicas. No final apenas estou usando esse exemplo para solucionar e entender até onde essa moça ser tão passiva na sua adolescencia ser culpa dela versos a criação? Até onde uma criação pode ter culpa pelo comportamento de alguém?
Cristian, preciso da sua ajuda. Vc conhece a 'neuroengenheira MICHELE DE SOUZA.Utimamente essa Senhora está aparecendo em vídeos de entrevista aqui no UA-cam, e a forma como que ela desenvolve as suas narrativas nos programas é um tanto quanto interessante principalmente para os que se identificam com a psicanálise. PORFAVOR!!!
Meu sobrinho de 3 anos pediu para cheirar meu pé e me mostrou que o pintinho dele ficou duro. Agora toda vez que me encontra quer cheirar meu pé. Ontem, por exemplo, quando sentei com ele no sofá pediu para eu tirar a bota (eu desconversei) e me mostrou o pintinho duro. Não sei como lidar com esta questão… estou buscando respostas, mas com muita dificuldade de encontrá-las. Se alguém puder ajudar…
...Por favor, seria muito bom se o Senhor assiste apenas alguns vídeos, pois podemos estar diante de algo muito sério que se passa com essa Senhora" "Michele Souza neuroengenheira
Não entendo querido Prof. Pq uma questão tão óbvia que o Pai Freud já deixou tão evidente e trazem a tona ainda !!!! Sinceramente acredito que cada vez que esse assunto vem a tona não é por resignificação ou por "reolhar" mas sim por pura plasticidade msm. E bem desnecessária ! Grata Prof ! Abração ! Acredito eu ser falta de louça na pia da Obra tão observada há tempos e tão evidente !!!
A FLEW OVER CUCKOO'S NEST DUNKER COMENTE A CERCA DOS MOTIVOS INTERNOS DO PERSONAGEM DO JACK NICOLSON NÃO TER FUGIDO QUANDO PÔDE E A QUESTÃO DA AGRESSIVIDADE PASSIVA INSUPORTÁVEL PARA ELE DA ENFERMEIRA CHEFE
Na minha 8nfancia meu pai fazia carinho mo meu pipi mas bem por isso me tornei gay esse carinho fazia com que meu amor por ele aumentasse sempre respeitei meu pai e soube diferenciar tudo isso
Querido Professor, por favor poderia fazer um vídeo sobre abuso sexual na infância e as consequências mais comuns? Muito obrigada! ❤️
Excelente! Queria ter sabido disso para lidar melhor com a educação de minha filha quando ela era pequena. Mas acho que, sem grandes traumas e fobias, me virei bem nessa tarefa.
REALMENTE...ASSUNTO MUITO RELEVANTE...COMO LIDAR COM ISSO É DELICADO.
Muitas pessoas (inclusive pais e responsáveis) , deveriam assistir este vídeo. Prof° Dunker, você foi a melhor descoberta aqui no You Tube. Assisti todos os seus vídeos até aqui. Obrigado. 🤗🙌🏻👏🏻
Olá, Dunker! Fale mais sobre do “tempo da criança”/infância? Esse tempo seria comum às infâncias? Obrigada! Sou sua fã. s2
Excelente didática. Dunker é um fofo ❤
Nessa questão de sexualidade na infância e como os pais devem trabalhar o assunto ' sexo ' no trato com os filhos crianças, tive uma mãe com muito bom desempenho. Quando tinha uns 6 ou 7 anos, ela me deu de presente um livro sobre o tema ' como nascem os bebês ' . Lembro que havia ilustrações acompanhando pequenos textos e começava mostrando a cópula entre diversos animais até chegar aos humanos que mostrava um homem por cima de uma mulher sob os lençóis. Daí houve um episódio bem engraçado na minha infância : a empregada doméstica de minha avó engravidou e eu estava na casa de minha avó enquanto acontecia uma discussão sobre como fazer diante da situação porque a moça estava desesperada, chorando. Eu estava por perto prestando atenção na conversa e , à certa altura, falei: ' Mas eu não estou entendendo como Rosa ficou grávida porque ela namora com Sílvio sentada no banco da varanda e eu vi no livro que pra fazer filho tem que estar deitado! ' . Kkklllkkk Minha mãe não estava presente e lembro que uma tia me repreendeu: ' Isso não é assunto pra criança e você já devia estar dormindo! ' kkklllkkk. Houve uma situação com a filhinha de uma colega do tempo de faculdade: a garotinha estava com uns 5 anos e eu brincava com ela no banco de trás do carro enquanto minha colega estava na frente ao lado do marido . A brincadeira era um jogo com palavras em que era preciso acertar as letras na escrita. Num certo momento, ela escolheu a palavra ' xoxota ' . Minha colega então, de imediato, repreendeu: ' Maíra! O que é isso ? ' . Eu ri e falei pra colega: ' Qual é o problema? Vamos Maíra, xoxota. Como é que escreve? ' . Maíra hoje já é uma mulher por volta dos 40 anos e , provávelmente, já é mãe. Será que ela teria repetido com seus filhos crianças a repreensão de sua mãe diante da palavra ' xoxota ' ? Impressionante o tabu em torno do assunto ' sexo ' seja pra tratar com crianças ou entre adultos
Didática admirável.
Dunker, você poderia falar mais sobre o medo?
Maravilhoso!!!!!
De uma colocação bastante pertinente ! Parabéns Dr Dunker!
Merece outro vídeo...falando de corporeidade, "inocência infantil", "fases" da sexualidade. Pq já pediram vídeo sobre "abuso sexual na infância e suas consequências ", o mote da terrível "psicologia do abuso sexual". Te recomendo vivamente ler Ian Hacking antes de falar qualquer coisa sobre abuso sexual infantil. E, claro, Phillip Jenkins. Ambos com profundas visões históricas.
De qq forma, vc é sempre esclarecedor! Obrigada pelo canal.
Reflexões maravilhosas!
Minha sempre admiração Prof. Dunker
Querido Dunker, gostei muito do vídeo e concordo em tudo com você. Obrigada.
Professor Dunker,sempre maravilhoso!!
Obrigado pelo vídeo, professor! Assunto muito pertinente! É preciso discutir mais sobre a questão da sexualidade de forma a levar as pessoas ao esclarecimento.
Excelente Aula !!!
Congratulações !!
Muito bom professor !!!
DUNKERRRRRRRRRRRRRR, fala sobre "experiências produtivas de indeterminação" para crianças.
Obrigada.
Excelente
Gostei muito do momento em que você fala sobre o: não falar sobre o assunto, interiorizar e lidar sozinho com a questão
Isso me trouxe uma clareza sobre o quanto muitas questões foram por esse caminho. Isso cria sujeitos com dificuldades de fortalecer vínculos e amizades tanto internas no núcleo familiar, quanto externas com pessoas próximas por convívio cotidiano(escola, trabalho, lazer...)
Muito bom, professor!
Vídeo bastante necessário!!!!
Um dos melhores videos do canal. Amei!
Excelente vídeo Christian. Dos mais abrangentes e úteis que acompanhei!
Amei III, quero mais...
A única vez que meu pai conversou comigo sobre isso foi p falar que meu namorado era um "sem caráter", foi na adolescência. Prefiro não culpar ninguém, afinal, não existia essa quantidade de informação naquela época, acesso a internet e tals. Todo mundo está aprendendo.
Muito bom!
Perfeição de vídeo, arrasou Professor!!
Maravilhoso vídeo.
Perfeita colocação professor!
Mudando de assunto: poderia fazer um vídeo sobre o Filme Amadeus , passando pela questão da superdotação (incluindo sua possível relação com dificuldades em administrar o próprio talento e a vida), da relação dos pais com as aptidões e aspirações dos filhos desde pequenos e, finalmente, da questão da inveja?
Professor, gostaria de saber se o Sr. dorme bem.
Sempre antes de dormir várias questões aparecem para atrapalhar nosso sono. Questões pessoais, outras nem tanto, problemas no país, uma música que aparece e que não sai da cabeça e isso muitas vezes se prolonga por 2, 3 horas. Às vezes até se levanta pra fazer aquilo que lembrou naquela hora. Inclusive, pensei nessa pergunta ontem nessa hora.
Gostaria de saber se o Sr, tratando de (problemas de) pacientes, pensando em pensadores diversos de várias searas, associações e evidências mil, trabalhos diversos, entrevistas, podcasts, youtchube, fazer artigo, cuidar do gato consegue desligar qdo deita (e como fazer isso...hehehe)
Um abraço e parabéns pelo trabalho magnífico!
Youtchube? Kkkkkkkkkk
Por que você fez isso
Excelente...Obrigada!
Eu tenho uma dúvida sobre esse tema: se a sexualidade infantil pra Freud está relacionada com qualquer tipo de prazer, porque então ele nomeou como "sexualidade"? Pq não chamar só de prazer infantil (como o prazer de se alimentar, de cantar, de dançar, de brincar?) Por que usar especificamente esse termo? Em que o prazer sexual infantil difere de outros prazeres? Qual sua especificidade?
A sexualidade adulta está relacionada à reprodução e às mais diferentes formas de prazer. A sexualidade infantil tem a ver com experimentação, contato, entendimento, carinho, curiosidade inclusive corporal como ele falou, mas não tem a ver com reprodução ou penetração. O problema, na minha visão, é que nós (em sua maioria) já fomos tão contaminados sobre sexualidade que temos inclusive dificuldade em não atribuir significados somente sexuais ou até pecaminosos sobre o tema...
O psicanalista e professor da UFMG "Fábio belo" tem uma sequência de vídeos sobre o motivo da pulsão ser chamada de sexual. O canal dele se chama "Fábio Belo"
@@yuriferreira8318 Muito obrigada pela indicação! Assisti tudo e tirou muitas dúvidas que eu tinha.
Salve, professor. Acredito que agora seria necessário um vídeo sobre a sexualidade na terceira idade
Ótimo vídeo. Vc poderia falar sobre sonhos repetitivos, por favorzinho 😊 sou totalmente leiga, acompanho sempre seu canal.
Que vídeo necessário.
Obrigada pelo conteúdo! Excelente e muito didático.
Muito obrigada por este vídeo, professor. 👏🏻👏🏻👏🏻
Olá professor, poderia comentar sobre o eu como substrato de um sintoma na sociedade contemporânea?
Professor aproveitando o tema, poderia um dia falar sobre o infantil na psicAnálise. Obrigada.
Vídeo perfeito!! Parabéns e obrigada!!
Abordagem interessante e aplicável.
Eu como Terapeuta Tanteica sei bem como essa questao ibterfere na vida das pessoas, as pessoas sofrem demais
Excelente vídeo! Professor, como fica a questão das relações sexuais (beijos, carícias etc.) entre crianças de mesma faixa-etária? Como os pais devem lidar com esse tipo de acontecimento? E entre adolescentes, poderia haver sexo livremente? Como fica a questão do consentimento, que, juridicamente, não existe para essas idades?
não entendi muito o "poderia haver sexo livremente?" - qual seria a recíproca, um "não haver sexo livremente", ou um "haver sexo não-livremente"? e o que implicaria cada uma dessas coisas? de resto, achei que ficou bem respondido no vídeo (ex. 9:51 para as primeiras duas perguntas).
@@jzocchio Acho que com "livremente" ele quis dizer se os pais devem permitir ou interferir de alguma forma. Exemplo: se seu filho ou filha de 16anos quiser trazer o namorado/a pra dormir no quarto com ele/a.
Salve Dunker! Vim por aqui assistir mais um! Com licença!
Adorei o vídeo! Muito esclarecedor, mas me surgiu uma duvida, qual a idade/fase correta para abordar o assunto sobre a sexualidade para as crianças, sem que se torne um fator traumático e sem que haja a inibição, por exemplo...?!
Acho que assim que a criança começar a dar sinais é preciso conversar com ela.
Minha filha com 6 anos vivia brincando com os primos e percebia muito tensão sexual naquelas brincadeiras. Aí eu conversei com ela.
Muito bom o vídeo!
Eu adoro e tô sempre assistindo seus vídeos, Christian, porém nunca entendo as coisas que você fala no final, na despedida. Mas acho engraçado e curioso kkk
Procura um vídeo dele chamado "Acheronta Movebo". Não explica todas as brincadeiras que ele faz, mas ilumina uma parte (escura) da coisa!
Um grande problema é a carência afetiva do adolescente e o medo dos pais de abraçar, acolher por se sentirem inadequados, e como ela se fecha aos contatos físicos pois sente que é rejeitada. País que não abraçam os filhos e sentem medo dese contato que é necessário e não vai levar algo parecido com namoro na cabeça da criança.
Sim com certeza, porque o contato físico é comum que excita. Tem pais que não tem vergonha e não fazem nada demais
EBAAAAA 😁
Eu tenho muitas reservas sobre as teorias do Freud.
Assisto muito os vídeos do Dunker, tenho um dos seus livros, mas sou muito cauteloso em acreditar nessas teorias e especulações.
A valorização do prazer é uma doença e uma porta escancarada para vício.
Muitos se acham intelectuais e espalham teorias sem notar a consequência dessa doutrinação. As consequências negativas acontece por que muitos leitores e ouvintes não refletem sobre o tema, rebem isso como verdade pronta que vai formatando a maneira do indivíduo pensar.
A visão do Freud era deficiente, ele via tudo sobre o ponto de vista do prazer. Como todos os seres procurasse incessantemente prazer.
Ter um vida dedicada ao prazer é viver uma vida de vício.
A virtude vem exatamente de renunciar o prazer. Então as pessoas doutrinadas para que elas busquem o prazer, se torna pesaas frágeis, fáceis de serem dominadas.
É inacreditável como as pesoas vivem em busca incessante pelo prazer, ums fuma, outros bem, outros mentem, há quem come em excesso, há quem vive em uma busca compulsiva pelo sexo, há que não cumpre com suas obrigações, usam drogas e tantos outras coisas e tudo isso para ter prazer, e um prazer sempre passageiro que sempre se transforma problemas futuros.
Vc faz terapia?
Gostei do vídeo, mas senti falta de alguma abordagem da educação sexual das crianças hoje, na era da internet. Como a internet pode ajudar nesta educação e como ela prejudica?
Boa noite Professor, você poderia falar um pouco como a psicanálise vê o transtorno afetivo bipolar? Obrigada
Que loucura a história desse orfanato!
Professor o quanto a criação afeta a criança e o adolescente. Aqui por perto conheço uma jovem de seus 15 anos que foi criada sempre tida como sem capacidade. Por exemplo quando ela tentaca fazer alguma coisa raramente era incentivada, sendo mais comentada pelos erros. Na primeira infãncia até o seis anos ainda era alimentada na boca, enfim numa mecânica de cobrança por melhoras no estudo e ao mesmo tempo levando a vida mais na frente da televisão liberada. Enfim agora é uma jovem sem muita pro atividade, como boa parte dos jovens passa o dia todo nas redes sociais, além de continuar tendo dificuldade em matematicas. No final apenas estou usando esse exemplo para solucionar e entender até onde essa moça ser tão passiva na sua adolescencia ser culpa dela versos a criação? Até onde uma criação pode ter culpa pelo comportamento de alguém?
Cristian, preciso da sua ajuda. Vc conhece a 'neuroengenheira MICHELE DE SOUZA.Utimamente essa Senhora está aparecendo em vídeos de entrevista aqui no UA-cam, e a forma como que ela desenvolve as suas narrativas nos programas é um tanto quanto interessante principalmente para os que se identificam com a psicanálise.
PORFAVOR!!!
De fato não entendo querido Prof pq existe uma necessidade absurda em deslocar o foco do que sempre foi óbvio dentro da psicanálise
Dunker, e a catarse?
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼💯💯💯
Olá, Christian. Seria possível fazer algum paralelo entre "guerra às drogas/posse de droga" e "pedofilia/ posse de pornografia infantil" ?
top
Meu sobrinho de 3 anos pediu para cheirar meu pé e me mostrou que o pintinho dele ficou duro. Agora toda vez que me encontra quer cheirar meu pé. Ontem, por exemplo, quando sentei com ele no sofá pediu para eu tirar a bota (eu desconversei) e me mostrou o pintinho duro. Não sei como lidar com esta questão… estou buscando respostas, mas com muita dificuldade de encontrá-las. Se alguém puder ajudar…
Acho que vc precisa ter muita cautela principalmente pra ele não confundir sentimentos e pra ninguém ver vcs nessa situação.
Se o significado de sexualidade em psicanálise é mais próximo do prazer, pq não usar a palavra "prazer"?
A tv no Brasil não tem o mínimo respeito pelas crianças. Muito sério.
Excelente conteúdo! Infelizmente, um tabu enorme e assunto muito mal abordado em muitas escolas e famílias...
...Por favor, seria muito bom se o Senhor assiste apenas alguns vídeos, pois podemos estar diante de algo muito sério que se passa com essa Senhora"
"Michele Souza neuroengenheira
Quero fazer psicanálise, mas não consigo escolher a instituição. Alguém aí pra sugerir uma instituição confiável que ofereça o curso à distância?
IPLA
@@taniamagalhaes7857 Vou pesquisar. Brigado.
Kkk isto ja esta comun ninguem fala hoje día e normal o cara e preso no outro dia e solto so vai piorar a cada decada
Não entendo querido Prof. Pq uma questão tão óbvia que o Pai Freud já deixou tão evidente e trazem a tona ainda !!!! Sinceramente acredito que cada vez que esse assunto vem a tona não é por resignificação ou por "reolhar" mas sim por pura plasticidade msm. E bem desnecessária ! Grata Prof ! Abração ! Acredito eu ser falta de louça na pia da Obra tão observada há tempos e tão evidente !!!
Não acho nada óbvio isso...e olha que li os livros de Freud sobre o tema e tenho uma porção de dúvidas
A deserotização na era da subjetividade maquinica é o que tá tendo.. também.
A FLEW OVER CUCKOO'S NEST DUNKER
COMENTE A CERCA DOS MOTIVOS INTERNOS DO PERSONAGEM DO JACK NICOLSON NÃO TER FUGIDO QUANDO PÔDE E A QUESTÃO DA AGRESSIVIDADE PASSIVA INSUPORTÁVEL PARA ELE DA ENFERMEIRA CHEFE
Na minha 8nfancia meu pai fazia carinho mo meu pipi mas bem por isso me tornei gay esse carinho fazia com que meu amor por ele aumentasse sempre respeitei meu pai e soube diferenciar tudo isso