Fui diagnosticado com transtorno da personalidade paranoide recentemente, eu não acreditava que uma correnção poderia transformar tanto a minha perspectiva, não acreditava que uma pessoa poderia mudar, hoje, com o tratamento, te vejo de outra forma, antes ao meu ver todos eram maldosos, estavam me enganando, agora não, sinto-me recebendo você no meu coração
Professor, sou inscrito há anos no seu canal, tenho aprendido muito e me surpreendido com tantos elementos nas águas que o acheronta nos leva. O senhor é incrível. Tenho interesses pela psicanálise como formação e certamente enveredarei para área logo que concluir meu primeiro curso. Sou amigo de Ernani Chaves, do Pará, psicanalista e especialista em Freud e Foucault, a quem também tenho aprendido. Sem dúvida o sr. é referência a mim e a muitos. Obrigado pelo canal!
Boa noite, Christian! Proponho um programa desses sobre o engenhoso fidalgo Dom Quixote de la Mancha, por outro nome conhecido como o Cavaleiro da Triste Figura. O que a psicanálise tem a dizer sobre esse símbolo eterno da literatura, o empreendimento de endireitar os tortos do mundo e a sua amada, etérea Dulcineia?
Se vc reparar que em sua saga para endireitar os tortos do mundo rle machuca muito mais pessoas do que "ajuda" (seu unico compromisso é com a sensação de "dever cumprido" ignorando todos que machuca a sua volta. Seja dor emocional ou fisica).
Olá Professor, poderia comentar sobre as implicações psicológicas e éticas que essa nova ideia de "metaverso" traz juntamente com o avanço desenfreado da tecnologia atual. Indicaria alguma leitura relacionada a inteligencias artificiais e a psicanálise? Muito obrigado, um abraço do oeste do PR.
Paranóia, ela existe! Meu diagnóstico é de paranoia mas eu acredito que depois de muito tempo consegui vencer esse estado mental paranoico. Eu sei que consegui parar com minhas alucinações com medicação mas as alucinações não pararam com psicoterapia. Eu andei pensando em escrever um livro sobre meu problema mental que considero curado mas com medicação no entanto ainda ando desanimada.
Caro Dunker, parabéns pela competente produção do Canal, pela preparada equipe de apoio e, claro, pela leveza e pela consistente imprevisível forma com que nos transmite teu vasto e sempre dinâmico conhecimento sobre as questões psicanaliticas, que tanto nos interessam. Quanto ao assunto "Paranoia" e/ou Formações Paranoides", uma provocação: Num mundo onde tudo derivou para o controle do cidadão pelo estado e seu respectivo/dioturno vigiamento em nome de uma suposta "segurança" patrimonial e dos costumes sociais, parece cada vez mais delicado falarmos em paranoia, não nos parece? Receba o meu abraço.
Da mitologia grega que traz a figura do barqueiro das almas, indo a Freud e sua citação acheronta movebo em um de seus livros mais célebres e finalizando com A Terceira margem do rio, do Guimarães Rosa. Quantas referências! Amo esse canal!
Insisto num desejo em cena sobre a série coreana Profecia do Inferno, tema por demais adequado em tempos de Ministros do supremo terrivelmente evangélicos. Proponho, ainda um paralelo com o clássico brasileiro de Glauber Rocha, Deus e o diabo na terra do sol. Abraços
Parabéns pelo canal, por compartilhar saberes da Psicanálise em espaço publico. Certamente a Psicanálise depois de vc Prof. Dunker, em especial a Psicanalise Lacaniana tem um outro lugar no Brasil, mais acessível...
Não me surpreende Schreber ser tão relevante, vejo no que ele diz a descrição mais realista e de fácil compreensão acerca de que é possivel indivíduo neurotipico ter delírios absurdos como o dele é posteriormente após superar o período de psicose ainda possuir uma cognição altamente racional e funcional.
Parabéns professor e equipe pelo sucesso!!🤩🤩 Sou fã e pra mim seus vídeos são um presente!!! Gratidão por compartilhar seus pensamentos, e vamos buscar o que está oculto!!! Abçs
Professor, sou um grande fã de seu trabalho e motivado a estudar psicanálise graças a você seu carisma. Quando lançar um novo livro, por favor venha à livraria Cultura para uma noite de autógrafos!!! Abraços, Henrique.
Eu não tenho palavras pra dizer o quanto esse canal me ajuda. Conheci alguns psicanalistas em meu percurso, alguns até tinham um certo prazer em deter e não passar o saber. Christian realmente tem uma generosidade genuína ao compartilhar o que sabe, é sensível, crítico, ponderado e hoje sem dúvida, poderoso! Obrigada a todos do canal que fazem isso acontecer, sempre recorro a vocês quando preciso.
Parabéns Dr., melhor que isso só mas disso, ou pessoalmente. Continue o trabalho, espero ainda encontra-lo pessoalmente em algum evento, tipo Café Filosófico ou congresso de psicanálise ... Grande abraço.
Eu vim assistir pra fechar o dia e quando falou que era em comemoração eu já fiquei achando que era em razão do meu aniversário! Hahaha Brincando... ou seria uma espécie de paranoia - ou ideia paranoide ? - às avessas (já que a ideação de "perseguição" é positiva) de uma aniversariante! 😊😊 Uma outra pessoa escreveu aqui que o canal ou cada vídeo é um presente... Concordo, entrei hoje no "YouTchube" para assistir a algo do canal exatamente como uma espécie de presente pra mim hoje! 😊 Grata, CD e equipe. Este é o meu canal preferido no UA-cam!
Ola Dunker, nunca fui a um psicanalista, mas ouço muito o discurso, que se dá muitas vezes de maneira perjorativa, de que psicanalistas nao falam ou falam muito pouco durante as sessões. Gostaria de entender um pouco mais sobre o assunto, voce poderia fazer um video falando sobre?
Caro Christian, ultimamente venho fazendo diversas práticas de meditação budistas e hinduístas, ambas em sua variação indiana(e mais detalhe que isso sou muito leigo para te dar), e fico curioso o que você como psicanalista acha. Quero então te fazer duas perguntas: 1)Essa tradição filosófica e espiritual tem um foco maior em prática física e sensações, enquanto a tradição oste-europeia tem um foco maior na linguagem em si. Em sua opinião, isto é uma fraqueza ou uma força da tradição europeia? 2)O que leva a uma vida melhor, o redirecionamento do desejo ou sua neutralização?
Tá prometido, então, hein? "A Terceira Margem do Rio" 😁 Tenho uma amiga que é paranóica por esse conto kkkk e por tantos outros do Rosa. Quem nunca? Aliás, depois da série dos seminários de Lacan, quem sabe pode estrear uma série de contos do Rosa? Um bate-papo entre você e a Tânia Rivera (que escreveu "Guimarães Rosa e a Psicanálise" e "O Avesso do Imaginário") seria um maravilhoso começo para essa série 😊 Que tal?
professor, poderia abordar o certo "esquecimento" após as sessões de análise? como se muito do que fizesse sentido durante a fala e a escuta em sessão não ocupasse o pensamento na vida cotidiana.
Christian, você já fez uma análise de Ted Kaczynski, o Unabomber? Assistindo o documentário na Netflix, lembrei deste Falando Nisso sobre paranóia. Também lembrei muito do GE sobre a crise da subjetividade neoliberal; o estado de reclusão de Kaczynski que inicia durante a graduação, muito parecido com o meu, inclusive, e todas as fases as quais ele passou depois, o total isolamento, a raiva, a angústia... além da crítica sobre o sistema mundo em geral. Me pareceu tudo muito bem encaixado. Um abraço!
Professor amooo seus vídeos. Pode fazer um vídeo falando sobre a distância entre aquilo que dizemos e nossas ações? Quando nossas atitudes estão de acordo com nossas crenças, convicções e essência nos traz paz, e quanto isso pode significar um exercício ... A análise traz a possibilidade dessa consonância!? Beijos
Eu adoro o canal e aprendo muito com o professor Dunker! Parabéns pelo trabalho do professor e da equipe que vem sendo realizado ao longo dos anos. Caso seja possível, gostaria que o prof. Dunker pudesse falar sobre avaliação como resultado do trabalho escolar e acadêmico à luz da psicanálise. Ao término do meu mestrado concluí, por meio das fontes pesquisadas, que os professores davam as notas para os alunos de acordo com a visão que tinham sobre os alunos e não propriamente de acordo com o resultado registrado nas provas. Pelo que parece, esse é um modelo que continua presente nas escolas e nas universidades, e, desse modo, gostaria de ouvir a opinião do professor sobre o tema.
Olá, antes de mais nada, obrigada pelas conversas boas que jogam tantas fagulhas de luz e sorrisos. Gostaria de uma conversa sua sobre Jung e nossa Nise. Abraços e obrigada!!
Professor, muito obrigado por compartilhar tanto conhecimento, adoro o seu canal ele me apresentou aquilo que virou um dos meus maiores fascínios, a psicanálise, o senhor poderia falar da psiquiatria, ela pode ser benéfica para a formação psicanalítica ou são excludentes como práticas? O senhor pode falar um pouco da relação da psicanálise com a psiquiatria? Seus diálogos, desencontros, dilemas. Muito obrigado professor!
Professor, é possível regionalizar a Psicanálise? Existe uma Psicanálise brasileira? Há fronteiras regionais, culturais, linguísticas que desenham uma Psicanálise?
Não quero responder por ele, mas creio que já ouvi o Dunker ou outro psicanalista no youtube se referindo à psicanálise na Argentina como "psicanálise Argentina". Falando como leigo, creio eu que as fronteiras regionais, culturais, e linguísticas podem sim influenciar muito numa psicanálise. Por exemplo, na Inglaterra penso que por conta da influência da língua e cultura, os sintomas e a subjetivação do sujeito podem se dar de forma diferente que aqui no brasil. Mas isso é só minha opinião de leigo doido mesmo kkk
Gostaria de saber mais sobre os vídeos que vc fala sobre máscaras : há máscaras que as pessoas nos colocam? E que não fazemos ideia de como elas nos vêem assim ou : se ela não eh nós mesmos pq são máscaras mas eh como o outro nós vê. O que fazer com isso? ( E sobre o que eh real sobre nós e o que não eh? Eh possível enxergar isso? )
Quais seriam os motivos pelos quais a pessoa não consegue conviver com uma ideia e a foraclui? O que torna a ideia insuportável? Talvez seja um cacoete antropológico de formação da minha parte, mas fico me perguntando se o sentimento de insuportabilidade que leva à foraclusão teria a ver com algum tipo de impossibilidade (da pessoa ou de seu entorno cultural) de produzir sentido (fazer sentido) capaz de tornar a ideia compreensível ou interpretável do ponto de vista de uma compreensão que seja compartilhável com o outro. Isso pq fico pensando na colocação do Wittgenstein sobre a impossibilidade de uma linguagem privada, situada "fora" do tecido de sentidos composto pelos jogos de linguagem.
Dunker, ótimo video! Você poderia falar a respeito do Althusser? Qual a relação do analista com a ideia de interpelação do sujeito? A clínica psicanalítica faz parte ou corresponde a algum aparelho ideológico de Estado? Logo de cara eu pensaria que não, mas queria saber das suas considerações a respeito
Fui diagnosticado com transtorno da personalidade paranoide recentemente, eu não acreditava que uma correnção poderia transformar tanto a minha perspectiva, não acreditava que uma pessoa poderia mudar, hoje, com o tratamento, te vejo de outra forma, antes ao meu ver todos eram maldosos, estavam me enganando, agora não, sinto-me recebendo você no meu coração
Professor, sou inscrito há anos no seu canal, tenho aprendido muito e me surpreendido com tantos elementos nas águas que o acheronta nos leva. O senhor é incrível. Tenho interesses pela psicanálise como formação e certamente enveredarei para área logo que concluir meu primeiro curso. Sou amigo de Ernani Chaves, do Pará, psicanalista e especialista em Freud e Foucault, a quem também tenho aprendido. Sem dúvida o sr. é referência a mim e a muitos. Obrigado pelo canal!
Eu AMO o Lacan ali atrás. Dunker, vc podia falar um pouco das posiçoes esquizo paranoide e depressiva da Klein.
Boa noite, Christian!
Proponho um programa desses sobre o engenhoso fidalgo Dom Quixote de la Mancha, por outro nome conhecido como o Cavaleiro da Triste Figura. O que a psicanálise tem a dizer sobre esse símbolo eterno da literatura, o empreendimento de endireitar os tortos do mundo e a sua amada, etérea Dulcineia?
Se vc reparar que em sua saga para endireitar os tortos do mundo rle machuca muito mais pessoas do que "ajuda" (seu unico compromisso é com a sensação de "dever cumprido" ignorando todos que machuca a sua volta. Seja dor emocional ou fisica).
Ótimo proposta.. eu tb queria ver sobre o personagem Don Quixote...
Não sou da Psicologia, mas adoro o canal porque gosto de conversas inteligentes! Obrigada, Christian!
Olá Professor, poderia comentar sobre as implicações psicológicas e éticas que essa nova ideia de "metaverso" traz juntamente com o avanço desenfreado da tecnologia atual. Indicaria alguma leitura relacionada a inteligencias artificiais e a psicanálise?
Muito obrigado, um abraço do oeste do PR.
Paranóia, ela existe! Meu diagnóstico é de paranoia mas eu acredito que depois de muito tempo consegui vencer esse estado mental paranoico. Eu sei que consegui parar com minhas alucinações com medicação mas as alucinações não pararam com psicoterapia. Eu andei pensando em escrever um livro sobre meu problema mental que considero curado mas com medicação no entanto ainda ando desanimada.
Solta o verbo kkkkk
#ChristianDunker faz um video falando sobre a positividade tóxica e o neoliberalismo. #Falandonlsso
Caro Dunker, parabéns pela competente produção do Canal, pela preparada equipe de apoio e, claro, pela leveza e pela consistente imprevisível forma com que nos transmite teu vasto e sempre dinâmico conhecimento sobre as questões psicanaliticas, que tanto nos interessam. Quanto ao assunto "Paranoia" e/ou Formações Paranoides", uma provocação: Num mundo onde tudo derivou para o controle do cidadão pelo estado e seu respectivo/dioturno vigiamento em nome de uma suposta "segurança" patrimonial e dos costumes sociais, parece cada vez mais delicado falarmos em paranoia, não nos parece?
Receba o meu abraço.
Da mitologia grega que traz a figura do barqueiro das almas, indo a Freud e sua citação acheronta movebo em um de seus livros mais célebres e finalizando com A Terceira margem do rio, do Guimarães Rosa. Quantas referências! Amo esse canal!
Insisto num desejo em cena sobre a série coreana Profecia do Inferno, tema por demais adequado em tempos de Ministros do supremo terrivelmente evangélicos. Proponho, ainda um paralelo com o clássico brasileiro de Glauber Rocha, Deus e o diabo na terra do sol. Abraços
Parabéns pelo canal, por compartilhar saberes da Psicanálise em espaço publico. Certamente a Psicanálise depois de vc Prof. Dunker, em especial a Psicanalise Lacaniana tem um outro lugar no Brasil, mais acessível...
Não me surpreende Schreber ser tão relevante, vejo no que ele diz a descrição mais realista e de fácil compreensão acerca de que é possivel indivíduo neurotipico ter delírios absurdos como o dele é posteriormente após superar o período de psicose ainda possuir uma cognição altamente racional e funcional.
Essa musiquinha da trilha me deixe um pouco paranóico...hehe
Que eu era narcisista já tinha certeza, mas paranóico ainda tinha minhas dúvidas.
Parabéns professor e equipe pelo sucesso!!🤩🤩 Sou fã e pra mim seus vídeos são um presente!!! Gratidão por compartilhar seus pensamentos, e vamos buscar o que está oculto!!! Abçs
Professor, sou um grande fã de seu trabalho e motivado a estudar psicanálise graças a você seu carisma. Quando lançar um novo livro, por favor venha à livraria Cultura para uma noite de autógrafos!!!
Abraços,
Henrique.
Dizer o que ?!? Brigaduuuu Prof querido!!!
Eu não tenho palavras pra dizer o quanto esse canal me ajuda. Conheci alguns psicanalistas em meu percurso, alguns até tinham um certo prazer em deter e não passar o saber. Christian realmente tem uma generosidade genuína ao compartilhar o que sabe, é sensível, crítico, ponderado e hoje sem dúvida, poderoso!
Obrigada a todos do canal que fazem isso acontecer, sempre recorro a vocês quando preciso.
Parabéns Dr., melhor que isso só mas disso, ou pessoalmente. Continue o trabalho, espero ainda encontra-lo pessoalmente em algum evento, tipo Café Filosófico ou congresso de psicanálise ... Grande abraço.
nossa, a quem eu agradeço por esse vídeo?❤🎉😂
Eu vim assistir pra fechar o dia e quando falou que era em comemoração eu já fiquei achando que era em razão do meu aniversário! Hahaha Brincando... ou seria uma espécie de paranoia - ou ideia paranoide ? - às avessas (já que a ideação de "perseguição" é positiva) de uma aniversariante! 😊😊 Uma outra pessoa escreveu aqui que o canal ou cada vídeo é um presente... Concordo, entrei hoje no "YouTchube" para assistir a algo do canal exatamente como uma espécie de presente pra mim hoje! 😊 Grata, CD e equipe. Este é o meu canal preferido no UA-cam!
Muito obrigada ao canal, está contribuindo demais com o meu aprendizado.
Amo o canal
Querido Dunker, adoraria ver um Falando Nisso com as suas impressões sobre o livro "Afropessimismo" de Frank B. Wilderson. Adoro os vídeos do canal!
Ola Dunker, nunca fui a um psicanalista, mas ouço muito o discurso, que se dá muitas vezes de maneira perjorativa, de que psicanalistas nao falam ou falam muito pouco durante as sessões. Gostaria de entender um pouco mais sobre o assunto, voce poderia fazer um video falando sobre?
Caro Christian, ultimamente venho fazendo diversas práticas de meditação budistas e hinduístas, ambas em sua variação indiana(e mais detalhe que isso sou muito leigo para te dar), e fico curioso o que você como psicanalista acha. Quero então te fazer duas perguntas:
1)Essa tradição filosófica e espiritual tem um foco maior em prática física e sensações, enquanto a tradição oste-europeia tem um foco maior na linguagem em si. Em sua opinião, isto é uma fraqueza ou uma força da tradição europeia?
2)O que leva a uma vida melhor, o redirecionamento do desejo ou sua neutralização?
Me inscrever neste canal tem sido muito bom. Vale a pena estar aqui…sempre aprendendo…
Tá prometido, então, hein? "A Terceira Margem do Rio" 😁 Tenho uma amiga que é paranóica por esse conto kkkk e por tantos outros do Rosa. Quem nunca? Aliás, depois da série dos seminários de Lacan, quem sabe pode estrear uma série de contos do Rosa? Um bate-papo entre você e a Tânia Rivera (que escreveu "Guimarães Rosa e a Psicanálise" e "O Avesso do Imaginário") seria um maravilhoso começo para essa série 😊 Que tal?
Amei
Professor Dunker, considerando a importância de se manter fiel ao próprio desejo, o que fazer quando o sujeito não quer aquilo que ele deseja?
Professor Dunker! Poderia falar sobre o filme Solidões, do Oswaldo Montenegro? Acho que traz algumas reflexões interessantes
Sempre aprendo contigo! Obrigada pelos vídeos! Vida longa ao Falando nIsso :-)
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 meu eterno professor !!
Professor Dunker, você é sempre brilhante !!¡!! 💚❤️❤️❤️
Adoooooooro esse canal. 😂😊🌹❤️
Obrigada professor 👋👋👋🍎
Eu aprendo e me divirto muito com os vídeos. Gratidão !!!
Prezado prof. Dr. Christian,
Nós que agradecemos ao senhor por compartilhar seus conhecimentos conosco! Parabéns pelo excelente canal!
Prof. Dunker, adoro suas reflexões. Aprendendo muito, sempre.
professor, poderia abordar o certo "esquecimento" após as sessões de análise? como se muito do que fizesse sentido durante a fala e a escuta em sessão não ocupasse o pensamento na vida cotidiana.
Professor, muito obrigada pela transmissão de tanto conhecimento. Grata a você e equipe 💕
Oi Christian!! Td bem com você? Você poderia falar sobre a relação de Lacan com o Budismo Zen?
Muito obrigada professor Dunker...
Christian, você já fez uma análise de Ted Kaczynski, o Unabomber? Assistindo o documentário na Netflix, lembrei deste Falando Nisso sobre paranóia. Também lembrei muito do GE sobre a crise da subjetividade neoliberal; o estado de reclusão de Kaczynski que inicia durante a graduação, muito parecido com o meu, inclusive, e todas as fases as quais ele passou depois, o total isolamento, a raiva, a angústia... além da crítica sobre o sistema mundo em geral. Me pareceu tudo muito bem encaixado. Um abraço!
Professor amooo seus vídeos. Pode fazer um vídeo falando sobre a distância entre aquilo que dizemos e nossas ações?
Quando nossas atitudes estão de acordo com nossas crenças, convicções e essência nos traz paz, e quanto isso pode significar um exercício ... A análise traz a possibilidade dessa consonância!? Beijos
Eu adoro o canal e aprendo muito com o professor Dunker! Parabéns pelo trabalho do professor e da equipe que vem sendo realizado ao longo dos anos. Caso seja possível, gostaria que o prof. Dunker pudesse falar sobre avaliação como resultado do trabalho escolar e acadêmico à luz da psicanálise. Ao término do meu mestrado concluí, por meio das fontes pesquisadas, que os professores davam as notas para os alunos de acordo com a visão que tinham sobre os alunos e não propriamente de acordo com o resultado registrado nas provas. Pelo que parece, esse é um modelo que continua presente nas escolas e nas universidades, e, desse modo, gostaria de ouvir a opinião do professor sobre o tema.
Puts, não sabia dessa do Dali. Ficou mais gênio pra mim do que já era.
Oi Dunker! Fala um dia sobre Fenomenologia e sua conexão - ou não - com a Psicanálise
Faz vídeo sobre devaneio excessivo por fvaoooor
Sempre fieis: ética, psicanálise, filosofia e cuidado! Salve Dunker!
Videos ótimos, Dunker. Parabéns
Excelente a sua forma de nos ajudar! Obrigada, Dunker✨🙌🏾
Vídeo começa em 6:40
O Dunker nos ajuda a fazer a travessia do Rio e pagamos ele com likes, se inscrevendo no canal e ativando as notificações... tudo certo! 🖤
Canal incrível!
Excelente!
Professor o senhor pode falar um pouco sobre a sua opinião do novo curso de graduação em psicanálise da uninter???
Demais! Ele deixa a gente, até, sem fôlego!!!😵💫
Eu aaamooo esses ããs e iiis, desde sempre. O Dunker é um querido, é um prazer assiti-lo e o jeito como ele fala é o que ele é, então é ótimo.
Que linda cor que estás usando, fica luminosa a sua pessoa de cor violeta!
Parabéns mestre , parabéns a todos que fazem esse grande centro de aprendizado
Comenta sobre o livro Sociedade do cansaço
Olá, antes de mais nada, obrigada pelas conversas boas que jogam tantas fagulhas de luz e sorrisos. Gostaria de uma conversa sua sobre Jung e nossa Nise. Abraços e obrigada!!
Professor, muito obrigado por compartilhar tanto conhecimento, adoro o seu canal ele me apresentou aquilo que virou um dos meus maiores fascínios, a psicanálise, o senhor poderia falar da psiquiatria, ela pode ser benéfica para a formação psicanalítica ou são excludentes como práticas? O senhor pode falar um pouco da relação da psicanálise com a psiquiatria? Seus diálogos, desencontros, dilemas. Muito obrigado professor!
Poxa. Aula excelente. Parabéns.
Parabéns pelo canal . Obrigada Christian por compartilhar de forma tão generosa seu conhecimento. Aprendo muito com vc !
Muito bom professor, muito obrigado pelas explicações pois ajuda muito a entender os nossos tempos!
Sou encantada com seu canal.Mais ainda com a sua simplicidade diante de tanto conhecimento que o senhor possui.
Bom demais!
Parabéns, Professor! Muito sucesso pra vcs!
Seu canal é ótimo. Abraços para todos q colaboram!
Sempre muito bom!
Obrigado Christian!
Sugestão: aumentar o volume do microfone, pois quando está em diálogo com outras pessoas o microfone delas fica mais alto
Christian, seus videos são ótimos do jeito que são, com os "ãããs" e tudo mais, obrigado equipe pelo trabalho sempre maravilhoso.
😍😍😍
Amei
Adoro seus aaans e iiins
Muito bom! Sou seu fã, Dunker🤩👏🏻❤❤❤❤❤
MESTRE!
adoro os "ãããhhh" "êêêhhh"
Grato escutar e aprender com "such a teacher", grande abraço Christian
Esse vídeo foi sensacional.
aita que resumo bom
muito bom!
São tantas questões que nos envolve que fico pensando: Eu sou eu mesmo?
Vídeo lindo!
Seu canal é incrível!
Agora entendi.❤❤❤❤❤
Professor, é possível regionalizar a Psicanálise? Existe uma Psicanálise brasileira? Há fronteiras regionais, culturais, linguísticas que desenham uma Psicanálise?
Não quero responder por ele, mas creio que já ouvi o Dunker ou outro psicanalista no youtube se referindo à psicanálise na Argentina como "psicanálise Argentina". Falando como leigo, creio eu que as fronteiras regionais, culturais, e linguísticas podem sim influenciar muito numa psicanálise. Por exemplo, na Inglaterra penso que por conta da influência da língua e cultura, os sintomas e a subjetivação do sujeito podem se dar de forma diferente que aqui no brasil. Mas isso é só minha opinião de leigo doido mesmo kkk
Bom tema.
Sensacional,um dos melhores vídeos até hoje.
Vocês são maravilhosos, muito obrigada pelos vídeos muito informativos e de alta qualidade.
Por favor, o que seria o estado constitutivo do eu?
Maravilhosoo!!🙏🧎♀️☀️
Brilhante exposição
Muito obrigada, ótimo!
botou o audio baixo pra dar gatilho nos paranoicos pensarem que só está acontecendo com eles
tenho certeza disso....🥷🏽
rs é mesmo rs
Kkkkkkkk
Hahaha tô mais tranquila agora
Gostei!😉
Kkkk
Queria muito ter conseguido ouvir...
Professor, seu canal é foda dms! Muito obrigado!
Gostaria de saber mais sobre os vídeos que vc fala sobre máscaras : há máscaras que as pessoas nos colocam? E que não fazemos ideia de como elas nos vêem assim ou : se ela não eh nós mesmos pq são máscaras mas eh como o outro nós vê. O que fazer com isso? ( E sobre o que eh real sobre nós e o que não eh? Eh possível enxergar isso? )
Quais seriam os motivos pelos quais a pessoa não consegue conviver com uma ideia e a foraclui? O que torna a ideia insuportável? Talvez seja um cacoete antropológico de formação da minha parte, mas fico me perguntando se o sentimento de insuportabilidade que leva à foraclusão teria a ver com algum tipo de impossibilidade (da pessoa ou de seu entorno cultural) de produzir sentido (fazer sentido) capaz de tornar a ideia compreensível ou interpretável do ponto de vista de uma compreensão que seja compartilhável com o outro. Isso pq fico pensando na colocação do Wittgenstein sobre a impossibilidade de uma linguagem privada, situada "fora" do tecido de sentidos composto pelos jogos de linguagem.
Dunker, ótimo video! Você poderia falar a respeito do Althusser? Qual a relação do analista com a ideia de interpelação do sujeito? A clínica psicanalítica faz parte ou corresponde a algum aparelho ideológico de Estado? Logo de cara eu pensaria que não, mas queria saber das suas considerações a respeito