Se o Brasil aceitar vender qualquer minério bruto em troca de manufatura é retrocesso ao período que antecede Getúlio. Mas querem retroceder para o período que antecede Dom Pedro II, liberar um quadrado/capitania para livre exploração de interesse de um Estado estrangeiro em troca de máquinas, aí é vassalagem. O BNDES tem dinheiro para financiar a livre iniciativa para exportar urânio a nível industrial básico e o país como um todo ganhar com isso de forma independente.
Este acordo com a Franca FERE a nossa autonomia, Uranio é uma fonte de energia preciosa, se quiserem comprar, ok. E tem outra, o Brasil tem autonomia para escolher suas armas, se o Brasil quisesse o Rafhale o teria escolhido no lugar do Gripen. O Brasil tem que ser respeitado e não submeter-mos ao escambo que paises Europeus, como a França quer propor. Isso soa a Desrepeito.
@@andre_rodovalho , Que os francese que se lasquem. Se os franceses estão tão desesperados por urânio, que o Brasil seja mais ESPERTO e cobre caro dos gringos não só mais caro, mas coloque na mesa que os framceses terão que comprar o KC390, super tucano e outros produtos brasileiros de maior valor agregado.
Que orgulho em ter uma indústria de alto valor agregado no setor de aviação. A Embraer é praticamente tudo o que tem envolvido em sua história para que ela esteja onde está é o exemplo de que o Brasil tem tudo para dar certo.
A ampliação de 25% no contrato de aquisição dos Gripens, também respeita a lei de licitações, que também limita a 25%, a expansão de um contrato, sem necessidade de novo processo licitatório.
Célio, segundo se sabe não seriam sucatas. Seriam produtos novos. O Rafale é espetacular e o submarino é o Scorpene, o mesmo fabricado no Brasil e esse seria também fabricado em Itaguaí. Vamos ver como isso vai se desenvolver. Abraço.
@CanalAVGAS Ok. Obrigado por esclarecer que seriam equipamentos novos. Mesmo assim, não acho uma boa ideia permitir que estrangeiros explorem nosso subsolo, o certo seria, nós fazermos a extração do minério, processá-lo, e aí sim vender com valor agregado. Porém, também sei que isso é um sonho para o nosso atual Brasil.
Ilusão de trade off Toda essa discussão sobre matéria-prima bruta versus produto com valor agregado não tem algum aspecto matemático nem econômico, apenas político, fossem os EUA produtores de petróleo bruto mundial ou de minério como o Canadá ou Austrália os preços dos produtos brutos não seriam aviltados, sabemos disso quando na Guerra dos Seis Dias em Israel passando de US $ 0,80 o barril de 156 litros para US $18,00 o barril e nunca mais baixou de menos de US $50,00 mesmo sendo matéria-prima bruta assim como o ouro ou o diamante bruto, porque para adicionar valor agregado se gasta muita energia, tempo, tecnologia, outras matérias primas, armazenamento, transporte e cadeia de suprimento e custo de transação entre os intermediários, nada a priori garante que é melhor industrializar para ganhar mais, apenas depende do poder político do monopsônio. Os EUA são os maiores produtores mundiais de milho bruto, de soja bruta, e outros como frutas e não se agregam valor a isso, porque a capacidade dos EUA de impor seus preços e burlar os controles sanitários e acordos multilaterais e possuir a moeda internacional de trocas destorce as regaras de ofertas e demandas, a prova disso é o comércio mundial de chocolate por países que não possuem plantação de cacau, apenas o controle da cadeia de suprimentos, a griffe o processo de distribuição e as cadeias de valor financeiro e político.
@@CanalAVGAS não acho boa ideia muito pouco para uranio e + e fora que tem que levar a manutenção peças de reposição nao sei como é as coisas com a França com armas para o brasil mas equipamento russo tem muita burocracia caso dos Mil Mi-24 do brasil.
Boa noite amigos, achei perigosa essa proposta da França viu. Se fosse pra gente explorar o urânio e trocar esse urânio nos " brinquedinhos " franceses, ( aviões e submarinos ) tudo bem, mas a França vir explorar aqui. É de arrepiar viu. Boa noite.
Isso não ficou claro. Basicamente o que entendi de outros canais também, é que o Brasil exportaria isso pra França, medinate esse acordo. Mesmo porque, creio que nossa legislação não permite, por se tratar de soberania nacional, então como o nosso produtor disse, tudo até agora é só boato.
Enfim caíram na real... Tentaram esnobar o Gorducho no começo. Agora todo mundo quer o melhor e mais bonito cargueiro militar de sua categoria.... parabéns EMBRAER!!! PARABÉNS BRASIL!!!!
Infelizmente nos não temos como beneficiar totalmente o urânio nem pra nosso uso!!! Mas ppde ser que conseguindo liberar estes recursos que iriam para aquisição de caças. Nós possamos investir em nossas fábricas de beneficiamento de urânio para exportar o produto acabado
Nessa quantidade e percentual de enriquecimento (civil e militar) não teríamos capacidade. A França precisa de Urânio tanto para uso civil como para seu armamento Nuclear. E nossas reservas são suficientes para permitir esse acordo. A oportunidade tá ai...precisamos finalizar nosso submarino nuclear, receber tecnologia e disseminar o nosso conhecimento internamente.
Poderíamos. Mas embora o Brasil detenha a tecnologia para o enriquecimento de urânio, não sei se temos uma usina pronta para isso, em nível comercial. Talvez pudéssemos retirar o urânio e vender para eles, por um preço melhor. Abração.
Onde vai mineirar? Quem vai mineirar? Sob quais condições vai mineirar? Por quanto tempo vai durar a cessão de direitos? É tanta coisa que não sabemos que a principio que fica dificil decidir.
@@oliveiracchio seus questionamentos estão perfeitos e são muito pertinentes, principalmente quanto ao tempo de exploração das jazidas e quantidade máxima a ser extraída por ano.
Nem os canais militares trazem dados técnicos, negociações, etc, como aqui. Avgas faz trabalho primoroso de informações da indústria aeronáutica brazuca e gringa! ✈️ 🇧🇷 ✈️
Permitir a exploração de urânio em nosso território em troca de aviões e submarinos, que o Brasil já quase detém 100% da tecnologia, seria um erro estratégico abissal.
O problema é que nosso governo não investe nas forças armadas. E caso saia negócio com os franceses. Nossa força naval está a míngua, necessitando rapidamente de reposição de material.
@@jessemontrezor5250 A França iria explorar urânio bruto em nosso território e junto com o urânio iria ouro, diamantes. Nióbio e todo tipo de pedras preciosas, assim como eles já fazem clandestinamente na nossa Amazônia e nós, por certo teríamos um prejuízo incalculável, até porque não sabemos qual seria a dimensão dessas explorações e por quanto tempo. E provavelmente, sequer teríamos controle dessas explorações, o que nos colocaria não somente na condição de trouxas, mas nos daria um enorme prejuízo e tiraria a nossa paz. E teríamos tudo a perder recebendo tecnologias acabadas sem a nossa participação e tiraríamos o incentivo da nossa própria produção e desenvolvimento tecnológico. Podemos vender o urânio, sim, mas explorado pelas nossas mineradoras e sob as condições que nos sejam favoráveis. ESSA É A NOSSA SOBERANIA, que o Mácron, tantas vezes no passado a ameaçou, até com velada proposta de invasão do nosso Território Nacional.
@@Tauanms O Brasil 🇧🇷 tem tem toda a capacidade tecnológica para produzir qualquer tipo de caça. Supersônico ela já produz e por fim, acabou de entrar no selecto grupo que domina a construção de turbinas 100% nacional após anos de pesquisa e duro trabalho. Já não dependemos totalmente de terceiros nesta e esse é um avanço excepcional que fortalece a nossa Soberania.
Que notícia boa e o mínimo que se esperava até porque o KC390 já provou que é o menor no seu seguimento tenho certeza que eles vão gosta e elogiar como todos que já receberam suas primeira aeronave!!!
Essa da França e totalmente descabida,nem vamos entrar na questão política porque dai dica pior... lamentável... quero parabenizar também a FAB por ter jogado muito bem com a Suécia ate eles optarem pelo KC...top
França maior inimigo do nosso agronegócio, desbancamos a França e competimos com seu Agronegócio, por isso a insistência da França em tirar nossa competitividade com normas ambientais rígidas o qual eles não cumprem.
Discordo, um dos nossos maiores parceiros militares. A tecnologia dos nossos submarinos é Francesa e é o único país que pode nos ajudar a finalizar o nosso submarino nuclear, sem sanções da ONU e USA.
@@franciscodias2584 Finalizar nosso submarino nuclear???? Quantos anos isso está levando???? Ele está finalizado???? Volto a dizer! CONFIAR NA FRANÇA?¿?? SÓ TROUXA!👁👁👁🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡
Fabricar caças de ultima geração não é como fabricar um carro Fiat... É um processo basicamente manual... E depende do capital $$, de quanto temos para pagar, o orçamento público não é infinito, sempre haverá prioridades e cortes, sem politicar por favor. Quantos C-390 a Embraer entrega por ano? complicado...
@@franciscodias2584 na verdade dava pra fabricar todos sim. Era pra todos os Gripens serem entregues até novembro de 2024. Agora. Não foram entregues por falta de pagamento e não por demora em fabricar.
Eu entendii as condições de financiamento que você colocou no vídeo. Porém naquele acordo pagamos "mais caro" devido a transferência de tecnologia. Novas compras deveriam ter preços unitários menores por não conter mais esse item. Saberia dizer algo a esse respeito?
Fabio, certamente o preço não será o mesmo. A dúvida é quantos Gripen mais a FAB vai poder comprar. Fala-se em 13 ou 15. Mas não há informação ainda. Abração, amigo!
Pq não temos capacidade suficiente, tanto para uso civil qto militar, que é o que mais vão precisar. Processo de enriquecimento de urânio é uma tecnologia cara e restrita, ninguém cede pra outro, acaba que cada país arruma um jeito de fazer isso.
E essa ai do Sukhoi foi realmente uma vergonha... Ou seria para não mostrar o "original"? Os russos são MUITO desconfiados... E ví um vídeo agora desse avião voando em Zhuhai Airshow atualmente... De tirar o fôlego, com Cobra manouver e a manobra do filme Tup Gun 2!!!! Impressionante. Acho que é porque os russos devem estar escondendo tecnologias...
Eu acho que seria uma boa desde que se redobrassem os cuidados com a França para não receber nenhum Cavalo de Tróia igual foi no caso daquele porta-aviões que não serviu para nada e só nos deu prejuízos.
Com certeza o nosso gorducho já ganhou o mundo. (Europa/Africa/Asia) Só nos falta uma encomenda grande ( índia/arábia saudita/Egito/Grécia/Turquia) pra não restar qualquer sombra de dúvidas.
Uma coisa é certa!! Precisamos renovar as três forças, com urgência urgentíssima, e a proposta da França se verdadeira, viria muito a calhar!! Tomara seja verdadeira e Tomara os responsáveis pela aceitação tenham momento de lucidez e enxerguem aí uma boa oportunidade!!👍 Já pensou em alguns anos 50 gripen s 36 rafales 24 M-346, um quinto submarino classe Riachuelo, 40 obuseiros novos sobre rodas e helicopteros é pra se pensar sim!!👍
O Brasil deveria desenvolver seus próprios motores, o que seria um avanço imenso no sentido de construir seus prórpios caças do zero. Sempre achei o projeto do Gripen a melhor opção e, caso uma urgência justificasse, os caças russos seriam outra boa opção. Os americanos não transfeririam tecnologia; os franceses, dificilmente o fariam também. Quanto ao Rafale, seria uma boa aquisição, se nosso interesse fosse respeitado. Nesse estágio do nosso desenvolvimento, em que ainda dependemos demais tecnologicamente, seria interessante diversificar fornecedores. Por enquanto, esse projeto atende nossas necessidades e na medida em que os caças forem sendo entregues, muito know-how será adiquirido. Parabéns aos envolvidos. Quanto aos viralatistas, o choro é livre.
Acredito que o desempenho do Brasil com o Gripen na Crusex vai dar uma moral a mais para a FAB junto a Saab e desde que o Brasil no caso urânio para franca e Itália tudo bem,mas deveria ser de responsabilidade do Brasil fazer a mineração desse urânio e tepassar aos países,e não a preco de banana...dai tudo bem...
Brasil precisa industrializar seus processos e só vender o Urânio já mineirado por mineradoras brasileiras, nada de países virem aqui mineirar em nosso território.
Negócio é Negócio, mas deixar os Franceses minerar urânio e o ministério do meio ambiente não permitir nós não possamos explorar o minério que o Brasil precisa para agricultura é sacanagem
Olá avigas, eu sou muito ligado de mais em aviações, principalmente quando o vídeo e o documentario são producido pela canal avigas. Uma narrativa de de da exemplo 😊 e quando assunto é sobre á Embraer e o gripem, fico logo ansioso para assistir o vidio . Valeu 👍 mais uma vez pelo pela produção .
Penso que diversificar a base de Defesa Aérea Brasileira é interessante. Mas tem-se que fazer um contrato muito bem feito, para não ficarmos na mão dos franceses. !!!
Alguma coisa ta acontecendo, os EUA liberou a Suécia usar o C-390. È a diplomacia brasileira atuando, hj temos um Brasil q esta em outro patamar, temos um presidente de verdade, temos um governo competente e comprometido com o crescimento do pais. Apensar do Ministro da Defesa, q pra mim ja deveria ter sido demitido a muito tempo.
Excelentes notícias para nós brasileiros entusiastas d aviação em geral. Demorou, mas a confirmação do acordo Brasil x Suécia saiu. Espero que seja um acordo ganha-ganha para os dois lados. Em relação à notícia (boato) da proposta da França pro Brasil, desde 2023 quando Macron esteve por aqui e fez juras de amor (por favor não entendam mal) esse assunto começou circular, ainda mais com o controle da Russia/Grupo Wagner da região africana onde a França tinha acordos binacionais e minerava urânio. À época eu fiz essa observação, não lembro se aqui ou em outro canal, mas como outros, fomos taxados de tolos, que a visão da França era apenas colonialistas. Espero que a notícia/boato se traduza em uma proposta e acordo, ainda mais porque precisamos finalizar o projeto e construção do nosso submarino nuclear. Gostemos ou não, a França é a única que pode nos auxiliar sem sofremos sanções se fizéssemos acordos com a Russia e/ou China, ainda mais pq a França até hoje não engoliu a rasteira que tomou dos USA/Inglaterra na venda de submarinos convencionais pra Austrália, após o projeto AUKUS. Então essa é a oportunidade, temos o urânio e temos um forte interessado. Como dizem aqui por nossas bandas de MG, "Cavalo arriado não passa duas vezes"" Abs!!
A pergunta a proposta de Manuel macron sobre os aviões e o submarino salta aos olhos mas o projeto do gripen esse é pra frente mesmo o gripen tem que ser padrão no Brasil..
Desde que as minas de urânio continuem em posse do Brasil não vejo por que não trocar por equipamentos militares de que necessitamos. Se tivermos capacidade de vender urânio enriquecido melhor mas se não der vendemos do mesmo jeito e que eles o enriqueçam. Poderíamos incluir neste pacote alguma transferência de tecnologia para fomentar nossa industria.
Sou contra mineração de urânio por estrangeiros. Basta ver os danos ambientais da Vale. Além disto é um recurso estratégico que não pode ficar em mãos de potências estrangeiras. Comprar estes armamentos franceses ou italianos até pode ser, mas sem esta exploração de urânio.
Me desculpem talvez isso não venha O caso , Deus salve a rainha , sim a rainha Silvia da Suécia , que tem ligações direta com o Brasil e muito se acridita nessa nobre senhora .
O falecido Enéas dizia que riqueza não é papel pintado, mas recursos minerais que o Brasil tem aos montes. A Rússia também tem, mas está em guerra com quem precisa deles.
Seria melhor se a Suécia disponibilizassem caças gripen c/d operacionais até a entrega dos caças novos, se vai demosrar tanto para entregar, passa 2 KC390 pelo tempo de utilização dos caças emprestados. os mesmos 26 oferecidos quase de graça para a holanda eu acho.
Os acordos da França com países africanos nunca foram benéficas aos africanos. Alia, foram leoninas. Sou contra assinar uma contrato França-Brasil de médio ou longo prazo nestes termos. Aviões militares tem obsolescência tecnológica rápida. Não vale a pena assinar este tipo de acordo.
Primeiro quero parabenizar pelo excelente trabalho do canal. É simplesmente sensacional. Qua😢nto a minha opinião sobre o SU-57, acredito que seja um avião que ainda está em desenvolvimento e carregado de segredos. Talvez não queiram expô-lo neste momento em que estão em guerra com a OTAN. Vi que ele é o único provado em combate, e com sucesso, contra as mais avançadas tecnologias antiaéreas: NASAMS, PATRIOT, IRIS, etc...
Sobre o SU57, não é relaxo, no momento abrir mão de aviões de combate, o motivo é a alta atividade deles na guerra na UK. O melhor cartão postal do SU57 é o papel que ele está exercendo na guerra na UK. Quanto à França minerar livremente Urânio no Brasil, é muito perigoso isso e talvez não muito lucrativo para o Brasil.
Mas....como membro da OTAN< a Suecia vai ter que operar avioes que possam operar em parcerias conjuntas com outros paises OTAN e seus avioes, ou seja: Europeus ou AMericanos. Onde o KC390 vai se encaixar nisso ?
Esse negócio com a França pode se tornar um bom negócio, depende do contrato firmado, esse combo é excelente, tem até a planta do motor nuclear que vai acelerar a finalização do submarino Álvaro Alberto, inclusive no Brasil tem muitas mineradoras multinacionais que trazem good Royalty payment. 💰💰💰💰
Professor, com relação aos Gripens serão nove, mas quantos C-390 a Suécia vai dispor nessa negociação? E a respeito da proposta franco-italiana de trocar urânio por aviões Rafale, o M-346 e mais um submarino Scorpene. É viável? O Brasil tem minas desse mineral principalmente na Bahia, mas será que teremos a quantidade suficiente para minera-los para nós e para eles? 3 perguntas em uma, tinha tempo que não comentava. Grande abraço.
Washington, na verdade serão mais de nove. A Suécia ainda não definiu quantos C390 vai querer. A proposta francesa é viável, mas também podemos vender o urânio para eles e comprar mais aviões. Creio que o negócio será discutido. Abração.
A proposta da França é indecente. O urânio pode salvar a França, já estes aviões e o submarino que eles propõem, nós temos melhores e não temos urgência para tê-los
O Brasil tem que cumprir o acordo com os suecos feito há uma década e fazer os pagamentos acordados.
Se o Brasil aceitar vender qualquer minério bruto em troca de manufatura é retrocesso ao período que antecede Getúlio.
Mas querem retroceder para o período que antecede Dom Pedro II, liberar um quadrado/capitania para livre exploração de interesse de um Estado estrangeiro em troca de máquinas, aí é vassalagem.
O BNDES tem dinheiro para financiar a livre iniciativa para exportar urânio a nível industrial básico e o país como um todo ganhar com isso de forma independente.
@@JeffersonLima-l2m é isso mesmo, um país europeu vindo todo engraçadinho interessado em nosso minério, aí tem coisa
Exatamente!!! Sem essa de ser vassalo, ainda mais da França que nos odeia. Sempre querendo prejudicar o Brasil.
Getúlio fez escambo na Segunda Guerra Mundial trocando o alinhamento do Brasil com os Aliados pela Usina Siderúrgica Nacional em Volta Redonda.
Excelente comentário.
Me senti uma colônia da França
Este acordo com a Franca FERE a nossa autonomia, Uranio é uma fonte de energia preciosa, se quiserem comprar, ok. E tem outra, o Brasil tem autonomia para escolher suas armas, se o Brasil quisesse o Rafhale o teria escolhido no lugar do Gripen. O Brasil tem que ser respeitado e não submeter-mos ao escambo que paises Europeus, como a França quer propor. Isso soa a Desrepeito.
Produtos agrículas brasileiros a França não quer não, mas urânio sim.
@@andre_rodovalho , Que os francese que se lasquem.
Se os franceses estão tão desesperados por urânio, que o Brasil seja mais ESPERTO e cobre caro dos gringos não só mais caro, mas coloque na mesa que os framceses terão que comprar o KC390, super tucano e outros produtos brasileiros de maior valor agregado.
Eles tiravam urânio em suas colônias africanas até as ditaduras lá expulsarem eles, agora estão desesperados por urânio e querem o nosso.
Que orgulho em ter uma indústria de alto valor agregado no setor de aviação. A Embraer é praticamente tudo o que tem envolvido em sua história para que ela esteja onde está é o exemplo de que o Brasil tem tudo para dar certo.
A ampliação de 25% no contrato de aquisição dos Gripens, também respeita a lei de licitações, que também limita a 25%, a expansão de um contrato, sem necessidade de novo processo licitatório.
Exato!
Proposta Francesa, vocês me mandam urânio e tudo que vem junto na sopa de minério bruto, e nós mandamos para vocês nossas sucatas.
Belo negócio...
Célio, segundo se sabe não seriam sucatas. Seriam produtos novos. O Rafale é espetacular e o submarino é o Scorpene, o mesmo fabricado no Brasil e esse seria também fabricado em Itaguaí. Vamos ver como isso vai se desenvolver. Abraço.
@CanalAVGAS Ok. Obrigado por esclarecer que seriam equipamentos novos. Mesmo assim, não acho uma boa ideia permitir que estrangeiros explorem nosso subsolo, o certo seria, nós fazermos a extração do minério, processá-lo, e aí sim vender com valor agregado. Porém, também sei que isso é um sonho para o nosso atual Brasil.
Ilusão de trade off
Toda essa discussão sobre matéria-prima bruta versus produto com valor agregado não tem algum aspecto matemático nem econômico, apenas político, fossem os EUA produtores de petróleo bruto mundial ou de minério como o Canadá ou Austrália os preços dos produtos brutos não seriam aviltados, sabemos disso quando na Guerra dos Seis Dias em Israel passando de US $ 0,80 o barril de 156 litros para US $18,00 o barril e nunca mais baixou de menos de US $50,00 mesmo sendo matéria-prima bruta assim como o ouro ou o diamante bruto, porque para adicionar valor agregado se gasta muita energia, tempo, tecnologia, outras matérias primas, armazenamento, transporte e cadeia de suprimento e custo de transação entre os intermediários, nada a priori garante que é melhor industrializar para ganhar mais, apenas depende do poder político do monopsônio. Os EUA são os maiores produtores mundiais de milho bruto, de soja bruta, e outros como frutas e não se agregam valor a isso, porque a capacidade dos EUA de impor seus preços e burlar os controles sanitários e acordos multilaterais e possuir a moeda internacional de trocas destorce as regaras de ofertas e demandas, a prova disso é o comércio mundial de chocolate por países que não possuem plantação de cacau, apenas o controle da cadeia de suprimentos, a griffe o processo de distribuição e as cadeias de valor financeiro e político.
@@CanalAVGAS não acho boa ideia muito pouco para uranio e + e fora que tem que levar a manutenção peças de reposição nao sei como é as coisas com a França com armas para o brasil mas equipamento russo tem muita burocracia caso dos Mil Mi-24 do brasil.
Mais um vídeo muito bem produzido. Obrigado!
Grato, Breno!
Conhecendo a capacidade de nossos governantes, temos que ficar bem atentos aos parâmetros propostos pela França.
Boa noite amigos, achei perigosa essa proposta da França viu. Se fosse pra gente explorar o urânio e trocar esse urânio nos " brinquedinhos " franceses, ( aviões e submarinos ) tudo bem, mas a França vir explorar aqui. É de arrepiar viu. Boa noite.
Isso não ficou claro.
Basicamente o que entendi de outros canais também, é que o Brasil exportaria isso pra França, medinate esse acordo. Mesmo porque, creio que nossa legislação não permite, por se tratar de soberania nacional, então como o nosso produtor disse, tudo até agora é só boato.
Mestre, seu canal passa pra mim muita paz, seja pelo apurado gosto musical e sua entonação de voz, gratidão.
Raul, meu dia já ficou melhor. Caro amigo, muito obrigado. Abração.
Enfim caíram na real...
Tentaram esnobar o Gorducho no começo.
Agora todo mundo quer o melhor e mais bonito cargueiro militar de sua categoria....
parabéns EMBRAER!!!
PARABÉNS BRASIL!!!!
O melhor negocio para o Brasil na minha opinião é, o Brasil minerar o urânio, beneficiar e vender para os franceses.
Infelizmente nos não temos como beneficiar totalmente o urânio nem pra nosso uso!!! Mas ppde ser que conseguindo liberar estes recursos que iriam para aquisição de caças. Nós possamos investir em nossas fábricas de beneficiamento de urânio para exportar o produto acabado
@@MrSerluzerrado. Para uso civil como usinas termonuclear o Brasil possui sim. Desde 1980. Centrifugas. 👍
Verdade, Brasil consegue fabricar seu proprio combustivel nuclear, já faz tempo.
@@MrSerluz para uso civil o Brasil beneficia sim!
Nessa quantidade e percentual de enriquecimento (civil e militar) não teríamos capacidade.
A França precisa de Urânio tanto para uso civil como para seu armamento Nuclear.
E nossas reservas são suficientes para permitir esse acordo.
A oportunidade tá ai...precisamos finalizar nosso submarino nuclear, receber tecnologia e disseminar o nosso conhecimento internamente.
We ❤ Embraer, parabéns Avgas! Sucesso!
Estamos chegando aos 70 mil, parabéns, ansioso pelo 100 mil 🎉👏👏
É! Parece sonho. Nunca imaginei. Caro amigo, obrigado . Abração, Messias!
O Gripen está entre os melhores aviões da categoria.
Ótimo vídeo !!! Muito obrigado ! Deus abençoe !!!!!
Porque não fornecemos urânio já enriquecido????
Não temos capacidade técnica e quantidade pro uso que precisam, civil e militar.
@@franciscodias2584 temos sim
@@franciscodias2584 pior que temos capacidade, mas não existe interesse
Poderíamos. Mas embora o Brasil detenha a tecnologia para o enriquecimento de urânio, não sei se temos uma usina pronta para isso, em nível comercial. Talvez pudéssemos retirar o urânio e vender para eles, por um preço melhor. Abração.
Gosto muito desse canal" É muito bem executado, e de extremo bom gosto.
Abração, Roberto!
Vejo com ressalvas pois acredito que seria mais vantajoso para nós fornecer o material beneficiado
Perfeito
Perfeito
Realmente o canal avgas é com muita classe.
Onde vai mineirar? Quem vai mineirar? Sob quais condições vai mineirar? Por quanto tempo vai durar a cessão de direitos? É tanta coisa que não sabemos que a principio que fica dificil decidir.
@@oliveiracchio seus questionamentos estão perfeitos e são muito pertinentes, principalmente quanto ao tempo de exploração das jazidas e quantidade máxima a ser extraída por ano.
Marksman, certamente isso tudo passará por muitas avaliações e vamos esperar para ver o que vai sair daí. Abração.
Nem os canais militares trazem dados técnicos, negociações, etc, como aqui.
Avgas faz trabalho primoroso de informações da indústria aeronáutica brazuca e gringa!
✈️ 🇧🇷 ✈️
Permitir a exploração de urânio em nosso território em troca de aviões e submarinos, que o Brasil já quase detém 100% da tecnologia, seria um erro estratégico abissal.
@@jessemontrezor5250 o Brasil está longe de possuir tecnologia pra fabricar caças supersônicos. Não produz nem 1/5 do que precisa
O problema é que nosso governo não investe nas forças armadas.
E caso saia negócio com os franceses. Nossa força naval está a míngua, necessitando rapidamente de reposição de material.
@@jessemontrezor5250
A França iria explorar urânio bruto em nosso território e junto com o urânio iria ouro, diamantes. Nióbio e todo tipo de pedras preciosas, assim como eles já fazem clandestinamente na nossa Amazônia e nós, por certo teríamos um prejuízo incalculável, até porque não sabemos qual seria a dimensão dessas explorações e por quanto tempo. E provavelmente, sequer teríamos controle dessas explorações, o que nos colocaria não somente na condição de trouxas, mas nos daria um enorme prejuízo e tiraria a nossa paz.
E teríamos tudo a perder recebendo tecnologias acabadas sem a nossa participação e tiraríamos o incentivo da nossa própria produção e desenvolvimento tecnológico.
Podemos vender o urânio, sim, mas explorado pelas nossas mineradoras e sob as condições que nos sejam favoráveis. ESSA É A NOSSA SOBERANIA, que o Mácron, tantas vezes no passado a ameaçou, até com velada proposta de invasão do nosso Território Nacional.
@@Tauanms
O Brasil 🇧🇷 tem tem toda a capacidade tecnológica para produzir qualquer tipo de caça. Supersônico ela já produz e por fim, acabou de entrar no selecto grupo que domina a construção de turbinas 100% nacional após anos de pesquisa e duro trabalho. Já não dependemos totalmente de terceiros nesta e esse é um avanço excepcional que fortalece a nossa Soberania.
Que notícia boa e o mínimo que se esperava até porque o KC390 já provou que é o menor no seu seguimento tenho certeza que eles vão gosta e elogiar como todos que já receberam suas primeira aeronave!!!
Parabéns pelo ótimo trabalho.
Valeu!
Mais uma vez parabéns pelo conteúdo!
Este vídeo deve ter sido um dos mais aguardados rs. Ótimas notícias!
Essa da França e totalmente descabida,nem vamos entrar na questão política porque dai dica pior... lamentável... quero parabenizar também a FAB por ter jogado muito bem com a Suécia ate eles optarem pelo KC...top
Confiar na França...🤔🤔🤡🤡🤡🤡🤡 Abre o olho 👁 BRASIL.
França maior inimigo do nosso agronegócio, desbancamos a França e competimos com seu Agronegócio, por isso a insistência da França em tirar nossa competitividade com normas ambientais rígidas o qual eles não cumprem.
Discordo, um dos nossos maiores parceiros militares.
A tecnologia dos nossos submarinos é Francesa e é o único país que pode nos ajudar a finalizar o nosso submarino nuclear, sem sanções da ONU e USA.
@@franciscodias2584 Finalizar nosso submarino nuclear???? Quantos anos isso está levando???? Ele está finalizado???? Volto a dizer! CONFIAR NA FRANÇA?¿?? SÓ TROUXA!👁👁👁🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡
Excelente matéria Avgas
Excelente vídeo! 👋 Com certeza mais países escolherão o KC-390.
Excelente como sempre
Vamos aguardar.
Beleza pura.👍😁👏🏻🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Show mais um super vídeo, parabéns
Excelente
Parabéns pelo vídeo
45 caças em 30 anos. Maravilhoso. Excelente
Fabricar caças de ultima geração não é como fabricar um carro Fiat...
É um processo basicamente manual...
E depende do capital $$, de quanto temos para pagar, o orçamento público não é infinito, sempre haverá prioridades e cortes, sem politicar por favor.
Quantos C-390 a Embraer entrega por ano?
complicado...
@@franciscodias2584 na verdade dava pra fabricar todos sim. Era pra todos os Gripens serem entregues até novembro de 2024. Agora. Não foram entregues por falta de pagamento e não por demora em fabricar.
O melhor programa sobre aviação comercial e agora tbm militar....amooo aviação militar e esde canal esta sempre a frente nas informações fidedignas
Show Brasil!
Parabens
Não tenho recebido notificação para assistir o canal.
Eita, UA-cam!
Eu entendii as condições de financiamento que você colocou no vídeo. Porém naquele acordo pagamos "mais caro" devido a transferência de tecnologia. Novas compras deveriam ter preços unitários menores por não conter mais esse item. Saberia dizer algo a esse respeito?
Fabio, certamente o preço não será o mesmo. A dúvida é quantos Gripen mais a FAB vai poder comprar. Fala-se em 13 ou 15. Mas não há informação ainda. Abração, amigo!
Canal muito legal!
Não conhecia!
Parabéns
Grato, Junior! Abração, amigo!
Assim que se faz negocios: TOMA LA, DA CA !!
Valeuuuu..AVIGASSSSS
Abração, Jeferson!
OOH ! Perdoem-me esqueci do mais Importante :
"Halloween & Black Friday "
Show de ⚽️ ⚽️ ⚽️
Que tal o brasil minerar o urânio e vender pra Franca ?
Perfeito
Pq não temos capacidade suficiente, tanto para uso civil qto militar, que é o que mais vão precisar.
Processo de enriquecimento de urânio é uma tecnologia cara e restrita, ninguém cede pra outro, acaba que cada país arruma um jeito de fazer isso.
Mas o brasil já não domina o enriquecimento do urânio, e da forma centrífuga que é a mais interessante comercialmente com o melhor custo beneficio ?
E essa ai do Sukhoi foi realmente uma vergonha... Ou seria para não mostrar o "original"? Os russos são MUITO desconfiados... E ví um vídeo agora desse avião voando em Zhuhai Airshow atualmente... De tirar o fôlego, com Cobra manouver e a manobra do filme Tup Gun 2!!!! Impressionante. Acho que é porque os russos devem estar escondendo tecnologias...
Melhor canal sobre aviação 😊
Boa noite
Eu teria cuidado com a proposta da França.
Eu também. A França nos boicota junto a união europeia em relação à exportação de alimentos
Eu acho que seria uma boa desde que se redobrassem os cuidados com a França para não receber nenhum Cavalo de Tróia igual foi no caso daquele porta-aviões que não serviu para nada e só nos deu prejuízos.
Só notícia boa na minha opinião! Suécia, França, Urânio, Embraer, Saab. Parabéns AVGAS
Com certeza o nosso gorducho já ganhou o mundo. (Europa/Africa/Asia) Só nos falta uma encomenda grande ( índia/arábia saudita/Egito/Grécia/Turquia) pra não restar qualquer sombra de dúvidas.
Balneário Camboriú SC.
👏👏👍
Boa!
Toda proposta tem que ser considerada, mas temos que ter cuidado para não trocar novamente, ouro por espelhos.
Boa noite , gosto muito do teus vídeos a amo à EMBRAER , nosso orgulho de ser brasileiro.
Uma coisa é certa!! Precisamos renovar as três forças, com urgência urgentíssima, e a proposta da França se verdadeira, viria muito a calhar!! Tomara seja verdadeira e Tomara os responsáveis pela aceitação tenham momento de lucidez e enxerguem aí uma boa oportunidade!!👍
Já pensou em alguns anos 50 gripen s 36 rafales 24 M-346, um quinto submarino classe Riachuelo, 40 obuseiros novos sobre rodas e helicopteros é pra se pensar sim!!👍
O Brasil deveria desenvolver seus próprios motores, o que seria um avanço imenso no sentido de construir seus prórpios caças do zero. Sempre achei o projeto do Gripen a melhor opção e, caso uma urgência justificasse, os caças russos seriam outra boa opção. Os americanos não transfeririam tecnologia; os franceses, dificilmente o fariam também. Quanto ao Rafale, seria uma boa aquisição, se nosso interesse fosse respeitado.
Nesse estágio do nosso desenvolvimento, em que ainda dependemos demais tecnologicamente, seria interessante diversificar fornecedores. Por enquanto, esse projeto atende nossas necessidades e na medida em que os caças forem sendo entregues, muito know-how será adiquirido. Parabéns aos envolvidos. Quanto aos viralatistas, o choro é livre.
Olá de Boa Vista, RR.
Abração, Brian!
Tem que cuidar para que a França não faça no Brasil o que ela fez na África, explorando os países.
Acredito que o desempenho do Brasil com o Gripen na Crusex vai dar uma moral a mais para a FAB junto a Saab e desde que o Brasil no caso urânio para franca e Itália tudo bem,mas deveria ser de responsabilidade do Brasil fazer a mineração desse urânio e tepassar aos países,e não a preco de banana...dai tudo bem...
Brasil precisa industrializar seus processos e só vender o Urânio já mineirado por mineradoras brasileiras, nada de países virem aqui mineirar em nosso território.
Que desempenho? Abates de mentirinha em treinos entre cumpadres??
@@j.r.7118Verdade, é relativo, é um simulado. Mas acredito que o Gripen seja um bom avião
VALEUUUU AVIGASSSSS
PARO QUALQUER COUSA PARA ASSISTOR AS NOTICIAS DO CANAL..AVIGASSSSS
GRANDE ABRAÇO AERONAUTASSS....
Uranio para vida toda para franca e avioes que duram 30 anos para o brasil Do jeito que o governo e , deve ser.
Valor 10 bi Euros, conforme dito.
@CanalAVGAS ,,😨
Ótima notícia ..’
Poderia fazer uma permuta de matéria prima por material bélico, mas quem deve explorar é o Brasil, e não uma potência estrangeira.
Não queremos sucatas, se querem uranio que paguem em dinheiro. ai compramos mais Gripem.
ACHO A PROPOSTA FRANCESA ÓTIMA ...
Negócio é Negócio, mas deixar os Franceses minerar urânio e o ministério do meio ambiente não permitir nós não possamos explorar o minério que o Brasil precisa para agricultura é sacanagem
Olá avigas, eu sou muito ligado de mais em aviações, principalmente quando o vídeo e o documentario são producido pela canal avigas. Uma narrativa de de da exemplo 😊 e quando assunto é sobre á Embraer e o gripem, fico logo ansioso para assistir o vidio . Valeu 👍 mais uma vez pelo pela produção .
José, muito obrigado! Abração, amigo!
Se a França pudesse passar a tecnologia do reator nuclear do Álvaro Alberto, além dos ativos oferecidos, aí valeria a pena!
Esses 36 gripens já virou mais uma piada do Brasil 😂😂😂😂😂 não chegou nem 1/4 dos caças prometidos até a presenre data 😮😮😮😮
Penso que diversificar a base de Defesa Aérea Brasileira é interessante.
Mas tem-se que fazer um contrato muito bem feito, para não ficarmos na mão dos franceses. !!!
Alguma coisa ta acontecendo, os EUA liberou a Suécia usar o C-390. È a diplomacia brasileira atuando, hj temos um Brasil q esta em outro patamar, temos um presidente de verdade, temos um governo competente e comprometido com o crescimento do pais. Apensar do Ministro da Defesa, q pra mim ja deveria ter sido demitido a muito tempo.
Excelentes notícias para nós brasileiros entusiastas d aviação em geral.
Demorou, mas a confirmação do acordo Brasil x Suécia saiu. Espero que seja um acordo ganha-ganha para os dois lados.
Em relação à notícia (boato) da proposta da França pro Brasil, desde 2023 quando Macron esteve por aqui e fez juras de amor (por favor não entendam mal) esse assunto começou circular, ainda mais com o controle da Russia/Grupo Wagner da região africana onde a França tinha acordos binacionais e minerava urânio.
À época eu fiz essa observação, não lembro se aqui ou em outro canal, mas como outros, fomos taxados de tolos, que a visão da França era apenas colonialistas.
Espero que a notícia/boato se traduza em uma proposta e acordo, ainda mais porque precisamos finalizar o projeto e construção do nosso submarino nuclear.
Gostemos ou não, a França é a única que pode nos auxiliar sem sofremos sanções se fizéssemos acordos com a Russia e/ou China, ainda mais pq a França até hoje não engoliu a rasteira que tomou dos USA/Inglaterra na venda de submarinos convencionais pra Austrália, após o projeto AUKUS.
Então essa é a oportunidade, temos o urânio e temos um forte interessado.
Como dizem aqui por nossas bandas de MG, "Cavalo arriado não passa duas vezes""
Abs!!
Sou contra outros países explorarem nossas riquezas ainda mais sendo estratégicas.
A pergunta a proposta de Manuel macron sobre os aviões e o submarino salta aos olhos mas o projeto do gripen esse é pra frente mesmo o gripen tem que ser padrão no Brasil..
Desde que as minas de urânio continuem em posse do Brasil não vejo por que não trocar por equipamentos militares de que necessitamos. Se tivermos capacidade de vender urânio enriquecido melhor mas se não der vendemos do mesmo jeito e que eles o enriqueçam. Poderíamos incluir neste pacote alguma transferência de tecnologia para fomentar nossa industria.
Sou contra mineração de urânio por estrangeiros. Basta ver os danos ambientais da Vale. Além disto é um recurso estratégico que não pode ficar em mãos de potências estrangeiras. Comprar estes armamentos franceses ou italianos até pode ser, mas sem esta exploração de urânio.
Boa Tarde Voz de Veludo” ! To ancorado MSC Espanha 🇪🇸 rumo Rio e Adorei 🥰 Noticia Troca Gripen X KCTão !! A FAUNA agradece .. Brigado !
Abração, Fred! Boa viagem!
Me desculpem talvez isso não venha O caso , Deus salve a rainha , sim a rainha Silvia da Suécia , que tem ligações direta com o Brasil e muito se acridita nessa nobre senhora .
O falecido Enéas dizia que riqueza não é papel pintado, mas recursos minerais que o Brasil tem aos montes. A Rússia também tem, mas está em guerra com quem precisa deles.
Meu amigo, para receber conta pegaria qualquer coisa tmb!
Seria melhor se a Suécia disponibilizassem caças gripen c/d operacionais até a entrega dos caças novos, se vai demosrar tanto para entregar, passa 2 KC390 pelo tempo de utilização dos caças emprestados. os mesmos 26 oferecidos quase de graça para a holanda eu acho.
Que isso?! Vem com espelhinhos e o Brasil com o ouro??? Essa estória mais uma vez na história?
Os acordos da França com países africanos nunca foram benéficas aos africanos. Alia, foram leoninas. Sou contra assinar uma contrato França-Brasil de médio ou longo prazo nestes termos.
Aviões militares tem obsolescência tecnológica rápida. Não vale a pena assinar este tipo de acordo.
Ótima, principalmente se vier no bojo a parceria do enriquecimento do urânio, tão necessário ao nosso sub nuclear
Primeiro quero parabenizar pelo excelente trabalho do canal. É simplesmente sensacional. Qua😢nto a minha opinião sobre o SU-57, acredito que seja um avião que ainda está em desenvolvimento e carregado de segredos. Talvez não queiram expô-lo neste momento em que estão em guerra com a OTAN. Vi que ele é o único provado em combate, e com sucesso, contra as mais avançadas tecnologias antiaéreas: NASAMS, PATRIOT, IRIS, etc...
Sem dúvidas, o57 não nega o DNA Sukhoi. Excelente avião. Mas que podiam ter fabricado o protótipo com um pouco mais de capricho, podiam. Abração.
@@CanalAVGAS Nisso também concordo rs. A engenharia russa não é muito conhecida por ser caprichosa no design e conforto rsrsrs.... Abraço!
Sobre o SU57, não é relaxo, no momento abrir mão de aviões de combate, o motivo é a alta atividade deles na guerra na UK. O melhor cartão postal do SU57 é o papel que ele está exercendo na guerra na UK. Quanto à França minerar livremente Urânio no Brasil, é muito perigoso isso e talvez não muito lucrativo para o Brasil.
Mas....como membro da OTAN< a Suecia vai ter que operar avioes que possam operar em parcerias conjuntas com outros paises OTAN e seus avioes, ou seja: Europeus ou AMericanos. Onde o KC390 vai se encaixar nisso ?
O KC390 já está operando na OTAN! Portugal já opera 2 e Hungria 1
O KC390 é entregue no padrão OTAN e já participa dos exercícios da aliança.
@@CanalAVGAS Thank you !
Esse negócio com a França pode se tornar um bom negócio, depende do contrato firmado, esse combo é excelente, tem até a planta do motor nuclear que vai acelerar a finalização do submarino Álvaro Alberto, inclusive no Brasil tem muitas mineradoras multinacionais que trazem good Royalty payment. 💰💰💰💰
Professor, com relação aos Gripens serão nove, mas quantos C-390 a Suécia vai dispor nessa negociação? E a respeito da proposta franco-italiana de trocar urânio por aviões Rafale, o M-346 e mais um submarino Scorpene. É viável? O Brasil tem minas desse mineral principalmente na Bahia, mas será que teremos a quantidade suficiente para minera-los para nós e para eles? 3 perguntas em uma, tinha tempo que não comentava. Grande abraço.
Washington, na verdade serão mais de nove. A Suécia ainda não definiu quantos C390 vai querer. A proposta francesa é viável, mas também podemos vender o urânio para eles e comprar mais aviões. Creio que o negócio será discutido. Abração.
A proposta da França é indecente. O urânio pode salvar a França, já estes aviões e o submarino que eles propõem, nós temos melhores e não temos urgência para tê-los
Essa conversa de Urânio não vai bem, certamente vai dar confusão.