Eu morei no Japão e vou dizer: dá medo até falar a palavra Yakuza naquele país. A gente sempre ouve histórias aqui e ali mas sempre sem provas, sem saber que é rumor ou não mas sem um pingo de vontade pra pagar pra ver. Que a Nintendo e várias outras produtoras japonesas tinham dedo lá, é bem provável. A táctica de expansão da Nintendo nos EUA foi pura coisa de máfia! Agora a história da S*** sequestrar a irmã do M****** eu sabia não kkkk.
talvez ele se esqueceu de traduzir a palavra shogun, mas em PT-BR é conhecida como coronel... se não me falha a memória teve uma época no Brasil que esse termo era muito conhecido no nordeste :p
OQ MAIS ME IMPRESSIONA E COMO ESSE HOMEN E UMA ENCICLOPÉDIA DE TEMAS DE ABSURDA ALEATORIEDADE E VARIEDADE,ATUALMENTE UMA DAS MAIORES PÉROLAS DO UA-cam NACIONAL
Yeah, e esse nem foi confusão minha na hora da gravação. Eu tinha TANTA certeza que Yakuzua era da Capcom que eu nem conferi quando estava escrevendo o roteiro. Falha minha, perdão pelo vacilo.
38:37 nos meus tempos de adolescência quando eu era um "rato de fliperama", teve uma situação em que o fliperama mais famoso do bairro onde eu morava ficou fechado por alguns dias. Logo depois fiquei sabendo que tinham roubado TODAS as máquinas (o que dava mais de 20 unidades), aí eu perguntei pra uma pessoa que frequentava o mesmo fliperama, como haviam roubado todas aquelas máquinas, e a pessoa disse exatamente isso aí, que foram levadas as placas, e não os gabinetes. Isso aconteceu + ou - no começo dos anos 2000.
O Budismo já existia no Japão nesse período. O budismo teve destaque (surgimento de novas doutrinas) em três períodos: Nara (até o ano de 784 d.C.), Heian (794-1185) e pós-Heian (1185 em diante). Francisco Xavier teve contato com monges budistas, não xintoístas. Xintoísmo é a religião oriunda do Japão, mas o Budismo (vindo da China) está presente no Japão há mais de 1200 anos.
Elba, um dos melhores contadores de histórias que eu conheço, n esperava nem um pouco o lance da igreja católica, mas é muito interessante, continue com esses vídeos mais desligados do MTG
Aos 24:15 o Elba cita um ditado de sua avozinha: "...uma mão lava a outra", mas nesse contexto aí, tá mais pra "Diga-me com quem andas que te direi quem és."
Parabéns pelo vídeo e, principalmente, pela reflexão realista e sensata a respeito dos meios corporativos, em especial, da romantizada indústria dos games eletrônicos.
tá mais pra Elba: Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. Eu: carai
Eu sei vir aqui e criticar seu trabalho quando não concordo com algo que se expressou, mas como na minha vida real assim como tenho energia de reclamar eu tbm tenho a mesma energia em elogiar e são videos como esse que te considero uma pessoa digna de atenção, um excelente video esse! Mas como tudo que tem conteúdo de verdade acaba sendo pouco popular, eu não acredito muito que seu trabalho se torne extremamente popular em numeros mas acredito de verdade que você terá um reconhecimento significativo que irá valorizar seu trabalho dentro de um nicho e tornará seu cpm muito valorizado entre outros portas que irão se abrir pra você por conta disso. Eu desejo de verdade que tenha sucesso Elba! Parabéns.
Elba adoraria ver um video seu falando a respeito da obra do Lovecraft.. você fez um vídeo maravilhoso a respeito do Poe, Lovecraft tbm era um fã dele.. enfim, obrigado por sempre fazer um trabalho fenomenal nos seus vídeos...
Que introdução fantástica, meus parabéns. Tu é um dos poucos canais que ainda preza pela qualidade, mesmo que eu discorde de algumas coisas que tu diz.
Muito interessante essa história. Dainichi é literalmente Grande (dai) Um (nichi), acho que teria a conotação de Chosen One, Escolhido, etc... E é muito bizarro saber que uma missão cristã, indiretamente, criou a maior organização criminosa do mundo. Correção: Um seria "ichi". Nichi é sol.
4 роки тому+11
Só essa? Se for ver, boa parte das merdas do mundo está ligado a missões religiosas, cruzadas e coisas assim. Pq como eles tinham poder quase infinito, tinha gente pra fazer merda por todos os lugares. Hahahaha
@ Eu sei, mas não esperaria envolvimento com o crime do Japão. A gente espera a Igreja originando merdas no Ocidente, Europa principalmente. No Oriente, talvez na Rússia e proximidades ou Oriente Médio.
4 роки тому+7
@@rafael_lam em São Luís, as rotas de tráfico de escravos eram controladas pela igreja. Túneis ligavam a murada que cercava a ilha até conventos e igrejas, de lá os escravos eram levados para o interior.
Eu não diria que a igreja católica foi responsável direta ou indireta pela criação da Yakuza, mas sim que a presença da sua missão de catecismo foi responsável por introduzir o maior do seu "ganha pão", que são as cartas, porque como é dito no vídeo, a sociedade japonesa já excluía e ainda exclui essas pessoas por superstições e crenças do próprio povo japonês. Então justamente por serem excluídos da sociedade, eles arranjariam outro tipo de atividade para prover o próprio sustento, e se fosse uma atividade licita na época, ela provavelmente se tornaria ilícita por decisão do governo da época. Vemos exemplos desse tipo de ação por parte dos governos no caso da criminalização da maconha, porque era amplamente usadas pelos mexicanos que habitavam os Estados Unidos, e aqui no Brasil onde negros e pobres são tratados como criminosos.
@@rafaelsmXD muito boa colocação, como na maioria das vezes a culpa parece ser do governo em seu impeto de querer saber o que é certo e o que deve ser proibido.
Complicado essas empresas de quatro letras hahaha baita vídeo Elba, único canal que hoje em dia eu assisto vídeos com o tempo que esse tem sem nem ficar cansativo, parabéns!
Elba, parabéns pelo conteúdo ficou muito bom !! Mas o Jogo Yakuza não é da Sega? É o logo dela, que por coincidência tem 4 letras, que esta nas caixas dos jogos.
Pode não ser intencional, mas sempre que o UA-camr comete alguma gafe (falar Brasil ao invés de Japão, p ex) ele acaba gerando bastante engajamento nós comentários. É uma boa estratégia inclusive =)
Eu não sabia essa historia, esta muito bem contado. Excelente trabalho Elba. Quanto mais vejo o Documentário, mais penso. Será que a toda a politica proteccionista da Nintendo para com os seus jogos e direitos de autor, será que isso não é um modo da Nintendo se proteger e evitar que a Yakuza deite a mão aos seus produtos? Todas essas atitudes ainda podem ser um reflexo de tudo o que se passou até recentemente. Abraços de portugal.
sendo sincero, acredito q as politicas protecionistas da Nintendo, em partes, tenham relação com a cultura japonesa pq o Japão, em geral, é fechado pro resto do mundo. Afinal, n é atoa q parte dos jogos q lançam no Japão nunca vem a luz no ocidente
@@garudadrakon4728 Quanto a primeira parte não consigo argumentar. Porque também faz sentido. Quanto a segunda, grande parte disso foi porque as editoras do ocidente sempre achavam que o publico não iria gostar de produtos japoneses. Mangá e anime são a prova de produtos que todos achariam que ninguém queria e podemos ver como estavam errados. Crunchy Roll é um teste a isso, estava a venda e ninguém queria pegar porque achavam que não valia o que pediam. Agora com a compra pela netflix vamos ver o que diz o ocidente a cultura japonesa. (Se pegar vamos começar a ver mais e mais coisas)
Depois que vi um vídeo no Nerdologia sobre o assunto, fiquei muito curioso, e estava procurando alguém comentando mais sobre esse tema. E quem diria! Um dos meus canais preferidos acabou fazendo um completão! Vlw Elba, adoro seu canal.
Po, conheci seus videos hoje e parabéns. E, fui ver o livro e cliquei no "comprar com um clique", pois é. De qualquer modo eu me interessei o bastante e iria pegar ele, afinal, fofoca gamer todo mundo gosta hahahah! Novamente, parabéns pelo canal!
Elba, seria muito trampo você disponibilizar o áudio dos vídeos como podcast? Eu adoro o seu conteúdo, mas eu nunca consigo parar na frente do YT para ver.
@KonicavaBR sei, mas você pelo visto não, releia meu comentário umas três vezes e perceba como o seu argumento é falacioso. Se não perceber vamos ter mais uma estatista comprovada.
cada empresa tem sua máfia as empresas japonesas escondem os podres japoneses enquanto as empresas norte-americanas escondem os podres norte-americanos
ja tem as princesas,a bowsette,a versão feminina do boo a qual eu vou fazer de boosetta,aquela mulher estrela e afins so acho que não teriam tantos cogumelos
Não esqueça das bebidas e barris com corpos dentro : referencia a um caso que Petrosino, imigrante italiano que foi responsável pelo broto do primeiro esquadrão anti-bombas dos EUA, a máfia da Siciliana que tinha envolvimento na época da lei seca
27:20 isso lembra vagamente pinball e tbm lembra que máquina de pinball era ilegal em NY até 1975 ou 1976 por causa do mesmo pensamento (que tbm fazia fliperama fora de shopping aqui poder ser fechado pelo Juizado de Menores se permitisse a entrada de crianças até os anos 90 - n sei se a lei caiu ou se os botecos com Street Fighter de rodoviária tavam cagando pra ela)
Esse é video é verdadeiramente interessante! Mas podia botar uma tumbnail melhor, assim chamaria atenção de mais pessoas para esse vídeo. Eu vir esse vídeo nos meus recomendados faz muito tempo, eu mesmo não conhecia o canal, mas por causa da tumbnail achei que seria um vídeo ruim... Fico feliz que eu estava errado.
Cara . Morei 16 anos no Japão . Conheci a Yakusa de perto e sabia apenas dessa história que a Nintendo entregou os Super Famicon de madrugada com medo de sequestro da yakusa . Agora essa história completa da yakusa e dos baralhos e dos games nunca tinha ouvido falar . Adorei o vídeo! Assisti comendo pipoca mesmo sendo longo e fiquei triste que acabou. Parabéns pelo trabalho e em ser tão rico em detalhes .Só não sei se essas dos números 8,9 e 3 formar o nome yakusa está correto porque 8 em japones é hati ( se pronúncia ratti) 9 é kyu e 3 é Sam .a não ser que naquela época era diferente e aí eu não sei.
Você há de convir que a diferença de "kyu san" pra "ku za" ao longo de seis séculos pode ser mais de grafia que de diferença real, né? Agora o 8 eu não sei mesmo!
@@FazendoNerdice como eu disse pode ter mudado a pronúncia . Antes de eu ir pro Japão a avó da minha esposa dizia que joronoko significava filho da puta em japones . Quando cheguei lá os japoneses nem sabiam o que era isso . Era uma expressão tão velha que nem os japoneses conheciam kkkkkk
Eu morei no Japão e vou dizer: dá medo até falar a palavra Yakuza naquele país. A gente sempre ouve histórias aqui e ali mas sempre sem provas, sem saber que é rumor ou não mas sem um pingo de vontade pra pagar pra ver. Que a Nintendo e várias outras produtoras japonesas tinham dedo lá, é bem provável. A táctica de expansão da Nintendo nos EUA foi pura coisa de máfia! Agora a história da S*** sequestrar a irmã do M****** eu sabia não kkkk.
Fala velbera pensa em voltar pro Japão? Esse braisl vei de guerra tá osso heim?
OIIIIIIII mds wtf ksksksksksksksk
É, ficou bem óbvio que a "empresa que começa com S" é a Sega porra, dificilmente alguém não percebeu
@@LeonardoRochaF poderia ser sony tbm. Porem, eu não sei se a sony produzia arkades.
@@LeonardoRochaF todas as grandes empresas japonesas tem ligação com a Yakuza.
Nesse vídeo eu aprendi a relação entre:
- Catolicismo
- Yakuza
- Super Mário
Tudo aver
@Italo Maia Aquele que com a Yakuza joga um carteado
Faz sentido o Mario ser italiano
As vezes me pergunto se todos os vídeos feitos até hj pelo Elba não são na verdade uma grande introdução para um futuro vídeo definitivo ....
Tipo Tarantino's mind heueheueueueheue Elba's mind
Elba Ultimato
kkk top concordo
🤯🤯🤯🤯
20 minutos de introdução, acho que temos um recorde aqui amigos.
@@gamediverbr qual vídeo?
@@felipelopesnunes4322 acho que foi o eulogio pra blizzard
O vídeo do Secret Lair TWD
@@BiakaGamez esse aí foram 17 minutos
Mas krai que introducao top!!
7:20 o Elba fala Brasil sem querer ao invés de Japão... Ia ser foda ter um Shogun BR xkkdkdkd
Eu nem percebi. Foda sua atenção.
você não conhece o pedro alvares shogun não ?
talvez ele se esqueceu de traduzir a palavra shogun, mas em PT-BR é conhecida como coronel... se não me falha a memória teve uma época no Brasil que esse termo era muito conhecido no nordeste :p
Eu percebi. Morri de rir. Huahahahahahahahaha
@@redninja8 kdkdkdkdkdkk essa foi de fuder neguin
Título: Como a Yakuza moldou a indústria dos video games.
Elba: Então, galera, no século 16...
OQ MAIS ME IMPRESSIONA E COMO ESSE HOMEN E UMA ENCICLOPÉDIA DE TEMAS DE ABSURDA ALEATORIEDADE E VARIEDADE,ATUALMENTE UMA DAS MAIORES PÉROLAS DO UA-cam NACIONAL
Vc falou de forma confusa. É crítica ou elogio?
O nome disso é estudo.
que video maneiro cara, nossa :O
Video muito bom. Esse foi uma aula perfeita sobre videogames no Japão. Só uma correção de informação: a serie de jogo Yakuza ela é da Sega.
Yeah, e esse nem foi confusão minha na hora da gravação. Eu tinha TANTA certeza que Yakuzua era da Capcom que eu nem conferi quando estava escrevendo o roteiro.
Falha minha, perdão pelo vacilo.
Eis o plano de dominação mundial da Yakuza 🙂👌
@@FazendoNerdice de repente numa realidade paralela é da Capcom e tu teve acesso a isso por um bug mental tipo efeito Mandela :v
@@FazendoNerdice eu também jurava que era da Capcom
@@FazendoNerdice Elba, se puder, fixa esse comentário no topo, ajudaria bastante em prevenir conflitos de informação
38:37 nos meus tempos de adolescência quando eu era um "rato de fliperama", teve uma situação em que o fliperama mais famoso do bairro onde eu morava ficou fechado por alguns dias. Logo depois fiquei sabendo que tinham roubado TODAS as máquinas (o que dava mais de 20 unidades), aí eu perguntei pra uma pessoa que frequentava o mesmo fliperama, como haviam roubado todas aquelas máquinas, e a pessoa disse exatamente isso aí, que foram levadas as placas, e não os gabinetes. Isso aconteceu + ou - no começo dos anos 2000.
5:02 só um detalhe, o Japão era Shintoista e não budista... Mas deu para captar a ideia
Falha minha, perdão pelo vacilo
O Budismo já existia no Japão nesse período. O budismo teve destaque (surgimento de novas doutrinas) em três períodos: Nara (até o ano de 784 d.C.), Heian (794-1185) e pós-Heian (1185 em diante). Francisco Xavier teve contato com monges budistas, não xintoístas.
Xintoísmo é a religião oriunda do Japão, mas o Budismo (vindo da China) está presente no Japão há mais de 1200 anos.
@@FazendoNerdice Você está certo Elba, Francisco Xavier teve contato com o Budismo, não o Xintoísmo. pt.wikipedia.org/wiki/Religião_no_Japão
Bom, então eu só errei em falar do Shogun no Brasil em 7 minutos e pouco e em dizer que Yakuza é da Capcom e não da Sega lá em trinta e tralalá!
Opa, aprendendo mais e mais aqui... Valeu pelas precisões e excelente vídeo!!!
Influência diretíssima da Yakuza, quem nunca ouviu Baka Mitai!?
Dame dame ne
Dame yo Dame da no yo
anta ga suki de suki sugite
Baka mitai é a Boate Azul japonesa!
Elba, um dos melhores contadores de histórias que eu conheço, n esperava nem um pouco o lance da igreja católica, mas é muito interessante, continue com esses vídeos mais desligados do MTG
esta historia do padre pregando budismo, explica muito os cliches dos padres serem bizarros em obras japonesas..
yorokonbe shounen
Que vídeo bom, mano... obrigado.
opa clayton, te acompanho também
Aos 24:15 o Elba cita um ditado de sua avozinha: "...uma mão lava a outra", mas nesse contexto aí, tá mais pra "Diga-me com quem andas que te direi quem és."
Os roteiros dos videos são realmente muito bons, mas esse foi o mais excepcional que ja assisti
Que vídeo incrível Elba, eu simplesmente adoro essas historias que sabe deus de onde vc descobre e vem nos trazer.
Ouvir essa cara contando história é bom demais. Eu poderia ficar dias a fio só escutando ele
Parabéns pelo vídeo e, principalmente, pela reflexão realista e sensata a respeito dos meios corporativos, em especial, da romantizada indústria dos games eletrônicos.
cara teus vídeos são ótimos, nem percebo o tempo passar de tão cativante que tu e !!!
Elba : a
Eu: ISSO QUE É CONTEUDO DE QUALIDADE !
tá mais pra
Elba: Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.
Eu: carai
@Rayumi BTZ mas seria automeme se o Elba fizesse
20 min de intro lkkkkkk adorei o video, vc é inspirador*** demais!
Seus vídeos são muito bons. No youtube tem raros canais bons, o seu com certeza é um.
17:50 PQPPPPPPPPP eu amo esse canal!!!!
Eu sei vir aqui e criticar seu trabalho quando não concordo com algo que se expressou, mas como na minha vida real assim como tenho energia de reclamar eu tbm tenho a mesma energia em elogiar e são videos como esse que te considero uma pessoa digna de atenção, um excelente video esse! Mas como tudo que tem conteúdo de verdade acaba sendo pouco popular, eu não acredito muito que seu trabalho se torne extremamente popular em numeros mas acredito de verdade que você terá um reconhecimento significativo que irá valorizar seu trabalho dentro de um nicho e tornará seu cpm muito valorizado entre outros portas que irão se abrir pra você por conta disso.
Eu desejo de verdade que tenha sucesso Elba! Parabéns.
Cara me impressiono com a qualidade e capacidade que chega cada vídeo, parabéns baita trabalho.
cara que história foda, dessa vez tu se superou na intro!!
Elba adoraria ver um video seu falando a respeito da obra do Lovecraft.. você fez um vídeo maravilhoso a respeito do Poe, Lovecraft tbm era um fã dele.. enfim, obrigado por sempre fazer um trabalho fenomenal nos seus vídeos...
Que introdução fantástica, meus parabéns.
Tu é um dos poucos canais que ainda preza pela qualidade, mesmo que eu discorde de algumas coisas que tu diz.
seu olá é bem simpático irmao, amando o seu canal.
Cheguei agora, mas sei que o vídeo é bom. Ótimo vídeo, Elba!
Plot Twist: esse vídeo na verdade é uma introdução
Nem vi o tempo passar, ótimo trabalho parabéns !!!
Muito interessante essa história. Dainichi é literalmente Grande (dai) Um (nichi), acho que teria a conotação de Chosen One, Escolhido, etc...
E é muito bizarro saber que uma missão cristã, indiretamente, criou a maior organização criminosa do mundo.
Correção: Um seria "ichi". Nichi é sol.
Só essa? Se for ver, boa parte das merdas do mundo está ligado a missões religiosas, cruzadas e coisas assim. Pq como eles tinham poder quase infinito, tinha gente pra fazer merda por todos os lugares. Hahahaha
@ Eu sei, mas não esperaria envolvimento com o crime do Japão. A gente espera a Igreja originando merdas no Ocidente, Europa principalmente. No Oriente, talvez na Rússia e proximidades ou Oriente Médio.
@@rafael_lam em São Luís, as rotas de tráfico de escravos eram controladas pela igreja. Túneis ligavam a murada que cercava a ilha até conventos e igrejas, de lá os escravos eram levados para o interior.
Eu não diria que a igreja católica foi responsável direta ou indireta pela criação da Yakuza, mas sim que a presença da sua missão de catecismo foi responsável por introduzir o maior do seu "ganha pão", que são as cartas, porque como é dito no vídeo, a sociedade japonesa já excluía e ainda exclui essas pessoas por superstições e crenças do próprio povo japonês. Então justamente por serem excluídos da sociedade, eles arranjariam outro tipo de atividade para prover o próprio sustento, e se fosse uma atividade licita na época, ela provavelmente se tornaria ilícita por decisão do governo da época. Vemos exemplos desse tipo de ação por parte dos governos no caso da criminalização da maconha, porque era amplamente usadas pelos mexicanos que habitavam os Estados Unidos, e aqui no Brasil onde negros e pobres são tratados como criminosos.
@@rafaelsmXD muito boa colocação, como na maioria das vezes a culpa parece ser do governo em seu impeto de querer saber o que é certo e o que deve ser proibido.
Fico imaginando as grades marcas japonesas, todas em algum momento devem ter tido um pezinho na máfia.
você
acertou amigo
Parece políticos daqui e suas relações com traficantes e milícias.
Complicado essas empresas de quatro letras hahaha baita vídeo Elba, único canal que hoje em dia eu assisto vídeos com o tempo que esse tem sem nem ficar cansativo, parabéns!
Elba, parabéns pelo conteúdo ficou muito bom !!
Mas o Jogo Yakuza não é da Sega? É o logo dela, que por coincidência tem 4 letras, que esta nas caixas dos jogos.
Yep, vacilo meu.
Quando tava escrevendo o roteiro, eu tinha TANTA certeza que era da Capcom que eu nem conferi.
@@FazendoNerdice Faz todo sentido ser daquela produtora de 4 letras que ninguém pode dizer o nome rsrsrs
Faz todo o sentido ser da empresa de 4 letras assim como agora faz todo o sentido o vilão do Shenmue ser a organização rival chinesa
Deve ser só uma coincidência msm
Deve ser coincidência...
Cara, seu Script é incrível, é muito fácil de entender quando você explica
Pode não ser intencional, mas sempre que o UA-camr comete alguma gafe (falar Brasil ao invés de Japão, p ex) ele acaba gerando bastante engajamento nós comentários. É uma boa estratégia inclusive =)
Kkk..."o miserável é um gênio"
@KonicavaBR viu como a estratégia funciona? ;)
cara, se um gringo falar "I love Brazil" já consegue um puta engajamento
Brasil é tipo Minecraft, é certeza de like e views
Foi do caralho, Elba. Já conhecia muitas dessas histórias, inclusive à referente àquela Empresa Desprovida de Habilidades Visuais.
Eu não sabia essa historia, esta muito bem contado. Excelente trabalho Elba.
Quanto mais vejo o Documentário, mais penso. Será que a toda a politica proteccionista da Nintendo para com os seus jogos e direitos de autor, será que isso não é um modo da Nintendo se proteger e evitar que a Yakuza deite a mão aos seus produtos? Todas essas atitudes ainda podem ser um reflexo de tudo o que se passou até recentemente.
Abraços de portugal.
sendo sincero, acredito q as politicas protecionistas da Nintendo, em partes, tenham relação com a cultura japonesa
pq o Japão, em geral, é fechado pro resto do mundo. Afinal, n é atoa q parte dos jogos q lançam no Japão nunca vem a luz no ocidente
@@garudadrakon4728 Quanto a primeira parte não consigo argumentar. Porque também faz sentido.
Quanto a segunda, grande parte disso foi porque as editoras do ocidente sempre achavam que o publico não iria gostar de produtos japoneses. Mangá e anime são a prova de produtos que todos achariam que ninguém queria e podemos ver como estavam errados. Crunchy Roll é um teste a isso, estava a venda e ninguém queria pegar porque achavam que não valia o que pediam. Agora com a compra pela netflix vamos ver o que diz o ocidente a cultura japonesa. (Se pegar vamos começar a ver mais e mais coisas)
7:29 Como assim o Shogun é o governante do Brasil?
Pq nao?
Depois que vi um vídeo no Nerdologia sobre o assunto, fiquei muito curioso, e estava procurando alguém comentando mais sobre esse tema.
E quem diria! Um dos meus canais preferidos acabou fazendo um completão! Vlw Elba, adoro seu canal.
20 min de video:
Elba: Vamo começar?
Amo quando só a intro do do vídeo , contando uma história para colocar como piso para entrar no tema , é quase metade do vídeo
20:10 Obrigado por fazer meu dia mais feliz. Introdução maravilhosa! Agora sim, o Elba tá on!
Po, conheci seus videos hoje e parabéns. E, fui ver o livro e cliquei no "comprar com um clique", pois é. De qualquer modo eu me interessei o bastante e iria pegar ele, afinal, fofoca gamer todo mundo gosta hahahah! Novamente, parabéns pelo canal!
Que vídeo incrível, sua oratória e roteiro são impecáveis Elba
Conteúdo foda Alba adoro as longas introduções
Cara, que vídeo incrível! É muito muito fascinante ver como a história se desenrola e como as coisas se conectam.
Video sensacional. Deve ter dado um trabalho e tanto kkkk
gente como eu amo esse canal, esses video, como eu amo esse barbudinho totoso, vc deveria ser patrimonio universal bro ;-;
caralho, eu sabia q a nintendo fazia hanafuda antes, mas nao sabia dessa ligaçao com a yakuza.. isso eh mt loko jow
Maratonei as análises históricas. Ansioso para os próximos capítulos!!!!!!
Um dos seus melhores vídeos que já vi. Parabéns.
Excelente. Entretenimento com informação da mais alta qualidade. parabéns pelo conteúdo Elba.
Do sistema de castas não sabia que tinha na parte do Japão
Elba, seria muito trampo você disponibilizar o áudio dos vídeos como podcast? Eu adoro o seu conteúdo, mas eu nunca consigo parar na frente do YT para ver.
Mais um video incrivel. O fazendo nerdice ja é meu canal favorito do youtube.
Eu ri demais com "as pessoas gostavam muito desse calendário" UAWHUEHAUWEHAWHE
Fico sempre ansioso pra ver vídeos novos do Elba hahaha. Até os de Magic, que não jogo, assisto.
20:13
"Vamos começar?"
Eu amo o Elba e eu o protegerei com todas as minhas forças
Essa introdução me lembrou o filme Hobbit, só pra constar a introdução de o Hobbit pra mim é a melhor parte dos filme
.compro um lanche pra comer assistindo
.acabo no exato momento q ele acaba a introdução
mt bom sapofdkapsd
Cadê o seja membro Elba?
Canal top!!!
Nem vejo o tempo passar quando assisto os videos do canal!
Quanto mais cavamos na história das grandes corporações que hoje dominam o mundo, mais defuntos vêm a tona.
Vídeo fantástico!
Vc é uma luz de conhecimento nas trevas da minha ignorância.
Lhe desejo sucesso e agradeço por compartilhar!
Um grande abraço!
Caraca, já vi gente boa de contar histórias, mas nesse vídeo você levou isso a outro nível. Parabéns.
Quase fiquei SEGA por saber uma notícia dessas.
Gosto mt dos seus vídeos cara! Ótimo conteúdo!
7:25 "pra ficar mais fácil assim a expansão do catolicismo no Brasil"
Eu : OXE??????? KKKKKKKKKKKKKK
@KonicavaBR , juro que o código penal garante que vc é inocente ate que alguém prove o contrario, então refaça o seu argumento.
@KonicavaBR sei, mas você pelo visto não, releia meu comentário umas três vezes e perceba como o seu argumento é falacioso. Se não perceber vamos ter mais uma estatista comprovada.
@KonicavaBR "no Brasil, todo mundo é católico até que prove o contrário"
mas de onde kralhos tu tirou isso?
@@garudadrakon4728 também queria saber...
@KonicavaBR olhando por esse ponto, faz sentido
Poxa, depois deste video, a EA está me parecendo tão de boas agora.... rs
Né isso mano? Mas vai saber o que a EA faz por baixo dos panos...
@@Cicero_Rafael máfia irlandesa ou a russa? Italiana só mexe com lixo que me lembre
Muito díficil exister uma mega empresa sem alguma obscuridade. Apple com suas fabricas de mão de obra semi-escrava na asia ta aí.
cada empresa tem sua máfia
as empresas japonesas escondem os podres japoneses enquanto as empresas norte-americanas escondem os podres norte-americanos
@@libniteles fábricas semi-escravas quase toda grande empresa tem
já pensou um puteiro do mario?
Mario é italiano, tem máfia na Itália, a Nintendo já lidou com a máfia japonesa, é tipo um crossover eu acho rs
ja tem as princesas,a bowsette,a versão feminina do boo a qual eu vou fazer de boosetta,aquela mulher estrela e afins
so acho que não teriam tantos cogumelos
Teria vários armários pro txaca txaca
Não esqueça das bebidas e barris com corpos dentro : referencia a um caso que Petrosino, imigrante italiano que foi responsável pelo broto do primeiro esquadrão anti-bombas dos EUA, a máfia da Siciliana que tinha envolvimento na época da lei seca
27:20 isso lembra vagamente pinball e tbm lembra que máquina de pinball era ilegal em NY até 1975 ou 1976 por causa do mesmo pensamento (que tbm fazia fliperama fora de shopping aqui poder ser fechado pelo Juizado de Menores se permitisse a entrada de crianças até os anos 90 - n sei se a lei caiu ou se os botecos com Street Fighter de rodoviária tavam cagando pra ela)
adorei o video, mt bom
sempre que vejo você citando ace attorney eu fico com um gostinho de quero mais :(
Na hora que ele falou que 8, 9 e 3 formam a palavra Yakusa eu me arrepiei kkkkk muito bom
7:24 Xogunato no Brasil. faltei essa aula na escola
7:22 ausduhashus
mais um video de 20 minutos de introdução... kkkk eu adoro esse canal
Até os dias de hoje à yakuza tem uma força imensa na política japonesa.
Ela é basicamente um dos pilares da economia.
As introducoes recentemente tavam preocupantemente curtas... E por 20 minutos de intro que estou inscrito nesse canal.
Elba, te peço de coração, baixa o volume da intro, eu sempre boto o volume no alto e a intro me mata
lá em junho eu tinha pedido spoiler de um próximo vídeo, e vc tinha cotado desse. Finalmente saiu.
Maluco, que vídeo magnífico! Muito obrigado amigo 😃.
Elbinha.. melhor canal do mundo! Só crescimento truta!
Agora tenho outra visão sobre as posturas do Hiroshi Yamauchi... sensacional! uashauhsauhs
Jovem o jogo Yakusa é da empresa de 4 letras que não gosta da Nintendo , não da Capcom! Ótimo vídeo alias, ganhou um novo inscrito.
yeah, falha minha! Perdão pelo vacilo!
Trabalho excepcional elba, Parabéns
20 minutos pra introduzir o vídeo, só o canal "fazendo nerdice" pra eu amar isso.
20 minutos de puro CONTEXTO
Que vídeo foda, me ajudou muito no meu trabalho da escola
Esse é video é verdadeiramente interessante!
Mas podia botar uma tumbnail melhor, assim chamaria atenção de mais pessoas para esse vídeo. Eu vir esse vídeo nos meus recomendados faz muito tempo, eu mesmo não conhecia o canal, mas por causa da tumbnail achei que seria um vídeo ruim... Fico feliz que eu estava errado.
Muita qualidade pqp
Eu há 20 minutos assistindo ao video: huuummm, interessante!
Elba: Tá bom, agora a gente pode começar
20 min de introdução kksksk é pra isso que vejo esse canal
Cara . Morei 16 anos no Japão . Conheci a Yakusa de perto e sabia apenas dessa história que a Nintendo entregou os Super Famicon de madrugada com medo de sequestro da yakusa . Agora essa história completa da yakusa e dos baralhos e dos games nunca tinha ouvido falar . Adorei o vídeo! Assisti comendo pipoca mesmo sendo longo e fiquei triste que acabou. Parabéns pelo trabalho e em ser tão rico em detalhes .Só não sei se essas dos números 8,9 e 3 formar o nome yakusa está correto porque 8 em japones é hati ( se pronúncia ratti) 9 é kyu e 3 é Sam .a não ser que naquela época era diferente e aí eu não sei.
Você há de convir que a diferença de "kyu san" pra "ku za" ao longo de seis séculos pode ser mais de grafia que de diferença real, né?
Agora o 8 eu não sei mesmo!
@@FazendoNerdice como eu disse pode ter mudado a pronúncia . Antes de eu ir pro Japão a avó da minha esposa dizia que joronoko significava filho da puta em japones . Quando cheguei lá os japoneses nem sabiam o que era isso . Era uma expressão tão velha que nem os japoneses conheciam kkkkkk
@@adrianomerheremoreira1185 Oh, não quis dizer que tu tava errado, tava corroborando!
Adoro seu canal apesar de não jogar magic faz alguns vídeos sobre outros jogos de mesa ou de cartas e de escritores vlw
que canal maravilhoso meus amigos
Ótimo vídeo