O que é Fissão Nuclear?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 14 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 24

  • @Cienciaquimica
    @Cienciaquimica  7 місяців тому +6

    Pessoal, quero pedir desculpas se eu parecia estar cansado no vídeo. Esse era o terceiro vídeo que eu estava gravando na semana passada. E como vocês sabem, eu sou obrigado a gravar de madrugada, então, já era perto das 5:30 da manhã.

  • @davinovickiber5663
    @davinovickiber5663 5 місяців тому +1

    Excelente vídeo. Parabéns

    • @Cienciaquimica
      @Cienciaquimica  5 місяців тому +1

      Fico feliz que tenha gostado 😉⚛️⚗️☢️🧪

  • @Anselmo_Oliver031
    @Anselmo_Oliver031 7 місяців тому +5

    Uma vez vi um vídeo do Átila falando que a fissão de um núcleo de U-235 produz energia suficiente para fazer um grão de areia saltar um centímetro do chão, aí fiquei imaginando o quanto de energia conseguiríamos obter de 235 gramas de U-235, isso é se conseguirmos fissionar todos os núcleos de U-235 nessa reação, pois infelizmente pelo que pesquisei boa parte do urânio se dispersa na reação antes mesmo de ser atingido por um nêutron, mas mesmo assim é bastante energia nem consigo imaginar o quanto seria produzido.

    • @Cienciaquimica
      @Cienciaquimica  7 місяців тому +2

      Para uma usina nuclear, se for usar o U-235 na forma de uma esfera para gerar energia para uma cidade, seria algo em torno de 52 Kg. Se houver um mediador, ou seja, algo que diminua a velocidade dos Nêutrons isso pode cair para uns 10 kg. Ou seja, muito pouca quantidade de material para gerar muita energia. 235 g eu também não faço ideia de quanta energia pode ser gerada. Mas não é pouca não!

  • @elionaiosoares5589
    @elionaiosoares5589 5 місяців тому +1

    👏👏👏👏👏👏

  • @alexandref6625
    @alexandref6625 7 місяців тому +2

    Vídeo ótimo como sempre, professor.

    • @Cienciaquimica
      @Cienciaquimica  7 місяців тому +1

      Muito obrigado, estou me esforçando muito para melhorar o conteúdo, tando no roteiro, na explicação dos conceitos, quanto no áudio-visual.

  • @esdras.sarnaglia
    @esdras.sarnaglia 7 місяців тому +2

    Top o vídeo!

  • @bitelobrasil9630
    @bitelobrasil9630 7 місяців тому +2

    Muito bom

  • @ajejinudix5292
    @ajejinudix5292 7 місяців тому +1

    Parabéns pelo ótimo conteúdo!

  • @flavioaugustocorreamachado2406
    @flavioaugustocorreamachado2406 7 місяців тому +2

    Mestre, no vídeo, um nêutron atinge um U235 e se parte em Ba144 e Kr89, mas depois, outros nêutrons atingem U235 e geram geram outras partículas, Cs137, Sr90, etc,
    quantos tipos de átomos podem ser gerados à partir do impacto de nêutron?

    • @Cienciaquimica
      @Cienciaquimica  7 місяців тому +1

      Podem ser gerados todos os elementos antes do urânio na tabela periódica. O que tem que ser observado é que ele são complementares sempre. A massa do Ba é 144 e a do Kr é de 89, se for somados chegamos em 233 e a do U é 235. Mas há a liberação de 3 Nêutrons, ou seja, 233 + 2 (liberados pelo núcleo) + 1 (que se choca inicialmente com o U-235). Ou seja, é complementar para um sistema que o U-235 passa a ser U-236 e se fissiona.
      Sendo assim, o sistema sempre será de somatória final igual a 236 com liberação de 3 prótons. Isso quer dizer que os elementos gerados devem ter massa somada de 233, isso sempre! Só que, nenhum deles pode ser maior que a do Urânio inicial.
      Isso fica mais visível se olharmos para o número atômico, é bem mais complementar.
      Por exemplo: o U tem 92 prótons, se ele fissionar e produzir He, que tem 2 prótons, o complementar TEM que ser o elemento número 90, que nesse caso é o Tório (Th).
      No que se refere a massa é um pouco mais complicado, pois é complementar também, mas dependendo do elemento gerado, ele pode se estabilizar com um nêutron a menos. Assim ele liberaria um nêutron extra. Aumentando o processo da reação em cadeia.

  • @onardico
    @onardico 7 місяців тому +2

    Podia explicar a importância da força fraca na fissão (se é que ela participa disso haha)

    • @Cienciaquimica
      @Cienciaquimica  7 місяців тому +1

      A fissão nuclear tem mais relação em ultrapassar a força de atração no núcleo. A força fraca tem relação com o decaimento. No caso, o processo de fissão forçada, como fazemos nos reatores ou nas bombas, a força fraca nem mesmo é um impedimento. Ela só vai ser relevante quando está sendo alcançado o tempo de meia vida.

  • @svorckelable
    @svorckelable 7 місяців тому +2

    A camiseta do Megadeth combinou perfeitamente com o tema!

    • @Cienciaquimica
      @Cienciaquimica  7 місяців тому

      Já os vi 2 vezes. Em 2010 no Credicard Hall e depois em 2013, no Campo de Marte, abrindo o show para o Black Sabbath. O som dos caras ao vivo é uma real pedrada!

    • @onardico
      @onardico 7 місяців тому +2

      Megadeth é melhor que metallica 😌

  • @joaocarlosbuzzirodrigues1787
    @joaocarlosbuzzirodrigues1787 7 місяців тому +2

    Boa Noite Professor
    Assim como as medidas de distancias inimagináveis no universo, me é muito difícil ¨ver ¨ toda esta energia em um simples átomo.
    Temos a Hidro elétrica de Itaipu e seu imenso lago, logo mensuramos o resultado da energia das turbinas que tudo indica ser muito menor que a energia do átomo se olharmos a massa usada na fissão.
    A quantidade de Urânio usada parece ser muito pequena se comparadas a essa analogia, se posso dizer isso.
    Enfim essa energia me parece incompreensível em um ¨pequeno material¨. Não é muita energia para um átomo.
    Essa energia potencial é criada somente na neutralização dos prótons e nêutrons...
    Não é estranho esse mecanismo de estabilidade dos prótons com os nêutrons. Esta neutralidade energética é confirmada cientificamente pelos físicos...
    Professor desculpe minhas perguntas ,não sou letrado no assunto, apenas um curioso que gosta de ciências.

    • @Cienciaquimica
      @Cienciaquimica  7 місяців тому

      Realmente é difícil "ver" em um átomo. Mas pense da seguinte forma, estamos falando de uma quantidade muito grande de átomos que estão liberando energia. Uma gota de chuva que cai em sua mão não faz dano algum a você, mas imagine que no mesmo ponto que caiu essa gota, imagine que caia mais de 1 trilhão de gotas ao mesmo tempo. Causaria um real estrago.
      Nós analisamos tudo individualmente via processo teórico, para que seja possível compreender a macro visão. Por isso, tomamos como base um sistema isolado, mesmo que o ele só exista por um prazo de instante na natureza.

  • @izaiascatelli7668
    @izaiascatelli7668 7 місяців тому +2

    Pensei que ia falar da massa crítica, que é necessária para iniciar a reação em cadeia. Mesmo assim é uma ótima explicação.

    • @Cienciaquimica
      @Cienciaquimica  7 місяців тому +1

      Sim, é necessário a massa crítica, contudo o sistema precisa ficar no seu limite o tempo todo, do contrário ele descontrola. Se eu não me engano, o urânio 235 tem massa crítica em torno de 10 kg, mas isso em um sistema com moderador. Sem moderador essa massa é de uns 50 kg.

  • @rogefersi1
    @rogefersi1 7 місяців тому +1

    bom